PT107337B - Método para alisamento do cabelo - Google Patents

Método para alisamento do cabelo Download PDF

Info

Publication number
PT107337B
PT107337B PT107337A PT10733713A PT107337B PT 107337 B PT107337 B PT 107337B PT 107337 A PT107337 A PT 107337A PT 10733713 A PT10733713 A PT 10733713A PT 107337 B PT107337 B PT 107337B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hair
straightening
laser
product
mixture
Prior art date
Application number
PT107337A
Other languages
English (en)
Other versions
PT107337A (pt
Inventor
Alessandra Ferreira Santos Ponces
Original Assignee
Alessandra Ferreira Santos Ponces
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alessandra Ferreira Santos Ponces filed Critical Alessandra Ferreira Santos Ponces
Priority to PT107337A priority Critical patent/PT107337B/pt
Publication of PT107337A publication Critical patent/PT107337A/pt
Publication of PT107337B publication Critical patent/PT107337B/pt

Links

Landscapes

  • Cosmetics (AREA)

Abstract

PRESENTE INVENÇÃO RELACIONA-SE COM UM MÉTODO DE ALISAMENTO DO CABELO, FAZENDO USO DE TECNOLOGIA LASER E FOTOPOLIMERIZAÇÃO, EM CONJUNTO COM UM PRODUTO DESENVOLVIDO PARA MELHORAR A QUALIDADE E A DURAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS, PRODUTO ESTE CONTENDO PROPRIEDADES NUTRITIVAS E RECONSTRUTIVAS DA INTEGRIDADE CAPILAR. DESTA FORMA, A PRESENTE INVENÇÃO É ÚTIL PARA ALISAR EFICAZMENTE TODOS OS TIPOS DE CABELO, MANTENDO A SUA INTEGRIDADE, SAÚDE E SIMULTANEAMENTE PROMOVENDO O SEU CRESCIMENTO E O ESPESSAMENTO DAS SUAS FIBRAS, MELHORANDO SIGNIFICATIVA E VISIVELMENTE O SEU ASPETO, PODENDO SER APLICADO NA INDÚSTRIA DE PRODUTOS CAPILARES.

