PT108747A - Sistema e método de um gestor local e outro remoto que inclui um replicador de configuração - Google Patents
Sistema e método de um gestor local e outro remoto que inclui um replicador de configuração Download PDFInfo
- Publication number
- PT108747A PT108747A PT108747A PT10874715A PT108747A PT 108747 A PT108747 A PT 108747A PT 108747 A PT108747 A PT 108747A PT 10874715 A PT10874715 A PT 10874715A PT 108747 A PT108747 A PT 108747A
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- server
- computer
- client
- application
- configuration
- Prior art date
Links
Landscapes
- Stored Programmes (AREA)
Abstract
A PRESENTE INVENÇÃO IMPLEMENTADA POR COMPUTADOR REFERE-SE A UMA APLICAÇÃO QUE FACILITA A INSTALAÇÃO, ATUALIZAÇÃO E DESINSTALAÇÃO, LOCAL E REMOTAMENTE, DE FORMA AUTOMATIZADA DE APLICAÇÕES E DRIVERS, SEM REQUERER A UM UTILIZADOR COM CONHECIMENTOS TÉCNICOS DA CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR ONDE SE PRETENDE FAZER ESSA GESTÃO. CENTRALIZA AS APLICAÇÕES E DRIVERS INSTALADOS NO COMPUTADOR NUMA ÚNICA APLICAÇÃO, CAPAZ DE INSTALAR OU ATUALIZAR, SEMPRE QUE EXISTAM ATUALIZAÇÕES OU NOVAS VERSÕES, ELIMINA A NECESSIDADE DA EXISTÊNCIA DE UM GESTOR PARA CADA APLICAÇÃO OU DRIVER E O APARECIMENTO CONSTANTE DE AVISOS DE ATUALIZAÇÕES OU NOVAS VERSÕES. PERMITE REPLICAR A CONFIGURAÇÃO DE UM OU MAIS COMPUTADORES DIRETAMENTE OU ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM PACOTE DE APLICAÇÕES, ELIMINANDO A NECESSIDADE DE CONFIGURAR E INSTALAR TUDO DE NOVO SEMPRE QUE O COMPUTADOR É FORMATADO.
Description
Descrição
Sistema e método de um gestor local e outro remoto que inclui um replicador de configuração
Campo do invento A invenção enquadra-se no campo de aplicações de computador, especificamente na automatização de instalação, atualização e desinstalação de aplicações e drivers, local e remotamente. Técnica anterior
Existem algumas aplicações semelhantes, que permitem a instalação e atualização de aplicações de forma automatizada, podendo também criar pacotes de aplicações, através de um website. Permitem selecionar as aplicações pretendidas a partir de uma lista de aplicações disponíveis no website e instalá-las de uma só vez no computador. A patente US201213428789, referente a um serviço que instala várias aplicações através de um pacote de instalação, reivindica um método para instalar automaticamente um componente de aplicação num computador.
Introdução
Muitos utilizadores manifestam dificuldades em gerir os seus computadores, quer por falta de conhecimentos específicos, quer por receio de executar e configurar aplicações, recorrendo assim a especialistas ou técnicos. 0 gestor de aplicações nativo do sistema operativo (SO) , não permite controlar as várias aplicações instaladas no computador do utilizador. Algumas aplicações possuem o seu próprio gestor, outras não possuem sequer gestor algum. Muitas vezes, o pedido de atualização é impertinente e por isso descartado, ficando assim o computador mais exposto a vulnerabilidades e desatualizado.
No sector empresarial e/ou pessoal por vezes é necessário gerir as aplicações/drivers, e/ou consultar a(s) caraterística(s) do(s) computador (s) existente (s), assim como as versões das aplicações ou drivers forçando um técnico ou algum utilizador com conhecimentos específicos, a descolar-se ao local para fazer essa gestão. A existência de vários computadores no mesmo local que necessitem de configurações idênticas obriga o técnico a executar as mesmas em cada uma individualmente, tornando o processo moroso e repetitivo. Por outro lado, a necessidade de aplicar um plano complexo de configuração (conjunto de aplicações/drivers e respetiva configuração) e ter de a apresentar e explicar a todos os que dela necessitem, (i.e. caso de uma loja de informática ter de instalar e configurar várias máquinas para o utilizador final) pode levar ao surgimento de confusões ou dúvidas por parte dos recetores. Existe também o fato de um computador não possuir as ferramentas adequadas à necessidade do utilizador quando adquirido, levando-o a uma pesquisa exaustiva pela internet por aplicações mais adequadas às suas necessidades ou do seu agrado e por vezes de drivers de acordo com as características do computador e respetivo tipo de configuração do SO.
Breve descrição dos desenhos 0 presente invento, vai agora ser descrito mais em detalhe, fazendo a referência aos desenhos em anexo, onde: A figura 1 representa o esquema de um ambiente no qual um sistema de instalação, atualização e desinstalação de aplicações e drivers pode operar, de acordo com uma forma de realização; A figura 2 ilustra o exemplo do funcionamento de um sistema de instalação, atualização e desinstalação de aplicações e drivers de acordo com uma forma de realização.
Descrição pormenorizada do invento
Entenda-se que, como aqui utilizado, as referências a "gestão" ou "gerir", "controlo" ou "controlar" quando associada a uma máquina ou computador, podem incluir, sem limitação, um propósito genérico podendo ser uma instalação, atualização ou desinstalação. A utilização numa forma genérica da referência "aplicação" ou "aplicações" poderá referir-se tanto a aplicações como drivers. A figura 1 ilustra um exemplo do sistema de controlo e gestão do presente invento. 0 sistema é composto por uma aplicação web (3), um ou mais clientes (5), um ou mais servidores (1) e uma ou mais bases de dados (2) . Um servidor (1) aloja uma aplicação web (3), uma base de dados (2) e os serviços web (4). Os clientes (5) são os computadores onde a aplicação principal (6) e o serviço (7) para gerir as aplicações estão instalados, sendo totalmente remotos e independentes dos restantes componentes. A comunicação dos computadores cliente (5) e da aplicação web com o servidor é feita através de serviços web (4), sendo o seu meio de acesso a internet. Os serviços web (4) recebem os pedidos vindos da aplicação web (3) ou dos clientes (5), recolhem a informação necessária da base de dados (2) quando necessário e respondem em formato JSON ou XML consoante o tipo de pedido.
Como se pode ver na Fig. 2, um cliente (5) é composto por uma aplicação principal (6), responsável por fazer a gestão das aplicações e um serviço (7) para monitorizar e informar o cliente (5) de alterações feitas nos registos do computador.
Cliente
No cliente é possível aceder ao mercado, podendo instalar diretamente as aplicações e pacotes de aplicações. Permite desinstalar as aplicações instaladas e detetar os dispositivos existentes no computador, mostrando ao utilizador os drivers em falta ou desatualizados instalando-os/atualizando-os automaticamente ou com a permissão do utilizador. Toda esta gestão é feita de forma silenciosa, sem a necessidade de percorrer todos os passos habituais para cada instalação/atualização/desinstalação e configuração da aplicação/driver, podendo o utilizador acompanhar o seu progresso. 0 cliente pode ou não apresentar alguns diálogos ao longo da sua execução consoante as preferências definidas (i.e. informar o utilizador de que é necessário instalar em primeiro outras aplicações para poder prosseguir com a instalação da aplicação pretendida, perguntando se deseja instalá-las), ou outros avisos. 0 utilizador pode fazer a transferência do instalador da aplicação cliente na aplicação web.
Estados do cliente "Primeira vez" A primeira vez que o cliente é executado após ser instalado, pede as credenciais ao utilizador e opcionalmente, o utilizador pode definir um nome para o cliente que por defeito é o nome do computador. Em seguida é feito um pedido HTTP (POST) para o servidor a fim de verificar se as credenciais do utilizador são válidas. Se forem inválidas, informa o utilizador e fica a aguardar por credenciais válidas. Se forem válidas, gera um novo Identificador Único Global (GUID) para a identificação do cliente e vai verificar as características relevantes do computador cliente como a versão do sistema operativo, o idioma, tipo de computador, entre outras, recorrendo ao conjunto de extensões de Instrumentação de Gerenciamento do Windows {WMI) e cria um novo registo para a identificação do cliente na base de dados e nos registos do computador. Após esta verificação, faz uma leitura aos registos para detetar todas as aplicações instaladas e uma leitura dos dispositivos e respetivos drivers, persistindo essa informação na base de dados através dos serviços web. Por fim passa para o estado "A iniciar". "A iniciar" 0 cliente é iniciado com o sistema operativo (SO) e verifica se a identificação do cliente é válida. Se for inválida, vai para o estado "Primeira vez". Se for válida, faz um pedido HTTP (POST) ao servidor das aplicações, pacotes de aplicações e drivers do computador cliente para fazer uma comparação com a configuração anterior, a fim de detetar incongruências ou atualizações e, caso haja, são geradas mensagens para aquele cliente com as tarefas correspondentes a serem realizadas. Por fim, lança um monitor para observar o comportamento da máquina ao longo da sua utilização e passa para o estado "Passivo". "Passivo"
No estado passivo o cliente fica à espera de novas mensagens. Quando existirem novas mensagens, passa para o estado "A trabalhar". "A trabalhar"
Instalação
Quando o cliente verifica que tem uma nova mensagem de instalação, é feito um pedido HTTP (POST) ao servidor, para recolher os dados necessários referentes à aplicação ou driver que irá ser instalado. De seguida verifica se já está instalada (o) através da pesquisa de alguns registos. Se já estiver, compara com a versão vinda da base de dados e se, a versão no computador for igual ou mais recente, informa o utilizador de que a já tem a versão mais recente e passa para o estado "Passivo". Senão, verifica se possui aplicações dependentes para poder ser instalada e, se tiver, procede com a instalação de cada uma delas antes de continuar a instalar a aplicação/driver pretendida(o).
Após concluir estes passos, verifica se a aplicação está a ser executada (através Win32 API Process) e se estiver termina a aplicação. De seguida inicia a transferência através do URL fornecido pelo servidor. No fim de transferir o ficheiro, verifica a extensão do ficheiro para saber se este necessita de ser descompactado. Se for compactado, faz uma pesquisa à diretória "/ProgramFiles" para verificar se existe alguma pasta com o nome da aplicação, se já existir verifica se existe uma pasta com o nome e versão da aplicação e, se também existir, pode apresentar ao utilizador mensagem se pretende substituir a mesma ou pedir mais informações. Se não existirem, extrai os ficheiros para a pasta com o nome da aplicação, ou com o nome e versão da aplicação na diretória "/ProgramFiles.
Se não for compactado, executa a instalação em modo silencioso com os parâmetros recebidos da base de dados. Em seguida cria os atalhos com o nome da aplicação no ambiente de trabalho/menu iniciar, apaga da pasta temporária o ficheiro transferido para a instalação e marca a aplicação como instalada para aquele cliente na base de dados. Por fim, verifica nos serviços existentes do computador se há algum responsável por detetar e notificar o utilizador por novas versões. Se encontrar, para o serviço e verifica qual a sua configuração. Caso o serviço inicie com o SO, muda a sua configuração para não iniciar. Quando concluído o processo de instalação volta para o estado "Passivo".
Atualização
Quando é recebida uma mensagem para atualização, o cliente procede com a instalação da nova versão, usando o método referido no ponto anterior. Quando concluído o processo de atualização volta para o estado "Passivo".
Desinstaiação
Quando o cliente recebe uma mensagem de desinstalação, é feito um pedido HTTP (POST) para receber os dados da aplicação que irá ser desinstalada(o). De seguida vai verificar se contém parâmetros vindos da base de dados, se tiver procede com a desinstalação com os parâmetros recebidos, senão verifica se nos registos existe alguma linha de comandos para a desinstalação, dando prioridade à silenciosa caso exista (e.g. UninstallString,
QuietUninstallString) e se tiver, executa-a. A desinstalação é feita recorrendo á classe Processlnfo com os parâmetros da base de dados ou com a linha de comandos encontrada nos registos. De seguida vai verificar se ainda existe alguma pasta com o nome da aplicação ou com o nome e versão da aplicação na diretória "/ProgramFiles" e se existir elimina-a. Por fim, verifica também se existe nos registos, e se existir, elimina-os. Quando concluído o processo de desinstalação volta para o estado "Passivo".
Leitura das aplicações A deteção das aplicações pode ser feita através da leitura de algumas chaves de registo (e.g. "HKLM\Software\") , para a recolha da informação das aplicações instaladas no computador.
Leitura dos dispositivos e drivers A leitura da informação e respetivas características dos dispositivos e drivers pode ser feita recorrendo às extensões WMI através das classes que representam os objetos dos dispositivos e drivers relacionados (e.g. Win32_Fan) .
