PT1679020E - ''estante circular'' - Google Patents

''estante circular'' Download PDF

Info

Publication number
PT1679020E
PT1679020E PT05106486T PT05106486T PT1679020E PT 1679020 E PT1679020 E PT 1679020E PT 05106486 T PT05106486 T PT 05106486T PT 05106486 T PT05106486 T PT 05106486T PT 1679020 E PT1679020 E PT 1679020E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
user
time
internet
reports
monitoring
Prior art date
Application number
PT05106486T
Other languages
English (en)
Inventor
Ulrich Willach
Wilfried Stommel
Original Assignee
Willach Gmbh Geb
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Willach Gmbh Geb filed Critical Willach Gmbh Geb
Publication of PT1679020E publication Critical patent/PT1679020E/pt

Links

Description

DESCRIÇÃO "SISTEMA E SOFTWARE DE COMPENSAÇÃO E MONITORIZAÇÃO DO TEMPO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAIS"
Este pedido reivindica prioridade, ao abrigo do documento 35 U.S.C. $XX§(e), relativamente ao pedido provisório número 60/148491 apresentado em 12 de Agosto de 1999.
Antecedentes da Invenção A internet fornece um vasto conjunto de materiais, os quais são essenciais para o trabalho jurídico, cientifico, medico, contabilístico, de consultadoria financeira, de avaliação de negócios, e segurador. Estes materiais incluem documentos de texto, materiais multimedia, bases de dados e outras formas de informação.
Na área jurídica, os tipos de informação que estão disponíveis para acesso (na internet) incluem decisões do tribunal, estatutos locais, de estado e federais e outra informação governamental. As empresas jurídicas fazem uma utilização extensiva da internet, e têm necessidade desta informação para conduzir os negócios para os seus clientes. De um modo semelhante, as empresas de consultadoria financeira e as empresas de consultadoria de negócios executam, extensivamente, na Internet, pesquisa de negócios e análise de informação competitiva. Os cientistas e engenheiros executam, muitas vezes, pesquisa cientifica e técnica na Internet.
Em muitas piofissões, incluindo empresas jurídicas, empresas de contabiiidaàe, empresas de consultadoria de gestão, investigadores e analistas de negócios e financeiros, as despesas envolvidas na obtenção da informação a partir da Internet devem ser ressarcidas pelo cliente. 0 cliente, em muitos casos, insistirá num registo detalhado do tempo despendido na execução da pesquisa na Internet. Geralmente, os clientes requerem uma lista detalhada do trabalho executado incluindo os sítios de rede visitados, o tempo despendido em cada sítio de rede, e o que foi concluído.
Os métodos tradicionais para monitorização do tempo incluem a introdução manual nas folhas de registo de horas, de incrementos de d; de hora, ou a introdução manual de incrementos de tempo num programa de monitorização de horas que é executado num computador central ou num computador pessoal. Alguns sistemas de monitorização do tempo tradicionais utilizam computadores, e permitem aos advogados, e outros profissionais liberais, seleccionar os números do caso do cliente para atribuir tempo ao caso do cliente apropriado e gerar o correspondente débito numa factura de um modo electrónico. Contudo, mesmo nestes sistemas baseados em computador, as entradas de tempo e os débitos associados devem ser introduzidos manualmente com uma interface directa a Internet, dado que nãc existe o objectivo da monitorização do tempo.
Além dos sistemas de monitorização do tempo, profissionais liberais, como os advogados, têm acesso a bases de dados comerciais exclusivas, as quais podem utilizar para pesquisa. Estas bases de dados contêm informação que é usualmente designada por fonte original primária, c inclui decisões do tribunal e outras informações criticas. No passado, o tempo despendido na pesquisa destas bases de dados e os custos da base de dados eram monitorizados e debitados ao cliente.
Assim, a medida e as fcntes originais primarias migram para a Internet e cada ver mais profissionais liberais (utilizadores) utilizam a Internet, para acesso a esses materiais, a dificuldade em monitorizar e facturar este tempo aumenta, tremendamente, devido a ausência de sistemas apropriados. Isto resulta, para as companhias e empresas jurídicas que utilizam a Internet, na perda do tempo passível de facturação e no aumento dos custos para a introdução manual dos registos do tempo. 0 documento US 5696702 divulga um monitor de trabalho e tempo compreendendo um meio de recolha de dados para monitorização e recolha de partes da actividade do computador de um utilizador.
Pelas razões referidas, existe uma necessidade para um sistema e método que possam ser utilizados para monitorizar o tempo despendido na Internet cu noutra rede, para monitorizar os sítios visitados e para reportar a quantidade de tempo despendido em cada sítio.
Resumo da Invenção A presente invenção proporciona um método de acordo com a reivindicação i e um sistema de acordo com a reivindicação 10. A presente invenção proporciona um aparelho e um método para monitorização do tempo despendido em um cu mais sítios da Internet. A is::¾¾¾.ção monitorizada pode ser, então, utilizada para gerar registos detalhados contendo os Localizadores Unifcrmes de Recursos (URLs) dos sítios visitados, o tempo exacto despendido em cada sitio e um registo de quaisquer descarregamentos, transferências de ficheiros ou outras actividades executadas pelo utilizador.
Um, ou mais, registos podem ser gerados a partir dos registos detalhados e listarem a actividade por cada utilizador, catalogando o sítio de rede acedido e o tempo despendido nesse sítio de rede. Esta informação pode ser, então, utilizada para gerar uma factura para o trabalho executado. Numa forma de realização, os registos são armazenados electronicamente e são acedidos por um programa de facturação, que utiliza os dados armazenados em conjunto com a tarifa horária definida para gerar uma factura detalhada para o cliente. A presente invenção pode ser introduzida num computador pessoal e activada por um operador de serviço, o qual fornece o sistema de compensação e monitorização do tempo (i. e., um meio de software). Nesta implementação, ficheiros com a informação de sítio de rede utilizados são, periodicamente, enviados para o fornecedor do serviço, o qual debita o utilizador do software, com base na quantidade de tempo que despendeu no acesso de sítios de rede. Consequentemente e periodicamente, o fornecedor do serviço recebe pagamentcs pela utilização do scftware. 0 software actual pode ser distribuído sem custos aos utilizadores e as receitas podem ser recolhidas como pagamentcs recorrentes da utilização do sistema.
Noutra t:;uί'ί,ΐί. de realização, o fornecedor do serviço pode debitar o utilizador com base na utilização da Internet e no tamanhc da entidade (companhia ou empresa jurídica) que utiliza o software. Este debito é, de um modo geral, baseado no tempo de utilização que é comparativamente inferior às tarifas horárias a serem debitadas ao cliente.
Alternativamente, uma percentagem do débito recebido do cliente pelo utilizador pode ser encaminhado para o fornecedor do serviço para a utilização real do sistema e do software.
Uma forma de realização da presente invenyão requer que o utilizador introduza uma ID de utilizador e um numero de caso de cliente antes da inicialização do navegador, ou outro software, utilizado para aceder à Internet. A introdução da ID de utilizador e caso de cliente assegura que o tempo utilizado será debitado aos clientes.
Um meio de software, de acordo com os princípios da presente invenção, pode operar invisivelmente em segundo plano, registando cada entrada incluindo todos os URLs introduzidos e sítios visitados. 0 meio de software pode, automaticamente, registar toda a actividade da Internet e o tempo despendido correspondente. Gomo uma característica opcional, o utilizador pode ser providenziado com uma capacidade de invalidar a funcionalidade do software quando o utilizador não deseja monitorizar o tempo de utilização da Internet. 0 ficheiro contendo a informação de utilização da Internet pode ser armazenado localmente ou 0¾¾ servidor acessível através de una rede. O administrador do sistema pode gerar, com base na informação de ui:;li itroçAc da Internet, uma variedade de relatórios que resumem a quantidade de tempo despendido por cada utilizador em cada sitio. Esta informação pode ser carregada manualmente, ou descarregada electronicamente, directamente para o scftware de facturaqão e tempo da empresa, o qual. permite recuperar os custos do cliente.
Uma das caracteristicas da presente invenção é que a privacidade dos utilizadores e dos clientes e protegida e a informação confidencial associada com o utilizador e o cliente não é distribuída. A informação transmitida para o fornecedor do serviço inclui a ID de utilizador e o histórico das pesquisas, com detalhe suficiente, para calcular e criar uma factura tendo o débito do serviço por utilização do sistema de compensação e monitorização do tempo. Isto permite que a informação detalhada e específica referente a essa factura permaneça protegida e evita a disseminação da informação através da rede. A informação, incluindo o cliente/número de caso, o registo dos ficheiros descarregados e qualquer outra informação relativa ao caso do cliente, permanece na empresa jurídica ou noutros sítios profissionais e não é disseminada.
Numa outra forma de realização da invenção, os princípios da presente invenção são utilizados para monitorizar a utilização da Internet pelos funcionários, ou contraentes, que estão a trabalhar remotamente, incluindo os indivíduos que trabalham em casa. o histórico do acesso à Internet pode ser, também, utilizado para determinar se o funcionário, ou contraente, tem utilizado apropriadamente o tempo de pesquisa na internet. Em algumas circunstâncias, a remuneração do funcionário, ou contraente, pode ser ligado à utilização efectiva da Internet.
Estas e outras características e objectivos da invenção, serão melhor compreendidas a partir das descrições detalhadas das formas de realização preferidas que se seguem, as quais devem ser lidas juntamente com os desenhos em anexo.
Breve Descrição dos Desenhos
Os desenhos em anexo, que estão incorporados e formam uma parte do documento, ilustram as formas de realização da presente invenção e, em conjunto, com a descrição permitem explicar os princípios da invenção.
