PT1683248E - Torre de alta tensão, sistema de transporte de energia, método de transporte de energia e método de montagem - Google Patents
Torre de alta tensão, sistema de transporte de energia, método de transporte de energia e método de montagem Download PDFInfo
- Publication number
- PT1683248E PT1683248E PT05817012T PT05817012T PT1683248E PT 1683248 E PT1683248 E PT 1683248E PT 05817012 T PT05817012 T PT 05817012T PT 05817012 T PT05817012 T PT 05817012T PT 1683248 E PT1683248 E PT 1683248E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- conductors
- mast
- transverse arms
- compensation
- high tension
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H02—GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
- H02G—INSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
- H02G7/00—Overhead installations of electric lines or cables
- H02G7/20—Spatial arrangements or dispositions of lines or cables on poles, posts or towers
Landscapes
- Housing For Livestock And Birds (AREA)
- Suspension Of Electric Lines Or Cables (AREA)
- Magnetic Treatment Devices (AREA)
- Elimination Of Static Electricity (AREA)
- Refuge Islands, Traffic Blockers, Or Guard Fence (AREA)
- Linear Motors (AREA)
- Near-Field Transmission Systems (AREA)
- Emergency Protection Circuit Devices (AREA)
- Forklifts And Lifting Vehicles (AREA)
- Installation Of Bus-Bars (AREA)
- Saccharide Compounds (AREA)
- Curing Cements, Concrete, And Artificial Stone (AREA)
- Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
Description
ΕΡ 1 683 248/ΡΤ
DESCRITIVO "Torre de alta tensão, sistema de transporte de energia, método de transporte de energia e método de montagem" 0 presente invento refere-se a um mastro de alta tensão, a um sistema para transporte de energia e a um método para transporte de energia.
Para o transporte de energia eléctrica são normalmente utilizadas linhas de alta tensão, nas quais são aplicados os mastros de alta tensão para suportar os condutores de transporte a uma altura segura. A fim de limitar os campos magnéticos (Campos H ou B) na ou próximo da superfície da terra e a indução magnética, é aqui utilizada a diminuição da intensidade dos mesmos a partir de uma certa distância. A altura do mastro e a distância da linha de transporte, por exemplo, dos edifícios são aqui funcionais. É mantida uma faixa vazia de tais edifícios em cada lado de uma linha de alta tensão. Esta faixa é também referida como o espaço de servidão de passagem. Uma tal faixa é muito dispendiosa, por exemplo, devido ao espaço que a mesma ocupa. Existem directrizes e/ou normas relativas à intensidade de campo permissível fora do espaço de servidão de passagem, tal como, por exemplo, de 0,4 microTesla (μΤ) na Holanda. Uma solução possível aqui é, por conseguinte, aplicar mastros mais altos. No entanto, tais mastros tornam-se por isso mais dispendiosos.
No entanto, o material electricamente isolante é betão reforçado com fibras. É um objecto do presente invento melhorar o mastro de alta tensão.
Em WO 98/00615 é descrito um mastro de alta tensão para suporte de um certo número de condutores, que compreende um poste, um ou mais braços transversais fixáveis ao poste, para montagem sobre os mesmos de, pelo menos, uma parte dos condutores, um certo número de primeiros componentes de montagem fixos ao poste e/ou dos braços transversais com a finalidade de montagem dos condutores, em que o poste e/ou os braços transversais compreendem, pelo menos, uma parte electricamente isolante na posição da altura de montagem dos 2 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ condutores, em que acima de uma altura predeterminada, pelo menos, os braços transversais são construídos a partir de material electricamente isolante.
Num primeiro aspecto o presente invento proporciona um mastro de alta tensão para suporte de um certo número de condutores, que compreende: - braços transversais feito de material sintético, tal como plástico, - primeiros componentes de montagem, dispostos como montagem sobre o poste, de tal modo que os mesmos ficam situados num polígono substancialmente sobre a periferia de um círculo ou elipse imaginários.
Através da utilização da parte isolante, os condutores de transporte podem ser dispostos a uma distância curta do poste, pelo que as linhas de transporte podem ser colocadas próximo umas das outras, o que é favorável para os campos na ou próximo da superfície da terra. Tais mastros de alta tensão proporcionam uma construção vantajosamente aligeirada, devido à utilização da parte isolante, a qual pode, por exemplo, ser concretizada num plástico relativamente leve.
Como o mastro de alta tensão é construído a partir de material isolante, tal como um plástico, o mastro pode ser fabricado de uma maneira simples por meio de, por exemplo, um processo de pré-fabricação, após o que pode ser transportado como um todo para a posição de utilização.
As vantagens adicionais de uma tal concretização são que a aplicação de plástico produz um mastro que requer relativamente pequena manutenção. Os custos de manutenção são reduzidos. Um mastro de plástico tem, além disso, um impacto relativamente pequeno no ambiente comparado com um mastro de metal, uma vez que não ocorre a lixiviação dos metais e/ou dos materiais de protecção.
Um mastro de plástico tem um pequeno número de componentes, pelo que o tempo de construção é muito mais curto do que no caso de um mastro conhecido. Ocorrem também 3 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ menores danos de construção, por exemplo, devidos ao baixo peso. 0 baixo peso torna possível que a fundação tenha uma forma mais aligeirada. É também uma vantagem o facto da liberdade de desenho ser muito maior em relação aos materiais, pelo que os desenhos podem ser facilmente modificados em relação aos desejos locais. A superfície do mastro e/ou dos braços transversais compreende, de preferência, ondulações. Tais ondulações aumentam os trajectos de fuga para as correntes de fuga, pelo que é também tornada possível a construção compacta do mastro. Estas ondulações contribuem também para a pequena distância entre os condutores de transporte. A fim de reforçar a construção, o mastro compreende, de preferência, um estai, que compreende material electricamente isolante. Um estai de plástico feito de materiais com uma resistência elevada à tracção proporciona, por exemplo, a opção de dar ao poste e aos braços transversais uma forma aligeirada. Isto proporciona vantagens no fabrico e transporte. Uma construção mais aligeirada também tem um menor impacto no ambiente no que se refere à visibilidade.
Como os braços transversais e os primeiros componentes de montagem estão dispostos no mastro de alta tensão, como a montagem sobre o poste num polígono imaginário, de tal modo que os ponto de canto ficam situados substancialmente sobre a periferia de um círculo ou elipse imaginários, as intensidades de campo médias de uma linha de transporte na ou próximo da superfície da terra são assim adicionalmente reduzidas, sendo, no entanto, o transporte energia o mesmo.
Os condutores podem, de preferência, ser montados no mastro de alta tensão substancialmente adjacentes aos braços transversais, por meio dos primeiros componentes de montagem. A utilização convencional de isoladores de cadeia é aqui desnecessária, o que reduz a oscilação lateral dos condutores de transporte. A força sobre os condutores de transporte pode ser também aumentada em relação aos sistemas existentes. Estas medidas reduzem a ocorrência do chamado dançar ou galope dos condutores de transporte, pelo que é tornada possível uma distância mais pequena entre estes condutores de 4 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ transporte. Devido a existir a mesma flecha nos condutores de transporte, os mesmos ficam suspensos em média relativamente altos. Existe, por conseguinte, a possibilidade, por exemplo, de dar ao mastro uma forma mais baixa e/ou tornar o espaço relativo ao direito de servidão mais estreito.
Um aspecto adicional do presente invento refere-se a um sistema para transporte de energia eléctrica ao longo de um trajecto, que compreende: - um certo número de mastros de alta tensão, os quais suportam um número predeterminado de condutores de transporte; - um sistema que compreende um certo número de mastros de alta tensão, em que um número predeterminado de condutores de transporte estão montados sobre os mastros, por meio dos correspondentes primeiros componentes de montagem de mastros mutuamente adjacentes.
Numa concretização adicional preferida, são proporcionados condutores de compensação na ou próximo da terra, para estreitamento do campo electromagnético numa extensão significativa. Como tal, os condutores de compensação são conhecidos a partir de SE-460447. 0 mastro pode ter aqui uma forma consideravelmente mais baixa, o que aumenta as vantagens indicadas anteriormente.
Numa concretização adicional, o mastro de alta tensão compreende segundos componentes de montagem para os condutores de compensação de mastro. Estes condutores de compensação de mastro servem para estreitar os campos electromagnéticos e, como um resultado disso, pode ser dado ao mastro uma forma mais baixa ou o espaço relativo ao direito de servidão do caminho adjacente do percurso de transporte pode ser estreitado. Ligando mutuamente os condutores de compensação de mastro aos condutores de compensação de terra, de maneira cruzada e galvânica, é obtida, por meio de indução, a energia para o fornecimento de energia aos condutores de compensação de terra. 5 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ
Um tal sistema, de preferência, compreende: - um ou mais condutores de compensação de mastro, os quais estão montados sobre o mastro por meio de correspondentes segundos componentes de montagem de mastros, mutuamente adjacentes; - um certo número de componentes eléctricos de ligação, dispostos num número predeterminado de mastros, em que os condutores de compensação de mastro podem ser ligados de maneira cruzada aos condutores de compensação de terra por meio do componente de ligação. É aqui tornado possível, de maneira passiva e sujeito à corrente que é transportada e, desse modo, sujeita aos campos electromagnéticos que estão presentes, compensar estes campos de maneira simples. É aqui feita a utilização de um acoplamento indutivo aos condutores de transporte. Devido a este acoplamento começará a passar uma corrente no circuito dos condutores de compensação e dos componentes de ligação.
Numa concretização adicional preferida, os condutores de compensação de terra pode ser abastecidos com energia por meio de uma fonte de energia controlável. Pode ser aqui conseguida uma compensação predeterminada ou variável desejada e que estreita, desse modo, os campos electromagnéticos. Além disso, os fios de compensação e o componente de ligação no mastro podem ser omitidos.
Os condutores de compensação de terra estão, de preferência, isolados em relação à terra. Aqui não existem perdas ou existem menos durante a operação de geração do campo de compensação.
