BRPI1101351B1 - Montagem capaz de ser disposta em uma perfuração - Google Patents

Montagem capaz de ser disposta em uma perfuração Download PDF

Info

Publication number
BRPI1101351B1
BRPI1101351B1 BRPI1101351-6A BRPI1101351A BRPI1101351B1 BR PI1101351 B1 BRPI1101351 B1 BR PI1101351B1 BR PI1101351 A BRPI1101351 A BR PI1101351A BR PI1101351 B1 BRPI1101351 B1 BR PI1101351B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
assembly
generally tubular
coupled
tubular body
opening
Prior art date
Application number
BRPI1101351-6A
Other languages
English (en)
Inventor
David J. Steele
Dan Parnell Saurer
Original Assignee
Halliburton Energy Services, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Halliburton Energy Services, Inc. filed Critical Halliburton Energy Services, Inc.
Publication of BRPI1101351A2 publication Critical patent/BRPI1101351A2/pt
Publication of BRPI1101351B1 publication Critical patent/BRPI1101351B1/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B17/00Drilling rods or pipes; Flexible drill strings; Kellies; Drill collars; Sucker rods; Cables; Casings; Tubings
    • E21B17/02Couplings; joints
    • E21B17/08Casing joints
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B29/00Cutting or destroying pipes, packers, plugs or wire lines, located in boreholes or wells, e.g. cutting of damaged pipes, of windows; Deforming of pipes in boreholes or wells; Reconditioning of well casings while in the ground
    • E21B29/06Cutting windows, e.g. directional window cutters for whipstock operations

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Pressure Vessels And Lids Thereof (AREA)
  • Branch Pipes, Bends, And The Like (AREA)

Abstract

montagem capaz de ser disposta em uma perfuração são descritas montagens que podem ser dispostas em urna perfuração subterrânea. uma montagem pode incluir um corpo e um membro que é feito de um material diferente do material de que é feito o corpo. o membro pode ser localizado em uma abertura no corpo e pode ser acoplado ao corpo. o membro acoplado ao corpo pode definir um diâmetro interno e formar uma vedação para o diâmetro interno. o membro pode ser triturado para acessar um ambiente externo ao membro e corpo, por exemplo, para criar uma ramificação de perfuração de poço.

Description

MONTAGEM CAPAZ DE SER DISPOSTA EM UMA PERFURAÇÃO Campo Técnico da Invenção
[0001] A presente invenção se refere geralmente a uma montagem para produção de fluidos subterrâneos e, mais especificamente (embora não necessariamente de forma exclusiva), a uma montagem que inclui um membro disposto em uma abertura de um corpo de montagem, onde fresar o membro é mais fácil do que fresar o corpo.
Fundamentos da Invenção
[0002] Os hidrocarbonetos podem ser produzidos através de uma perfuração de poço que atravessa uma formação subterrânea. A perfuração de poço pode ser relativamente complexa. Por exemplo, a perfuração de poço pode incluir perfurações de poço multilaterais e/ou perfurações de poço de desvio lateral. As perfurações de poço multilaterais incluem uma ou mais perfurações de poço laterais que se estendem de uma perfuração de poço mãe (ou principal). Uma perfuração de poço de desvio lateral é uma perfuração de poço que diverge de uma primeira direção geral a uma segunda direção geral. Uma perfuração de poço de desvio lateral pode incluir uma perfuração de poço principal em uma perfuração de poço secundária que diverge da perfuração de poço principal e em uma segunda direção geral. Uma perfuração de poço multilateral pode incluir uma janela para permitir que as perfurações de poço laterais sejam formadas. Uma perfuração de poço de desvio lateral pode incluir uma janela para permitir que a perfuração de poço divirja à segunda direção geral.
[0003] Uma janela pode ser formada posicionando uma junta de revestimento em um bastão de desvio em uma coluna de revestimento em uma localização desejada na perfuração de poço principal. O bastão de desvio pode defletir um ou mais moinhos lateralmente (ou em outra direção) relativo à coluna de revestimento. Os moinhos defletidos penetram em parte da junta de revestimento para formar a janela na coluna de revestimento através da qual as brocas podem formar a perfuração lateral ou a segunda perfuração de poço.
[0004] As juntas de revestimento são freqüentemente feitas de material de alta resistência. O material de alta resistência pode também ser não-corrosivo para suportar elementos corrosivos, como sulfureto de hidrogênio. O material de alta resistência pode também ser não-corrosivo para suportar elementos corrosivos, como sulfureto de hidrogênio e dióxido de carbono, que podem estar presentes no ambiente subterrâneo. Fresar uma porção do material de alta resistência pode ser difícil e pode criar uma grande quantidade de detritos, como pequenas partes da junta de revestimento, que podem afetar de forma que danifique a finalização do poço e produção de hidrocarbonetos. Mesmo juntas de revestimento tendo uma porção de uma parede lateral com uma espessura menor através da qual uma janela pode ser fresada pode introduzir detritos, especificamente se as juntas de revestimento forem feitas de um material denso, de alta resistência. Os detritos podem evitar que o bastão de desvio seja recuperado facilmente após a fresagem ser concluída, plugue os dispositivos de controle de fluxo, danifique as vedações, obstrua as perfurações de vedação, e interfira no posicionamento de componentes na perfuração principal abaixo da junta de revestimento.
[0005] As juntas de revestimento com janelas pré-fresadas podem ser usadas para reduzir ou eliminar detritos. As janelas pré-fresadas podem incluir forro externo de fibra de vidro (ou alumínio) para evitar que materiais particulados entrem no diâmetro interno da coluna de revestimento. O forro externo de fibra de vidro pode ser fresado facilmente e a fresagem do forro externo de fibra de vidro pode resultar em menos detritos em comparação à perfuração de uma janela através de uma junta de revestimento feita de material de alta resistência.
[0006] A junta de revestimento pode ser submetida à pressão alta em uma formação subterrânea. Pode ser necessário suporte adicional em vista da alta pressão sobre a junta de revestimento para evitar que a manga interna de fibra de vidro sofra colapso ou ruptura. Uma manga de alumínio pode ser fornecida externa à junta de revestimento no local da janela para fornecer o suporte adicional. Anéis em formato de O podem ser fornecidos em cada extremidade da manga de alumínio para fornecer uma vedação entre a manga de alumínio e a junta de revestimento.
[0007] As mangas de alumínio e os anéis em formato de O aumentam o diâmetro externo da coluna de revestimento. Em algumas aplicações, o diâmetro externo pode ser aumentado por uma ou mais polegadas. Porém, o aumento do diâmetro externo pode ser inaceitável em algumas situações.
[0008] Portanto, uma montagem através da qual uma janela pode ser formada é desejável para que possa fornecer suporte suficiente para uma coluna de revestimento e para evitar que seja exigido aumento no diâmetro externo da coluna de revestimento, Também é desejável uma montagem que possa evitar a introdução de uma quantidade inaceitável de detritos após a janela ser formada através de fresagem. Uma montagem que pode ser implantada com uma junta de revestimento feita de um material não-corrosivo também é desejável.
Sumário
[0009] Certas modalidades da presente invenção são direcionadas a montagens que incluem um corpo e um membro que é feito de um material diferente do material de que é feito o corpo. O membro pode ser localizado em uma abertura no corpo e pode ser acoplado ou de outra forma ligado ao corpo. O membro acoplado ao corpo pode definir um diâmetro interno e formar uma vedação para o diâmetro interno. O membro pode ser fresado para acessar um ambiente externo ao membro e a o corpo, por exemplo, para criar uma ramificação de perfuração de poço.
[0010] Em um aspecto, é fornecida uma montagem capaz de ser disposta em uma perfuração. A montagem inclui um corpo e um membro. O corpo pode se feito de um primeiro material. E pode incluir uma parede que tem uma abertura. O membro pode ser disposto na abertura e acoplado ao corpo. O membro pode ser feito de um segundo material que tem uma resistência à tração menor do que a resistência à tração do primeiro material. Pelo menos parte do membro pode ser fresada após ser disposta na perfuração.
[0011] Em pelo menos uma modalidade, o membro pode ser acoplado ao corpo por uma solda ligada ao primeiro material e ao segundo material.
[0012] Em pelo menos uma modalidade, o membro pode ser acoplado ao corpo por pelo menos um rebite, um flange, brasagem ou agente de ligação.
[0013] Em pelo menos uma modalidade, o membro é acoplado ao corpo para formar uma vedação entre o diâmetro interno do corpo e um diâmetro externo do corpo.
[0014] Em pelo menos uma modalidade, o primeiro material é uma liga resistente à corrosão.
[0015] Em pelo menos uma modalidade, o segundo material é pelo menos um dentre aço de carbono ou liga de alumínio.
[0016] Em pelo menos uma modalidade, a montagem é uma junta de transição ou uma junta de revestimento.
[0017] Em pelo menos uma modalidade, a montagem inclui um diâmetro interno e uma manga interna. O diâmetro interno é definido pelo corpo e pelo membro. A manga interna é disposta no diâmetro interno e adjacente a pelo menos parte do membro. A manga interna pode evitar que o membro seja deslocado para dentro do diâmetro interno.
[0018] Em pelo menos uma modalidade, a manga interna é acoplada ao corpo.
[0019] Em pelo menos uma modalidade, o membro inclui uma porção de diâmetro externo e uma porção de diâmetro interno. A porção de diâmetro externo pode ser disposta externa ao corpo. A porção de diâmetro interno pode ser disposta em um diâmetro interno definido pelo corpo e pelo membro. A porção de diâmetro interno e a porção de diâmetro externo podem acoplar o membro ao corpo.
[0020] Em um aspecto, é fornecida uma montagem capaz de ser disposta em uma perfuração. A montagem inclui um corpo geralmente tubular e um membro. O corpo geralmente tubular inclui uma abertura. O membro é disposto na abertura e acoplado ao corpo geralmente tubular. O membro é de um material diferente do corpo. O membro acoplado ao corpo geralmente tubular define um diâmetro interno e fornece uma vedação entre o diâmetro interno e um ambiente externo ao membro acoplado ao corpo geralmente tubular. Pelo menos parte do membro é capaz de ser fresada após ser disposta na perfuração.
[0021] Em outro aspecto, é fornecida uma montagem capaz de ser disposta em uma perfuração. A montagem inclui um corpo geralmente tubular e um membro. O corpo geralmente tubular é feito de um primeiro material. Ele inclui uma parede que tem uma abertura. O membro é disposto na abertura e acoplado ao corpo geralmente tubular. O membro é feito de um segundo material que tem uma resistência à tração inferior à resistência à tração do primeiro material. O membro acoplado ao corpo geralmente tubular define um diâmetro interno e fornece uma vedação entre o diâmetro interno e um ambiente externo ao membro acoplado ao corpo geralmente tubular.
[0022] Em pelo menos uma modalidade, o membro inclui um formato de superfície cônico.
[0023] Estes aspectos ilustrativos e modalidades não são mencionados para limitar ou definir a invenção, mas para fornecer exemplos para auxiliar no entendimento dos conceitos inventivos divulgados neste pedido. Outros aspectos, vantagens e características da presente invenção se tornarão aparentes após a revisão de todo o pedido.
Breve Descrição dos Desenhos
[0024] A Figura 1 é uma ilustração transversal secional esquemática de um sistema de poço tendo uma montagem com uma janela através da qual uma perfuração ramificada pode ser criada de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0025] A Figura 2 é uma vista em perspectiva de um corpo desacoplado e o membro usado para formar uma montagem de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0026] A Figura 3 é uma vista em perspectiva da montagem formada por um membro acoplado a um corpo de acordo a uma modalidade da presente invenção;
[0027] A Figura 4 é uma vista em perspectiva de um membro desacoplado de um corpo de uma montagem de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção;
[0028] A Figura 5 é uma vista transversal secional parcial de um membro acoplado a um corpo usando uma solda de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0029] A Figura 6 é uma vista transversal secional cruzada de uma montagem com um membro acoplado a um corpo de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção;
[0030] A Figura 7 é uma vista em perspectiva de uma montagem com uma manga de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0031] A Figura 8 é uma vista transversal secional da montagem da Figura 7 ao longo da linha 8-8 de acordo com uma modalidade da presente invenção; e
[0032] A Figura 9 é uma ilustração cruzada secional esquemática de uma montagem de que é uma junta de transição disposta em um sistema de poço de acordo com uma modalidade da presente invenção.
Descrição Detalhada
[0033] Certos aspectos e modalidades da presente invenção se referem a montagens capazes de serem dispostas em uma perfuração, como uma perfuração de poço, de uma formação subterrânea e através da qual pode ser formada uma janela. Uma montagem de acordo com certas modalidades da presente invenção pode fornecer suporte para uma coluna de revestimento em um ambiente de alta pressão e temperatura de um poço subterrâneo, enquanto evita um aumento no diâmetro externo da coluna de revestimento e evita a introdução de uma grande quantidade de detritos após a janela ser formada através de fresagem. Um exemplo de um ambiente de perfuração de poço subterrâneo de alta pressão e temperatura é um com uma pressão superior a 17237 kPa (2500 PSI) e uma temperatura superior a 121 °C (250 °F) .
[0034] Em algumas modalidades, a montagem inclui componentes que incluem um corpo e um membro que são feitos de diferentes materiais. O corpo pode ser feito de um material de alta resistência que pode reter sua estrutura e integridade original por um longo tempo em um ambiente subterrâneo de alta pressão e temperatura. O membro pode ser feito de um material de resistência inferior que pode reter sua estrutura e integridade original por um período de tempo menor no ambiente subterrâneo de alta pressão e temperatura e que pode ser fresado de forma mais fácil do que o material de alta resistência. Por exemplo, o material do qual é feito o membro pode ter uma resistência à tração inferior a do material de que o corpo é feito.
[0035] O corpo pode incluir uma parede, como uma parede lateral, com uma abertura que é uma janela pré-fresada. O membro pode ser posicionado na abertura e acoplado ao corpo. Em algumas modalidades, o membro acoplado ao corpo define um diâmetro interno e fornece uma vedação no diâmetro interno e no diâmetro externo do membro e do corpo. A vedação entre o diâmetro interno e o diâmetro externo fornece uma vedação ao diâmetro interno a partir do ambiente no diâmetro externo e ao diâmetro externo a partir do diâmetro interno. A vedação pode ajudar na prevenção de ruptura e colapso.
[0036] O membro pode reter seu formato e integridade geral durante o posicionamento da montagem em uma perfuração de poço e por pelo menos algum tempo na perfuração de poço após o posicionamento. O membro pode gerar menos detritos após ser fresado em comparação ao corpo. Além disso, o membro pode fornecer menos resistência à fresagem do que o corpo. Conseqüentemente, um bastão de desvio ou defletor pode ser posicionado em relação ao membro na abertura do corpo para defletir um moinho em direção ao membro para formar uma ramificação de perfuração de poço a partir de uma perfuração de poço mãe por fresagem através do membro e através da formação subterrânea adjacente ao membro.
[0037] Uma "perfuração de poço mãe" é uma perfuração de poço a partir da qual outra perfuração é feita. Também é referida como uma "perfuração de poço principal". Uma perfuração de poço mãe ou principal não necessariamente se estende diretamente a partir da superfície terrestre. Por exemplo, poderia ser uma ramificação de perfuração de poço de outra perfuração de poço mãe.
[0038] Uma "ramificação de perfuração de poço" é uma perfuração de poço perfurada externamente a partir de sua interseção com uma perfuração de poço mãe. Exemplos de perfurações de poço ramificadas incluem uma perfuração de poço lateral e uma perfuração de poço de desvio lateral. Uma ramificação de perfuração de poço pode ter outra ramificação de perfuração de poço perfurada externamente a partir da primeira perfuração para que esta seja uma perfuração de poço mãe para a segunda ramificação de perfuração de poço.
[0039] Estes exemplos ilustrativos são fornecidos para introduzir o leitor ao objeto geral aqui discutido e não devem limitar o escopo dos conceitos divulgados. As seções a seguir descrevem várias modalidades e exemplos adicionais com referência aos desenhos em que numerais equivalentes indicam elementos equivalentes e são usadas descrições direcionais para descrever as modalidades ilustrativas, mas, como as modalidades ilustrativas, não devem ser usadas para limitar a presente invenção.
[0040] A Figura 1 mostra um sistema de poço 10 com uma montagem de acordo com uma modalidade da presente invenção. O sistema de poço 10 inclui uma perfuração de poço mãe 12 que se estende através de várias camadas da terra. A perfuração de poço mãe 12 inclui uma coluna de revestimento 16 cementada em uma porção da perfuração de poço mãe 12.
[0041] A coluna de revestimento 16 inclui uma montagem 18 interligada à coluna de revestimento 16. A montagem 18 pode incluir uma abertura 20 em que é localizado um membro 22. O membro 22 pode ser acoplado a um corpo 24 da montagem 18. A montagem 18 pode ser posicionada em um local desejado para formar uma ramificação de perfuração de poço 26 a partir da perfuração de poço mãe 12. O local desejado por ser uma interseção 28 entre a perfuração de poço mãe 12 e a ramificação de perfuração de poço 26. A montagem 18 pode ser posicionada usando várias técnicas. Exemplos de técnicas de posicionamento incluem o uso de um giroscópio e de um perfil de orientação.
[0042] A ramificação de perfuração de poço 26 é descrita com linhas tracejadas para indicar se ainda não tiver sido formado. Para formar a ramificação de perfuração de poço 26, um bastão de desvio pode ser posicionado no diâmetro interno da coluna de revestimento 16 relativa ao membro 22 da montagem 18 e abaixo da interseção 28. Por exemplo, chaves ou cachorros associados ao bastão de desvio podem engajar de forma cooperativa um perfil de orientação para ancorar o bastão de desvio à coluna de revestimento 16 e para orientar de forma rotacional uma superfície de bastão de desvio inclinada em direção ao membro 22.
[0043] Ferramentas de corte, como moinhos e brocas, são descidas através da coluna de revestimento 16 e defletidos em direção ao membro 22. As ferramentas de corte fresam através do membro 22 e a formação subterrânea adjacente à janela para formar a ramificação de perfuração de poço 26. Em algumas modalidades, o membro 22 é feito de um material que é diferente do material de que é feito o corpo 24 e que tem uma resistência menor que a do material de que é feito o corpo 24. O membro 22 pode ser configurado para suportar a montagem 18 quando a montagem 18 é posicionada e após o posicionamento, sem necessitar de uma manga externa ou outros. Certas modalidades do membro 22 podem gerar menos detritos durante a fresagem em comparação ao corpo 24.
[0044] As montagens de acordo com várias modalidades da presente invenção podem ser em qualquer configuração desejável para suportar formação de ramificação de perfuração de poço e para interligar a uma coluna de revestimento. As Figuras 2 e 3 descrevem uma montagem 30 de acordo com uma modalidade da presente invenção que é capaz de ser interligada a uma coluna de revestimento. A montagem 30 inclui um corpo 32 que é feito de um primeiro material e inclui um membro 34 feito de um segundo material que é diferente do primeiro material.
[0045] O material a partir do qual o corpo 32 é feito pode ser qualquer material capaz de reter uma forma em geral e a integridade em um ambiente de perfuração subterrânea, incluindo um ambiente com alta pressão e alta temperatura. Em algumas modalidades, o corpo 32 é feito a partir de uma liga resistente à corrosão tal como 13-crômio, 28-crômio, ou aço inoxidável ou outras ligas de níquel. Em algumas modalidades, o corpo 32 é um material que tem uma resistência à corrosão que é maior do que o material a partir do qual o membro 34 é feito.
[0046] O material a partir do qual o membro 34 é feito pode ser qualquer material que possui uma resistência à tensão que é menor do que a resistência à tensão do material a partir do qual o corpo 32 é feito. Em algumas modalidades, o material a partir do qual o membro 34 é feito possui uma dureza que é menor do que a dureza do material a partir do qual o corpo 32 é feito. A dureza pode ser medida por meio de qualquer instrumento de medição de dureza, tal como o método de Dureza de Brinell, Dureza de Vickers, e instrumento de medição Rockwell C. Os exemplos dos materiais a partir dos quais o membro 34 pode ser feito incluem alumínio, ligas de alumínio, ligas com base de cobre, ligas de magnésio, aço de corte rápido, ferro fundido, fibra de carbono, fibra de carbono reforçada, e ligas de aço de baixo carbono, tais como a liga de aço 1026 e a liga de aço 4140.
[0047] O corpo 32 inclui uma abertura 36 que é uma janela através da qual uma ramificação da perfuração pode ser formada. A abertura 36 pode ser formada em uma porção da parede lateral do corpo 32, que geralmente é tubular. A Figura 2 mostra o membro 34 desacoplado do corpo para ilustrar uma abertura 36. A Figura 3 mostra o membro 34 localizado na abertura 36 e acoplado no corpo 32. A abertura 36 e o membro 34 são afunilados em uma extremidade 38. A forma afunilada pode ser configurada para reproduzir, geralmente, a forma criada quando uma janela é fresada por uma fresadora arredondada desviada a partir de um bastão de desvio whipstock e através do membro 34. A forma afunilada pode fornecer uma rota mais fácil para que as ferramentas saiam pela janela.
[0048] O membro 34 pode ser acoplado no corpo 32 por qualquer um dos métodos e dispositivos adequados. Os exemplos de tais dispositivos ou métodos incluem uma solda, um rebite, um flange, e um agente de ligação. Em algumas modalidades, o membro 34 acoplado no corpo 32 forma um diâmetro interno e veda esse diâmetro interno das pressões que estão no exterior da montagem 30 e veda o diâmetro externo das pressões que estão no interior da montagem 30.
[0049] O corpo 32 também inclui componentes da extremidade 39 capaz de interligar a montagem 30 na coluna de revestimento. Quando a montagem 30 está disposta em uma perfuração, uma ferramenta de corte pode ser desviada em direção à abertura 36 na qual o membro 34 está disposto. Como o membro 34 possui uma resistência à tração menor do que o corpo 32, a ferramenta de corte pode ser guiada para o membro 34, pois esta apresenta para a ferramenta de corte uma menor resistência do que o corpo apresenta 32. A ferramenta de corte pode fresar através do membro 34 e criar uma ramificação da perfuração, como uma perfuração lateral ou uma perfuração de rota paralela.
[0050] A figura 4 mostra uma montagem 40 de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção. A montagem 40 pode ser interligada com uma coluna de revestimento e colocadas na perfuração de poço.
[0051] A montagem 40 inclui um corpo 42 e de um membro 44 que é mostrado desanexado do corpo 42 para finalidades ilustrativas. O membro 44 pode ser feito a partir de um material que é diferente do material a partir do qual o corpo 42 é feito. Por exemplo, o material a partir do qual o membro 44 é feito pode ter a resistência à tração que é menor do que a resistência à tensão do material a partir do qual o corpo é feito. Outro critério pelo qual os materiais podem ser comparados é a dureza. O material a partir do qual o membro 44 é feito pode ter uma dureza que é menor do que a dureza do material a partir do qual o corpo é feito. O corpo 42 inclui uma abertura 46 em uma porção da parede lateral do corpo 42.
[0052] Em uma montagem completa, o membro 44 está localizado na abertura 46 e está acoplado no corpo 42. A abertura 46 e o membro possui um formato semicircular em seção cruzada e geralmente uma forma de superfície retangular, ao invés de formas afuniladas como nas Figuras 2 e 3. A forma em seção cruzada semicircular e geralmente a superfície retangular pode permitir que o membro 44 seja acoplado no corpo 42 mais eficientemente do que usando a forma afunilada. Por exemplo, a solda do mesmo tamanho ou outro tipo de conexão pode ser aplicada em cada extremidade do membro 44 para acoplar no corpo 42. Com a forma afunilada, uma solda de tamanho diferente ou outra conexão pode ser necessária para acoplar cada extremidade de um membro em um corpo.
[0053] As montagens estão demonstradas como se incluíssem uma abertura em uma parte de uma porção circunferencial do corpo. As montagens de acordo com várias modalidades podem incluir aberturas e membros de qualquer tamanho e qualquer formato. Em algumas modalidades, um corpo de uma montagem inclui uma abertura em uma porção circunferencial inteira do corpo e inclui um membro localizado na abertura e acoplado no corpo.
[0054] Vários tipos de dispositivos ou métodos podem ser usados para acoplar um membro em uma montagem. A Figura 5 mostra em uma sessão parcial em vista cruzada uma conexão que é soldada 50. Um membro 52 está localizado em uma abertura de um corpo 54. A solda 50 acopla um membro 52 no corpo 54 para definir um diâmetro interno 56. O membro 52 acoplado no corpo 54 pela solda pode vedar o diâmetro interno 56 da parte exterior 58 do membro 52 e do corpo 54, de maneira que evita que a pressão e/ou a temperatura presente no exterior 58 afete a área definida pelo diâmetro interno 56 e vice-versa.
[0055] A Figura 6 mostra uma vista em seção cruzada de uma conexão da montagem de acordo com a segunda modalidade da presente invenção. Um membro 60 está localizado em uma abertura 62 de um corpo 64. O membro 60 inclui porções de diâmetro externo 66 e porções de diâmetro interno 68. As porções de diâmetro externo 66 sobrepõem ao menos parcialmente o diâmetro externo do corpo 64. As porções de diâmetro interno 68 sobrepõem ao menos parcialmente o diâmetro externo do corpo 64. Um conector 69 acopla as porções de diâmetro externo 66 nas porções de diâmetro interno 68 e o corpo 64 acopla o membro 60 no corpo 64. Em algumas modalidades, o membro 60 acoplado no corpo 64 fornece uma vedação entre o diâmetro interno e o diâmetro externo.
[0056] Em outras modalidades, o membro 60 inclui uma das porções de diâmetro externo 66 ou das porções do diâmetro interno 68, mas não ambos. As porções presentes podem ser acopladas no corpo 64 usando o conector 69 ou de outra forma, para acoplar o membro 60 no corpo 64. Além disso, outros tipos de dispositivos de conexão e métodos, além do conector 69 mostrado na Figura 6, podem ser usados para acoplar o membro 60 no corpo 64, mesmo se ambas as porções de diâmetro externo 66 e porções de diâmetro interno 68 estiverem presentes ou apenas uma estiver presente.
[0057] Várias montagens de acordo com as modalidades da presente invenção podem eliminar a necessidade de uma manga, revestimento ou outro componente que aumente o diâmetro o externo ou o diâmetro interno de uma montagem. Outras modalidades de montagem incluem um revestimento e/ou uma manga para aumentar a força de um membro da montagem. A Figura 7 mostra uma montagem 72 que inclui uma manga 7 4 que está disposta no exterior de um corpo 76 e um membro (não mostrado) acoplado no corpo 76.
[0058] Figure 8 é uma vista em seção cruzada ao longo da linha 8-8 na Figura 7. A montagem 72 inclui o membro 78 localizado em uma abertura 79 do corpo 76. Em algumas modalidades, o membro 78 é feito a partir de um material que possui uma menor resistência à tração do que o material a partir do qual o corpo 7 6 é feito. O membro 7 8 acoplado no corpo 76 define um diâmetro interno 80 e pode fornecer uma vedação entre o diâmetro interno 80 e um ambiente exterior ao membro 78 acoplado no corpo 76. Uma manga interna 82 está disposta no diâmetro interno 80 e está adjacente ao membro 78. A manga interna 82 e a manga 74 podem fornecer suporte adicional para que o membro 78 mantenha a sua forma geral e a integridade durante e após o acionamento em uma perfuração de poço. Por exemplo, a manga interna 82 pode evitar que o membro 78 seja deslocado para dentro do diâmetro interno 80. A manga interna 82 e a manga 74 também podem auxiliar no fornecimento de uma vedação de pressão com o diâmetro interno 80 e o ambiente exterior ao membro 78 e o corpo 76.
[0059] A manga 74 e a manga interna 82 podem serrem feitas de qualquer material adequado. Os materiais adequados incluem alumínio e aço de baixo carbono. As montagens de acordo com outras modalidades incluem uma manga ou uma manga interna, mas não ambas. As montagens de acordo com várias modalidades da presente invenção podem ser usadas como juntas de revestimento, conforme a montagem demonstrada pela Figura 1. Em outras modalidades, as montagens são utilizadas em outras aplicações de apoio suficiente na perfuração do poço, mas reduzem a quantidade de detritos presentes depois da fresagem através de uma janela. A Figura 9 mostra uma montagem 90 que é uma junta de transição disposta em uma perfuração mãe 92 que possui uma perfuração lateral 94 que se estende a partir dela. A montagem 90 pode ser interligada com uma coluna de revestimento 95 usada para fresar uma perfuração lateral 94. A montagem 90 pode incluir um corpo 96 que inclui uma abertura 98 voltada para baixo da extremidade de uma perfuração mãe 92. Um membro 100 pode ser disposto em uma abertura 98 e acoplado no corpo 96. O membro 100 pode ser feito a partir de um material diferente do material a partir do qual o corpo 96 é feito. Por exemplo, o material a partir do qual o membro 100 é feito pode ter uma menor resistência à tração do que o material a partir do qual o corpo 96 é feito.
[0060] O membro 100 pode fornecer suporte para a montagem 90 durante e depois do posicionamento no fundo do poço. Depois que uma perfuração lateral 94 é criada, e completada em algumas modalidades, a produção pode ser desejada a partir da perfuração mãe 92. A ferramenta de corte, como a fresadora, pode ser posicionada no fundo do poço e configurada para cortar através do membro 100 localizado na abertura 98 do corpo 96. Menos detritos são gerados pela fresagem com o membro 100 em comparação com a fresagem com uma porção do corpo 96. Depois da fresagem através do membro 100, os fluidos de formação podem ser produzidos.
[0061] A seguinte descrição das modalidades, incluindo as modalidades ilustradas da invenção, foram apresentadas apenas com finalidade ilustrativa e para descrição, e não tem a intenção de serem exaustivas ou limitar a invenção conforme as formas precisamente apresentadas. Várias modificações, adaptações e usos das mesmas serão evidentes para as pessoas versadas na técnica sem sair do escopo desta invenção.

Claims (13)

  1. Montagem capaz de ser disposta em uma perfuração, caracterizada pelo fato de compreender:
    • - um corpo (64) feito de um primeiro material, o corpo (64) compreendendo uma parede tendo uma abertura (62) em uma porção da parede; e
    • - um membro (60) disposto na abertura (62) e acoplado ao corpo (64), o membro (60) sendo feito a partir de um segundo material selecionado do grupo compreendendo aço carbono ou liga de alumínio, o segundo material tendo uma resistência à tração inferior à resistência de tração do primeiro material, sendo que pelo menos parte do membro (60) é capaz de ser fresada após ser disposta na perfuração, sendo que o membro (60) compreende uma porção de diâmetro externo (66) e uma porção de diâmetro interno (68), a porção de diâmetro externo (66) sendo disposta externa ao corpo (64), e a porção de diâmetro interno (68) sendo disposta em um diâmetro interno definido pelo corpo (64) e pelo membro (60), a porção de diâmetro interno (68) e a porção de diâmetro externo (66) sendo configuradas para acoplar o membro (60) ao corpo (64) e prover uma vedação entre o diâmetro interno (68) e um diâmetro externo (66) do corpo (66) .
  2. Montagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o membro (60) ser acoplado ao corpo (64) por uma solda ligada ao primeiro material e ao segundo material.
  3. Montagem, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de o membro (60) ser acoplado ao corpo (64) por pelo menos um dentre: um rebite, um flange, brasagem, ou um agente de ligação.
  4. Montagem, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizada pelo fato de o primeiro material ser uma liga resistente à corrosão.
  5. Montagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o corpo ser um corpo geralmente tubular (64) compreendendo uma abertura; e
    - um membro (60) disposto na abertura e acoplado ao corpo geralmente tubular (64), o membro (60) sendo de um material diferente do corpo geralmente tubular (64), onde o membro (60) acoplado ao corpo geralmente tubular (64) define um diâmetro interno e fornece uma vedação de pressão entre o diâmetro interno e um ambiente externo ao membro (60) acoplado ao corpo geralmente tubular (64), sendo que pelo menos parte do membro (60) é capaz de ser fresada após ser disposta na perfuração.
  6. Montagem, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de o membro (60) ter uma resistência de tração menor do que a do corpo geralmente tubular (64).
  7. Montagem, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizada pelo fato de o membro (60) ser acoplado ao corpo geralmente tubular (64) por pelo menos um dentre: uma solda, um rebite, um flange, brasagem, ou um agente de ligação.
  8. Montagem, de acordo com as reivindicações 5, 6 ou 7, caracterizada pelo fato de o corpo geralmente tubular (64) ser feito de uma liga resistente à corrosão e o membro ser feito de pelo menos um dentre: aço carbono ou liga de alumínio.
  9. Montagem, de acordo com as reivindicações 5, 6, 7 ou 8, caracterizada pelo fato de o membro (60) compreender uma superfície em formato cônico.
  10. Montagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o corpo ser:
    • - um corpo geralmente tubular (64) feito de um primeiro material, o corpo geralmente tubular (64) compreendendo uma parede tendo uma abertura em uma porção de parede; e
    • - um membro (60) disposto na abertura e acoplado ao corpo geralmente tubular (64), o membro (60) sendo feito de um segundo material que tem uma resistência à tração que é inferior à resistência à tração do primeiro material, sendo que o membro (60) acoplado ao corpo geralmente tubular (64) define um diâmetro interno e fornece uma vedação de pressão entre o diâmetro interno e um ambiente externo ao membro (60) acoplado ao corpo geralmente tubular (64).
  11. Montagem, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de o membro (60) ser acoplado ao corpo geralmente tubular (64) por pelo menos um dentre: uma solda, um rebite, um flange, brasagem, ou um agente de ligação.
  12. Montagem, de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizada pelo fato de o primeiro material ser uma liga resistente à corrosão e o segundo material ser pelo menos um dentre: aço carbono ou liga de alumínio.
  13. Montagem, de acordo com as reivindicações 10, 11 ou 12, caracterizada pelo fato de o membro (60) compreender uma superfície de formato cônico.
BRPI1101351-6A 2010-03-31 2011-03-29 Montagem capaz de ser disposta em uma perfuração BRPI1101351B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/751,343 2010-03-31
US12/751,343 US8371368B2 (en) 2010-03-31 2010-03-31 Well assembly with a millable member in an opening

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1101351A2 BRPI1101351A2 (pt) 2012-08-21
BRPI1101351B1 true BRPI1101351B1 (pt) 2020-09-24

Family

ID=44012635

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1101351-6A BRPI1101351B1 (pt) 2010-03-31 2011-03-29 Montagem capaz de ser disposta em uma perfuração

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8371368B2 (pt)
EP (1) EP2372076B1 (pt)
CN (1) CN102206991B (pt)
AU (1) AU2011201110B2 (pt)
BR (1) BRPI1101351B1 (pt)
CA (1) CA2734376C (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2912255A4 (en) * 2013-01-18 2016-07-27 Halliburton Energy Services Inc MULTILATERAL WINDOW SUPPORT SYSTEMS AND METHODS
WO2014137315A1 (en) 2013-03-05 2014-09-12 Halliburton Energy Services, Inc. Window milling systems
MX2016004531A (es) * 2013-11-08 2016-07-05 Halliburton Energy Services Inc Ventanas prefresadas que tienen una cubierta de material compuesto.

Family Cites Families (54)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1171682B (de) * 1961-05-30 1964-06-04 Ultra Kunststoffverarbeitung G Aus mehreren Lagen eines bandfoermigen Materials gewickelter, mit einer Kunststoff-Folie ausgekleideter Rohrkoerper
US3980106A (en) * 1973-08-13 1976-09-14 Mcdonnell Douglas Corporation Fluid containing structure
US4890675A (en) * 1989-03-08 1990-01-02 Dew Edward G Horizontal drilling through casing window
US5174340A (en) 1990-12-26 1992-12-29 Shell Oil Company Apparatus for preventing casing damage due to formation compaction
FR2692315B1 (fr) * 1992-06-12 1994-09-02 Inst Francais Du Petrole Système et méthode de forage et d'équipement d'un puits latéral, application à l'exploitation de gisement pétrolier.
US5297640A (en) 1992-10-29 1994-03-29 Tom Jones Drill collar for use in horizontal drilling
US5462120A (en) * 1993-01-04 1995-10-31 S-Cal Research Corp. Downhole equipment, tools and assembly procedures for the drilling, tie-in and completion of vertical cased oil wells connected to liner-equipped multiple drainholes
US6202752B1 (en) * 1993-09-10 2001-03-20 Weatherford/Lamb, Inc. Wellbore milling methods
US5887655A (en) * 1993-09-10 1999-03-30 Weatherford/Lamb, Inc Wellbore milling and drilling
US6070665A (en) * 1996-05-02 2000-06-06 Weatherford/Lamb, Inc. Wellbore milling
US5564503A (en) 1994-08-26 1996-10-15 Halliburton Company Methods and systems for subterranean multilateral well drilling and completion
US5579829A (en) 1995-06-29 1996-12-03 Baroid Technology, Inc. Keyless latch for orienting and anchoring downhole tools
US5615740A (en) * 1995-06-29 1997-04-01 Baroid Technology, Inc. Internal pressure sleeve for use with easily drillable exit ports
US5749605A (en) 1996-03-18 1998-05-12 Protechnics International, Inc. Electrically insulative threaded connection
US6547006B1 (en) * 1996-05-02 2003-04-15 Weatherford/Lamb, Inc. Wellbore liner system
NO311905B1 (no) * 1996-08-13 2002-02-11 Baker Hughes Inc Fôringsrörsegment, samt fremgangsmåte for å danne et vindu i et fôringsrörsegment
US5944108A (en) * 1996-08-29 1999-08-31 Baker Hughes Incorporated Method for multi-lateral completion and cementing the juncture with lateral wellbores
WO1998009053A2 (en) 1996-08-30 1998-03-05 Baker Hughes Incorporated Method and apparatus for sealing a junction on a multilateral well
US6012527A (en) 1996-10-01 2000-01-11 Schlumberger Technology Corporation Method and apparatus for drilling and re-entering multiple lateral branched in a well
US6065209A (en) * 1997-05-23 2000-05-23 S-Cal Research Corp. Method of fabrication, tooling and installation of downhole sealed casing connectors for drilling and completion of multi-lateral wells
US6213228B1 (en) 1997-08-08 2001-04-10 Dresser Industries Inc. Roller cone drill bit with improved pressure compensation
US6283208B1 (en) * 1997-09-05 2001-09-04 Schlumberger Technology Corp. Orienting tool and method
US6073697A (en) * 1998-03-24 2000-06-13 Halliburton Energy Services, Inc. Lateral wellbore junction having displaceable casing blocking member
CA2235865C (en) * 1998-04-23 2004-05-25 Dresser Industries, Inc. High torque pressure sleeve for easily drillable casing exit ports
US6209644B1 (en) * 1999-03-29 2001-04-03 Weatherford Lamb, Inc. Assembly and method for forming a seal in a junction of a multilateral well bore
CA2276222C (en) * 1999-06-23 2002-09-03 Halliburton Energy Services, Inc. High pressure internal sleeve for use with easily drillable exit ports
US6533040B2 (en) * 1999-12-03 2003-03-18 Michael Gondouin Multi-function apparatus for adding a branch well sealed liner and connector to an existing cased well at low cost
US6419026B1 (en) * 1999-12-08 2002-07-16 Baker Hughes Incorporated Method and apparatus for completing a wellbore
US6374924B2 (en) * 2000-02-18 2002-04-23 Halliburton Energy Services, Inc. Downhole drilling apparatus
US7011151B2 (en) * 2000-05-22 2006-03-14 Smith International, Inc. Sealed lateral wellbore junction
US6789621B2 (en) 2000-08-03 2004-09-14 Schlumberger Technology Corporation Intelligent well system and method
US6536525B1 (en) * 2000-09-11 2003-03-25 Weatherford/Lamb, Inc. Methods and apparatus for forming a lateral wellbore
US6695056B2 (en) * 2000-09-11 2004-02-24 Weatherford/Lamb, Inc. System for forming a window and drilling a sidetrack wellbore
DE60124216T8 (de) * 2000-09-29 2007-05-31 Yamashita Rubber K.K. Dünnwandiger gummischlauch und verfahren zu seiner herstellung
US6811189B1 (en) 2000-10-04 2004-11-02 Grant Prideco, L.P. Corrosion seal for threaded connections
US6752211B2 (en) * 2000-11-10 2004-06-22 Smith International, Inc. Method and apparatus for multilateral junction
GB0108384D0 (en) * 2001-04-04 2001-05-23 Weatherford Lamb Bore-lining tubing
US6868909B2 (en) * 2001-06-26 2005-03-22 Baker Hughes Incorporated Drillable junction joint and method of use
US6676353B1 (en) * 2002-07-15 2004-01-13 Harry M. Haytayan Self-drilling, self-tapping screws
US6848504B2 (en) * 2002-07-26 2005-02-01 Charles G. Brunet Apparatus and method to complete a multilateral junction
US6913082B2 (en) * 2003-02-28 2005-07-05 Halliburton Energy Services, Inc. Reduced debris milled multilateral window
US7213652B2 (en) 2004-01-29 2007-05-08 Halliburton Energy Services, Inc. Sealed branch wellbore transition joint
US7225875B2 (en) 2004-02-06 2007-06-05 Halliburton Energy Services, Inc. Multi-layered wellbore junction
US7487840B2 (en) 2004-11-12 2009-02-10 Wear Sox, L.P. Wear resistant layer for downhole well equipment
US7588056B2 (en) * 2005-03-14 2009-09-15 Ansul Canada Limited Methods and systems for enhanced fluid transport
GB2441079A (en) 2005-04-21 2008-02-20 Baker Hughes Inc Lateral control system
US20090045974A1 (en) 2007-08-14 2009-02-19 Schlumberger Technology Corporation Short Hop Wireless Telemetry for Completion Systems
US20090255687A1 (en) * 2008-04-10 2009-10-15 Halliburton Energy Services, Inc. Sealing Between Alignable Windows for Lateral Wellbore Drilling
RU2457313C1 (ru) 2008-05-04 2012-07-27 Акватик Компани Алюминиевая компоновка райзера
US7703524B2 (en) * 2008-05-21 2010-04-27 Halliburton Energy Services, Inc. Cutting windows for lateral wellbore drilling
US7726401B2 (en) * 2008-05-21 2010-06-01 Halliburton Energy Services, Inc. Casing exit joint with easily milled, low density barrier
US20100051269A1 (en) 2008-08-29 2010-03-04 Welldynamics, Inc. Bypass of damaged lines in subterranean wells
CN101403280A (zh) * 2008-10-30 2009-04-08 中国石油集团长城钻探工程有限公司 六级分支井分叉制作及分叉系统工具
US8376054B2 (en) 2010-02-04 2013-02-19 Halliburton Energy Services, Inc. Methods and systems for orienting in a bore

Also Published As

Publication number Publication date
CN102206991A (zh) 2011-10-05
CA2734376C (en) 2014-04-29
CN102206991B (zh) 2015-04-22
AU2011201110B2 (en) 2015-02-05
CA2734376A1 (en) 2011-09-30
US20110240283A1 (en) 2011-10-06
BRPI1101351A2 (pt) 2012-08-21
AU2011201110A1 (en) 2011-10-20
US8371368B2 (en) 2013-02-12
EP2372076B1 (en) 2018-06-27
EP2372076A3 (en) 2016-10-05
EP2372076A2 (en) 2011-10-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6199633B1 (en) Method and apparatus for intersecting downhole wellbore casings
US8505621B2 (en) Well assembly with recesses facilitating branch wellbore creation
RU2606001C1 (ru) Системы и способы поддержки многоствольного окна
BRPI1012640B1 (pt) elemento de coluna de perfuração
US6913082B2 (en) Reduced debris milled multilateral window
BR112016028963B1 (pt) Conjunto de junção de multi-furo, sistema de poço e método
BR112013010464B1 (pt) Sistema de referência de posição redundante para construção de saída multilateral em um furo de poço e método de referência de posição redundante para construção de saída multilateral em um furo de poço
BRPI0912828B1 (pt) Junta de saída de camisa para instalação em um furo de poço mãe para uso em perfuração de um furo de poço lateral para fora a partir do furo de poço mãe e método de perfurar um furo de poço lateral que se estende para fora a partir de um furo de poço mãe
BR112017015486B1 (pt) Método para fabricar um membro tubular, e, membro tubular
BR112016027460B1 (pt) Conjunto de junta de revestimento, sistema de poço, e, método para operar poços
WO2016133748A1 (en) Bottom hole assembly connections
BRPI1101351B1 (pt) Montagem capaz de ser disposta em uma perfuração
BR112012023529B1 (pt) conjunto capaz de ser disposto em um furo de poço
AU2014401769B2 (en) Downhole ball valve
MXPA02001401A (es) Sistema de perforacion y terminacion para pozos multilaterales.
US10711531B2 (en) Double wall pipe connection system
SA516370778B1 (ar) اتصال أسفل البئر بين حُفر البئر باستخدام مواد قابلة للانتفاخ
JP2581752Y2 (ja) 二重薬液案内路を有する伸縮式掘削作業ロッド
BR112020019463B1 (pt) Conjunto de vedação e sistema de furo de poço
BR112019026851A2 (pt) packer, e, sistema e método para fornecer fluxo de fluido para um furo de poço.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/03/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2664 DE 25-01-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.