PT693837E - Metodo para estabelecer ligacoes numa rede de comunicacoes - Google Patents

Metodo para estabelecer ligacoes numa rede de comunicacoes Download PDF

Info

Publication number
PT693837E
PT693837E PT95201995T PT95201995T PT693837E PT 693837 E PT693837 E PT 693837E PT 95201995 T PT95201995 T PT 95201995T PT 95201995 T PT95201995 T PT 95201995T PT 693837 E PT693837 E PT 693837E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
representation
server
client
representing
abstraction
Prior art date
Application number
PT95201995T
Other languages
English (en)
Inventor
Jacobus Johannes Bloem
Harrold Bastiaan Korte
Original Assignee
Koninkl Kpn Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Koninkl Kpn Nv filed Critical Koninkl Kpn Nv
Publication of PT693837E publication Critical patent/PT693837E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L41/00Arrangements for maintenance, administration or management of data switching networks, e.g. of packet switching networks
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L9/00Cryptographic mechanisms or cryptographic arrangements for secret or secure communications; Network security protocols
    • H04L9/40Network security protocols
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/01Protocols

Description

DESCRIÇÃO
"MÉTODO PARA ESTABELECER LIGAÇÕES NUMA REDE DE COMUNICAÇÕES" A presente invenção refere-se a um método de proporcionar ligações numa rede de comunicações, sendo uma ligação configurada por um servidor, em resposta a um requisição de serviço de um cliente, e o método englobando os passos de proporcionar uma representação de uma ligação correspondente à respectiva requisição de serviço, e estabelecendo a ligação em consonância com a representação. Métodos deste tipo são conhecidos na prática.
Em sistemas de comunicações, faz-se uso de clientes e de servidores para estabelecer ligações. Um cliente, que pode ser um dispositivo ou um processo para fornecer serviços aos utilizadores finais, gera uma requisição de serviço em resposta a uma actuação por um utilizador final e passa a requisição de serviço a um servidor. O servidor, que pode ser um dispositivo ou um processo para fornecer ligações em resposta às requisições de serviço, apresenta ao cliente um modelo representando a ligação procurada. Em consonância com este modelo, ou representação, o servidor estabelece a ligação, enquanto que o cliente pode especificar ainda mais ou reajustar a requisição do serviço em consonância com a representação fornecida pelo servidor. Como a maior parte dos clientes não precisa, nem está apta a tratar a informação detalhada com respeito à ligação, a representação oferecida pela maior parte dos métodos anteriores, apenas proporciona as coisas básicas ou essenciais da ligação procurada. Isto é claramente insatisfatório quando um cliente deseja alterar a requisição de serviço por causa, por exemplo, das necessidades terem sido alteradas. Por outro lado, alguns dos métodos conhecidos usam representações que fornecem mais detalhe do que o necessário para a maioria das aplicações, assim baralha o cliente com informação desnecessária. Isto leva a um maior tempo de processamento das requisições de serviço e a uma estrutura dos clientes mais complexa. O documento representando o conhecimento técnico anterior WO 92/05485 (referência [5]) descreve um sistema de gestão de rede no qual os modelos representando as entidades da rede são visualmente apresentadas a um utilizador particular. Tal sistema requer a colaboração activa de um utilizador, enquanto que a invenção presente é fundamentalmente recomendada para sistemas completamente automatizados, nos quais o utilizador individual pode não estar ciente das interaeções entre os clientes e os servidores. O dito documento anterior não oferece, portanto, na interface cliente-servidor, uma representação adequada.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO É um objectivo da invenção presente eliminar as desvantagens dos métodos anteriores, conhecidos na arte, e fornecer um método de proporcionar ligações numa rede de comunicações mais adaptável. Um objectivo adicional da invenção presente é fornecer uma representação de uma ligação que seja ajustável às necessidades dc um cliente particular. É ainda um objectivo adicional da invenção fornecer uma representação de uma ligação, e o conteúdo da informação que pode ser seleccionada pelo cliente particular. -3-
Para estes e outros fins, o método, de acordo com a invenção, é caracterizado em que essa representação engloba pelo menos dois níveis de abstracção que estão, em alternativa, disponíveis para o cliente. Noutras palavras, são geradas duas ou mais representações associadas, e cada representação é correspondente a um nível diferente de abstracção da ligação procurada. Isto oferece a vantagem de que estão disponíveis representações diferentes para diferentes aplicações. Um cliente precisando de informação detalhada da ligação, e.g. acerca da gama de frequências requerida, taxa de erro etc., esta pode ser apresentada numa representação com um baixo nível de abstracção, oferecendo assim uma quantidade de informação substancial. A um cliente não tendo necessidades específicas pode ser apresentado uma representação com um alto nível de abstracção, oferecendo assim uma quantidade limitada de informação. Deve ser entendido que podem ser oferecidas mais gradações em relação à quantidade de informação sendo gerados mais níveis de abstracção, i.e. mais representações alternativas nos respectivos níveis.
De acordo com a invenção são fornecidos dois níveis de abstracção diferentes. Deste modo, uma flexibilidade substancial de representação é obtida através de uma quantidade mínima de complexidade e de processamento. Contudo, podem ser fornecidos três, quatro, cinco, ou mesmo mais, níveis diferentes de abstracção.
De acordo com a invenção, estão disponíveis, em alternativa, para o cliente, pelo menos dois níveis de abstracção. Noutras palavras, apenas é oferecida uma representação ao cliente, enquanto este pode seleccionar o nível de abstracção mais adequado para as suas necessidades correntes. O sistema, i.e. usualmente o servidor, gera pelo menos duas representações e oferece ao cliente estas representações como alternativas. -4- U**l
Yantajosamente, apenas a representação tendo o nível mais alto de abstracção é oferecida inicialmente ao cliente, a outra representação ou outras representações apenas serão apresentadas após pedido, i.e. após ter havido a requisição adequada do cliente.
De preferência, a representação num primeiro nível engloba as portas representando as origens e os destinos, e as linhas representando a conectividade entre portas, enquanto que a representação num segundo nível de preferência engloba as fontes representando as origens, e os drenos representando os destinos, e os fluxos representando a conectividade entre as fontes e os drenos. Deste modo, representações significantes podem ser feita, fornecendo uma quantidade de informação apropriada nos respectivos níveis.
As representações são obtidas, vantajosamente, através de modelação orientada por objectos. Uma implementação do método pode, nesse caso, ser concretizada usando uma programação orientada por objectos. Os princípios da modelação e da programação orientada por objectos são expostos em, i.a., referência [1]. A invenção é especialmente útil em proporcionar as chamadas ligações por pedido para e.g. chamadas telefónicas ou para conferências multimédia. A invenção fornece ainda uma rede de comunicação, bem como um servidor, organizado para aplicar o método discutido acima. Tal rede de -5- [Μη <~2aÀ6'^-' f comunicações é fornecida com servidores adaptados para fornecer representações em níveis diferentes de abstracção.
REFERÊNCIAS
[1] Rumbaugh, J.: Object-Oriented programming., Englewood Cliffs, New Jersey, 1991.
[2] Tanenbaum, A.S.: 'Computer Networks', Englewood Cliffs, NewJersey,1988.
[3] ISO/IEC Recommendation X 903 -ODP Reference Model: Prescriptive Model', 1994.
[4] ITU Recommendation X.700: 'Management ffamework for open systems interconnection for CCITT applications'.
[5] WO 92/05485.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A invenção irá agora ser explicada com mais pormenor tendo como referência os desenhos acompanhantes, nos quais: A Figura 1 mostra, em esquema, uma rede de comunicação na qual a invenção pode ser aplicada; A Figura 2 mostra, em esquemas, diferentes representações de acordo com a invenção; A Figura 3 mostra, em esquemas, um exemplo de utilização das representações diferentes, de acordo com a invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS A Figura 1 mostra uma representação, em esquema, de uma rede de comunicações 10, englobando um cliente 11, um servidor 12, e utilizadores finais -7-
13 e os recursos de rede 14. Os utilizadores finais 13 sâo acoplados com o cliente 11 e são capazes de gerar sinais de actuações indicando que elas pedem um serviço, tal como uma ligação. O cliente 11 manipula os sinais de actuação e gera, quando apropriado, requisições adequadas de serviço, que são enviadas ao servidor 12. O relacionamento entre o cliente Íleo servidor 12 é específico, no sentido de que o cliente 11 se comporta como um gestor e que o servidor se comporta como um agente para os recursos da rede. Tal relacionamento gestor-agente é descrito em e.g. [4].
Em resposta a uma requisição de serviço, o servidor 12 gera uma representação do serviço solicitado, i.e. uma ligação. Esta representação é descrita em termos dos objectos geridos (ver [4]). Em consonância com a representação, o servidor 12 estabelece uma conexão adequada, por meio dos recursos da rede 14, que podem incluir comutadores. A representação é oferecida ao cliente 11, permitindo assim ao cliente 11, quando for necessário, verificar as ligações e fazer requisições para ajustamentos. O cliente 11 representa assim um serviço de (tele)comunicação, enquanto que o servidor 12 é uma função reutilizável com a finalidade de estabelecer ligações em redes de comunicações, enquanto esconde dos clientes os detalhes dessas redes.
Deverá ser entendido que a rede de comunicações 10 pode englobar mais elementos, que para obter maior clareza não são mostrados na figura 1. A Figura 2 mostra esquematicamente as representações diferentes de uma única ligação, tal como a ligação discutida acima com referência à figura 1. A Representação 1 mostra os fluxos 4, os drenos 5 e as fontes 6. Neste contexto, uma fonte 6 é entendida como representando os recursos num terminal envolvido na produção e no transporte da informação, enquanto que o dreno 5 -8- Umj representa os recursos num terminal envolvido no consumo e no transporte da informação. Um fluxo 4 representa os recursos numa rede de comunicações que estão envolvidos no transporte da informação entre terminais Um terminal é entendido como representando o aparelho utilizado pelo utilizador final para comunicar com a rede. A representação 1 permite ao cliente fazer ajustamentos à
especificação, i.e. ao serviço que requisita a ligação, por exemplo, alterando ou especificando adicionalmente a capacidade de um fluxo, especificando fontes alternativas ou adicionais e/ou drenos etc. A Representação 2 engloba as portas 7 e uma linha 8. Uma porta 7
representa um grupo de fontes e de drenos, e a linha 8 representa um grupo de fluxos (cf. representação 1). A partir da figura 2 é claro que a representação 2 proporciona menos detalhe em relação a uma ligação particular. Isto é uma vantagem quando um cliente particular requer pouca informação, mas é uma desvantagem quando o cliente pretende vigiar de perto uma ligação e, possivelmente, pretende alterar a sua especificação.
De acordo com a invenção presente uma representação combinada ou agregada é gerada, tal como a representação 3 na figura 2. Esta representação 3 engloba, no exemplo mostrado na figura 2, os fluxos 4, os drenos 5, as fontes 6, as portas 7 e a linha 8. Noutras palavras, a representação 3 engloba todos os elementos das representações 1 e 2. Embora a representação 3, ou uma representação idêntica agregada, seja gerada em resposta a uma requisição de serviço, apenas uma das representações, 1 ou 2, é oferecida ao cliente, limitando assim a quantidade de informação transferida. De preferência, a representação 2 é a representação que por defeito é oferecida ao cliente, esta representação corresponde ao nível mais alto de abstracçâo e constitui a quantidade mínima de informação.
Como consequência das múltiplas representações, o cliente pode requisitar a ligação em pelo menos dois níveis de abstracçâo.
Em resposta a uma requisição de serviço o servidor constrói uma representação interna da ligação. Independentemente do nível escolhido de abstracçâo o servidor constrói o modelo completo incorporando todos os níveis de abstracçâo (1 e 2 na figura 2). Assim, se o cliente deseja especificar ligações numa forma abstracta, i.e. sem detalhe, ele especifica as portas 7 e as linhas 8. O cliente deixa isso para o servidor determinar as fontes actuais e os drenos a serem seleccionados e a serem ligados pelos fluxos. As fontes, os drenos e os fluxos serão criados (instanciados) mas o ciente não será avisado disto. A instanciação destes objectos é transparente (para o cliente) e permite ao cliente, numa fase posterior, trocar da representação (vista) 2 para a representação 1. Ele poderia decidir fazer isto quando pretender modificar a ligação para um nível mais detalhado. O cliente podia comutar as visualizações através da solicitação, ao servidor, para dar mais informações sobre os objectos actuais instanciados.
As portas 7 e as linhas 8 mostradas na figura 2 são, tal como os fluxos 4, os drenos 5 e as fontes 6, modelados preferivelmente como objectos usados na comunicação (troca de informação) entre um cliente e um servidor. O propósito destas comunicações é para o cliente requisitar ao servidor o estabelecimento de uma ou mais ligações na rede de comunicações. A comunicação cliente-servidor é descrita mais em pormenor nas referências [2] e -10-
Na figura 3 é ilustrada uma aplicação típica da invenção. Um cliente pede uma ligação ao servidor usando a representação abstracta englobando duas portas 22 e uma linha 23. Numa representação abstracta, o cliente não necessita de ter um conhecimento exacto dos recursos no terminal envolvido na produção e no consumo da informação. Do ponto de vista do cliente, a porta é apenas um ponto terminal abstracto de uma ligação, representando, possivelmente, por exemplo, um telefone habitual ou um terminal multimédia avançado (possivelmente dotado de capacidades de vídeo). Isto é o objectivo principal da representação abstracta, i.e. os clientes não têm de se preocupar com as capacidades exactas (potencialmente distintas) do equipamento terminal dos utilizadores finais.
Restringindo os tipos de terminais a telefones e a terminais multimédia, as representações agregadas, correspondentes à representação 15, poderiam ser qualquer das representações 16, 17 ou 18, dependendo dos tipos reais dos terminais representados pelas portas na representação 15.
Na representação 16, ambas as portas 22 representam um aparelho telefónico. A representação agregada consiste de portas 22, uma linha 23, fontes de audio 24, drenos de audio 25, e dois fluxos de audio 28 entre as fontes de audio e os drenos de audio.
Na representação 17, ambas as portas 22 representam um terminal multimédia. Em adição à representação 16, a representação agregada engloba fontes de vídeo (26), drenos de vídeo (27) e dois fluxos de vídeo (29).
Na representação 18, uma porta 22 (do lado esquerdo da linha 23) representa um aparelho telefónico, enquanto que a outra porta 22 (no lado direito da linha 23) representa um terminal multimédia. Na representação agregada, apenas as fontes de audio (24) e os drenos de audio (25) são ligados pelos fluxos de audio (28). As capacidades de processamento de vídeo do terminal multimédia não estão ligadas.
Imagine-se que a representação 17 é uma representação agregada, construída transparentemente pelo servidor, correspondente à representação 15. O cliente comuta para a representação detalhada 19, de forma a anular os fluxos de vídeo (29), e. g. para reduzir custos económicos. O cliente tem de mudar para a representação detalhada 19, devido a que o lançamento dos fluxos de vídeo não podem ser solicitados usando a representação abstracta 20. Após aquelas operações na representação detalhada, o cliente comuta para a representação abstracta anterior 15.
Deve-se entender que as representações que são mostradas graficamente nas figuras 2 e 3, apenas com objectivos de ilustração da invenção, e que numa implementação real do método as representações podem ser constituídas pelos agregados de dados adequados, por bases de dados etc.
As implementações do método podem correr em ambientes de sistemas distribuídos, como é normalizado em [3] e [4]. Usando estes ambientes, o cliente é um processo no domínio de um prestador de serviços, e.g. um fornecedor de conferências multimédia, um fornecedor de vídeo por pedido etc. O servidor é um processo no domínio do fornecedor da rede de comunicações. Os processos nos domínios diferentes podem comunicar por meio de um ambiente de sistemas distribuídos. -12- O método aqui descrito, com referência à intcracção entre um ou mais clientes e um servidor numa rede de comunicações, não está limitado a esta aplicação particular, mas pode também ser usado para fornecer representações adequadas em interfaces entre outras componentes de uma rede de comunicações de outras redes. A rede de comunicações referida pode ser uma rede telefónica convencional, mas pode também ser constituída por e.g. uma rede de dados, uma rede RDIS, ou uma rede inteligente (EM).
Deve ser compreendido por todos os especialistas no assunto que a invenção não está limitada aos exemplos apresentados acima e que muitas adições e alterações podem ser feitas sem se afastar do âmbito da invenção presente.
Lisboa, 19 de Janeiro de 2001 (ylAAs
LUIS SILVA CARVALHO Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON. 14 1200 LISBOA

Claims (10)

  1. - 1 - - 1 -
    (y^1 REIVINDICAÇÕES 1. Um método para proporcionar ligações numa rede de comunicações (10), uma ligação sendo estabelecida por um servidor (12) em resposta a uma requisição de serviço de um cliente (11), e o método englobando os passos de fornecer uma representação (3) de uma ligação correspondente ao pedido de serviço respectivo, e estabelecer a ligação na base da representação (3), caracterizado por a representação (3) englobar pelo menos dois níveis de abstracção (1, 2), e pelo menos os dois níveis (1, 2) estando disponíveis altemativamente ao cliente (11).
  2. 2. O método de acordo com a reivindicação 1, em que inicialmente apenas o nível mais alto de abstracção (2) é oferecido ao cliente, e os outros níveis (1) apenas sendo apresentados após serem pedidos.
  3. 3. O método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, onde a representação (3; 2) num primeiro nível compreende as portas (7), representando as origens e os destinos, e as linhas (8) representando as ligações entre as portas (7).
  4. 4. O método, de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, em que a representação (3; 1) num segundo nível engloba as fontes (6) representando as origens, os drenos (5) representando os destinos, e os fluxos (4) representando as ligações entre as fontes (6) e os drenos (5). -2- Ι/Αη
  5. 5. Ο método, de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, em que as representações (1; 2; 3) são obtidas através de programação orientada por objectos.
  6. 6. Um servidor (12) para usar numa rede de comunicações (10), o servidor compreendendo meios para estabelecer uma ligação em resposta a um pedido de serviço de um cliente (11) e meios para fornecer uma representação (3) de uma ligação correspondente ao respectivo pedido de serviço, sendo a ligação estabelecida em consonância com a representação, caracterizado por os meios de representação serem organizados para fornecer uma representação compreendendo pelo menos dois níveis de abstraeção (1,2), e que pelo menos os dois níveis de abstraeção (1,2) estarem altemativamente acessíveis ao cliente (11).
  7. 7. O servidor (12), de acordo com a reivindicação 6, em que os meios de representação são organizados para oferecer inicialmente apenas o nível de abstraeção mais elevado (2) ao cliente, e outro nível 1 sendo apresentado somente depois de ser pedido.
  8. 8. O servidor (12), de acordo com a reivindicação 6 ou 7, em que os meios de representação estão organizados para fornecer a representação (3;2) num primeiro nível e a representação englobando as portas (7) representando as origens e os destinos, e as linhas (8) representando as ligações entre as portas (7).
  9. 9. O servidor (12), de acordo com qualquer das reivindicações 6 a 8, em que os meios de representação são organizados para fornecer a representação (3; 1) num segundo nível, a representação englobando as fontes (6) representando as origens, os drenos (5) representando os destinos, e os fluxos (4) representando as ligações entre as fontes (6) e os drenos (5).
  10. 10. O servidor (12) de acordo com qualquer das reivindicações 6 a 9, em que os meios de representação são organizados para fornecer as representações (1;2;3), obtidas por intermédio de programação orientada por objectos. Lisboa, 19 de Janeiro de 2001
    Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 USBOA
PT95201995T 1994-07-22 1995-07-19 Metodo para estabelecer ligacoes numa rede de comunicacoes PT693837E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP94202151 1994-07-22

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT693837E true PT693837E (pt) 2001-04-30

Family

ID=8217064

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95201995T PT693837E (pt) 1994-07-22 1995-07-19 Metodo para estabelecer ligacoes numa rede de comunicacoes

Country Status (8)

Country Link
US (1) US5774655A (pt)
EP (1) EP0693837B1 (pt)
AT (1) ATE197213T1 (pt)
DE (1) DE69519205T2 (pt)
DK (1) DK0693837T3 (pt)
ES (1) ES2153453T3 (pt)
GR (1) GR3035278T3 (pt)
PT (1) PT693837E (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3216992B2 (ja) * 1996-06-14 2001-10-09 インターナショナル・ビジネス・マシーンズ・コーポレーション ネットワーク・システムにおける接続方式、及びサーバ・マシン
US5968122A (en) * 1997-03-31 1999-10-19 Alcatel Alsthom Compagnie Generale D'electricite Method for propagating between views of connection object status in network
WO2000054485A1 (en) * 1999-03-06 2000-09-14 Dti Networks, Inc. System and method for administrating call and call feature set-up in a telecommunications network
GB0009883D0 (en) * 2000-04-20 2000-06-07 Guerry Sabine Vertical customisation
US7386610B1 (en) 2000-09-18 2008-06-10 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Internet protocol data mirroring
US6977927B1 (en) 2000-09-18 2005-12-20 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Method and system of allocating storage resources in a storage area network
US6804819B1 (en) 2000-09-18 2004-10-12 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Method, system, and computer program product for a data propagation platform and applications of same
US6606690B2 (en) 2001-02-20 2003-08-12 Hewlett-Packard Development Company, L.P. System and method for accessing a storage area network as network attached storage
US7802189B2 (en) * 2002-11-05 2010-09-21 At&T Intellectual Property I, L.P. User interface design for telecommunications systems
US7716586B2 (en) 2006-02-17 2010-05-11 International Business Machines Corporation Apparatus, system, and method for progressively disclosing information in support of information technology system visualization and management
US7657860B1 (en) 2006-04-28 2010-02-02 Cadence Design Systems, Inc. Method and system for implementing routing refinement and timing convergence
US7614028B1 (en) * 2006-04-28 2009-11-03 Cadence Design Systems, Inc. Representation, configuration, and reconfiguration of routing method and system
US7971173B1 (en) 2006-04-28 2011-06-28 Cadence Design Systems, Inc. Method and system for implementing partial reconfiguration and rip-up of routing
US8856348B2 (en) * 2009-01-05 2014-10-07 International Business Machines Corporation On-demand network connection

