PT106809A - Capoeira automatizada, controlada e montorizada por telemática - Google Patents

Capoeira automatizada, controlada e montorizada por telemática Download PDF

Info

Publication number
PT106809A
PT106809A PT106809A PT10680913A PT106809A PT 106809 A PT106809 A PT 106809A PT 106809 A PT106809 A PT 106809A PT 10680913 A PT10680913 A PT 10680913A PT 106809 A PT106809 A PT 106809A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
monitored
capoeira
automated
controlled
telematics
Prior art date
Application number
PT106809A
Other languages
English (en)
Inventor
Paulo Alexandre Relvas Martins Sim Es Pinto
Fernando Manuel Passos Coelho Ribeiro
Rogério David Pedroso Rilhas
Artur Manuel Chambel Silvério
Original Assignee
Globalbit Lda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Globalbit Lda filed Critical Globalbit Lda
Priority to PT106809A priority Critical patent/PT106809A/pt
Publication of PT106809A publication Critical patent/PT106809A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; CARE OF BIRDS, FISHES, INSECTS; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K31/00Housing birds
    • A01K31/02Door appliances; Automatic door-openers
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; CARE OF BIRDS, FISHES, INSECTS; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K31/00Housing birds
    • A01K31/18Chicken coops or houses for baby chicks; Brooders including auxiliary features, e.g. feeding, watering, demanuring, heating, ventilation

Abstract

O PRESENTE INVENTO DIZ RESPEITO A UMA CAPOEIRA FUNCIONALMENTE AUTÓNOMA, DEVIDAMENTE CONCEBIDA PARA ALBERGAR DE FORMA ADEQUADA AVES DOMÉSTICAS, E EQUIPADA COM UM CONJUNTO DE DISPOSITIVOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS QUE PERMITEM AO CRIADOR ALIMENTAR E CONTROLAR REMOTAMENTE OS ANIMAIS. A PRESENTE INVENTO É CONSTITUÍDO POR UM ABRIGO (1) COM NINHOS E POLEIROS, ATUADORES (2), SENSORES E DETETORES (3), SISTEMA DE GERAÇÃO E FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA (4), DISPOSITIVOS DE COMUNICAÇÕES (5) E POR UM SISTEMA ELETRÓNICO DE COMANDO E CONTROLO (6). TODO O SISTEMA FUNCIONA DE FORMA AUTÓNOMA E/OU COMANDADO REMOTAMENTE POR VIA DUMA REDE DE COMUNICAÇÕES (7), RECORRENDO A EQUIPAMENTO TELEMÁTICO (8), TAL COMO COMPUTADORES, TELEFONES INTELIGENTES, ETC., E A APLICAÇÕES INFORMÁTICAS. O SISTEMA GERA ALERTAS E ALARMES EM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS QUE SEJAM CONFIGURADAS PELO UTILIZADOR, POR FORMA A GARANTIR A SEGURANÇA E O BEM-ESTAR DOS ANIMAIS.

