PT1757150E - Transferência entre modos ou entre tecnologias de acesso rádio - Google Patents

Transferência entre modos ou entre tecnologias de acesso rádio Download PDF

Info

Publication number
PT1757150E
PT1757150E PT05755073T PT05755073T PT1757150E PT 1757150 E PT1757150 E PT 1757150E PT 05755073 T PT05755073 T PT 05755073T PT 05755073 T PT05755073 T PT 05755073T PT 1757150 E PT1757150 E PT 1757150E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mode
identifiers
identifier
modes
transfer
Prior art date
Application number
PT05755073T
Other languages
English (en)
Inventor
Vlora Rexhepi
Iuliana Virtej
Original Assignee
Nokia Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Corp filed Critical Nokia Corp
Publication of PT1757150E publication Critical patent/PT1757150E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/0011Control or signalling for completing the hand-off for data sessions of end-to-end connection
    • H04W36/0033Control or signalling for completing the hand-off for data sessions of end-to-end connection with transfer of context information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/14Reselecting a network or an air interface
    • H04W36/144Reselecting a network or an air interface over a different radio air interface technology
    • H04W36/1443Reselecting a network or an air interface over a different radio air interface technology between licensed networks
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/02Hierarchically pre-organised networks, e.g. paging networks, cellular networks, WLAN [Wireless Local Area Network] or WLL [Wireless Local Loop]
    • H04W84/04Large scale networks; Deep hierarchical networks
    • H04W84/042Public Land Mobile systems, e.g. cellular systems

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)

Description

-1 -
DESCRIÇÃO
"TRANSFERÊNCIA ENTRE MODOS OU ENTRE TECNOLOGIAS DE ACESSO RÁDIO"
Descrição
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO Área da Invenção: A invenção diz respeito a uma técnica para a transferência de fluxos de dados por comutação de pacotes, em especial entre sistemas que suportam diferentes tecnologias de acesso rádio e/ou diferentes modos de operação.
Descrição da Técnica Associada: A implementação de novas tecnologias de rádio é, regra geral, efectuada em áreas geograficamente limitadas, pelo menos no inicio. Para cumprir com as necessidades de cobertura do utilizador, é desejável proporcionar uma transferência para uma tecnologia de rádio existente ou alternativa quando um utilizador sai fora de uma área apoiada por uma tecnologia de rádio inovadora mas geograficamente limitada.
Um exemplo é a implementação da rede de acesso rádio UMTS (UTRAN), que oferece uma cobertura geográfica limitada, pelo menos inicialmente, em comparação com a rede -2- de acesso rádio GSM EDGE (GERAN) há mais tempo estabelecida. A TSG GERAN propõe a transferência entre tecnologias de acesso rádio (inter-RAT) por comutação de pacotes (PS) para abordar este problema. Em especial, é proposta uma transferência entre um modo de operação GERAN A/Gb e um modo de operação UTRAN/CDMA2000.
Dentro de qualquer tecnologia de acesso rádio poderão também existir diferentes modos de operação. Por exemplo, no GERAN existe um modo A/Gb e um modo lu. A TSG GERAN especifica ainda uma transferência entre tecnologias de acesso rádio (PS) entre o modo A/Gb e o modo lu.
No modo GERAN A/Gb, um contexto do fluxo de pacotes de um subsistema de estação base (BASS PCF), identificado por um identificador do fluxo de pacotes (PFI), pode estar sujeito a transferência por comutação de pacotes (PS) . A estação móvel (MS) para a qual este PFI está atribuído é, por isso, também sujeita a transferência.
No modo GERAN e UTRAN lu, uma portadora do acesso rádio (RAB) identificada por um identificador de RAB pode ser sujeita a translação, e o equipamento do utilizador (UE) , ao qual o identificador RAB é atribuído, é também transladado. 0 modo UTRAN e o modo GERAN lu são, de agora em diante, referidos como modo lu, enquanto que o modo A/Gb se refere ao modo GERAN A/Gb.
Existe uma necessidade para o apoio da transferência entre modos e entre RAT PS e, por isso, interrupções sem rupturas dos fluxos de dados durante a transferência.
A transferência de comutação por pacotes no modo GERAN A/Gb ainda não está definida. 3GPP TSG GERAN -3- especifica actualmente a transferência de comutação por pacotes no modo GERAN A/Gb. A solução de sinalização de apoio à transferência de comutação por pacotes entre modos ou entre tecnologias RAT é apresentada em TS 43.129 (2a fase do projecto para transferência PS no modo A/Gb).
As patentes Europeia N° 1331832, Patente US N° 2002/0160785 e a Patente US N° 6725039 revelam a execução de transferências entre sistemas em sistemas de telecomunicações móveis, incluindo o envio e/ou a transmissão de parâmetros adequados.
RESUMO DA INVENÇÃO É objectivo da invenção fornecer um mecanismo de apoio à transferência de comutação por pacotes entre modos e/ou entre tecnologias RAT.
Um aspecto da invenção fornece um método de transferência de comutação por pacotes num sistema de comunicações com, pelo menos, dois modos de operação, sendo que o método é caracterizado por compreender, num terminal do sistema, identificadores associados de cada modo de operação com, pelo menos, um identificador comum, e susceptivel a uma transferência de ligação de comutação por pacotes para um novo modo, atribuindo a ligação de um identificador do modo existente para o identificador correspondente do novo modo.
Cada identificador de um modo pode ser associado a um identificador comum. Cada identificador comum pode identificar um contexto de protocolo de dados por pacotes. Os identificadores comuns podem compreender identificadores do ponto de acesso ao serviço da rede dum nivel. Os -4- identificadores de um primeiro modo podem identificar contextos do fluxo de pacotes. Os identificadores do primeiro modo podem incluir identificadores do fluxo de pacotes. 0 primeiro modo de operação pode ser um modo GERAN A/Gb. Os identificadores do segundo modo podem identificar os titulares de acesso rádio. Os identificadores do segundo modo podem incluir os identificadores dos titulares de acesso rádio. 0 segundo modo de operação pode ser um modo lu. 0 modo de operação lu pode ser um modo de operação GERAN lu ou um modo de operação UTRAN.
Num outro aspecto, a invenção fornece um método de transferência de comutação por pacotes num sistema de comunicações dotado de um primeiro modo de operação, o modo de operação ERAN A/Gb, e um segundo modo de operação, gue se trata do modo de operação UTRAN ou um modo de operação GERAN lu, sendo que o método compreende, no terminal do sistema, o passo de correspondência de uma série de contextos de protocolos de dados por pacotes com tanto uma série de contextos de fluxo de pacotes como uma série de titulares de acesso rádio. 0 passo de correspondência pode incluir identificadores de mapeamento dos contextos de protocolo de dados por pacotes para identificadores dos contextos de fluxo de pacotes e identificadores dos titulares de acesso rádio.
Os identificadores podem ser identificadores do ponto de acesso ao serviço de rede dum nivel, identificadores de fluxo de pacotes e identificadores de titulares de acesso rádio. A correspondência entre a série de identificadores do ponto de acesso ao serviço de rede dum nivel e a série -5- de identificadores do titular de acesso rádio pode compreender um mapeamento. A correspondência entre a série de identificadores do ponto de acesso ao serviço de rede dum nivel e a série de identificadores do titular de acesso rádio pode compreender uma correspondência intermédia entre os identificadores do ponto de acesso ao serviço de rede dum nível e os identificadores do ponto de acesso ao serviço.
Poderá existir um mapeamento entre os identificadores do ponto de acesso ao serviço e os identificadores de fluxo de pacotes. A invenção fornece também, noutro aspecto, um terminal para a ligação num sistema de comunicações em, pelo menos, dois modos de operação, sendo que existem meios para a transferência de, pelo menos, uma ligação estabelecida entre modos, e o terminal compreende meios para mapeamento de um identificador comum para um identificador de um primeiro modo, e meios para mapeamento do identificador comum para um identificador de um segundo modo. 0 terminal pode ainda incluir meios, susceptíveis a uma transferência entre modos, para o controlo de mapeamento. A, pelo menos, ligação estabelecida pode ser uma ligação de comutação por pacotes.
Poderá existir um conjunto de identificadores comuns, cada um associado a uma ligação estabelecida; um conjunto de identificadores do primeiro modo para cada correspondência com uma ligação estabelecida; e um conjunto de identificadores de um segundo modo para a correspondência com uma ligação estabelecida. -6-
Poderão existir meios mapeamento para o mapeamento de identificadores comuns para os identificadores do primeiro modo ou para os identificadores do segundo modo, de acordo com um modo de operação correcto. 0 terminal pode incluir ainda meios de entrada para a recepção de notificações de um modo de operação correcto. A notificação pode ser uma notificação de transferência.
Num outro aspecto, a invenção fornece um sistema de comunicações móveis composto por uma rede dotada de, pelo menos, dois modos de operação, e, pelo menos, um terminal móvel para a ligação na dita rede, sendo que a rede é adaptada para fornecer transferência de ligações de comutação por pacotes na transferência entre modos de operação, sendo que o terminal móvel é ainda adaptado para mapear um identificador comum para uma ligação estabelecida a um identificador para cada modo de operação correspondente, em que, na transferência, uma ligação estabelecia é transferida de um identificador de um modo para um identificador para um outro modo, de acordo com o dito mapeamento.
Os modos de operação podem incluir modos associados a diferentes tecnologias de acesso rádio, sendo a transferência susceptivel a uma comutação entre tecnologias de acesso rádio na rede. As tecnologias de acesso rádio podem incluir GERAN e UTRAN.
Os modos de operação podem incluir diferentes modos na tecnologia de acesso rádio, sendo que a transferência é susceptivel a uma comutação entre modos na tecnologia de acesso rádio. Os modos podem incluir um modo GERAN A/Gb e um modo GERAN lu. -7 - BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS:
Esta invenção é agora descrita no que diz respeito aos exemplos em especial com referência aos desenhos que a acompanha, nos quais: A Figura 1 ilustra o mapeamento de identificadores entre modos de acordo com um modelo preferido da invenção; A Figura 2 ilustra a sinalização e os passos efectuados numa transferência de comutação por pacotes de um modo GERAN lu ou modo UTRAN para um modo GERAN A/Gb num modelo; e A Figura 3 ilustra a sinalização e os passos efectuados numa transferência de comutação por pacotes de um modo GERAN A/Gb para um modo GERAN lu ou modo UTRAN num modelo. DESCRIÇÃO DOS MODELOS PREFERIDOS: A invenção é aqui descrita como exemplo com referência para modelos exemplo específicos, de modo a ilustrar nitidamente o conceito da invenção, não sendo limitados ao detalhe dos modelos descritos. A primeira referência diz respeito à Figura 1, que ilustra a relação dos identificadores do ponto de acesso ao serviço da rede dum nível, identificadores do ponto de acesso ao serviço, e identificadores de fluxo de pacotes de uma célula do modo GERAN A/Gb, e um RAB Id de uma célula do modo lu, no contexto de uma estação móvel ou equipamento do utilizador de acordo com um modelo preferido da invenção.
No que diz respeito à figura 1, a estação móvel, ou equipamento do utilizador, é habitualmente indicada pelo -8- número de referência (100) . Um bloco (102) indica os elementos funcionais utilizados quando ligado numa célula do modo GERAN A/Gb. Um bloco (102) indica os elementos funcionais utilizados quando ligado numa célula do modo lu. O bloco (102) inclui uma sub-rede dependente do bloco funcional (110) do protocolo de convergência (SNDCP) e um bloco funcional (108) do identificador do ponto de acesso ao serviço (SAPI). O bloco funcional (108) do SAPI está associado a um número de identificadores do ponto de acesso ao serviço (1101) , (1102) , (1103) , (1104) . O bloco funcional (108) SAPI está também associado aos blocos (106i), (1062) do identificador do fluxo de pacotes (PFI) , que identifica contextos de fluxo de pacotes. O bloco (104) inclui um bloco funcional (112) do titular de acesso rádio (RAB). O bloco funcional RAB (112) está associado a um número de identificadores RAB, RAB Ids indicados, e referidos pelos números de referência (1141) , (1142) , (1143) , (114n) . A estação móvel ou o equipamento do utilizador (100) incluem ainda um bloco funcional (116) de identificadores do ponto de acesso aos serviços dum nivel de rede (NSAPIS) . O bloco funcional SAPI (116) inclui um número de identificadores do ponto de acesso ao serviço dum nivel de rede (118i), (1182), (1183), (114n).
Uma série de protocolos de dados por pacotes PDP1, PDP2, PDP3 são indicados pelos blocos (120i), (1202) , (1203). Os blocos do protocolo de dados por pacotes (PDP) representam uma sessão estabelecida entre a estação móvel ou o equipamento do utilizador (100) e uma rede com a qual são estabelecidas as ligações. -9- A operação de um equipamento do utilizador ou estação móvel, como a MS/UE (100) da Figura 1 em diferentes modos, é conhecida na área. O principio geral da transferência entre modos, de acordo com os modelos preferidos da invenção, será de seguida descrito em detalhe.
Num modo GERAN A/Gb, cuja operação é apoiada pelo bloco funcional (102) na Figura 1, um protocolo de convergência dependente da sub-rede (SNDCP) do bloco funcional SNDCP (110) executa multiplexagem das unidades de dados de protocolo de rede (N-PDUs) de um ou vários identificadores do ponto de acesso ao serviço dum nivel de rede (NSAPIs) (118) para um identificador do ponto de acesso ao serviço (SAPI) ao circuito na rede lógica (LLC) (110) . Cada um dos identificadores do ponto de acesso ao serviço está associado a um circuito na rede lógica e pode, por isso, ser considerado como representante de um circuito na rede lógica.
Os NSAPIs multiplexados no mesmo SAPI (ou circuito na rede lógica) podem, por exemplo, utilizar o mesmo nivel de prioridade de rádio, prioridade no tratamento do tráfego na qualidade do serviço (QoS), e classe de tráfego. Num caso em que os contextos de fluxo de pacotes BSS são criados (identificados por PFIs (106) ) , todos os NSAPIs multiplexados no mesmo LLC SAPI podem, por exemplo, partilhar o mesmo contexto do fluxo de pacotes BSS, tal como definido por TS23.060.
Existem, de preferência, quatro valores SAPI para dados do utilizador. Os valores padrão para os SAPIs 3, 5, 9 e 11 foram seleccionados para corresponder às quatro classes de atraso na qualidade do serviço GPRS, apesar de - 10- não existir uma relação fixa entre SAPI e a classe de atraso. Estes quatro valores correspondem, num modelo preferido, aos quatro SAPIs (110). Os parâmetros de nível LLC, para qualquer SAPI, podem ser negociados para prestar apoio a qualquer perfil QoS. Um SAPI está, de preferência, relacionado com um PFI por estação móvel, ou equipamento do utilizador, e não podem existir mais do que um SAPI que utilize o mesmo PFI por estação móvel, ou equipamento do utilizador para a mesma classe QoS. Podem existir vários NSAPIs (118) que utilizam o mesmo SAPI (110), e, desse modo, o mesmo PFI (106) para cada estação móvel, ou equipamento do utilizador. Num modo GERAN A/Gb, não existe, pois, necessariamente um mapeamento de um para um entre os NSAPIs e os SAPIs.
Num modo lu, apoiado pelo bloco funcional (104) na Figura 1, existe um mapeamento de um para um entre os identificadores NSAPIs e RAB.
Na estação móvel, ou equipamento do utilizador, o bloco funcional (116) NSAPI identifica o ponto de acesso ao serviço do protocolo de dados por pacote (PDP-SAP) . No nó de apoio (SGSN) ao serviço GPRS e no nó de apoio (GGSN) ao portal GPRS, o NSAPI identifica o contexto PDP correspondente a um endereço PDP.
Num contexto BSS, os contextos de fluxo de pacotes BSS são identificados por um identificador de fluxo de pacotes (PFI), atribuído pelo SGSN. Um contexto de fluxo de pacotes BSS é partilhado por um ou mais contextos PDP activados da mesma estação móvel, ou equipamento do utilizador, com perfis QoS negociados idênticos ou parecidos. - 11 -
Deste modo, para o mesmo NSAPI, no modo GERAN A/Gb, existe um PFI correspondente que identifica o BSS PFC na interface Gb, e no modo lu existe um RAB Id correspondente que identifica o RAB na interface lu. Tanto o BSS PFC e o RAB possuem a mesma classe de tráfego QoS.
Para apoiar a transferência de comutação por pacotes entre modos e entre RAT, e a transferência de fluxos de dados durante a transferência, existe a necessidade de definir a relação/ mapeamento entre NSAPIs, PFIs utilizados na célula do modo GERAN A/Gb e NSAPIs, os RAB Ids são utilizados numa célula do modo lu, assim como um mecanismo para executar este mapeamento durante a transferência de comutação por pacotes.
Num modelo preferido, a invenção fornece um mapeamento entre: 1. o BSS PFC identificado por um PFI e utilizado por um Contexto PDP identificado por um NSAPI na célula do modo GERAN A/Gb; e 2. o RAB identificado por um RAB Id, a ser utilizado pelo mesmo Contexto PDP identificado pelo mesmo NSAPI na célula do modo lu alvo; durante a transferência de comutação por pacotes entre modos ou ente tecnologias de acesso rádio de/para o modo GERAN A/Gb.
Este mapeamento é, de preferência, implicitamente efectuado pela estação móvel ou equipamento do utilizador. Para os fins desta descrição, UE (equipamento do utilizador) é utilizado quando o móvel está sob o controlo de uma UTRAN, e a MS (estação móvel) é utilizada quando o móvel está sob o controlo de uma GERAN (modo A/Gb ou modo lu) . 0 mapeamento implícito é efectuado desde que a MS/UE - 12- seja um nó conhecedor dos identificadores em ambos os RATs, isto é, modo GERAN A/Gb ou modo GERAN lu, tal como representado na Figura 1.
Tal como representado na Figura 1, a MS tem que corresponder ao mesmo BSS PFC utilizado na célula do modo GERAN A/Gb com um RAB utilizado na célula do modo lu. Tal é obtido através de uma relação com o NSAPI, que, tal como ilustrado pelo bloco funcional NSAPI (116) na Figura 1, é o identificador comum em ambos os sistemas, sendo que esta relação pode ser utilizada quando aplicável.
Por exemplo, tal como representado na Figura 1: 1. Para o Contexto PDP 1, a relação de mapeamento é: NSAPI 1-SAPI 3-PFI 1-RABId 1 => RAB Id 1 é correspondente a PFI 1. 2. Para o Contexto PDP 2, a relação de mapeamento e: NSAPI 2-SAPI 5-PFl2-RABId 2 => RAB Id 2 é correspondente a PFI 2. 3. Para o Contexto PDP 3, a relação de mapeamento é: NSAPI 3-SAPI 5-PFl2-RABId 3 => RAB Id 3 é correspondente a PFI 2.
Para o Contexto PDP 2 e Contexto PDP 3 é obtida uma afiliação no modo GERAN a/Gb devido à mesma classe de tráfego QoS. Contudo, a afiliação não é suportada no lado lu e, por isso, neste exemplo, ambos os RAB 2 e RABE 3 do lado lu são correspondentes ao mesmo BSS PFC no lado Gb.
Os nós de rede não precisam ter conhecimento das correspondências entre o Contexto PDP identificado pelos NSAPIs, BSS PFC identificado pelo PFI e RABs identificados - 13- pelo RAB Id, pois esta relação será apenas necessária e executada pela MS/UE (100). Contudo, e para permitir que a MS/UE (100) execute esta relação de mapeamento, há a necessidade para que a MS/UE (100) receba a informação relevante da rede. A informação necessária pela MS/UE (100) depende da tecnologia de acesso rádio da célula-alvo.
Por exemplo, quando o alvo é uma célula do modo lu, a MS recebe do RNC-alvo o recipiente da célula-alvo com os parâmetros de rádio para os recursos atribuídos para RABs correspondentes aos NSAPIs. A MS/UE recebe, do BSS-fonte, uma lista de PFIs para o BSS PFC correspondente com os mesmos NSAPIs para os quais os recursos são atribuídos na célula-alvo, isto é, RABs no RNC alvo. É o "velho" SGSN que consegue enviar a lista de PFIs aceites num Comando de Transferência PS para um BSS-fonte com base nos NSAPIs aceites.
Como outro exemplo, em que o alvo é a célula do modo A/Gb, a MS/UE recebe do novo SGSN o PFI correspondente para cada NSAPI. A MS/UE recebe, do BSS-alvo, os parâmetros de rádio para cada um dos quatro BSS PFC do PFIs correspondentes aos NSAPIs para os quais os recursos estão atribuídos na célula do modo GERAN A/Gb alvo.
Um exemplo da solução em detalhe que representa o mapeamento, assim como as funcionalidades do nó e o mecanismo para o envio da informação necessária para executar o mapeamento para ambos os casos de/para o modo GERAN A/Gb, é ilustrado em baixo com referência às Figuras 2 e 3.
No primeiro exemplo, e com referência à Figura 2, encontra-se ilustrada uma transferência de comutação por pacotes do modo GERAN A/Gb para o modo GERAN/UTRAN lu. A - 14-
Figura ilustra a sinalização entre as várias entidades e o funcionamento dessas entidades, sendo que as entidades são a estação móvel (150), uma BSS fonte (152), um RNC alvo (154) , um SGSN 2G fonte (156) e um SGSN 3G alvo (158) . A estação móvel (150) pode ser adaptada para funcionar também como equipamento do utilizador.
As entidades apresentadas na Figura 2 são dotadas de várias responsabilidades durante a transferência de comutação por pacotes.
Para os fins de descrição de um exemplo, tal como ilustrado na caixa (202), pressupõe-se que, inicialmente, a estação móvel possua três contextos PDP activos. Estes contextos PDP activos podem ser identificados pelos respectivos identificadores de fluxo de pacotes PFI1, PFI2, PFI3 . A BSS fonte (152), tal como ilustrada na caixa (203), toma as decisões necessárias para efectuar a transferência A/Gb PS, de acordo com técnicas conhecidas na área. A BSS fonte (152), tal como ilustrada na caixa (204), possui, para cada estação móvel, três controlos de fluxo de pacotes BSS activos indicados por PFC1, PFC2, PFC3, cada um, respectivamente, correspondente aos identificadores de fluxo de pacotes PFI1, PFI2, PFI3. A BSS fonte (152) inicia a transferência de comutação por pacotes a partir da BSS fonte (152) para o SGSN 2G (156) para todos os BSS PFCs activos. Tal é obtido através da transmissão de um sinal de "Pedido de Transferência PS" (302) a partir da BSS fonte (152) para o SGSN 2G fonte (152). Este sinal inclui os identificadores de fluxo de pacotes PFI1, PFI2, PFI3. - 15- 0 SGSN 2G (156), tal como ilustrado pela caixa (206) , envia os contextos multimédia (MM) e de protocolo de dados por pacotes (PDP), por estação móvel, numa mensagem de "Pedido de Envio de Translação" (304). Os NSAPIs e perfis QoS fazem parte do contexto PDP. A mensagem (304) é recebida pelo SGSN 3G alvo (158). O SGSN 3G (158) para os NSAPIs indicados, com base nas suas politicas locais, atribui identificadores do titular de acesso rádio (RAB Ids), tal como ilustrado na caixa (208) . Os RAB Ids são criados por NS API1, NS API2 e NS AP13. O SGSN 3G (158) envia os RABs para serem estabelecidos numa mensagem de "Pedido de Translação" (306) para o RNC alvo (154) . Tal como ilustrado na caixa (209), a informação dos RABs a serem estabelecidos contém informação, tal como o RAB Id, os parâmetros RAB, o endereço do nível de transporte e a correspondência do transporte lu. 0 elemento de informação RAB Id contém o valor NS API e o elemento de informação de parâmetros RAB Id dá o perfil QoS. O RNC alvo (154), tal como ilustrado pelo bloco (210), prevê os recursos RNC e prepara a célula-alvo para o recipiente da célula-fonte com informação RAB para o estabelecimento dos RABs. A informação relativamente aos RABs a estabelecer é enviada numa mensagem de "Pedido de Translação ACK" (308) para o SGSN 3G (158). O SGSN 3G (158) envia NSAPIs aceites juntamente com os conteúdos de rádio ao SGSN 2G (156) , utilizando uma mensagem "Envio da Resposta de Translação" (310). Tal como ilustrado pela caixa (212), o SGSN 3G alvo envia um - 16- reencaminhamento da resposta de revogação com a indicação da aceitação apenas dos NS APIs, e os recipientes de células-alvo contêm o estabelecimento RABs. Os recipientes rádio da célula-alvo são dotados de informação de estabelecimento RABs. 0 SGSN 2G (156), baseado nos NSAPIs recebidos e aceites, envia uma mensagem de "Comando de Transferência PS" (312) ao BSS fonte (152), tal como ilustrado na caixa (214). Tal como ilustrado na caixa (216), o BSS fonte (152) processa o recipiente e cria a estrutura de comando da transferência para os PFIs indicados na mensagem de Comando da Transferência PS. 0 BSS fonte (152) envia ainda uma mensagem de"Comando de Transferência PS" (314) à estação móvel (150) .
Tal como ilustrado na caixa (218), a MS (150) processa então os recipientes de rádio, nos quais se encontram indicados os RABs a estabelecer, com base na recepção dos PFIs estabelecidos na célula-alvo. A MS (150) recebe também os PFIs aceites para os NSAPIs para os quais os RABs são transladados/estabelecidos na célula-alvo. A MS, desde que exista um mapeamento de um para um entre o RAB Id e o NSAPI, executa então o mapeamento entre o BSS PFC identificado pelos PFIs utilizados por este NSAPI na célula do modo GERAN A/Gb, e o RAB identificado pelo RAB Id a ser utilizado por este NSAPI na célula-alvo. O NS API e o RAB são idênticos. Na célula-alvo existe um comutador para o RAB Id.
No segundo exemplo, no que diz respeito à Figura 3, encontra-se ilustrada a transferência de comutação por pacotes do modo GERAN/UTRAN lu para o modo GERAN A/Gb. A - 17-
Figura ilustra a sinalização entre várias entidades e o funcionamento destas entidades, sendo que as entidades são um equipamento do utilizador (160), uma RNC fonte (162), um BSS alvo (164), um SGSN 3G fonte (166) e um SGSN 2G alvo (168). O equipamento do utilizador (160) pode ser adaptado para funcionar também como uma estação móvel.
As entidades apresentadas na Figura 3 possuem várias responsabilidades durante a transferência de comutação por pacotes.
Inicialmente, tal como ilustrado na caixa (302), pressupõe-se que o equipamento do utilizador (160) seja dotado de contextos PDP activos, identificados por NSAPIs adequados. Tal como sobejamente conhecido na área, e ilustrado na caixa (303), o RNC fonte (162) decide sobre a execução da transferência A/Gb PS. Neste momento, tal como ilustrado na caixa (304), o RNC fonte (162) possui três titulares de acesso rádio activos identificados pelos respectivos identificadores de titulares de acesso rádio, RAB Ids. O RNC fonte (162) envia uma mensagem de "Pedido de Translação" (402) ao SGSN 3G fonte (166) para todos os RABs para os contextos PDP activos identificados pelos NAPIs. O SGSN 3G (166), tal como ilustrado na caixa (306), envia os contextos multimédia (MM) e PDP por equipamento do utilizador ou estação móvel numa mensagem "Reencaminhamento do Pedido de Translação". Os NSAPIs e os perfis QoS fazem parte do contexto PDP e, desse modo, reencaminhados na mensagem (404) . O SGSN 2G (168), tal como ilustrado na caixa (308), cria BSS PFCs para os NSAPIs indicados com base nas políticas locais, atribui PFIs para cada um e envia os PFCs - 18- para serem estabelecidos, isto é, uma lista de PFIs, numa mensagem de "Pedido de Transferência PS" (406) para o BSS alvo (164). 0 BSS alvo (164), tal como ilustrado na caixa (310), prevê os recursos e prepara a célula-alvo para o recipiente da célula-fonte com a informação dos PFIs. A informação relativa aos PFCs a ser estabelecida é, então, enviada numa mensagem de "Pedido de Transferência PS Ack" (408) para o SGSN 2G (168). A mensagem (408) inclui a lista de estabelecimento PFC. 0 SGSN 2G (168) envia uma mensagem de "Reencaminhamento da Resposta de Translação" (410) que indica os NSAPIs aceites e os respectivos PFIs. A mensagem (410), tal como indicado pela caixa (312), fornece a informação a ser manifestamente enviada ao equipamento do utilizador ou estação móvel relativa ao NSAPI/SAPI/PFI. O SGSN 3G (166), tal como ilustrado na caixa (314), indica ao RNC fonte (162) quais os RABs transladados na célula-alvo, com base nos NSAPIs aceites. Reencaminha também nitidamente os PFIs relativos a estes NSAPIs ao RNC fonte (162) através de uma mensagem "Comando de Translação" (412) . O RNC fonte (162) processa a informação recebida, tal como ilustrado na caixa (316), e envia depois uma mensagem de "Comando de Transferência" (414) ao equipamento do utilizador (160) . O processamento pelo RNC fonte (162) inclui o processamento do recipiente e cria o comando de transferência com base na informação recebida no RNC alvo para os recipientes RNC fonte e informação transparente do RNC alvo. - 19- 0 equipamento do utilizador (160) recebe os PFIs relativos ao NSAPI/SAPI estabelecidos na célula-alvo dos recipientes e processa os recipientes, tal como ilustrado na caixa (318). O equipamento do utilizador recebe também os RABs aceites do RNC fonte (162), e, desde que exista um mapeamento de um para um entre o RAB Id e um NSAPI, executa então o mapeamento entre o BSS PFC identificado pelos PFIs utilizados por este NSAPI na célula-alvo do modo GERAN A/Gb.
Na célula-alvo, o NSAPI e o RAB Id são idênticos. A célula-alvo muda para o SAPI/PFI. A invenção é aqui descrita como uma referência aos modelos preferidos específicos. Contudo, a invenção não se limita aos detalhes de implementação destes modelos, sendo mais abranqente na sua aplicação. O âmbito de protecção conferido pela invenção é definido pelas reivindicações anexas. -20-
REFERENCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de referências citadas pelo requerente é apenas para a conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento de Patente Europeia. Embora muito cuidado tenha sido tomado na compilação das referências, erros e omissões não podem ser excluídos e o IEP não assume qualquer responsabilidade neste sentido.
Documentos de Patente citados na descrição • EP 1331832 A [0010] • US 20020160785 A [0010] • US 6725039 B [0010]
Lisboa, 9/06/2010

Claims (23)

  1. -1 - REIVINDICAÇÕES 1. Um método de transferência por comutação de pacotes num sistema de comunicações com, pelo menos, dois modos de operação (102,104), sendo o método caracterizado por compreender, num terminal do sistema, a associação de identificadores de cada modo de operação (106,110,114) com, pelo menos, um identificador comum (118), e susceptivel a uma transferência de conexão por comutação de pacotes a um novo modo, a atribuição da conexão de um identificador do modo existente (106,110) para o identificador associado do novo modo (114) .
  2. 2. Um método de acordo com a reivindicação 1, em que a associação compreende o mapeamento de identificadores de cada modo de operação para, pelo menos, um identificador comum (118).
  3. 3. Um método de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, em que cada identificador comum identifica um contexto de protocolo de dados por pacotes.
  4. 4. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que o identificador comum compreende um identificador do ponto de acesso ao serviço dum nivel de rede.
  5. 5. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que os identificadores do primeiro modo identificam os contextos do fluxo de pacotes (120) . -2-
  6. 6. Um método de acordo com a reivindicação 5, em que os identificadores do primeiro modo incluiem identificadores do fluxo de pacotes (106).
  7. 7. Um método de acordo com a reivindicação 5 ou 6, em que o primeiro modo de operação é um modo GERAN A/Gb.
  8. 8. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, em que os identificadores de um segundo modo identificam portadoras de acesso rádio (114) .
  9. 9. Um método de acordo com a reivindicação 8, em que o segundo modo de operação é um modo lu.
  10. 10. Um método de acordo com a reivindicação 9, em que o modo de operação lu é um modo de operação GERAN lu ou um modo de operação UTRAN.
  11. 11. Um terminal móvel adaptado para executar os passos do método de qualquer uma das reivindicações 1 a 10.
  12. 12. Um terminal móvel para a conexão num sistema de comunicações composto por, pelo menos, dois modos de operação (102,104), em que existem meios para a transferência de, pelo menos, uma conexão estabelecida entre modos, caracterizado por o terminal compreender meios para o mapeamento de um identificador comum (118) para um identificador de um primeiro modo, e meios para o mapeamento do identificador comum para um identificador de um segundo modo. -3-
  13. 13. Um terminal móvel de acordo com a reivindicação 12, incluindo ainda meios, susceptíveis a uma transferência entre modos, para o controlo do mapeamento.
  14. 14. Um terminal móvel de acordo com a reivindicação 12 ou reivindicação 13, em que, pelo menos, uma conexão estabelecida é uma conexão por comutação de pacotes.
  15. 15. Um terminal móvel de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 14, incluindo ainda um conjunto de identificadores comuns, cada um associado a uma conexão estabelecida; um conjunto de identificadores do primeiro modo, cada um para associação a uma conexão estabelecida; e um conjunto de identificadores do segundo modo, cada um para associação a uma conexão estabelecida.
  16. 16. Um terminal móvel de acordo com a reivindicação 15, incluindo ainda meios de mapeamento para o mapeamento de identificadores comuns para os identificadores do primeiro modo ou para os identificadores do segundo modo, de acordo com um modo de operação correcto.
  17. 17. Um terminal móvel de acordo com a reivindicação 16, incluindo ainda meios de entrada para a recepção da notificação de um modo de operação correcto.
  18. 18. Um terminal móvel de acordo com a reivindicação 17, em que a notificação é uma notificação de transferência. -4-
  19. 19. Um sistema de comunicações móveis, compreendendo uma rede com, pelo menos, dois modos de operação e, pelo menos, um terminal móvel de acordo com as reivindicações 12 a 18, para a conexão na dita rede, sendo que a rede é adaptada para fornecer transferências de conexões por comutação de pacotes na transferência entre modos de operação, sendo que o terminal móvel é ainda adaptado para mapear um identificador comum para uma conexão estabelecida para um identificador para cada modo de operação correspondente, em que, na transferência, uma conexão estabelecida é transferida de um identificador de um modo para um identificador de um outro modo de acordo com o dito mapeamento.
  20. 20. Um sistema de comunicações móveis de acordo com a reivindicação 19, em que os modos de operação incluem modos associados a diferentes tecnologias de acesso rádio, sendo que a transferência é susceptivel a uma comutação entre tecnologias de acesso rádio na rede.
  21. 21. Um sistema de comunicações móveis de acordo com a reivindicação 19, em que as tecnologias de acesso rádio incluem GERAN e UTRAN.
  22. 22. Um sistema de comunicações móveis de acordo com qualquer uma das reivindicações 19 a 21, em que os modos de operação que incluem diferentes modos numa tecnologia de acesso rádio, sendo que a transferência é susceptivel a uma comutação entre modos na tecnologia de acesso rádio. -5 -
  23. 23. Um sistema de comunicações com a reivindicação 22, em que os modos GERAN A/Gb e um modo GERAN lu. Lisboa móveis de acordo incluem um modo 9/06/2010
PT05755073T 2004-06-16 2005-06-14 Transferência entre modos ou entre tecnologias de acesso rádio PT1757150E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0413484.7A GB0413484D0 (en) 2004-06-16 2004-06-16 Inter-mode/inter-rat handover

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1757150E true PT1757150E (pt) 2010-06-16

Family

ID=32750029

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05755073T PT1757150E (pt) 2004-06-16 2005-06-14 Transferência entre modos ou entre tecnologias de acesso rádio

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8169965B2 (pt)
EP (1) EP1757150B1 (pt)
AT (1) ATE467994T1 (pt)
DE (1) DE602005021219D1 (pt)
GB (1) GB0413484D0 (pt)
PT (1) PT1757150E (pt)
TW (1) TW200623920A (pt)
WO (1) WO2005125256A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0413484D0 (en) * 2004-06-16 2004-07-21 Nokia Corp Inter-mode/inter-rat handover
CN101366308B (zh) 2005-11-01 2012-10-31 高智发明第一有限责任公司 Ps切换支持指示
US20080037586A1 (en) * 2006-04-28 2008-02-14 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) One-To-One Relationship Between NSAPI and User-Data SAPI
US7633903B2 (en) 2006-05-10 2009-12-15 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Packet data support node and method of activating packet flow contexts during handover
US8599797B2 (en) * 2006-06-16 2013-12-03 Nokia Corporation Apparatus and method for transferring PDP context information for a terminal in the case of intersystem handover
AR062368A1 (es) * 2006-08-14 2008-11-05 Interdigital Tech Corp Asignacion de servicios multiples, a un solo portador de radio en lte y un solo gprs a traves de un tunel
ES2526199T3 (es) 2006-08-18 2015-01-08 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Correlación que implica cambio inter sistema entre diferentes tipos de portadores radio
WO2008076030A1 (en) * 2006-12-21 2008-06-26 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Arrangement and method relating to direct tunnelling in connection with handover in a communications network
US8576795B2 (en) 2007-03-16 2013-11-05 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for handoff between source and target access systems
US9049629B2 (en) 2007-06-18 2015-06-02 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for fast inter-system handover
US20090245200A1 (en) * 2008-03-31 2009-10-01 Violeta Cakulev Method and apparatus for communication between wireless telecommunications networks of different technology types
US8837405B2 (en) 2011-02-24 2014-09-16 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus to reduce a time to transfer multiple PDN contexts during inter-radio access technology handoff
EP2810479A1 (en) * 2012-01-31 2014-12-10 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (publ) Cs/ps coordination for csfb/srvcc
AU2012376571B2 (en) * 2012-04-13 2016-10-20 Nokia Technologies Oy Method and apparatus for data flow management
US9888421B2 (en) 2014-09-16 2018-02-06 Mediatek Inc. Method of enhanced bearer continuity for 3GPP system change
CN109729603B (zh) * 2017-10-29 2020-11-10 宏达国际电子股份有限公司 处理无线存取技术的无线承载配置的装置及方法
CN110557184B (zh) * 2018-05-31 2021-11-16 阿里巴巴集团控股有限公司 一种基于中继设备的通信、终端与基站的通信方法和装置

