BRPI1102722A2 - montagem de cabeÇa de poÇo com um eixo e mÉtodo para vedaÇço entre membros de cabeÇa de poÇo - Google Patents

montagem de cabeÇa de poÇo com um eixo e mÉtodo para vedaÇço entre membros de cabeÇa de poÇo Download PDF

Info

Publication number
BRPI1102722A2
BRPI1102722A2 BRPI1102722-3A BRPI1102722A BRPI1102722A2 BR PI1102722 A2 BRPI1102722 A2 BR PI1102722A2 BR PI1102722 A BRPI1102722 A BR PI1102722A BR PI1102722 A2 BRPI1102722 A2 BR PI1102722A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seal
sealing surface
wellhead member
sealing
assembly according
Prior art date
Application number
BRPI1102722-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Nicholas Peter Gette
Armando Faz
Stephen Ellis
Original Assignee
Vetco Gray Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vetco Gray Inc filed Critical Vetco Gray Inc
Publication of BRPI1102722A2 publication Critical patent/BRPI1102722A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B33/00Sealing or packing boreholes or wells
    • E21B33/02Surface sealing or packing
    • E21B33/03Well heads; Setting-up thereof
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B33/00Sealing or packing boreholes or wells
    • E21B33/02Surface sealing or packing
    • E21B33/03Well heads; Setting-up thereof
    • E21B33/04Casing heads; Suspending casings or tubings in well heads
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B33/00Sealing or packing boreholes or wells
    • E21B33/02Surface sealing or packing
    • E21B33/03Well heads; Setting-up thereof
    • E21B33/04Casing heads; Suspending casings or tubings in well heads
    • E21B33/0422Casing heads; Suspending casings or tubings in well heads a suspended tubing or casing being gripped by a slip or an internally serrated member

Landscapes

  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Gasket Seals (AREA)
  • Sealing Devices (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
  • Seal Device For Vehicle (AREA)
  • Excavating Of Shafts Or Tunnels (AREA)

Abstract

MONTAGEM DE CABEÇA DE POÇO COM UM EIXO E MÉTODO PARA VEDAÇçO ENTRE MEMBROS DE CABEÇA DE POÇO. Trata-se de uma montagem de vedação de cabeça de poço (9) que forma uma vedação metal para metal entre membros de cabeça de poço internos e externos (10, 14,12) e uma vedação de face entre membros internos de cabeça de poço. A vedação de face é criada por duas superfícies de vedação opostas (24, 2B) em membros internos de cabeça de poço (10, 14) que se engatam hermeticamente um ao outro. Os membros internos de cabeça de poço (10, 14) que interage para formar uma vedação de face pode ser um suporte de estojo, suporte de conexão, ou suporte de confinamento. Um perfil de protuberância (26) formado em uma das superfícies de vedação opostas (24, 28) se fixa à superfície de vedação oposta em resposta a uma carga. A vedação de face é projetada para que a pressão de poço realce a vedação de face.

Description

"MONTAGEM DE CABEÇA DE POÇO COM UM EIXO E MÉTODO PARA VEDAÇÃO ENTRE MEMBROS DE CABEÇA DE POÇO"
Campo da Invenção
A técnica desta invenção refere-se em geral a montagens de cabeça de poço e em particular a uma vedação para vedar entre membros de cabeça de poço.
Antecedentes da Invenção
As vedações são utilizadas entre membros de cabeça de poço internos e externos para conter pressão interna de poço. O membro de cabeça de poço interno pode ser um suporte de estojo localizado em um invólucro de cabeça de poço que sustenta um cabo de estojos que se estende para dentro do poço. De forma alternativa, o membro de cabeça de poço interno poderia ser um suporte de tubulação que sustenta um cabo de tubulação que se estende para dentro do poço para o fluxo de fluido de produção. O suporte de tubulação pousa em um membro de cabeça de poço externo, que pode ser um invólucro de cabeça de poço, uma Árvore de natal, ou uma cabeça de tubulação. Um lacre ou vedação, veda entre o membro de cabeça de poço interno e o membro de cabeça de poço externo. Em adição, vedações de anel de emergência podem ser utilizadas no caso de o lacre de vedação falhar.
Entretanto, às vezes todas estas vedações falham em manter a integridade de pressão e medidas contingenciais de vedação deve ser tomadas. Suportes de conexão são tipicamente utilizados como uma opção contingencial de vedação quando tanto a primeira e segunda vedações de anel de emergência falharam em manter integridade de pressão. Um suporte de conexão pode substituir a vedação defeituosa com duas vedações separadas, uma para o suporte abaixo e outra para o invólucro. Uma vedação de face elastomérica pode ser utilizada para formar a vedação entre o suporte de conexão e o suporte de estojo abaixo. A vedação elastomérica pode degradar, ou ser avariada, logo comprometendo a vedação que a opção contingencial precisa fornecer. Este mesmo problema pode ocorrer entre suportes de confinamento vedando para um suporte abaixo e em adição pode exigir o uso de uma longa bucha de isolamento que se estende até o suporte abaixo quando tal é exigida.
Uma necessidade existe para uma técnica que aborde as falhas de vedações contingenciais, aumente a robustez de opções de vedação contingenciais, e minimize a exigência de comprimento de bucha de isolamento quando suportes de confinamento são empregados. As seguintes técnicas podem resolver um ou mais dos problemas apresentados acima.
Descrição Resumida da Invenção
Em uma realização da presente técnica, uma montagem de vedação é fornecida que compreende: uma vedação anelar localizada em um bolsão definido por um orifício de cabeça de poço e a porção exterior de um membro de cabeça de poço interno como um suporte de conexão, e uma vedação de face formada por superfícies de vedação opostas em um suporte de conexão e suporte de estojo. Nesta realização, um perfil de protuberância é preferencialmente formado na superfície de vedação voltada para baixo que morde na superfície de vedação oposta. O perfil de protuberância pode ser enrijecido. Estes atributos fornecem robustez ao manter a integridade da vedação de face. Vedações reservas podem também ser localizadas dentro de cavidades formadas na superfície de vedação voltada para baixo.
A vedação de face age de forma similar à vedação radialmente energizada metal para metal, mas ao invés disso é axialmente energizada. No caso de um suporte de conexão, peso ou carga de cabo de pouso de configurar a vedação de anel criará uma carga suficiente forçar o perfil de protuberância a "morder" o material mais macio da vedação de face como aço com aço carbono ou uma liga binária. Vedações elastoméricas também podem ser empregadas como vedações reservas que não vão efetivamente possuir vão de extrusão devido ao pré-carregamento da interface da vedação anelar.
Quando utilizada em um suporte de conexão, a vedação de face é intensificada sob pressão devido à carga líquida para baixo no suporte de conexão. Com pressão vinda de baixo, a superfície angulada do topo do suporte pode agir para aumentar forças de contato assim como, intensificando a vedação pressão de ambas as direções.
Este projeto de vedação de face também pode ser utilizado para um suporte de confinamento de vedação, no caso de um anel de travamento no suporte de confinamento criar uma carga suficiente para forçar o perfil de protuberância a morder na superfície de vedação oposta para formar uma vedação de face. Além disso, o suporte pode ser dimensionado para que as vedações de bucha de isolamento em um orifício maiores do que a protuberância de face de diâmetro interno, permitindo também a vedação de face à ser intensificada sob pressão na direção primária. Uma vedação de face tipo protuberância em um suporte de confinamento de vedação permitirá que a bucha de isolamento se fixe diretamente ao suporte de confinamento, diminuindo significativamente a bucha de isolamento e por sua vez o funil-guia e comprimento de árvore. Fixar-se ao suporte de confinamento também permite padronização na bucha de isolamento curta em vez de precisar criar soluções personalizadas específicas para cada projeto.
Este uso de tecnologia de protuberância provada em campo para formar vedações de face aprimoradas entre membros de cabeça de poço mantém a integridade de produção e fornece uma robusta vedação metal para metal para contingência e uso de produção. Em adição, ó uso de vedação de face aprimorada em suportes de confinamento reduzirá o tempo e o custo envolvido em instalações de bucha de isolamento devido ao menor comprimento e padronização da bucha de isolamento. Breve Descrição dos Desenhos
A Figura 1 é uma visão seccional de uma montagem de cabeça de poço com uma montagem de vedação na posição de configuração, de acordo com uma realização da invenção.
A Figura 2 é uma visão seccional aumentada da vedação de face da montagem de vedação na Figura 1, de acordo com uma realização da invenção.
A Figura 3 é uma visão seccional que ilustra uma seqüência de uma operação em curso para montagem de vedação, de acordo com uma realização da invenção.
A Figura 4 é uma visão seccional que ilustra uma subsequente seqüência de uma operação em curso para a montagem de vedação, de acordo com uma realização da invenção.
A Figura 5 é uma visão seccional que ilustra uma seqüência adicional de uma operação em curso para a montagem de^vedaçãò, de acordo com uma realização da invenção.
A Figura 6 é uma visão seccional de uma montagem de vedação com um perfil de protuberância formado em uma superfície voltada para cima , de acordo com uma realização da invenção.
A Figura 7 é uma visão seccional de uma montagem de vedação com um perfil de protuberância que compreende uma pluralidade de dentes formados em uma superfície voltada para baixo, de acordo com uma realização da invenção.
A Figura 8 é uma visão seccional de uma montagem de vedação com um perfil de protuberância que compreende a uma pluralidade de formas de onda formadas em uma superfície voltada para baixo, de acordo com uma realização da invenção.
A Figura 9 é uma visão seccional de uma montagem de vedação com uma superfície de vedação afunilada, de acordo com uma realização da invenção.
A Figura 10 é uma visão seccional de uma montagem de vedação com um suporte de confinamento, de acordo com uma realização da invenção.
A Figura 11 é uma visão seccional de uma montagem de vedação com um perfil de protuberância que compreende uma pluralidade de dentes formados em uma superfície voltada para baixo enrijecida e um enchimento macio em uma superfície voltada para cima, de acordo com uma realização da invenção.
Descrição Detalhada da Invenção
Em referência à Figura 1, uma realização da invenção mostra uma porção de uma montagem de vedação 9 localizada entre uma cabeça de poço externa 12 e um membro de cabeça de poço interno 10. Na realização ilustrada, a cabeça de poço externa 12 é um invólucro de alta pressão. O membro de cabeça de poço interno 10 pode ser ura suporte de conexão que é repousado em um suporte de estojo existente 14. Entretanto, este pode ser um segundo suporte de estojo pousado em um suporte de estojo existente em uma configuração sobreposta. De modo típico, o suporte de conexão 10 é repousado no suporte de estojo 14 quando uma vedação anelar 16, localizada entre a cabeça de poço 12 e o suporte de estojo 14, falhou. O suporte de conexão 10 possui uma superfície cilíndrica exterior 18 e um perfil interior 20. Quando pousado, uma porção inferior 22 do suporte de conexão 14 se estende internamente para um perfil correspondente formado no suporte de estojo interior 14.
Continuando com referência à Figura 1, superfícies de vedação de face 24, 28, formam uma vedação de face de modo que elas se engatam hermeticamente uma a outra quando axialmente energizada. Como mostrado na Figura 2, a superfície de vedação 24 formada no suporte de estojo 14 se volta para cima e inclina-se radialmente para dentro enquanto a superfície de vedação oposta 28 formada no suporte de conexão 10 se volta para baixo e também se inclina radialmente para dentro. Neste exemplo, a vedação de face formada é intensificada sob pressão devido à carga líquida para baixo no suporte de conexão 10; pressão vinda de baixo também realça a vedação de face devido às superfícies de vedação inclinadas 24, 28. E também, neste exemplo, um perfil de protuberância 26 pode ser formado em uma superfície de vedação voltada para baixo 28. Os protuberâncias 26 não são fios, mas uma série de vincos e sulcos de pequenos formatos triangulares e paralelos na superfície de vedação. Os protuberâncias podem apresentar uma profundidade variando de 1/16" a 1/8" e são formados de metal que podem morder a superfície de vedação voltada para cima 24 para formar uma vedação metal para metal que é uma melhor vedação do que uma superfície lisa ou vedação de face elastomérica. A energização das superfícies de vedação de face 24, 28 pode ocorrer em resposta a, por exemplo, potência hidráulica, peso de cabo, ou torque, com o perfil de protuberância 26 mordendo a superfície de vedação oposta 24. Um material enchimento macio 40 pode ser formado em uma superfície de vedação voltada para cima 24 que é deformada pelo perfil de protuberância 26 durante a configuração. Neste exemplo, vedações de face reservas 44 podem ser localizadas dentro de cavidades anelares 42 formadas em uma superfície de vedação voltada para baixo 28 do suporte de conexão 10. As vedações de face reservas 44 pode sér fabricadas de anéis-O de metal maleável ou um elastômero. Se as vedações 44 não são utilizadas, o protuberância 40 pode então se estender por sobre a superfície 28. Com as vedações 44, o protuberância 26 está apenas para dentro da vedação 44 e para fora da vedação 44.
Em referência à Figura 3, uma vedação anelar 30 pode ser colocada à força aplicada a um anel energizador 31. O anel energizador, neste exemplo, força a separação de pontas de perna de um par de pernas que formam a vedação anelar 30. A vedação anelar 30 é configurada em um bolsão 32 definido pelo orifício da cabeça de poço e o pescoço do suporte de conexão 10 e possui superfícies externas que criam uma vedação metal para metal com o orifício da cabeça de poço e a e superfície externa do suporte de conexão 10 quando configurado. A vedação anelar 30 pode ser bimetálica com metal de rendimento inferior formando as áreas de contato de vedação, como as pontas das pernas formando a vedação anelar 30.
Durante a operação em curso, como mostrado nas Figuras 3 a 5, o suporte de conexão 10 e a vedação anelar 30 são fixados a uma ferramenta móvel 50 na superfície do equipamento. A ferramenta móvel 50 possui um pescoço 52 para se conectar a um cabo de perfuração (não mostrado), a um corpo interno 56 e a um corpo externo 58. O suporte de conexão 10 neste exemplo é conectado ao corpo interno 56 da ferramenta móvel 50 enquanto a vedação anelar 30, que inclui o anel energizador 31, é carregada pelo corpo externo 58 da ferramenta móvel 50. A ferramenta móvel 50 baixa o suporte de conexão 10 e a vedação anelar 30 dentro do poço até que a superfície de vedação voltada para baixo 28 do suporte de conexão 10 pouse em uma superfície de vedação voltada para cima 24 do suporte de estojo 14 abaixo dele. Devido à vedação anelar 16 no suporte de estojo 14 ter falhado em manter a pressão, o suporte de conexão 10 é necessário para vedar comunicação com o anel abaixo do suporte de estojo 14.
Quando o suporte de conexão 10 é repousado no suporte de estojo 14, força adicional exercida na ferramenta móvel 50 faz com que o corpo externo 58 deslize axialmente em relação ao corpo interno 56 da ferramenta móvel 50. Como mostrado na Figura 4, esta ação entrega a vedação anelar 30 ao bolsão 32 definido pelo orifício da cabeça de poço 12 e uma porção do suporte de conexão 10. Neste exemplo, a força exigida para empurrar a vedação anelar 30 para o bolsão 32 também vai criar totalmente a vedação de face do suporte de conexão 10 ao forçar o perfil de protuberância 26 formado em uma superfície de vedação voltada para baixo 28 do suporte de conexão a morder a superfície de vedação voltada para cima oposta 24 no suporte de estojo 14. Ambas as superfícies de vedação 24, 28 que formam a vedação de face e a vedação anelar 30 são necessárias para realizar o trabalho que a vedação anelar 16 abaixo falhou em realizar.
A superfície voltada para cima 24 do suporte de estojo 14 pode ser formada de um metal mais maleável do que o do perfil de protuberância 26 ou protuberâncias 26 podem conter um enchimento de metal maleável. Além disso, o perfil de protuberância 26 pode ser formado de um tipo diferente de metal que é mais rígido do que o do resto da superfície voltada pára cima 24, como Inconel® 725. A resistência resultante do suporte de estojo de aço carbonado14 é de aproximadamente 55 a 110 ksi, dependendo da aplicação.
As protuberâncias podem possuir resistência resultante mínima de 120 ksi e uma dureza varia entre cerca de menos do que 20 Rockwell C ("HRC") a cerca de mais do que 37 HRC. Maior dureza dos protuberâncias 26 na superfície voltada para baixo 28 garante mordida na superfície voltada para cima 24.
Além disso, força para baixo vinda da ferramenta móvel 50, como mostrado na Figura 5, vai definir completamente a vedação anelar 30 ao guiar o anel energizador 31 entre as pernas da vedação anelar 30 ao forçar as pernas para fora e para engatamento de vedação com o orifício da cabeça de poço 12 e pescoço do suporte de conexão 10. A ferramenta móvel 50 pode então ser destravada e remetida à superfície.
Em uma realização adicional ilustrada na Figura 6, um perfil de protuberância 60 é formado em uma superfície de vedação voltada para cima 24 do suporte de estojo 14. Um material de enchimento macio 62 pode ser formado em uma superfície de vedação voltada para baixo 28 do suporte de conexão 10. O perfil de protuberância 60 deforma o enchimento macio 62 quando as superfícies de vedação 24, 28 se engatam hermeticamente para formar uma vedação de face entre o suporte de conexão 10 e o suporte de estojo 14. Vedações reservas 44 podem ser utilizadas opcionalmente. Se as vedações reservas 44 são utilizadas, então os protuberâncias 60 são localizados para dentro e para fora das vedações reservas 44. Se nenhuma vedação reserva é utilizada, o perfil de protuberância 60 se estende por sobre superfície como na Figura 7.
Em uma realização adicional ilustrada na Figura 7, um perfil de protuberância compreende uma pluralidade de dentes 72. Os dentes 72 podem ser enrijecidos para realçar a mordida dos dentes na superfície voltada para cima 70 do suporte de estojo 14 durante o estabelecimento da vedação de face entre o suporte de conexão 10 e o suporte de estojo 14. Na Figura 7, aas vedações reservas 42 não são empregadas. O protuberância 72 se estende substancialmente por sobre toda a largura do ressalto no suporte de conexão 10. Como mostrado na Figura 11, uma camada de metal enrijecido 150 também pode ser formado em uma das superfícies de vedação com o perfil de protuberância 152 formado no metal rígido. A superfície de vedação 154 oposta aos protuberâncias enrijecidos 152 também pode ser um enchimento macio 156 que é deformada pelo perfil de protuberância 152.
Em uma realização adicional ilustrada na Figura 8, um perfil de protuberância compreende uma superfície de vedação voltada para baixo em forma de onda 82 no suporte de conexão 10. O aspecto de onda pode ser revestido com um metal maleável como prata ou alumínio para efetuar uma vedação justa a gás quando a superfície de vedação voltada para baixo 82 hermeticamente se engata à superfície de vedação voltada para cima 80 do suporte de estojo 14 para com isso criar uma vedação de face. A configuração é geralmente senoidal. Em uma realização adicional ilustrada na Figura 9, superfície de vedação externa voltada para cima 90 no suporte de estojo 14 se engata hermeticamente à superfície de vedação voltada para baixo 92 do suporte de conexão 10. De forma adicional, uma superfície de vedação interna cônica 96 formada no suporte de conexão 10 se engata hermeticamente a uma superfície de vedação interna cônica oposta 94 no suporte de estojo 14. Estas superfícies cônicas juntas formam uma vedação de face entre o suporte de conexão 10 e o suporte de estojo 14. A superfície de vedação 92 está em uma interseção entre a superfície 92 e o pescoço cilíndrico 93 do suporte de conexão 10. A superfície de vedação 92 está em uma interseção entre a superfície 90 e o orifício cilíndrico do suporte de estojo 14. O ângulo pode variar e neste exemplo ele é de cerca de 30 a 45 graus relativos à vertical.
Em uma realização adicional ilustrada na Figura 10, uma vedação de face como descrito acima também pode ser criada entre um suporte de confinamento 100 e um suporte inferior 102, como um suporte de estojo. O suporte de confinamento 100 é tipicamente instalado no topo da pilha de suportes encontrados na cabeça de poço 12 e funciona para resistir a movimentos e forças para cima devido à pressão vinda de baixo da pilha de suportes assim como crescimento térmico dos cabos de estojo. Os suportes de confinamento tipicamente não vedam ao suporte de estojo 102 abaixo deles e não sustentam um cabo de estojo. Uma vedação anelar 106 veda o anel entre o suporte de estojo 102 e a cabeça de poço 12 e não interage com o suporte de confinamento 100 acima. Uma vedação de face, nesta realização, é estabelecida por uma superfície de vedação voltada para cima 144 no suporte de estojo 102 que se'engata hermeticamente a uma superfície de vedação voltada para baixo 142 no suporte de confinamento 100. Um perfil de protuberância 140 como os descritos acima pode ser incorporados à vedação de face. Em adição, a vedação de face reserva 44 (Figura 2) como a descrita acima também pode ser utilizada.
Quando o suporte de confinamento 100 é colocado, ele é mantido no lugar por uma montagem de travamento convencional 108 que compreende uma porca 110, um anel de catraca 112, e um membro ativador 114 possuindo uma superfície afunilada 122. O membro ativador 114 força um anel de travamento ou anel-C 116 impelido para dentro de um perfil 118 formado no orifício do invólucro de cabeça de poço 12. O anel de travamento 116 é sustentado de baixo por um ressalto voltado para cima 120 formado no suporte de confinamento 100.
Durante a operação em curso para o suporte de confinamento 100, o suporte de confinamento 100, a montagem de travamento 108, e o anel de travamento não-expandido116, são montados na ferramenta móvel (não mostrada) na superfície e são baixados no poço até que a superfície de vedação voltada para baixo 142 entre em contato com a superfície de vedação voltada para cima 144. No início, o membro ativador 114 está na posição de cima e pode ser mantido no lugar por, for exemplo, pinos de cisalhamento.
O suporte de confinamento 100 ferramenta móvel então aplica uma carga axial no topo do membro ativador 114, cisalhando os pinos e forçando-o para baixo. O anel de catraca 112 previne que o membro ativador 14 mova-se de volta para cima. A força, por sua vez, faz com que o anel de travamento 116, sustentado pelo ressalto 120, se expanda radialmente para fora à medida que desliza ao longo da superfície afunilada 124 do membro ativador 114. O anel de travamento 116 se expande até entrar em contato com o perfil 118 no orifício do invólucro de cabeça de poço 12.
Força adicional para baixo no membro ativador 114 gera pré- carregamento à medida que o anel de travamento 116 é comprimido entre o perfil 118 e o ressalto voltado para cima 120 do suporte de confinamento 100. Esta força compressora é transmitida para baixo através do corpo do suporte de confinamento 100 no suporte 102 abaixo, logo pré-carregando a interface de vedação de face formada pelas superfícies de vedação opostas 144, 142.
Ao estabelecer uma vedação de face entre as superfícies de vedação opostas 144, 142, integridade de pressão é transferida para cima até perto do topo da cabeça de poço 12, permitindo que uma bucha de isolamento (não mostrado) ou uma árvore de natal (não mostrado) para se fixar diretamente ao suporte de confinamento 100 em vez de ter que projetar-se ainda mais para o fundo da cabeça de poço orifício para alcançar o suporte de estojo 102 localizado abaixo. A bucha de isolamento vai então criar uma vedação radial para o orifício do suporte dè confinamento 100 em uma posição axial que é aproximadamente no ponto médio do membro ativador 114. Em um suporte de confinamento que não veda, a porção do corpo do suporte de confinamento que se projeta no orifício do suporte abaixo não estaria presente e logo a bucha de isolamento teria que formar uma vedação radial para o orifício do suporte abaixo do suporte de confinamento diretamente adjacente à vedação anelar 106. Note que esta posição de vedação é muito menor na montagem de cabeça de poço do que na posição de vedação fornecida por um suporte de confinamento com uma vedação de face.
Em aplicações de suporte de confinamento, uma bucha de isolamento mais curta possui diversas vantagens uma vez que menos alinhamento é exigido para instalar a árvore de natal, com isso reduzindo o custo de ambas as árvores de natal e quaisquer funis-guia de alinhamento necessários para a instalação. Em todas as aplicações da invenção, a vantagem principal de utilizar este tipo de vedação de face realçada de protuberância sobre vedações radiais tradicionais é a mordida positiva ou interferência possível com uma vedação de face. Isto não apenas forma uma melhor vedação justa a gás, mas também é mais resistente a raspagens e detritos que são ubíquos em ambientes de perfuração. E também, já que a vedação de face cria uma vedação que tão externa quando possível com uma vedação radial, que é tipicamente formada no diâmetro interno do suporte, a vedação de face é mais resistente a altas pressões nos anéis uma vez que a pressão abaixo do suporte de estojo 14 age para comprimir ainda mais a interface de vedação de face, formando vedação ainda mais apertada via energização de pressão. Além disso, uma vedação de face não restringe o "diâmetro de deslocamento" do suporte de estojo 14 abaixo dela, permitindo que maiores diâmetros de brocas de perfuração sejam utilizados para subsequentes operações de perfuração.
Enquanto a invenção foi mostrada em formas selecionadas, deve ficar aparente para aqueles versados na técnica que não é tão limitada, mas é suscetível a várias alterações sem se desviar do escopo da invenção. Por exemplo, os lacres com pernas internas e externas que separadas por um anel energizador podem ser substituídas por outros tipos de lacre.

Claims (12)

1. MONTAGEM DE CABEÇA DE POÇO COM UM EIXO, caracterizada pelo fato de que: um membro de cabeça de poço externo (12) possuindo um orifício; um primeiro membro de cabeça de poço interno (14) localizado no orifício com uma superfície de vedação de face para cima (24) e possuindo uma borda (24) em uma extremidade superior; um segundo membro de cabeça de poço interno (10) localizado no orifício e possuindo um ressalto voltado para baixo (28) que pousa na borda e possui uma superfície de vedação voltado para baixo (28); e um perfil de protuberância (26) formado em uma das superfícies de vedação (24, 28) que é embutida na outra superfície de vedação quando o segundo membro de cabeça de poço interno (12) é colocado no lugar.
2. MONTAGEM, de acordo com a reivindicação 1, em que o perfil de protuberância (26) é formado em uma superfície de vedação voltada para baixo (28) no segundo membro de cabeça de poço interno (10).
3. MONTAGEM, de acordo com a reivindicação 1, em que o perfil de protuberância (26) é formado na superfície de vedação voltada para cima (24) no primeiro membro de cabeça de poço interno (14).
4. MONTAGEM, de acordo com a reivindicação 1, em que o perfil de protuberância (26) é formado em uma camada de metal sólido (150) formado em uma das superfícies de vedação (24, 28).
5. MONTAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada adicionalmente por um enchimento macio (62) formado em uma das superfícies de vedação voltadas para cima ou para baixo (24, 28) que é deformada pelo perfil de protuberância (26) quando colocada.
6. MONTAGEM, de acordo com a reivindicação 1, em que o perfil de protuberância (26) possui um formato tipicamente senoidal.
7. MONTAGEM, de acordo com a reivindicação 1, em que a borda (24) inclina-se para baixo em uma direção radialmente para dentro e possui uma superfície de vedação interna cônica (94) a um ângulo mais íngreme do que a borda (24); e o ressalto (28) inclina-se para baixo em uma direção radialmente para dentro e possui uma superfície de vedação interna cônica (96) a um ângulo mais íngreme do que borda (24); e a vedação interna cônica (96) do ressalto (28) se une com uma superfície de vedação interna (94) na borda (24).
8. MONTAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada adicionalmente por uma vedação de face reserva (44) localizada dentro de uma cavidade (42) formada em uma superfície de vedação voltada para baixo (28) do segundo membro de cabeça de poço interno (10).
9. MONTAGEM, de acordo com a reivindicação 8, em que a vedação reserva (44) é uma das seguintes: a. um anel metálico; ou b. uma vedação elastomérica; em que, a vedação reserva (44) está localizada em uma região central entre as beiras interna e externa duma superfície de vedação voltada para baixo (28); e os protuberâncias (26) estão localizados em uma superfície de vedação voltada para baixo (28) para dentro e para fora da vedação reserva (44); e uma superfície de vedação (24, 28) é formada por ombros afunilados correspondentes cada ressalto afunilado localizado adjacente às superfícies de vedação voltadas para cima e para baixo (24, 28).
10. MONTAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada adicionalmente por um lacre de vedação (16) localizado entre uma parede externa do primeiro membro de cabeça de poço interno (14) e o orifício do membro de cabeça de poço externo (12).
11. MONTAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada adicionalmente por um segundo lacre de vedação (30) localizada entre uma parede externa do segundo membro de cabeça de poço interno (10) e o orifício do membro de cabeça de poço externo (12).
12. MÉTODO PARA VEDAÇÃO ENTRE MEMBROS DE CABEÇA DE POÇO, caracterizada por: instalar um membro de cabeça de poço externo (12) possuindo um orifício; instalar um primeiro membro de cabeça de poço interno (14) localizado no orifício com uma superfície de vedação de face para cima (24) e possuindo uma borda (24) em uma superior extremidade; correr e pousar um segundo membro de cabeça de poço interno (10) no orifício, o segundo membro de cabeça de poço interno (10) possuindo um ressalto voltado para baixo para pouso na borda (24), e uma superfície de vedação voltada para baixo (28); formar um perfil de protuberância (26) em uma das superfícies de vedação (24, 28) que é embutida na outra superfície de vedação quando o segundo membro de cabeça de poço interno (10) é colocado no lugar; e exercer uma força no segundo membro de cabeça de poço interno pousado (10) para com isso posicionar as superfícies de vedação (24, 28) uma contra a outra.
BRPI1102722-3A 2010-06-29 2011-06-14 montagem de cabeÇa de poÇo com um eixo e mÉtodo para vedaÇço entre membros de cabeÇa de poÇo BRPI1102722A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/826,443 US8950752B2 (en) 2010-06-29 2010-06-29 Wicker-type face seal and wellhead system incorporating same

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1102722A2 true BRPI1102722A2 (pt) 2012-11-20

Family

ID=44485211

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1102722-3A BRPI1102722A2 (pt) 2010-06-29 2011-06-14 montagem de cabeÇa de poÇo com um eixo e mÉtodo para vedaÇço entre membros de cabeÇa de poÇo

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8950752B2 (pt)
AU (1) AU2011202992A1 (pt)
BR (1) BRPI1102722A2 (pt)
GB (1) GB2481696A (pt)
MY (1) MY152410A (pt)
NO (1) NO20110926A1 (pt)
SG (1) SG177110A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8167312B2 (en) 2008-07-10 2012-05-01 Vetco Gray Inc. Metal seal adjustable casing sub
US9103182B2 (en) 2011-12-28 2015-08-11 Vetco Gray Inc. Metal-to-metal sealing arrangement for control line and method of using same
US9376881B2 (en) 2012-03-23 2016-06-28 Vetco Gray Inc. High-capacity single-trip lockdown bushing and a method to operate the same
WO2014003745A1 (en) * 2012-06-28 2014-01-03 Fmc Technologies Inc. Mudline suspension metal-to-metal sealing system
US9169711B2 (en) 2012-11-15 2015-10-27 Vetco Gray Inc. Slotted metal seal
US20140238699A1 (en) * 2013-02-22 2014-08-28 Vetco Gray Inc. Wellhead annulus seal having a wickered surface
US20160076328A1 (en) * 2013-09-19 2016-03-17 Vetco Gray Inc. Seal With Soft Material Inlay
US9683421B2 (en) 2013-10-31 2017-06-20 Vetco Gray Inc. Wellbore sealing assembly with grooves for enhanced sealing and lockdown capacity
US9732582B2 (en) 2014-09-26 2017-08-15 Vetco Gray Inc. Wellbore sealing with hybrid wicker system
US9797214B2 (en) 2014-11-24 2017-10-24 Vetco Gray Inc. Casing hanger shoulder ring for lock ring support
US20190078415A1 (en) * 2017-09-12 2019-03-14 Baker Hughes, A Ge Company, Llc Single-cone bidirectional slip system
US11598418B2 (en) * 2020-04-14 2023-03-07 Patriot Research Center, LLC Metal to metal vee seal

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3127198A (en) * 1964-03-31 figure
US1834581A (en) * 1926-08-30 1931-12-01 Safety Mining Co Seal construction
US1906826A (en) * 1930-07-12 1933-05-02 United Superior Union Company Pipe coupling
US2269486A (en) * 1941-07-15 1942-01-13 Paul A Santoro Self-sealing gasket
US3287034A (en) * 1962-05-03 1966-11-22 Parker Hannifin Corp Coupling for tubes
US3747963A (en) * 1972-05-17 1973-07-24 Cajon Co High vacuum flange assembly with o-ring gasket
US4615544A (en) * 1982-02-16 1986-10-07 Smith International, Inc. Subsea wellhead system
US5025864A (en) * 1990-03-27 1991-06-25 Vetco Gray Inc. Casing hanger wear bushing
US5080173A (en) * 1991-01-30 1992-01-14 Abb Vetco Gray Inc. Tieback wellhead system with sidetrack facilities
US5465794A (en) * 1994-08-23 1995-11-14 Abb Vetco Gray Inc. Hydraulic seal between tubing hanger and wellhead
US6510895B1 (en) 2000-11-06 2003-01-28 Fmc Technologies Energized sealing cartridge for annulus sealing between tubular well components
US6668919B2 (en) * 2001-03-01 2003-12-30 Abb Vetco Gray Inc. Casing hanger system with capture feature
US20070013146A1 (en) * 2005-07-14 2007-01-18 Gariepy James A Sealing ring and method
US8245776B2 (en) * 2009-10-20 2012-08-21 Vetco Gray Inc. Wellhead system having wicker sealing surface
US20110308793A1 (en) * 2010-06-17 2011-12-22 Vetco Gray Inc. High integrity hanger and seal for casing
US8499838B2 (en) * 2010-07-09 2013-08-06 Bp Corporation North America Inc. Subsea locking connector
US8511387B2 (en) * 2010-07-09 2013-08-20 Bp Corporation North America Inc. Made-up flange locking cap

Also Published As

Publication number Publication date
US8950752B2 (en) 2015-02-10
US20110316236A1 (en) 2011-12-29
NO20110926A1 (no) 2011-12-30
AU2011202992A1 (en) 2012-01-19
GB201110866D0 (en) 2011-08-10
MY152410A (en) 2014-09-30
SG177110A1 (en) 2012-01-30
GB2481696A (en) 2012-01-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1102722A2 (pt) montagem de cabeÇa de poÇo com um eixo e mÉtodo para vedaÇço entre membros de cabeÇa de poÇo
EP2357314B1 (en) Bi-metallic annular seal and wellhead system incorporating same
US9045961B2 (en) Blowout preventer seal and method of using same
US6969070B2 (en) Split carrier annulus seal assembly for wellhead systems
US20140131054A1 (en) Slotted metal seal
US20100327532A1 (en) Metal-to-metal annulus seal arrangement
GB2492478A (en) Setting a double seal assembly
US8746352B2 (en) Pressure energized interference fit seal
US20190309594A1 (en) Wellhead seal energized by fluid pressure
NO20190469A1 (en) Wellhead seal with pressure energizing from below
US20110095485A1 (en) Metal-to-metal seal with retention device
US10947804B2 (en) Metal-to-metal annulus wellhead style seal with pressure energized from above and below
BR112021014937A2 (pt) Sistema de ferramenta de furo de poço, método para estabelecer uma vedação entre o primeiro e o segundo membros em um furo de poço, e, elemento de energização
US7770899B1 (en) Pressure actuated seal carrier
US9115560B2 (en) Annulus seal utilizing energized discrete soft interfacial sealing elements
CN105756609A (zh) 封隔器
WO2021077083A1 (en) Sealing assembly
NO20161294A1 (en) Annulus seal utilizing energized discrete soft interfacial sealing elements

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.