PT107153A - Sistema de controlo de cursor e respectivo método de funcionamento - Google Patents

Sistema de controlo de cursor e respectivo método de funcionamento Download PDF

Info

Publication number
PT107153A
PT107153A PT107153A PT10715313A PT107153A PT 107153 A PT107153 A PT 107153A PT 107153 A PT107153 A PT 107153A PT 10715313 A PT10715313 A PT 10715313A PT 107153 A PT107153 A PT 107153A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cursor control
control system
sensory
user
proximity sensor
Prior art date
Application number
PT107153A
Other languages
English (en)
Inventor
Márcio Sandro Paulino Formigal Harpa Barata
Fernando Manuel De Jesus Tavares
Original Assignee
Tech4Home Lda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tech4Home Lda filed Critical Tech4Home Lda
Priority to PT107153A priority Critical patent/PT107153A/pt
Publication of PT107153A publication Critical patent/PT107153A/pt

Links

Landscapes

  • Position Input By Displaying (AREA)

Abstract

O PRESENTE PEDIDO DESCREVE UM SISTEMA DE CONTROLO DE CURSOR (1) E O SEU MÉTODO DE FUNCIONAMENTO. ESTE SISTEMA DE CONTROLO DE CURSOR (1) PODE ESTAR ADAPTADO A UM SISTEMA DE RATO DE COMPUTADOR AÉREO, PODENDO ESTAR INCORPORADO NUMA TECLA OU ECRÃ. EM CONTRASTE COM O SISTEMA DE APONTADOR ABSOLUTO, ONDE CADA POSIÇÃO NO ESPAÇO CORRESPONDE A UMA POSIÇÃO NO ECRÃ, A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A UM SISTEMA DE APONTADOR RELATIVO, ISTO É, DETETA APENAS MOVIMENTOS RELATIVOS (3) A UMA POSIÇÃO INICIAL (2). ESTE SISTEMA DE CONTROLO DE CURSOR (1) PODERÁ ESTAR IMPLEMENTADO NUMA COMANDO DE TELEVISÃO OU CONSOLA DE JOGOS.

Description

DESCRIÇÃO
"SISTEMA DE CONTROLO DE CURSOR E RESPECTIVO MÉTODO DE FUNCIONAMENTO"
Domínio técnico 0 presente pedido descreve um sistema de controlo de cursor (1) e o seu método de funcionamento.
Antecedentes A forma de interagir com a televisão está a mudar, tendo aumentado bastante a quantidade e diversidade de conteúdos. As televisões não apresentam apenas canais de televisão generalistas, mas sim canais de televisão temáticos, sendo estes complementados com muitas outras aplicações que envolvem o acesso à internet e a redes sociais.
Além disso, as televisões de hoje funcionam como um centro multimédia, com capacidade para reproduzir os nossos videos, fotos ou músicas, bem como partilhá-las na nossa comunidade virtual.
Para além de tudo isto as televisões fornecem igualmente acesso à internet e ao correio eletrónico.
Todas estas novas funcionalidades trouxeram um problema aos designers de televisões: como disponibilizar toda esta informação ao utilizador, mantendo o conforto e facilidade de acesso pelos quais a televisão é conhecida.
Grande parte do problema encontra-se no desenvolvimento do comando de controlo remoto, que pouco evoluiu nas últimas décadas, continuando a ser caracterizado pela transmissão por infravermelhos e teclas especificas para cada funcionalidade oferecida.
Desta forma, de maneira a promover o uso da Internet na televisão sem um rato de computador, resolveu-se adicionar a possibilidade de mover um cursor de rato no ecrã ao comando de controlo remoto.
Atualmente, as empresas LG e Philips utilizam comandos de controlo remoto que traduzem movimentos livres no espaço em movimentos bidimensionais no ecrã televisivo. A principal metodologia utilizada é através do uso de acelerómetros e giroscópios no telecomando, cujos dados são transformados em movimentos no ecrã.
Contudo, as soluções apresentadas por estas empresas baseiam-se em sensores que conduzem a sistemas de apontador relativo caracterizados por ter um desvio significativo entre o alinhamento do comando de controlo remoto e o ponto do cursor no ecrã, aumentando este desvio com o tempo de utilização. Este problema existe também nos ratos de computador tradicionais, todavia, o utilizador comum corrige o desvio, quase como um reflexo, levantando o rato da superfície e reajustando a sua posição. 0 documento KR20130032992 descreve um dispositivo rato de computador aéreo constituído por um sensor giroscópico que mede uma velocidade angular de acordo com o movimento tridimensional adotado pelo utilizador, sendo depois tal movimento convertido por um microprocessador num movimento bidimensional. Contudo, este documento não apresenta um sistema de controlo de cursor (1) que compreende um sensor de proximidade. 0 documento WO2013097487 descreve um método e um sistema de implementação de um rato de computador aéreo constituído por um sensor giroscópico que mede uma velocidade angular de acordo com o movimento tridimensional adotado pelo utilizador. Contudo, este documento não apresenta um sistema de controlo de cursor (1) que compreende um sensor de proximidade. 0 documento CN202939569 descreve um método e um sistema de implementação de um rato de computador aéreo constituído por um sensor giroscópico que mede uma velocidade angular de acordo com o movimento tridimensional adotado pelo utilizador. Contudo, este documento não apresenta um sistema de controlo de cursor (1) que compreende um sensor de proximidade.
Sumário
No presente pedido descreve-se um sistema de controlo de cursor (1) que compreende: - pelo menos um sensor de proximidade; - um sistema sensorial de deteção de movimento, que por sua vez compreende sensores; - módulo de comunicação de dados; - microprocessador.
Numa forma de realização preferencial, o sensor de proximidade utilizado no sistema compreende a função de activação e desactivação do sistema com base na deteção de proximidade do dedo do utilizador.
Numa outra forma de realização preferencial, o sistema sensorial utilizado no sistema é compreendido por um giroscópio e acelerómetro. É também descrito neste pedido um comando de controlo remoto que compreende o sistema de controlo de cursor (1) acima referido. É também descrito neste pedido um comando de consola que compreende o sistema de controlo de cursor (1) acima referido. É também descrito o método de funcionamento do sistema de controlo de cursor (1), o qual compreende os seguintes passos: - ligar o sistema de controlo de cursor (201); - inicializar o funcionamento dos sensores (202); - inicializar o módulo de comunicação de dados; - o utilizador toca a superfície do sistema sensorial, mantendo o dedo e deslocando todo o dispositivo na direcção desejada; o microprocessador captura os dados do sistema sensorial (304) e transforma-os num movimento relativo bidimensional (305); - é estabelecida a transmissão de dados com o aparelho receptor; - o utilizador deixa de tocar a superfície do sistema sensorial, entrando o sistema de controlo de cursor em estado de repouso (205) .
Descrição geral O presente pedido descreve um sistema de controlo de cursor e o seu método de funcionamento. Este sistema de controlo de cursor pode estar adaptado a um sistema de rato de computador aéreo, podendo estar incorporado numa tecla ou ecrã.
Em contraste com o sistema de apontador absoluto, onde cada posição no espaço corresponde a uma posição no ecrã, a presente invenção refere-se a um sistema de apontador relativo, isto é, deteta apenas movimentos relativos a uma posição inicial. A presente invenção propõe uma solução baseada na correção efetuada pelo utilizador de um rato de computador, em que o utilizador faz uso de um local especifico para colocar o dedo que, por sua vez, ativa o sistema de rato de computador aéreo e, quando posteriormente levanta o dedo, mesmo que liqeiramente, o mesmo desativa-se, permitindo assim ao utilizador redirecionar o sistema de forma a corrigir o desvio. A maioria dos sistemas de rato de computador aéreo ou sistemas de controlo de cursor conhecidos são ativados pelo utilizador através de uma tecla, ficando estes ativos até que se torne a carregar na mesma. Este sistema torna-se frustrante porque o utilizador tem que se lembrar que precisa de desativar o sistema de rato de computador aéreo para corrigir o desvio e para além disso, ao carregar na tecla, está a redirecionar automaticamente o ponteiro, desviando este do local pretendido.
Numa forma de realização preferida, o local onde o utilizador coloca o dedo é uma tecla do sistema de rato de computador aéreo. Esta pode ser incorporada com um sensor de proximidade capacitivo ou um sistema resistivo. Podem ainda ser pensados sistemas que permitam a leitura em mais do que um ponto da superfície, como por exemplo sistemas de multi-toque que detetam o contacto com os dedos do utilizador. Além disso a tecla pode ainda ser pressionada.
Este sistema de controlo de cursor apresenta assim uma dupla funcionalidade: a ativação/descativação do sistema, com base na deteção do contacto com o dedo do utilizador; e a possibilidade de carregar na tecla, implementando uma funcionalidade semelhante a um clique de rato de computador.
Em algumas situações, o sistema poderá apresentar alguma dificuldade em detetar um movimento semelhante ao duplo clique de rato de computador, devido ao facto de poder facilmente existir um movimento indesejado do sistema de rato de computador aéreo por parte do utilizador entre os dois sinais de clique, o que torna quase impossível a distinção entre o duplo clique e dois cliques com um movimento intermédio. Esta caracteristica faz com que resulte, de forma não desejada, uma ação de seleção e arrasto.
Assim, o sistema desenvolvido cria um atraso entre cliques, ou seja, assim que o primeiro clique é detetado as entradas dos sensores inerciais são ignorados por um periodo de tempo curto, o que permite a identificação da função de duplo clique. Este periodo de tempo em que não existe movimento entre cliques, é configurável de acordo com a preferência do utilizador, podendo variar entre 100 e 500 ms .
Este sistema de controlo de cursor poderá estar implementado numa comando de televisão ou consola de jogos.
Descrição das figuras
Para uma mais fácil compreensão da invenção juntam-se em anexo as figuras, as quais, representam realizações preferenciais do invento que, contudo, não pretendem limitar o objeto da presente invenção. A figura 1 representa esquematicamente o sistema de controlo de cursor (1) com base num sistema de apontador relativo, isto é, deteta apenas movimentos relativos (3) a uma posição inicial (2). A figura 2 representa esquematicamente o diagrama do método de ativação e desativação do sistema de controlo de cursor. Começa por se ligar o sistema de controlo de cursor (201), levando assim à inicialização do funcionamento dos sensores (202) e à inicialização da memória (203) . Após estas etapas iniciais, o sistema entra assim no estado de repouso (205) , aguardando pelo despoletar de um sinal. Uma vez recebido esse sinal, o sistema passa assim para o estado de recuperação (204) e verifica se alguma tecla foi premida (206) . Caso isto se verifique, o sistema executa a rotina de processamento de evento de teclado (207) e retorna ao estado de repouso (205) . Caso não se verifique que uma tecla foi premida (206) então inicia-se o teste de utilização do sistema de controlo de cursor. Nesta situação, começa por se verificar se o sensor de proximidade se encontra ativado (208). Caso isto se verifique, o sistema realiza então um atraso (209) e volta a verificar se o sensor de proximidade ainda se encontra ativado (210) . Nesse caso, inicializa-se e ativa-se então o sistema de controlo de cursor (211) para realizar o seguimento dos movimentos relativos (3) . A figura 3 representa esquemática do diagrama do método de funcionamento do sistema de controlo de cursor, ilustrado pelo estado de inicialização do sistema de controlo de cursor (211) na figura 2. 0 sistema de controlo começa por ser inicializado (301) e realizando-se uma primeira captura de dados dos sensores de giroscópico e acelerómetro (302). De seguida este realiza em ciclo as seguintes etapas: - verificação se o sensor de proximidade se encontra ativo (303); - captura de dados do sistema sensorial (304); - transformação num movimento relativo bidimensional (305); e - envio para o módulo sem-fios (306).
Caso a etapa de verificação se o sensor de proximidade se encontra ativo (303) retorne um resultado negativo, então o sistema volta a entrar no estado de repouso (205) . A presente realização não é, naturalmente, de modo algum restrita às realizações descritas neste documento e uma pessoa com conhecimentos médios da área poderá prever muitas possibilidades de modificação da mesma sem se afastar da ideia geral, tal como definido nas reivindicações.
As realizações preferenciais acima descritas são obviamente combináveis entre si. As seguintes reivindicações definem adicionalmente realizações preferenciais.
Lisboa, 11 de Setembro de 2014

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Sistema de controlo de cursor (1), caracterizado por compreender: - pelo menos um sensor de proximidade; - um sistema sensorial de deteção de movimento, que por sua vez compreende sensores; - módulo de comunicação de dados; - microprocessador.
  2. 2. Sistema de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por o sensor de proximidade compreender a função de activação e desactivação do sistema com base na deteção de proximidade do dedo do utilizador.
  3. 3. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o sistema sensorial ser compreendido por um giroscópio e acelerómetro.
  4. 4. Comando de controlo remoto, caracterizado por compreender o sistema de controlo de cursor (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3.
  5. 5. Comando de consola, caracterizado por compreender o sistema de controlo de cursor (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3.
  6. 6. Método de funcionamento do sistema de controlo de cursor (1) descrito em qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por compreender os seguintes passos: - ligar o sistema de controlo de cursor (201); - inicializar o funcionamento dos sensores (202); - inicializar o módulo de comunicação de dados; - o utilizador toca a superfície do sistema sensorial, mantendo o dedo e deslocando todo o dispositivo na direcção desejada; - o microprocessador captura os dados do sistema sensorial (304) e transforma-os num movimento relativo bidimensional (305) ; - é estabelecida a transmissão de dados com o aparelho receptor; - o utilizador deixa de tocar a superfície do sistema sensorial, entrando o sistema de controlo de cursor em estado de repouso (205) . Lisboa, 11 de Setembro de 2014.
PT107153A 2013-09-11 2013-09-11 Sistema de controlo de cursor e respectivo método de funcionamento PT107153A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107153A PT107153A (pt) 2013-09-11 2013-09-11 Sistema de controlo de cursor e respectivo método de funcionamento

