PT783069E - Conjunto de balcao e postigo de seguranca compreendendo pelo menos uma parede blindada - Google Patents
Conjunto de balcao e postigo de seguranca compreendendo pelo menos uma parede blindada Download PDFInfo
- Publication number
- PT783069E PT783069E PT96440108T PT96440108T PT783069E PT 783069 E PT783069 E PT 783069E PT 96440108 T PT96440108 T PT 96440108T PT 96440108 T PT96440108 T PT 96440108T PT 783069 E PT783069 E PT 783069E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- assembly
- counter
- support plate
- shut
- assembly according
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E05—LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
- E05G—SAFES OR STRONG-ROOMS FOR VALUABLES; BANK PROTECTION DEVICES; SAFETY TRANSACTION PARTITIONS
- E05G7/00—Safety transaction partitions, e.g. movable pay-plates; Bank drive-up windows
- E05G7/002—Security barriers for bank teller windows
- E05G7/004—Security barriers for bank teller windows movable
Landscapes
- Power-Operated Mechanisms For Wings (AREA)
- Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
- Operating, Guiding And Securing Of Roll- Type Closing Members (AREA)
- Window Of Vehicle (AREA)
- Specific Sealing Or Ventilating Devices For Doors And Windows (AREA)
- Wing Frames And Configurations (AREA)
Description
81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ
DESCRIÇÃO “Conjunto de balcão e postigo de segurança compreendendo pelo menos uma parede blindada” O presente invento refere-se ao domínio da protecção de bens e pessoas, nomeadamente do pessoal e dos objectos de valor em bancos ou organismos ou empresas semelhantes, que manipulam objectos de valor ou valores, e tem por objecto um conjunto de balcão e postigo de segurança munido de, pelo menos, uma parede blindada móvel.
Os organismos ou empresas acima citados são muitas vezes vítimas de ataques à mão armada e têm, por consequência sido obrigados, a fim de se protegerem, de prever uma separação, ao nível dos seus conjuntos de balcão e postigo, entre o seu pessoal e os seus clientes. O contacto com o cliente deve, portanto, continuar a ser de convívio e os empregados devem pode trocar com os clientes objectos de diversos tamanhos, o que não permite a separação das duas zonas por paredes fixas. A solução adequada para este género de problema consiste em separar a zona reservada aos empregados da zona onde penetra o público por um perímetro de protecção física (paredes blindadas) que compreende conjuntos de balcão e postigo com uma ou várias paredes blindadas móveis.
Estes conjuntos de balcão e postigo conhecidos incluem uma blindagem vertical, a qual está escondida num móvel ou no corpo do conjunto de balcão e postigo, sempre que o mecanismo está em repouso e a qual aparece quase instantaneamente, quando um dos empregados do banco faz disparar um alarme, pondo assim o pessoal ao abrigo num recinto fechado. A subida da blindagem é efectuada a uma velocidade tal, que o agressor não prevenido do disparo do alarme não tem tempo para penetrar no interior do espaço protegido, nem mesmo de fazer fogo sobre os empregados. O disparo deste dispositivo tem, em geral, um efeito dissuasivo no agressor, o qual abandona rapidamente o seu projecto. 81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ 2
Estes conjuntos de balcão e postigo de segurança são, em geral, colocados em continuidade com paredes ou portas, tendo o mesmo grau de protecção relativamente às armas de fogo ou de efracção, delimitando assim um perímetro de protecção físico.
Os mesmos criam em repouso (blindagens baixadas), graças às suas grandes aberturas aéreas, uma atmosfera de convívio na agência, favorecendo assim as relações comerciais, inspirando ao mesmo tempo um sentimento de segurança aos empregados.
Estes conjuntos de balcão e postigo de segurança provaram a sua eficiência ao longo dos anos, ainda que se tenham tornado actualmente de arquitectura clássica, ainda que as partes vidradas dos bancos sejam concebidas de modo a criar uma zona de protecção em torno dos empregados e dos valores a proteger.
Estes conjuntos de balcão e postigo de protecção e segurança com parede(s) blindada(s) existem em duas famílias de produtos muitos próximos pelo princípio. Estas duas famílias compreendem, respectivamente, por um lado, os conjuntos de balcão e postigo com blindagens móveis (blindagens opacas) e, por outro lado, conjuntos de balcão e postigo de vidros móveis, distinguindo-se estes últimos pelo facto de que a blindagem móvel ser constituída por vidros folheados transparentes (vidros anti-efracção ou anti-bala).