Description

MÉTODO PARA ALISAMENTO DO CABELO
Domínio técnico da invenção
A presente invenção relaciona-se com um método de alisamento do cabelo, fazendo uso de tecnologia laser e fotopolimerização, em conjunto com um produto desenvolvido para melhorar a qualidade e a duração dos resultados obtidos, produto este contendo propriedades nutritivas e reconstrutivas da integridade capilar.
Sumário da invenção
A presente invenção relaciona-se com um método de alisamento do cabelo fazendo uso de tecnologia laser e fotopolimerização em conjunto com um produto desenvolvido para melhorar a qualidade e a duração dos resultados obtidos, produto este contendo propriedades nutritivas e reconstrutivas da integridade capilar.
A presente invenção é assim útil para alisar eficazmente todos os tipos de cabelo, mantendo a sua integridade, saúde e simultaneamente promovendo o seu crescimento e espessamento, melhorando significativamente o seu aspeto.
Antecedentes da invenção
Existem no mercado várias soluções disponíveis para o alisamento capilar, contudo, todas as que utilizam laser utilizam também fontes de calor e/ou produtos de alisamento prejudiciais para o cabelo dos seres humanos, deixando-o danificado, ressequido e por vezes, causando mesmo a sua perda parcial ou total, devido à ação isolada ou conjunta de componentes tóxicos presentes nos produtos utilizados ou a comprimentos de onda desadequados e/ou períodos prolongados de aplicação da radiação potencialmente perigosos. Outras soluções menos tóxicas ou prejudiciais não conseguem alcançar um resultado tão eficaz, em termos de alisamento e espessamento dos cabelos, como o produto e técnica da presente invenção.
documento EP 2269692 divulga um dispositivo para tratamento da queda de cabelo cuja ação descrita ativa as células capilares através da estimulação térmica, usando um elemento emissor de calor, através de estimulação fisica utilizando um elemento vibratório e ainda de estimulação ótica do couro cabeludo do paciente, por laser, promovendo assim o crescimento do cabelo e prevenindo a sua queda.
documento US 2011092863 divulga também um dispositivo de tratamento da queda e estimulação do crescimento do cabelo, aplicando LLLT (Low Levei Laser Therapy) no couro cabeludo do paciente, conjuntamente com vibrações mecânicas de frequência ultra-baixa, descrevendo a combinação da LLLT e vibrações como sendo sinergética.
O documento
WO
2009008967 divulga um sistema portátil de tratamento da pele, não apenas do couro cabeludo, estimulador do crescimento do cabelo, aplicando laser a frio e LED (Light
Emitting Diode) na área afetada, em conjunto ou não com um champô de utilização tópica consistindo numa mistura de minoxidil-finesterida e cetoconazole.
Também é descrita a utilização deste dispositivo para tratamento de recuperação da audição.
O produto obtido pelo método da presente invenção compreende uma combinação preferencial de ureia com cisteína ou ácido gioxilico, entre outros componentes conhecidos do estado da técnica para obtenção do alisamento capilar, tendo um potencial reestruturador e hidratante, atuando desde a fibra até ao córtex do cabelo, sem retirar a humidade natural do mesmo, mantendo a integridade da estrutura capilar e o condicionamento necessário para assegurar um alisamento seguro, mesmo nos cabelos mais fragilizados.
A ação conjunta das técnicas utilizadas com este produto, usando dispositivos disponíveis no mercado, embora noutras áreas de aplicação, nomeadamente o dispositivo de fotopolimerização utilizado em tratamentos dentários, traduz um equilíbrio perfeito entre os requisitos químicos e físicos para obter um alisamento eficaz e duradouro, pois facilita a penetração formulado produto nas fibras capilares, mantendo a integridade, cor e hidratação do cabelo e couro cabeludo e minimizando a ocorrência de reações alérgicas.
Descrição geral da invenção
As fórmulas disponíveis no mercado utilizam ácidos agressivos para o cabelo e couro cabeludo, principalmente quando o alisamento é conseguido através da degradação térmica destes compostos aplicados no cabelo, produzindo frequentemente compostos tóxicos, tais como o formol. Além deste aspeto prejudicial, há a considerar o facto dos cabelos submetidos previamente a coloração química integral ou parcial, temporária ou permanente, estarem mais fragilizados que os cabelos no seu estado e cor naturais.
uso habitual do tioglicolato de amónia nas fórmulas de alisamento disponíveis do mercado deixa o cabelo demasiado ressequido, enquanto que o uso do ácido glioxilico nas formulações origina compostos voláteis tóxicos, tais como o formol, por degradação térmica daquele composto, resultante da aplicação de temperaturas elevadas de cerca de 180 2C pelas placas ou pranchas de alisamento elétricas comumente utilizadas.
O método da presente invenção permite também que com a utilização destas pranchas de alisamento a temperaturas inferiores ou iguais a 120 SC, se consigam resultados mais eficazes e duradouros em termos da estabilidade do alisamento do cabelo, minimizando o inconveniente comum num alisamento menos eficaz, designado por frizz.
LASER
O uso de laser em conjunto com fórmulas químicas utilizando alguns compostos idênticos é também conhecido no mercado.
O uso do laser no tratamento capilar baseia-se no principio de que a luz, mesmo a comum, tem um efeito positivo nas funções celulares. Podemos perceber isto durante a época do verão, quando normalmente ficamos expostos a dias mais longos de luz solar natural. Durante este período os nossos
cabelos crescem mais espessa. rápido e adquirem uma aparência mais
0 laser, no entanto, é diferente da luz natural, tendo
algumas caracteristicas especiais que definem a sua ação:
a) monocromático - um único comprimento de onda;
b) a trajectória da luz é retilínea;
c) o feixe de luz é concentrado num ponto definido.
Estas características permitem que o laser penetre na pele sem causar aquecimento no local tratado, sem efeitos colaterais ou qualquer tipo de dano.
A aplicação do laser em tratamentos capilares é amplamente testada por todo o mundo. Está também divulgado o uso do laser aplicado, com a potência e comprimento de onda corretos, na diminuição da perda dos cabelos e na promoção do crescimento de cabelos mais espessos e resistentes.
FOTOPOLIMERIZAÇÃO interesse na fotoquimica de polímeros tem crescido nas últimas décadas devido não somente ao grande número de novas aplicações como também à repercussão do ponto de vista económico, técnico e ecológico. A fotopolimerização/fotocura tem recebido atenção especial devido às incontáveis aplicações e a sua importância na área de materiais. A cinética destes processos necessita de métodos analíticos precisos e rápidos para ser avaliada. Entre os métodos analíticos convencionais, os mais usados são a gravimetria e a medida de propriedades macroscópicas, tais como resistência à tração, à deformação e dureza. Entretanto, para determinações mais analíticas é conveniente usar métodos que permitam estudar a cinética da fotopolimerização em tempo real. Neste sentido têm sido usadas técnicas como dilatometria, espetroscopia Raman,
calorimetria, e espetroscopia de infravermelho por
transformada de Fourier em
tempo real.
A atividade no campo da fotopolimerização continua a expandir-se em muitas áreas e, recentemente, o interesse nos sistemas do fotoiniciação envolvendo a polimerização via radicais livres, iniciada por luz visível, tem recebido atenção especial. Recentemente, estudos sobre fotopolimerização catiónica induzida pela luz visível começaram a ser pesquisados novamente devido à grande variedade de monómeros que são polimerizáveis por via catiónica mas não por via radicalar, como, por exemplo, oxiranas e éteres vinilicos.
Do ponto de vista formal e considerando o mecanismo intrínseco da fotoformação do polímeros, a luz interage na etapa de iniciação da polimerização ou entrecruzamento, sendo portanto a etapa de fotoiniciação o ponto central de interesse fotoquimico. Os sistemas fotopolimerizáveis envolvem modificações das formulações usadas para produzir materiais com propriedades especificas.
Até agora esta técnica tem sido utilizada sobretudo com resinas e outros materiais, úteis em áreas técnicas tais como odontologia, ótica, electrónica e artes gráficas. A sua utilização no cabelo com a finalidade de o alisar é inovadora e foi testada no sentido de otimizar os resultados obtidos, por se basear na polimerização de monómeros presentes no produto de alisamento, tais como a cisteina, sem gerar compostos tóxicos, tais como o formol, ou outros prejudiciais à saúde do técnico e do próprio utilizador.
PRODUTO DE
ALISAMENTO produto utilizado no método da presente invenção compreende uma combinação ureia com cisteina ou com ácido glioxílico, misturadas com outros componentes conhecidos no estado da técnica para efeito de alisamento.
Este produto consiste numa mistura de ureia com uma fórmula
- fórmula X, que compreende:
Água
Cisteina ou Ácido glioxilico
Poliquatrinio-7
Polyquartenium-10
Diazolidinil
Proteína Hidrolizada de Soja
Miristato de isopropilo
Parafina liquida
Estearato de glicerilo
Estearato de PEG-40
Sorbitol
Etilexanoato de cetearilo
Dimeticona
Fenoxietanol
Álcool cetilico
Óleo de Persea Gratíssima
Carbómero
Alantoína
Ácido palmitico
Ácido esteárico
Etilexiglicerina Perfume (fragrância) Hidróxido de sódio Ácido láctico, Limoneno
Hexilcinamal
Alfa-isometilanona
Linalol
Salicilato benzílico
Eugenol
Citral
Hidroxicitronelal
Coumarina
Esta fórmula poderá ser adquirida pronta a usar.
Numa forma de realização opcional pode utilizar-se o ácido glioxilico em vez da cisterna, uma vez que, como não são aplicadas temperaturas elevadas no método da presente invenção, os compostos tóxicos provenientes da degradação do ácido glioxilico são gerados em quantidades desprezáveis e não prejudiciais à saúde do utilizador. Contudo, a sua utilização exclusiva poderá causar efeitos tóxicos cumulativos prejudiciais.
