PT106686A - Tijolo malhete - Google Patents

Tijolo malhete Download PDF

Info

Publication number
PT106686A
PT106686A PT106686A PT10668612A PT106686A PT 106686 A PT106686 A PT 106686A PT 106686 A PT106686 A PT 106686A PT 10668612 A PT10668612 A PT 10668612A PT 106686 A PT106686 A PT 106686A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
collar
brick according
length
faces
brick
Prior art date
Application number
PT106686A
Other languages
English (en)
Inventor
Luís Alberto Da Silva Ferreira
Original Assignee
Luís Alberto Da Silva Ferreira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Luís Alberto Da Silva Ferreira filed Critical Luís Alberto Da Silva Ferreira
Priority to PT106686A priority Critical patent/PT106686A/pt
Publication of PT106686A publication Critical patent/PT106686A/pt

Links

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO SITUA-SE NO DOMÍNIO TÉCNICO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, REFERE-SE A UM SISTEMA DE CONSTRUÇÃO COMPOSTO DE PEÇAS FURADAS COM SISTEMA DE ENCAIXE MACHOFÊMEA, PRODUZIDAS EM MATERIAL CERÂMICO, BETÃO, GESSO OU MATERIAIS COMPÓSITOS QUE SE DESTINAM A CONSTRUIR PAREDES DE EDIFÍCIOS, CONDUTAS TÉCNICAS OU OUTROS TIPOS DE EDIFICAÇÃO DECORATIVAS OU TÉCNICAS, COM OU SEM ARGAMASSAS DE LIGAÇÃO. TENDO POR BASE OS TIJOLOS FURADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PAREDES, FOI DESENVOLVIDO UM NOVO MODELO BASE DE ELEMENTO O QUAL É CARACTERIZADO PELA EXISTÊNCIA DE VÁRIOS FUROS NO INTERIOR (4) E DE MÚLTIPLOS MALHETES EXTERIORES (DOIS OU MAIS) EM CADA PEÇA (5) (6) (7), O QUE PERMITE, A LIGAÇÃO SECA ENTRE PEÇAS NA HORIZONTAL A 180° E/OU 90°. O MODELO BASE É COMPLEMENTADO POR PELO MENOS DUAS VARIANTES.

Description

DESCRIÇÃO "Tijolo malhete"
Domínio técnico da invenção
Esta inovação situa-se no domínio técnico da construção civil, e em particular na produção de elementos para a construção de paredes e condutas de ar ou fumos em edifícios, podendo também ser utilizado em construções permanentes ou temporárias na agricultura, jardinagem e elementos decorativos ou técnicos.
Antecedentes da Invenção
As paredes dos edifícios são normalmente construídas por elementos vazados, sejam em tijolo cerâmico, blocos de cimento ou painéis de gesso. Os tijolos cerâmicos furados moldados por extrusão são de forma paralelepipédica possuem seis faces, sendo quatro lisas ou nervuradas, que são as paredes exteriores do tijolo. 0 interior do tijolo é furado, apresentando percentagens de furação entre os 20 e os 70%, sendo os furos variáveis, quer na quantidade quer na forma (redondo, retangular, quadrado, bago de arroz, etc.). As restantes duas faces do tijolo apresentam a forma do conjunto - paredes exteriores e forma da furação interior. Estas duas faces resultaram do processo de corte após a moldagem por extrusão. Os elementos são ligados entre si por argamassas à base de cimento ou gesso, as quais são aplicadas em 4 das seis faces do elemento. As restantes duas faces são as faces visíveis, que poderão ficar à vista ou serem rebocadas. 1/7
Historicamente os tijolos furados são assentes com os furos na horizontal, o que facilita o assentamento. Dado que para melhor ligação os tijolos são aplicados com argamassas nos topos, tapam-se normalmente os furos, impedindo a criação de canais na horizontal. Mas, mesmo que não se apliquem argamassas nos topos, e permitido a criação de canais na horizontal, a sua utilidade é muito reduzida, dado que a quase totalidade das cablagens na horizontal é instalada no teto ou na laje do edifício, subindo ou descendo na vertical para tomadas interruptores e outros que obrigam a abertura de roços nas paredes.
Mesmo aplicando, os modelos atuais de tijolo com os furos no sentido da vertical, não obteremos os desejados canais na vertical, dado que, de uma fiada de tijolo, para a seguinte os tijolos são desfasados, para se obter a travação, e consequente não alinhamento entre furos. Para evitar desequilíbrios na parede os tijolos são travados entre si nas várias fiadas. Se a primeira fiada se inicia com um tijolo inteiro, na segunda fiada inicia-se com metade de outro tijolo, e assim sucessivamente. Caso os tijolos fossem apenas empilhados, sem aplicação de argamassas, e mesmo que travados, a parede não apresentaria consistência. As paredes são suporte para a montagem de um cada vez maior número de equipamentos técnicos, instalação elétrica, eletrónica, águas, etc. É obrigatório definir em projeto todo o tipo possível de condutas técnicas. As instalações horizontais são montadas no teto ou no pavimento. Para a instalação das verticais, é obrigatório cortar as paredes, procedendo à abertura de roços, com equipamentos de corte ou de impacto. 2/7
Após as montagens dos cabos e passagem de tubos, os roços são tapados de novo, com argamassas à base de cimento, ou de gesso. Para além do sobrecusto desnecessário da abertura e fecho dos roços, com estes aumenta-se significativamente a heterogeneidade da parede, reduzindo o isolamento acústico e aumentando a possibilidade de aparecimento de fissuras. Os sistemas de renovação de ar e de extração de fumos dos edifícios residenciais são normalmente construídos com elementos cerâmicos ou em betão (denominadas fugas de chaminé). Sendo os diâmetros interiores limitados a 30 cm. Para diâmetros superiores são utilizados elementos metálicos. Em alternativa ao metal e para diâmetros interiores superiores a 30 cm, são construídas chaminés em tijolo ligado por argamassas de cimento.
Quer as condutas metálicas, que todos os elementos à base de cimento Portland, têm uma duração muito inferior à duração do edifício, a sua degradação é muitas vezes geradora de graves problemas de contaminação do ar interior dos edifícios e mesmo em muitos casos gerador de incêndios. É cada vez mais importante assegurar renovação de ar dos edifícios, se possível de forma passiva, para tal é necessário dispor de peças que permitam a construção de condutas seguras e duráveis de dimensão adequada às necessidades de cada edifício.
Descrição da invenção A presente invenção tem por base o normal modelo de tijolo, cerâmico furado de forma paralelepipédica moldado por processo de extrusão sendo o seu comprimento (1) medido 3/7 no sentido da extrusão e variável entre 15mm e 800 mm, a largura, (2) a parte mais larga da peça perpendicular ao comprimento e que varia entre 200 mm e 800 mm, e finalmente a altura (3) , que definirá a espessura da peça e que variará entre 30 mm e 500 mm. A peça possui vários furos (4) no seu interior, obtidos durante o processo de moldagem e orientados no sentido da extrusão, sendo os furos em quantidade e forma variável. Permite a ligação rigida seca entre os vários elementos utilizando encaixes denominados malhetes rabo-de-andorinha: cavidade aberta numa peça para receber a parte saliente de outra que alarga do colo para a extremidade, a fêmea apresenta geometria inversa do macho. A peça base possui numa das faces definidores da altura, um ou mais malhetes salientes (5) em toda a sua extensão. Na face oposta possui, em toda a sua extensão, um ou mais malhetes reentrantes (6), com geometria inversa dos salientes. Possui ainda um ou mais malhetes reentrantes (7), iguais e perpendiculares ao anterior, mas numa das faces definidoras do comprimento, no extremo, junto à face contendo o(s) malhete(s) reentrante(s). O malhete com saliência (ou Macho) é caracterizado por apresentar comprimento igual ao comprimento da peça. Ter uma saliência que ao nivel do colo tem uma dimensão (8) entre 30 e 180 mm, aumentando para a extremidade, onde tem uma dimensão (9) entre 33 e 210 mm. Entre o colo e a extremidade poderão distar entre 10 e 50 mm. As duas faces menores (10) que ligam o colo à extremidade, poderão ser direitas, apresentar superfícies ligeiramente côncavas e/ou convexas, lisas ou nervuradas. Possui ainda um furo central (11) equidistante das faces maior e menores. 4/7 0 malhete com reentrância (6) (ou fêmea) é caracterizado por apresentar geometria inversa ao malhete saliente (5) . Ter uma reentrância que ao nivel do colo tem uma dimensão (12) entre 30 e 180 mm, aumentando para a extremidade, onde tem uma dimensão (13) entre 33 e 210 mm. Entre o colo e a extremidade poderão distar entre 10 e 50 mm. Possui ainda dois furos simétricos (14) em relação à parte reentrante e cada um equidistante em relação à parte mais próxima da reentrância, à superfície externa superior e lateral. O interior do tijolo é furado, apresentando percentagens de furação entre os 20 e os 70%, sendo os furos variáveis, quer na quantidade, quer na forma (redondo, retangular, quadrado, bago de arroz).
As restantes duas faces do tijolo apresentam a forma do conjunto, paredes exteriores e forma da furação interior. Foram estas faces que resultaram do processo de corte durante a moldagem por extrusão. Estas faces podem ser apresentadas tal como resultou do processo de corte, ou retificadas (corte ou fresagem com equipamento adequado de forma a eliminar as diferenças entre dois topos das peças e permitir uma colagem perfeita das mesmas). Podem apresentar dimensões, que variam, de 30 a 500 mm por 200 a 800 mm. A invenção apresenta formas preferenciais de realização quanto à peça base antes definida, onde o número o tipo, a forma e a localização dos malhetes pode variar, as quais se apresentam com o auxílio das figuras 2 e 3.
Descrição das figuras 5/7
Figura 1 - A invenção tem por base o normal modelo de tijolo, cerâmico furado de forma paralelepipédica sendo o seu comprimento medido no sentido da extrusão (1) e variável entre 15mm e 800 mm, a largura, a parte mais larga da peça perpendicular ao comprimento (2) e que varia entre 200 mm e 800 mm, e a altura, que definirá a espessura da peça (3) e que variará entre 30 mm e 500 mm. A peça possui vários furos no seu interior (4) em quantidade e forma variável. Permite a ligação rígida seca entre os vários elementos utilizando encaixes denominados malhetes rabo-de-andorinha. A peça base possui numa das faces definidores da altura, um ou mais malhetes salientes (5) em toda a extensão da mesma. Na face oposta possui, em toda a extensão, um ou mais malhetes reentrantes (6), com geometria inversa dos salientes. Possui ainda um ou mais malhetes reentrantes, iguais e perpendiculares aos anteriores, mas numa das faces definidoras do comprimento, no extremo (7), junto à face contendo o(s) malhete(s) reentrante(s).
Figura 2 - Representa uma forma preferencial de realização a qual apresenta a redução de um malhete fêmea. Sendo o malhete reentrante (6) na face oposta ao malhete saliente (5) . Permite que quando se encaixarem duas peças iguais, obter uma continuidade entre a primeira e a segunda, realizando ambas um ângulo de 180°.
Figura 3 - Representa uma forma preferencial de realização a qual apresenta a redução de um malhete fêmea. Sendo o malhete reentrante (7) numa das faces perpendiculares ao 6/7 malhete saliente (5) . sendo o malhete reentrante (6) da face oposta ao malhete saliente (5) , substituído por uma face direita paralela ao malhete saliente (5) . Permite que quando se encaixarem duas peças iguais, obter uma continuidade entre a primeira e a segunda, realizando ambas um ângulo de 90°.
Leiria, 25 de março de 2014 7/7

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES 1- Tijolo malhete paralelepípedo com comprimento (1), largura (2) e altura (3) caracterizado por apresentar: a) furos no seu interior (4) , em quantidade e forma variável; b) um malhete saliente (5) numa das faces definidores da altura, em toda a extensão da mesma, o qual apresenta comprimento igual ao comprimento da peça; c) dois malhetes reentrantes, um (6) na face oposta em toda a extensão, e outro (7) igual e perpendicular aos anteriores, mas numa das faces definidoras do comprimento, no extremo, junto à face contendo o malhete reentrante (6), os quais apresentam geometria inversa ao malhete saliente; d)uma saliência, que alarga do colo (8) para a extremidade (9); e)duas faces menores (10) que ligam o colo à extremidade, direitas e lisas; f) um furo central (11) equidistante das faces maior e menores; g) uma reentrância que alarga do colo (12) para o extremo interior (13); h) dois furos (14) simétricos em relação à parte reentrante cada um equidistante em relação às partes mais próximas da reentrância, superfície externa superior e lateral.
  2. 2- Tijolo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por apresentar comprimento (1) compreendido entre 15 e 800 mm. 1 / 3
  3. 3- Tijolo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por apresentar largura (2) compreendida entre 200 e 800 mm.
  4. 4- Tijolo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por apresentar altura (3) compreendida entre 30 e 500 mm.
  5. 5- Tijolo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por apresentar uma saliência (5) de comprimento igual ao comprimento (D da peça, que alarga do colo para a extremidade, estando a dimensão do colo (8) compreendida entre 30 e 180 mm, e a da extremidade (9) compreendida entre 33 e 210 mm.
  6. 6- Tijolo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por apresentar uma reentrância (6) de comprimento igual ao comprimento (1) da peça, gue alarga do colo para o interior, estando a dimensão do colo (12) compreendida entre 30 e 180 mm, e a do interior (13) compreendida entre 33 e 210 mm.
  7. 7- Tijolo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por apresentar, no malhete saliente (5) , uma distância entre o colo e a extremidade entre 10 e 50 mm.
  8. 8- Tijolo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por apresentar, no malhete reentrante (6), uma distância entre o colo e o interior entre 10 e 50 mm.
  9. 9- Tijolo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por apresentar, no malhete saliente (5), as duas faces menores que ligam o colo à extremidade, curvas. 2/3
  10. 10- Tijolo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por apresentar, no malhete saliente (5) , as duas faces menores que ligam o colo à extremidade, nervuradas.
  11. 11- Tijolo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por apresentar apenas um malhete reentrante (6), situado na face oposta à do malhete saliente (5).
  12. 12- Tijolo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por apresentar apenas um malhete reentrante (6), situado numa das faces definidoras do comprimento (1), no extremo oposto ao malhete saliente (5).
  13. 13- 0 si stema construtivo objeto de registo de patente caracteriza-se por poder vir a ser produzido em material cerâmico, betão, gesso, materiais compósitos à base de resinas, materiais plásticos. Leiria, 25 de março de 2014 3/3
PT106686A 2012-12-07 2012-12-07 Tijolo malhete PT106686A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106686A PT106686A (pt) 2012-12-07 2012-12-07 Tijolo malhete