No caso de um conjunto de balcão e postigo com paredes blindadas opacas, nomeadamente metálicas, a blindagem móvel é, de preferência, em chapa de aço (opaca), de qualidade normal ou especial, se o nível anti-bala é importante. O conjunto de balcão e postigo com blindagem móvel compreende, em geral, uma carcassa encastrada no móvel de guarnição ou corpo do conjunto de balcão e postigo, uma ou duas blindagens verticais e paralelas, que deslizam em dois montantes laterais, bem como todos ou parte dos meios de accionamento, de controlo e de comando.
Fazendo a carcassa, as blindagens, os montantes e a travessa parte integrante do perímetro de protecção uma vez o mecanismo estendido, os mesmos são por natureza anti-bala ou então concebidos para receberem blindagem. 81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ 3
Os tipos de munições contra as quais a protecção é correntemente prevista vão desde os pequenos calibres aos calibres médios: 22LR, 38 especial, 9 mm “para”, 357 “magnum”, ver 12 mm "Brenneke" ou 12 mm "Blondeau".
Utilizando materiais de blindagem especiais, a relação entre o desempenho da blindagem/peso específico mais vantajoso, pode-se, para um mesmo conjunto de balcão e postigo estender a protecção a armas mais potentes, conservando ou aumentando a capacidade, se necessário, dos meios accionadores. A protecção contra as armas de fogo é, em geral, reforçada e assegurada contra o calibre escolhido até uma altura de 2 m 10 (nível superior à altura de uma pessoa em pé por detrás do conjunto de balcão e postigo).
Acima desta altura pode ser utilizadas chapas de espessuras mais finas, a fim de diminuir o peso das blindagens a elevar. A resistência balística é, por consequência, mais pequena a este nível, o que não é em si mesmo importante, uma vez que uma baia disparada à altura do homem a cima deste nível tem uma trajectória que sobe e se aloja no tecto, depois de ter sido retardada à passagem da blindagem.
As blindagens móveis podem ser revestidas por produtos anti-ricochete, que evitam assim que um impacto de bala atirada à blindagem fira um cliente.
As estruturas fixas destes equipamentos de segurança realizadas por construções mecâno-soldadas são, em geral envolvidas por balcões ou planos de trabalho em madeira ou qualquer outro material e constituem uma parte, pelo menos, do corpo do conjunto de balcão e postigo. O conjunto de balcão e postigo com blindagem(ns) móvel(is) favorece as relações comerciais, porque quando as blindagens estão baixas, as mesmas retraem-se na estrutura fixa colocada no chão e no corpo do conjunto de balcão e postigo. Apenas ficam visíveis os montantes laterais e os próprios móveis de integração (conjunto de balcão e postigo), cujas dimensões (profundidade) e as formas são personalizadas para cada empresa, em função de critérios estéticos e ergonómicos. O conjunto de balcão e postigo com parede blindada envidraçada ou vidraça móvel e quanto à mesma com uma utilização mais flexível, no sentido de ser 4 81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ possível, por exemplo, trabalhar com a protecção abaixada ou estendida, visto que a mesma é transparente e que este tipo de conjunto de balcão e postigo inclui, em geral um passa notas ao nível do piano de trabalho (orifício de passagem de dinheiro, ou de embalagens de pequenas dimensões) quando a vidraça emoldurada está levantada.
No caso de empresas abertas tanto de dia como de noite, isto permite beneficiar de dois níveis de protecção ( vidraça baixada de dia e levantada de noite).
Nota-se, no entanto, que a fragilidade da vidraça reduz ligeiramente a velocidade de estender em relação à blindagem metálica móvel (menos pesada e menos frágil para graus de protecção equivalente)
Esta vidraça, do tipo folheado e montada numa moldura metálica, pode ser transparente ou recoberta de uma camada que compreende cristais opacificantes. A moldura metálica que rodeia a vidraça está ligada a peças de ligação solidárias aos meios accionadores, que podem deslocar a dita vidraça numa direcção vertical.
Estes meios accionadores, nomeadamente com a forma de macacos, podem ser dispostos nos lados, por detrás dos montantes laterais, serem integrados directamente nos ditos montantes, de tal maneira que fiquem escondidos para uma pessoa situada na zona acessível ao público, mesmo quando a vidraça está estendida.
Para os dois tipos de conjuntos de balcão e postigo descritos acima, a altura do plano de trabalho é, em geral, de 1,10 m para os conjuntos de balcão e postigo de acesso de pé e de 0,80 m para os conjuntos de balcão e postigo de acesso sentado, sendo estes valores normalmente admitidos para as posições de trabalho consideradas em cada um dos casos.
Os mesmos podem variar ligeiramente de acordo com os países e os desejos particulares das empresas. 5 81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ
Esta altura do plano de trabalho determina o comprimento máximo dos meios accionadores, nomeadamente com a forma de macacos, incluídos na estrutura e portanto na altura máxima dos conjuntos de balcão e postigo.
Na parte superior do conjunto de balcão e postigo fica visível uma prateleira de acabamento e permite fechar a abertura com forma de fenda, pela qual passa(m) a ou as parede(s) blindada(s) durante o estender.
De acordo com a forma de realização desejada e o tipo do conjunto de balcão e postigo, esta prateleira pode ser basculante ou articulada ou ainda ser fixa directamente no bordo superior da parede blindada (superior) e subir ao mesmo tempo do que esta (solução preferida para a parede envidraçada blindada). A prateleira articulada tem a vantagem de ejectar do lado dos clientes qualquer objecto pousado voluntariamente ou não sobre a prateleira, durante a subida das blindagens e evitar assim que esta seja levantada e encrave o mecanismo ao atingir o curso alto entre as blindagens e a travessa superior, entre as blindagens e a travessa superior. A rotação ou articulação da prateleira pode ser operada automaticamente, quando as blindagens sobem, quer sob o impulso do bordo superior da ou das paredes blindadas, quer sob a acção de um êmbolo accionado por um macaco (patente francesa n°. 2 571 420 da mesma requerente).
Quando ou as paredes estão escamoteadas, molas postas sob tensão, quando da subida da ou das paredes, permitem exercer um esforço suficiente para manter a prateleira na sua posição inicial, na qual a mesma obtura a abertura em forma de fenda.
Patins de deslizamento ou roletos podem limitar o atrito da prateleira nas paredes blindadas contra as quais a mesma permanece apoiada durante toda a duração do estender das ditas paredes blindadas. A charneira e a montagem particular da prateleira permitem colar sobre a mesma um revestimento do mesmo tipo do que o utilizado para o revestimento do conjunto de balcão e postigo, respeitando uma espessura máxima, de tal modo que o acabamento do plano de trabalho pareça homogéneo e dissimula ainda melhor a existência do dispositivo de segurança colocado no conjunto de balcão e postigo.
81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ 6 Ο sistema de alimentação, de salvaguarda, de recepção de rádio e de gestão eléctrica dos conjuntos de balcão e postigo está colocado, de modo vantajoso, num armário afastado, dando assim origem a um ganho de volume no interior dos conjuntos de balcão e postigo, e uma rede eléctrica apresenta a cablagem para ligação dos conjunto de balcão e postigo a esta unidade.
As cartas de gestão podem estar igualmente colocadas sempre em cada conjunto de balcão e postigo, nomeadamente quando se deseja poder accionar as protecções separadamente. O comando de fecho de urgência pode ser fornecido por contactos eléctricos ou pneumáticos clássicos, ainda que se tenha tornado mais corrente utilizar sistemas escondidos dos olhos do eventual agressor, tais como barras de pedal (comando pelo pé) emissores de rádio miniaturados ou outros.
Este comando pode igualmente ser fornecido por um posto central de vigilância vídeo, de alarme ou de detecção de anomalias, tais como fragmentos de vidro, uma violação de cofre, um incêndio ou outro.
As blindagens móveis podem ser postas em movimento por meios accionadores eléctricos, hidráulicos, pneumáticos ou ainda por dispositivos mecânicos. A velocidade de estender procurada do escudo de protecção privilegia sempre a solução pneumática, sendo o disparo de um gás comprimido quase instantâneo.
Neste caso, dispõe-se no conjunto de balcão e postigo meios accionadores pneumáticos, nomeadamente macacos, em dimensões e quantidades suficientes em função do comprimento, da altura, mas também da classe de protecção desejada (determinando os parâmetros o conjunto do peso a deslocar)
Cada conjunto de balcão e postigo pode dispor da sua própria fonte de fluido sob pressão (reservatório de ar comprimido), suficiente para assegurar, pelo menos, um estender do escudo de protecção, e recarregável.
Nos corpos do conjunto de balcão e postigo, estão igualmente dispostos os diferentes meios de controlo e de comando dos meios accionadores, a saber,
81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ 7 eventualmente, os aparelhos eléctricos e electrónicos, tais como as cartas e circuitos de gestão e as ligações e interfaces, e no caso de accionadores pneumáticos, os aparelhos electro-pneumáticos e pneumáticos, tais como os órgãos de corte, os blocos de distribuição, os filtros reguladores, os electrodistribuidores ou semelhantes, para a alimentação dos accionadores pneumáticos.
Actualmente, estes diferentes meios estão dispersos no volume interior do corpo do conjuntos de balcão e postigo e sempre situados na proximidade imediata do meio accionador correspondente.
Esta dispersão torna muito fatigante qualquer operação de manutenção, de reparação, de controlo ou de substituição de qualquer um dos ditos meios de controlo e comando, prolonga as ligações entre os diferentes meios, aumenta os riscos de falha destes últimos e gera, muitas vezes, pelo menos, localmente uma profundidade suplementar indesejável do corpo do conjunto de balcão e postigo e origina a necessidade da instalação de um armário metálico anexo, ao lado do conjunto de balcão e postigo, contendo estes meios. A seguir, para aceder aos diferentes meios de controlo, de comando e accionadores, bem como aos diferentes órgãos de ligação, é actualmente necessário quer de dispor de um alçapão de visita de grande dimensão ou de diversos alçapões de pequena dimensão, dispostas no corpo do conjunto de balcão e postigo e, no caso em apreço, na ou nas paredes blindadas na face dianteira (lado do público) ou na face traseira (lado dos empregados), quer de proceder à desmontagem de uma parte do corpo do conjunto de balcão e postigo, o que necessita igualmente do deslocamento de todos os objectos dispostos sobre ou na proximidade do dito conjunto de balcão e postigo.
Por outro lado, quando o acesso aos aparelhos e aos accionadores se efectua do lado dos clientes ou do público, a intervenção é visível e põe a nu os meios de comando e de controlo, bem como os accionadores e o corte da alimentação dos accionadores pelo agente de manutenção, torna o escudo de protecção inoperativo e expõe o pessoal a um risco de agressão. O presente invento tem, nomeadamente, por objectivo remediar estes diferentes inconvenientes.
81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ 8
Para este efeito, ο mesmo tem por objecto um conjunto de balcão e postigo de segurança, nomeadamente para bancos e locais de risco, que compreende, pelo menos, uma parede blindada móvel sob a acção de meios accionadores e de meios controlo e de comando do deslocamento vertical da dita, pelo menos, uma parede blindada entre dois montantes laterais, podendo a dita ou as ditas paredes blindadas ser(em) deslocada(s) entre uma posição escamoteada na qual a(s) mesma(s) está (estão) disposta(s) inteiramente dentro do corpo do conjunto de balcão e postigo e uma posição estendida, na qual a(s) mesma(s) está (estão) essencialmente situada(s) no exterior e por cima do conjunto de balcão e postigo, através de uma abertura em forma de fenda, disposta na face superior do conjunto de balcão e postigo e obturada por uma prateleira amovível, caracterizado por os meios de controlo e de comando do deslocamento estão reunidos e montados sobre uma placa ou platina de suporte, disposta no interior do conjunto de balcão e postigo, no espaço situado entre os meios accionadores e/ou entre os montantes laterais. O invento será melhor compreendido, graças à descrição seguinte, a qual se refere aos modos de realização preferidos, dados a título de exemplo não limitativo, e explicados com referência aos desenhos esquemáticos anexos, nos quais: as Figs. 1A e 1 B são vistas em alçado lateral e em corte de um conjunto de balcão e postigo de segurança de acordo com o invento, nas quais a platina de suporte (8) está, respectivamente, escamoteada e parcialmente extraída; a Fig. 2 é uma vista no sentido A do conjunto de balcão e postigo de segurança, representado na Fig. 1 A; as Figs. 3A e 3B são vistas em alçado lateral e em corte de um conjunto de balcão e postigo de segurança de acordo com uma variante de realização do invento, nas quais a platina de suporte está, respectivamente, na posição baixa e na posição alta; e a Fig. 4 é uma vista pela direcção B do conjunto de balcão e postigo de segurança, representado na Fig. 3B.
Como o mostram as Figs. 1 a 4 dos desenhos anexos, o conjunto de balcão e postigo 1 de segurança, nomeadamente para bancos e locais de risco, compreende, pelo menos, uma parede blindada 2, 2’, móvel sob a acção de meios
81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ 9 de accionamento 3, 3’, e meios 4 de controlo e de comando do deslocamento vertical da dita, pelo menos, uma parede blindada 2, 2’, entre dois montantes laterais 5, no caso em apreço, ligados por uma travessa 5’, podendo a dita ou as ditas paredes blindadas ser(em) deslocada(s) entre uma posição escamoteada, na qual a ou as mesmas fica(m) dispostas inteiramente dentro do corpo do conjunto de balcão e postigo 1 e uma posição estendida, na qual a ou as mesmas fica(m) essencialmente situada(s) no exterior e por cima do conjunto de balcão e postigo 1, através de uma abertura 6, em forma de fenda, disposta na face superior do conjunto de balcão e postigo 1 e obturada por uma prateleira amovível 7.
No modo de realização representado nas figuras atrás citadas, o conjunto de balcão e postigo 1 inclui, com vantagem, duas paredes blindadas móveis, uma parede inferior 2 e uma parede superior 2’, as quais são deslocadas, respectivamente, sob a acção de um macaco pneumático inferior 3 e de dois macacos pneumáticos superiores 3.
Estes macacos 3 e 3’ são alimentados por fluido sob pressão pelos meios de controlo e comando 4, graças a tubos flexíveis 3”, estando os próprios ditos meios 4 ligados, por um lado, a um reservatório 14 ou a uma fonte sob pressão por um tubo flexível 4’ e, por outro lado, a uma alimentação eléctrica por um cabo 4”.
De acordo com o invento, os meios 4 de controlo e de comando do deslocamento estão reagrupados numa placa ou platina de suporte 8 disposta no interior do conjunto de balcão e postigo 1, no espaço situado entre os meios accionadores 3, 3’ e/ou entre os montantes laterais 5.
De maneira vantajosa, esta platina 8 está situada na proximidade do ou dos meios accionadores principais, a fim de encurtar o comprimento dos tubos flexíveis e diminuir a duração da subida das paredes 2, 2’. A fim de assegurar um funcionamento seguro do escudo de protecção, mesmo no caso de impacto de balas, a platina de suporte 8, bem como os meios accionadores 3, 3’ e os tubos flexíveis 3”, 4’ e o cabo 4” da alimentação, estão situados por detrás da dita ou das ditas paredes blindada(s) móvel(is) 2, 2’, e, no caso em apreço, atrás de uma parede blindada fixa 9, integrada no conjunto de balcão e postigo 1 e situada diante da dita ou das ditas paredes blindada(s) móvel(imagens) 2, 2’, assegurando a dita parede blindada fixa 9 uma protecção da
81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ 10 parte traseira (lado dos empregados) do corpo do conjunto de balcão e postigo 1, quando o escudo de protecção 2, 2” está desdobrado.
Do mesmo modo, o reservatório 14 está igualmente situado atrás da dita parede blindada fixa 9, no caso em apreço, num recipiente reforçado particular 14’.
De acordo com uma primeira característica do invento, a abertura em forma de fenda 6 apresenta uma largura suficiente para permitir o acesso à platina de suporte 8 e aos meios accionadores 3, 3’ e a extracção de qualquer um dos meios de controlo e/ou de comando 4 ou dos meios accionadores 3, 3’.
De acordo com um modo de realização preferido do invento, a platina de suporte 8 pode ser extraída do conjunto de balcão e postigo 1 através da abertura em forma de fenda 6. Para este efeito, a platina 8 pode ser subida, por exemplo, de maneira amovível no conjunto de balcão e postigo 1. A platina de suporte 8 pode, com vantagem, como o mostram, nomeadamente, as Figs. 2 e 4 dos desenhos anexos, ser montada no conjunto de balcão e postigo 1, com a faculdade de deslizamento vertical entre uma posição baixa, na qual a dita platina 8 está inteiramente escamoteada no conjunto de balcão e postigo 1 e uma posição alta, na qual a dita platina 8 está parcial ou inteiramente extraída do dito conjunto de balcão e postigo 1 e acessível, respectivamente, em parte ou na totalidade. A fim de dar segurança à zona reservada aos empregados e situada atrás do conjunto de balcão e postigo 1, durante as operações de manutenção, e de permitir a execução destas últimas ao abrigo do escudo de protecção total ou parcialmente estendido, a extracção da platina de suporte 8 apenas é tornada possível após o estender parcial da parede blindada ou de uma parte, pelo menos das paredes blindadas 2, 2’, ou simultaneamente a um tal estender.
Como o mostram as Figs. 1 e 3 dos desenhos anexos, a platina de suporte 8 pode ser, por exemplo, disposta sob uma parte saliente 10 da parede blindada ou de uma 2 das paredes blindadas 2, 2”, que se prolonga, pelo menos, em parte no espaço situado no prolongamento superior da dita platina de suporte 8, estando, pelo menos, um órgão de bloqueio 11 da platina de suporte 8, previsto, além disso, na posição alta.
