BRPI1100994A2 - sistema de iluminaÇço aplicado em refrigeradores - Google Patents

sistema de iluminaÇço aplicado em refrigeradores Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100994A2
BRPI1100994A2 BRPI1100994A BRPI1100994A2 BR PI1100994 A2 BRPI1100994 A2 BR PI1100994A2 BR PI1100994 A BRPI1100994 A BR PI1100994A BR PI1100994 A2 BRPI1100994 A2 BR PI1100994A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cell
drive device
switching
light source
lighting
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Neomar Giacomini
Phabio Junckes Setubal
Original Assignee
Whirlpool Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Whirlpool Sa filed Critical Whirlpool Sa
Priority to BRPI1100994 priority Critical patent/BRPI1100994A2/pt
Publication of BRPI1100994A2 publication Critical patent/BRPI1100994A2/pt

Links

Landscapes

  • Devices That Are Associated With Refrigeration Equipment (AREA)

Abstract

SISTEMA DE ILUMINAÇçO APLICADO EM REFRIGERADORES. A presente invenção refere-se a um sistema de iluminação aplicado em refrigeradores, em especial, aplicado nas prateleiras dispostas no interior de refrigeradores, compreendendo pelo menos um circuito de iluminação integrado por pelo menos uma fonte luminosa (1) e pelo menos um dispositivo de acionamento (2), sendo o circuito de iluminação capaz de comutar pelo menos um parâmetro de iluminação de pelo menos uma célula (3) através da comutação de pelo menos uma fonte luminosa (1) mediante o estímulo de pelo menos um dispositivo de acionamento (2). Pelo menos uma célula (3) é definida em pelo menos uma prateleira (4). Pelo menos um circuito de iluminação individualmente é associado a uma célula (3). A comutação dos parâmetros de iluminação das células (3) é associada ao posicionamento de artigos (5) sobre as prateleiras (4). A comutação de cada fonte luminosa (1) é executada por seu respectivo dispositivo de acionamento (2). As fontes luminosas (1) e os dispositivos de acionamento (2) são ambos fisicamente e funcionalmente associados às suas respectivas células (3).

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção para "SISTEMA DE ILUMINAÇÃO APLICADO EM REFRIGERADORES"
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um sistema de iluminação aplicado em refrigerado- res, em especial, aplicado nas prateleiras dispostas no interior de refrigeradores.
Fundamentos da Invenção
É de senso comum que um refrigerador convencional prevê pelo menos um siste- ma de iluminação destinado a iluminar o interior de sua câmara refrigerada. Esta construti- vidade é especialmente importante em ocasiões onde a iluminação do ambiente externo não é forte o bastante para iluminar o interior da câmara refrigerada, quando a porta articu- lável desta é aberta. Desta forma, sistemas de iluminação aplicados em refrigeradores são extremamente úteis para os usuários, quando estes necessitam manusear os artigos ali- mentícios acondicionados na câmara refrigerada.
Muito embora tais sistemas de iluminação tenham funções fundamentalmente simi- lares, pode-se constatar que o atual estado da técnica é consubstanciado por sistemas de iluminação de construtividades diversas.
Talvez o sistema de iluminação mais recorrente seja aquele composto por pelo me- nos uma lâmpada incandescente disposta em algum ponto da parede posterior da câmara refrigerada. Neste sistema, a lâmpada fluorescente é associada à energia elétrica (da rede elétrica ou de um transformador de tensão) e a um interruptor elétrico, sendo este associa- do à abertura e fechamento da porta articulável da mencionada câmara refrigerada. Assim sendo, o acionamento da lâmpada incandescente é vinculado a abertura ou fechamento da porta articulável, onde a abertura da porta articulável resulta no acionamento da lâmpada incandescente - e conseqüente iluminação do interior da câmara refrigerada -, e o fecha- mento da porta articulável resulta no desacionamento da lâmpada incandescente.
Este sistema de iluminação, por mais básico e fundamental que seja, pode ainda incorporar um ou mais temporizadores de acionamento ou desacionamento da lâmpada incandescente. Nestes casos, os temporizadores geralmente controlam o tempo de acio- namento da lâmpada incandescente, de modo à desacioná-la quando a porta articulável da câmara refrigerada fica aberta por um intervalo de tempo maior do que o intervalo de tempo
definido nos temporizadores.
Mesmo sendo utilizado em larga escala, estes sistemas de iluminação aplicados em refrigeradores possuem, evidentemente, aspectos técnicos e funcionais passíveis de
melhoria e/ou aperfeiçoamento. Um primeiro aspecto passível de melhoria diz respeito ao tipo de lâmpada utilizada
(lâmpada incandescente), afinal, estas lâmpadas produzem calor e são responsáveis por um grande consumo de energia elétrica. Evidentemente, estes dois aspectos são indeseja- dos no campo da refrigeração.
Um segundo aspecto passível de melhoria diz respeito ao acionamento temporiza- do do sistema de iluminação, o qual pode ser desativado em momentos de real uso. Nor- malmente, o sistema de iluminação só é acionado (novamente) através do fechamento e
reabertura da porta articulável.
Além destes inconvenientes, nota-se ainda que a câmara refrigerada é sempre ilu- minada e forma desigual, sendo este problema especialmente agravado quando um artigo alimentício é armazenado próximo a uma lâmpada incandescente, de modo a ofuscá-la.
Alguns destes problemas e aspectos negativos são, em parte, mitigados por siste- mas de iluminação baseados em LED (do inglês, light-emitting diode) já pertencentes ao
atual estado da técnica.
Um exemplo de sistema de iluminação - aplicado em refrigeradores - baseado do
em LED é descrito no documento PCT/US2008/069302. Neste exemplo, cada uma das pra- teleiras existentes no interior da câmara refrigerada, as quais são compostas por uma plura- Iidade de grades vazadas, são acopladas a uma fileira de LED's. Especificamente neste caso, os LED's ficam dispostos na face posterior-lateral de cada uma das prateleiras.
Além deste exemplo construtivo, o atual estado da técnica prevê ainda outras cons- trutividades para sistemas de iluminação - aplicado em refrigeradores - baseados do em LED. De qualquer forma, a maioria destas construtividades é essencialmente semelhante, divergindo umas das outras apenas no que diz respeito à quantidade e posição dos LED's.
Desta forma, mesmo que o consumo de energia elétrica seja menor quando com- parado ao consumo de energia elétrica referente às lâmpadas incandescentes, resta evi- dente notar que o acionamento de todos os LED s é vinculado a abertura e/ou fechamento da porta articulável da câmara refrigerada. Esta característica também pode ser considera- da como indesejável, afinal, o interior da câmara refrigerada é, via de regra, iluminado em sua totalidade, mesmo quando a citada câmara refrigerada contém apenas artigos alimentí- cios dispostos em apenas uma de suas prateleiras.
Paralelamente a este conceito, observa-se também a existência de sistemas de i- luminação - estes podendo ser aplicados a uma infinidade de dispositivos, incluindo refrige- radores - onde é possível acionar a iluminação "individual" de uma única prateleira. Nestes casos, a iluminação pode ser baseada em LED ou em lâmpadas incandescentes.
Este conceito é pormenorizadamente descrito no documento US 2007/0156261, onde é possível observar a existência de prateleiras munidas de sistemas de iluminação individuais e de sensores (sensores de toque) responsáveis pelo acionamento e desacio- namento dos mencionados sistemas de iluminação. Na verdade, os sensores têm função análoga aos interruptores convencionais, mas de forma dedicada e relacionada à sua res- pectiva prateleira. A análise mais profunda deste conceito é capaz de evidenciar seu aspecto pejorati- vo, o qual está intimamente relacionado à quantidade de prateleiras a serem iluminadas, afinal, quanto maior for o número de prateleiras a serem iluminadas, maior será o esforço (acionamento de cada um dos sensores) aplicado.
Com base em todo o contexto acima explanado, resta evidente observar a necessi-
dade de desenvolvimento de um sistema de iluminação especialmente aplicado em refrige- radores, capaz de iluminar, de forma prática e dedicada, o interior da câmara refrigerada.
Objetivos da Invenção
Desta forma, é um dos objetivos da presente invenção apresentar um sistema de iluminação aplicado em refrigeradores, preferencialmente baseado em LED's, capaz de iluminar pequenas áreas pré definidas no interior da câmara refrigerada.
É então outro objetivo da presente invenção proporcionar um sistema de ilumina- ção, preferencialmente instalado nas prateleiras dispostas no interior da câmara refrigerada de refrigeradores, capaz de iluminar somente áreas ocupadas por artigos alimentícios e similares.
É ainda outro objetivo da presente invenção proporcionar um sistema de iluminação de acionamento dinâmico, preferencialmente relacionado à posição temporária que os arti- gos alimentícios e congêneres ocupam no interior da câmara refrigerada.
Sumário da Invenção
Estes e outros objetivos da invenção ora revelada são totalmente alcançados por
meio do sistema de iluminação aplicado em refrigeradores ora tratado.
O referido sistema de iluminação aplicado em refrigeradores, o qual é fundamen- talmente compreendido por pelo menos um circuito de iluminação integrado por pelo menos uma fonte luminosa e pelo menos um dispositivo de acionamento, possibilita a comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação de pelo menos uma célula através da comuta- ção de pelo menos uma fonte luminosa mediante o estímulo de pelo menos um dispositivo de acionamento. São previstas múltiplas células definidas em pelo menos uma das superfí- cies de uma prateleira.
Neste contexto, cabe revelar que pelo menos uma célula é definida em pelo menos uma prateleira, sendo que pelo menos um circuito de iluminação é individualmente associa- do a uma célula.
A comutação dos parâmetros de iluminação das células é associada ao posiciona- mento de artigos sobre as prateleiras, e a comutação de cada fonte luminosa é executada por seu respectivo dispositivo de acionamento. Don ponto de vista construtivo, as fontes luminosas e os dispositivos de acionamento são fisicamente e funcionalmente associados
às suas respectivas células.
A comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação diz respeito às seguintes possibilidades: Acionamento de pelo menos uma fonte luminosa associada à citada célula; Desacionamento de pelo menos uma fonte luminosa associada à citada célula; Alteração da intensidade luminosa de pelo menos uma fonte luminosa associada à citada célula; Altera- ção da coloração luminosa de pelo menos uma fonte luminosa associada à citada célula. Estas possibilidades de comutação, as quais são realizadas pelo circuito de ilumi- -
nação, podem ainda ser impostas a toda a área de uma célula, a somente do contorno de uma célula, ou ainda, a uma porção pré-definida de uma célula.
A fonte luminosa pelo menos um diodo emissor de luz, ou ainda, pelo menos um
diodo orgânico emissor de luz. O dispositivo de acionamento compreende um sensor de contato, um sensor ópti-
co, ou ainda, um sensor de presença. Opcionalmente, um dispositivo de acionamento pode ser funcionalmente associado a um interruptor geral. Do ponto de vista construtivo, cada dispositivo de acionamento encontra-se posicionado no interior do perímetro definido por uma célula, podendo ser disposto sobre a face superior da prateleira, sob a face inferior da prateleira, ou ainda, encapsuladamente disposto no interior de uma prateleira.
O circuito de iluminação, de acordo com a presente invenção, prevê a comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação de uma única célula mediante o estímulo do dispositivo de acionamento associado à citada célula; prevê a comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação de uma célula e células adjacentes mediante o estímulo do dispo- sitivo de acionamento associado à citada célula; prevê a comutação de pelo menos um pa- râmetro de iluminação entre uma célula e células adjacentes mediante estimulo do dispositi- vo de acionamento associado à citada célula; e prevê realizar a comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação de todas as células de uma prateleira mediante o estímulo do
dispositivo de acionamento associado a uma única célula. O sistema de iluminação aplicado em refrigeradores ora tratado compreende ainda,
opcionalmente, uma entrada de estímulos externos, os quais são relacionados a comandos de configuração e/ou execução de testes de comutação das fontes luminosas.
Descrição Resumida dos Desenhos
As figuras abaixo listadas ilustram: Figura 1 - mostra, de forma esquemática, o interior de um refrigerador dotado do
sistema de iluminação aplicado em refrigeradores;
Figura 2.1 - mostra uma primeira opção de funcionamento do sistema de ilumina- ção aplicado em refrigeradores;
Figura 2.2 - mostra uma segunda opção de funcionamento do sistema de ilumina-
ção aplicado em refrigeradores;
Figura 2.3 - mostra uma terceira opção de funcionamento do sistema de ilumina- ção aplicado em refrigeradores; Figura 2.4 - mostra uma quarta opção de funcionamento do sistema de iluminação
aplicado em refrigeradores; e
Figura 2.5 - mostra uma quinta opção de funcionamento do sistema de iluminação
aplicado em refrigeradores.
Descrição Detalhada da Invenção
O sistema de iluminação aplicado em refrigeradores ora tratado foi especialmente desenvolvido objetivando iluminar, de forma inteligente, o interior da câmara refrigerada.
Neste sentido, o conceito de "iluminação inteligente" ora abordado refere-se à ilu- minação artificial especialmente focada a determinadas áreas das prateleiras, mediante ao posicionamento e/ou existência de artigos (alimentícios e similares), mantendo desta forma o restante da câmara refrigerada exposta somente a eventual iluminação natural.
Este conceito é responsável por notáveis vantagens e benefícios, dentre os quais se destacam a economia de energia elétrica e praticidade de utilização.
A economia de energia elétrica está diretamente relacionada ao fato de que apenas as áreas que contém artigos ou produtos são iluminadas, ou seja, áreas sem artigos ou produtos - por não serem iluminadas - não consomem potência elétrica.
O visual prático e inovador, o qual é capaz de "direcionar" as ações dos usuários a través de estímulo visual, deve-se ao fato de que as áreas com artigos e produtos estarão iluminadas e as áreas sem artigos e produtos estarão desprovidas de iluminação. Isto per- mite que o usuário, através de uma simples observação, diferencie os "espaços vazios" dos "espaços cheios".
O sistema de iluminação aplicado em refrigeradores é fundamentalmente composto por pelo menos um circuito de iluminação integrado por pelo menos uma fonte luminosa 1 e pelo menos um dispositivo de acionamento 2. Cada um destes circuitos de iluminação tem a função de comutar pelo menos um parâmetro de iluminação de pelo menos uma célula 3, sendo pelo menos uma célula 3 definida em pelo menos uma prateleira 4 existente no inte- rior da câmara refrigerada do refrigerador.
Preferencialmente, são previstos múltiplos circuitos de iluminação, sendo o número total de circuitos de iluminação páreo ao número total de células 3. Sendo assim, já resta evidente que o conceito de "iluminação inteligente" difere dos
conceitos de iluminação pertencentes ao atual estado da técnica, afinal, o conceito ora pro- posto versa sobre uma "iluminação modular" oriunda de pontos existentes nas prateleiras (ou similares), enquanto os conceitos mais tradicionais versam sobrem um ponto de ilumi- nação imutável e desvinculado de qualquer peça ou componente do refrigerador. A comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação de pelo menos uma célu-
la 3 é realizada através da comutação de pelo menos uma fonte luminosa 1 mediante o es- tímulo de pelo menos um dispositivo de acionamento 2. Para tanto, pelo menos um circuito de iluminação é individualmente associado a uma célula 3, ou seja, pelo menos um circuito de iluminação atua diretamente sobre uma célula 3.
De forma mais específica, a comutação dos parâmetros de iluminação das células 3 é associada ao posicionamento de artigos 5 sobre as prateleiras 4, isto é, o posiciona- mento de um artigo 5 sobre uma área da prateleira 4, e conseqüentemente sobre uma ou mais células 3, resulta na comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação das célu- las 3 "afetadas". Portanto, a comutação de cada fonte luminosa 1 é executada por seu res- pectivo dispositivo de acionamento 2.
Sob esta óptica, vale citar que as fontes luminosas 1 e dispositivos de acionamento 2 são ambos fisicamente e funcionalmente associados às suas respectivas células 3.
Segundo os conceitos da presente invenção, a terminologia "fonte luminosa 1" refe- re-se a um ou mais LED's (associados entre si) especialmente dedicados à iluminação de uma única célula 3. Cabe aqui evidenciar que os LED's utilizados na presente invenção po- dem ser orgânicos (OLED) ou não. Segundo os conceitos da presente invenção, a terminologia "dispositivo de aciona-
mento 2" refere-se a um ou mais sensores providos de contatos elétricos comutáveis (medi- ante a um estímulo conhecido) especialmente dedicados ao "monitoramento" de uma única célula 3. Cabe aqui evidenciar que sensores utilizados na presente invenção podem ser sensores de contato (de pressão), sensores magnéticos, sensores ópticos ou sensores de presença (baseados em detecção infravermelha). Do ponto de vista construtivo, um disposi- tivo de acionamento 2 pode ser disposto sobre a face superior da prateleira 4, sob a face inferior da prateleira 4, ou ainda, pode ser encapsuladamente disposto no interior da prate- leira 4 (com o auxilio de processos de modelagem termoplástica já existentes). Cabe ainda salientar que um dispositivo de acionamento 2 pode ser funcionalmente associado a um interruptor geral, como por exemplo, um interruptor de "porta".
Segundo os conceitos da presente invenção, a terminologia "célula 3" refere-se a uma das áreas definidas e delimitadas (virtualmente ou não) na superfície das prateleiras 4. Dentro deste contexto, vale mencionar que cada célula 3 é independente das demais célu- las adjacentes 31 (vide figuras 2.1, 2.2, 2.3, 2.4 e 3.5). Isto é, cada célula 3 possui sua pró- pria fonte luminosa 1 e seu próprio dispositivo de acionamento 2, mesmo que a fonte lumi- nosa 1 seja composta por uma pluralidade de LEDs e que o dispositivo de acionamento 2
seja composto por uma pluralidade de sensores.
Ainda segundo os conceitos da presente invenção, a terminologia "artigos 5" refere- se, de forma genérica, aos itens, produtos, e artigos alimentícios em geral que são (ou po-
dem ser) acondicionados no interior de um refrigerador.
De acordo com o contexto acima explanado, afirma-se que as células 3 podem ter seus parâmetros de iluminação comutados. Com isto deseja-se dizer que uma célula 3 pode ter sua iluminação acionada ou desacionada de acordo com posicionamento de artigos 5 sobre as prateleiras 4. Além destas comutações simplistas, as células 3 podem também ter sua iluminação alteração no que diz respeito à intensidade ou coloração.
Estas possibilidades de comutação (on/off, intensidade e coloração) podem ser im- postas a área total de uma célula 3 ou somente ao contorno de uma célula 3. Estas opções são fundamentalmente alcançadas em situações onde uma única fonte luminosa 1, por as- sim dizer, é composta por uma pluralidade de LEDs, os quais podem ser fixados em uma célula 3 em diferentes padrões. Por exemplo, os LEDs podem preencher toda a área de uma célula 3 (podendo então 'iluminar" toda a área da mesma), ou podem ser dispostos apenas na borda contornante de uma célula 3 (podendo então "iluminar" somente o contor- no da mesma). No geral, a disposição dos LED's está relacionada às necessidades de cada projeto, portanto, infere-se que as possibilidades de comutação podem ser impostas em porções e/ou áreas previamente definidas de uma célula 3.
Toda esta gama de possibilidades e combinações ("tipo" de comutação e "local" onde ocorre a comutação) permite a criação de inúmeros padrões funcionais, sendo alguns destes padrões ilustrados e exemplificados nas figuras 2.1 a 2.5.
Na figura 2.1, por exemplo, observam-se nove células (célula "principal" 3 e células adjacentes 31), cada qual com sua respectiva fonte luminosa 1. Neste exemplo, um artigo 5 encontra-se disposto sobre a célula "principal" 3, resultando na iluminação da mesma (en-
quanto as células adjacentes 31 mantêm-se apagadas).
Na figura 2.2, por exemplo, observam-se nove células (célula "principal" 3 e células adjacentes 31), cada qual com sua respectiva fonte luminosa 1. Neste exemplo, um artigo 5 encontra-se disposto sobre a célula "principal" 3, resultando na iluminação da citada célula "principal" 3 e na iluminação de algumas células adjacentes 31. Na figura 2.3, por exemplo, observam-se nove células (célula "principal" 3 e células
adjacentes 31), cada qual com sua respectiva fonte luminosa 1. Neste exemplo, um artigo 5 encontra-se disposto sobre a célula "principal" 3, resultando no contraste de intensidade
luminosa entre a célula "principal" 3 e células adjacentes 31.
Na figura 2.4, por exemplo, observam-se nove células (célula "principal" 3 e células adjacentes 31), cada qual com sua respectiva fonte luminosa 1. Neste exemplo, um artigo 5 encontra-se disposto sobre a célula "principal" 3, resultando no contraste de coloração lumi- nosa entre a célula "principal" 3 e células adjacentes 31.
Na figura 2.5, por exemplo, observam-se nove células (célula "principal" 3 e células ad- jacentes 31), cada qual com sua respectiva fonte luminosa 1. Neste exemplo, um artigo 5 encon- tra-se disposto sobre a célula "principal" 3, resultando na iluminação de todas as células.
Evidentemente, o número de possibilidades e combinações é virtualmente infinito, entretanto, cabe ressaltar que estas possibilidades e combinações são independentes entre prateleiras 4. Isto é, os LED's de uma prateleira 4 podem ser conectados entre si de forma diferente em relação à conexão dos LED's de outra prateleira 4.
Além disto, o sistema de iluminação aplicado em refrigeradores ora tratado prevê, op- cionalmente, uma entrada de estímulos externos, os quais são relacionados a comandos de configuração e/ou execução de testes de comutação das fontes luminosas 1. Ou seja, é prevista uma entrada de sinais elétricos que simula o funcionamento do sistema ora descrito.
Tendo sido descritos exemplos de concretização, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações, aí incluídos os possíveis equivalentes.

Claims (21)

1. Sistema de iluminação aplicado em refrigeradores, compreendendo pelo menos um circuito de iluminação integrado por pelo menos uma fonte luminosa (1) e pelo menos um dispositivo de acionamento (2), CARACTERIZADO pelo fato de comutar pelo menos um parâmetro de iluminação de pelo menos uma célula (3) através da comutação de pelo me- nos uma fonte luminosa (1) mediante o estímulo de pelo menos um dispositivo de aciona- mento (2); sendo pelo menos uma célula (3) definida em pelo menos uma prateleira (4); sendo pelo menos um circuito de iluminação individualmente associado a uma célu- Ia (3); a comutação dos parâmetros de iluminação das células (3) sendo associada ao po- sicionamento de artigos (5) sobre as prateleiras (4); a comutação de cada fonte luminosa (1) sendo executada por seu respectivo dis- positivo de acionamento (2); as fontes luminosas (1) e os dispositivos de acionamento (2) sendo ambos fisica- mente e funcionalmente associados às suas respectivas células (3).
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a comutação de um parâmetro de iluminação de uma célula (3) compreende pelo menos uma dentre as seguintes possibilidades: o acionamento de pelo menos uma fonte luminosa (1) associada à citada célula (3); o desacionamento de pelo menos uma fonte luminosa (1) associada à citada célula (3); a alteração da intensidade luminosa de pelo menos uma fonte luminosa (1) associ- ada à citada célula (3); e a alteração da coloração luminosa de pelo menos uma fonte luminosa (1) associa- da à citada célula (3).
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de prever a comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação de toda a área de uma célula (3).
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de pre- ver a comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação somente no contorno de uma célula (3).
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de pre- ver a comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação em uma porção pré-definida de uma célula (3).
6. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a fonte luminosa (1) compreende pelo menos um diodo emissor de luz.
7. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a fonte luminosa (1) compreende pelo menos um diodo orgânico emissor de luz.
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de acionamento (2) compreende um sensor de contato.
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de acionamento (2) compreende um sensor óptico.
10. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de acionamento (2) compreende um sensor de presença.
11. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de se- rem previstas múltiplas células (3) definidas em pelo menos uma das superfícies de uma prateleira (4).
12. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de acionamento (2) é funcionalmente as- sociado a um interruptor geral.
13. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 11, CARACTERIZADO pelo fato de que cada dispositivo de acionamento (2) encontra-se posi- cionado no interior do perímetro definido por uma célula (3).
14. Sistema, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um dispositivo de acionamento (2) encontra-se disposto sobre a face supe- rior da prateleira (4).
15. Sistema, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um dispositivo de acionamento (2) encontra-se disposto sob a face inferior da prateleira (4).
16. Sistema, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um dispositivo de acionamento (2) encontra-se encapsuladamente disposto no interior da prateleira (4).
17. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato do cir- cuito de iluminação realizar a comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação de uma única célula (3) mediante o estímulo do dispositivo a reivindicação (2) associado à cita- da célula (3).
18. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato do cir- cuito de iluminação realizar a comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação de uma célula (3) e células adjacentes (31) mediante o estímulo do dispositivo de acionamento (2) associado à citada célula (3).
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato do cir- cuito de iluminação realizar a comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação entre uma célula (3) e células adjacentes (31) mediante estimulo do dispositivo de acionamento (2) associado à citada célula (3).
20. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato do cir- cuito de iluminação realizar a comutação de pelo menos um parâmetro de iluminação de todas as células (3) de uma prateleira (4) mediante o estímulo do dispositivo de acionamen- to (2) associado a uma única célula (3).
21. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de pre- ver uma entrada de estímulos externos; os estímulos externos sendo relacionados a co- mandos de configuração e/ou execução de testes de comutação das fontes luminosas (1).
BRPI1100994 2011-03-03 2011-03-03 sistema de iluminaÇço aplicado em refrigeradores BRPI1100994A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1100994 BRPI1100994A2 (pt) 2011-03-03 2011-03-03 sistema de iluminaÇço aplicado em refrigeradores

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1100994 BRPI1100994A2 (pt) 2011-03-03 2011-03-03 sistema de iluminaÇço aplicado em refrigeradores

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1100994A2 true BRPI1100994A2 (pt) 2013-06-04

Family

ID=48525058

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100994 BRPI1100994A2 (pt) 2011-03-03 2011-03-03 sistema de iluminaÇço aplicado em refrigeradores

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1100994A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9890993B1 (en) Cooler with secondary lid
AU2008287156B2 (en) Electric current conduction system for appliance
US20070241259A1 (en) Room light responsive cabinet lighting apparatus
TWI412702B (zh) 傢俱(四)
CN105531551B (zh) 搁放装置、冷藏和/或冷冻设备以及控制其运行的方法
KR101866262B1 (ko) 조명장치가 구비된 주방용 싱크대
US20160282038A1 (en) Integrated lighting system for the interior liner of an appliance
BRPI1100994A2 (pt) sistema de iluminaÇço aplicado em refrigeradores
JP5351684B2 (ja) 発光手段付水廻り装置
WO2019134417A1 (zh) 制冷设备及其控制方法
KR200434098Y1 (ko) 주방용 조명등
KR100661754B1 (ko) 살균 및 조명장치 및 이의 제어방법
KR20100078283A (ko) 휴대용 조명장치
CN202032436U (zh) 一种抽屉照明灯
KR20050045043A (ko) 조명장치
CN201487779U (zh) 一种按压式地面照明灯具
CN209391554U (zh) 一种灯光可变色的展示柜
CN103511916A (zh) 衣橱柜照明装置
JP2009100855A (ja) キッチンユニット
JP2001262955A (ja) キャビネットの照明構造
JP2011067439A (ja) 照明付厨房装置
CN217816646U (zh) 一种具有感应联控技术的橱柜灯
KR20070052144A (ko) 냉장고 및 이를 제어하는 방법
CN222323132U (zh) 一种具有感应照明的置物柜
KR200318129Y1 (ko) 발광다이오드를 이용한 조명기구

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100994-2 PARA PP1100994-2.

B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)