BRPI1103462A2 - formulaÇço de ingredientes ativos - triazol (frutriafol) e estrobirulina (azoxystrobina) com funÇço fungicida na prevenÇço e ou tratamento de doenÇas em culturas como algodço, cafÉ, cana-de-aÇucar, feijço, milho, soja e trigo dentre outras - Google Patents
formulaÇço de ingredientes ativos - triazol (frutriafol) e estrobirulina (azoxystrobina) com funÇço fungicida na prevenÇço e ou tratamento de doenÇas em culturas como algodço, cafÉ, cana-de-aÇucar, feijço, milho, soja e trigo dentre outras Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1103462A2 BRPI1103462A2 BRPI1103462A BRPI1103462A2 BR PI1103462 A2 BRPI1103462 A2 BR PI1103462A2 BR PI1103462 A BRPI1103462 A BR PI1103462A BR PI1103462 A2 BRPI1103462 A2 BR PI1103462A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- formulation
- coffee
- cotton
- triazole
- strobirulin
- Prior art date
Links
Landscapes
- Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
Abstract
FORMULAÇçO DE INGREDIENTES ATIVOS - TRIAZOL (FRUTRIAFOL) E ESTROBIRULINA (AZOXYSTROBINA) COM FUNÇçO FUNGICIDA NA PREVENÇçO E OU TRATAMENTO DE DOENÇAS EM CULTURAS COMO ALGODçO, CAFÉ, CANA-DE-AÇéCAR, FEIJçO, MILHO, SOJA E TRIGO DENTRE OUTRAS. Representado por uma solução inventiva em produto agrotóxico auxiliar no cultivo de toda sorte de planta de interesse agrícola, quer seja como procedimento preventivo e ou curativo, tendo como resposta o "aumento de produtividade", eliminando também o risco de "quebra de safra", oriunda da ação nociva de fungos, onde para tal dita nova formulação de fungicida é composto por ingredientes ativos de alto desempenho com ação sistêmica e altamente seletivo, notadamente para as culturas de algodão, café, cana-de-açúcar, feijão, milho, soja e trigo, sendo que seu custo quando da aplicação é expressivamente reduzido, pois para a obtenção de um efeito remissivo da doença e ou de seus sintomas; como ferrugem, se faz necessária a aplicação de quantidade reduzida do fungicida.
Description
RELAT0RIO DESCRITIVO DE PATENTE DE INVENQAO "FORMULAgAO DE INGRED旧NTES ATIVOS - TRIAZOL (FRUTRIAFOL) E ESTROBIRULINA (AZOXYSTROBINA) COM FUNQAO FUNGICIDA NA PREVENQAO E OU TRATAMENTO DE DOENQAS EM CULTURAS COMO ALGODAO, CAFE, CANA-DE-AQLICAR, FEIJAO, MILHO, SOJA E TRIGO DENTRE OUTRAS"
CAMPO DE APLICACAO
A presente patente de invengao de titulo em io epigrafe e objeto de descrigao e reivindicagao nesta cartula trata de uma solu- ?ao inventiva que encontra destacado beneficio no setor agricola, com amplo espectro de aplicagao, como auxiliar no cuItivo de toda sorte de planta de inte- resse agricola, notadamente no cuItivo de algodao, cafe, cana-de-agiicar, fei- jao, milho, soja e trigo dentre outras, quer seja como procedimento preventive» e ou cu rati vo, colaborando para minimizar a "perda de produtividade" e ate mes- mo "quebra de safra", oriunda da agao nociva de fungos.
DEMANDA DO INVENTO
Do potencial economico agricola: ο agronego- cio e uma das principals fontes de riqueza economica para ο Brasil, sendo res- ponsavel por parte significativa da composigao do PIB do pais. Embora nas ultimas decadas ο Brasil tenha se destacado no desenvolvimento da atividade industrial, notadamente na industria de transformagao, e inegavel que ο agro- negocio e pega fundamental na exuberancia de crescimento do pais na Ciltima decada, reforgando sua historica vocagao agricola, que por sua vez vem a- companhada de tecnicas de cuItivo cada vez mais elogiadas mundo afora, pois salta aos olhos os incriveis ganhos de produtividade e qualidade observados em toda sorte de cuItura agricola, onde, diga-se de passagem, permite ao agri- cultor grande margem de Iucro sem que para tai seja Iangada mao da protegao e ou aplicagao de ag5es subsidiarias a sua pratica.
Da produtividade no maneio de cultures: mesmo sendo um dos principals exportadores de produtos agricolas, ο Brasil ainda possui uma produtividade considerada muito baixa quando comparada com a potencialidade das diferentes culturas, onde esta condigao Iimitante po- de ser associada, dentre outros fatores a existencia de pragas e doengas com significativo reflexo nos custos de produgao.
Da demanda identificada:
1. Do ponto de vista do aqroneaocio: com ο exposto e fato concreto que a demanda do invent。na forma de uma nova "formulate fungicida" reside em alavancar de forma contundente a pro- dutividade do cuItivo de toda sorte de plantas colaborando para ο abastecimen- to das necessidades de consumo de alimentos da populagao mundial, que cresce a taxas em curva exponencial;
2. Do ponto de vista ecologico: obter a maximizagao da produgao das mais variadas culturas agricolas minimizando ο impacto no meio ambiente, ο que irnplica em dizer que existe uma demanda por produ?ao de maior volume de biomassa/ha, de tal sorte que seja retardado ο avango sobre terras ainda intocadas pelo homem; e
3. Do ponto de vista do consumidor final: garantir que os produtos alimenticios oriundos de culturas agricolas que tenham embarcado Cinica e exclusivamente materia saudavel, ou seja, minimi- zar a presenga de agrotoxicos. Ademais a indiistria do agronegocio anseia pela capacitagao tecnologica de produtores agricolas que permita a oferta de ali- mentos em condigao economicamente acessivel a todas as camadas sociais da populagao do planeta.
REQUISITOS DO INVENT。
Em consonancia com a demanda do inven- to ο requerente idealizou uma inedita "formulagao de ingredientes ativos - tria- zol (frutriafol) e estrobirulina (azoxystrobina) com fungao fungicida na preven- ?ao e ou tratamento de doengas em culturas como algodao, cafe, cana-de- a?ucar, feijao, milho, soja e trigo dentre outras" provido de novidade associada de atividade inventiva, pois nao decorre de maneira obvia ou evidente de ou- tras solug5es conhecidas no estado da tecnica para solver ο problema de per- da de produtividade em culturas agricolas, bem como uma vez utilizado traz em seu bojo ο fato relevante de nao afetar a integridade da saiide do consumi- dor dos alimentos oriundos da atividade agricola.
Em adigao a nova "formulagao fungicida" e provido de aplicabilidade industrial, sendo economicamente viavel, atendendo ao rigor dos requisitos de patenteabilidade, notadamente como patente de in- vengao, conforme disposto nos ditames dos artigos 8° e 13 0 da Lei 9.279, bem como ao rigor da Iegislagao para comercializagao de produtos quimicos de a- gao fitossanitaria, especificamente ditadas pela ANVISA (Agenda Nacional de Vigilancia Sanitaria), IBAMA e MAPA (Ministerio da Agricultura, Pecuaria e A- bastecimento), dentre outros.
io
FUNDAMENTOS DA TECNICA
A fim de propiciar veracidade, e consolidar ο contexto explicitado nos topicos do quadra introdutorio sera apresentada uma explanagao sobre ο estado da tecnica ditado por solugdes desenvolvidas e Iar- gamente utilizadas para ο trato de doengas que acometem culturas de plantas em geral.
Dos tipos de cultivo de alimentos aqricolas:
1. Produtos orqanicos: sao uma alternativa ao uso de qualquer procedimento de modificagao genetica de plantas bem co- mo descarta ο uso de qualquer produto quimico como agrotoxicos, no combate a pragas e doengas, sendo considerado uma solugao ideal.
2. Produtos qeneticamente modificados: tal como evidenciado no topico de demanda do invento, ο setor da agroindiistria.
tem desenvolvido inuimeras solu?5es para alavancar a produtividade das cultu- res de plantas diversas, onde um dos expoentes reside no aperfeigoamento .genetico da propria planta, que gera incremento de produtividade por hectare plantado e ainda cria na planta uma resistencia contra a agao de pragas gera- das por insetos e mesmo bacterias, resistencia essa ate entao nao observada em plantas nao modificadas.
3. Produtos agrotoxicos: a agroindiistria dis- ponibiliza iniimeros produtos apresentados na forma de "farmacos" ou "medi- camentos", em estado Iiquido (para pulverizagao) ou solidos ( pos, granulados, etc, . . .) que visam ο combate de pragas e ou doengas que acometem planta- goes.
Os produtos agrotoxicos tambem conhecidos como defensivo agricola ou agroquimico sao produtos com formulagao quimica, usados para exterminar pragas ou doengas que causam danos as plantag5es, sendo que sua comercializagao e regulada pelo rigor de Iesgislagao especifica, Decreto n° 4.074, de 4 de janeiro de 2002. Art. 1°. Para os efeitos deste Decreto, entende-se por:
"IV - agrotoxicos e afins - produtos e agentes de processos fisicos, quimicos ou biologicos, destinados ao uso nos setores de produgao, no armazenamento e beneficiamento de produtos agricolas, nas pastagens, na protegao de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hidri- cos e industrials, cuja finalidade seja aIterar a composigao da flora ou da fauna, a fim de preserva-las da agao danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como as substancias e produtos empregados como desfolhantes, desse- cantes, estimuladores e inibidores de crescimento;"
Existem diversos tipos de agrotoxicos dentre os quais encontram destaque os que agem sobre plantas daninhas(herbicidas) e insetos (inseticidas), onde no entanto sao tambem conhecidas outras classes de agrotoxicos, como a fungicida que e um pesticida que destroi ou inibe a agao dos fungos que geralmente atacam as plantas.
Em especifico os fungicidas sinteticos sao de uso muito comum na agricultura convencional, onde como exemplo de produtos fungicidas amplamente comercializados e portanto antericipados pelo estado da tecnica e possivel citar as seguintes formulagoes:
-Piraclostrobina + Epoxiconazol (Basf);
-Azoxystrobina + Difeconazol (Syngenta); - Ciproconazol + Picoxistrobina (Dupont); e
-Trifloxistrobina + Ciproconazol (Bayer);
Analise critica dos fungicidas: para efeito da demanda do present© invento esta clssse de agrotoxico β definida como paradigma de seu desenvolvimento, onde apos crtiteriosos estudos de campo e Iaboratoriais e possivel identificar problemas de ordem Iogistica e economica.
Por exemplo para a doenga conhecida como ferrugem alaranjada da cana-de-agiicar e ofertado ao agricultor somente tres produtos que embora a ha muito tempo no mercado ( foram devidamente regis- trados a nao mais do que um ano da data de deposito desta cartula ) passam a ter sua eficacia comprometida, notadamente pela resistencia que os fungos passam a ter em relagao aos componentes da formulagao fungicida.
Desta forma, embora tais fungicidas de algu- ma forma ainda se mostrem eficazes, esta condigao de oferta Iimitada leva efe- tivamente ao comprometimento do controle da doenga do ponto de vista co- mercial (fornecimento dos produtos aos agricultores) e a aplicagao de um baixo nijmero de ativos para ο controle do patogeno, ο que foge do preconizado pelo Manejo de Doengas.
A mesma restri^ao sob a otica da Iogistica in dustrial e atendimento comercial da demanda por agrotoxicos fungicidas pode ser relatada para ο controle da doenga conhecida como ferrugem asiatica, que tern demonstrando insuficiencia de desempenho apos anos utilizando as mes- mas moleculas.
PROPOSTA DO INVENT。
O inventor ciente da lacuna que existe para a atual oferta de agrotoxicos de natureza fungicida procedeu ao desenvolvimen- to de uma solugao inventiva na forma de uma formulagao fungicida na forma de uma mistura pronta de ativos, que permite solver as Iimita^oes de restrigao de oferta e perda de eficacia dos fungicidas de formulagao convencional.
Ademais esta nova formula^ao garante efica cia comprovada, onde ta丨 repercussao positive e obtida mantendo a tradicional forma de atua^ao sistemica e preventiva no controle dos principals patogenos que ocasionam ferrugens e manchas foliares em um pool de culturas agricolas formado por algodao, cafe, cana-de-agucar, feijao, milho, soja e trigo.
Acrescente-se que a nova formulagao fungici- da, tal como as formulates fungicidas convencionais, atende a semelhante portfolio de doengas controladas ( ao menos vinte doengas) quer para atuagao preventiva como curativa.
Em derradeiro seu efeito pratico na remissao destas doengas e obtido quando do uso de baixa quantidade da formula^ao, onde estudos em Iaboratorio e aferi9§o pratica em campo revelam que para uma agao de efetivo controle e prevengao das doengas como ferrugens e man- chas foliares basta uma dose que varia na faixa de 0,2 a 0,4 l/ha,' ο que permi- te afirmar que para ο agricultor fazer uso da nova formulagao ο mesmo perce- bera um reduzido custo.
