PT103869B - Dispositivo de extracção de energia das ondas através do movimento relativo entre dois corpos excitados em oposição de fase - Google Patents

Dispositivo de extracção de energia das ondas através do movimento relativo entre dois corpos excitados em oposição de fase Download PDF

Info

Publication number
PT103869B
PT103869B PT103869A PT10386907A PT103869B PT 103869 B PT103869 B PT 103869B PT 103869 A PT103869 A PT 103869A PT 10386907 A PT10386907 A PT 10386907A PT 103869 B PT103869 B PT 103869B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
semi
immersed
bodies
submerged
phase
Prior art date
Application number
PT103869A
Other languages
English (en)
Other versions
PT103869A (pt
Inventor
Marco A A Alves
Jose C C Amador
Pierpaolo Ricci
Antonio J N A Sarmento
Original Assignee
Martifer En Equipamentos Para
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Martifer En Equipamentos Para filed Critical Martifer En Equipamentos Para
Priority to PT103869A priority Critical patent/PT103869B/pt
Publication of PT103869A publication Critical patent/PT103869A/pt
Publication of PT103869B publication Critical patent/PT103869B/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E10/00Energy generation through renewable energy sources
    • Y02E10/30Energy from the sea, e.g. using wave energy or salinity gradient

Landscapes

  • Other Liquid Machine Or Engine Such As Wave Power Use (AREA)

Abstract

NOVO CONCEITO PARA APROVEITAMENTO DA ENERGIA DAS ONDAS EM OFFSHORE COMPOSTO POR DOIS CORPOS COM AMPLITUDES E FASES DOS DESLOCAMENTOS INDIVIDUAIS DIFERENTES. O CORPO SEMI- IMERSO (1) É COMPOSTO PELOS CILINDROS SUPERIOR (1A) E INFERIOR (1B), RIGIDAMENTE LIGADOS POR UMA UNIÃO CILÍNDRICA (1C) . O CILINDRO SUPERIOR (1A) É O RESPONSÁVEL PELA RESTITUIÇÃO DO SISTEMA E O CILINDRO INFERIOR (1B) TEM A DUPLA FINALIDADE DE CONTROLAR O CENTRO DE GRAVIDADE E ADICIONAR AO SISTEMA INÉRCIA, DEVENDO SER POSICIONADO A PROFUNDIDADE SUFICIENTE DE FORMA A REDUZIR A SUA INTERFERÊNCIA COM A ONDA RADIADA. O CORPO IMERSO (2) ESTÁ POSICIONADO À VOLTA DA UNIÃO CILÍNDRICA (1C) . O PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO TEM POR BASE O FACTO DAS FORÇAS DE EXCITAÇÃO VERTICAIS ACTUANTES EM CADA CORPO ESTAREM EM OPOSIÇÃO DE FASE. ESTE EFEITO ALIADO A UMA DEFINIÇÃO ADEQUADA DAS INÉRCIAS, INDUZ UM DESLOCAMENTO RELATIVO ENTRE O CORPO SEMI-IMERSO (1) E O CORPO IMERSO (2), QUE PODE SER APROVEITADO E CONVERTIDO EM ENERGIA ELÉCTRICA.

