PT82893B - Distribuidor de comprimidos, guloseimas ou artigos afins - Google Patents

Distribuidor de comprimidos, guloseimas ou artigos afins Download PDF

Info

Publication number
PT82893B
PT82893B PT8289386A PT8289386A PT82893B PT 82893 B PT82893 B PT 82893B PT 8289386 A PT8289386 A PT 8289386A PT 8289386 A PT8289386 A PT 8289386A PT 82893 B PT82893 B PT 82893B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cradle
distributor
container
dispensing
dispenser according
Prior art date
Application number
PT8289386A
Other languages
English (en)
Other versions
PT82893A (en
Inventor
Eugene Edward Davis
Original Assignee
Johnsen Jorgensen Plastics Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Johnsen Jorgensen Plastics Ltd filed Critical Johnsen Jorgensen Plastics Ltd
Priority to PT8289386A priority Critical patent/PT82893B/pt
Publication of PT82893A publication Critical patent/PT82893A/pt
Publication of PT82893B publication Critical patent/PT82893B/pt

Links

Landscapes

  • Supply Of Fluid Materials To The Packaging Location (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
Resumo
Distribuidor de comprimidos, guloseimas ou artigos afins constituído por um recipiente (1) que estâ provido de um orificio(3) no topo, por um dispositivo de distribuição (2) compreendendo um elemento de apoio em forma de berço (4) e um elemento distribuidor rotativo alongado(5) que ê sustentado pelo referido elemento em forma de berço(4)
JOHNSON & JORGENSEN PLASTICS LTD
DISTRIBUIDOR DE COMPRIMIDOS,GULOSEIMAS OU ARTIGOS AFINS
sobre o orifício situado no topo do recipiente (1) o qual é susceptível de se mover em relação ao elemento em forma de berço (4) desde uma posição de recolha do artigo a ser distribuído atê a uma posição de distribuição do mesmo,estando prevista no elemento distribuidor uma bolsa (8) de configuração apropriada para receber o artigo a ser distribuído.
presente invento diz respeito à concepção de um distribuidor próprio para distribuir pílulas, comprimidos, guloseimas ou artigos afins um a um. 0 distribuidor é constituído por um recipiente destinado a conter os artigos a serem distribuídos, recipiente esse que é fechado no fundo, possivelmente após ter sido cheio, e dos lados, e que apresenta no topo um dispositivo distribuidor incluindo um elemento distribuidor móvel relativamente ao recipiente de modo a distribuir os artigos um a um.
De acordo com o presente invento apresenta-se um distribuidor constituído por um recipiente provido de um orifício no topo e por um dispositivo de distribuição compreendendo um elemento de apoio em forma de berço, e um elemento distribuidor rotativo alongado sustentado sobre o orifício situado no topo de recipiente pelo referido elemento em forma de berço o qual é susceptível cfe se mover em relação ao elemento em forma de berço desde uma posição de recolha do artigo até a uma posição de entrega ou distribuição do mesmo. 0 elemento distribuidor estâ provido de uma bolsa de configuração apropriada para receber um artigo a ser distribuído quando o elemento distribuidor estâ na posição de recolha, e para distribuir o artigo quando o elemento distribuidor estâ na posição de distribuição.
elemento distribuidor alongado apresenta uma forma esférica que pode ter uma configuração rectangular quando vista de cima ou do lado, ou uma configuração elipsoidal, i.e. com a configuração de uma bola de rugby. 0 elemento de apoio em forma de berço pode ser fabricado separadamente do recipiente e ser ajustado sem fendas ou então aplicado ao recipiente, ou pode ser concebido de modo a constituir com ele uma só peça.
Nesta memória descritiva as referências feitas ao topo e ao fundo do distribuidor dizem respeito ao distribuidor quando este se apresenta na posição que se pode ver na Fig. 2 dos desenhos em anexo. Apresentamos assim um distribuidor de artigos em que a distribuição se efectua por meio de um rolar controlado de um elemento distribuidor que tem uma configuração esférica ou de elipsoide (bola de rugby) relativamente a um elemento de apoio em forma de berço cuja configuração se ajusta ao elemento distribuidor, movimento esse que primeiro coloca o elemento distribuidor numa posição em que o artigo é recolhido numa bolsa de recolha, estando o referido elemento distribuidor invertido, e em seguida o coloca em posição de distribuir o artigo.
invento refere-se também a um distribuidor constituido por um recipiente próprio para conter os artigos a serem distribuídos, por um elemento distribuidor elipsoide situado no recipiente e susceptivel de se mover desde uma posição de recolha do artigo a uma posição de distribuição do mesmo, por uma bolsa compreendida no elemento distribuidor destinada a conter um único artigo de cada vez e por um elemento de apoio em forma de berço que se destina a sustentar o elemento distribuidor de modo a que este possa rolar, ao ser manipulado manualmente, desde uma posição de recolha até a uma posição de distribuição do artigo a ser distribuído.
ΙΪ
A fim de mais claramente se poder compreender o invento far-se-á seguidamente referencia aos desenhos em anexo, apresentados a título de exemplo, em que:
Fig. 1 é uma vista em planta de um distribuidor numa forma de realização preferida;
Fig. 2 é um alçado lateral na dimensão natural sugerida.
Fig. 3 ê um alçado lateral parcial e uma vista parcial em corte longitudinal;
Fig. 4 é uma vista parcial em corte pela linha B-B da Fig.1;
Figs. 5,6 e 7 são vistas que correspondem às Figs 1, 3 e 4 de uma versão modificada do distribuidor em que o elemento distribuidor tem uma configuração de elipsoide (bola de rugby);
Figs. 8 e 9 são vistas que correspondem âs Figs. 6 e 7 de outra versão modificada do distribuidor.
No que se refere aos desenhos e, em particular, às Figs. 1 a 4, pode observar-se um recipiente tubular (1) que se encontra cheio e está provido de um dispositivo de distribuição (2), o qual forma uma só peça com a parte principal do recipiente (1), por exemplo, através de uma operação de moldagem. 0 recipiente (i) encontra-se fechado no fundo e aos lados e o dispositivo (2) fecha o topo do recipiente. 0 dispositivo distribuidor compreende uma caixa exterior que faz parte da parede lateral do recipiente (1), um elemento de apoio em forma de berço(4), a seguir simplesmente designado por berço, e um elemento distribuidor(5) sustentado no interior do berço(4). 0 berço(4) está configurado de modo a apresentar um orifício (3) conduzindo até ao interior do recipiente (1). 0 elemento distribuidor é alongado, tal como se pode ver na Fig. 1 e apresenta uma secção circular, tal como se pode ver na Fig.4, de modo a permitir que o elemento (5) tenha uma configuração esférica susceptivel de rodar relativamente ao berço (4).
berço (4) tem uma configuração que se ajusta ao e sustenta o elemento (5) e o fundo do referido berço(4) apresenta a forma de um funil (6) que circunda o orifício (3), quando o distribuidor está invertido de modo a recolher um artigo (7) que se pretende distribuir e a guiar o referido artigo para uma bolsa(8) situada no elemento (5).
elemento distribuidor(5) move-se descrevendo um ângulo dentro do e relativamente ao berço(4), desde uma primeira posição que se pode observar nas Figs.
1,3 e 4 em que o elemento distribuidor é apresentado com a bolsa (8) na posição de distribuição do artigo até a uma segunda posição (que não é mostrada) em que o elemento distribuidor foi deslocado de modo a descrever um ângulo de cer ca de 180°a fim de colocar á bolsa(8) numa posição de recolha do artigo. 0 recipiente está provido também de uma tampa (11) e de uma tira de reforço (12). A tampa(ll) inclui uma lingueta (13) que ê impelida pelo pelegar e a tira de reforço (12) uma tira de rasgar (14),(Ver Fig.4).
No que se refere âs Figs. 5 a 7 pode observar-se que, de um modo geral, o distribuidor tem uma configuração idêntica à que foi descrita para as Figs. 1 a 4, usando-se as mesmas referencias do que aquelas que foram usadas para essas figuras.
recipiente tubular (1) tem um dispositivo distribuidor (2) que se encontra ajustado sem folgas na respectiva posição sobre o orifício (3) do recipiente(1). 0 dispositivo distribuidor (2) compreende uma caixa exterior que se ajusta em redor do orifício (3) do recipiente(l), um elemento de apoio em forma de berço(4) colocado no interior da caixa exterior e um elemento distribuidor de configuração elipsoide(5) apoiado no interior do berço(4). A melhor forma de descrever o elemento distribuidor(5) setá talvez a de ter uma configuração idêntica â de uma bola de rugby como se pode ver claramente na Fig. 5.
berço (4) tem uma configuração lateral que lhe permite ajustar-se ao elemento(5) e o fundo do berço(4) apresenta a forma de um funil(6), quando o distribuidor se encontra em posição invertida, de modo a recolher um artigo (7) que se pretende distribuir e a guiar o referido artigo para uma bolsa (8) existente no elemento(5).
elemento distribui.dor(5) move-se de modo a descrever um ângulo no interior do e relativamente ao berço(4) desde uma primeira posição mostrada nas Figs. 5,6 e 7 em que se pode observar o elemento distribuidor com a bolsa (8) na posição de distribuição do artigo, até a uma segunda posição (que não é mostrada) em que o elemento distribuidor se moveu descrevendo um ângulo de cerca de 180° a fim de colocar a bolsa (8) numa posição de recolha do artigo.
elemento distribuidor (5) é moldado, de preferencia, em duas metades essencialmente idênticas que são ajustadas uma à outra sem folgas pela linha 4-4 ou montadas em conjunto de qualquer outro modo, estando previstos entalhes (9) no perfil exterior destinado a evitar o aparecimento de fendas nos moldes de desenho compte xo e/ou espessamento das partes moldadas. A configuração exterior do recipiente (1) apresentada nos desenhos é a mesma da Fig. 3, podendo ver-se na fig. 7 um método preferido de ajustamento da caixa exterior ao recipiente através de um anel de encaixe (10) situado na superfície interior da caixa o qual fixa a superfície exterior do recipiente(i), tal como se pode ver na Fig. 7.
A tampa (11) está provida de uma tira de reforço (12). A tampa (11) compreende uma lingueta(13) que é impelida pelo pelogar a a tira de reforço (12) uma tira de rasgar (14) como se pode ver na Fig. 4.
As Figs. 8 e 9 mostram um modelo de realização do invento que difere do que foi mostrado nas Figs. 1 a 4 apenas pelo facto do berço(4) se encontrar inserido sem folgas no recipiente (1) em lugar de formar com ele uma só peça. Não se irão descrever as Figs. 8 e 9 mais detalhadamente embora se tenham usado as mesmas referencias da descrição anterior.
