BRPI1102487A2 - sistema para monitorar a utilização de dispositivos de proteção individual por parte dos trabalhadores em um ambiente de trabalho - Google Patents

sistema para monitorar a utilização de dispositivos de proteção individual por parte dos trabalhadores em um ambiente de trabalho Download PDF

Info

Publication number
BRPI1102487A2
BRPI1102487A2 BRPI1102487-9A BRPI1102487A BRPI1102487A2 BR PI1102487 A2 BRPI1102487 A2 BR PI1102487A2 BR PI1102487 A BRPI1102487 A BR PI1102487A BR PI1102487 A2 BRPI1102487 A2 BR PI1102487A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
worker
information
master
modules
dependent
Prior art date
Application number
BRPI1102487-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Enrico Boccola
Original Assignee
Selex Sistemi Integrati Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Selex Sistemi Integrati Spa filed Critical Selex Sistemi Integrati Spa
Publication of BRPI1102487A2 publication Critical patent/BRPI1102487A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08BSIGNALLING OR CALLING SYSTEMS; ORDER TELEGRAPHS; ALARM SYSTEMS
    • G08B21/00Alarms responsive to a single specified undesired or abnormal condition and not otherwise provided for
    • G08B21/18Status alarms
    • G08B21/24Reminder alarms, e.g. anti-loss alarms

Landscapes

  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Alarm Systems (AREA)
  • Maintenance And Inspection Apparatuses For Elevators (AREA)

Abstract

SISTEMA PARA MONITORAR A UTILIZAçãO DE DISPOSITIVOS DE PROTEçãO INDIVIDUAL POR PARTE DOS TRABALHADORES EMUM AMBIENTE DE TRABALHO. O referido sistema compreende um conjunto de primeiros módulos eletrónicos dependentes, cada um dos quais sendo acoplado a um dispositivo de proteção individual correspondente e que deve ser utilizado no referido lugar de trabalho o qual é configurado para memorizar as informações que identificação o referido dispositivo de proteção individual. Além disso, o referido sistema compreende um conjunto de módulos eletrónicos mestres, cada um dos quais estando ligado a um correspondente trabalhador que trabalha dentro do referido lugar de trabalho e é configurado para: memorizar as informações que identificam o referido correspondente trabalhador; e formar com os correspondentes primeiros módulos eletrónicos dependentes os quais são acoplados aos dispositivos de proteção individual com o qual o referido trabalhador está equipado a uma referida rede de englobamento de corpo (BAN - Body Area Network); através da qual os referidos primeiros módulos eletrónicos correspondentes se comunicam exclusivamente com o referido módulo eletrónico mestre; adquirir dos módulos eletrónicos dependentes correspondentes, por meio da rede de englobamento de corpo (BAN - Body Area Network) comunica as informações que estão memorizadas nos referidos primeiros módulos eletrónicos dependentes; e memoriza as informações adquiridas dos dados correspondentes aos primeiros móduIos eletrónicos dependentes. Além disso, o referido sistema contém também um conjunto de dispositivos de monitoramento, cada um dos quais é disposto em uma posição de correspondência no ambiente de trabalho e é configurado para adquirir dos módulos eletrónicos mestres presentes em uma correspondente posição no ambiente de trabalho e é configurado para adquirir dos módulos eletrónicos mestres presentes em uma zona de aquisição correspondente, as informações memorizadas nos referidos módulos eletrónicos mestres. Enfim, o referido sistema contém também uma unidade central de controle e monitoramento acoplada aos dispositivos de monitoramento e configurada para adquirir dos dispositivos de monitoramento as informações que os referidos dispositivos de monitoramento adquirem dos módulos eletrónicos mestres.

Description

Sistema para monitorar a utilização de dispositivos de proteção individual por parte dos trabalhadores em um ambiente de trabalho.
ÁREA TÉCNICA DA PRESENTE INVENÇÃO
A presente invenção é relativa a um sistema para monitorar a utilização de dispositivos de proteção individual (DPI) por parte dos trabalhadores em um ambiente de trabalho. Em particular, a presente invenção pode ser vantajosa, para que se evitem acidentes de trabalho e para dar apoio ao treinamento dos trabalhadores com relação à segurança do trabalho.
ESTADO DA ARTE
Como é notório, existe um problema muito grande com acidentes de trabalho que aflige o mercado. A dimensão de tal problema é, portanto, muito importante. De fato, por exemplo, das estatísticas dos acidentes de trabalho que emergem todo os dias na Itália, aparecem cerca de três mortos devido aos acidentes de trabalho, as assim chamadas mortes brancas. Além disso, além dos casos aonde venham a ocorrer à morte, cada dia se registram enumeráveis casos de acidentes mais ou menos graves. Além dos aspectos humanos do problema, se deve tomar em conta que também existe o custo social de tal problemática.
A seguir, se expõem uma breve análise das estatísticas sobre os acidentes de trabalho, com o intuito de evidenciar as maiores causas de acidentes de trabalho na Itália.
Fazendo-se referência ao número de acidentes de trabalho relatados pelas empresas por setor de atividades econômicas, surge como o setor com a maior incidência de acidentes de trabalho é o da manufatura (o qual ocupa, de qualquer forma, o maior número de trabalhadores), com mais de 40% dos casos observados. O setor da construção civil se encontra no segundo iugar com cerca de 20%, que, quando se observa sobre o prisma do número de mortes, sobe para 26%. As causas e as modalidades das ocorrências dos acidentes de trabalho relatados mostram que o número mais alto de ocorrências se deve à colisão de objetos, o que representa em torno de 23% do total, enquanto a queda de lugares elevados representa cerca de 8% do total. Caso se observe sobre a ótica somente dos casos onde ocorram mortes, os acidentados na direção se encontram no primeiro lugar, com cerca de 46%, enquanto as quedas de altura se encontram no segundo lugar, com 16%.
A análise destes dados, fornecido por meio de estatísticas sobre os acidentes de trabalho na Itália faz emergir com clareza o alto grau de risco que é peculiar ao setor da construção civil. De fato, tal setor apesar de ocupar somente 8% da força de trabalho causa 20% dos acidentes de trabalho relatados, e 26% quando se fala das mortes por acidentes de trabalho. De toda forma, o problema dos acidentes de trabalho acaba por afligir de uma forma geral todos os setores das atividades econômicas.
Com base no que foi dito até agora, é facilmente compreensível se entender como nos últimos anos, perceba-se mais a exigência de garantir a segurança dos trabalhadores nos seus locais de trabalho.
De uma forma em particular, no passado, se procurou uma solução para o problema dos acidentes de trabalho somente com relação ao plano regulatório. Por exemplo, na Itália, o problema da segurança no mundo do trabalho foi enfrentado em nível normativo através de um complexo sistema de normas jurídicas e relativas aos aplicativos, a partir da lei n° 626 de 1994, até o texto único da matéria sobre a saúde e a segurança nos ambientes de trabalho contidos no decreto iei n° 81 de 2008. De uma forma em particular, a referida última normativa procura, além do que, estimular o usufruto de novas tecnologias emergentes no campo da assim chamada "Tecnologia de comunicação de informação" ("Information Communication Technoiogf (ICT)), com a intenção de procurar melhorar as condições de trabalho e para que se encontre uma solução à problemática da segurança do trabalho.
Naturalmente as tentativas de usufruir as modernas tecnologias, em particular a ICT, para a segurança do trabalho, além do que na Itália, também em muitos outros países. Portanto, nos últimos anos, foram levados a cabo, em todo o mundo, muitos projetos que orientam o desenvolvimento de sistemas automáticos e inteligentes orientados a garantir a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho.
De uma forma em particular, nos últimos anos foram desenvolvidos projetos orientados ao desenvolvimento da segurança no ambiente de trabalho, um conceito radicalmente novo quando comparado com aquele da "segurança ativa", cuja aplicação tem como escopo o de reduzir de maneira drástica o número de acidentes de trabalho.
O termo "segurança ativa" já está normalmente em uso no setor automobilístico. Neste setor, por "segurança ativa" se entende aquele conjunto de dispositivos, sistemas ou aparatos que são orientados a impedir que se verifique um acidente, com uma função, e, portanto, sobretudo de forma preventiva, e; ou de forma a limitar as causas ou os danos que são causados pelos acidentes, como por exemplo, os sistemas anti-bloqueio dos freios ["Antilock Braking System" - ABS), os sistemas eletrônicos de estabilidade ("Elektronisches StabilitàtsProgramm" - ESP), os radares anticolisão e em um cenário futurista, os sistemas de guia automáticos.
No setor da segurança do trabalho, sem que se recorra a cenários futuristas, existem já hoje tecnologias ICT as quais podem ajudar a garantir a segurança no ambiente de trabalho, como por exemplo, a tecnologia de identificação por meio de rádio freqüência ("Radio Frequency Identification" - RFID). De uma forma particular, a tecnologia RFID permite indicar e identificar is meios, pessoas e coisas em um ambiente de um certo cenário operacional. Um exemplo de um sistema para garantir a segurança dos trabalhadores com base na tecnologia RFID é descrito no pedido de patente nos Estados Unidos da América US2004/0100384 A1.
De uma forma particular, a referida solicitação de patente descreve um método e um sistema que são baseados na tecnologia RFID e que estão em posição de garantir que os trabalhadores estejam adequadamente equipados com os equipamentos necessários para executar uma tarefa em específico ou uma atividade específica.
Em detalhe, de acordo com o que está escrito no pedido de patente US 2004/0100384 A, cada dispositivo de uma ferramenta necessária para que se execute uma atividade específica, é acoplado a uma tarja RFID correspondente, a quai contém as informações para que se identifique o referido dispositivo. Além disso, um leitor RFID é colocado no locai através do quai o trabalhador deve passar antes de executar a referida atividade específica. Quando o trabalhador passa por esse dado lugar, o leitor RFlD questiona a tarja RFID e confirma se o trabalhador possui todos os dispositivos e ferramentas que necessita. Se o trabalhador não está de posse de todos os dispositivos e ferramentas necessárias, o leitor RFID pode, por exemplo, gerar alarmes sonoros e/ou visíveis, ou mesmo mostrar em um terminal o(s) dispositivo(s) que faltam.
Além de tudo, de acordo com o US 2004/0100384, um leitor RFID poderia ser usado acoplado a uma porta automática para que se comande a sua abertura somente nos casos nos quais o trabalhador possua consigo todos os dispositivos e ferramentas que sejam necessárias. O referido lugar pode ser uma entrada de uma primeira área em específico, na qual o trabalhador deve executar a atividade específica. Por exemplo, o trabalhador pode ser um médico ou um enfermeiro e a primeira área pode ser a área cirúrgica. Ou ainda, o referido local pode ser á saída de uma segunda área específica da qual o trabalhador deve sair para poder executar a atividade específica. Por exemplo, o trabalhador pode ser um bombeiro e a segunda área especifica pode ser o vestiário, no quai o bombeiro se veste e se equipa, logo antes de sair para uma missão.
De uma outra parte, de acordo com a US 2004/0100384, a tarjeta RFID pode compreender informações adicionais, com, por exemplo, as informações relativas às operações de manutenção executadas nos respectivos dispositivos, dadas de validade dos dispositivos, etc. Além disso, as tarjetas RFID podem também compreender apontadores, ou conexão com informações adicionais sobre os respectivos dispositivos contidos em banco de dados ligado ao leitor RFID, ou mesmo a qualquer endereço de URL de um site web o qual contém, novamente, informações adicionais sobre os respectivos dispositivos.
Em fim, sempre de acordo com o US 2004/0100384, também alguns trabalhadores podem ser ligados tarjetas RFID correspondendo a eles, indivíduos, contendo informações para identificar o referido trabalhador. Além disso, um banco de dados acoplado ao leitor RFID poderia memorizar necessidades particulares, ou perfil dos equipamentos correspondentes aos diversos trabalhadores identificados.
O requerente notou, porém, que o sistema descrito no US2004/0100384 não é totalmente confiável, pois nào está realmente em grau de precisar se um trabalhador está de fato aparelhado com todos os dispostos para executar a atividade específica.
De fato, pode-se assumir, por exemplo, que:
■ o ferramental requerido para a atividade específica seja constituída de um dado conjunto U de dispositivos definíveis, de acordo com a teoria dos conjuntos, como um conjunto universo;
■ um primeiro trabalhador está equipado com os respectivos dispositivos pertencentes a um primeiro subconjunto A do dado conjunto U; e
■ um segundo trabalhador está equipado com os respectivos dispositivos pertencentes ao primeiro subconjunto A do dado conjunto U.
Dadas o que foi antecedentemente presumido, caso o primeiro e o segundo trabalhador ficassem em proximidade do mesmo leitor RFID, o referido leitor RFID revelaria a presença de todos os dispositivos de ferramental necessários para a atividade em específico e, portanto, deixaria passar sem nenhum problema ambos os trabalhadores, cada um do qual, não estaria na realidade equipada da forma adequada para que execute a tarefa específica. O problema supracitado se existe também no caso em qual
cada um dos trabalhadores é associados a uma respectiva tarjeta RFID de identificação.
De fato, pode-se assumir, por exemplo, que:
■ um terceiro trabalhador associado a uma respectiva tarjeta RFID de identificação esteja equipado com pares de todos os dispositivos e ferramentas que a atividade em
específico requer, enquanto
■ um quarto trabalhador associado a uma respectiva tarjeta RFID de identificação não esteja equipado com nenhum dos dispositivos e ferramentas que a atividade em especifico requer.
Dadas o que foi antecedentemente presumido, caso o terceiro e o quarto trabalhador ficasse em proximidade do mesmo leitor RFID, o referido leitor RFiD revelaria a presença de todos os dispositivos de ferramental necessários para a atividade em específico e, portanto, deixaria passar sem nenhum problema ambos os trabalhadores, quando na realidade o quarto trabalhador não estaria equipados da forma adequada para que execute a tarefa específica.
Portanto, com base no que acabou de ser descrito, o sistema de acordo com o US 2004/0100384 não é totalmente confiável.
OBJETO E RESUMO DA PRESENTE INVENÇÃO
O escopo da presente invenção é portanto aquele de prover um sistema de monitoramento com relação à utilização de dispositivos de proteção individual por parte dos trabalhadores em um ambiente de trabalho, de uma forma que seja completamente confiável.
O supracitado escopo é atingido por meio da .presente invenção enquanto esta trata de a um sistema de monitor a utilização de dispositivos de proteção individual por parte dos trabalhadores em um ambiente de trabalho, de acordo com aquilo que é definido nas reivindicações anexas.
De uma forma em particular, o sistema de acordo com a presente invenção é composto por:
um conjunto constituído de primeiros módulos eletrônicos dependentes, cada um dos quais acoplados um dispositivo correspondente para a proteção individual, para que se utilize no referido ambiente de trabalho e é configurado para memorizar informações que identifiquem o referido dispositivo de proteção individual; um conjunto constituído de primeiros módulos eletrônicos dependentes, cada um dos quais associado a um trabalhador que trabalha no referido ambiente de trabalho e é configurado por:
o memorizar informações que identifiquem o dito correspondente trabalhador, o formar com os referidos primeiros módulos eletrônicos dependentes, os quais são acoplados aos dispositivos de proteção individual com os quais o referido trabalhador é equipado, uma rede de englobamento de corpo (ΒΑΝ - Body Area Network) correspondente, através da qual os referidos primeiros módulos eletrônicos dependentes se comunicam exclusivamente com o referido módulo eletrônico mestre,
o adquirir dos correspondentes primeiros módulos eletrônicos dependentes, por meio da rede de englobamento de corpo (ΒΑΝ - Body Area Network) correspondente, as informações que foram memorizadas pelos referidos primeiros módulos eletrônicos dependentes, e o memorizar as informações adquiridas pelos referidos primeiros módulos eletrônicos dependente;memorizar as informações adquiridas pelos referidos primeiros módulos eletrônicos dependente;
um conjunto de dispositivos de monitoração, cada um dos quais é disposto de uma tal forma, com correspondência ao ambiente de trabalho e é configurado para adquirir dados dos módulos eletrônicos mestres que se encontram presentes em uma zona correspondente de aquisição das informações memorizadas pelos referidos módulos eletrônicos mestres; e
■ uma unidade central de controle e monitoramento acoplada aos dispositivos de monitoramento e que é configurada para adquirir dos dispositivos de monitoramento
as informações que os dispositivos de monitoramento adquirem dos módulos
eletrônicos mestres.
Convenientemente, cada conjunto de dispositivos de monitoração, pode ser configurado para adquirir dados periodicamente dos módulos eletrônicos mestres que se encontram presentes na zona correspondente de aquisição das informações para adquirir dos módulos eletrônicos mestres as informações memorizadas pelos referidos módulos eletrônicos mestres.
Além disso, e de acordo com uma primeira forma preferida de realização da presente invenção temos que:
■ para cada dado dispositivo de proteção individual, o sistema correspondente ao primeiro módulo eletrônico dependente se encontra acoplado a um correspondente
primeiro sensor, o qual é acoplado ao dispositivo de proteção individual e é configurado para fornecer ao referido primeiro módulo eletrônico dependente correspondente um sinal o qual indica se o referido dispositivo de proteção individual está sendo , de fato, utilizado pelo trabalhador; ■ para cada dispositivo de proteção individual, o correspondente primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para verificar, com base no sinal fornecido do primeiro sensor correspondente, se o referido dispositivo de proteção individual está sendo usado por um trabalhador; e
■ cada primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para se comunicar, através da rede de englobamento de corpo (ΒΑΝ - Body Area Network),com o módulo
eletrônico mestre que está acoplado ao trabalhador o qual está de posse do respectivo dispositivo de proteção individual,somente se o referido dispositivo de proteção individual está de fato sendo utilizado pelo referido trabalhador.
Além disso, de acordo com uma segunda forma preferida de realização da presente invenção temos que:
■ para cada dado dispositivo de proteção individual, o sistema correspondente ao primeiro módulo eletrônico dependente se encontra acoplado a um correspondente primeiro sensor, o qual é acoplado ao dispositivo de proteção individual e é configurado para fornecer ao referido primeiro módulo eletrônico dependente
correspondente um sinal o qual indica se o referido dispositivo de proteção individual
está sendo , de fato, utilizado pelo trabalhador; « para cada dispositivo de proteção individual, o correspondente primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para verificar, com base no sinal fornecido do primeiro sensor correspondente, se o referido dispositivo de proteção individual esíá sendo usado por um trabalhador;
• cada primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para informar, através da rede de englobamento de corpo (ΒΑΝ - Body Area Network), o módulo eletrônico mestre o qual está acoplado ao trabalhador o qual está de posse do respectivo dispositivo de proteção individual,somente se o referido dispositivo de proteção individual está de fato sendo utilizado pelo referido trabalhador; e
■ cada módulo eletrônico dependente é configurado para informar se o referido dispositivo de proteção individual não está de fato sendo utilizado pelo referido trabalhador, e gerar um alarme assim como também gerar e memorizar informações concernentes ao referido dispositivos de proteção individual não usado pelo referido trabalhador.
De uma forma preferível, qualquer primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para memorizar também as informações de manutenção/revisão relativas ao dispositivo de proteção individual e cada módulo eletrônico mestre é configurado para:
• adquirir de seus correspondentes primeiros módulos eletrônicos dependentes, através da rede de englobamento de corpo (BAN) correspondente, também as informações de manutenção/revisão;
• indicar uma primeira condição de risco para o correspondente trabalhador com base na informação sobre a manutenção/revisão adquiridas dos correspondentes primeiros módulos eletrônicos dependentes;
• se ocorre a referida primeira situação de perigo, gerar um alarme; e,
• se ocorre a referida primeira situação de perigo, gerar e memorizar as informações concernentes à primeira situação de perigo indicada. De uma forma preferível o sistema pode também conter:
• um conjunto de segundos sensores, cada um dos quais estando acoplado a um trabalhador correspondente e que se encontra configurado para levantar os parâmetros físicos que representam as condições de operações nas quais o referido trabalhador trabalha; e
• um conjunto de segundo módulos eletrônicos escravos cada um dos quais se encontra acoplado a um correspondente segundo sensor e está configurado para adquirir do segundo sensor correspondente os parâmetros físicos levantados do referido segundo sensor e para memorizar as informações concernentes aos parâmetros físicos adquiridos pelo referido segundo sensor.
Neste caso, cada módulo eletrônico mestre pode ser, além disso, configurado para:
• formar a correspondente rede de englobamento de corpo (ΒΑΝ), mesmo com os correspondentes segundos módulos eletrônicos escravos que estão acoplados à segundos sensores acoplados à seus correspondentes trabalhadores através da referida rede de englobamento de corpo (BAN)1 ditos segundos módulos eletrônicos escravos comunicando exclusivamente com o referido módulo eletrônico mestre;
• adquirir dos correspondentes segundos módulos eletrônicos dependentes, através da rede de englobamento de corpo (BAN)correspondente as informações memorizadas nos referidos segundos módulos eletrônicos escravos; e
• memorizar as informações adquiridas dos referidos segundos módulos eletrônicos dependente correspondentes.
Além disso, cada módulo eletrônico mestre pode ser convenientemente configurado para:
• indicar uma segunda situação de perigo para o trabalhador correspondente, com base nas informações adquiridas dos referidos segundos módulos eletrônicos escravos correspondentes;
• se uma referida segunda situação de perigo é descoberta, gerar um alarme; e,
• se uma referida segunda situação de perigo é descoberta, gerar e memorizar as informações concernentes à referida segunda situação de perigo indicada.
Convenientemente, cada segundo módulo eletrônico dependente compreende uma tarjeta RFID ativa correspondente.
Sempre por questões de conveniência, para cada módulo eletrônico mestre a rede de englobamento de corpo (BAN) correspondente é uma rede sem fio.
Além disso, o ambiente de trabalho pode compreender uma área específica de trabalho na qual somente trabalho autorizados sejam admitidos a estes ambientes de trabalho e que estes estejam equipados com os dispositivos de proteção individual que são necessários, por motivos de segurança, para acessar a referida área de trabalho. Neste caso, o conjunto de dispositivos de monitoramento contém um dispositivo de passagem, o qual quando em uso, é destinado, disposto em correspondência a um acesso a área de trabalho e é configurado para controlar, com base nas informações adquiridas dos módulos eletrônicos mestres presentes na área de aquisição correspondente,que através da referida passagem de acesso, permita que os trabalhadores que são autorizados a acessar a referida área específica de trabalho e que estão com o dispositivo de proteção individual necessários para acessar a referida área específica de trabalho.
De uma forma preferencial, o referido dispositivo de passagem é também configurado para:
• memorizar uma lista dos trabalhadores autorizados a acessar a área específica de trabalho; • memorizar uma iista dos dispositivos de proteção individual necessários para acessar a referida área específica de trabalho;
• controlar, com base nas informações adquiridas por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes na área de aquisição correspondente e das listas memorizadas no referido dispositivo de passagem, que através do referido acesso de passagem, que os trabalhadores que são autorizados a acessar uma referida área específica de trabalho e que estejam equipados com os dispositivos de proteção individual necessários para a referida área específica de trabalho;
• indicar, com base nas informações adquiridas por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes na área específica de aquisição correspondente e as listas memorizadas na referida área específica de passagem, uma primeira presença, em correspondência ao referido acesso, de um trabalhador o qual não autorizado a acessar a área especifica de trabalho;
• se é indicado a primeira presença, gerar um alarme;
• se é indicada a primeira presença, gerar as primeiras informações concernentes á referida primeira presença indicada;
• indicar, com base nas informações adquiridas por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes nas área específica de aquisição correspondentes, bem como nas listas memorizadas no respectivo dispositivo de passagem, uma segunda presença em correspondência ao referido acesso de um trabalhador autorizado a acessar a área específica de trabalho, quando este não estiver de posse dos dispositivos de proteção individual necessários para acessar a referida área específica de trabalho;
• se é indicada a segunda presença, gerar um alarme; e,
• se é indicada uma segunda presença, gerar as segundas informações concernentes à referida segunda presença indicada.
Além disso, a unidade central de controle e monitoramento é também configurada para adquirir do dispositivo de passagem as primeiras informações e as segundas informações geradas pelo referido dispositivo de passagem.
De uma forma conveniente, o referido dispositivo de passagem pode ser também configurado para:
• indicar, com base nas informações adquiridas por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes nas área específica de aquisição correspondentes, bem como das listas memorizadas nos respectivos dispositivos de passagem, uma terceira presença em correspondência ao referido acesso de um trabalhador autorizado a acessar a área específica de trabalho, o qual esta de posse dos dispositivos de proteção individual necessários para acessar a referida área específica de trabalho; e
• comandar a abertura automática do acesso se a terceira presença é indicada.
Além disso o ambiente de trabalho compreende uma área perigosa na qual possam trabalhar somente certos específicos trabalhadores e que estejam equipados com os específicos dispositivos de proteção individual. Neste caso o conjunto dos dispositivos de monitoramento compreendendo um dispositivo de monitoramento específico o qual é destinado, quando em uso, a ser disposto na referida área perigosa e é configurado para controlar, com base na informação adquirida por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes na área de aquisição correspondente, que na referida área perigosa estejam presentes os trabalhadores específicos equipados com os específicos dispositivos de proteção individual.
De uma forma preferencial, o referido dispositivo de monitoramento é também configurado para:
• memorizar uma lista dos trabalhadores específicos;
• memorizar uma lista dos dispositivos específicos de proteção individual;
• controlar, com base nas informações adquiridas dos módulos eletrônicos mestres presentes na área de aquisição correspondente e das listas memorizadas pelos referidos dispositivos de monitoramento específico, que na referida área de perigo estejam presentes os trabalhadores especificamente equipados com os dispositivo de proteção individual;
• indicar, com base nas informações adquiridas por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes na área de aquisição correspondentes e nas listas memorizadas por um dos referidos dispositivo de monitoramento específico, uma quarta presença na área de perigo, de um trabalhador que não é um dos trabalhadores específicos;
• se é indicada a quarta presença, gerar um alarme;
• se é indicada a quarta presença, gerar informações terceiras com relação à quarta presença indicada;
indicar, com base nas informações adquiridas por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes na área de aquisição correspondente e nas referidas listas memorizadas dos referidos dispositivos de monitoramento específico, uma quinta presença na área de perigo de um dos trabalhadores específicos o qual não se encontra equipado com os dispositivo de proteção individual específicos;
se é indicada a presença da quinta presença, gerar um alarme; e,
• se é indicada a presença da quinta presença, gerar informações com relação à referida quinta presença indicada.
Além disso a unidade central de controle e monitoramento é também configurada para adquirir a partir do dispositivos de monitoramento específico as informações terceiras e as informações quartas geradas pelo referido dispositivos de monitoramento.
De uma forma conveniente, a referida área de perigo pode ser uma área na qual se executa uma atividade específica de trabalho, os trabalhadores em especifico podem ser trabalhadores autorizados a executar a referida atividade específica de trabalho e os respectivos específicos dispositivos de proteção individual podem ser dispositivos de proteção necessários, por motivos de segurança, para que se faça a referida atividade específica de trabalho.
Sempre de uma forma conveniente, em uma referida área
de perigo pode ser uma área na qual existe um ferramenta! específico, com o qual os trabalhadores em específico podem ser trabalhadores autorizados a usar o referido ferramental e os respectivos específicos dispositivos de proteção individual podem ser dispositivos de proteção individual necessários, por motivos de segurança, para que se . faça o uso do referido ferramental específico.
Além disso, o sistema pode compreender um conjunto de dispositivos de alarme, cada um dos quais é configurado para:
• indicar um módulo eletrônico mestre presente em uma área de alarme correspondente;
· se é indicado a presença de um módulo eletrônico mestre na área de alarme correspondente, indicar uma terceira situação de perigo para o trabalhador acoplado ao referido módulo eletrônico mestre indicado; e,
• se é indicada a terceira condição de perigo, gerar um alarme.
De uma forma preferível, cada dispositivo de alarme é, além disso, configurado para questionar periodicamente eventuais módulos eletrônicos mestres, presentes na correspondente área de alarme para indicar um módulo eletrônico mestre presente na correspondente área de alarme.
De uma forma conveniente, cada dispositivo de alarme pode ser associado a um maquinário correspondente existente na área de trabalho e a referida terceira situação de perigo indicada pode ser um indicativo de uma potencial colisão entre o maquinário e o trabalhador associado ao módulo eletrônico mestre indicado, causada devido à uma excessiva vizinhança do referido trabalhador e o referido maquinário.
De uma forma preferencial cada dispositivo de alarme é também configurado para indicar se uma terceira situação de perigo é apresenta, gerar informações de alarme concernentes à referida terceira situação de perigo apresentada e a unidade central de controle e monitoramento está associada a um dispositivo de alarme por meio da referida primeira rede de comunicação, as informações de alarme geradas por meio deste dispositivo de alarme; a referida primeira rede de comunicação que faz parte do sistema e pode ser composta por uma rede sem fio, uma rede por cabos ou uma rede mista sem fio e por meio de cabos.
Convenientemente, cada dispositivo de alarme compreende um correspondente leitor RFfD.
Além disto, a unidade central de controle e monitoramento pode ser acoplada aos meios de monitoramento por meio de uma segunda rede de comunicação que pode ser uma rede sem fio, uma rede por cabos ou uma rede mista sem fio e por meio de cabos.
De uma forma preferencial a unidade central de controle e monitoramento é também configurada para:
• memorizar todas as informações adquiridas;
• gerar e manter atualizado, para cada trabalhador, um estado correspondente de segurança com base em todas as informações que foram adquiridas; e
• fornecer a um usuário, por meio de uma interface de usuário, os estados de segurança gerados.
De uma forma conveniente a unidade central de controle e monitoramento é também configurada para:
• verificar, para cada trabalhador, uma posição correspondente dentro da área de trabalho; e
· fornecer a um usuário, por meio de uma interface de usuário, também a posição determinada dos trabalhador.
De uma forma preferencial, a unidade central de controle e monitoramento pode também ser acoplada a cada módulo eletrônico mestre por meio de uma terceira rede de comunicação compreendida no conjunto do sistema e que pode ser uma rede sem fio, uma rede por cabos ou uma rede mista sem fio e por meio de cabos. De uma forma conveniente a unidade central de controle e monitoramento pode ser além disso configurada para adquirir informação periodicamente de cada módulo eletrônico mestre, por meio da terceira rede de comunicação, as informações que estão memorizadas no referido módulo eletrônico mestre.
De uma forma conveniente a unidade central de controle e monitoramento pode ser além disso configurada para fornecer periodicamente ao módulo eletrônico mestre, por meio da terceira rede de comunicação, as informações que estão memorizadas no referido módulo eletrônico mestre.
Por fim, cada módulo eletrônico mestre compreende de uma forma conveniente uma tarjeta RFID correspondente e ativa, cada primeiro módulo eletrônico dependente contém de uma forma conveniente uma tarjeta RFID correspondente e ativa, e cada dispositivo de monitoramento compreende de uma forma conveniente um leitor de tarjeta RFID correspondente. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para que se faça mais compreensível a apresentação da presente invenção, algumas formas preferidas de realização, fornecida com o único intuito de exemplos, para explicação, os quais, porém, não limitam de nenhuma forma a presente invenção, serão agora ilustrados fazendo-se referência aos desenhos que se encontram em anexo (sem escala), nos quais:
• As figuras 1A e 1B ilustram um cenário operacional de exemplo, no qual a presente invenção faz proveito; e
• A figura 2 ilustra de uma forma esquemática uma das formas de realização de exemplo da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FORMAS PREFERIDAS DE REALIZAÇÃO DA PRESENTE INVENÇÃO
A descrição que se segue é fornecida com o único intuito de permitir com que uma pessoa com conhecimento da arte possa executar e usar a referida presente invenção. Diversas modificações a esta forma de realização apresentada se tornam imediatamente evidentes ãs pessoas com fluência na área e os princípios genéricos aqui divulgados podem ser aplicados a outras formas de realização e aplicações sem que, porém, saia do âmbito do escopo da presente invenção.
Assim sendo, a presente invenção não deve ser tomada como limitada à tais formas de realização, as quais são descritas e mostradas neste presente trabalho, mas deve ser entendida em seu escopo mais amplo, de forma coerente com os princípios e as características aqui apresentados e definidos nas reivindicações que se encontram em anexo.
De acordo com a presente invenção é apresentado um sistema de monitorar a utilização de dispositivos de proteção individual (DPI) por parte dos trabalhadores em um ambiente de trabalho.
De uma forma em particular, a área de trabalho pode compreender uma ou mais áreas de trabalho e, para cada área de trabalho, existe um ou mais acessos às respectivas áreas de trabalho, por meio das quais podem apenas passar os respectivos trabalhadores, devidamente autorizados, para que tenham acesso àquela específica área de trabalho.
Além disso, para cada ambiente de trabalho os trabalhadores que são os autorizados para ter acesso á referida área somente o podem estando equipados com os dispositivos de proteção individual (DPI) que são necessários, por motivos de segurança, para trabalhar na referida área de trabalho.
Por exemplo, a área de trabalho pode ser um canteiro de construção civil, o qual representa uma única área de trabalho, na qual podem somente adentrar os operários devidamente autorizados, portando os equipamentos com os primeiros dispositivos de proteção individual, tais como o capacete de proteção, sapatos de segurança, botas, etc.
Além disso, na área de trabalho, certas atividades específicas de trabalho podem ser executadas somente por alguns específicos trabalhadores autorizados. Em particular, cada atividade especifica de trabalho pode ser executada pelos respectivos trabalhadores que são os autorizados somente estando equipados com os respectivos segundos dispositivos de proteção individual (DPI) os quais são necessários, por motivos de segurança, para executar trabalhos na referida área de trabalho.
Por exemplo, as atividades específica de trabalho podem compreender atividades como soldagem, a qual pode ser executada somente por operários autorizados, equipados com os dispositivos de proteção individual adequados, tais como óculos de proteção, máscara de proteção, veste de proteção, etc.
Portando, cada trabalhador tem normalmente designado
para si, um responsável pela segurança da área de trabalho, dos respectivos dispositivos de proteção individual que tomam como base a área de trabalho a qual o respectivo trabalhador terá o acesso, e com base nas atividades especificas de trabalho que o referido trabalhador deve executar.
Aqui se objetiva chamar a atenção para o fato que para
simplificar a descrição e para que não se perca a generalidade, na descrição da presente invenção, se fez, e se fará feito de vez em quando, referência explícita a um canteiro de construção civil como sendo o local de trabalho. De qualquer forma, o que se quer reforçar aqui, é o fato que a presente invenção pode ser usufruída por outros tipos de
área de trabalho, como, por exemplo, canteiros submarinos, ou abordo de embarcações, instalações industriais, compreendendo silos e/ou aquelas que são utilizadas com substancias potencialmente perigosas, etc., nos quais, a forma, a tipologia e a quantidade dos dispositivos de proteção individual (DPI) usados podem ser totalmente diferentes com relação àqueles DPCs que são usados em um canteiro de construção civil.
O sistema de acordo com a presente invenção,
compreende:
• um conjunto de módulos eletrônicos mestres (na continuação, por motivos de simplificar, chamados simplesmente módulos mestre) cada um associado a um correspondente trabalhador e contendo, isto é memorizado, as respectivas
informações com relação ao referido trabalhador correspondente; e
• um conjunto de primeiros módulos eletrônicos mestres (na continuação, por motivos de simplificar, chamados simplesmente primeiros módulos dependentes) cada um associado a um correspondente dispositivos de proteção (DPI), para usar na área de trabalho, e contendo, isto é memorizado, as respectivas informações com relação ao
referido DPI.
De uma forma em particular, as informações memorizadas em cada um dos módulos mestre e concernentes ao trabalhador correspondente, compreendem informações de identificação o referido trabalhador e que ainda podem conter informações relativas a dados de registro pessoais, data de contratação, papel e funções de trabalho do trabalhador correspondente, as áreas de trabalho as quais o referido trabalhador pode atuar, as atividades de trabalho que este pode executar, etc.
Da mesma forma, as informações memorizadas em cada primeiro módulo dependente e concernente ao DPI correspondente, compreendem informações de identificação que identificam os referidos DPI's correspondentes e, de uma forma preferencial, também as informações de manutenção/revisão relativas aos referidos DPI's correspondentes, datas das operações correspondentes de manutenção/ revisão executadas, ou que devem vir a ser executadas no DPI correspondente, data de validade, etc.
Além disto, cada módulos eletrônicos mestre é configurado para formar uma rede sem fio do tipo rede de englobamento de corpo (BAN) correspondente aos referidos primeiros módulos eletrônicos associado à DPI e equipando trabalhador correspondente, de tal modo que os assim chamados primeiros módulos eletrônicos dependentes se comuniquem somente com o referido módulo eletrônico mestre.
Em detalhes, por meio de cada ΒΑΝ, o módulo mestre, quando da formação da assim chamada BAN e, de uma forma preferencial, periodicamente consulta os correspondentes primeiros módulo dependentes, para adquirir destes as respectivas informações concernentes aos DPI's correspondentes, e de uma forma em particular as respectivas informações de identificação que identificam os DPI's correspondentes; os referido módulos mestre memorizando correspondentemente, e portanto as informações adquiridas dos primeiros módulos dependentes e, de uma forma preferencial, também a respectiva evolução, no tempo, de tais informações.
Desta forma, cada módulo eletrônico mestre, em uso, memoriza as informações que o permitem identificar seja o trabalhador correspondente ao qual o DPI com o que ele se encontra de fato equipado, o referido trabalhador correspondente.
Além disso, para cada dispositivo de proteção individual o
sistema correspondente ao primeiro módulo eletrônico dependente se encontra acoplado ao referido DPi e é configurado para fornecer ao referido primeiro módulo eletrônico dependente correspondente um sinal o qual indica se o referido dispositivo de proteção individual está sendo utilizado pelo trabalhador. Assim sendo, para cada dispositivo de proteção individual, o correspondente primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para verificar, com base no sinal fornecido pelo primeiro sensor correspondente, se o referido dispositivo de proteção individual está sendo realmente usado pelo trabalhador. Por exemplo, de uma forma conveniente, os primeiros sensores podem ser baseados nas notórias tecnologias de indicação fotoelétricas e/ou podem corresponder a sensores de pressão e/ou de luminosidade e/ou de capacidade e/ou magnéticos.
Assim sendo, em uma das formas preferidas de realização da resente invenção, cada primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para comunicar, através da rede de englobamento de corpo (ΒΑΝ - Body Area Network),com o módulo eletrônico mestre que está acoplado ao trabalhador correspondente o qual está de posse do dispositivo de proteção individual ao qual se encontra associado ao referido primeiro módulo dependente, o que acontece somente se o referido DPI está de fato sendo utilizado pelo referido trabalhador,
Em uma segunda forma preferida de realização da presente invenção, ao contrario, cada primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para informar, através da rede de englobamento de corpo (ΒΑΝ) o móduio eletrônico mestre que está acoplado ao trabalhador correspondente o qual está de posse do dispositivo de proteção individual ao qual se encontra associado ao referido primeiro módulo dependente, e que está de fato sendo utilizado pelo referido trabalhador.
Assim sendo, de acordo com uma segunda forma preferida de realização da presente invenção, cada módulo eletrônico mestre é configurado para, se o dispositivo de proteção individual com o qual se encontra associado, não está sendo utilizado pelo referido trabalhador,
• fazer soar um alarme, por exemplo, sonoro, e
• gerar e memorizar as informações concernentes à não conformidade do referido dispositivo de proteção individual, por não estar sendo utilizado pelo trabalhador correspondente.
Na seqüência, para simplificar a descrição, será feito uma referência explicita à primeira ou a segunda forma preferida de realização da presente invenção, somente nos casos nos quais venham a ser descritas as funcionalidades de hardware e de software relativas somente á primeira, ou à segunda forma preferida de realização, respectivamente, enquanto nos locais nos quais não se fazem referência explícita a nenhuma das duas formas preferidas de realização, permanece subentendido que as funcionalidades de hardware e de software descritas são relativas a ambas as formas preferidas de realização da presente invenção.
Por outro lado, de uma forma preferencial, em cada BAN o correspondente módulo mestre é configurado para:
• adquirir as informações de manutenção/revisão de seus correspondentes primeiros módulos eletrônicos dependentes,de seus respectivos DPI;
• indicar uma primeira condição de risco para o correspondente trabalhador com base na informação sobre a manutenção/revisão adquiridas dos correspondentes primeiros módulos eletrônicos dependentes;
•se ocorre a referida primeira situação de perigo, gerar um alarme; por exemplo, sonoro; e
· se ocorre a referida primeira situação de perigo, gerar e memorizar as informações concernentes ao perigo da primeira situação indicada.
Por exemplo, um módulo eletrônico mestre pode de uma forma conveniente indicar uma primeira situação de perigo para o referente trabalhador, se indica, com base nas informações de manutenção/revisão adquiridas dos primeiros módulos dependentes da BAN correspondentes, que um DPI com o qual um referido correspondente trabalhador está vencido e/ou necessita de uma nova manutenção/ revisão (por exemplo, se indica que um tanque de oxigênio está vazia e/ou que o filtro de uma máscara está saturado, etc.).
De uma forma preferível, o sistema de acordo com a presente invenção pode também conter:
• um conjunto de segundos sensores associados aos correspondentes trabalhadores, e configurados para indicar, isto é para medir os parâmetros físicos que representam as condições de operação nas quais os referidos trabalhadores estão encontrando; e
•um conjunto de segundo módulos eletrônicos dependentes (na seqüência, por motivos de simplificação, chamados simplesmente de segundos módulos dependentes) cada um dos quais se encontra acoplado a um correspondente segundo sensor e configurado para fornecer os parâmetros físicos relevantes correspondendo ao segundo sensor do módulo mestre associado ao trabalhador, também referido como segundo sensor correspondente.
De uma forma em particular, os segundos sensores podem conter sensores configurados para medir a temperatura corporal e/ou a pressão e/ou o batimento cardíaco do correspondente trabalhador e/ou para indicar se o trabalhador correspondente está respirando e/ou medir a temperatura e/ou a pressão externa em volta dos respectivos trabalhadores e/ou para indicar a presença de gases tóxicos na área dos respectivos trabalhadores, etc.
De forma detalhada, cada módulos eletrônicos mestre,é configurado para formar a BAN correspondente também com os referidos segundos módulos eletrônicos dependentes e que são associados ao trabalhador correspondente, de tai modo que os assim chamados segundos módulos eletrônicos dependentes se comuniquem somente com o referido módulo eletrônico mestre.
Além disso, por meio de cada BAN o módulo mestre correspondente, quando se forma a referida BAN e, de uma forma preferencial, consulta de forma periódica também os segundos módulos dependentes associados aos segundos sensores associados aos respectivos trabalhadores para adquirir dos dados dos referentes segundos módulos dependentes, os parâmetros físicos indicados dos referidos segundos sensores; dito correspondente ao módulo mestre memorizando, e portanto, os parâmetros físicos adquiridos dos referidos segundos módulos dependentes, e de uma forma preferencial, também a respectiva evolução, no tempo, dos referidos parâmetros físicos.
Desta forma, cada módulo eletrônico mestre em uso, "conhece" as condições de operação nas quais o respectivo trabalhador se encontra exercendo suas funções.
De uma forma conveniente, em cada ΒΑΝ, o módulo
eletrônico mestre correspondente pode ser configurado para:
• indicar uma segunda situação de perigo para o trabalhador correspondente, com base nas informações adquiridas dos parâmetros físicos pelos segundos módulos eletrônicos dependentes associados aos segundos sensores associados ao
trabalhador correspondente;
• se ocorre a referida segunda situação de perigo, gerar um alarme; por exemplo, sonoro; e,
• se uma referida segunda situação de perigo é descoberta, gerar e memorizar as segundas informações de perigo com relação à referida segunda situação de perigo
indicada.
Por exemplo, um módulo eletrônico mestre pode de uma forma conveniente indicar uma segunda situação de perigo para o trabalhador correspondente a qual é indicada, com base nos parâmetros físicos adquiridos dos segundos módulos dependentes da BAN correspondente e que está associada aos segundos sensores que estão associados ao trabalhador correspondente, e que o trabalhador correspondente não respira e/ou tem uma temperatura corporal muito elevada/baixa e/ou não apresenta batimento cardíaco, etc.
De uma forma preferencial, os módulos eletrônicos mestres e-os primeiros e os segundos módulos eletrônicos escravos são tarjetas RFID ativas, dotadas dos respectivos meios de alimentação. A escolha de usar a tecnologia de tarjeta RFID ativas, ao invés de tarjeta RFID passivas depende do fato que estas últimas apresentam (com a tecnologia atua!) enorme limitações com relação ã distância e o ângulo de inferência. De uma forma conveniente, as tarjetas RFID ativas, tanto mestre como dependentes podem conter de forma respectiva módulos de hardware/software configurados e/ou programados de tal modo que tais referidos tarjetas RFID ativas tenham a capacidade de implementar a funcionalidade precedentemente descrita, e também, na seqüência para os módulos eletrônicos mestres e os primeiros e os segundos módulos eletrônicos dependentes, de forma respectiva. De uma forma conveniente, cada módulo mestre pode ser associado a instrumentos do trabalhador correspondente, por exemplo, uma veste pessoal de trabalho para que se efetue o trabalho do trabalhador correspondente, ou de uma cinta de trabalho que corresponde ao referido trabalhador, ou a um instrumento e/ou ferramenta, ou ainda um DPI com o qual o referido trabalhador esteja equipado, por exemplo um capacete proteção do referido trabalhador correspondente, ou então, uma cédula de identificação ou crachá também correspondente ao trabalhador em questão, etc,
Além disto, o sistema de acordo com a presente invenção é ainda composto por:
• um conjunto de dispositivos de monitoração, cada um dos quais é disposto na área de trabalho de uma tal forma, com correspondência ao ambiente de trabalho e é configurado para solicitar os dados dos módulos eletrônicos mestres que se encontram presentes em uma zona correspondente de aquisição para adquirir as
informações memorizadas pelos referidos módulos eletrônicos mestres e, de uma forma preferencial, também os parâmetros físicos memorizados nos referidos módulos mestre.
De uma forma em particular, os dispositivos de monitoramento são configurados para questionarem de forma periódica os módulos mestre presentes na área de aquisição correspondente.
Em detalhes, de uma forma conveniente, cada dispositivo de monitoramento pode ser também configurado para:
• na segunda forma preferida de realização da presente invenção, adquirir dos módulos mestre presentes na zona de aquisição correspondente as informações de não conformidade memorizadas nos referidos módulos mestre e gerar um alarme eventual com base nas referidas informações de não conformidade adquiridas, por exemplo porque um trabalhador que se encontra presente na área de trabalho monitorada pelo referido dispositivo de monitoramento dos referidos dispositivos de monitoramento não esta usando um DPI o qual é necessário para trabalhar dentro da área de trabalho monitorada; e/ou
• adquirir dos módulos mestre presentes na zona de aquisição correspondente as primeiras informações de perigo memorizadas no referido módulos mestre e gerar um alarme eventual com base nas referidas primeiras informações de perigo adquiridas, por exemplo porque um trabalhador que se encontra presente na área de trabalho monitorada pelo referido dispositivo de monitoramento esta usando um DPI o qual de necessita de uma nova manutenção; e/ou
• adquirir dos módulos mestre presentes na zona de aquisição correspondente as segundas informações de perigo memorizadas no referido módulos mestre e gerar um alarme eventual com base nas referidas segundas informações de perigo adquiridas, por exemplo porque um trabalhador que se encontra presente na área de trabalho monitorada pelo referido dispositivo de monitoramento dos referidos dispositivos de monitoramento apresenta problemas físicos.
De uma forma preferencial conjunto de dispositivos de
monitoramento contém um conjunto de dispositivo de passagem , cada um dos quais posicionados na correspondente área de acesso específica de trabalho e que estão configurados para controlar, com base nas informações adquiridas dos módulos mestres presentes na área de aquisição correspondente à passagem de acesso,que somente os trabalhadores que são autorizados a acessar a referida área específica de trabalho e que estejam equipados com o DPI necessários para trabalhar na área de trabalho correspondente.
De uma forma em particular, cada dispositivo de abertura
em uso, memoriza:
· uma primeira lista dos trabalhadores, contendo dados significativos os quais identificam os trabalhadores autorizados a acessar a referida área específica de trabalho; e
• uma segunda lista dos trabalhadores, contendo dados que identificam os DPI1S necessários para trabalhar na referida área específica de trabalho. Além disso, sempre de uma forma preferencial cada
dispositivos de passagem que por meio da, correspondente área de acesso permite a passagem somente dos trabalhadores que são autorizados a acessar a referida área especifica de trabalho e que estejam providos dos DPI1S necessários para trabalhar na referida área de trabalho correspondente, confrontando as condições adquiridas pelos módulos mestre presentes na área de aquisição correspondente com os dados de identificação que estão contidos na primeira lista correspondente e na segunda lista correspondente.
Além disso, sempre de uma forma preferível, cada dispositivo de passagem pode sinalizar um nível de alarme crescente, em função dos eventos que são indicados dentro da correspondente área de trabalho (por exemplo, o acontecimento de um incêndio), sinalizando a necessidade de acesso à referida área de trabalho específica, sendo munidos dos DPVs adicionais e/ou diferentes (por exemplo, equipamentos respiratórios, extintores, etc.), ao invés dos DPI's e que normalmente são necessários, e/ou indicando onde se localizam os respectivos depósitos dos referidos DPI's, que se encontram mais próximos à correspondente área de acesso da referida área de trabalho.
Em detalhes, se um dispositivo de passagem, em uso, entende a presença de um trabalhador não autorizado tendo acesso à correspondente área de trabalho específica, ou de um trabalhador autorizado a acessar a referida área de trabalho, mas que porém, não se encontra adequadamente equipado para a referida área de trabalho correspondente, o referido dispositivo de passagem pode gerar um alarme sonoro e/ou visível e, de forma conveniente, mostrar em um monitor o/os DPI's que faltam.
Com relação ao que é descrito apenas pelas figuras 1A e 1B é exibido um cenário operacional de exemplo, no qual a presente invenção faz proveito.
De uma forma em particular, a figura 1A mostra um trabalhador 1 o qual é associado a um módulos mestre (o qual não é exibido na figura 1A) e que pode, por exemplo, ser executado por meio de uma tarjeta RFID ativa mestre, integrado ao crachá do pessoal de trabalho 1, tendo em conta que o trabalhador 1, onde por exemplo o referido trabalhador 1 tenha no bolso de uma respectiva veste de trabalho. De uma forma alternativa, a referida tarjeta RFID ativa mestre pode ser acoplada à cinta de trabalho a qual é usada pelo trabalhador 1. Como é exibido pela figura 1 A, o trabalhador 1 está se aproximando de um acesso 2 de uma área de trabalho específica, à qual somente podem ter acesso os trabalhadores autorizados, devidamente equipados de capacete protetor. Em correspondência ao acesso 2, é instalado um dispositivo de passagem 3 o qual contem o leitor de RFID 4, o qual questiona (da forma como é representada por meio da figura 1A, na linha pontilhada) a tarjeta RFID mestre associado ao trabalhador 1 para definir se o referido trabalhador 1 está autorizado a acessar aquela específica área de trabalho e se o referido trabalhador 1 está de posse do capacete protetor. O trabalhador 1, mesmo estando autorizado a acessar a área de trabalho específica, não estando equipado com o capacete protetor, e portanto o dispositivo de passagem 3, tomando como base a informação adquirida pelo tarjeta RFID mestre associado ao trabalhador 1 define que o referido trabalhador 1 está autorizado a acessar a área de trabalho específica, mas que porém o referido trabalhador 1 não dispõe do capacete protetor. Portanto, o dispositivo de passagem 3 gera um alarme visível no terminal 5 para advertir o trabalhador 1 que este não pode acessar a área de trabalho específica pois não está equipado com o respectivo capacete protetor. Além disso, a figura 1B mostra novamente o trabalhador 1
depois que este último finalmente começou a usar o capacete protetor 6, associado a um respectivo primeiro módulo dependente (o qual não é exibido na figura 1A), mas que porém, por exemplo, pode ser feito por meio de uma tarjeta RFID ativa dependente integrada dentro do capacete protetor 6 e que forma uma BAN com a referida tarjeta RFID mestre associado ao referido trabalhador 1. Neste caso, o dispositivo de passagem3, depois de ter questionado novamente a tarjeta RFID mestre associada ao trabalhador1, permite com que o trabalhador 1 tenha acesso à área de trabalho especifica.
Apesar disso, o dispositivo de passagem 3 pode ser de forma conveniente associado à uma porta automática para o acesso 2, para que comande a abertura somente no caso no qual indique-se a presença dos trabalhadores que estejam autorizados a acessar a área de trabalho específica e que estejam adequadamente provisionados do capacete protetor.
De uma forma conveniente, os dispositivos de passagem podem ser configurados para adquirir, dos módulos mestre presentes na área de aquisição correspondente, também a evolução no tempo das informações memorizadas pelos referidos módulos mestre e a evolução no tempo dos parâmetros físicos memorizados nos referidos módulos mestre.
De uma forma preferível, o conjunto dos dispositivos de monitoramento pode, além disso, conter também um conjunto de dispositivos específicos de monitoramento, disseminados na área de trabalho para adquirirem periodicamente as informações memorizadas pelos módulos mestre presentes na correspondente área de aquisição e, de preferência, também os parâmetros físicos memorizadas pelos referidos módulos mestre.
De uma forma conveniente, os específicos dispositivos de monitoramento podem ser configurados para adquirir, periodicamente dos módulos mestre presentes na área de aquisição correspondente, também a evolução no tempo das informações memorizadas pelos referidos módulos mestre e a evolução no tempo dos parâmetros físicos memorizados nos referidos módulos mestre.
Os referidos dispositivos de monitoramento podem ser, em uma forma conveniente, para monitorar as áreas de perigo da área de trabalho e/ou a execução de atividades de trabalho específicas. De fato, os referidos dispositivos de monitoramento podem ser posicionados nas referidas áreas de perigo e/ou nas áreas específicas nas quais devem ser executadas certas atividades de específicas de trabalho e/ou na proximidade de ferramentas que devam ser usadas para executar as referidas atividades de trabalho específicas, de tal modo que os referidos dispositivos de monitoramento podem controlar que, nas áreas de perigo estejam presentes somente os trabalhadores autorizados e que estes estejam adequadamente equipados para as referidas áreas de perigo e/ou que a atividade de trabalho em específico sejam efetivamente executadas pelos trabalhadores autorizados e que estejam adequadamente equipados para executar as referidas atividades de trabalho e/ou que as específicas ferramentas estejam sendo efetivamente usadas pelos trabalhadores autorizados e que estejam adequadamente equipados para que utilizem as ferramentas específicas.
De uma forma em particular, cada dispositivo específico de monitoramento em uso, memoriza:
• uma primeira lista correspondente ao conteúdo dos dados indicativos dos trabalhadores autorizados que estejam na referida área de perigo e/ou executar a referida atividade de trabalho e/ou usar ferramentas para executar as referidas atividades correspondentes específicas de trabalho; e
• uma primeira lista correspondente ao conteúdo dos dados indicativos dos DPVs necessários para que se esteja na referida área de perigo e/ou executar a referida
atividade de trabalho e/ou usar ferramentas correspondentes específicas.
Além do mais, de uma forma preferível, cada dispositivo de monitoramento específico e em uso, controla que na sua área de perigo correspondente que estejam presentes os trabalhadores autorizados e adequadamente equipados para que estejam na referida área de perigo, e/ou que na área de trabalho específica de atividade, seja de fato executada pelos trabalhadores autorizados e que estes estejam adequadamente equipados para que utilizem as referidas ferramentas específicas e/ou ferramentas, confrontando as informações adquiridas pelos módulos mestre presentes nas área de aquisição com os dados indicativos contidos na primeira lista correspondente e na segunda lista correspondente. De uma forma conveniente, para cada dispositivo específico
de monitoramento, a área de aquisição correspondente podem coincidir com as áreas de perigo correspondentes
Em detalhe, se um dispositivo em especifico de monitoramento, em uso, define a presença na área de perigo correspondente de um trabalhador não autorizado, e/ou a presença de trabalhador não autorizado a executar a atividade de trabalho correspondente , e/ou a presença de um trabalhador não autorizado a usar as ferramentas correspondentes específicas, ou de trabalhador autorizado a estar na área de perigo correspondente, que porém não esteja adequadamente equipado para executar a referida atividade especifica de trabalho correspondente, e/ou por usar a referida ferramenta, o referido dispositivo de monitoramento pode gerar um alarme sonoro e/ou um visível e, de uma forma conveniente mostrar em um monitor o(s) DPPs que faltam.
De uma forma preferível, cada dispositivo de monitoramento contém um respectivo leitor ou scanner RFID, contendo os respectivos meios de alimentação e um respectivo módulo de hardware/software configurado/programado de tal forma que o dispositivo de monitoramento esteja em capacidade de implementar as funcionalidades descritas anteriormente também as que se seguem.
Além disso, o sistema de acordo com a presente invenção contém também uma unidade central de controle e monitoramento associadas por meio de uma rede sem fio e ou uma rede mista sem fio/cabeada, a cada dispositivo de monitoramento e configurada para adquirir os dados a partir dos dispositivos de monitoramento:
• todas as informações que o referido dispositivo de monitoramento adquire dos módulos mestre;
• de uma forma preferível, também os parâmetros físicos que os referidos dispositivo de monitoramento adquire dos módulos mestre; e,
• de uma forma conveniente, também a evolução no tempo das informações memorizadas pelos módulos mestre e a evolução no tempo dos parâmetros físicos memorizados pelos módulos mestre que os referidos dispositivos de monitoramento adquirem dos referidos módulos mestre.
De uma forma em particular, a unidade central de controle e monitoramento é também configurada para memorizar as informações adquiridas dos dispositivos de monitoramento e, portanto, para gerar e manter atualizado, para cada trabalhador, um estado correspondente quanto a segurança, com base nas referidas informações adquiridas dos dispositivos de monitoramento,
De uma forma preferenciai a unidade central de controle e monitoramento é também configurada para:
• determinar, para cada trabalhador, uma posição correspondente dentro da área de trabalho, com base na posição do dispositivo de monitoramento do qual foi adquirida a informação mais recente com relação ao referido trabalhador e/ou com base em qualquer método notório de localização por meio de radio bi/tridimensional (por exemplo, um método notório de triangulação), com base nos sinais RFID recebidos e da posição dos dispositivos de monitoramento na área de aquisição na qual o trabalhador se encontra presente, isto é, o módulos mestre correspondente; e
• associar o estado de segurança de cada trabalhador em correspondência à posição predeterminada.
De uma forma conveniente,
• o sistema de acordo com a presente invenção pode conter também uma rede sem fio e/ou cabeada e sem fio para a conexão dos móduios mestre com a unidade central de controle e monitoramento;
• cada módulos mestre pode ser, além disso, configurado para transmitir de forma periódica à unidade central de controle e monitoramento, através da rede sem fio ou cabo / sem fio, as informações memorizadas, os correspondentes parâmetros físicos memorizados, as primeiras informações de perigo e as segundas informações de perigo e, na segunda forma preferível de realização da presente invenção, as informações de não conformidade;
• a unidade central de controle e monitoramento pode ser além disso configurada para:
o interrogar periodicamente, por meio da rede sem fio, cada módulos mestre para adquirir as correspondentes informações memorizadas, dos parâmetros físicos correspondentes memorizadas, das primeiras informações de perigo e das segundas informações de perigo e, na segunda forma preferível de realização da presente invenção, das informações de não conformidade, o memorizar iodas as informações recebidas dos módulos mestre, o gerar, memorizar e manter atualizado, para cada trabalhador, o estado correspondente de segurança com base em todas as informações que foram recebidas/adquiridas diretamente dos módulos mestre,
o definir, para cada trabalhador, a posição correspondente dentro da área de trabalho, mesmo que com base em qualquer meio notório de localização de radio bi / tridimensional para rede sem fio , e o memorizar uma evolução no tempo do estado de segurança e das posições de cada trabalhador.
Além disso, a unidade central de camada controle e monitoramento pode, de uma forma conveniente, compreender uma interface com o usuário para fornecer ao usuário, por exemplo, o responsável pela segurança na área de trabalho, o estado da segurança de cada trabalhador, a posição de cada trabalhador em relação ao interno da área de trabalho, a evolução no tempo do estado de segurança e das posições de cada trabalhador e os eventuais alarmes gerados pelos dispositivo de monitoramento e/ou pelos módulos mestre. Além disso, através da interface com o usuário, um usuário pode inserir dados que a unidade centrai de camada controle e monitoramento pode, de uma forma conveniente, usar para atualizar/modificar as primeiras e as segundas listas de dispositivos de passagem e dos dispositivos de monitoramento específicos.
Além disso, a unidade central de camada controle e monitoramento pode, de uma forma conveniente, ser realizada, por meio de um computador, tanto fixo como portátil, configurado/programado para implementar as funcionalidades da unidade central de camada controle e monitoramento descritas anteriormente e que se seguem.
Relativamente com relação ao que vem apenas descrito por meio da figura 2, se ilustra de uma forma esquemática uma das formas de realização de exemplo da presente invenção.
De uma forma em particular, a figura 2 mostra a área de trabalho 10 a qual contém sete áreas de trabalho indicadas como 11, 12, 13,14, 15, 16 e 17, respectivamente, na qual operam onze trabalhadores, indicados como 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40 e 41, respectivamente, cada um dos quais sendo associados a um módulo mestre correspondente (o qual não é exibido na figura 2) e é equipado com o correspondente DPI associado aos primeiros módulos dependente (os quais não são exibidos na figura 2) que formam como referido módulos mestre correspondente uma associação na BAN sem fio.
Em detalhe, os trabalhadores 31, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 40 e 41 que estão equipados com o capacete protetor, luvas e sapatos de segurança, enquanto que os trabalhadores 32 e 39 estão equipados somente com as luvas e os sapatos de segurança e, portanto, estão desprovidos do capacete protetor.
Além disto, na área de trabalho 10 estão presentes quatro dispositivos de monitoramento indicados como 21, 22, 23 e 24, respectivamente, e uma unidade central de camada controle e monitoramento 20 associada aos referidos dispositivos de monitoramento 21, 22, 23 e 24, por exemplo, por meio de uma rede U\N com cabos (a qual não é exibida na figura 2), e executada por meio de um Iaptop devidamente programado,
Em uso, cada um dos dispositivos de monitoramento 21, 22, 23 e 24 interrogam periodicamente os módulos mestre presentes em uma área de aquisição respectiva, adquire destes últimos as informações com relação aos correspondentes trabalhadores e envia as informações adquiridas dos módulos mestre à unidade centrai de controle e monitoramento 20 a qual gera, para cada trabalhador, com base nas informações recebidas dos dispositivos de monitoramento 21, 22, 23 e 24, um correspondente estado de segurança, o qual é visualizado em um monitor (isto é, o monitor do laptop), para que os estados de segurança gerados sejam sobre controle por um responsável pela segurança (o qual não é exibido na figura 2) da área de trabalho 10.
Desta forma, uma vez que na área de trabalho 10 existe necessariamente a exigência de se estar equipado com o capacete protetor, os sapatos de segurança e as luvas, a unidade central de controle e monitoramento 20 indica, com base nas informações recebidas dos dispositivos de monitoramento 21, 22, 23 e 24, que os trabalhadores 32 e 39 não estão providos do capacete protetor, e portanto, é exibido no monitor o fato que os trabalhadores 32 e 39 não estão adequadamente equipados com relação ao capacete protetor.
Desta forma, o responsável pela segurança da área de trabalho 10 pode avaliar a tempo, se a falta de obediência às medidas de segurança por parte dos trabalhadores 32 e 39, quer seja ela temporária ou permanente e que seja devida à falta de cuidado, ou por motivos independentes da vontade dos. trabalhadores 32 e 39, e pode, portanto, decidir que tomará medidas com relação à situação referida, de acordo com as normas civis e contratuais, para que, tal falta não se repita no futuro.
Neste particular, o sistema de acordo com a presente invenção fornece apoio ao treinamento dos trabalhadores com relação à segurança do trabalho.
No infortúnio no qual um acidente venha a ocorrer, o registro dos dados de monitoramento por parte da unidade central de controle e monitoramento pode ser de ajuda na determinação das responsabilidades.
Além disso, a unidade central de camada controle e monitoramento 20 pode determinar, de uma forma conveniente, para cada trabalhador uma posição correspondente dentro da área de trabalho 10 com base em qualquer método notório de localização por meio de rádio bi/tridimensional (por exemplo, o método da triangulação) e visualizar no monitor um mapa da área de trabalho 10 onde ficam evidenciados as posições dos trabalhadores 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40 e 41.
Apesar disso, de uma forma preferível, o sistema de acordo com a presente invenção pode também conter um conjunto de dispositivos de alarme para cada um configurado para:
• indicar a presença de um módulo eletrônico mestre, isto é, de trabalhadores, em correspondência a uma área de alarme; e,
• quando é indicada a presença de um módulo mestre, gerar um alarme sonoro e/ou visível.
De uma forma em particular, cada dispositivo de alarme é configurado para interrogar periodicamente os módulos mestre presentes em uma área de alarme correspondente, com a intenção de indicar a presença, isto é cada dispositivo de alarme é configurada para, no caso de receber uma resposta de um módulos mestre à uma interrogação feita, indicar a presença do referido módulos mestre na área de alarme correspondente, e gerar um alarme sonoro e/ou visual.
Por exemplo, os dispositivos de alarme podem ser, de uma forma conveniente, montados sobre maquinário móvel ou fixo como, por exemplo, os meios que se movimentam na terra, elevadores, escavadoras, prensas, etc., com a finalidade de gerar alarmes nos casos de uma colisão em potencial entre um trabalhador e um equipamento, causada pela excessiva proximidade do referido trabalhador e do referido maquinário.
Além disso, de uma forma preferível, a unidade central de controle e monitoramento é associada, por meio de uma rede sem fio, ou por meio de uma rede com cabos, ou ainda a uma rede mista sem fio e com cabos, a cada dispositivo de alarme e é além disso, configurada para:
• adquirir de cada dispositivo de alarme, as informações com relação aos alarmes gerados, como por exemplo, as informações que identificam o trabalhador que tenha gerado o alarme, o qual o dispositivo de alarme adquire do respectivo módulos mestre associado ao referido trabalhador;
• memorizar todas as informações adquiridas pelos dispositivos de alarme;
• gerar, memorizar e manter atualizado, para cada trabalhador, o estado correspondente de segurança com base em todas as referidas informações que foram adquiridas dispositivos de alarme;
• de uma forma conveniente, fornecer ao usuário, por meio de uma interface com o usuário as informações adquiridas pelos dispositivos de alarme; • de uma forma conveniente, determinar uma posição dentro da área de trabalho, de um trabalhador que tenha causado um alarme com base à posição dentro da área de trabalho do dispositivo de alarme que gerou o referido alarme; e
• de uma forma conveniente, fornecer ao usuário, por meio da interface com o usuário, também a posição dentro da área de trabalho do trabalhador que tenha causado o alarme.
De uma forma preferível, cada dispositivo de alarme contém um respectivo leitor ou scanner RFID1 os respectivos meios de alimentação e um respectivo módulo de hardware/software configurado/programado de tal forma que o dispositivo de alarme esteja em capacidade de implementar as funcionalidades descritas anteriormente.
De uma forma definitiva, de um ponto de vista geral, o sistema de acordo com a presente invenção acaba por ser um sistema de monitoramento que usufrui de uma rede de oportunidades de dispositivos disseminados na área de trabalho, e que está em grau de prever eventos que possam gerar incidentes, e portanto casualidades.
De uma forma em particular, o sistema é um sistema supervisionado que coordena diversos módulos de hardware/software, mutuamente inteligentes e que repartem uma matriz tecnológica comum.
A referida matriz tecnológica comum pode, de uma forma conveniente, ser a tecnologia RFiD ativa, em particular, por exemplo, a tecnologia RFID LNXessence da AME a qual é particularmente adaptada para gerir os diversos módulos de forma integrada e que é descrita na patente europeia EP 1,209,615, o qual conteúdo esta incorporado neste presente trabalho como referência.
De uma forma alternativa à tecnologia RFID ativa, outras tecnologias podem ser utilizadas, mesmo que tenham custos mais elevados, com base nos dispositivos pessoais tipo PDA's, conectados por meio da rede sem fio, dotados de GPS para a localização e, portanto, em grau de memorizar e elaborar as mesmas tipologias de informações e/ou executar as mesmas funcionalidades descritas precedentemente, com relação á tecnologia RFID.
Os diversos módulos que são integrados no sistema executam diversas funções, como:
.1. a função de controle dos acessos, a referida função sendo muito importante para toda uma série de atividades de controle e que são necessárias em um área de trabalho, como o controle do pessoal, dos horários de trabalho, da segurança nos casos de incidentes, da capacidade de se exercer funções ligadas à trabalhos especiais, etc.;
.2. a função de controle, monitoramento e verificação dos dispositivos de proteção individual (DPI) que o responsável pela segurança de uma área de trabalho coloca à disposição dos trabalhadores e que os trabalhadores estejam com, e utilizando da forma adequada; e
3. a função anticolisão entre o homem e a maquina, sendo que a referida funcionalidade, por ser de grande importância, dado que uma das causas principais de acidentes de trabalho é devida justamente à essas colisões entre indivíduos e equipamentos.
Desta forma, com base na descrição supracitada, e em particular com relação às funções que previnem a colisão entre homens e equipamentos, o sistema de acordo com a presente invenção está em posição de: indicar de forma automática posição dos trabalhadores em relação á potenciais perigos presentes na área na qual os referidos trabalhadores se encontram e trabalham; e
• intervir de forma automática implementando medidas tais que reduzem muitos casos de potenciais incidentes.
O escopo da introdução de um sistema automático é aquele de afrontar de uma forma eficaz as situações as quais a gestão "humana" possa ser inadequada, por exemplo, por motivos de distração, erros de avaliação, cansaço, imperícia, ou mesmo tudo que se encontre dentro do "comportamento humano".
Das descrições anteriores se pode imediatamente compreender as vantagens da presente invenção.
De uma forma em particular, uma primeira vantagem é constituída do fato que a presente invenção permite que se tenha um sistema para monitorar a utilização dos dispositivos de proteção individuais por parte dos trabalhadores o qual é totalmente confiável, graças ao uso dos módulos mestre, dos primeiros módulo dependente e da relativa rede de engiobamento de corpo (ΒΑΝ), que permitem, ao contrário da arte até então conhecida, de que se faça a identificação contemporaneamente e de uma forma confiável, dos trabalhadores e dos efetivos e respectivos DPI's com os quais os trabalhadores são equipados.
De fato os módulos mestre, além de atuar como sistema de identificação por meio de rádio freqüência (RFID) dos trabalhadores, permitem o monitoramento constante da utilização correta dos DPl's por parte dos trabalhadores, graças à associações como a BAN com os primeiros módulo dependente.
De forma final, portanto, cada módulos mestre a uma função dobrada:
1. uma rede de engiobamento de corpo (ΒΑΝ - Body Area Network) a qual coleta informações sobre a utilização da forma correta dos DPPs por parte dos trabalhadores correspondentes; e
2. o subsistema de identificação pessoal e de unidades de leitura de dados com relação aos dispositivos de monitoramento e a unidade central de controle e monitoramento.
Além disso, uma outra vantagem é constituída do fato que a presente invenção permite que se desenvolva um sistema em grau de evitar acidentes de trabalho, por meio do uso, seja dos dispositivos de alarme, seja por meio dos segundos sensores associados aos trabalhadores e aos segundos módulos dependente que, por sua vez, são associados aos módulos mestre dos trabalhadores por meio da BAN correspondente.
De fato, graças ao dispositivo de alarme o sistema de acordo com a presente invenção permite que se impeça que um trabalhador faça contato com um equipamento, quer este seja estático ou móvel, durante o exercício de suas funções.
Além disso, graças aos segundos sensores associados aos trabalhadores e aos segundos módulos dependente que, por sua vez, são associados aos módulos mestre dos trabalhadores por meio da BAN correspondente, cada módulos mestre está em condições de indicar, com base nos parâmetros físicos indicados por meio dos segundos sensores associados aos trabalhador correspondentes, situações potências de perigo, nas quais o trabalhador correspondente pode se encontrar.
Não obstante, uma vantagem adicional é constituída do fato que a presente invenção permite que se desenvolva um sistema capaz de suportar o aprendizado por parte dos trabalhadores com relação ã segurança em um área de trabalho.
De fato, a arquitetura de hardware e de software e a funcionalidade indicadas anteriormente, descritas com relação ao sistema de acordo com a presente invenção permitem com que um responsável de segurança de um ambiente de trabalho, que este possa monitorar de forma constante os trabalhadores no que tange a segurança no ambiente de trabalho e que tenha sempre à disposição o histórico dos comportamentos dos trabalhadores com relação á segurança na área de trabalho e de, desta forma, poder definir com base no referido histórico, as estratégias mais adequadas para melhorar sempre, e cada vez mais, o comportamento dos trabalhadores com relação á segurança no ambiente de trabalho.
Além disso, no infortúnio no qual um acidente venha a ocorrer, o registro dos dados de monitoramento por parte da presente invenção pode constituir um auxílio na determinação das responsabilidades.
Enfim, é claramente visível que diversas modificações podem ser feitas à presente invenção, todas recaindo no ambiente do escopo da presente invenção, definida nas reivindicações em anexo.

Claims (15)

1. Sistema para monitorar a utilização de dispositivo de proteção individual (6), por parte dos trabalhadores (1, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39,40, 41) no ambiente de trabalho (10), caracterizado pelo fato de compreender: • um conjunto constituído de primeiros módulos eletrônicos dependentes, cada um dos quais acoplados um dispositivo correspondente para a proteção individual (6), para que se utilize no referido ambiente de trabalho (10) e é configurado para memorizar informações que identifiquem o referido dispositivo de proteção individual (6); • um conjunto constituído de módulos eletrônicos mestres, cada um dos quais é acoplado a um correspondente trabalhador (1, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40,41) o qual trabalha no referido ambiente de trabalho (10) e configurado para o memorizar as informações que identificam o referido trabalhador (1, 31, 32,33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41), o formar com os referidos primeiros módulos eletrônicos dependentes, os quais são acoplados aos dispositivos de proteção individual (6) com o qual o referido trabalhador (1, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41) se encontra equipado, uma rede de englobamento de corpo (BAN) através da qual os referidos primeiros módulos eletrônicos dependente se comunicam exclusivamente com o referido módulo eletrônico mestre, o adquirir dos primeiros módulos eletrônicos dependentes, por meio da rede de englobamento de corpo (BAN) correspondente, as informações que foram memorizadas pelos referidos primeiros módulos eletrônicos dependentes, e o memorizar as informações adquiridas pelos referidos primeiros módulos eletrônicos dependente correspondentes; • um conjunto de dispositivos de monitoração (3, 21, 22, 23, 24), cada um dos quais é disposto em uma correspondente posição no ambiente de trabalho (10) e é configurado para adquirir dos módulos eletrônicos mestres que se encontram presentes em uma zona correspondente de aquisição das informações memorizadas pelos referidos módulos eletrônicos mestres; e • uma unidade central de controle e monitoramento (20) acoplada aos dispositivos de monitoramento (3, 21, 22, 23, 24) e que é configurada para adquirir dos dispositivos de monitoramento (3, 21, 22, 23, 24) as informações que os ditos dispositivos de monitoramento (3, 21, 22, 23, 24) adquirem dos módulos eletrônicos mestres.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, para cada dispositivo de proteção individual (6), o correspondente primeiro módulos eletrônico dependente se encontra acoplado a um primeiro sensor que é acoplado a um referido dispositivo de proteção individual (6) e é configurado para fornecer ao referido primeiro módulo eletrônico dependente um sinal o qual indica se o referido dispositivo de proteção individual (6) está sendo utilizado por um trabalhador; no qual, para cada dispositivo de proteção individual (6), o correspondente primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para detectar, com base no sinal fornecido do primeiro sensor correspondente, se o referido dispositivo de proteção individual (6) está sendo usado por um trabalhador; e no qual, cada primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para se comunicar através da rede de englobamento de corpo (ΒΑΝ), com o módulo eletrônico mestre que está acoplado ao trabalhador (1, 31, 32, 33, 34, 35, 36, .37, 38, 39, 40, 41) o qual está usando o correspondente dispositivo de proteção individual (6), somente se o referido dispositivo de proteção individual está sendo utilizado pelo trabalhador (1, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41).
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, para cada dispositivo de proteção individual (6), o primeiro módulo eletrônico dependente se encontra acoplado a um correspondente primeiro sensor, o qual é acoplado ao dispositivo de proteção individual (6) e é configurado para fornecer ao referido primeiro módulo eletrônico dependente correspondente um sina! o qual indica se o referido dispositivo de proteção individual (6) está sendo utilizado pelo trabalhador; o qual, para cada dispositivo de proteção individual (6), o correspondente primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para verificar, com base no sinal fornecido do primeiro sensor correspondente, se o referido dispositivo de proteção individual (6) está sendo usado por um trabalhador; no qual, cada primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para informar, através da rede de englobamento de corpo (ΒΑΝ), o módulo eletrônico mestre acoplado ao trabalhador (1, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41) o qual está de posse do correspondente dispositivo de proteção individual (6), se o dispositivo de proteção individual (6) se o referido dispositivo de proteção individual (6) está de fato sendo utilizado pelo referido trabalhador; e no qual cada módulo eletrônico mestre está configurado para, se um dispositivo de proteção individual (6) para com o qual o referido trabalhador (1, 31, 32,'33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41) deve estar equipado não está sendo utilizado pelo trabalhador (1, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, .40,41), ■ fazer soar um alarme, e ■ gerar e memorizar as informações concernentes ao referido dispositivo de proteção individual (6) o qual não está sendo utilizado pelo trabalhador (1, 31, 32, 33, 34, 35, .36, 37, 38, 39,40,41).
4. Sistema, de acordo com uma qualquer dentre as reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o primeiro módulo eletrônico dependente é configurado para memorizar também as informações de manutenção / revisão relativas ao dispositivo de proteção individual (6); e no qual cada módulo eletrônico mestre é configurado para: ■ adquirir de seus correspondentes primeiros módulos eletrônicos dependentes, através da rede de englobamenío de corpo (BAN) correspondente, também as informações de manutenção / revisão; • detectar uma primeira condição de risco para o correspondente trabalhador (1, 31, 32,33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40,41) com base na informação sobre a manutenção / revisão adquiridas dos correspondentes primeiros módulos eletrônicos dependentes; ■ caso se detecte a referida primeira situação de perigo, gerar um alarme; e ■ caso se detecte a referida primeira situação de perigo, gerar e memorizar as informações concernentes à primeira situação indicada.
5. Sistema, de acordo com uma qualquer dentre as reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de compreender também; ■ um conjunto de segundos sensores, cada um dos quais estando acoplado a um trabalhador (1, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40,41), o qual trabalha em dito local de trabalho (10), e que é configurado para detectar os parâmetros físicos que representam as condições de operações nas quais o referido trabalhador (1, 31, 32,33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41) trabalha; e ■ um conjunto de segundos módulos eletrônicos dependentes, cada um dos quais se encontra acoplado a um correspondente segundo sensor e está configurado para adquirir, do segundo sensor correspondente, os parâmetros físicos detectados pelo referido correspondente segundo sensor e para memorizar as informações concernentes aos parâmetros físicos adquiridos do referido segundo sensor; cada módulo eletrônico mestre sendo, além disso, configurado para: ■ formar a correspondente rede de englobamenío de corpo (ΒΑΝ), mesmo com os correspondentes segundos módulos eletrônicos dependentes que estão acoplados aos segundos sensores acoplados nos correspondentes trabalhadores (1, 31, 32, 33,34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41), através da referida rede de englobamento de corpo (BAN) ditos correspondentes segundos módulos eletrônicos dependentes comunicando exclusivamente com o referido módulo eletrônico mestre; ■ adquirir dos correspondentes segundos módulos eletrônicos dependentes, através da rede de englobamento de corpo (BAN) correspondente, as informações memorizadas nos referidos segundos módulos eletrônicos dependentes; e ■ memorizar as informações adquiridas dos referidos segundos módulos eletrônicos dependentes correspondentes.
6. Sistema, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que cada módulo eletrônico mestre é também configurado para: ■ detectar uma segunda situação de perigo para o trabalhador (1, 31, 32, 33, 34, 35, 36,37, 38, 39, 40, 41) correspondente, com base nas informações adquiridas dos referidos segundos módulos eletrônicos dependentes correspondentes; ■ caso seja detectada uma referida segunda situação de perigo, gerar um alarme; e, ■ caso seja detectada uma referida segunda situação de perigo, gerar e memorizar as informações concernentes á referida segunda situação de perigo indicada.
7. Sistema, de acordo com uma qualquer dentre as reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o ambiente de trabalho (10) compreende uma área especifica de trabalho na qual somente podem entrar os trabalhadores (1) que são os autorizados para ter acesso à referida área específica de trabalho e que estejam equipados com os dispositivos de proteção individual (6) que são necessários, por motivos de segurança, para acessar a referida área de trabalho; o conjunto de dispositivos de monitoramento contém um dispositivo de passagem (3), disposto em correspondência a um acesso (2) da área especifica de trabalho e é configurado para controlar, com base nas informações adquiridas dos módulos eletrônicos mestres presentes na área de aquisição correspondente, que através de dita passagem passam os trabalhadores (1) que são autorizados a acessar a dita área especifica de trabalho e que estão com o dispositivo de proteção individual (6) necessários para acessar a referida área específica de trabalho.
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o referido o dispositivo de passagem (3) é também configurado para: ■ memorizar uma lista dos trabalhadores (1) autorizados a acessar a área específica de trabalho; ■ memorizar uma lista dos dispositivos de proteção individual (6) autorizados a acessar a área específica de trabalho; ■ controlar, com base nas informações adquiridas por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes na área de aquisição e das listas memorizadas no referido dispositivo de passagem (3), que através do referido acesso de passagem (2), passem os trabalhadores (1) que são autorizados a acessar uma referida área específica de trabalho e que estejam equipados com os dispositivos de proteção individual (6) necessários para a referida área específica de trabalho; ■ detectar, com base nas informações adquiridas por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes na área específica de trabalho correspondente e nas listas memorizadas na referida área especifica de trabalho (3), uma primeira presença, em correspondência ao referido acesso (2), de um trabalhador não autorizado a acessar a área específica de trabalho; ■ caso se detecte a primeira presença, gerar um alarme; ■ caso se detecte a primeira presença, gerar as primeiras informações concernentes aos dados da presença indicada; ■ detectar, com base nas informações adquiridas por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes nas área específica de trabalho correspondentes, bem como nas listas memorizadas no respectivo dispositivo de passagem (3), uma segunda presença em correspondência ao referido acesso (2) de um trabalhador (1) autorizado a acessar a área específica de trabalho, quando este não estiver de posse dos dispositivos de proteção individual (6) necessários para acessar a referida área específica de trabalho; caso se detecte a segunda presença, gerar um alarme; e caso se detecte uma segunda presença, gerar as informações concernentes ã referida segunda presença indicada; a unidade central de controle e monitoramento (20) sendo também configurada para adquirir do dispositivo de passagem (3) as primeiras informações e as segundas informações geradas pelo referido dispositivo de passagem (3).
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o referido dispositivo de passagem (3) é íambém configurado para: • detectar, com base nas informações adquiridas por meio das informações adquiridas por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes nas área especifica de trabalho e nas listas memorizadas no referido dispositivo de passagem (3), uma terceira presença em correspondência ao referido acesso (2) do trabalhador (1) autorizado a acessar a área específica de trabalho, o qual está equipado com os dispositivos de proteção individual (6) necessários para adentrar a área especifica de trabalho; e comandar a abertura automática do acesso (2) se a terceira pessoa é detectada.
10. Sistema, de acordo com uma qualquer dentre as reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que o lugar de trabalho (10) compreende uma área perigosa na qual possam trabalhar somente certos trabalhadores em específico e que estejam equipados com os específicos dispositivos de proteção individual; o conjunto dos dispositivos de monitoramento compreendendo um dispositivos de monitoramento específico disposto na referida área perigosa e configurado para controlar, com base na informação adquirida por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes na área de aquisição correspondente, e que na referida área perigosa estejam presentes os trabalhadores específicos equipados com os específicos dispositivos de proteção individual.
11. Sistema, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado peio fato de que o referido dispositivo de monitoramento é também configurado para: memorizar uma lista dos trabalhadores específicos; memorizar uma lista dos dispositivos de proteção individual; controlar, com base nas informações adquiridas dos módulos eletrônicos mestres presentes na área de aquisição correspondente e das listas memorizadas do referido dispositivos de monitoramento específico, que na referida área de perigo estejam presentes os trabalhadores especificamente equipados com os dispositivo de proteção individual; • detectar, com base nas informações adquiridas por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes na área de aquisição correspondentes e nas listas memorizadas por um referido dispositivo de monitoração específico, uma quarta presença na área de perigo, de um trabalhador que não é um dos trabalhadores específicos; ■ caso se detecte a quarta presença, gerar um alarme; ■ caso se detecte a quarta presença, gerar informações terceiras com relação à quarta pessoa indicada; ■ detectar, com base nas informações adquiridas por meio dos módulos eletrônicos mestres presentes na área de aquisição correspondente do referido dispositivos de monitoramento específico, uma quinta presença na área de perigo de um dos trabalhadores específicos o qual não se encontre equipado com os dispositivo de proteção individual; ■ caso se detecte a presença da quinta pessoa, gerar um alarme; e, ■ caso se detecte a presença da quinta pessoa, gerar informações quartas concernentes a referida quinta pessoa indicada; a unidade central de controle e monitoramento (20) sendo também configurada para adquirir a partir do dispositivos de monitoramento específico as informações terceiras e as informações quartas geradas pelo referido dispositivos de monitoramento.
12. Sistema, de acordo com uma qualquer dentre as reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que compreende um conjunto de dispositivos de alarme, cada um dos quais é configurado para: • detectar um módulo eletrônico mestre presente em uma área de alarme correspondente; ■ caso se detecte a um módulo eletrônico mestre presente na área de alarme correspondente, uma terceira situação de perigo para o trabalhador ligado ao referido módulo eletrônico mestre indicado; e, ■ caso se detecte a terceira condição de perigo, gerar um alarme.
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que cada dispositivo de alarme é também configurado para, no caso de se revelar a terceira situação de perigo, gerar informações de alarme concernentes à referida terceira situação de perigo indicada; a uma unidade central de controle e monitoramento (20) estando acoplada aos dispositivos de alarme por meio de uma primeira rede de comunicação e sendo também configurada para adquirir de cada um dos dispositivos de alarme, por meio da referida rede de comunicação, as informações gerados por meio do referido dispositivo de alarme; a primeira rede de comunicação que pode ser uma rede sem fio, uma rede por cabos ou uma rede mista sem fio e por meio de cabos.
14. Sistema, de acordo com uma qualquer dentre as reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que a unidade central de controle e monitoramento (20) é acoplada aos meios de monitoramento (3, 21, 22, 23, 24) por meio de uma segunda rede de comunicação que pode ser uma rede sem fio, uma rede por cabos ou uma rede mista sem fio e por meio de cabos.
15. Sistema, de acordo com uma qualquer dentre as reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que a unidade central de controle e monitoramento (20} é também configurada para: ■ memorizar todas as informações adquiridas; ■ gerar e manter atualizado, para cada trabalhador (1, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, .40, 41), um estado correspondente de segurança com base em todas as informações que foram adquiridas; e ■ fornecer a um usuário, por meio de uma interface de usuário, os estados de segurança gerados.
BRPI1102487-9A 2010-05-21 2011-05-23 sistema para monitorar a utilização de dispositivos de proteção individual por parte dos trabalhadores em um ambiente de trabalho BRPI1102487A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITTO2010A000426A IT1400168B1 (it) 2010-05-21 2010-05-21 Sistema per monitorare l'utilizzazione di dispositivi di protezione individuale da parte di lavoratori in un luogo di lavoro.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1102487A2 true BRPI1102487A2 (pt) 2012-11-06

Family

ID=43383507

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1102487-9A BRPI1102487A2 (pt) 2010-05-21 2011-05-23 sistema para monitorar a utilização de dispositivos de proteção individual por parte dos trabalhadores em um ambiente de trabalho

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8842019B2 (pt)
EP (1) EP2388755B1 (pt)
BR (1) BRPI1102487A2 (pt)
IT (1) IT1400168B1 (pt)
PL (1) PL2388755T3 (pt)

Families Citing this family (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10169972B1 (en) * 2011-06-09 2019-01-01 Blackline Safety Corp. Method and system for monitoring the safety of field workers
US10107893B2 (en) * 2011-08-05 2018-10-23 TrackThings LLC Apparatus and method to automatically set a master-slave monitoring system
MX358662B (es) * 2012-08-22 2018-08-30 White Lion S A Metodo, sistema y software para la gestion de personas, bienes y servicios mediante el uso de tecnologia de identificacion automatica.
US20140184392A1 (en) * 2012-12-31 2014-07-03 Jason Weiss RFID tag method and apparatus encoded with protective equipment information
US9747760B2 (en) * 2015-02-10 2017-08-29 International Business Machines Corporation Safety equipment criteria verification
WO2016154765A1 (es) * 2015-03-27 2016-10-06 Cam Chile S.A. Detector de guante puesto para trabajos en líneas de transmisión eléctrica de media tensión
CA2992896A1 (en) * 2015-07-20 2017-01-26 Jobsafe Systems Inc. Automated system and process for providing personal safety
CA2997212A1 (en) 2015-09-01 2017-03-09 3M Innovative Properties Company Providing safety related contextual information in a personal protective equipment system
USD814505S1 (en) 2015-11-09 2018-04-03 Honeywell International Inc. Portion of a display panel with graphical user interface
US10593164B2 (en) 2015-11-09 2020-03-17 Honeywell International Inc. Aggregate monitor data in real-time by worker
US9691262B1 (en) * 2015-12-17 2017-06-27 International Business Machines Corporation Informing first responders based on incident detection, and automatic reporting of individual location and equipment state
US10373449B2 (en) * 2016-01-19 2019-08-06 The Boeing Company System and method for protective eyewear
WO2017147460A1 (en) 2016-02-25 2017-08-31 Ralph Birchard Lloyd System and method for disinfecting an occupied environment using direction controlled germicidal radiation
ITUB20161070A1 (it) * 2016-02-25 2017-08-25 B810 Soc A Responsabilita Limitata Un sistema per il monitoraggio di dispositivi di protezione individuale
JP2019532525A (ja) 2016-06-02 2019-11-07 ザ ノース フェイス アパレル コーポレイションThe North Face Apparel Corp. インテリジェントなトゥキャップ
CN106779332A (zh) * 2016-11-29 2017-05-31 合肥瑞萨德环境科技有限公司 一种基于gps的智能环卫管理系统
US10650479B2 (en) 2017-01-04 2020-05-12 United States Postal Service Beacon enabled distribution items
CN110312952B (zh) 2017-02-20 2022-09-27 3M创新有限公司 光学制品和与其交互的系统
CN106981181A (zh) * 2017-04-21 2017-07-25 金佳珉 被监护人出走自动报警系统
CN109510854A (zh) * 2017-09-15 2019-03-22 北京万佳信科技有限公司 一种新型车载智能锁控监控系统及其监控方法
CN111164605A (zh) 2017-09-27 2020-05-15 3M创新有限公司 使用光学图案以用于设备和安全监控的个人防护设备管理系统
US10824132B2 (en) * 2017-12-07 2020-11-03 Saudi Arabian Oil Company Intelligent personal protective equipment
US10685193B2 (en) * 2018-04-20 2020-06-16 United States Postal Service Sensor enabled location awareness system
CN112136138A (zh) 2018-05-21 2020-12-25 3M创新有限公司 使用工人专用贴合性测试图像数据的基于图像的个人防护设备贴合性系统
IT201900007194A1 (it) * 2019-05-24 2020-11-24 Antis Group S P A Dispositivo di protezione individuale indossabile e sistema per la gestione di dispositivi di protezione individuale indossabili.
IT201900015512A1 (it) * 2019-09-03 2021-03-03 2T Info Service Italia S R L Sistema di rilevamento di dispositivi di protezione e relativo metodo
DE102020101728A1 (de) 2020-01-24 2021-07-29 Bundesdruckerei Gmbh Überwachungssystem mit Ausfallsicherung
EP4107711A1 (en) * 2020-02-17 2022-12-28 Koninklijke Philips N.V. System to secure health safety during charging of health wearable
EP3902296A1 (fr) * 2020-04-26 2021-10-27 Eduardo Santos de Oliveira Équipement de protection pour opérateurs de machines à risque
US11730629B2 (en) 2020-11-03 2023-08-22 Illinois Tool Works Inc. Smart welding helmets
GB2619344A (en) * 2022-06-02 2023-12-06 Three Smith Group Ltd A pedestrian monitoring system for a warehouse

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1314992B1 (it) 2000-11-06 2003-01-21 Advanced Microwave Engineering Sistema trasponder a doppia banda
US6714132B2 (en) * 2001-10-11 2004-03-30 The United States Of America As Represented By The Administrator Of The National Aeronautics And Space Administration Self-activating system and method for alerting when an object or a person is left unattended
US6853303B2 (en) * 2002-11-21 2005-02-08 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. RFID system and method for ensuring personnel safety
US8115650B2 (en) * 2006-07-11 2012-02-14 PSST Mobile Equipment Ltd. - Richard Shervey Radio frequency identification based personnel safety system
US20080256687A1 (en) * 2007-04-23 2008-10-23 Spencer Brycen L Helmet
EP2149129A4 (en) * 2007-05-18 2012-05-02 3M Innovative Properties Co METHOD FOR TRACKING CYCLICAL PROCEDURES OF A PERSONAL PROTECTIVE EQUIPMENT
US7663488B2 (en) * 2007-06-25 2010-02-16 Disney Enterprises, Inc. System and method of virtually packaging multimedia
US8207858B2 (en) * 2007-08-07 2012-06-26 Cooper Technologies Company Monitoring systems and methods for ensuring a proper use of personal protective equipment for potential hazards presented to a person while servicing an electrical power system
WO2009032417A1 (en) * 2007-08-31 2009-03-12 3M Innovative Properties Company Tracking compliance of personal protection articles
US8232888B2 (en) * 2007-10-25 2012-07-31 Strata Proximity Systems, Llc Interactive magnetic marker field for safety systems and complex proximity warning system
CA2617976A1 (en) * 2008-01-11 2009-07-11 John Dasilva Personnel safety system utilizing time variable frequencies
US8068323B2 (en) * 2009-01-26 2011-11-29 Cooper Technologies Company Circuit protector monitoring and management systems and methods
US8294580B2 (en) * 2009-07-07 2012-10-23 Honeywell International Inc. System and method of monitoring personal protective equipment

Also Published As

Publication number Publication date
US8842019B2 (en) 2014-09-23
EP2388755B1 (en) 2012-09-05
EP2388755A1 (en) 2011-11-23
US20120001765A1 (en) 2012-01-05
IT1400168B1 (it) 2013-05-17
ITTO20100426A1 (it) 2011-11-22
PL2388755T3 (pl) 2013-04-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1102487A2 (pt) sistema para monitorar a utilização de dispositivos de proteção individual por parte dos trabalhadores em um ambiente de trabalho
CN108885816B (zh) 穿戴个人防护设备合规性系统
RU2472226C2 (ru) Устройство контроля за местонахождением лиц
ES2712453T3 (es) Determinación de estados de componentes acoplados de manera desmontable a un equipo de protección personal
ES2672108T3 (es) Determinación del estado de artículos de protección personal con respecto a, al menos, un criterio
CN104574805B (zh) 监视事件和人员位置的系统和方法
CN107924603A (zh) 用于提供人身安全的自动系统和过程
KR20170092575A (ko) 시스템, 특히 휴대용 전동 공구 시스템
TWI570671B (zh) 目標安全防護系統
ES2559641B1 (es) Método, sistema y dispositivo para la localización, monitorización y protección en tiempo real de operarios
CN205943002U (zh) 一种作业场所的rfid定位预警系统
Amicucci et al. Usage of RFId in safety applications
WO2021250297A1 (es) Sistema para garantizar la adecuación y el correcto uso de las medidas de seguridad en el puesto de trabajo
US10922944B2 (en) Methods and systems for early detection of caregiver concern about a care recipient, possible caregiver impairment, or both
Korman et al. Enhancing construction safety using wearable technology
Yadav et al. Active RFID and ESP8266 based Child Monitoring System
US11928950B2 (en) Personal protection equipment network (PPE-N)
Leino et al. Mobile robot-integrated machine vision and RFID systems for improving fire safety in care environments
Abulhassan et al. Locating firefighters in immediately dangerous to life or health environments
US11707195B2 (en) System, method, and computer readable medium for monitoring, tracking, and tracing temperature and humidity under garment
GB2419776A (en) Tracking of user location with an identity tag
Smith et al. RFID traceability for structure fires: Lethbridge fire department case
EP3591661A1 (en) Methods and systems for early detection of caregiver concern about a care recipient, possible caregiver impairment, or both
KR20220060123A (ko) 체온 감지 기능을 구비한 마스크
BR102021000880A2 (pt) Sistema e método de comunicação, sensoriamento, identificação e gerenciamento de dispositivos em áreas controladas

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)