Aplicações com aplicações dependentes para instalação
Quando uma aplicação possui aplicações dependentes para a instalação, vai verificar se as aplicações já se encontram instaladas através duma pesquisa aos registos e, para as que não forem encontradas, procede com o método de instalação descrito no estado "A trabalhar" antes de começar a instalação da aplicação.
Aplicações com vários componentes ou configurações
As aplicações que possuem vários componentes para instalação ou configurações podem ser configuradas antes da instalação, através de uma interface gráfica permitindo ao utilizador escolher e definir quais os componentes e configurações que pretende. Por defeito as aplicações são instaladas com as opções pré-configuradas e selecionadas pelo instalador.
Notificação de modificações aos registos
Quando este é informado pelo serviço da existência de modificações nos registos, vai fazer novamente uma leitura desses registos de forma a ter a informação mais recente do cliente, comparando com a informação existente na base de dados a fim de a atualizar de acordo com as alterações detetadas.
Serviço 0 serviço é responsável por detetar alterações feitas nos registos do computador e informar o cliente, fazendo assim, com que este despolete uma verificação para detetar essas alterações e proceder com a sincronização com a base de dados.
Deteção de instalações, atualizações ou desinstalações sem recorrer à aplicação cliente A deteção de modificações nos registos pode ser feita recorrendo ao Provedor de Registos do Sistema (System Registry Provider), que fornece classes de eventos para eventos nos registos do sistema (e.g. RegistryEvent) .
Deteção de novas versões
Quando existe uma nova versão de uma aplicação na base de dados, são geradas mensagens de atualização para cada cliente que tenha instalado essa mesma aplicação.
Aplicação web
Na aplicação web, para se ter acesso às várias funcionalidades é necessário ter uma conta no sistema. 0 utilizador pode criar uma nova conta na página inicial, assim como, fazer a transferência do cliente para instalar no computador. A aplicação web está dividida em dois espaços principais, o espaço do utilizador e o espaço comum a todos os utilizadores. No espaço do utilizador é possível ver os vários computadores cliente do utilizador e para cada um deles visualizar as caraterísticas dos dispositivos, aplicações e do sistema operativo (SO), permitindo fazer a sua gestão remotamente. Também é possível replicar a configuração de um computador para outro, ou para vários, instalando todas as aplicações suportadas pelo sistema. Permite ainda, visualizar os pacotes de aplicações do utilizador, partilhá-los ou criar novos pacotes de aplicações para uso imediato ou posterior e prevenir o esquecimento de alguma aplicação necessária.
No espaço comum é disponibilizado um mercado de aplicações e pacotes de aplicações, onde os utilizadores podem fazer pesquisas pelas mais populares, mais transferidas, ver as opiniões de outros utilizadores, assim como outras informações relevantes.
Instalação remota
Para a instalação remota, o utilizador pode aceder à página de visualização de uma aplicação ou de um pacote de aplicações, escolher as opções para instalação no caso de existirem vários componentes ou configurações extra da aplicação ou das aplicações contidas no pacote de aplicações. Por fim, ao selecionar em guardar é enviado um pedido ao servidor para criar a(s) mensagem(s) de instalação para aquele cliente.
Desinstalação remota
Para a desinstalação remota, o utilizador pode aceder à página de um cliente e na lista de aplicações apresentada selecionar as aplicações que pretende desinstalar. Por fim, quando selecionar em guardar envia um pedido ao servidor para criar a(s) mensagem(s) de desinstalação para aquele cliente.
Criação de pacotes de aplicações
Quando o utilizador acede á página de criação de pacotes de aplicações no espaço do utilizador, é feito um pedido aos serviços web para apresentar a lista de aplicações disponíveis. 0 utilizador pode selecionar as aplicações que pretende e dar um nome ao pacote de aplicações a fim de ser mais fácil de memorizar. Após ser criado fica sempre disponível na conta do utilizador, podendo também ser eliminado posteriormente.
Replicação de configuração de um computador cliente
Quando o utilizador acede à página de visualização de um cliente, pode selecionar a opção disponível para fazer a replicação. Quando se entra na página de replicação é feito um pedido aos serviços web para apresentar uma lista das aplicações desse cliente que, por defeito estão todas selecionadas, sendo possível selecionar apenas as que se pretende, assim como, uma lista de todos os clientes do utilizador exceto o que está selecionado para replicar. 0 utilizador pode selecionar quais os clientes onde pretende aplicar a replicação e, em seguida, selecionar a opção de guardar. Por fim, envia pedido ao servidor para criar as mensagens de replicação, para cada um dos clientes selecionados.
Claims (1)
- Reivindicações Ia. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, para um ou mais computadores, espoletado pela receção por parte de um servidor (1) de um pedido de consulta de dados através de qualquer tipo de dispositivo remoto, utilizando a internet e caracterizado adicionalmente por: • 0 utilizador acede a uma das opções disponíveis, sendo elas, lista de aplicações disponíveis, lista de computadores onde o cliente (5) está instalado, lista de pacotes de aplicações ou a lista de pacotes de aplicações criadas pelo utilizador; • Se selecionar a lista de aplicações, em seguida poderá selecionar em que clientes (5) pretende instalar; • Se selecionar a lista de clientes (5), pode selecionar qual o cliente (5) pretendido para fazer a sua gestão; • Se selecionar os pacotes de aplicações/drivers, pode selecionar qual o pacote pretendido para fazer a sua gestão; • Enviar a partir de um dispositivo remoto, um pedido ao servidor (1) para fazer, pelo menos, uma instalação, atualização, desinstalação, de aplicação/pacotes de aplicações, driver/pacotes de drivers e/ou replicação da configuração para um ou mais clientes (5); • Receber no servidor (1) o(s) pedido (s) com o(s) identificador(es) do(s) cliente(s) (5) destino e o(s) tipo(s) de mensagem a ser(em) criada(s); • Criar a(s) mensagem(s) na base de dados (2) para cada cliente (5) , de acordo com o tipo de pedido recebido; • Enviar do cliente (5) um pedido ao servidor (1) para verificar se existem novas mensagens para processar; o Se não existirem, permanece no estado passivo; o Se existir, recebe as novas mensagens no computador cliente (5) ; • Para cada mensagem recebida pelo cliente (5) , identificar qual o tipo de mensagem a ser executada; • Enviar pedido ao servidor (1) da informação relevante da aplicação/pacote de aplicações, driver/pacote de drivers e/ou da replicação da configuração consoante o tipo de mensagem; • Receber no cliente (5) a informação relevante da aplicação/pacote de aplicações, driver/pacote de drivers e/ou da replicação consoante o tipo de mensagem; • Executar de forma automática e silenciosa a instalação, atualização, desinstalação e/ou replicação no(s) computador(es) cliente(s)(5) com os dados recebidos da base de dados (2); • Enviar ao servidor (1) um pedido para eliminar a mensagem processada; • Enviar pedido ao servidor (1) pedido para marcar/desmarcar a aplicação/pacote de aplicações ou driver/pacote de drivers como instalado, atualizado e/ou desinstalado. 2a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido gestor local (5) conter os seguintes passos: • Pedir credenciais ao utilizador; • Enviar pedido ao servidor (1) para verificar se o utilizador existe e se as credenciais são válidas; o Se o utilizador existir e as credenciais forem válidas, cria um novo identificador único nos registos do computador cliente (5) ; o Se o utilizador não existir ou se as credenciais não forem inválidas, pede novas credenciais; • Lê as características do sistema operativo do computador cliente (5) ; • Envia pedido ao servidor (1) para criar novo registo para aquele cliente (5); • Fazer a leitura e sincronização das características do cliente (5) com o servidor (1); • Lança um serviço (7) para monitorizar o comportamento do cliente (5); • Aguardar por novas mensagens para executar. 3a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido gestor local (5) e remoto (3) incluir instalação de aplicações/pacote de aplicações e drivers/pacote de drivers. 4a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido gestor local (5) e remoto (3) incluir atualização de aplicações/pacote de aplicações e drivers/pacote de drivers. 5a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) gue inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido gestor local (5) e remoto (3) incluir desinstalação de aplicações/pacote de aplicações e drivers/pacote de drivers. 6a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido gestor local (5) conter ainda uma interface gráfica, onde o utilizador pode ver a lista de aplicações, pacotes de aplicações, drivers e pacotes de drivers disponíveis no servidor (1) sendo possível ver quais já se encontram instalados no computador cliente (5) e selecionar/desseleccionar as que pretende instalar/desinstalar. 7a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido gestor remoto (3) conter ainda uma interface gráfica, onde o utilizador pode ver a lista de computadores clientes (5) associados à conta do utilizador e para cada um deles ver quais as suas característica do sistema operativo, dos dispositivos, drivers e aplicações instaladas, assim como, a lista de aplicações, pacotes de aplicações, drivers e pacotes de drivers disponíveis no servidor (1) mostrando quais já se encontram instaladas no computador cliente (5) e podendo selecionar/desseleccionar as que pretende instalar/desinstalar. 8a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido gestor remoto (3) permitir ainda na interface gráfica, criar e/ou editar pacotes de aplicações e drivers atribuindo-lhe um nome para utilização imediata ou futura, assim como, fazer a replicação da configuração de um computador cliente (5) para outros computadores clientes (5) associados à conta do utilizador. 9a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a referida instalação conter os seguintes passos: • Fazer pedido ao servidor (1) da informação necessária para a instalação com os respetivos parâmetros e endereço para a transferência; • Receber no computador cliente (5) a informação da aplicação de acordo com as caracteristicas do cliente (5) que fez o pedido; • Verifica se a aplicação já se encontra instalada no computador (5) ; • Se já estiver instalada, compara a versão com a que foi recebida pelo servidor (1) para verificar se é a mais recente; • Se a versão da aplicação não for a mais recente ou se não estiver instalada, verifica se possui aplicações dependentes para poder ser instalada; o Se tiver, procede com a instalação de cada uma delas antes de instalar a aplicação pretendida; o Senão tiver, inicia a transferência através do endereço recebido do servidor (1); • Verifica se o ficheiro é compactado; • Caso seja compactado, descompactar o ficheiro; • Caso não seja compactado, executa a instalação com os parâmetros recebidos. 10a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a referida desinstalação conter os seguintes passos: • Fazer pedido ao servidor (1) da informação necessária para a desinstalação e respetivos parâmetros para desinstalação; • Receber do servidor (1) a informação da aplicação a ser desinstalada de acordo com as caracteristicas do cliente (5) que fez o pedido; • Verificar se a informação vinda da base de dados (2) contem parâmetros para desinstalação; • Caso tenha, executar a desinstalação com os parâmetros recebidos; • Caso não tenha, executar, caso exista, a linha de comandos de desinstalação presente nos registos, dando prioridade à linha de comandos silenciosa; • Eliminar dos registos as informações deixadas para trás pelo desinstalador; • Eliminar as pastas deixadas para trás pelo desinstalador. 11a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por, a referida instalação fazer a extração de ficheiros quando não existe um ficheiro executável para a instalação ou atualização. 12a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por, a referida instalação recorrer às opções disponíveis dos instaladores para definir os componentes para instalar e respetiva configuração. 13a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por, a referida desinstalação utilizar os parâmetros disponíveis nos instaladores ou nos registos para serem executados em modo silencioso. 14a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por, a referida leitura e sincronização de um computador (5) com o servidor (1) conter os seguintes passos: • Fazer pedido ao servidor (1) para saber se o cliente (5) é válido e se existe na base-de-dados (2) ; • Se for inválido, eliminar dos registos a identificação do cliente (5) e pedir novamente credenciais ao utilizador; • Se for válido, faz uma leitura das características do sistema operativo; • Envia pedido ao servidor (1) para inserção das características do sistema operativo do cliente (5) ; • Faz uma leitura dos registos das aplicações instaladas; • Envia pedido ao servidor (1) de inserção das aplicações do cliente (5); • Faz uma leitura dos drivers instalados; • Envia ao servidor (1) um pedido de inserção dos drivers; • Faz uma leitura dos dispositivos; • Envia ao servidor (1) um pedido de inserção dos dispositivos. 15a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por, a referida deteção das alterações nos registos do computador (5) conterem os seguintes passos: • Detetar modificações feitas nos registos; • Informar o cliente (5) de alterações feitas nos registos do computador; • Fazer nova leitura dos registos do cliente (5); • Fazer a comparação da informação do cliente (5) existente na base-de-dados (2) com a nova informação existente nos registos; • Enviar informação das alterações dos registos do cliente (5) ao servidor (1) ; • Receber no servidor (1) a informação das modificações dos registos; • Guardar no servidor (1) a informação das alterações feitas no cliente (5) . 16a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por, a referida instalação remota conter ainda os seguintes passos: • Enviar pedido ao servidor (1) da lista de aplicações disponíveis; • Receber a lista de aplicações do servidor (1); • Verificar qual(s) a(s) aplicação(s) que está selecionada(s); • Verificar qual o cliente (5) que está selecionado; • Enviar pedido ao servidor (1) para criar a mensagem de instalação para aquele cliente (5). 17a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por, a referida desinstalação remota conter os seguintes passos: • Enviar pedido ao servidor (1) da lista de aplicações do cliente (5); • Receber a lista de aplicações do servidor (1); • Verificar que aplicações estão selecionadas; • Enviar pedido ao servidor (1) para criar a(s) mensagem(s) de desinstalação. 18a. Método implementado por computador de um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por, a referida replicação da configuração de um computador (5) conter os seguintes passos: • Enviar pedido ao servidor (1) para obter a lista de aplicações e drivers do cliente (5) a replicar; • Enviar pedido ao servidor da lista de clientes (5) do utilizador; • Verificar quais as aplicações estão selecionadas; • Verificar quais os clientes (5) selecionados; • Enviar pedido ao servidor (1) para criar a(s) mensagem(s) de replicação dos clientes (5) pretendidos. 19â. Sistema para um gestor local (5) e outro remoto (3) que inclui um replicador de configuração, caracterizado por implementar o método da reivindicação 1 e conter os seguintes elementos: • Um ou mais computadores clientes (5), com o serviço (7) e respetivo gestor instalado; • Um ou mais servidores (1) com base-de-dados (2) de computadores clientes (5), base-de-dados (2) de acesso de utilizadores e base-de-dados de aplicações e drivers; • Uma aplicação web, presente em cada um dos servidores (1).
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT108747A PT108747A (pt) | 2015-07-30 | 2015-07-30 | Sistema e método de um gestor local e outro remoto que inclui um replicador de configuração |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT108747A PT108747A (pt) | 2015-07-30 | 2015-07-30 | Sistema e método de um gestor local e outro remoto que inclui um replicador de configuração |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT108747A true PT108747A (pt) | 2017-01-30 |
Family
ID=58744901
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT108747A PT108747A (pt) | 2015-07-30 | 2015-07-30 | Sistema e método de um gestor local e outro remoto que inclui um replicador de configuração |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
PT (1) | PT108747A (pt) |
-
2015
- 2015-07-30 PT PT108747A patent/PT108747A/pt unknown
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US8271975B2 (en) | Method and system for provisioning software | |
US6301710B1 (en) | System and method for creating a substitute registry when automatically installing an update program | |
US6408434B1 (en) | System and method for using a substitute directory to automatically install an update program | |
US9250672B2 (en) | Cloning target machines in a software provisioning environment | |
US8316224B2 (en) | Systems and methods for tracking a history of changes associated with software packages and configuration management in a computing system | |
US9727320B2 (en) | Configuration of provisioning servers in virtualized systems | |
US8402123B2 (en) | Systems and methods for inventorying un-provisioned systems in a software provisioning environment | |
US9134987B2 (en) | Retiring target machines by a provisioning server | |
US20090300151A1 (en) | System and method for managing a virtual appliance lifecycle | |
US20100057833A1 (en) | Methods and systems for centrally managing multiple provisioning servers | |
US20100223610A1 (en) | Systems and methods for providing a library of virtual images in a software provisioning environment | |
BRPI0610529A2 (pt) | computação autonÈmica : agente de gerenciamento que utiliza polìtica de ação para operação | |
US9032394B1 (en) | Deploying drivers for an operating system on a computing device | |
KR20000070089A (ko) | 소프트웨어 갱신 매니저 | |
WO2013081666A1 (en) | Deployment and updating of applications and drivers on a client device using and extensible markup language (xml) configuration file | |
US20040221146A1 (en) | Build time dynamic installation of drivers on cloned systems | |
CN104468189B (zh) | 一种针对不同客户版本自动升级bios的方法 | |
US20060271329A1 (en) | Integrated instrument driver network | |
US9367302B2 (en) | Generating client qualification to execute package update manager | |
KR20020031201A (ko) | 인터넷을 이용한 소프트웨어 원클릭 업그레이드방법 | |
PT108747A (pt) | Sistema e método de um gestor local e outro remoto que inclui um replicador de configuração | |
US11281444B2 (en) | Application update monitoring computer systems | |
Uphill | Mastering Puppet | |
Bell et al. | MySQL Router | |
Platt et al. | Web Development |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 20161212 |