Description

1/19
Descrição
Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática
Domínio da técnica A capoeira automatizada é um equipamento inovador que permite a criação de aves domésticas de uma forma autónoma. Recorrendo a sensores, detetores e atuadores elétricos e eletrónicos, conectados a um sistema de comando e controlo, a um equipamento de telecomunicações e a um sistema de fornecimento de energia elétrica, é possível a qualquer pessoa, vigiar e controlar remotamente o equipamento, assim como os respetivos animais e as suas atividades. 0 principal objetivo é permitir a criação de aves domésticas sem a necessidade de uma presença humana diária na exploração para cuidar dos animais. Todo o processo de alimentação, hidratação, segurança e bem-estar dos animais, é assegurado de forma autónoma e automática, ou controlado remotamente através de dispositivos telemáticos.
Estado da técnica A produção de produtos hortícolas para consumo próprio tem vindo a desenvolver-se nos anos mais recentes, fruto da conjuntura económica, desemprego, gosto pela produção dos próprios alimentos, desejo de conhecer a origem dos alimentos que se consome, e a produção de produtos biológicos.
Muito frequentemente, estes pequenos horticultores fazem simultaneamente criação de animais para consumo alimentar, como sejam galinhas e coelhos. Para além de serem uma fonte de proteínas, a alimentação destes animais pode ser feita a partir de produtos da horta de menor qualidade ou não 2/19 adequados para o consumo humano, permitindo desta forma um aproveitamento mais eficaz de toda a produção horticola.
Se na produção de horticolas a presença diária não é fundamental, pelo menos na maior parte do ano, no caso da criação de animais torna-se necessária por norma uma presença diária na exploração para tratar e alimentar os animais, o que desincentiva muitas das vezes o inicio desta atividade. 0 roubo e o ataque de predadores são também fatores a ter em conta quando se pretende iniciar a criação de animais.
Por motivos que se prendem nos nossos dias com a saúde pública, a qualidade de vida das pessoas e a lei, evita-se a criação de animais domésticos junto de zonas residenciais. Desta forma, quem pretende criar animais para consumo próprio tê-lo-á que fazer em áreas afastadas das zonas residenciais, facto que por si só é mais um elemento desincentivador desta atividade. Acresce ainda o facto de o modo de produção biológico de aves obrigar à existência de um espaço exterior de dimensões não desprezíveis, o que nem sempre é fácil de encontrar em ambiente urbano.
Existem disponíveis para comercialização no mercado global vários dispositivos que permitem automatizar algumas das ações integrantes do presente invento, como sejam motores para manobrar portinholas, dispensadores de comida e água, dispositivos de deteção e vigilância entre outros. As patentes US2012/0017841A1, US8,302,348B2, US6,944,990B2 e CN102524104A, referem-se a sistemas ou mecanismos para abertura automática de portas para animais. A patente CN203241122U diz respeito a um sistema de pesagem e identificação animal. A patente CN203226147U trata de um sistema automático de limpeza de galinheiros. Tratam contudo de criações relativas a componentes ou métodos isolados que constituem o presente invento. Todavia não existe patenteado ou disponível no mercado, qualquer equipamento que realize de forma integrada e com os mesmos objetivos as funções de uma 3/19 capoeira automatizada e autónoma, tal como descrita neste documento.
Descrição do invento 0 presente invento é composto por um abrigo de dimensões apropriadas para albergar o número de aves gue constituirá a lotação máxima da mesma, em função do tipo de aves e respetivas idades. É construido de diferentes materiais (madeira, metais, termoplásticos, materiais compósitos, e outros), com formas gue não causam ferimentos ou outro tipo de danos às aves. Complementarmente ao abrigo, e funcionando de forma integrada com este, existem atuadores, sensores e detetores, sistema de alimentação de energia elétrica, sistema de comunicações e um sistema eletrónico de comando e controlo. No âmbito deste documento define-se sensor como um qualquer dispositivo capaz de medir uma determinada grandeza fisica, caso dos sensores de temperatura, humidade, etc. 0 termo detetor diz respeito a um dispositivo ou sistema, normalmente baseado num ou vários sensores, e que, com base numa ou várias condições, determina a condição de deteção. A titulo de exemplo poderíamos dizer que um sensor de temperatura associado a uma condição de ultrapassagem de uma determinada temperatura, constitui um detetor de incêndio. 0 comando remoto da capoeira automatizada é realizado por via de equipamento telemático, com recurso a uma qualquer rede de telecomunicações. Todos estes elementos no seu conjunto e de forma integrada constituem a capoeira automatizada, objeto do presente invento. A entrada e sarda das aves do abrigo é realizada através de uma porta motorizada. A mesma é concebida para que as aves possam atravessá-la individualmente e sem que a mesma lhes possa causar danos fisicos. São usados métodos ou dispositivos que detetam a presença de um obstáculo no percurso de funcionamento da porta motorizada, e/ou processos 4/19 que detetem um consumo de corrente elétrica anormal do motor de movimentação da porta ou outro dispositivo utilizado para o mesmo fim. A porta poderá ser construída num qualquer material, desde que o mesmo seja adequado à função, tendo em consideração que a porta deverá constituir um elemento de proteção contra predadores e outros elementos estranhos. A porta poderá funcionar com movimentação horizontal ou vertical, podendo a mesma se rigida e indeformável, ou constituída por segmentos.
Para o repouso das aves, existem poleiros com dimensões apropriadas ao número, idade e tipo de aves. A disposição dos poleiros evita que umas aves possam defecar sobre outras que estejam a uma cota inferior. Na área inferior aos poleiros existe um tabuleiro ou outro dispositivo equiparado para a recolha e posterior extração, manual ou automática dos desejos das aves.
Para a postura dos ovos por aves poedeiras, a capoeira automatizada dispõe de um conjunto de ninhos em número adequado à quantidade e tipo de aves poedeiras existentes. Os ninhos são concebidos para garantir isolamento e proteção às aves que os utilizem, para além de deverem ser revestidos de um material confortável para a função de postura. 0 ninho é concebido por forma a dispor de mecanismos que permitam, após a postura, o encaminhamento do ovo para uma área protegida, inacessível às aves e a predadores. Existe um processo ou sistema para detetar a presença de ovos e a sua quantidade. 0 abrigo tem um teto que facilita o escoamento das águas pluviais, evita a entrada de água no abrigo ao mesmo tempo que protege o seu interior de temperaturas extremas. 0 abrigo tem uma área reservada ao acondicionamento dos dispensadores de comida e líquidos, assim como espaço para a armazenagem destes elementos em recipientes apropriados. Os reservatórios de comida, água e líquido de limpeza são construídos em materiais apropriados, e com dimensões 5/19 apropriadas ao número, tipo e idade das aves, assim como ao periodo de autonomia alimentar e de higienização pretendido. Os reservatórios dispõem de sensores para determinação das quantidades existentes ou da necessidade de reabastecimento. Existem diversos dispositivos para controlo de acesso e deteção. Uma ou várias câmaras de video, fixas ou motorizadas para vigilância do interior do abrigo e/ou da periferia do abrigo, detetores de movimento e/ou proximidade, trincos elétricos para abertura controlada de portas e outros atuadores de utilização genérica, por exemplo para atuação de uma sirene ou campainha.
Existem ainda sensores para monitorização de parâmetros ambientais, interiores e exteriores ao abrigo, como sejam temperatura, humidade relativa, intensidade luminosa entre outras grandezas físicas, para além de dispositivos que permitem a ventilação controlada do abrigo, assim como o seu aquecimento interior. A capoeira automatizada dispõe de uma balança para pesar automaticamente as aves.
Todos os sensores e atuadores que compõem a capoeira automatizada são geridos por um sistema eletrónico de controlo. Este sistema eletrónico de controlo reage aos valores medidos pelos sensores de acordo com regras estabelecidas pelo criador, configurado através de uma qualquer interface homem-máquina, como seja por exemplo um ecrã tátil (touchscreen) . Existem ligados ao sistema eletrónico de comando e controlo, um ou múltiplos sistemas de telecomunicações para interação próxima ou remota com a capoeira automatizada. Através destes sistemas de telecomunicações, serão recebidos alarmes, imagens ou outro qualquer tipo de dados relevantes para a segurança e funcionamento da capoeira automatizada. É através destes mesmos sistemas de telecomunicações que são realizadas, local ou remotamente configurações e ordenadas operações ao sistema 6/19 eletrónico de controlo, como por exemplo a abertura e fecho de portas, a alteração nas dosagens de comida entre outras possiveis operações.
Para um funcionamento ininterrupto da capoeira automatizada, todos os dispositivos e sistemas elétricos e eletrónicos são alimentados por um sistema autónomo de energia elétrica. A capacidade e modo de armazenamento de energia dependerão do consumo de cada variante da capoeira automatizada, da existência de energia de uma rede de distribuição, e da autonomia temporal desejada. A geração de energia poderá ser disponibilizada por um qualquer sistema autónomo de energia, hidráulico, eólico, solar, motor de combustão, célula de combustível entre outros.
Funcionamento pormenorizado do invento 0 presente invento tem como base um abrigo (1) para aves de capoeira, associado a um conjunto de dispositivos que de forma integrada permitem uma autonomia energética, alimentar e funcional da capoeira. 0 ciclo diário de vida das aves começa com a abertura da portinhola (9) da capoeira automatizada, permitindo que as aves tenham acesso ao exterior do abrigo (10). A abertura da portinhola (9) ocorre de acordo com parâmetros definidos pelo criador. A abertura da portinhola pode acontecer de forma automática de acordo com a luminosidade exterior, por horário pré-definido, por um comando remoto enviado para o sistema eletrónico de comando e controlo (6) através de equipamentos de telecomunicações (5) de uma das redes de telecomunicações (7) públicas ou através de uma rede de telecomunicações (7) privada. As parametrizações de acionamento da portinhola (9) podem ser alteradas a qualquer momento, local ou remotamente pelo criador. A qualquer momento o criador poderá localmente proceder ao acionamento da portinhola (9) através de uma 7/19 acionador elétrico (32), por exemplo através de um botão de pressão, interruptor, teclado codificado ou outro dispositivo ou método equivalente. Para evitar a abertura forçada da portinhola (9), a mesma dispõe de um trinco elétrico (11) comandado pelo sistema eletrónico de comando e controlo (6). Durante o período diurno, será fornecido alimento e água às aves por via de dispensadores apropriados (12) (13) . Os períodos de dispensa de alimento e água, assim como as respetivas quantidades, são definidos por parametrização do sistema eletrónico de comando e controlo. Estas parametrizações podem ser alteradas a qualquer momento, local ou remotamente pelo criador. A qualquer momento e independentemente das referidas parametrizações, o criador poderá remota ou localmente proceder à dispensa de alimento e água.
No final do período diurno, as aves recolhem naturalmente ao abrigo (1) . 0 fecho da portinhola (9) poderá ser acionado de forma automática de acordo com a luminosidade exterior, por horário pré-definido, por um comando remoto enviado para o sistema eletrónico de comando e controlo (6) através de uma rede de telecomunicações, ou através da deteção automática da entrada de todas as aves no abrigo (1) . Alternativamente a portinhola (9) poderá ser fechada através de uma atuação local, recorrendo a um acionador elétrico (32), tal como um botão de pressão, interruptor ou outro dispositivo ou processo equivalente. Estas parametrizações podem ser alteradas a qualquer momento, local ou remotamente pelo criador. A qualquer momento, e independentemente das referidas parametrizações, o criador poderá remota ou localmente proceder ao fecho da portinhola (9) . 0 estado da portinhola (aberta/fechada) é determinado por sensores (14) (15) devidamente localizados ao longo do curso de funcionamento da portinhola (9) . Estes sensores (14) (15) poderão ser interruptores de contactos secos, sensores de 9/19 para detetar de forma automática vários comportamentos ou situações anómalas, como sejam, mas não limitado a: • Intrusão de animais estranhos; • Intrusão de pessoas; • Aves em agitação anormal.
Em alternativa ou complementarmente ao controlo das aves através do processamento de imagem e som, a capoeira automatizada dispõe de leitores de RFId (25) (26) (27) (28), localizados respetivamente na entrada do abrigo junto à portinhola (9), na entrada para os ninhos (54), nos acessos ao comedouro (56) e bebedouro (12), assim como em outros locais da área exterior, onde seja desejado detetar e identificar as aves. As aves são anilhadas com anilhas (29) especiais, as quais integram micro chips RFId (Radio
Frequency Identification) , pelo que as aves poderão ser identificadas individualmente, nomeadamente no que se refere ao controlo de peso, atividade física, alimentação e hidratação, postura de ovos, entre outras atividades. A deteção de comportamentos anómalos, ou ocorrência de determinadas situações programadas, desencadeará um processo de alerta ao criador.
Outras situações poderão desencadear igualmente um processo de alerta como sejam por exemplo, mas não limitado a: • Aberturas imprevistas de portas; • Portas inadequadamente fechadas; • Portas inadequadamente abertas; • Necessidade de reabastecimento de alimento e/ou água; • Falta de alimento e/ou água; • Falhas de energia; • Bateria descarregada ou com pouca carga; • Avarias ou funcionamento anormal dos dispositivos sensor e/ou atuadores. 8/19 efeito de hall, luminosos ou magnéticos. A portinhola (9) é acionada por um motor rotativo ou por um atuador linear (16) . A entrada e saida das aves pela portinhola (9) é monitorizada por uma barreira de luz (17) constituída por um emissor (18) e um recetor de luz (19). Durante o processo de fechamento da portinhola (9), a barreira de luz (17) é monitorizada, e caso a mesma seja interrompida, fará parar de forma imediata o fechamento da portinhola (9). Estão previstas outras formas de evitar que as aves possam ficar entaladas na portinhola (9) durante o fechamento, como seja a deteção anormal do consumo de corrente do motor ou atuador (16) , ou a deteção de uma velocidade de deslizamento anormal da portinhola (9).
Para a monitorização e segurança das aves, a capoeira automatizada está equipada com um conjunto de câmaras de vídeo localizadas no interior (20) e no exterior (21), ligadas a dispositivos de aquisição de vídeo e aplicações informáticas para processamento de imagens. Os dispositivos de aquisição de vídeo estão integrados no sistema eletrónico de comando e controlo (6) . 0 sistema de processamento de imagens está capacitado para detetar de forma automática vários comportamentos ou situações anómalas, como sejam, mas não limitado a: • Intrusão de animais estranhos; • Intrusão de pessoas; • Aves mortas, inanimadas ou doentes; • Aves em estado de agitação anormal. A deteção destes comportamentos ou ocorrências deverá desencadear um processo de alerta ao criador.
Para a monitorização e segurança das aves, a capoeira automatizada está equipada com microfones no seu interior (23) e exterior (24) e dispositivos para processamento de áudio integrados no sistema eletrónico de comando e controlo (6). Este sistema de processamento de áudio está capacitado 10/19
Os alertas são reencaminhados ao criador através do envio de uma mensagem ou chamada telefónica. O processo de envio poderá ser qualquer um disponibilizado atualmente pelas tecnologias de comunicações móveis ou fixas, como sejam por exemplo, mas não limitado a, SMS, MMS ou correio eletrónico. Todo o processo de alerta é configurável, residindo esta configuração no sistema eletrónico de comando e controlo da capoeira. Por configuração, os números telefónicos, endereços eletrónicos ou outra informação necessária ao envio de alertas, encontram-se registados na memória não volátil do sistema eletrónico de comando e controlo (6). Por configuração, o envio de alertas e alarmes poderá se habilitado ou desabilitado durante determinados periodos de tempo, para a totalidade dos destinatários, ou de forma individualizada.
Complementarmente, os alertas poderão por configuração despoletar avisos sonoros ou luminosos locais, por forma a afugentar ou dissuadir eventuais predadores ou ladrões. Para tal existe um sinalizador acústico (30), e um sinalizador luminoso (31) no exterior do abrigo (1).
