BRPI1100754A2 - hydraulic control system for automatic transmission - Google Patents

hydraulic control system for automatic transmission Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100754A2
BRPI1100754A2 BRPI1100754A BRPI1100754A2 BR PI1100754 A2 BRPI1100754 A2 BR PI1100754A2 BR PI1100754 A BRPI1100754 A BR PI1100754A BR PI1100754 A2 BRPI1100754 A2 BR PI1100754A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
valve
fluid
hydraulic fluid
solenoid
communicates
Prior art date
Application number
Other languages
Portuguese (pt)
Inventor
Steve P Moorman
John R Czoykowski
Chinar S Ghike
Original Assignee
Gm Global Tech Operations Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US12/964,538 external-priority patent/US8579094B2/en
Application filed by Gm Global Tech Operations Inc filed Critical Gm Global Tech Operations Inc
Publication of BRPI1100754A2 publication Critical patent/BRPI1100754A2/en

Links

Abstract

SISTEMA DE CONTROLE HIDRÁULICO PARA UMA TRANSMISSçO. Sistema de controle hidráulico para uma transmissão inclui uma fonte de fluido hidráulico pressurizado que se comunica com um subsistema (ETKS) de seleção de faixa de transmissão eletrônica. O sistema ETRS inclui uma válvula ETRS, um mecanismo de estacionamento, primeiro e segundo conjunto de modo de válvula, um conjunto de válvula de trinca, e uma pluralidade de solenóides. O sistema ETRS é configurado para fornecer condições de operação desejadas durante uma pluralidade de condições de potenciais falhas.HYDRAULIC CONTROL SYSTEM FOR TRANSMISSION. Hydraulic control system for a transmission includes a source of pressurized hydraulic fluid that communicates with an electronic transmission range selection subsystem (ETKS). The ETRS system includes an ETRS valve, a parking mechanism, first and second valve mode set, crack valve set, and a plurality of solenoids. The ETRS system is configured to provide desired operating conditions during a plurality of potential failure conditions.

Description

"SISTEMA DE CONTROLE HIDRÁULICO PARA UMA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA""HYDRAULIC CONTROL SYSTEM FOR AUTOMATIC TRANSMISSION"

CAMPO TÉCNICOTECHNICAL FIELD

A invenção refere-se a um sistema de controle para uma transmissão automática e, mais particularmente, a um sistema de controle eletro-hidráulico, tendo um subsistema de controle de conversor de torque de três trajetos.The invention relates to a control system for an automatic transmission and more particularly to an electro-hydraulic control system having a three-way torque converter control subsystem.

FUNDAMENTOSGROUNDS

Uma transmissão automática típica inclui um sistema de controle hidráulico, que é empregado para prover esfriamento e lubrificação em componentes dentro da transmissão e para acionar uma pluralidade de dispositivos de transmissão de torque. Estes dispositivos de transmissão de torque. podem ser, por exemplo, embreagens e freios de fricção dispostos com conjuntos de engrenagem ou em um conversor de torque. O sistema de controle hidráulico convencional tipicamente inclui uma bomba principal que provê um fluido pressurizado, tal como óleo, em uma pluralidade de válvulas e solenóides dentro de um corpo de válvula. A bomba principal é acionada pelo motor do veículo motorizado. As válvulas e solenóides são operáveis para direcionar o fluido hidráulico pressurizado através de um circuito de fluido hidráulico para vários subsistemas, incluindo subsistemas de lubríficação, subsistemas de refrigerador, subsistemas de controle de embreagem conversora de torque e subsistemas atuador de mudança, que inclui atuadores que engrenam nos dispositivos de transmissão de torque. O fluido hidráulico pressurizado distribuído para os atuadores de mudança é usado para engrenar ou desengrenar os dispositivos de transmissão de torque, a fim de obter diferentes relações de engrenagem.A typical automatic transmission includes a hydraulic control system, which is employed to provide cooling and lubrication to components within the transmission and to drive a plurality of torque transmission devices. These torque transmission devices. they can be, for example, clutches and friction brakes arranged with gear assemblies or a torque converter. The conventional hydraulic control system typically includes a main pump providing a pressurized fluid, such as oil, in a plurality of valves and solenoids within a valve body. The main pump is driven by the motor vehicle engine. Valves and solenoids are operable to direct pressurized hydraulic fluid through a hydraulic fluid circuit to various subsystems, including lubrication subsystems, cooler subsystems, torque converter clutch control subsystems, and shift actuator subsystems, which include actuators that mesh with torque transmission devices. The pressurized hydraulic fluid distributed to the shift actuators is used to engage or disengage torque transmission devices to achieve different gear ratios.

Embora os sistemas de controle hidráulicos sejam úteis para sua finalidade pretendida, a necessidade de novas configurações de sistema de controle hidráulico aperfeiçoadas, dentro das transmissões que exibem desempenho aperfeiçoado, especialmente dos pontos de vista de eficiência, responsividade e suavidade, é essencialmente constante. Por conseguinte, há necessidade de um sistema de controle hidráulico que controle uma embreagem de prender de conversor de torque, enquanto mantendo a pressão de fluido hidráulico dentro do conversor de torque que é eficiente e de custo eficaz.While hydraulic control systems are useful for their intended purpose, the need for new improved hydraulic control system configurations within transmissions that exhibit improved performance, especially from the standpoint of efficiency, responsiveness and smoothness, is essentially constant. Therefore, there is a need for a hydraulic control system that controls a torque converter locking clutch, while maintaining hydraulic fluid pressure within the torque converter, which is efficient and cost effective.

SUMÁRIOSUMMARY

E provido um sistema de controle hidráulico para uma transmissão. O sistema de controle hidráulico inclui uma primeira fonte de fluido hidráulico pressurizado para prover um primeiro fluxo de fluido hidráulico, uma segunda fonte de fluido hidráulico pressurizado para prover um segundo fluxo de fluido hidráulico e um subsistema de controle de conversor de torque, para controlar um conversor de torque e uma embreagem de conversor de torque. O subsistema de controle de conversor de torque inclui uma válvula de controle de conversor de torque e um solenóide. O solenóide é multiplexado para a válvula de controle de conversor de torque e a embreagem de conversor de torque. A válvula de controle de conversor de torque é operável para controlar um fluxo de fluido hidráulico para o conversor de torque e para outros subsistemas dentro do sistema de controle hidráulico.A hydraulic control system for a transmission is provided. The hydraulic control system includes a first pressurized hydraulic fluid source to provide a first hydraulic fluid flow, a second pressurized hydraulic fluid source to provide a second hydraulic fluid flow and a torque converter control subsystem to control a torque converter and a torque converter clutch. The torque converter control subsystem includes a torque converter control valve and a solenoid. The solenoid is multiplexed to the torque converter control valve and torque converter clutch. The torque converter control valve is operable to control a flow of hydraulic fluid to the torque converter and other subsystems within the hydraulic control system.

Outros detalhes, aspectos e vantagens da presente invenção tornar-se-ão evidentes por referência à seguinte descrição e desenhos anexos, em que números de referência similares referem-se ao mesmo componente, elemento ou detalhe.Other details, aspects and advantages of the present invention will become apparent upon reference to the following description and accompanying drawings, wherein similar reference numerals refer to the same component, element or detail.

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOSBRIEF DESCRIPTION OF DRAWINGS

Os desenhos descritos aqui são para fins de ilustração somente e não são destinados a limitar o escopo da presente descrição de forma alguma.The drawings described herein are for illustration purposes only and are not intended to limit the scope of the present description in any way.

As Figs. 1A-1D são diagramas de um sistema de controle hidráulico de acordo com os princípios da presente invenção;Figs. 1A-1D are diagrams of a hydraulic control system in accordance with the principles of the present invention;

A Fig. 2A é um diagrama de uma parte do sistema de controle hidráulico em um primeiro estado, de acordo com os princípios da presente invenção; eFig. 2A is a diagram of a part of the hydraulic control system in a first state according to the principles of the present invention; and

A Fig. 2B é um diagrama de uma parte do sistema de controle hidráulico em um segundo estado, de acordo com os princípios da presente invenção.Fig. 2B is a diagram of a part of the hydraulic control system in a second state, in accordance with the principles of the present invention.

DESCRIÇÃODESCRIPTION

Com referência combinada às Figs. 1A-1D, um sistema de controle hidráulico de acordo com os princípios da presente invenção é geralmente indicado pelo número de referência 100. O sistema de controle hidráulico 100 é operável para controlar mecanismos de transmissão de torque, tais como sincronizadores, embreagens e freios dentro de uma transmissão, bem como prover lubrificação e esfriamento para componentes dentro da transmissão e para controlar um conversor de torque acoplado à transmissão. O sistema de controle hidráulico 100 inclui uma pluralidade de subsistemas interconectados ou hidraulicamente comunicantes, incluindo um subsistema regulador de pressão 102, um subsistema de controle de conversor de torque 104, um subsistema de fluxo de refrigerador 106, um subsistema de controle de lubrificação 108, um subsistema de controle de seleção de faixa de transmissão eletrônico (ETRS) 110 e um subsistema de controle de embreagem 112.With combined reference to Figs. 1A-1D, a hydraulic control system in accordance with the principles of the present invention is generally indicated by reference numeral 100. The hydraulic control system 100 is operable to control torque transmission mechanisms such as synchronizers, clutches and brakes within. as well as provide lubrication and cooling for components within the transmission and for controlling a torque converter coupled to the transmission. The hydraulic control system 100 includes a plurality of interconnected or hydraulically communicating subsystems, including a throttle subsystem 102, a torque converter control subsystem 104, a coolant flow subsystem 106, a lubrication control subsystem 108, an electronic transmission range selection control subsystem (ETRS) 110 and a clutch control subsystem 112.

Com referência à Fig. 1A, o subsistema regulador de pressão 102 é operável para prover e regular fluido hidráulico pressurizado 113, tal como óleo, por todo o sistema de controle hidráulico 100. O subsistema regulador de pressão 102 puxa fluido hidráulico 113 de um cárter 114. O cárter 114 é um tanque ou reservatório preferivelmente disposto no fundo de um recinto de transmissão a que o fluido hidráulico 113 retorna e reúne-se vindo de vários componentes e regiões da transmissão. O fluido hidráulico 113 é forçado pelo cárter 114 e se comunica através de um filtro de cárter 116 e por todo o sistema de controle hidráulico 100, via uma bomba 118. A bomba 118 é preferivelmente acionada por um motor (não mostrado) e pode ser, por exemplo, uma bomba a engrenagem, uma bomba de pás, uma bomba de rotor gerador ou qualquer outra bomba de deslocamento positivo. A bomba 118 inclui um orifício de entrada 120 e um orifício de saída 122. O orifício de entrada 120 comunica-se com o cárter 114 via uma linha de fluido 124. O orifício de saída 122 transmite fluido hidráulico pressurizado 113 para uma linha de fluido 126. A linha de fluido 126 fica em comunicação com uma válvula de uma direção propendida por mola 128, uma válvula de segurança de descarga propendida por mola 130 e uma válvula reguladora de pressão 132. A válvula de uma direção 128 é usada para seletivamente evitar o fluxo hidráulico para dentro da bomba principal 118, quando a bomba principal 118 não estiver operacional. A válvula de segurança 130 é ajustada em uma pressão predeterminada relativamente elevada e se a pressão do fluido hidráulico na linha de fluido 126 exceder esta pressão, a válvula de uma direção 128 abre-se momentaneamente para aliviar e reduzir a pressão do fluido hidráulico.Referring to Fig. 1A, the pressure regulating subsystem 102 is operable to provide and regulate pressurized hydraulic fluid 113, such as oil, throughout the hydraulic control system 100. The pressure regulating subsystem 102 pulls hydraulic fluid 113 from a crankcase 114. The sump 114 is a tank or reservoir preferably disposed at the bottom of a transmission enclosure to which hydraulic fluid 113 returns and collects from various transmission components and regions. Hydraulic fluid 113 is forced through the crankcase 114 and communicates through a crankcase filter 116 and throughout the hydraulic control system 100 via a pump 118. Pump 118 is preferably driven by a motor (not shown) and may be for example, a gear pump, a paddle pump, a generator rotor pump, or any other positive displacement pump. Pump 118 includes an inlet port 120 and an outlet port 122. Inlet port 120 communicates with the crankcase 114 via a fluid line 124. Outlet port 122 transmits pressurized hydraulic fluid 113 to a fluid line 126. Fluid line 126 communicates with a spring biased one direction valve 128, a spring biased discharge safety valve 130 and a pressure regulating valve 132. The one direction valve 128 is used to selectively prevent hydraulic flow into main pump 118 when main pump 118 is not operational. Relief valve 130 is set at a relatively high predetermined pressure and if the hydraulic fluid pressure in fluid line 126 exceeds this pressure, the one-way valve 128 momentarily opens to relieve and reduce the hydraulic fluid pressure.