Caracteristica distintiva preponderante: para tornar factivel os beneficos elencados com a introdugao da inedita formulagao fungicida, ο mesmo foi idealizado a partir de uma composigao: dois grupos quimicos de iiltima geragao: triazol (frutriafol) e estrobirulina (azoxystrobina), que traz em seu bojo dois diferentes mecanismos de a?ao quais sejam:
-inibidor da sintese de ergosterol e respira- ?ao mitocondriana traslocagao sistemica, onde esta condi?ao e viabilizada pelo triazol
-translaminar onde esta condigao e viabiliza- da pela estrobilurina
-dupla agao residual: 15 a 20 dias (ou mais) A escolha da forma de realizagao preferida do invent。como uma nova formulagao fungicida, objeto de reivindica9ao nesta cartula, descrita neste topico de proposta do invento e fornecida apenas a titulo de exemplo. Alteragoes, modificag5es e variagdes podem ser realizadas para outras quaisquer formas de realizagao da formulagao fungicida a base triazol (frutriafol) e estrobirulina (azoxystrobina) por aqueles com habilidade na arte sem, no entanto divergir do objetivo revelado no pleito da presente patente, ο qual e exclusivamente definido pelas reivindicag5es anexas.
Verifica-se pelo que foi descrito e ilustrado que ο "FORMULAQAO DE INGRED旧NTES ATIVOS - TRIAZOL (FRUTRIA- FOL) E ESTROBIRULINA (AZOXYSTROBINA) COM FUNQAO FUNGICIDA NA PREVENgAO E OU TRATAMENTO DE DOENQAS EM CULTURAS CO- MO ALGODAO, CAFE, CANA-DE-AQLJCAR, FEIJAO, MILHO, SOJA E TRIGO DENTRE OUTRAS" ora reivindicado se enquadra as normas que regem a pa- tente de invengao a Iuz da Lei de Propriedade Industrial, merecendo pelo que foi exposto e como consequencia, ο respectivo privilegio.
Claims (4)
1.a)"FORMULAQAO FUNGICIDA" caracterizada por ser composta pela associagao dos ingredientes ativos triazol (frutriafol) e estrobirulina (azoxystro- bina);
2.a)"FORMULAQAO FUNGICIDA" de acordo com a reivindicagao 1,onde ο ingrediente ativo triazol e caracterizado por atuar como inibidor da sintese de ergosterol e respira?ao mitocondriana traslocagao sistemica;
3.a)"FORMULAQAO FUNGICIDA" de acordo com a reivindicagao 1,onde ο ingrediente ativo estrobirulina e caracterizado por uma a?ao translaminar; e
4.a)"FORMULAQAO FUNGICIDA" de acordo com as reivindicaq;5es anteriores, cujo efeito de remissao nas plantas e caracterizado por ser obtido com dosa- gem na faixa de 0,2 a 0,4 l/ha.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1103462 BRPI1103462A2 (pt) | 2011-07-13 | 2011-07-13 | formulaÇço de ingredientes ativos - triazol (frutriafol) e estrobirulina (azoxystrobina) com funÇço fungicida na prevenÇço e ou tratamento de doenÇas em culturas como algodço, cafÉ, cana-de-aÇucar, feijço, milho, soja e trigo dentre outras |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1103462 BRPI1103462A2 (pt) | 2011-07-13 | 2011-07-13 | formulaÇço de ingredientes ativos - triazol (frutriafol) e estrobirulina (azoxystrobina) com funÇço fungicida na prevenÇço e ou tratamento de doenÇas em culturas como algodço, cafÉ, cana-de-aÇucar, feijço, milho, soja e trigo dentre outras |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1103462A2 true BRPI1103462A2 (pt) | 2013-07-16 |
Family
ID=48771141
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1103462 BRPI1103462A2 (pt) | 2011-07-13 | 2011-07-13 | formulaÇço de ingredientes ativos - triazol (frutriafol) e estrobirulina (azoxystrobina) com funÇço fungicida na prevenÇço e ou tratamento de doenÇas em culturas como algodço, cafÉ, cana-de-aÇucar, feijço, milho, soja e trigo dentre outras |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI1103462A2 (pt) |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2015062358A1 (en) * | 2013-10-30 | 2015-05-07 | Rotam Agrochem International Company Limited | Method of increasing yield by treating with fungicidal compositions |
-
2011
- 2011-07-13 BR BRPI1103462 patent/BRPI1103462A2/pt active IP Right Grant
Cited By (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2015062358A1 (en) * | 2013-10-30 | 2015-05-07 | Rotam Agrochem International Company Limited | Method of increasing yield by treating with fungicidal compositions |
US10004231B2 (en) | 2013-10-30 | 2018-06-26 | Rotam Agrochem International Company Limited | Method of increasing yield by treating with fungicidal compositions |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
Sasanelli et al. | Review on control methods against plant parasitic nematodes applied in southern member states (C Zone) of the European Union | |
Shahbaz et al. | Natural plant extracts: an update about novel spraying as an alternative of chemical pesticides to extend the postharvest shelf life of fruits and vegetables | |
CN103429088B (zh) | 包含加强抗真菌活性的精油的控制植物病害的组合物 | |
Caser et al. | Activity of Ailanthus altissima (Mill.) swingle extract as a potential bioherbicide for sustainable weed management in horticulture | |
Jouini et al. | Potential effects of essential oils extracted from Mediterranean aromatic plants on target weeds and soil microorganisms | |
Azizbekyan | Biological preparations for the protection of agricultural plants | |
Verdeguer et al. | Control of Erigeron bonariensis with Thymbra capitata, Mentha piperita, Eucalyptus camaldulensis, and Santolina chamaecyparissus Essential Oils | |
Carmello et al. | Effects of plant extracts and sodium hypochlorite on lettuce germination and inhibition of Cercospora longissima in vitro | |
Ercoli et al. | Allelopathic effects of rye, brown mustard and hairy vetch on redroot pigweed, common lambsquarter and knotweed | |
Heong et al. | Are there productivity gains from insecticide applications in rice production? | |
Riccioni et al. | Organic seed treatments with essential oils to control ascochyta blight in pea | |
Mongiano et al. | Application of plant-derived bioactive compounds as seed treatments to manage the rice pathogen Fusarium fujikuroi | |
Paudel et al. | Effect of some essential oils on seed germination and seedling length of Parthenium hysterophorous L. | |
Norsworthy et al. | Effects of isothiocyanates on purple (Cyperus rotundus L.) and yellow nutsedge (Cyperus esculentus L.) | |
Kowalska | Spinosad effectively controls Colorado potato beetle, Leptinotarsa decemlineata (Coleoptera: Chrysomelidae) in organic potato | |
BRPI1103462A2 (pt) | formulaÇço de ingredientes ativos - triazol (frutriafol) e estrobirulina (azoxystrobina) com funÇço fungicida na prevenÇço e ou tratamento de doenÇas em culturas como algodço, cafÉ, cana-de-aÇucar, feijço, milho, soja e trigo dentre outras | |
CN102726394A (zh) | 一种含丙烷脒和壳寡糖的杀菌组合物 | |
Al-Ansary et al. | Evaluation of antifungal activity of some natural essential oils against fungal pathogens associated with maize grains. | |
Pacanoski | The myth of organic agriculture | |
Sathish et al. | Incremental cost-benefit ratio of certain chemical and bio-pesticides against tomato fruit borer, Helicoverpa armigera Hubner (Noctuidae: Lepidoptera) in tomato crop | |
Zeng et al. | Antifungal activity of plant extracts against Embellisia astragali, the fungal causal agent of yellow dwarf and root-rot disease of standing milkvetch | |
Isaiah et al. | Compatibility of Beauveria bassiana with multineem and chemical pesticides | |
Grahovac et al. | In vitro effects of essential oils on Colletotrichum spp. | |
Mwanauta et al. | Insecticidal Activity of Selected Plant-Derived Essential Oils against Papaya Mealybug (Paracoccus marginatus) | |
BRPI1103462B1 (pt) | Synergistic composition of flutriafol and azoxystrobin assets with fungicid function in the prevention and or treatment of soybean culture diseases for foliar applications |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B25A | Requested transfer of rights approved |
Owner name: TULIO LUIZ ZANCHET (BR/PR) |
|
B65X | Notification of requirement for priority examination of patent application | ||
B65Y | Grant of priority examination of the patent application (request complies with dec. 132/06 of 20061117) | ||
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B09B | Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette] |
Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8 C/C 11, 8 C/C 13, 24 E 25 DA LPI |
|
B12B | Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |