PT7172U - Deposito de autoclismo para instalacoes sanitarias e semelhantes, com descarregador (trop-plein) e retardador de fechamento - Google Patents

Deposito de autoclismo para instalacoes sanitarias e semelhantes, com descarregador (trop-plein) e retardador de fechamento Download PDF

Info

Publication number
PT7172U
PT7172U PT717280U PT717280U PT7172U PT 7172 U PT7172 U PT 7172U PT 717280 U PT717280 U PT 717280U PT 717280 U PT717280 U PT 717280U PT 7172 U PT7172 U PT 7172U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
valve
water
flushing
flushing tank
tank
Prior art date
Application number
PT717280U
Other languages
English (en)
Original Assignee
Cibiemme Plast Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cibiemme Plast Spa filed Critical Cibiemme Plast Spa
Publication of PT7172U publication Critical patent/PT7172U/pt

Links

Landscapes

  • Sanitary Device For Flush Toilet (AREA)

Description

ι
Descrição do objecto do Modelo de Utilidade cujo depósito CIBIEMME PLAST S.p.A., italiana, industrial com sede em Via Laghi, Isola di Or-tonovo, la Spezia, Itália, pretende obter em Portugal, para· "DEPÓSITO DE AUTOCLISMO PARA INSTALAÇÕES SANITÁRIAS S SEMELHANTES, COM DES -CARRE&ADOR (TROP-PLEIN) S RETARDADOR DE FECHAMENTO".
Constitui objecto do presente Modelo de Utilidade um uepósito de autoclismo para conter água de lavagem a descarregar para instalações sanitárias e semelhantes na qual se encontra previsto um dispositivo de descarga "Trop-plein" coir válvula de retardamento e um tubo de descarga por estravazamehtc que faz parte do mesmo dispositivo. 0 comando da abertura da descarga efectua-se através de alavancas em parte solidárias com a tampa, todas feitas de material plástico e ligadas entre si sem partes metálicas.
Conhecem-se vários tipos de depósitos de autoclismo para lavagem de instalações higiénicas dotados de dispositivo de descarga que compreendem geralmente um recipiente in-terx.o ue capacidade reduzida no qual se coloca uma bóia e uma válvula de descarga muitas Vezes munida de meios para atrasar o fechamento ua válvula com tubos de descarga por estravazamen-to separados da própria válvula.
Os referidos depósitos de autoclismo do tipo conhecido apresentam numerosas partes metálicas como pernos, parafusos, anilhas e semelhantes, constantemente mergulhados na água contida no uepósito de autoclismo e portanto submetidas a corrosões ou à formação de depósitos que tornam defeituoso o funcionamento depois de um certo intervalo de tempo.
Os referidos depósitos de autoclismo conhecidos a-presentam numerosos inconvenientes, que consistem quer na complexidade 3 custo dos dispositivos de descarga que compreendem também partes metálicas, quer no facto de, mesmo se o fechamento ua válvula de descarga for retardado até completo esgotamento do autoclismo, eles não consentirem uma sucessiva entrada de á-gua na descarga para encher os espaços vazios da parte superior do cotovelo previsto no vaso para o fechamento por junta hidráulica e que se verificam no fim da descarga por causa da inércia da massa de água descarregada.
Estese outros inconvenientes são eliminados com o depósito de autoclismo para a água de lavagem de instalações higiénicas de acordo com o presente .modelo caracterizado pelo '/c-· 9v3 M.U.8o-3/7p.
facto ue todos os meios de contenção e movimento serem feitos de material plástico por estampagem, injecção ou um processo semelhante e serem montados entre si por encastramento, encerramento o u semelhante s.
De acordo com o presente modelo o depósito do autoclis mo compreende um contentor constituindo uma única peça sobre o “ qual se encontra colocada uma tampa © que tem no interior um revestimento insonorizante, sendo montado no centro do contentor um dispositivo de descarga e um dispositivo de levantamento, mane bráveis de fora, compreendendo o dispositivo de descarga um cor-"" po cilíndrico oco fino no qual se prevê uma divisória fixada como disco apropriada para dividir o referido corpo cilíndrico oco em duas partes, constituindo na parte superior do mesmo uma cavidade com a forma de copo cujo fundo é formado pela referida divisória de disco.
Coaxialmente com o referido corpo cilíndrico oco é colocado um elemento tubular que pasSa com a sua parte inferior através de um furo coaxial com a referida divisória de disco e possui, na sua extremidade inferior, uma válvula discoidal, tendo por cima um elemento de borracha para fazer vedação pela parte inferior sobre uma correspondente sede que se encontra na extremidade inferior do referido corpo oco e, por cima, uma zona plana apta para fazer vedação de encontro a uma sede que se encontra por baixo da referida divisória de disco. Solidária com o referido elemento tubular I prevista uma bóia adequada para ser contida dentro da referida parte com a forma de copo de corpo oco e de dimensões tais que se levanta quando flutua naefua contida na referida parte e coloca a zona plana superior da válvula discoidal em contacto com a sede de apoio que se encontra por baixo da referida divisória de disco.
Quando o autoclismo se encontra cheio de água e a válvula de descarga está fechada, a pressão que actua sobre esta última obriga a bóia a permanecer sobre o fundo da referida parte de armazenagem, enquanto que, quando a válvula de descarga é aberta porque levantada, a bóia pode levantar-se arrastando consigo a válvula de descarga, a qual com a referida zona plana superior vem a fazer vedação parcial de encontro à sede inferior da divisória de disco impedindo que a água contida na parte de armazenagem passe através da intercapédine anelar prevista entre o referido elemento tubular e o furo de passagem do mesmo na divisória de disco. Quando o nível de água no depósito de autoclismo tenha descido até ao nível do fundo da parte de armazenagem, a bóia continua a ser levantada pela água contida nessa própria parte de armazenagem, até que a manutenção parcial da referida válvula faça baixar o nível na parte de armazenagem e, portanto, abre a passagem da referida intercapedina anelar. 0 abaixamento da bóia e da válvula de descarga é atrasado no decurso do fechamento consentindo quer uma completa descarga da água do autoclismo quer uma sucessiva entrada parcial para a descarga de água proveniente da válvula de entrada para garantir a reconstituição da junta hidráulica do vaso higiénico, a qual pode ser comprometida pela inércia da água descarregada através do cotovelo do próprio vaso. Na tampa do depósito do autoclismo estão colocadas as alavancas de levantamento do referido elemento tubular. As características construtivas e funcio nais do autoclismo de lavagem de acordo com o presente 1000610-: *” são evidenciadas pela descrição pormenorizada que se segue com -2-
LI.TJ.00-J/7p. referência aos desenhos anexos nos quaiss na Figura 1, se representa uma secção vertical axial do autoclismo completo; na Figura 2, se representa o pormenor das alavancas de comando de descarga vistas segundo o plano II - II da Figura 1; nas Figuras 3 e 4, representa-se apenas o dispositivo de descarga em corte axial nas posições de fechado e de aberto.
Com referência, à Figura 1, o depósito de autoclismo de lavagem para instalações higiénicas ou semelhantes de acordo cora o presente modelo é formado por ura invólucro externo 1 que tem uma tampa 2 e um fundo 3, todos de material plástico.
No interior do depósito de autoclismo, em posição axial central, encontra-se colocado o dispositivo de descarga geralmente ipdicado com 10, soldado ao fundo 3 do autoclismo e prolongado através do tubo roscado 11 no qual se enroscou um suporte 5 que apoia a guarnição 4 para o suporte de maneira conhecida com o tubo de descarga ligado à instalação higiénica.
Na tampa 2 pode deslocar-se verticalmente o acciona-dor 6 apoiado pela mísula 7 por sua vez solicitada elasticamen-te para cima pela lâmina 8. 0 referido accionador 6 actua sobre ui" aspe que 9 ligado com o perno 9a. com a alavanca 12 por sua vez feito rodar em 12a sobre um suporte 13 encastrado em 14 no lado posterior do depósito de autoclismo. 0 espeque 9 possui uma lin-gueta elástica 9b com a qual, actuando sobre o bordo da alavanca 12, se mantém na posição baixada quando não é solicitada e assim opera também a lingueta 13a do suporte 13. 0 referido dispositivo de descarga 10 é constituído por um corpo oco cilíndrico 15 subdividido em duas partes a cerca de metade da sua altura pela divisória de disco 16, assumindo a sua parte superior 17 a forma de copo enquanto que a parte inferior possui aberturas amplas 18 através das q|uais pode circular a água contida no autoclismo para sair atarvés da união 11. A divisória de disco 16 é aplicada de modo amovível mediante introdução de ressaltos 19 em degraus que saem da superfície cilíndrica interna do corpo de armazenagem 17 dentro de ranhura 20 aberta perifericamente na divisória de disco 16. Um elemento tubular 21 é montado axialmente entre o dispositivo de descarga 10 e pode escorregar no corpo oco cilíndrico 17 guiado entre um furo 22 montado com uma ligeira folga diametral central-| mente com a divisória de disco 16. 0 elemento tubular 21 possui na sua parte superior uma zona de apoio 23 de encontro à qual actua a referida alavanca 12 accionada pelo accionador 6 de modo a provocar o levantamento inicial do tubo 21 e, portanto, a abertura do fu±o de descarga do autoclismo; a extremidade oposta do tubo 21 I ligada a uma válvula discoidal 24, com anilha de borracha ou material semelhante, apropriada para fechar, sob a impulsão da coluna de água que está por cima, o furo de descarga do depósito mediante ajustamento da própria válvula de encontro a uma sede anelar 25 que se encontra na base do corpo oco inferior 15. A válvula 24 pode portanto seguir o curso de levarn -3-
X (J
X (J
M.U.ÕO-3/7P. tamento e abaixamento definidos respectivamente entre a divisória de disco 16 e a sede de fechamento 25· Coaxialmente com o tubo 21 e solidário com ele, encontra-se montada uma bóia 26, a qual pode deslocar-se entre o corpo de armazenagem 17 com o curso limitado e igual ao de subida e de descida da válvula de retenção 24. Além disso, o tubo 21 é montado de maneira a poder escorregar dentro do furo 22 da divisória discoidal 16 com uma folga pré-estabelecida determinando uma intercapédine anelar entre o tubo 21 e o furo circular 22, em torno do qual existe um ressalto anelar 22a apropriado para fazer vedação com reforço parcial com uma superfície anelar 27 que se encnntra no lado de trás da válvula 24, quando a própria válvula se encontra na posição de levantamento máximo.
Por fim, o tubo 21 tem um comprimento tal que constitua um tubo de esgotamento para a descarga directa de água através da abertura superior do próprio'tubo cada vez que o nível de água no depósito do autoclismo atingisse um limite demasiadamen-te alto ou não funcionassem os meios de vedação da válvula de ali mentação da água para o depósito do autoclismo. 0 depósito do ” autoclismo de lavagem com dispositivo de descarga acima descrito funciona do seguinte modo.
Na posição de repouso, todo o dispositivo se encontra como se representa na Figura 1 com a alavanca de accionamento 12 abaixada em relação ao apoio 23 do tubo 21.
Quando o depósito do autoclismo se encontra cheio de água, a válvula 24 é mantida na posição de fechada de encontro à sede 25 pelo peso da coluna de água contida no depósito do autoclismo. Todo 0 dispositivo de descarga se encontra portando mergulhado na água e somente a extremidade superior do tubo 21 fica acima do nível de água. Para descarregar a água do depósito do autoclismo, é suficiente levantar ligeiramente o tubo 21 actuando sobre o accionador 6 e portanto accionando a alavanca 12 para cima de encontro ao apoio 23 do tubo 21; de facto, um pequeno deslocamento para cima do tubo 21 provoca um levantamento inicial da válvula 24 da sua sede 25; este pequeno levantamento faz com que a pressão da água actue sobre as duas faces da válvula 24 anulando assim todo o efeito de impulso sobre a própria válvula; neste momento, a bóia 26, impelida para cima pela água contida na parte do depósito 17» arrasta a válvula 24 de encontro à divisória discoidal 16 e, portanto, a superfície anelar 27 de encontro ao ressalto 22a da divisória discoidal 16; a saída da água da intercapédine anelar entre o tubo 21 e o furo 22 é portanto fechada, pelo que a água contida no recipiente 17 fica privada de vias ae descarga como se vê na Figura 4. Como o nível da água no depósito do autoclismo 1 baixa continuamente du· rante a descarga, quando ele chega abaixo do nível da água contida no depósito auxiliar 17, a referida água tende a passar do furo 22 através da vedação 22a - 27 fazendo baixar a bóia 26 e, portanto, a válvula 24 e deixando livre a intercapédine anelar entre o tubo 21 e o furo 22. A água contida no depósito auxiliar 17 começa portanto a sair lentamente através da feferida intercapédine anelar e, consequentemente, também a bóia 26 baixa lentamente e com ela a válvula de vedação 24. Dado que o nível da água do depósito auxiliar 17 baixa menos ràpidamente do que o nível da água contida no depósito do autoclismo 1, a dimi- -4-

Claims (1)

  1. l.u.οο-3/yp. nuiçSo de velocidade da descida da válvula 24 consente que a ár gua do depósito do autoclismo se descarregue completamente antes que a própria válvula 24 encoste à sede de vedação 25. 0 referi-l do retardamento no fechamento da válvula 24 á porém tal, de acordo com o presente modelo, que a vedação da saida da água do depósito do autoclismo se verifica não so depois de o próprio depósi-| to do autoclismo se encontrar completamente esgotado, mas prolonga-se ulteriormente para consentir a emissão de nova quantidade de água, proveniente da alimentação, que descarrega através da passagem 25 e conduta 11 para o cotovelo de vedação hidráulica un instalação higiénica associada de modo a refazer totalmentel a referida vedação hidráulica que normalmente é comprometida pela uescarga de uma certa quantidade de água proveniente do cotovelo por efeito de inércia adquirida pela água de lavagem durante a queda. Depois de fechada a válvula 24 e apenas iniciado o novo enchimento do depósito de autoclismo, efectuado com os sistemas tradicionais do tipo de hóia que actua sobre um meio de válvula associado à. conduta de alimentação de água, a pressão da água actua sobre a superfície superior da válvula 24 mantendo-a fechada. Para insonorizar o funcionamento do autoclismo durante enchimento, prevê-se um revestimento interno 28 de material plástico expandido ou semelhante. Além disso, todas as partes mesmo as móveis do depósitqâe autoclismo são feitas de material plástico, como se pode notar nos desenhos, e são ligadas com meies de impulso ou por colagem, sem a inclusão de partes metálicas. á evidente que no modelo acima descrito se podem introduzir modificações e variantes na prática pelo que respeita | foima, às dimensões e aos materiais empregados sem se sair do âmbito de protecção do presente modelo de utilidade. 0 depósito do primeiro pedido deste modelo foi efectuado na Itália, em 15 de Fevereiro de 1980, sob o ns,20800 B/80, -reivikdicaçBes- 1®. - Depósito de autoclismo para a lavagem de instalações sanitárias e semelhantes, caracterizado pelo facto de compreender um dispositivo de descarga com comando de abertura e com fechamento retardado automaticamente, quer para a completa descarga de água do depósito quer para a admissão de nova quantidade de água de alimentação na instalação sanitária para a reconstituição da vedação por junta hidráulica, compreendendo o referido depósito de autoclismo um corpo cilíndrico oco fixado no fundo do depósito e disposto coaxialmente com a descarga deste, sendo 0 referido corpo cilíndrico oco dividido em duas partes por uma divisória de disco apropriada para definir uma parte superior de armazenagem e uma parte inferior com aberturas para a passagem da água do depósito de autoclismo para a descarga, possuindo 0 corpo oco um elemento tubular para comando da válvula e com a função de descarregador (trop-plein), disposto coaxialmente, guiado entre um furo realizado no centro da referida divi- -5- K.U.8o-3/7p. séria de disco, em cuja extremidade inferior se encontra ligada uma válvula uiscoidal, de borracha ou de um material semelhante, de fechamento de encontro a uma sede apropriada existente na extremidade inferior do corpo oco, sehdo ainda solidário com o referido elemento tubular um elemento de bóia inserido dentro da referida parte de armazenagem e dimensionado de modo a ser manti-| do levantado pela água contida na referida parte de armazenagem quando a válvula Ó aberta e o depósito de autoclismo se encontra na fase de descarga, sendo prevista entre o referido furo centrall da divisária de disco e o referido elemento tubular uma interca-pldine anelar, colocada de modo a ficar fechada por uma superfí- .| cie anelar que se encontra na parte posterior da válvula no termo do curso de levantamento da própria válvula em consequência do impulso gerado pelo levantamento da bóia na parte de armazena-| gem e a ficar depois aberta para deixar descarregar lentamente a agua do corpo: de armazenagem quando o nível de agua no depósito de autoclismo tenha descido abaixo do nível do corpo de armazena-l gem de maenira a consentir que a bóia. dentro do depósito de arma-| zenagem desça lentamente, atrasando o fechamento da válvula para consentir ou uma descarga completa da água ou uma subsequente a-dmíssâo da água de alimentação com o fim de reconstituir o fecha-| mento por junta hidráulica da instalação sanitária depois da des-| carga da água do depósito de autoclismo. 2e. - Depósito de autoclismo para a lavagem de instalações sanitárias de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto da referida divisória com disco de divisão do corpo oco, formando o fundo do corpo de armazenagemj ser ancorada por degraus à parede cilíndrica interna do próprio corpo oco mediante encastramento de ressaltos salientes do corpo oco dentro de, pelo menos, uma gola anelar existente perifericamente na referid£ divisória de disco. 3ã. Depósito de autoclismo para a lavagem de instalações sanitárias, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto da extremidade livre do referido elemento tubular ser emoldurada mediante esvasiamento ou método semelhante para a sua ligação à alavanca de levantamento, ligada com o impulsionador de comando colocado na tampa do depósito de autoclismo, Lisboa, 27.0)1 J98U Por Cibiemme Plast S.p.A - 0 Agente Oficial -
    -6-
PT717280U 1980-02-15 1980-10-27 Deposito de autoclismo para instalacoes sanitarias e semelhantes, com descarregador (trop-plein) e retardador de fechamento PT7172U (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT2080080U IT8020800V0 (it) 1980-02-15 1980-02-15 Cassetta di lavaggio per vasi igienici e simili con troppo-pieno e ritardatore di chiusura.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT7172U true PT7172U (pt) 1990-10-01

Family

ID=11172245

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT717280U PT7172U (pt) 1980-02-15 1980-10-27 Deposito de autoclismo para instalacoes sanitarias e semelhantes, com descarregador (trop-plein) e retardador de fechamento

Country Status (2)

Country Link
IT (1) IT8020800V0 (pt)
PT (1) PT7172U (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
IT8020800V0 (it) 1980-02-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4486906A (en) Water-saving flush valve
US4064572A (en) Level actuated apparatus for delivering chemicals
KR20080080496A (ko) 캐니스터 플러쉬밸브
US5287882A (en) Ball cock assembly float with drain openings
US3902201A (en) Plumbing valve
US3407412A (en) Device for supplying chemical disinfectant and the like to the trap of a toilet bowl
US2320128A (en) Appliance for mixing and distributing liquid disinfectants or other fluids
US5301375A (en) Primer tank-checkvalve syphon toilet flushing apparatus
US3553740A (en) Float controlled valves of cisterns
US3267491A (en) Flush valve assembly
US2243454A (en) Dispenser for disinfectants
US5661855A (en) Reservoir fill valve control for toilet storage tanks
US2077832A (en) Flushing cistern
US2443705A (en) Ventilating device for water closets
US2807024A (en) Toilet tank water saver
PT7172U (pt) Deposito de autoclismo para instalacoes sanitarias e semelhantes, com descarregador (trop-plein) e retardador de fechamento
US3982556A (en) Tank flushing means
US3499585A (en) Apparatus for controlling the discharge of liquid from a reservoir
US5230104A (en) Toilet water preservation devices
US2592908A (en) Quick-operating float valve
US3869733A (en) Multi level holding tank discharge system
US5109552A (en) Primer tank toilet flushing apparatus
US865300A (en) Flush-tank.
US2971201A (en) Water closet flushing apparatus with non-sweating tank
US1618362A (en) Siphon for flush tanks