BRPI1102846A2 - tire nozzle damping process - Google Patents

tire nozzle damping process Download PDF

Info

Publication number
BRPI1102846A2
BRPI1102846A2 BRPI1102846A BRPI1102846A2 BR PI1102846 A2 BRPI1102846 A2 BR PI1102846A2 BR PI1102846 A BRPI1102846 A BR PI1102846A BR PI1102846 A2 BRPI1102846 A2 BR PI1102846A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tire
barrier layer
noise damper
rubber
foam
Prior art date
Application number
Other languages
Portuguese (pt)
Inventor
Paul Harry Sadstrom
Ramendra Nath Majumdar
Karl Eric Sundkvist
Rene Louis Bormann
Eddy Dong-Rong Pan
Original Assignee
Goodyear Tire & Rubber
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Goodyear Tire & Rubber filed Critical Goodyear Tire & Rubber
Priority to BRPI1102846 priority Critical patent/BRPI1102846A2/en
Publication of BRPI1102846A2 publication Critical patent/BRPI1102846A2/en

Links

Landscapes

  • Tires In General (AREA)

Abstract

PROCESSO PARA FABRICAÇçO DE PNEUMÁTICO COM ABAFADOR DE RUÍDO DE ESPUMA. A presente invenção é direcionada a um processo para fabricação de um pneu tendo um abafador de ruído de espuma, compreendendo as etapas de: disposição de um abafador de ruído de espuma de borracha de silicone sobre uma superfície virgem exposta de um forro interno verde de um pneu verde; disposição de uma camada barreira sobre o abafador de ruído de espuma de borracha de silicone, o abafador de ruído de espuma de borracha de silicone estando localizado entre a superfície virgem do forro interno de pneu verde e a camada barreira; cura de pneu verde; e remoção de camada barreira para revelar o abafador de ruido de espuma de borracha de silicone.PROCESS FOR MANUFACTURING TIRE WITH FOAM NOISE DAMPER. The present invention is directed to a process for manufacturing a tire having a foam noise damper, comprising the steps of: arranging a silicone rubber foam noise damper on an exposed virgin surface of a green inner liner of a green tire; arranging a barrier layer over the silicone rubber foam noise damper, the silicone rubber foam noise damper being located between the blank surface of the green tire inner liner and the barrier layer; green tire cure; and removing the barrier layer to reveal the silicone rubber foam noise damper.

Description

"PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE PNEUMÁTICO COM ABAFADOR DE RUÍ- DO DE ESPUMA""PROCESS FOR MANUFACTURING TIRE WITH FOAM NOISE DAMPER"

Relação a Outros Pedidos de PatenteRelation to Other Patent Applications

Este pedido de patente é uma continuação-em-parte de Serial N0 12/819 535 de- positado em 21 de junho de 2010.This patent application is a continuation-in-part of Serial No. 12/819 535 filed June 21, 2010.

Campo da InvençãoField of the Invention

Esta invenção refere-se a um processo de proteção de uma espuma abafadora de ruído durante vulcanização de um pneumático, onde a espuma abafadora de ruído é dispos- ta sobre a superfície de revestimento interno. DefiniçõesThis invention relates to a method of protecting a noise damping foam during vulcanization of a tire, wherein the noise damping foam is disposed on the inner lining surface. Definitions

"Carcaça" significa a estrutura de pneumático à parte de estrutura de correia, banda de rodagem, sub-banda de rodagem, e borracha de costado sobre as lonas, mas incluindo os talões."Carcass" means the tire structure apart from the belt structure, tread, tread, and side rubber on the pads, but including the heels.

"Revestimento interno" significa a camada ou camadas de elastômero ou outro ma- terial que forma a superfície interior de um pneumático e que contem o fluido de enchimento dentro do pneumático. O "revestimento interno" de um pneumático tipo câmara é freqüente- mente chamado um "alisador" para distingui-lo do revestimento interno de um pneumático sem câmara."Inner liner" means the layer or layers of elastomer or other material forming the inner surface of a tire and containing the filler fluid within the tire. The "inner lining" of a chamber-type tire is often called a "straightener" to distinguish it from the inner lining of a tubeless tire.

"Pneumático" significa um dispositivo mecânico laminado de forma genericamente toroidal (usualmente um toro aberto) tendo talões e uma banda de rodagem e fabricado de borracha, compostos químicos, tecido e aço ou outros materiais. Quando montado sobre uma roda de um veículo motor, o pneumático através de sua banda de rodagem proporciona tração e contem o fluido que sustenta a carga de veículo."Pneumatic" means a generally toroidally rolled mechanical device (usually an open torus) having beads and a tread and made of rubber, chemical compounds, fabric and steel or other materials. When mounted on a wheel of a motor vehicle, the tire through its tread provides traction and contains the fluid that sustains the vehicle load.

"Banda de rodagem" significa um componente de borracha moldado que, quando Ii- gado a um invólucro de pneumático, inclui aquela porção do pneumático que entra em con- tato com a estrada quando o pneumático está cheio de modo normal e sob carga normal, isto é, a pegada."Tread" means a molded rubber component which, when attached to a tire casing, includes that portion of the tire that comes into contact with the road when the tire is normally full and under normal load, that is, the footprint.

Os termos "curar" e "vulcanizar" são pretendidos serem termos intercambiáveis a menos que de outro modo notado. Os termos "cru" e "não-curado" são pretendidos serem intercambiáveis a menosThe terms "cure" and "vulcanize" are intended to be interchangeable terms unless otherwise noted. The terms "raw" and "uncured" are intended to be interchangeable unless

que de outro modo notado.otherwise noted.

"Superfície virgem" significa uma superfície, se curada ou não, que não foi submeti- da a processo de limpeza e que não entrou em contato com um agente de liberação."Virgin surface" means a surface, whether cured or not, which has not been cleaned and which has not come into contact with a release agent.

Antecedentes da Invenção Regulamentações governamentais e preferências de consumidores continuam aBackground of the Invention Government regulations and consumer preferences continue to

compelir uma redução nos níveis aceitáveis de ruído produzido por pneumáticos de veículos de passageiros. Uma fonte de ruído de estrada é ressonância dentro de câmara de ar encer- rada pela superfície mais interna do pneumático e o aro. Um tipo de esforço para reduzir ruído de pneumático é abafar o som da vibração de ar na câmara de ar, cujos esforços foca- ram principalmente na alteração de superfície mais interna do pneumático adjacente à car- caça de pneumático. Em uma abordagem, material espuma é disposto como um abafador de ruído na cavidade interna através de ligação de espuma ao revestimento interno do p- neumático, o que é efetivo na redução de ruído devido á ressonância de cavidade de pneu- mático em 200 a 300 Hz. Entretanto, a ligação de uma tal espuma abafadora de ruído a um revestimento interno de pneumático é problemática.compel a reduction in acceptable noise levels produced by passenger car tires. One source of road noise is resonance inside the tube enclosed by the innermost surface of the tire and the rim. One type of effort to reduce tire noise is to muffle the sound of air vibration in the inner tube, whose efforts focused primarily on changing the innermost surface of the tire adjacent to the tire housing. In one approach, foam material is arranged as a noise suppressor in the inner cavity by bonding foam to the inner liner of the pneumatic, which is effective in reducing noise due to tire cavity resonance at 200 to 300. However, the connection of such a noise-suppressing foam to a tire inner liner is problematic.

Carcaças de pneumáticos crus pneumáticos são construídas como uma série de camadas de cordões de alto módulo flexível encerrados em uma borracha de baixo módulo. Um revestimento interno é posicionado para formar a superfície mais interna do pneumático. O pneumático cru é curado em uma prensa de cura usando uma bexiga de cura, que força expansão do pneumático. Durante cura, o revestimento interno expande com a carcaça, que é forçada contra as indentações no molde cura para formar a banda de rodagem do pneu- mático, e todos os componentes são co-curados de modo a prover uma ligação substanci- almente coesiva entre uns e outros.Raw pneumatic tire housings are constructed as a series of layers of flexible high modulus cords encased in a low modulus rubber. An inner liner is positioned to form the innermost surface of the tire. The raw tire is cured in a curing press using a curing bladder, which forces the tire to expand. During curing, the inner liner expands with the casing, which is forced against the indentations in the curing mold to form the tire tread, and all components are co-cured to provide a substantially cohesive bond between one and the other.

O revestimento interno para um pneumático sem câmara pneumático é tipicamente formado a partir de um composto contendo uma alta proporção em peso de uma borracha halo butila devido suas boas propriedades de barreira. Antes do pneumático ser curado, a inteira superfície interior do forro interior e/ou a superfície exterior da bexiga de cura são revestidas com um agente de liberação. O agente de liberação é comumente referido como um "cimento de forro" quando usado sobre a superfície do forro interior, e como um "lubrifi- cante de bexiga" ou "espargimento de bexiga" quando usado sobre a bexiga de cura. O a- gente de liberação facilita remoção da bexiga de cura do forro interior após cura de modo que o forro interior não é danificado. O forro interior (ou alisador) para um pneumático tipo câmara pneumático é tipicamente uma camada fina de estoque de revestimento de lona para proteger a câmara de contato direto com náilon. Estes forros interiores normalmente não contêm borracha halo butila uma vez que propriedades barreiras não são requeridas.The inner liner for a tubeless pneumatic tire is typically formed from a compound containing a high weight ratio of a halo butyl rubber due to its good barrier properties. Before the tire is cured, the entire inner surface of the inner liner and / or the outer surface of the healing bladder is coated with a release agent. The release agent is commonly referred to as a "liner cement" when used on the inner liner surface, and as a "bladder lubricant" or "bladder spread" when used over the healing bladder. The release arm facilitates removal of the healing bladder from the inner liner after curing so that the inner liner is not damaged. The inner liner (or straightener) for a pneumatic chamber type tire is typically a thin layer of canvas lining stock to protect the nylon direct contact chamber. These interior liners usually do not contain halo butyl rubber as barrier properties are not required.

Assim, antes de ligação de um abafador de ruído de espuma ao forro interior cura- do, em processos da técnica anterior o forro interior tem de ser limpo para remoção de con- taminantes presentes sobre a superfície de forro interior a partir da operação de moldagem. Em particular, o agente de liberação tem de ser removido da superfície de revestimento in- terno. Solventes tipicamente têm sido usados para esta operação de limpeza. Solventes efetivos para remoção dos agentes de liberação contêm perigosos poluentes de ar. Estes solventes são assim objetos de regulamentações ambientais, que se tornaram mais rigoro- sas no passado recente. Assim pode ser desejável eliminar a necessidade de limpeza com solvente da superfície de forno interno de modo a aquiescer com estritas regulamentações ambientais. Em adição, limpeza com solvente é de intenso trabalho e cara devido a sua na- tureza perigosa, de modo que significantes economias de custos podem ser realizadas atra- vés de eliminação do processo de limpeza com solvente. Alternativamente, preparação do revestimento interno para aplicação de um abafador de ruído de espuma pode envolver ras- pagem de revestimento interno para prover uma superfície apropriada para adesão, ver, por exemplo, patente U.S. 7 669 628.Thus, prior to attaching a foam noise damper to the cured inner liner, in prior art processes the inner liner must be cleaned to remove contaminants present on the inner liner surface from the molding operation. . In particular, the release agent must be removed from the inner coating surface. Solvents have typically been used for this cleaning operation. Effective solvents for removal of release agents contain hazardous air pollutants. These solvents are thus subject to environmental regulations, which have become stricter in the recent past. Thus it may be desirable to eliminate the need for solvent cleaning of the internal oven surface in order to comply with strict environmental regulations. In addition, solvent cleaning is labor intensive and expensive due to its hazardous nature, so significant cost savings can be realized by eliminating the solvent cleaning process. Alternatively, preparation of the inner liner for application of a foam noise damper may involve scraping the inner liner to provide a suitable surface for adhesion, see, for example, U.S. Patent 7,669,628.

Resumo da InvençãoSummary of the Invention

A presente invenção é direcionada a um processo para fabricação de um pneumáti- co tendo um abafador de ruído de espuma, compreendendo as etapas de: disposição de um abafador de ruído de espuma de borracha sobre uma superfícieThe present invention is directed to a process for manufacturing a tire having a foam noise damper, comprising the steps of: arranging a rubber foam noise damper on a surface

virgem exposta de um revestimento interno cru de um pneumático cru;exposed virgin from a raw inner liner of a raw tire;

disposição de uma camada barreira sobre o abafador de ruído de espuma de bor- racha silicone, o abafador de ruído de espuma de borracha silicone estando localizado entre a superfície virgem do revestimento interno de pneumático cru e a camada barreira; cura de pneumático cru; earranging a barrier layer over the silicone rubber foam noise damper, the silicone rubber foam noise damper being located between the blank surface of the raw tire inner liner and the barrier layer; cure of raw tire; and

remoção de camada barreira para revelar o abafador de ruído de espuma de borra- cha silicone.barrier layer removal to reveal silicone rubber foam noise damper.

Breve Descrição dos DesenhosBrief Description of the Drawings

Os desenhos acompanhantes, que são incorporados e constituem uma parte deste relatório descritivo, ilustram realizações da invenção e, juntos com uma descrição genérica da invenção dada acima, e a descrição detalhada dada abaixo, servem para explicar a in- venção.The accompanying drawings, which are incorporated and constitute a part of this specification, illustrate embodiments of the invention and, together with a general description of the invention given above, and the detailed description given below, serve to explain the invention.

A Fig. 1 é uma vista em seção mostrando uma realização da presente invenção.Fig. 1 is a sectional view showing an embodiment of the present invention.

A Fig. 2 é uma vista plana, fora de escala, de uma montagem de um suporte de uma camada barreira grande o suficiente para ambas a inteira superfície circunferencial de uma folha lamina da de revestimento interno e a inteira superfície circunferencial de um aba- fador de ruído de espuma, e para prover uma aba de puxar.Fig. 2 is a non-scaled plan view of an assembly of a barrier layer support large enough for both the entire circumferential surface of an inner-facing foil and the entire circumferential surface of a damper. of foam noise, and to provide a pull tab.

A Fig. 3 é uma vista em perspectiva ilustrando esquematicamente posicionamento de um revestimento interno preparado, camada barreira e abafador de ruído de espuma (como mostrado na Fig. 2) sobre um tambor de montagem de pneumático.Fig. 3 is a perspective view schematically illustrating positioning of a prepared inner liner, barrier layer and foam noise damper (as shown in Fig. 2) on a tire mounting drum.

A Fig. 4 é uma vista plana, sem escala, de uma montagem de um suporte de uma camada barreira descascada do revestimento interno para revelar o abafador de ruído de espuma de um pneumático curado.Fig. 4 is a non-scaled plan view of a peeled barrier layer support assembly of the inner liner to reveal the foam noise damper of a cured tire.

A Fig. 5 é uma seção cruzada parcial de um pneumático curado após remoção de uma camada barreira (como mostrado na Fig. 4) tendo um abafador de ruído de espuma aderido à superfície de revestimento interno.Fig. 5 is a partial cross section of a cured tire after removal of a barrier layer (as shown in Fig. 4) having a foam noise damper adhered to the inner liner surface.

Descrição Detalhada De acordo com a presente invenção, um abafador de ruído de espuma aderido ao revestimento interno de um pneumático cru é protegido de contaminação de agente de libe- ração de molde e da pressão e temperatura agressivos do processo de cura, através de sobreposição de uma camada barreira protetora sobre o abafador de ruído de espuma e * 5 aderindo a barreira protetora à superfície de revestimento interno virgem cru. Em uma reali- zação, a camada barreira protetora é um filme termoformável adaptado para estirar com os materiais de pneumático durante o processo de conformação e cura. Em uma rtealizãçãõ,ã camada barreira protetora é uma folha de borracha fina. Em uma realização, a camada bar- reira está revestida é revestida com um adesivo sensível a pressão (PSA) que é prensado à superfície de revestimento interno virgem cru para confiável e Iiberavelmente aderir o filme termoformável. O PSA opcional é particularmente efetivo em prevenir movimento da camada barreira durante espargimento de alta pressão de cimento de forro para o revestimento in- terno. A invenção ainda pode ser entendida através de referência às Figuras.Detailed Description According to the present invention, a foam noise damper adhered to the inner liner of a raw tire is protected from mold release agent contamination and the aggressive pressure and temperature of the curing process by overlapping a protective barrier layer over the foam noise damper and adhering the protective barrier to the raw virgin inner lining surface. In one embodiment, the protective barrier layer is a thermoformed film adapted to stretch with the tire materials during the forming and curing process. In one embodiment, the protective barrier layer is a thin rubber sheet. In one embodiment, the barrier layer is coated is coated with a pressure sensitive adhesive (PSA) which is pressed to the raw virgin inner lining surface to reliably and reliably adhere to the thermoformed film. The optional PSA is particularly effective in preventing barrier layer movement during high-pressure lining cement spraying onto the inner liner. The invention may still be understood by reference to the Figures.

Numerais de referência semelhantes são usados por todas as várias figuras para referirem-se a componentes semelhantes, e numerais de referência semelhantes são usa- dos para referirem-se a componentes em ambos os estados, curado e não-curado (cru).Similar reference numerals are used by all of the various figures to refer to similar components, and similar reference numerals are used to refer to components in both cured and uncured (raw) states.

A Fig. 1 mostra uma seção transversa uma montagem de pneumático não-curado, ou "cru" 10 após construção de pneumático de acordo com a presente invenção. Montagem de pneumático cru 10 inclui uma carcaça 12 tendo uma banda de rodagem 13 disposta so- bre a superfície mais exterior, onde banda de rodagem 13 é a porção da montagem de pneumático 10 que contata o solo durante operação de um pneumático curado. Durante cura, ranhuras 115 mostradas em linhas tracejadas são impressas na banda de rodagem por um molde. Como é conhecido na técnica, a carcaça 12 pode incluir uma ou mais lonas de cordões e a carcaça envolve as porções de talão 14 do pneumático cru 10. Um revestimento interno 16 é disposto dentro da carcaça 12 de modo a fazer face à câmara de ar 24. Um abafador de ruído de espuma comprimida 22 está disposto sobre a superfície vir- gem cru radialmente para dentro 28 do revestimento interno 16. De acordo com a presente invenção, o abafador de ruído de espuma 22 é comprimido e protegido com camada barreira removível 20 aderida à superfície virgem cru 28 de revestimento interno 16. Como será ain- da aqui descrito, após cura do pneumático cru 10, camada barreira 20 é removida do abafa- dor de ruído de espuma 22 e revestimento interno 16 para permitir relaxamento do abafador de ruído de espuma 22 e pelo que expandir para seu total volume.Fig. 1 shows a cross section of an uncured, or "raw" tire assembly 10 after tire construction according to the present invention. Raw tire assembly 10 includes a housing 12 having a tread 13 disposed on the outermost surface, where tread 13 is the portion of the tire assembly 10 that contacts the ground during operation of a cured tire. During curing, grooves 115 shown in dashed lines are printed on the tread by a mold. As is known in the art, the housing 12 may include one or more strings and the housing surrounds the bead portions 14 of the raw tire 10. An inner liner 16 is disposed within the housing 12 to face the inner tube 24. A compressed foam noise damper 22 is disposed on the radially inwardly virgin raw surface 28 of the inner liner 16. In accordance with the present invention, the foam noise damper 22 is compressed and protected with a removable barrier layer. 20 adhered to raw virgin surface 28 of inner liner 16. As will be described herein, after curing of the raw tire 10, barrier layer 20 is removed from foam noise damper 22 and inner liner 16 to allow damper relaxation. foam noise 22 and by what to expand to its full volume.

Formação da montagem de pneumático 10, envolve montagem de revestimento in- terno 16 em um estado cru, isto é, um estado não-curado adjacente a carcaça de pneumático cru 12, posicionando o abafador de ruído de espuma 22 sobre a superfície vir- gem cru 28 de forro interior 16, e revestindo camada barreira 20 sobre e pelo que compri- mindo abafador de ruído de espuma comprimido 22 e aderindo bordas 27 da camada barrei- ra 20 à superfície virgem cru 28 de revestimento interno cru 16. Um suporte de banda de rodagem cru 13 é montada adjacente à superfície exterior da carcaça de pneumático 12. Esta montagem de pneumático cru 10 é então colocada em um molde de cura (não mostra- do) de modo que o suporte de banda de rodagem 13 é posicionada contra a superfície de molde (não mostrado), e a camada barreira 20 é mais distante da superfície de molde de modo a formar a camada mais interna, com o abafador de ruído de espuma posicionado entre o revestimento interno 16 e a camada de barreira 20.Forming the tire assembly 10 involves mounting the inner liner 16 in a raw state, i.e. an uncured state adjacent the raw tire housing 12, positioning the foam noise damper 22 over the virgin surface. 28 of inner liner 16, and lining barrier layer 20 over and thereby compressing compressed foam noise damper 22 and adhering edges 27 of barrier layer 20 to raw virgin surface 28 of raw liner 16. A raw tread 13 is mounted adjacent to the outer surface of the tire casing 12. This raw tread assembly 10 is then placed in a cure mold (not shown) so that the tread support 13 is positioned against the mold surface (not shown), and the barrier layer 20 is further from the mold surface to form the innermost layer, with the foam noise damper positioned between the inner liner 16 and the barrier layer 20.

