PT1219209E - Pé para cama de empilhar - Google Patents
Pé para cama de empilhar Download PDFInfo
- Publication number
- PT1219209E PT1219209E PT00560003T PT00560003T PT1219209E PT 1219209 E PT1219209 E PT 1219209E PT 00560003 T PT00560003 T PT 00560003T PT 00560003 T PT00560003 T PT 00560003T PT 1219209 E PT1219209 E PT 1219209E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- foot
- bed
- screen
- stacking
- recess
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47D—FURNITURE SPECIALLY ADAPTED FOR CHILDREN
- A47D7/00—Children's beds
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47C—CHAIRS; SOFAS; BEDS
- A47C19/00—Bedsteads
- A47C19/20—Multi-stage bedsteads; e.g. bunk beds; Bedsteads stackable to multi-stage bedsteads
- A47C19/202—Stacking or nesting bedsteads
Landscapes
- Invalid Beds And Related Equipment (AREA)
- Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
- Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)
- Special Chairs (AREA)
- Combinations Of Kitchen Furniture (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
PÉ PARA CAMA DE EMPILHAR O campo técnico envolvido nesta invenção é o da fabricação de mobiliário, em particular mobiliário de criança e, mais particularmente, mobiliário de criança para uso em escolas infantis ou lugares onde se encontrem um grande número de crianças pequenas.
Creches ou escolas infantis admitem crianças em idade pré-escolar, ou seja, antes da escolaridade normal, variando entre poucos meses de idade até ao 4 anos ou mais.
As crianças pequenas necessitam de dormir várias vezes por dia e aquelas de dois ou três anos normalmente fazem-no após o almoço. Estes estabelecimentos têm geralmente um espaço com este fim onde as crianças pequenas dormem a sesta, enquanto as mais velhas continuam com as suas actividades normais.
Uma vez que não é prático ter um grande número de berços disponíveis, devido à grande quantidade de espaço que isto ocuparia, foram ocasionalmente utilizados colchões colocados no chão. Os colchões têm a desvantagem de se forem feitos ou cobertos de plástico podem não ser saudáveis uma vez que não respiram adequadamente. Colchões também podem ser ninho para parasitas tais como pulgas, tão comuns em escolas, significando que esta solução não é higiénica e portanto não desejável. 1
Como solução para este problema as camas de campanha para crianças têm sido fabricadas com pés toscos de forma triangular em cada um dos seus cantos, com tubos colocados entre os ditos pés para fixarem uma tela de material plástico. Referimo-nos especificamente a uma cama comercializada sob o fabricante MTA ou KSM ou pela firma CWR S.r.l.. Estas camas são empilháveis através de um recesso existente na base de cada pé para suportar outra cama similar no ângulo interno, de acordo com a posição do pé, enquanto que os tubos de união são dispostos conjuntamente numa zona exterior. Isto resolve o problema de higiene dos colchões, e o problema de espaço envolvido com os berços, também. Contudo, existem várias desvantagens nestas camas, Primeiro continua existir um problema de higiene, uma vez que depois de um certo número de camas ser empilhado noutras que depois ficam no chão, parte da sujidade vai para uma cavidade na base da cama numa zona acessível às crianças, sendo esta sujidade muito difícil de limpar e remover.
Existe também um problema de segurança com as camas de campanha agora existentes tais como as que foram mencionadas acima. Os tubos em que a tela é fixada estão localizados mais afastados do que a extremidade mais afastada dos pés correspondentes. As crianças, as quais são tão propensas em ficar de pé em lugares inadequados, podem assim descansar um pé no tubo com o seu peso produzindo um efeito suficiente para fazer a cama inclinar-se em dois pés, correndo assim o risco de receberem uma pancada forte na cabeça, uma vez que é esta parte do corpo que está aproximadamente à mesma distância que o comprimento da 2 cama, com as consequências sérias e irreversíveis que uma tal pancada pode acarretar.
Outra desvantagem séria envolvida nestas camas de campanha é que as crianças podem pôr os seus pés entre a tela e o pé (as únicas zonas onde isso é possível, porque a tela envolve os tubos totalmente) uma vez que uma parte do dito pé é deixado no ar, como foi mostrado, devido a ser requerido este espaço para suportar o pé de outra cama enquanto se encontra empilhada.
Ainda outra desvantagem é quando existe um grande número de camas e estas são empilhadas, torna-se necessário um carro de transporte com rodas para as mover convenientemente. Devido à estrutura destes pés, o carro deve ser fabricado com pés diferentes dos das camas, uma vez que estas não têm meios para incorporar rodas, as quais poderiam actuar como carros de transporte.