Um aspecto adicional do presente invento refere-se a um sistema que compreende um certo número de mastros de alta tensão, como descrito no que antecede, que compreende um número predeterminado de condutores de transporte, os quais estão montados sobre os mastros por meio de correspondentes primeiros componentes de montagem de mastros, mutuamente adjacentes. Pela combinação das respectivas concretizações, podem ser aumentadas várias das ditas vantagens. 6 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ
Um tal sistema compreende, de preferência, um número predeterminado de dispositivos tensores para posicionamento e retenção, pelo menos, dos condutores de transporte sob força mecânica. Como indicado, o balançar dos fios de transporte pode ser aqui limitado e o espaçamento mútuo dos mesmos pode, por conseguinte, ser de menor dimensão. A flecha dos condutores de transporte é aqui em média relativamente elevada. Existe, por conseguinte, a possibilidade de, por exemplo, dar aos mastros uma forma mais baixa e/ou de estreitar o espaço relativo ao direito de servidão.
Um aspecto adicional do presente invento refere-se a uma método para transporte de energia eléctrica por meio de um certo número de mastros de alta tensão, que compreendem um poste, um ou mais braços transversais fixáveis ao poste para montagem sobre o mesmo de, pelo menos, uma parte dos condutores, um certo número dos primeiros componentes de montagem, fixos ao poste e/ou aos braços transversais com a finalidade de montagem dos condutores, em que o poste e/ou os braços transversais compreendem, pelo menos, uma parte electricamente isolante na posição da altura de montagem dos condutores, em que acima de uma altura predeterminada, pelo menos, os braços transversais são construídos a partir de material electricamente isolante, estando os braços transversais e os primeiros componentes de montagem dispostos como uma montagem sobre o poste, de tal modo que os mesmos ficam situados num polígono substancialmente sobre a periferia de um círculo ou elipse imaginários, que compreende os passos de fornecer energia eléctrica ao sistema e/ou os condutores suportados pelo mastro, fazer com que a energia passe através dos condutores, extrair a energia dos condutores numa localização de extracção predeterminada, em que um ou mais condutores de compensação de terra estão dispostos substancialmente próximos da superfície da terra ao longo do trajecto do sistema, sendo os ditos condutores de compensação de terra abastecidos com uma energia adequada, fornecida aos campos de compensação, vinda dos condutores de transporte.
Um tal método oferece vantagens tal como as descritas com referência aos dispositivos anteriores. 7 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ
As vantagens, características e pormenores adicionais do presente invento serão explicadas com base numa descrição das concretizações preferidas, em que será feita referência às figuras anexas, nas quais: - a FIG. 1 mostra uma vista esquemática de uma primeira concretização, de acordo com o presente invento; - a FIG. 2 é uma vista esquemática de uma segunda concretização, de acordo com o presente invento; - a FIG. 3 é uma vista esquemática de uma terceira concretização, de acordo com o presente invento; - a FIG. 4 mostra uma vista da concretização da FIG. 1, com uma representação esquemática das intensidades de campo sob a influência da concretização; - a FIG. 5 mostra uma vista da concretização da FIG. 3, com uma representação da intensidade de campo sob a influência da concretização; - a FIG. 6 é uma vista esquemática de uma quarta concretização, de acordo com o presente invento; - a FIG. 7 é uma vista lateral de uma concretização adicional preferida de um mastro de alta tensão, de acordo com o presente invento, com os condutores e as intensidades de campo magnético mostrados esquematicamente na mesma; e - a FIG. 8 é uma vista lateral de ainda uma outra concretização preferida de um mastro de alta tensão, de acordo com o presente invento, mostrada de maneira semelhante à concretização da FIG. 7.
Uma primeira concretização de acordo com o presente invento (FIG. 1) refere-se a um mastro de alta tensão com a finalidade de transporte de corrente, de preferência, 380 kV, com um mastro de cerca de 31 metro de altura. 8 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ Ο mastro compreende uma parte inferior 2, a qual é colocada pela utilização uma fundação (não mostrada). Uma parte superior 3, construída completamente em plástico, está disposta sobre a parte inferior 2. Podem ser aqui previstos muitos plásticos diferentes, tais como uma resina epóxi reforçada com fibras de vidro. Esta parte superior 3 serve também como isolador do mastro.
Os três braços transversais 13, 14, 15 estão montados sobre a parte superior, os quais são de igual modo fabricados a partir de um plástico ou um outro isolador. Os braços transversais e a parte superior são, de preferência, de fabrico integral. Isto não é, no entanto, essencial e depende das condições.
Os condutores de transporte estão montados sobre os braços transversais com uma disposição de um hexágono, ao longo de um círculo ou elipse imaginários. Os condutores 4 e 5 estão aqui montados sobre o braço transversal superior 15, os condutores 6 e 7 estão montados sobre o braço transversal médio 14 e os condutores 8 e 9 estão montados sobre o braço transversal inferior 13.
Os dois fios de compensação de mastro 11 e 12 estão, além disso, montados em cada lado próximo das extremidades do braço transversal inferior 13. Estes dois fios são ligados electricamente aos fios de compensação de terra. Estas ligações eléctricas correm para baixo, a partir dos dois fios de compensação do mastro de maneira cruzada, ao longo ou através do mastro para os respectivos fios de compensação de terra 17 e 16.
Nesta concretização o braço transversal inferior 13 está situado a cerca de 18 metro da terra. Nesta concretização o braço transversal médio 14 está situado a cerca de 22,3 metro da terra. Nesta concretização o braço transversal superior 15 está situado a cerca de 26,6 metro da terra. A transição do pé de metal 2 para o topo de plástico do mastro está situada a cerca de 8 metro da terra. 9 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ
Os fios de compensação de terra estão dispostos nesta concretização a uma distância de cerca de 17 metro do pé do mastro.
As fundações de um tal mastro baixo podem ser dimensionadas de uma maneira muito mais vantajosa e aligeirada do que nas construções conhecidas.
Uma segunda concretização de acordo com o presente invento (FIG. 2) refere-se a um mastro de alta tensão com a finalidade de transporte de corrente, de preferência, de 380 kV, com um mastro de cerca de 36,6 metro de altura. O mastro compreende uma parte inferior 22, a qual é colocada utilizando uma fundação (não mostrada). Uma parte superior 23 está disposta sobre a parte inferior 22, a qual é construída completamente em plástico. Podem ser aqui previstos muitos plásticos diferentes, tais como a resina epóxi reforçada com fibras de vidro. Esta parte superior 23 serve também como isolador do mastro.
Sobre a parte superior estão montadas três travessas 33, 34, 35. Os braços transversais e a parte superior são, de preferência, de fabrico integral. No entanto, isto não é essencial e depende das condições.
Os condutores de transporte estão montados sobre os braços transversais com uma disposição de um hexágono ao longo de uma elipse imaginária. Os condutores 24 e 25 estão aqui montados sobre o braço transversal superior 35, os condutores 26 e 27 estão montados sobre o braço transversal médio 34 e os condutores 28 e 29 estão montados sobre o braço transversal inferior 33.
Os dois fios de compensação de mastro 31 e 32 estão adicionalmente montados em cada lado próximo das extremidades do braço transversal inferior 33. Estes dois fios são acoplados aos fios de compensação de terra por meio de uma ligação eléctrica. Esta ligação eléctrica corre para baixo, a partir dos dois fios de compensação de mastro, de maneira cruzada ao longo ou através do mastro, para os respectivos fios de compensação de terra 37 e 36. 10 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ
Nesta concretização ο braço transversal inferior 33 está situado a cerca de 21 metro da terra. Nesta concretização o braço transversal médio 34 está situado a cerca de 25,3 metro da terra. 0 braço transversal superior 35 está situado nesta concretização a cerca de 29,6 metro da terra. A transição do pé de metal 2 para o topo de plástico do mastro está situada a cerca de 8 metro da terra.
Nestas diferentes concretizações, as partes inferiores 2 e 22 são as mesmas e as partes superiores de plástico são diferentes. É, de igual modo possível, manter estas partes de plástico, das diferentes concretizações, tanto quando possível as mesmas e variar as fundações e as partes inferiores. Os especialistas tomarão aqui em consideração os factores de custo, que dependem da localização.
Uma terceira concretização, de acordo com o presente invento (FIG. 3), refere-se a um mastro de alta tensão 40 com a finalidade de transporte de corrente, de preferência, de 380 kV, com um mastro a cerca de 44,4 metro de altura. O mastro compreende uma parte inferior 2, a qual é colocada, utilizando uma fundação (não mostrada). Uma parte superior 3 está disposta sobre a parte inferior 2, a qual é construída completamente em plástico. Podem ser previsto aqui muitos plásticos diferentes, tais como um poliéster, uma resina epóxi ou um polietileno reforçados com fibras de vidro e semelhantes. Esta parte superior 3 serve também como isolador do mastro.
Os três braços transversais 53, 54, 55 estão montados sobre a parte superior. Os braços transversais e a parte superior são, de preferência, de fabrico integral. No entanto isto não é essencial e depende das condições.
Os condutores de transporte estão montados sobre os braços transversais numa disposição de um hexágono ao longo de um círculo imaginário. Os condutores 44 e 45 estão aqui montados sobre o braço transversal superior 55, os condutores 46 e 47 estão montados sobre o braço transversal médio 54 e os condutores 48 e 49 estão montados sobre o braço 11 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ transversal inferior 53. Um condutor de iluminação opcional é disposto no topo.
Nesta concretização o braço transversal inferior 53 está situado a cerca de 27 metro da terra. Nesta concretização o braço transversal médio 54 está situado a cerca de 32,2 metro da terra. 0 braço transversal superior 55 está situado nesta concretização a cerca de 37,4 metro da terra. A transição do pé de metal 2 para o topo de plástico do mastro está situada a cerca de 10 metro da terra.
Nesta concretização podem também ser aplicados fios de compensação de terra, os quais são abastecidos por meio de uma fonte de energia controlável.