Tipicamente, antes de todos os componentes estarem no lugar dentro do molde, um agente de liberação (não mostrado) é aplicado ao revestimento interno cru 16 e sobre a camada barreira 20. O agente de liberação, que é também referido como cimento de forro, é genericamente aplicado através de um espargimento de alta pressão. Exemplos de agente de liberação tipo cimento de forro incluem materiais baseados em organo poli siloxano ou silicone, como poli dimetil siloxano com mica pulverizada ou sílica cristalina. Em uma reali- zação, um adesivo sensível a pressão (não mostrado) é aplicado entre a camada barreira 20 e a superfície virgem cru 28 de revestimento interno 16 de modo o espargimento de cimento de forro de alta pressão não desloca a camada barreira 20 e o abafador de ruído de espuma 22.Typically, before all components are in place within the mold, a release agent (not shown) is applied to the raw inner liner 16 and over the barrier layer 20. The release agent, which is also referred to as lining cement, It is generally applied through a high pressure spread. Examples of liner cement-type release agents include polysiloxane or silicon based organo materials such as pulverized mica polydimethyl siloxane or crystalline silica. In one embodiment, a pressure sensitive adhesive (not shown) is applied between the barrier layer 20 and the uncoated raw virgin surface 28 so that the high pressure lining cement spread does not displace the barrier layer 20 and the foam noise damper 22.

Após a montagem cru 10 com abafador de ruído de espuma protegido ser colocada no molde, uma bexiga de cura expansível (não mostrada) é então expandida contra o revestimento interno 16 e camada barreira 20 para prensar a montagem de pneumático cru na superfície de molde para prensar o suporte de banda de rodagem cru 13 em um pa- drão de banda de rodagem formado na superfície de molde. Uma temperatura de vulcaniza- ção é aplicada no molde enquanto a montagem de pneumático 10 é submetida à pressão a partir da bexiga de cura expandida por um tempo suficiente para curar a montagem de pneumático 10. A camada barreira 20 protege o abafador de ruído de espuma comprimida 22 de contaminação pelo agente de liberação de molde e do ambiente de pressão e tempe- ratura agressivo do molde pneumático durante cura do pneumático cru 10. Após cura ser completada, a bexiga de cura é esvaziada e separada do revestimento interno 16 e a cama- da barreira 20.After the raw mount 10 with shielded foam noise damper is placed in the mold, an expandable curing bladder (not shown) is then expanded against the inner liner 16 and barrier layer 20 to press the raw tire assembly onto the mold surface to pressing the raw tread support 13 into a tread pattern formed on the mold surface. A vulcanization temperature is applied to the mold while the tire assembly 10 is pressured from the expanded cure bladder long enough to cure the tire assembly 10. Barrier layer 20 protects the damper from foam noise Compressed air from mold release agent and pressure environment contamination and aggressive temperature of the pneumatic mold during curing of the raw tire 10. After curing is completed, the curing bladder is emptied and separated from the inner liner 16 and the bed. - from barrier 20.

Uma realização de um processo da presente invenção pode ser descrita ainda comAn embodiment of a process of the present invention may be further described with

referência às Figs. 2-3. Como ilustrado na Fig. 2, antes do revestimento interno 16 ser posi- cionado sobre um tambor de construção 32, um abafador de ruído de espuma 22 é posicio- nado simetricamente ao redor de eixo central longitudinal do revestimento interno cru 16. Uma camada barreira 20, tendo uma largura maior que a largura do abafador de ruído de espuma 22 mas menos que aquela de revestimento interno cru 16, é posicionada simetri- camente ao redor de eixo central longitudinal do revestimento interno cru 16 de modo que o abafador de ruído de espuma 16 está entre o revestimento interno cru 16 e a camada barrei- ra 20. As bordas 27 de camada barreira 20 são prensadas à superfície virgem cru 28 do revestimento interno cru 16 fazendo com que a camada barreira 20 seja confiável e removi- velmente aderida ao revestimento interno cru 16. Ao mesmo tempo, o abafador de ruído de espuma 22 é comprimido a partir de seu estado inteiramente expandido para um estado comprimido pela camada barreira 20. Em uma realização, há uma meia volta ou "sobreposi- ção" 30, suficiente par render uma aba de puxar, para facilitar fácil remoção da camada bar- reira 20 após cura. Alternativamente, nenhuma sobreposição é incluída.reference to Figs. 2-3. As illustrated in Fig. 2, before the inner liner 16 is positioned on a construction drum 32, a foam noise damper 22 is symmetrically positioned around the longitudinal center axis of the raw inner liner 16. A barrier layer 20, having a width greater than the width of the foam noise damper 22 but less than that of the raw inner shell 16, is symmetrically positioned around the longitudinal central axis of the raw inner shell 16 so that the noise damper of foam 16 is between raw inner liner 16 and barrier layer 20. Barrier layer edges 27 are pressed to raw virgin surface 28 of raw inner liner 16 making barrier layer 20 reliable and removably adhered. At the same time, the foam noise damper 22 is compressed from its fully expanded state to a state compressed by the barrier layer 20. In one embodiment, there is a half turn or "overlap" 30 sufficient to yield a pull tab to facilitate easy removal of the barrier layer 20 after curing. Alternatively, no overlap is included.

Como mostrado na Fig. 3, a partir de cerca de 2 cm a 20 cm de uma extremidade da camada barreira 20 estende-se além de uma extremidade do revestimento interno cru 16 quando ele é posicionado sobre o tambor 32 para formar a sobreposição 30. Para facilitar a detecção visual após cura, a superposição 30 pode ser colorida de modo a contrastar com o negro do revestimento interno 16.As shown in Fig. 3, from about 2 cm to 20 cm from one end of the barrier layer 20 extends beyond one end of the raw inner liner 16 when it is positioned over the drum 32 to form the overlap 30. To facilitate visual detection after curing, the overlay 30 may be colored to contrast with the black of the inner liner 16.

A montagem de pneumático cru 10 é removida do tambor 32 e pode ser estocada com a camada barreira 20 protegendo o abafador de ruído de espuma 22. A superfície mais interna 26 é então espargida com cimento de forro, que cobre completamente ou parcial- mente a camada barreira 20, e a montagem cru 10 é colocada em uma prensa de cura para ser convencionalmente curada. A Fig. 4 mostra uma montagem de pneumático curado 110 após remoção de uma prensa de cura. Após a montagem de pneumático curada 110 ser removida da prensa, o interior do pneumático pode ser submetido a vácuo para remoção de cimento de forro, que é genericamente fracamente ligado à camada barreira 20. Como visto na Fig. 4, a camada barreira 120 é ,então manualmente removida em uma peça através de puxão, por exemplo, sobre a extremidade em protrusão 130 de camada barreira 120. O aba- fador de ruído de espuma 122 é exposto, e está livre de cimento de forro. Após remoção da camada barreira 120, o abafador de ruído de espuma 122 relaxa e expande para seu total volume.The raw tire assembly 10 is removed from the drum 32 and can be stored with the barrier layer 20 protecting the muffler from foam noise 22. The innermost surface 26 is then sprinkled with lining cement, which completely or partially covers the barrier layer 20, and the raw assembly 10 is placed in a curing press to be conventionally cured. Fig. 4 shows a cured tire assembly 110 after removal of a curing press. After the cured tire assembly 110 is removed from the press, the interior of the tire may be vacuumed to remove liner cement, which is generally loosely bonded to the barrier layer 20. As seen in Fig. 4, the barrier layer 120 is , then manually removed in one piece by pulling, for example, over the protruding edge 130 of barrier layer 120. The foam noise damper 122 is exposed, and is free of lining cement. Upon removal of the barrier layer 120, the foam noise damper 122 relaxes and expands to its full volume.

Aplicação do abafador de ruído 22 ao tambor 32 pode causar a excessiva tensão sobre a espuma conduzindo a indesejáveis cisalhamentos na espuma. Para evitar cisalha- mento da espuma sobre o tambor 32, pelo menos uma fenda ou dente pode ser feito na se- ção transversa do abafador de ruído de espuma perpendicular à direção circunferencial do tambor. A uma ou mais fendas ou dentes podem ser feitos para uma profundidade na es- puma suficiente para prevenir cisalhamento com aplicação do abafador de ruído de espuma 22ao tambor 32.Application of noise damper 22 to drum 32 may cause excessive stress on the foam leading to undesirable shear in the foam. To avoid foam shearing on the drum 32, at least one slot or tooth may be made in the transverse section of the foam noise damper perpendicular to the circumferential direction of the drum. One or more slits or teeth may be made to a depth of foam sufficient to prevent shear by applying foam noise damper 22 to drum 32.

Aplicação da camada barreira 20 como ilustrado em Figs. 2 e 3 é utilizável no caso de uma camada barreira fabricada de um material que estirará e sobreviverá à tensão apli- cada durante o processo de construção de pneu. No caso de uma camada barreira fabrica- da de um material que não tem suficiente estiramento para sobreviver ao processo de cons- trução de pneu, antes que aplicação da camada barreira durante o processo de construção de pneu, a camada barreira 20 pode ao invés ser aplicada sobre abafador de ruído de es- puma 22 e à superfície cru virgem do revestimento interno de um pneumático cru não cura- do mas completado após o processo de construção de pneu. O abafador de ruído de espu- ma 22 da mesma maneira pode ser aplicado durante o processo de construção de pneu, ou ' 5 depois ao pneumático cru como desejado e dependendo da habilidade da espuma para esti- rar e resistir à tensão do processo de construção de pneu. Um tal pneumático cru tendo a camada de barreira aplicada após o processo de construção de pneumático então pode ser curado em um molde de pneu, com a superfície de revestimento interno protegida como aqui descrito anteriormente. Em uma realização, a camada barreira é um filme termoformável. De modo a ex-Application of the barrier layer 20 as illustrated in Figs. 2 and 3 is usable in the case of a barrier layer made of a material which will stretch and survive the stress applied during the tire construction process. In the case of a barrier layer manufactured from a material which is not sufficiently stretched to survive the tire construction process, prior to application of the barrier layer during the tire construction process, the barrier layer 20 may instead be applied over foam noise dampener 22 and to the virgin raw surface of the inner liner of an uncured raw tire but completed after the tire construction process. Foam noise damper 22 may likewise be applied during the tire building process, or later to the raw tire as desired and depending on the foam's ability to stretch and withstand the stress of the construction process. Tire Such a raw tire having the barrier layer applied after the tire building process can then be cured into a tire mold, with the inner lining surface protected as described hereinbefore. In one embodiment, the barrier layer is a thermoformable film. In order to