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106686A PT106686A (pt) 2012-12-07 2012-12-07 Tijolo malhete

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT106686A true PT106686A (pt) 2014-06-09

Family

ID=51831822

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106686A PT106686A (pt) 2012-12-07 2012-12-07 Tijolo malhete

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT106686A (pt)

Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR527585A (fr) * 1920-11-24 1921-10-27 Juda Saltiel Briques perfectionnées
US2619829A (en) * 1948-06-22 1952-12-02 Bethel L Tatum Interlocking hollow building block
US20020046529A1 (en) * 1997-09-05 2002-04-25 Lakdas Nanayakkara Constructional components for use in a wall structure
US6578338B1 (en) * 1997-09-05 2003-06-17 Lakdas Nanayakkara Constructional brick

Patent Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR527585A (fr) * 1920-11-24 1921-10-27 Juda Saltiel Briques perfectionnées
US2619829A (en) * 1948-06-22 1952-12-02 Bethel L Tatum Interlocking hollow building block
US20020046529A1 (en) * 1997-09-05 2002-04-25 Lakdas Nanayakkara Constructional components for use in a wall structure
US6578338B1 (en) * 1997-09-05 2003-06-17 Lakdas Nanayakkara Constructional brick

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112018009140B1 (pt) Unidade de construção com isolamento estrutural para construir um edifício ou estrutura e sistema de unidades de construção com isolamento estrutural para construir um edifício
JP2008503670A (ja) 可変長さの壁連結部を有する隔離コンクリート型枠システム
WO2014071476A1 (pt) Conjunto de perfis, para construção de paredes, painéis e esquadrias em termoplástico
PT106686A (pt) Tijolo malhete
US20190390459A1 (en) Insulated Fireproof Concrete Form System
RU157703U1 (ru) Многослойный двухпазогребневый замковый блок
BR102018003399B1 (pt) edificação com tijolos pré-fabricados e processo de montagem dessa edificação
BR102018072204A2 (pt) sistema de blocos de encaixe a seco
CN204186043U (zh) 一种防水石塑板材
KR102199419B1 (ko) 전선배관이 용이한 건축용 내벽체패널 및 이 건축용 내벽체패널을 이용한 전선배관 시공방법
US20190119909A1 (en) Modular architectural construction system comprising universal interconnectable parts
BR102012014635A2 (pt) Tijolo de plástico intercambiável de isolamento termo-acústico
BR202021000749U2 (pt) Disposição construtiva em elemento de conexão e posicionamento para dutos hidráulicos de escoamento
RU170253U1 (ru) Узел соединения ограждающей конструкции и цокольного перекрытия над холодными и проветриваемыми подпольями
BR102021016497A2 (pt) Blocos de encaixe empregados em edificações
BR202017010914U2 (pt) tijolo de plástico intercambiável
BR202018075115U2 (pt) Aperfeiçoamento introduzido em tijolo de poliestireno expansível com encaixe em anéis
WO2018176112A1 (pt) Sistema construtivo prismático
BR202019010254U2 (pt) Disposição construtiva aplicada em bloco para construção
BR102020020367A2 (pt) Aparato de ligação para sistemas construtivos com estrutura do tipo gaiola
BRMU8800618U2 (pt) aperfeiçoamento introduzido em tijolos intertravados
PT84935B (pt) Paredes pre-moldadas, para edificacoes moduladas
BR202022013964U2 (pt) Tijolo com dispositivos de encaixes para travamento de formas de caixarias na construção de colunas, pilares e cintas
BRPI0903105A2 (pt) sistema construtivo composto por tijolo e dispositivo de encaixe para intertravamento
PL238021B1 (pl) Zestaw elementów budowlanych z geopolimeru do wznoszenia ścian konstrukcyjnych i dachów budynków

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20140429

FC3A Refusal

Effective date: 20141118