PT11269U - Bálsamo labial com superfície esférica e método de produção - Google Patents

Bálsamo labial com superfície esférica e método de produção Download PDF

Info

Publication number
PT11269U
PT11269U PT11269U PT1126910U PT11269U PT 11269 U PT11269 U PT 11269U PT 11269 U PT11269 U PT 11269U PT 1126910 U PT1126910 U PT 1126910U PT 11269 U PT11269 U PT 11269U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
lip balm
lower portion
upper portion
receptacle
balm
Prior art date
Application number
PT11269U
Other languages
English (en)
Inventor
Teller Jonathan
Original Assignee
The Kind Group
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by The Kind Group filed Critical The Kind Group
Priority to PT11269U priority Critical patent/PT11269U/pt
Publication of PT11269U publication Critical patent/PT11269U/pt

Links

Landscapes

  • Cosmetics (AREA)

Abstract

UM PRODUTO APLICADOR (10) DE BÁLSAMO LABIAL (20) COMPREENDE PORÇÕES SUPERIOR E INFERIOR QUE PODEM SER LIGADAS EM CONJUNTO PARA DEFINIR A FORMA SUBSTANCIALMENTE ESFÉRICA DO PRODUTO APLICADOR (10). UMA PLATAFORMA DE SUPORTE LOCALIZADA NA PORÇÃO INFERIOR (16) ACOMODA UMA QUANTIDADEDE BÁLSAMO LABIAL (20) COM UMA SUPERFÍCIE ARQUEADA. UM BÁLSAMO LABIAL (20) COMPREENDE UMA COMPOSIÇÃO DE CERAS E ÓLEOS EM FORMA SÓLIDA E FORMADA DE MODO A POSSUIR UMA SUPERFÍCIE ARQUEADA. A COMPOSIÇÃO É FORMADA PARA TER A SUPERFÍCIE ARQUEADA UTILIZANDO UM PROCESSO DE VERTEDURA AQUENTE. UM MÉTODO DE FABRICO DE UM BÁLSAMO LABIAL (20) COMPREENDE PROPORCIONAR UM RECETÁCULO (12) COM UMA SUPERFÍCIE ARQUEADA CÔNCAVA; UM MATERIAL DE BÁLSAMO LABIAL (20) NUMA FASE AQUECIDA, LIQUEFEITA, É VERTIDO PARA O INTERIOR DO RECETÁCULO (12). UMA VEZ VERTIDA, A FASEAQUECIDA, LIQUEFEITA É DEIXADA SOLIDIFICAR PARA QUE UMA SUPERFÍCIE DO MATERIAL DE BÁLSAMO LABIAL (20) SOLIDIFICADO ADQUIRA UMA CONFIGURAÇÃO ARQUEADA QUE CORRESPONDE À SUPERFÍCIE ARQUEADA CÔNCAVA DO RECETÁCULO (12).