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107153A PT107153A (pt) 2013-09-11 2013-09-11 Sistema de controlo de cursor e respectivo método de funcionamento

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT107153A true PT107153A (pt) 2015-03-11

Family

ID=52822219

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT107153A PT107153A (pt) 2013-09-11 2013-09-11 Sistema de controlo de cursor e respectivo método de funcionamento

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT107153A (pt)

Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20060161871A1 (en) * 2004-07-30 2006-07-20 Apple Computer, Inc. Proximity detector in handheld device
CN102184040A (zh) * 2011-05-25 2011-09-14 深圳市启望科文技术有限公司 空中鼠标及其光标运动输出使能控制方法
CN202049454U (zh) * 2011-05-07 2011-11-23 马银龙 空中鼠标键盘
KR20130032992A (ko) * 2011-09-26 2013-04-03 (주)엠아이웨어 공간 마우스 장치

Patent Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20060161871A1 (en) * 2004-07-30 2006-07-20 Apple Computer, Inc. Proximity detector in handheld device
CN202049454U (zh) * 2011-05-07 2011-11-23 马银龙 空中鼠标键盘
CN102184040A (zh) * 2011-05-25 2011-09-14 深圳市启望科文技术有限公司 空中鼠标及其光标运动输出使能控制方法
KR20130032992A (ko) * 2011-09-26 2013-04-03 (주)엠아이웨어 공간 마우스 장치

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9921659B2 (en) Gesture recognition for device input
US8782763B2 (en) Authentication system, authentication method, authentication device, information terminal, program and information recording medium
US9244545B2 (en) Touch and stylus discrimination and rejection for contact sensitive computing devices
US9423877B2 (en) Navigation approaches for multi-dimensional input
US8693726B2 (en) User identification by gesture recognition
US9213436B2 (en) Fingertip location for gesture input
CN101790715B (zh) 触摸事件模型编程接口
WO2016090888A1 (zh) 图标的移动方法、装置、设备及非易失性计算机存储介质
US10572012B2 (en) Electronic device for performing gestures and methods for determining orientation thereof
US9672627B1 (en) Multiple camera based motion tracking
US9268407B1 (en) Interface elements for managing gesture control
US20130083074A1 (en) Methods, apparatuses and computer program products utilizing hovering, in part, to determine user interface orientation
CN103150109A (zh) 用于web页面的触摸事件模型
US9696815B2 (en) Method, device, system and non-transitory computer-readable recording medium for providing user interface
US9400575B1 (en) Finger detection for element selection
US9471154B1 (en) Determining which hand is holding a device
US20150212725A1 (en) Information processing apparatus, information processing method, and program
JP2021114202A (ja) センサシステム
PT107153A (pt) Sistema de controlo de cursor e respectivo método de funcionamento
PT11251T (pt) Sistema de controlo de cursor e respectivo método de funcionamento
EP3433713B1 (en) Selecting first digital input behavior based on presence of a second, concurrent, input
US9690384B1 (en) Fingertip location determinations for gesture input
KR20200015045A (ko) 가상 입력 툴을 제공하기 위한 전자 장치 및 방법
US10860094B2 (en) Execution of function based on location of display at which a user is looking and manipulation of an input device
KR101706909B1 (ko) 핑거 입력장치

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20141104

FC3A Refusal

Effective date: 20151210

GA1A Converted to utility model

Effective date: 20151215