BRPI1101211A2 - pràtese provisària descartÁvel para implante na Área da mama - Google Patents

pràtese provisària descartÁvel para implante na Área da mama Download PDF

Info

Publication number
BRPI1101211A2
BRPI1101211A2 BRPI1101211A BRPI1101211A2 BR PI1101211 A2 BRPI1101211 A2 BR PI1101211A2 BR PI1101211 A BRPI1101211 A BR PI1101211A BR PI1101211 A2 BRPI1101211 A2 BR PI1101211A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
disposable
prosthesis
breast
flexible pouch
patient
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Edimar Romano
Original Assignee
Edimar Romano
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Edimar Romano filed Critical Edimar Romano
Priority to BRPI1101211 priority Critical patent/BRPI1101211A2/pt
Publication of BRPI1101211A2 publication Critical patent/BRPI1101211A2/pt

Links

Landscapes

  • Prostheses (AREA)

Abstract

PRàTESE PROVISàRIA DESCARTÁVEL PARA IMPLANTE NA ÁREA DA MAMA. Tratou a presente solicitação de invenção a uma bolsa flexível (2), utilizada para visualização do volume desejado da prótese definitiva a ser aplicada no paciente. A bolsa flexivel (2) trás sua novidade, por ser provisória e descartável, possuindo um formato sensivelmente esférico, sendo a mesma hermeticamente fechada e preenchida com soro fisiológico.

Description

"PRÓTESE PROVISÓRIA DESCARTÁVEL PARA IMPLANTE NA ÁREA DA MAMA".
Refere-se a presente solicitação de invenção a uma prótese provisória descartável destinada a auxiliar o cirurgião para avaliar e decidir qual o volume exato de ml da prótese final de silicone a ser implantado no paciente.
A invenção se refere ao campo técnico dos dispositivos artificiais de implantes ou próteses no interior do corpo, desenvolvida para reestruturar a forma de uma parte do corpo humano, por questões estéticas ou terapêuticas.
A primeira tentativa de aumento de mamas foi realizada em
1895 por Czerny. Na inclusão de próteses mamárias de silicone iniciada em 1963, com Cronin e Gerow resolveu-se a ausência de volume, mas complicações surgiram ao longo do tempo, como o envelhecimento das próteses devido o vazamento com a migração do gel, e a calcificação da cápsula fibrosa. A implantação de um corpo estranho em um paciente, de
modo a realizar uma cirurgia reconstrutiva em casos de acidentes de indivíduos seqüelados por amputações traumáticas, para reconstrução e estética é comum no meio médico.
Nos implantes mamários, as próteses são introduzidas subcutaneamente no tórax do paciente, mais precisamente na borda inferior da auréola (Peri - aureolar), na linha inferior da mama ou na borda da axila.
A introdução do implante é realizada por meio desta pequena incisão é possível devido o caráter flexível e deformável do implante, o qual o cirurgião pode moldá-lo, de forma a permitir sua passagem através da incisão realizada no corpo do paciente, para acomodar o molde.
Esta cirurgia é relativamente simples, pois exige pouco tempo de convalescença pós-operatória, e tem resultados estéticos desejados. Só não alcançando a perfeição, pois vários pacientes não ficam completamente satisfeitos com o volume final apresentado.
No estado da arte, a prótese para implante mamário é apresentada no documento BRPI8705600A, que descreve uma prótese mamária fabricada em silicone para ser aplicada na mamoplastia redutora, introduzida sub cutaneamente. Outro documento que descreve a prótese para ser aplicada na mamas está descrita no documento BRMU6801634U, que em síntese descreve uma disposição introduzida em prótese mamária, basicamente em formato oval constituído de um miolo central (1) e outras camadas. O grande problema na atualidade não está na qualidade das
próteses e sim na dúvida de qual volume seria melhor para o paciente. É comum os pacientes ficarem em dúvida entre um volume e outro, até mesmo para o próprio cirurgião plástico, que muitas vezes no momento da cirurgia acaba retirando a prótese colocada, pois o volume ficou menor ou maior do que o esperado. Neste procedimento o cirurgião após retirar a prótese do paciente, tem a necessidade de descartá-la, tornando o procedimento caro, uma vez que as próteses são relativamente caras e não podem ser reutilizadas de um paciente para o outro.
O autor buscando uma solução para este problema, que possa garantir um procedimento cirúrgico prático, principalmente no tocante da estética desejada pelo paciente desenvolveu a prótese provisória descartável para implante de mama, para ser utilizada no momento do ato cirúrgico. Ou seja, após o cirurgião realizar a inserção na mama, o mesmo coloca a prótese provisória para que in loco possa observar e avaliar o volume esperado no seio da paciente, e desta forma decidir qual o volume correto e mais indicado para implantar a prótese definitiva no paciente.
A prótese provisória por ter baixo custo não onera significativamente o procedimento cirúrgico, e traz grande facilidade e comodidade para a escolha do melhor volume da prótese a ser implantada no paciente. O cirurgião pode experimentar e verificar o volume exato que realmente é esperado pelo paciente, variando volumes com mais ml e com menos ml.
Ou seja, por ser descartável e de baixo custo, permite o cirurgião testa algumas variantes sem nenhuma preocupação extra. Neste sentido o presente invento mesmo sendo um material descartável, é fabricado em material atóxico, e elaborado levando em consideração o fator de segurança biológica.
Por ser descartável sua produção tem seu custo reduzido consideravelmente, bem como por ser preenchida com soro fisiológico, reduz também os custos finais de produção.
O volume das próteses descartáveis pode variar de 100 ml até 700 ml ou mais conforme a necessidade e desejo do paciente.
O formato da prótese pode ser bidimensional em forma de gota, indicado para seios pequenos, redondo para seios maiores com perfil baixo, pouca altura e diâmetro de base maior, ou perfil alto, com base menor e altura maior. A escolha do molde pode variar conforme a técnica usada e da anatomia da paciente. Se o seio for baixo e tiver base larga, a prótese com perfil alto pode ser a mais indicada para corrigir o problema e assim sucessivamente. Para complementar a presente descrição de modo a se obter
uma melhor compreensão das características de novidade inventiva aqui requerida, o presente pedido é acompanhado de um conjunto de desenhos, para melhor exemplificar sem limitar a possibilidade de variações que a barra pode apresentar.
Figura 1 - Vista superior da prótese descartável.
; Figura 2 - Vista lateral da prótese descartável, representando em corte parcial o compartimento interno para preenchimento com soro fisiológico. O presente invento é compreendido por um corpo (1) utilizado na cirurgia plástica da mama, no qual é caracterizado por a bolsa flexível (2) ser descartável e simular uma prótese mamaria. A bolsa flexível (2) é descartável antiaderente, com formato sensivelmente esférico, fabricada em silicone ou material plástico compatível para ser aplicada provisoriamente de forma subcutânea na região da mama, pelo cirurgião para que o mesmo possa avaliar o volume desejado, da prótese definitiva a ser aplicado no paciente.
A bolsa flexível (2) de superfície (3) lisa hermeticamente fechada e sua parte interna (4) é preenchida com soro fisiológico ou material compatível, para ter o formato, dimensão e o volume idêntico da prótese definitiva a ser escolhida, variando volumes para mais ou para menos mililitros (ml) de soro fisiológico.
A bolsa flexível (2) é fechada hermeticamente para que o fluído seja mantido constantemente dentro da mesma, desta forma a deformação da prótese no momento da implantação para o teste de estético, é obtida através do movimento do fluído dentro da referida bolsa. Esse movimento é possibilitado pela elasticidade da membrana que forma a bolsa descartável, que lhe permite essa deformação da mesma para ser aplicada no paciente.
Tratou a presente solicitação de invenção uma prótese provisória descartável para implante de mama, projetada para atender as exigências de funcionalidade, resistência mecânica, robustez, durabilidade e segurança necessária que sua aplicação exige.

Claims (5)

1. "PRÓTESE PROVISÓRIA DESCARTÁVEL PARA IMPLANTE NA ÁREA DA MAMA", compreendido por um corpo (1) utilizado na cirurgia plástica da mama, no qual é caracterizado por a bolsa flexível (2) ser descartável e simular uma prótese mamaria.
2. "PRÓTESE PROVISÓRIA DESCARTÁVEL PARA IMPLANTE NA ÁREA DA MAMA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a bolsa flexível (2) ser hermeticamente fechada e sua parte interna (4), preenchida com soro fisiológico.
3. "PRÓTESE PROVISÓRIA DESCARTÁVEL PARA IMPLANTE NA ÁREA DA MAMA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a bolsa flexível (2) ter formato sensivelmente esférico.
4. "PRÓTESE PROVISÓRIA DESCARTÁVEL PARA IMPLANTE NA ÁREA DA MAMA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a bolsa flexível (2) ter sua superfície (3) lisa, e ser fabricado em silicone ou material plástico compatível.
5. "PRÓTESE PROVISÓRIA DESCARTÁVEL PARA IMPLANTE NA ÁREA DA MAMA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a bolsa flexível (2) variar seu volume para mais ou para menos mililitros (ml) de soro fisiológico.
BRPI1101211 2011-03-18 2011-03-18 pràtese provisària descartÁvel para implante na Área da mama BRPI1101211A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1101211 BRPI1101211A2 (pt) 2011-03-18 2011-03-18 pràtese provisària descartÁvel para implante na Área da mama

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1101211 BRPI1101211A2 (pt) 2011-03-18 2011-03-18 pràtese provisària descartÁvel para implante na Área da mama

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1101211A2 true BRPI1101211A2 (pt) 2013-05-21

Family

ID=48407250

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1101211 BRPI1101211A2 (pt) 2011-03-18 2011-03-18 pràtese provisària descartÁvel para implante na Área da mama

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1101211A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2010337181B2 (en) Breast implants having drug-eluting reservoirs and methods therefor
US8070808B2 (en) Variable cohesive gel form-stable breast implant
RU2698609C2 (ru) Направленный растягиватель тканей
US20140228950A1 (en) Methods for augmenting or reconstructing a human breast
EP3056167A1 (en) Breast implant support device with large back surface area
US20160228236A1 (en) Breast implant support device with large back surface area
BRPI1101211A2 (pt) pràtese provisària descartÁvel para implante na Área da mama
US9204963B2 (en) Stabilizing implant with expandable segments
KR102240412B1 (ko) 골반 엉덩이 성형용 보형물
KR101399346B1 (ko) 생체적합성 유방 성형 보형물 주입장치
US20220346940A1 (en) A medical support device
Rynkevic et al. Implant shape influence on the mechanical behavior of breast implants
Mira Anatomic asymmetric prostheses: shaping the breast
US20180243079A1 (en) Post-lumpectomy breast implant
Shiffman et al. Intraoperative Assessment of Breast Prosthesis Volume Using a Set of Graduated Expanders
Carantino Correlation between the used polymeric biomaterials, implant design and clinical performance of the mammary implants
RU71244U1 (ru) Эндопротез глазного яблока для кошек и собак
RU2543296C1 (ru) Фаллоэндопротез
RU2543283C1 (ru) Фаллоэндопротез
RU146201U1 (ru) Фаллоэндопротез
Knoch et al. Augmentation of the breast
Rietjens et al. History and development of breast implants
BR102016010211A2 (pt) prótese com sistema de implante estável
TW201545733A (zh) 人工乳頭植入方法及其結構

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired