PT10378U - Caixa transformável e sua matriz de construção - Google Patents

Caixa transformável e sua matriz de construção Download PDF

Info

Publication number
PT10378U
PT10378U PT1037808U PT1037808U PT10378U PT 10378 U PT10378 U PT 10378U PT 1037808 U PT1037808 U PT 1037808U PT 1037808 U PT1037808 U PT 1037808U PT 10378 U PT10378 U PT 10378U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
matrix
box
vertical
margins
cuts
Prior art date
Application number
PT1037808U
Other languages
English (en)
Other versions
PT10378T (pt
Inventor
Rodolfo Alexandre Gomes Mouta
Original Assignee
Setsa Sociedade De Engenharia
Rodolfo Alexandre Gomes Mouta
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Setsa Sociedade De Engenharia, Rodolfo Alexandre Gomes Mouta filed Critical Setsa Sociedade De Engenharia
Priority to PT1037808U priority Critical patent/PT10378U/pt
Publication of PT10378T publication Critical patent/PT10378T/pt
Publication of PT10378U publication Critical patent/PT10378U/pt

Links

Landscapes

  • Cartons (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A UMA CAIXA TRANSFORMÁVEL E SUA MATRIZ DE CONSTRUÇÃO, QUE PODERÁ SER PRODUZIDA POR CARTONAGEM, QUE DEVIDO À SUA GEOMETRIA (DOBRAS E CORTES) PERMITE MONTAR UMA CAIXA COM MAIS DO QUE UMA GEOMETRIA. A INVENÇÃO PERMITE, UMA CONVERSÃO ENTRE, PELO MENOS, DUAS CONFIGURAÇÕES DE CAIXA DISTINTAS E INTERPERMUTÁVEIS, ISTO É, DE FUNDO QUADRADO PARA FUNDO RECTANGULAR OU VICE-VERSA, DE MODO A SATISFAZER, POR EXEMPLO, NECESSIDADES DE ACONDICIONAMENTO OU ARMAZENAMENTO. A CAIXA DA PRESENTE INVENÇÃO SERÁ MUITO ÚTIL PARA QUEM PRETENDA RENTABILIZAR O ESPAÇO DISPONÍVEL PARA ARMAZENAMENTO EM PRATELEIRA OU PARA ACONDICIONAMENTO DE DETERMINADOS PRODUTOS OU ARTIGOS QUE, NALGUNS CASOS, PODERÃO ADEQUAR-SE MELHOR A CAIXAS DE FUNDO QUADRADO E, NOUTROS CASOS, A CAIXAS DE FUNDO RECTANGULAR.

Description

DESCRIÇÃO "CAIXA TRANSFORMÁVEL E SUA MATRIZ DE CONSTRUÇÃO"
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a caixas transformáveis e suas matrizes de construção que poderão ser produzidas por cartonagem e que devido à sua geometria (dobras e cortes) permitem montar uma caixa com mais do que uma dimensão e forma.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Actualmente os acessórios de armazenamento, como caixas de cartonagem, apenas permitem um tamanho Standard por caixa (por exemplo: 0,5 m x 0,5 m x 0,5 m). O acesso dos utilizadores a diferentes tamanhos de caixas implica terem de possuir tantas caixas quantos os tamanhos pretendidos uma vez que as caixas existentes possuem um tamanho único que não permite adaptação de dimensão e ou geometria.
Os utilizadores de modo geral necessitam de possuir instalações com grandes áreas para poderem armazenar todas as dimensões (uma por caixa).
As indústrias que lidam diariamente com produtos de dimensões, formatos e tamanhos variados (peças plásticas, 1 vestuário, entre outras) não possuem caixas passíveis de serem transformadas em função das suas necessidades de armazenamento. A presente invenção é susceptível de superar os problemas e desvantagens acima referidos, uma vez que proporciona uma matriz de construção de caixa transformável que pode adoptar, pelo menos, duas configurações diferentes.
SUMARIO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a uma caixa transformável e sua matriz de construção, em que as margens horizontais da referida matriz possuem um comprimento total de x metros e as margens verticais uma altura total de Y metros, compreendendo a referida matriz de construção, pelo menos, cinco linhas (A, B, C, D, E) de dobra verticais, definindo, pelo menos, oito segmentos (OB, BC, CE e EX; OA, AB, CD e DE); duas linhas (F, G) de dobra horizontais, definindo, dois segmentos (OF, GY) ; e, pelo menos, 10 cortes (H) verticais, estendendo-se cada um deles em cada uma das linhas (A, B, C, D, E) de dobra verticais, em ambas as margens horizontais da referida matriz e prolongando-se a partir das referidas margens, caracterizada por o comprimento de cada um dos segmentos (OB, BC, CE e EX) das margens horizontais da referida matriz ser igual a X/4 metros; o comprimento de cada um dos segmentos (OA, AB, CD e DE) das margens horizontais da referida matriz ser igual a X/8 metros; 2 a altura de cada um dos segmentos (OF, GY) das margens verticais da referida matriz ser igual ao referido comprimento de cada um dos segmentos (OA, AB, CD e DE); cada um dos referidos cortes (H) verticais ter uma altura igual a X/8 metros; e em que a dobragem da referida matriz de construção proporciona a formação de, pelo menos, duas caixas geometricamente diferentes; a dobragem da referida matriz de construção segundo as linhas (B, C, E) de dobra e subsequente união das duas margens (0, X) verticais livres, seguida de dobragem e fixação de abas resultantes dos referidos cortes (H) de modo a fechar o fundo e o topo da caixa, resulta numa caixa de fundo quadrado; ou opcionalmente, a dobragem segundo as linhas (A, C, D) de dobra e subsequente união das duas margens (0, X) verticais livres, seguida da dobragem e fixação de abas resultantes dos referidos cortes H de modo a fechar o fundo e o topo da caixa, resulta numa caixa de fundo rectangular.
Numa forma de realização preferida da invenção, a caixa transformável e sua matriz de construção é caracterizada por a união e fixação das referidas margens verticais e abas resultantes dos cortes serem realizadas por técnicas 3 seleccionadas do grupo compreendendo colagem, agrafagem, cintagem e semelhantes ou suas combinações.
Numa outra forma de realização da presente invenção, a caixa transformável e sua matriz de construção é caracterizada por ser fabricada de material seleccionado do grupo compreendendo cartão, cartolina, papel, plástico e semelhantes ou suas combinações. A seguir procede-se à descrição detalhada da invenção com referência aos desenhos anexos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Fig. 1 ilustra uma vista esquemática de uma forma de realização preferida da invenção de uma matriz de construção de caixa, orientada num eixo xy referencial, com as respectivas linhas de dobra e corte. A Fig.2 ilustra uma vista em perspectiva, esquemática, de uma caixa, formada a partir da referida matriz, possuindo uma primeira forma de fundo quadrado. A Fig. 3 ilustra uma vista em perspectiva, esquemática, de uma caixa, formada a partir da mesma matriz, possuindo uma segunda forma de fundo rectangular. 4
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a uma caixa transformável e sua matriz de construção, que poderá ser produzida por cartonagem, que devido à sua geometria (dobras e cortes) permite montar uma caixa com, pelo menos, duas geometrias. Com esta invenção pretende-se melhorar substancialmente a vida de todos os utilizadores de caixas, permitindo, sempre que necessário, a transformação das mesmas para uma outra dimensão e forma, de modo a satisfazer, por exemplo, necessidades de acondicionamento ou armazenamento. Pretende melhorar-se também o produto fornecido ao consumidor final, uma vez que ao adquirir apenas uma caixa poderá beneficiar de, pelo menos, duas configurações possíveis em vez de apenas uma. A caixa da presente invenção será muito útil para quem pretenda rentabilizar o espaço disponível para armazenamento em prateleira ou para acondicionamento de determinados produtos ou artigos que, nalguns casos, poderão adequar-se melhor a caixas de fundo quadrado e, noutros casos, poderão adequar-se melhor a caixas de fundo rectangular.
Deve ser referido que a expressão "matriz de construção" se refere a uma peça plana, possuindo linhas de dobra e cortes, que, por dobragem, se converte na caixa propriamente dita. Será entendido que a matriz e a caixa não constituem dois elementos diferentes, mas, pelo contrário, são o mesmo elemento embora em situações de montagem distintas.
Fazendo referência à Fig. 1, pode ver-se uma matriz de construção de caixa da presente invenção orientada num sistema de eixos xy de referência para melhor se descrever a sua configuração. Note-se que num sistema de eixos xyz, o eixo zz 5 além de perpendicular ao plano xy apontaria para o exterior desse plano para definir o seu sentido positivo. Com um sistema referencial como o anterior, uma altura da caixa corresponde ao eixo yy, um comprimento da caixa ao eixo xx e uma largura (ou profundidade) da caixa ao eixo zz.
De acordo com a Fig. 1, as margens horizontais da matriz possuem um comprimento total de X metros e as margens verticais da matriz possuem um comprimento total de Y metros. Nos pontos A, B, C, D e E estão traçadas linhas de dobra verticais e nos pontos F e G estão traçadas linhas de dobra horizontais. Note-se que daqui em diante estas linhas de dobra serão referenciadas pelos respectivos pontos A, B, C, D, E, F e G.
Relativamente às margens horizontais da matriz de construção de caixa da invenção, no eixo xx, o comprimento de cada um dos segmentos OB, BC, CE e EX é igual a X/4 metros, isto é, 1/4 do comprimento total, sendo o comprimento de cada um dos segmentos OA, AB, CD e DE igual a X/8 metros, isto é, 1/8 do comprimento total da matriz da invenção
Relativamente às margens verticais da matriz, no eixo yy, refira-se que as alturas OF e GY têm de ser iguais aos referidos comprimentos AO, AB, CD e DE, ou seja X/8 metros, isto é, 1/8 do comprimento total. No que respeita à altura FG esta pode ser qualquer valor desejado pelo fabricante e corresponderá a uma altura de Y - X/4 metros, que será efectivamente a altura útil da caixa transformável finalizada. Ainda em relação à Fig. 1, a matriz de construção da invenção também deverá possuir dez cortes H verticais. Os cortes H verticais deverão ser feitos em todas as linhas de 6 dobra verticais e em ambas as margens horizontais da matriz de construção da invenção, iniciando-se , assim, cada corte H vertical, a partir de uma margem, numa linha de dobra e prolongando-se verticalmente com uma dimensão igual a X/8 metros. Deste modo, por exemplo, um corte H vertical inicia-se no ponto (A, 0) de referência do referencial xy e prolonga-se verticalmente até ao ponto (A, F) de referência. Repetindo-se o mesmo processo para os pontos B, C, D, E e para os da margem oposta, obtêm-se os referidos dez cortes H verticais.
Finalmente, para construir uma caixa transformável de fundo quadrado da presente invenção, como na Fig. 2, dobra-se a sua matriz de construção, definida anteriormente, segundo as linhas B, C e E de dobra e unem-se as duas margens 0, X verticais livres, depois dobram-se e fixam-se as abas resultantes dos cortes H para fechar o fundo e o topo da caixa.
Se for pretendida uma configuração de fundo rectangular, como na Fig. 3, dobra-se a matriz segundo as linhas A, C e D de dobra e, depois, procede-se como anteriormente com as duas margens 0, X verticais livres e com as abas para fechar o fundo e o topo da nova caixa.
Em qualquer das configurações as caixas terão uma altura útil correspondente à distância FG.
Se for pretendida uma conversão entre as referidas configurações de caixa, isto é, de fundo quadrado para fundo rectangular ou vice-versa, desmonta-se a caixa de modo a obter a matriz de construção e, a seguir, procede-se à sua dobragem na configuração pretendida, como descrito anteriormente. 7 A união e fixação das referidas margens verticais e abas resultantes dos cortes H podem ser realizadas de acordo com qualquer processo conhecido do especialista na técnica, nomeadamente, por colagem, agrafagem, cintagem e semelhantes ou suas combinações.
Deve ser compreendido que uma única matriz de construção da presente invenção permite a montagem de, pelo menos, duas configurações de caixa distintas e interpermutáveis, em que uma possui um fundo quadrado e, pelo menos, uma outra possui um fundo rectangular. Se um especialista na técnica dividir o referido segmento OA em dois segmentos OA' e ΑΆ, de igual tamanho, pela linha A' e fizer o mesmo ao segmento CD, dividindo-o em CD' e D'D, de igual tamanho, pela linha D', terá a possibilidade de formar uma terceira caixa, de fundo rectangular, dobrando a matriz pelas linhas A', C, D' e procedendo como se descreveu anteriormente para a montagem. Do mesmo modo, também seria possível dividir os segmentos OA' e CD', respectivamente, por linhas A'' e D'', para formar ainda outra caixa de fundo rectangular dobrando a matriz pelas linhas A'', C, D''. Por conseguinte, generalizando, de acordo com o processo descrito acima, poderíamos construir, sucessivamente, uma caixa de fundo quadrado e n caixas de fundo rectangular se fossem produzidas n linhas A, A', A''...An_1 de dobra e n linhas D, D', D'' . . .Dn_1 de dobra.
Evidentemente, embora sendo possível obter-se n caixas de fundo rectangular e uma caixa de fundo quadrado com a matriz da presente invenção, em termos práticos a conversão de uma caixa de fundo rectangular noutra com a mesma configuração de fundo acaba por ter uma aplicação limitada, porque vão sendo obtidas caixas de perfil rectangular cada vez mais estreito à medida que se passa da caixa de fundo rectangular preferida (dobras A, C, D) , para as caixas de fundo rectangular subsequentes (dobras A', C, D'; A", C, D"; . . ΑηΛ C, Dn_1) .
Lisboa, 26 de Novembro de 2008 9

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Caixa transformável e sua matriz de construção, em que as margens horizontais da referida matriz possuem um comprimento total de X metros e as margens verticais uma altura total de Y metros, compreendendo a referida matriz de construção, pelo menos, cinco linhas (A, B, C, D, E) de dobra verticais, definindo, pelo menos, oito segmentos o td td O CE e EX; OA, AB, CD e de); duas linhas (F, G) de dobra horizontais, definindo, dois segmentos O > GY); e, pelo menos, 10 cortes (H) verticais, estendendo -se cada um deles em cada uma das linhas (A, B, C, D, E) de dobra verticais, em ambas as margens horizontais da referida matriz e prolongando-se a partir das referidas margens, caracterizada por o comprimento de cada um dos segmentos (OB, BC, CE e EX) das margens horizontais da referida matriz ser igual a X/4 metros; o comprimento de cada um dos segmentos (OA, AB, CD e DE) das margens horizontais da referida matriz ser igual a X/8 metros; a altura de cada um dos segmentos (OF, GY) das margens verticais da referida matriz ser igual ao referido comprimento de cada um dos segmentos (OA, AB, CD e DE); cada um dos referidos cortes (H) verticais ter uma altura igual a X/8 metros; e 1 em que a dobragem da referida matriz de construção proporciona a formação de, pelo menos, duas caixas geometricamente diferentes; a dobragem da referida matriz de construção segundo as linhas (B, C, E) de dobra e subsequente união das duas margens (0, X) verticais livres, seguida de dobragem e fixação de abas resultantes dos referidos cortes (H) de modo a fechar o fundo e o topo da caixa, resulta numa caixa de fundo quadrado; ou opcionalmente, a dobragem segundo as linhas (A, C, D) de dobra e subsequente união das duas margens (0, X) verticais livres, seguida da dobragem e fixação de abas resultantes dos referidos cortes H de modo a fechar o fundo e o topo da caixa, resulta numa caixa de fundo rectangular.
  2. 2. Caixa transformável e sua matriz de construção de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a união e fixação das referidas margens (0, X) verticais e abas resultantes dos cortes (H) serem realizadas por técnicas seleccionadas do grupo compreendendo colagem, agrafagem, cintagem e semelhantes ou suas combinações.
  3. 3. Caixa transformável e sua matriz de construção de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por ser fabricada de material seleccionado do grupo compreendendo cartão, 2 cartolina papel, plástico e semelhantes ou suas combinações. Lisboa, 26 de Novembro de 2008 3
PT1037808U 2008-11-26 2008-11-26 Caixa transformável e sua matriz de construção PT10378U (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT1037808U PT10378U (pt) 2008-11-26 2008-11-26 Caixa transformável e sua matriz de construção

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT1037808U PT10378U (pt) 2008-11-26 2008-11-26 Caixa transformável e sua matriz de construção

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT10378T PT10378T (pt) 2009-05-26
PT10378U true PT10378U (pt) 2009-08-27

Family

ID=41694460

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT1037808U PT10378U (pt) 2008-11-26 2008-11-26 Caixa transformável e sua matriz de construção

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT10378U (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT10378T (pt) 2009-05-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20180235381A1 (en) Modular greeting card rack
US2426899A (en) Making collapsible structures
US10170021B2 (en) Elliptical corrugated signage
US11684182B2 (en) Weekender style floor display
CN105235971A (zh) 一种工字型产品展示用瓦楞纸套装盒
US5011070A (en) Display carton
US9108780B2 (en) Cardboard container for bottles and a blank for obtaining the container
US20200383497A1 (en) Divided shelf for modular greeting card rack
US3229889A (en) Cellular display cartons
PT10378U (pt) Caixa transformável e sua matriz de construção
US8881902B2 (en) Packaging assembly
CN206782270U (zh) 改良型纸箱内衬纸垫
US10896629B1 (en) Modular sign
US3958745A (en) Partition tray for insertion into a box
GB2035961A (en) Partitioned container
US3185662A (en) Carton
US10773856B2 (en) Container assembly having a cell assembly therein and methods for forming
CN216154239U (zh) 一种五角柱形包装盒
US20200279513A1 (en) Modular sign
CN217945845U (zh) 间壁式瓦楞纸箱箱坯
ES2835380T3 (es) Recipiente con ventana
CN210556507U (zh) 袋装物品展示盒
RU214653U1 (ru) Перегородка
SE9000885D0 (sv) Foerpackningsbehaallare samt aemne foer tillverkning av densamma
JP2024056300A (ja) 包装容器

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 20090414

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 20090824

MM4K Annulment or lapse (granted utility model)

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20140526