BRPI1106255A2 - ferramenta , mÉtodo e sistema para acionar um protetor contra explosço - Google Patents

ferramenta , mÉtodo e sistema para acionar um protetor contra explosço Download PDF

Info

Publication number
BRPI1106255A2
BRPI1106255A2 BRPI1106255A BRPI1106255A2 BR PI1106255 A2 BRPI1106255 A2 BR PI1106255A2 BR PI1106255 A BRPI1106255 A BR PI1106255A BR PI1106255 A2 BRPI1106255 A2 BR PI1106255A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tool
bop
explosion
fluid
pressure
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Alexander Bisset
Original Assignee
Specialist Rov Tooling Services Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Specialist Rov Tooling Services Ltd filed Critical Specialist Rov Tooling Services Ltd
Publication of BRPI1106255A2 publication Critical patent/BRPI1106255A2/pt

Links

Landscapes

  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)

Abstract

FERRAMENTA, MÉTODO E SISTEMA PARA ACIONAR UM PROTETOR CONTRA EXPLOSçO. São descritos um aparelho, método e sistema para acionar um protetor contra explosão (BOP) na presente invenção. O aparelho da presente invenção (ferramenta) permite que o protetor contra explosão BOP seja rapidamente fechado quando o protetor contra explosão BOP não puder ser fecahdo por um dispositivo remoto. Em uma modalidade, a ferramenta é conectada a um veículo subaquático operado remotamente (ROV), eo ROV provê potência hidráulica à ferramenta. A ferramenta é adicionalmente conectada no protetor contra explosão BOP, preferivelmente por meio de uma conexão de conector hidráulico, e a ferramenta empurra um fluido, glicol/óleo, água do mar ou outro fluido para o protetor contra explosão BOP a fim de acionar o protetor contra explosão BOP. A ferramenta inclui uma bomba de alta pressão e uma ou mais bombas de alta vazão. A ferramenta, primeiro usa potência hidráulica para operar uma ou mais bombas de alta vazão e assim bombear fluido para o protetor contra explosão BOP até que o fluido atinja uma pressão predeterminada. Uma vez que o fluido atinja a pressão predeterminada, a ferramenta comuta a potência hidráulica para operar a bomba de alta pressão, bombeando assim fluido para o protetor contra explosão BOP através da bomba de alta pressão. A ferramenta assim aumenta rapidamente a pressão e vazão do fluido que escoa para o protetor contra explosão BOP, e o protetor contra explosão BOP pode ser rapidamente fechado.

Description

"FERRAMENTA, MÉTODO E SISTEMA PARA ACIONAR UM PROTETOR CONTRA EXPLOSÃO"
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO Campo da Invenção
Modalidades da presente invenção dizem respeito no geral a
uma ferramenta usada em um ambiente submarino para ajudar impedir a liberação de hidrocarbonetos em um corpo de água. Mais particularmente, a invenção diz respeito a uma ferramenta que é conectada em um veículo subaquático operado remotamente (ROV), que provê uma alta vazão de fluido a uma alta pressão a um protetor contra explosão (BOP) para acionar manualmente o protetor contra explosão BOP.
Descrição da Tecnologia Relacionada
Um protetor contra explosão (BOP) é uma grande peça de equipamento de campo petrolífero especializado que é usada para selar, controlar e monitorar poços de Óleo e gás. Em um ambiente submarino, o BOP é anexado no topo da cabeça de poço no fundo do oceano. O protetor contra explosão BOP então conecta a uma plataforma ao largo por meio de uma coluna de ascensão. Colunas de perfuração são abaixadas na coluna de perfuração e através do protetor contra explosão BOP e roteadas pelo equipamento na plataforma ao largo para girar uma broca de perfuração e perfurar um poço de óleo e/ou gás.
À medida que um poço de óleo e gás é perfurado, o poço pode receber o que é denominado influxo indesejado de fluido da formação, que é um surto de alta pressão que provém do reservatório. Esses influxos indesejados de fluido podem causar uma variedade de eventos catastróficos, tal como tubo de perfuração e revestimento que é soprado para fora da perfuração do poço, e, em casos severos, hidrocarbonetos que são liberados no oceano. O protetor contra explosão BOP é projetado para impedir que ocorram explosões catastróficas, ou, no mínimo, minimizar seus efeitos quando eles ocorrem.
Tipicamente, quando ocorre um influxo indesejado de fluido, o protetor contra explosão BOP é fechado de maneira que fluidos não escoem para fora da perfuração do poço. Mais especificamente, retentores de gaveta e gavetas cisalhantes no protetor contra explosão BOP são fechados, que efetivamente fecham e selam a coluna de ascensão de perfuração, colunas de perfuração e tubulação associada que corre através do protetor contra explosão BOP. Os retentores de gaveta e gavetas cisalhantes do protetor contra explosão BOP são fechados remotamente, tanto pelos trabalhadores acionando no protetor contra explosão BOP em uma plataforma ao largo quanto por um sistema de acionamento automático.
Quando o protetor contra explosão BOP não pode ser acionado remotamente, existe uma necessidade de um aparelho, sistema e método de acionar manualmente um protetor contra explosão BOP a uma alta velocidade no caso de o protetor contra explosão BOP não poder ser acionado remotamente.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito a uma ferramenta, método e sistema para acionar um protetor contra explosão BOP em um ambiente submarino. Em uma modalidade, uma ferramenta para acionar um protetor contra explosão BOP em um ambiente submarino inclui uma bomba de alta pressão, uma ou mais bombas de alta vazão, conexões hidráulicas para conexão a um ROV e um conector para uso com um protetor contra explosão BOP. A ferramenta usa potência hidráulica provida pelo ROV para bombear fluido através da(s) bomba(s) de alta vazão e para fora do protetor contra explosão BOP até que o fluido atinja uma certa pressão, e então a potência hidráulica é deslocada para a bomba de alta pressão para bombear fluido para o protetor contra explosão BOP até que o protetor contra explosão BOP seja completamente acionado. Um método de acionar um protetor contra explosão BOP inclui conectar hidraulicamente a ferramenta no ROV, conectar a ferramenta no protetor contra explosão BOP, em que a ferramenta aumenta rapidamente a pressão e a vazão do fluido que está sendo bombeado, e bombear fluido da ferramenta para o protetor contra explosão até que o protetor contra explosão BOP seja completamente acionado. O método inclui adicionalmente comutar as bombas contidas na ferramenta durante acionamento do protetor contra explosão BOP, que pode incluir primeiro prover uma pressão hidráulica a uma ou mais bombas de alta vazão até que o fluido atinja uma pressão predeterminada e, depois de a pressão predeterminada ser atingida, a pressão hidráulica é comutada de operar uma ou mais bombas de alta vazão para operar uma bomba de alta pressão até que o protetor contra explosão BOP seja completamente acionado.
Um sistema de acionamento de um protetor contra explosão BOP inclui um ROV, uma fonte de fluido e uma ferramenta, em que o ROV supre a ferramenta com potência hidráulica para operar uma ou mais bombas contidas na ferramenta, e em que a ferramenta aumenta a pressão de fluido e vazão de fluido do fluido, e conduz o fluido para o protetor contra explosão BOP até que o protetor contra explosão BOP seja completamente acionado. Em uma outra modalidade, um método para acionar um
protetor contra explosão inclui conectar uma ferramenta de acionamento no protetor contra explosão, suprir potência hidráulica de um veículo subaquático operado remotamente a uma ferramenta de acionamento; aumentar a pressão e a vazão de um fluido de acionamento bombeado pela ferramenta de acionamento, e suprir o fluido de acionamento da ferramenta de acionamento no protetor contra explosão para acionar o protetor contra explosão. Em uma outra modalidade, a potência hidráulica é usada para operar uma ou mais bombas de alta vazão na ferramenta, até que a pressão do fluido de acionamento atinja uma pressão predeterminada. Também em uma outra modalidade, depois que a pressão predeterminada é atingida, potência hidráulica é deslocada de operar uma ou mais bombas de alta vazão para operar uma bomba de alta pressão na ferramenta de acionamento para aumentar a vazão do fluido de acionamento.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
De forma que a maneira na qual os recursos supracitados da presente invenção possam ser entendidos com detalhes, uma descrição mais particular da invenção, aqui sumarizada, pode ser feita pela referência a modalidades, algumas das quais estão ilustradas nos desenhos anexos. Entretanto, deve-se notar que os desenhos anexos ilustram somente modalidades típicas desta invenção e, portanto, não devem ser consideradas limitantes de seu escopo, já que a invenção pode admitir outras modalidades igualmente efetivas.
A figura 1 é uma vista em perspectiva de uma modalidade de uma ferramenta usada para fechar um protetor contra explosão (BOP), que mostra várias conexões usadas para conectar a ferramenta a um veículo subaquático operado remotamente (ROV) e inclui uma bomba de alta pressão e duas bombas de alta vazão.
As figuras 2 e 3 são esquemas da ferramenta mostrada na figura 1, em que a figura 2 ilustra a ferramenta quando água do mar é usada para operar bombas alojadas na ferramenta, e em que a figura 3 ilustra a ferramenta quando um fluido alojado em um ou mais reservatórios é usado para operar as bombas na ferramenta.
A figura 4 ilustra duas conexões da ferramenta, que são usadas quando fluido, sem ser água do mar, é bombeado através da ferramenta.
As figuras 5A e 5B ilustram uma conexão da ferramenta e de um filtro necessário quando água do mar é bombeada através da ferramenta.
A figura 6 é uma vista em perspectiva de uma outra modalidade da ferramenta, que inclui uma bomba de alta pressão e uma bomba de alta vazão.
A figura 7 é uma vista em perspectiva da modalidade da ferramenta mostrada na figura 6, que mostra várias conexões usadas para conectar a ferramenta no ROV.
As figuras 8 e 9 ilustram conexões da ferramenta mostrada nas
figuras 6 e 7 na fonte de fluido: glicol/óleo e água do mar, respectivamente.
A figura 10 é um esquema da modalidade da ferramenta mostrada na figura 6-9.
A figura 11 é um fluxograma mostrando um sistema para fechar um protetor contra explosão BOP.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Em uma modalidade, a ferramenta permite que um protetor contra explosão (BOP) seja rapidamente fechado, tal como quando o protetor contra explosão BOP não pode ser fechado por um dispositivo remoto. A ferramenta é montada em um veículo subaquático operado remotamente (ROV) e o ROV provê potência hidráulica à ferramenta. A ferramenta é adicionalmente conectada no protetor contra explosão BOP, tal como pelo uso de uma conexão de conector hidráulico, e é configurada para empurrar fluido para o protetor contra explosão BOP a fim de acionar o protetor contra explosão BOP. A ferramenta inclui uma bomba de alta pressão e uma ou mais bombas de alta vazão. A ferramenta primeiro corre fluido através de uma ou mais bombas de alta vazão até que o fluido atinja uma pressão predeterminada (elevada) e então comuta a vazão de fluido para uma bomba de alta pressão. Em virtude de a ferramenta ser capaz de aumentar rapidamente a pressão e vazão do fluido que escoa para o protetor contra explosão BOP, o protetor contra explosão BOP pode ser fechado a uma alta velocidade. Em uma modalidade, a ferramenta da presente invenção pode acionar completamente a maioria dos protetor contra explosão BOP em menos de 60 segundos, selando assim a perfuração do poço e protegendo o equipamento da cabeça de poço e ambiente de danos adicionais. A figura 1 é uma vista em perspectiva de uma modalidade da ferramenta 100 usada para fechar o protetor contra explosão BOP 300, e mostra várias conexões usadas para conectar a ferramenta 100 no ROV 200, bem como diversas partes componentes da ferramenta 100. Esta modalidade particular da ferramenta 100 inclui uma bomba de alta pressão 140 e duas bombas de alta vazão 150A, Β. A ferramenta 100 recebe potência hidráulica do ROV 200 via uma linha conectada a um conector de pressão 102, e a ferramenta 100 alivia qualquer excesso de pressão através de uma linha de ROV que corre até um conector de retorno 104. O ROV 200 é também conectado em duas válvulas de retenção operadas por piloto 11OA, B, que permite que a pressão hidráulica atinja tanto a bomba de alta pressão 140 quanto as duas bombas de alta vazão 150A, Β. O fluido 170 que é bombeado pela ferramenta 100 é direcionado para o protetor contra explosão BOP 300. Na modalidade preferida, um conector macho-fêmea quente é conectado a um conector do protetor contra explosão BOP 190 da ferramenta 100, que, por sua vez, é conectado no protetor contra explosão BOP 300.
As figuras 2 e 3 são esquemas detalhados da modalidade da ferramenta 100 mostrada na figura 1, em que a figura 2 ilustra a ferramenta 100 quando água do mar é o fluido 170 usado para operar a ferramenta, e em que a figura 3 ilustra a ferramenta quando um fluido 170 alojado em um ou mais reservatórios, tal como glicol ou óleo, é usado para operar as bombas 140, 150A, B na ferramenta 100. A operação da ferramenta nas figuras 2 e 3 é idêntica, exceto quando notado. A ferramenta 100 é conectada no ROV 200 via uma linha de pressão do ROV 220 e linha de retorno do ROV 230. A linha de pressão do ROV 220 e a linha de retorno do ROV 230 são conectadas no conector de pressão 102 e conector de retorno 104, respectivamente (mostrados na figura 1). A ferramenta 100 é também conectada no ROV 200 usando um pacote de válvula de uso geral do ROV (GFVP do ROV) 250, que provê pressão hidráulica a pelo menos duas válvulas de retenção operadas por piloto IlOA9B.
Quando a ferramenta 100 é inicialmente usada, o GFVP do ROV 250 roteia pressão hidráulica para a válvula de retenção piloto IlOB localizada diretamente à montante de uma válvula de prioridade de fluxo 120 e para bombas de alta vazão 150A, B. Esta pressão abre a válvula de retenção operada por piloto 110B e permite que a pressão escoe para a válvula de prioridade de fluxo 120. Uma vez que a pressão à montante da válvula de prioridade de fluxo 120 atinge uma pressão mínima estabelecida pela válvula de prioridade de fluxo 120, a válvula 120 abre e permite que a pressão hidráulica opere as bombas de alta vazão 150A, B. Uma bomba de alta vazão exemplar 150 para uso na ferramenta 100 da presente invenção é uma bomba Dynaset HPW 90/150-85.
As bombas de alta vazão 150A, B retiram fluido 170A, B e bombeiam o fluido 170A, B para fora do protetor contra explosão BOP 300, preferivelmente através de uma conexão de conector hidráulico 195. Uma válvula de retenção 164 garante que fluido não escoe de volta para as bombas de alta vazão 150A, B. Um manômetro 180 no lado à jusante das bombas de alta vazão 150A, B e à montante da saída do BOP 190 permite que a pressão seja monitorada. A medida que fluido 170A, B circula através das bombas de alta vazão 150A, B e para fora do protetor contra explosão BOP 300, a vazão e pressão do fluido 170A, B aumenta.
O fluido 170 pode ser água do mar 170A, glicol 170B, ou qualquer outro óleo ou fluido apropriado para operações submarinas. Se o fluido 170 for glicol 170B ou qualquer outro óleo, tal fluido 170B é armazenado em reservatórios próximos da ferramenta 100. O fluido é então conectado via mangueiras apropriadas em conectores de fluido 175 na ferramenta 100. Exemplos desses conectores de fluido 175A, B que são anexados nas bombas 140, 150 da ferramenta 100 estão mostrados na figura 4. Se a ferramenta 100 usar água do mar 170A como o fluido 170, os mesmos conectores de fluido 175 (mostrados nas figuras 4 e 5) são usados para receber a água do mar 170A, mas um conjunto de mangueira de filtro 177, mostrado na figura 5, pode ser anexado no conector de fluido 175.
De volta agora às figuras 2 e 3, a potência hidráulica do ROV
200 pode ser deslocada das bombas de alta vazão 150A, B para a bomba de alta pressão 140 provendo pressão do GFVP do ROV 250 à válvula de retenção piloto IlOA que fica diretamente à montante da bomba de alta pressão 140. Movendo-se a pressão para fora da válvula de retenção piloto 110B, a válvula de retenção IlOB fecha, e a pressão não pode mais circular e operar as bombas de alta vazão 150A, B. Depois deste deslocamento, potência hidráulica é somente provida à bomba de alta pressão 140.
Depois que a válvula de retenção piloto 11OA é aberta, a pressão escoa através de uma válvula de controle de fluxo 130 para as bombas de alta pressão 140. Uma bomba de alta pressão exemplar 140 para uso na ferramenta 100 da presente invenção é uma bomba Dynaset HPW 520/30-85. A bomba de alta pressão 140 recebe fluido 170A, B e bombeia o fluido 170A, B para fora do protetor contra explosão BOP 300, novamente, de preferência através da conexão de conector hidráulico. Uma válvula de alívio 162 fica localizada à jusante da bomba de alta pressão 140 para aliviar a pressão do sistema caso ela exceda uma pressão especificada (preferivelmente, a máxima pressão no sistema é 5.000 psi (0,24 MPa)) e novamente a válvula de retenção 164 impede que fluido escoe de volta para as bombas de alta vazão 150A, B. Quando a ferramenta 100 inclui uma bomba de alta pressão Dynaset HPW 520/30-85 e duas bombas de alta vazão Dynaset HPW 90/50-85, a ferramenta 100 pode aumentar a pressão de fluido de aproximadamente 3.000 psi (0,14 MPa) para 7.000 psi (0,34 MPa), e pode aumentar a vazão de aproximadamente 100-150 L/min para 200-300 L/min.
A figura 6 é uma vista em perspectiva também de uma outra modalidade da ferramenta 100, que compreende uma bomba de alta pressão 140 e uma bomba de alta vazão 150. Esta modalidade opera substancialmente da mesma maneira, e é configurada substancialmente igual à modalidade mostrada nas figuras 1-5.
A figura 7 é uma outra vista em perspectiva da modalidade alternativa da ferramenta 100 mostrada na figura 6, que mostra várias conexões usadas para conectar a ferramenta 100 no ROV 200. As mesmas conexões hidráulicas mostradas na figura 1 estão mostradas na figura 7, com a adição de uma válvula de despressurização 198. A válvula de despressurização 198 é usada para sangrar a pressão da ferramenta 100 uma vez que a ferramenta 100 tenha acionado completamente o protetor contra explosão BOP 300.
As figuras 8 e 9 ilustram as conexões de fluido 175A, B da ferramenta 100 que recebem as mangueiras que carregam fluido 170. Similar à figura 4, a figura 8 mostra o conector de fluido básico 175B que é usado para glicol, óleo e outros fluidos 170B mantidos em um reservatório. Similar às figuras 5A e 5B, a figura 9 mostra o conector de fluido 175A conectado no conjunto de mangueira do filtro 177 quando água do mar 170A é usada na ferramenta 100.
A figura 10 é um esquema da modalidade da ferramenta 100 mostrada nas figuras 6-9. A modalidade desta ferramenta é praticamente idêntica à modalidade da ferramenta 100 mostrada nas figuras 1-5, exceto, como discutido, que esta modalidade da ferramenta 100 contém somente uma bomba de alta pressão 140 e uma bomba de alta vazão 150. Além do mais, em vez de uma válvula de retenção ser usada à jusante da bomba de alta vazão 150, diversas válvulas de retenção 164A, B são colocadas à jusante da bomba de alta vazão 140. Essas válvulas 164A, B garantem que a pressão não seja removida do sistema. Além do mais, uma válvula de despressurização 166 é colocada à jusante das bombas 140, 150, que permite que a ferramenta 100 seja sangrada de toda a pressão, uma vez que o protetor contra explosão BOP 300 tenha sido completamente acionado. De outra forma, a ferramenta 100 mostrada nas figuras 1-5 opera de forma substancialmente idêntica à ferramenta 100 mostrada nas figuras 6-10. Quando a ferramenta 100 é configurada com uma bomba de alta pressão Dynaset HPW 520/30-85 e uma bomba de alta vazão Dynaset HPW 90/50-85, a ferramenta 100 pode aumentar a pressão de fluido de aproximadamente 3.000 psi (0,14 MPa) para 7.000 psi (0,34 MPa), e pode aumentar a vazão de aproximadamente 35-85 L/min para 70-150 L/min. A ferramenta 100 pode ser configurada como um componente
que pode ser aparafusado no ROV 200 diretamente, junto com reservatórios para conter fluido 170, se desejado, ou a ferramenta 100 pode ser colocada em um patim e usada no ROV 200, ou próximo a ele, dependendo da configuração do ROV. O método de acionar um protetor contra explosão BOP 300
inclui conectar hidraulicamente uma ferramenta 100, tal como a ferramenta 100 aqui revelada, em um ROV 200 no seu lado à montante, e conectar a ferramenta 100 no protetor contra explosão BOP 300 no lado à jusante. Inicialmente, potência hidráulica do ROV 200 é usada para operar uma ou mais bombas de alta vazão 150A, B, contidas na ferramenta 100, e, uma vez que a pressão do fluido 170 que está sendo bombeado através da ferramenta 100 para o protetor contra explosão BOP 300 atinja 1.300 - 1.500 psi (0,06 - 0,07 MPa), a potência hidráulica é comutada para operar a bomba de alta pressão 140 dentro da ferramenta 100. No método preferido da invenção, se a pressão do fluido 170 cair abaixo de 1.300 psi (0,06 MPa) durante operação da bomba de alta pressão 140, a potência hidráulica é comutada de volta para operar uma ou mais bombas de alta vazão 150A, B dentro da ferramenta 100. Uma vez que o protetor contra explosão BOP 300 seja completamente acionado usando este método, a ferramenta 100 é então desconectada do protetor contra explosão BOP 300, e a ferramenta 100 é despressurizada ativando uma válvula de despressurização 198 e permitindo que a pressão seja sangrada para a atmosfera.
A figura 11 é um fluxograma mostrando um sistema para fechar o protetor contra explosão BOP 300. No sistema, o ROV 200 supre potência hidráulica à ferramenta 100, e a ferramenta bombeia fluido 170 de uma fonte externa para fora para o protetor contra explosão BOP 300. A ferramenta 100 usa uma bomba de alta pressão 140 e uma ou mais bombas de alta vazão 150, que, por sua vez, aumenta a pressão e a vazão do fluido 170 que está sendo bombeado para o protetor contra explosão BOP 300. Em virtude de o fluido 170 ser bombeado para o protetor contra explosão BOP 300 a uma alta pressão e vazão, o protetor contra explosão BOP é capaz de ser completamente acionado a uma alta velocidade.
Embora o exposto seja voltado para modalidades da presente invenção, outras modalidades, e modalidades adicionais, da invenção podem ser concebidas sem fugir do seu escopo básico, e o seu escopo é determinado pelas reivindicações seguintes.

Claims (13)

1. Ferramenta para acionar um protetor contra explosão (BOP), caracterizado pelo fato de que o aparelho compreende: uma ou mais conexões para receber potência hidráulica de um veículo subaquático operado remotamente (ROV); uma primeira bomba para aumentar a pressão de um fluido operacional para o protetor contra explosão BOP; uma segunda bomba para aumentar a vazão do fluido operacional; e um condutor para transportar o fluido operacional para o protetor contra explosão BOP.
2. Método para acionar um protetor contra explosão (BOP), caracterizado pelo fato de que compreende: conectar hidraulicamente um veículo subaquático operado remotamente (ROV) em uma ferramenta, em que a ferramenta aumenta a pressão e vazão de um fluido bombeado pela ferramenta; conectar a ferramenta a um protetor contra explosão (BOP); e conduzir fluido da ferramenta para o BOP até que o BOP seja completamente acionado.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a potência hidráulica é usada para operar uma ou mais bombas de alta vazão na ferramenta até que uma pressão predeterminada seja atingida.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que, uma vez que a pressão predeterminada seja atingida, potência hidráulica é comutada de uma ou mais bombas de alta vazão para uma bomba de alta pressão.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que, se a pressão cair abaixo da pressão predeterminada quando a bomba de alta pressão estiver operando, potência hidráulica é comutada da bomba de alta pressão para uma ou mais bombas de alta vazão.
6. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que, uma vez que o protetor contra explosão BOP seja completamente acionado, a ferramenta é desconectada do protetor contra explosão BOP.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a ferramenta é despressurizada depois que a ferramenta é desconectada do protetor contra explosão BOP.
8. Sistema para acionar um protetor contra explosão (BOP), caracterizado pelo fato de que compreende: um veículo subaquático operado remotamente (ROV); uma fonte de fluido; e uma ferramenta, em que a ferramenta usa potência hidráulica do ROV para operar uma ou mais bombas contidas na ferramenta, e em que a ferramenta aumenta a pressão e vazão da fonte de fluido e conduz a fonte de fluido para o protetor contra explosão BOP até que o protetor contra explosão BOP seja completamente acionado.
9. Método para acionar um protetor contra explosão, caracterizado pelo fato de que compreende: conectar uma ferramenta de acionamento no protetor contra explosão; suprir potência hidráulica de um veículo subaquático operado remotamente à ferramenta de acionamento; aumentar a pressão e vazão de um fluido de acionamento bombeado pela ferramenta de acionamento; e suprir o fluido de acionamento da ferramenta de acionamento ao protetor contra explosão para acionar o protetor contra explosão.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a potência hidráulica é usada para operar uma bomba de alta vazão na ferramenta até que a pressão do fluido de acionamento atinja uma pressão predeterminada.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que, depois que a pressão predeterminada é atingida, potência hidráulica é comutada de operar a bomba de alta vazão para uma bomba de alta pressão na ferramenta de acionamento para aumentar a pressão do fluido de acionamento.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que, se a pressão do fluido de acionamento cair abaixo da pressão predeterminada quando a bomba de alta pressão estiver operando, então a potência hidráulica é comutada de operar a bomba de alta pressão para operar a bomba de alta vazão.
13. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que é usada uma pluralidade de bombas de alta vazão.
BRPI1106255 2011-11-09 2011-11-10 ferramenta , mÉtodo e sistema para acionar um protetor contra explosço BRPI1106255A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201161551556P 2011-11-09 2011-11-09

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1106255A2 true BRPI1106255A2 (pt) 2013-09-10

Family

ID=49083901

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1106255 BRPI1106255A2 (pt) 2011-11-09 2011-11-10 ferramenta , mÉtodo e sistema para acionar um protetor contra explosço

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1106255A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9038727B2 (en) Blowout preventor actuation tool
BRPI0905439B1 (pt) Dispositivo submerso em água para gerar uma força sob a água, método para gerar uma força através do movimento de um pistão dentro de um invólucro externo e dispositivode ativação de preventor de explosão
US9797223B1 (en) Systems and methods for hydrate removal
CN104160108A (zh) 防喷器组件
BRPI0501757B1 (pt) sistema de elevação de fluido por meio de gás pressurizado como reserva de uma bomba elétrica submersível e método para tal
BR112013011945B1 (pt) Dispositivo e método para conter fluido de poço
CA2879286C (en) Retrieval of subsea production and processing equipment
NO20140646A1 (no) Strømgenerering for innvendig stigerør
BRPI0821645B1 (pt) Sistema e método de circulação de fluídos em uma coluna de intervenção submarina
BR112015025866B1 (pt) Sistema de controle hidráulico para controlar a operação de uma válvula de fundo de poço, e, método para operar uma válvula de fundo de poço
BR112020023849A2 (pt) Válvula de segurança, e, método e sistema para atuar uma válvula de segurança.
NO20120417A1 (no) Undersjoisk styresystem med utskiftbar mandrel
BRPI0816865B1 (pt) Método para tratar um furo de formação
BRPI1000811A2 (pt) método de remoção de fluido, método de terminação de um poço submarino e montagem de cabeça de poço submarina
BR112017022112B1 (pt) Sistema de bexiga e acumulador de pistão submarino
BRPI1105076B1 (pt) Mecanismo de recarregamento para reinicializar uma pressão de um recipiente de baixa pressão e método para reestabelecer uma baixa pressão em um recipiente de baixa pressão
US9951577B2 (en) Emergency wellbore intervention system
NO20140319A1 (no) En undervanns brønnhodesammenstilling, undervannsinstallasjon som benytter nevnte brønnhodesammenstilling, og en fremgangsmåte for komplettering av en brønnhodesammenstilling
NO20171075A1 (en) Drilling riser protection system
BR112014018733A8 (pt) método e sistema para uma rápida contenção e intervenção de uma ruptura de poço submarino
US20180051536A1 (en) Riser pressure relief apparatus
BR112017000778B1 (pt) Conjunto de cabeça de poço
BR112013002792B1 (pt) Método e sistema para realizar operações em poços
BRPI1106255A2 (pt) ferramenta , mÉtodo e sistema para acionar um protetor contra explosço
BR102012033412A2 (pt) aparelho para permitir acesso a um furo central de uma coluna de riser marinho descendente a partir de uma embarcação, sistema para controlar um poço, aparelho para conectar um riser marinho e método para comunicar com o furo central

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time