Description

Dispositivo de extracção de energia das ondas através do movimento relativo entre dois corpos excitados em oposição de fase
Os combustíveis fósseis são actualmente a fonte de energia mais utilizada em todo o mundo. Dado tratar-se de uma fonte de energia esgotável, torna-se imperativo encontrar novas formas de energia.
A crise financeira internacional de 1970/73, levou os países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) à elevação dos posted price do petróleo, causando inflação. Esta crise financeira mundial, associada à crise política, acabou por provocar o aumento do preço do petróleo e do gás natural em níveis jamais esperados. Em 1979/1980 ocorreu um novo grande choque petrolífero e o preço do petróleo voltou a subir num cenário muito semelhante ao de 1973.
Actualmente vivemos uma nova crise petrolífera e tal como em todas as outras e sempre que se atravessa uma crise petrolífera, a procura de fontes energéticas alternativas ganha uma maior dimensão e é-lhe dada cada vez mais importância. Se aliarmos a este facto as actuais preocupações ambientais, as energias renováveis afiguram-se como alternativa imprescindível e incontornável, havendo uma enorme procura de soluções técnicas de mecanismos de conversão energética destas fontes de energia.
Uma das formas de energia renovável que se encontra no planeta terra é a energia das ondas e o aproveitamento desta energia já vem a ser estudado há longa data. Várias ideias foram propostas e avaliadas, tendo algumas delas dado origem a sistemas piloto. Os sistemas em fase mais avançada de desenvolvimento e já testados em situações reais em offshore são o Pelamis (US6476511B1), o AWS
1/6 (Archimedes Wave Swing) (WO99/11926), o PowerBuoy da Ocean Power Technologies (W02005/089379A3) e o WaveDragon.
A tecnologia Pelamis é uma estrutura semi-submersa composta por vários cilindros horizontais, ligados entre si por articulações e disposto segundo a direcção de incidência das ondas. 0 movimento das articulações provocado pela ondulação é resistido por cilindros hidráulicos que bombeiam óleo em alta pressão para motores hidráulicos. Os motores hidráulicos accionam geradores eléctricos, sendo a electricidade produzida por todas as articulações transportada num único cabo umbilical para um ponto de ligação no fundo, (www.oceanpd.com)
AWS é um dispositivo cilíndrico de absorção pontual, completamente submerso com um corpo superior oco (flutuador) que oscila verticalmente sobre uma base fixa também oca. 0 interior dos dois corpos é preenchido por ar sob pressão, de tal forma que, na ausência de ondas, a pressão do ar interior produz uma força ascendente sobre o flutuador que equilibra o seu peso e a força resultante da pressão hidrostática produzida pela água exterior. Durante a passagem de uma onda, a pressão exterior oscila em torno da pressão hidrostática, provocando a oscilação vertical do flutuador sobre a base num processo em que o ar interior actua como mola pneumática, produzindo uma força vertical de restituição, (www.awsocean.com)
PowerBuoy é constituído por uma bóia submersa muito próxima da superfície da água, com uma estrutura cilíndrica para aproveitar o movimento induzido pelas ondas. Esta bóia está fixa ao fundo do mar onde se encontra instalado o gerador elêctrico. (www.oceanpowertechnologies.com)
WaveDragon é um dispositivo flutuante para aplicação no offshore. 0 seu princípio de funcionamento baseia-se na acumulação de água num reservatório sobrelevado relativamente ao nível médio da superfície livre do mar. A água acumulada é devolvida ao mar através de turbinas
2/6 hidráulicas Kaplan de baixa queda que accionam geradores eléctricos de fabrico comum. A acumulação da água no reservatório sobrelevado produz-se através do galgamento de uma rampa inclinada pela onda. Para aumentar o desnível de galgamento existem dois reflectores parabólicos colocados a montante da rampa com a finalidade de concentrar a onda incidente, (www.wavedragon.net)
Um dos maiores problemas existentes na extracção desta forma de energia renovável é o tipo de geometria a adoptar para os dispositivos, a sua eficiência, rendimento, robustez e viabilidade económica. 0 objectivo desta invenção inovadora visa colmatar estas dificuldades existentes nos dispositivos flutuantes para recuperação da energia das ondas para aplicação em offshore.
dispositivo proposto foi estudado para ter um elevado rendimento e uma elevada eficiência e ser economicamente viável, podendo ser optimizado para as caracteristicas locais onde se pretenda vir a instalar ou a criar wave fa rms.
sistema é composto por dois corpos, corpo semi-imerso (1) e corpo imerso (2), em que o movimento vertical relativo entre estes é aproveitado e convertido em energia eléctrica. O corpo semi-imerso (1) é constituído por três parte principais, nomeadamente o cilindro superior (la), o cilindro inferior (lb) e a união cilíndrica (lc). Cada parte constituinte do corpo semi-imerso (1) tem uma geometria estudada de forma a poder responder com a maior eficiência possível a determinadas especificidades técnicas para a aplicação em causa.