pandir com o revestimento interno durante construção e cura de pneumático cru, o filme termoformável deve exibir a propriedade de degola, que se refere à habilidade de um mate- rial estirar sem retornar à sua forma original. O filme exibe vantajosamente degolação em pelo menos uma direção, e preferivelmente em ambas direções, usualmente referidas como a direção da máquina (MD) e direção cruzada (CD). A força de degola, de acordo com tes- tes em temperatura ambiente em uma velocidade de cruzeta de 50,8 cm / minuto, está van- tajosamente abaixo de cerca de 25 lbf, e mais vantajosamente abaixo de cerca de 20 Ibf, em pelo menos uma direção, e preferivelmente em ambas direções, para um suporte de 2,54 centímetros de largura. Filmes não-orientados são desejáveis, embora filmes parcialmente orientados também possam ser usados. Filmes não-orientados podem ser caracterizados por forças de degola essencialmente iguais em ambas direções, da máquina e cruzada.pandering with the inner liner during construction and curing of raw tire, the thermoformed film should exhibit the sticking property, which refers to the ability of a material to stretch without returning to its original shape. The film advantageously exhibits sticking in at least one direction, and preferably in both directions, commonly referred to as machine direction (MD) and cross direction (CD). Sticking force, according to room temperature testing at a crosshead speed of 50.8 cm / min, is advantageously below about 25 lbf, and most advantageously below about 20 Ibf, at least least one direction, and preferably in both directions, for a 2.54 cm wide support. Non-oriented films are desirable, although partially oriented films may also be used. Non-oriented films can be characterized by essentially equal sticking forces in both machine and cross directions.

Ainda, o filme termoformável deve exibir um ponto de fusão maior que a temperatu- ra de cura da montagem de pneu, que está genericamente na faixa de cerca de 1210C (250°F) a cerca de 200°C (392°F). O filme termoformável ainda deve ter resistência suficien- te para ser removido do revestimento interno em uma peça simples para facilidade de fabri- cação. Em uma realização exemplar, o filme termoformável pode ser sobreposto para formar uma aba de puxar para facilitar remoção do filme, e a porção sobreposta do filme não deve fundir junto. Em uma realização, o filme termoformável tem uma espessura de menos que cerca de 127 micrometros, por exemplo, menos que cerca de 76,2 micrometros. Em uma outra realização, o filme termoformável tem uma espessura maior que cerca de 15 microme- tros, por exemplo, maior que 19 micrometros. Filmes de náilon 6 e náilon 6,6 da ordem de 19 micrometros a 50,8 micrometros de espessura podem servir como filmes termoformáveis exemplares na presente invenção. Filmes exemplares incluem: náilon CAPRAN, que é um filme de náilon 6 multipropósito comercialmente disponível de Honeywell, International, Pottsville, Pennsylvania; filmes de etileno propileno fluorados (FEP), como filme de flúor car- boneto FEP TEFLON de DuPont Films ou A4000 de Airtech International, Inc.; filmes de 1- fenil-3-metil-5-pirazolona (PMP), tais como PMP Release Film de Honeywell; e C917 DARTEK, que é um filme de náilon 6,6 disponível de Exopack Canadá. Força de degolação, resistência à tração máxima, % de elongação e espessura para estes filmes exemplares (2,54 centímetros de largura) são providas abaixo na Tabela 1. Filmes termoform'=aveis exemplares são aqueles que são não-orientados ou somente parcialmente orientados e exi- bemuma força de degola em ambas direções de máquina e transversa de menos que 20 Ibf. Tabela 1In addition, the thermoformable film should exhibit a melting point greater than the tire assembly cure temperature, which is generally in the range of about 1210C (250 ° F) to about 200 ° C (392 ° F). The thermoformable film must still have sufficient strength to be removed from the inner liner in one piece for ease of manufacture. In an exemplary embodiment, the thermoformable film may be overlapped to form a pull tab to facilitate removal of the film, and the overlapping portion of the film should not fuse together. In one embodiment, the thermoformable film has a thickness of less than about 127 micrometers, for example, less than about 76.2 micrometers. In another embodiment, the thermoformable film has a thickness greater than about 15 micrometers, for example, greater than 19 micrometers. Nylon 6 and nylon 6,6 films of the order of 19 micrometres to 50.8 micrometres thick can serve as exemplary thermoform films in the present invention. Exemplary films include: CAPRAN nylon, which is a commercially available multipurpose nylon 6 film from Honeywell, International, Pottsville, Pennsylvania; fluorinated ethylene propylene (FEP) films, such as DuPont Films FEP TEFLON carbide fluoride film or A4000 from Airtech International, Inc .; 1-phenyl-3-methyl-5-pyrazolone (PMP) films, such as Honeywell's PMP Release Film; and C917 DARTEK, which is a 6.6 nylon film available from Exopack Canada. Sticking strength, maximum tensile strength,% elongation and thickness for these exemplary films (2.54 centimeters wide) are provided below in Table 1. Exemplary thermoform 'films are those which are non-oriented or only partially oriented. and requires a sticking force in both machine and transverse directions of less than 20 Ibf. Table 1

Amostra Mil Mm Tração Degola- Elonga- Max(MPa) ção (Ibf) ção (%) TEFLON® FEP (MD) 1 25.4 22 2.25 393 TEFLON® FEP (CD) 1 25.4 23.5 2.6 272 PMP (MD) 1 25.4 28 3.5 107 PMP (CD) 1 25.4 28 2.5 90 C917 DARTEK®, (MD) 2.0 50.8 173 11.5 202 C917 DARTEK®, (CD) 2.0 50.8 118 11.25 128 C917 DARTEK®, (MD) 0.75 19 48.9 4.5 90 C917 DARTEK®, (CD) 0.75 19 47.7 4.25 59 CAPRAN® Náilon (MD) 1 25.4 61 7 118 CAPRAN® Náilon (GD) 1 25.4 63 6 60Sample Thousand Mm Traction Sticking- Elonga- Max (MPa) tion (Ibf) tion (%) TEFLON® FEP (MD) 1 25.4 22 2.25 393 TEFLON® FEP (CD) 1 25.4 23.5 2.6 272 PMP (MD) 1 25.4 28 3.5 107 PMP (CD) 1 25.4 28 2.5 90 C917 DARTEK®, (MD) 2.0 50.8 173 11.5 202 C917 DARTEK®, (CD) 2.0 50.8 118 11.25 128 C917 DARTEK®, (MD) 0.75 19 48.9 4.5 90 C917 DARTEK®, (CD) 0.75 19 47.7 4.25 59 CAPRAN® Nylon (MD) 1 25.4 61 7 118 CAPRAN® Nylon (GD) 1 25.4 63 6 60

A título de exemplo, filmes de náilon são particularmente úteis no processo da pre- sente invenção. Exemplos de náilons que podem ser formados em filme são policondensa- dos lineares de Iactams de 6 a 12 átomos de carbono e policondensados convencionais de diaminas e ácidos dicarboxílicos, por exemplo, náilon 6,6; náilon 6,8; náilon 6,9; náilon 6,10; náilon 6,12; náilon 8,8; e náilon 12,12. Ainda exemplos a serem mencionados são náilon 6, náilon 11, e náilon 12, que são fabricados a partir dos correspondentes lactams, Em adição, é possível usar policondensados de ácidos dicarboxílicos aromáticos, por exemplo, ácido isoftálico ou ácido tereftálico, com diaminas, por exemplo, hexametileno diamina, ou octa metileno diamina, policarbonatos de materiais de partida alifáticos, por exemplo, m- e p- xilileno diaminas, com ácido adípico, ácido subérico, e ácido sebácico, e policondensados baseados em materiais de partida alicíclicos, por exemplo, ácido ciclo hexano dicarboxílico, ácido ciclo hexano diacético, 4,4'-diamino diciclo hexil metano e 4,4'-diamino diciclo hexil propano.By way of example, nylon films are particularly useful in the process of the present invention. Examples of film-forming nylon are linear polycondensates of 6 to 12 carbon atoms and conventional polycondensates of diacams and dicarboxylic acids, for example, nylon 6,6; nylon 6.8; nylon 6.9; nylon 6.10; nylon 6.12; nylon 8.8; and nylon 12.12. Still examples to be mentioned are nylon 6, nylon 11, and nylon 12, which are manufactured from the corresponding lactams. In addition, polycondensates of aromatic dicarboxylic acids, for example isophthalic acid or terephthalic acid, with diamines, may be used. hexamethylene diamine, or octa methylene diamine, polycarbonates of aliphatic starting materials, for example m- and p-xylylene diamines, with adipic acid, suberic acid, and sebacic acid, and polycondensates based on alicyclic starting materials, for example cyclohexane dicarboxylic acid, cyclohexane diacetic acid, 4,4'-diamino dicyclohexyl methane and 4,4'-diamino dicyclohexyl propane.

Em uma realização, a camada barreira é um suporte de borracha interna, removível,In one embodiment, the barrier layer is a removable internal rubber backing.

aderente, aderida ao forroO interno do pneu.grip, adhered to the inner lining of the tire.

Nesta realização, a camada barreira como um suporte de borracha, removível, é compreendida por uma mistura de borracha de (A) cerca de 50 a cerca de 100, preferivel- mente cerca de 60 a cerca de 90, partes em peso de borracha butila e, correspondentemen- te, (B) cerca de 50 a cerca de 0, preferivelmente cerca de 40 a cerca de 10, partes em peso de uma borracha terpolímero de etileno / propileno / dieno não-conjugado.In this embodiment, the barrier layer as a removable rubber backing is comprised of a rubber mixture of (A) from about 50 to about 100, preferably about 60 to about 90 parts by weight of butyl rubber. and correspondingly (B) about 50 to about 0, preferably about 40 to about 10, parts by weight of an unconjugated ethylene / propylene / diene terpolymer rubber.

É entendido que o suporte de borracha também pode conter convencionais ingredi- entes de composição de borracha incluindo óleo de processamento, aceleradores, agentes de cura de enxofre convencionais, pigmentos, negro de fumo, óxido de zinco, ácido esteári- co, resina de pegajosice, e plastificante.It is understood that the rubber support may also contain conventional rubber composition ingredients including processing oil, accelerators, conventional sulfur curing agents, pigments, carbon black, zinc oxide, stearic acid, stickiness resin , and plasticizer.

Na prática desta invenção, é requerido que a dito suporte de borracha seja co- vulcanizada com o pneumático no sentido de que o suporte de borracha não-curada é cons- truída sobre o revestimento interno como uma parte da construção de pneumático cru, ou não-curado. Assim, na operação de moldagem e cura para produção de pneu, o suporte e pneumático cru curam substancialmente simultaneamente.In the practice of this invention, said rubber support is required to be co-vulcanized with the tire in the sense that the uncured rubber support is constructed on the inner liner as a part of the raw tire construction, or not. - cured. Thus, in the molding and curing operation for tire production, the support and raw tire cure substantially simultaneously.

Em uma realização, a camada barreira de tira de borracha co-curada temuma ade- são relativamente baixa à superfície interna do pneumático de menos que cerca de 1,8 kg / cm linear, de modo que ela pode ser convenientemente puxada foram manualmente ou com máquina, e um valor de pegajosice na faixa de cerca de 10 a cerca de 30 Newtons de modo que ela aderirá adequadamente, ou grudará, na superfície interna do pneumático cru.In one embodiment, the co-cured rubber strip barrier layer has a relatively low adhesion to the inner surface of the tire of less than about 1.8 kg / cm linear, so that it can be conveniently pulled either manually or with and a tackiness value in the range of about 10 to about 30 Newtons so that it will properly adhere to or stick to the inner surface of the raw tire.

O suporte de borracha, removível, aderente, tipicamente tem uma espessura na fai- xa de cerca de 0,025 a cerca de 0,25, preferivelmente cerca de 0,05 a cerca de 0,2 centíme- tros. Após o pneumático contendo o suporte de borracha sobre seu revestimento interno ter sido conformado e curado, o suporte de borracha co-curada como a camada de barreira pode ser simplesmente removida manualmente ou através de dispositivo manual ou auto- mático. A folha de borracha pode ser codificada com cor com um pigmento para contrastar com a cor do próprio pneumático de modo que ela possa ser facilmente visível se ela foi realmente removida antes de ainda processamento do pneu. A borracha butila para o suporte de borracha é genericamente do tipo preparado a-The adherent, removable rubber support typically has a thickness in the range of from about 0.025 to about 0.25, preferably about 0.05 to about 0.2 centimeters. After the tire containing the rubber support over its inner lining has been shaped and cured, the co-cured rubber support as the barrier layer can simply be removed manually or by hand or automatic device. The rubber sheet can be color coded with a pigment to contrast with the color of the tire itself so that it can be easily seen if it was actually removed before further processing of the tire. Butyl rubber for the rubber support is generally of the type prepared

través de polimerização de uma mistura de isobutileno e isopreno, com a maior porção sen- do isobutileno. A borracha butila tipicamente tem um peso molecular médio em excesso de 200 000, preferivelmente na faixa de cerca de 200 000 a cerca de 600 000 e mesmo mais preferivelmente na faixa de cerca de 200 000 a cerca de 400 000. O próprio pneumático de borracha vulcanizado pode ser de várias borrachas curá-polymerization of a mixture of isobutylene and isoprene, with the largest portion being isobutylene. Butyl rubber typically has an average molecular weight in excess of 200,000, preferably in the range from about 200,000 to about 600,000 and even more preferably in the range from about 200,000 to about 400,000. The rubber tire itself vulcanized can be of various curable rubbers.

veis com enxofre tais como borracha natural e borracha sintética e suas misturas ou combi- nações. Por exemplo, ela pode ser pelo menos um de copolímero de butadieno / estireno semelhante a borracha, copolímero de butadieno / acrilonitrila, cis-1,4-poliisopreno (natural ou sintético), polibutadieno, copolímero de isopreno / butadieno, borracha butila, borracha butila halogenada, tal como borracha cloro ou bromo butila, copolímero de etileno / propileno ou terpolímero de etileno / propileno (EPDM). Tipicamente os vários polímeros são curados ou vulcanizados através de processos e receitas normais de cura com enxofre. Em particular, embora outras porções do pneumático possam ser de tais borrachas, a superfície virgem de revestimento interno do pneumático à qual o suporte de borracha é co-vulcanizada é tipicamente e preferivelmente compreendida por uma borracha tipo butila, borracha natural, ou sua mistura. Tal borracha tipo butila pode ser convenientemente sele- cionada de pelo menos uma borracha butila ou uma borracha halo butila tal como borracha cloro butila ou bromo butila.sulfur fuels such as natural rubber and synthetic rubber and mixtures or combinations thereof. For example, it may be at least one of rubber-like butadiene / styrene copolymer, butadiene / acrylonitrile copolymer, cis-1,4-polyisoprene (natural or synthetic), polybutadiene, isoprene / butadiene copolymer, butyl rubber, rubber halogenated butyl, such as chlorine or bromine butyl rubber, ethylene / propylene copolymer or ethylene / propylene terpolymer (EPDM). Typically the various polymers are cured or vulcanized by standard sulfur curing processes and recipes. In particular, while other portions of the tire may be of such rubbers, the blank inner surface of the tire to which the rubber support is co-vulcanized is typically and preferably comprised of a butyl rubber, natural rubber, or a mixture thereof. Such butyl rubber may conveniently be selected from at least one butyl rubber or a halo butyl rubber such as chloro butyl or bromo butyl rubber.

O próprio pneumático de borracha vulcanizada pode ser de várias borrachas curá- veis com enxofre tal como borracha natural e borracha sintética e suas misturas ou combi- nações. Por exemplo, ela pode ser pelo menos uma de copolímero de butadieno / estireno semelhante a borracha, copolímero de butadieno / acrilonitrila, cis-1,4 poliisopreno (natural ou sintético), polibutadieno, copolímero de isopreno / butadieno, borracha butila, borracha butila halogenada, tal como borracha cloro ou bromo butila, copolímero de etileno / propileno ou terpolímero de etileno / propileno (EPDM). Tipicamente os vários polímeros são curados ou vulcanizados através de processos e receitas normais de cura com enxofre. Uma receita exemplar para o suporte de borracha usada como uma camada barrei-The vulcanized rubber tire itself may be of various sulfur-curable rubbers such as natural rubber and synthetic rubber and mixtures or combinations thereof. For example, it may be at least one of rubber-like butadiene / styrene copolymer, butadiene / acrylonitrile copolymer, cis-1,4 polyisoprene (natural or synthetic), polybutadiene, isoprene / butadiene copolymer, butyl rubber, butyl rubber halogenated, such as chlorine or bromine butyl rubber, ethylene / propylene copolymer or ethylene / propylene terpolymer (EPDM). Typically the various polymers are cured or vulcanized by standard sulfur curing processes and recipes. An exemplary recipe for the rubber support used as a barrier layer.

ra é mostrada na Tabela 2. O suporte de borracha, para este exemplo, pode ser preparada de acordo com a seguinte receita na qual os ingredientes de Tabela 2a são misturados em um misturador Banbury e a resultante mistura misturada em um moinho com os ingredientesThe rubber support for this example may be prepared according to the following recipe in which the ingredients of Table 2a are mixed in a Banbury mixer and the resulting mixture mixed in a mill with the ingredients.

de Tabela 2b. Tabela 2afrom Table 2b. Table 2a

Composto PartesCompound Parts

Borracha butila 70.0Butyl Rubber 70.0

EPDM1 30EPDM1 30

Negro de fumo (FEF) 50Carbon black (ETF) 50

Ácido esteárico 1.5Stearic acid 1.5

Óxido de zinco 2.0Zinc Oxide 2.0

Resina de pegajosice2 8.0Sticky resin2 8.0

1 borracha etileno / propileno / dieno obtida como Nordel 1320, Nordel sendo uma marca registrada da DuPont de Nemours, E.l. Co. 2 resina de pegajosice derivada de hidrocarboneto do tipo copolímero de diolefina /1 ethylene / propylene / diene rubber obtained as Nordel 1320, Nordel being a registered trademark of DuPont de Nemours, E.l. Co. 2 diolefin copolymer-type hydrocarbon-derived stickiness resin /

olefina tendo um ponto de amolecimento na faixa de cerca de 94°C a cerca de 98°C.olefin having a softening point in the range of about 94 ° C to about 98 ° C.

Tabela 2bTable 2b

Composto PartesCompound Parts

Mercaptobenzotiazol 1,0Mercaptobenzothiazole 1.0

Dissulfeto de tetra metil tiouram 1,25Tetra methyl thiouram disulfide 1.25

Enxofre 2,0Sulfur 2.0

Em uma realização, pode ser desejável incluir um formador de pegajosice na recei- ta para o suporte compósito de borracha como um auxiliar de construção durante a constru- ção do próprio pneumático cru. Neste sentido, genericamente cerca de 2 a cerca de 10 par- tes em peso de resina formadora de pegajosice párea as ditas borrachas butila e EPDM são usadas. Apropriados formadores de pegajosice incluem resinas terpeno e resinas derivadas de hidrocarboneto sintético tendo um ponto de amolecimento na faixa de cerca de 50° a cer- ca de 1100C.In one embodiment, it may be desirable to include a tackifier in the recipe for the rubber composite support as a construction aid during the construction of the raw tire itself. In this regard, generally about 2 to about 10 parts by weight of stickiness forming resin for said butyl and EPDM rubbers are used. Suitable tackifiers include terpene resins and synthetic hydrocarbon derived resins having a softening point in the range of about 50 ° to about 1100 ° C.

Por exemplo, tais resinas podem ser preparadas através de polimerização de mo- nômeros hidrocarbonetos na presença do catalisador tal como cloreto de alumínio ou trifluo- reto de boro ou trifluoreto de eterato de boro. Tais monômeros, por exemplo, podem ser uma mistura de hidrocarbonetos diolefina e mono olefina contendo de 4 -6 átomos de car- bono. Por exemplo, piperileno pode ser copolimerizado com alfaolefina ramificada com meti- la contendo 5-6 átomos de carbono.For example, such resins may be prepared by polymerizing hydrocarbon monomers in the presence of the catalyst such as aluminum chloride or boron trifluoride or boron etherate trifluoride. Such monomers, for example, may be a mixture of diolefin and mono olefin hydrocarbons containing 4-6 carbon atoms. For example, piperylene may be copolymerized with methyl branched alphaolefin containing 5-6 carbon atoms.

P PSA (adesivo sensível a pressão) opcional é um adesivo baseado em borracha que é compatível com a borracha do revestimento interno. Como é conhecido na técnica, PSAs tipicamente compreendem principalmente um sistema polímero, um ou mais formado- res de pegajosice, e um ou mais plastificantes. Na presente invenção, o sistema de políme- ros para o PSA é baseado em borracha de modo a ser compatível com a borracha do revestimento interno. Sem ser preso por teoria, durante cura da montagem de pneu, o PSA é acreditado perder seu status como um PSA, devido a migração do formador de pegajosice e/ou outros materiais e/ou degradação do PSA em alta temperatura. Quando o filme termo- formável é removido, todo ou algum do PSA, ou PSA anterior, pode ser removido com o filme e/ou algum ou todo pode permanecer sobre ou como parte do revestimento interno. Novamente, sem estar preso por teoria, se a composição de PSA é baseada em uma borra- cha que é compatível com a borracha do revestimento interno, então durante cura, o PSA degradando pode, no todo ou parte, migrar na superfície de revestimento interno, pelo que tornando-se parte da superfície de revestimento interno virgem curada. Alternativamente, ele pode deixar um revestimento de superfície ligado coesivamente, mas este revestimento é ele próprio uma borracha tipo revestimento interno e é isento de agente de liberação, assim sendo essencialmente o mesmo como a superfície de revestimento interno virgem curada. Assim, em uma realização exemplar, o PSA é curável durante vulcanização de pneumático para ligar coesivamente com ou tornar-se uma parte do revestimento interno de pneu.The optional PSA (Pressure Sensitive Adhesive) is a rubber based adhesive that is compatible with the inner liner rubber. As is known in the art, PSAs typically comprise primarily a polymer system, one or more tackifiers, and one or more plasticizers. In the present invention, the polymer system for PSA is rubber-based to be compatible with the inner liner rubber. Without being bound by theory, during tire assembly curing, the PSA is believed to lose its status as a PSA due to migration of the stickiness former and / or other materials and / or degradation of the PSA at high temperature. When the thermosetting film is removed, all or any of the previous PSA, or PSA, may be removed with the film and / or any or all of it may remain on or as part of the inner liner. Again, without being bound by theory, if the PSA composition is based on a rubber that is compatible with the inner liner rubber, then during curing, the degrading PSA may, in whole or in part, migrate to the inner liner surface. , thus becoming part of the cured virgin inner lining surface. Alternatively, it may leave a cohesively bonded surface coating, but this coating is itself an inner liner-type rubber and is free of release agent, thus being essentially the same as the cured virgin inner liner surface. Thus, in one exemplary embodiment, the PSA is curable during tire vulcanization to cohesively bond with or become a part of the inner tire lining.

Em uma realização, o PSA pode ser um adesivo baseado em borracha natural, ba- seado em borracha butila, baseado em borracha halo butila ou baseado em borracha polibu- tadieno, ou suas combinações, uma vez que estas borrachas são materiais de pneumático comumente usados. Por "baseado em borracha" é pretendido que a borracha é o principal componente do PSA, isto é, o componente presente na maior quantidade. Ainda em uma realização exemplar, o PSA é um PSA de fusão quente grau permanente. Um PSA exem- plar é comercialmente disponível de H.B. Fuller Company, Vadnais Heights, MN1 como um PSA de fusão quente, grau permanente, sob número de produto HL2201X. Um outro PSA é número de produto G1110 de 3M (anteriormente Emtech). O PSA adere o filme termoformá- vel confiavelmente à superfície de revestimento interno, e ainda permite que o filme termo- formável seja removido do mesmo após cura de montagem de pneu.In one embodiment, the PSA may be a natural rubber based butyl rubber based adhesive, halo butyl rubber based or polybutadiene rubber based adhesive or combinations thereof as these rubbers are commonly used tire materials . By "rubber based" is meant that rubber is the main component of PSA, that is, the component present in the largest amount. Still in an exemplary embodiment, the PSA is a permanent grade hot melt PSA. An exemplary PSA is commercially available from H.B. Fuller Company, Vadnais Heights, MN1 as a permanent grade hot melt PSA under product number HL2201X. Another PSA is 3M (formerly Emtech) product number G1110. The PSA reliably adheres the thermoformable film to the inner lining surface, and even allows the thermosetting film to be removed from it after tire assembly curing.

O PSA pode ser revestido sobre o filme termoformável através de qualquer proces- so desejável, tal como revestimento de solvente ou revestimento de extrusão de fusão quen- te. Um filme também pode ser adquirido pré-revestido. O filme revestido com PSA pode ser aderido através de qualquer pressão apropriada para o particular tipo de adesivo. Por e- xemplo, pressão manual pode ser usada para aderir o PSA ao forno interno, ou um rolo, tal como um rolo de 2,54 centímetros, pode ser rolado ao longo da superfície do filme revestido com PSA para aderir o PSA.PSA may be coated onto the hot-melt film by any desirable process, such as solvent coating or hot melt extrusion coating. A film can also be purchased pre-coated. The PSA coated film may be adhered by any pressure suitable for the particular type of adhesive. For example, hand pressure can be used to adhere the PSA to the internal oven, or a roll such as a 2.54 cm roll can be rolled along the surface of the PSA coated film to adhere the PSA.

Um pneumático curado 110 tendo o filme barreira removido é mostrado na Fig. 5. Na Fig. 5, pneumático 110 é mostrado com banda de rodagem 113, ranhuras de banda de rodagem 113 proporcionadas à banda de rodagem 113 durante cura, carcaça 112, talões 114, e revestimento interno 116. O abafador de ruído de espuma 122 é fixado no interior do revestimento interno 116 radialmente para dentro da banda de rodagem 113, como mostra- do na Fig. 5. Da mesma maneira, para deformar facilmente durante corrida e não afetar a performance de corrida tal como estabilidade de esterçamento, o material do abafador é preferivelmente um material flexível de baixa densidade, peso leve, por exemplo, borracha espumada, resinas sintéticas espumadas, plásticos celulares e semelhantes. No caso de materiais espumados (ou materiais esponjas), um tipo célula aberta e um tipo célula fechada pode ser usado, mas um tipo célula aberta é preferido. Por exemplo, espumas de resina sintética tais como espuma de poliuretano baseada em éter, espuma de poliuretano basea- da em éster, espuma de polietileno e semelhantes; espumas de borracha como espuma de borracha cloropreno, espuma de borracha etileno - propileno, espuma de borracha nitrila, espuma de borracha silicone e semelhantes podem ser usadas. Em particular, espumas apropriadas têm de ser capazes de resistir ao ambiente de alta temperatura e pressão pre- sente durante o processo de moldagem de pneu. Em uma realização, um material de espu- ma do tipo célula aberta, mais especificamente, espuma de poliuretano é usada.A cured tire 110 having the barrier film removed is shown in Fig. 5. In Fig. 5, tire 110 is shown with tread 113, tread grooves 113 provided to tread 113 during curing, housing 112, lugs 114, and inner lining 116. The foam noise damper 122 is fixed within the inner lining 116 radially into the tread 113 as shown in Fig. 5. Similarly, to easily deform during running and Not affecting running performance such as steering stability, the damper material is preferably a low density, light weight flexible material, for example foamed rubber, foamed synthetic resins, cellular plastics and the like. In the case of foamed materials (or sponge materials), an open cell type and a closed cell type may be used, but an open cell type is preferred. For example, synthetic resin foams such as ether based polyurethane foam, ester based polyurethane foam, polyethylene foam and the like; Rubber foams such as chloroprene rubber foam, ethylene - propylene rubber foam, nitrile rubber foam, silicone rubber foam and the like may be used. In particular, suitable foams must be able to withstand the high temperature and pressure environment present during the tire molding process. In one embodiment, an open cell type foam material, more specifically, polyurethane foam is used.

Em uma realização, uma espuma de borracha de silicone é usada. Em uma realiza- ção, a espuma de borracha de silicone tem um peso específico variando de 0,01 a 0,4. Em uma realização, a espuma de borracha de silicone tem um peso específico variando de 0,015 a 0,3. Em uma realização, a espuma de borracha de silicone tem um peso específico variando de 0,025 a 0,25. Apropriada borracha de silicone é Magnifoam MF1-6535 tendo uma densidade de 104,2 g/cm3 (6,5 lb/ft3) (peso específico 0,1).In one embodiment, a silicone rubber foam is used. In one embodiment, the silicone rubber foam has a specific weight ranging from 0.01 to 0.4. In one embodiment, the silicone rubber foam has a specific weight ranging from 0.015 to 0.3. In one embodiment, the silicone rubber foam has a specific weight ranging from 0.025 to 0.25. Suitable silicone rubber is Magnifoam MF1-6535 having a density of 104.2 g / cm3 (6.5 lb / ft3) (specific weight 0.1).

Na realização usando espuma de borracha silicone, para assegurar adesão da es- puma de borracha silicone ao revestimento interno é necessário o uso de um adesivo. O adesivo é aplicado ao revestimento interno antes de aplicação da espuma de borracha sili- cone. Em uma realização, o adesivo é um adesivo acrílico. Apropriado adesivo acrílico é comercialmente disponível como fita de transferência de adesivo 6038 de 3M.In carrying out using silicone rubber foam, to ensure adhesion of the silicone rubber foam to the inner lining an adhesive is required. The adhesive is applied to the inner liner prior to application of the silicone rubber foam. In one embodiment, the adhesive is an acrylic adhesive. Suitable acrylic adhesive is commercially available as 3M 6038 adhesive transfer tape.

Dependendo do ambiente onde o pneumático é usado, existe a possibilidade deDepending on the environment where the tire is used, there is a possibility of

que o ar que enche a cavidade de pneumático para inflar o pneumático esteja úmido e a água proporciona condensação na cavidade fechada. Da mesma maneira, materiais de es- puma que são difíceis de serem hidrolisados tal como poliuretano baseado em éster são apropriadamente usados. Ainda, de modo a prevenir penetração de água no abafador de ruído, um tratamen-that the air filling the tire cavity to inflate the tire is damp and water provides condensation in the closed cavity. Likewise, foam materials that are difficult to hydrolyze such as ester based polyurethane are suitably used. Also, in order to prevent water penetration into the noise damper, a

to repelente a água pode ser preferivelmente feito sobre o material de espuma. Também, um tratamento à prova de míldio pode ser preferivelmente feito.Such water repellent may preferably be made on the foam material. Also, a mildew proof treatment may preferably be done.

Além disso, de modo a evitar veneno no gás de emissão gerado quando queimando rejeitos de pneus, é preferido que materiais brutos não incluindo halogênio sejam usados para fabricar o material espuma.In addition, in order to avoid poison in the emission gas generated when burning tire waste, it is preferred that raw materials not including halogen be used to manufacture the foam material.

Através de disposição de um certo volume do material espuma na cavidade de pneu, ressonâncias doar na cavidade podem ser controladas e vibrações da porção de ban- da de rodagem são reduzidas. Por isso, ruído gerado a partir do pneumático durante corrida pode ser reduzido. Em particular, redução de ruído devido a ressonância de cavidade de pneumático medida em uma freqüência de 200 a 300 Hz é desejável.By disposing a certain volume of foam material in the tire cavity, donate resonances in the tire cavity can be controlled and vibrations of the tread portion are reduced. Therefore, noise generated from the tire during running can be reduced. In particular, noise reduction due to tire cavity resonance measured at a frequency of 200 to 300 Hz is desirable.

O abafador de ruído de espuma tem um peso específico e dimensões apropriados para redução de nível de ruído devido a ressonância em cavidade de pneumático em 200 a 300 Hz. Em uma realização, a espuma tem um peso específico maior em uma faixa de 5 a 60 kg/m3. Em uma realização, o abafador de ruído de espuma tem uma espessura na dire- ção radial de pneumático variando de 10 a 50 mm. Em uma realização, o abafador de ruído de espuma tem uma largura na direção axial de pneumático variando de 30 a 150 mm. Em uma realização o abafador de ruído de espuma está disposto circunferencialmente ao redor do pneu.The foam noise damper has a specific weight and size suitable for noise level reduction due to tire cavity resonance at 200 to 300 Hz. In one embodiment, the foam has a higher specific weight in a range of 5 to 60 kg / m3. In one embodiment, the foam noise damper has a radial tire thickness ranging from 10 to 50 mm. In one embodiment, the foam noise damper has a width in the axial direction of the tire ranging from 30 to 150 mm. In one embodiment the foam noise damper is arranged circumferentially around the tire.

O abafador de ruído de espuma 22 é fixado ao revestimento interno radialmente pa- ra dentro da banda de rodagem, e é seguro adesivamente à borracha cru de revestimento interno 16. Com cura do pneu, o abafador de ruído de espuma 22 e a borracha curada do revestimento interno 16 são ligados adesivamente. Alternativamente, o abafador de ruído de espuma 122 pode ser fixado usando um adesivo aplicado diretamente à espuma ou como fita adesiva de lado duplo. Com relação ao adesivo, em uma realização uma fita adesiva tendo uma fita baseThe foam noise damper 22 is fixed to the inner lining radially within the tread, and is adhesively secured to the inner lining raw rubber 16. With tire curing, the foam noise damper 22 and the cured rubber of the inner liner 16 are adhesively bonded. Alternatively, the foam noise damper 122 may be attached using an adhesive applied directly to the foam or as double-sided adhesive tape. With respect to the adhesive, in one embodiment an adhesive tape having a base tape

com um revestimento ou8 camada de um material adesivo sobre um lado e um revestimento ou camada de um material adesivo sobre o outro lado pode ser usada. Em uma realização, uma fita adesiva não tendo fita base e constituída de somente camadas duplas de diferentes materiais adesivos pode ser usada. Em uma realização, um adesivo constituído por somente uma camada simples de um material adesivo pode ser usado.with a coating or layer of an adhesive material on one side and a coating or layer of an adhesive material on the other side may be used. In one embodiment, an adhesive tape having no backing tape and consisting of only double layers of different adhesive materials may be used. In one embodiment, an adhesive consisting of only a single layer of an adhesive material may be used.

No caso de fita adesiva, a fita base pode ser, por exemplo: filme plástico tal como poliéster; folha de espuma plástica tal como espuma acrílica; material ligado ou tecido não- tecido; um têxtil tecido; e semelhantes.In the case of tape, the base tape may be, for example: plastic film such as polyester; plastic foam sheet such as acrylic foam; bonded material or nonwoven fabric; a textile fabric; and the like.

Com relação ao material adesivo, por exemplo, um adesivo baseado em borracha compreendendo borracha natural e/ou borracha sintética e aditivos, por exemplo, formador de pegajosice, amaciante, resistor de envelhecimento e semelhantes; um adesivo sensível a pressão acrílico compreendendo uma pluralidade de copolímeros de um éster acrílico e um monômero polifuncional tendo diferentes temperaturas de transição vítrea (contendo adesi- vos sensíveis a pressão de tipo de alta resistência a calor, tipo resistente a cham e tipo ade- são em baixa temperatura); um adesivo sensível a pressão de silicone compreendendo uma borracha silicone e uma resina; um adesivo poliéter; um adesivo poliuretano e semelhantes podem ser apropriadamente usados.With respect to the adhesive material, for example, a rubber based adhesive comprising natural rubber and / or synthetic rubber and additives, for example tackiness, fabric softener, aging resistor and the like; an acrylic pressure sensitive adhesive comprising a plurality of acrylic ester copolymers and a polyfunctional monomer having different glass transition temperatures (containing high heat resistance type, flame resistant type and adhesion type pressure sensitive adhesives). at low temperature); a silicone pressure sensitive adhesive comprising a silicone rubber and a resin; a polyether adhesive; a polyurethane adhesive and the like may be suitably used.

O uso de um adesivo termoendurecível compreendendo uma resina termoendure- cível, por exemplo, resina epóxi ou semelhante não é preferido em vista da eficiência de produção porque o aditivo precisa ser aquecido até cerca de 130°c por cerca de 30 minutos.The use of a thermosetting adhesive comprising a thermosetting resin, for example epoxy resin or the like is not preferred in view of production efficiency because the additive needs to be heated to about 130 ° C for about 30 minutes.

Com relação aos materiais adesivos, é possível usar o mesmo material adesivo, mas pode ser desejável usar diferentes tipos de materiais adesivos. Por exemplo, um adesi- vo de borracha que adere fortemente à borracha de pneu, e um adesivo sensível a pressão acrílico que adere fortemente ao abafador de ruído são usados sobre os respectivos lados de uma fita adesiva ou adjacentemente.For adhesive materials, it is possible to use the same adhesive material, but it may be desirable to use different types of adhesive materials. For example, a rubber adhesive strongly adhering to the tire rubber, and an acrylic pressure sensitive adhesive strongly adhering to the noise damper are used on or adjacent the respective sides of an adhesive tape.

A invenção é ainda ilustrada pelos seguintes exemplos não-limitantes. Exemplo 1The invention is further illustrated by the following non-limiting examples. Example 1

Neste exemplo, o efeito de cura de numa espuma de poliuretano ligada a um com- posto de revestimento interno é ilustrado.In this example, the curing effect of a polyurethane foam bonded to an inner lining compound is illustrated.

Um suporte de espuma de poliuretano (peso específico 0,03 - 0,05 g/cm3) foi apli- cada a uma folha de composto de revestimento interno cru para formar uma estrutura em camadas. A estrutura em camadas foi então curada por 23 minutos a 150°C sob 7,03 kgf/cm2 em um molde de bexiga. Inspeção da estrutura em camadas curada após liberação de pressão mostrou que a espuma foi alisada e não recupera sua forma original.A polyurethane foam support (specific weight 0.03 - 0.05 g / cm3) was applied to a sheet of raw inner lining compound to form a layered structure. The layered structure was then cured for 23 minutes at 150 ° C under 7.03 kgf / cm2 in a bladder mold. Inspection of the cured layered structure upon pressure release showed that the foam was smoothed and does not regain its original shape.

Exemplo 2Example 2

Neste exemplo, o efeito de cura de uma espuma de borracha silicone ligada a um composto de revestimento interno é ilustrado.In this example, the curing effect of a silicone rubber foam bonded to an inner coating compound is illustrated.

Um suporte de espuma de borracha de silicone (MF1-6535, densidade 0,1 g/cm3, de Roger Corporation) foi aplicada a uma folha de composto de revestimento interno cru para formar uma estrutura em camadas. A estrutura em camadas foi então curada por 23 minutos a 150°C sob 7,03 kgf/cm2 de pressão em um molde de bexiga. Inspeção da estrutu- ra em camadas curada após liberação de pressão mostrou que a espuma recuperou sua forma original mas não estava grudando ao composto de revestimento interno de borracha. * 5 Exemplo 3A silicone rubber foam backing (MF1-6535, density 0.1 g / cm3 from Roger Corporation) was applied to a sheet of raw inner lining compound to form a layered structure. The layered structure was then cured for 23 minutes at 150 ° C under 7.03 kgf / cm2 pressure in a bladder mold. Inspection of the cured layered structure upon pressure release showed that the foam had recovered its original shape but was not sticking to the rubber lining compound. * 5 Example 3

Neste exemplo, o efeito de cura de uma espuma de borracha silicone ligada ao revestimento interno de um pneumático cru é ilustrado.In this example, the curing effect of a silicone rubber foam bonded to the inner liner of a raw tire is illustrated.

Um suporte de espuma de borracha de silicone (MF1-6535, densidade 6,5 Ib/ft3, de Roger Corporation, com adesivo acrilato de lado duplo de 3M, 3M-3068) foi ligada ao revestimento interno na área coroa de um pneumático cru inteiramente construído. Espargi- mento de liberação de molde de silicone foi aplicado e o pneumático foi então curado em um molde de pneumático a 169°C por 14 minutos sob uma pressão de 18,28 kgf/cm2. Com libe- ração do molde, a espuma recuperou sua forma original mas foi úmida ao toque devido ao agente de liberação de molde. Exemplo 4A silicone rubber foam backing (MF1-6535, density 6.5 Ib / ft3, by Roger Corporation, with 3M double-sided acrylate adhesive, 3M-3068) was attached to the inner liner in the crown area of a raw tire. entirely built. Silicone mold release sparge was applied and the tire was then cured in a tire mold at 169 ° C for 14 minutes under a pressure of 18.28 kgf / cm2. With mold release, the foam recovered its original shape but was wet to the touch due to the mold release agent. Example 4

Neste exemplo, o efeito de cura de uma espuma de borracha de silicone protegida ligada ao revestimento interno de um pneumático cru é ilustrado.In this example, the curing effect of a protected silicone rubber foam bonded to the inner liner of a raw tire is illustrated.

Um suporte de espuma de borracha de silicone (MF1-6535, densidade 6,5 Ib/ft3, de Roger Corporation com adesivo acrilato de face dupla de 3M, 3M-3068) foi ligada ao revestimento interno na área coroa de um pneumático cru inteiramente construído. A espu- ma foi coberta com filme de náilon 6,6 Dartek C917 de 2 mil de espessura; o filme foi largo o suficiente para cobrir a espuma e ligar as bordas do filme à superfície de revestimento inter- no. Espargimento de liberação de molde de silicone foi aplicado e o pneumático foi então curado em um molde de pneumático a 169°C por 14 minutos sob 18,28 kgf/cm2 de pressão. Com liberação do molde, o filme foi removido expondo a espuma. A espuma recuperou sua forma original e foi livre de agente de liberação.A silicone rubber foam backing (MF1-6535, density 6.5 Ib / ft3, from Roger Corporation with 3M double-sided acrylate adhesive, 3M-3068) was bonded to the inner lining in the crown area of a fully raw tire. built. The foam was covered with 2 mil thick 6.6 Dartek C917 nylon film; The film was wide enough to cover the foam and to bond the edges of the film to the inner coating surface. Silicone mold release clearance was applied and the tire was then cured in a tire mold at 169 ° C for 14 minutes under 18.28 kgf / cm2 pressure. With mold release, the film was removed exposing the foam. The foam recovered its original form and was free of release agent.

Como visto dos resultados de Exemplos 1 até 4, um abafador de ruído de espuma de borracha de silicone aplicado a um suporte cru é capaz de recuperar sua forma original e por isso sobrevive às condições de temperatura e pressão experimentadas por um pneumático cru durante cura quando sua temperatura de fusão (204°C) está acima de con- dições de cura. Em contraste, um abafador de ruído de espuma de poliuretano permaneceu aplanado quando sua temperatura de fusão está abaixo de condições de cura e por isso não sobrevive a estas condições. Isto é significante porque de modo a ser um abafador de ruído efetivo, o abafador de ruído de espuma deve ser inteiramente expandido em sua condição inteiramente espumada.As seen from the results of Examples 1 through 4, a silicone rubber foam noise damper applied to a raw support is able to recover its original shape and therefore survives the temperature and pressure conditions experienced by a raw tire during cure when its melting temperature (204 ° C) is above curing conditions. In contrast, a polyurethane foam noise dampener has remained flattened when its melting temperature is below curing conditions and therefore does not survive these conditions. This is significant because in order to be an effective noise damper, the foam noise damper must be fully expanded in its fully foamed condition.

Uso do filme barreira ainda protegeu a espuma de borracha de silicone dos efeitos do espargimento de liberação de silicone. Embora a presente invenção tenha sido ilustrada através de descrição de uma ou mais suas realizações, e embora as realizações tenham sido descritas em consideráveis detalhes, elas não são pretendidas restringirem ou de qualquer modo limitarem o escopo das reivindicações apostas a tais detalhes. Adicionais vantagens e modificações facilmente aparecerão para aqueles versados na técnica. A invenção em seus aspectos mais amplos por isso não é limitada aos específicos detalhes, aparelhagens representativas e exemplos de processo e ilustrativos mostrados e descritos. Da mesma maneira, podem ser feitas fu- gas a partir de tais detalhes sem se fugir do escopo do conceito inventivo genérico.Use of the barrier film further protected the silicone rubber foam from the effects of silicone release spreading. Although the present invention has been illustrated by describing one or more embodiments thereof, and although the embodiments have been described in considerable detail, they are not intended to restrict or in any way limit the scope of the claims set forth to such details. Additional advantages and modifications will readily appear to those skilled in the art. The invention in its broadest aspects is therefore not limited to the specific details, representative apparatus and process and illustrative examples shown and described. Likewise, they can be made of such details without departing from the scope of the generic inventive concept.

Claims (10)

1. Processo para fabricação de um pneumático tendo um abafador de ruído de es- puma, CARACTERIZADO pelo fato de compreender as etapas de: disposição de um abafador de ruído de espuma de borracha de silicone sobre uma superfície virgem exposta de um revestimento interno cru de um pneumático cru; disposição de uma camada barreira sobre o abafador de ruído de espuma de bor- racha de silicone, o abafador de ruído de espuma de borracha de silicone estando localizado entre a superfície virgem do revestimento interno de pneumático cru e a camada barreira; vulcanização do pneumático cru; e remoção da camada barreira para revelar o abafador de ruído de espuma de borra- cha de silicone.A process for making a tire having a foam noise damper, characterized in that it comprises the steps of: arranging a silicone rubber foam noise damper on an exposed virgin surface of a raw inner liner of a raw tire; arranging a barrier layer over the silicone rubber foam noise damper, the silicone rubber foam noise damper being located between the blank surface of the raw tire inner liner and the barrier layer; vulcanization of the raw tire; and removing the barrier layer to reveal the silicone rubber foam noise damper. 2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de compreender a etapa de: aplicação de um adesivo à superfície virgem exposta antes da disposição do abafa- dor de ruído de espuma de borracha de silicone sobre a superfície virgem exposta, onde o adesivo está entre o abafador de ruído de espuma de borracha de silicone e a superfície virgem.Process according to Claim 1, characterized in that it comprises the step of: applying an adhesive to the exposed virgin surface prior to arranging the silicone rubber foam noise damper over the exposed virgin surface, where The adhesive is between the silicone rubber foam noise damper and the blank surface. 3. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de ain- da compreender a etapa de ligação de pelo menos uma borda da camada barreira à super- fície virgem do revestimento interno de pneumático cru.Process according to Claim 1, characterized in that it further comprises the step of attaching at least one edge of the barrier layer to the virgin surface of the inner covering of raw tire. 4. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a camada barreira é um filme termoformável.Process according to Claim 1, characterized in that the barrier layer is a thermoformable film. 5. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a camada barreira é um filme de náilon.Process according to Claim 1, characterized in that the barrier layer is a nylon film. 6. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a camada barreira é um suporte de borracha.Process according to Claim 1, characterized in that the barrier layer is a rubber backing. 7. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a camada barreira é um suporte de borracha compreendendo borracha de butila e borracha de etileno-propileno-dieno (EPDM).Process according to claim 1, characterized in that the barrier layer is a rubber support comprising butyl rubber and ethylene propylene diene rubber (EPDM). 8. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a camada barreira é um suporte de borracha, e o suporte de borracha é co-vulcanizado com o revestimento interno cru.Process according to claim 1, characterized in that the barrier layer is a rubber backing, and the rubber backing is co-vulcanized with the raw inner lining. 9. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de o abafador de ruído de espuma de borracha de silicone tem um peso específico variando de 0,01 a 0,4.Process according to Claim 1, characterized in that the silicone rubber foam noise damper has a specific weight ranging from 0.01 to 0.4. 10. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o abafador de ruído de espuma de borracha de silicone tem um peso específico varian- do de 0,015 a 0,3 .A process according to claim 1, characterized in that the silicone rubber foam noise damper has a specific weight ranging from 0.015 to 0.3.
BRPI1102846 2011-06-14 2011-06-14 tire nozzle damping process BRPI1102846A2 (en)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1102846 BRPI1102846A2 (en) 2011-06-14 2011-06-14 tire nozzle damping process

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1102846 BRPI1102846A2 (en) 2011-06-14 2011-06-14 tire nozzle damping process

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1102846A2 true BRPI1102846A2 (en) 2013-07-16

Family

ID=48771087

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1102846 BRPI1102846A2 (en) 2011-06-14 2011-06-14 tire nozzle damping process

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1102846A2 (en)

Cited By (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11207919B2 (en) 2016-06-21 2021-12-28 Bridgestone Americas Tire Operations, Llc Methods for treating inner liner surface, inner liners resulting therefrom and tires containing such inner liners
US11697260B2 (en) 2016-06-30 2023-07-11 Bridgestone Americas Tire Operations, Llc Methods for treating inner liners, inner liners resulting therefrom and tires containing such inner liners
US11697306B2 (en) 2016-12-15 2023-07-11 Bridgestone Americas Tire Operations, Llc Sealant-containing tire and related processes
US11794430B2 (en) 2016-12-15 2023-10-24 Bridgestone Americas Tire Operations, Llc Methods for producing polymer-containing coatings upon cured inner liners, methods for producing tires containing such inner liners, and tires containing such inner liners
US12103338B2 (en) 2016-12-15 2024-10-01 Bridgestone Americas Tire Operations, Llc Sealant layer with barrier, tire containing same, and related processes

Cited By (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11207919B2 (en) 2016-06-21 2021-12-28 Bridgestone Americas Tire Operations, Llc Methods for treating inner liner surface, inner liners resulting therefrom and tires containing such inner liners
US12030350B2 (en) 2016-06-21 2024-07-09 Bridgestone Americas Tire Operations, Llc Methods for treating inner liner surface, inner liners resulting therefrom and tires containing such inner liners
US11697260B2 (en) 2016-06-30 2023-07-11 Bridgestone Americas Tire Operations, Llc Methods for treating inner liners, inner liners resulting therefrom and tires containing such inner liners
US11697306B2 (en) 2016-12-15 2023-07-11 Bridgestone Americas Tire Operations, Llc Sealant-containing tire and related processes
US11794430B2 (en) 2016-12-15 2023-10-24 Bridgestone Americas Tire Operations, Llc Methods for producing polymer-containing coatings upon cured inner liners, methods for producing tires containing such inner liners, and tires containing such inner liners
US12103338B2 (en) 2016-12-15 2024-10-01 Bridgestone Americas Tire Operations, Llc Sealant layer with barrier, tire containing same, and related processes

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1103065A2 (en) Foam damper tire manufacturing process
BRPI1102947A2 (en) process for manufacturing pneumatic tire with foam noise damper
EP2397314B1 (en) Method for making pneumatic tire with foam noise damper
EP2457720B1 (en) Method for making pneumatic tire with foam noise damper
US7419557B2 (en) Method for protecting tire innerliner using thermoformable film coated with pressure-sensitive adhesive
RU2602879C2 (en) Self-sealing tire for vehicle wheels
BR102012031168A2 (en) TIRE CONTAINS COMPOSITE IN SEALING LAYERS AND FILM RESISTANT TO AIR
JP4409814B2 (en) Pneumatic tire having an adhesive sealant layer and method for producing the same
JP2012071601A (en) Method for manufacturing pneumatic tire with foam noise damper
KR20130018578A (en) Tire with foamed noise damper
BRPI1102846A2 (en) tire nozzle damping process
US20240208170A1 (en) Methods for retreading tires employing cushion gum with stable dinitrile oxide cure system
US10843425B2 (en) Process for producing tyres provided with auxiliary components for vehicle wheels
JPH10291259A (en) Wear resistant elastomer member of drum for assembling tire
BR102014002354A2 (en) air-maintained tire
US10919242B2 (en) Pneumatic tire with in-situ generated sealant composition by chain cessation of ionic butyl
WO2004076207A1 (en) Pneumatic tire and method of manufacturing the same
BR112016024388B1 (en) processes for producing tires for vehicle wheels and for treating an expandable chamber for vulcanizing tire and molding apparatus, expandable chamber for vulcanizing tire and molding apparatus, and apparatus for vulcanizing and molding tires for vehicle wheels

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2518 DE 09-04-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.