PT610917E - Dispositivo de seguranca anti-falsificacao para documentos em geral - Google Patents

Dispositivo de seguranca anti-falsificacao para documentos em geral Download PDF

Info

Publication number
PT610917E
PT610917E PT94101987T PT94101987T PT610917E PT 610917 E PT610917 E PT 610917E PT 94101987 T PT94101987 T PT 94101987T PT 94101987 T PT94101987 T PT 94101987T PT 610917 E PT610917 E PT 610917E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
zones
detected
resistors
magneto
safety
Prior art date
Application number
PT94101987T
Other languages
English (en)
Inventor
Maurizio Lazzerini
Original Assignee
Mantegazza A Arti Grafici
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=11364975&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT610917(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Mantegazza A Arti Grafici filed Critical Mantegazza A Arti Grafici
Publication of PT610917E publication Critical patent/PT610917E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07DHANDLING OF COINS OR VALUABLE PAPERS, e.g. TESTING, SORTING BY DENOMINATIONS, COUNTING, DISPENSING, CHANGING OR DEPOSITING
    • G07D7/00Testing specially adapted to determine the identity or genuineness of valuable papers or for segregating those which are unacceptable, e.g. banknotes that are alien to a currency
    • G07D7/06Testing specially adapted to determine the identity or genuineness of valuable papers or for segregating those which are unacceptable, e.g. banknotes that are alien to a currency using wave or particle radiation
    • G07D7/12Visible light, infrared or ultraviolet radiation
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B42BOOKBINDING; ALBUMS; FILES; SPECIAL PRINTED MATTER
    • B42DBOOKS; BOOK COVERS; LOOSE LEAVES; PRINTED MATTER CHARACTERISED BY IDENTIFICATION OR SECURITY FEATURES; PRINTED MATTER OF SPECIAL FORMAT OR STYLE NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; DEVICES FOR USE THEREWITH AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; MOVABLE-STRIP WRITING OR READING APPARATUS
    • B42D25/00Information-bearing cards or sheet-like structures characterised by identification or security features; Manufacture thereof
    • B42D25/30Identification or security features, e.g. for preventing forgery
    • B42D25/355Security threads

Landscapes

  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Inspection Of Paper Currency And Valuable Securities (AREA)
  • Credit Cards Or The Like (AREA)
  • Burglar Alarm Systems (AREA)
  • Aerials With Secondary Devices (AREA)
  • Manufacturing Of Printed Wiring (AREA)
  • Absorbent Articles And Supports Therefor (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Inks, Pencil-Leads, Or Crayons (AREA)
  • Cleaning In Electrography (AREA)

Description

-1 -
éíO 31T DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE SEGURANÇA ANTI-FALSIFICAÇÃO PARA DOCUMENTOS EM GERAL" O presente invento diz respeito a um dispositivo de segurança anti-falsificação para documentos em geral.
Como é sabido, em muitos documentos, tais como por exemplo notas de banco, são vulgarmente inseridos dispositivos de segurança; esses dispositivos são constituídos por filamentos dotados de características capazes de aumentar a dificuldade em reproduzir esses documentos.
Entre os dispositivos de segurança conhecidos é feita menção ao que é divulgado através da patente europeia No. 310.707 e que na prática consiste na deposição, sobre um suporte constituído por um material flexível e impermeável, tal como por exemplo uma fita de poliéster, de zonas de material magnético, tal como óxido de ferro, que devido às suas diferentes espessuras ou às suas diferentes áreas de deposição têm, quando passam por debaixo de uma cabeça magnética, um sinal/fluxo directamente correlacionado com a quantidade de óxido, tendo em consideração o facto de que o filamento é geralmente fabricado com uma largura constante.
Normalmente essas zonas de material magnético são depois cobertas com tintas que são extremamente opacas à luz transmitida, de maneira que é opticamente impossível detectar a presença e a disposição das zonas de material magnético. -2-
Esse documento, visto com luz reflectida, apresenta no filamento ou na fita uma linha dificilmente perceptível, ao passo que com luz transmitida é totalmente opaco ao longo dessa mesma linha.
Essas zonas de material magnético são magnetizadas por meio de um íman permanente que na prática magnetiza o óxido de ferro de maneira a que este mantenha o fluxo magnético, a fim de constituir um elemento emissor de sinais. Esses sinais são detectados por cabeças magnéticas que, por meio de uns adequados dispositivos electrónicos e programas associados, permitem a formação de um código que pode ser descodificado, de acordo com a espessura, a densidade, a posição e/ou a sucessão das zonas magnéticas. A fim de se detectar o fluxo magnético das zonas compostas que utilizam óxido de ferro, essas zonas devem-se deslocar por debaixo da cabeça magnética; esse movimento faz com que o sinal aumente em função da velocidade de uma maneira substancialmente proporcional à velocidade.
Com este tipo de solução não é possível detectar com cabeças magnéticas o sinal emitido pelas zonas de óxido de ferro se não houver movimento relativo entre as zonas magnéticas e as cabeças.
Com este tipo de elemento de segurança, um falsificador pode na prática detectar apenas a sua presença, mas não é capaz de detectar a sua disposição.
No entanto, este dispositivo de segurança é detectável apenas por meio de dispositivos especificamente dedicados, e na prática não pode ser detectado visualmente, uma vez que, conforme foi anteriormente referido, visualmente só é possível identificar a presença de um filamento, sem no entanto haver a capacidade de se determinar se ele possui ou não as características requeridas.
Noutra solução conhecida é utilizado um suporte flexível e impermeável, constituído por uma fita ou um filamento de poliéster dotado de uma camada de metal contínua que faz com que o referido filamento se tome condutor, e por conseguinte capaz de poder ser detectado por um aparelho que, no entanto, apenas pode detectar a presença ou a ausência do referido filamento. A camada de metal apresenta zonas sem metal que na prática formam sinais gráficos, por exemplo letras ou algo semelhante, que são visualmente perceptíveis, e portanto passíveis de ser detectadas directamente sem a utilização de um aparelho.
Como é evidente, as zonas sem metal, isto é, as zonas que formam as marcações gráficas, devem ser completamente envoltas em metal, a fim de se evitar que possa haver qualquer quebra na continuidade metálica do filamento.
Além disso, a camada de metal também pode ser obtida por deposição de metais através de evaporação. O documento obtido por inserção do filamento no seio do papel tem a particularidade da presença do filamento não poder ser detectada quando este é examinado com luz reflectida, ao passo que com luz transmitida os sinais gráficos são perfeitamente legíveis.
Um problema considerável relacionado com este filamento é constituído pelo facto de ser relativamente fácil proceder à sua falsificação, uma vez que os materiais necessários para formar a camada de metal e as -4- correspondentes marcações gráficas se encontram normalmente disponíveis no mercado; essas falsificações podem enganar tanto os funcionários, quando estes realizam uma inspecção visual, como o equipamento próprio para detectar a presença ou a ausência do filamento no seio do documento.
Por conseguinte, a partir da técnica anterior, é evidente que são já conhecidos dos tipos de filamentos; o primeiro, isto é, o que se acha dotado de zonas magnéticas, permite a codificação com um sistema que deposita camadas de diferentes espessuras de um material que é magnético ou que produz uma intensidade magnética diferente e é extremamente fiável tanto sob o ponto de vista da codificação, uma vez que não pode ser apagado, como sob o ponto de vista da segurança, uma vez que é obtido com um código, mas só pode ser descodificado com equipamento especifícamente concebido para esse efeito; pelo contrário, o outro filamento pode ser descodificado visualmente pelos funcionários e pode ser detectado por meio de um aparelho que permite verificar a presença do filamento, mas por outro lado pode ser falsificado de uma maneira relativamente fácil. A fim de resolver o problema anteriormente descrito, já têm sido comercialmente utilizadas soluções que na prática consistem em inserir no seio do documento, por exemplo uma nota de banco, dois filamentos, isto é, um filamento com zonas magnéticas que garantem uma segurança absoluta contra falsificações e um segundo filamento que permite que os funcionários possam verificar visualmente o documento.
No entanto, como é evidente, a utilização de dois filamentos tem inconvenientes no fabrico do papel e em qualquer dos casos na prática proporciona a existência de dois elementos mutuamente separados: um que pode ser verificado visualmente pelos funcionários e o outro que pode ser verificado -5- automaticamente por um dispositivo.
Na WO-92/11142 é divulgado um filete de segurança metálico e magnético dotado de uma inscrição em negativo, tal como definido no preâmbulo da reivindicação 1.
Na EP-0 310 707 é divulgado um documento dotado de uns meios anti-falsificação e/ou anti-fraude que podem ser detectados magneticamente e que têm a particularidade de compreender um elemento em forma de placa no qual se acha embebida pelo menos uma tira que serve de suporte a umas zonas mutuamente afastadas umas em relação às outras obtidas através da deposição de material magnético. Essas zonas podem ser lidas por uma cabeça de leitura magnética.
Na WO-92/08226 é divulgada uma cabeça magneto-resistiva horizontal não blindada que é própria para efectuar a detecção e a leitura de uma maneira magnética. O principal objectivo do presente invento consiste em resolver o problema aqui anteriormente descrito por meio de um dispositivo de segurança anti-falsificação para documentos em geral que tanto possa ser descodificado por meio de dispositivos apropriados, proporcionando um elevado grau de segurança intrínseca, como ser descodificado visualmente em virtude da possibilidade de detectar marcações gráficas perceptíveis com luz transmitida.
Outro objectivo do invento consiste em proporcionar um dispositivo de segurança que combine as características típicas da técnica anterior presentes em dois elementos separados, permitindo proporcionar um único elemento, isto é, na prática um único filamento que apresente ambas as -6- características.
Outro objectivo do invento consiste em proporcionar um dispositivo de segurança que permita aumentar ainda mais as características de segurança, oferecendo uma ampla gama de combinações, todas elas destinadas a fazer com que o documento se tome mais seguro em virtude da impossibilidade prática de um falsificador ser capaz de detectar os elementos de segurança.
Outro objectivo do invento consiste em proporcionar um dispositivo de segurança anti-falsifícação para documentos em geral que possa ser obtido por meio de técnicas simples e que possa ser inserido no seio do documento de modo semelhante aos filamentos convencionalmente utilizados até ao presente momento.
Com estes e outros objectivos em vista, de acordo com o presente invento é proporcionado um dispositivo de segurança anti-falsificação para documentos em geral, tal como definido nas reivindicações anexas.
Outras características e vantagens do presente invento tomar-se-ão evidentes através da descrição pormenorizada que irá ser apresentada a seguir de alguns modos de realização preferidos, mas não exclusivos, do invento que são ilustrados apenas a título de exemplo não limitativo nos desenhos anexos, em que: a Figura 1 é uma vista esquemática do dispositivo de segurança, constituído por um filamento, substancialmente tal como é visto e tal como pode ser detectado com luz transmitida; a Figura 2 é uma vista em corte longitudinal do filamento, -7- ilustrando as zonas feitas de material que pode ser detectado por magneto-resistências; a Figura 3 é uma vista do dispositivo de segurança de acordo com o invento que também utiliza zonas feitas de material magnético para formar um código adicional que pode ser detectado por dispositivos.
Com referência às figuras, vemos que o dispositivo de segurança anti-falsificação para documentos em geral, de acordo com o invento, compreende um elemento de suporte, designado pelo número de referência 1, que é vantajosamente constituído por um filamento ou fita feita de um material flexível e impermeável, por exemplo poliéster.
Numa das faces, ou possivelmente em ambas as faces, do referido filamento 1, é proporcionada a existência de um primeiro elemento de segurança que pode ser detectado por dispositivos especificamente concebidos para esse efeito. O referido dispositivo de segurança é constituído por zonas, designadas pelos números de referência 2a, 2b e 2c, que são feitas de um material que pode ser detectado por magneto-resistências. O referido material é constituído, por exemplo, por uma tinta capaz de poder ser impressa contendo pó de ferro. É possível fazer variar tanto a espessura das várias zonas, isto é, a altura da zona com respeito ao filamento de que é formado o suporte, como a percentagem de pó de ferro que é incluído no material.
No exemplo específico, as várias zonas 2a, 2b e 2c são formadas -8- com diferentes espessuras e com diferentes percentagens de pó de ferro; essas percentagens podem ser constituídas, por exemplo, por 15%, 30% e 50% de pó de ferro misturado numa tinta reflectora contendo algumas partes de alumínio, geralmente 3%.
As várias zonas feitas de material que pode ser detectado por magneto-resistências, isto é, contendo pó de ferro, são colocadas em sucessão de maneira a gerar um sinal que pode ser descodificado pelas magneto-resistências, que na prática detectam, por meio de uma medição estática, isto é, sem que haja movimento relativo entre a cabeça de leitura e o suporte, uma variação de sinal produzida pela diferente quantidade de pó de ferro, isto é, pela diferente quantidade do material detectado pela magneto-resistência.
Pelo menos nalgumas das referidas zonas 2a, 2b ou 2c existe um segundo elemento de segurança que pode ser detectado visualmente com luz transmitida e que é constituído por porções 10 que se acham isentas do referido material que pode ser detectado por magneto-resistências, de maneira a formar marcações gráficas, símbolos, letras do alfabeto, e assim por diante, que podem ser percebidas opticamente com luz transmitida.
Na prática é possível formar inscrições (lettering) que podem ser detectadas apenas com luz transmitida, isto é, na prática, quando se observa o documento em contraluz, ao passo que com luz reflectida o dispositivo de segurança inserido no documento forma na prática uma linha substancialmente uniforme, sem permitir identificar e perceber o "lettering" que se encontra presente.
Vantajosamente, o referido material que pode ser detectado por magneto-resistências contém pó de ferro que é moído com uma dimensão de partículas inferior a 15 micra, uma vez que quanto mais fina for a granulometria do pó de ferro maior será a definição óptica do "lettering" e maior será a uniformidade do sinal detectado pelas magneto-resistências.
Se forem utilizadas partículas de maiores dimensões, as características anteriormente descritas mantêm-se válidas, com a diferença de que serão obtidas uma menor definição óptica da parte que pode ser detectada com luz transmitida e uma menor uniformidade do sinal detectado. \
Aquilo que aqui foi anteriormente dito deve ainda acrescentar-se que é possível utilizar, em combinação com os anteriormente referidos elementos de segurança, um elemento de segurança adicional constituído por zonas 20 feitas de material magnético que são constituídas, por exemplo, por uma tinta de óxido de ferro, de maneira a produzir um código que pode ser detectado por uma cabeça de leitura magnética.
Além disso, conforme se acha representado na Fig. 3, é possível dotar as zonas 2 com tinta contendo o material que pode ser detectado por magneto-resistências que se acha disposto nas referidas zonas magnéticas 20.
As zonas magnéticas devem ser dispostas de maneira a não interferir com as porções que estão isentas do material que pode ser detectado por magneto-resistências, portanto sem dificultar a detecção óptica das marcações ópticas com luz transmitida.
Também é possível proporcionar um dispositivo de segurança em que as referidas zonas magnéticas que formam um código são proporcionadas num filamento, igualmente designado pelo número de referência 1, em que as marcações gráficas que podem ser percebidas com luz transmitida são impressas com tinta de impressão normal 30, indo desse modo ser criados dois dispositivos de segurança: um dispositivo magnético, que pode ser detectado por cabeças de leitura magnéticas, e um dispositivo óptico que pode ser detectado em contraluz.
Por conseguinte, através do que aqui foi anteriormente descrito, é possível constatar que o invento alcança os objectivos pretendidos, e deve-se especialmente chamar a atenção para o facto de que é proporcionado um dispositivo de segurança que, no caso de serem utilizadas zonas formadas com pó de ferro, permite efectuar uma leitura de tipo estático por meio de magneto-resistências, uma vez que é possível criar um código fazendo variar a percentagens ou as quantidades de pó de ferro proporcionadas nas várias zonas.
Além disso, em virtude da possibilidade do "lettering" ou das marcações gráficas poderem ser detectas com luz transmitida, outro importante objecto do invento é aquele que é constituído pelo facto do dispositivo de segurança poder ser formado visualmente numa fita que não pode ser falsificada, uma vez que as restantes porções se acham dotadas de deposições de material que formam um código que só pode ser descodificado por dispositivos especificamente destinados para esse efeito. O dispositivo assim concebido é susceptível de numerosas modificações e alterações, todas elas dentro do âmbito do invento tal como definido nas reivindicações anexas.
Além disso, todos os pormenores podem ser substituídos por outros elementos tecnicamente equivalentes.
Na prática, os materiais utilizados, assim como as formas e dimensões contingentes, podem ser quaisquer, de acordo com as necessidades. - 11 -
No caso das características técnicas mencionadas em qualquer reivindicação serem acompanhadas por símbolos de referência, chama-se a atenção para o facto de que esses símbolos de referência foram incluídos apenas com o propósito de aumentar a inteligibilidade das reivindicações, e por conseguinte esses símbolos de referência não têm qualquer efeito limitativo sobre o âmbito de cada um dos elementos identificados a título de exemplo por esses mesmos símbolos de referência.
Lisboa, 13 de Julho de 2000
JORGE CRUZ
Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de segurança anti-falsificação para documentos em geral, compreendendo um elemento de suporte em forma de fita que, pelo menos numa das suas superfícies, suporta: um primeiro elemento de segurança (2; 2a, 2b, 2c) constituído por zonas que se acham dispostas em sucessão e que são próprias para gerar um sinal codificado; e um segundo elemento de segurança (10; 30) que pode ser detectado visualmente com luz transmitida, caracterizado por: as referidas zonas (2; 2a, 2b, 2c) do primeiro elemento de segurança serem feitas de uma tinta contendo pó de ferro que pode ser detectada de uma maneira estática por meio de magneto-resistências, indo o referido sinal codificado ser descodificado por meio das referidas magneto-resistências; e o referido segundo elemento de segurança (10; 30) ser disposto pelo menos nalgumas das referidas zonas e ser constituído por porções de pelo menos algumas das referidas zonas que se acham isentas da referida tinta contendo pó de ferro que pode ser detectado de uma maneira estática por meio das referidas magneto-resistências, a fim de formar marcações gráficas que podem ser percebidas opticamente com luz transmitida.
  2. 2. Dispositivo de segurança, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender um elemento de segurança adicional (20) constituído por zonas feitas de material magnético que formam um código de leitura, encontrando-se as referidas zonas feitas de material magnético localizadas em diferentes pontos com respeito às referidas zonas que se acham isentas do referido material que pode ser detectado de uma maneira estática por -2- magneto-resistências.
  3. 3. Dispositivo de segurança, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido material que pode ser detectado por magneto-resistências formar zonas que têm uma resposta diferente à leitura feita por meio das referidas magneto-resistências devido à variação da percentagem de material contido nas referidas zonas.
  4. 4. Dispositivo de segurança, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido material que pode ser detectado por magneto-resistências formar zonas que têm uma resposta diferente à leitura feita por meio das referidas magneto-resistências devido à variação da espessura das referidas zonas.
  5. 5. Dispositivo de segurança, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o referido elemento de segurança adicional (20) compreender zonas feitas de um material magnético cobertas por uma tinta de impressão (30) que, em pontos que são diferentes dos das referidas zonas feitas de material magnético, forma umas porções que se acham isentas dessa mesma tinta, a fim de formar marcações gráficas que podem ser detectadas opticamente com luz transmitida.
  6. 6. Dispositivo de segurança, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o referido material magnético ser óxido de ferro.
  7. 7. Dispositivo de segurança, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por os referidos elementos de segurança (2) feitos de um material que pode ser detectado por magneto-resistências estarem compreendidos no -3- referido elemento de segurança (20) feito de material magnético. Lisboa, 13 de Julho de 2000
    JORGE CRUZ Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA
PT94101987T 1993-02-11 1994-02-09 Dispositivo de seguranca anti-falsificacao para documentos em geral PT610917E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMI930251A IT1263970B (it) 1993-02-11 1993-02-11 Dispositivo di sicurezza antifalsificazione per documenti in genere

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT610917E true PT610917E (pt) 2000-10-31

Family

ID=11364975

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94101987T PT610917E (pt) 1993-02-11 1994-02-09 Dispositivo de seguranca anti-falsificacao para documentos em geral

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0610917B2 (pt)
AT (1) ATE192252T1 (pt)
DE (1) DE69424075T3 (pt)
DK (1) DK0610917T3 (pt)
ES (1) ES2145070T5 (pt)
GR (1) GR3033915T3 (pt)
IT (1) IT1263970B (pt)
PT (1) PT610917E (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5639126A (en) * 1995-06-06 1997-06-17 Crane & Co., Inc. Machine readable and visually verifiable security threads and security papers employing same
GB9607788D0 (en) * 1996-04-15 1996-06-19 De La Rue Thomas & Co Ltd Document of value
DE19650759A1 (de) * 1996-12-06 1998-06-10 Giesecke & Devrient Gmbh Sicherheitselement
IT1296098B1 (it) * 1997-11-11 1999-06-09 Mantegazza Walter Filo di sicurezza con informazioni ottiche e magnetiche inseribile in documenti in genere
FR2771111B1 (fr) * 1997-11-20 1999-12-17 Arjo Wiggins Sa Document de securite comportant des particules magnetiques
DE10131153A1 (de) 2001-06-28 2003-01-16 Giesecke & Devrient Gmbh Sicherheitselement
ITMI20051944A1 (it) 2005-10-14 2007-04-15 Fabriano Securities Srl Elemento di sicurezza per banconote o documenti rappresentanti un valore
US9892585B2 (en) * 2009-08-25 2018-02-13 Xerox Corporation Magnetic watermarking of a printed substrate by metameric rendering

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1127043A (en) * 1967-01-26 1968-09-11 Portals Ltd Security papers
US3599153A (en) * 1969-05-23 1971-08-10 United States Banknote Corp Magnetic authentication of security documents having varying ink level coding
DE2752895A1 (de) * 1976-12-06 1978-06-08 Emi Ltd Verfahren zur herstellung einer materialschicht, deren oberflaeche ein abtastbares muster aufweist, sowie sicherheitsdokumentensystem
SE7713964L (sv) * 1976-12-10 1978-06-11 Emi Ltd Sekerhetsdokument och sett for dess tillverkning
FR2435778A1 (fr) * 1978-08-01 1980-04-04 Pyral Soc Support d'enregistrement magnetique securitaire
US4518919A (en) * 1981-01-16 1985-05-21 Tokyo Shibaura Denki Kabushiki Kaisha Detecting device for detecting a magnetic strip embedded in a sheet
DE3378855D1 (en) * 1982-05-18 1989-02-09 Emi Ltd A method of preparing and reading information which is permananently recorded on a magnetic layer
DE3446861A1 (de) * 1984-12-21 1986-07-10 GAO Gesellschaft für Automation und Organisation mbH, 8000 München Sicherheitsdokument mit darin eingelagertem sicherheitsfaden und verfahren zur herstellung und echtheitspruefung des sicherheitsdokuments
IT1222851B (it) * 1987-10-08 1990-09-12 Mantegazza A Arti Grafici Codice di identificazione rilevabile magneticamente per contrassegnare prodotti,documenti e simili
ATE100880T1 (de) * 1988-03-04 1994-02-15 Gao Ges Automation Org Sicherheitselement in form eines fadens oder bandes zur einbettung in sicherheitsdokumente sowie verfahren zur herstellung desselben.
US4941687A (en) * 1989-11-09 1990-07-17 Crane & Co. Security paper for currency and bank notes
US5161829A (en) * 1990-04-12 1992-11-10 James River Corporation Of Virginia Security paper and method of manufacturing the same
US5155643A (en) * 1990-10-30 1992-10-13 Mars Incorporated Unshielded horizontal magnetoresistive head and method of fabricating same
DE4041025C2 (de) * 1990-12-20 2003-04-17 Gao Ges Automation Org Magnetischer, metallischer Sicherheitsfaden mit Negativschrift
DE4101301A1 (de) * 1991-01-17 1992-07-23 Gao Ges Automation Org Sicherheitsdokument und verfahren zu seiner herstellung

Also Published As

Publication number Publication date
ES2145070T5 (es) 2008-01-16
DE69424075T2 (de) 2000-09-14
ITMI930251A0 (it) 1993-02-11
ES2145070T3 (es) 2000-07-01
GR3033915T3 (en) 2000-11-30
DE69424075D1 (de) 2000-05-31
EP0610917B2 (en) 2007-07-18
EP0610917A1 (en) 1994-08-17
DK0610917T3 (da) 2000-09-04
DE69424075T3 (de) 2008-05-29
EP0610917B1 (en) 2000-04-26
ITMI930251A1 (it) 1994-08-11
IT1263970B (it) 1996-09-05
ATE192252T1 (de) 2000-05-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5583631A (en) Anticounterfeit security device . . . including two security elements
RU2202828C2 (ru) Защитное устройство, имеющее большое число защитных признаков, и способ его изготовления
PT754126E (pt) Fios de garantia que tem pelo menos duas caracteristicas de deteccao de garantia e documentos de garantia que os utilizam
EP0898768B1 (en) Document of value
AU2005297599B2 (en) Security element comprising magnetic materials having the same remanence and a different coercive field intensity
ES2262867T3 (es) Codificacion impresa, legible a maquina, documento con una codificacion de este tipo y procedimiento para la fabricacion de la codificacion y del documento.
EA024086B1 (ru) Элемент защиты, способ и устройство для его изготовления
PT824405E (pt) Artigos empregando marcas magneticas de seguranca
IT9020727A1 (it) Documento particolarmente del tipo assegno con mezzi anticontraffazione
JP2001504406A (ja) セキュリティー文書及び不可視コード化マーキングの使用方法
US6309724B1 (en) Laser labels and their use
US8276826B2 (en) Security element for documents of value
PH12015501495B1 (en) Magnetic coding system with deposit of magnetic areas produced by at least two magnetic ink types with different coercitive fields, deposited in an at least partial overlay
PT610917E (pt) Dispositivo de seguranca anti-falsificacao para documentos em geral
BRPI0817684B1 (pt) melhoramentos em elementos de segurança
US8740094B2 (en) Security element for protecting documents of value
ES2274448T3 (es) Elemento de seguridad y procedimiento de verificacion para un documento de valor.
WO2023274728A1 (en) High-security magnetic security element for valued papers
JPH044198A (ja) 磁気カード
OA21199A (en) Security documents or articles comprising optical effect layers comprising magnetic or magnetizable pigment particles and methods for producing said optical effect layers.
JP2008062596A (ja) 情報記録媒体
MXPA00005343A (en) Security device having multiple security features and method of making same
JPH0553001B2 (pt)
ITRM990678A1 (it) Grafocodifica.