PT106876A - Gestão de estacionamento pago na via pública sem recurso a parquímetros - Google Patents

Gestão de estacionamento pago na via pública sem recurso a parquímetros Download PDF

Info

Publication number
PT106876A
PT106876A PT106876A PT10687613A PT106876A PT 106876 A PT106876 A PT 106876A PT 106876 A PT106876 A PT 106876A PT 10687613 A PT10687613 A PT 10687613A PT 106876 A PT106876 A PT 106876A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
parking
user
public
place
payment
Prior art date
Application number
PT106876A
Other languages
English (en)
Inventor
Carlos Manuel Ferreira Afonso
Original Assignee
Carlos Manuel Ferreira Afonso
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Carlos Manuel Ferreira Afonso filed Critical Carlos Manuel Ferreira Afonso
Priority to PT106876A priority Critical patent/PT106876A/pt
Publication of PT106876A publication Critical patent/PT106876A/pt

Links

Landscapes

  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)

Abstract

A SOLUÇÃO PARA GERIR O ESTACIONAMENTO PAGO NA VIA PÚBLICA PASSA POR IDENTIFICAR TODOS OS LUGARES DE ESTACIONAMENTO COM CÓDIGO COMPOSTO PELO IDENTIFICADOR DE ZONA E PELO NÚMERO DO LUGAR NESSA ZONA, DEPOIS O UTENTE (1) APENAS PRECISA DE POR MEIO DE SMARTPHONE OU TELEMÓVEL (2) REALIZAR PEDIDOS DE PAGAMENTO AO SISTEMA DE GESTÃO (4)(5), QUE REGISTARÁ O INÍCIO DA OCUPAÇÃO DO LUGAR NA VIA PÚBLICA, O FINAL DESSA OCUPAÇÃO E DESTA FORMA DEBITARÁ AO UTENTE (1) O VALOR JUSTO PELO TEMPO EFECTIVAMENTE UTILIZADO. A FORMA COMO OS AGENTES DE FISCALIZAÇÃO (6) IRÃO DESEMPENHAR A SUA FUNÇÃO IRÁ MUDAR SIGNIFICATIVAMENTE COM GANHOS DE PRODUTIVIDADE PARA AS ENTIDADES CONCESSIONÁRIAS DOS LUGARES DE ESTACIONAMENTO NA VIA PÚBLICA.

Description

1
Descrição
Gestão de Estacionamento Pago na via Pública sem recurso a
Parquímetros
Estado da técnica
Actualmente a solução de gestão do Estacionamento Pago na via Pública, faz recurso a máquina a que chamamos vulgarmente Parquímetros que fazem a emissão de um título de utilização mediante o pagamento de uma respectiva tarifa por cada período de tempo em que o utente está autorizado a ocupar um dos lugares na via Pública.
Esta solução tem inúmeras desvantagens para o utente, pois o mesmo precisa de procurar a referida máquina, deslocar-se até ela, fazer o pagamento em moedas, as máquinas não aceitam notas, não dão trocos, mesmo de moedas de valor mais elevado e por vezes estão avariadas, ou sem espaço no cofre, ou sem papel para emitir o título, obrigando assim o utente a deslocar-se ainda mais longe à segunda máquina mais próxima do lugar que ocupou com o seu veículo. Depois disto o utente precisa de voltar ao seu veículo para deixar o título visível no interior da viatura. Em condições meteorológicas desfavoráveis os utentes ficam ainda mais insatisfeitos por serem forçados a pagar o estacionamento por via desta tecnologia. 0 utente quando faz o pagamento no Parquímetro tem necessariamente de definir o tempo que vai usar o lugar, muitas vezes ele próprio não consegue prever o tempo necessário, por exemplo vai ao banco ou a uma repartição das finanças e se tiver sorte precisa de 15 minutos ou pode precisar de 2 horas, esta dificuldade em adivinhar o tempo necessário gera muitas vezes a pagamentos inferiores ao tempo necessário, com perdas para o concessionário do espaço ou com perdas para o utente com a respectiva coima por ocupação do lugar sem o respectivo pagamento. Por outro lado outras vezes acontece que o utente para evitar a coima, paga mais tempo do que aquele que verdadeiramente ocupou o lugar, com um benefício para o concessionário que recebe assim mais do que seria justo. 0 utente apenas deveria pagar sempre o tempo que consome de estacionamento. 2
Domínio técnico do invento A solução para Gerir o estacionamento Pago na Via Pública sem recurso a Parquímetros passa por identificar todos os lugares de estacionamento com código composto pelo identificador de Zona e pelo número do lugar nessa zona, assim o formato será o seguinte: "<ZONA>-<LUG>", por exemplo "AB5C-23" onde AB5C será o código que identifica univocamente a zona e 23 o número do lugar, sendo que os lugares adjacentes deverão ser o "AB5C-22" e "AB5C-24" respectivamente. Este sistema de identificação dos lugares permite identificar até 99 lugares por zona, sempre que a Zona de estacionamento seja excepcionalmente grande a mesma pode ser decomposta em duas ou mais zonas, por exemplo numa avenida grande, o estacionamento num dos sentidos poderá ter um código de zona e no sentido oposto ter outro código de zona. A cada zona estará associada a um tarifário, o mesmo tarifário pode estar atribuído a várias zonas. 0 sistema de registo dos pagamentos funciona da seguinte forma, os utentes (1) que optem por pagar o seu estacionamento na via Pública, farão o pagamento por via de smartphones ou telemóveis (2) que disponham do serviço de mensagens curtas (SMS's). A preferência vai para os smartphones, pois a utilização do serviço torna-se mais simples, intuitiva e com mais vantagens para o utente, além de reduzir a zero o custo com o envio de SMS's por parte do utente e por parte do Sistema de Gestão (4) (5) que no caso de pagamento por SMS terá de enviar pelo menos 2 SMS's de retorno ao utente (1), confirmando a operação de pagamento. Contudo a opção de pagamento por SMS's, faz todo o sentido numa primeira fase pois não deixar de fora da solução uma parte importante dos utentes (1), tendo em conta a massificação prevista para o mercado de smartphones, prevê-se que dentro de poucos anos a opção do pagamento por via de SMS's será muito reduzida.
Como funciona com Smartphone? A primeira vez que o utente (1) pretende utilizar o sistema, descarregar para o seu smartphone (2) a respectiva aplicação, pode optar pela versão gratuita da aplicação que chega ao smartphone (2) sem qualquer crédito para pagar o estacionamento, neste caso a aplicação fornece uma 3 referência multibanco para o carregamento da sua conta corrente, ou uma integração com outra formas de pagamento, como por exemplo o Paypal. 0 utente (1) terá de se deslocar a uma caixa multibanco para carregar a sua conta, ou em alternativa usar o seu serviço de homebanking. A referência multibanco poderá ser reutilizada, identificando sempre o utente (1) em causa. Outra opção inicial passa pelo utente (1) descarregar uma versão paga da aplicação, desta forma o valor pago pela aplicação, por exemplo 10 euros pagos pela aplicação, revertem em 10 euros para utilização em estacionamento na via Pública. Desta forma utilizador mesmo que tenha acabado de estacionar pode imediatamente fazer uso desta opção de pagamento.
Para iniciar o pagamento de um lugar, o utente (1), abre a aplicação no seu smartphone (2) e regista o código de zona e lugar e faz um toque para iniciar a contagem, a aplicação comunica por via de TCP/IP com o sistema central que regista o pedido e dá inicio à contagem, o utente (1) pode configurar alertas por exemplo de 15 minutos, para o smartphone (2) o lembrar de fazer a operação de "STOP", ou seja fim de pagamento/estacionamento, assim a aplicação passados 15 minutos gera uma notificação que questiona o utente (1) se pretende ou não continuar a pagar o estacionamento, isto é interessante pois afasta a possibilidade de esquecimento da operação. O utente tem sempre a possibilidade de fazer o "STOP" na aplicação a qualquer momento, naturalmente quando chega ao seu veiculo e se prepara para desocupar o lugar, desta forma esta solução inova na medida em que deixa de ser necessário o utente adivinhar o número de minutos em que vai precisar de ocupar o lugar de estacionamento na via Pública.
Como o sistema tem conhecimento sobre os lugares ocupados, a aplicação no smartphone, integrada com um mapa poderá, dar indicações das zonas onde será mais fácil encontrar lugares vazios, a longo prazo num momento em que todos os utentes utilizem esta opção de pagamento, será possivel indicar os lugares potencialmente vazios no mapa em tempo real. Esta opção adiciona valor acrescentado à solução e constitui uma verdadeira revolução face ao sistema tradicional do parquímetro.
Como funciona com Telemóveis por SMS? 4