Nos desenhos: A FIG. 1 ilustra de diagrama de contexto exemplificativo representando o sistema em utilização; A FIG. 2 ilustra um caso de utilização modelo exemplificativo representativo do sistema; A FIG. 3A ilustra uma janela exemplificativa de abertura de sessão do sistema de compensação e monitorização do tempo; A FIG. 3B ilustra um ícone exemplificativo do sistema de compensação e monitorização dc tempo numa área de notificaçãe de sistema; A FIG. 3C iiustra um menu exemplificativo apresentado ao utilizador do sistema de compensação e monitorização do tempo; A FIG. 4 ilustra um sistema de computador exemplificativo no qual a presente invenção pode ser implementada; A FIG. 5N ilustra um relatório exemplificativo ordenadc por número de de cliente; A FIG. 5B ilustra um relatório exemplificativo ordenado por ID de utilizador; A FIG. 6 ilustra um fluxograma para a função de abertura de sessão; A FIG. 7 ilustra um fluxograma para a função de monitorização e criação do histórico de acesso à Internet; A FIG. 8 ilustra um fluxograma para a função de geração do relatório; e A FIG. 9 ilustra um fluxograma para a função do cálculo de receita.
Descrição Detalhada da Forma de Realização Preferida
Na descrição de uma forma de realização preferida da invenção ilustrada nos desenhos, para clareza da descrição, será usilizada terminologia especifica. Contudo, a invenção não pretende ser limitada aos termos específicos assim seleccíonados, e dsroe ser compreendido que cada termo especifico incluí tcdos os seus equivalentes técnicos, os quais funcionam de um modo semelhante para atingir um objectivo semelhante. 0 sistema da presente é divulgado, com referência aos desenhos em geral, e em particular as FIGS. i a 9. A FIG. 1 ilustra um sistema 100 de compensação e monitorização do tempo de acordo com os princípios da presente invenção. O sistema *· empregue no lado de um cliente, representado como o Computador Pessoal (PC) 101 a ser utilizado por um utilizador 103, mostrado no canto superior esquerdo. Num ambiente de empresa jurídica, os princípios da presente invenção podem ser implementados como um meio de software residente no PC do advogado, PC do assistente jurídico, ou PC centralizado (i. e., um PC de biblioteca). O software pode ser utilizado para monitorizar o tempo de pesquisa na Internet do representante legal, assistente jurídico, e outros profissionais. Isto pode ser atingido através do fornecimento de funcionalidades que requerem que o advogado, ou outro profissional, abra a sessão e introduza um número de caso de cliente antes de utilizar o PC para aceder a Internet.
Apesar de, na FIG. 1, o PC 101 mostrado estar directamente ligado a Internet 105, o PC 101 pode fazer parte de uma rede, ou série de redes, que subsequentemente acedem a Internet ou a outras bases de dados de informação que contêm fontes originais como mostrado no lado direito da FIG. 1. A fonte original pode ser primária ou secundária. Quando utilizado aqui, o termo fonte original primária refere-se a informação directamente acessível ac público, incluindo casos jurídicos, estatutos, decisões judiciais recentes ou outros materiais de utilização para o profissional. A fonte original secundária inclui literatura, artigos ou relatórios e outra infcrmação que é gerada com Case na fonte original primária e, que pode ser útil para c profissional. Fara os objectivcs dos princípios da presente invenção, a fonte original primária e secundária podem ser informação compilada por um fornecedor do serviço, o qual pode debitar uma taxa de acesso para utilização do, ou acesso ao, material.
Se ao utilizar o sistema 100, o utilizador 103 pesquisa a Internet, através do PC 101, para obter informação para um caso do cliente, os sítios visitados e o tempo despendido na Internet são registados pelo sistema 100 e armazenado no disco rígido do PC 101 ou num outro sítio de armazenamento local ou remoto, tal como um servidor de rede localizado remotamente (não mostrado). A informação respeitante a utilização da Internet pode ser armazenada como um registo do histórico do acesso a Internet, que pode ser, subsequentemente, acedido para gerar uma iistagem do tempo despendido na navegação na Internet para o caso do cliente. O utilizador 103, e. g.f um advogado ou empresa jurídica, pode então gerar uma factura pelo tempo despendido na Internet e enviar essa factura ao cliente.
Numa forma de realização alternativa, os princípios da presente invenção podem ser utilizados para monitorizar a utilização da Internet pelos funcionários, ou contraentes, que trabalham remotamente, incluindo indivíduos que trabalham a partir das suas casas. Neste caso o profissional, ilustrado como o utilizador 103 na FIG. 1, pode estar a trabalhar em casa. O profissional pode ser, também, um indivíduo que está a ser pago para executar uma pesquisa na Internet como parte das suas funções de trabalho. Nesta forma de realização, o cliente 109 da FIG. i é o empregador, o qual recebe um registo da utilização da Internet a partir da monitorização do tempo do fornecedor do serviço. O empregador pode utilizar esta informação para determinar se o funcionário, ou contraente, utilizou apropriadamente o tempo na Internet. Em algumas circunstâncias, c pagamento do funcionário pode estar dependente da sua utilização da Internet. Alem disso, o empregador pode utilizar a informação para criar uma factura para um cliente da empresa, como descrito anteriormente.
Uma caracteristica da presente invenção é que a factura gerada, com base na informação recolhida, contem informação especifica detalhada referente aos sítios visitados e ao tempo despendido nos sítios. Isto assegura ao cliente que o tempo despendido pelo profissional foi bem despendido, e foi realmente relacionado com o caso em mão. Como mostrado na FIG. 1, uma factura 113 pode ser impressa através da impressora 111 e pode ser, subsequentemente, transmitida ao cliente 109. Alternativamente, uma factura electrónica (não mostrada), para o tempo despendido a aceder a informação na rede, pode ser transmitida directamente do PC 101 para o PC 119.