cilindro superior (la) atravessa a superfície livre e consequentemente, é o responsável pela restituição do sistema. As dimensões do dispositivo são definidas de acordo com o diâmetro do cilindro superior (la). Este diâmetro pode ser tanto maior, ou menor, consoante o nivel de potência que se pretenda extrair. 0 cilindro inferior (lb) tem a dupla finalidade de controlar o centro de
3/6 gravidade para reduzir o balanceamento e permitir adicionar ao sistema inércia suficiente para que este responda adequadamente às frequências de agitação mais comuns. Para esse efeito, o cilindro inferior (lb), deverá estar posicionado a profundidade suficiente de forma a não interferir significativamente com a onda radiada pelo cilindro superior (la), ou seja, não afectar o campo de velocidades e pressões na proximidade da superfície livre.
A ligar o cilindro superior (la) e inferior (lb) está a união cilíndrica (lc) cuja função é criar uma ligação rígida entre o cilindro superior (la) e o cilíndrico inferior (lb). Esta união cilíndrica (lc) tem um diâmetro suficientemente pequeno para garantir características adequadas de radiação do sistema e que, ao mesmo tempo, satisfaça as condições estruturais, o guiamento e o deslizamento do corpo imerso (2) . As características de radiação adequadas do cilindro superior (la) são conseguidas permitindo que este perturbe a superfície livre a uma profundidade tão reduzida quanto possível. No entanto, é desejável que a altura do cilindro superior (la) seja próxima da amplitude do deslocamento do corpo imerso (2) de forma a manter constante a restituição hidrostática, evitando a situação em que o cilindro superior (la) está completamente acima ou abaixo da superfície livre, minimizando, deste modo, efeitos não lineares.
corpo imerso (2) completa o dispositivo. Este corpo é caracterizado por ter um diâmetro tal que estabeleça uma relação de equilíbrio estrutural com a união cilíndrica (lc). A altura do corpo imerso (2) é determinada para que o volume, ou inércia associada, possibilite que o segundo pico de absorção do sistema seja tão próximo do pico de ressonância quanto se pretenda. A altura do corpo imerso (2) é importante para garantir o guiamento e o deslizamento na união cilíndrica (lc) de forma a evitar que ocorra balanceamento.
princípio de funcionamento do sistema tem por base o facto de a força de excitação vertical, que actua no corpo 4/6 semi-imerso (1) e no corpo imerso (2), estar em oposição de fase. Este efeito, aliado a uma definição adequada das inércias de cada um dos corpos induz um deslocamento relativo entre ambos, uma vez que a amplitude e fase dos deslocamentos individuais é desigual. Para minimizar efeitos não lineares os corpos semi-imerso (1) e imerso (2) são boleados.
Uma das vantagens do sistema proposto é o facto de se tratar de um dispositivo axissimétrico o que facilita a sua implementação em offshore, não havendo necessidade de direccionar o dispositivo para a frente de onda incidente, como acontece com outros dispositivos, nomeadamente o Pelamis e o WaveDragon. 0 direccionamento de dispositivos para a frente de onda incidente culmina, usualmente, em enormes problemas no que respeita ao projecto e dimensionamento dos sistemas de ancoragem a adoptar. No caso do dispositivo proposto não será um problema de fundo, uma vez que existem diversas aplicações de sistemas de ancoragem usados em bóias instaladas em offshore.
sistema de extracção de energia -Power Take Off- está localizado entre o corpo imerso (2) e o corpo semi-imerso (1) de forma a tirar partido do movimento vertical relativo entre ambos. 0 equipamento de Power Take Off que venham a ser adoptado no dispositivo proposto poderá ser hidráulico, eléctrico, do tipo gerador linear ou rotativo, ou outro.
Em suma, é proposto um dispositivo que, dependendo do meio onde possa vir a ser instalado, pode ser ajustado/optimizado quer a nível da geometria, quer a nível do sistema de Power Take Off que se venha a ser adoptado.
Para melhor interpretação do dispositivo proposto, são adicionados alguns desenhos, nos quais:
- A figura 1 ilustra uma das partes do dispositivo proposto, designada de corpo semi-imerso (1). Este corpo está semi-imerso e é composto por dois cilindros, cilindro superior (la) e cilindro inferior (lb), com extremidades boleadas rigidamente ligados por um cilindro denominado de união cilíndrica (lc).
- A figura 2 ilustra a outra parte do dispositivo proposto, denominada de corpo imerso (2) . Este corpo tem forma anelar e está completamente imerso, posicionando-se em volta da união cilíndrica (lc).
- A figura 3 ilustra a forma de integração das duas partes do dispositivo proposto, corpo semi-imerso (1) e corpo imerso (2).
- A figura 4 ilustra o princípio de funcionamento do dispositivo que tem por base o facto da força de excitação vertical, que actua em cada uma das partes descritas acima, estar em oposição de fase. Este efeito, aliado a uma definição adequada das inércias de cada uma das partes, induz um deslocamento relativo entre o corpo semi-imerso (1) e o corpo imerso (2), uma vez que a amplitude e fase dos deslocamentos individuais destes é desigual.

Claims (3)

REIVINDICAÇÕES
1. Dispositivo de extracção de energia das ondas através do movimento relativo entre dois corpos, um dos quais (1) dotado de um elemento flutuador, excitados em oposição de fase, caracterizado por o corpo semi-imerso (1) ser composto por um cilindro superior (la), um cilindro inferior (lb) e uma união cilíndrica (lc) que estabelece uma ligação rígida de pequeno diâmetro entre os cilindros superior (la) e inferior (lb) e que satisfaz as condições estruturais de construção, o guiamento e o deslizamento de um segundo corpo imerso (2), tendo o corpo semi-imerso (1) a particularidade de ter no cilindro inferior (lb), uma massa submersa colocada a uma profundidade suficiente para evitar uma significativa interferência sobre a hidrodinâmica da parte superior (la) e com a finalidade de adicionar inércia de forma a sintonizar o dispositivo na gama de frequências pretendida, sem afectar o campo de velocidades e pressões na vizinhança da superfície livre e mantendo a estabilidade do dispositivo, sendo que a força de excitação do corpo imerso (2) promove um deslocamento relativo entre os corpos semi-imerso (1) e imerso (2) que é aproveitado para extracção de energia.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o corpo imerso (2) ter uma altura que é determinada para que o volume ou inércia associada juntamente com a inércia do corpo semi-imerso (1) e com o efeito de oposição de fase em que ambos os corpos se encontram, induza um deslocamento relativo entre ambos os corpos (1 e 2) tendo em vista que a amplitude e fase dos deslocamentos individuais é desigual de modo a que os picos de absorção sejam tão próximos do pico de ressonância quando se pretenda.
3 . Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a altura do corpo imerso (2) ser um parâmetro que vai garantir o guiamento e deslizamento na união cilíndrica (lc) de forma a evitar ocorrência de balanceamento.
Lisboa, 9 de Novembro de 2008
PT103869A 2007-10-29 2007-10-29 Dispositivo de extracção de energia das ondas através do movimento relativo entre dois corpos excitados em oposição de fase PT103869B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT103869A PT103869B (pt) 2007-10-29 2007-10-29 Dispositivo de extracção de energia das ondas através do movimento relativo entre dois corpos excitados em oposição de fase

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT103869A PT103869B (pt) 2007-10-29 2007-10-29 Dispositivo de extracção de energia das ondas através do movimento relativo entre dois corpos excitados em oposição de fase

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT103869A PT103869A (pt) 2008-04-04
PT103869B true PT103869B (pt) 2008-12-17

Family

ID=40551186

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT103869A PT103869B (pt) 2007-10-29 2007-10-29 Dispositivo de extracção de energia das ondas através do movimento relativo entre dois corpos excitados em oposição de fase

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT103869B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT103869A (pt) 2008-04-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2009272416B2 (en) Wave powered generator
Lagoun et al. Ocean wave converters: State of the art and current status
KR101071644B1 (ko) 해상 부유구조물을 이용한 발전장치
Prakash et al. Wave energy converter: a review of wave energy conversion technology
CN107842459B (zh) 振荡水柱与振荡浮子组合式波能转换装置
CN104806455B (zh) 频率可调的深水半潜式平台型浮式风电场
CN105422376A (zh) 垂直导桩式浮防波堤兼波浪能发电装置
CN104033324B (zh) 垂荡浮箱式深海波能发电装置
CN109098918A (zh) 一种基于压电效应的海上撬装式波浪能发电装置及方法
CN108590941A (zh) 一种利用波浪动水压力收集波浪能的装置
KR20150072491A (ko) 진동 수주형 파력 발전 장치
CN102808719A (zh) 浮子异动式波浪发电装置
CN104632516A (zh) 重力摆-滑块式浮子波浪能发电装置
CN202718803U (zh) 浮子异动式波浪发电装置
Kofoed The wave energy sector
Babajani et al. Numerical investigation of distance effect between two Searasers for hydrodynamic performance
US11506170B1 (en) Generator device using potential energy
PT103926A (pt) Dispositivo para extracãco da energia das ondas
KR101433309B1 (ko) 이온 폴리머 금속 복합체를 이용한 해상 부유식 발전장치
AU2010217391A1 (en) A power capture device
JP2010275906A (ja) 電場応答性高分子膜を用いた波力発電装置
PT103869B (pt) Dispositivo de extracção de energia das ondas através do movimento relativo entre dois corpos excitados em oposição de fase
KR101242506B1 (ko) 텐던에 고정되는 고정부유체 및 가변부유체를 갖는 장력고정식 플랫폼
Aubry et al. Wave energy converters
CN104314735A (zh) 一种使用双浮体结构的点吸收式波浪能转换装置

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20080327

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20081209

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20110429

NF4A Restitutio in integrum

Free format text: RESTITUTIO IN INTEGRUM

Effective date: 20110601

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20120430