O conjunto de válvula reguladora de pressão 132 inclui orifícios 132A-G. O orifício 132A fica em comunicação com a linha de fluido 126. O orifício 132B é um orifício de exaustão que se comunica com o cárter 114. O orifício 132C fica em comunicação com uma linha de fluido 134, que se comunica com a linha de fluido 124 (isto é, realimenta para dentro do orifício de entrada 120 do cárter 118). O orifício 132D fica em comunicação com a linha de fluido 126. O orifício de fluido 132E fica em comunicação com uma linha de fluido 136 e via um orifício de restrição de fluxo 138 com uma linha de fluido 140. O orifício de fluido 132F fica em comunicação com a linha de fluido 140. A linha de fluido 140 bifurca-se em pelo menos dois ramais paralelos 140A e 140B, cada um tendo localizado nele orifícios de restrição de fluxo variadamente dimensionados ou gaxetas 141A e 141B, respectivamente, mostradas na Fig. 1B. Finalmente, o orifício 132G fica em comunicação com uma linha de fluido 142.Pressure regulating valve assembly 132 includes ports 132A-G. Orifice 132A is in communication with fluid line 126. Orifice 132B is an exhaust port that communicates with crankcase 114. Orifice 132C is in communication with a fluid line 134, which communicates with the fluid line. 124 (ie, feeds back into the inlet hole 120 of the housing 118). Orifice 132D is in communication with fluid line 126. Orifice 132E is in communication with a fluid line 136 and via a flow restriction orifice 138 with a fluid line 140. Orifice 132F is in communication with fluid line 140. Fluid line 140 forks into at least two parallel branches 140A and 140B, each having located there varying flow restriction holes or gaskets 141A and 141B, respectively, shown in Fig. 1B. Finally, port 132G is in communication with a fluid line 142.

O conjunto de válvula reguladora de pressão 132 inclui ainda uma válvula 144, deslizavelmente disposta dentro de um furo 146. A válvula 144 automaticamente muda de posição para descarregar excesso de fluxo da linha de fluido 126, até um equilíbrio de pressão ser conseguido entre a pressão exigida e a pressão real. A válvula 144 é modulada por um solenóide de sangria variável 148, que se comunica com a linha de fluido 142. Por exemplo, o solenóide 148 exige uma pressão de fluido enviando fluido hidráulico pressurizado para o orifício 132G, para atuar sobre a válvula 144. Simultaneamente, a pressão de fluido da linha de fluido 126 entra no orifício 132A e atua sobre o lado oposto da válvula 144. O equilíbrio de pressão entre a pressão exigida pelo solenóide 148 e a pressão dentro da linha 126 é conseguido quando a válvula 144 move-se e permite comunicação seletiva entre o orifício 132D e o orifício 132C, desse modo sangrando a pressão da linha de fluido 126.Pressure regulating valve assembly 132 further includes a valve 144, slidably disposed within a bore 146. Valve 144 automatically shifts to discharge excess flow from fluid line 126, until a pressure balance is achieved between pressure. required and the actual pressure. Valve 144 is modulated by a variable bleed solenoid 148, which communicates with fluid line 142. For example, solenoid 148 requires a pressure of fluid sending pressurized hydraulic fluid to port 132G to actuate valve 144. Simultaneously, the fluid pressure of fluid line 126 enters port 132A and acts on the opposite side of valve 144. The pressure balance between the pressure required by solenoid 148 and the pressure within line 126 is achieved when valve 144 moves it allows selective communication between orifice 132D and orifice 132C, thereby bleeding the fluid line pressure 126.

A linha de fluido 126 também comunica-se a jusante do conjunto de válvula reguladora de pressão 132 com uma válvula de uma direção 150. A válvula unidirecional 150 permite comunicação de fluido da linha de fluido 126 para a linha de fluido 152 e evita comunicação de fluido da linha de fluido 152 para a linha de fluido 126. A linha de fluido 152 comunica-se com um conjunto de válvula de limite de alimentação 154.Fluid line 126 also communicates downstream of throttle valve assembly 132 with a one-way valve 150. One-way valve 150 allows fluid communication from fluid line 126 to fluid line 152 and prevents communication of fluid from fluid line 152 to fluid line 126. Fluid line 152 communicates with a supply limit valve assembly 154.

O conjunto de válvula de limite de alimentação 154 limita a pressão máxima de fluido hidráulico ao subsistema de controle de conversor de torque 104, subsistema de controle de refrigerador 106, bem como vários solenóides de controle, como será descrito abaixo. O conjunto de válvula de limite de alimentação 154 inclui orifícios 154A-F. Os orifícios 154C e 154F estão em linha de fluido de comunicação 136 e, portanto, o orifício 132E da válvula reguladora de pressão 132. O orifício 154D fica em comunicação com a linha de fluido 152. Os orifícios 154A, 154B e 154E são orifícios de exaustão, que se comunicam com o cárter 114.Feed limit valve assembly 154 limits the maximum hydraulic fluid pressure to torque converter control subsystem 104, cooler control subsystem 106, as well as various control solenoids, as will be described below. Supply limit valve assembly 154 includes ports 154A-F. Holes 154C and 154F are in communication fluid line 136, and therefore, orifice 132E of pressure control valve 132. Orifice 154D is in communication with fluid line 152. Orifices 154A, 154B and 154E are orifices. exhaustion, which communicate with the crankcase 114.

O conjunto de válvula de limite de alimentação 154 inclui ainda uma válvula 156 deslizavelmente disposta dentro de um furo 158. A válvula 156 automaticamente muda de posição para reduzir o fluxo da linha de fluido 152 (isto é, pressão de linha da bomba 118) para a linha de fluido 136. Por exemplo, a válvula 156 é propendida para uma primeira posição por uma mola 160. Na primeira posição, pelo menos um fluxo parcial de fluido da linha 152 comunica-se do orifício 154D através do conjunto de válvula de limite de alimentação 154 para o orifício 154C e então para a linha de fluido 136. A medida que a pressão dentro da linha de fluido 136 aumenta, pressão de realimentação, atuando sobre a válvula 156 via o orifício 154F, move a válvula 156 contra a mola 160, desse modo reduzindo mais a pressão do fluido hidráulico dentro da linha de fluido 136, até um equilíbrio de pressão ser alcançado na válvula 156. Controlando-se a pressão para a linha de fluido 136, que se comunica através da válvula reguladora de pressão 132 com a linha de fluido 140, a válvula de limite de alimentação 154 e a válvula reguladora de pressão 132 controlam o fluxo de pressão alimentando o subsistema de controle TCC 104 e o subsistema de controle de lubrifícação 108.Supply limit valve assembly 154 further includes a valve 156 slidably disposed within a bore 158. Valve 156 automatically shifts to reduce flow of fluid line 152 (i.e. pump line pressure 118) to 136. For example, valve 156 is biased to a first position by a spring 160. In the first position, at least a partial flow of fluid from line 152 communicates from port 154D through the limit valve assembly. 154 to port 154C and then to fluid line 136. As pressure within fluid line 136 increases, feedback pressure acting on valve 156 via port 154F moves valve 156 against spring 160, thereby further reducing the pressure of the hydraulic fluid within the fluid line 136, until a pressure balance is achieved at valve 156. By controlling the pressure for fluid line 136, communicating via pressure control valve 132 with fluid line 140, supply limit valve 154 and pressure control valve 132 control pressure flow by feeding the TCC 104 control subsystem and lubrication control subsystem. 108

O subsistema regulador de pressão 102 inclui ainda uma fonte alternativa de fluido hidráulico, que inclui uma bomba auxiliar 170. A bomba auxiliar 170 é preferivelmente acionada por um motor elétrico, bateria ou outro movedor principal (não mostrado) e pode ser, por exemplo, uma bomba a engrenagem, uma bomba de pá, uma bomba de rotor gerador, ou qualquer outra bomba de deslocamento positivo. A bomba auxiliar 170 inclui um orifício de entrada 172 e um orifício de saída 174. O orifício de entrada 172 comunica-se com a bomba 114 via uma linha de fluido 176. O orifício de saida 174 transmite fluido hidráulico pressurizado para a linha de fluido 178. A linha de fluido 178 fica em comunicação com uma válvula de segurança de descarga propendida por mola 180 e uma válvula de uma direção 182. A válvula de segurança 180 é usada para aliviar pressão em excesso da linha de fluido 178 da bomba auxiliar 170. A válvula unidirecional 182 fica em comunicação com a linha de fluido 152 e é operável para permitir que fluido hidráulico flua da linha de fluido 178 para a linha de fluido 152 e evita fluxo de fluido hidráulico da linha 152 para a linha de fluido 178. Portanto, durante condições operacionais normais, o fluxo de fluido da bomba 118 é evitado de retro encher a bomba auxiliar 170 pela válvula unidirecional 182. Durante modos de alta eficiência de operação, quando o motor e, portanto, a bomba 118, estão inativos e a bomba auxiliar 170 está engrenada, o fluxo de fluido da bomba auxiliar 170 é evitado de retroencher a bomba 118 pela válvula unidirecional 150.Pressure regulating subsystem 102 further includes an alternative source of hydraulic fluid including an auxiliary pump 170. The auxiliary pump 170 is preferably driven by an electric motor, battery or other main mover (not shown) and may be, for example, a gear pump, a shovel pump, a generator rotor pump, or any other positive displacement pump. The auxiliary pump 170 includes an inlet port 172 and an outlet port 174. Inlet port 172 communicates with pump 114 via a fluid line 176. Outlet port 174 transmits pressurized hydraulic fluid to the fluid line. 178. Fluid line 178 communicates with a spring-loaded relief relief valve 180 and one-way valve 182. Safety valve 180 is used to relieve excess pressure from auxiliary pump 170 fluid line 178. The one-way valve 182 is in communication with fluid line 152 and is operable to allow hydraulic fluid to flow from fluid line 178 to fluid line 152 and to prevent hydraulic fluid flow from line 152 to fluid line 178. Therefore, during normal operating conditions, fluid flow from pump 118 is prevented from refilling auxiliary pump 170 by one-way valve 182. During high efficiency operating modes. In this case, when the motor and therefore pump 118 are idle and the auxiliary pump 170 is in gear, fluid flow from the auxiliary pump 170 is prevented from refilling the pump 118 by the one-way valve 150.

Com referência específica à Fig. 1B, o subsistema TCC 104 recebe fluido hidráulico pressurizado do conjunto de válvula de limite de alimentação 154, via linha de fluido 136 e o conjunto de válvula reguladora de pressão 132, via linha de fluido 140. O subsistema TCC 104 inclui um conjunto de válvula de controle TCC 184 e um solenóide 186, que modula a pressão a um conversor de torque 188. O conversor de torque 188 inclui uma embreagem de conversor de torque. 188A. A embreagem de conversor de torque. 188A é operável para diretamente acoplar mecanicamente uma saída de um motor (não mostrado) para uma entrada da transmissão (não mostrada).With specific reference to Fig. 1B, the TCC subsystem 104 receives pressurized hydraulic fluid from the supply limit valve assembly 154 via fluid line 136 and the pressure regulating valve assembly 132 via fluid line 140. The TCC subsystem 104 includes a TCC control valve assembly 184 and a solenoid 186, which modulates the pressure to a torque converter 188. The torque converter 188 includes a torque converter clutch. 188A. The torque converter clutch. 188A is operable to directly mechanically couple an engine output (not shown) to a transmission input (not shown).