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5049873A (en) * 1988-01-29 1991-09-17 Network Equipment Technologies, Inc. Communications network state and topology monitor
CA2017974C (en) * 1989-08-07 1998-06-16 Richard Alan Becker Dynamic graphical analysis of network data
JP2938104B2 (ja) * 1989-11-08 1999-08-23 株式会社日立製作所 共有資源管理法方および情報処理システム
US5276789A (en) * 1990-05-14 1994-01-04 Hewlett-Packard Co. Graphic display of network topology
US5226120A (en) * 1990-05-21 1993-07-06 Synoptics Communications, Inc. Apparatus and method of monitoring the status of a local area network
US5295244A (en) * 1990-09-17 1994-03-15 Cabletron Systems, Inc. Network management system using interconnected hierarchies to represent different network dimensions in multiple display views
US5261044A (en) * 1990-09-17 1993-11-09 Cabletron Systems, Inc. Network management system using multifunction icons for information display
DE69126666T2 (de) * 1990-09-17 1998-02-12 Cabletron Systems Inc Netzwerkverwaltungssystem mit modellbasierter intelligenz
JPH0727504B2 (ja) * 1990-12-10 1995-03-29 インターナショナル・ビジネス・マシーンズ・コーポレイション ネットワークの構成を定義するシステム、ネットワークのための構成パラメータを生成する方法及びネットワークを構成するためのシステム
US5535321A (en) * 1991-02-14 1996-07-09 International Business Machines Corporation Method and apparatus for variable complexity user interface in a data processing system
JP3160017B2 (ja) * 1991-08-28 2001-04-23 株式会社日立製作所 網管理表示装置
US5500934A (en) * 1991-09-04 1996-03-19 International Business Machines Corporation Display and control system for configuring and monitoring a complex system
US5452415A (en) * 1992-03-26 1995-09-19 Alcatel Network Systems, Inc. Method and system for automatically displaying and configuring a network monitoring system
US5500929A (en) * 1993-08-30 1996-03-19 Taligent, Inc. System for browsing a network resource book with tabs attached to pages
US5524110A (en) * 1993-11-24 1996-06-04 Intel Corporation Conferencing over multiple transports

Also Published As

Publication number Publication date
DE69519205D1 (de) 2000-11-30
EP0693837A1 (en) 1996-01-24
US5774655A (en) 1998-06-30
ATE197213T1 (de) 2000-11-15
GR3035278T3 (en) 2001-04-30
EP0693837B1 (en) 2000-10-25
ES2153453T3 (es) 2001-03-01
DE69519205T2 (de) 2001-05-23
DK0693837T3 (da) 2001-02-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT693837E (pt) Metodo para estabelecer ligacoes numa rede de comunicacoes
US6490275B1 (en) Method and apparatus for improving call setup efficiency in multimedia communications systems
Dupuy et al. The TINA Consortium: Toward networking telecommunications information services
Kim et al. The multi-layer vpn management architecture
Lerner Middleware Networks: Concept, Design and Deployment of Internet Infrastructure
US20050111363A1 (en) Operating system for telecommunications
Cisco Cisco Product Catalog June 1997
Cisco Cisco Product Catalog February 1999
Cisco Cisco Product Catalog February 1997
Cisco Cisco Product Catalog July 1996
US6744773B1 (en) Method and apparatus for managing inter-domain addresses between a plurality of domains
Kinane et al. Distributing broadband multimedia systems using CORBA
Allison et al. An holistic view of quality of service
Weinstein et al. A distributed object architecture for QoS-sensitive networking
BR9910300B1 (pt) Diposição para o fornecimento de comunicação entre clientes e sistemas gerenciados através de um sistema de gerenciamento, nó de gerenciamento, sistema, e, processo de fornecimento de comunicação entre clientes e sistemas gerenciados
Janson et al. Architectural directions for opening IBM networks: The case of OSI
Aldred et al. An architecture for multimedia communication and real-time collaboration
Moyer et al. A connection manager for flexible specification and transparent location of special resources
Li Agent-augmented network signaling for call setup
Chen et al. Integrating CORBA and Java for ATM Connection Management
Natarajan TINA Network Resource Information Model
Reynolds End-to-end quality of service support for integrated multimedia workstations
Trossen et al. ITU T. 120 series of standards as a basis for conference applications
Farkas et al. SIGNE Rule-Base Subsystem FOR Multimedia Teleservices
Ruston et al. Integrating computing and telecommunications: A tale of two architectures