BRPI1100002B1 - Sistema regulador de pressão de disparo para armas não letais - Google Patents

Sistema regulador de pressão de disparo para armas não letais Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100002B1
BRPI1100002B1 BRPI1100002-3A BRPI1100002A BRPI1100002B1 BR PI1100002 B1 BRPI1100002 B1 BR PI1100002B1 BR PI1100002 A BRPI1100002 A BR PI1100002A BR PI1100002 B1 BRPI1100002 B1 BR PI1100002B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
weapons
weapon
distance
target
pressure
Prior art date
Application number
BRPI1100002-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Hernani Da Silva Oliveira Filho
Original Assignee
Hernani Da Silva Oliveira Filho
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hernani Da Silva Oliveira Filho filed Critical Hernani Da Silva Oliveira Filho
Priority to BRPI1100002-3A priority Critical patent/BRPI1100002B1/pt
Priority to PCT/BR2011/000494 priority patent/WO2012092651A1/pt
Publication of BRPI1100002A2 publication Critical patent/BRPI1100002A2/pt
Publication of BRPI1100002B1 publication Critical patent/BRPI1100002B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41BWEAPONS FOR PROJECTING MISSILES WITHOUT USE OF EXPLOSIVE OR COMBUSTIBLE PROPELLANT CHARGE; WEAPONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F41B11/00Compressed-gas guns, e.g. air guns; Steam guns
    • F41B11/70Details not provided for in F41B11/50 or F41B11/60
    • F41B11/71Electric or electronic control systems, e.g. for safety purposes
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41BWEAPONS FOR PROJECTING MISSILES WITHOUT USE OF EXPLOSIVE OR COMBUSTIBLE PROPELLANT CHARGE; WEAPONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F41B11/00Compressed-gas guns, e.g. air guns; Steam guns
    • F41B11/50Magazines for compressed-gas guns; Arrangements for feeding or loading projectiles from magazines
    • F41B11/57Electronic or electric systems for feeding or loading

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
  • Optical Radar Systems And Details Thereof (AREA)
  • Emergency Lowering Means (AREA)

Abstract

sistema regulador de pressão de disparo para armas não letais. consiste essencialmente de um sistema (s) passivel de aplicação em qualquer tipo ou modelo de arma (1) não letal a ar comprimido que possui um designador de distância (2) que mede a distância até o alvo (3) e alimenta o banco de dados do software (4) embarcado com a relação das distâncias dos alvos em relação à arma (1) e a pressão de disparo adequada para aquela situação.

Description

[001] Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um inédito “SISTEMA REGULADOR DE PRESSÃO DE DISPARO PARA ARMAS NÃO LETAIS”, especialmente de um sistema que calcula e ajusta a pressão de ar comprimido de armas não letais para controle de tumulto tomando como parâmetro a distância versus o alvo, desse modo liberando a pressão adequada para aquela situação.
[002] Segundo Elias (1994), a necessidade de uma sociedade constituir instrumentos de controle para sua proteção conduz à construção de um monopólio de força, centrado na figura do Estado. Este, através de seus agentes, regula a conduta social de maneira uniforme e estável em espaços pacificados, que normalmente estão livres de violência. Ao mesmo tempo em que o Estado protege o indivíduo, força-o a reprimir em si qualquer impulso emocional para cometer violência contra outras pessoas.
[003] Nesse sentido, na prática, o Estado deve agir, entre tantas outras situações, em tumultos generalizados em locais públicos ou fechados como, por exemplo, em penitenciárias que por vezes tomam caminhos indesejáveis após a imposição da força e seus armamentos convencionais.
[004] Mediante esta realidade, a sociedade em geral e as associações de direitos humanos requerem uma solução para evitar danos e/ ou óbitos às pessoas envolvidas. Por conseguinte, o desenvolvimento de tecnologias voltadas para armas não letais tem surgido como melhor meio de atenuar a gravidade da situação.
[005] Atualmente, as armas não letais para controle de tumultos têm como princípio de funcionamento o ar comprimido ou cartuchos de pólvora com projéteis de borracha. Normalmente, estas armas são do tipo “single shot” ou por repetição. No entanto, apesar da denominação, as armas não letais supracitadas, mediante certos contextos, têm gerado vítimas entre cidadãos civis ai incluindo sérios ferimentos, inclusive óbitos. Tal fato é explicado pelo fato das armas de ar comprimido exercerem pressão de disparo única, de maneira que uma pessoas a cinco metros de distância recebe o mesmo impacto de outra pessoa a cinquenta metros, ou seja, com uma intensidade mui superior, portanto, mais propensa a ser ferida com maior gravidade.
[006] Conceitualmente, arma de fogo nada mais é do que um artefato para propulsão de projéteis, por meio de expansão de gases originados na queima controlada de um propelente, mais especificamente a pólvora contida em uma câmara fechada, exceto pelo cano que conduz o projétil.
[007] O estado da técnica apresenta alguns documentos voltados para dispositivos não letais para controle de tumultos, como o MU 6600494-2 compreende uma arma de defesa e ataque, para uso exclusivo de corporações policiais civis e militares, que trata- se de um bastão cilíndrico confeccionado em madeira de alta resistência dotado em uma extremidade de uma primeira empunhadura ou ranhuras circulares simétricas e dotado em uma lateral, de uma base hexagonal plana com orifício ou cavidade cilíndrica, onde se acopla perpendicularmente, por introdução, colagem e aparafusamento, a extremidade cilíndrica de diâmetro menor ou pino talhado de um cabo cilíndrico ou segunda empunhadura, confeccionado em madeira de alta resistência e dotado de ranhuras circulares simétricas, constituindo-se dois ângulos retos entre o bastão e cabo, que são revestidos de borracha ou material plástico, ocorrendo o acoplamento descrito do cabo no bastão, na altura correspondente à um quarto do comprimento do bastão e sendo o bastão de defesa e ataque utilizado em tumultos de ruas, em defesa contra todo o tipo de arma branca, nuntchacos e armas de fogo, a curta distância, permitindo que o policial usuário promova impactos com o mesmo, sob alta velocidade, de 600 à 700 quilogramas-força, atuando o bastão em giros de 360°.
[008] Segundo pesquisa realizada do atual estado da técnica, nenhum documento referente a aperfeiçoamentos ou melhoramentos das tecnologias de armas não letais que utilizam ar comprimido como meio propulsor foi localizado.