Uma caracteristica do sistema é a capacidade de gerar receitas para os serviços de monitorização do tempo. Como mostrado na FIG. 1, um fornecedor 115 do serviço de monitorização do tempo pode empregar um meio de software, ou um sistema que forneça um serviço, para ser utilizado pelo utilizador 103, para deduzir o custo da actividade de pesquisa do cliente. Isto pode ser completado ccss a transmissão de um ficheiro, do utilizador 103 para o fornecedor 105 da serviço de monitorização do tempo, indicando a quantidade de tempo despendido na Internet. O ficheiro transmitido pode ser uma cópia do registo criado pelo sistema 100 no PC 101 do utilizador. 0 fornecedor il5 do servi-o de monitorização do tempo, numa forma automatizada, através da utilização de um computador pessoal (PC) 117, pode gerar uma factura para o utilizador 103, que caga então, ao fornecedor 115 do serviço de monitorização do tempo por este software e sistema de serviço de compensação e monitorização do tempo.
Deve ser notado que o tempo utilrzado pode ser recolhido sobre uma sessão de Internet ou, alternativamente, pode ser acumulado sobre uma pluralidade de sessões de Internet, e, subsequentemente, processado. C processo de facturação para a actual utilização do serviço pode ocorrer automaticamente e transparentemente para o utilizador 103, que está a utilizar o sistema, de modo que os pagamentos são de facto feitos automaticamente para o fornecedor 115 do serviço de monitorização do tempo. Numa forma de realização alternativa, os ficheiros de dados são enviados automaticamente para o fornecedor 115 do serviço de monitorização do tempo, e em retorno, o utilizador 103, ou outro profissional, recebe uma factura no correio e paga-a utilizando os métodos tradicionais.
Numa forma de realização, um meio de software, de acordo com os princípios da presente invenção, reside no PC 101 do utilizador que transmite automaticamente o histórico de acesso a Internet, da utilização da Internet, utilizando um Protocolo de Transferência de Ficheiro de Internet (FTP). Isto pode ocorrer em tempo real enquanto o utilizador acede a Internet. Alternativamente, a transmissão do registo de histórico de acesso à Internet ao fornecedor do serviçc pode ocorrer numa base diária/semanal/mensal fora das horas de ponta. De um modo preferido, os dados e utilização da Internet são para uma sessão de Internet (i.e.r desde o tempo de abertura de sessão dc utilizador até ao tempo de saída do utilizador). A FIG. 2 ilustra um diagrama de um caso de utilização para o sistema e software de compensação e : í:,;slo do tempo. Os intervenientes ilustrados na FIG. 2 são os mesmss da FIG. 1. Como na FIG. 1, o utilizador 103 é una representação de um profissional utilizando o sistema e um número de outros profissionais incluindo assistentes jurídicos, investigadores científicos, contabilistas ou médicos podem utilizar o sistema para as suas pesquisas. Deve ser notado que a invenção não está limitada a um grupo profissional em particular, mas pode ser utilizada por qualquer profissional interessado em monitorização do tempo.
Como mostrado na FIG. 2, o diagrama do caso de utilização de um sistema 200 de compensação e monitorização do tempo contem os módulos de função de abertura de sessão 201, criar e monitorizar o registo 203 de histórico de acesso a Internet, gerar 205 relatório, cálculo 207 de receita, adicionar utilizadores 209, gestão 211 de histórico de acesso a Internet, adicionar cliente/casos 213 e transmissão 215 do registo de histórico de acesso a Internet. O módulo 201 da função de abertura de sessão descreve o modo no qual um utilizador se autentica no utilizando uma ID de utilizador e identifica um cliente, para o qual o trabalho será executado. O módulo 203 de criar e monitorizar o registo de histórico ae acesso a Internet representa a função de monitorização dos sítios de Internet visitados e mcnitorizaçãc e cálculo do tempo despendido em cada sítio. Isto inclui a capacidade de monitorizar cada uma das paginas de Rede visitada e pode incluir a monitorização dos descarregamentos e outras operações baseadas na Rede. O módulo 205 gerador de relatório gera a lista detaihada dos sítios visitados e o tempo despendido em cada sítio com base na monitorização, a qual & registada pela iiSHCfes criar e monitorizar o registo de histórico de acesso a Internet. C módulo 207 de cálculo de receita é utilizado, pelo fornecedor do serviço de monitorização do tempc-, para determinar a taxa pela utilização do sistema e software e para facturar o advogado ou outro profissional. O módulo 209 de adicionar utilizadores é utilizado pelo utilizador 103, ou outro pessoal administrativo, da organização profissional para adicionar utilizadores ao sistema. O módulo 211 de gestão do histórico de acesso a Internet é utilizado pelo administrador do sistema para controlar registos de histórico de acesso a Internet específicos, incluindo monitorização dos sítios visitados, filtrar os sítios visitados e ler o registo em si. O módulo 213 de adicionar clientes/casos permite a um administrador ou profissional adicionar números de caso de cliente e clientes a um ficheiro de registo. O módulo 215 de transmissão do histórico de acesso a Internet pode ser utilizado, para efeitos de cálculo da receita, para transmitir o registo de histórico de acesso à Internet para o fornecedor do serviço de monitorização do tempo.
Uma característica do sistema da FIG. 2 é a capacidade da função de adicionar clientes/casos para interagir com outros sistemas de gestáo e facturação do tempo, de modo uma vez os clientes/casos estejam adicionados ao sistema de facturação do tempo principal, eles podem entrar, automaticamente, no sistema ae compensação e monitorização do tempo. Outra característica da invenção i a capacidade á·:· sistema 200 de compensação e monitorização do tempo para interagir com sistemas de classificação, de modo que c caso do cliente pode ser encontrado sistema de classificaeão de ouL.ro a partir de uma patente assuntes jurídicos.
De acordo com os princípios da presente invenção, o sistema pode requerer autenticação do utilizador antes de permitir a utilização do sistema. A FIG. 3A representa uma janela 300 de abertura de sessão exemplificativa para um sistema operativo de acordo com os princípios da presente invenção. Por exemplo, a FIG. 3A ilustra o modo como o utilizador 103 pode ser confrontado com um pedido de introdução de um número 301 de ID, introdução do caso de cliente para a sessão 303 e introdução qualquer texto adicional num campo 305 de notas, tal como, um nome de um caso ou projecto actual. A FIG. 3B representa um ícone 315 exemplificativo para o sistema, o qual neste caso é rotulado de "aE". Este ícone pode aparecer numa área de notificação quando o utilizador está a utilizar o sistema operativo vendido pela Microsoft Corporation, Redmond, WA, sob a marca registada WINDOWS. Embora esta forma de realização da presente invenção seja ilustrada como fazendo parte de um sistema baseado em WINDOWS, a invenção não está limitada a um forma de realização de sistema operativo específica, mas pode de facto ser utilizado em outros sistemas operativos incluindo Macintosh, Unix, ou Linux. A FIG. 3C representa um menu exemplif icativo, com que o utilizador 103 pode ser confrontado, após o utilizador ter premido o botão do rato no ícone na área de notificação. C menu 325 apresenta diferentes opções ao utilizador 103 incluindo minimizar a janela 327, sair do sistema 329, número 327 de caso de cliente, gerar um relatório 333, procurar ajuda 335 fi, e., determinar o número de revisão), e obter detalhes respeitantes ao sistema 337 de software.
Numa forma de realização, a presente invenção é implementada como um software de compensação e monitorização do tempo que pode ser descarregado para o computador de um utilizador, tal como um advogado, ou outro profissional, em que o software funciona, de um modo transparente, em conjunto eoe- o navegador existente no computador do utilizador. 0 software da presente invenção pode não ser dependente do navegador e pode trabalhar com um número de navegadores incluindo o navegador vendido e/ou distribuído pela Netscape Corporation, Mountain View, CA, sob a marca registada NAVIGATOR ou o navegador vendido pela Microsoft Gorporation, Redmond, WA, sob a marca registada INTERNET EXPLORER.
Nesta forma de realização, após a instalação, o software torna-se activo, em qualquer altura, após o navegador ser activado e requer a autenticação do utilizador através de uma janela de abertura de sessão, tal como aquela que é mostrada na FIG. 3A. Apesar de o utilizador poder aceder a funcionalidade através do ícone na área de notificação, mostrado na Fig. 3B, e poder, de facto, seleccionar as opções mostradas na FIG. 3C, de um modo geral, não ó permitido navegar na Internet sem introduzir uma ID de utilizador e um número de caso de cliente.
Como uma característica opcional, deve ser fornecida ao utilizador uma opção para invalidar a funcionalidade do software í'i» e., a utilizador pode navegar a Internet sem monitorização) . ççivamente, especialmente num ambiente empregador- empregado, a funcionalidade do software pode não ser inativada, i. e., todas as actividades na Internet feitas pelo utilizador nc computador fornecido pelo empregador serão registadas e analisadas. A FIG. 4 mostra o disgrama de blocos de um sistema de computador exemplificativo para a realização dos princípios da presente invenção, especialmente a compensação e monitorização do tempo. Neste sistema de computador, o barramento 422 de sistema transporta dados ao longo da Unidade de Processamento Central (CPU) 428, a Memória de Acesso Aleatório (RAM) 426, Memória Só de Leitura - Sistema Básico de Entrada e Saída (ROM-BIOS) 406 e outros componentes. O CPU 428 acede ao disco 400 rígido através de um controlador 402 de disco. Os dispositivos de entrada/saída padrão são ligados ao barramento 422 de sistema através do controlador 424 de I/O. Um teclado é ligado ao controlador 424 de 1/0 através de uma porta 416 de teclado e o ecrã ó ligado através de uma porta 418 de ecrã. O dispositivo de porta série utiliza uma porta 420 série para comunicar com o controlador 424 de I/O. Ranhuras (408) de expansão de
Arquitectura de Indústria Padrão (ISA) e ranhuras 410 de expansão de Interligação de Componentes Periféricos (PCI) permitem que sejam colocadas placas adicionais no computador. Numa forma de realização preferida, uma placa de rede esta disponível para interagir com a rede local, rede global, ou outra rede.
Apesar da FIG. 4 representar um desenho de computador específico, a invenção pode ser utilizada num número de tipos diferentes de computador incluindo sistemas de processamento distribuído ou sistemas baseados em cliente-servidor. O software para o sistema de compensação e monitorização do tempo pode ser realizado num número de linguagens de programação conhecidas pelos especialistas na técnica incluindo C, C++, Java, Perl e outras linguagens orientadas a objectos ou processuais. Deve ser nctado que a utilização da presente invenção não esta limitada pela escolha de uma linguagem de programasão específica ou combinação de linguagens. A FIS. 5A representa um relatório exemplificativo por número de caso de cliente. relatório 501 exemplificativo compreende registo 503 de dados, informação 505 de utilizador, hora 507 de entrada, hora 509 de saída, sitio 511 (URL ou índice dos sítios visitados), e o tempo 513 real despendido para uma gama de dados particular. Como mostrado na FIG. 5A, os números de caso de cliente são indicados na parte superior. Como este sistema funciona ao longo de uma rede, o tempo de navegação pode ser sobreposto, e uma pluralidade de utilizadores que acedem simultaneamente a Internet podem ser registados e relatados. A FIG. 5A mostra uma sobreposição entre diferentes utilizadores, denominados CFN, JDB e DMF. A FLG. 5B representa outro relatório 515 exemplificativo, em que os casos estão ordenados de acordo com a ID 517 de utilizador. O relatório compreende o registo 519 de dados, caso de cliente #521, hora 523 de entrada e tempo 529 despendido.
Apesar de os relatórios, ilustrados nas FIGS. 5A e 5B, representarem relatórios impressos, os quais podem ser gerados, também é possível gerar relatórios e··:· formato electrónico que incluem ficheiros de folhas de cálculo e bases de dados. Os ficheiros de base de dados podem ser utilizados por bases de dados relacionais ou programas de bases de dados orientados a objectos. Numa forma úé reallaaçio alternativa, os ficheiros de texto podem ser gerados para transmissão para outro software de fadt&Ê&çla ou monitorização do tempo. A FIG. 6 ilustra im fluxograma para a função de abertura de sessão de acordo com os princípios da presente invenção. Nesta função, o navegador é iniciado num passo 600 de iniciar o navegador. Subsequentemente a iniciação do navegador, o utilizador é confrontado com uma janela de abertura de sessão no passo 610. O passo 620 seguinte, é uma função de decisão para determinar se a janela correspondente está aberta ou se a janela foi fechada pelo utilizador. Se no passo 620 é determinado que o navegador está fechado, subsequentemente, no passo 630 a janela está fechada. Isto assegura que se uma ID de utilizador e um número de caso de cliente não forem introduzidos é impossível utilizar o navegador.
Se no passo 620 é determinado que a janela está aberta, então no passo 640, é recebido a ID de utilizador. Subsequentemente, no passo 650, à executado um teste para determinar a validade da ID de utilizador. Se a ID de utilizador não for válidao é apresentada uma mensagem de erro no passo 660 e o processo termina no passo 690. Se a ID de utilizador é válida, no passo 670, é solicitado e recebido um número de caso de cliente.
No passo 680, é determinado se o caso de cliente é valido. Se o numero de caso de cliente é válido, no passo 680, é apresentada uma mensagem de erro e o processo termina no passo 699. Se o número de caso de cliente for inválido, o processo avança para a criação e monitorização ao registo de acesso a Internet, como ilustrado na FIG. 7. A FIG. 7 ilustra um fluxograma para a função de criação e monitorizcção do registo de acesso S Icternet, de acordo com os princípios aa presente invenção. Nesta função, são registados os URLs para os sítios visitados e páginas da Rede apresentadas ao utilizador.
Como mostrado na EIG. 7 o processo começa com um passo 700 de inicio de monitorização, em que é inicializada a funcionalidade de monitorização. A seguir, no passo 710, é recebida a informação URL correspondente do utilizador. Uma vez introduzida a informação URL pelo utilizador, é iniciado um relógio no passo 720. No passo 730, a hora de início do URL é registada e armazenada num local de armazenamento. Isto permite a gravação de cada intervalo durante o qual o utilizador navega um sítio de Rede. O passo 750 é uma decisão para determinar se um novo sítio foi acedido pelo utilizador. Se um novo sítio foi acedido, é registado uma hora de saída no passo 760 de registo de hora de saída e o processo retorna ao passo 710 em que é recebida a nova informação de URL.
Se um novo sítio não foi introduzido, a seguir no passo 770 é determinado se o navegador está activo. De um modo geral, se passa uma quantidade excessiva antes de uma nova informação URL ser recebida, assume-se que o utilizador passou a frente para executar outros assuntos. De facto, a funcionalidade do passo Ί7Ό funciona como um "comutador de homem morto", para assegurar que, se o utilizador se afastou do terminal, abriu outra janela correspondente a outra aplicdílás,· ou por qualquer outra razão já não está a aceder a sítios de rede, ele será desconertado do sistema. No passo 770, se o navegador não estiver activo o utilizador é desconectado no passo 780 e o processo termina no passo 790. Como ilustrado na FIG. 7, uma vez desconectado o utilizador precisará de se autenticar outra vez para reinicializar o procedimento. Se no passo 770 é determinado que o navegador ainda esta activo, o processo retorna ao passo 750 para determinar se um novo sitio foi acedido. A FIG. 8 ilustra um fluxograma para a função de gerar relatório de acordo com os princípios da presente invenção. No passo 800 é uma função de utilizador de introdução, em que é permitido ao utilizador introduzir a gama de datas apropriada. Após recepção desta informação, o processo passa para o passo 810, em que os dados do registo de histórico de acesso correspondente são recolhidos de uma localização de armazenagem. No passo 820 é seleccionado o tipo de relatório apropriado. De um modo geral, a selecção de relatório é baseada em parâmetros predefinidos configuráveis pelo utilizador, por exemplo, o utilizador pode seleccionar para ser adicionado no relatório. No passo 830, « escolhido um formato de saída apropriado, com base nas selecções do utilizador. No passo 840, é gerado um relatório aplicável que pode ser impresso ou transmitido electronicamente ao cliente. Uma vez que o relatório tenha sido gerado, para ser transmitido ou impresso, o processo termina no passo 850. A FIG. 9 ilustra um fluxograma para a função de cálculo da receita de acordo com os princípios da presente invenção. De um modo geral, a função de cálculo da receita é feita através de software que funciona no lado do cliente, o qual pode ser o advogado ou outro profissional no sítio dc profissional. O meio de software, ou outro meio, no lado do cliente recolhe os dados no passo 910 de uma localização de armazenagem e transmite os dados no passo 920. Nesta forma de realização, os dados são transmitidos oomo um ficheiro FTP contendo toda a informação relevante relativa aos aiferentes sítios de Rede que o profissional acedeu e o tempo despendido em cada sítio. Geralmente, a transmissão FTP funciona de um modo transparente para o utilizador e pode ocorrer em tempo real enquanto o utilizador está a aceder a si Lios de Rede. Como um exemplo, os dados podem ser recolhidos e transmitidos para cada sessão de Internet (i. e., de cada vez que o utilizador se autentica à
Internet e pesquisa na Internet, a sessão termina quando o utilizador sai). De um modo alternativo, os dados podem ser recolhidos de uma pluralidade de sessões de Internet para o meio de processamento de dados apropriado, por exemplo, o tempo utilizado pode ser recolhido e transmitido numa base diária, semanal, bissemanal ou mensal. 0 processo correspondente no lado do fornecedor do serviço, o serviço designado, inclui a recepção de dados relevantes e a determinação dos custos para utilização dos serviços. No passo 930, o fornecedor do serviço recebe os dados relevantes e armazena os dados no passo 940 num meio de armazenamento localizado no lado do fornecedor do serviço. No passo 950, a utilização é calculada numa funcionalidade semelhante a fornecida pela monitorização à função de gerar relatório, mostrada na FIG. 8. No passo 960, uma factura é gerada, e subsequentemente, no passo 970, a factura é transmitida ao utilizador, e. g., advogado outro profissional. 0 processo termina no passo 980.
Deve ser notadc que as facturas geradas no passo 960 são baseadas na quantidade de tempo que o profissional acedeu aos sítios Internet e pode, também, incorporar o tamanho e estrutura organizacional de uma organização de profissionais. Como um exemplo, quando o sistema é utilizado por advogados, os advogados podem ser agrupados em categorias, e os relatórios podem ser gerados para estas categorias. Deve ser notado que em de facturas baseadas no tempo de utilização, os utilizadores podem ser debitados com uma tarifa plana pela utilização do sistema da presente invenção.
Apesar das várias funções do sistema terem sido ilustradas como funções processuais nas FIGS. 6, 7, 8 e 9, o sistema pode operar com base num programação orientada a objectos, neste caso os objectos são chamados após executarem as funções processuais equivalentes ilustradas nas FIGS. 6, 7, 8 e 9. A programação orientada a objectos e a realização de funções em fluxogramas são bem compreendidas pelos especialistas na técnica.
Apesar desta invenção ter sido ilustrada com referência a formas de realização específicas, deverá ser claro para os especialistas na técnica que varias alterações e modificações podem ser feitas, as quais estão claramente dentro do âmbito da invenção, A invenção pretende ser amplamente protegida dentro do âmbito das reivindicações apensas.
Lisboa, 3 de Agosto de 2007

Claims (10)

  1. RKVT^ICAÇÕES Método de compensação e monitorização do tempo de trabalho para profissionais para monitorizar o tempo utilizado e para criar relatórios com base no tempo utilizado «os?: ambiente de utilização da Internet, em que a Internet é acedida por um utilizador para um ou mais casos de cliente, compreendendo o método: recepção de um pedido de abertura de sessão do utilizador; autenticação da ID de entrada do utilizador; lançamento de uma função de monitorização do tempo após uma abertura de sessão de utilizador bem sucedida; recepção da informação URL do utilizador; registo do tempo utilizado associado a cada URL recebida do utilizador; e processamento dcs dados do tempo utilizado para criar um ou mais relatórios, em que os relatórios estão formatados de acordo com parâmetros predeterminados, em que os passos antecedentes são executados num computador pessoal do utilizador ou num servidor de rede acedido pelo utilizador. Método da reivindicação 1, em que os dados do tempo utilizado são baseados mas única sessão de Internet.
  2. 3. Método da reivindicação 1, em que os dados do tempo utilizado são baseados numa pluralidade de sessões de Internet.
  3. 4. Mct&do da reivindicação 1, compreendendo ainda a geração de uma factura, com base nos dados do tempo utilizado, para ser transmitida para o cliente. 1 Método da reivindicação 4, em que a factura é transmitida, electronicamente, para o cliente.
  4. 6. Método da reivindicação 4, em que a factura é impressa através de uma impressora e, subsequentemente, transmitida para o cliente.
  5. 7. Método da reivindicação 1, compreendendo ainda a triagem dos relatórios por caso do cliente.
  6. 8. Método da reivindicação 1, compreendendo ainda a triagem dos relatórios por identificação de utilizador.
  7. 9. Sistema de compensação e monitorização do tempo de trabalho para profissionais para monitorizar o tempo utilizado e para criar relatórios, com base no tempo utilizado num ambiente de utilização da Internet, em que a Internet é acedida e utilizada por um utilizador para um ou mais cases do cliente, compreendendo o sistema: um monitor para monitorizar c tempo utilizado pelo i:.v: ij izador numa sessão Internet, em que a funcionalidade do monitor é iniciada automaticamente após uma abertura de sessão bem sucedida pelo utilizador; um processador para processamento dc tempo utilizado associado com cada URL recebido do utilizador; e um gerador de relatórios para gerar um ou mais relatórios, com base no tempo utilizado processadc, em que o sistema reside num computador pessoal do utilizador ou num servidor de rede acedido pelo utilizador.
  8. 10. Sistema da reivindicação 9, compreendendo ainda um modulo para criar um registo de histórico de acesso a Internet.
  9. 11. Sistema da reivindicação 9, compreendendo ainda um módulo de abertura de sessão para autenticação da identificação do utilizador.
  10. 12. Sistema da reivindicação 9, em que os relatórios são baseados num ou mais parâmetros predeterminados. 13. Sistema da reivindicação 9, em que os relatórios são ordenados por casos do cliente. 14. Sistema da reivindicação 9, em que os relatórios são ordenados pela identificação de utilizador. 15. Sistema da reivindicação 9, compreendendo ainda um transmissor para transmitir electronicamente os relatórios para o cliente. 16. Sistema da reivindicação 9, compreendendo ainda uma impressora para impressão dos relatórios a serem, subsequentemente, transmitidos para o cliente. Sistema da reivindicação 9, em que a funcionalidade sistema é realizada por meios de software. 18. Sistema da reivindicação 9, em que o tempo utilizado baseado numa pluralidade de sessões de Internet. 19. Sistema da reivindicação 9, compreendendo ainda analisador, para analisar c tempo utilizado. 17. dO é um Lisboa, 3 de Agosto de 2007
PT05106486T 2004-12-29 2005-07-14 ''estante circular'' PT1679020E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102004030947 2004-12-29

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1679020E true PT1679020E (pt) 2007-08-16

Family

ID=40532264

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05106486T PT1679020E (pt) 2004-12-29 2005-07-14 ''estante circular''

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT1679020E (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7222293B1 (en) Professional time tracking and reporting system
Bertot et al. Web usage statistics: measurement issues and analytical techniques
US8498914B2 (en) Method and system for increasing client participation in a network-based bill pay service
US6421724B1 (en) Web site response measurement tool
US8898162B2 (en) Methods, systems, and computer program products for providing customized content over a network
US20130013680A1 (en) System and method for determining interpersonal relationship influence information using textual content from interpersonal interactions
CN101183446A (zh) 用于分析联络学习的方法和系统
US20110202551A1 (en) Apparatuses, Methods And Systems For Assurance Of Reputation
Jones Estimating software vulnerabilities
KR102194683B1 (ko) 법률 상담 스케쥴 관리 방법 및 장치
US20040088210A1 (en) Methods and systems for integrating human and electronic channels
PT1679020E (pt) ''estante circular''
EP1340165A2 (en) Real estate transaction method and system
EP1208446B1 (en) Professional time tracking and recouping system and software
US20140365339A1 (en) Standardized, Commercial Real Estate "Lease Analysis Conversion and Comp Data" Platform
Li et al. Multi-faceted quality and defect measurement for web software and source contents
EP1845452A2 (en) Professional time tracking and recouping system and software
Oñate et al. Development of electronic business permit and licensing system (eBPLS)
Kocken et al. Providing Continuous Assurance
US20100250303A1 (en) Computer implemented recruitment system
US20230028895A1 (en) Hair B&B
Hunaifi et al. Online Information System for Archiving Documents And Letters Requests at The Sub-District Level
Renardi et al. Reimbursement Application Using REST API Methods and Android-Based Flutter Framework (Case Study: PT. Protonema)
Harrison A term project for a course on computer forensics
Samoei et al. An online integrated e-business for airline companies case study of Fly54o Company limited