Esta opção funciona enviando comandos SMS, o utente (1) é identificado pelo seu número de telemóvel (2), que estará associado a uma conta, o utilizador começa por se registar via SMS com o comando "registo" o sistema recebe a SMS valida que o número de telemóvel do emissor não tem qualquer conta associada e cria-lhe uma nova conta, envia de volta uma SMS com a referência multibanco para que o utente possa fazer o primeiro carregamento multibanco e envia-lhe um código PIN que o utente possa usar no website do serviço para aceder à sua conta e consultar extractos de conta, bem como uma factura mensal agregada.
Após o registo, o sistema funciona igualmente por comandos, assim para iniciar um pagamento de um lugar, envia o comando "<zona>-<lugar>" identificando apenas a zona e o lugar que deseja pagar, mais uma vez o número de telemóvel identifica a conta que lhe está associada. A este pedido o sistema devolve uma SMS com a validação do lugar e saldo actual da conta no momento do inicio do estacionamento.
No final ao chegar ao veiculo o utente (1) apenas precisa de enviar uma SMS com o comando "STOP" o sistema sabe qual o pagamento que estava a decorrer e suspende o mesmo, devolvendo uma SMS com o valor pago e o saldo actual da conta.
Uma alternativa para iniciar a contagem do tempo seria o envio do texto "<zona>-<lugar><espaço><tempo>" em que tempo seria o número de minutos máximos a pagar, desta forma o utente (1) poderia sempre enviar o comando "STOP" antes do termino do tempo definido. Contudo se não o fizer, no máximo seriam pagos os minutos pedidos na SMS inicial. Será enviada uma SMS de retorno no momento em que se atinge o limite. Naturalmente o utente (1) pode enviar nova SMS a iniciar um novo período de estacionamento, caso sinta necessidade de ocupar o lugar por mais alguns minutos.
Definição do Sistema Informático que suporta a solução 0 sistema como já referido é composto por um conjunto de servidores aplicacionais (4) que recebem os pedidos realizados de forma electrónica pelo utente (1), assim os pedidos chegam por via de uma Rede (3) que será a Internet 5 no caso dos smartphones (2) ou via SMS, a Rede (3) será em parte uma Rede GSM do operador de comunicações móveis utilizador pelo utente (1) e outra parte será a Internet com acesso TCP/IP a uma Gateway de SMS fornecida por um quaisquer operador de comunicações móveis. Os servidores aplicacionais (4) realização o registo de todas as operações de pagamento, bem como de registo de novos utentes (1) num sistema de gestão de Bases de Dados (5). Os servidores aplicacionais desempenham um papel importante ao nivel da identificação dos utentes (1) e associação à respectiva conta/saldo, bem como controlam as regras de negócio nomeadamente conhecem as regras dos tarifários associados a cada uma das zonas, cobrando o valor adequado em função da data-hora, tempo de ocupação e respectiva zona à qual pertence o lugar ocupado pelo utente (1). O que muda do ponto de vista de quem gere o estacionamento?
Mudará o paradigma, actualmente fiscalizam-se os lugares ocupados, veiculo a veiculo. Com este sistema os agentes fiscalizadores (6) do estacionamento passariam a dispor de informação em tempo real sobre a ocupação dos lugares e passariam a fiscalizar apenas os lugares vazios, que na prática serão a minoria dos lugares. Os lugares ou estarão efectivamente vazios, ou terão algum veiculo a acabar de estacionar ou ainda veículos cujos utentes (1) optaram ainda por usar o sistema de parquímetro, uma vez que a opção de pagar com moedas deverá coexistir com esta solução pelo menos por mais 10 anos, ou até, os indicadores da utilização desta solução provarem que os parquímetros estão completamente obsoletos, sem utilização, deixará de se justificar a sua manutenção e todos os custos associados aos mesmos.
Assim a médio prazo, os agentes fiscalizadores (6) serão muito mais eficientes na sua acção de fiscalização, procurando apenas os lugares vazios e poderão aumentar número de vezes que fiscalizam cada zona ao longo do dia, tento um grande efeito dissuasor sobre os utentes incumpridores no que toca ao pagamento. Os agentes fiscalizadores (6) terão acesso a uma lista de lugares livres / não pagos por via de um smartphone (7) com recurso a uma aplicação especial de fiscalização que em função do posicionamento do agente fiscalizador (6) identificará a 6 zona e lhe apresentará a lista de lugares que devem estar livres, para serem fiscalizados.
Vantagens para os utentes e para a sociedade?
Os utentes (1) clientes empresa, principalmente aqueles com grandes frotas automóveis, beneficiam de um sistema de facturação simplificado, pois poderão ter vários utilizadores associados a uma conta corrente da empresa, assim em vez de coleccionarem papelinhos (pequenas facturas) receberão um documento com validade fiscal único e integrado com os vários concessionários do estacionamento na via Pública.
Os utentes (1) individuais, beneficiam de um maior controlo sobre o que pagam, deixam de adivinhar o tempo necessário para ir ao banco, às finanças etc., pagam apenas aquilo que utilizam. Com a informação dos lugares disponíveis poderão no futuro encontrar um lugar livre sem percorrer vezes sem conta a mesma avenida, poupando dinheiro em combustíveis e poupando o ambiente.
Nos dias de chuva ou mau tempo, o utente deixa de ser obrigado a andar à procura de um parquímetro que funcione, porque no caso do parquímetro mais próximo estar sem papel, ou com o cofre das moedas cheio, o utente é obrigado a procurar outro, facilmente percorre mais de 200 metros, por ventura à chuva para não entrar em incumprimento com o pagamento do parquímetro, evita ter de andar à procura de trocos quando apenas transporta consigo notas. O utente poderá utilizar esta opção de pagamento em qualquer cidade ou concessionário que a coloque à disposição do utente, o sistema não será exclusivo de um ou outro concessionário ou autarquia, o mundo da mobilidade urbana exige que o sistema seja partilhado por todos os operadores, assim se eu me deslocar do Porto a Lisboa ou entre dois territórios contíguos, como Almada e o Seixal não será prático ter duas aplicações no smartphone (2), ou seja, dois serviços e manter contas correntes diferentes para pagar o estacionamento de forma cómoda, a mesma conta deve servir todo o território nacional. O Ambiente também fica a ganhar, pois actualmente é frequente encontrarmos os títulos de estacionamento, 7 7 junto aos lugares , esta solução que elimina estes emitidos pelos parquímetros, abandonados de estacionamento na via Pública desmaterializa todo o processo, pelo lixos da via Pública. 11 de Janeiro de 2013