O conjunto de válvula de controle TCC 184 inclui os orifícios 184A-M. Os orifícios 184A e 184B são orifícios de exaustão, que se comunicam com o cárter 114. O orifício 184C comunica-se com uma linha de fluido 189. A linha de fluido 189 comunica-se com um comutador de pressão de válvula de controle TCC 190. O orifício 184D comunica-se com uma ramificação 140D da linha de fluido 140. A ramificação 140D é disposta em relação paralela com as ramificações 140A e 140B. O orifício 184E comunica-se com uma válvula de descarga de segurança 192, que libera fluido hidráulico pressurizado quando a embreagem de conversor de torque. 188A está ligada ou engrenada, como será descrito abaixo. O orifício 184F comunica-se com o conversor de torque 188 via uma linha de fluido 191. Os orifícios 184G e 184L comunicam-se com uma linha de fluido 196. A linha de fluido 194, por sua vez, comunica-se com o subsistema refrigerador 106. O orifício 184H comunica-se com o conversor de torque 188 via uma linha de fluido 193. O orifício 1841 fica em comunicação fluida com a linha de fluido 136, através de um orifício ou gaxeta de restrição de fluido 195. Cada um dos orifícios 184J e 184 K fica em comunicação com as ramificações 140A e 140B, respectivamente, através dos orifícios 141Ae 141B, respectivamente. Finalmente, o orifício 184M comunica-se com uma linha de fluido 198. A linha de fluido 198 comunica-se com o solenóide 186 e com o conversor de torque 188.TCC control valve assembly 184 includes ports 184A-M. Ports 184A and 184B are exhaust ports communicating with crankcase 114. Port 184C communicates with a fluid line 189. Fluid line 189 communicates with a TCC control valve pressure switch 190. Port 184D communicates with branch 140D of fluid line 140. Branch 140D is arranged in parallel relationship with branches 140A and 140B. Port 184E communicates with a safety relief valve 192, which releases pressurized hydraulic fluid when the torque converter clutch. 188A is on or in gear as described below. Orifice 184F communicates with torque converter 188 via a fluid line 191. Orifices 184G and 184L communicate with a fluid line 196. Fluid line 194 in turn communicates with the subsystem. 106. Hole 184H communicates with torque converter 188 via a fluid line 193. Hole 1841 is in fluid communication with fluid line 136 through a fluid restriction orifice or gasket 195. Each of holes 184J and 184K is in communication with branches 140A and 140B respectively through holes 141A and 141B respectively. Finally, port 184M communicates with a fluid line 198. Fluid line 198 communicates with solenoid 186 and torque converter 188.

O solenóide 186 é um dispositivo de controle operável para controlar um fluxo do fluido hidráulico pressurizado suprido na linha de pressão pela linha de fluido 187. O solenóide 186 é preferivelmente um solenóide de força variável de alto fluxo, que está normalmente fechada, embora outros tipos de dispositivos de acionamento e controle possam ser empregados, sem desvio do escopo da presente invenção.Solenoid 186 is a control device operable to control a flow of pressurized hydraulic fluid supplied to the pressure line by fluid line 187. Solenoid 186 is preferably a high flow variable force solenoid, which is normally closed, although other types drive and control devices may be employed without departing from the scope of the present invention.

O conjunto de válvula de controle TCC 184 inclui ainda uma válvula 200, deslizavelmente disposta dentro de um furo 202. No exemplo provido, a válvula 200 é uma válvula de carretei, tendo uma pluralidade de faces 203 dispostas ao longo de um comprimento da válvula 200. As faces 203 são selantemente engrenadas com o furo 202 e são operáveis, dependendo da posição da válvula 200, para isolar e permitir comunicação entre os orifícios 184A-M. A válvula 200 é móvel entre pelo menos duas posições, incluindo uma primeira posição ou posição sem curso, mostrada na Fig. 2A, e uma segunda posição com curso, mostrada na Fig. 2B. Um membro de propensão ou mola 204 é disposto em uma extremidade do conjunto de válvula TCC 184 e engrena em uma extremidade 205 da válvula 200, para propender a válvula 200 para a posição sem-curso. Na posição sem-curso, o orifício 184C comunica-se com o orifício 184D, o orifício 184E é isolado, o orifício 184F comunica-se com o orifício 184G, o orifício 184H comunica-se com os orifícios 1841 e 184J, o orifício 184K é isolado e o orifício 184L é isolado. O orifício 184M permanece em comunicação com a linha de fluido 198 e o solenóide 186.TCC control valve assembly 184 further includes a valve 200, slidably disposed within a bore 202. In the provided example, valve 200 is a reel valve having a plurality of faces 203 disposed along a length of valve 200. The faces 203 are sealably engaged with the bore 202 and are operable, depending on the position of the valve 200, to isolate and allow communication between holes 184A-M. Valve 200 is movable between at least two positions including a first position or position without stroke shown in Fig. 2A and a second position with stroke shown in Fig. 2B. A biasing member or spring 204 is disposed at one end of the TCC valve assembly 184 and mates at one end 205 of valve 200 to propel valve 200 to the non-stroke position. In the stroke-free position, hole 184C communicates with hole 184D, hole 184E is isolated, hole 184F communicates with hole 184G, hole 184H communicates with holes 1841 and 184J, hole 184K is insulated and hole 184L is insulated. Port 184M remains in communication with fluid line 198 and solenoid 186.

A valvula 200 é movida para a posição com curso, quando o solenóide 186 é energizado ou aberto e um fluxo de fluido hidráulico pressurizado comunica-se do solenóide 186 através da linha de fluido 198 para o orifício 184M. Como a pressão do fluido hidráulico atuando em uma extremidade 207 da válvula 200 oposta à extremidade 205 é aumentada além de um limiar, a válvula 200 desloca-se para a posição com curso mostrada na Fig. 2B. Na posição com curso, o orifício 184C comunica-se com o orifício 184B, o orifício 184D é isolado, o orifício 184E comunica-se com o orifício 184F, o orifício 184G é isolado, o orifício 1841 comunica-se com o orifício 184H, o orifício 184J é isolado e o orifício 184K comunica-se com o orifício 184L.Valve 200 is moved to the stroke position when solenoid 186 is energized or opened and a pressurized hydraulic fluid flow communicates from solenoid 186 through fluid line 198 to port 184M. As the pressure of the hydraulic fluid acting at one end 207 of the valve 200 opposite the end 205 is increased beyond a threshold, the valve 200 moves to the stroke position shown in Fig. 2B. In the stroke position, hole 184C communicates with hole 184B, hole 184D is isolated, hole 184E communicates with hole 184F, hole 184G is isolated, hole 1841 communicates with hole 184H, hole 184J is insulated and hole 184K communicates with hole 184L.

A operação do subsistema de controle TCC 104 será descrita. Durante a operação da transmissão tendo o sistema de controle hidráulico 100, em que o conversor de torque 188 está atuando como um acoplamento de fluido entre o motor e a transmissão, a fim de aumentar o torque, o sistema de controle hidráulico 100 é operável para prover um fluxo de fluido hidráulico para o conversor de torque 188, para esfriar e lubrificar os componentes do conversor de torque 188. Por conseguinte, em uma primeira condição operacional, em que o conversor de torque 188 está atuando como um acoplamento de fluido e o a embreagem de conversor de torque 188A está desengrenada, o solenóide 186 está fechado. Portanto, a válvula 200 do conjunto de válvula de controle TCC 184 está na posição sem curso. Um fluxo de fluido hidráulico pressurizado comunica-se da válvula limite de alimentação 154, via linha de fluido 136 e orifício 195, com o orifício 18541.The operation of the TCC 104 control subsystem will be described. During transmission operation having the hydraulic control system 100, wherein the torque converter 188 is acting as a fluid coupling between the engine and the transmission in order to increase torque, the hydraulic control system 100 is operable to provide a hydraulic fluid flow to the torque converter 188 to cool and lubricate the components of the torque converter 188. Therefore, in a first operating condition, where the torque converter 188 is acting as a fluid coupling and the clutch torque converter 188A is disengaged, solenoid 186 is closed. Therefore, valve 200 of TCC control valve assembly 184 is in the no stroke position. A pressurized hydraulic fluid flow communicates from the supply limit valve 154, via fluid line 136 and port 195, with port 18541.

Também um fluxo de fluido hidráulico pressurizado comunica-se da válvula de regulação de pressão 132, via linha de fluido 140 e ramificação 140A, através do orifício 141A ao orifício 184J. Os fluxos de fluido hidráulico são combinados e deixa o conjunto de válvula TCC via orifício 184H. Dali o fluxo de fluido hidráulico pressurizado comunica-se com o orifício de saída 184H com uma entrada 209 do conversor de torque 188, via linha de fluido 193. O fluido hidráulico circula dentro do conversor de torque 188, provendo esfriamento, lubrificação e acoplamento de fluido, e sai via um orifício de saída 211 do conversor de torque 188. O fluxo de retorno do fluido hidráulico comunica-se via linha de fluido 191 com o orifício 184F no conjunto de válvula TCC 184. O fluxo de retorno do fluido hidráulico sai do conjunto de válvula TCC 184 através do orifício 18G, que comunica o fluxo de retorno do fluido hidráulico com subsistema de refrigerador 108. Além disso, um fluxo de fluido hidráulico da linha de fluido 140 é comunicado com o orifício 184D via ramificação 140D. O fluido hidráulico então sai do conjunto de válvula TCC 184 via orifício 184C e se comunica com o sensor de pressão 190, desse modo indicando a posição da válvula 200 com base na pressão distribuída para o sensor 190 através do conjunto de válvula TCC 184.Also a pressurized hydraulic fluid flow communicates from the pressure regulating valve 132, via fluid line 140 and branch 140A, through port 141A to port 184J. The hydraulic fluid flows are combined and leaves the TCC valve assembly via port 184H. From there the pressurized hydraulic fluid flow communicates with the outlet port 184H with an input 209 of the torque converter 188 via fluid line 193. The hydraulic fluid circulates within the torque converter 188, providing cooling, lubrication and coupling. fluid, and exits via an outlet port 211 of torque converter 188. Hydraulic fluid return flow communicates via fluid line 191 with port 184F in valve assembly TCC 184. Hydraulic fluid return flow exits of the TCC valve assembly 184 through orifice 18G, which communicates the return flow of hydraulic fluid with coolant subsystem 108. In addition, a hydraulic fluid flow from fluid line 140 is communicated with orifice 184D via branch 140D. Hydraulic fluid then exits the TCC valve assembly 184 via port 184C and communicates with pressure sensor 190, thereby indicating the position of valve 200 based on the pressure distributed to sensor 190 through the TCC valve assembly 184.

Durante a operação da transmissão tendo o sistema de controle hidráulico 100, em que o conversor de torque 188 não é mais necessário como um multiplicador de torque, o sistema de controle hidráulico 100 é operável para engrenar com a embreagem de conversor de torque 188A, enquanto controlando o fluxo de fluido hidráulico para o subsistema de refrigerador 106. Portanto, em uma segunda condição operacional, em que o conversor de torque 188 não está atuando como um acoplamento de fluido e a embreagem de conversor de torque 188A é engrenada, o solenóide 186 é aberto. Portanto, fluido hidráulico pressurizado deixa o solenóide 186 e engrena com a embreagem de conversor de torque 188A, enquanto simultaneamente provendo um fluxo de fluido hidráulico para o orifício 184M do conjunto de válvula TCC 184. Quando a pressão do fluido hidráulico atuando sobre a válvula 200 do orifício 184M via o solenóide 186 aumenta, um limiar é atravessado, em que a válvula 200 é deslocada contra a mola 204 e movida para a posição com curso, mostrada na Fig. 2B. Quando a válvula 200 se desloca, o fluido hidráulico da linha de fluido 140 é direcionada através das ramificações 140A-B e orifícios 141A-B, desse modo controlando a taxa de fluxo de fluido hidráulico para o orifício 184H e, portanto, a taxa de fluxo de fluido hidráulico para o conversor de torque 188. Na posição com curso, o fluxo de fluido hidráulico da linha de fluido 140 se comunica via ramificação 140B através do orifício 14IB com o orifício 184K. Este fluxo de fluido hidráulico então sai via orifício 184L e se comunica com o subsistema de refrigerador 106 via linha de fluido 196. O fluxo de fluido via linha de fluido 136 comunica-se através do orifício 195 com o orifício 1841, que por sua vez sai via orifício 184H e comunica-se com o conversor de torque 188. Uma vez que o orifício 195 é menor do que o orifício 14IA, o fluxo de fluido para o conversor de torque 188 é diminuído. O fluxo de fluido hidráulico deixa o conversor de torque 188 e comunica-se, via linha de fluido 191, com o orifício 184F e do orifício 184F com a válvula de descarga de segurança 192. O ajuste da válvula de descarga de segurança 192 controla a pressão máxima do fluido hidráulico dentro do conversor de torque 188, desse modo permitindo que o conversor de torque 188 permaneça carregado com fluido hidráulico abaixo de uma pressão máxima. Além disso, a linha de fluido 189 e, portanto, o sensor de pressão 190 tem o fluxo de fluido hidráulico interrompido da linha de fluido 140 e a linha de fluido 189 é exaurida via comunicação entre orifício 184C e 184B. Esta queda de pressão dentro da linha de fluido 189 é sentida pelo sensor de pressão 190, desse modo indicando a posição da válvula com base na pressão suprida para o sensor 190 através do conjunto de válvula TCC 184.During transmission operation having the hydraulic control system 100, where torque converter 188 is no longer required as a torque multiplier, the hydraulic control system 100 is operable to engage the torque converter clutch 188A, while controlling hydraulic fluid flow to cooler subsystem 106. Therefore, in a second operating condition, where torque converter 188 is not acting as a fluid coupling and torque converter clutch 188A is engaged, solenoid 186 It is open. Therefore, pressurized hydraulic fluid leaves solenoid 186 and engages with torque converter clutch 188A, while simultaneously providing hydraulic fluid flow to orifice 184M of TCC valve assembly 184. When hydraulic fluid pressure acting on valve 200 from hole 184M via solenoid 186 increases, a threshold is crossed, wherein valve 200 is offset against spring 204 and moved to the stroke position shown in Fig. 2B. As valve 200 travels, hydraulic fluid from fluid line 140 is directed through branches 140A-B and orifices 141A-B, thereby controlling the flow rate of hydraulic fluid to orifice 184H and thus the flow rate. hydraulic fluid flow to torque converter 188. In the stroke position, hydraulic fluid flow from fluid line 140 communicates via branch 140B through port 14IB with port 184K. This hydraulic fluid flow then exits via port 184L and communicates with cooler subsystem 106 via fluid line 196. Fluid flow via fluid line 136 communicates through port 195 with port 1841, which in turn exits via port 184H and communicates with torque converter 188. Since port 195 is smaller than port 14IA, fluid flow to torque converter 188 is decreased. Hydraulic fluid flow leaves the torque converter 188 and communicates via fluid line 191 with port 184F and port 184F with relief valve 192. Adjustment of relief valve 192 controls the maximum hydraulic fluid pressure within torque converter 188, thereby allowing torque converter 188 to remain charged with hydraulic fluid below a maximum pressure. In addition, fluid line 189 and thus pressure sensor 190 has interrupted hydraulic fluid flow from fluid line 140 and fluid line 189 is exhausted via communication between port 184C and 184B. This pressure drop within fluid line 189 is sensed by pressure sensor 190, thereby indicating valve position based on the pressure supplied to sensor 190 through valve assembly TCC 184.

O subsistema de controle de refrigerador 106 inclui um refrigerador de óleo 210 e um filtro de óleo fino micrônico 212. O refrigerador de óleo 210 fica em comunicação com a linha de fluido 196. O filtro de óleo 212 fica em comunicação com o refrigerador de óleo 210 e com uma linha de fluido 214. A linha de fluido 214 inclui três ramificações 214A- C, que se comunica com o subsistema de controle de lubrificação 108 e uma quarta ramificação 214D que se comunica com uma válvula unidirecional propendida por mola 216. A ramificação 214C inclui um orifício de restrição de fluxo 215 ou orifício de ultrapassagem, usado para controlar o fluxo de fluido através do subsistema de lubrificação 108, como será descrito mais detalhadamente abaixo. A válvula unidirecional 216 comunica-se com a linha de fluido 189. Se a pressão do fluido hidráulico da linha de fluido 214D exceder um limiar de pressão, a válvula unidirecional 217 abre-se momentaneamente para aliviar e reduzir a pressão do fluido hidráulico dentro da linha de fluido 214D. O subsistema de controle de refrigerador 106 inclui ainda uma válvula de segurança de descarga propendida por mola 218, disposta em paralelo com o filtro de óleo 210 ou integrada dentro do filtro de óleo 210, que permite que fluido hidráulico desvie-se do filtro de óleo 210 no evento de fluxo de refrigerador inadequado. A válvula de segurança de descarga 218 é ajustada em uma pressão predeterminada e se a pressão do fluido hidráulico na linha de fluido 196 exceder esta pressão, a válvula de segurança de descarga 218 abre-se momentaneamente para aumentar o fluxo de fluido hidráulico do subsistema de fluxo de refrigerador 106.Cooler control subsystem 106 includes an oil cooler 210 and a micron fine oil filter 212. The oil cooler 210 communicates with fluid line 196. The oil filter 212 communicates with the oil cooler. 210 and with a fluid line 214. Fluid line 214 includes three branches 214A-C, which communicates with lubrication control subsystem 108, and a fourth branch 214D that communicates with a spring biased one-way valve 216. A Branch 214C includes a flow restriction orifice 215 or overflow orifice, used to control fluid flow through lubrication subsystem 108, as will be described in more detail below. One-way valve 216 communicates with fluid line 189. If the hydraulic fluid pressure of fluid line 214D exceeds a pressure threshold, the one-way valve 217 opens momentarily to relieve and reduce the pressure of hydraulic fluid within the fluid line. fluid line 214D. The cooler control subsystem 106 further includes a spring-loaded relief relief valve 218 disposed in parallel with the oil filter 210 or integrated within the oil filter 210 which allows hydraulic fluid to bypass the oil filter 210 in the event of improper coolant flow. Discharge relief valve 218 is set to a predetermined pressure and if the hydraulic fluid pressure in fluid line 196 exceeds this pressure, discharge relief valve 218 opens momentarily to increase the hydraulic fluid flow from the subsystem. cooler flow 106.

O subsistema de controle de lubrificação 108 regula a pressão do fluido de refrigeração em função da pressão da linha suprida pela bomba 118 ou bomba auxiliar 170. O fluido hidráulico regulado pelo subsistema de controle de lubrificação 108 lubrifica e esfria as várias partes móveis da transmissão e provê a fonte de fluido hidráulico para encher um compensador centrífugo de embreagem. O subsistema de controle de lubrificação 108 recebe o fluido hidráulico do subsistema de fluxo de refrigerador 106 via linha de fluido 214.The lubrication control subsystem 108 regulates the coolant pressure as a function of the line pressure supplied by the pump 118 or auxiliary pump 170. The hydraulic fluid regulated by the lubrication control subsystem 108 lubricates and cools the various moving parts of the transmission and provides the hydraulic fluid source to fill a centrifugal clutch trim. Lubrication control subsystem 108 receives hydraulic fluid from coolant flow subsystem 106 via fluid line 214.

O subsistema de controle de lubrificação 108 inclui um conjunto de válvula reguladora de lubrificação 220 e uma válvula de retenção de esfera 221. A válvula de retenção de esfera 221 inclui três orifícios 221A- C. A válvula de retenção de esfera 221 qualquer que seja dos orifícios 221A e 221B que esteja suprindo a pressão hidráulica mais baixa e provê comunicação entre qualquer que seja dos orifícios 221A e 221B tendo ou suprindo a mais elevada pressão hidráulica e o orifício de saída 221C.Lubrication control subsystem 108 includes a lube regulating valve assembly 220 and a ball check valve 221. Ball check valve 221 includes three ports 221A-C. Ball check valve 221 of any of orifices 221A and 221B supplying the lowest hydraulic pressure and provide communication between any of orifices 221A and 221B having or supplying the highest hydraulic pressure and outlet port 221C.

O conjunto de válvula reguladora de lubrificação 220 inclui os orifícios 220A-L. O orifício 220A comunica-se com a linha de fluido 126 e, portanto, recebe a pressão da linha da bomba 118. O orifício 220B comunica- se com uma linha de fluido 222. A linha de fluido 222 inclui duas ramificações 222A e 22B. A ramificação 222A comunica-se com o subsistema ETRS IlOea ramificação 222B comunica-se com o orifício 22IB da válvula de retenção de esfera 221. Os orifícios 220C e 220L são orifícios de exaustão que se comunica com o cárter 114. O orifício 220D comunica-se com a linha de fluido 214A. Os orifícios 220E e 220H comunica-se com uma linha de fluido 224. A linha de fluido 224 inclui uma ramificação 224A que se comunica com o orifício 22IA da válvula de contenção de esfera 221. Os orifícios 2201 e 220J comunicam-se com a linha de fluido 140 e com um comutador de pressão 226. Finalmente, o orifício 220K comunica-se com o orifício 221C da válvula de contenção de esfera 221.Lubrication regulating valve assembly 220 includes ports 220A-L. Orifice 220A communicates with fluid line 126 and thus receives pressure from pump line 118. Orifice 220B communicates with a fluid line 222. Fluid line 222 includes two branches 222A and 22B. Branch 222A communicates with the ETRS II subsystem and branch 222B communicates with port 22IB of ball check valve 221. Ports 220C and 220L are exhaust ports that communicate with crankcase 114. Port 220D communicates with fluid line 214A. Holes 220E and 220H communicate with a fluid line 224. Fluid line 224 includes a branch 224A that communicates with orifice 22IA of ball containment valve 221. Holes 2201 and 220J communicate with line 140 and with a pressure switch 226. Finally, port 220K communicates with port 221C of ball containment valve 221.

O conjunto de válvula reguladora de lubrificação 220 inclui ainda uma válvula 228 deslizavelmente disposta dentro de um furo 230. A válvula 228 tem três posições funcionais: uma posição reguladora básica, uma posiçao reguladora suplementar e uma posição de ultrapassagem. A válvula 228 é movida entre as posições com base em um equilíbrio de forças atuando sobre cada uma de uma primeira extremidade e uma segunda extremidade da válvula 228. A posição de regulagem básica provê uma pressão de saída via linha de fluido 224, que é proporcional à pressão de linha (isto é, a pressão da linha de fluido 126). Na posição de regulagem básica, a pressão de linha via linha de fluido 126 entre no orifício 220A e atua sobre uma extremidade da válvula 228 contra a propensão de uma mola 235. Quando a válvula 228 se desloca contra a mola 235, o orifício 220F comunica-se com o orifício 220E. Portanto, o fluxo de fluido hidráulico do subsistema de refrigerador 106 comunica-se da linha de fluido 214B ao orifício 220F, através da válvula 228 e orifício de fluido externo 220E, com a linha de fluido 224. A pressão de realimentação da linha de fluido 224 comunica-se através da ramificação 224A, através da válvula de contenção de esfera 221 e para dentro do conjunto de válvula 220. O fluido hidráulico atua sobre a válvula 228 e cria uma força de equilíbrio contra a pressão de linha que mantém a válvula 228 em uma posição para regular o fluxo de fluido para a linha de fluido 224. Além disso, os orifícios 2201, 220J, 20C e 220G são isolados pela válvula 228, que por sua vez mantém a pressão de fluido dentro da linha de fluido 140 que por sua vez permite que o comutador de pressão 226 sinta uma pressão elevada, desse modo indicando que a válvula 228 está regulando o fluxo de fluido para a linha de fluido 224.Lubrication regulator valve assembly 220 further includes a valve 228 slidably disposed within a bore 230. Valve 228 has three functional positions: a basic regulator position, a supplementary regulator position and an override position. Valve 228 is moved between positions based on a balance of forces acting on each of a first end and a second end of valve 228. The basic setting position provides an outlet pressure via fluid line 224, which is proportional to line pressure (i.e. fluid line pressure 126). In the basic adjustment position, line pressure via fluid line 126 enters port 220A and acts on one end of valve 228 against the bias of spring 235. When valve 228 travels against spring 235, port 220F communicates with hole 220E. Therefore, the hydraulic fluid flow from cooler subsystem 106 communicates from fluid line 214B to port 220F, through valve 228 and external fluid port 220E, with fluid line 224. The fluid line feedback pressure 224 communicates through branch 224A, through ball containment valve 221 and into valve assembly 220. Hydraulic fluid acts on valve 228 and creates a balancing force against line pressure holding valve 228. in a position to regulate fluid flow to fluid line 224. In addition, ports 2201, 220J, 20C, and 220G are isolated by valve 228, which in turn maintains fluid pressure within fluid line 140 which in turn allows the pressure switch 226 to feel a high pressure, thereby indicating that valve 228 is regulating fluid flow to fluid line 224.

Se o fluxo de fluido do subsistema refrigerador 106 cair suficientemente, a pressão de linha atuando sobre a válvula 228 da linha de fluido 126 moverá a válvula 228 para a posição suplementar ou cursada. Na. posição suplementar, não somente é o fluxo de fluido do subsistema refrigerador 106 aumentado pelo orifício de abertura 220F para o orifício 220E, mas em adição ao orifício 2201 é permitido comunicar-se com o orifício de fluido 220H. Por conseguinte, o fluxo de fluido da válvula de limite de alimentação 154 comunica-se com a válvula de controle de lubrificação 220, via linha de fluido 140, desse modo aumentando o fluxo de fluido para a linha 224. Um orifício de restrição de fluxo 237 da linha de fluido 140 limite o fluxo de fluido hidráulico com a válvula de controle de lubrificação 220.If the coolant subsystem fluid flow 106 drops sufficiently, the line pressure acting on valve 228 of fluid line 126 will move valve 228 to the supplemental or stroke position. At. Supplementary position, not only is the coolant subsystem fluid flow 106 increased by the opening orifice 220F to orifice 220E, but in addition to orifice 2201 it is permitted to communicate with fluid orifice 220H. Accordingly, the fluid flow from the supply limit valve 154 communicates with the lubrication control valve 220 via fluid line 140, thereby increasing the fluid flow to line 224. A flow restriction port 237 of fluid line 140 limit the flow of hydraulic fluid with lubrication control valve 220.

Finalmente, a posição desviada é conseguida ativando-se um solenóide 240 (vide Fig. 1C) que está em comunicação com a linha de fluido 222A. A posição atravessada é ativada durante baixas pressões de linha (isto é, quando a bomba 118 está operando em uma velocidade reduzida, devido a ociosidade do motor). O solenóide 240 é solenóide liga/desliga, que é multiplexado com o subsistema ETRS 110, como será descrito mais detalhadamente abaixo. O fluxo de fluido hidráulico do solenóide 240, quando ativado, comunica-se com a válvula de retenção de esfera 221 via linha de fluido 222A. A válvula de retenção de esfera 221 evita que o fluxo de fluido do solenóide 240 entre na linha de fluido 224. Quando o fluxo de fluido do solenóide 240 entra no orifício 220K, o fluido hidráulico contata a válvula 228 e, juntamente com a mola 235, move a válvula para uma posição sem- curso. Na posição desviada, o orifício 220F é isolado do orifício 220E. Entretanto, o orifício 220G é permitido comunicar-se com o orifício 220H. O fluxo de fluido do subsistema refrigerador 106, via linha de fluido 214C, é reduzido pelo orifício desviado relativamente estreito 215. Além disso, o orifício 220D, anteriormente isolado, é permitido comunicar-se com o orifício 220C. Portanto, o fluxo de fluido do subsistema refrigerador 106 é ainda reduzido quando o fluido é desviado através da ramificação 214A para o orifício 220D, do orifício 220D para o orifício 220C e para fora do orifício 220A para o cárter 114. Finalmente, o orifício 220J é permitido comunicar-se com o orifício 220L, desse modo permitindo que o fluxo de fluido da válvula de limite de alimentação 154, via a linha de fluido 140, descarregue para o cárter 114. Entretanto, devido as fendas de gaxeta 243 posicionadas a montante do comutador de pressão 226, a pressão entre o comutador de pressão 226 e o orifício de exaustão 220L cai. A queda na pressão sentida pelo comutador de pressão 226 confirma que a válvula 228 está na posição desviada. A posição desviada reduz grandemente o fluxo de fluido hidráulico para a linha de fluido 224 e, portanto, para os componentes da transmissão, desse modo reduzindo a perda do giro parasita. A posição desviada é usada sob condições de baixa geração de força, tais como um motor ocioso.Finally, the offset position is achieved by activating a solenoid 240 (see Fig. 1C) which is in communication with fluid line 222A. The cross position is activated during low line pressures (ie when pump 118 is operating at a reduced speed due to engine idle). Solenoid 240 is an on / off solenoid which is multiplexed with the ETRS 110 subsystem as will be described in more detail below. Solenoid hydraulic fluid flow 240, when activated, communicates with ball check valve 221 via fluid line 222A. Ball check valve 221 prevents fluid flow from solenoid 240 from entering fluid line 224. When solenoid fluid flow 240 enters port 220K, hydraulic fluid contacts valve 228 and, together with spring 235 , moves the valve to a non-travel position. In the offset position, hole 220F is isolated from hole 220E. However, hole 220G is allowed to communicate with hole 220H. The fluid flow of the cooling subsystem 106 via fluid line 214C is reduced by the relatively narrow offset bore 215. In addition, the previously isolated orifice 220D is allowed to communicate with orifice 220C. Therefore, the fluid flow from the cooling subsystem 106 is further reduced when fluid is diverted through branch 214A to port 220D, from port 220D to port 220C and out of port 220A to port 114. Finally, port 220J It is permitted to communicate with port 220L thereby allowing fluid flow from the supply limit valve 154 via fluid line 140 to discharge into crankcase 114. However, due to gasket slots 243 positioned upstream From pressure switch 226, the pressure between pressure switch 226 and exhaust port 220L drops. The drop in pressure felt by pressure switch 226 confirms that valve 228 is in the offset position. The offset position greatly reduces the flow of hydraulic fluid to the fluid line 224 and thus to the transmission components, thereby reducing the loss of parasitic gyration. The shifted position is used under low power generation conditions such as an idle motor.

O comutador de pressão de válvula reguladora de lubrificação 226 e o comutador de pressão de válvula de controle TCC 190 cooperam para diagnosticar um conjunto de válvula reguladora da pressão introduzida 132 ou um conjunto de válvula de limite de alimentação introduzida 154. Um estado não pressurizado é atribuído à posição aplicada TCC do conjunto de válvula de controle TCC 184 e à posição desviada de lubrificação do conjunto de válvula de lubrificação 220. Ambos comutadores de pressão 226, 190 são alimentados com fluido hidráulico pressurizado pelo conjunto de válvula de limite de alimentação 154. Dependendo do estado comandado dos conjuntos de válvula 184, 220, ambos comutadores de pressão 226, 190, indicam que nenhuma pressão pode ser usada como um sinal diagnóstico.Lubrication regulator pressure switch 226 and TCC control valve pressure switch 190 cooperate to diagnose an entered pressure regulating valve assembly 132 or an introduced supply limit valve assembly 154. An unpressurized state is assigned to the TCC applied position of the TCC 184 control valve assembly and the deflected position of the lubrication valve assembly 220. Both pressure switches 226, 190 are supplied with pressurized hydraulic fluid by the supply limit valve assembly 154. Depending on the commanded state of valve assemblies 184, 220, both pressure switches 226, 190 indicate that no pressure can be used as a diagnostic signal.

Retornando à Fig. 1C e com continuada referência às Figs. IA e 1B, o subsistema de controle ETRS 110 será agora descrito. O subsistema de controle ETRS 110 utiliza o fluido hidráulico de pressão de linha do grupo 118 ou a bomba auxiliar 170, via linha de fluido 152, para engrenar em uma faixa de seleção via o subsistema atuador de embreagem 112. O subsistema de controle ETRS 110 é controlado usando-se o fluido hidráulico do conjunto de válvula de controle de limite de alimentação 154, via linha de fluido 136. O subsistema de controle ETRS 110 inclui o solenóide anteriormente descrito 240, bem como três solenóides adicionais 242, 244 e 246. Cada um dos solenóides 240, 242, 244, 246 são solenóides liga-desliga normalmente baixos, que são supridos com fluido hidráulico via linha de fluido 136. A linha de fluido 136 provê ainda fluido hidráulico para o solenóide 148 (Fig. 1A). Os solenóides 240, 242, 244 e 246 são usados para acionar o conjunto de válvula ETRS 250, um conjunto de válvula de engatamento 252 e primeiro e segundo conjuntos de válvula de modo 254, 256.Returning to Fig. 1C and with continued reference to Figs. 1A and 1B, the ETRS control subsystem 110 will now be described. The ETRS 110 control subsystem utilizes group 118 line pressure hydraulic fluid or auxiliary pump 170 via fluid line 152 to engage in a selection range via clutch actuator subsystem 112. The ETRS control subsystem 110 is controlled using hydraulic fluid from the supply limit control valve assembly 154 via fluid line 136. The ETRS control subsystem 110 includes the previously described solenoid 240, as well as three additional solenoids 242, 244, and 246. Each of the solenoids 240, 242, 244, 246 are normally low on-off solenoids which are supplied with hydraulic fluid via fluid line 136. Fluid line 136 further provides hydraulic fluid for solenoid 148 (Fig. 1A). Solenoids 240, 242, 244, and 246 are used to drive the ETRS 250 valve assembly, a snap valve assembly 252, and first and second mode valve assemblies 254, 256.

O conjunto de válvula ETRS 250 inclui os orifícios 250A-H. O orifício 250A comunica-se com a linha de fluido 222A. O orifício 250B comunica-se com uma linha de fluido 260. O orifício 25 OC comunica-se com uma linha de fluido 262. O orifício 250D comunica-se com a linha de fluido 152. O orifício 250E comunica-se com uma linha de fluido 264. O orifício 250F comunica-se com uma linha de fluido 266. A linha de fluido 266 comunica-se com o solenóide 242. O orifício 250G é um orifício de exaustão unidirecional, que se comunica com o cárter 114, que é usado para melhorar o tempo de resposta para o conjunto de válvula ETRS 250 ao não-curso durante o retorno para Estacionamento sob extremas condições operacionais. Finalmente, o orifício 25 OH é um orifício de exaustão que se comunica com o cárter 114.The ETRS 250 valve assembly includes ports 250A-H. Orifice 250A communicates with fluid line 222A. Orifice 250B communicates with a fluid line 260. Orifice 25 OC communicates with a fluid line 262. Orifice 250D communicates with fluid line 152. Orifice 250E communicates with a fluid line. 264. Orifice 250F communicates with a fluid line 266. Fluid line 266 communicates with solenoid 242. Orifice 250G is a unidirectional exhaust port that communicates with crankcase 114 which is used to improve response time for ETRS 250 valve assembly to non-stroke when returning to Parking under extreme operating conditions. Finally, port 25 OH is an exhaust port that communicates with crankcase 114.

O conjunto de válvula ETRS 250 inclui ainda uma válvula 268, deslizavelmente disposta dentro de um furo 270. A válvula 268 é acionada para uma posição cursada ou posição fora-de-Estacionamento pelo solenóide 240 e pelo fluido hidráulico atuando sobre a válvula 268 suprido via linha de fluido 262 e para uma posição não-cursada ou posição de Estacionamento por uma mola 272 e pelo fluido hidráulico atuando sobre a válvula 268 suprido via linha de fluido 266. Na posição fora de Estacionamento, o solenóide 240 é aberto e o fluido da linha 222A contata a válvula 268 e move a válvula 268 contra a mola 272. Além disso, fluido da linha 262 é tem sua origem especificada pela pressão de linha via as válvulas de modo 254 e 256 e a linha de fluido 152 contata a válvula 268 para fazer a válvula cursar. Nesta condição, o orifício 250D comunica-se com o orifício 250E. Por conseguinte, o fluido hidráulico de pressão de linha da linha de fluido 152 comunica-se com o orifício 250D, do orifício 250D, através do conjunto de válvula ETRS 250 para o orifício 250E e do orifício 250E para a linha de fluido 264. A linha de fluido 264 comunica-se com uma servo conjunto de Estacionamento 276. o fluido hidráulico entra na servo conjunto de Estacionamento 276. A servo conjunto de Estacionamento 276 inclui um pistão 278 que se move sob contato pelo fluido hidráulico, desse modo mecanicamente desengrenando um sistema de Estacionamento (não mostrado). Um conjunto solenóide de inibição de Estacionamento 281 é conectada à servo conjunto de Estacionamento 276. o conjunto solenóide inibidora de Estacionamento 281 é um solenóide de tranca mecânico para manter o sistema fora de Estacionamento, se um operador desejar ter o veículo móvel com o motor desligado, o conjunto solenóide de Estacionamento 281 também preferivelmente inclui dois comutadores de posição, um mecânico e um de efeito-Hall, que confirma a posição do sistema de Estacionamento para o controlador de motor e controlador de transmissão a serem usados para fins de diagnóstico.The ETRS 250 valve assembly further includes a valve 268, slidably disposed within a bore 270. Valve 268 is actuated to a traversed or off-position position by solenoid 240 and hydraulic fluid acting on valve 268 supplied via fluid line 262 and to an uncursored or Park position by a spring 272 and hydraulic fluid acting on valve 268 supplied via fluid line 266. In the Off-Park position, solenoid 240 is opened and the fluid of the line 222A contacts valve 268 and moves valve 268 against spring 272. In addition, fluid from line 262 is of its origin specified by line pressure via mode valves 254 and 256 and fluid line 152 contacts valve 268. to make the valve travel. In this condition, hole 250D communicates with hole 250E. Accordingly, the line pressure hydraulic fluid of fluid line 152 communicates with orifice 250D from orifice 250D via valve assembly ETRS 250 for orifice 250E and orifice 250E for fluid line 264. A fluid line 264 communicates with a parking set servo 276. hydraulic fluid enters parking servo set 276. parking servo set 276 includes a piston 278 that moves under contact with hydraulic fluid, thereby mechanically disengaging a Parking system (not shown). A Parking Inhibit Solenoid Assembly 281 is connected to the Parking Inhibit Servo 276. The Parking Inhibit Solenoid Assembly 281 is a mechanical locking solenoid to keep the system out of Parking if an operator wishes to have the mobile vehicle with the engine turned off. , Parking solenoid assembly 281 also preferably includes two position switches, one mechanical and one Hall effect, which confirms the position of the Parking system for the engine controller and transmission controller to be used for diagnostic purposes.

Na posição Estacionamento, o solenóide 240 é fechado e o solenóide 242 é aberto e a válvula 268 é descursada pela mola 272 e pelo fluido hidráulico suprido pelo solenóide via linha 266. Nesta posição, o orifício 250E comunica-se com o orifício 250H e a servo conjunto de Estacionamento 276 descarrega, desse modo engrenando no sistema Estacionamento. A válvula 268 é configurada de modo que a mola 272 e o fluido hidráulico do solenóide 242 superarão as forças exercidas sobre a válvula 268 por qualquer um de fluido hidráulico suprido pelo solenóide 240 e fluido hidráulico suprido via linha de fluido 262. Se ambos os recursos de fluido hidráulico estiverem presentes, as forças exercidas sobre a válvula 268 pelo fluido hidráulico do solenóide 240 e fluido hidráulico suprido via linha 262 superarão as forças exercidas sobre a válvula 268 pela mola 272 e pelo fluido hidráulico do solenóide 242, desse modo assegurando que um sinal falhado pode ser superado.. Os controles de Estacionamento são configurados de modo que, se toda a pressão hidráulica for perdida η sistema de controle hidráulico 100, o sistema de Estacionamento é engrenado.In Parking position, solenoid 240 is closed and solenoid 242 is opened and valve 268 is discharged by spring 272 and hydraulic fluid supplied by solenoid via line 266. In this position, port 250E communicates with port 250H and Parking set servo 276 unloads, thereby engaging the Parking system. Valve 268 is configured such that spring 272 and solenoid hydraulic fluid 242 will outweigh the forces exerted on valve 268 by either hydraulic fluid supplied by solenoid 240 and hydraulic fluid supplied via fluid line 262. If both features fluid is present, the forces exerted on valve 268 by solenoid hydraulic fluid 240 and hydraulic fluid supplied via line 262 will exceed the forces exerted on valve 268 by spring 272 and solenoid hydraulic fluid 242, thereby ensuring that a failed signal can be overcome. Parking controls are configured so that if all hydraulic pressure is lost η hydraulic control system 100, the parking system is engaged.

O primeiro conjunto de válvula de modo 254 inclui os orifícios 254A-K. O orifício 254A comunica-se com uma linha de fluido 280. O orifício 254B comunica-se com uma linha de fluido 282. O orifício 254C comunica-se com a linha de fluido 152. O orifício 254D comunica-se com uma linha de fluido 284. O orifício 254E comunica-se com uma linha de fluido 286. O orifício 254F e 254J são orifícios de exaustão, que comunicam- se com o cárter 114. O orifício 254G comunica-se com uma linha de fluido 288. O orifício 254H comunica-se com uma linha de fluido 290. O orifício 2541 comunica-se com uma ramificação 137 da linha de fluido 136. A ramificação 137 comunica-se com o solenóide 244 e com a linha de fluido 136, via orifícios de fluxo 291. O orifício 254K comunica-se com a linha de fluido 136 via um orifício de fluxo 296.The first mode valve assembly 254 includes ports 254A-K. Orifice 254A communicates with a fluid line 280. Orifice 254B communicates with a fluid line 282. Orifice 254C communicates with fluid line 152. Orifice 254D communicates with a fluid line 284. Orifice 254E communicates with a fluid line 286. Orifice 254F and 254J are exhaust ports communicating with crankcase 114. Orifice 254G communicates with a fluid line 288. Orifice 254H communicates with a fluid line 290. Port 2541 communicates with a branch 137 of fluid line 136. Branch 137 communicates with solenoid 244 and fluid line 136 via flow ports 291. Orifice 254K communicates with fluid line 136 via a flow orifice 296.

O primeiro conjunto de válvula de modo 254 inclui ainda uma válvula 292, deslizavelmente disposta dentro de um furo 293. A válvula 292 é acionada pelo solenóide 244 e uma mola 294. Quando o solenóide 244 é aberto, o fluido da linha 136 comunica-se através do solenóide 244 e move a válvula 292 contra a mola 294. Por conseguinte, a válvula 292 é móvel entre uma posição cursada, em que a mola 294 é comprimida e uma posição não- cursada, mostrada 1C. Também atuando contra a mola 294 há um óleo invertido (isto é, o fluido hidráulico usado para iniciar um estado de engrenagem inverso) suprido ao orifício 254H comunicado via a linha de fluido 290, a segundo conjunto de válvula de modo 256, linha de fluido 286 e linha de fluido 284 do conjunto de válvula ETRS 250. Atuando com a mola 294 sobre a válvula 292 há óleo fora de parque ou óleo de retorno para parque via linha de fluido 280 do conjunto de válvula ETRS 250. Na posição cursada, o solenóide 244 é aberto e o fluido da linha 137 contata a válvula 292 e move a válvula 292 contra a mola 294. Nesta condição, o orifício 254B comunica-se com o orifício 254J e esgota-se, os orifícios 254C e 254D comunicam-se com o orifício 254E, o orifício 254G comunica-se com o orifício 254F e esgota-se e o orifício 254K é fechado.The first mode valve assembly 254 further includes a valve 292, slidably disposed within a bore 293. Valve 292 is actuated by solenoid 244 and a spring 294. When solenoid 244 is opened, line fluid 136 communicates through solenoid 244 and moves valve 292 against spring 294. Therefore, valve 292 is movable between a stroke position, wherein spring 294 is compressed and a non-stroke position, shown 1C. Also acting against spring 294 is an inverted oil (i.e. the hydraulic fluid used to initiate a reverse gear state) supplied to port 254H communicated via fluid line 290, second mode valve assembly 256, fluid line 286 and ETRS 250 valve assembly fluid line 284. Acting with spring 294 on valve 292 is out-of-park oil or park return oil via ETRS 250 valve assembly fluid line 280. In the stroke position, the Solenoid 244 is opened and line 137 fluid contacts valve 292 and moves valve 292 against spring 294. In this condition, port 254B communicates with port 254J and exhausts, ports 254C and 254D communicate. with port 254E, port 254G communicates with port 254F and exhausts and port 254K is closed.

Na posição sem curso, o solenóide 244 é fechado e a válvula 292 é posicionada pela mola 294 e o fluido hidráulico via a linha 180. Nesta posição, o orifício 254B comunica-se com o orifício 254C, os orifícios 254E e 254D comunicam-se com o orifício 254F e esgota-se e o orifício 254G comunica-se com o orifício 254K. Por conseguinte, cursando-se e não- cursando-se a válvula 292, o fluido hidráulico é desviado entre as linhas de fluido 282, 288 e linha de fluido 286.In the non-stroke position, solenoid 244 is closed and valve 292 is positioned by spring 294 and hydraulic fluid via line 180. In this position, port 254B communicates with port 254C, ports 254E and 254D communicate with each other. with hole 254F and exhausts and hole 254G communicates with hole 254K. Therefore, by flowing and not flowing valve 292, hydraulic fluid is diverted between fluid lines 282, 288 and fluid line 286.

O conjunto de válvula de tranca 252 geralmente inclui os orifícios 252A-E. Os orifícios 252A e 252B são orifícios de exaustão, que se comunicam com o cárter 114. O orifício 252C comunica-se com uma linha de fluido 300. O orifício 252D comunica-se com a linha de fluido 250. O orifício 252E comunica-se com uma linha de fluido 301, que por sua vez comunica-se com o solenóide 246. O conjunto de válvula de tranca 252 inclui uma válvula 303 deslizavelmente dentro de um furo 305. A válvula 303 é acionada pelo solenóide 246 e uma mola 307. Quando o solenóide 246 é aberto, fluido da linha 136 comunica-se através do solenóide 246 e linha 301 e move a válvula 303 contra a mola 307. A válvula 303 é móvel entre uma posição cursada, onde a mola 307 é comprimida, mostrada na Fig. 1C e uma posição não cursada, onde a mola 307 não é comprimida. Na posição cursada, o orifício 252C comunica-se com o orifício 252B e esvazia e o orifício 252D é bloqueado. Na posição não-cursada, o orifício 252C comunica-se com o orifício 252D. O conjunto de válvula de tranca 252 é operável para prender ou engrenar na segundo conjunto de válvula de modo 256.Lock valve assembly 252 generally includes ports 252A-E. Holes 252A and 252B are exhaust holes that communicate with crankcase 114. Orifice 252C communicates with a fluid line 300. Orifice 252D communicates with fluid line 250. Orifice 252E communicates with with a fluid line 301, which in turn communicates with solenoid 246. Locking valve assembly 252 includes a valve 303 slidably within a bore 305. Valve 303 is actuated by solenoid 246 and a spring 307. When solenoid 246 is opened, fluid from line 136 communicates through solenoid 246 and line 301 and moves valve 303 against spring 307. Valve 303 is movable between a slipped position where spring 307 is compressed, shown in Fig. 1C is an uncursored position where spring 307 is not compressed. In the traversed position, hole 252C communicates with hole 252B and empties and hole 252D is blocked. In the uncursored position, hole 252C communicates with hole 252D. Lock valve assembly 252 is operable to lock or engage the second mode valve assembly 256.

Uma válvula de retenção de esfera 309 é disposta entre a válvula ETRS 250 e a válvula de tranca 252. A válvula de retenção de esfera 309 inclui três orifícios 309Α-C. O orifício 309A comunica-se com a linha de fluido 260. O orifício 309B comunica-se com a linha de fluido 266. O orifício 309C comunica-se com a linha de fluido 280. A válvula de retenção de esfera 309 fecha qualquer que seja dos orifícios 309A e 309B que esteja suprindo a mais baixa pressão hidráulica e provê comunicação entre qualquer que seja dos orifícios 309A e 309B que tenha ou esteja suprindo a mais elevada pressão hidráulica e o orifício de saída 309C.A ball check valve 309 is disposed between the ETRS 250 valve and lock valve 252. Ball check valve 309 includes three holes 309Α-C. Orifice 309A communicates with fluid line 260. Orifice 309B communicates with fluid line 266. Orifice 309C communicates with fluid line 280. Ball check valve 309 closes whatever orifices 309A and 309B providing the lowest hydraulic pressure and provide communication between whichever orifices 309A and 309B have or are supplying the highest hydraulic pressure and outlet 309C.

O segundo conjunto de válvula de modo 256 inclui os orifícios 256A-N. Os orifícios 256A, 256D, 256J e 256M são orifícios de exaustão, que se comunicam com o cárter 114. O orifício 256B comunica-se com a linha de fluido 300. Os orifícios 256C e 256G comunicam-se com uma linha de fluido 302. O orifício 256E comunica-se com a linha de fluido 290. O orifício 256F comunica-se com a linha de fluido 286. O orifício 256H comunica-se com a linha de fluido 282. O orifício 2561 comunica-se com a linha de fluido 187, que alimenta o solenóide 186. O orifício 256K comunica- se com a linha de fluido 288. O orifício 256L comunica-se com uma linha de fluido 306. O orifício 256N comunica-se com uma linha de fluido 308. O segundo conjunto de válvula de modo 256 inclui ainda uma válvula 310, deslizavelmente dispostas dentro de um furo 312. A válvula 310 é acionada pelo solenóide 248 via a válvula de tranca 252 e uma mola 314 ou diretamente através da linha de fluido 301 e válvula de retenção de esfera 320. A válvula 310 é móvel entre um estado cursado, em que a mola 314 é comprimida, mostrada na Fig. 2B e uma posição sem curso. Quando o solenóide 246 é operado, o fluido hidráulico comunica-se via linha 301 com tanto o segundo conjunto de válvula de modo 256 como o conjunto de válvula de tranca 252. O fluido que se comunica com o conjunto de válvula de tranca 252 move a válvula 303 para seu estado cursado, desse modo permitindo comunicação dos solenóides 240 e 242 com o lado de mola da válvula 310 do segundo conjunto de válvula de modo 256. Se o solenóide 240 ou 242 for aberto (isto é, ativando uma condição fora-de-estacionamento ou de retorno para estacionamento), o fluido hidráulico comunica-se através da válvula de retenção de esfera 309 com a linha 280, através do conjunto de válvula de tranca 252 e com o segundo conjunto de válvula de modo 256, via linha 300.The second mode valve assembly 256 includes ports 256A-N. Holes 256A, 256D, 256J and 256M are exhaust holes communicating with crankcase 114. Orifice 256B communicates with fluid line 300. Holes 256C and 256G communicate with fluid line 302. Orifice 256E communicates with fluid line 290. Orifice 256F communicates with fluid line 286. Orifice 256H communicates with fluid line 282. Orifice 2561 communicates with fluid line 187, which powers solenoid 186. Orifice 256K communicates with fluid line 288. Orifice 256L communicates with a fluid line 306. Orifice 256N communicates with a fluid line 308. The second set Mode valve assembly 256 further includes a valve 310, slidably disposed within a bore 312. Valve 310 is actuated by solenoid 248 via lock valve 252 and a spring 314 or directly through fluid line 301 and check valve. ball 320. Valve 310 is movable between a cu state However, the spring 314 is compressed, shown in Fig. 2B and a position without stroke. When solenoid 246 is operated, the hydraulic fluid communicates via line 301 with both the second mode valve assembly 256 and the lock valve assembly 252. The fluid communicating with the lock valve assembly 252 moves the valve 303 to its travel state, thereby allowing communication of solenoids 240 and 242 with the spring side of valve 310 of the second mode 256 valve assembly. If solenoid 240 or 242 is opened (that is, activating an off-condition) or parking return), the hydraulic fluid communicates via ball check valve 309 with line 280, through lock valve assembly 252, and with second mode valve assembly 256 via line 300

Este fluido hidráulico então mantém a válvula 310 na segunda posição. Se nenhum fluido dos solenóides 240 e 242 contatar a válvula 310, o fluido hidráulico comunicado pelo solenóide 246 move a válvula 310 para seu estado cursado.This hydraulic fluid then holds valve 310 in the second position. If no fluid from solenoids 240 and 242 contacts valve 310, the hydraulic fluid communicated by solenoid 246 moves valve 310 to its stroke state.

Na posição cursada, o orifício 256C comunica-se com o orifício 256D e descarrega-se, o orifício 256E comunica-se com o orifício 256F, o orifício 256G é bloqueado, o orifício 2561 comunica-se com o orifício 256H, o orifício 256J é bloqueado, o orifício 256L comunica-se com o orifício 256K e o orifício 256M é bloqueado. Na posição sem curso, o orifício 256C é bloqueado, o orifício 256E comunica-se com o orifício 256D e descarrega-se, o orifício 256G comunica-se com o orifício 256F, o orifício 256H é bloqueado, o orifício 2561 comunica-se com o orifício 256J e descarrega-se, o orifício 256K é bloqueado e o orifício 256L comunica-se com o orifício 256M e descarrega-se.In the cursored position, port 256C communicates with port 256D and discharges, port 256E communicates with port 256F, port 256G is blocked, port 2561 communicates with port 256H, port 256J is blocked, hole 256L communicates with hole 256K and hole 256M is blocked. In the non-stroke position, hole 256C is blocked, hole 256E communicates with hole 256D and discharges, hole 256G communicates with hole 256F, hole 256H is blocked, hole 2561 communicates with orifice 256J and discharge, orifice 256K is blocked and orifice 256L communicates with orifice 256M and discharge.

Um circuito de óleo de tranca é definido pela linha de fluido 136, linha de fluido 288, linha de fluido 306, uma válvula de retenção de esfera 320 e linha de fluido 308. A válvula de retenção de esfera 320 inclui três orifícios 320A-C. O orifício 320A comunica-se com a linha de fluido 301. O orifício 320B comunica-se com a linha de fluido 306. O orifício 320C comunica-se com a linha de fluido 308. A válvula de retenção de esfera 320 fecha qualquer que seja dos orifícios 320A e 320B que esteja suprindo a mais baixa pressão hidráulica e provê comunicação entre qualquer que seja dos orifícios 320A e 320B tendo ou suprindo a mais elevada pressão hidráulica e o orifício de saída 320C. O óleo de tranca é comunicado através do circuito de óleo de trincho da linha 136, quando o primeiro conjunto de válvula de modo 254 está na posição sem-curso e o segundo conjunto de válvula de modo 256 está na posição com curso. O óleo de tranca comunica-se da linha 136 através do primeiro conjunto de válvula de modo, através da linha 288, através do segundo conjunto de válvula de modo 256, através da linha 306, através da válvula de retenção de esfera 320 e através da linha 308, para atuar sobre a válvula 310.A lock oil circuit is defined by fluid line 136, fluid line 288, fluid line 306, a ball check valve 320, and fluid line 308. Ball check valve 320 includes three holes 320A-C . Orifice 320A communicates with fluid line 301. Orifice 320B communicates with fluid line 306. Orifice 320C communicates with fluid line 308. Ball check valve 320 closes whatever orifices 320A and 320B supplying the lowest hydraulic pressure and provide communication between either orifices 320A and 320B having or supplying the highest hydraulic pressure and outlet port 320C. Lockout oil is communicated through the line 136 trench oil circuit when the first mode valve assembly 254 is in the non-stroke position and the second mode valve assembly 256 is in the stroke position. The locking oil communicates from line 136 through the first mode valve assembly, through line 288, through the second mode valve assembly 256, through line 306, through the ball check valve 320, and through the line 308, to act on valve 310.

Com referência à Fig. 1D e referência continuada à Fig. 1C, o subsistema de controle de embreagem 112 provê fluido hidráulico para os atuadores de embreagem 330A-E. Os atuadores de embreagem 330A-E são pistões hidraulicamente acionados, cada um engrenando em um da pluralidade de dispositivos de transmissão de torque, para obter várias relações de velocidade. O atuador de embreagem 330E inclui duas áreas de aplicação 330Ea e 330Eb. Cada um dos atuadores de embreagem 330A-E é controlado por um solenóide de força variável 332A-F, com o atuador de embreagem 330E controlado por dois solenóides de força variável 332E e 332F. Este controle separado do atuador de embreagem 330E provê máxima flexibilidade para adaptar as características de torque de embreagem com uma larga faixa de condições de mudança de elevado torque e de baixo torque.With reference to Fig. 1D and continued reference to Fig. 1C, clutch control subsystem 112 provides hydraulic fluid for clutch actuators 330A-E. Clutch actuators 330A-E are hydraulically driven pistons, each engaging one of a plurality of torque transmission devices for various speed ratios. The 330E clutch actuator includes two application areas 330Ea and 330Eb. Each of the 330A-E clutch actuators is controlled by a 332A-F variable force solenoid, with the 330E clutch actuator controlled by two 332E and 332F variable force solenoids. This separate control of the 330E clutch actuator provides maximum flexibility to adapt clutch torque characteristics with a wide range of high torque and low torque shifting conditions.

O solenóide 332A fica em comunicação com uma linha de fluido 334 e com uma linha de fluido 336. A linha de fluido 334 comunica-se com uma válvula de retenção de esfera 338. A válvula de retenção de esfera 338 inclui três orifícios 338A-C. O orifício 338A comunica-se com a linha de fluido 290. O orifício 338B comunica-se com uma linha de fluido 340. O orifício 338C comunica-se com a linha de fluido 334. A válvula de retenção de esfera 338 fecha qualquer que seja dos orifícios 338A e 338B que esteja suprindo a mais baixa pressão hidráulica e provê comunicação entre qualquer que seja dos orifícios 338A e 338B tendo ou suprindo a mais elevada pressão hidráulica e o orifício de saída 338C. Portanto, o solenóide 332A é alimentado com fluido hidráulico através das válvulas de modo 254, 256 da linha de fluido 152 (isto é, por óleo de transmissão ou óleo invertido e, portanto, pode somente ser pressurizado quando as válvulas de modo 254, 256 são posicionadas no arranjo Motriz ou no arranjo Invertido). Por conseguinte, um engrenamento de engrenagem não pretendido em ponto morto, se um solenóide de embreagem falhar, uma alta pressão é evitada. A linha de fluido 336 supre fluido hidráulico do solenóide 332A para o atuador de mudança 330A.Solenoid 332A communicates with one fluid line 334 and one fluid line 336. The fluid line 334 communicates with a ball check valve 338. Ball check valve 338 includes three ports 338A-C . Orifice 338A communicates with fluid line 290. Orifice 338B communicates with a fluid line 340. Orifice 338C communicates with fluid line 334. Ball check valve 338 closes whatever orifices 338A and 338B supplying the lowest hydraulic pressure and provide communication between either orifices 338A and 338B having or supplying the highest hydraulic pressure and outlet port 338C. Therefore, solenoid 332A is supplied with hydraulic fluid through mode valves 254, 256 of fluid line 152 (i.e., transmission oil or inverted oil and therefore can only be pressurized when mode valves 254, 256 are positioned in the Motive or Inverted arrangement). Therefore, an unwanted gear shift in neutral, if a clutch solenoid fails, high pressure is avoided. Fluid line 336 supplies hydraulic fluid from solenoid 332A to shift actuator 330A.

O solenóide 332B fica em comunicação com a linha de fluido 340 e uma linha de fluido 342. A linha de fluido 340 comunica-se com uma válvula de retenção de esfera 344. A válvula de retenção de esfera 344 inclui três portas 344A-C. O orifício 344A comunica-se com a linha de fluido 302. O orifício 344B comunica-se com a linha de fluido 187. O orifício 344C comunica-se com a linha de fluido 340. A válvula de retenção de esfera 344 fecha qualquer que seja dos orifícios 344A e 344B que esteja suprindo a mais baixa pressão hidráulica e provê comunicação entre qualquer que seja dos orifícios 344A e 344B tendo ou suprindo a mais elevada pressão hidráulica e orifício de saída 344C. Portanto, é alimentado fluido hidráulico ao solenóide 332B através das válvulas de modo 254, 256 da linha de fluido 152 (isto é, pelo óleo de transmissão e, portanto, pode somente ser pressurizado quando as válvulas de modo 254, 256 estão posicionadas no arranjo de acionamento). A linha de fluido 342 supre fluido hidráulico do solenóide para o atuador de mudança 330B.Solenoid 332B communicates with fluid line 340 and fluid line 342. Fluid line 340 communicates with a ball check valve 344. Ball check valve 344 includes three ports 344A-C. Orifice 344A communicates with fluid line 302. Orifice 344B communicates with fluid line 187. Orifice 344C communicates with fluid line 340. Ball check valve 344 closes whatever orifices 344A and 344B providing the lowest hydraulic pressure and provide communication between any orifices 344A and 344B having or supplying the highest hydraulic pressure and outlet port 344C. Therefore, hydraulic fluid is fed to solenoid 332B through mode valves 254, 256 of fluid line 152 (i.e., transmission oil) and therefore can only be pressurized when mode valves 254, 256 are positioned in the arrangement. drive). Fluid line 342 supplies solenoid hydraulic fluid to shift actuator 330B.

O solenóide 332C fica em comunicação com a linha de fluido 340 e uma linha de fluido 346. O solenóide 332C recebe fluido hidráulico através das válvulas de modo 254, 256 da linha de fluido 152 (isto é, pelo óleo de acionamento e, portanto pode somente ser pressurizado somente quando as válvulas de modo 254, 256 são posicionadas no arranjo de acionamento). A linha de fluido 346 supre fluido hidráulico do solenóide 332C para o atuador de mudança 330C. O solenóide 332D fica em comunicação com a linha de fluido 152 e é, portanto, alimentado com fluido hidráulico da pressão de linha suprida pela bomba 118. O solenóide 332D comunica o fluido hidráulico com o atuador de mudança 330D, via uma linha de fluido 348.Solenoid 332C communicates with fluid line 340 and fluid line 346. Solenoid 332C receives hydraulic fluid through mode valves 254, 256 of fluid line 152 (i.e., by drive oil and thus can only be pressurized only when mode valves 254, 256 are positioned in the drive arrangement). Fluid line 346 supplies hydraulic fluid from solenoid 332C to shift actuator 330C. Solenoid 332D communicates with fluid line 152 and is therefore supplied with hydraulic fluid from the line pressure supplied by pump 118. Solenoid 332D communicates hydraulic fluid with shift actuator 330D via fluid line 348. .

O solenóide 332E fica em comunicação com a linha de fluido 152 e é, portanto, alimentado com fluido hidráulico da pressão de linha suprida pela bomba 118. O solenóide 332E comunica o fluido hidráulico com as áreas de mudança 330Ea, via uma linha de fluido 350.Solenoid 332E communicates with fluid line 152 and is therefore supplied with hydraulic fluid from the line pressure supplied by pump 118. Solenoid 332E communicates hydraulic fluid with shift areas 330Ea via a fluid line 350. .

O solenóide 332F fica em comunicação com a linha de fluido 152 e, portanto, é alimentado com fluido hidráulico da pressão de linha suprida pela bomba 118. O solenóide 332F comunica o fluido hidráulico com a área de mudança 330Eb, via uma linha de fluido 352.Solenoid 332F communicates with fluid line 152 and is therefore supplied with hydraulic fluid from the line pressure supplied by pump 118. Solenoid 332F communicates hydraulic fluid with shift area 330Eb via fluid line 352. .

Cada um dos atuadores de mudança 330A-C recebe óleo de lubrificação via linha de fluido 224. Cada um dos solenóides 332A-F e atuadores de mudança 330D-E exaure através da linha de fluido 140. Uma válvula de segurança 360, em comunicação com a linha de fluido 140, é ajustada em uma predeterminada pressão para regular a pressão do fluido hidráulico dentro da linha de fluido 140. Isto assegura que os circuitos de controle de embreagem permaneçam cheios quando não sendo usados para minimizar o tempo de resposta. A linha de fluido 140 recebe alimentação pelo óleo de pressão de limite de alimentação. Cada um dos solenóides 332A-F é escolhido como normalmente fechado ou normalmente aberto, de modo que uma única engrenagem padrão pode ser alcançada no caso de perda de potência elétrica. Por exemplo, se uma relação de sexta engrenagem for desejada como uma velocidade para a frente padrão durante uma perda de força, os solenóides 332A-C são escolhidos para serem normalmente abertos e os solenóides 332D-F são escolhidos para serem normalmente fechados.Each 330A-C shift actuator receives lubrication oil via fluid line 224. Each of the 332A-F solenoids and 330D-E shift actuators exhaust through fluid line 140. A relief valve 360, in communication with fluid line 140 is adjusted to a predetermined pressure to regulate the hydraulic fluid pressure within fluid line 140. This ensures that clutch control circuits remain full when not used to minimize response time. Fluid line 140 receives feed from the supply limit pressure oil. Each of the 332A-F solenoids is chosen as normally closed or normally open, so that a single standard gear can be achieved in case of loss of electrical power. For example, if a sixth gear ratio is desired as a standard forward speed during a loss of power, solenoids 332A-C are chosen to be normally open and solenoids 332D-F are chosen to be normally closed.

Além disso, cada uma das linhas de fluido 336, 342, 346, 348, 350 e 352, que alimentam os atuadores de mudança 330A-F, incluem um orifício 354 disposto em paralelo com uma válvula unidirecional 356. A orientação da válvula de uma direção 356 é de modo que a válvula unidirecional 356 permite comunicação dos atuadores de embreagem 33OA-E com os solenóides 332A-F e evita comunicação de fluido dos solenóides 332A-F com os atuadores de mudança 330A-E. Este arranjo força a alimentação de óleo dos atuadores de mudança 330A-E ser controlada através dos orifícios 354.In addition, each of the fluid lines 336, 342, 346, 348, 350 and 352, which feed the shift actuators 330A-F, include a port 354 disposed in parallel with a one-way valve 356. The valve orientation of a direction 356 is such that the one-way valve 356 permits communication of 33OA-E clutch actuators with 332A-F solenoids and prevents fluid communication of 332A-F solenoids with 330A-E shift actuators. This arrangement forces the oil supply of shift actuators 330A-E to be controlled through holes 354.

A descrição da invenção é meramente exemplar por natureza e variações que não se desviam da essência geral da invenção são destinadas a se situarem dentro do escopo da invenção. Tais variações não são para ser consideradas como um desvio do espírito e escopo da invenção.The description of the invention is merely exemplary in nature and variations that do not deviate from the general essence of the invention are intended to fall within the scope of the invention. Such variations are not to be considered as a departure from the spirit and scope of the invention.

Claims (10)

1. Sistema caracterizado pelo fato de compreender: um subsistema de dispensação de fluido hidráulico, para prover um fluido hidráulico tendo pelo menos um primeiro e um segundo nível de pressão; um solenóide em comunicação fluida a jusante com o subsistema de dispensação de fluido hidráulico, em que o solenóide tem um primeiro modo operacional e um segundo modo operacional; um conjunto de válvula em comunicação fluida a jusante com o subsistema de dispensação de fluido hidráulico e o solenóide, o conjunto de válvula tendo um carretei de válvula móvel entre uma primeira posição e uma segunda posição, em que o conjunto de válvula provê um fluido hidráulico em um terceiro nível de pressão, quando a válvula de carretei está na primeira posição; e um conversor de torque tendo um modo de acoplamento de fluido e um modo de acionamento direto e tendo uma entrada de conversor de torque em comunicação fluida a jusante com o conjunto de válvula, uma saída de conversor de torque em comunicação fluida a montante com o conjunto de válvula, uma embreagem de travamento do conversor de torque e um atuador de embreagem em comunicação fluida a jusante com o solenóide e operável para engrenar a embreagem de travamento do conversor de torque, em que, quando o carretei de válvula está na primeira posição e o solenóide está no primeiro modo operacional, o conversor de torque recebe o fluido hidráulico no terceiro nível de pressão, para possibilitar o modo de acoplamento de fluido e em que, quando o carretei de válvula está na segunda posição e o solenóide está no segundo modo operacional, o conversor de torque recebe o fluido hidráulico no primeiro nível de pressão, para preparar o modo de acoplamento de fluido e o atuador de embreagem recebe o fluido hidráulico no primeiro nível de pressão, para engrenar o modo de acionamento direto.1. A system comprising: a hydraulic fluid dispensing subsystem for providing a hydraulic fluid having at least a first and a second pressure level; a solenoid in downstream fluid communication with the hydraulic fluid dispensing subsystem, wherein the solenoid has a first operating mode and a second operating mode; a valve assembly in downstream fluid communication with the hydraulic fluid dispensing subsystem and the solenoid, the valve assembly having a movable valve carriage between a first position and a second position, wherein the valve assembly provides a hydraulic fluid at a third pressure level when the reel valve is in the first position; and a torque converter having a fluid coupling mode and a direct drive mode and having a torque converter input in downstream fluid communication with the valve assembly, a torque converter output in upstream fluid communication with the valve assembly, a torque converter locking clutch and a clutch actuator in fluid communication downstream with the solenoid and operable to engage the torque converter locking clutch, where when the valve carriage is in the first position and the solenoid is in the first operating mode, the torque converter receives the hydraulic fluid at the third pressure level to enable fluid coupling mode and where, when the valve carriage is in the second position and the solenoid is in the second operating mode, the torque converter receives hydraulic fluid at the first pressure level to prepare the fluid coupling mode and The clutch actuator receives hydraulic fluid at the first pressure level to engage direct drive mode. 2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender ainda um refrigerador em comunicação fluida a jusante com a saída do conversor de torque através do conjunto de válvula, quando o carretel de válvula está na primeira posição e em comunicação fluida a jusante com o subsistema de dispensação de fluido hidráulico através do conjunto de válvula, quando o carretei de válvula está na segunda posição.A system according to claim 1, further comprising a cooler in fluid communication downstream with the torque converter output through the valve assembly when the valve spool is in first position and in fluid communication at downstream with the hydraulic fluid dispensing subsystem through the valve assembly when the valve carriage is in the second position. 3. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o solenóide mover o carretei de válvula da primeira posição para a segunda posição, quando o solenóide está no segundo modo operacional.System according to claim 1, characterized in that the solenoid moves the valve carriage from the first position to the second position when the solenoid is in the second operating mode. 4. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender ainda uma válvula de segurança de descarga em comunicação fluida a jusante com a saída do conversor de torque através do conjunto de válvula, quando o carretei de válvula está na segunda posição, a válvula de segurança de descarga tendo uma pressão de liberação predefinida, que mantém uma pressão de fluido hidráulico dentro do conversor de torque abaixo ou na pressão de liberação predefinida.A system according to claim 1, further comprising a discharge safety valve in fluid communication downstream with the torque converter outlet through the valve assembly when the valve carriage is in the second position; the discharge relief valve having a preset release pressure, which maintains a hydraulic fluid pressure within the torque converter below or at the preset release pressure. 5. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o fluido hidráulico no terceiro nível de pressão ser composto da combinação, dentro do conjunto de válvula, do fluido hidráulico no primeiro nível de pressão e o fluido hidráulico no segundo nível de pressão.System according to Claim 1, characterized in that the hydraulic fluid at the third pressure level is composed of the combination within the valve assembly of the hydraulic fluid at the first pressure level and the hydraulic fluid at the second pressure level. . 6. Sistema de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de o fluido hidráulico do segundo nível de pressão gerado por um conjunto de válvula de limite de alimentação e um conjunto de válvula reguladora da pressão em comunicação fluida a jusante com uma bomba e o fluido hidráulico no primeiro nível de pressão ser gerado pelo conjunto de válvula de limite de alimentação em comunicação fluida a jusante com a bomba.A system according to claim 5, characterized in that the second pressure level hydraulic fluid generated by a supply limit valve assembly and a pressure regulating valve assembly in downstream fluid communication with a pump and the hydraulic fluid at the first pressure level is generated by the supply limit valve assembly in downstream fluid communication with the pump. 7. Sistema de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de o fluido hidráulico do terceiro nível de pressão comunicar-se com um refrigerador quando o carretei de válvula está na primeira posição.System according to Claim 6, characterized in that the hydraulic fluid of the third pressure level communicates with a cooler when the valve carriage is in the first position. 8. Sistema de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de compreender ainda uma primeira gaxeta em comunicação fluida com o fluido hidráulico no primeiro nível de pressão a jusante do conjunto de válvula e uma segunda gaxeta em comunicação fluida com o fluido hidráulico no segundo nível de pressão a jusante do conjunto de válvula, em que a primeira gaxeta tem um diâmetro de abertura menor do que um diâmetro de abertura da segunda gaxeta.A system according to claim 5, further comprising a first gasket in fluid communication with hydraulic fluid at the first pressure level downstream of the valve assembly and a second gasket in fluid communication with hydraulic fluid in the second. downstream pressure level of the valve assembly, wherein the first gasket has an opening diameter smaller than an opening diameter of the second gasket. 9. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o atuador de embreagem engrenar com a embreagem de travamento de conversor de torque, quando o fluido hidráulico do primeiro nível de pressão se comunica do solenóide com o atuador de embreagem.System according to claim 1, characterized in that the clutch actuator engages with the torque converter locking clutch when the hydraulic fluid of the first pressure level communicates from the solenoid to the clutch actuator. 10. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o solenóide ser um solenóide de elevado fluxo de força variável, que está normalmente fechado.A system according to claim 1, characterized in that the solenoid is a high flow solenoid of variable force which is normally closed.
BRPI1100754 2010-01-11 2011-01-11 hydraulic control system for automatic transmission BRPI1100754A2 (en)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US19399610P 2010-01-11 2010-01-11
US12/964,538 US8579094B2 (en) 2010-01-11 2010-12-09 Hydraulic control system for an automatic transmission having a three path torque converter control subsystem

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1100754A2 true BRPI1100754A2 (en) 2012-07-24

Family

ID=46513988

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100754 BRPI1100754A2 (en) 2010-01-11 2011-01-11 hydraulic control system for automatic transmission

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1100754A2 (en)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101267820B1 (en) Hydraulic control system for an automatic transmission having a three path torque converter control subsystem
BRPI1100753A2 (en) HYDRAULIC CONTROL SYSTEM FOR A TRANSMISSION
CN102121528B (en) Hydraulic control system for an automatic transmission having electronic transmission range selection
US8500600B2 (en) Hydraulic control system for an automatic transmission having a manual valve with a two gear default strategy
US8403793B2 (en) Hydraulic control system for an automatic transmission having a lubrication regulation valve
US8464851B2 (en) Electro-hydraulic control system for an automatic transmission
US8702548B2 (en) Hydraulic control system for an automatic transmission
US8266986B2 (en) Transmission hydraulic control system having a dual element pump
CN102121529B (en) Hydraulic control system for an automatic transmission having a three path torque converter control subsystem
US8894545B2 (en) Hydraulic control system for an automatic transmission having analog electronic transmission range selection
US8932167B2 (en) Hydraulic control system for an automatic transmission
US8210976B2 (en) Control system for an automatic transmission having multiple default modes
US20080220935A1 (en) Hydraulic system for controlling a belt-driven conical-pulley transmission
US9982774B1 (en) Hydraulic control system for an automatic transmission
US9599214B2 (en) Hydraulic control system with ETRS and multiplexed clutch control for a transmission
US9341199B2 (en) Torque converter hydraulic control system for an automatic transmission
US3570522A (en) Hydraulic pressure modulating transmission control system
BRPI1100754A2 (en) hydraulic control system for automatic transmission
US10495214B2 (en) Hydraulic control system for an automatic transmission
KR20190050701A (en) Hydraulic control system having four-position main pressure regulator
CN112145667B (en) Hydraulic control system for dual clutch transmission
CN109307068B (en) Hydraulic system of manual-automatic integrated automatic transmission
CN115585257A (en) Hydraulic control system of hybrid power transmission and hybrid power transmission
JPS6224831Y2 (en)

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100754-0 PARA PP1100754-0.

B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2497 DE 13-11-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.