PT82107B - Cadeia pirotecnica de escorva de uma carga explosiva - Google Patents

Cadeia pirotecnica de escorva de uma carga explosiva Download PDF

Info

Publication number
PT82107B
PT82107B PT8210786A PT8210786A PT82107B PT 82107 B PT82107 B PT 82107B PT 8210786 A PT8210786 A PT 8210786A PT 8210786 A PT8210786 A PT 8210786A PT 82107 B PT82107 B PT 82107B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
detonator
lever
pin
striker
arm
Prior art date
Application number
PT8210786A
Other languages
English (en)
Other versions
PT82107A (en
Inventor
Renzo Leveratto
Original Assignee
Misar Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Misar Spa filed Critical Misar Spa
Publication of PT82107A publication Critical patent/PT82107A/pt
Publication of PT82107B publication Critical patent/PT82107B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42CAMMUNITION FUZES; ARMING OR SAFETY MEANS THEREFOR
    • F42C15/00Arming-means in fuzes; Safety means for preventing premature detonation of fuzes or charges
    • F42C15/18Arming-means in fuzes; Safety means for preventing premature detonation of fuzes or charges wherein a carrier for an element of the pyrotechnic or explosive train is moved
    • F42C15/188Arming-means in fuzes; Safety means for preventing premature detonation of fuzes or charges wherein a carrier for an element of the pyrotechnic or explosive train is moved using a rotatable carrier

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Automotive Seat Belt Assembly (AREA)
  • Emergency Lowering Means (AREA)

Description

A presente invenção tem por objectivo uma cadeia pirotécnica de escorva de uma carga explosiva, em particular para minas anticarro.
Como é sabido, existem numerosos dispositivos de tipo explosivo, os quais contêm internamente um percussor, um detonador accionável por percussão do mesmo percussor, θ uma carga excorvável pela explosão do detonador. Entre estes dispositivos são enumeradas as minas anticarro.
Nestes dispositivos são fundamentais as exigências de segurança, a fim de evitar explosões acidentais quando os mesmos dispositivos não estão ainda em condições de utilização e não são solicitados do modo previsto. Estas exigências de segurança são actualmente satisfeitas tornando o referido detonador amovível em relação ao dispositivo no seu conjunto e extraindo o mesmo detonador cada vez que o dispositivo deve estar inerte, por exemplo quando é conservado num armazém ou depósito.
Esta situação cria numerosos problemas práticos. De facto θ preciso armazenar separadamente o detonador em relação ao dispositivo com a carga principal e depois tratar de reunir os dois elementos quando os mesmos são tirados dos depósitos. Além disso, pór em condições de funcionamento os diapositivos em questão é operação relativamente lenta porque a montagem dos detonadores deve realizar-se com precisão e cautela.
Considera-se aliás que mesmo quando os referidos dispositivos apresentam os detonadores em posição montada devem manter-se condições de elevada segurança, a fim de evitar explosões acidentais durante a movimentação ou o manuseamento dos mesmos dispositivos. Deste ponto de vis-4-
ta, o perigo provém não só dum lançamento acidental do percussor sobre o detonador, mas também da própria simples presença do detonador perto da carga principal: por causas acidentais o detonador pode também explodir sem percussão prévia, escorvando o explosivo principal.
Nesta situação, o objectivo geral da presente invenção é conceber uma cadeia pirotécnica de escorva de uma carga explosiva, de estrutura tal que permita uma posição de efectiva segurança mesmo quando nela está inserido um detonador.
Este objectivo é essencialmente alcançado por uma cadeia pirotécnica que compreende um percussor, um detonador inflamável pelo referido percussor, e uma carga explosiva escorvável pela explosão do referido detonador, e caracterizada pelo facto do referido detonador ser montado num braço saliente em ressalto dum perno giratório em torno do seu eixo por comando duma alavanca oscilável, e pelo facto da referida alavanca, o referido perno e o referido braço serem giratórios, entre uma posição de activação, em correspondência com a qual o referido detonador é disposto ao longo da linha de acção do referido percussor e é virado para a referida carga, e uma posição de desactivação, em correspondência com a qual o referido detonador é virado para uma câmara protegida, isolada em relação à referida carga.
Ulteriores caracteristicas serão reveladas com a descrição detalhada de uma forma de execução preferida de uma cadeia pírica de acordo com a invenção, ilustrada nos desenhos juntos, nos quais:
a figura 1 mostra em corte e em alçado a cadeia pirotécnica de acordo com a invenção, completa com percussor;
a figura 2 evidencia um pormenor da figura 1;
a figura 3 mostra de modo esquemático e parcial, em planta, alguns elementos da cadeia pirotécnica da figura 1, em posição de activação;
a figura 4 é semelhante à figura 3 e mostra a mesma cadeia pirotécnica em posição de deactivação; e a figura 5 evidencia com um corte ampliado uma parte da figura 1.
Com referência às figuras citadas, a cadeia pirotécnica de acordo com a presente invenção é globalmente assinalada com o número (1), na figura 1, e está inserida num dispositivo (2) que contém uma carga explosiva (5)· 0 dispositivo (2) pode ser por exemplo realizado, como no caso ilustrado, por uma mina anticarro contracintura produzida pela mesma requerente e assinalada com a sigla SP-81. 0 dispositivo (2) compreende, de modo em si conhecido, um mecanismo de impulso brusco (4) terminado por um percussor (5)· Originalmente, no mecanismo de impulso brusco (4) está aberta uma ranhura (6) na qual pode ser inserido um apêndice de bloco (7) que faz parte da cadeia pírica (1), como será melhor esclarecido em seguida.
Ainda de modo em si conhecido, a cadeia pírica (1) compreende, além do citado percussor (5), um detonador (8) inflamável pelo percussor (5) e uma referida carga (3), esc^rvável pelo detonador (8) quando o mesmo está virado para a mesma carga (3)·
De acordo com a invenção, o detonador (8) é montado excêntrico e em ressalto num perno (9) giratório em torno do seu eixo, paralelo à linha de acção do percussor (5)· 0 perno (9) θ comandado por uma alavanca (10) accionável manualmente e disposta exteriormente ao disposi-6-
tivo (2).
detonador (8) é suportado pelo perno (9) por intermédio dum braço (11) perpendicular ao perno (9) e que se sobrepõe a uma parte da carga (5)·
A alavanca (10) e o braço (11) oscilam angularmente, juntamente com o perno (9), entre uma posição de activação (fig. 3) em correspondência com a qual o detonador (8) é disposto ao longo da linha de acção do percussor (5) e virado para a carga (3) a escorvar, e uma posição de desactivação (fig. 4) em correspondência com a qual o detonador (8) é virado para uma câmara protegida (12) (fig. 3 e 4) isolada em relação à carga (3) a escorvar. A câmara protegida (12) é contígua à carga (5) e é também ela susceptível de sobreposição pelo detonador (8). A parede entre a carga (3) e a câmara protegida (12) está assinalada com o número (13).
A figura 1 evidencia que o perno (9) está posicionado por um bloco (14) de suporte movelmente aplicável e um invólucro (15) do dispositivo (2) por intermédio - dum aro (16). A parte do bloco (14) virada para o braço (11) é entalhada de modo a apresentar dentes (17) (fig. 2) orientados de modo a permitir uma fácil rotação do braço (11) da posição de desactivação da figura 4 à posição de activação da figura 3, θ de modo a impedir a rotação contrária, quanf do a mesma não é expressamente comandada, como seguidamente esclarecido. 0 braço (11) é mantido em posição de engrenamento com os dentes (17) por meio de uma mola de compressão (18) fechada entre o perno (9) e uma aba de expansão (14a) do bloco (14). Está também vantajosamente previsto que o perno (9) possa ser parcialmente levantado em oposição à mola de compressão (18) actuando por mein da alavanca (10).
A figura 5 ilustra, juntamente com a figura 1, como a alavanca (10) se liga ao perno (9) θ como
a mesma alavanca se revela amovível em relação ao dispositivo (2). Com efeito, entre a alavanca (10) e o bloco (14) está inserida uma mola de expulsão (19) a qual actua em oposição a um dente de retenção (20). Este último sobressai radicalmente de um casquilho (21) que envolve a extremidade inferior do perno (9) θ é móvel numa ranhura (22) aberta no bloco (14). Em correspondência com uma extremidade da ranhura (22) é prevista uma passagem (23) para o dente (20). A passagem (23) é ocupada pelo dente de retenção (20) quando a alavanca (10) está na posição de activação evidenciada nas figuras 1 e 3· braço (11) apresenta, na parte oposta à sua face aplicada aos dentes (17), n já citado apêndice de bloco (7) o qual, quando o detonador (8) está alinhado com o percussor (5), se dispõe na ranhura (6), de modo a permitir o movimento do percussor. Quando pelo contrário o detonador (8) está sobranceiro à câmara protegida (12), o apêndice (7) trava o mecanismo de impulso brusco (4) impedindo o movimento do mesmo.
funcionamento da cadeia pírica de acordo com a invenção é o seguinte:
Em condição de desactivação, o dispositivo (2) apresenta a cadeia pírica (1) desalinhada, quer dizer, com o detonador (8) em posição deslocada em relação ao eixo do percussor (5) θ à carga (3) (fig. 4) e o apêndice de bloco (7) insere-se no mecanismo de impulso brusco (4) de modo a impedir o mesmo. Nesta situação, mesmo a explosão acidental do detonador (8) não é de molde a escorvar a carga (3) dado que o mesmo detonador está por cima da câmara protegida (12).
Para activar o dispositivo (2) é necessário rodar a alavanca (10) em torno do eixo do perno (9).
•8Graças a esta rotação o detonador (8) põe-se em eixo com o percussor (5) ® com a carga (3) e além disso o apêndice de bloco (7) solta-se do mecanismo de impulso brusco (4-).
Os dentes (17) tornam estável esta activação, irreversível, graças também à acção da mola de compressão (18).
No termo da sua deslocação, a alavanca (10) é expulsa pela mola de expulsão (19).
Todo o bloco (14), na posição de segurança, pode ser extraído desenr^scando o aro (16).
dispositivo (2) pode ser desactivado mesmo depois do mesmo já ter sido posto em funcionamento. Ê de facto possível desalinhar nnvamente o detonador (8) empregando a alavanca (10). Para este fim é preciso reintroduzir a alavanca (10) no seu alojamento, premir a mesma sobre o perno (9) de modo a comprimir a mola de compressão (16) e desengatar os dentes (17), e por fim rcdar a própria alavanca em sentido oposto à precedente rotação de activação. Esta desactivação só é obviamente possível, no caso de minas anticarro contracintura, se as mesmas são desprovidas de um dispositivo anti-remoção.
invento alcança assim o objectivo proposto.
Sublinha-se o facto de que qualquer dispositivo dotado da cadeia pirotécnica de acordo com a invenção pode ser mantido em depósito pronto para o uso com o detonador directamente montado, porque o mesmo está desalinhado do explosivo e do percussor. Esta situação é de máxima segurança pois que mesmo em caso de explosão acidental do detonador não é escorvado o explosivo principal, graças à citada câmara protegida.

Claims (4)

  1. lâ. - Cadeia pirotécnica de escorva de uma carga explosiva, compreedendo um percussor, um detonador inflamável pelo referido percussor, e uma carga explosiva escorvável pela explosão do referido detonador caracterizada pelo facto do referido detonador ser montado num braço saliente em ressalto dum perno giratório em torno do seu eixo por comando duma alavanca oscilável, e pelo facto de a referida alavanca, o referido perno e o referido braço serem giratórios, de uma posição de activação, em correspondência com a qual o referido detonador ser disposto ao longo da linha de acção do referido percussor e virado para a referida carga, para uma posição de desactivação, em correspondência com a qual o referido detonador é virado para uma câmara protegida isolada em relação à referida car ga.
  2. 2B. - Cadeia pirotécnica de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto do referido per· no ser paralelo à linha de acção do referido percussor e posicionar o referido detonador por intermédio dum referido braço essencialmente paralelo à referida alavanca, e pelo facto da referida câmara protegida ser contígua à referida carga, sendo a referida câmara protegida essencialmente definida por uma zona desprovida da referida carga e contorna· da por uma parede.
    js. - Cadeia pirotécnica de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo facto do referido per· no ser circundado por um bloco fixo e pelo facto de que entre o referido braço e o referido bloco estarem abertos den·
    -lõtes talhados de modo a permitir rotações num só sentido, do referido braço e do referido perno, quando os mesmos dentes estão engrenados entre si.
  3. 4&. - Cadeia pirotécnica de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo facto dos referidos dentes serem mantidos em engrenamento recíproco por uma mola de compressão actuante sobre o referido perno e premível por comando directo pela referida alavanca.
  4. 5&. - Cadeia pirotécnica de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto da referida alavanca ser extraível por impulso de uma mola de expulsão, estando a mesma alavanca aplicada a um bloco que circunda o referido perno, por intermédio de um dente de retenção móvel numa ranhura em arco de círculo que apresenta na extremidade uma passagem para o referido dente de retenção.
    - Cadeia pirotécnica de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido perno, sobressair em posição excêntrica um apêndice de bloco do referido percussor, inserindo-se o referido apêndice de bloco numa ranhura quando o referido detonador está alinhado com o referido percussor.
PT8210786A 1985-03-06 1986-02-28 Cadeia pirotecnica de escorva de uma carga explosiva PT82107B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT2101385U IT8521013V0 (it) 1985-03-06 1985-03-06 Catena pirica di unnesco disallineabile rispetto alla carica da innescare.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT82107A PT82107A (en) 1986-03-01
PT82107B true PT82107B (pt) 1992-05-29

Family

ID=11175402

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8210786A PT82107B (pt) 1985-03-06 1986-02-28 Cadeia pirotecnica de escorva de uma carga explosiva

Country Status (5)

Country Link
ES (1) ES8701977A1 (pt)
GB (1) GB2172970B (pt)
GR (1) GR860553B (pt)
IT (1) IT8521013V0 (pt)
PT (1) PT82107B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT82107A (en) 1986-03-01
GB2172970B (en) 1988-09-01
ES552561A0 (es) 1986-12-01
GB2172970A (en) 1986-10-01
IT8521013V0 (it) 1985-03-06
ES8701977A1 (es) 1986-12-01
GR860553B (en) 1986-06-06
GB8605268D0 (en) 1986-04-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DE3883821T2 (de) Sicherung für eine Submunition.
US5275101A (en) Pyrotechnic chain igniter for cargo warhead submunition
US3961577A (en) Air driven energy storing fuze safing and arming mechanism
US4815381A (en) Multiple pulse inertial arm/disarm switch
DE3107110A1 (de) Sicherungsvorrichtung fuer zuender von drallgeschossen
US2448228A (en) Delay booster arming mechanism
FI77116C (fi) Taendroer foer icke-roterande projektil.
US4854239A (en) Self-sterilizing safe-arm device with arm/fire feature
SE442446B (sv) Tendrorsekring med tva sperrelement med forutbestemd tidsfoljd for utlosning
NO153942B (no) Sikringsinnretning for rotasjonsprosjektiltenner.
PT82107B (pt) Cadeia pirotecnica de escorva de uma carga explosiva
US4476784A (en) Anti-tank mine
US1806877A (en) Point detonating fitse
US3112703A (en) Universal hand grenades and projectiles
US2446545A (en) Delay arming device
US5033383A (en) No stored energy safe and arm device
US3848531A (en) Self-destruct fuze
FR2737293A1 (fr) Systeme d'amorcage de la charge explosive d'une sous-munition embarquee dans un engin porteur
EP0781975B1 (en) Mechano-electronic fuze for hand grenade
US5440992A (en) Priming and self-destruct system of a munition
US4023499A (en) Fuse for rifle-grenade
US3302572A (en) Delayed fuze mechanism
PT82108B (pt) Grupo percursor e detonador para a escorva de cargas explosivas
ES2235052T3 (es) Detonador para una granada de mano.
US5052303A (en) Interlocked release mechanism with timed, sequential release steps

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19911107

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960531