PT107131B - Esquema de comunicação para detecção de receptores em modo de poupança de energia em redes ieee 802.11 - Google Patents

Esquema de comunicação para detecção de receptores em modo de poupança de energia em redes ieee 802.11 Download PDF

Info

Publication number
PT107131B
PT107131B PT107131A PT10713113A PT107131B PT 107131 B PT107131 B PT 107131B PT 107131 A PT107131 A PT 107131A PT 10713113 A PT10713113 A PT 10713113A PT 107131 B PT107131 B PT 107131B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
control
packets
periods
traffic
inactivity
Prior art date
Application number
PT107131A
Other languages
English (en)
Other versions
PT107131A (pt
Inventor
Rui Filipe Mendes Alves Da Costa
João Francisco Cordeiro De Oliveira Barros
Paulo Vasco Falcão Martins De Oliveira
Original Assignee
Rui Filipe Mendes Alves Da Costa
João Francisco Cordeiro De Oliveira Barros
Paulo Vasco Falcão Martins De Oliveira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rui Filipe Mendes Alves Da Costa, João Francisco Cordeiro De Oliveira Barros, Paulo Vasco Falcão Martins De Oliveira filed Critical Rui Filipe Mendes Alves Da Costa
Priority to PT107131A priority Critical patent/PT107131B/pt
Publication of PT107131A publication Critical patent/PT107131A/pt
Publication of PT107131B publication Critical patent/PT107131B/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02DCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES [ICT], I.E. INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AIMING AT THE REDUCTION OF THEIR OWN ENERGY USE
    • Y02D30/00Reducing energy consumption in communication networks
    • Y02D30/70Reducing energy consumption in communication networks in wireless communication networks

Abstract

É APRESENTADO UM MÉTODO, APARELHO E PRODUTO DE PROGRAMA DE COMPUTADOR PARA DETETAR RECETORES EM MODO DE POUPANÇA DE ENERGIA EM LIGAÇÕES IEEE 802.11. NUMA FORMA DE REALIZAÇÃO, UM NÓ RECETOR CLASSIFICA O SEU ESTADO DE POUPANÇA DE ENERGIA COMO UMA FUNÇÃO DOS DADOS QUE RECEBE DE UM NÓ EMISSOR E DO TEMPO DE CHEGADA CORRESPONDENTE. O NÓ RECETOR USA O ESTADO DETERMINADO PARA DECIDIR SE QUER OU NÃO DEIXAR A LIGAÇÃO ESTABELECIDA COM O NÓ EMISSOR. O NÓ EMISSOR ESTABELECE LIGAÇÕES REGULARES E DE CONTROLO COM OS RECETORES PARA FORNECER OS DADOS NECESSÁRIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO DO ESTADO DE POUPANÇA DE ENERGIA.

Description

DESCRIÇÃO
Esquema de Comunicação para Deteção de Recetores em Modo de Poupança de Energia em redes IEEE 802.11
Campo técnico [0001] O objeto presente refere-se à deteção do comportamento de poupança de energia por placas de comunicação sem fios por meio de inferência ao nível da camada de aplicação, em particular, a um programa, método, aparelho ou computador para detetar o estado de poupança de energia de tais placas de comunicação sem fios ao nível da camada de aplicação.
Estado da Arte [0002] Desde o seu nascimento, o protocolo padrão IEEE 802.11 inclui mecanismos para permitir que recetores poupem energia, uma vez que foi um protocolo concebido para comunicação sem fios, onde normalmente os recetores são alimentados por baterias. Os mecanismos de poupança de energia presentes nas diferentes versões do IEEE 802.11 permitem que recetores desliguem a interface de rádio durante um determinado período de tempo, o que pode trazer poupanças significativas em termos de uso da bateria. É necessário que os pontos de acesso IEEE 802.11 se tornem conscientes dos recetores em modo poupança de energia, uma vez que todos os dados transmitidos para esses clientes durante o período em que o seu rádio está desligado serão perdidos. Assim, imediatamente antes de desligar o rádio
IEEE 802.11, os recetores enviam uma mensagem para o ponto de acesso a anunciar a entrada no modo poupança de energia. Com a chegada de uma mensagem de um recetor a anunciar a entrada no modo poupança de energia, o ponto de acesso guarda temporariamente todo o tráfego unicast para o qual o destino é esse recetor. Além disso, o ponto de acesso também guarda temporariamente todo o tráfego broadcast e multicast que chega ao ponto de acesso.
[0003] O mecanismo inicial de poupança de energia usados em IEEE 802.11 consiste em ter recetores a desligar o rádio após um determinado tempo de inatividade e acordar periodicamente para verificar se o ponto de acesso tem algum tráfego para este recetor na fila. Os mecanismos de decisão de quando deve um recetor entrar no modo de poupança de energia variam significativamente entre os diferentes rádios IEEE 802.11, o que complica ainda mais o desafio de detetar recetores em modo de poupança de energia. O ponto de acesso, juntamente com o beacon de sinalização usado em IEEE 802.11 para anúncio dos parâmetros de rede, envia uma mensagem Traffic Indication Map (TIM), que anuncia pacotes unicast na fila para recetores em modo poupança de energia. Depois de acordar do modo poupança de energia e de receber a mensagem TIM, os recetores podem obter o seu tráfego correspondente que está na fila do ponto de acesso. Se as mensagens de multicast ou de broadcast estão na fila, o ponto de acesso também envia uma mensagem Delivery Traffic Information Map (DTIM) e transmite todas essas mensagens imediatamente depois. Mecanismos de poupança de energia mais recentes descritos por padrões IEEE 802.11 permitem que recetores solicitem tráfego em fila de espera, a qualquer momento, sem a necessidade de aguardar as mensagens TIM.
[0004] Os mecanismos de poupança de energia podem deteriorar significativamente o rendimento possível e introduzem atraso, devido aos tempos de inatividade dos recetores e à sincronização exigida nestes mecanismos, que está mal conseguida na prática e, portanto, resulta em perda de pacotes. Isto é especialmente dramático para tráfego broadcast e multicast, onde um único recetor em modo poupança de energia leva ao bloqueio do todo este tráfego para todos os destinatários pretendidos. Mais precisamente, depois de receber o anúncio de um recetor a entrar em modo poupança de energia, todo o tráfego multicast e de broadcast é colocado numa fila de espera até a próxima mensagem DTIM, atrasando assim a entrega dos dados e induzindo a perda de pacotes, já que os pacotes são descartados no ponto de acesso, dado que as filas para este tipo de tráfego são caracteristicamente pequenas.
[0005] Tipicamente, os utilizadores têm pouco ou nenhum controlo sobre as estratégias de poupança de energia utilizadas pelo rádio IEEE 802.11 instalado no dispositivo. Por exemplo, nos sistemas operacionais mais relevantes para dispositivos móveis (smartphones e tablets), os utilizadores não podem controlar quando o rádio se desliga para economizar energia. Além disso, não é possível, em user levei aceder à informação de quando a placa IEEE 802.11 entra em modo de poupança de energia. Por outras palavras, o utilizador, ou aplicações em execução em user levei, não estão cientes do comportamento de poupança de energia da placa IEEE 802.11 e, portanto, são incapazes de entender como o seu comportamento de poupança de energia afeta o estado da rede. Para o exemplo de tráfego multicast ou broadcast, isso é ainda mais relevante, uma vez que um único recetor pode potencialmente afetar qualquer outro recetor na rede.
[0006] Por isso, é fundamental dispor de mecanismos para inferir o comportamento de poupança de energia do rádio IEEE 802.11 em user levei, de modo a que os utilizadores ou aplicações em execução em user levei possam controlar a forma como o dispositivo afeta a rede. A presente invenção fornece mecanismos que permitem essa inferência de comportamento de poupança de energia, proporcionando, assim, um mecanismo fundamental para controlar o impacto que recetores em modo poupança de energia têm sobre o desempenho geral da rede. Numa realização particular, a presente invenção permite que uma aplicação projetada para receber uma stream de vídeo multicast detete a frequência com que um determinado dispositivo desliga a interface de rádio sem fios e, consequentemente decida se deve deixar a rede sem fios ou não, de modo a que a qualidade da experiência dos outros recetores à escuta de tráfego multicast não seja deteriorada.
Resumo [0007] A presente invenção proporciona uma solução para inferir o comportamento de poupança de energia da placa de comunicação sem fios em aplicações em execução em user levei. Numa forma de realização particular do método em que um emissor executa operações para inferir o comportamento de poupança de energia da placa de comunicação sem fios de um recetor, o método inclui a transmissão periódica de mensagens de controlo unicast, multicast e broadcast para um ou mais recetores. A frequência de transmissão de cada um dos diferentes tipos de mensagens é função dos parâmetros de rede IEEE 802.11 e das caracteristicas do tráfego normal que atravessa a rede IEEE 802.11. Exemplos de parâmetros de rede usados no cálculo da frequência de mensagens de controlo incluem o período entre mensagens DTIM, o intervalo entre beacons, o rácio de perdas de pacotes ou a latência dos links de comunicação. Exemplos de caracteristicas do tráfego normal que atravessa a rede incluem a frequência de mensagens de dados unicast, multicast e broadcast transmitidas, assim como os intervalos entre estas. A título de exemplo, num cenário em que existe uma elevada percentagem de pacotes de dados multicast perdidos e os pacotes de dados multicast começam a chegar em rajada, a frequência de mensagens de controlo unicast pode ser aumentada. Deste modo, recetores que não estejam em modo de poupança de energia receberiam os pacotes de controlo, detectando que não estarão em modo de poupança de energia. Recetores que estejam em modo de poupança de energia não receberão os pacotes de controlo, e conseguirão mais facilmente detectar o seu estado de poupança de energia. Métodos específicos para tal deteção serão posteriormente descritos.
[0008] Numa outra forma de realização particular de um método no qual um recetor realiza as operações para inferir o comportamento de poupança de energia da sua placa de comunicação sem fios, o método inclui a receção de pacotes de dados e de pacotes de controlo, transmitidos a partir de um emissor. O método também inclui a classificação do tráfego de entrada de acordo com o seu tipo (pacotes de dados ou de controlo unicast, multicast ou broadcast) e o armazenamento do seu tempo de chegada de acordo com o tipo de pacote. Além disso, o método inclui também a deteção de períodos de tempo sem receber pacotes, por tipo de pacote. O mecanismo de deteção dos períodos de tempo sem receber pacotes de dados é descrito através de uma função dos parâmetros de rede IEEE 802.11 e das caracteristicas do tráfego que atravessa a rede IEEE 802.11. No que diz respeito à deteção de períodos de tempo sem receber pacotes de controlo unicast, multicast ou broadcast, é função dos parâmetros de rede IEEE 802.11, das caracteristicas do tráfego que atravessa a rede IEEE 802.11 e do periodo de transmissão de pacotes unicast, multicast ou broadcast, respetivamente. 0 método inclui ainda o armazenamento do tempo de ocorrência desses períodos, bem como a exclusão de períodos de memória de acordo com o seu tempo de ocorrência. Além disso, método inclui a determinação do estado de poupança de energia do recetor, realizado em função dos períodos sem receber pacotes dos tipos mencionados acima.
[0009] Outras formas de realização incluem um suporte acessível por computador tendo nele código legível no computador para o fornecimento de inferência do comportamento de poupança de energia da placa de comunicação sem fios de um recetor a um emissor.
O suporte acessível por computador inclui instruções para a transmissão de mensagens de controlo periódicas unicast, multicast e broadcast para um ou mais recetores. A frequência de transmissão de cada um dos diferentes tipos de mensagens uma função dos parâmetros de rede IEEE
802.11 e das caracteristicas do tráfego normal que atravessa a rede
IEEE 802.11.
[0010] Outras formas de realização incluem um suporte acessível por computador tendo nele código legível pelo computador para o fornecimento de inferência do comportamento de poupança de energia da placa de comunicação sem fios num recetor. O meio de leitura por computador inclui instruções para receber pacotes de dados e de controlo transmitidos a partir de um emissor. O meio legível por computador inclui também instruções para classificar o tráfego de entrada de acordo com o seu tipo (ou seja, ou pacotes de dados ou pacotes de controlo unicast, multicast ou broadcast) e armazenar o seu tempo de chegada de acordo com o tipo de pacote. Além disso, o meio de leitura por computador inclui instruções para a deteção de períodos de tempo sem receber pacotes, por tipo de pacote. A deteção dos períodos de tempo sem receber pacotes de dados é função dos parâmetros de rede IEEE 802.11 e das caracteristicas do tráfego que atravessa a rede IEEE
802.11. No que diz respeito à deteção de períodos de tempo sem receber pacotes de controlo unicast, multicast ou broadcast, é função dos parâmetros de rede IEEE 802.11, das caracteristicas do tráfego que atravessa a rede IEEE 802.11 e do período de transmissão no emissor dos respetivos pacotes. O meio legível por computador inclui ainda instruções para armazenar o tempo de ocorrência de tais períodos, bem como a exclusão de períodos de memória de acordo com o seu tempo de ocorrência. Além disso, o meio de leitura por computador inclui instruções para determinar o estado de poupança de energia do recetor, realizadas em função dos períodos sem receber pacotes dos tipos mencionados acima.
[0011] Outras formas de realização incluem um dispositivo computadorizado, configurado para processar todas as operações do processo aqui descritos como formas de realização da invenção. Em tais formas de realização, o dispositivo inclui um sistema de memória, um processador e um interface de comunicação. Na memória é instalado um processo que fornece deteção de recetores em modo de poupança de energia que, como explicado aqui, quando executado no processador, funciona dentro do dispositivo computadorizado de forma a executar todas as formas de realização de métodos e operações explicadas aqui como formas de realização da invenção. Assim, qualquer dispositivo computadorizado que opera ou é programado para executar o processamento explicado aqui é uma forma de realização da invenção.
[0012] Outras formas de realização da invenção aqui descritas incluem programas de software para executar as operações e os passos dos métodos de realização anteriormente descritos e descritos em detalhe abaixo. Em particular, um produto constituído por um programa de computador é uma forma de realização que tem um suporte acessível por computador, incluindo a lógica de programa de computador gue, guando executado num dispositivo computadorizado proporciona operações associadas que fornecem a deteção de recetores em modo de poupança de energia, tal como explicado aqui. A lógica do programa de computador, quando executado no processador de pelo menos um sistema de computação, faz com que o processador execute as operações (por exemplo, os métodos) aqui indicados como formas de realização da invenção. Tais formas da invenção são tipicamente fornecidas como software, código e/ou outras estruturas de dados codificados ou dispostas num suporte acessível por computador, tal como um meio ótico (por exemplo, CD-ROM), disguetes ou disco rígido ou outros meios, tal como um firmware, microcódigo em um ou mais chips ROM,RAM ou
PROM,como um Applica tion Specific
Integrated Circuit (ASIC) ou imagens de software como download em um ou mais módulos, bibliotecas compartilhadas, etc. 0 software ou firmware ou outras configurações podem ser instalados num dispositivo computadorizado para executar as técnicas explicadas agui como formas de realização da invenção num ou mais processadores do dispositivo computadorizado. Processos de software que operam num conjunto de dispositivos informáticos, tais como um grupo de dispositivos de comunicação de dados ou de outras entidades, podem também proporcionar o sistema da invenção. O sistema da invenção pode ser distribuído entre vários processos de software de vários dispositivos de comunicação de dados. Além disso, os processos podem ser executados num pequeno conjunto de computadores dedicados, ou por um único computador.
[0013] É para ser compreendido que as formas de realização da invenção podem ser concretizadas estritamente como um programa de software, como software e hardware, ou como o hardware e/ou circuitos sozinho, tal como no interior de um dispositivo de comunicação de dados.
[0014] Note-se que cada uma das diferentes caracteristicas, técnicas, configurações, etc. discutidas nesta divulgação podem ser executadas de forma independente ou de forma combinada. Por conseguinte, a presente invenção pode ser concretizada e visualizada de muitas maneiras diferentes. Além disso, de referir que esta secção resumo não específica cada realização e/ou novidades incrementais da presente divulgação ou invenção reivindicada. Em vez disso, este resumo fornece apenas uma discussão preliminar sobre diferentes formas de realização e os pontos correspondentes de novidade em relação às técnicas convencionais. Para detalhes adicionais, elementos e/ou possíveis perspetivas (permutações) do invento, o leitor é dirigido para a secção de descrição detalhada e figuras correspondentes da presente divulgação como adicionalmente discutido abaixo.
Breve descrição dos Desenhos [0015] O que precede será evidente a partir da seguinte descrição das realizações preferidas do invento, como ilustrado nos desenhos anexos, nos quais caracteres de referência iguais se referem às mesmas partes ao longo dos diferentes pontos de vista. Os desenhos não estão necessariamente à escala, uma vez que a ênfase é colocada na ilustração dos princípios da invenção.
[0016] A Figura 1 compreende um diagrama de uma forma de realização particular de uma configuração do sistema de acordo com as formas de realização da presente invenção.
[0017] A Figura 2 compreende um diagrama de fluxo de uma forma de realização de um método de deteção de recetores em modo de poupança de energia em redes IEEE 802.11 para um emissor de acordo com as formas de realização da presente invenção.
[0018] A Figura 3 inclui um fluxograma de uma forma de realização particular de um método de processamento de tráfego de entrada para um recetor, a fim de detetar os recetores em modo de poupança de energia em redes IEEE
802.11, em conformidade com as formas de realização da presente invenção.
[0019] A Figura 4 descreve um diagrama de fluxo de uma forma de realização particular de um método de deteção de recetores de modo a economizar energia por meio de um analisador do estado de poupança de energia num recetor em redes IEEE 802.11, em conformidade com as formas de realização da presente invenção.
[0020] A Figura 5 inclui um diagrama de fluxo de uma forma de realização particular de um método de deteção de recetores em modo de poupança de energia por meio de um analisador do estado do modo de poupança de energia a um recetor em redes IEEE 802.11, em conformidade com as formas de realização da presente invenção.
Divulgação e Modos de Realização da Invenção [0021] A deteção do estado de poupança de energia através do dispositivo ao nivel do utilizador pode ser conseguida por meio da análise da receção de dados e do tempo correspondente à chegada. Se a placa IEEE 802.11 se desligar por períodos de Δ milissegundos a fim de poupar energia, uma aplicação em execução em user levei observa períodos de pelo menos Δ milissegundos sem receber guaisquer dados. No entanto, este fator não é suficiente para inferir se o dispositivo está em modo de poupança de energia ou não, uma vez que estes períodos de inatividade podem resultar de uma variedade de outras razões. Por exemplo, o emissor não transmite os dados necessariamente a uma taxa constante, o que pode levar a períodos sem transmissão de dados maior do que Δ milissegundos. No caso do tráfego multicast ou broadcast, recetores que não estão no modo de poupança de energia vão observar períodos de Δ milissegundos sem receber qualquer desse tráfego se houver outro recetor que está no modo economia de energia, uma vez que o ponto de acesso acumula numa fila todo o tráfego multicast e broadcast na presença de um único recetor em modo de poupança de energia. Portanto, é necessário enviar para os recetores tráfego que permita inferir a origem dos períodos de inatividade e, especialmente no caso de aplicações multicast ou de broadcast, identificar se ele é o recetor que está a encher as filas com dados ou se é outro recetor na rede. É necessário, portanto, enviar tráfego de controlo aos recetores que lhes permita resolver estas questões.
[0022] Há três tipos diferentes de tráfego em IEEE 802.11: unicast, broadcast e multicast. 0 tráfego unicast é colocado em fila de espera no ponto de acesso somente se o destinatário pretendido está em modo de poupança de energia, enquanto o tráfego broadcast é colocado em fila de espera se houver um recetor na rede em modo de poupança de energia, ..ir·dependontrmento ue α rodei.dr ser ou não reontar desse tráfego. Por exempió, e tráfego de odetrode bra:atfeast pede sei usada para fornecer aos recetores informações do côntrola, messiu cintes de o rucoíor tenha obrldo um endereço XJ? válido na reco. Fina Imante, 0 tráfego ogltlgapt é semelhante ao tráfego hreadeaat, mas periodes sem receber pacotes pode® tambá® ocorrer devida a razoes protocolares, já que 00 reçetores sáo obrigados a juntar-se aa grupo mmlticast eúrresponbente antes de recebei' guáiaquer dados. Ã Tabela 1 resume o comportamenta das difex entes tipos d.e tráfego na presença de recetares em modo de poupança de //Ρ:||:|ί|//////////////////////////////////////////////////////////////////////////ί^
Tabela 1: Diferentes tipos de tráfego IEEE 802.11 e o comportamento correspondente na presença de recetores no modo poupança de energia.
Tipo do Tráfego: ίίβριρίι/ί/ρριρβ Espera
uni ca. si mensagem está: em mudo poupança de energia
buMloast ou Brçadcant Se aziar.i r um recetor na rede e® mudo póspança de
[0024] A presente invenção consiste numa camada de controlo, que faz uso da transmissão periódica de tráfego de controlo para permitir aos recetores inferirem o seu estado de poupança de energia. A presente invenção, como ilustrado na Figura 1, é composta por dois módulos, o servidor de controlo 005 e o cliente de controlo 006. O componente do servidor de controlo 005 é implementado no emissor 001 e é responsável por transmitir periodicamente os dados de controlo para o recetor 002. O servidor de controlo 005 opera independentemente do tráfego regular a ser transmitido pelo servidor de dados 004, onde o tráfego regular está a ser gerado.
[0025] O componente de cliente de controlo 006 é implementado no recetor 002 e é responsável pela análise do tempo da chegada de tráfego recebido, a fim de inferir o estado de poupança de energia do recetor 002. 0 cliente de controlo 006 recebe todo o tráfego a partir do emissor 001, tanto pacotes do servidor de dados 004 como pacotes do servidor de controlo 005, e é responsável pelo processamento desses pacotes, por armazenar e analisar os tempos de chegada desses pacotes, bem como pela entrega de pacotes do servidor de dados 004 ao cliente de dados 007.
[0026]
Tabela 2: Notação usada na descrição dos algoritmos.
Notação
^unicast Frequência de transmissão de pacotes de controlo unicast a partir do servidor de controlo
^multicast Frequência de transmissão de pacotes de controlo multicast a partir do servidor de controlo
3broadcast Frequência de transmissão de pacotes de controlo broadcast a partir do servidor de controlo
tcurrent Tempo atual
tdata Tempo de chegada do último pacote do servidor de dados
tunicast Tempo de chegada do último pacote do servidor de controlo do tipo unicast
tmultlcast Tempo de chegada do último pacote do servidor de controlo do tipo multicast
^broadcast Tempo de chegada do último pacote do servidor de controlo do tipo broadcast
Acheck Eventos que ocorreram há mais de Achaok segundos são descartados para deteção de estado de poupança de energia
Função de Deteção de Inatividade, que deteta períodos de inatividade: PS(...) = 1 se inatividade é detetada, PS(...) = 0 caso contrário
Ips Vetor com tempos de ocorrência dos períodos de inatividade sob consideração
IIpsI Número de elementos em IPS
kcheck Número máximo de períodos de inatividade sob consideração antes de se considerar que o dispositivo está em modo poupança de energia
^unicast Tempo máximo permitido sem receber mensagem de controlo unicast até detetar período de inatividade (Ex. 1 de PS)
Ainax Tempo máximo permitido sem receber pacotes, tanto de dados como de controlo, para detetar período de inatividade (Ex. 2 de PS)
[0027] Descrevemos agora em detalhe os mecanismos de funcionamento de cada um dos módulos. Em primeiro lugar, definimos na Tabela 2 a notação usada na descrição dos algoritmos que compõem os módulos.
[0028]
Algoritmo 1 Servidor de Controlo l: se 'Xmieasi segundos passaram desde a última transmissão de controlo uuicast então
2: transmitir pacote cie controlo uuicast
3: fim
4: M? ύιη,ιΐΗνη'.ι segundos passaram desde a última transmissão cie controlo multicast então
5: transmitir pacote de controlo multicast
6: filll
7: se Bnudcasi segundos passaram desde a última transmissão de controlo broadcast então
X: transmitir pacote de controlo broadcast
9: fim [0029]
Algoritmo 2 Controlo de Cliente l: executar Power Save Mode Checker
2: se novo pacote é recebido então
3: executar Packet Processor
4: filll [0030] O servidor de controlo 005, descrito no Algoritmo 1, é um algoritmo funcionando continuamente no emissor 001, que transmite periodicamente o tráfego de controlo que serve como uma bússola para os recetores. Existem três tipos diferentes de tráfego de controlo, uuicast, multicast e broadcast, e para cada um há uma frequência específica de transmissão de mensagens de controlo, respetivamente ^unicastf ^multicast θ ^broadcast· Não impomos ao servidor de controlo 005 transmitir todos os três tipos diferentes de mensagens de controlo, uma vez que se permite que as frequências sejam definidas como = ”, o que significa que as mensagens de controlo correspondentes não são transmitidas.
[0031] O módulo de cliente de controlo 006, descrito no Algoritmo 2, é o responsável pelo processamento e análise de todo o tráfego que chega ao recetor 002. É um algoritmo funcionando continuamente no recetor 002, que executa o método Power Save Mode Checker (Algoritmo 6) , responsável pela inferência do estado de poupança de energia do recetor 002. Além disso, com a chegada de um novo pacote para o recetor 002, o cliente executa o método Packet Processor (Algoritmo 3), que processa os dados de entrada, através da análise do tempo de chegada correspondente, e passa os pacotes que chegam a partir do servidor de dados para o cliente de dados 007.
[0032]
Algoritmo 3 Packet Processor
I: se novo pacote recebido é um pacote de dados é do Servidor de Dados então tjata — úurrent
3: entregar pacote a Cliente de Dados
4: senão
5: se novo pacote recebido é mn pacote de controlo iinium então ^unicast ~ turrem
7: tini
8: se novo pacote recebido é uni pacote de controlo imilticust então ^multicast — turreni
10: tini
11: se novo pacote recebido é um pacote de controlo bro<i</< <isi então ^broadcast — turrem
13: tini
14: descartar pacote
15: tilll [0033] 0 Packet Processor é descrito em detalhe no
Algoritmo 3. Conforme acima responsável pela análise do Mais precisamente, de acordo chega, o Packet Processor representa o tempo de chegada de dados para o tempo atual, referido, este algoritmo é tempo da chegada dos dados.
com o tipo de tráfego gue atualiza a variável que do último pacote de tal tipo ou seja, ele atualiza tdata, tunicast, tmuiticast ou tjbroadcast (dependendo se o tráfego é de dados regulares ou tráfego de controlo unicast, multicast ou broadcast, respetivamente) para tourrent· [0034] Depois de armazenar o tempo de chegada dos dados na variável correspondente, o Packet Processor tem que entregar os pacotes para o destino pretendido. Mais precisamente, se o pacote recebido chegou do servidor de dados, o método Packet Processor move este pacote para o cliente de dados 007. Caso contrário, se o pacote recebido é um pacote de controlo, o processador descarta este pacote, uma vez que já foi processado e, assim, não é mais necessário.
[0035] Com os tempos de chegada dos pacotes analisados e os pacotes de dados enviados para o cliente de dados 007, passamos à componente de inferência do cliente de controlo 006, composto pela Função de Deteção de Inatividade (Definição 1), responsável pela deteção de períodos sem receber o tráfego, e pelo método Power Save Mode Checker (Algoritmo 6) , que utiliza estes períodos de inatividade detetados para inferir o estado de poupança de energia do recetor 002.
[0036] Definição 1 (Função de Deteção de Inatividade): a função de deteção de inatividade, indicado pelo PS, é um mapeamentO entre tcurrentr tdata/ tunicastz 1-multicastr ^broadcaat θ {0,1}, onde
representa período de inatividade não detectado;
representa período de inatividade detectada.
[0037] Começamos por descrever a função de deteção de inatividade, na Definição 1. É um mapeamento que recebe como entradas o tempo atual, tCUrrentr e os tempos de chegada do último pacote recebido de cada tipo de mensagem, tdata, túnicastz bnmincast θ ^bzoadcast para pacotes de dados, unicast, multicast e broadcast, respetivamente. A partir dessas entradas, a função de deteção de inatividade decide se ocorreu ou não um período de inatividade, retornando 1 se foi detetada a inatividade e 0 caso contrário.
[0038] O mapeamento entre as entradas e a saída deve ser definido de acordo com o sistema em mãos, com especial ênfase para os parâmetros definidos no servidor de controlo 005. Por razões de clareza, vamos agora descrever dois exemplos para a função de deteção de inatividade, para duas configurações diferentes, que são formas de realização particulares da presente invenção, não limitando o seu âmbito.
[0039] Vamos considerar o caso de uma aplicação multicast, com o servidor de dados a transmitir o tráfego multicast para o cliente de dados 007. Como referido acima, um único recetor no modo poupança de energia leva ao bloqueio do tráfego multicast no ponto de acesso, o que resulta em períodos sem receber dados multicast em todos os recetores, mesmo aqueles que não estão no modo poupança de energia. Portanto, os períodos sem receber o tráfego multicast não fornecem informações úteis para os recetores em prol da deteção de poupança de energia, uma vez que não é possível inferir qual o recetor que causou o bloqueio do tráfego. Assim, neste cenário, tráfego de controlo multicast ou broadcast revela ser de uso limitado.
[0040] Por outro lado, o tráfego unicast é apenas colocado em fila de espera no ponto de acesso se o recetor pretendido está no modo poupança de energia. Podemos, assim, fazer uso de tráfego de controlo unicast para inferir nos recetores o seu estado de poupança de energia.
Por isso, no servidor de controlo 005, transmitimos apenas o tráfego periódico de controlo unicast. Mais precisamente, definimos Smulticaet = dbroadcast = °° θ eSCOlhemOS dunicaat θΠΙ função dos parâmetros da rede sem fios. Como referido acima, em redes IEEE 802.11, o ponto de acesso transmite uma mensagem TIM após cada beacon, anunciando pacotes na fila de espera para recetores em modo poupança de energia. Isto significa que tipicamente recetores em modo de poupança de energia desligam o rádio por períodos de duração perto do intervalo de tempo entre cada beacon, o chamado beacon interval, que se denota por b.
[0041] Por conseguinte, a fim de detetar no recetor que o tráfego unicast foi colocado em fila, recomenda-se que entre cada beacon IEEE 802.11 se transmita mais do que um pacote de controlo unicast. Em outras palavras, uma boa escolha para é dunicaat « b.
[0042] No lado do recetor, uma vez que o tráfego unicast está na fila durante o periodo entre beacons, para recetores em modo de poupança de energia, e tráfego de controlo unicast é transmitido a cada dunicaat segundos, com dunicaat « b, períodos de b segundos sem receber tráfego de controlo unicast indicam que o tráfego unicast está a ser colocado em fila de espera para o recetor e, potencialmente, que o recetor está no modo de poupança de energia. Mais precisamente, períodos maiores do que = b ± e, para e > 0, são considerados como sendo os períodos de inatividade. A função de deteção de inatividade correspondente a este procedimento é formalmente descrita no Algoritmo 4.
[0043]
Algoritmo 4 Função de Deteção de Inatividade - Exemplo I 1: se /current /unicast ’ -^unicast eiltâo
2: PS(tcurrent·/(lata·/unicast-/multicast-/broadcast) = 1
3: senão
4: PSÍ/current- /data- /unicast- /multicast- /broadcast) — θ
5: fim [0044] No exemplo anterior, apenas é transmitido tráfego de controlo unicast e, portanto, a função de deteção de inatividade é baseada apenas no tempo de chegada do último pacote de controlo unicast recebido. Num exemplo mais geral, o servidor de controlo 005 pode transmitir os três tipos de controlo de tráfego, unicast, multicast e broadcast. Neste caso, pode-se detetar períodos de inatividade por meio da análise do último pacote de controlo recebido, entre todos os tipos de controlo de tráfego. Se o recetor passa mais do que Am», = b ± ε segundos sem receber qualquer tipo de controlo de tráfego, a inatividade é detetada. A função de deteção de inatividade correspondente é descrita no Algoritmo 5.
[0045]
Algoritmo 5 Função de Deteção de Inatividade - Exemplo 2
1: se fcurrent IIiax{/current-/data· /unicast- /multicast· /broadcast} Amax então
PS(/current- /(lata /unicast-/multicast-/broadcast) — 1
3: senão
4:
PS(/currentila / unicast· /multicast- /broadcast) —
5: filll [0046] A função de deteção de inatividade é responsável por detetar períodos sem receber tráfego. No entanto, estes períodos de inatividade podem ser devido a outras razões que não poupança de energia. Por exemplo, períodos intensivos de tráfego que causem congestionamento no ponto de acesso, ou a interferência na rede que gera rajadas de
pacotes perdidos. Em outras palavras, falsos positivos podem ocorrer e, portanto, a decisão sobre o recetor estar no modo de poupança de energia deve ter em conta possíveis falsos positivos.
[0047] Para resolver este problema, nesta invenção, mantemos o controlo de períodos de inatividade detetados, armazenando o seu tempo de ocorrência numa matriz, IPS, e o modo de poupança de energia é considerado ativo somente quando um determinado número mínimo de períodos de inatividade, kcheck / ultrapassado.
Os períodos de inatividade considerados são limitados no tempo, uma vez que só se leva em consideração os períodos de inatividade detetados nos últimos ACheck segundos. Em outras palavras, o cliente de controlo 006 considera que o recetor 002 está no modo poupança de energia caso mais de kcheck períodos de inatividade sejam detetados nos últimos Acheck segundos. O método Power Save Mode Checker implementa este procedimento e é formalmente descrito no Algoritmo 6.
[0048]
Algoritmo 6 Power Save Mode Checker l: Remover de /ps os elementos t tais que f turrem - Atheck
2: executar Função <le Deteção de Inaliv idade. PS ?: Sf PS ( tuiienl- tl.tl.i Úiik.isi· ómiltK.is, ^hn-a.k.ist 1 = 1 VlltílO
4: adicionar /clirrenl a /ps
5: fim ύ: Sl· /ps'' Aeheck flltão
7: Power Save Mode detetado
S: tim [0049] Os fluxogramas de concretizações particulares dos métodos presentemente divulgadas são representadas nas Figuras 2, 3, 4 e 5. Os elementos retangulares são agui denominadas blocos de processamento e representam instruções de programas de computador ou grupos de instruções. Alternativamente, os blocos de processamento representam etapas desempenhadas por circuitos funcionalmente equivalentes, tais como um circuito processador de sinal digital ou um circuito integrado de aplicação específica (ASIC). Os diagramas de fluxo não retratam a sintaxe de qualquer linguagem de programação específica. Ao invés, os diagramas de fluxos ilustram as informações funcionais que um perito na técnica requer para fabricar circuitos ou para gerar programas de computador para realizar o processamento requerido de acordo com a presente invenção. Deve notar-se que muitos elementos do programa, tais como iniciação de ciclos e variáveis e o uso de variáveis temporárias não se encontram visíveis. Será apreciado por aqueles peritos na técnica que, a menos que de outro modo aqui indicado, a sequência em particular das etapas descritas é somente ilustrativa e pode ser variada sem se afastar do espírito da invenção.
[0050] Referindo-nos agora à Figura 2, é mostrado uma forma de realização particular de um método 100 de deteção de recetores em modo de poupança de energia por meio de um emissor 001. O método 100 é composto por três blocos de decisões independentes, blocos 101, 103 e 105, que são responsáveis por manter o controlo do tempo decorrido desde a última transmissão de pacotes unicast, multicast e broadcast, respetivamente. Se esses tempos decorridos chegarem à frequência especificada para a transmissão de cada um dos tipos de pacotes de controlo, então os blocos 102, 104 e 106 indicam a transmissão de mensagens de controlo unicast, multicast e broadcast, respetivamente, de acordo com o tempo decorrido que atingiu a frequência correspondente.
[0051] Referindo-nos agora à Figura 3, é mostrado uma forma de realização particular de um método 200 de deteção de recetores em modo de poupança de energia por meio de um recetor 002. 0 método 200 contém o bloco de processamento 206, que analisa e informa o estado de poupança de energia do recetor 002. O método 200 inclui também o bloco de processamento 201, independentemente do bloco de processamento 206, o qual descreve a receção de um novo pacote. Paralelamente, o método 200 inclui também um conjunto de blocos de processamento 202 destinados a processar novos pacotes recebidos. Em particular, o conjunto 202 contém o bloco de processamento 203 que classifica pacotes de acordo com a sua origem: pacote de dados ou pacote de controlo do tipo unicast, multicast ou broadcast. O conjunto 202 contém também o bloco de processamento 204, o qual analisa o tempo de chegada do novo pacote e armazena-o de acordo com o tipo de pacote. Finalmente, o conjunto 202 contém o bloco de processamento 205, que entrega o novo pacote recebido no destino correspondente ao recetor 002, ou à aplicação que solicita os dados, no caso de um pacote de dados, ou descarta o pacote no caso de um pacote de controlo. 0 conjunto de blocos de processamento 203-205 são preferencialmente executados sequencialmente.
[0052] Referindo-nos agora à Figura 4, é mostrado uma forma de realização particular de um método 300 de processamento de pacotes, a fim de detetar os recetores em modo de poupança de energia, por meio de um recetor 002. O método 300 inicia-se com o bloco de processamento 301, o qual descreve a receção de um novo pacote. 0 bloco de decisão 302 determina se o novo pacote é um pacote de dados e, se for esse o caso, o processamento continua com o bloco de processamento 303, com a atualização da variável que armazena o tempo de chegada do último pacote de dados recebido para o momento atual, e o bloco de processamento 304, entregando o pacote de dados para a aplicação para a qual os dados são destinados. Caso contrário, se o novo pacote não é um pacote de dados, o bloco de decisão 305 verifica se este pacote é um pacote de controlo unicast, caso em que o bloco de processamento 306 atualiza a variável que armazena o tempo de chegada do último pacote de controlo recebido em unicast para o tempo atual, com bloco de processamento 309 a descartar o pacote de controlo. Se o novo pacote recebido não é um pacote de dados nem um pacote de controlo unicast, o bloco de decisão 307 determina se o novo pacote é um pacote multicast. Em caso afirmativo, o bloco de processamento 308 atualiza a variável que armazena o tempo de chegada do último pacote de controlo multicast recebido para o tempo atual, com bloco de processamento 309 a descartar o pacote de controlo. Finalmente, se o novo pacote não é nem um pacote de dados, nem um pacote de controlo unicast ou multicast, o bloco de processamento 310 atualiza a variável que armazena o tempo de chegada do último pacote de controlo broadcast recebido para o tempo atual, com bloco de processamento 309 a descartar o pacote.
[0053] Referindo-nos agora à Figura 5, é mostrado uma forma de realização particular de um método 400 de deteção de recetores em modo de poupança de energia por meio de um analisador do estado de poupança de energia num recetor 002. O método 400 é de execução contínua, com o bloco de processamento 401 a atualizar a lista de períodos de inatividade considerados para análise do estado de poupança de energia, através da remoção de períodos nessa lista mais antigos do que um limite especificado. O processamento continua com o bloco de decisão 402 a determinar se um novo período de inatividade ocorreu, onde o bloco de processamento 403 mostra que a deteção de períodos de inatividade é realizada através dos tempos de chegada dos últimos pacotes de dados recebidos e pacotes de controlo unicast, multicast e broadcast recebidos.
[0054] Se um novo período de inatividade é detetado pelo bloco de decisão 402, este novo período é adicionado à lista de períodos de inatividade sob consideração para análise do estado de poupança de energia através do bloco de processamento 407. Se o bloco de decisão 402 não deteta um novo período de inatividade ou depois do bioco de processamento 407 adicionar o período de inatividade recémdetetado à lista de períodos considerados, o processamento evolui com o bloco de decisão 404 a determinar se o recetor 002 está no modo poupança de energia. Como o bloco de processamento 405 indica, essa decisão pelo bloco de decisão 404 é realizada por meio da análise do número de períodos de inatividade que estão sob consideração. Se o bloco de decisão 404 decide que o recetor 002 está no modo poupança de energia, o bloco de processamento 406 anuncia a presente decisão às aplicações previstas. Caso contrário, se o recetor 002 não está no modo poupança de energia, o processamento continua com o bloco de processamento 401 novamente.
[0055] O desempenho pode ser melhorado através da melhoria da eficiência do processamento. Os sistemas informáticos que se integram com o(s) processador(es) podem incluir, por exemplo, um computador pessoal ou computadores pessoais, estação de trabalho ou estações de trabalho (por exemplo, Sun, HP), assistente(s) digital(ais) pessoal(ais) (PDA (s)), dispositivo(s) de mão(s), tais como telefone (s) celular(es), laptop(s), computador(es) de mão, ou outro(s) dispositivo(s) capaz (es) de ser integrado(s) com um processador ou mais processadores que pode (m) funcionar como previsto.
Por conseguinte, os dispositivos aqui proporcionados não são exaustivos e são fornecidos para ilustração e não como limitação. As referências a um microprocessador um processador, ou o
microprocessador o
processador, podem ser entendidas como incluindo um ou mais microprocessadores que podem comunicar num stand-alone e/ou num ambiente distribuído e pode, assim, ser configurado para se comunicar através de comunicações com e sem fios com outros processadores, onde tal um ou mais processadores pode(m) ser configurado(s) para operar em um ou mais dispositivos controlados por processadores que podem ser dispositivos semelhantes ou diferentes. A utilização de tal microprocessador ou processador pode, portanto, também ser entendido como incluindo uma unidade central de processamento, uma unidade lógica aritmética, um circuito integrado específico de aplicação (IC), e/ou um mecanismo de tarefas, com exemplos fornecidos para ilustração e não como limitação. Além disso, as referências a memória, a menos que especificado de outra forma, podem incluir um ou mais elementos de processador e de memória de acesso e/ou componentes que podem estar no interior do dispositivo controlados por um processador, externos ao dispositivo controlados por microprocessador, e/ou podem ser acedidos através de uma rede com ou sem fios usando uma variedade de protocolos de comunicação, e salvo disposição em contrário, podem estar preparados para incluir uma combinação de dispositivos de memória externos e internos, onde tal memória pode ser contígua e/ou dividida com base na aplicação. Assim, as referências a uma base de dados pode ser entendida como incluindo uma ou mais associações de memória, sempre que essas referências podem incluir produtos de bases de dados disponíveis no mercado (por exemplo, SQL, Informix, Oracle) e também bases de dados proprietárias, e pode também incluir outras estruturas para a associação de memória, tais como ligações, filas, grafos, árvores com essas estruturas previstas para ilustração e não como limitação. As referências a uma rede, salvo disposição em contrário, podem incluir uma ou mais intranets e/ou a internet, bem como uma rede virtual. As referências aqui feitas instruções do microprocessador ou instruções executáveis em microprocessador, de acordo com o exposto acima, podem ser entendidos como incluindo hardware programável.
[0056] A menos que indicado de outra forma, o uso da palavra substancialmente pode ser interpretado de forma a incluir uma relação precisa, condição, arranjo, a orientação e/ou outra caracteristica, e os desvios dos mesmos, como entendido por um perito na arte, na medida em que tais desvios não afetem substancialmente os métodos e sistemas divulgados. Ao longo da totalidade da presente divulgação, a utilização dos artigos um ou uma para modificar um substantivo pode ser entendida de modo a ser utilizado por conveniência e para incluir uma, ou mais do que um dos substantivos modificados, a menos que de outra forma especificamente indicado. Elementos, componentes, módulos e/ou suas partes que são descritas e/ou de outra forma retratadas através das figuras a fim de comunicar, ser associado a, e / ou ser baseado em algo mais pode ser entendido como modo de comunicar, ser associado e ou basear-se de forma direta e/ou indireta, salvo disposição contrária. Embora os métodos e sistemas têm sido descritos em relação a uma concretização específica do mesmo, eles não são tão limitados. Obviamente muitas modificações e variações podem tornar-se evidentes à luz dos ensinamentos anteriores. Muitas modificações adicionais nos detalhes, materiais e disposição das partes, aqui descritas e ilustradas, podem ser feitas por aqueles peritos na arte.
[0057] Tendo descrito formas de realização preferidas da invenção que agora serão evidentes para os vulgares peritos na arte que outras concretizações que incorporam estes conceitos podem ser utilizados. Além disso, o software incluído como parte da invenção pode ser incorporada num produto de programa de computador que inclui um meio utilizável computador. Por exemplo, um meio utilizável como computador pode incluir um dispositivo de memória de leitura, como um dispositivo de disco rígido, um dispositivo de memória flash, um CD-ROM, um DVD/ROM ou uma disquete de computador, tendo segmentos legíveis de código de programa de computador armazenados nela. O meio legível por computador também pode incluir uma ligação de comunicação, seja ótico, com fio ou sem fios, tendo segmentos de código de programa que ele carrega como sinais digitais ou analógicos. Assim, defende-se que a invenção não deve ser limitado às formas de realização descritas, mas só deve ser limitada pelo espírito e escopo das reivindicações anexas.
Data: 22 de Julho, 2015

Claims (7)

  1. R e x v 1 xx d x c a ç õ © s ,!,. Um método implementado por computador para deteção de recetores em: modo de poupança de energia ém redes IEEE
    802.11, caracterizado por compreender um emissor (001) a executar operações abrangendo:
    a. determinar o período de mensagens de controlo unicast, multicast e ferpadcast a serem enviadas pata : um ou mais recetores em função dos parâmetros de rodo IEEE 802.11 e das
    .....................................ca rãc te rí s t i cas.....do.....tf á f ego.....que.....a traves Sã......ã.....rede
    IEEE 802.11, onde os parâmetros de rede incluem o rácio de perdas de pacotes e latênçia de links de comunicação e as caracteristicas de tráfego incluem o período entre mensagens DTIM e o intervalo entre beacons;
    b. transmitir mensagens de controlo uiucást par-a um ou mais recetores em função do periodo determina do pa ra me n s agens de co n t rolo.......unicast.
    (101-102) ;
    c. transmitir mensagens de controlo multicast para um ou mais recetores em função do período determinado para, mensagens de controlo muiticast
    d. transmitir mensagens de controle broadcast para um o ri mais recetores em função do periodo determinado para mensagens de controlo broadcast (105-106);
    e um recotorj (.0 0 2 ): a real i za r opera ç ões ãb rangendo
    e. receber pacotes do emissor (201);
    i f« classificar ós pacotes recebidos de acordo com o seu tipo (203);
    g. armazenar o tempo de receção dos pacotes recebidos como função do seu tipo(204);
    h. entregar pacotes recebidos· para a. aplicação a que se destina se os pacotes recebidos foram classifiçados como pacotes de dados (304);
    i. descartar pacotes recebidos após o processamento se os: pacotes recebidos foram classificados como pacotes de dados (309);
    j. . deteetar períodos de inatividade em função do tipo de pacotes recebidos, dos tempos de chegada dos paeoi.es recebidos e dos períodos de t ransmissao de mensagens de controlo(402);
    k. atualizar lista de períodos de inatividade em função de períodos de: inatividade detestados;
    l. estimar modo de poupança de energia em função dos tipos:de pacotes recebidos, dos tempos de receção de pacotes arma z e n ado s e dos per iodos de inatividade do tecia dos (400):.
  2. 2. O método d.e acordo com a reivindicação 1, em que detestar períodos de inatividade é feita periodicamente em função do tipo de pacotes de controlo transmitidos, da sua frequência, dos parâmetros de rede IEEE 802.11 e das características do trafego da rede IEEE 802.11, onde ds parâmetros de rede incluem o rácio de pardas de pacotes e latência de links de comunicação e as caractéristícãs de tráfego incluem o período entre mensagens DTIM e o intervalo entre beaccns,.
  3. 3.0 método de acordo com ã feivi nd icãçào 1, em que detectar períodos de inatividade em função do tipo de pacotes recebidos.# dos, tempos de chegada dos pacotes recebidos e dos períodos de transmissão de controlo, consiste em determinar se α diferença entre o tempo de chegada de w pacote recebido de um tipo e a chegada do último pacote do mesmo tipo recebido excede o valor de tempo máximo: permitido sem receber pacotes de controlo desse tipo.
  4. 4. () método de acordo com a reivindicação 1, em que detecta.r períodos de inatividade em função do tipo de pacotes recebidos, dós tempos: de chegada dos pacotes recebidas e \ dos períodos: de transmissão de controlo, consiste em determinar se a diferença entre o tempo de chegada de um pacote: recebido de uni tipo e a chegada do último pacote: de controlo recebido: de qualquer tipo excede o valor de tempo máximo permitido sem réeeber
  5. 5. 0 método de acordo com a reivmdlcação 1, em que atualizar lista de períodos de inatividade em função dê periodos de : Inatividade deleciados incluí adicionar um novo período: dó inatividade: caso seja deteetãdo um período de inatividade.
    o, 0 método de acordo com a reivindicação 1, em gue atualizar lista de períodos de inatividade em função de períodos de i na t i vi da d e dê t e c lados inclui r emo v e r períodos de Inatividade: detectados num período anterior um valor de referência,
    71 0 método de acordo com a reivindicação: 1, em gue estimar modo de poupança de energia em função dos tipos de pacotes roc ebi dos, dos tempos de roocção de pacotes armazenados :e dos: períodos de inatividade detectados, consiste em :determinar se um determinado numero minimo de períodos de ina t1vídade foram detectados numa dada referência temperai,
  6. 8. Um programa de computador contendo código de forma a sor executado po/r computador capaz de executar instruções implementando qualquer das reivindicações 1-7.
    5. um armazenamento acessível por compútadóf contendo código de forma ã ser executado por computador capaz: de executar instruções implementando qualquer das reivindicações 1-7 .
  7. 10. Um emissor: (001) que compreende::
    a. uma mcmórra;
    ,b. um proceasador;
    c, uma inv.erf.ace de comunicação;
    d. um mecanismo implementando uma camada de controlo para a transmissão de dados e mensagens de controlo d© tráfego, em que a camada de controlo fornece dados de tráfego regalar a um módulo de servidor de dados (004) è tráfego de controlo a uai modulo de |||/||igiO/r|::dd|/|Ói:Íigió:||t|4/|:|:|||||||||||||||||||||||||||t^
    e. um mecanismo de interligação da memória, o processador, a interface de comunicações, a camada de coni.ro 1. o, o mc>du 1 o de servi dor de dados (004) e o módulo de servidor de controlo (005); e em que a memória é codificada com um pedido de fornecimento de dot eção do és t a d o do modo de poupança de ene rg ia que, quando executado no processador e fazendo uso do servidor: de controlo (00 5:), proporciona um processo para o proces samento de informações, o processo a com o nó de origem para.
    implementar os p.assós d da rei v in d i ca.ção i©dependente 1;
    e um
    f. uma memór íá ;
    g. um processador;
    h. uma interface de comunicação;
    i. um mecanismo implementando uma camada de controlo para g receção de dados e mensagens de controlo de tráfego,; em gue a Camada de controlo fornece dados de tráfego regular a nm módulo de cliente de dados (007) e;tráfego de controlo a um modulo de cliente de controlo (006);
    j. um mecanismo de interligação da memória, o processador, a inteffaoe de comunicações, a camada de controlo, o módulo de cliente de dados (007) e O módulo de cliente de controlo (006); é em gue a memória é codificada com um pedido de fornecimento de deteção do estado da modo de poupança de energia que, quando executada na processador e. fazenda uso do cliente de dados (007) e do cliente controlo (006), proporciona um processo para o processamento de informações, levando o processo a realizar as operaç õ es com o nó de origem para irap 1 ementa.r os passos e. a 1 da raivíndicação independente 1 e as r e i vi: ndl c a ç õ e s de pe nde n t e s 2 - 7 .
PT107131A 2013-08-27 2013-08-27 Esquema de comunicação para detecção de receptores em modo de poupança de energia em redes ieee 802.11 PT107131B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107131A PT107131B (pt) 2013-08-27 2013-08-27 Esquema de comunicação para detecção de receptores em modo de poupança de energia em redes ieee 802.11

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107131A PT107131B (pt) 2013-08-27 2013-08-27 Esquema de comunicação para detecção de receptores em modo de poupança de energia em redes ieee 802.11

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT107131A PT107131A (pt) 2015-02-27
PT107131B true PT107131B (pt) 2015-12-16

Family

ID=52630073

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT107131A PT107131B (pt) 2013-08-27 2013-08-27 Esquema de comunicação para detecção de receptores em modo de poupança de energia em redes ieee 802.11

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT107131B (pt)

Citations (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1942602A2 (en) * 2007-01-05 2008-07-09 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for multicast and broadcast service in broadband wireless access system
EP2009940A1 (en) * 2007-06-26 2008-12-31 Research In Motion Limited System and method for conserving power for a wireless device while maintaining a connection to a network

Patent Citations (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1942602A2 (en) * 2007-01-05 2008-07-09 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for multicast and broadcast service in broadband wireless access system
EP2009940A1 (en) * 2007-06-26 2008-12-31 Research In Motion Limited System and method for conserving power for a wireless device while maintaining a connection to a network

Also Published As

Publication number Publication date
PT107131A (pt) 2015-02-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Alkhatib et al. Wireless sensor network architecture
US10212654B2 (en) Neighbor discovery to support sleepy nodes
Oikonomou et al. IPv6 multicast forwarding in RPL-based wireless sensor networks
Dressler et al. Not all VANET broadcasts are the same: Context-aware class based broadcast
US8559442B2 (en) Diverse path forwarding through trial and error
US9209943B1 (en) Control over network coding for enhanced radio transport optimization
US9730140B2 (en) Transmission control method, node, and non-transitory computer-readable recording medium
JP6259514B2 (ja) データ伝送のためのクロス層およびクロスアプリケーション肯定応答
WO2019128840A1 (zh) 报文传输控制方法及装置
US8885501B2 (en) Reachability rate computation without link layer acknowledgments
Karthikeyan et al. Analysis of reactive AODV routing protocol for MANET
US20160204851A1 (en) Hardware TCP Accelerator
CN103560947B (zh) 一种避免中间系统邻居关系震荡的方法及装置
KR20230016600A (ko) 전송 제어 프로토콜(tcp) 확인응답을 관리하기 위한 시스템들 및 방법들
Hagihara et al. A message processing method for top-k query for traffic reduction in ad hoc networks
Colesanti et al. A performance evaluation of the collection tree protocol based on its implementation for the castalia wireless sensor networks simulator
Dutta et al. Energy efficient modified SPIN protocol with high security in Wireless Sensor Networks using TOSSIM
PT107131B (pt) Esquema de comunicação para detecção de receptores em modo de poupança de energia em redes ieee 802.11
Sharma et al. Simulation for congestion-less losses control over MANET using TCP scheme
Sakya et al. Performance analysis of SMAC protocol in wireless sensor networks using network simulator (Ns-2)
Kadhim et al. Improving IoT applications using a proposed routing protocol
CN104104605A (zh) 下行路由获取及维护方法和装置
US11006310B2 (en) Node-density aware interest packet forwarding in ad hoc network
US10367708B2 (en) Network coding aware nodes in a distributed network
Chaudhari et al. Energy efficient reliable data transmission in resource constrained ad-hoc communication networks

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20150113

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20151211