BRPI1103360A2 - submarino hidrodinÂmico. - Google Patents

submarino hidrodinÂmico. Download PDF

Info

Publication number
BRPI1103360A2
BRPI1103360A2 BRPI1103360A BRPI1103360A2 BR PI1103360 A2 BRPI1103360 A2 BR PI1103360A2 BR PI1103360 A BRPI1103360 A BR PI1103360A BR PI1103360 A2 BRPI1103360 A2 BR PI1103360A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hydrodynamic
submarine
water
ducts
propeller
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Souza Monteiro Nadilton De
Original Assignee
Souza Monteiro Nadilton De
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Souza Monteiro Nadilton De filed Critical Souza Monteiro Nadilton De
Priority to BRPI1103360 priority Critical patent/BRPI1103360A2/pt
Publication of BRPI1103360A2 publication Critical patent/BRPI1103360A2/pt

Links

Landscapes

  • Drilling And Exploitation, And Mining Machines And Methods (AREA)

Abstract

SUBMARINO HIDRODINÂMICO. Refere-se a presente invenção, ao campo técnico de submarinos civis e militares, mais especificamente a um submarino (1) constitui do de um inovador perfil "casco" hidrodinâmico (2), que permite uma navegação mais veloz e com redução no consumo de combustível que gera a energia da embarcação. Estas vantagens são possíveis através da reduçao da resistência da água, decorrente da boca, bifurcada (5) da popa (A), em conjunto com dois dutos internos (3) que percorrem desde a parte frontal, passando pelas laterais internas até a proa da embarcação, possibilitando assim, a entrada e a passagem dianteira da água sem oferecer resistência, e o aproveitamento deste turbilhonamento pela hélice (C), que aproveita a força de empuxo originada pelo rotor, deslocando a baixa pressão da água da proximidade da linha de giro da hélice (C), para a parte dianteira da embarcação, eliminando assim, a resistência da água.

Description

"SUBMARINO HIDRODINÂMICO". Apresentação
Refere-se a presente invenção, ao campo técnico de submarinos civis e militares, mais especificamente a um submarino constituído de um inovador perfil "casco" hidrodinâmico, que permite uma navegação mais veloz e com redução no consumo de combustível que gera a energia da embarcação. Estas vantagens são possíveis através da redução da resistência da água que passam por uma boca bifurcada da popa, em conjunto com dois dutos internos que percorrem desde a parte frontal, passando pelas laterais internas até a proa da embarcação, possibilitando a entrada e a passagem dianteira da água sem oferecer resistência, e o aproveitamento deste turbilhonamento pela hélice, permitindo uma melhor propulsão da embarcação.
Por ser uma inovação de extrema simplicidade, terá influência insignificante no custo de produção, sendo destinada a todos os tipos de embarcações de submersão civis ou militares. Estado da técnica e problemas apresentados
Para se aperfeiçoar a eficiência hidrodinâmica de embarcações, o desenvolvimento tecnológico cresce a todo instante. Temos hoje uma infinidade de ferramentas como sistemas avançados de computador e testes em reservatórios de fluido, visando alcançar a máxima eficiência.
Nos perfis convencionais, as embarcações perfuram a água, sendo empurrada contra a força de resistência causada pelo contato do meio líquido com o corpo da embarcação. Dessa forma, a única força atuante é a pressão gerada pelo movimento giratório da hélice contra a pressão causada pelo atrito da água. Melhorias apresentadas
A presente invenção é uma inovação distinta, pois altera significativamente o perfil hidrodinâmico de tal embarcação, solucionando eficientemente o maior problema em questão: a resistência da água. No submarino hidrodinâmico da presente invenção, a embarcação é "puxada" pela baixa pressão da água que é sugada em sua dianteira, além de ser empurrada na parte traseira pela alta pressão da propulsão. Revelação da invenção
A presente invenção trata-se de um submarino fabricado com um inovador perfil ou "casco" hidrodinâmico, dotado de dois dutos internos com perfis hidrodinâmicos, que percorrem da popa a proa, passando por toda a extensão lateral / interna da embarcação; uma popa com perfil cortante, que desvia todo o fluxo de água para os dutos internos; uma grade frontal para evitar a entrada de peixes, animais marinhos, entre outros; e uma proa em formato de turbina onde é disposta a hélice.
No submarino hidrodinâmico existe uma força de sucção em sua parte frontal. A hélice, em sua parte traseira, ao mesmo tempo em que expele a água causando alta pressão para impulsionar a embarcação, suga a água na parte dianteira eliminando a pressão que tende a desacelerar o submarino. A diferença de pressão entre a força de propulsão e a força de resistência, passa a ter considerável aumento. A resistência da água no interior dos dutos é praticamente inexistente, permitindo grande aceleração na sucção.
Deve-se compreender que próximo à linha de giro da hélice ocorre uma grande diferença de pressão. No submarino hidrodinâmico, a baixa pressão é deslocada da proximidade da linha de giro da hélice para a parte dianteira do submarino onde ocorreria a fricção com a água. No modelo convencional a baixa pressão da água não é aproveitada como força de empuxo.
O casco hidrodinâmico permite o deslocamento da embarcação com menor resistência, consequentemente possibilita o avanço com mais velocidade.
Uma grade poderá ser colocada em sua abertura dianteira para que a embarcação não venha a sugar um animal marinho na eventualidade de um choque. Breve descrição das figuras
Os objetivos, vantagens e demais características importantes da invenção em apreço poderão ser mais facilmente compreendidas quando lidas em conjunto com os desenhos em anexo, nos quais:
A figura 01 apresenta uma vista em perspectiva demonstrando a proa e a lateral do submarino hidrodinâmico.
A figura 02 apresenta uma vista frontal da popa do submarino hidrodinâmico.
Descrição detalhada das figuras
Como se inferem nos desenhos em anexos que ilustram e integram o presente relatório descritivo da invenção em apreço de "Submarino Hidrodinâmico", trata-se de um submarino (1) para uso civil ou militar, que compreende um perfil ou "casco" hidrodinâmico (2), sendo dotado de dois dutos internos (3) com perfis hidrodinâmicos, que percorrem da popa (A) até a proa (B), passando por toda a extensão lateral / interna da embarcação, e que permite a passagem da água; uma carenagem metálica externa (4) que envolve os dutos internos; uma popa (A) com perfil cortante ou "boca bifurcada" (5), que suga a água deixando-a fluir através da entrada dos dutos internos até a parte traseira da embarcação onde é propelida pela hélice (C); uma grade frontal para evitar a entrada de peixes, animais marinhos, entre outros; e uma proa (B) em formato de turbina (6) onde é disposta a hélice (C).
O perfil hidrodinâmico do submarino aproveita a força de empuxo originada pelo rotor, deslocando a baixa pressão da água da proximidade da linha de giro da hélice, para a parte dianteira da embarcação, área de maior resistência, onde a água é sugada através de uma abertura frontal, fluindo por dutos internos até a abertura traseira onde é propelida pela hélice, eliminando assim, a resistência da água.
A carenagem metálica externa (4) que envolve os dutos não se submete às severas pressões da parte interna do submarino (1), por isso não será necessário o mesmo tipo maciço de revestimento metálico, não influenciando assim, nos custos de produção.
Neste modelo é evidenciado "dois" dutos internos, porém poderá ser apenas "um" ou "mais" de "dois" dutos, dependendo do modelo da embarcação.
Na figura 01 é demonstrado o submarino hidrodinâmico (1), onde é evidenciado o perfil ou "casco" hidrodinâmico (2); os dois dutos internos (3) com perfis hidrodinâmicos, que percorrem toda a extensão lateral / interna da embarcação; a carenagem metálica externa (4) que envolve os dutos; e a proa (B) em formato de turbina (6) onde é disposta a hélice (C). Ao longo da embarcação é mostrado em linha pontilhada, a popa (A) por onde a água é sugada e a proa (B) da embarcação por onde é propelida, conforme indicam as setas.
Na figura 02 é demonstrado a popa (A) do submarino hidrodinâmico
(1), onde é evidenciado a parte frontal do perfil ou "casco" hidrodinâmico (2); a entrada dos dutos internos (3); a carenagem metálica externa (4); e o perfil cortante ou "boca bifurcada" (5), que desvia todo o fluxo de água para os dutos internos (3), e por onde a água é sugada, fluindo ao longo dos dutos laterais até a saída na parte traseira por onde é propelida pela hélice.
De acordo com o modelo de submarino, o perfil ou casco aerodinâmico
(2) poderá conter outras disposições e configurações, desde que se mantenham as mesmas características preponderantes.

Claims (4)

1.)"SUBMARINO HIDRODINÂMICO", trata-se de um submarino (1) para uso civil ou militar, caracterizado por um perfil ou "casco" hidrodinâmico (2), que permite a passagem da água em seu interior, sendo dotado de dois dutos internos (3) com perfis hidrodinâmicos, que percorrem da popa (A) até a proa (B), passando por toda a extensão lateral / interna da embarcação e que permite a passagem da água; uma carenagem metálica externa (4) que envolve os dutos; uma popa (A) com perfil cortante ou "boca bifurcada" (5), que suga e desvia todo o fluxo de água para os dutos laterais (3); uma grade frontal para evitar a entrada de peixes, animais marinhos, entre outros; e uma proa (B) em formato de turbina (6) onde é disposta a hélice (C).
2.)"SUBMARINO HIDRODINÂMICO", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo perfil ou casco hidrodinâmico (2) aproveitar a força de empuxo originada pelo rotor, deslocando a baixa pressão da água da proximidade da linha de giro da hélice (C), para a parte dianteira da embarcação, área de maior resistência, onde a água é sugada através da boca bifurcada (5), fluindo pelos dutos laterais (3) até a abertura traseira da proa (B) em formato de turbina (6), onde é propelida pela hélice (C), eliminando assim, a resistência da água.
3.)"SUBMARINO HIDRODINÂMICO", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pela carenagem metálica externa (4) que envolve os dutos laterais (3) não se submeter às severas pressões da parte interna do submarino (1).
4.)"SUBMARINO HIDRODINÂMICO", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo perfil hidrodinâmico (2) apresentar um ou mais de dois dutos de entrada lateral (3).
BRPI1103360 2011-04-06 2011-04-06 submarino hidrodinÂmico. BRPI1103360A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1103360 BRPI1103360A2 (pt) 2011-04-06 2011-04-06 submarino hidrodinÂmico.

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1103360 BRPI1103360A2 (pt) 2011-04-06 2011-04-06 submarino hidrodinÂmico.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1103360A2 true BRPI1103360A2 (pt) 2013-06-11

Family

ID=48608531

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1103360 BRPI1103360A2 (pt) 2011-04-06 2011-04-06 submarino hidrodinÂmico.

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1103360A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Helvacioglu et al. Improving the river crossing capability of an amphibious vehicle
CN103863541A (zh) 船舶推进系统
JP2008018927A (ja) 船舶推進システム
BR112016025535B1 (pt) Unidade de propulsão
KR20120028366A (ko) 2축 선미 쌍동형 선박
WO2013078526A1 (pt) Submarino hidrodinâmico
NO336980B1 (no) Roterende fremdriftsenhet for maritimt fartøy
CN101323358A (zh) 潜水器艉部结构
CN201062091Y (zh) 一种螺旋桨式喷水推进装置
KR101780910B1 (ko) 덕트 장치
CN102712353A (zh) 带有导管的推进器及具备该推进器的船舶
BRPI1103360A2 (pt) submarino hidrodinÂmico.
ES2772573B2 (es) Sistema helice tobera aceleradora para impulsar barcos
EP3105115A1 (en) Improvements related to ship propulsion provided with main and secondary propulsion devices
RU144752U1 (ru) Водометный движитель
ES2637432T3 (es) Barco
CN108773469B (zh) 喷水推进无舵减阻船
CN101085643A (zh) 反潜导弹快艇
WO2018020749A1 (ja) 船舶
CN103332279A (zh) 应用绞龙式推进器并具有消音隐蔽性能的新型潜航器
KR101603409B1 (ko) 선박용 유동 제어 장치
ES2385994B2 (es) Tobera fija simétrica aceleradora para naves acuáticas en condición de navegación libre
US2584766A (en) Boat propulsion device
KR101395957B1 (ko) 선박용 유동 제어 장치
JP2018016091A5 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2277 DE 26/08/2014.