PT1738676E - Máquina e dispositivo para distribuir bebidas em recipientes com dimensões diferentes e seu processo - Google Patents

Máquina e dispositivo para distribuir bebidas em recipientes com dimensões diferentes e seu processo Download PDF

Info

Publication number
PT1738676E
PT1738676E PT05425473T PT05425473T PT1738676E PT 1738676 E PT1738676 E PT 1738676E PT 05425473 T PT05425473 T PT 05425473T PT 05425473 T PT05425473 T PT 05425473T PT 1738676 E PT1738676 E PT 1738676E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
support means
zone
machine
height
dispensing
Prior art date
Application number
PT05425473T
Other languages
English (en)
Inventor
Carlo Carbonini
Original Assignee
Rancilio Macchine Caffe
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rancilio Macchine Caffe filed Critical Rancilio Macchine Caffe
Publication of PT1738676E publication Critical patent/PT1738676E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07FCOIN-FREED OR LIKE APPARATUS
    • G07F13/00Coin-freed apparatus for controlling dispensing or fluids, semiliquids or granular material from reservoirs
    • G07F13/10Coin-freed apparatus for controlling dispensing or fluids, semiliquids or granular material from reservoirs with associated dispensing of containers, e.g. cups or other articles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/44Parts or details or accessories of beverage-making apparatus
    • A47J31/4482Details allowing to adapt the beverage-making apparatus to the size of the brewing vessel or the beverage container, e.g. with adjustable support for the beverage container or adjustable hot water outlet
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49826Assembling or joining

Description

6742
DESCRIÇÃO
MÁQUINA E DISPOSITIVO PARA DISTRIBUIR BEBIDAS EM RECIPIENTES COM DIMENSÕES DIFERENTES E SEU PROCESSO
Campo técnico 0 presente invento refere-se, de um modo geral, a uma máquina e a um dispositivo para distribuir ou dispensar bebidas. Em particular, o presente invento refere-se a uma máquina e a um dispositivo para distribuir bebidas em recipientes com diferentes dimensões em altura e a um processo de fabrico destas máquinas.
Estado da Técnica
As máquinas de distribuição de bebidas, em particular as máquinas de café, são conhecidas na técnica.
Estas máquinas são referidas, normalmente, como "tradicionais", quando é necessária a presença constante de um operador, ou como "automáticas", quando não é necessária a presença de um operador para o seu funcionamento, mas uma escolha feita, por exemplo, por um utilizador, é suficiente para distribuir a bebida.
Ambos os tipos de máquinas são caracterizados, normalmente, pela capacidade de distribuir café, leite, água 6742 quente ou vapor através de dispositivos adequados, formados e controlados de várias maneiras, que estão presentes na máquina em quantidades únicas ou múltiplas consoante as exigências necessárias em termos de número de bebidas de café a serem servidas.
Tal como é conhecido, as máquinas "tradicionais" ou "automáticas" compreendem, normalmente, um tabuleiro para a chávena (base) para suportar pelo menos um recipiente para a bebida a ser distribuída, e um ou mais grupos de distribuição com bicos ou bocais de distribuição respectivos colocados, quando em utilização, a uma determinada distância ou altura em relação à prateleira e adaptados para distribuir bebidas. A altura dos bicos em relação ao tabuleiro não é um valor unívoco, mas depende, além dos detalhes construtivos, da zona geográfica ou mercado nos quais as máquinas são vendidas.
De facto, como é sabido, no mercado italiano prevalece o uso do café expresso em chávenas, pelo que a altura dos bicos está compreendida, geralmente, entre 80 e 90 mm, uma vez que a chávena tem, normalmente, uma altura não superior a 50 mm; em mercados, tal como no mercado dos EUA, onde prevalece a utilização de maiores quantidades de café, assim como de bebidas à base de leite (capuccino, café com leite, leite quente, etc.) servidos em recipientes descartáveis de grande capacidade, por exemplo entre 350 e 500 g, os recipientes têm 2 6742 uma altura superior a 120 mm e são incompatíveis, por isso, por exemplo, com as alturas proporcionadas no mercado italiano.