Nas concretizações alternativas, podem ser também dispostas duas linhas de transporte de alta tensão através ou ao longo do poste, em que é então possível que sejam suficientes dois braços transversais para os quatro condutores de transporte remanescentes. Numa concretização adicional é então possível proporcionar um braço transversal adicional para os fios de compensação de mastro. A FIG. 4 mostra como são fortemente compensados para baixo os campos magnéticos da concretização da FIG. 1, na posição dos fios de compensação de terra. Pode ser aqui dada a este mastro uma forma relativamente baixa e isto oferece vantagens, tais como a fundação de baixo peso, a colocação simples e aligeirada, os custos de manutenção baixos, o tempo de construção curto, o pequeno número de partes, etc.
Na FIG. 5 são mostrados os campos da concretização da FIG. 3 sem compensação. Estes campos parecem ser muito mais divergentes. Isto acontece devido a ser omitida a compensação pelos fios de compensação. Deve ser dada, por conseguinte, a este mastro uma forma mais alta mas devido, entre outras coisas, à concretização de plástico isolante da parte superior 43 e aos fios esticados, a forma da montagem dos condutores de transporte é altamente optimizada em comparação como a técnica anterior, e pode ser realizado um mastro mais baixo com a mesma carga de campo magnético no ambiente. Estes 12 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ mastros são também vantajosos da maneira descrita no que antecede. A alta tensão sobre os fios torna possível limitar a altura de flecha usual de cerca de 15 metro para, por exemplo, cerca de 8 metro. 0 campo magnético médio com o mesmo é aqui mais baixo perto da terra, ou pode ser dada ao mastro uma forma mais baixa com as vantagens de que ao mastro e à fundação poderem ser proporcionadas dimensões mais aligeiradas e mais vantajosas. Estes mastros são também vantajosos da maneira descrita no que antecede. A FIG. 6 mostra uma concretização adicional. Nesta concretização os dois fios de transporte 161 e 164 são guiados através do poste 160. Dois pares adicionais de fios de transporte 162, 163, 165, 166 são fixos a dois braços transversais 167, 168. Uma vantagem desta concretização é que são requeridos braços transversais com dimensões relativamente pequenas para os fios de transporte.
Os fios de compensação de mastro 171, 172 estão montados sobre um braço transversal mais longo 169 de dimensões estreitas. Isto é possível devido aos fios de compensação serem relativamente finos em comparação com os fios de transporte. 0 braço transversal 169 está ainda seguro por meio de estais 174.
Os dois fios de ligação 77, 78 são guiados ao longo da parte inferior dos estais 74. Estes servem para a ligação cruzada dos fios de compensação de terra 75 e 76 a respectivos fios de compensação de mastro 72 e 71.
Um chamado mastro combinado 60 FIG. 7 de acordo com o presente invento está provido com cinco braços transversais 61, 62, 63, 64, 65, desde o topo até ao fundo, os quais são, de preferência, de plástico reforçado com fibras e dispostos sobre um poste 66, de igual modo e de preferência, de plástico reforçado com fibras, pelo menos, para uma parte superior do mesmo. Dois componentes de montagem estão disposto sobre o braço transversal 62 e, por debaixo dos mesmos, um braço transversal relativamente largo 63. As posições de condutores associadas no campo estão indicadas 13 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ por 71, 72, 73, 74, 75 e 76. Nesta concretização estes condutores transportam corrente eléctrica com uma tensão, de preferência, de 380 kv. Situado sobre o braço transversal mais pequeno 64, 65, respectivamente, localizadas por debaixo do mesmo estão, de igual modo, seis posições de condutores no campo 81, 82, 83, 84, 85 e 86, em que estes condutores conduzem uma corrente eléctrica com uma tensão, de preferência, de 150 kV. As intensidades de campo geradas pelos doze condutores estão indicadas por linhas substancialmente concêntricas 91, 93, 94, 95, 96, 97 relativas ao nível de terra O, em que o mastro tem uma altura de cerca de 50 metro. A curva de Gauss indicada pela linha 98 representa a intensidade do campo magnético a uma altura de 1 metro acima do nível de terra como uma função da distância à linha central do trajecto. A área em que esta curva excede o valor de 0, 4 μΤ cai dentro do espaço relativo ao direito de servidão. A concretização da FIG. 6 tem a vantagem de que as altas tensões ficam localizadas mais acima do nível da terra, pelo que pode permanecer limitada a largura do trajecto.
Na concretização de um mastro de alta tensão 100 (FIG. 8) os braços transversais 101, 102, 103, 104, 105 estão, de igual modo, dispostos sobre o mesmo. Nesta concretização os condutores superiores, os quais estão indicados no campo esquematicamente por 110, 111, 112, 113, 114 e 115 estão sob uma tensão, de preferência, de 150 kV, enquanto que os condutores no campo 116, 117, 118, 119, 120, 121 estão dimensionados para uma tensão, de preferência, de 380 kV. As intensidades de campo magnético associadas B estão indicadas na FIG. 8 de maneira semelhante à FIG. 7. A concretização de acordo com FIG. 8 tem a vantagem de que os cabos mais leves ficam situados na parte superior do mastro, pelo que pode ser dada ao mastro uma forma mais esguia e ao pé ou à fundação para o mastro, de preferência, fabricado em plástico, pode ser também dada uma forma mais aligeirada. 14 ΕΡ 1 683 248/ΡΤ Ο mastro combinado de acordo com as FIGS. 7 e 8 pode, evidentemente, ser também concretizado para outros níveis de tensão.
Numa concretização prática, os mastros 60, 100 podem ser providos com um fio condutor de iluminação, o qual é guiado no ou próximo ao mastro de plástico e o qual tem uma certa influência sobre o desempenho das linhas de força dos campos magnéticos.
As concretizações das FIGS. 7 e 8 têm a vantagem adicional de pouparem espaço e um desenho esteticamente melhorado. O mastro combinado de acordo com as FIGS. 7 e 8 pode, evidentemente, ser também provido opcionalmente com condutores de compensação na terra. O presente invento é descrito, de uma maneira não limitativa no que antecede, com base nas concretizações. Os diversos aspectos das concretizações descritas podem ser livremente combinados uns com os outros pelo especialista com base na descrição. Os direitos pretendidos estão definidos nas reivindicações anexas.
Lisboa, 2008-10-23
Claims (15)
- ΕΡ 1 683 248/ΡΤ 1/4 REIVINDICAÇÕES 1 - Mastro de alta tensão (1, 20, 40, 60, 100, 160) para suporte de um certo número de condutores (4-9, 24-29, 44-49, 71-76, 81-86, 110-115, 116-121, 161-166), que compreende: - um poste (2, 3, 22, 23, 42, 43, 66); - um ou mais braços transversais (13, 14, 15, 33, 34, 35, 53, 54, 55, 167, 168, 169) fixáveis ao poste (2, 3, 22, 23, 42, 43, 66), para montagem sobre o mesmo de, pelo menos, uma parte dos condutores (4-9, 24-29, 44-49, 71-76, 81-86, 110-115, 116-121, 161-166); - um certo número dos primeiros componentes de montagem fixos ao poste (2, 3, 22, 23, 42, 43, 66) e/ou braços transversais (13, 14, 15, 33, 34, 35, 53, 54, 55, 167, 168, 169), com a finalidade de montagem dos condutores (4-9, 24-29, 44-49, 71-76, 81-86, 110-115, 116-121, 161-166), em que o poste (2, 3, 22, 23, 42, 43, 66) e/ou os braços transversais (13, 14, 15, 33, 34, 35, 53, 54, 55, 167, 168, 169) compreendem, pelo menos, uma parte electricamente isolante na posição da altura de montagem dos condutores (4-9, 24-29, 44-49, 71-76, 81-86, 110-115, 116-121, 161-166), em que acima de uma altura predeterminada, pelo menos, os braços transversais (13, 14, 15, 33, 34, 35, 53, 54, 55, 167, 168, 169) são construídos a partir de material electricamente isolante, caracterizada por os braços transversais de material sintético, tal como plástico (13, 14, 15, 33, 34, 35, 53, 54, 55, 167, 168, 169) e os primeiros componentes de montagem estarem dispostos como montagem sobre o poste (2, 3, 22, 23, 42, 43, 66), de tal modo que os mesmos ficam situados num polígono substancialmente sobre a periferia de um círculo ou elipse imaginários.
- 2 - Mastro de alta tensão de acordo com a reivindicação 1, em que o mastro e/ou os braços transversais são fabricados a partir de resina epóxi, de poliéster ou de material sintético semelhante reforçado com fibras. ΕΡ 1 683 248/ΡΤ 2/4
- 3 - Mastro de alta tensão de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores, que compreende segundos componentes de montagem para os condutores de compensação de mastro (11, 12, 31, 32, 171, 172).
- 4 - Mastro de alta tensão de acordo com a reivindicação 3, em que os segundos componentes de montagem estão dispostos substancialmente nas extremidades exteriores do braço transversal inferior (13, 33, 53, 169).
- 5 - Mastro de alta tensão de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, que compreende um componente de ligação para ligação mútua dos condutores de compensação de mastro e dos condutores de compensação de terra (16, 17, 36, 37, 175, 176), de preferência, de maneira cruzada.
- 6 - Mastro de alta tensão, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, em que os braços transversais e os primeiros componentes de montagem estão dispostos, como montagem sobre o poste, de tal modo que os mesmos formam um polígono, de preferência, uma forma poligonal regular, na qual os ponto de canto estão situados, substancialmente, sobre a periferia de um círculo ou elipse imaginários, ou curva equivalente, pelo menos, em relação à limitação dos campos magnéticos.
- 7 - Mastro de alta tensão de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores, em que a superfície do mastro e/ou dos braços transversais compreende ondulações.
- 8 - Mastro de alta tensão de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores, que compreende um estai que compreende material electricamente isolante, de preferência, de plástico.