Isto ou um produto muito similar foi revelado pela US 4958390 que descreve um conjunto de berço de descanso tendo membros de suporte alongados dispostos para formar uma moldura fixando uma lona, sendo a dita lona a superfície de descanso para uma criança. Os membros alongados são unidos uns ao outro através de peças de canto, tendo orifícios em ângulo de 90° para se ajustar aos membros alongados e tendo um pé inferior e um correspondente orifício na parte superior. O assunto desta invenção é um pé para uma cama e uma cama de campanha tipo fabricada com os ditos pés, as quais, além 3 de ultrapassar as acima mencionadas desvantagens, aumenta consideravelmente a segurança do utilizador, além de reduzir os custos de produção.
No sentido de ilustrar a explicação adiante, esta descrição inclui três folhas de desenhos, nas quais quatro figuras representam a essência desta invenção, e nas quais: A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva do pé da cama de acordo com a invenção, vista de cima numa posição normal de uso; A Figura 2 mostra uma vista em perspectiva do mesmo pé da cama no qual a parte superior mostrada coincide com a parte inferior em condições de uso; A Figura 3 mostra uma vista em perspectiva de parte da cama ajustada com o pé da cama de acordo com a invenção, na qual o suporte da tela é ajustado, e A Figura 4 que mostra uma vista em perspectiva de um grupo de camas empilhadas.
De acordo com a concepção preferencial descrita e ilustrada adiante, as ditas figuras mostram um pé de cama o qual, numa vista plana, tem uma forma essencialmente triangular, cujo um dos vértices forma um ângulo externo o qual coincide com o correspondente ângulo externo de uma cama.
Ainda que o pé da cama da invenção seja feito de uma peça única sem interrupções, diferentes zonas podem ser nele definidas. De uma vista superior podem ser apreciadas três zonas, a saber:
Um pé de suporte 1, o qual tem uma forma aproximadamente trapezoidal, com a sua base maior convexa; um corpo central 4 2 o qual segura este pé, e um corpo superior 3 o qual se encontra parcialmente localizado sobre o corpo central 2.
Pode-se, assim, ver que o corpo central 2 tem uma forma essencialmente triangular, enquanto que o pé 1 apenas ocupa uma parte de forma trapezoidal. 0 corpo superior 3 tem uma espessura aproximadamente o dobro do corpo central 2, e aproximadamente a mesma que o pé 1.
No canto exterior do corpo superior 3 foi feito um recesso 4 ou entalhe, com uma forma essencialmente idêntica à da secção do pé 1. A base deste recesso, mostrada como 5, é a superfície de suporte para o pé de uma possível cama colocada por cima. 6 mostra a superfície superior do corpo superior 3, o qual será o único normalmente acessível à criança que a ocupe, o qual não envolve absolutamente problemas de higiene através da sua posição e suavidade. 0 recesso 4 feito no corpo superior 3 tem um entalhe central 7, também em forma de trapézio, e onde se encontram localizados duas extremidades de duas projecções ou cunhas
Mesmo quando a forma de trapézio não é necessária, esta concepção particular foi escolhida uma vez que facilita o ajustamento de uma cama sobre a próxima, ao mesmo tempo que previne o seu deslizamento.
Próximo do corpo 3 existe uma extensão 12 localizada no lado interior 10, oposto ao vértice externo 9, formando o dito corpo um corpo prismático com bordos arredondados. 5 A dita extensão 12 tem uma superfície superior ligeiramente abaixo da superfície 6 do corpo 3, mas acima da superfície visível do corpo central 2. É entendido haver reforços no interior do suporte para possibilitar a fixação de uma tela de segurança nele.
Os ângulos 13 do pé da cama destinados a serem unidos ao correspondente do próximo pé tem um orifício 14, para alojar um tubo 16 que agarra a tela 17 a qual actua como base para suportar a criança.
Como pode ser visto na Figura 3, a tela cobre praticamente a totalidade dos tubos 16 que unem os pés, agarrando assim a dita tela e deixando apenas libré a zona do pé. A extensão 12, coincidente com o corpo 3, actua assim como suporte para a tela e previne inserção acidental do braço ou perna da criança.
Além disso, o suporte para os pés, quando estes se encontram empilhados, está localizado no exterior, o que facilita muito a limpeza destes e também significa que está fora do alcance, ou pelo menos dificulta o alcance por uma criança utilizando esta cama.
Dada a natureza dos utilizadores da dita cama, todos os vértices são obviamente arredondados, o que significa que o perigo de ser ferido por uma cama com os pés da invenção é praticamente impossível.
