BRPI1106011A2 - Método, sistema, e sistema de processamento - Google Patents
Método, sistema, e sistema de processamento Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1106011A2 BRPI1106011A2 BRPI1106011-5A BRPI1106011A BRPI1106011A2 BR PI1106011 A2 BRPI1106011 A2 BR PI1106011A2 BR PI1106011 A BRPI1106011 A BR PI1106011A BR PI1106011 A2 BRPI1106011 A2 BR PI1106011A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- measurement
- sensor
- noise
- seismic
- transfer function
- Prior art date
Links
Landscapes
- Measurement Of Mechanical Vibrations Or Ultrasonic Waves (AREA)
Abstract
Método, sistema, e sistema de processamento. Uma técnica inclui a recepção de dados indicativos de uma primeira medida obtida por um sensor de rotação em um cabo flutuador sísmico e, com base na primeira medida, estimativa de um ruido de torque presente em uma medida obtida por um segundo sensor no cabo flutuador. A técnica inclui a atenuação do ruído de torque com base na estimativa.
Description
MÉTODO, SISTEMA, E SISTEMA DE PROCESSAMENTO
FUNDAMENTOS A invenção, em geral, se relaciona ao uso de uma medida de sensor de rotação para atenuar ruido adquirido por um sensor disposto em cabo flutuador.
Exploração sismica envolve levantamento de formações geológicas subterrâneas para depósitos de hidrocarbonetos. Um levantamento tipicamente envolve a implantação de fonte(s) sísmica(s) e sensores sísmicos em locais predeterminados. As fontes geram ondas sísmicas, que se propagam para dentro das formações geológicas, criando mudanças de pressão e vibrações ao longo de seu caminho. Mudanças nas propriedades elásticas da formação geológica dispersam as ondas sísmicas, mudando sua direção de propagação e outras propriedades.' Parte■da energia emitida pelas fontes atinge os sensores sísmicos. Alguns sensores sísmicos são sensíveis às mudanças de pressão (hidrofones), outros ao movimento de partículas (por exemplo, geofones), e pesquisas industriais podem implantar apenas um tipo de sensores ou ambos. Em resposta aos eventos sísmicos detectados, os sensores geram sinais elétricos para produzir dados sísmicos. A análise dos dados sísmicos pode indicar, então, a presença ou ausência de locais prováveis para depósitos de hidrocarbonetos.
Algumas pesquisas são conhecidas como pesquisas "marinhas", porque elas são conduzidas em ambientes marinhos. No entanto, pesquisas "marinhas" podem ser realizadas, não apenas em ambientes de água salgada, mas também em água doce e salobra. Em um tipo de pesquisa marinha, chamada de pesquisa "com matriz rebocada", uma matriz de fontes e cabos flutuadores contendo sensores sismicos é rebocada por uma embarcação de pesquisas.
SUMÁRIO
Em uma modalidade da invenção, uma técnica inclui a recepção de dados indicativos de uma primeira medida obtida por um sensor de rotação em um cabo flutuador sísmico e, com base na -primeira medida, estimativa de um ruído de torque presente em uma medida de movimento de partículas obtida por um segundo sensor no cabo flutuador. A técnica inclui a atenuação do ruído de torque com base na estimativa.
Em outra modalidade da invenção, uma técnica inclui a recepção de dados indicativos de uma primeira medida obtida por um sensor de rotação em um cabo flutuador sísmico, e a estimativa de um ruído de vibração presente em uma medida de alinhamento obtida por um segundo sensor no cabo flutuador, com base na primeira medida. A técnica inclui a atenuação do ruído de vibração, com base na estimativa.
Em outra modalidade da invenção, um sistema inclui um cabo flutuador sismico, que inclui um sensor de rotação e um segundo sensor. O segundo sensor é adaptado para adquirir uma primeira medida, e o sensor de rotação é adaptado para adquirir uma segunda medida, que é indicativa de um ruido presente na primeira medida.
Em outra modalidade ainda da invenção, o sistema de processamento inclui uma interface e um processador. A interface recebe dados indicativos de uma primeira medida obtida por um sensor de rotação em um cabo flutuador sismico. 0 processador processa os dados para, com base na primeira medida, determinar uma estimativa de um ruido presente em uma segunda medida obtida por um segundo sensor no cabo flutuador e atenuar o ruido presente na segunda medida com base na estimativa.
Vantagens e outras características da invenção torna.r-se-ão evidentes, a partir do desenho, descrição e reivindicações a seguir.
BREVE DESCRIÇÃO DO DESENHO A Fig. 1 é um diagrama esquemático de um sistema de aquisição sísmica marinha, de acordo com uma modalidade da invenção. · A Fig. 2 é uma vista transversal tomada ao longo da linha 2-2 da Figura 1, de acordo com uma modalidade da invenção. A Fig. 3 é um gráfico de freqüências/ número de ondas de um registro de ruído sinteticamente gerado, obtido por um sensor de movimento de partículas disposto em cabo flutuador, sem a ocorrência da torção de cabo no cabo flutuador. A Fig. 4 é um gráfico de freqüências/ número de ondas de um registro de ruido sinteticamente gerado, obtido por um sensor de movimento de partículas disposto em cabo flutuador, com a ocorrência da torção de cabo no cabo flutuador.
As Figs. 5 e 7 são fluxogramas, que ilustram técnicas para usar uma medida de sensor de rotação, para atenuar o ruido adquirido por outro sensor, de acordo com modalidades da invenção. A Fig,. 6 é um diagrama esquemático, ilustrando um sistema adaptativo de cancelamento de ruído, de acordo com uma modalidade da invenção. A Fig. 8 é um diagrama esquemático de um sistema de processamento, de acordo com uma modalidade da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA A Fig. 1 mostra uma modalidade 10 de um sistema de aquisição sísmica marinha, baseado em dados, de acordo com algumas modalidades da invenção. No sistema 10, uma embarcação de pesquisas 20 reboca um ou mais cabos flutuadores sísmicos 30 (um cabo flutuador exemplar 30 sendo representado na Fig. 1) atrás da embarcação 20. Note-se que os cabos flutuadores 30 podem ser organizados em uma dispersão, em que vários cabos flutuadores 30 são rebocados aproximadamente no mesmo plano, na mesma profundidade. Como outro exemplo não limitativo, os cabos flutuadores podem ser rebocados em várias profundidades, como em uma sobre ou sub-distribuição, por exemplo.
Os cabos flutuadores sísmicos 30 podem ter vários milhares de metros de comprimento, e podem conter vários cabos de sustentação (não mostrados) , bem como fiação e/ou circuitos (não mostrados), que podem ser utilizados para viabilizar a comunicação ao longo dos cabos flutuadores 30. Em geral, cada cabo flutuador 30 inclui um cabo primário, no qual são montados sensores sísmicos que registram sinais sísmicos. Os cabos flutuadores 30 contêm unidades de sensores sísmicos 58, que podem incluir, dependendo da modalidade particular da invenção, hidrofones (como um exemplo de não-limitativo) para a aquisição de dados de pressão ou sensores de várias componentes. Para modalidades da invenção, em que os sensorés 58 são sensores de várias componentes (como outro exemplo não-limitativo), cada sensor é capaz de detectar um campo de ondas de pressão e pelo menos uma componente de um movimento de partículas, que é associada a sinais acústicos, que estão próximos ao sensor. Exemplos de movimentos de partículas incluem uma ou mais componentes de um deslocamento de partículas, uma ou mais componentes (componentes longitudinais (x) , transversais (y) e verticais (z) (ver eixos 59, por exemplo)) de uma velocidade de partículas, e uma ou mais componentes de uma aceleração de partículas.
Dependendo da modalidade particular da invenção, o sensor sísmico de várias componentes pode incluir um ou mais módulos de hidrofones, geofones, sensores de deslocamento de partículas, sensores de velocidade das partículas, acelerômetros, sensores de gradiente de pressão, ou combinações dos mesmos.
Por exemplo, de acordo com algumas modalidades da invenção, uma unidade específica de unidade de sensor sísmico 58 pode incluir pelo menos um sensor de movimento de partículas 70, para fins de medida de uma componente de movimento de partículas ao longo de um eixo sensível específico 5? (eixo dos x, y ou z, por exemplo) . Por exemplo, a unidade de sensor sísmico 58 pode incluir um sensor de velocidade de partículas, que é orientado a adqui.rir uma medida de uma velocidade de partículas ao longo da profundidade, ou eixó dos z. Alternativamente, a unidade de sensor sísmico 58 pode incluir um sensor de velocidade de partículas para detectar uma velocidade de partículas ao longo do eixo transversal, ou dos y; um sensor de velocidade de partículas para detectar uma velocidade ao longo do eixo longitudinal, ou dos x; múltiplos sensores de velocidade de partículas para detectar velocidades de partículas ao longo de todos os três eixos (x, y e z); etc. Alternativamente, em outras modalidades da invenção, o(s) sensor(es) de movimento de partículas de cada unidade de sensor sísmico 58 pode(m) detectar um movimento de partículas diferente da velocidade (uma aceleração,, por exemplo) .
Como descrito mais abaixo, uma medida obtida por um sensor de movimento de partículas 70 é suscetível ao ruído. Para fins de cancelar ou atenuar substancialmente esse ruído, a unidade de sensor sísmico 58 inclui um sensor de rotação 72. Mais especificamente, conforme descrito abaixo, o sensor de rotação 72 mede um ruido de torque, que serve de base para estimar um ruído (como um ruído de torque, por exemplo) que está presente na medida, que é obtida pelo sensor de movimento de partículas 70. Dada a estimativa, o ruído pode ser significativamente removido ou atenuado.
Além das unidades de sensores sísmicos 58, o sistema de aquisição de dados sísmicos marinhos 10 também inclui uma ou mais fontes sísmicas 40 .(dois exemplares de fontes sísmicas 40 sendo representados na Fig. 1), tais como pistolas de ar e afins. Em algumas modalidades da invenção, a(s) fonte(s) sísmica(s) 40 pode(m) ser acoplada(s) à, ou rebocada(s) pela, embarcação de pesquisas 20. Alternativamente, em outras modalidades da invenção, a(s) fonte(s) sísmica(s) 40 pode(m) operar independentemente da embarcação de pesquisas 20, em que a(s) fonte(s) 40 pode(m) ser acoplada(s) a outras embarcações ou bóias, apenas como alguns exemplos.
Quando os cabos flutuadores sísmicos 30 são rebocados atrás da embarcação de pesquisas 20, sinais acústicos 42 (um sinal acústico exemplar 42 sendo representado na Fig.. 1), muitas vezes referidos como "disparos", são produzidos pela(s) fonte(s) sismica(s) 40 e são dirigidos para baixo através de uma coluna de água 44, em estratos 62 e 68 abaixo de uma superfície inferior de água 24. Os sinais acústicos 42 são refletidos a partir de várias formações geológicas subterrâneas, tais como uma formação exemplar 65, que é representada na figura 1.
Os sinais acústicos incidentes 42, que são criados pela(s) fonte (s) 40 produzem sinais acústicos refletidos correspondentes, ou ondas de pressão 60, que são detectados pelos sensores sísmicos da unidade de sensores sísmicos 58. Note-se que as ondas de pressão, que são recebidas e detectadas pelos sensores sísmicos,' incluem ondas "ascendentes" de pressão, que se propagam para os sensores sem reflexão, bem como ondas "descendentes" de pressão, que são produzidas por reflexões das ondas de pressão 60 a partir de um limite de ar-água, ou superfície livre 31.
Os sensores sísmicos das unidades de sensores sísmicos 58 geram sinais (sinais digitais, por exemplo), chamados de "traços", que indicam as medidas obtidas do campo de ondas de pressão e do movimento de partículas. Os traços são gravados e podem ser, pelo menos parcialmente, processados por uma unidade de processamento de sinais 23, que é implantada na embarcação de pesquisas 20, de acordo com algumas modalidades da invenção. Por exemplo, uma unidade especial de sensores sísmicos 58 pode fornecer um traço, que corresponda a uma medida de um campo de ondas de pressão por seu hidrofone; e a unidade de sensores sísmicos 58 pode fornecer (dependendo da modalidade particular da invenção) um ou mais traços, que correspondam a uma ou mais componentes do movimento de partículas. O objetivo da aquisição sísmica é construir uma imagem de uma área de pesquisa, para fins de identificação de formações geológicas subterrâneas, tais como a formação geológica exemplar 65. Análise posterior da representação pode revelar locais prováveis de depósitos de hidrocarbonetos em formações geológicas subterrâneas. Dependendo da modalidade particular da invenção, porções da análise da representação podem ser realizadas a bordo da embarcação de pesquisas sísmicas 20, tal como pela unidade de processamento de sinais '23. De acordo com outras modalidades da invenção, a representação pode ser processada por um sistema de processamento de dados, que pode ser, por exemplo, localizado em terra firme ou a bordo da embarcação 20. Um sistema exemplificativo de processamento de dados 320 é descrito abaixo em relação à fig. 8.
Em um cabo flutuador sólido rebocado, sensores de movimento de partículas geralmente adquirem ruído (além do sinal do movimento de partículas adquirido). O ruído é atribuível a vários tipos de fontes de ruído: ruído de vibração, ruido de fluxo, ruido acústico, ruido incoerente etc.. Tal como ilustrado em uma seção transversal do cabo flutuador 30 na fig. 2, um sensor especial de movimento de partículas 70 pode ser posicionado excentricamente em relação a um eixo central 80 do cabo flutuador. Em outras palavras, o sensor de movimento de partículas 70 pode ser posicionado a uma distância (chamada de "e" na Fig. 2) longe do eixo central do cabo 80. Devido a esse posicionamento excêntrico, o sensor de movimento de partículas 70 está sujeito à rotação e, assim, a medida de movimento de partículas obtida pelo sensor de movimento de partículas 70 contém ruído, que é atribuível a essa rotação. Devido ao fato do ruído estar relacionado com a rotação do cabo flutuador em torno do eixo longitudinal (o eixo . dos x) , o ruído de torque aparece na componente transversal local medida, ou y, do movimento de partículas, mas não na componente de profundidade local medida, ou z, do movimento de partículas.
Em geral, a propagação do ruído de torque é mais lenta do que o sinal sísmico, e mais rápida do que o ruído de vibração transversal. Mais especificamente, a fig. 3 mostra um gráfico de frequências/ número de ondas (f-k) 100 de um registro de ruído sinteticamente gerado, obtido por um sensor de movimento de partículas, quando não ocorre nenhuma torção do cabo flutuador. Como mostrado no gráfico 100, o registro de ruído inclui o ruído de vibração transversal 106 e o ruído de torque 108. Também representado na figura 3 existe um cone 104, que define os limites para o sinal sísmico previsto. Como pode ser visto nesse exemplo particular, o ruído de torque 108 contamina principalmente as mais baixas frequências da banda de frequências sísmicas úteis. A Fig. 4 retrata um gráfico f-k 120 para um registro de ruído sintetícamente gerado, quando ocorre a torção do cabo. Se houver ligeiras torções no cabo flutuador entre os dispositivos direcionadores (como torções causadas por pássaros, por exemplo), então a conversão dos, dados adquiridos a partir dos eixos de cabo local para coordenadas globais distribui a energia do ruído de torque. Mais especifícamente, como mostrado na figura 4 para .o exemplo, quando o cabo é torcido ligeiramente para fazer uma rotação completa a cada 100 metros (m), a torção distribui mais de um ruído de torque 122, de tal forma que o ruído de torque 122 contamina mais o cone de sinais 104 do que o cenário em que não ocorre torção do cabo (ver fig. 3, por exemplo). Assim, quando ocorre a torção do cabo, o ruído de torque afeta uma parcela maior da banda de frequências de interesse.
Para fins de cancelar ou atenuar substancialmente o ruído de torque a partir da medida de movimento de partículas, uma técnica 200, que é ilustrada na fig. 5, pode ser utilizada de acordo com modalidades da invenção.
Em conformidade com a técnica 200, os dados são recebidos com indicação de uma medida obtida por um sensor de rotação em um cabo flutuador sismico, nos termos do bloco 202. Com base na medida, uma estimativa de um ruido de torque presente em uma medida de movimento de partículas obtida por um sensor de movimento de partículas no cabo flutuador é determinada, nos termos do bloco 204. O ruído de torque é atenuado, nos termos do bloco 206, com base na estimativa.
Mais especifícamente, de acordo com modalidades da invenção, a medida obtida pelo sensor de rotação 72 (ver Fig. 1) geralmente é insensível ao sinal sísmico e, como tal, serve como uma medida de referência para estimar o ruído de torque na medida do movimento de partículas obtida pelo sensor de movimento de partículas 70. A insensibilidade do sensor de rotação para o sinal sísmico garante que o cancelamento do' sinal não ocorra durante o processo adaptativo de subtração.
Voltando agora para um exemplo mais específico, que ilustra uma forma de atenuar o ruído de torque em uma medida de velocidade de partículas, na discussão a seguir, V (nT) " y’kK refere-se à componente transversal, ou y, de uma medida de velocidade das partículas, ou seja, a medida que contém o ruído de torque a ser atenuado. O ruído de torque é atenuado com base em uma medida do sensor de rotação, que é aqui chamada "R/ÁnT)„^ Nesta notação, "T" denota o intervalo de amostragem, e "n" indica o número da amostra.
Em geral, a medida da velocidade de partículas VY/k (nT) pode ser decomposta em três componentes: a componente do sinal sísmico (aqui chamada de a componente do ruído de torque (aqui chamada de e a componente diferente do ruído de torque (aqui chamada de que é atribuída ao ruído de vibração, ruído acústico etc.. Matematicamente, a medida do movimento de partículas Vy,k (nT) pode ser descrita em termos dessas componentes, como segue: Eq. 1 0 objetivo é estimar e remover o ruido de torque da medida usando a medida do sensor de rotação De acordo com algumas modalidades da invenção, a função de transferência utilizada para estimar a componente do ruído de torque na medida do movimento de partículas pode ser determinada em termos de excentricidade e sensibilidade do sensor de movimento de partículas. Nessas modalidades da invenção, o ruído de torque pode ser estimado e subtraído a partir da medida do movimento de partículas, usando a função de transferência determinada.
Em modalidades da invenção, em que há uma função de transferência desconhecida entre o ruído de torque e a medida do sensor de rotação, uma subtração direta pode amplificar o ruido de torque, ao invés de cancelá-lo da medida do movimento de particulas. Para essas modalidades da invenção, a função de transferência, que relaciona a medida do sensor de rotação ao ruido de torque, é estimada usando os dados adquiridos. Como um exemplo não-limitativo, uma maneira de estimar a função de transferência com base nos dados adquiridos é descrita abaixo. No entanto, entende-se que outros meios podem ser usados para estimar a função de transferência, de acordo com outras modalidades da invenção.
Na técnica exemplar para estimar a função de transferência, a função de transferência pode ser modelada como um filtro linear, conforme descrito abaixo: Eq. 2 onde "hm" representa os coeficientes do filtro linear. Os coeficientes de filtro hm podem ser determinados, observando que a medida do movimento de particulas é corrigida., como segue: Eq. 3 Usando este reconhecimento, uma forma de estimar os coeficientes de filtro hm é minimizar a energia quadrática média da medida corrigida do movimento de particulas, minimizando a função de custo a seguir: Eq. 4 onde E [] denota o operador de expectativa estatística. A função de custo da equação 4 é minimizada, quando os coeficientes de filtro satisfizerem as equações normais, conforme descrito abaixo: Eq. 5 onde "h" representa o vetor dos coeficientes de filtro, conforme descrito abaixo: Eq. 6 Na equação 5, "CR" representa a matriz de auto-correlação das medidas do sensor de rotação, conforme descrito abaixo: • . Eq. 7 Além disso, na equação. 5, ”CVR" representa a matriz de correlação cruzada das medidas do sensor de rotação e as medidas da velocidade de partículas, conforme descrito abaixo: Eq. 8 Assumindo que o sinal e o ruído diferente de torque não estão correlacionados com o ruído de torque e a medida do sensor de rotação a correlação cruzada, que é estabelecida na equação 8, é equivalente à correlação cruzada do ruido de torque e à medida do sensor de rotação, conforme descrito abaixo: Eq. 9 Dada essa relação, os coeficientes de filtro (ou seja, a função de transferência) podem ser obtidos, conforme descrito abaixo: Eq. 10 Conforme estabelecido na Equação 10, os coeficientes de filtro dependem apenas das estatísticas de medida do sensor de rotação e do ruido de torque. Na prática, a função de transferência será com tempo variável para ruído não-estacionário. Neste .caso, um filtro adaptativo para cancelamento de .interferência, como a média dos mínimos quadrados (LMS), mínimos1 quadrados recursivos (RLS), ou mínimos quadrados recursivos baseados em decomposição de QR (QR-RLS), podem ser usados. Mais especificamente, de acordo com algumas modalidades da invenção, um sistema de cancelamento adaptativo de ruído 250 pode ser usado, que é representado na figura 6.
Referindo-se à fig. 6, um somador 254 do sistema 250 recebe uma medida do movimento de partículas, que inclui o sinal e ruído sísmico 255. O somador 254 subtrai um ruído de torque estimado 260 presente na medida do movimento de partículas para produzir um sinal 264, que é substancialmente isento da componente do ruído de torque. Um filtro adaptativo 256 do sistema 250 é ajustado com base no sinal 264 e é aplicado ao ruido 257 medido pelo sensor de rotação, para obter a medida do ruido de torque 260.
Outras modalidades da invenção são contempladas e estão dentro do escopo das reivindicações anexas. Por exemplo, de acordo com algumas modalidades da invenção, o sensor de movimento de partículas 7 0 pode ser um sensor capacitivo baseado em sistema microeletromecânico (MEMS), que fornece uma tensão de corrente contínua (CC), que é indicativa de um alinhamento do sensor de movimento de partículas. Esse alinhamento pode ser usado, por exemplo, para determinar uma orientação dos eixos locais do sensor de movimento de partículas e, portanto, pode ser útil para fins de transformações de coordenadas. 0 sinal de CC, que é fornecido pelo sensor 70, pode' estar sujeito a um ruído de vibração de baixa frequência relativamente forte (ou seja, um ruído de translação), que introduz um ruído de vibração na medida de alinhamento. Visto que a medida do sensor de rotação será altamente correlacionada à medida de alinhamento, mas insensível ao ruído de translação, as técnicas, que são descritas nesse documento, podem ser aplicadas para remover a componente do ruído de vibração e, assim, melhorar a relação global de sinal-ruído (SNR) da medida de alinhamento.
Mais especificamente, referindo-se à fig. 7, de acordo com algumas modalidades da invenção, uma técnica 280 inclui a recepção de dados, que são indicativos de uma medida de rotação, que é obtida por um sensor de rotação em um cabo flutuador sísmico, nos termos do bloco 282. Com base na medida de rotação, uma estimativa de um ruído de vibração presente em uma medida de alinhamento obtida por um sensor de movimento de partículas no cabo flutuador é determinada, em conformidade com o bloco 284. A técnica 280 inclui a atenuação do ruído de vibração com base na estimativa, nos termos do bloco 286.
Referindo-se à fig. 8, de acordo com algumas modalidades da invenção, um sistema de processamento de dados 320 contém um processador 350, que processa os dados sísmicos adquiridos para realizar, pelo menos, algumas parte.s de uma ou mais das técnicas, que, são aqui divulgadas para tais fins (como exemplos não-limitativos) , como receber medidas dos sensores de rotação dispostos no cabo flutuador; estimar componentes do ruído de torque presentes nas medidas do movimento de partículas dispostas no cabo flutuador com base nas medidas adquiridas pelos sensores de rotação; receber medidas de alinhamento de sensores dispostos no cabo flutuador; estimar componentes do ruído de vibração nas medidas de alinhamento com base nas medidas recebidas dos sensores de rotação dispostos no cabo flutuador; determinar adaptativamente as componentes de ruído presentes nas medidas do movimento de partículas e/ou de alinhamento; determinar os coeficientes das funções de transferência do filtro para estimar componentes de ruido em medidas do movimento de partículas e/ou de alinhamento com base em medidas obtidas pelos sensores de rotação; etc.
De acordo com algumas modalidades da invenção, o processador 350 pode ser formado a partir de um ou mais microprocessadores e/ou microcontroladores. Como exemplos não-limitativos, o processador 350 pode ser localizado em um cabo flutuador 30 (ver Fig. 1), localizado na embarcação 20 (ver Fig. 1), distribuído entre vários cabos flutuadores 30, localizado em uma instalação de processamento em terra firme, distribuído entre distintas instalações terrestres, etc.
Como mostrado na fig. 8, o processador 350 pode ser acoplado a uma interface de comunicação 360 para fins de recebimento de dados, como ' medidas do movimento de partículas, medidas do sensor de rotação, medidas de alinhamento, medidas de pressão etc. . Como exemplos não-limitativos, a interface de comunicação 360 pode ser uma interface Universal Serial Bus (USB), uma interface de rede, uma interface de mídia removível (como um cartão de memória flash, CD-ROM etc.), ou uma interface de armazenamento magnético (interfaces IDE ou SCSI, como exemplos). Assim, a interface de comunicação 360 pode assumir inúmeras formas, dependendo da modalidade particular da invenção.
De acordo com algumas modalidades da invenção, a interface de comunicação 360 pode ser acoplada a uma memória 340 do sistema 320 e pode armazenar, por exemplo, vários conjuntos de dados de entrada e/ou saida envolvidos nas técnicas e sistemas aqui descritos, como as técnicas 200 e/ou 280 e/ou o sistema 250. A memória 340 pode armazenar instruções de programa 344 que, quando executadas pelo processador 350, podem fazer com que o processador 350 execute várias tarefas de uma ou mais das técnicas e sistemas, que são aqui divulgados, e o sistema 320 pode exibir resultados preliminares, intermediários e/ou finais obtidos através da(s) técnica(s)/ sistema(s) em um dispositivo de exibição (não mostrado na figura 8) do sistema 320, como um monitor de computador, de acordo com algumas modalidades da invenção.' Embora a presente invenção tenha sido descrita em relação a um número limitado de modalidades, as pessoas hábeis na arte, tendo o beneficio dessa divulgação, irão apreciar inúmeras modificações e variações da mesma. Pretende-se que as reivindicações anexas cubram todas essas modificações e variações, que incidam no verdadeiro espirito e escopo da presente invenção. - REIVINDICAÇÕES -
Claims (23)
1. MÉTODO, caracterizado pelo fato de compreender: recepção de dados indicativos de uma primeira medida obtida por um sensor de rotação em um cabo flutuador sísmico; com base na primeira medida, estimativa de um ruído de torque presente em uma medida do movimento de partículas obtida por um segundo sensor no cabo flutuador; e atenuação do ruído de torque com base na estimativa.
2. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do segundo sensor ser composto por um sensor de movimento de partículas.
3. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do atò de recepção compreender a recepção de dados adquiridos por um sensor de velocidade angular ou por um medidor de giro disposto no cabo flutuador.
4. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do ato de estimativa compreender a aplicação de uma função de transferência ao primeiro ruído de torque medido.
5. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato da função de transferência variar com o tempo, e do ato de estimativa compreender a aplicação de um filtro adaptativo para cancelamento de interferência.
6. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreender a determinação da função de transferência, compreendendo: modelagem da função de transferência como um filtro linear.
7. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato do ato de determinação da função de transferência ainda incluir: determinação de uma medida do movimento de partículas corrigida com base em uma diferença entre a medida do movimento de partículas e a medida do ruído de torque filtrado; e determinação dos coeficientes 'do filtro linear, compreendendo minimização da energia quadrática média da medida corrigida do movimento de partículas.
8. MÉTODO, caracterizado pelo fato de compreender: recepção de dados indicativos de uma primeira medida de ruído obtida por um sensor de rotação em um cabo flutuador sísmico; com base na primeira medida, estimativa de um ruído de vibração presente em uma medida de alinhamento obtida por um segundo sensor no cabo flutuador; e atenuação do ruido de vibração, baseado na estimativa.
9. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato do segundo sensor ser composto por um sensor de movimento de partículas.
10. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato do ato de recepção compreender a recepção de dados adquiridos por um sensor de rotação ou um medidor de giro disposto no cabo flutuador.
11. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato do ato de estimativa compreender a aplicação de uma função de transferência para o primeiro ruído de torque medido.
12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado, pelo fato da função de transferência variar com o tempo, e do ato de estimativa compreender a aplicação de um filtro adaptativo para cancelamento' de interferência.
13. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato da 'medida de alinhamento ser composta por uma medida de CC fornecida por um sensor capacitivo baseado em MEMs.
14. SISTEMA, caracterizado pelo fato de compreender: cabo flutuador sismico, que compreende um sensor de rotação e um segundo sensor, onde o segundo sensor é adaptado para adquirir uma primeira medida, e o sensor de rotação é adaptado para adquirir uma segunda medida indicativa de um ruído presente na primeira medida.
15. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato da primeira medida ser composta por uma medida de movimento de partículas ou uma medida de alinhamento.
16. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato do sensor de movimento de partículas compreender um sensor baseado em MEMs.
17. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de ainda compreender: embarcação para rebocar o cabo flutuador.
18. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de ainda compreender: processador para estimar o ruído presente na primeira medida com base na segunda medida e atenuar o ruído com base na estimativa.
19. SISTEMA, de acordo com a, reivindicação 18, caracterizado pelo fato do processador ser localizado no cabo flutuador.
20. SISTEMA DE PROCESSAMENTO, caracterizado pelo fato de compreender: interface para receber dados indicativos de uma primeira medida obtida por um sensor de rotação em um cabo flutuador sísmico; e processador para processar os dados para: com base na primeira medida, estimar um ruído presente em uma segunda medida obtida por um segundo sensor no cabo flutuador; e atenuar o ruido presente na segunda medida com base na estimativa.
21. SISTEMA DE PROCESSAMENTO, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato da segunda medida compreender uma medida de movimento de particulas ou uma medida de alinhamento.
22. SISTEMA DE PROCESSAMENTO, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato do processador ser adaptado para aplicar uma função de transferência aos dados na estimativa.
23. SISTEMA DE PROCESSAMENTO, de acordo com a reivindicação ,22, caracterizado pelo fato do processador adaptar a função de transferência aos dados.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1106011-5A BRPI1106011A2 (pt) | 2011-09-06 | 2011-09-06 | Método, sistema, e sistema de processamento |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1106011-5A BRPI1106011A2 (pt) | 2011-09-06 | 2011-09-06 | Método, sistema, e sistema de processamento |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1106011A2 true BRPI1106011A2 (pt) | 2015-08-25 |
Family
ID=53901231
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1106011-5A BRPI1106011A2 (pt) | 2011-09-06 | 2011-09-06 | Método, sistema, e sistema de processamento |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI1106011A2 (pt) |
-
2011
- 2011-09-06 BR BRPI1106011-5A patent/BRPI1106011A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
AU2010213986B2 (en) | Using a rotation sensor measurement to attenuate noise acquired by a streamer-disposed sensor | |
RU2507543C2 (ru) | Совместные интерполяция и подавление волн-спутников в сейсмических данных | |
EP2407804B1 (en) | Removing vibration noise from multicomponent streamer measurements | |
US9158015B2 (en) | Seismic streamer platform | |
MX2011006036A (es) | Uso de inversion de forma de onda para determinar las propiedades de un medio en el subsuelo. | |
MX2012013721A (es) | Eliminar fantasmas de datos sísmicos. | |
EP2073043A2 (en) | Technique and system to cancel noise in measurements provided by sensors of a multi-component streamer | |
MX2011008539A (es) | Reconstruccion de campo de ondas sismicas. | |
WO2010093740A2 (en) | Interpolating a pressure wavefield along an undersampled direction | |
EP2394187A2 (en) | Imaging with vector measurements | |
EP2329298A2 (en) | Estimating and correcting perturbations on seismic particle motion sensors employing seismic source signals | |
US8625389B2 (en) | System and technique to suppress the acquisition of torque noise on a multi-component streamer | |
BR102012007972A2 (pt) | Método para eliminação de restrições espectriais de sistema de aquisição e efeitos de filtração na terra | |
US20100172208A1 (en) | System and technique for local in-sea processing of particle motion data | |
US10353100B2 (en) | Processing seismic data to attenuate vibration noise | |
EP2587279A2 (en) | Processing multi-component seismic data | |
BRPI1106011A2 (pt) | Método, sistema, e sistema de processamento | |
AU2015224508B2 (en) | Deghosting and interpolating seismic data |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law | ||
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2478 DE 03-07-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |