PT108239A - Recipiente para cultivo de plantas, com sistemas integrados combinados de subirrigação, compostagem e arejamento radicular - Google Patents
Recipiente para cultivo de plantas, com sistemas integrados combinados de subirrigação, compostagem e arejamento radicular Download PDFInfo
- Publication number
- PT108239A PT108239A PT108239A PT10823915A PT108239A PT 108239 A PT108239 A PT 108239A PT 108239 A PT108239 A PT 108239A PT 10823915 A PT10823915 A PT 10823915A PT 108239 A PT108239 A PT 108239A
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- container
- water
- tank
- plant cultivation
- reservoir
- Prior art date
Links
Landscapes
- Cultivation Receptacles Or Flower-Pots, Or Pots For Seedlings (AREA)
Abstract
O RECIPIENTE (1) COMPREENDE UM DEPÓSITO (12) COM UMA ZONA SUPERIOR DESTINADA A SOLO, UMA ZONA INFERIOR DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA, BANHANDO A ZONA INFERIOR DE UM MATERIAL QUE ELEVA ÁGUA POR CAPILARIDADE E QUE PELO MENOS NUMA PARTE DO DEPÓSITO CONTACTA COM A ZONA SUPERIOR, E UMA ZONA INTERMÉDIA, CONTENDO AR, SENDO O SOLO SUSTENTADO POR UMA PLACA SEPARADORA (131). CARACTERIZA-SE POR A ZONA SUPERIOR DO DEPÓSITO (12) CONTER UM COMPOSTOR (14) COM UM ORIFÍCIO, NO SEU FUNDO, QUE VERTE CHÁ DE COMPOSTO PARA O CITADO RESERVATÓRIO DE ÁGUA NO DEPÓSITO (12) - ONDE TAL LÍQUIDO SE DILUI E ESPALHA - E POR A PLACA (131) TER PELO MENOS UMA ABERTURA (1310) POR ONDE O SOLO CONTACTA COM O DITO MATERIAL QUE APRESENTA CAPILARIDADE EM RELAÇÃO À ÁGUA. A ÁGUA COM O CHÁ NELA DILUÍDO ASCENDE ATÉ AO SOLO POR CAPILARIDADE, IRRIGANDO-O E SIMULTANEAMENTE FERTILIZANDO-O. O RECIPIENTE É DESMONTÁVEL.
Description
DESCRIÇÃO "RECIPIENTE PARA CULTIVO DE PLANTAS, COM SISTEMAS INTEGRADOS COMBINADOS DE SUBIRRIGAÇÃO, COMPOSTAGEM E AREJAMENTO RADICULAR"
Domínio da invenção A presente invenção respeita a um recipiente para cultivo de plantas.
Estado anterior da técnica A utilização de recipientes para cultivo de plantas ou alimentos constitui uma arte antiga e conhecida na técnica anterior.
Por via de regra, as plantas podem ser cultivadas num recipiente, seja em vaso ou cama de cultivo, vertical ou horizontal, de pequenas ou grandes dimensões, quando são proporcionadas as condições de crescimento apropriadas, nomeadamente ao nível da estabilização do solo pelo recipiente, permitindo uma drenagem adequada para o crescimento de alimentos ou plantas maduras.
No contexto atual, as principais desvantagens para o cultivo em recipientes próprios são as exigências de manutenção ao nível da rega e da fertilização.
Atualmente, a manutenção, quanto à rega, é realizada através de processos manuais ou de complexos sistemas mecânicos (com sistemas de bombagem e tubagem, sistemas de válvulas, programadores integrados, etc.). Em nenhum destes processos é possível alimentar a zona de cultivo nas exatas medidas e necessidades exigidas naturalmente pelas plantas. Os sistemas manuais pecam por falta de rigor. Os processos mecânicos por excesso de rigor.
Resulta à evidência que as diferentes técnicas para correta manutenção da rega (hidroponia, sistemas flutuantes, subirrigação, gotejamento, etc.) dependem de fatores externos tão subjetivos como a qualidade da terra, a quantidade de água, a exposição solar, a drenagem e as condições de vento, entre muitas outras.
Cada planta ou alimento tem as suas próprias necessidades e não há duas plantas ou alimentos iguais.
Para fertilizar um recipiente de cultivo existem atualmente duas soluções. Uma é comprar um fertilizante (vulgo adubo) no mercado e adicioná-lo ao recipiente de cultivo; a outra, como alternativa, consiste em gerar o fertilizante através de um processo tradicional conhecido por compostagem.