Por outro lado, dado que este pé de suporte 1 se encontra localizado por cima da parte mais externa, é praticamente 6 impossível, durante a sua utilização, que escorregue alguma parte da cama. A Figura 2 mostra o mesmo pé da invenção, no qual outras características não apreciadas nas outras figuras podem ser vistas.
Aqui pudemos ver como o pé 1 é oco e tem no seu interior pelo menos uma placa 18 a qual agarra uma haste central 19 na qual se encontra um orifício 20.
Este corpo oco tem uma cobertura com a mesma forma, a qual tem uma superfície 21 ajustada com um diagrama central assim quando a cobertura se encontra ajustada no pé o orifício 20 e a projecção central 22 encontram-se alinhados.
Isto permite que uma roda seja ajustada ao próprio pé, quando necessário, sem necessidade de redesenhar e injectar uma parte diferente para base de transporte amovível.
Pode ser visto que a cobertura tem estrias 23 para um ajustamento adequado e, para lhe conferir a elasticidade adequada, cortes 24, os quais previnem possíveis roturas, isto tudo não significando que o acabamento não pode ser alcançado através de meios adesivos adequados para este tipo de produtos. 25 é a parte externa de cada um dos orifícios dos elementos de junção vistos do interior do pé, no qual um suporte 26 para ajustar um parafuso é colocado, para apertar o tubo, 7 preferencialmente indo directamente através dele. 0 suporte tem rebordos de segurança 27. A extensão 12 tem opcionalmente no seu interior reforços para a fixação possível da tela do topo através de uma placa de segurança (não mostrada).
Finalmente, pode ser visto que a estrutura interior tem um número de abraçadeiras o que significa à estrutura pode ser dada grande solidez ou rigidez sem necessidade de usar grande espessura de material no exterior. 0 pé pode ter um gancho, feito por exemplo de plástico transparente, essencialmente da mesma forma com o pé, o qual pode conter um certo tipo de etiqueta, por exemplo com o nome do utilizador da cama. A utilização do acima mencionado pé em mobiliário diferente do utilizado para crianças, como por exemplo cadeiras de secretária, mobiliário de piscina ou jardim, entre outros, não se encontra fora do âmbito de protecção requerido por esta invenção, tão somente quanto a sua estrutura é definida pelas características descritas.
Este produto é para utilização em aplicações industriais no fabrico de camas para crianças. 8
Claims (9)
- REIVINDICAÇÕES 1. Pé (1) para cama de empilhar, do tipo de cama de campanha, sendo formada por um conjunto de pés entre os quais existem tubos suportando uma tela que forma a base da cama, os ditos tubos serão inseridos em orifícios existentes cem cada um dos dois ângulos adjacentes do pé, tendo o dito pé uma zona superior (8) para suportar um pé similar de uma outra cama no sentido de a empilhar, tendo de uma vista plana uma forma essencialmente triangular, o qual tem um ângulo externo (9) e dois ângulos (13) com orifícios correspondentes (14) para inserir tubos de junção (16) os quais unem os correspondentes, contíguos e idênticos pés de cama, tendo de uma vista em elevação zonas diferenciadas, sendo as ditas zonas uma inferior formado por um pé (1), e uma superior (3) definindo o espaço circundante da cama caracterizado por: haver uma zona central (2) entre o pé (1) e um corpo superior (3), tendo o dito corpo superior (3) um recesso ou entalhe (4) com uma secção essencialmente a mesma que a secção do pé (1); sendo o pé (1), o recesso (4) e a base de suporte (5) localizados na parte externa correspondente do ângulo externo (9) e a dita base de suporte (5) sendo localizada abaixo em altura do que a tela a qual define a base de suporte da cama; 9 e tendo nos corpos central (2) e superior (3), na zona oposta ao ângulo externo (9) o qual forma um lado interno (10), uma extensão (12) a qual se encontra na mesma altura da tela, cuja superfície superior se encontra localizada abaixo em altura do que a superfície superior (6) da zona superior (3) e sensivelmente à mesma altura do centro dos orifícios (14) para segurar as barras (16) para agarrar a tela (17) .
- 2. Pé para cama de empilhar de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a secção do pé (1) e o recesso (4) e a correspondente superfície de suporte (5) ter uma forma trapezoidal, cuja base mais larga é formada por uma curva convexa.
- 3. Pé para cama de empilhar de acordo com as reivindicações 1 e 2 caracterizado por o pé (1) ser oco e pode ser aberto, tendo no interior uma placa (18) suportando uma haste (19) dotada de um orifício interior apto a alojar a rosca de um parafuso ou suporte para uma haste fixadora de roda.
- 4. Pé para cama de empilhar de acordo com a reivindicação 3 caracterizado por o pé (1) ter uma cobertura com uma superfície exterior (21) e um recesso preferencialmente circular (22) localizado numa posição coincidente com o orifício (20) localizado na haste (19). 10
- 5. Pé para cama de empilhar de acordo com a reivindicação 3 caracterizado por a cobertura do pé tem uma aba de inserção, dotada de arestas de fixação, e ranhuras que a ajudam a ser mais elástica para se ajustar acima da placa (18) .
- 6. Pé para cama de empilhar de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a parte inferior ter um número de paredes de reforço.
- 7. Pé para cama de empilhar de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a parte exterior (25) das partes de junção (14) localizadas no interior do corpo do pé ter um suporte (26) para um parafuso para fixar os tubos (16) os quais seguraram a tela (17) unida através de rebordos (27) ao corpo do pé e às paredes de reforço do pé.
- 8. Pé para cama de empilhar de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a extensão 12 ter reforços na base para possível aparafusamento numa placa para segurança da tela.
- 9. Pé para cama de empilhar de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por ter um gancho circundante apto a ser fixado à pressão no pé (1) de uma forma e tamanho similar à linha exterior deste pé, e apto a segurar um a etiqueta com o nome do utilizador da cama, por exemplo. 11
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP00560003A EP1219209B1 (en) | 2000-12-27 | 2000-12-27 | Leg for stackable bed |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1219209E true PT1219209E (pt) | 2006-12-29 |
Family
ID=8174354
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT00560003T PT1219209E (pt) | 2000-12-27 | 2000-12-27 | Pé para cama de empilhar |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1219209B1 (pt) |
AT (1) | ATE333820T1 (pt) |
DE (1) | DE60029604T2 (pt) |
ES (1) | ES2267484T3 (pt) |
PT (1) | PT1219209E (pt) |
Families Citing this family (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2832043B1 (fr) * | 2001-11-14 | 2005-06-10 | Wesco | Couchette empilable et element d'angle pour une telle couchette |
ES1168583Y (es) | 2016-10-14 | 2017-01-24 | Rosa Salvador Jose Poveda | Cama o hamaca |
Family Cites Families (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4958390A (en) * | 1988-11-04 | 1990-09-25 | Holbrook-Patterson, Inc. | Rest cot assembly |
-
2000
- 2000-12-27 DE DE60029604T patent/DE60029604T2/de not_active Expired - Lifetime
- 2000-12-27 AT AT00560003T patent/ATE333820T1/de not_active IP Right Cessation
- 2000-12-27 EP EP00560003A patent/EP1219209B1/en not_active Expired - Lifetime
- 2000-12-27 PT PT00560003T patent/PT1219209E/pt unknown
- 2000-12-27 ES ES00560003T patent/ES2267484T3/es not_active Expired - Lifetime
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DE60029604D1 (de) | 2006-09-07 |
DE60029604T2 (de) | 2007-07-19 |
ATE333820T1 (de) | 2006-08-15 |
EP1219209A1 (en) | 2002-07-03 |
ES2267484T3 (es) | 2007-03-16 |
EP1219209B1 (en) | 2006-07-26 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2824538T3 (es) | Cuna de bebé | |
US3018492A (en) | Protective bumper device | |
USRE40754E1 (en) | Portable infant bed | |
US5640726A (en) | Safety rail for sleeping beds | |
ITMI20010759A1 (it) | Box convertibile multiuso a piu' livelli | |
US20150257954A1 (en) | Foot support and protection system | |
ES2708966T3 (es) | Cuna plegable | |
PT1219209E (pt) | Pé para cama de empilhar | |
US2119387A (en) | Child's crib, etc. | |
US1383727A (en) | Toy bed | |
ES2314832T3 (es) | Cama de dos pisos para bebes. | |
AU2001281608B2 (en) | A sheet | |
US5692255A (en) | Apparatus for elevating the foot of a bed | |
US6916302B2 (en) | Appendage elevator system | |
AU2001281608A1 (en) | A sheet | |
US482275A (en) | Swinging bed for infants | |
ES2237218B1 (es) | Parque de juegos convertible de multiples usos, de multiples niveles. | |
JPS62663Y2 (pt) | ||
US1142948A (en) | Knockdown crib. | |
US2115111A (en) | Bed construction | |
JP3815749B2 (ja) | ベッドにおける手摺装置 | |
US726472A (en) | Hospital-bed. | |
JPH025788Y2 (pt) | ||
JP2018000558A (ja) | サイドレール付きベッド | |
JPH0244747Y2 (pt) |