Claims (1)

1 Reivindicações Gestão de Estacionamento Pago na via Pública sem recurso a Parquímetros 1 - Gestão de Estacionamento Pago na via Pública sem recurso a Parquímetros, compreendendo um método que permite identificar univocamente quais os veículos estacionados via Pública, que estão em cada momento a cumprir ou não com o devido pagamento, assim o primeiro passo deste método passa por o utente (1) identificar o seu veículo enviando a matricula do mesmo, por via de um dispositivo de comunicações móveis (2) smartphone ou telemóvel com capacidade de envio de SMS's, na mensagem SMS ou na aplicação informática instalada no seu smartphone, o utente (1) identificará também a localização genérica da zona onde pretende estacionar o seu veículo, estando a mesma associada a um tarifário e sendo por isso fundamental para a respectiva cobrança do valor associado ao estacionamento na via Pública, acrescenta ainda na mensagem o tempo em minutos que pretende ocupar o lugar na via Pública, as mensagens chegam a um sistema de informação (4) (5) por via de tecnologia Standard e independente de qualquer fornecedor de telecomunicações, seja por via de SMS's assentes em tecnologia GSM ou por via de aplicações para smartphone que comunicam com o sistema de informação (4) (5) por via do Standard TCP/IP, num segundo momento pode ocorrer um passo opcional deste método que consiste na fiscalização dos lugares pagos na via Pública, passo este desempenhado por um agente de fiscalização (6) que por via de um dispositivo de comunicações móveis (7) terá acesso a uma lista de veículos, identificados pelas suas respetivas matriculas, que estão a cumprir com o pagamento devido, assim cabe ao agente fiscalizador (6) atuar sobre os veículos que estejam em situação de incumprimento em relação ao pagamento devido, num terceiro passo deste método, quando termina o tempo pago por cada utente (1) o sistema de informação (4) (5) debitará o respetivo valor, devido pelo tempo de ocupação da via Pública, da conta corrente do utente (1), todo este ciclo poderá repetir-se enquanto o utente (1) mantiver a sua conta corrente com saldo positivo, proponho um método caracterizado por substituir no primeiro passo a zona do estacionamento e a identificação do veículo, ou seja, a matricula do mesmo, pelo identificador único do lugar a ocupar na via Pública, 2 este identificador único será constituído pelo tradicional código de zona acrescido de um número único por cada lugar na respetiva zona, assim o utente (1) ao enviar este identificador único do lugar de estacionamento na via Pública na mensagem SMS, ou por via de smartphone e respetiva aplicação, está a identificar ineguivocamente o lugar ocupado pelo seu veículo na via Pública, independentemente da identificação do veículo gue estiver a manobrar a cada momento, no segundo passo o método proposto substitui a lista de matriculas de veículos gue os agentes fiscalizadores (6) utilizam para fiscalizar os veículos em incumprimento, por uma lista de identificadores únicos, com os lugares gue não estejam a ser devidamente pagos por via deste método, e como tal, são estes lugares e mais concretamente os veículos gue os estiverem a ocupar gue devem ser alvo da ação de fiscalização por parte dos agentes de fiscalização (6). 11 de Janeiro de 2013
PT106876A 2013-04-09 2013-04-09 Gestão de estacionamento pago na via pública sem recurso a parquímetros PT106876A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106876A PT106876A (pt) 2013-04-09 2013-04-09 Gestão de estacionamento pago na via pública sem recurso a parquímetros

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106876A PT106876A (pt) 2013-04-09 2013-04-09 Gestão de estacionamento pago na via pública sem recurso a parquímetros

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT106876A true PT106876A (pt) 2014-10-09

Family

ID=51901486

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106876A PT106876A (pt) 2013-04-09 2013-04-09 Gestão de estacionamento pago na via pública sem recurso a parquímetros

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT106876A (pt)

Citations (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2005050575A1 (en) * 2003-11-19 2005-06-02 Aderbal Fernandes Lima System for paying parking fees using cellular telephones
GB2411276A (en) * 2003-12-24 2005-08-24 Cardiff High Tech Mfg Ltd Vehicle parking administration
WO2007114585A1 (en) * 2006-03-30 2007-10-11 Ik Song An Parking count control system using parking management server and method thereof
WO2009009854A1 (en) * 2007-07-18 2009-01-22 Calgary Parking Authority System and method for managing parking rights
GB2488314A (en) * 2011-02-22 2012-08-29 Mobile Res Solutions Ltd Vehicle parking metering and payment system

Patent Citations (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2005050575A1 (en) * 2003-11-19 2005-06-02 Aderbal Fernandes Lima System for paying parking fees using cellular telephones
GB2411276A (en) * 2003-12-24 2005-08-24 Cardiff High Tech Mfg Ltd Vehicle parking administration
WO2007114585A1 (en) * 2006-03-30 2007-10-11 Ik Song An Parking count control system using parking management server and method thereof
WO2009009854A1 (en) * 2007-07-18 2009-01-22 Calgary Parking Authority System and method for managing parking rights
GB2488314A (en) * 2011-02-22 2012-08-29 Mobile Res Solutions Ltd Vehicle parking metering and payment system

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101855331B1 (ko) IoT 기반 거주자 우선주차구역 관리 시스템 및 그 방법
US9123034B2 (en) Methods and systems for electronic payment for parking using autonomous position sensing
US20170140586A1 (en) Vehicle parking system and method
US20120296708A1 (en) System and Method For Managing Payment Based Parking with Near Field Communication
US20020032601A1 (en) Electronic payment parking lot system and method
US10108901B2 (en) Systems and methods to use a mobile communications device for parking facility access
EP3734522A1 (en) Rental vehicle operation management system
US20150154578A1 (en) Centralized toll tracking, payment and monitoring system using geo location enabled devices
WO2013086140A1 (en) Real-time parking availability system
US20170046955A1 (en) Method and System of Locating and Managing Parking Space
KR20140109547A (ko) 주차장안내서비스시스템 및 그 방법
Nagothu Automated toll collection system using GPS and GPRS
US20130346317A1 (en) Personal Communications Applications, Devices and Systems
CN107103649A (zh) 一种自动收费的智能停车场的方法及系统
Hössinger et al. Development of a real-time model of the occupancy of short-term parking zones
CN110853157B (zh) 一种停车场出入场支付管理系统及方法
Jioudi et al. e-parking: Multi-agent smart parking platform for dynamic pricing and reservation sharing service
CN106781662A (zh) 一种停车场反向预约车位系统
Zacepins et al. Implementation of smart parking system in Jelgava city in Latvia
PT106876A (pt) Gestão de estacionamento pago na via pública sem recurso a parquímetros
KR20160063476A (ko) 주차장 공유를 위한 인센티브 사이버 머니 운영방법
US10891806B1 (en) Mobile phone and cloud based virtualized parking meter system
Hardt et al. The Price of Shared Vehicles–On current and future Pricing Strategies in Mobility Sharing Systems
Balmiki et al. A Research on Smart Vehicle Parking System
Lund Feasibility study MaaS-A business case for EC2B

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20130513

FC3A Refusal

Effective date: 20150720