Description

DESCRIÇÃO
"BÁLSAMO LABIAL COM SUPERFÍCIE ESFÉRICA E MÉTODO DE PRODUÇÃO"
CAMPO TÉCNICO A presente invenção relaciona-se com bálsamos labiais e, mais particularmente, com um bálsamo labial com uma superfície esférica e fabricado utilizando um processo de vertedura a quente.
ANTECEDENTES A pele dos lábios e em volta destes pode facilmente ficar gretada ou sofrer outro tipo de danos devido a exposição excessiva a elementos tais como sol e/ou vento, particularmente durante atividades desportivas em que o rosto de uma pessoa permanece exposto a estes elementos durante períodos de tempo prolongados. Essa pele também pode gretar ou ser danificada durante a realização de atividades não desportivas diárias. Por exemplo, trabalhar ao ar livre em condições de frio extremo, calor seco ou sol também pode causar danos à pele dos lábios. Até trabalhar dentro de casa ou dormir em condições secas pode causar fazer com que os lábios gretem, levando assim ao desenvolvimento de fissuras, que são frequentemente dolorosas e podem infetar.
Os bálsamos labiais são frequentemente aplicados para evitar que os lábios gretem. Quando aplicado antes da exposição ao sol, vento, calor seco ou outras condições extremas, o bálsamo labial pode proporcionar proteção adequada para a pele dos lábios e em volta destes. Mesmo quando aplicado após a pele dos lábios gretar, o bálsamo labial pode prevenir a ocorrência de danos adicionais. Em ambos os casos, ao proporcionar uma camada protetora de bálsamo labial, o risco de uma infeção se desenvolver na pele danificada é minimizado.
Os bálsamos labiais são atualmente vendidos como emulsões, líquidos, géis ou sólidos. Em forma de emulsão ou líquido, os bálsamos labiais são geralmente embalados em recipientes tais como frascos. Os géis (e por vezes os líquidos) são tipicamente dispensados a partir de bisnagas. Os bálsamos labiais sólidos são geralmente embalados em forma de bastão e dispensáveis a partir de tubos ou de aplicadores do tipo batom.
Os protetores labiais sólidos são geralmente fabricados utilizando um processo de vertedura a quente ou um processo de bala. No processo de vertedura a quente, os ingredientes do bálsamo labial são combinados e aquecidos numa fase liquefeita. 0 líquido é então vertido diretamente para dentro da embalagem para o consumidor final, onde é arrefecido e solidifica. No processo de bala, os ingredientes do bálsamo labial também são combinados e aquecidos numa fase liquefeita. No entanto, no processo de bala, o bálsamo liquefeito é vertido em moldes onde é arrefecido e solidificado. 0 bálsamo pode então ser cortado na forma desejada e inserido na embalagem para o consumidor. A escolha do método utilizado para um determinado produto depende do design/funcionalidade do pacote, dos aditivos do bálsamo e das características pretendidas do bálsamo labial (cor, textura, forma, e por aí em diante).
SUMÁRIO
Num aspeto, a presente invenção consiste num produto aplicador de bálsamo labial que é substancialmente esférico na sua forma. 0 produto aplicador compreende porções superior e inferior que podem ser ligadas em conjunto para definir a forma substancialmente esférica do produto aplicador. Uma plataforma de suporte está localizada na porção inferior e acomoda uma quantidade de bálsamo labial com uma superfície arqueada que pode ser exposta após a separação da porção superior da porção inferior.
Num outro aspeto, a presente invenção consiste num produto de bálsamo labial compreendendo uma composição de ceras e óleos em forma sólida e formada de modo a ter uma superfície arqueada. A composição de cera e óleo pode ser erodida ao ser deslocada ao longo de uma superfície, tal como os lábios de um utilizador. A composição é formada para ter a superfície arqueada utilizando um processo de vertedura a quente.
Num outro aspeto, a presente invenção consiste num método de fabrico de um bálsamo labial. Num tal método, é proporcionado um recetáculo com uma superfície arqueada côncava. Um material de bálsamo labial numa fase aquecida, liquefeita, é também fornecido e vertido para o recetáculo. Uma vez vertida, a fase aquecida, liquefeita, é deixada solidificar, para que uma superfície do material de bálsamo labial solidificado tenha uma configuração arqueada que corresponde à superfície arqueada côncava do recetáculo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Fig. 1 é uma vista em perspetiva de um aplicador de bálsamo labial da presente invenção. A Fig. 2 é uma vista explodida em perspetiva do aplicador labial da Fig. 1. A Fig. 3 é uma vista esquemática de uma porção de um recetáculo do aplicador de bálsamo labial da Fig. 1. A Fig. 4 é uma representação esquemática de um processo de fabrico por vertedura a quente de um bálsamo labial com uma superfície arqueada. A Fig. 5 é uma vista em perspetiva de um aplicador de bálsamo labial da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Conforme é apresentado na Fig. 1, um produto aplicador de bálsamo labial com uma composição de bálsamo labial é designado geralmente pelo número de referência (10) e é daqui em diante referido como "aplicador (10)". O aplicador (10) compreende um recetáculo (12) tendo a composição de bálsamo labial aí localizada. O recetáculo (12) é substancialmente esférico na sua forma. A presente invenção não é limitada neste aspeto, na medida em que o recetáculo (12) pode ser substancialmente cilíndrico com superfícies arredondadas, em forma de ovo, oval ou similares. O recetáculo (12) compreende uma porção superior (14) e uma porção inferior (16), as porções sendo separáveis uma da outra ao lonqo de uma linha L que se estende de forma substancialmente circunferencial em torno do recetáculo perpendicularmente a um eixo principal M estendendo-se longitudinalmente através do recetáculo. Uma superfície interior (19) da porção superior (14) do recetáculo (12) é definida por uma superfície côncava tendo uma topografia esférica ou arqueada. Embora diversas superfícies aqui descritas sejam referidas como sendo esféricas, deve ser entendido que o termo "esférico" inclui superfícies arqueadas. A porção superior (14) e a porção inferior (16) podem ser ligadas em conjunto por quaisquer meios adequados tais como a interligação de roscas. A presente invenção não é limitada neste aspeto, na medida em que outros mecanismos podem ser utilizados para ligar a porção superior (14) e a porção inferior (16), em conjunto (por exemplo, superfícies que se ligam encaixando com atrito). A composição de bálsamo labial está localizada na porção inferior (16) e é daqui em diante referida como "bálsamo labial 20". A superfície externa do recetáculo (12) inclui uma depressão (18) formada parcialmente na porção superior (14) e parcialmente na porção inferior (16). A depressão (18) é um sulco (divot) formado no recetáculo (12) que acomoda o dedo polegar de um utilizador a fim de facilitar a abertura e o fecho do recetáculo separando e ligando alternadamente a porção superior (14) e a porção inferior (16).
Após a separação da porção superior (14) da porção inferior (16), o bálsamo labial (20) é exposto. O bálsamo labial (20) está montado na porção inferior (16) sobre uma plataforma de suporte e é definido por uma quantidade de material de bálsamo labial adequado formado ou de outro modo configurado para ter uma forma esférica, que inclui uma superfície esférica (22) . A forma esférica e a superfície esférica (22) permitem que o material de bálsamo labial se estenda para cima da borda superior da porção inferior (16), facilitando assim a aplicação desimpedida do bálsamo labial nos lábios de um utilizador. A presente invenção não está limitada ao bálsamo labial (20) ser configurado para ter uma forma esférica e uma superfície esférica (22), no entanto, uma vez que outras configurações estão dentro do âmbito da presente invenção.
Fazendo agora referência à Fig. 2, a plataforma de suporte sobre a qual o bálsamo labial (20) é montado é designada geralmente pelo número de referência (30). A plataforma de suporte (30) é uma roda que tem um aro exterior (32) e roscas (17) ai localizadas. Diversos dentes (50) estão localizados ao longo de uma aresta inferior do aro exterior (32) (a extremidade oposta às roscas (17)) para facilitar a ligação da plataforma de suporte (30) a estruturas de ligação, tal como as ranhuras (38) na porção inferior (16). Na montagem do recetáculo (10), os dentes (50) permitem que a plataforma de suporte (30) encaixe e bloqueie sob pressão na porção inferior (16). A plataforma de suporte (30) inclui diversos raios (34) que se estendem a partir do aro exterior (32) e que terminam num cubo (36) . As larguras dos raios (34) e o diâmetro do cubo (36) são selecionados de modo a proporcionarem uma área adequada sobre a qual o bálsamo labial (20) pode ser suportado. Os raios (34) estendem-se a partir do cubo (36) segundo ângulos iguais e ligam-se a uma superfície interior do aro exterior (32). A presente invenção não está limitada à utilização de raios e cubos, na medida em que a área delimitada pelo aro exterior (32) pode ser sólida. Embora o aro exterior (32) seja descrito como sendo substancialmente circular, uma porção ao longo da aresta do aro exterior é achatada para permitir o alojamento da depressão (18) .
Fazendo agora referência à Fig. 3, a porção superior (14) e a porção inferior (16) do recetáculo (12) compreendem um elastómero termoplástico (TPE) moldado por injeção sobre uma forma plástica compreendendo copolímero de acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS) . Assim, as superfícies que definem a porção superior (14) e a porção inferior (16) compreendem uma camada de fundo (26) de copolímero de ABS coberto por uma camada superior (28) de TPE. A presente invenção não está limitada à camada inferior (26) ser de copolímero ABS, no entanto, a camada inferior em uma ou ambas as porções superior (14) e inferior (16) pode ser de polietileno (PE). Numa tal configuração alternativa, a sensação tátil para o utilizador é ligeiramente diferente aquando do manuseamento do recetáculo (12). Em qualquer configuração, o material da camada superior (28) proporciona uma sensação tátil desejável ao utilizador do aplicador (10), nomeadamente proporcionando uma superfície macia que pode ser facilmente agarrada, facilitando assim a fácil abertura e fecho do recetáculo (12). O bálsamo labial (20) compreende uma quantidade de material de bálsamo labial adequado. Um material de bálsamo labial exemplar é uma composição que é pelo menos em parte uma mistura de cera de abelha, óleo de coco, azeite e óleo de jojoba e que pode ser erodida quando deslocada sobre uma superfície (por exemplo, lábios). A presente invenção não está limitada ao material de bálsamo labial ser uma mistura de tais óleos e ceras, no entanto, na medida em que outros materiais (por exemplo, petrolato e compostos à base de petrolato) estão dentro do âmbito desta divulgação. A mistura de cera de abelha, óleo de coco, azeite e óleo de jojoba também pode incluir diversos ingredientes incluindo, mas não se limitando a, emolientes, agentes de proteção ultravioleta, hidratantes, vitaminas, Aloe Vera, corantes, fragrâncias, e similares. Deslocar o material sobre uma superfície tal como os lábios faz com que o material se transfira para a superfície como uma película. A superfície externa esférica (22) do bálsamo labial (20) define uma quantidade em forma de colina do material de bálsamo labial. A forma esférica ou de colina proporciona sensações táteis desejáveis e benefícios de utilização em comparação com as formas de bastão (tubulares) do material de bálsamo labial. As sensações táteis desejáveis resultam de a forma esférica possuir uma maior área de superfície exposta (em comparação com as formas de bastão do material de bálsamo labial) e da sensação tátil de uma superfície curva contra os lábios, os benefícios na utilização incluem a capacidade para aplicar o material de bálsamo labial em ambos os lábios simultaneamente.
Fazendo agora referência à Fig. 4, o bálsamo labial (20) é fabricado a partir do material de bálsamo labial utilizando um processo de vertedura a quente. Ao utilizar o processo de vertedura a quente, os ingredientes do bálsamo labial são combinados e aquecidos numa fase liquefeita e vertidos para dentro da embalagem para o consumidor final, que neste caso é o recetáculo (12). Na preparação para o processo de vertedura a quente, a plataforma de suporte (30) montada com a porção superior (14) e invertida de tal modo que a plataforma de suporte esteja nivelada e vertical em relação à porção superior. Orientar a porção superior montada (14) e a plataforma de suporte (30) deste modo permite que a fase aquecida e liquefeita seja vertida para dentro da porção superior e fique retida no seu interior. A superfície interior (19) da porção superior (14) pode ser revestida com um agente de libertação antes da vertedura da fase aquecida e liquefeita, permitindo assim a remoção eficiente e limpa da porção superior pelo utilizador aquando da utilização do produto acabado.
Depois de a fase aquecida e liquefeita ser vertida para dentro da porção superior (14) e ser enchida até um nível F para cobrir pelo menos uma porção dos raios (34), a fase liquefeita é arrefecida ou deixada arrefecer. Os raios (34) proporcionam superfícies às quais o material de bálsamo labial solidificado pode aderir. A presente invenção não está limitada à solidificação do material de bálsamo labial em torno dos raios, no entanto, na medida em que a plataforma de suporte pode incluir qualquer configuração adequada das superfícies em torno das quais o material de bálsamo labial pode solidificar. Após uma solidificação suficiente do material de bálsamo labial, a porção inferior (16) é introduzida na porção superior montada e cheia (14) e plataforma de suporte (30). A utilização do processo de vertedura a quente no fabrico do bálsamo labial (20) definido pela superfície esférica (22) proporciona benefícios de custo comparativamente a métodos similares que utilizam o método de bala. Em particular, a utilização do processo de vertedura a quente elimina a necessidade de um passo intermédio no qual o líquido quente é vertido para moldes separados, eliminando assim igualmente a necessidade de equipamento adicional (moldes). Adicionalmente, os passos adicionais de remoção de produto solidificado dos moldes e processamento e manuseamento do produto solidificado são evitados.
Embora esta invenção tenha sido apresentada e descrita no que toca às formas de realização pormenorizadas da mesma, deverá ser entendido por aqueles que possuam conhecimentos nesta área técnica que diversas mudanças podem ser realizadas e elementos podem ser substituídos por equivalentes destes sem afastamento do âmbito da invenção. Adicionalmente, podem ser realizadas modificações para adaptar uma situação ou material específicos aos princípios da invenção sem afastamento do âmbito essencial da mesma. Assim, pretende-se que a invenção não se limite às formas de realização específicas divulgadas na descrição detalhada supra, mas que a invenção inclua todas as formas de realização que se incluam no âmbito desta divulgação.

Claims (18)

REIVINDICAÇÕES
1. Um produto aplicador de bálsamo labial, caracterizado por compreender: um recetáculo, compreendendo uma porção inferior com uma extremidade superior e uma extremidade inferior, uma plataforma de suporte localizada na extremidade superior da porção inferior, e uma porção superior situada na extremidade superior da porção inferior; e um bálsamo labial montado na plataforma de suporte, o bálsamo labial possuindo uma superfície arqueada exposta para contacto com os lábios de um utilizador e sendo passível de ser fechado pela porção superior do recetáculo; em que o recetáculo possui uma forma substancialmente esférica.
2. 0 produto aplicador de bálsamo labial de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a porção inferior e a porção superior do recetáculo incluírem ambas uma camada de cobertura de elastómero termoplástico.
3. 0 produto aplicador de bálsamo labial de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a porção inferior e a porção superior compreenderem copolímero de acrilonitrilo-butadieno-estireno.
4. 0 aplicador de bálsamo labial de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a porção inferior e a porção superior compreenderem polietileno.
5. 0 produto aplicador de bálsamo labial de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda uma depressão situada numa superfície exterior do recetáculo, a depressão sendo configurada de forma a acomodar o dedo polegar do utilizador.
6. 0 produto aplicador de bálsamo labial de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a porção superior ser atarraxável à plataforma de suporte.
7. 0 produto aplicador de bálsamo labial de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o bálsamo labial compreender uma mistura de cera de abelha, óleo de coco, azeite e óleo de jojoba.
8. 0 produto aplicador de bálsamo labial da reivindicação 1, caracterizado por o bálsamo labial compreender petrolato.
9. Um bálsamo labial, caracterizado por compreender: uma composição que compreende uma mistura de cera de abelha, óleo de coco, azeite e óleo de jojoba formada de modo a ter uma superfície arqueada; em que a composição é sólida e erodível quando deslocada ao longo de uma superfície; e em que a composição é formada para adquirir a superfície arqueada através de um processo de vertedura a quente.
10. O bálsamo labial de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por compreender ainda um ou mais ingredientes selecionados do grupo constituído por emolientes, agentes de proteção ultravioleta, hidratantes, vitaminas, Aloe Vera, corantes e fragrâncias.
11. 0 bálsamo labial de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por compreender ainda um recetáculo no qual a composição é retida.
12. 0 bálsamo labial de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o recetáculo ser substancialmente esférico e compreender uma porção superior separável de uma porção inferior, a composição sendo montada na porção inferior.
13. 0 bálsamo labial de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o recetáculo ser de forma oval e compreender uma porção superior separável de uma porção inferior, tanto a porção superior e a porção inferior compreendendo pelo menos um de entre copolimero de acrilonitrilo-butadieno-estireno e polietileno sobre o qual é disposto um elastómero termoplástico.
14. Um método de fabrico de um bálsamo labial, o método caracterizado por compreender os passos de: proporcionar um recetáculo com uma superfície arqueada côncava; proporcionar um material de bálsamo labial numa fase aquecida, liquefeita; verter o material de bálsamo labial aquecido liquefeito para o interior da superfície arqueada côncava do recetáculo; e permitir que o material de bálsamo labial aquecido liquefeito solidifique de modo a que uma superfície do material de bálsamo labial adquira uma superfície arqueada que corresponde à superfície arqueada côncava do recetáculo.
15. 0 método da reivindicação 14, caracterizado por o passo de proporcionar um recetáculo compreender o passo de montar uma porção superior com a superfície arqueada côncava e uma plataforma de suporte com uma pluralidade de superfícies em torno das quais o material aquecido liquefeito pode solidificar.
16. 0 método da reivindicação 14, caracterizado por o passo de proporcionar um recetáculo compreender o passo de moldar por injeção pelo menos um de entre copolímero de acrilonitrilo-butadieno-estireno e polietileno para formar uma porção superior e uma porção inferior e moldar por injeção um elastómero termoplástico sobre o(s) mesmo(s).
17. 0 método da reivindicação 14, caracterizado por o passo de proporcionar o material de bálsamo labial na fase aquecida, liquefeita, compreender proporcionar uma mistura de cera de abelha, óleo de coco, azeite e óleo de jojoba e, opcionalmente, um ou mais de entre um emoliente, um agente de proteção ultravioleta, um hidratante, uma vitamina, Aloe Vera, um corante e uma fragrância.
18. 0 método da reivindicação 14, caracterizado por o passo de proporcionar o material de bálsamo labial na fase aquecida, liquefeita, compreender proporcionar petrolato e, opcionalmente, um ou mais de entre um emoliente, um agente de proteção ultravioleta, um hidratante, uma vitamina, Aloe Vera, um corante e uma fragrância.
PT11269U 2010-12-06 2010-12-06 Bálsamo labial com superfície esférica e método de produção PT11269U (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT11269U PT11269U (pt) 2010-12-06 2010-12-06 Bálsamo labial com superfície esférica e método de produção

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT11269U PT11269U (pt) 2010-12-06 2010-12-06 Bálsamo labial com superfície esférica e método de produção

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT11269U true PT11269U (pt) 2016-09-08

Family

ID=58605652

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT11269U PT11269U (pt) 2010-12-06 2010-12-06 Bálsamo labial com superfície esférica e método de produção

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT11269U (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10582754B2 (en) 2017-03-08 2020-03-10 Toly Management Ltd. Cosmetic container

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10582754B2 (en) 2017-03-08 2020-03-10 Toly Management Ltd. Cosmetic container

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11980274B2 (en) Lip balm applicator
PT11269U (pt) Bálsamo labial com superfície esférica e método de produção
PT11349U (pt) Aplicador de bálsamo labial com superfície esférica e método de produção
PT11350U (pt) Aplicador de bálsamo labial com superfície esférica e método de produção
PT11348U (pt) Aplicador de bálsamo labial com superfície esférica e método de produção
PT11351U (pt) Aplicador de bálsamo labial com superfície esférica e método de produção

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 20160905