A combinação do produto de alisamento com as técnicas de laser e fotopolimerização proporciona um efeito sinérgico no alisamento, fazendo com que os cabelos fiquem substancialmente mais lisos durante mais tempo. Mais ainda, os cabelos permanecem saudáveis, uma vez que a aplicação deste método não danifica os mesmos, promovendo a sua reestruturação e espessamento e crescimento.
1.Composição do produto de Alisamento
O produto de alisamento compreende uma mistura, numa proporção compreendida entre
0,5:1,5 e
1,5:0,5, preferencialmente, de 1:1 da fórmula X com ureia diluida a 10% em água, disponível comercialmente.
2. Teste de Segurança
Antes da aplicação do produto é efetuado o teste de diagnóstico do cabelo e couro cabeludo, para que na fase de triagem possa ser verificado que não ocorreu qualquer reação ou manifestação de irritabilidade face ao produto na pele da cliente e assim garantir que os resultados obtidos no cabelo serão os pretendidos, i.e., um cabelo perfeitamente liso e saudável. Após 48 horas da realização deste teste, caso se verifique ausência de reação na pele onde foi aplicado o produto, poderá prosseguir com o tratamento em toda a extensão do couro cabeludo.
A aplicação deste teste é de uso obrigatório e só deverá ser feito por técnicos formados e com conhecimento na área química ou com formação especifica facultada pelo proprietário do presente produto.
3. Aplicação do produto no Cabelo
Aplicar o produto descrito em 1, uniformemente, em toda a cabeleira, alinhando o cabelo em madeixas. Se necessário, usar um pente fino. Deixar atuar em contacto com o cabelo entre 20 e 30 minutos, preferencialmente cerca de 25 minutos .
4. Laser
Em seguida, escovar o cabelo e passar madeixa a madeixa pelo laser. O dispositivo laser utilizado no método da presente invenção é um qualquer equipamento comercializado e autorizado pelas autoridades competentes para alisamento do cabelo. A titulo de exemplo e de modo a ilustrar o tipo de equipamento utilizado na presente invenção, poderia ser utilizado o SL-Hair®, um equipamento moderno e muito prático de utilizar. É preferencial que este equipamento seja transportado facilmente e necessite apenas de uma tomada de 110 ou 220 Volts para funcionar. É ainda preferencial que o equipamento laser utilizado no alisamento indique todos os tempos de aplicação através de sinais sonoros e diferenciados, as opções de tempos de aplicações, assim como um indicador do laser em operação claramente identificados.
Preferencialmente, o equipamento deverá ter uma caneta laser, que deve preferencialmente ser destacável e encontrar-se ligada na parte traseira do equipamento através de um conector robusto e de fácil ligação.
Preferencialmente, o referido equipamento já poderá vir programado para aplicações do laser de modo automático, irradiando a região do couro cabeludo a ser tratado com a radiação laser adequada.
Preferencialmente, a radiação laser será na faixa do vermelho (630 a 670 nm de comprimento de onda).
Posicionada a caneta aplicadora na região de interesse, ali deve permanecer entre 20 e 40 segundos para que a dose ideal de radiação seja aplicada. Terminado o tempo de aplicação, posiciona-se a caneta laser na área adjacente e deixa-se atuar novamente. As aplicações podem ser feitas por todo o couro cabeludo ou então em áreas particulares que necessitem especificamente deste tratamento.
5. Fotopolimerização
Esta operação pode ser realizada em alternativa ou na sequência da operação anterior.
A lâmpada de fotopolimerização usada pode ser uma qualquer lâmpada comercializada e autorizada pelas autoridades competentes para uso dentário. A titulo de exemplo e de modo a ilustrar o tipo de lâmpada utilizada na presente invenção, poderia ser utilizada uma lâmpada LED Stilight®. O equipamento utilizado deverá preferencialmente incluir uma lâmpada LED, fibra ótica, bateria de litio com capacidade elevada ocular.
carregador, adaptador e protector
A referida lâmpada deve utilizar luz LED azul pura de alta potência e alto brilho, com um comprimento de onda compreendido entre 385 e 515 nm, mais preferencialmente entre 430 e 485 nm, como fonte de luz, com uma fibra ótica de aplicação e que gere apenas calor residual, não necessitando de um ventilador para arrefecimento da lâmpada.
Devem deixar-se decorrer pelo menos 30 segundos entre cada aplicação e no final deve desinfetar-se a fibra ótica, submergindo-a em álcool a 75% durante alguns minutos.
6. Secagem e Alisamento
O cabelo é seco com secador comum e posteriormente passado com pranchas elétricas de alisamento, madeixa a madeixa, a uma temperatura inferior ou igual a cerca de 1202C.
No caso de cabelos mais resistentes ao alisamento ou à absorção do produto, pode ter de ser usada uma temperatura superior a 1202C para obter resultados igualmente eficazes.
Condições de Armazenamento do produto de Alisamento
Manter fora do alcance de crianças, conservar em local fresco, longe da exposição solar e de outras fontes de calor. Apenas para uso externo. Em caso de contacto acidental com os olhos ou outras mucosas, enxaguar imediatamente com água abundante.

Claims (5)

1. Produto de alisamento capilar caracterizado por consistir numa mistura de uma fórmula compreendendo Água, Cisteína, Poliquatrínio-7, Poliquartenio-10, Diazolidinil, Proteína Hidrolizada de Soja, Miristato de isopropilo, Parafina líquida, Estearato de glicerilo, Estearato de PEG-40, Sorbitol, Etilexanoato de cetearilo, Dimeticona, Fenoxietanol, Álcool cetílico, Óleo de Persea Gratíssima, Carbómero, Alantoína, Ácido palmítico, Ácido esteárico, Etilexiglicerina, Perfume (fragância), Hidróxido de sódio, Ácido láctico, Limoneno, Hexilcinamal, Alfa-isometilanona, Linalol, Salicilato benzílico, Eugenol, Citral, Hidroxicitronelal e Coumarina,
Com ureia a 10% em água, sendo essa mistura numa proporção compreendida entre 0,5:1,5 e 1,5:0,5, percentagem e proporção em v/v.
2. Produto de alisamento capilar, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a mistura ser uma proporção de 1:1 em v/v.
3. Produto de alisamento capilar, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a cisteína ser substituída por ácido glioxílico.
4. Método de alisamento capilar caracterizado por utilizar o produto de acordo com a reivindicação η.2 1, 2 ou 3 e consistir nas seguintes etapas:
a) Aplicação do produto, uniformemente em toda a cabeleira, alinhando o cabelo em madeixas, deixando actuar entre 20 e 30 minutos;
b) Escovar o cabelo e passar madeixa a madeixa pelo laser, permanecendo entre 20 a 40 segundos sobre a área de interesse; ou, alternativamente à utilização do laser, aplicação da lâmpada de fotopolimerização, sobre cada madeixa de cabelo, com pelo menos 30 segundos de intervalo entre cada aplicação;
c) Secagem do cabelo e alisamento com pranchas eléctricas a uma temperatura igual ou menor que 120°C.
5. Método de alisamento capilar de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por se aplicar a todos os tipos e comprimentos de cabelo.
PT107337A 2013-12-03 2013-12-03 Método para alisamento do cabelo PT107337B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107337A PT107337B (pt) 2013-12-03 2013-12-03 Método para alisamento do cabelo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107337A PT107337B (pt) 2013-12-03 2013-12-03 Método para alisamento do cabelo

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT107337A PT107337A (pt) 2014-04-29
PT107337B true PT107337B (pt) 2015-06-29

Family

ID=50677883

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT107337A PT107337B (pt) 2013-12-03 2013-12-03 Método para alisamento do cabelo

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT107337B (pt)

Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20110014669A1 (en) * 2009-01-23 2011-01-20 Microbia, Inc. Production of 1,4 Butanediol in a Microorganism
US20120023093A1 (en) * 2010-07-20 2012-01-26 Microsoft Corporation Extraction of rich search information from index servers via an alternative asynchronous data path
US20130011852A1 (en) * 2002-09-06 2013-01-10 Alchemia Limited Compounds that interact with kinases
WO2013004174A1 (zh) * 2011-07-04 2013-01-10 中国移动通信集团公司 一种基于p2p的证书管理方法及其装置

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8192729B2 (en) * 2009-12-21 2012-06-05 Robert Saute Composition and method for hair straightening
IT1401087B1 (it) * 2010-07-20 2013-07-12 Alderan S A S Di Alderano Mannozzi & C Ora Alderan S A S Di D Ottavi Adele & C Uso di alfa cheto acidi, o loro derivati, per rendere liscio il capello riccio, crespo od ondulato.
KR101368829B1 (ko) * 2011-03-08 2014-03-03 소망화장품주식회사 일욕식 퍼머넌트 웨이브용 및 스트레이트너용 용제 조성물
ES2374888A1 (es) * 2011-09-22 2012-02-23 María Mercedes Flores Romero Procedimiento de aplicación de principios activos en el capilar del cabello.

Patent Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20130011852A1 (en) * 2002-09-06 2013-01-10 Alchemia Limited Compounds that interact with kinases
US20110014669A1 (en) * 2009-01-23 2011-01-20 Microbia, Inc. Production of 1,4 Butanediol in a Microorganism
US20120023093A1 (en) * 2010-07-20 2012-01-26 Microsoft Corporation Extraction of rich search information from index servers via an alternative asynchronous data path
WO2013004174A1 (zh) * 2011-07-04 2013-01-10 中国移动通信集团公司 一种基于p2p的证书管理方法及其装置

Also Published As

Publication number Publication date
PT107337A (pt) 2014-04-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Hadis et al. The dark art of light measurement: accurate radiometry for low-level light therapy
CN107921292A (zh) 增强头发纤维并保护染色的头发免于褪色及洗掉色的方法
BRPI0808379A2 (pt) Composição para tratamento dos cabelos
AR020337A1 (es) Tratamiento de tejidos pigmentados con el uso de energia optica
US20240139540A1 (en) Light-based system and method for shaping and treating hair
AL-WATBAN et al. Comparison of wound healing process using argon and krypton lasers
PT107337B (pt) Método para alisamento do cabelo
BRPI0710375A2 (pt) processo para alisar ou relaxar o cabelo e composição para o tratamento dos cabelos
US9597150B2 (en) Method for the permanent removal of hair
Christian et al. The effects of water on heat-styling damage
DE602006014777D1 (de) Lichtschutzverfahren zur Behandlung von gefärbten Keratinfasern durch Aufbringen von Wasser-Dampf-Mischungen
WO2015160056A1 (ko) 광흡수 증대 효과가 우수한 피부 미용 광반응 조성물
Chen et al. Effect of honeysuckle extract for color protection of human hair exposed to sunlight radiation
Gladkova et al. Histological response of oral mucosa on fractional laser photothermolysis in animal experiments
EP3666248A1 (de) Pflegende haar-styling-emulsion
WO2012135930A1 (pt) Kit cosmético, composição para mudança conformacional de fibras capilares e respectivo método de aplicação
Glechik et al. Investigation of the phenomenon of photobleaching and evaluation of the effectiveness of treatment using a led photodynamic therapy device on optical phantoms
DE102013225916A1 (de) Haarglättung mit Carbocystein
CN106975158A (zh) 一种美容仪及使用该美容仪进行皮肤美容的方法
Shurrab et al. Effect of laser irradiation on the progression of skin cancer using carcinogen among hamsters.
Hashemikamangar et al. Effect of photodynamic therapy with two photosensitizers on the microtensile bond strength of a universal adhesive to affected dentin
Dycus Laser Therapy in Companion Animals What It Is, How It Works, & When It Benefits Patients
Takeuchi et al. Influence of blue and violet LED and infrared laser on the temperature of bleaching protocols in different concentrations of hydrogen peroxide
CN113197820A (zh) 一种乌发生发的精华液配方
RU2020136067A (ru) Способ лечения и/или профилактики повреждений кератина

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20140127

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20150624