Num processo de compostagem gera-se um composto que é um fertilizante sólido muito rico em nutrientes. A prática consiste em introduzir o composto dentro de água para assim obter o chá de composto. Este chá de composto além de ser muito rico em nutrientes, na forma liquida torna-se mais facilmente disponível para as plantas. Este líquido é depois utilizado para regar as plantas e assim fornecer--lhes os nutrientes que elas precisam para o seu crescimento.
Em W02011/080760 A2 descreve-se um vaso para cultivo de plantas com recetáculos separados lateralmente para compostagem onde lixo orgânico é depositado e coberto com solo. As partições que separam entre si o vaso com o solo para cultivo e os ditos recetáculos laterais para compostagem, têm, cada uma delas, uma zona central dotada de furos para passagem de raízes, zona essa ladeada por calhas que alojam uma chapa deslizante amovível que permite tapar os ditos furos. Após o lixo orgânico se ter decomposto em composto orgânico, num dos recetáculos, a remoção da chapa de tapamento dos furos da respetiva partição separadora, permite que algumas raízes da(s) planta(s) existente (s) no vaso atravessem os furos dessa partição e contactem com o composto no dito recetáculo. Só as raízes que atravessam os furos podem beneficiar do composto. As raízes que atravessem os furos e que atinjam a zona inferior do recetáculo, rica em chá de composto concentrado, serão queimadas.
Em WO 2009081419 descreve-se um vaso que encerra internamente uma câmara de compostagem, separada por uma partição dotada, lateralmente, de furos para passagem de raízes e, superiormente, de furos para arejamento da câmara de compostagem. Os factos descritos no parágrafo anterior aplicam-se também a este caso.
Em EP0400421 descreve-se um recipiente para cultivo de plantas dotado de um tanque inferior de armazenamento de água, orifícios de drenagem que regulam o nível máximo de água, dispostos sobrelevados na área do fundo, em recessos que servem de pegas para o recipiente. Prevê-se a possibilidade de as paredes laterais do recipiente terem meios de suporte acima da cota dos ditos orifícios de drenagem, para suporte de uma placa perfurada separadora. Não está previsto qualquer compostor.
Obj ectivos A presente invenção respeita a um recipiente para cultivo, recipiente esse concebido para suprir as exigências do cultivo no que respeita à manutenção, tanto ao nivel da rega, como da correta adubação ou fertilização.
Descrição da invenção
Para tanto, o recipiente de cultivo segundo a invenção integra um sistema de subirrigação do terreno de cultivo, está dotado de orifícios apropriados e suficientes para a sua ventilação e drenagem, respeitando as condições naturais de cultura das plantas e alimentos, e integra adicionalmente a capacidade de compostagem dentro do próprio recipiente.
Ambos (compostagem e subirrigação) funcionam de forma autónoma em sistema fechado, isto é, funcionam em conjunto e de modo interligado entre si: o composto gerado pelo sistema de compostagem permite enriquecer a água contida do reservatório de água; esta, consequentemente, vai alimentar (irrigando e fertilizando) toda a zona de cultivo através do processo de subirrigação.
Segundo a invenção, o recipiente para cultivo de plantas, compreende um depósito dividido numa zona superior onde se deposita o solo, numa zona inferior que constitui um reservatório de água que banha a zona inferior de um material que apresenta capilaridade em relação à água -material este que pelo menos numa parte do depósito contacta com a referida zona superior - e numa zona intermédia, contendo ar, sendo o solo sustentado nesse recipiente por pelo menos uma placa separadora. Tal recipiente caracteriza-se por a zona superior do dito depósito conter um contentor compostor dotado de pelo menos uma abertura ou orifício, no seu fundo, que verte líquido para o citado reservatório de água no fundo do dito depósito, onde tal líquido se dilui e espalha, e por a dita pelo menos uma placa separadora ter pelo menos uma abertura por onde o solo pode contactar com o dito material que apresenta capilaridade em relação à água.
Segundo uma concretização particular da invenção o material que apresenta capilaridade em relação à água é argila expandida.
Segundo essa concretização particular da invenção preferencialmente o recipiente para cultivo de plantas caracteriza-se ainda por possuir uma estrutura de separação integrando pelo menos uma placa separadora e formando compartimentos, bem como por pelo menos um de tais compartimentos ser preenchido até cima com a argila expandida.
Segundo outra concretização particular da invenção, o dito depósito tem aberturas para circulação de ar e escoamento de líquidos, à cota da citada zona intermédia entre o solo de cultivo das plantas e a água.
Segundo uma concretização preferencial da invenção o recipiente para cultivo de plantas é composto por uma estrutura de suporte composta por tubos que se unem através de conectores, estrutura esta que suporta um material têxtil impermeável que integra as paredes laterais do recipiente, paredes que são divididas, na sua altura, em duas zonas distintas. Uma estrutura independente cumpre a função de separar, no interior do recipiente, estas duas zonas. A parte superior destina-se a receber solo/substrato de cultivo e a parte inferior destina-se a um reservatório que tem a função de abastecer de água a zona de cultivo criando assim um sistema de subirrigação.
Segundo a invenção, a zona de cultivo incorpora um contentor compostor, preferencialmente com orifícios em todas as suas faces laterais e com tampa, fixado na estrutura independente que separa entre si a zona de cultivo e o reservatório de água, contentor compostor este que permite o acolhimento de resíduos orgânicos e simultaneamente viabiliza a compostagem (por ação de minhocas e microrganismos). Este contentor compostor possui uma abertura no fundo para permitir o escoamento de líquidos. Este contentor compostor doravante será também denominado simplesmente como contentor ou compostor. Este contentor, para além dos orifícios nas paredes laterais, tem ainda aberturas no topo e no fundo para melhorar ainda mais o seu arejamento. A presente invenção permite assim uma autofertilização e irrigação simultânea da zona de cultivo.
Breve descrição dos desenhos A figuras anexas, apresentadas a título meramente ilustrativo e não limitativo, representam uma concretização do recipiente para cultivo segundo a invenção, onde: A figura 1 mostra o recipiente visto em perspetiva. A figura 2 mostra-o segundo uma projeção ortogonal lateral, sem o têxtil impermeável e sem a tela, para melhor visualização dos componentes internos, designadamente da estrutura de separação, também dita intermédia.
Descrição pormenorizada de um modo preferencial de concretização
Seguidamente faz-se uma descrição mais pormenorizada com base num modo de concretização preferencial representado nos desenhos anexos.
No que se segue, as referências usadas em correspondência com os desenhos são as seguintes: 1 - Recipiente 11 - Estrutura de suporte 111 - Tubos 112 - Conectores 12 - Depósito 121 - Têxtil impermeável 122 - Tela 1220 - Aberturas 13 - Estrutura intermédia ou de separação 131 - Placas separadoras 1310 - Aberturas 1311 - Recorte 132 - Placas de suporte 1321 - Recortes 14 - Contentor ou compostor 140 - Orifícios laterais 141 - Tampa 1410 - Orifícios superiores 146 - Orifícios inferiores 15 - Tubo alimentador 151 - Tampa 16 - Botões de pressão
Conforme constante das figuras 1 e 2, o presente recipiente (1) para cultivo compreende uma estrutura de suporte (11) composta por tubos (111) que se unem através conectores (112), um depósito (12) fixado na estrutura, constituído por paredes substancialmente de material têxtil impermeável (121) - depósito esse com aberturas (1220) para circulação de ar e escoamento de líquidos - botões de pressão (16) para fixação do depósito (12) à estrutura de suporte (11), uma tela (122), cozida ao material têxtil impermeável (121) e constitutiva da zona inferior do depósito (12), mormente do fundo deste, placas separadoras (131) com um recorte (1311) e aberturas (1310), um tubo alimentador (15) de alimentação de água, dotado de uma tampa (151) . Preferencialmente há ainda uma manta em material geotêxtil (não representada nos desenhos) que se pousa por cima das placas separadoras e onde depois assenta a terra para cultivo das plantas. O recipiente (1) para cultivo, segundo a presente invenção, e, em particular, segundo os desenhos anexos, compreende ainda um contentor ou compostor (14), com tampa (141), orifícios laterais (140) nas respetivas paredes, aberturas ou orifícios para circulação de ar em cima e em baixo e orifício (s) no fundo para escoamento de líquidos, designadamente orifícios inferiores (146), no fundo do contentor, e orifícios superiores (1410), estes preferencialmente na tampa (141). A estrutura de suporte (11) tem a função de dar suporte ao depósito (12). O depósito (12) tem a dupla função de armazenar água no fundo e de conter terra ou substrato vegetal destinado ao cultivo de alimentos. Estes dois elementos são separados por uma estrutura de separação (13) que se descreverá mais em detalhe adiante. O depósito é constituído por dois materiais. As paredes são - na sua parte superior - de material têxtil impermeável (121) , sendo costuradas, na sua parte inferior, à zona inferior do depósito, incluindo designadamente o fundo deste, a qual é constituída por uma tela (122) preferencialmente de PVC impermeável. A parte inferior do depósito têm, ainda, dois orifícios ou aberturas (1220), um em cada lateral, que servem, designadamente, para escoar o excesso de água no depósito.