Em caso de alerta, ou em qualquer momento que o criador o deseje, o sistema eletrónico de comando e controlo (6) envia imagens ou videos das câmaras (21) (22) para dispositivos telemáticos (8), como por exemplo, mas não limitado a, computadores pessoais, tablets e smartphones.
Através das câmaras instaladas (20) (21), e/ou de outros dispositivos auxiliares, como por exemplo, mas não limitado a, detetores de passagem na portinhola (17) (18) (19), deverá o sistema eletrónico de comando e controlo (6) monitorizar o número de aves existentes em cada instante no abrigo (1) ou no recinto exterior (10).
Através das câmaras instaladas (20) (21), e/ou de outros dispositivos auxiliares, como por exemplo, mas não limitado a, detetores de presença ou movimento (33), deverá o sistema 11/19 detetar a aproximação de pessoas e/ou animais na periferia da capoeira automatizada. Por configuração, estas situações poderão originar, ou não, alertas para o criador. A capoeira automatizada dispõe de um sistema de monitorização de grandezas ambientais exteriores, tais como temperatura (48) , humidade relativa (49), direção e velocidade do vento (50) e radiação solar (51) . Da mesma forma são monitorizadas internamente a temperatura (52) e humidade relativa (53).
De forma a manter um ambiente ameno para as aves no interior do abrigo (1), existe uma janela motorizada (34) para ventilação, arejamento e regulação da temperatura interior do abrigo (1) em caso de necessidade. O acionamento conjunto da portinhola (9) e da janela de ventilação (34) é realizado de acordo com os valores dos sensores ambientais interiores e exteriores (48) (49) (50) (51) (52) (53) e de um algoritmo apropriado, integrado no sistema eletrónico de comando e controlo (6).
Similarmente, o abrigo dispõe de um sistema de aguecimento elétrico (35) para aumentar a temperatura interior do abrigo em caso de necessidade.
Os ninhos (54) para postura dos ovos estão eguipados com um sistema de contagem de ovos, baseado no processamento de imagem das câmaras interiores (20). Por construção dos ninhos (54), após a postura, os ovos deslizam por efeito da gravidade para um compartimento apropriado (45), fora do alcance das aves e mantendo-se desta forma armazenados em local protegido e abrigado. O recinto exterior (10) é delimitado por uma cerca, vedação ou outra barreira fisica (47) gue delimite a área de circulação das aves. A entrada do criador no recinto exterior (10) e o acesso ao abrigo (1) é realizada através de uma porta (37) eguipada com um trinco elétrico (38) . O trinco elétrico (38) é atuado de diferentes formas: 12/19 • Pelo envio de um código por SMS através de um equipamento telemático (8); • Pela realização de uma chamada telefónica e marcação de um código multifrequência através de um equipamento telemático (8); • Por simples aproximação de um equipamento telemático (8) com comunicações de curto alcance e respetiva identificação; • Pela digitação de um código num teclado (39);
Para evitar que a porta possa ficar inadvertidamente aberta, existe um sensor (40) apropriado para detetar esta situação. Esse sensor poderá ser um interruptor de contactos secos ou um interruptor magnético. A higienização do abrigo é realizada de forma automática, através de um sistema de limpeza baseado em aspersores e/ou injetores (41) de liquido de limpeza sobre pressão. A pressão do liquido de limpeza é fornecida por uma bomba de água (42) com caracteristicas apropriadas. O líquido de limpeza encontra-se armazenado em recipiente apropriado (43), o qual incorpora um detetor de nivel (44) do líquido. A higienização pode ser programada ou inusitada por ordem transmitida pelo criador ao sistema eletrónico de comando e controlo (6).
Para o funcionamento de capoeira automatizada é necessária uma qualquer fonte de energia elétrica (4) . Esta fonte de energia poderá ser a rede pública de energia elétrica, células de combustível ou uma fonte de energia renovável, como sejam painéis solares ou geradores eólicos. Para que todo o sistema possa ser tolerante a falhas de energia, existe uma bateria elétrica (55) capaz de alimentar a capoeira automatizada. O tipo e a capacidade da bateria dependerão da autonomia desejada e da fonte de energia utilizada. 13/19 A alimentação das aves é proporcionada por um sistema automático, constituído por um reservatório de comida (57), por um dispensador (13) que faz o doseamento da quantidade de comida e pelo comedouro (56) , recipiente onde é depositada a comida para a alimentação das aves. A quantidade de comida presente no reservatório (57) é medida por um detetor de nivel, constituído por um emissor de ultrassons (58) e um recetor de ultrassons (59) . 0 comedouro (56) tem associada uma balança (60), a qual pesa continuamente a quantidade de comida existente. A hidratação das aves é realizada através de água armazenada num reservatório (61) e dispensadores de água (12) próprios para aves. O reservatório dispõe de um medidor ou detetor de nivel (62) . O reservatório de água é abastecido de forma manual pelo criador, ou a partir da rede pública de distribuição de água, sendo neste caso o abastecimento do depósito controlado por uma electroválvula (63). O abastecimento de água poderá ainda ser concretizado pela utilização de uma bomba de água (64), sempre que a pressão da mesma não seja suficiente para o enchimento do reservatório (61) . A capoeira automatizada permite a pesagem individual das aves, através de uma balança (65) existente na entrada do abrigo (1), junto à portinhola (9). A cada passagem da ave pela portinhola (9), esta é identificada pela sua anilha RFiD (29) através da antena (25) localizada sob a balança (65) ao mesmo tempo que é pesada. O sistema eletrónico de comando e controlo (6) dispõe de entradas (66) e sardas (67) de comando auxiliares, sendo a sua operação parametrizável pelo criador, através duma aplicação informática. Servem estas entradas e saidas auxiliares para que se possam adicionar a qualquer momento e de uma forma integrada, outros dispositivos e sensores não previstos de raiz. 14/19 (68) por captadas 0 interior do abrigo dispõe de iluminação elétrica forma a garantir uma adequada qualidade das imagens pelas câmaras de video ou fotográficas.
Modo de realização A capoeira poderá ser desenvolvida por técnicos das diferentes áreas de atividade onde se insere o presente invento, tais como, engenheiros eletrotécnicos, informáticos e de telecomunicações e engenheiros mecânicos. A construção da capoeira far-se-á recorrendo a materiais comuns disponíveis no mercado, tais como madeiras, metais, termoplásticos e materiais compósitos, dispositivos e componentes elétricos e eletrónicos e equipamento de telecomunicações. As figuras 3 a 7 exemplificam uma possível forma de realização do evento.
Descrição dos desenhos
Fig. 1 - A figura 1 representa um diagrama básico dos elementos que constituem a capoeira automatizada.
Sinal de Referência Significado 1 Abrigo 2 Atuadores 3 Sensores e detetores elétricos e eletrónicos 4 Geração e fornecimento de energia elétrica 5 Dispositivos de comunicações 6 Sistema eletrónico de comando e controlo 7 Rede de comunicações 8 Equipamento telemático 15/19
Fig. 2 - A figura 2 representa graficamente todos os dispositivos e sistemas que constituem a capoeira automatizada.
Sinal de Referência Significado 1 Abrigo 2 Atuadores 3 Sensores e Detetores 4 Geração e fornecimento de energia elétrica 5 Dispositivos de comunicações 6 Sistema eletrónico de comando e controlo 7 Rede de comunicações 8 Equipamento telemático 9 Portinhola 10 Recinto exterior 11 Trinco elétrico da portinhola 12 Bebedouros 13 Dispensador doseador de comida 14 Sensores da portinhola (aberta) 15 Sensores da portinhola (fechada) 16 Motor elétrico da portinhola 17 Barreira de luz 18 Emissor de luz 19 Recetor de luz 20 Câmaras interiores 21 Câmaras exteriores 22 Poleiros 23 Microfones de interior 24 Microfones de exterior 25 Recetor RFID portinhola 26 Recetor RFID ninhos 27 Recetor RFID bebedouro 16/19 28 Recetor RFID comedouro 29 Anilhas RFID 30 Sinalizador acústico 31 Sinalizador luminoso 32 Atuador elétrico da portinhola 33 Detetor de presença ou movimento 34 Janela de ventilação motorizada 35 Aquecimento elétrico 36 Área de postura 37 Porta de acesso ao recinto 38 Trinco elétrico da porta de acesso ao recinto 39 Teclado de abertura de porta 40 Sensor de porta aberta 41 Aspersores ou injetores de liquido 42 Bomba de pressão 43 Reservatório para liquido de limpeza 44 Detetor de nivel do reservatório do liquido de limpeza 45 Armazém de ovos 46 Área dos poleiros 47 Cerca, vedação ou outra barreira fisica 48 Sensor de temperatura exterior 49 Sensor de humidade relativa exterior 50 Sensor de direção e velocidade do vento 51 Sensor de radiação solar 52 Sensor de temperatura interior 53 Sensor de humidade relativa interior 54 Ninhos 55 Bateria elétrica 56 Comedouro 57 Reservatório de comida 58 Emissor de ultrassons do medidor de nivel de comida 59 Recetor de ultrassons do medidor de nivel de comida 17/19 60 Balança do comedouro 61 Reservatório de água 62 Medidor ou detetor de nível da água 63 Eletroválvula de enchimento do reservatório 64 Bomba de água do reservatório 65 Balança de pesagem das aves 66 Entradas auxiliares 67 Saídas auxiliares 68 Iluminação elétrica
Fig. 3 - A figura 3 apresenta uma perspetiva de uma possível forma de implementação da capoeira automatizada.
Sinal de Referência Significado 1 Abrigo 4 Geração e fornecimento de energia elétrica 12 Bebedouros 25 Recetor RFID portinhola 28 Recetor RFID comedouro 33 Detetor de presença ou movimento 48 Sensor de temperatura exterior 49 Sensor de humidade relativa exterior 50 Sensor de direção e velocidade do vento 56 Comedouro 65 Balança de pesagem das aves
Fig. 4 - A figura 4 apresenta uma perspetiva de uma possível forma de implementação da capoeira automatizada.
Sinal de Referência Significado 1 Abrigo 4 Geração e fornecimento de energia elétrica 9 Portinhola 18/19 12 Bebedouros 25 Recetor RFID portinhola 30 Sinalizador acústico 33 Detetor de presença ou movimento 50 Sensor de direção e velocidade do vento 56 Comedouro 65 Balança de pesagem das aves
Fig. 5 - A figura 5 apresenta uma perspetiva de uma possivel forma de implementação da capoeira automatizada.
Sinal de Referência Significado 13 Dispensador doseador de comida 26 Recetor RFID ninhos 45 Armazém de ovos 54 Ninhos 56 Comedouro 57 Reservatório de comida 61 Reservatório de água
Fig. 6 - A figura 6 apresenta uma perspetiva de uma possivel forma de implementação da capoeira automatizada.
Sinal de Referência Significado 6 Sistema eletrónico de comando e controlo 22 Poleiros 34 Janela de ventilação motorizada
Fig. 7 - A figura 7 apresenta uma perspetiva de uma possivel forma de implementação da capoeira automatizada.
Sinal de Referência Significado 5 Dispositivos de comunicações 21 Câmaras exteriores 19/19
Fig. 8 - A figura 8 apresenta uma perspetiva de uma possivel forma de implementação da capoeira automatizada.
Sinal de Referência Significado 9 Portinhola 11 Trinco elétrico da portinhola 14 Sensores da portinhola (aberta) 15 Sensores da portinhola (fechada) 16 Motor elétrico da portinhola 20 Câmaras interiores 52 Sensor de temperatura interior 53 Sensor de humidade relativa interior
Data: 9 de junho de 2014