81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ 11
Esta parte saliente 10 poderá ser constituída por uma porção pregueada de uma das paredes blindadas 2, 2’ ou da moldura que rodeia a vidraça folheada, que forma a parede blindada transparente. A platina de suporte 8 pode, com vantagem, ser mantida e guiada lateralmente por meio de calhas 12, de ranhuras ou semelhante e estar munida de um órgão de preensão na sua parte superior e/ou de meios de deslocamento vertical de accionamento manual ou não.
Graças a esta disposição, a platina 8 é tornada deslizante num plano vertical e o conjunto do balcão e postigo 1 está , com vantagem, adaptado para este efeito. Assim, a prateleira 7, que recobre a fenda 6, necessária ao estender das blindagens 2, 2’ para cima está alargada e dimensionada de modo a deixar passar as ditas blindagens móveis, bem como a platina 8, com os meios de controlo e de comando 4 e mesmo os macacos motores 3’, que levantam a blindagem móvel superior 2’. A platina 8 pode ser extraída verticalmente após ter anteriormente levantado as blindagens 2, 2’, ou uma das blindagens 2, 2’, por meio de um accionador eléctrico ou com a ajuda de guinchos fixos entre a travessa 5’, que liga os montantes 5 entre si, e a blindagem móvel inferior 2, quando o conjunto de balcão e postigo 1 tem uma avaria, que impede a subida. É pois necessário subir a protecção (paredes 2, 2’) até a uma altura de cerca de 2 metros para aceder à platina 8 e poder fazer deslizar a mesma para cima sem desmontar nada.
Os tubos flexíveis pneumáticos 3” e 4’, bem como os cabos eléctricos 4”, estão previstos com um comprimento suficiente que permite a subida da platina 8 em cada acesso para manutenção, bem como os movimentos produzidos a cada manobra das blindagens 2, 2’. A platina 8 (representada na posição alta a traços interrompidos na Fig. 2) pode, em seguida, ser bloqueada, quando a mesma é levantada graças a travões 11 ou a peças se retenção na posição como cavilhas ou outras.
De acordo com uma variante de realização do invento, adaptada mais particularmente aos conjuntos de balcão e postigo 1 com paredes blindadas 2, 2’ 81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ 12
opacas e representada mais particularmente nas Figs. 3 e 4 dos desenhos anexos, a platina de suporte 8 pode ser fixa na face traseira da ou de uma das paredes blindadas móveis 2, 2’. A platina de suporte 8 pode, nomeadamente, ser fixa na parede blindada inferior 2, de tal maneira que cada vez que esta última se estende, a dita platina 8 se encontra por cima do conjunto de balcão e postigo 1, do lado da zona reservada aos empregados.
Os meios de controlo e de comando 4 (aparelhos eléctricos, electro-pneumáticos, pneumáticos, de controlo, distribuidores e outros) montados na platina 8 podem ser protegidos por uma capota metálica ou outra, de tal modo que a cada extracção desta última os agentes bancários ou os empregados não vêem a mesma (a platina 8 com capota está representada na posição alta por traços interrompidos na Fig. 4).
Os tubos flexíveis pneumáticos 4’ que chegam do reservatório 14, bem como os cabos eléctricos 4”, devem ser montados com uma folga que permite a subida da platina 8 em cada manobra do conjunto de balcão e postigo 1.
Os macacos de manobra 3 da blindagem móvel inferior 2 estão, de preferência, montados ao contrário, de tal modo que o seu corpo fica fixo em relação à dita blindagem móvel inferior 2.
Esta disposição particular permite a fixação dos tubos flexíveis de alimentação 3” dos macacos 3, 3’, que manobram as duas blindagens móveis 2 e 2’ directamente nestas blindagens, o que reduz o número e o comprimento dos tubos flexíveis móveis.
Graças ao invento, é possível facilitar as operações de reparação correntes (verificação dos meios 4 de comando e de controlo, verificação das ramificações e da continuidade eléctricas e pneumáticas, verificação e substituição de peças eléctricas defeituosas, regulações, etc.), evitando o acesso dificultado proporcionado pelos alçapões de visita, ou a desmontagem sistemática dos revestimentos. A reparação de avarias mais correntes pode então ser portanto efectuada sem desmontagem e alteração da disposição, preservando ao mesmo tempo a 13 81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ segurança do perímetro de protecção (manutenção do lado dos empregados, blindagens levantadas).
Além disso, o invento permite igualmente a obtenção de um ganho de espaço e um encurtamento dos circuitos e das ligações pneumáticas, minimizando o tempo de ocultação da entrada do conjunto de balcão e postigo.
Bem entendido, o invento não está limitado aos modos de realização descritos e representados nos desenhos anexos. Permanecem possíveis modificações, nomeadamente do ponto de vista da constituição dos diversos elementos ou por substituição por equivalentes técnicos, sem sair portanto do domínio de protecção do invento.
Lisboa,
Por CS SYSTEMES DE SECURITE - C3S - O AGENTE OFl O AGENTE OFICIAL -
Eng.° ANTÓNIO JOÃO DA CUNHA FERREIRA Ag. Of. Pr. Ind.
Rua das Flores, 74-4.° 1200-195 LISBOA
Claims (10)
- 81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Conjunto de balcão e postigo de segurança, nomeadamente para bancos e locais de risco, que compreende, pelo menos, uma parede blindada, móvel sob a acção de meios accionadores e de meios de controlo e de comando do deslocamento vertical da dita, pelo menos, uma parede blindada entre dois montantes laterais, podendo a dita ou as ditas paredes blindadas ser(em) deslocada(s) entre uma posição escamoteada, na qual a(s) mesma(s) está (estão) disposta(s) inteiramente no corpo do conjunto de balcão e postigo e uma posição estendida, na qual a(s) mesma(s) está (estão) essencialmente situada(s) no exterior e por cima do conjunto de balcão e postigo, através de uma abertura em forma de fenda, disposta na face superior do conjunto de balcão e postigo e obturada por uma prateleira amovível, caracterizado por os meios (4) de controlo e de comando do deslocamento estarem reunidos e montados sobre uma placa ou uma platina de suporte (8), disposta no interior do conjunto de balcão e postigo (1), no espaço situado entre os meios accionadores (3, 3') e/ou entre os montantes laterais (5).
- 2 - Conjunto de balcão e postigo de segurança de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a platina de suporte (8), bem como os meios accionadores (3, 3’) e as tubos flexíveis (3”, 4’) e o cabo (4”) de alimentação, estarem situados atrás da dita ou das ditas parede(s) blindada(s) móveis (2, 2’) e, no caso vertente, atrás de uma parede blindada fixa (9), integrada no conjunto de balcão e postigo (1) e situada à frente da dita ou das ditas parede(s) blindada(s) móvel(eis) (2, 2’).
- 3 - Conjunto de balcão e postigo de segurança de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado por a abertura em forma de fenda (6) apresentar uma largura suficiente para permitir o acesso à platina de suporte (8) e aos meios accionadores (3, 3’) e a extracção de qualquer um dos meios de controlo e/ou comando (4) ou dos meios accionadores (3, 3’).
- 4 - Conjunto de balcão e postigo de segurança de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a platina de suporte (8) ser extraível do conjunto de balcão e postigo (1) através da abertura em forma de fenda (6).
- 5 - Conjunto de balcão e postigo de segurança de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a platina de suporte (8) estar montada no 81 388 ΕΡ Ο 783 069/ΡΤ 2/2 conjunto de balcão e postigo (1) com capacidade de deslizamento vertical entre uma posição baixa, na qual a dita platina (8) fica inteiramente escamoteada no conjunto de balcão e postigo (1), e uma posição alta, na qual a dita platina (8) fica parcial ou totalmente extraída do dito conjunto de balcão e postigo (1) e acessível, respectivamente, em parte ou na totalidade.
- 6 - Conjunto de balcão e postigo de segurança de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 e 5, caracterizado por a extracção da platina de suporte (8) só se tornar possível depois do estender parcial da parede blindada ou de, pelo menos, uma parte das paredes blindadas (2, 2’), ou simultaneamente a um tal estender.
- 7 - Conjunto de balcão e postigo de segurança de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a platina de suporte (8) estar disposta sobre uma parte saliente (10) da parede blindada ou de uma (2) das paredes blindadas (2, 2’), que se prolongam, pelo menos, em parte no espaço situado no prolongamento superior da dita platina de suporte (8), estando previsto, além disso, pelo menos, um órgão de bloqueio (11) da platina de suporte (8) na posição alta.
- 8 - Conjunto de balcão e postigo de segurança de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 7, caracterizado por a platina de suporte (8) ser mantida e guiada lateralmente por meio de carris (12), de ranhuras ou semelhantes, e estar provida de um órgão de preensão na sua parte superior e/ou de meios de deslocamento vertical de accionamento manual ou não.
- 9 - Conjunto de balcão e postigo de segurança de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 6, caracterizado por a platina de suporte (8) estar fixa na face traseira da ou de uma das paredes blindadas móveis (2, 2’).