[009] Ciente do estado da técnica, suas lacunas e inconvenientes, o inventor, pessoa conhecedora do segmento em apreço, após estudos e pesquisas, criou o “SISTEMA REGULADOR DE PRESSÃO DE DISPARO PARA ARMAS NÃO LETAIS” em questão, que por controle computacional calcula e ajusta a liberação da pressão do disparo de intensidade adequada e proporcional à distância do alvo, designada por um dispositivo de aquisição óptica, sonora, a laser ou termal, o que reduz substancialmente os riscos de maiores danos às vítimas.
[010] Tecnicamente, para operacionalização de determinada arma não letal a ar comprimido, o sistema pleiteado possui um software embarcado com um banco de dados composto pelas pressões de disparo adequadas levando em consideração a distância entre o alvo e a arma, dotada de designador de espaço, seja ele, como já comentado, óptico, sonoro, laser ou termal. De posse das informações, o software envia um sinal para a válvula responsável pela liberação de ar comprimido da arma na intensidade exata para que o projétil chegue até o alvo com a energia potencial suficiente para contê-Io sem maiores danos.
[011] O sistema regulador de pressão em tela apresenta como vantagens mais preponderantes: - Maior segurança tanto para o atirador que não corre o risco de levar cidadão a óbito quanto para vítima que será contida sem maiores danos; - Ótima relação custo - benefício; - Fácil implantação; - Melhoria da imagem dos órgãos responsáveis pela segurança pública.
[012] A seguir explica-se o pedido de patente com referência aos desenhos anexos, que se apresentam de forma ilustrativa e não limitativa, nos quais estão representadas: Figura 1: Fluxograma do sistema regulador de pressão de disparo para armas não letais; Figura 2: Vista esquemática do sistema inventado aplicado em um arma qualquer simulando uso; Figura 3: Fluxograma operacional mostrando as etapas operacionais do sistema aplicado em uma arma qualquer.
[013] O “SISTEMA REGULADOR DE PRESSÃO DE DISPARO PARA ARMAS NÃO LETAIS”, objeto desta solicitação de Patente de Invenção, consiste essencialmente de um sistema (8) passível de aplicação em qualquer tipo ou modelo de arma (1) não letal a ar comprimido que possui um designador de distância (2) que mede a distância até o alvo (3) e alimenta o banco de dados do software (4) embarcado com a relação das distâncias dos alvos em relação à arma (1) e a pressão de disparo adequada para aquela situação.
[014] Mais particularmente, o sistema (S) pleiteado a ser aplicado em armas (1) não letais a ar comprimido, se baseia no controle computacional da pressão de disparo graças a um software (4) embarcado dotado de um banco de dados parametrizado pela distância do alvo (3) em relação à arma (1) resultando numa pressão de disparo adequada para aquela situação. Para tanto, a arma (1) apresenta um designador de distância (2) que faz uma telemetria do alvo (3) por tecnologia óptica, sonora, laser ou termal, que conforme o banco de dados supracitado informa ao oscilador (5) a pressão a ser disponibilizada a válvula solenóide (6) que impulsionará o projétil com a intensidade sunciente para não causar maiores danos à vítima, sendo os componentes do referido sistema (S) alimentado por bateria (7) recarregável.
[015] Na prática, operacionalmente, o usuário monta a arma em uma primeira etapa (E1), para numa segunda etapa (EZ) ativar o designador de distância. Na terceira etapa (E3) o atirador aponta a arma para o alvo para que o referido designador depare com o alvo. Na quarta etapa (E4) o designador faz a leitura do alvo em relação a arma e envia essa informação para o software. Numa quinta etapa (E5) tal informação é avaliada, desde que não seja inferior a cinco metros ou superior a cem metros, capta no banco de dados a pressão requerida para aquela distância acionando o oscilador/ válvula solenóide.
[016] Portanto, o presente sistema (S) propõe recursos absolutamente novos para controle da pressão para armas não letais a ar comprimido via software, designador de distância e oscilador/válvula solenóide, promovendo uma solução para os efeitos negativos e indesejados das armas convencionais já fartamente expostos, portanto sendo merecedor desse pedido de privilégio de patente de invenção.

Claims (1)

1) SISTEMA REGULADOR DE PRESSÃO DE DISPARO PARA ARMAS NÃO LETAIS, o dito sistema (S) embarcado dotado de um banco de dados parametrizado pela distância do alvo (3) em relação a arma (1) resultando numa pressão de disparo adequada; os componentes do referido sistema (S) alimentados por bateria (7) recarregável; a arma (1) apresenta um designador de distância (2) que faz uma telemetria do alvo (3) por tecnologia óptica, sonora, laser ou termal, que conforme o banco de dados é caracterizado por informar o oscilador (5) a pressão a ser disponibilizada à válvula solenóide (6) que impulsionará o projétil.
BRPI1100002-3A 2011-01-03 2011-01-03 Sistema regulador de pressão de disparo para armas não letais BRPI1100002B1 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1100002-3A BRPI1100002B1 (pt) 2011-01-03 2011-01-03 Sistema regulador de pressão de disparo para armas não letais
PCT/BR2011/000494 WO2012092651A1 (pt) 2011-01-03 2011-12-23 Sistema regulador de pressão de disparo para armas não letais

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1100002-3A BRPI1100002B1 (pt) 2011-01-03 2011-01-03 Sistema regulador de pressão de disparo para armas não letais

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1100002A2 BRPI1100002A2 (pt) 2013-04-16
BRPI1100002B1 true BRPI1100002B1 (pt) 2022-03-03

Family

ID=46457157

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100002-3A BRPI1100002B1 (pt) 2011-01-03 2011-01-03 Sistema regulador de pressão de disparo para armas não letais

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI1100002B1 (pt)
WO (1) WO2012092651A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IL216276A (en) 2011-11-10 2014-05-28 Nir Shvalb A pneumatic tool and a method of launching a projectile at a target

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4137893A (en) * 1977-10-31 1979-02-06 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Army Riot control weapon
US4777352A (en) * 1982-09-24 1988-10-11 Moore Sidney D Microcontroller operated optical apparatus for surveying rangefinding and trajectory compensating functions
US5282455A (en) * 1992-06-11 1994-02-01 The Walt Disney Company Launcher for launching multiple fireworks projectiles
US6152125A (en) * 1998-12-28 2000-11-28 Piper; Paul A Multi-barreled rapid fire BB gun
US20050017456A1 (en) * 2002-10-29 2005-01-27 Motti Shechter Target system and method for ascertaining target impact locations of a projectile propelled from a soft air type firearm
AU2003295944A1 (en) * 2002-11-26 2005-02-04 James F. Munro An apparatus for high accuracy distance and velocity measurement and methods thereof
US6857422B2 (en) * 2003-06-12 2005-02-22 Tricord Solutions, Inc. Portable electric driven compressed air gun

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1100002A2 (pt) 2013-04-16
WO2012092651A1 (pt) 2012-07-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Mahfuz et al. Investigation of high-velocity impact on integral armor using finite element method
Kneubuehl Wound ballistics: basics and applications
Jandial et al. Ballistics for the neurosurgeon
Westrol et al. Blast physics and pathophysiology of explosive injuries
Coupland et al. Wound ballistics: basics and applications
CN106440971B (zh) 一种可重复装填的训练用非致命弹药
BRPI1100002B1 (pt) Sistema regulador de pressão de disparo para armas não letais
Hazell et al. Penetration of a glass-faced transparent elastomeric resin by a lead–antimony-cored bullet
Liu et al. A comparative investigation on motion model of rifle bullet penetration into gelatin
Uzar et al. A NEW BALLISTIC SIMULANT
Piekutowski et al. Impact of thin aluminum sheets with aluminum spheres up to 9 km/s
CN206787389U (zh) 一种便携式单兵非致命性激光攻击系统
Nikolić et al. Suicidal Krönlein shot with a home manufactured firearm
Bisewski et al. Toward a remote-controlled weapon-equipped camera surveillance system
Wright Nomadic power, sedentary security, and the crossbow
CN212995411U (zh) 一种快速应急榴弹用枪弹柜的安全固定机构
Prather et al. Ballistic Test Matrix for Kevlar Material
Breeze et al. Physical Models for Assessing Primary and Secondary Blast Effects
Morley EFFECTS OF BALLISTIC IMPACTS ON SPHERICAL CERAMICS
Ringers Modeling adiabatic shear
RU155331U1 (ru) Бронежилет
Hughes The high strain-rate behaviour of polymers and nanocomposites for lightweight armour applications
Connor The Nuremberg Raid, 30-31 March 1944
Atlas The End of Nuclear Warfighting: Moving to a Deterrence-Only Posture
Bozin Department of the Navy FY 2007 president’s budget

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100002-3 PARA PP1100002-3.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 NA RPI 2443 DE 31/10/2017

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: HERNANI DA SILVA OLIVEIRA FILHO (BR/SP)

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/01/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.