- 9 - Mastro de alta tensão de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 8, em que o mastro de alta tensão está provido com um primeiro número de braços transversais (62, 63, 104, 105) para suporte de um certo número de condutores (71-76, 116-121) com um primeiro nível de tensão e um segundo número de braços transversais (64, 65, 102, 103) para suporte ΕΡ 1 683 248/ΡΤ 3/4 de condutores (81-86, 110-115) com um segundo nível de tensão.
- 10 - Mastro de alta tensão de acordo com a reivindicação 9, em que o primeiro nível de tensão é, de preferência, da ordem de grandeza de 380 kV, e um segundo nível de tensão é, de preferência, da ordem de grandeza de 150 kV.
- 11 - Sistema que compreende um certo número de mastros de alta tensão de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 10, em que um número predeterminado dos condutores de transporte estão montados sobre os mastros por meio dos correspondentes primeiros componentes de montagem de mastros mutuamente adjacentes.
- 12 - Sistema de acordo com a reivindicação 11, em que os condutores de compensação de terra são providos com energia por meio de uma fonte de energia controlável.
- 13 - Sistema de acordo com a reivindicação 11 ou 12, em que os condutores de compensação de terra são isolados em relação à terra.
- 14 - Sistema de acordo com uma ou mais das reivindicações 12 a 14, que compreende um número predeterminado de dispositivos tensores para posicionamento e retenção, pelo menos, dos condutores de transporte sob força mecânica.
- 15 - Método para transporte de energia eléctrica por meio de um certo número de mastros de alta tensão de acordo com a reivindicação 1, que compreende os passos de: - fornecer a energia eléctrica ao sistema e/ou aos condutores (4-9, 24-29, 44-49, 71-76, 81-86, 110-115, 116-121, 161-166) suportados pelos mastros (1, 20, 40, 60, 100, 160) de acordo com a reivindicação 1, - fazer com que a energia passe através dos condutores (4-9, 24-29, 44-49, 71-76, 81-86, 110-115, 116-121, 161- 166) , ΕΡ 1 683 248/ΡΤ 4/4 - extrair a energia dos condutores (4-9, 24-29, 44-49, 71-76, 81-86, 110-115, 116-121, 161-166) numa localização de extracção predeterminada, em que um ou mais condutores de compensação de terra (16, 17, 36, 37, 175, 176) estão dispostos substancialmente próximos da superfície da terra ao longo do trajecto do sistema, sendo os ditos condutores de compensação de terra (16, 17, 36, 37, 175, 176) providos com um fornecimento de energia adequado para os campos de compensação, vindo dos condutores de transporte (4-9, 24-29, 44-49, 71-76, 81-86, 110-115, 116-121, 161-166). Lisboa, 2008-10-23
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
NL1027605A NL1027605C2 (nl) | 2004-11-26 | 2004-11-26 | Hoogspanningsmast, energietransportsysteem, energietransportwerkwijze en assemblagewerkwijze. |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1683248E true PT1683248E (pt) | 2008-11-03 |
Family
ID=34974648
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT05817012T PT1683248E (pt) | 2004-11-26 | 2005-11-26 | Torre de alta tensão, sistema de transporte de energia, método de transporte de energia e método de montagem |
Country Status (12)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US20080271386A1 (pt) |
EP (1) | EP1683248B1 (pt) |
CN (1) | CN101111978B (pt) |
AT (1) | ATE403251T1 (pt) |
CA (1) | CA2587422A1 (pt) |
DE (1) | DE602005008548D1 (pt) |
DK (1) | DK1683248T3 (pt) |
ES (1) | ES2312040T3 (pt) |
NL (1) | NL1027605C2 (pt) |
PL (1) | PL1683248T3 (pt) |
PT (1) | PT1683248E (pt) |
WO (1) | WO2006057559A1 (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CH713619A1 (de) * | 2017-03-24 | 2018-09-28 | Axpo Power AG | Umrüstverfahren bzw. Herstellungsverfahren für Freileitungsmasten und Freileitungsmast. |
Family Cites Families (17)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US1616931A (en) * | 1925-10-10 | 1927-02-08 | Percy H Thomas | Transmission tower for electric circuits |
US1616932A (en) * | 1926-03-10 | 1927-02-08 | Percy H Thomas | Universal transmission tower |
US1746804A (en) * | 1929-02-06 | 1930-02-11 | Percy H Thomas | Universal transmission tower |
US2437375A (en) * | 1944-05-20 | 1948-03-09 | Frank E Buxton | Crossarm for transmission wires |
US3299586A (en) * | 1965-10-22 | 1967-01-24 | Weyerhaeuser Co | Crossarm assembly |
