PT2077720E - Composições pesticidas contendo um azol, uma fenilamida e azoxistrobina - Google Patents

Composições pesticidas contendo um azol, uma fenilamida e azoxistrobina Download PDF

Info

Publication number
PT2077720E
PT2077720E PT07846499T PT07846499T PT2077720E PT 2077720 E PT2077720 E PT 2077720E PT 07846499 T PT07846499 T PT 07846499T PT 07846499 T PT07846499 T PT 07846499T PT 2077720 E PT2077720 E PT 2077720E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
species
plant
combination
iii
azoxystrobin
Prior art date
Application number
PT07846499T
Other languages
English (en)
Inventor
Clifford George Watrin
Michael Oostendorp
Original Assignee
Syngeta Participations Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37434772&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT2077720(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Syngeta Participations Ag filed Critical Syngeta Participations Ag
Publication of PT2077720E publication Critical patent/PT2077720E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/72Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with nitrogen atoms and oxygen or sulfur atoms as ring hetero atoms
    • A01N43/74Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with nitrogen atoms and oxygen or sulfur atoms as ring hetero atoms five-membered rings with one nitrogen atom and either one oxygen atom or one sulfur atom in positions 1,3
    • A01N43/781,3-Thiazoles; Hydrogenated 1,3-thiazoles

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
"COMPOSIÇÕES PESTICIDAS CONTENDO UM AZOL, UMA FENILAMIDA E AZOXISTROBINA" A presente invenção refere-se ao uso de uma combinação definida de ingredientes activos pesticidas, e composições destes, e métodos para usar as referidas combinações no controlo ou prevenção de danos por agentes patogénicos e/ou pragas, em particular num material de propagação de plantas e órgãos de plantas que venham a crescer destas, através da aplicação do composto no material de propagação da planta.
Certas combinações de ingredientes activos para o controlo de agentes patogénicos e pragas estão descritas na literatura. As propriedades biológicas destas combinações conhecidas não são inteiramente satisfatórias nas áreas de controlo de agentes patogénicos, fitotoxicidade, e exposição ambiental e de trabalhadores, por exemplo. Em particular, no caso de um agente patogénico se ter tornado, ou existir o risco de se tornar resistente às combinações previamente conhecidas, é preciso encontrar melhores métodos de prevenção ou controlo. A protecção de materiais de propagação de plantas (especialmente sementes) com ingredientes activos é uma aplicação alvo que chama a atenção para a necessidade de uma redução da exposição ambiental e de trabalhadores, quando usados isoladamente ou em conjunto com as aplicações foliares ou em sulcos, de ingredientes activos. Há uma necessidade constante de fornecer combinações pesticidas, que forneçam por exemplo, propriedades biológicas, por exemplo, propriedades sinérgicas, 2 reforçadas, especialmente para o controlo de agentes patogénicos.
Essa necessidade é resolvida de acordo com a invenção, fornecendo a presente combinação pesticida. Desta forma, num primeiro aspecto, a presente invenção fornece uma combinação pesticida compreendendo pelo menos três componentes como ingrediente activo que podem ser usados juntamente com uma ou mais formulações auxiliares comuns, em que o componente (I) é um ou mais de um fungicida azol, seleccionado de tiabendazol, oxpoconazol, ipconazol e protioconazol, o componente (II) é um ou mais de um fungicida fenilamida, e o componente (III) é azoxistrobina.
Fungicidas azóis especialmente preferidos são tiabendazol, ipconazol e protioconazol.
Exemplos de fungicidas do tipo fenilamida incluem mefenoxam (metalaxil-M), metalaxil, benalaxil, benalaxil-M, oxadixil e furalaxil. Fungicidas do tipo fenilamida particularmente preferidos são mefenoxam (metalaxil-M), metalaxil, benalaxil e benalaxil-M.
Cada uma das combinações apresenta actividade sinérgica, em comparação com a actividade dos compostos isolados.
Num segundo aspecto, a presente invenção fornece um método para o controlo ou prevenção de danos por agentes patogénicos ou danos por pragas num material de propagação de plantas, uma planta, partes de plantas e/ou órgãos de plantas que venham a crescer destas, o qual compreende a aplicação da composição na planta, parte da planta, ou no 3 ambiente circundante desta, tal como definido no primeiro aspecto, numa sequência desejada ou simultaneamente.
Num terceiro aspecto, a presente invenção fornece um método para a protecção de um material de propagação de plantas, uma planta, partes de uma planta e/ou órgãos de plantas que venham a crescer destas, contra danos provocados por agentes patogénicos ou danos provocados por pragas, através da aplicação da combinação na planta, partes da planta ou no ambiente circundante desta, tal como definido no primeiro aspecto, numa sequência desejada ou simultaneamente. A invenção também se refere a um material de propagação de plantas tratado com a combinação definida no primeiro aspecto.
Adicionalmente, numa forma de realização, a presente invenção refere-se a um método que compreende: (i) o tratamento de um material de propagação de plantas, tal com uma semente, com uma combinação pesticida, tal como definido no primeiro aspecto, e (ii) plantar ou semear o material de propagação tratado, em que a combinação protege o material de propagação tratado, partes da planta e/ou a planta que se desenvolve a partir do material de propagação tratado, contra danos provocados por agentes patogénicos ou danos provocados por pragas.
Numa forma de realização, a presente invenção também se refere a um método que compreende: (i) o tratamento de um material de propagação de plantas, tal como uma semente, com uma combinação pesticida, tal como definido no primeiro aspecto, e (ii) plantar ou semear o material de propagação 4 tratado e (iii) atingir protecção contra danos por agentes patogénicos ou danos por pragas do material de propagação de plantas tratado, partes de plantas e/ou plantas que se desenvolvem a partir do material de propagação tratado.
Numa forma de realização privilegiada de qualquer um dos aspectos desta invenção, cada uma das combinações é uma composição compreendendo, preferencialmente (I), (II) e (III), e opcionalmente uma ou mais formulações auxiliares comuns.
Os componentes (I), (II) e (III) definidos no primeiro aspecto são ingredientes activos para o uso na indústria agro-quimica (também conhecidos por pesticidas). A descrição da sua estrutura, assim como de outros pesticidas (por exemplo, fungicidas, insecticidas, nematicidas) pode ser encontrada no Manual e-Pesticide, versão 3.1, 13a.
Edição, Ed.CDC Tomlin, Conselho Britânico de Protecção de Culturas, 2004-05.
Controlar, prevenir ou proteger e as suas inflexões, dentro do contexto da presente invenção, significam reduzir qualquer efeito indesejado, tal como - patogénico, tal como fitopatogénico, especialmente fungos, infestação ou ataque de, e - dano por agentes patogénicos ou dano por pragas, em uma planta, parte da planta ou material de propagação de plantas, a um nível tal, que uma melhoria é demonstrada.
As combinações pesticidas de acordo com a invenção possuem propriedades muito vantajosas para a protecção de plantas contra (i) patogénico, tal como fitopatogénico, especialmente fungos, infestação ou ataque, o qual resulta 5 em doença e dano para a planta e/ou (ii) ataque ou dano por pragas; particularmente no caso de plantas, a presente invenção pode controlar ou prevenir dano por agentes patogénicos e/ou dano por praga, numa semente, partes de plantas e/ou plantas que se desenvolvem a partir da semente tratada.