De modo a satisfazer estas exigências de mercados que, por via de regra, usam recipientes de grande capacidade, os fabricantes produzem, para estes mercados, "máquinas "especiais", nas quais a distância dos bicos em relação ao tabuleiro está compreendida, por exemplo, entre 150 e 160 mm, isto é, o suficiente para receber estes recipientes de grande capacidade.
Obviamente, uma máquina "especial" assim configurada não pode distribuir café expresso numa chávena de café expresso normal, sem prejudicar irremediavelmente a qualidade de café, por exemplo, em termos de aroma, perfume e sabor.
Assim, foram tentadas várias soluções para contornar o problema geral de distribuir café expresso em copos através de máquinas "especiais".
Um primeiro tipo de soluções conhecidas prevê a utilização de suportes amovíveis adequados, separados da máquina "especial ", que são colocados pelo operador no tabuleiro quando se pretende distribuir café expresso em copos. 3 6742
Uma tal solução tem a desvantagem de ser volumosa e, desta forma, não ser muito apreciada pelos operadores; de facto, uma tal solução exige, numa zona normalmente já obstruída por outros objectos e dispositivos, espaço adicional para colocar os suportes amovíveis quando não estão em uso.
Além disso, deve notar-se que estes suportes amovíveis são sujeitos a embates, a caírem ao chão e, em geral, a todas as desvantagens típicas dos objectos que não são parte inteiriça de uma máquina.
Finalmente, uma tal solução, embora simples e imediata, tem a desvantagem de exigir, pelo menos a presença do operador e, assim, é aplicável apenas ao modelo "tradicional" das máquinas "especiais".
Um segundo tipo de soluções é conhecido, por exemplo, a partir da publicação da patente JP_09-075224. A referida publicação ou documento revela que a máquina especial para distribuir bebidas compreende uma parede dianteira que tem uma parede frontal com uma pluralidade de acopladores e uma ou mais placas frontais que se destinam a ser acopladas à parede frontal e compreendendo elementos móveis respectivos (prateleiras e braços móveis) ligados de uma forma articulada às placas frontais e adaptados, por sua vez, para suportar e manter no lugar o recipiente tendo uma dimensão limitada em altura. 4 6742
Este documento também revela que, no caso de utilização de recipientes maiores, a prateleira e braços móveis são dobrados para cima contra a parede das placas frontais e acoplados a elementos de acoplamento adequados proporcionados nas mesmas placas frontais.
Um primeiro problema de uma tal técnica anterior reside no facto de, em qualquer caso, os elementos móveis conhecidos, estando liqados de uma forma articulada a uma superfície horizontal lisa, quando dobrados para cima, exigirem elementos de acoplamento para evitar que os elementos móveis caiam e interfiram com a distribuição da bebida em recipientes maiores.
Outro problema de uma tal técnica anterior reside no facto de a prateleira e de os braços móveis parecerem particularmente complexos, quer de fabricar (número de peças a serem fabricadas e montadas) e de utilizar (desacoplamento de elementos de acoplamento de modo a activar a prateleira móvel e acoplamento destes elementos à parede para desactivar os elementos móveis).
Um problema adicional reside no facto de a solução conhecida tornar necessário, quer modificar a máquina, quer adicionar uma pluralidade de elementos compreendendo, tanto os elementos estruturais (as placas frontais), como elementos móveis (prateleiras e braços) que são de facto necessários de 5 6742 modo a resolver o problema de distribuir bebidas em recipientes tendo alturas diferentes.
Um outro problema consiste, ainda, no facto de esta segunda solução exigir também a presença do operador, para operar a prateleira e braços móveis e dobrá-los e acoplá-los às placas frontais e, assim, também essa solução apenas é aplicável ao tipo "tradicional" de máquinas "especiais". 0 requerente, em resumo, verifica que quando a técnica anterior resolve, na generalidade, o problema de distribuir café expresso em chávenas por meio de máquinas "especiais" do tipo "tradicional", propõe, quer soluções não integradas no corpo da máquina e difíceis de implementar, quer soluções integradas no corpo da máquina, mas particularmente complexas quanto à sua produção e utilização.
Descrição do invento 0 objecto do presente invento consiste, assim, em resolver os problemas da técnica anterior explicados acima.
Em particular, o objecto do presente invento consiste num dispositivo integrado no corpo da máquina, simples, fácil de fabricar, e aplicável também a máquinas já instaladas e em utilização. 6 6742
Este objecto é conseguido por meio da máquina e dispositivo para distribuir bebidas em recipientes com dimensões diferentes, tal como reivindicado. 0 presente invento refere-se, também, a um processo para distribuir bebidas em recipientes de dimensões diferentes.
As reivindicações são parte integrante do ensinamento técnico de acordo com o presente invento.
De acordo com uma forma de realização preferida, a máquina compreende um dispositivo adaptador ligado a um componente da máquina, por exemplo um tubo de escoamento, e compreende meios de suporte adaptados para rodar em torno de um tubo num plano horizontal de modo a suportar, a uma altura adequada, se necessário, recipientes com dimensões limitadas, tal como chávenas de café expresso.
De acordo com uma caracteristica adicional do presente invento, o dispositivo adaptador compreende um motor disposto para comandar a rotação dos meios de suporte, de modo que o dispositivo seja aplicável, quer às máquinas "tradicionais", quer às "automáticas".
De acordo com outra caracteristica do presente invento, o dispositivo é aplicável a máquinas já instaladas que compreendem, associados aos grupos de distribuição, tubos de escoamento respectivos adaptados para descarregar, se 7 6742 necessário, a água em excesso como resultado do fornecimento de café.
Breve descrição dos desenhos
Estas e outras caracteristicas e vantagens do presente invento surgirão mais claramente a partir da descrição pormenorizada que se segue das formas de realização preferidas, proporcionadas a titulo de exemplos não limitativos com referência aos desenhos anexos, nos quais os componentes identificados por números de referência iguais ou semelhantes identificam componentes tendo funcionalidades e construção iguais ou semelhantes e em que: A figura 1 é uma vista esquemática de uma máquina de acordo com o invento; A figura 2 é uma vista em corte transversal de um dispositivo adaptador de acordo com o invento, numa primeira forma de realização;
As figuras 3a e 3b ilustram uma primeira e uma segunda posições operacionais do dispositivo da figura 2; A figura 4 é uma vista axonométrica de um componente do dispositivo na figura 2; 8 6742 A figura 5 ilustra o dispositivo de acordo com o invento numa segunda forma de realização.
Melhor forma de executar o invento
Com referência à figura 1, uma máquina 10 para distribuir bebidas, por exemplo uma máquina de café do tipo "tradicional", configurada para distribuir café ou bebidas à base de café em recipientes de dimensões diferentes em altura compreende, de acordo com uma forma de realização preferida, um grupo de distribuição 11 tendo, numa zona frontal visível por um operador, um conjunto de bocais 23 de um tipo que compreende um ou mais bocais. A máquina compreende 10 ainda um tabuleiro para chávena (base 12), conhecida per se, e uma parede frontal 14, de um tipo conhecido, compreendendo um ou mais elementos dispostos numa posição substancialmente vertical e dispostos para separar a zona frontal de uma zona traseira não visível. O grupo de distribuição 11, de um tipo, conhecido compreende, na zona traseira, um dispositivo de escoamento 51, por exemplo uma válvula solenoide, de um tipo conhecido, adaptada para descarregar de uma forma conhecida, se necessário, a água em excesso como resultado da distribuição de café, e tendo um tubo de escoamento (tubo ou ponta) 15, de um tipo conhecido, por exemplo com secção transversal cilíndrica e disposto substancialmente em posição vertical. 9 6742
Obviamente, de acordo com outras formas de realização, a conduta 15 pode ser substituída por qualquer elementos ou componente estrutural associado ao grupo de distribuição e disposto substancialmente em posição vertical. A base 12 compreende, por exemplo, um depósito 21, conhecido per se, pronto a recolher a água escoada pelo dispositivo de escoamento (válvula) 51 e é apto a suportar recipientes maiores, por exemplo recipientes com uma altura superior a 120 mm. A parede frontal 14, ou pelo menos um dos seus elementos, compreende uma ou mais rasgos 41 prontos para permitir, como será revelado posteriormente em pormenor, a utilização de prateleiras para recipientes de pequenas dimensões, tais como chávenas de café.