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3110388B2 (ja) * 1998-08-19 2000-11-20 静岡日本電気株式会社 無線選択呼出受信方法、その装置及び無線選択呼出システム
GB2389751B (en) 1999-05-28 2004-02-25 Nec Corp Mobile telecommunications system
US7254392B2 (en) * 2000-02-28 2007-08-07 Nokia Corporation Intersystem handover with modified parameters
GB0011913D0 (en) * 2000-05-17 2000-07-05 Nokia Networks Oy Connections in a communication system
FI20002890A (fi) * 2000-12-29 2002-06-30 Nokia Corp Kompression määrittäminen pakettivälitteisessä tiedonsiirrossa
WO2002080604A1 (en) * 2001-03-28 2002-10-10 Nokia Corporation Method for providing parameters during a change of access, cellular communications system, user equipment and network element
US7181218B2 (en) 2001-04-10 2007-02-20 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Commanding handover between differing radio access technologies
US6845095B2 (en) * 2001-04-27 2005-01-18 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Efficient header handling involving GSM/EDGE radio access networks
ATE350868T1 (de) * 2001-05-10 2007-01-15 Nortel Networks Ltd System und verfahren zur umleitung von kommunikation zwischen mobiltelekommunikationsnetzen mit unterschiedlichen funkzugangstechnologien
US7333825B2 (en) * 2001-10-17 2008-02-19 Nokia Corporation Apparatus, and associated method, for facilitating communication resource allocation in a packet radio communication system
US6963745B2 (en) * 2002-01-23 2005-11-08 Samsung Electronics Co., Ltd. Method for performing inter system handovers in mobile telecommunication system
US7054323B2 (en) * 2002-03-13 2006-05-30 Motorola, Inc. Method for packet data protocol context activation
US7333509B1 (en) * 2002-03-26 2008-02-19 Juniper Networks, Inc. Cell relay using the internet protocol
DE10243142A1 (de) * 2002-09-17 2004-03-18 Siemens Ag Verfahren zur Durchführung einer Übergabeprozedur in einem Funkkommunikationssystem für eine paketvermittelte Verbindung und dafür angepasstes Funkkommunikationssystem
US7917152B2 (en) * 2003-06-27 2011-03-29 Nokia Corporation Enhanced fast handover procedures
US7382750B2 (en) * 2003-07-02 2008-06-03 High Tech Computer Corp. Inter-RAT handover to UTRAN with simultaneous PS and CS domain sevices
US7406314B2 (en) * 2003-07-11 2008-07-29 Interdigital Technology Corporation Wireless transmit receive unit having a transition state for transitioning from monitoring to duplex connected states and method
FI115374B (fi) * 2003-08-26 2005-04-15 Nokia Corp Verkkoresurssien identifiointia pakettivälitteisille palveluille
US20050108574A1 (en) * 2003-11-18 2005-05-19 International Business Machines Corporation Method and system for communication between a multi-modal device and a web application
EP1549089A1 (en) * 2003-12-22 2005-06-29 Alcatel Multi-standard mobile terminal with additional bandwidth allocation
GB0403829D0 (en) * 2004-02-20 2004-03-24 Nokia Corp Handover for packet switched data
WO2005089002A1 (en) * 2004-03-11 2005-09-22 Siemens Aktiengesellschaft A method of packet switched handover
GB0413484D0 (en) * 2004-06-16 2004-07-21 Nokia Corp Inter-mode/inter-rat handover
US20060109819A1 (en) * 2004-11-22 2006-05-25 Marin James S Method and apparatus for inter-system active handoff of a hybrid subscriber unit
AU2006228384C1 (en) * 2005-03-30 2010-09-16 Qualcomm Incorporated Utilizing a same target cell during circuit-switched and packet switched handover

Also Published As

Publication number Publication date
GB0413484D0 (en) 2004-07-21
EP1757150A1 (en) 2007-02-28
WO2005125256A1 (en) 2005-12-29
US20080304450A1 (en) 2008-12-11
US8169965B2 (en) 2012-05-01
TW200623920A (en) 2006-07-01
ATE467994T1 (de) 2010-05-15
EP1757150B1 (en) 2010-05-12
DE602005021219D1 (de) 2010-06-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1757150E (pt) Transferência entre modos ou entre tecnologias de acesso rádio
US10694432B1 (en) Inter-MeNB handover method and device in a small cell system
AU2006267255B2 (en) Handover method and apparatus between different systems
KR101076415B1 (ko) 인터시스템 핸드오버의 경우에 단말에 대해 pdp 콘텍스트 정보를 전달하기 위한 장치 및 방법
AU772644B2 (en) SRNS relocation in a UMTS network
RU2367094C1 (ru) Способ и устройство передачи обслуживания между различными системами
US6721565B1 (en) Handover of wireless calls between systems supporting circuit and packet call models
CN107370979B (zh) 支持在切换期间的单一无线视频呼叫连续性的方法及系统
CN112911726B (zh) 一种用户平面承载建立的方法及装置
FI116442B (fi) Pakettivälitteinen kanavanvaihto
US20070213058A1 (en) Method and apparatus for supporting handoff and serving radio network subsystem relocation procedures in a single tunnel gprs-based wireless communication system
US20080013553A1 (en) Activation of multiple bearer services in a long term evolution system
CN101370261B (zh) 从cs域向ps域切换的资源准备方法及通信设备
US20060256749A1 (en) Identifying network resources for packet-switched services
KR20150038451A (ko) 3gpp 무선 액세스 기술 간 핸드오버 시의 ip 트래픽 분산 방법 및 장치
KR20060040454A (ko) 이종 무선 네트워크를 사용하는 셀룰러 통신 시스템에서의핸드오버 장치 및 방법
AU2007222104A1 (en) Method and apparatus for supporting handoff and serving radio network subsystem relocation procedures in a single tunnel GPRS-based wireless communication system
US20040085925A1 (en) Method and system for managing a connection of a mobile element to a network
KR100636328B1 (ko) 이종 무선 네트워크를 사용하는 셀룰러 통신 시스템에서의핸드오버 장치 및 방법
EP2009942A1 (en) Method and system for optimized relocation in a mobile network