Estas propriedades são por exemplo, a acção sinérgica aumentada de combinações dos compostos (I), (II) e (III), resultando na diminuição de danos provocados por agentes patogénicos e/ou danos provocados por pragas, menores taxas de aplicação, ou duração de acção mais longa. No caso da agricultura, verificou-se que a acção aumentada representa uma melhoria das caracteristicas de crescimento de uma planta através de, por exemplo, um controlo maior do que o esperado da infestação patogénica e/ou danos por pragas. A melhoria nas caracteristicas de crescimento de uma planta podem-se manifestar numa variedade de maneiras diferentes, mas em última análise, resulta num melhor produto da planta. Pode, por exemplo, manifestar-se num melhor rendimento e/ou robustez da planta ou qualidade do produto colhido a partir da planta, cuja melhoria pode não estar ligada ao controlo de doenças e/ou pragas. A frase "melhoria do rendimento" de uma planta, tal como aqui usado, refere-se a um aumento do rendimento de um produto da planta por uma quantidade mensurável, em comparação com o rendimento do mesmo produto da planta produzido sob as mesmas condições, mas sem a aplicação do método que é objecto da invenção. É preferido que o rendimento seja aumentado pelo menos cerca de 0,5%, é mais preferido que o aumento seja de pelo menos cerca de 1%, 6 ainda mais preferido é cerca de 2%, e melhor ainda é cerca de 4% ou mais. 0 rendimento pode ser expresso em termos de uma quantidade pelo peso ou volume de um produto da planta em alguma base. A base pode ser expressa em termos de tempo, área de crescimento, peso das plantas produzidas, quantidade de matéria-prima usada, ou semelhante. A frase "melhoria da robustez" de uma planta aqui usada refere-se a uma melhoria na classificação da robustez, ou da densidade (número de plantas por unidade de área), ou da altura da planta, ou do dossel florestal, ou da aparência visual (tal como folhas de cor mais verde), do valor da raiz, ou emergência, ou conteúdo proteico, ou perfilhamento, ou maior limbo das folhas, ou menos folhas basais mortas, ou rebentos mais fortes, ou menor necessidade de fertilizante, ou menor necessidade de sementes, ou rebentos mais produtivos, ou floração mais precoce, ou maturação do grão mais precoce, menor colapso das folhas, ou crescimento aumentado da parte aérea, ou germinação precoce, ou qualquer combinação destes factores, ou quaisquer outras vantagens para um técnico especializado na área, por uma quantidade notável e mensurável relativamente ao mesmo factor da planta produzida sob as mesmas condições, mas sem a aplicação do método que é objecto da invenção.
Quando se diz que o presente método é capaz de "melhorar o rendimento e/ou a robustez" de uma planta, o presente método resulta num aumento quer no rendimento, como descrito anteriormente, quer na robustez da planta, como descrito anteriormente, ou ambos o rendimento e a robustez da planta. 7
Assim, a presente invenção também fornece um método para melhorar as caracteristicas de crescimento de uma planta, o que compreende a aplicação na planta, e/ou partes de planta, da combinação, tal como definido no primeiro aspecto, em qualquer sequência desejada ou simultaneamente.
Combinações especificas preferidas do componente (I), componente (II) e componente (III) são demonstradas a seguir, usando as designações apresentadas na Tabela 1, em que, por exemplo, tiabendazol é o composto (A)l, mefenoxam é o composto (B) 1 e azoxistrobina é o composto (C)l. Um perito na especialidade apreciará que a presente invenção inclui cada uma das combinações de ingredientes activos de cada um ou mais compostos das colunas A, B e C.
Tabela 1 (A) (B) (C) 1 tiabendazol mefenoxam azoxistrobina 2 oxpoconazol metalaxil 3 ipconazol benalaxil 4 protioconazol benalaxil-M 5 oxadixil 6 furalaxil são fornecidos a se (A)1+(B)2+(C)1; (A)1+(B)5+(C)1; (A)2+(B)2+(C)1; (A)2+(B)5+(C)1; (A)3+(B)2+(C)1; (A)3+(B)5+(C)1; (A)4+(B)2+ (C) 1; +(B)5+(C)1; e (A)4+(
Exemplos especificc (A) 1+(B)1+(C)1; (A)1+(B)4+(C)1; (A) 2+(B)1+(C)1; (A) 2+ (B) 4+ (C) 1; (A) 3+(B)1+(C)1; (A)3+(B)4+(C)1; (A) 4+(B)1+(C)1; (A) 4+(B)4+(C)1; (A) (A) 1+(B)3+(C)1; (A)1+(B)6+(C)1; (A) 2+(B)3+(C)1; (A)2+(B)6+(C)1; (A) 3+(B)3+(C)1; (A)3+(B)6+(C)1; (A) 4+(B)3+(C)1; )6+(C)1 8
Numa forma de realização preferida, são preferidas combinações compreendendo (I) tiabendazol, (II) mefenoxam e (iii) azoxistrobina; (I) tiabendazol, (li) metalaxil e (III) azoxistrobina; (I) tiabendazol, (II) benalaxil-M e (III) azoxistrobina; (I) tiabendazol, (II) benalaxil e (III) azoxistrobina; (I) tiabendazol e ipconazol, (II) metalaxil e (III) azoxistrobina; (I) tiabendazol e ipconazol, (II) metalaxil-M (mefenoxam) e (III) azoxistrobina; (I) tiabendazol e ipconazol, (II) benalaxil- M e (III) azoxistrobina; (I) tiabendazol e ipconazol, (II) benalaxil e (III) azoxistrobina; (I) tiabendazol e protioconazol, (II) metalaxil e (III) azoxistrobina; (I) tiabendazol e protioconazol, (II) metalaxil-M e (III) azoxistrobina; (I) tiabendazol e protioconazol, (II) benalaxil e (III) azoxistrobina; (I) tiabendazol e protioconazol, (II) benalaxil-M e (III ) azoxistrobina; (I) protioconazol, (II) metalaxil e (III) azoxistrobina; (I) protioconazol, (II) metalaxil-M e (III ) azoxistrobina; (I) protioconazol, (II) benalaxil e (III) azoxistrobina; (I) protioconazol, (II) benalaxil-M e (III) azoxistrobina. Cada uma das combinações da invenção pode ser usada no sector agrícola e domínios de utilização relacionados para o controle e prevenção de infestações por doenças e/ou danos por pragas em plantas.
Cada uma das combinações de acordo com a presente invenção é eficaz contra fungos fitopatogénicos, que ocorrem especialmente em plantas, incluindo fungos das sementes, pertencendo às seguintes classes: Ascomicetes (por exemplo Penicillium, Gaeumannomyces graminis); Basidiomicetes (por exemplo o género Hemileia, Rhizoctonia, Puccinia); Fungos 9 imperfeitos (por exemplo, Botrytis Helminthosporium, Rynchosporium, Fusarium, Septoria, Cercospora, Alternaria, Pyricularia e Pseudocercosporella herpotrichoides), Oomicetes (por exemplo, Phytophthora, Peronospora, Bremia, Pythium, Plasmopara); Zigomicetes (por exemplo, espécies de Rhizopus). Uma combinação é particularmente eficaz contra espécies de Alternaria, espécies de Aspergillus, Claviceps purpurea, espécies de Cochliobolus, espécies de Colletotrichum, Diplodia maydis, Erysiphe graminis, espécies de Fusarium (tais como Fusarium culmorum, Fusarium oxysporium, Fusarium solani, Fusarium graminearum e Fusarium moniliforme), Gaeumannomyces graminis, Giberella fujikuroi, Giberella zeae, Helminthosporium graminearum, Monographella nivalis, espécies de Puccinia, espécies de Pyrenophora (tais como Pyrenophora graminea), espécies de Peronosclerospora, espécies de Peronospora, Phakopsora pachyrhizi, espécies de Phythium, espécies de Phoma, espécies de Phomopsis, Rhizoctonia solani, espécies de Septoria, espécies de Pseudocercosporella, espécies de Tilletia, espécies de Rhizopus, espécies de Typhula, espécies de Ustilago, espécies de Sphacelotheca (por exemplo Sphacelotheca reilliana), Thanatephorus cucumeris e espécies de Verticillium.
As combinações da presente invenção são particularmente eficazes contra fungos patogénicos do género Fusarium, Pythium ou Rhizoctonia.
As combinações da invenção podem ser formuladas para uma utilização em particular. Preferencialmente, a combinação é formulada para proteger plantas cultivadas ou os seus materiais de propagação. Assim, uma combinação da invenção pode ser aplicada na planta de uma forma convencional, tal 10 como aplicação foliar por spray. As combinações são formuladas para aplicações como tratamento de sementes para controlar ou prevenir danos por pragas e/ou agentes patogénicos, que são encontrados em agricultura e silvicultura, e que podem provocar danos nas plantas especialmente durante as primeiras fases do seu desenvolvimento, o que apresenta uma vantagem.
Adicionalmente, a presente invenção também prevê a aplicação no solo das combinações da invenção para controlar as pragas que habitam no solo e/ou os agentes patogénicos provenientes do solo. Os métodos para aplicação no solo podem ser através de qualquer método adequado, que assegure que a combinação penetra no solo, por exemplo alguns desses métodos são aplicação em caixas de sementes, aplicação por meio de sulcos, encharcamento do solo, injecção no solo, irrigação gota-a-gota, aplicação através de aspersores ou pivô central, incorporação no solo (por dispersão ou em banda). O beneficio que se pode obter desta invenção também pode ser atingido quer através (i) do tratamento do material de propagação da planta com uma combinação, quer (ii) da aplicação no local onde o controlo é desejado, geralmente o local de plantação, da combinação, ou ambos (i) e (ii). O termo "material de propagação de plantas" entende-se como todas as partes generativas da planta, tais como sementes, as quais podem ser usadas para a multiplicação da última, e material de plantas vegetativo tais como estacas e tubérculos (por exemplo, batatas). Assim, tal como usado aqui, parte de uma planta inclui material de propagação. Podem ser mencionados, por exemplo, as sementes (no sentido 11 restrito), raízes, frutas, tubérculos, bolbos, rizomas, partes de plantas. Plantas germinadas e plantas jovens, que serão transplantadas após germinação ou após emergência do solo, também podem ser mencionadas. Estas novas plantas podem ser protegidas antes da transplantação por um tratamento por imersão parcial ou total.
Partes de planta ou órgãos de planta que crescem mais tarde são quaisquer secções de uma planta que se desenvolvem a partir de um material de propagação de planta, tal como uma semente. Partes de planta, órgãos de planta, e plantas também podem beneficiar da protecção contra danos por agentes patogénicos e/ou pragas atingida através da aplicação da combinação no material de propagação da planta. Numa forma de realização, certas partes de planta e certos órgãos de planta que venham a crescer desta, também podem ser considerados como material de propagação de planta, e podem também, eles próprios, ser tratados, ou alvos da aplicação, com a combinação; e consequentemente, a planta, partes adicionais da planta e órgãos adicionais da planta que se desenvolvem a partir de partes tratadas da planta e órgãos da planta tratados também podem beneficiar da protecção contra danos por agentes patogénicos e/ou pragas atingida através da aplicação da combinação em certas partes da planta e certos órgãos da planta. Métodos para a aplicação em ou tratamento de material de propagação de plantas, especialmente sementes, com ingredientes activos pesticidas e misturas dos mesmos, são conhecidos do estado da técnica, e incluem métodos de aplicação por revestimento, granulação e imersão, no material de propagação. 12
Os ingredientes activos podem ser aplicados em sementes usando técnicas de tratamento e máquinas convencionais, tais como técnicas de leito fluidizado, moinho de rolos, estatores de tratamento de sementes, e tambores de revestimento. Outros métodos, tais como leito em jorro, também podem ser úteis. As sementes podem ser predimensionadas antes do revestimento. Após o revestimento, as sementes são tipicamente secas e depois transferidas para uma máquina de dimensionamento, para dimensionamento. Tais procedimentos são conhecidos do estado da técnica.
Numa forma de realização preferida, a combinação é aplicada ou tratada no material de propagação da planta por um método tal que a germinação não é induzida;de modo geral, o embebimento da semente induz a germinação visto que o teor de humidade da semente resultante é demasiado elevado. De modo correspondente, exemplos de métodos adequados para a aplicação (ou tratamento) de um material de propagação de planta, tal como uma semente, é o tratamento da semente, revestimento da semente ou compactação da semente e semelhantes.
Numa forma de realização preferida, o material de propagação de plantas é uma semente. Apesar de se considerar que o presente método pode ser aplicado a uma semente em qualquer estado fisiológico, é preferido que a semente esteja num estado suficientemente durável, para que não sofra danos durante o processo de tratamento. Tipicamente, a semente seria uma semente que foi colhida do campo; removida da planta; e separada de qualquer torrão, haste, casca exterior, e polpa circundante ou qualquer outro material vegetal que não seja semente. 13
Preferencialmente a semente também seria biologicamente estável, de modo a que o tratamento não provoque nenhum dano biológico na semente. Acredita-se que o tratamento pode ser aplicado à semente em qualquer altura entre a colheita da semente e a sementeira da semente ou durante o processo de sementeira (aplicações directas na semente) . A semente também pode ser preparada antes ou depois do tratamento. A distribuição homogénea dos ingredientes activos e adesão dos mesmos às sementes é desejável durante o tratamento do material de propagação. 0 tratamento pode variar, consistindo numa pelicula fina (tratamento) da formulação contendo o(s) ingrediente(s) activo(s) num material de propagação de plantas, tal como uma semente, em que o tamanho e/ou forma originais são reconhecíveis até um estado intermediário (tal como um revestimento) e depois a uma película mais espessa (tal como granulação com muitas camadas de diferentes materiais (tais como veículos, por exemplo argilas; formulações diferentes, tais como de outros ingredientes activos; polímeros; e corantes) em que a forma original e/ou tamanho da semente não é mais reconhecível. 0 tratamento da semente é feito numa semente não semeada, e o termo "semente não semeada" inclui sementes num qualquer período de tempo entre a colheita da semente e o semear da semente no solo com o objectivo de obter germinação e crescimento da planta. 0 tratamento de uma semente não semeada não deve incluir as práticas nas quais o ingrediente activo é aplicado no solo, 14 mas incluiria qualquer prática de aplicação na semente durante o processo de plantio.
Preferencialmente, o tratamento ocorre antes de semear a semente, de forma a que a semente semeada tenha sido pré-tratada com a combinação. Em particular, o revestimento de sementes ou a granulação de sementes são preferidos no tratamento com as combinações de acordo com a invenção. Como resultado do tratamento, os ingredientes activos da combinação aderem à semente, e por conseguinte estão disponíveis para o controlo de pragas e/ou doenças.
As sementes tratadas podem ser armazenadas, manipuladas, semeadas e cultivadas da mesma maneira que as sementes tratadas com qualquer outro ingrediente activo. A combinação de acordo com a presente invenção é adequada a plantas das seguintes culturas: cereais (trigo, cevada, centeio, aveia, milho, arroz, sorgo, triticale e culturas relacionadas); beterrabas (beterraba açucareira e beterraba forrageira); plantas leguminosas (feijões, lentilhas, ervilhas, feijão de soja); plantas oleaginosas (colza, mostarda, girassol); plantas cucurbitáceas (abóboras, pepinos, melões); plantas de fibras (algodão, linho, cânhamo, juta); vegetais (espinafres, alface, espargos, couves, cenouras, cebolas, tomates, batatas, pimentos); assim como plantas ornamentais (flores, arbustos, árvores de folha larga e de folha persistente, tais como as coníferas). Especialmente adequados são trigo, cevada, centeio, aveia, triticale, milho, e feijão de soja; cada combinação é preferida para as culturas de milho e feijão de soja. 15
Culturas alvo adequadas também incluem culturas de plantas transgénicas dos tipos acima mencionados. As culturas de plantas transgénicas usadas de acordo com a invenção são plantas ou material de propagação das mesmas, que são transformados por intermédio de tecnologia de ADN recombinante de tal forma que elas são capazes, por exemplo, de sintetizar toxinas que actuam selectivamente, como é conhecido, por exemplo, de invertebrados produtores de toxinas, especialmente do filo Arthropoda, como pode ser obtido a partir de estirpes de Bacillus thuringiensis; ou como são conhecidos de plantas, tal como lectinas; ou como alternativa, capazes de expressar resistência a herbicidas ou fungicidas. Exemplos de tais toxinas, ou plantas transgénicas que são capazes de sintetizar estas toxinas, foram fornecidos, por exemplo, em EP-A-0 374 753, WO 93/07278, WO 95/34656, EP-A-0 427 529 e EP-A-451 878 e são incluidas como referências no presente pedido.
Os materiais de propagação de plantas tratados por uma combinação da presente invenção são, assim, resistentes a danos por doenças e/ou pragas; desta forma, a presente invenção também fornece um material de propagação de planta, o qual é tratado com a combinação, e consequentemente, pelo menos os ingredientes activos desta aderiram ao material de propagação, tal como uma semente, que é assim resistente a agentes patogénicos e/ou pragas. A combinação e composição de tratamento de sementes também pode compreender ou também pode ser aplicada juntamente e/ou sequencialmente com compostos activos adicionais. Estes compostos adicionais podem ser outros ingredientes activos pesticidas, fertilizantes ou dadores de 16 micronutrientes ou outras preparações que influenciam o crescimento das plantas, tais como inoculantes.
Um único ingrediente activo pesticida pode apresentar actividade em mais do que uma área de controlo de pragas, por exemplo, um pesticida pode ter actividade fungicida, acaricida e nematicida. Especificamente, o aldicarbe é conhecido por ter actividade insecticida, acaricida e nematicida, enquanto o metam é conhecido por ter actividade insecticida, herbicida, fungicida e nematicida, e o tiabendazol e a captana podem fornecer actividade nematicida e fungicida. A combinação da presente invenção também pode ser misturada com outros pesticidas, tais como outros fungicidas, insecticidas e nematicidas.
Exemplos apropriados incluem derivados de triazol, estrobilurinas, carbamato (incluindo tiocarbamato), compostos N-trihalometiltio (captana), benzenos substituídos, carboxamidas, e misturas destes; e neonicotinóides, carbamatos, piretróides e misturas destes.
Numa forma de realização privilegiada, a combinação compreende (I) tiabendazol, (II) mefenoxam e (III) azoxistrobina, e opcionalmente compreende ainda tiametoxam.
No caso de uma combinação da invenção também incluir um pesticida que não seja fungicida (tal como abamectin, clotianidina, imidaclopride, tiametoxam, teflutrina, lambda-cialotrina), então o espectro pesticida da combinação é alargado para incluir controlo de pragas, tal como o controlo de pragas seleccionadas de Nematoda, 17
Insecta e Arachnida. Neste caso, a combinação também pode ser aplicada na praga para controlar ou prevenir danos causados pela praga e proteger o material desejado (por exemplo, planta e partes de planta) do dano provocado pela praga. Exemplos de pragas incluem: da ordem Lepidoptera, por exemplo, espécies de Acleris, espécies de Adoxophyes, espécies de Aegeria, espécies de Agrotis, Alabama argillaceae, espécies de Amylois, Anticarsia gemmatalis, espécies de Archips, espécies de Argyrotaenia, espécies de Autographa, Busseola fusca, Cadra cautella, Carposina nipponensis, espécies de Chilo, espécies de Choristoneura, Clysia ambiguella, espécies de Cnaphalocrocis, espécies de Cnephasia, espécies de Cochylis, espécies de Coleophora, espécies de Crocidolomia, Cryptophlebia leucotreta, Crysodeixis includens, espécies de Cydia, espécies de Diatraea, Diparopsis castanea, espécies de Earias, espécies de Elasmopalpus, espécies de Ephestia, espécies de Eucosma, Eupoecilia ambiguella, espécies de Euproctis, espécies de Euxoa, espécies de Grapholita, Hedya nubiferana, espécies de Heliothis, Hellula undalis, Hyphantria cunea, Keiferia lycopersicella, Leucoptera scitella, espécies de Lithocollethis, Lobesia botrana, espécies de Lymantria, espécies de Lyonetia, espécies de Malacosoma, Mamestra brassicae, Manduca sexta, espécies de Operophtera, Ostrinia nubilalis, espécies de Pammene, espécies de Pandemis, Panolis flammea, Pectinophora gossypiella, Phthorimaea operculella, Pieris rapae, espécies de Pieris, Plutella xylostella, espécies de Prays, espécies de Scirpophaga, espécies de Sesamia, espécies de Sparganothis, espécies de Spodoptera, espécies de Synanthedon, espécies de Thaumetopoea, espécies de Tortrix, Trichoplusia ni e espécies de Yponomeuta; 18 da ordem Coleoptera, por exemplo, espécies de Agriotes, espécies de Anthonomus, Atomaria linearis, espécies de Ceutorhynchus, Chaetocnema tibialis, espécies de Cosmopolites, espécies de Curculio, espécies de Dermestes, espécies de Diabrotica, espécies de Epilachna, espécies de Eremnus, espécies de Gonocephalum, espécies de Heteronychus, Leptinotarsa decemlineata, espécies de Lissorhoptrus, espécies de Melolontha, espécies de Orycaephilus, espécies de Otiorhynchus, espécies de Phlyctinus, espécies de Phyllotreta, espécies de Popillia, espécies de Protostrophus, espécies de Psylliodes, espécies de Rhizopertha, espécies de Scarabeidae, espécies de Sitophilus, espécies de Sitotroga, espécies de Tenebrio, espécies de Tribolium e espécies de Trogoderma; da ordem Orthoptera, por exemplo, espécies de Blatta, espécies de Blattella, espécies de Gryllotalpa, Leucophaea maderae, espécies de Locusta, espécies de Periplaneta e espécies de Schistocerca; da ordem isoptera, por exemplo, espécies de Reticulitermes; da ordem Psocoptera, por exemplo, espécies de Liposcelis; da ordem Anoplura, por exemplo, espécies de Haematopinos, espécies de Linognathus, espécies de Pediculus, espécies de Pemphigus e espécies de Phylloxera; da ordem Mallophaga, por exemplo, espécies de Damalinea e espécies de Trichodectes; da ordem Thysanoptera, por exemplo, espécies de Frankliniella, espécies de Hercinothrips, espécies de Taeniothrips, Thrips palmi, Thrips tabaci e Scirtothrips aurantii; da ordem Heteroptera, por exemplo, Dichelops melacanthus, Distantiella theobroma, espécies de Dysdercus, espécies de Euchistos, espécies de Eurygaster, espécies de Leptocorisa, espécies de Nezara, espécies de Piesma, espécies de 19
Rhodnius, Sahlberggella singularis, espécies de Scotinophara e espécies de Triatoma; da ordem Homoptera, por exemplo, Aleurothrixus floccocus, Aleyrodes brassicae, espécies de Aonidiella, espécies de Aphididae, espécies de Aphis, espécies de Aspidiotus, Bemisisa tabaci, espécies de Ceroplaster, Chrysomphalus aonidium, Chrysomphalus dictyospermi, Coccus hesperidum, espécies de Empoasca, Eriosoma larigerum, espécies de Erythroneura, espécies de Gascardia, espécies de Laodelphax, Lecanium corni, espécies de Lepidosaphes, espécies de Macrosiphus, espécies de Myzus, espécies de Nephotettix, espécies de Nilaparvata, espécies de Paratoria, espécies de Pemphigus, espécies de Planococcus, espécies de Pseudaulacaspis, espécies de Pseudococcus, espécies de Psylla, Pulvinaria aethiopica, espécies de Quadraspidiotus, espécies de Rhopalosiphum, espécies de Saissetia, espécies de Scaphoideus, espécies de Schizaphis, espécies de Sitobion, Trialeurodes vaporariorum, Trioza erytreae e Unaspis citri; da ordem Hymenoptera, por exemplo, Acromyrmex, Athalia rosae, espécies de Atta, espécies de Cephus, espécies de Diprion, Diprionidae, Gilpinia polytoma, espécies de Hoplocampa, espécies de Lasius, Monomorium pharaonis, espécies de Neodiprion, espécies de Solenopsis e espécies de Vespa; da ordem Diptera, por exemplo, Antherigona soccata, Bibio hortulanus, espécies de Ceratitis, espécies de Chrysomyia, espécies de Culex, espécies de Cuterebra, espécies de Dacus, espécies de Delia, Drosophila melanogaster, espécies de Liriomyza, espécies de Melanagromyza, espécies de Orseolia, Oscinella frit, Pegomya hyoscyami, espécies de Phorbia, Rhagoletis pomonella, espécies de Sciara; 20 da ordem Acarina, por exemplo, Acarus siro, Aceria sheldoni, Aculus schlechtendali, espécies de Amblyomma, espécies de Argas, espécies de Brevipalpus, Bryobia praetiosa, espécies de Calipitrimerus, espécies de Chorioptes, Dermanyssus gallinae, Eotetranychus carpini, espécies de Eriophyes, espécies de Hyalomma, Olygonychus pratensis, espécies de Ornithodoros, espécies de Panonychus, Phyllocoptruta oleivora, Polyphagotarsonemus latus, espécies de Psoroptes, espécies de Rhipicephalus, espécies de Rhizoglyphus, espécies de Sarcoptes, espécies de Tarsonemus e espécies de Tetranychus; e da classe Nematoda, por exemplo, as espécies de Meloidogyne (por exemplo, Meloidogyne incoginita e Meloidogyne javanica), espécies de Heterodera (por exemplo, Heterodera glycines, Heterodera schachtii, Heterodera avenae e Heterodera trifolii), espécies de Globodera (por exemplo Globodera rostochiensis), espécies de Radopholus (por exemplo, Radopholus símiles), espécies de Rotylenchulus, espécies de Pratylenchus (por exemplo, Pratylenchus neglectans e Pratylenchus penetrans), espécies de Aphelenchoides, espécies de Helicotylenchus, espécies de Hoplolaimus, espécies de Paratrichodorus, espécies de
Longidorus, espécies de Nacobbus, espécies de Subanguina, espécies de Belonlaimus, espécies de Criconemella, espécies de Criconemoides, espécies de Ditylenchus, espécies de Dolichodorus, espécies de Hemicriconemoides, espécies de Hemicycliophora, espécies de Hirschmaniella, espécies de Hypsoperine, espécies de Macroposthonia, espécies de
Melinius, espécies de Punctodera, espécies de Quinisulcius, espécies de Scutellonema, espécies de Xiphinema, e espécies de Tylenchorhynchus. 21 A proporção em peso de compostos de ingrediente activo é seleccionada de forma a resultar, por exemplo, na acção sinérgica desejada. Em geral, a proporção em peso variaria dependendo do ingrediente activo especifico, e de quantos ingredientes activos estão presentes na combinação. Geralmente, no caso de a combinação consistir em três ingredientes activos, a proporção em peso entre cada dois ingredientes, independentemente de cada um, é de 100:1 a 1:100, preferencialmente de 75:1 a 1:75, preferindo-se ainda de 50:1 a 1:50, especialmente de 25:1 a 1:25, e ainda melhor de 10:1 a 1:10, tal como por exemplo de 5:1 a 1:5.
As taxas de aplicação (utilização) da combinação variam, por exemplo, de acordo com o tipo de utilização, tipo de cultura, os ingredientes activos específicos na combinação, tipo de material de propagação de planta (se apropriado), mas é tal que os ingredientes activos na combinação estejam presentes numa quantidade suficiente para fornecer a acção reforçada desejada (tal como controlo de doença ou praga) e pode ser determinada por ensaios.
Geralmente, para tratamento foliar ou do solo, as taxas de aplicação podem variar entre 0,05 e 3 kg por hectare (g/ha) de ingredientes activos. Taxas de aplicação adequadas para uso foliar são 50 - 1000, preferencialmente 75 - 500, especialmente 100 - 300 g/ha de componente (I); 50 - 1000, preferencialmente 250 - 750 g/ha de componente (II); 50 -1000, preferencialmente 75 - 500, especialmente 100 - 300 g/ha de componente (III) .
De um modo geral, para tratamento de sementes, as taxas de aplicação podem variar entre 0,5 e 1000 g de ingredientes activos/ 100 kg de sementes. Exemplos de taxas de aplicação 22 para tratamento de sementes > podem ser de 5 - 100, preferencialmente de 10 - 50, especialmente 12 - 25 g de componente (I)/ 100 kg de sementes; 0, 5 - 10, preferencialmente 0, 75 - 7, especialmente 1 - 5 g de componente (II)/ 100 kg de sementes; 0,5 - 10, preferencialmente 0, 75 - 7, especialmente 1 - 5 g de componente (111)/100 kg de sementes.
No caso da combinação compreender (I) tiabendazol, (II) mefenoxam e (III) azoxistrobina, as taxas de aplicação típicas para o tratamento de sementes, em particular de milho, são de 15 - 25 g de tiabendazol, 1 - 4 g de mefenoxam, e 0,5 - 2 g de azoxistrobina, cada um em g tendo como base 100 kg de sementes.
No caso da combinação compreender (I) tiabendazol, (II) mefenoxam e (III) azoxistrobina, e tiametoxam, a taxa de aplicação típica para o tratamento de sementes, em particular de feijão de soja, é 10 - 20 g de tiabendazol, 1- 4 g de mefenoxam, 0,5 - 2 g de azoxistrobina, e 30 - 40 g de tiametoxam, cada um em g, com base em 100 kg de sementes.
Os componentes (I), (II) ou (III), e quaisquer outros pesticidas, podem ser usados, quer em forma pura, por exemplo, como um ingrediente activo sólido, por exemplo, num tamanho de partículas específico, ou preferencialmente juntamente com pelo menos uma das formulações auxiliares comuns (também conhecidas como adjuvantes), tais como extensores, por exemplo, solventes e veículos sólidos, ou compostos de actividade superficial (surfactantes), na forma de uma formulação, na presente invenção. Geralmente, os compostos (I), (II) e (III) estão na forma de uma 23 composição de formulação com uma ou mais formulações auxiliares comuns.
Por conseguinte, a combinação de compostos (I), (li) e (III) é normalmente usada na forma de formulações. Os compostos (I), (II), e (III) podem ser aplicados no local onde o controlo é desejado, simultaneamente ou sucessivamente em pequenos intervalos, por exemplo, no mesmo dia, se desejado juntamente com veículos adicionais, surfactantes ou outros adjuvantes que promovem a aplicação geralmente utilizados em tecnologia de formulação. Numa forma de realização preferida, (I), (II), e (III) são aplicados simultaneamente.
No caso dos compostos (I), (II) e (III) serem aplicados simultaneamente na presente invenção, eles podem ser aplicados como uma composição contendo (I), (II) e (III), em que cada um dos (I), (II) e (III) pode ser obtido de uma fonte de formulação separada e misturados juntos (conhecido como mistura de tanque, pronto-para-aplicar, caldo de spray ou lama), opcionalmente com outros pesticidas, ou (I), (II) e (III) podem ser obtidos como fonte de mistura de formulação única (conhecido como pré-mistura, concentrado, composto (ou produto) formulado), e opcionalmente misturados juntamente com outros pesticidas.
Numa forma de realização, a combinação da presente invenção é aplicada como uma composição. Desta forma, a presente invenção é uma composição compreendendo, como ingredientes activos, (I), (II) e (III), e opcionalmente outros pesticida, e opcionalmente uma ou mais formulações auxiliares comuns, as quais podem ser na forma de uma composição de mistura de tanque ou pré-mistura. 24
Numa forma de realização preferida da invenção, a combinação de (I) tiabendazol, (II) mefenoxam e (III) azoxistrobina; e (I) tiabendazol, (li) mefenoxam e (III) azoxistrobina e tiametoxam, são fornecidas sob a forma de uma composição de pré-mistura (ou mistura).
Exemplos de tipos de formulações foliares para composições de pré-misturas são: GR: grânulos WP: pós molháveis WG: grânulos dispersáveis em água (pós) SG: grânulos solúveis em água SL: concentrados solúveis EC: concentrado emulsionável EW: emulsões, óleo em água ME: microemulsão SC: concentrado de suspensão aquosa CS: suspensão de cápsulas aquosa OD: concentrado de base de óleo, e SE: suspensão-emulsão aquosa
Ao passo que, exemplos de tipos formulações para tratamento de sementes para composições de pré-misturas, são: WS: pós molháveis para lamas de tratamento de sementes LS: solução para tratamento de sementes ES: emulsões para tratamento de sementes FS: concentrado de suspensão para tratamento de sementes WG: grânulos dispersáveis em água CS: suspensão de cápsulas aquosa 25
Exemplos de tipos de formulações adequadas para composições de mistura de tanque são soluções, emulsões diluídas, suspensões, ou uma mistura das mesmas, e poeiras.
Tal como com a natureza das formulações, também os métodos de aplicação, tais como foliar, encharcamento, vaporização, atomização, polvilhamento, espalhamento, revestimento ou vazamento, são escolhidos de acordo com os objectivos pretendidos e com as circunstâncias prevalentes.
As composições de mistura de tanque são geralmente preparadas através da diluição com um solvente (por exemplo, água), uma ou mais composições pré-mistura contendo diferentes pesticidas, e opcionalmente, auxiliares adicionais.
Os veículos solúveis e adjuvantes podem ser sólidos ou líquidos e são as substâncias normalmente empregues em tecnologia da formulação, por exemplo, substâncias minerais naturais ou regeneradas, solventes, dispersantes, agentes molhantes, melhoradores, espessantes, ligantes e fertilizantes.
As formulações são preparadas de forma já conhecida, por exemplo, misturando de forma homogénea e/ou moendo os ingredientes activos com extensores, por exemplo, solventes, veículos sólidos e, quando apropriado, compostos de actividade superficial (surfactantes).
Solventes adequados são: hidrocarbonetos aromáticos, preferencialmente as fracções contendo 8 a 12 átomos de carbono, por exemplo, misturas de xileno ou naftalenos substituídos, ftalatos, tais como dibutilftalato ou 26 dioctilftalato, hidrocarbonetos alifáticos, tais como ciclohexano ou parafinas, álcoois e glicóis e os seus ésteres e éteres, tais como etanol, etilenoglicol, etilenoglicol monometil ou monoetileter, cetonas, tais como ciclohexanona, solventes polares fortes, tais como N-metil-2-pirrolidona, dimetil sulfoxido ou dimetilformamida, assim como óleos vegetais ou óleos vegetais epoxidados, tais como óleo de coco epoxidado ou óleo de feijão de soja; ou água.
Os veículos sólidos usados, por exemplo, para poeiras e pós dispersáveis, são normalmente minerais de enchimento naturais, tais como a calcite, o talco, o caulino, montmorillonite ou a atapulgite. De forma a melhorar as propriedades físicas, também é possível adicionar ácido silícico muito disperso, ou polímeros absorventes muito dispersos. Veículos absorventes granulados adequados são do tipo poroso, por exemplo, pomes, tijolo quebrado, sepiolite ou bentonite, e veículos não absorventes adequados são, por exemplo, calcite ou areia. Além disso, também pode ser usado um grande número de materiais pré-granulados de natureza orgânica ou inorgânica, por exemplo, especialmente dolomite ou resíduos vegetais pulverizados.
Dependendo da natureza dos compostos de ingredientes activos que serão formulados, compostos com actividade superficial são surfactantes não-iónicos, catiónicos e/ou aniónicos, contendo boas propriedades emulsionantes, dispersantes e molhantes. 0 termo "surfactantes" também será entendido como compreendendo misturas de surfactantes.
Adjuvantes promotores da aplicação particularmente vantajosos são também fosfolípidos naturais ou sintéticos das séries cefalina e lecitina, por exemplo, 27 fosfatidiletanolamina, fosfatidilserina, fosfatidilglicerol e lisolecitina.
De um modo geral, uma formulação de mistura de tanque para aplicação foliar ou no solo, compreende 0,1 a 20%, especialmente 0,1 a 15% em compostos de ingrediente activo, e 99,9 a 80%, especialmente 99,9 a 85% de um sólido ou auxiliares liquido (incluindo, por exemplo, um solvente tal como a água), em que os auxiliares podem ser um surfactante numa quantidade de 0 a 20%, especialmente 0,1 a 15%, com base na formulação da mistura de tanque.
Tipicamente, uma formulação de pré-mistura para aplicação foliar, compreende 0,1 a 99,9%, especialmente 1 a 95% de compostos de ingrediente activo, e 99,9 a 5%, de um adjuvante sólido ou liquido (incluindo, por exemplo, um solvente tal como a água), em que os auxiliares podem ser um surfactante numa quantidade de 0 a 50%, especialmente 0,5 a 40%, com base na formulação da pré-mistura.
Normalmente, uma formulação de mistura de tanque para aplicação em tratamento de sementes, compreende 0,25 a 80%, especialmente 1 a 75% de compostos de ingrediente activo, e 99, 75 a 20%, especialmente 99 a 25% de um sólido ou auxiliares líquidos (incluindo, por exemplo, um solvente tal como a água), em que os auxiliares podem ser um surfactante numa quantidade de 0 a 40%, especialmente 0,5 a 30%, com base na formulação da mistura de tanque.
Tipicamente, uma formulação de pré-mistura para aplicação em tratamento de sementes, compreende 0,5 a 99,9%, especialmente 1 a 95% de compostos de ingrediente activo, e 99,5 a 0,1%, especialmente 99 a 5% de um adjuvante sólido 28 ou líquido (incluindo, por exemplo, um solvente tal como a água), em que os auxiliares podem ser um surfactante numa quantidade de 0 a 50%, especialmente 0,5 a 40%, com base na formulação da pré-mistura.
Enquanto os produtos comerciais são preferencialmente formulados como concentrados (por exemplo, composição de pré-mistura (formulação)), o utilizador final irá empregar normalmente formulações diluídas (por exemplo, composição de mistura de tanque).
Formulações de pré-mistura para o tratamento de sementes preferidas são concentrados de suspensões aquosas. A formulação pode ser aplicada nas sementes, usando máquinas e técnicas de tratamento convencionais, tais como técnicas de leito fluidizado, moinho de rolos, estatores de tratamento de sementes, e tambores de revestimento. Outros métodos, tais como leito em jorro, também podem ser úteis. As sementes podem ser predimensionadas antes do revestimento Após o revestimento, as sementes são tipicamente secas e depois transferidas para uma máquina de dimensionamento, para dimensionamento. Tais procedimentos são conhecidos do estado da técnica.
Os exemplos que se seguem servem para ilustrar as formulações adequadas para compostos (I) e (II), "ingrediente activo" indica uma combinação do composto I e do composto II numa proporção de mistura específica.
Exemplos de Formulação Pós molhantes a) b) c) ingrediente activo [ 1: 11 = 1:6(a), 1:2(b), 1:1(c)] 25% 50% 75% lignosulfonato de sódio 5% 5% - 29 lauril sulfato de sódio di-isobutilnaftalenosulfonato de fenolpolietilenoglicol éter (7-8 mol de óxido de etileno) ácido silicico muito disperso caulino 3% - 5% sódio - 6% 10% _ 2% _ 5% 10% 10% 62% 27% 0 ingrediente activo é perfeitamente misturado com os adjuvantes e a mistura é bem moída num moinho apropriado, permitindo que os pós molhantes, que podem ser diluídos em água, resultem em suspensões com a concentração desejada.
Poeiras a) b) c) ingrediente activo [ 1: 11 = l:6(a), l:2(b), l:10(c)] 5% 6% 4% talco 95% - caulino - 94% material de enchimento mineral - 96%% Poeiras prontas para usar são obtidas misturando o ingrediente activo com o veículo e moendo a mistura num moinho adequado. Estes pós podem ser usados de sementes. para a secagem Concentrados de suspensões a) b) ingrediente activo [I:II = 1:1(a), 1:8(b)] 5% 30% propilenoglicol 10% 10% etoxilatos de tri-estirilfenol 5% 6% lignosulfonato de sódio - 10% carboximetilcelulose - 1% óleo de silicone (na forma de emulsão em água a 75%) 1% 1% pigmento de cor 5% 5% água 74% 37% 0 ingrediente activo finamente moído está bem misturado com os adjuvantes, resultando num concentrado de suspensão, a partir do qual suspensões de uma qualquer diluição desejada podem ser obtidos por diluição com água. Em alternativa, procede-se a uma moagem húmida, num moinho de bolas, de uma 30 suspensão dos ingredientes activos e auxiliares (incluindo água), para se atingir uma formulação estável e com as caracteristicas de tratamento apropriadas.
Usando estas formulações, concentradas ou diluídas, pode-se tratar material de propagação de plantas por vaporização, vazamento ou imersão, sendo este material protegido contra danos provocados, por exemplo, por agentes patogénicos.
As combinações de ingredientes activos de acordo com a invenção são distinguidos pelo facto de serem especialmente bem tolerados pelas plantas e amigos do ambiente.
Cada combinação de ingredientes activos de acordo com a invenção é especialmente vantajosa para o tratamento de material de propagação de plantas.
Numa forma de realização preferida, cada uma das combinações da presente invenção é uma composição para tratar material de propagação de plantas, preferencialmente sementes.
Em cada aspecto e forma de realização da invenção, "consistindo essencialmente" e inflexões de são uma forma de realização preferida de "compreendendo" e as suas inflexões, e "consistindo em" e inflexões de são uma forma de realização preferida de "consistindo essencialmente em" e suas inflexões.
Lisboa, 12 de Março de 2010

Claims (12)

  1. 31 REIVINDICAÇÕES 1. Uma combinação pesticida compreendendo pelo menos três componentes como ingrediente activo, opcionalmente juntamente com uma ou mais formulações auxiliares comuns, em que o componente (I) é um ou mais de um fungicida azol seleccionado a partir de tiabendazol, oxpoconazol, ipconazol e protioconazol, o componente (II) é um ou mais de um fungicida fenilamida, e o componente (III) é azoxistrobina, contanto que a combinação não compreenda um fungicida fenilpirrole.
  2. 2. A combinação de acordo com a reivindicação 1 em que (I) é tiabendazol, (II) é mefenoxam, (III) é azoxistrobina.
  3. 3. A combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, em que a combinação contém adicionalmente um ou mais fungicidas, insecticidas e/ou nematicidas alternativos.
  4. 4. A combinação de acordo com a reivindicação 3, em que a combinação é (I) é tiabendazol, (II) é mefenoxam, (III) é azoxistrobina, e tiametoxam.
  5. 5. A combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, na forma de uma composição pesticida para o tratamento de material de propagação de plantas.
  6. 6. A combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, em que a proporção em peso entre quaisquer dois componentes de (I), (II) e (III), independentemente de cada um, é 1:100 ou 100:1. 32
  7. 7. Um método para o controlo ou prevenção de danos provocados por agentes patogénicos ou danos por pragas, num material de propagação de plantas, uma planta, partes de uma planta e/ou órgãos de plantas que venham a crescer destas, o qual compreende a aplicação na planta, parte da planta ou área circundante desta, da combinação tal como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, numa qualquer sequência desejada ou simultaneamente.
  8. 8. Um método para proteger um material de propagação de plantas, uma planta, partes de uma planta e/ou órgãos de plantas que venham a crescer destas, contra danos por agentes patogénicos, ou danos por pragas, pela aplicação na planta, partes da planta, ou área circundante desta, da combinação tal como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, numa qualquer sequência desejada ou simultaneamente.
  9. 9. Um método para reforçar as caracteristicas de crescimento de uma planta, o qual compreende a aplicação, na planta e/ou partes da planta, da combinação tal como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, numa qualquer sequência desejada ou simultaneamente.
  10. 10. O método de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, em que a combinação, tal como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, é aplicada simultaneamente.
  11. 11. O método de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, em que a combinação tal como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 6, é aplicada no material de propagação de plantas. 33
  12. 12. Um material de propagação de plantas tratado com a combinação definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 6 . Lisboa, 12 de Março de 2010
PT07846499T 2006-11-01 2007-10-23 Composições pesticidas contendo um azol, uma fenilamida e azoxistrobina PT2077720E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06022767A EP1917856A1 (en) 2006-11-01 2006-11-01 Pesticidal compositions comprising an azole, a phenylamide and azoxystrobin

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2077720E true PT2077720E (pt) 2010-03-18

Family

ID=37434772

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07846499T PT2077720E (pt) 2006-11-01 2007-10-23 Composições pesticidas contendo um azol, uma fenilamida e azoxistrobina

Country Status (23)

Country Link
EP (2) EP1917856A1 (pt)
CN (1) CN101547607A (pt)
AR (1) AR063544A1 (pt)
AT (1) ATE456929T1 (pt)
AU (1) AU2007315263B2 (pt)
BR (1) BRPI0718053A2 (pt)
CA (1) CA2667665C (pt)
CL (1) CL2007003165A1 (pt)
CO (1) CO6160267A2 (pt)
DE (1) DE602007004680D1 (pt)
DK (1) DK2077720T3 (pt)
EA (1) EA014916B1 (pt)
EG (1) EG25917A (pt)
ES (1) ES2338827T3 (pt)
IL (1) IL198414A0 (pt)
IN (1) IN2009DE02854A (pt)
MX (1) MX2009004610A (pt)
PL (1) PL2077720T3 (pt)
PT (1) PT2077720E (pt)
UA (1) UA97497C2 (pt)
UY (1) UY30680A1 (pt)
WO (1) WO2008052681A1 (pt)
ZA (1) ZA200903016B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0508993D0 (en) 2005-05-03 2005-06-08 Syngenta Participations Ag Pesticidal compositions
UY39548A (es) * 2020-12-01 2022-06-30 Adama Makhteshim Ltd Composiciones estabilizadas que contienen fungicidas de estrobilurina y alcoholes polihídricos
WO2023118818A1 (en) * 2021-12-21 2023-06-29 UPL Corporation Limited Fungicidal combinations

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19716257A1 (de) * 1997-04-18 1998-10-22 Bayer Ag Fungizide Wirkstoffkombination
JP4722398B2 (ja) * 2002-03-21 2011-07-13 ビーエーエスエフ ソシエタス・ヨーロピア 殺菌性混合物

Also Published As

Publication number Publication date
AR063544A1 (es) 2009-01-28
DE602007004680D1 (de) 2010-03-25
EP2077720B1 (en) 2010-02-03
EP2077720A1 (en) 2009-07-15
BRPI0718053A2 (pt) 2013-11-05
UY30680A1 (es) 2008-05-31
WO2008052681A1 (en) 2008-05-08
IN2009DE02854A (pt) 2009-06-19
DK2077720T3 (da) 2010-05-03
EP1917856A1 (en) 2008-05-07
CN101547607A (zh) 2009-09-30
EA014916B1 (ru) 2011-02-28
EG25917A (en) 2012-10-15
MX2009004610A (es) 2009-05-22
ZA200903016B (en) 2010-03-31
UA97497C2 (ru) 2012-02-27
ATE456929T1 (de) 2010-02-15
AU2007315263B2 (en) 2012-10-04
CA2667665A1 (en) 2008-05-08
CA2667665C (en) 2016-07-26
IL198414A0 (en) 2010-02-17
AU2007315263A1 (en) 2008-05-08
ES2338827T3 (es) 2010-05-12
EA200900608A1 (ru) 2009-10-30
CO6160267A2 (es) 2010-05-20
PL2077720T3 (pl) 2010-06-30
CL2007003165A1 (es) 2008-05-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2100509B1 (en) Method of controlling pathogenic and/or pest damage in plants using a thiabendazole/abamectin containing composition
RU2447660C2 (ru) Пестицидные комбинации и способ борьбы с сельскохозяйственными вредителями растений
BRPI0808342B1 (pt) combinação pesticida e método de controlar ou prevenir danos patogênicos causados por fungos
BRPI0712958B1 (pt) Methods for controlling or preventing pathogenic injury in a plant propagating material, a plant, parts of a plant and / or organs of a plant; for protecting a plant propagation material, a plant, parts of a plant and / or organs of a plant against pathogenic injury or injury to pests and for improving the growth characteristics of a plant, said methods comprising applying a combination comprising (I) tebuconazole, (II) azoxystrobin and (III) fludioxonil, as well as a pesticide combination comprising (I) tebuconazole, (II) azoxystrobin and (III) fludioxonil
WO2007128541A2 (en) Pesticidal combinations comprising flutriafol
BRPI0921289B1 (pt) Combinações pesticidas, métodos para proteção, controle e prevenção do dano de pragas, e material de propagação de planta
US20100107281A1 (en) Pesticidal combinations
AU2007315263B2 (en) Pesticidal compositions comprising an azole, a phenylamide and azoxystrobin
WO2007141010A1 (en) A method of protecting a plant propagation material, a plant, parts of a plant and/or plant organs