Todas as partes componentes do distribuidor são moldadas, de preferencia, em material plástico adequado.
No que se refere ao seu funcionamento, começa-se colocando o distribuidor na posição e condições apresentadas na Fig. 2, rasgando a respectiva tira(12).O utente rasga a tira puxando pela orelha (14). Em seguida remove a tampa (11) empurrando para cima com o polegar a lingueta (13) na direcção indicada pela seta A, de forma a colocar o distribuidor na posição e condições apresentadas nas Figs. 3,6 e 8. 0 distribuidor é depois invertido de forma a que a bolsa (8) fique dirigida para baixo em lugar de para cima e faz-se rolar o elemento distribuidor, por exemplo, com a mão de forma a colocar a bolsa essencialmente no meio do funil (6) formado devido â configuração do berço. Agora que o distribuidor se encontra inertido os artigos (7) contidos no recipiente (1) deslocam-se no sentodo do elemento distribuidor e um dos artigos, guiado pelo funil (6) dá entrada na bolsa (8). Faz-se então rolar de novo para trás o elemento distribuidor, mais ou menos para a posição mostrada na Fig. 4, podendo o artigo ser nessa altura removido da bolsa ou deixado cair para a mão da
pessoa que manuseia o distribuidor.
Constitui uma das caracteristicas importantes do invento o facto da superfície exterior do elemento distribuidor(5) e a superfície interior do berço(4) terem uma configuração tal que não se possa verificar qualquer movimento fortiuto do elemento distribuidor, estando o movimento do elemento distribuidor da primeira posição ou posição de distribuição do artigo (mostrado por exemplo nas Figs. 1,3 e 4) para a segunda posição ou posição de recolha do artigo, controlado de forma a assegurar que na segunda posição a bolsa (8) seja deslocada para o centro do funil (6).
De acordo com o presente invento podem ser fornecidos distribuidores completamente cheios ou distribuidores que se encontram prontos para ser cheios, prevendo-se neste último caso que o fundo do recipiente (1) seja aberto para que o mesmo possa ser cheio através do fundo, após o que o fundo pode ser fechado de uma qualquer forma adequada.
Alternativamente, quando se fornecem distribuidores prontos para serem cheios podem fornecer-se recipientes fechados no fundo e abertos no topo através dos quais se podem encher os referidos recipientes, juntamente com um dispositivo de distribuição adaptado de modo a ser inserido sem folgas ou aplicado ao recipiente após este ter sido cheio. Uma outra possibilidade é fornecer um recipiente compreendendo um berço que com ele forma uma só peça no qual se pode inserir sem folgas ou então fixar o elemento distribuidor depois de cheio através do orificio do elemento distribuidor. As Figs. 10 a 14 mostram-se um outro modelo de realização sendo a Fig. 10 uma vista parcial longitudinal parcialmente em alçado e a Fig. 11 uma vista em corte. Esta modificação que pode ser aplicada a qualquer um dos modelos de realização do invento compreende o fornecimento de um separador (20) constituido por uma membrana que abarca a ou se estende sobre a abertura do funil. 0 fornecimento deste separador (20) constituido por uma membrana é particularmente útil sempre que se pretende apresentar um distribuidor de acordo com o presente invento cuja finalidade seja a de distribuir artigos tais como cápsulas ou paEtilhas em forma de losango cuja configuração é irregular, isto é, que têm um eixo menor e um eixo maior.Nas Figs. 1 a 9 vê-se uma bolsa circular (8) e um funil circular (6) para distribuir comprimidos circulares. Compreende-se, assim, que será sempre vantajoso que a configuração da bolsa e do funil coincidam com a configuração do artigo a ser distribuído. Nas Figs.10 a 14 o distribuidor está adaptado para distribuir cápsulas alongadas, com um eixo maior e um eixo menor. Por esse motivo, a bolsa (8) e o funil (6) terão também um eixo maior e um eixonenor e o separador constituido por uma membrana deverá abarcar o eixo menor do funil (6) tal como se pode ver na Fig. 10. A presença do referido separador destina-se a evitar que as cápsulas de forma irregular se desloquem para além ou.ao longo do eixo menor do funil (6), e pode mesmo levar a cápsula a rolar para fora e a ficar colocada sobre o eixo devido, de forma a coincidir com o contorno da bolsa (8). 0 espaço (21) situado acima do separador (20), quando o distribuidor está orientado na posição que se pode ver na Fig. 10, permite que a cápsula role por baixo de separador (20), quando o distribuidor está invertido, de forma a atingir o que pode ser designado por zona ou posição de recolha.
Τ5«Γ
Nos desenhos correspondentes â modificação atrás descrita a Fig. 11 representa uma vista semelhante â Fig. 4, a Fig. 12 uma vista semelhante â Fig. 1, a Fig.13 uma vista semelhante à Fig. 3 e a Fig. 14 uma outra vista semelhante â Fig. 4. Todas estas figuras dizem respeito a distribuidores destinados a serem usados para cápsulas de forma irregular. Na Fig. 14 pode observar-se um elemento (22) em forma de chapéu que se destina a tornar a distribuição ainda mais fácil.

Claims (9)

  1. Lâ. -Distribuidor caracterizado por ser constituído por um recipiente provido de um orifício no topo e por um dispositivo de distribuição compreendendo um elemento de apoio em forma de berço e um elemento distribuidor rotativo alongado sustentando sobre o oríficio situado no topo do recipiente pelo referido elemento em forma de berço, o qual é susceptivel de se mover em relação ao elemento em forma de berço desde uma posição de recolha do artigo a ser distribuído até a uma posição de distribuição do mesmo, estando prevista no elemento distribuidor uma bolsa de configuração apropriada para receber o artigo a ser distribuído.
  2. 2s. - Distribuidor constituído por um recipiente provido de um orifício no topo e por um dispositivo de distribuição compreendendo um elemento distribuidor adaptado para distribuir um artigo de cada vez, caracterizado por a distribuição se efectuar por meio de um rolar controlado do elemento distribuidor que tem uma configuração de elipsoide (bola de rugby) ou esférica e que é sustentado por um elemento de apoio em forma de berço que se ajusta ao e sustenta o elemento distribuidor, movimento esse que primeiro coloca o elemento distribuidor numa posição em que o artigo é recolhido numa bolsa de recolha, estando o referido elemento distribuídos invertido, e em seguida o coloca em posição de distribuir o artigo.
  3. 3â. - Distribuidor de acordo com as reivindicações 1, ou 2, caracterizado por o fundo do recipiente ser aberto de modo a permitir que o referido recipiente seja cheio com os artigos a serem distribuídos.
  4. 4â. - Distribuidor de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o elemento de apoio em forma de berço envolver o elemento distribuidor que está ajustado sem folgas ao referido elemento em forma de berço.
  5. 5â. - Distribuidor de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o elemento de apoio em forma de berço envolver o elemento distribuidor e por o referido elemento em forma de berço constituir uma só peça com o recipiente.
  6. 6S. - Distribuidor de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o elemento de apoio em forma de berço alongado se estender de lado a lado através do topo do recipiente, apresentando um orifício superior destinado a receber o elemento distribuidor e um orifício inferior em forma de mento distribuidor a recolher cada funil que auxilia o eleartigo a ser distribuido.
  7. 7â. - Distribuidor de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o elemento de apoio em forma de berço apresentar dois braços laterais para receber o elemento distribuidor, encontrando-se o topo dos referidos braços laterais acima do diâmetro horizontal de forma a que, uma vez inserido no elemento em forma de berço, o referido elemento distribuidor não possa sair de novo.
    -1583. - Distribuidor de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por os orifícios do elemento de apoio em forma de berço serem maiores do que a bolsa do elemento distribuidor e por o referido elemento em forma de berço ter uma configuração tal que o elemento distribuidor possa girar apenas sobre o seu eixo longitudinal de forma a que a bolsa possa ficar positivamente alinhada com um ou outro dos referidos orifícios do elemento em forma de berço através de um simples movimento rotativo.
  8. 93. - Distribuidor de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2 ou 4 a 8, caracterizado por poder ser cheio com artigos a distribuir e ter o fundo fechado.
  9. 103. - Distribuidor de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o funil estar provido de um separador constituído por uma membrana que se encontra esticada sobre o eixo menor de um funil de forma irregular, formando um espaço debaixo do separador quando o distribuidor se encontra invertido.
    II3. - Distribuidor de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o separador constituído por uma membrana estar provido de um elemento em forma de chapéu de chuva.
PT8289386A 1986-07-01 1986-07-01 Distribuidor de comprimidos, guloseimas ou artigos afins PT82893B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8289386A PT82893B (pt) 1986-07-01 1986-07-01 Distribuidor de comprimidos, guloseimas ou artigos afins