Claims (1)

  1. Reivindicações Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, caraterizada por dispor de um abrigo para as aves (1), atuadores (2), sensores e detetores elétricos e eletrónicos (3) , dispositivos de comunicações (5) adequados ao controlo e monitorização remota, dispositivos para fornecimento de energia elétrica (4), tudo funcionando de forma integrada e controlada por um sistema eletrónico de comando e controlo (6). Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com a reivindicação anterior, caraterizada por o controlo e monitorização serem realizados remotamente por equipamentos telemáticos (8), recorrendo a uma rede de telecomunicações (7). Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de um abrigo para as aves (1) constituído por uma área de poleiros (46) e uma área para postura (36) constituída por ninhos (54) e um armazém de ovos (45). Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de uma portinhola motorizada (9), constituída por um atuador elétrico (32), motor elétrico (16), sensores de posição da portinhola (14) (15), barreira de luz (17), constituída por um emissor (18) e um recetor de luz (19) e por um trinco elétrico. Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de um sistema de hidratação das aves, composto por bebedouros (12), um reservatório de água (61), medidor ou detetor de nível de água (62), eletroválvula de enchimento do reservatório (63) e bomba de enchimento do reservatório (64). Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de um sistema para alimentação 2/4 das aves, constituído por um comedouro (56), um reservatório de comida (57), dispensador doseador de comida (13), uma balança de pesagem de comida (60), e um medidor de nível de comida constituído por um emissor de ultrassons (58) e um recetor de ultrassons (59). 7a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de câmaras fotográficas ou de vídeo interiores (20) e câmaras fotográficas ou de vídeo exteriores (21). 8a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de microfones interiores (23) e microfones exteriores (24). 9a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de um sistema de identificação das aves, baseado em tecnologia de RFId, constituído por recetores de RFId (25) (26) (27) (28), e anilhas com identificadores RFId (29). 10a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de sistemas de sinalização acústicos (30) e luminosos (31). 11a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de sensores eletrónicos de presença ou movimento (33). 12a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de uma janela de ventilação motorizada (34). 13a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de sistema de aquecimento elétrico (35) do interior do abrigo (1). 14a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, 3/4 caraterizada por dispor de um mecanismo de atuação eletromecânico (38) de abertura de porta de acesso ao recinto exterior (10). 15a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de um teclado numérico junto à porta de acesso (37) ao recinto exterior (10). 16a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de um sensor de deteção de porta aberta (40). 17a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de um sistema para limpeza automática do interior do abrigo, constituido por aspersores ou injetores de liquidos (41), uma bomba de pressão (42), um reservatório para o liquido de limpeza (43) e respetivo detetor de nivel (44). 18a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de sensores de temperatura interior (52), de temperatura exterior (48), humidade relativa interior (53) e humidade relativa exterior (49), sensores de direção e velocidade do vento (50) e sensor de radiação solar (51). 19a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de uma bateria elétrica (55) com funções de alimentação de emergência do sistema eletrónico de comando e controlo (6), atuadores eletromecânicos (2), detetores e sensores elétricos e eletrónicos (3) . 20a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por dispor de balança eletrónica de pesagem individual das aves (65). 21a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por o sistema eletrónico de comando e 4/4 controlo dispor de entradas auxiliares (66) e saídas auxiliares (67), com funções de integração de outros sensores, detetores e atuadores. 22a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por o sistema eletrónico de comando e controlo (6) integrar uma aplicação informática de processamento de sinais, que com base nas imagens das câmaras instaladas no interior do abrigo (1), identifica e conta os ovos existentes no armazém (45). 23a Capoeira automatizada, controlada e monitorizada por telemática, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por ser iluminada internamente (68) com a função de melhorar a qualidade das imagens captadas pelas câmaras. DATA: 9 de junho de 2014
PT106809A 2013-02-26 2013-02-26 Capoeira automatizada, controlada e montorizada por telemática PT106809A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106809A PT106809A (pt) 2013-02-26 2013-02-26 Capoeira automatizada, controlada e montorizada por telemática

