PT11039T - Recipiente em material plástico contendo vinho e vedado com rolha de cortiça ou de material polimérico - Google Patents
Recipiente em material plástico contendo vinho e vedado com rolha de cortiça ou de material polimérico Download PDFInfo
- Publication number
- PT11039T PT11039T PT11039U PT1103914U PT11039T PT 11039 T PT11039 T PT 11039T PT 11039 U PT11039 U PT 11039U PT 1103914 U PT1103914 U PT 1103914U PT 11039 T PT11039 T PT 11039T
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- cork
- cup
- stopper
- container according
- side wall
- Prior art date
Links
Landscapes
- Closures For Containers (AREA)
Abstract
O PRESENTE MODELO DE UTILIDADE É RELATIVO A UM RECIPIENTE COMPOSTO POR UM COPO (11) EM MATERIAL PLÁSTICO QUE CONTÉM UMA DOSE INDIVIDUAL DE VINHO (12) E CUJO CONTEÚDO É VEDADO POR INTERMÉDIO DE UMA ROLHA (16) FABRICADA EM CORTIÇA, DERIVADO DE CORTIÇA OU MATERIAL POLIMÉRICO SINTÉTICO QUE IMITE O ASPECTO VISUAL DA CORTIÇA. A ROLHA (16), NUM MODO DE REALIZAÇÃO PREFERENCIAL, TEM UMA CÁPSULA (17) NA SUA BASE SUPERIOR FABRICADA EM CORTIÇA, DERIVADO DE CORTIÇA, MADEIRA, PLÁSTICO, PVC, PORCELANA, METAL OU VIDRO. A PARTE SUPERIOR (15) DA PAREDE LATERAL (14) DO COPO (11), QUE ENTRA EM CONTACTO COM A BOCA, BEM COMO A SUPERFÍCIE LATERAL EXTERIOR DA ROLHA OU CÁPSULA, SÃO SELADAS E PROTEGIDAS POR INTERMÉDIO DE UMA PELÍCULA OU MANGA PLÁSTICA TERMORETRÁCTIL (18).
Description
DESCRI ÃO
Recipiente em material plástico contendo vinho e vedado com rolha de cortiça ou de material polimérico
Introduç o 0 presente modelo de utilidade é relativo a um recipiente composto por um copo em material plástico que contém uma dose individual de vinho e cujo conteúdo é vedado por intermédio de uma rolha fabricada em cortiça, derivado de cortiça ou material polimérico sintético que imite o aspecto visual da cortiça.
Estado da Técnica A patente FR2735003 descreve um recipiente em forma de copo, fabricado em material plástico ou vidro, contendo uma dose individual de um líquido, cuja estanquicidade é feita pelo contacto da parede lateral do elemento de selagem com a parede interior do copo; a face inferior do referido elemento de selagem é colocada na proximidade imediata da superfície do liquido, de modo a limitar o volume livre no interior do recipiente. A proximidade da face inferior do elemento de selagem com a superfície do líquido permite reduzir o volume de gás presente no interior do recipiente, limitando assim o nível de oxigénio presente e a consequente oxidação do vinho, que prejudica a sua conservação. A patente EP2574571 descreve um recipiente formado por um copo, fabricado em Politereftalato de Etileno (PET), cujo bordo superior contém uma nervura em material termoplástico que, após o enchimento, se deforma para permitir a selagem do recipiente através uma película metálica deformável. 0 volume entre o líquido e a película de selagem é preenchido com gás inerte para limitar a oxidação do vinho. A patente WO 99/58417 descreve um recipiente em forma de copo contendo uma dose de vinho com gás e fechado através de um vedante interno que é retido na devida posição através de uma armação metálica, que é fixa a uma ranhura existente na parede exterior do copo.
Resumo da Invenç o 0 presente modelo de utilidade refere-se a um recipiente em forma de copo, fabricado em material plástico, contendo uma dose de vinho, entre 180 e 200 ml, e que é vedado com uma rolha fabricada em cortiça, derivado de cortiça ou material sintético polimérico que imite os aspectos visuais da cortiça. A referida rolha, num modo de realização preferencial, tem uma cápsula na sua base superior fabricada em cortiça, derivado de cortiça, madeira, plástico, PVC, porcelana, metal ou vidro. A zona superior da parede lateral do copo, que entra em contacto com a boca, bem como a superfície lateral exterior da rolha ou cápsula, são seladas e protegidas por intermédio de uma película ou manga plástica termoretráctil. O referido recipiente constitui uma alternativa melhorada às disponíveis no mercado, na medida em que ultrapassa alguns inconvenientes conhecidos dessas embalagens. A vedação e estanquicidade conseguidas através do contacto da parede lateral da rolha com a parede interior do copo garantem a boa conservação do vinho, ao mesmo tempo que melhoram a experiência de consumir vinho a copo. O sistema de vedação com rolha não só é mais simples do que o descrito no estado da técnica, como é o que melhor replica o cerimonial de abertura e extracção da rolha de uma garrafa de vinho. Vários estudos comprovam que o consumidor associa a vedação de uma garrafa de vinho com rolha de cortiça à qualidade do vinho, pelo que a presença deste material - ou outro que aproxime as suas propriedades vedantes e visuais - no vinho em copo será visto de forma diferenciadora por parte do consumidor.
Relativamente ao recipiente descrito em FR2735003 o presente recipiente apresenta a vantagem prática de deixar um volume livre entre a superfície do líquido e a face inferior da rolha, o que facilita a extracção do vedante sem ocorrência de salpicos ou derrames. 0 recipiente proposto apresenta ainda como vantagem a simplicidade do sistema de vedação, ao não necessitar de recorrer a um tão grande número de materiais e componentes diferentes para garantir a estanquicidade do conteúdo do copo. Uma única peça - rolha, com ou sem cápsula na face superior - é suficiente para esse efeito.
No presente recipiente, o bordo superior do copo, que é uma zona que entra em contacto com boca, é arredondado em vez de plano e com arestas vivas, como no caso do copo descrito em EP2574571. Esse recipiente necessita de ter uma superfície lisa e com alguns milímetros de espessura para que a aderência da película metálica seja eficaz, o que prejudica a experiência de beber o vinho através do copo. 0 sistema de vedação com película metálica ali descrito também é susceptível a que, após a retirada da película, possam permanecer no bordo do copo vestígios do material de colagem. Por seu lado, no recipiente proposto no presente modelo de utilidade a vedação proporcionada pelo contacto da superfície lateral da rolha com a parede interior do copo é suficientemente eficaz para que o bordo do copo seja arredondado, contribuindo para melhorar a experiência de consumir vinho em copo.
Outra vantagem que o presente recipiente apresenta face ao estado da técnica é a facilidade em remover o sistema de vedação. Os recipientes com vedação através da película de alumínio implicam que a força de abertura se concentre numa pequena área da superfície da película, o que dificulta a abertura sem provocar salpicos. No caso do recipiente proposto, o sistema de vedação através de rolha permite que a força de arrancamento de uma película seja substituída por um binário aplicado na superfície lateral exterior da rolha ou cápsula, o que permite um movimento mais controlado. A rolha pode ser arredondada na aresta da sua base inferior para facilitar o seu desacoplamento em relação ao copo. A película plástica termoretráctil que reveste a parte superior da parede exterior do copo, além de garantir que a embalagem não foi violada, permite isolar e proteger a zona do copo que entra em contacto com a boca. Deste modo é transmitida ao consumidor uma maior percepção de higiene e segurança alimentar.
Descriç o Detalhada da Invenç o
Configuração preferencial A figura 1 a) ilustra o modo preferencial de realização do recipiente e a figura 1 b) ilustra um detalhe do bordo superior do copo. Um copo (11) em material plástico constituído por uma parede lateral (14) que se estende desde o fundo (13) do referido copo até ao seu bordo superior (19) . 0 copo (11) contém uma dose individual de vinho (12) e é vedado por uma rolha (16) cilíndrica de cortiça, derivado de cortiça ou material polimérico sintético que imite o aspecto visual da cortiça, em cuja face superior é colocada uma cápsula (17) de madeira, PVC, ou outro material. Uma película ou manga plástica termoretráctil (18) envolve o copo (11) na parte superior (15) da sua parede lateral (14) e a superfície lateral da cápsula (17) .
Com referência à figura 1 a), o copo (11), a parede lateral (14), o fundo (13), a rolha (16) e a cápsula (17) apresentam simetria de revolução segundo um eixo longitudinal (31).
Com referência à figura la), a parte superior (15) da parede lateral (14) do copo (11) apresenta uma forma cilíndrica com eixo longitudinal (31).
Com referência à figura 1 a), a parede lateral (14) do copo (11) tem uma espessura entre 0,8 milímetros e 3 milímetros.
Com referência à figura 1 b), a rolha é arredondada (20) na aresta da sua base inferior.
Com referência às figuras la) e 1 b) , o bordo superior (19) do copo (11) tem uma secção semicircular de raio de curvatura igual a metade da espessura da parte superior (15) da parede lateral (14) do referido copo.
Com referência à figura la), o comprimento (41) da rolha (16) situa-se entre os 2 milímetros e os 40 milímetros.
Com referência à figura la), o copo (11) tem uma abertura interior (42) de diâmetro entre os 50 milímetros e os 75 milímetros. O copo (11) tem um volume suficiente para armazenar uma dose individual de vinho (12) entre 180 mililitros e 200 mililitros, ficando um volume livre entre a superfície do líquido e a superfície inferior da rolha.
Configurações alternativas A figura 2 a) ilustra uma configuração alternativa do recipiente e a figura 2 b) ilustra um detalhe do bordo superior do copo nessa configuração alternativa. Um copo (21) em material plástico constituído por uma parede lateral (24) que se estende desde o fundo (23) do referido copo até ao seu bordo superior (29).
Com referência às figuras 2 a) e 2 b) , a parte superior (25) da parede lateral (24) do copo (21) apresenta uma forma troncocónica de secção circular e eixo longitudinal (32) .
Na configuração alternativa ilustrada na figura 2a), o copo (21) contém uma dose individual de vinho (22) e é vedado por intermédio de uma rolha (26) troncocónica em cuja face superior é colocada uma cápsula (27). A figura 3 ilustra uma configuração alternativa da rolha (54) sem cápsula na sua face superior. 0 comprimento (53) da rolha (54), na configuração alternativa sem cápsula na face superior, situa-se entre os 10 milímetros e os 50 milímetros. A figura 4 ilustra uma configuração alternativa da aresta (60) da base inferior da rolha em que a referida aresta não é arredondada. A figura 5 representa o modo de extracção da rolha, o que é conseguido aplicando manualmente um binário à superfície lateral da cápsula (ou à superfície lateral da rolha na configuração em que esta não tem cápsula) em simultâneo com um movimento vertical ascendente.
Lisboa, 22 de Agosto de 2014
Claims (10)
- REIVINDICA ÕES 1 Recipiente composto por um copo (11) em material plástico que contém uma dose individual de vinho (12), caracterizado por o referido copo ser fechado e o seu conteúdo vedado por intermédio de uma rolha (16) de secção transversal circular, fabricada num dos seguintes materiais: a) cortiça natural obtida a partir de uma única peça de cortiça ou a partir de duas ou mais peças de cortiça e coladas entre si através de uma cola aprovada para estar em contacto com os alimentos; b) cortiça natural cujos poros são preenchidos com pó de cortiça resultante de subprodutos, fixado através de uma cola à base de resina natural; c) granulado da cortiça proveniente de subprodutos, sendo que a substância aglutinadora usada para ligar o granulado de cortiça está aprovada para o uso em materiais em contacto com os alimentos; d) corpo da rolha fabricado a partir de granulados da cortiça com discos de cortiça natural colados numa das bases, ou em ambas as bases, através de cola aprovada para ser utilizada em produtos que vão estar em contacto com os alimentos; e) material polimérico sintético que imite os aspectos visuais da cortiça.
- 2 Recipiente de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a rolha (16) ter na sua base superior uma cápsula (17) fabricada em cortiça, derivado de cortiça, madeira, plástico, PVC, porcelana, metal ou vidro.
- 3 Recipiente de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a rolha ser arredondada (20) na aresta da sua base inferior.
- 4 Recipiente de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a secção transversal da cápsula (17) ser circular e de diâmetro igual ou superior ao diâmetro exterior da parte superior (15) da parede lateral (14) do copo (11).
- 5 Recipiente de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a parte superior (15) da parede lateral (14) do copo (11), em particular a zona que entra em contacto com a boca, ser revestida por uma película ou manga plástica termoretráctil (18).
- 6 Recipiente de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a parte superior (15) da parede lateral (14) do copo (11) e a rolha (16) terem uma forma cilíndrica, e o diâmetro da referida rolha ser cerca de 1 a 4 mm superior ao diâmetro interior da parte superior (15) da parede lateral (14) do copo (11) .
- 7 Recipiente de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizado por a parte superior (25) da parede lateral (24) do copo (21) e a rolha (26) terem uma forma troncocónica, em que o diâmetro da base superior é maior do que o diâmetro da base inferior, sendo que a relação entre estas dimensões está compreendida entre 1 e 1,2 e o diâmetro de cada secção transversal da referida rolha é cerca de 1 a 4 mm superior ao diâmetro interior da secção da parte superior (25) da parede lateral (24) do copo (21) que ficará em contacto com a referida rolha.
- 8 Recipiente de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a rolha ter um comprimento (41) entre 2 mm e 40 mm.
- 9 Recipiente de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o bordo superior (19) do copo (11) ter uma secção longitudinal semicircular, com um raio de curvatura igual a metade da espessura da parede lateral (14) do copo.
- 10 Recipiente de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o copo ter uma abertura interior (42) de diâmetro entre 50 mm e 75 mm. Lisboa, 22 de Agosto 2014
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT11039U PT11039U (pt) | 2014-06-19 | 2014-06-19 | Recipiente em material plástico contendo vinho e vedado com rolha de cortiça ou de material polimérico |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT11039U PT11039U (pt) | 2014-06-19 | 2014-06-19 | Recipiente em material plástico contendo vinho e vedado com rolha de cortiça ou de material polimérico |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT11039T true PT11039T (pt) | 2014-12-19 |
PT11039U PT11039U (pt) | 2015-07-10 |
Family
ID=52273754
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT11039U PT11039U (pt) | 2014-06-19 | 2014-06-19 | Recipiente em material plástico contendo vinho e vedado com rolha de cortiça ou de material polimérico |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
PT (1) | PT11039U (pt) |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2022061432A1 (pt) * | 2020-09-23 | 2022-03-31 | Bertussi Tobias | Aperfeiçoamento aplicado em taça para o envase de bebidas em dose individual |
Citations (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2996208A (en) * | 1960-03-14 | 1961-08-15 | Plastic Specialties Inc | Receptacle |
GB1398595A (en) * | 1972-04-07 | 1975-06-25 | Mayerhofer E | Decorative and or drinking vessel |
CN2242044Y (zh) * | 1995-08-30 | 1996-12-11 | 陈厚福 | 植物纤维餐具及包装容器成型机 |
Family Cites Families (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN2220443Y (zh) * | 1995-04-08 | 1996-02-21 | 周东龙 | 使用方便的容器 |
-
2014
- 2014-06-19 PT PT11039U patent/PT11039U/pt active IP Right Grant
Patent Citations (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2996208A (en) * | 1960-03-14 | 1961-08-15 | Plastic Specialties Inc | Receptacle |
GB1398595A (en) * | 1972-04-07 | 1975-06-25 | Mayerhofer E | Decorative and or drinking vessel |
CN2242044Y (zh) * | 1995-08-30 | 1996-12-11 | 陈厚福 | 植物纤维餐具及包装容器成型机 |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2022061432A1 (pt) * | 2020-09-23 | 2022-03-31 | Bertussi Tobias | Aperfeiçoamento aplicado em taça para o envase de bebidas em dose individual |
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
PT11039U (pt) | 2015-07-10 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
USD823683S1 (en) | Bottle cap | |
WO2014019713A3 (en) | Stopper for a bottle and sealing element for said stopper | |
USD799322S1 (en) | Cap for containers especially for bottles or pouches | |
USD790354S1 (en) | Heart bottle | |
NZ702903A (en) | Cap for containers, for example for bottles or flexible pouches, for example for kids drinks | |
USD904902S1 (en) | Bottle | |
USD811839S1 (en) | Wine key | |
MX368659B (es) | Contenedores de plástico de dos compartimientos y paquete de productos alimenticios que comprende dichos contenedores. | |
RU2015142317A (ru) | Контейнер для асептического содержимого | |
USD821133S1 (en) | Multi-container filling nozzle | |
US11174087B2 (en) | Drinking glass and combination of a beverage bottle and a drinking glass | |
WO2016059460A9 (en) | Glass bottle | |
PT11039T (pt) | Recipiente em material plástico contendo vinho e vedado com rolha de cortiça ou de material polimérico | |
NL2011879C2 (en) | Food and beverage containers. | |
US10081462B2 (en) | Overcap with means to facilitate the opening of a container and the subsequent direct consumption of its content | |
USD767345S1 (en) | Sleeve for beverage containers | |
CN204916567U (zh) | 食品包装容器的密封盖 | |
CN204246499U (zh) | 一种便于粘贴标签的玻璃药瓶 | |
WO2016192173A1 (zh) | 一种瓶盖和瓶子 | |
RU33095U1 (ru) | Стакан | |
CN205707976U (zh) | 一种饮料瓶盖 | |
CN203997161U (zh) | 一种蜂蜜罐 | |
CN204642482U (zh) | 一种采用薄膜隔氧防变质技术的新型容器 | |
CN204250597U (zh) | 一种能对瓶子可撕膜进行切除的瓶盖 | |
AU2014100923A4 (en) | A cap for a container holding a liquid the cap having an integral space for housing a sealed blister pack with a substance to be mixed with the liquid prior to use |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1K | Laying open of utility model application |
Effective date: 20141111 |
|
FG3K | Utility model granted, date of granting |
Effective date: 20150706 |