- 10 - Conjunto de balcão e postigo de segurança de acordo com uma das reivindicações de 1 a 9, caracterizado por a parede blindada móvel ou, pelo menos, uma das paredes blindadas móveis (2, 2’) estar munida de, pelo menos, um órgão (13) de bloqueio em posição estendida ou parcialmente estendida. ^ (M-T ΟΓΓΙ Lisboa, "O* £-*· c'";' Por CS SYSTEMES DE SECURITE - C3S - O AGENTE OFICIAL -Ag. Of. Pr. Ind· Rua das Flores, 74-4.° 1200-195 LISBOA
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR9515790A FR2742791B1 (fr) | 1995-12-22 | 1995-12-22 | Guichet de securite comprenant au moins une paroi blindee mobile |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT783069E true PT783069E (pt) | 2001-11-30 |
Family
ID=9486192
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT96440108T PT783069E (pt) | 1995-12-22 | 1996-12-06 | Conjunto de balcao e postigo de seguranca compreendendo pelo menos uma parede blindada |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP0783069B1 (pt) |
DE (2) | DE69613335T2 (pt) |
ES (1) | ES2110936T3 (pt) |
FR (1) | FR2742791B1 (pt) |
PT (1) | PT783069E (pt) |
Family Cites Families (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2571420B1 (fr) * | 1984-10-10 | 1988-05-06 | Ritzenthaler Sa | Dispositif de securite, en particulier pour guichets de banques, ou analogues |
FR2590311A1 (fr) * | 1985-11-21 | 1987-05-22 | Morel Jacques | Dispositif de protection contre des agressions |
GB2192932B (en) * | 1986-07-23 | 1989-12-13 | Bullet Resistant Equip Co | Security screen |
DE4403610C2 (de) * | 1993-06-30 | 1995-05-18 | Olaf Clausen | Sicherheits-Schaltertheke |
-
1995
- 1995-12-22 FR FR9515790A patent/FR2742791B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
1996
- 1996-12-06 DE DE1996613335 patent/DE69613335T2/de not_active Expired - Fee Related
- 1996-12-06 PT PT96440108T patent/PT783069E/pt unknown
- 1996-12-06 ES ES96440108T patent/ES2110936T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1996-12-06 DE DE1996440108 patent/DE783069T1/de active Pending
- 1996-12-06 EP EP19960440108 patent/EP0783069B1/fr not_active Expired - Lifetime
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DE69613335D1 (de) | 2001-07-19 |
DE783069T1 (de) | 1998-06-25 |
EP0783069B1 (fr) | 2001-06-13 |
ES2110936T3 (es) | 2001-10-16 |
ES2110936T1 (es) | 1998-03-01 |
DE69613335T2 (de) | 2002-03-14 |
FR2742791B1 (fr) | 1998-02-20 |
EP0783069A1 (fr) | 1997-07-09 |
FR2742791A1 (fr) | 1997-06-27 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US4121523A (en) | Transaction security system and modular transaction processing center | |
US6953074B2 (en) | Antibandit shutter | |
US20110088322A1 (en) | Closure assemblies for fire doors, fire doors including such closure assemblies and methods of locking fire doors | |
IT9035586U1 (it) | Serranda arrotolabile e pieghevole. | |
GB2087474A (en) | Transaction Processing Enclosure | |
US6295767B1 (en) | Security housing for vending machines and the like | |
US2984194A (en) | Robbery-proof teller's section for banking institutions | |
US4475465A (en) | Transaction security system and modular transaction processing center | |
PT783069E (pt) | Conjunto de balcao e postigo de seguranca compreendendo pelo menos uma parede blindada | |
US4773338A (en) | Transaction security system and modular transaction processing center | |
US4348966A (en) | Transaction security system and modular transaction processing center | |
US974564A (en) | Bank-protector. | |
DE19716043C2 (de) | Sicherheitsschrank für EDV-Anlagen | |
US3223057A (en) | Vault door | |
US1564127A (en) | Protective device | |
KR102682297B1 (ko) | 매장 근무자 보호용 방호벽 시스템 | |
KR100647040B1 (ko) | 메인웨이트바의 부상방지 장치 | |
US1581425A (en) | Protective device for bank tellers | |
US1929760A (en) | Cashier's window guard | |
US1547734A (en) | Guard for bank-teller cages | |
US2007744A (en) | Bank cashier's guard | |
US1482961A (en) | Bank-teller's window guard | |
JPS6225835B2 (pt) | ||
US191455A (en) | Improvement in fire-escapes | |
US1531121A (en) | Bank protector |