De acordo com a forma de realização preferida, a máquina 10 compreende, associada à ponta 15, um dispositivo adaptador (dispositivo) 18, configurado para permitir, por exemplo, a distribuição de café em chávenas. O dispositivo adaptador compreende um elemento rotativo 53 (figura 1, figura 2), por exemplo um casquilho montado em torno do tang 15, e um elemento de suporte de copo, ou tabuleiro, ou prateleira 54, fixos, por exemplo, ao elemento rotativo 53. 10 6742
Quer o elemento rotativo (casquilho 53) quer a prateleira 54 são feitos, de preferência, em material metálico, mas como é facilmente compreensível para um técnico no ramo, os referidos elementos podem ser feitos em diversos materiais, por exemplo materiais plásticos. 0 casquilho 53 e a prateleira 54 estão dispostos para rodar substancialmente num plano horizontal, em torno do eixo da ponta 15, de modo que a própria prateleira 54, como será revelado posteriormente em detalhe, está pronta a assumir uma primeira posição (figura 1, figura 3b) , correspondendo a uma posição na qual a prateleira (prateleira móvel) 54 se projecta na zona frontal e pode ser usada como um suporte, e uma segunda posição (figura 1, figura 3a) na qual a prateleira móvel 54 é mantida na zona traseira e não pode ser usada como um suporte e a base 12 pode ser usada, em vez disso, como um suporte.
Obviamente, quando se passa da primeira posição para a segunda posição, a prateleira passa através do rasgo 41 na parede frontal 14 ou num dos seus elementos. Noutras formas de realização, os rasgos podem ser também substituídos por um espaço entre os elementos compreendidos na parede frontal 14. A prateleira 54, na forma de realização preferida, é colocada a uma distância de 80, 90 mm do conjunto de bocais 23. 11 6742
De preferência, o dispositivo 18 compreende, interposto entre o casquilho 53 (figura 1, figura 2) e a ponta, um ou mais vedantes 57, por exemplo vedantes anulares feitos em borracha, do tipo conhecido, prontos a facilitar a rotação do casquilho 53 em torno da ponta 15.
De preferência, o dispositivo 18 compreende, associado à ponta 15, um elemento retentor 56 pronto a evitar que o casquilho 53 e a prateleira móvel 54 deslizem verticalmente ao longo da ponta 15. 0 retentor 56 pode ser feito, por exemplo, como um anel resiliente ou componente semelhante introduzido numa cavidade adequada da ponta e colocada, por exemplo, na base do casquilho 53; o elemento retentor está pronto a evitar o movimento vertical do casquilho 53 e a prateleira 54 em relação à ponta 15.
Obviamente, noutras formas de realização, o elemento retentor pode ser configurado para evitar apenas o movimento de queda, ou permitir o posicionamento da prateleira 54 a distâncias diferentes do conjunto de bocal 23.
De acordo com uma primeira forma de realização, a prateleira móvel 54 compreende um elemento de suporte 55 (figura 4), por exemplo uma lingueta metálica tendo um casquilho feito em material isolante, configurado de modo a 12 6742 ser manuseado por um operador e deslocado da primeira posição para a segunda posição.
De acordo com uma segunda forma de realização, de preferência usável em máquinas "automáticas", mas aplicável, também, a máquinas "tradicionais", o dispositivo 18 compreende um motor 59 (figura 5) por exemplo um motor eléctrico, pronto para activar a rotação do casquilho 53 e da prateleira 54.
Em particular, de acordo com esta segunda forma de realização, o motor 59 compreende, por exemplo, uma unidade redutora 91, conhecida per se, e uma polia 93, de um tipo conhecido, pronta para transferir movimento ao casquilho 53, de uma forma conhecida, por meio de um elemento de transmissão de movimento 95, por exemplo uma correia dentada.
Nesta segunda forma de realização, o tubo 15 compreende um elemento associado de suporte de motor 58, por exemplo uma placa associada rigidamente ao tubo e pronta a suportar o motor 59; o casquilho, numa tal forma de realização, está configurado de modo a cooperar com o elemento de transmissão de movimento 95, por exemplo como uma roda de engrenagem que pode ser actuada pela correia dentada. A forma de realização, tal como revelada, permite que o motor 59 desloque o casquilho 53 e a prateleira associada 54, por exemplo, como movimento alternativo equivalente ao já 13 6742 descrito, de modo a deslocar a prateleira 54, quer para a primeira posição, quer para a sequnda. A prateleira 54, nesta sequnda forma de realização, pode não compreender o elemento de suporte 55 e, assim, o movimento da prateleira pode, com vantagem, ser apenas numa direcção para ganhar o posicionamento na primeira posição e na segunda.
Como é facilmente compreensível para um técnico no ramo, o motor 59 pode ser operado pelo operador, por exemplo, em máquinas "tradicionais", por meio de um botão de premir adequado ou, por exemplo, em máquinas "automáticas", pelo utilizador através da selecção da bebida. A operação do dispositivo 18 de acordo com a primeira forma de realização é como segue.
Durante a utilização da máquina 10 com recipientes suportados pela base 12, isto é, recipientes que têm, por exemplo, uma altura superior a 120 mm, a prateleira 54 (figura 3a) é colocada na zona traseira (segunda posição) e o elemento de suporte está em contacto, por exemplo, com a parede dianteira 14 num primeiro lado do grupo de distribuição 11.
Obviamente, como o movimento possivel da prateleira é do tipo horizontal, como é facilmente compreensível para um 14 6742 técnico no ramo, a presença de acopladores não é necessária para suportar a prateleira 54.
No caso de ser necessário fornecer uma bebida num recipientes de altura reduzida, por exemplo um café expresso numa chávena, o operador agarra o elemento de suporte 55 e roda a prateleira 54 até que o elemento de suporte 55 chegue, por exemplo, à parede dianteira 14 num segundo lado do grupo de distribuição 11; num tal caso, a prateleira 54 (figura 3b) é colocada na zona frontal (primeira posição).
No fim da rotação, o operador pode colocar, por exemplo, uma ou duas chávenas, dependendo do pedido, na prateleira 54, sob o conjunto de bocais 23, e distribuir o café expresso.
Obviamente, no fim da distribuição, no caso de um pedido para bebidas em recipientes maiores, o operador agarrará o elemento de suporte 55 de modo a rodar a prateleira 54 numa direcção oposta à usada previamente, de modo a colocar a prateleira 54 na posição de inicio. A operação do dispositivo 18, de acordo com a segunda forma de realização, é substancialmente equivalente à revelada acima, com a excepção do movimento da prateleira 54 ser controlado pelo motor 59 e por a direcção de movimento de rotação poder ser, quer do tipo alternativo, quer do tipo mono-direcção. 15 6742
Na base da revelação acima é possível fabricar, por exemplo, uma máquina "especial" do tipo "tradicional" ou "automática", compreendendo um dispositivo de distribuição para distribuir café expresso em chávenas, totalmente integrado na estrutura da máquina, simples e tendo um número mínimo de elementos adicionados em relação aos elementos estruturais na máquina. A máquina 10 e o dispositivo 18, tal como revelado, ganham a particular vantagem de um elemento ou componente estrutural, por exemplo o tubo de escoamento 15 que já existe normalmente na zona traseira e está localizado por baixo do conjunto de bocais 23 e, desta forma, facilmente utilizável para suportar todo o dispositivo 18. O dispositivo, tal como revelado, tendo um movimento substancialmente no plano horizontal, não exige acopladores nem, na segunda forma de realização, elementos de suporte. O dispositivo, tal como revelado, pode ser também aplicado a máquinas já instaladas e em utilização.
De facto, de modo a adaptar estas máquinas, é suficiente substituir a ponta associada com a válvula por uma ponta tendo o casquilho e a prateleira, e dispor rasgos na parede frontal ou numa das suas partes ou entre partes da parede frontal, a referida adaptação demorando apenas alguns minutos, sendo possível quando a máquina está ligada. 16 6742 São possíveis modificações e mudanças óbvias na revelação acima no que diz respeito a dimensões, formas, materiais, componentes, elementos e ligações, assim como detalhes da construção descrita e processo operativo, sem se afastarem do âmbito do invento, tal como é definido pelas reivindicações que seguem.
Lisboa, 17 de Março de 2009 17

Claims (10)

  1. 6742 REIVINDICAÇÕES 1. Máquina de distribuição de bebidas em recipientes de diferentes dimensões, pelo menos em altura, que compreende: pelo menos um grupo de distribuição (11) compreendendo pelo menos um conjunto de bocais (23) dispostos para distribuir as referidas bebidas numa zona de distribuição e pelo menos um componente (15) numa posição essencialmente vertical numa zona traseira, estando a referida zona de distribuição separada da referida zona traseira pelo menos por uma parede (14); - primeiros meios de suporte (12) que apresentam uma primeira distância do referido conjunto de bocais (23) e dispostos para suportar pelo menos um primeiro tipo de recipientes que têm uma primeira altura; - pelo menos um dispositivo adaptador (18) compreendendo segundos meios de suporte (53, 54) dispostos para serem colocados a uma segunda distância do referido conjunto de bocais (23) inferior à referida primeira distância e dispostos para suportar pelo menos uma segunda altura inferior à referida primeira altura; caracterizada por 1 6742 - pelo menos uma das referidas paredes compreender pelo menos um rasgo ou espaço; e os referidos segundos meios de suporte (53, 54) estarem ligados por rotaçao pelo menos a um dos referidos componentes (15) e configurados de forma a rodar num plano substancialmente horizontal passando através do referido rasgo ou espaço e assumirem uma primeira posição na qual os referidos meios de suporte (53, 54) se projectam na zona de distribuição e uma segunda posição na qual os referidos segundos meios de suporte (53, 54) são mantidos na zona traseira.
  2. 2. Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido componente (15) ser um tubo (15) associado a um dispositivo de escoamento (51).
  3. 3. Máquina de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada por os referidos meios de suporte (53, 54) compreenderem: - pelo menos um elemento rotativo (53) montado em torno do referido componente (15); e - pelo menos uma prateleira (54) fixa pelo menos a um dos referidos elementos rotativos (53).
  4. 4. Máquina de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por pelo menos uma das referidas prateleiras (54) compreender 2 6742 pelo menos um elemento de suporte configurado de modo que a referida prateleira (54) seja rodada manualmente.
  5. 5. Máquina de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por: - o referido dispositivo adaptador (18) compreender pelo menos um motor disposto para fazer rodar os referidos meios de suporte (53, 54).
  6. 6. Máquina de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por serem previstas juntas (57) interpostas entre o referido elemento (15) e o referido elemento rotativo (53) .
  7. 7. Máquina de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada por o referido dispositivo adaptador (18) compreender - um elemento retentor (56) disposto para manter os referidos meios de suporte (53, 54) numa determinada posição vertical.
  8. 8. Processo para produzir ou adaptar uma máquina de distribuição de bebidas em recipientes de dimensões diferentes, pelo menos em altura, no qual o referido aparelho (10) compreende pelo menos um grupo de distribuição (11), 3 6742 tendo pelo menos um conjunto de bocais (23) numa zona de distribuição e pelo menos um componente (15) numa posição substancialmente vertical na zona traseira, estando a referida zona de distribuição separada da referida zona traseira por pelo menos uma parede (14); compreendendo a máquina ainda uma primeira distância do referido conjunto de bocais (23) e (12) dispostos para suportar pelo menos um primeiro tipo de recipientes que têm uma primeira altura; sendo o processo caracterizado pelos passos de - dispor pelo menos um rasgo ou espaço pelo menos numa das referidas paredes; - ligar o pelo menos um dos referidos componentes (15) a um dispositivo adaptador (18) tendo segundos meios de suporte (53, 54) dispostos para serem colocados a uma segunda distância do referido conjunto de bocais (23) inferior à referida primeira distância e dispostos para suportarem pelo menos um segundo tipo de recipientes tendo uma segunda altura inferior à referida primeira altura e dispostos para - rodar num plano substancialmente horizontal, passando através de um rasgo ou espaço na referida parede, a partir de uma primeira posição na qual os referidos segundos meios de suporte (53, 54) se projectam na zona de distribuição e uma segunda posição na qual os 4 6742 referidos segundos meios de suporte (53, 54) são mantidos na zona traseira.
  9. 9. Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o referido passo de ligar o referido dispositivo adaptador (18) compreender - ligar um motor (59) disposto para fazer rodar os referidos segundos meios de suporte (53, 54).
  10. 10. Conjunto permitindo adaptar uma máquina de distribuição de bebidas, a referida máquina compreendendo: - pelo menos um grupo de distribuição (11) compreendendo pelo menos um conjunto de bocais (23) disposto para distribuir as referidas bebidas numa zona de distribuição e pelo menos um componente numa posição substancialmente vertical numa zona traseira, estando a referida zona de distribuição separada da referida zona traseira pelo menos por uma parede (14), - primeiros meios de suporte (12) apresentando uma primeira distância a partir do referido conjunto de bocais (23) e dispostos para suportar pelo menos um tipo de recipientes tendo uma primeira altura; sendo o referido conjunto caracterizado por 5 6742 - meios de adaptação da parede frontal dispostos para efectuar pelo menos um rasgo ou espaço pelo menos numa das referidas paredes; pelo menos um componente de substituição (15) configurado para substituir pelo menos um dos referidos componentes na referida posição traseira; segundos meios de suporte (53, 54) ligados por rotação a pelo menos um dos referidos componentes de substituição(15) e configurados para rodar num plano essencialmente horizontal, passando através do referido rasgo ou espaço, e a assumir uma primeira posição na qual os referidos meios de suporte (53, 54) se projectam na zona de distribuição e uma segunda posição na qual os referidos meios de suporte (53, 54) sgQ mantidos na zona traseira. Lisboa, 17 de Março de 2009 6
PT05425473T 2005-06-30 2005-06-30 Máquina e dispositivo para distribuir bebidas em recipientes com dimensões diferentes e seu processo PT1738676E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05425473A EP1738676B1 (en) 2005-06-30 2005-06-30 Machine and device for supplying beverages in containers having different sizes and method therefor

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1738676E true PT1738676E (pt) 2009-03-25

Family

ID=35197906

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05425473T PT1738676E (pt) 2005-06-30 2005-06-30 Máquina e dispositivo para distribuir bebidas em recipientes com dimensões diferentes e seu processo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8205647B2 (pt)
EP (1) EP1738676B1 (pt)
AT (1) ATE417533T1 (pt)
AU (1) AU2006264519B2 (pt)
DE (1) DE602005011777D1 (pt)
ES (1) ES2320902T3 (pt)
PT (1) PT1738676E (pt)
WO (1) WO2007004093A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2449307B (en) * 2007-05-18 2011-09-28 Kraft Foods R & D Inc Improvements in or relating to beverage preparation machines
IT1391967B1 (it) * 2008-11-14 2012-02-02 N&W Global Vending S P A Macchina per la preparazione di bevande
DE202009001492U1 (de) * 2009-02-06 2010-06-24 Melitta Haushaltsprodukte Gmbh & Co. Kommanditgesellschaft Gerät für eine Getränkeausgabe
CN102345437B (zh) * 2010-08-05 2013-11-06 张兆雄 卷帘装置
US20150327718A1 (en) * 2014-02-14 2015-11-19 Remington Designs, Llc Apparatuses and methods for solute extraction
DE102014204611B3 (de) * 2014-03-12 2015-05-13 Wmf Ag Höhenverstellbare Abstellfläche sowie Vorrichtung zum Getränkezubereiten mit solcher Abstellfläche
US9844293B2 (en) 2015-03-06 2017-12-19 Spectrum Brands, Inc. Apparatus for dispensing beverages
DE102016200844B4 (de) 2016-01-21 2018-11-29 Wmf Group Gmbh Getränkebereiter mit Tassentisch

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3436984A1 (de) * 1984-10-09 1986-04-17 Erich H. Dipl.-Ing. 4950 Minden Woltermann Maschine zum zubereiten heisser getraenke mit dosierter fluessigkeitsentnahme
USD309843S (en) * 1986-08-28 1990-08-14 Douwe Egberts Koninklijke Tabaksfabriek-Koffiebranderijen-Theehandel N.V. Beverage dispenser
US5353692A (en) * 1993-09-29 1994-10-11 Unidynamics Corporation Hot beverage brewing apparatus
CA2102060A1 (en) * 1993-10-29 1995-04-30 Michael Shub Liquid dispensing apparatus
JP3675908B2 (ja) * 1995-09-08 2005-07-27 三洋電機株式会社 飲料供給装置
US5860630A (en) * 1996-05-14 1999-01-19 Freightliner Corporation Beverage container holder for a vehicle
US5782380A (en) * 1996-09-27 1998-07-21 Pure Fill Corporation Water dispensing system
GB2334017A (en) * 1998-02-05 1999-08-11 Premark International Inc Beverage dispenser
GB0016313D0 (en) * 2000-07-03 2000-08-23 Dass Manufacturing Ltd Beverage dispenser
US6908012B1 (en) * 2001-12-04 2005-06-21 Grindmaster Corporation Beverage dispenser with an adjustable drain tray assembly
IL167788A (en) * 2004-04-02 2008-04-13 Tana Ind 1991 Ltd Water sprayer and portable filter and use inside the water sprayer
DE102005021552A1 (de) * 2005-05-10 2006-11-16 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Automat zur Ausgabe von gekühlter Flüssigkeit bzw. von Eisstücken in verschieden große Behälter
DE202006017049U1 (de) * 2005-11-30 2007-02-01 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Ausgabegerät für fließ- oder schüttfähige Güter

Also Published As

Publication number Publication date
ATE417533T1 (de) 2009-01-15
AU2006264519B2 (en) 2011-03-03
AU2006264519A1 (en) 2007-01-11
US20090126828A1 (en) 2009-05-21
EP1738676A1 (en) 2007-01-03
ES2320902T3 (es) 2009-05-29
US8205647B2 (en) 2012-06-26
DE602005011777D1 (de) 2009-01-29
WO2007004093A1 (en) 2007-01-11
EP1738676B1 (en) 2008-12-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1738676E (pt) Máquina e dispositivo para distribuir bebidas em recipientes com dimensões diferentes e seu processo
US8998037B2 (en) Drink dispensing device with holding and drip-collecting system for receptacles of different sizes
AU2017343599B2 (en) Liquid dispensing machine with drop stop
JP6562475B2 (ja) コーヒーマシンに関連付けることができるミルクコンテナ、および該ミルクコンテナを有するコーヒーマシン
EP3525634B1 (en) Liquid dispensing machine with speed regulator
AU2011254530B2 (en) Storable hot water or steam delivery device
CA2616716C (en) Beverage brewing devices having moveable reservoirs
US11866318B2 (en) Beverage preparation machine with handy drop stop
RU2710351C2 (ru) Машина для продажи напитков
US11564527B2 (en) Beverage preparation machine with drop evacuation
EP3687347A1 (en) Beverage machines with a removable module