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8289386A PT82893B (pt) 1986-07-01 1986-07-01 Distribuidor de comprimidos, guloseimas ou artigos afins

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT82893A PT82893A (en) 1986-08-01
PT82893B true PT82893B (pt) 1992-07-31

Family

ID=20083866

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8289386A PT82893B (pt) 1986-07-01 1986-07-01 Distribuidor de comprimidos, guloseimas ou artigos afins

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT82893B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT82893A (en) 1986-08-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2698229T3 (es) Dispensador autoestabilizador
US2859891A (en) Nursing bottle
ES2316585T5 (es) Método para cargar una bobina o carrete para un dispositivo de almacenamiento de residuos
PT79891B (en) Dispensing closure for spouted container
CN105813956A (zh) 物品接纳装置、打开/关闭机构、以及包括其的包装容器
BRPI0616900A2 (pt) dispositivo para embalagem e distribuição de corpos moldados sólidos, especialmente comprimidos orais ou/e cápsulas
JPS59142941A (ja) 軟質材料または半硬質材料から成る液体入れ容器
US7011222B2 (en) Desiccant basket for medication containers
US6190045B1 (en) Flexible storage container
BRPI0615258A2 (pt) embalagem de produto flip top parcialmente abrÍvel
CN107914970A (zh) 胶囊型内容物的具有改进排出速度的包装容器
ES2240713T3 (es) Caja de embalaje de abertura facil.
ES2221819T3 (es) Cargador clasificador para el suministro de pequeñas piezas sueltas.
MXPA02004662A (es) Dosificador de grageas.
PT82893B (pt) Distribuidor de comprimidos, guloseimas ou artigos afins
US2808964A (en) Bottle pourer
US3130862A (en) Tablet dispenser
WO2017197461A1 (en) Baby bottle assembly
US9149129B2 (en) Capsule loading device for feeding a capsules dispensing machine
US4094091A (en) Integrally formed plastic spinner toy unit with means for attaching same to a support
ES2381871T3 (es) Aparato dispensador
KR970001148A (ko) 포장용 보조구
US3099365A (en) Container with interior rotary dispenser
KR101621756B1 (ko) 내용물 정량 통과용 용기 및 이에 사용되는 통과 장치
PL229065B1 (pl) Elastyczne opakowanie dozujące, zwłaszcza na drobne wyroby spożywcze i/lub farmaceutyczne

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920131

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19930731