US3571991A (en) * | 1969-02-06 | 1971-03-23 | Anderson Electric Corp | Metal pole |
US3603717A (en) * | 1970-01-07 | 1971-09-07 | Cp Corp | Crossarm assembly |
SU508844A1 (ru) * | 1972-05-11 | 1976-03-30 | Проектно-Конструкторское Бюро Глав-Энергостроймеханизации | Поддерживающий зажим |
US4615154A (en) * | 1985-06-28 | 1986-10-07 | Trus Joist Corporation | Utility line transmission tower apparatus |
SE460447B (sv) * | 1988-09-15 | 1989-10-09 | Statens Vattenfallsverk | Saett foer skaermning av magnetfaelt fraan elektriska kraftledningar samt kraftledningsarrangemang |
US6342861B1 (en) * | 1989-04-26 | 2002-01-29 | Daniel A. Packard | Loop antenna assembly |
US5062765A (en) * | 1990-06-25 | 1991-11-05 | Mcconachy H Reginald | High tower wind generating system |
US5247776A (en) * | 1992-08-03 | 1993-09-28 | Halliburton Logging Services Inc. | Method for offshore rig up platform portable mast |
USD378139S (en) * | 1995-03-23 | 1997-02-18 | Electricite De France | Pylon |
NZ333575A (en) * | 1996-06-28 | 1999-10-28 | Advanced Metal Technology Corp | Electricity line support, made from inorganic fibres bound by inorganic cements |
CN2409273Y (zh) * | 1999-12-27 | 2000-12-06 | 云南电力集团有限公司超高压输变电建设处 | 电力线路直线转角塔 |
US7007438B1 (en) * | 2002-09-24 | 2006-03-07 | Brooks Manufacturing Co. | Crossarm systems and methods |
-
2004
- 2004-11-26 NL NL1027605A patent/NL1027605C2/nl not_active IP Right Cessation
-
2005
- 2005-11-26 PT PT05817012T patent/PT1683248E/pt unknown
- 2005-11-26 US US11/791,668 patent/US20080271386A1/en not_active Abandoned
- 2005-11-26 PL PL05817012T patent/PL1683248T3/pl unknown
- 2005-11-26 DK DK05817012T patent/DK1683248T3/da active
- 2005-11-26 WO PCT/NL2005/000814 patent/WO2006057559A1/en active Application Filing
- 2005-11-26 DE DE602005008548T patent/DE602005008548D1/de active Active
- 2005-11-26 EP EP05817012A patent/EP1683248B1/en not_active Not-in-force
- 2005-11-26 CN CN2005800472800A patent/CN101111978B/zh not_active Expired - Fee Related
- 2005-11-26 ES ES05817012T patent/ES2312040T3/es active Active
- 2005-11-26 CA CA002587422A patent/CA2587422A1/en not_active Abandoned
- 2005-11-26 AT AT05817012T patent/ATE403251T1/de active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
WO2006057559A1 (en) | 2006-06-01 |
CN101111978A (zh) | 2008-01-23 |
EP1683248B1 (en) | 2008-07-30 |
DE602005008548D1 (de) | 2008-09-11 |
CA2587422A1 (en) | 2006-06-01 |
EP1683248A1 (en) | 2006-07-26 |
NL1027605C2 (nl) | 2006-05-29 |
PL1683248T3 (pl) | 2009-01-30 |
ATE403251T1 (de) | 2008-08-15 |
CN101111978B (zh) | 2011-08-10 |
DK1683248T3 (da) | 2008-12-01 |
US20080271386A1 (en) | 2008-11-06 |
ES2312040T3 (es) | 2009-02-16 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
KR101018845B1 (ko) | 송전용 철탑 | |
ES2657668T3 (es) | Diseño de una línea de transmisión de alta capacidad y alta eficiencia | |
ES2275949T5 (es) | Instalación de energía eólica con medios de conducción de corriente montados previamente en la torre | |
BR112012003875B1 (pt) | braço transversal com isolamento elétrico para uma torre, torre para a distribuição de energia de alta tensão, e elemento estrutural de isolamento para uso com redes de alimentação de alta tensão | |
US11283254B2 (en) | Cross arm and angle tower and tension tower comprising the same | |
CN111864545A (zh) | 一种变电构架 | |
ES2391890T3 (es) | Instalación de energía eólica con carriles conductores | |
ES2636237T3 (es) | Estructura de catenaria | |
CN104242208A (zh) | 一种架空输电线路双回电缆终端钢管杆 | |
PT1683248E (pt) | Torre de alta tensão, sistema de transporte de energia, método de transporte de energia e método de montagem | |
CN209212028U (zh) | 一种快速抢修塔 | |
CN204089116U (zh) | 一种架空输电线路双回电缆终端钢管杆 | |
US3803345A (en) | Crossarm | |
US12119635B2 (en) | Substation frame | |
CN202353100U (zh) | 三角型绝缘吊支杆 | |
DK2805846T3 (en) | Air conduit mast and air conduit for electrically powered vehicles | |
KR101024898B1 (ko) | 송전 가공선로용 점퍼선 고정장치 | |
KR100907433B1 (ko) | 배전 전선케이블용 경완금 연결장치 | |
CN212849300U (zh) | 一种变电构架 | |
CN205863857U (zh) | 一种独立式电缆平台 | |
ES2312280B1 (es) | Configuracion y metodo de m0ntaje de los equipos electricos de un aerogenerador. | |
CN218337592U (zh) | 一种防鸟害占位箱 | |
KR19990011116A (ko) | 가공배전장주용 전선지지체 | |
RU2219591C1 (ru) | Устройство для рекламы | |
SU935591A1 (ru) | Промежуточна опора линии электропередачи |