Placas (131; 132) de PVC expandido constituem a estrutura de separação (13), a qual, quando instalada dentro do depósito (12), permite criar um reservatório de água por toda a área inferior do depósito. As aberturas (1310) das placas separadoras (131) de PVC permitem aceder a compartimentos que se destinam a receber argila expandida ou outro material inerte que permite fazer a ascensão da água por capilaridade e consequentemente a irrigação da área de cultivo. A placa separadora (131) tem ainda um recorte (1311) para poder encaixar o tubo alimentador (15) de alimentação de água.
As aberturas laterais (1220) do depósito têxtil, localizadas na sua parte inferior lateral, criam também um canal de ar por baixo da zona de cultivo que vai permitir a sua oxigenação. O compostor (14) tem a altura da zona de cultivo, tem uma tampa (141), é perfurado por meio de orifícios laterais (140) nas respetivas faces laterais, tem aberturas no topo e no fundo para ventilação, designadamente orifícios superiores (1410), e uma abertura ou orifício inferior (146) no fundo para escoamento. O compostor (14) assenta na placa separadora (131). As aberturas ou orifícios (1410 e 146) para ventilação do compostor e/ou escoamento vão permitir que o canal de ar por baixo da placa separadora (131) ventile todo o compostor. O compostor (14) recebe resíduos orgânicos (não representados). Ao compostor adicionam-se minhocas. As minhocas vão processar todos os resíduos orgânicos e transformá-los num composto chamado vermicomposto. Este vermicomposto é um fertilizante orgânico muito rico em nutrientes. 0 movimento das minhocas de dentro do compostor, também denominado vermicompostor, para a zona de cultivo e vice-versa - através dos orifícios laterais (140) vai espalhar os nutrientes pela zona de cultivo, fertilizando-a.
Sempre que possível será adicionada água ao vermicompostor. Esta água vai percorrer todo o compostor e escoar pela abertura do fundo do vermicompostor para o reservatório de água. Esta água pelo contacto com o composto presente dentro do compostor vai ser muito rica em nutrientes que por sua vez, vai estar disponível para as plantas através do sistema de subirrigação. Esta invenção transforma, no próprio recipiente de cultivo, uma parte do composto em "chá de composto", um fertilizante líquido rico em nutrientes e muito benéfico para o crescimento das plantas, assim disponível sem ação humana direta.
Esta invenção consegue assim um sistema de cultivo de alimentos que se autofertiliza.
Claims (9)
- REIVINDICAÇÕES1. Recipiente (1) para cultivo de plantas, compreendendo um depósito (12) dividido numa zona superior onde se deposita o solo, numa zona inferior que constitui um reservatório de água que banha a zona inferior de um material que apresenta capilaridade em relação à água -material este que pelo menos numa parte do depósito contacta com a referida zona superior - e numa zona intermédia, contendo ar, sendo o solo sustentado por pelo menos uma placa separadora (131), caracterizado por a zona superior do depósito conter um contentor compostor (14) dotado de pelo menos uma abertura ou orifício (146), no seu fundo, que verte líquido para o citado reservatório de água no fundo do dito depósito (12), onde tal líquido se dilui e espalha, e por a dita pelo menos uma placa separadora (131) ter pelo menos uma abertura (1310) por onde o solo pode contactar com o dito material que apresenta capilaridade em relação à água.
- 2. Recipiente (1) para cultivo de plantas, de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por o material que apresenta capilaridade em relação à água ser argila expandida.
- 3. Recipiente (1) para cultivo de plantas, de acordo com as reivindicações n.°s 1 e 2, caracterizado por possuir uma estrutura de separação (13), a qual integra a pelo menos uma placa separadora (131) e forma compartimentos, e por pelo menos um de tais compartimentos ser preenchido até cima com argila expandida.
- 4. Recipiente (1) para cultivo de plantas, de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por o depósito (12) ser constituído, na parte superior, por paredes de material têxtil impermeável (121) a cuja parte inferior é cozida uma tela (122) que forma a zona inferior e em particular o fundo do depósito (12).
- 5. Recipiente (1) para cultivo de plantas, de acordo com a reivindicação n.° 4, caracterizado por o depósito (12) ter aberturas (1220) para circulação de ar e escoamento de líquidos, à cota da zona intermédia entre o solo e a água.
- 6. Recipiente (1) para cultivo de plantas, de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por compreender uma estrutura de suporte (11).
- 7. Recipiente (1) para cultivo de plantas, de acordo com a reivindicação n.° 6, caracterizado por a estrutura de suporte (11) ser composta por tubos (111) que se unem através conectores (112).
- 8. Recipiente (1) para cultivo de plantas, de acordo com as reivindicações n.°s 4 e 6, caracterizado por o depósito (12) ser fixado à estrutura de suporte (11) por botões de pressão (16).
- 9. Recipiente (1) para cultivo de plantas, de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por compreender um tubo alimentador (15) de alimentação de água.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT108239A PT108239A (pt) | 2015-02-20 | 2015-02-20 | Recipiente para cultivo de plantas, com sistemas integrados combinados de subirrigação, compostagem e arejamento radicular |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT108239A PT108239A (pt) | 2015-02-20 | 2015-02-20 | Recipiente para cultivo de plantas, com sistemas integrados combinados de subirrigação, compostagem e arejamento radicular |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT108239A true PT108239A (pt) | 2016-08-22 |
Family
ID=58605635
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT108239A PT108239A (pt) | 2015-02-20 | 2015-02-20 | Recipiente para cultivo de plantas, com sistemas integrados combinados de subirrigação, compostagem e arejamento radicular |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
PT (1) | PT108239A (pt) |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2022150882A1 (en) * | 2021-01-15 | 2022-07-21 | Wasteplant Pty Ltd | Integrated composting and edible plant growing facility |
-
2015
- 2015-02-20 PT PT108239A patent/PT108239A/pt unknown
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2022150882A1 (en) * | 2021-01-15 | 2022-07-21 | Wasteplant Pty Ltd | Integrated composting and edible plant growing facility |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
KR101232644B1 (ko) | 수경 재배용 베드 | |
US9357714B2 (en) | Method for cultivating plants as well as a floating carrier | |
KR101802874B1 (ko) | 인삼 수경재배장치 | |
KR101301718B1 (ko) | 수경 재배장치 | |
US20150282444A1 (en) | Hydroponic flood table | |
KR101105311B1 (ko) | 상토흙을 사용하는 육묘판을 이용한 식물재배장치 | |
JP6158592B2 (ja) | 水耕栽培装置および水耕栽培方法 | |
PT108239A (pt) | Recipiente para cultivo de plantas, com sistemas integrados combinados de subirrigação, compostagem e arejamento radicular | |
CN106665318B (zh) | 植物运输保鲜桶 | |
KR101232643B1 (ko) | 수경 재배장치 | |
CN214482656U (zh) | 一种水培种植装置及水培种植组合系统 | |
JP2011142835A (ja) | 節水型の木製プランター | |
KR200370417Y1 (ko) | 가정용 식물 재배화분 | |
JP2000217434A (ja) | 植物栽培容器 | |
KR101798946B1 (ko) | 화분용 발효 유닛 및 상기 화분용 발효 유닛을 포함하는 발효 장수 화분 | |
JP4313616B2 (ja) | 養液栽培装置 | |
KR101864596B1 (ko) | 절수형 토양 양액 재배 겸용 화분 | |
KR20140036679A (ko) | 수경재배판 | |
US20220369573A1 (en) | A modular structure for a raised bed | |
KR101663865B1 (ko) | 양액 토양 겸용 화분 및 상기 양액 토양 겸용 화분에 적용되는 화분 받침 부재 및 화분 내부 부재 | |
CN110063247A (zh) | 一种水培种植用胶囊及其种植方法 | |
CN103120115A (zh) | 小根域基质无土栽培装置 | |
KR20160032618A (ko) | 스크린컵이 구성된 수경재배용 베드 세트 | |
CN218244976U (zh) | 一种种植机 | |
CN211267889U (zh) | 一种农业种植培育装置 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 20160713 |