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106809A PT106809A (pt) 2013-02-26 2013-02-26 Capoeira automatizada, controlada e montorizada por telemática

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT106809A true PT106809A (pt) 2014-08-26

Family

ID=51831952

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106809A PT106809A (pt) 2013-02-26 2013-02-26 Capoeira automatizada, controlada e montorizada por telemática

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT106809A (pt)

Citations (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20090320761A1 (en) * 2008-06-13 2009-12-31 Johann Grave Poultry weighing apparatus

Patent Citations (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20090320761A1 (en) * 2008-06-13 2009-12-31 Johann Grave Poultry weighing apparatus

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10849320B2 (en) Pest trap with disposal container and wireless monitoring
US20240023516A1 (en) Livestock Management
US20200178505A1 (en) Method and System for Remote Monitoring, Care and Maintenance of Animals
US11278000B2 (en) Method and system for remote monitoring, care and maintenance of animals
ES2833273T3 (es) Método y sistema para proporcionar acceso selectivo a mascotas preidentificadas a una ubicación u objeto predeterminado
Kanjilal et al. Smart farm: extending automation to the farm level
US10292363B2 (en) Species specific feeder
US20160198685A1 (en) Upland bird enclosure with controlled egress
CN105682454A (zh) 宠物喂食器
US20190254260A1 (en) System for operating a swinging chicken coop door
DK3097776T3 (en) PLATFORM FOR CARE AND CARE OF PETS
GB2454658A (en) Automatic pet feeder
US20090020073A1 (en) Deer conditioning system
US20150068466A1 (en) Method and system for housing and protection during adverse enviornmental conditions
WO2013063670A1 (pt) Método e sistema de controle e eliminação de pragas
US10827726B2 (en) Chicken nesting trailer—chicken camp
JP2020171248A (ja) 動物捕獲装置
US20150082687A1 (en) Automatic self functioning full season mosquito larvae eradicator
JP2021140512A (ja) 情報処理装置及び予測プログラム
PT106809A (pt) Capoeira automatizada, controlada e montorizada por telemática
CN208724763U (zh) 一种捕鼠装置及捕鼠系统
US11557142B1 (en) Home wildlife deterrence
Nusantara et al. Hardware design of automatic Arowana raiser
CN109156370B (zh) 一种流浪动物智能收容中心
KR20210002207U (ko) 무선기기를 이용한 반려동물 관리 장치

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20140710

FC3A Refusal

Effective date: 20150219