PT102309A - Locao capilar a base de extractos de plantas - Google Patents

Locao capilar a base de extractos de plantas Download PDF

Info

Publication number
PT102309A
PT102309A PT10230999A PT10230999A PT102309A PT 102309 A PT102309 A PT 102309A PT 10230999 A PT10230999 A PT 10230999A PT 10230999 A PT10230999 A PT 10230999A PT 102309 A PT102309 A PT 102309A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
aqueous extract
extract
lotion prepared
medicinal
capillary
Prior art date
Application number
PT10230999A
Other languages
English (en)
Other versions
PT102309B (pt
Original Assignee
Ilidio Antonio Gago
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ilidio Antonio Gago filed Critical Ilidio Antonio Gago
Priority to PT10230999A priority Critical patent/PT102309B/pt
Publication of PT102309A publication Critical patent/PT102309A/pt
Publication of PT102309B publication Critical patent/PT102309B/pt

Links

Landscapes

  • Cosmetics (AREA)

Description

DESCRIÇÃO da PATENTE de INVENÇÃO N.° í 02309
EPÍGRAFE:
Loção capilar à base de extractos de plantas.
DESCRIÇÃO LOÇÃO CAPILAR PARA REDUZIR A QUEDA DO CABELO E MELHORAR O SEU CRESCIMENTO ATRAVÉS DA INCLUSÃO DE UM EXTRACTO DE PRODUTOS NATURAIS. FORMULAÇÃO CONTENDO OREFERIDO EXTRACTO E PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DA MESMA.
CAMPO DO INVENTO O presente invento está relacionado com os produtos de higiene pessoal e limpeza usados frequentemente em cabeleireiros ou em casa e insere-se no campo da melhoria de problemas capilares, nomeadamente no que concerne à redução da queda do cabelo e à implementação do seu crescimento.
FUNDAMENTOS DO INVENTO O Rosmarinus spp é uma planta conhecida pela sua actividade anti-oxidante e anti-radicais livres dada a quantidade de compostos polifenólicos que contém, muitos deles ácidos fenólicos livres e combinados como é o caso do ácido rosmarínico e ainda uma quantidade de flavonóides.
Para além desta:s actividádes também lhe;tem sido atribuída actividade antibiótica.
Os Cistus spp há muito que são usados em cosmética e perfumaria devido aos compostos aromáticos. Aos compostos terpenóides e polifenólicos moneadamente flavonóides foi atribuída recentemente actividade antimicrobiana para determinadas estirpes.
Existem no mercado algumas formulações que se destinar a evitar a queda do cabelo e implementar o seu crescimento mas em geral utilizam componentes activos de origem sintética que podem causar efeitos secundários importantes. A Food and Drug Administration (FDA) continua a aprovar fármacos para a alopecia em que não existem estudos a longo termo no que concerne aos efeitos adversos (os mais importantes neste tipo de fármacos relaciona-se com a sexualidade e suas correlações).
Alguns fármacos existentes no mercado têm que ser tomados a vida inteira por jovens (em especial homens) que pretendem manter o seu cabelo. É evidente que o utente pode decidir correr o risco dos efeitos secundários, mas normalmente não existe informação suficiente uma vez que como já se referiu não existem ensaios de longo termo, para serem avaliados os potenciais efeitos secundários que ulteriormente possam ser considerados.1 O interesse da fórmula aqui descrita assenta na mistura peculiar de extractos de duas plantas, em que se usam apenas produtos bioactivos de origem natural bem controlada e que são de todo desprovidos de efeitos secundários nas doses usadas.
As plantas em causa são utilizadas em humanos em variadas formulações há algumas dezenas de anos e um deles vem descrito nas Farmacopeias com monografia bem elaborada e completa no que diz respeito ao seu controlo farmacêutico. í Frankel S.. 1999 -Study of Food and Drug Administration Files ou propecia - Dosages. side eífeets. and reeominendaíions . Arcli Demiaíol. Vol. 13o. 2o7-258.
Se bem que por si só não seja razão suficiente acrescem-lhe ensaios clínicos de toxicidade cujos resultados vêm em livros de referência mundial.2 Os extractos preparados e incluídos na fórmula mostraram estabilidade reiativamente aos compostos extraídos e á sua quantidade sendo o método perfeitamente reprodutível nas condições descritas. As análises foram feitas por cromatografia líquida de alta pressão recorrendo a um gradiente próprio para flavonóides e ácidos fenólicos permitindo assim a padronização, de modo que possam ser incluídos na fórmula não só os mesmos compostos mas a mesma quantidade. A solução do extracto aquoso de Cistus spp e de Rosmarinus spp é quantificada em equivalentes de rutina ( x ± Lc*) /100 ml de extracto e padronizada para valores de 3+ 0.2 mg. (* x = média aritmética; Lc = limite de confiança, cálculo a 95%, P=0.05)
JUSTIFICAÇÃO da ACTIVIDADE BIOLÓGICA A alopecia, vulgo perda de cabelo, pode ter diversas etiologias (hereditários, hormonais, neurovegetativos, etc.), o que leva também a um leque bastante grande de tratamentos.
Diversos estudos revelam que o Rosmarinus spp tem, por exemplo, actividade anti-seborreica. Uma das doenças ligadas à seborreia é a queda anormal ou excessiva do cabelo.
Os produtos destinados a combater a queda ou a estimular o crescimento do cabelo são principalmente fórmulas utilizadas em dermofarmácia que devem incluir ingredientes adequados para conseguir o controlo de cada um dos factores que podem desencadear a queda do cabelo. 2 Martindale ctc.
Assim, um bom produto, que combata eficazmente a aiopecia, terá que ser anti-seborreico, vasodilatador e rubefaciente, ao mesmo tempo que energizador, estimulante e nutritivo.3 A investigação científica realizada até hoje em extractos equivalentes de ambas as plantas que se incluem na fórmula aqui apresentada atribui-lhes actividade biológica relacionada com a que se refere no parágrafo anterior.
Os extractos de Rosmarinus spp têm sido exaustivamente estudados pela comunidade científica internacional e são comercializados na Comunidade Europeia. Embora tenham sido estudados para uso interno também existem trabalhos que lhe creditam actividade tópica no que concerne à acção parasiticida e antimicrobiana. A actividade anti-oxidante do ácido rosmarínico, principal ácido fenólico extraído por esta metodologia, está sobejamente descrita e reconhecida. Também lhe sendo reconhecida actividade estimulante.4
EFEITOS SECUNDÁRIOS/TOXICIDADE
Os extractos das plantas que integram esta fórmula têm sido usados ao longo dos tempos sem que se tenham verificado efeitos secundários ou contra-indicações.
Os extractos de Rosmarinus spp estão descritos como não sendo irritantes, nem sensibilizantes quando aplicados na pele humana.5
Soluções concentradas do óleo essencial usadas em preparações para banho, cosméticos ou outros produtos de “toillete” podem apresentar eritema ou dermatites em indivíduos sensíveis. De qualquer modo a solução aqui referida tem baixa concentração de compostos de natureza aromática, principais constituintes da essência, pelo que não envolverá qualquer risco. 3 Dermofarmácia - Cuidados com o cabelo. 1999. Offarma 6 (64) 26. 28 e 30. 4 Tisserand R. E Balacs T Essencial oil safety. Edinburg: Churchill Livingstone. 1995. In Newall C.. Anderson L.. Phillipson J. 1996. Herbal Medicines - A Guide for Health-care professionals. Pp.229-230. 4
O ácido rosmarínico exibe uma baixa toxicidade e é rapidamente eiiminado da circuiação.
Como conclusão diríamos que a bioactividade dos compostos encontrados neste extracto de Rosmarinus spp e de Cistus spp relativamente ao cabelo reduzindo a sua queda e implementando o seu crescimento revelou-se uma boa alternativa ao uso de produtos sintéticos.
Também o facto de ser de uso tópico apresenta vantagens relativamente aos produtos mais correntes que usam a via oral.
Por outro lado, a fraca incidência de efeitos secundários e a excelente tolerância aos extractos justificam o seu uso como loção capilar.
RESUMO PO INVENTO
Constitui um método simples de evitar a queda do cabelo e de implementar o seu crescimento recorrendo a componentes bioactívos de origem natural.
Constitui uma mistura de plantas que dá origem a um extracto de compostos polifenólicos pradonizados de modo a serem incluídos na formulação, juntamente com veículos e adjuvantes, farmaceuticamente aceitáveis.
As plantas que dão origem aos extractos (algumas partes de Cistus spp e de Rosmarinus spp), assim como eles são aceites pela legislação em vigor para integrar preparados utilizados em produtos de higiene e limpeza pessoal.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DO INVENTO
Existem no mercado algumas formulações que se destinam a evitar a queda do cabelo e implementar o seu crescimento, mas em geral utilizam componentes activos de origem sintética que podem causar efeitos secundários importantes, o que é muitas vezes inconveniente para os utentes que a elas têm que recorrer.
Para obviar ao inconveniente referido, o presente invento estudou a possibilidade de por via tópica e sem prejuízo do utente preparar um produto 5 destinado a combater a queda ou a estimular o crescimento do cabelo usando compostos bioactivos de origem natural e que por via tópica pudessem ter a actividade pretendida.
Diversos estudos revelam que o Rosmarinus spp tem, por exemplo, actividade anti-seborreica. Um dos problemas ligados à seborreia é a queda anormal ou excessiva do cabelo.
Os produtos destinados a combater a queda ou a estimular o crescimento do cabelo são principalmente fórmulas utilizadas em dermofarmácia que devem incluir ingredientes adequados para conseguir o controlo de cada um dos factores que podem desencadear a queda do cabelo.
Assim, um bom produto, que combata eficazmente a alopecia, terá que ser anti-seborreico, vasodilatador e rubefaciente, ao mesmo tempo que energizador, estimulante e nutritivo.1
Os compostos bioactivos extraídos das plantas referidas anteriormente têm exactamente o tipo de actividade pretendida.
Em todos os ensaios realizados com voluntários2 que tinham problemas de queda de cabelo verificou-se que após tratamento com a loção durante o tempo recomendado se verificava uma redução substancial da mesma chegando em alguns casos à paragem total da queda.
Obtiveram-se ainda bons resultados no aparecimento de cabelos novos resultantes do tratamento continuado com a mesma loção. A preparação dos extractos obedece a um perfil cromatográfico bem definido e fizeram-se também estudos de conservação do mesmo, para que os compostos bioactivos não sejam afectados durante o processo.
Deste modo, utilizando o método já exposto é possível melhorar o estado do cabelo sob o ponto de vista do aspecto, uma vez que também o torna mais brilhante, diminuir-lhe a queda, aumentando o numero de cabelos em crescimento, mantendo-os assim mais saudáveis. Por outro lado evitam-se os efeitos colaterais verificados frequentemente com alguns produtos de síntese muito em especial quando a sua actividade só se verifica se tomados por via oral. 6 1
Dermofarmácia - Cuidados com o cabelo. 1999. Offarma 6 (64) 26. 28 e 30. 2 (seguidos pelo cabeleireiro)
PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DA LOÇÃO CAPILAR 1- As espécies seleccionadas dentre os quimiótipos portugueses são cultivadas em terrenos favoráveis ao seu bom desenvolvimento e em condições controladas . 2- Colheita e limpeza das partes de Cistus spp e de Rosmarinus spp que serão incluídas nos extractos. 3- Fraccionamento e criocongelação reduzindo o material anterior a partículas finas. 4- Extracção aquosa do material obtido no ponto 3 a temperatura controlada seguida de filtração e descoloração. A solução do extracto aquoso é quantificada em equivalentes de rutina ( x + Lc*) /100 ml de extracto e padronizada para valores de 3 + 0.2 mg. (* x = média aritmética; Lc = limite de confiança, cálculo a 95%, P=0.05) 5- Adição do veículo a utilizar na fórmula e de conservantes. 6- Proceder a uma filtração esterilizante da solução obtida.
De notar que somente é indicada a mais apropriada técnica de obtenção da loção capilar, a fim de poder ser adaptada à especificação de fabrico a ser elaborada pelo laboratório. Embora só se refiram as quantificações em compostos bioactivos de referência, podem ser feitos reajustes de dosagem consoante as necessidades dos utentes ou do mercado.
Os modelos de realização do presente invento que se acabou de descrever, não pretendem de modo algum, ser limitativos. São por isso 7 ί
possíveis várias modificações ao modelo de realização preferencial descrito. O invento deve apenas ser limitado pelo âmbito e espírito das reivindicações que seguem.
Coimbra, jf de Março de 2000 O requerente Dermicosm - Cosméticos Lda, reprfsentado pelo seu gerente ilídio António Gago
8

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES da PATENTE de INVENÇÃO N.° 102309 1 - Loção capilar preparada com um extracto aquoso de plantas aromáticas medicinais caracterizado por ser isento na sua constituição de toda a fracção aromática correspondente aos componentes do óleo essencial das plantas escolhidas, em particular de Rosmarinus officinalis L. e Cistus ladanifer L.
  2. 2 - Loção capilar preparada com um extracto aquoso de plantas aromáticas medicinais de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por conter um elevado teor em constituintes fenólicos e ausência de constituintes aromáticos das plantas de origem.
  3. 3 - Loção capilar preparada com um extracto aquoso de plantas aromáticas medicinais de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por se poder utilizar na sua preparação material vegetal colhido em diferentes épocas do ano.
  4. 4 - Loção capilar preparada com um extracto aquoso de plantas aromáticas medicinais de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por incluir o ácido rosmarínico como um dos quatro constituintes predominantes sendo este utilizado como constituinte padrão do extracto.
  5. 5 - Loção capilar preparada com um extracto aquoso de plantas aromáticas medicinais de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por conter níveis de flavonóides totais, em equivalentes de rutina (quercetina-3-0-rutinósido), da ordem dos 3 ± 0,2 mg /100 mL de extracto. l
  6. 6 - Loção capilar preparada com um extracto aquoso de plantas aromáticas medicinais de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por consistir numa solução que compreende 1% (p/v) de Rosmarinus sp e 10% (p/v) de Cistus sp e água a perfazer.
  7. 7 - Loção capilar preparada com um extracto aquoso de plantas aromáticas medicinais de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por conter no destilado os constituintes dos óleos essenciais de ambas as plantas de origem.
  8. 8 - Loção capilar preparada com um extracto aquoso de plantas aromáticas medicinais de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por se utilizar material vegetal de origem seleccionada e reproduzida por clonagem com variabilidade genética nula.
  9. 9 - Loção capilar preparada com um extracto aquoso de plantas aromáticas medicinais de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por: a) ser obtido a partir de plantas seleccionadas e obtidas por cultivo próprio para o efeito, b) fraccionadas e criocongeladas sendo os seus constituintes obtidos por destilação simples durante 4 horas a temperatura constante de 90°C) seguida de filtração grosseira e de filtração esterilizante da solução obtida. O Requerente
    Data: 2
PT10230999A 1999-06-02 1999-06-02 Locao capilar a base de extractos de plantas PT102309B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10230999A PT102309B (pt) 1999-06-02 1999-06-02 Locao capilar a base de extractos de plantas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10230999A PT102309B (pt) 1999-06-02 1999-06-02 Locao capilar a base de extractos de plantas

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT102309A true PT102309A (pt) 2001-06-18
PT102309B PT102309B (pt) 2003-01-31

Family

ID=20085856

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10230999A PT102309B (pt) 1999-06-02 1999-06-02 Locao capilar a base de extractos de plantas

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT102309B (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2013142936A1 (pt) * 2012-03-26 2013-10-03 Dios Mercedes Composição para limpeza e tratamento do couro cabeludo

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2013142936A1 (pt) * 2012-03-26 2013-10-03 Dios Mercedes Composição para limpeza e tratamento do couro cabeludo

Also Published As

Publication number Publication date
PT102309B (pt) 2003-01-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Kriplani et al. Arnica montana L.–a plant of healing
Hutchens Indian herbalogy of North America: The definitive guide to native medicinal plants and their uses
Scheman et al. Contact allergy: alternatives for the 2007 North American Contact Dermatitis Group (NACDG) standard screening tray
Mishra et al. Screening of acute and sub-chronic dermal toxicity of Calendula officinalis L essential oil
EP0954278A1 (en) Pharmaceutical compositions containing kukui nut oil
WO1997036568A2 (en) Herbal treatments for improving skin appearance
Sharma et al. An overview on Calendula officinalis Linn.:(pot marigold)
US20080138446A1 (en) Herbal Composition
Deka et al. Mechanism of action of wound healing activity of Calendula officinalis: a comprehensive review
US11559499B1 (en) Lotion and tinctures containing CBD oil including preparation and use thereof
EA033620B1 (ru) Лечебный состав для профилактики и лечения псориаза
PT102309A (pt) Locao capilar a base de extractos de plantas
US20090186095A1 (en) Human hair root stimulator using emu oil to deliver specific therapeutic grade essential oils to the hair follicle
KR100656531B1 (ko) 탈모방지 및 발모촉진용 생약 조성물
KR19990068281A (ko) 발모촉진제및그의제조방법
JPH04253917A (ja) 茵▲ら▼蒿(カワラヨモギ)、枇杷葉の配合外用剤
KR20060074038A (ko) 아토피성 피부염의 예방 효과를 가지는 조성물
Zakir et al. Ethnopharmacology of dammul akhwain (Dracaena cinnabari), a commonly used drug in the unani system of medicine: a review
KR100190233B1 (ko) 모발처리용 조성물
Shukla Neem Benefits, Uses and Side Effects
KR20050118820A (ko) 아토피성 피부염의 예방 효과를 가지는 조성물
Dalianis TREATMENT OF ECZEMA AND ONYCHOMYCOSIS BY DAILY PRODUCTS:‘’OPENING THE OLD BOOKS’’
KR20040107616A (ko) 부추 추출물을 포함하는 발모촉진용 조성물
WO2023108232A1 (pt) Composição de suplemento alimentar líquido com ativos funcionais na forma de batom
Pinzariu et al. Evaluation of plant bioactive compounds with potential beneficial effects in skin conditions.

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19990915

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20021203

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20031231