BRPI1013564B1 - método para processar transferência de passagem de um equipamento de usuário, nó de acesso de ponto de conexão, e, sistema em uma rede de telecomunicações - Google Patents

método para processar transferência de passagem de um equipamento de usuário, nó de acesso de ponto de conexão, e, sistema em uma rede de telecomunicações Download PDF

Info

Publication number
BRPI1013564B1
BRPI1013564B1 BRPI1013564-2A BRPI1013564A BRPI1013564B1 BR PI1013564 B1 BRPI1013564 B1 BR PI1013564B1 BR PI1013564 A BRPI1013564 A BR PI1013564A BR PI1013564 B1 BRPI1013564 B1 BR PI1013564B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
connection point
session
access
transfer
network
Prior art date
Application number
BRPI1013564-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Stefan Rommer
Susana Fernandez Alonso
Lars Gunnar Lovsén
Original Assignee
Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=42735522&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1013564(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) filed Critical Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Publication of BRPI1013564A2 publication Critical patent/BRPI1013564A2/pt
Publication of BRPI1013564B1 publication Critical patent/BRPI1013564B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/0011Control or signalling for completing the hand-off for data sessions of end-to-end connection
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/10Connection setup
    • H04W76/12Setup of transport tunnels

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA PROCESSAR TRANSFERÊNCIA DE PASSAGEM DE UM EQUIPAMENTO DE USUÁRIO, NÓ DE ACESSO DE PONTO DE CONEXÃO, NÓ DE FUNÇÃO DE REGRAS DE POLÍTICA E COBRANÇA, E, SISTEMA EM UMA REDE DE TELECOMUNICAÇÕES. A presente invenção relaciona-se a uma solução para processar indicador de enlace de ramificação diferiido na função de regras de política e cobrança, em uma rede de telecomunicações, em relação a transferência de passagem entre duas tecnologias de acesso diferentes. A solução é provida como nós, sistema e método para processar transferência de passagem de um equipamento de usuário, isto é, UE (101), em uma rede de telecomunicações (100) a partir de uma tecnologia de acesso para outra tecnologia de acesso, compreendendo as etapas de detectar (203), em um ponto de conexão de acesso alvo, isto é, AGW (102) que um estado de transferência de passagem do UE é desconhecido, enviar (204) a partir do ponto de conexão de acesso alvo, uma sessão de controle de ponto de conexão, isto é, GCS, mensagem de estabelecimento para um nó de função de regras de política e cobrança (105), onde a mensagem compreende uma indicação de que o enlace de ramificação de uma sessão deve ser diferiido até a recepção da sinalização de (...).

Description

CAMPO TÉCNICO
[0001] A presente invenção relaciona-se a uma solução para processar enlace de ramificação diferida e funções de política e regras de cobrança em uma rede de telecomunicações, em relação a transferência de passagem entre duas tecnologias de acesso diferentes.
FUNDAMENTOS
[0002] A arquitetura 3GPP de Sistema por Pacote Evoluído (EPS) é definida em 3GPP TS 23.401 e 3GPP TS 23.402. A arquitetura de Política e Controle de Cobrança (PCC) é definida em 3GPP TS 23.203. Há cenários de arquitetura de rede múltiplos, dependendo de quais tipos de acesso estão envolvidos, opções de protocolo, casos de uso em deslocamento ou não deslocamento. Estes cenários de arquitetura são descritos em TS 23.401, 23.402 e 23.203. Figura 5 mostra um diagrama de arquitetura de um cenário de não deslocamento, incluindo acessos na família 3GPP de acessos (por exemplo, E-UTRAN) e acessos não 3GPP, por exemplo, WLAN. Opções de arquitetura adicionais podem ser encontradas em TS 23.401 e 23.402.
[0003] Há duas opções de arquitetura para Política e Controle de Cobrança (PCC): as alternativas de arquitetura “no caminho” e “fora do caminho”. A alternativa “no caminho” é usada quando o protocolo de mobilidade também suporta QoS e sinalização de suporte. Este é o caso quando é usado GTP. A alternativa “fora do caminho” é quando o protocolo de mobilidade não suporta QoS e sinalização de suporte. Isto se aplica a IP Móvel de Proxy - PMIP e IP de Móvel (MIP) baseado em computador principal. Com PCC no “no caminho” há somente uma entidade de reforço de política, função de reforço de política e cobrança (PCEF). A PCEF está localizada em PDN-GW.
[0004] Com PCC “fora do caminho” há, entretanto, duas entidades de reforço de política, a função de reforço de política e cobrança (PCEF) e uma Função de Vinculação de Suporte e Relatório de Evento (BBERF). A BBERF está localizada em GW de Serviço, bem como em um nó de rede no Acesso IP não 3GPP acreditado (o nó de rede é de Acesso IP não 3GPP como um Acesso GW na figura acima). A partir de agora, será feita referência a esta entidade de rede em que BBERF está localizada usando o termo genérico Acesso GW, ou AGW. Para cada sessão IP-CAN, PCRF possui interfaces em ambas PCEF (interface Gx) e BBERF (interfaces Gxa/Gxc). A partir de agora, as interfaces Gxa/Gxc são comumente referidas como Gxx.
[0005] Com base na informação recebida nas mensagens em Gxx e Gx, a PCRF executa um assim chamado enlace de ramificação para determinar quais seções Gxx e Gx pertencem juntas à mesma sessão IP-CAN. As sessões através de Gxx são também referidas como Sessões de Controle de Ponto de Conexão (GCS).
[0006] Quando um certo evento tem lugar em EPS, por exemplo, uma fixação inicial ou uma transferência de passagem, a GCS é sempre criada antes do evento correspondente ser relatado em Gx. Por exemplo, na fixação inicial, a GCS é criada antes da sessão Gx ser criada. Na transferência de passagem de uma conexão existente para um novo acesso, a GCS no novo acesso é criada antes da transferência de passagem ser relatada em Gx. A PCRF pode então supor que a GCS exista no instante em que a sessão Gx é criada ou modificada. Considerando esta ordem temporal, sinalização relacionada a GCS ocorre antes da sinalização Gx relacionada correspondente, e simplifica a lógica nas PCRF e então facilita os esforços de implementação. Quando PMIP é usado na rede, a Atualização de Vinculação de Proxy (PBU) na maioria dos casos contém informação (Indicador de Transferência de Controle ou HI) para PDN-GW, se a PBU corresponde a uma nova anexação, isto é, criação de uma nova sessão IP-CAN ou uma transferência de passagem de uma sessão IP-CAN existente. Quando HI indica uma nova anexação, PDN-GW cria uma nova conexão PDN para o Equipamento de Usuário (UE) relevante e também uma nova sessão IP-CAN com a PCRF. Um novo endereço IP é alocado ao UE. Quando o HI indica transferência de passagem, PDN-GW “reutiliza”, ao invés disso, a conexão PDN e sessão PDN existentes, designa o mesmo endereço IP ao UE no novo acesso e envia uma modificação de sessão IP-CAN a PCRF para relatar a transferência de passagem.
[0007] No caso de transferência de passagem a partir de uma tecnologia de acesso 3GPP para uma tecnologia de acesso não 3GPP, há, entretanto, um caso especial em que o estado, anexação inicial ou transferência de passagem é desconhecido e isto é indicado na PBU configurando o HI para “desconhecido”. Isto acontece, por exemplo, com UEs que possuem interfaces de rede múltiplas, mas não podem suportar continuidade de sessão de nível IP entre aqueles acessos. Neste caso, PMIP RFC [RFC 5213] e 3GPP TS 23.402 permite duas opções alternativas:1. PDN-GW pode criar uma nova conexão PDN/sessão IP- CAN e designar um novo endereço IP ao UE, no novo acesso, ou;2. Iniciar um temporizador,a. Se o UE libera seu endereço IP no acesso antigo, antes que o temporizador expire, o PDN-GW pode supor que há uma transferência de passagem e, neste caso, o PDN-GW “reutiliza” a conexão PDN/sessão IP- CAN e designa o mesmo endereço IP ao UE no novo acesso;b. Se o UE não liberou seu endereço de IP em um acesso antigo, quando o temporizador expira, o PDN-GW cria uma nova conexão PDN/sessão IP-CAN e designa um novo endereço de IP ao UE, no novo acesso.
[0008] No caso 2a, os procedimentos PCC atuais funcionam bem. A GCS, no novo acesso, é criado primeiro e a PCRF pode conectar a nova GCS com Gx existente/sessão IP. O problema ocorre no caso 1 e 2b. Neste caso, a PCRF, ao criar a nova GCS, conectá-lo-á ao Gx existente/sessão IP-CAN, sem saber que uma nova sessão IP-CAN será criada mais tarde. O PCRF então conectará a nova GCS ao Gx errado/sessão IP-CAN.
SUMÁRIO
[0009] É, portanto, um objetivo da presente invenção equacionar estes problemas.
[00010] A presente invenção provê uma solução através da qual uma Função de Vinculação de Suporte e Relatório de Evento (BBERF) inclui uma nova indicação em uma mensagem de estabelecimento de Sessão de Controle de Ponto de Conexão (GCS) enviada a uma nova Função de Regras de Política e Cobrança (PCRF) para instruir a PCRF a diferir o enlace de ramificação até que o evento correspondente seja indicado através da interface Gx. A mensagem enviada através da interface Gx pode ser uma modificação de sessão de Rede de Acesso de Conectividade por Protocolo de Internet (IP- CAN), informando a PCRF sobre a transferência de passagem (casos 1 e 2b acima, na introdução). A IP-CAN tipo, relatada através da interface Gx pode ser a mesma que a IP-CAN tipo relatada no estabelecimento GCS.
[00011] Isto é provido em um número de aspecto, nos quais um primeiro é um método para transferência de passagem permanente de um Equipamento de Usuário (UE) em uma rede de telecomunicações, a partir de uma tecnologia de acesso para outra tecnologia de acesso. O método compreende etapas para detectar, em um ponto de conexão de acesso alvo (AGW) que um estado de transferência de passagem do UE é desconhecido, enviando do ponto de conexão de acesso alvo uma mensagem de estabelecimento de Sessão de Controle de Ponto de Conexão (GCS) para um nó de função de regras de política e cobrança. Onde a mensagem compreende uma indicação de que o enlace de ramificação de uma sessão deve ser diferido, até a recepção da sinalização de controle correspondente a partir de um Ponto de Conexão de rede de dados por pacote (PDN-GW). A mensagem de estabelecimento pode ser uma mensagem de estabelecimento de Rede de Acesso de Conectividade por Protocolo de Internet (IP-CAN). A sessão de controle de ponto de conexão pode ser iniciada por uma função de vinculação de suporte e relatório de evento. A sinalização de sessão de controle de ponto de conexão pode ser executada através de uma interface Gxx e a sinalização de controle correspondente pode ser executada através de uma interface Gx.
[00012] O método pode compreender adicionalmente uma etapa de enviar uma Atualização de Vinculação de Proxy (PBU) compreendendo um indicador de transferência de passagem configurado para desconhecido para o ponto de conexão de rede de dados por pacote.
[00013] A etapa de detectar o estado de transferência de passagem pode ser determinada a partir de uma mensagem de anexação a partir do UE.
[00014] O método pode compreender adicionalmente etapas de detectar, na mensagem de estabelecimento GCS, o indicador de enlace de ramificação, diferindo o enlace de ramificação da sessão, obtendo o sinal de controle de estabelecimento de sessão a partir do PDN-GW e conectando GCS a uma nova sessão. A nova sessão pode ser uma Rede de Acesso de Conectividade por Protocolo de Internet, isto é, sessão IP-CAN e onde mensagens da sessão IP-CAN podem ser iniciadas por um nó de função de reforço de política e cobrança.
[00015] Em um outro aspecto da presente invenção é provido um nó de ponto de conexão de acesso em uma rede de telecomunicações. O nó de ponto de conexão de acesso pode ser configurado para detectar que um estado de transferência de passagem de um Equipamento de Usuário (UE) é desconhecido, enviar uma mensagem de estabelecimento de Sessão de Controle de Ponto de Conexão (GCS) para um nó de função de regras de política e cobrança e onde a mensagem pode compreender uma indicação de que o enlace de ramificação de uma sessão deve ser diferido até a recepção da sinalização de controle correspondente.
[00016] Ainda em um outro aspecto da invenção, é provido um nó de Função de Regras de Política e Cobrança (PCRF) em uma rede de telecomunicações. A PCRF pode ser configurada para receber uma mensagem de estabelecimento de Sessão de Controle de Ponto de Conexão (GCS) a um Equipamento de Usuário (UE), a partir de um nó de ponto de conexão de acesso e onde a mensagem pode compreender um indicação de que o enlace de ramificação de uma sessão existente deve ser diferido até a recepção da sinalização de controle correspondente, diferindo o enlace de ramificação de uma sessão existente, obtendo um sinal de controle a partir de um Ponto de Conexão de rede de dados por pacote (PDN-GW) de um estabelecimento de sessão para o UE e conectando GCS a uma nova sessão existente.
[00017] Ainda mais, é provido um sistema em uma rede de telecomunicações. O sistema compreendendo um nó de ponto de conexão de acesso e um nó de função de regras de política e cobrança conforme indicado.
[00018] A vantagem principal da invenção é que a ordem temporal entre a sinalização Gxx e a sinalização Gx pode ser mantida, também no caso em que o estado de transferência de passagem é desconhecido. Isto simplifica a lógica interna no PCRF e então reduz custos de implementação. Habilita também uma solução mais estável com menos seqüências de eventos alternativas.
[00019] Uma outra vantagem está no caso de disposição PCC limitada (isto é, no caso de acesso não 3GPP, não implementa Gxx/BBERF). Se a ordem temporal entre sinalização Gxx e Gx não é consistente, a PCRF necessitará aguardar um certo período de tempo após receber uma mensagem Gx, para determinar se GCS é estabelecido ou não. Caso contrário, a PCRF pode supor incorretamente que Gxx/BBERF não é disposta na recepção da mensagem Gx. Caso afirmativo, a PCRF pode prover regras PCC somente para fins de cobrança, mesmo no caso da sessão Gxx ser estabelecida posteriormente.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[00020] A seguir, a invenção será descrita de um modo não limitante e em mais detalhes com relativamente a realizações típicas ilustradas nos desenhos incluídos, nos quais:Figura 1 ilustra esquematicamente uma rede de acordo com a presente invenção;Figura 2 ilustra esquematicamente em um diagrama de seqüência, a interação entre nós de rede de acordo com a presente invenção;Figura 3 ilustra esquematicamente, em um diagrama em blocos, um método de acordo com a presente invenção;Figura 4 ilustra esquematicamente, em um diagrama em blocos, um dispositivo de acordo com a presente invenção; eFigura 5 ilustra esquematicamente, uma rede de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[00021] Na Figura 1, o numeral de referência 100 indica em geral uma infra-estrutura de rede de telecomunicações de acordo com a presente invenção. A rede compreende um ponto de conexão de rede de dados por pacote 104 (PDN-GW), um nó de função de regras de política e cobrança 105 (PCRF). O ponto de conexão 104 é conectado a dois pontos de conexão de acesso: AGW1 102 e AGW2 103. Os pontos de conexão de acesso conectam o equipamento de usuário 101 à rede, usando tecnologias de comunicação sem fio adequadas 106 e 106’. Os dois pontos de conexão de acesso usam diferentes tecnologias de acesso rádio, a partir, uma de cada outra e então conectam diferentemente à rede. No exemplo mostrado na Figura 1, AGW1 é conectado a PDN-GW via uma interface 110 e AGW2 é também conectado a PDN-GW via uma interface 109, exemplos de interfaces serão discutidos em mais detalhe em relação à Figura 5. Ainda mais, os pontos de conexão de acesso 102 e 103 são também conectados a PCRF 105 usando uma interface Gxx 108 e 111: a interface Gxx é definida como uma interface Gxa ou Gxc. O PDN-GW 104 é conectado a PCRF usando uma interface Gx 107. Em cada AGW, está localizada uma função de vinculação de suporte e relatório de evento (BBERF).
[00022] Conforme discutido na introdução, existe um problema nas soluções atuais durante a transferência de passagem, com a ordem temporal entre mensagens para a PCRF usando as interfaces Gx e Gxx.
[00023] Há 3 opções diferentes para resolver o problema:A. Modificar a ordem de estabelecimento GCS e sinalização Gx correspondente. Esta opção é factível, porém destrói a ordem temporal simples entre sinalização Gxx e Gx que é atualmente possível;B. Incluir uma nova indicação no estabelecimento de sessão IP-CAN através de Gx, nos casos 1 e 2b na parte de introdução deste documento. Uma indicação informaria PCRF de que deveria reavaliar seu enlace de ramificação e conectar o GCS recém estabelecido a esta sessão IP- CAN, ao invés da sessão IP-CAN antiga; eC. Incluir uma nova indicação no estabelecimento GCS para informar a PCRF de que deveria diferir o enlace de ramificação, até que tivesse recebido a sinalização Gx correspondente. A PCRF deveria então não efetuar qualquer enlace de ramificação ao receber a mensagem de estabelecimento GCS com esta indicação, mas ao invés disso aguardar até que a PCRF recebesse uma mensagem correspondente através de Gx. Deste modo, a ordem temporal entre sinalização Gxx e Gx é mantida.
[00024] Abaixo, uma solução de acordo com a opção C acima será exemplificada. Figura 2 ilustra a ordem de sinalização entre os nós na rede, durante a transferência de passagem. A sinalização é executada entre o UE 101, AGW1 com BBERF1 102, AGW2 com BBERF2 103, PDN-GW 104 e PCRF 105.
[00025] 201. O UE possui uma conexão PDN existente via umatecnologia de acesso (representada por Acesso GW1 no fluxograma). Há a Sessão de Controle de Ponto de Conexão (GCS) e sessão IP-CAN com a PCRF.
[00026] 202. O UE anexa outra tecnologia de acesso(representado por Acesso GW2 no fluxograma). O UE não provê indicação sobre características de mobilidade suportadas.
[00027] 203. AGW2 determina que o estado de transferência depassagem é desconhecido.
[00028] 204. A BBERF (localizada em AGW2) inicia umaSessão de Controle de Ponto de Conexão (GCS) com a PCRF, através da interface Gxx. Uma vez que o estado de transferência de passagem é desconhecido, a BBERF inclui um “indicador de enlace de ramificação diferido”.
[00029] 205. Com base no “indicador de enlace de ramificaçãodiferido”, a PCRF não conecta a nova GCS com a sessão IP-CAN existente, porém aguarda um certo tempo por um sinal correspondente através da interface Gx.
[00030] 206. AGW2 envia uma Atualização de Vinculação deProxy (PBU) a PDN-GW. A mensagem PBU compreende um Indicador de Transferência de Passagem (HI) que é ajustado para desconhecido.
[00031] 207. Com base na situação atual, PDN-GW necessitadecidir quanto a criar uma nova conexão ou efetuar transferência de passagem com a conexão antiga. Neste exemplo, PDN-GW decide criar uma nova conexão.
[00032] 208. PDN-GW responde com uma mensagem deReconhecimento de Vinculação de Proxy (PBA) para AGW2. PBA compreende um novo endereço IP alocado ao UE.
[00033] 209. PDN-GW inicia um estabelecimento de sessão IP- CAN através de Gx. PDN-GW indica o tipo de IP-CAN do novo acesso. A sessão IP-CAN é iniciada por uma Função de Reforço de Política e Cobrança (PCEF).
[00034] 210. A PCRF conecta GCS criada na etapa 204 com asessão Gx criada na etapa 209 e determina que há uma conexão entre estas duas.
[00035] Um método de acordo com a presente invenção pode ser resumido usando a Figura 3. A PCRF pode ser configurada para detectar 301 o indicador de enlace de ramificação diferido. Se o indicador de enlace de ramificação diferido é detectado, o enlace de ramificação é diferido 302 por um certo tempo. Este estado de espera pode ser interrompido, obtendo 303 um sinal de controle através da interface Gx que faz com que a PCRF se conecte 304 a GCS para uma nova sessão iniciada por PDN-GW ou se conecte a uma sessão existente. Alternativamente, PCRF pode terminar GCS criada na etapa 204 quando um limite de tempo pré ajustado expirou, sem obter um sinal de controle através da interface Gx. Outras alternativas, no caso de nenhuma recepção do sinal de controle Gx são também possíveis, por exemplo, mantendo GCS ativa, porém não a conectando a qualquer sessão IP-CAN. A PCRF pode também conectar a GCS com uma sessão IP-CAN existente, por exemplo, no caso em que há somente uma sessão ativa IP-CAN para o UE.
[00036] Em uma outra realização da presente invenção, o UE possui Conexões PDN múltiplas para o mesmo Nome de Ponto de Acesso (APN) e efetua uma transferência de passagem entre acesso 3GPP e acesso não 3GPP. Neste caso, o UE requisita uma transferência de passagem de uma Conexão PDN para um APN dado, porém não pode informar a rede (NW) qual Conexão PDN além das conexões para o mesmo APN submeter a transferência de passagem. Ao invés disso, é PDN-GW que decide qual Conexão PDN além das Conexões PDN existentes para aquele APN é submetida a transferência de passagem. Neste caso, o indicador de enlace de ramificação diferido é preferivelmente feito de tal modo que a PCRF conecta a nova sessão Gxx com a sessão Gx correta.
[00037] Um nó compreendendo a PCRF 400 é ilustrado na Figura 4, compreendendo pelo menos uma unidade de processamento 401, pelo menos uma unidade de memória 402 e pelo menos uma interface de comunicação 403. A unidade de processamento pode compreender qualquer dispositivo de processamento adequado, tal como, por exemplo, um microprocessador, Processador de Sinal Digital (DSP), Circuito Integrado Específico da Aplicação (ASIC) de Arranjo de Porta Programável no Campo (FPGA). A unidade de memória pode ser uma memória do tipo volátil e/ou não volátil e compreende conjuntos de instruções de software ou hardware legíveis pela unidade de processamento e podem prover armazenagem de dados intermediários ou permanentes para a unidade de processamento. A unidade de processamento é adicionalmente configurada para obter e enviar dados de comunicação usando a interface de comunicação. A unidade de processamento executa conjuntos de instruções armazenados na memória, armazenados na própria unidade de processamento ou uma combinação de armazenados na unidade de processamento e na memória.
[00038] Figura 5 ilustra uma rede de exemplo com uma rede não 3GPP conectada a uma Rede Móvel Terrestre Pública Doméstica (HPLMN) com interconectividade de nós e com interfaces apropriadas. O UE 101 pode se anexar a uma rede de acesso não 3GPP 102 ou a uma rede de acesso 3GPP 103. A rede compreende adicionalmente um PDN-GW 104, um ponto de conexão de serviço (SGW) 507, uma PCRF 105, um Servidor de Assinante Doméstico (HSS) 506 e um Ponto de conexão de dados por pacote Evoluídos (ePDG) 509. A rede é também conectada a uma rede de serviços de Protocolo de Internet da Operadora 505, por exemplo, Subsistema Multimídia IP (IMS), Serviço de Transferência Contínua de Dados Comutado por Pacote (PSS), serviços Internet e assim por diante. O ponto de conexão de acesso da rede não 3GPP é conectado à PCRF, usando uma interface Gxa 111 e a parte do ponto de conexão de serviço da rede de acesso 3GPP é conectada à PCRF, usando uma interface Gxc 108. Ainda mais, PDN-GW é conectado à PCRF usando uma interface Gx 107. Há também uma interface Gxb 503, conectando o Ponto de ePDG à PCRF. Para fins de extrato de contas, autorização e autenticação (AAA), um servidor 3GPP AAA 508 é provido, conectado à rede; entretanto, deveria ser verificado que o servidor AAA 608 pode ser provido fora da rede por uma terceira parte ou que este pode ser provido como parte da rede. Outras interfaces são mostradas, porém não fazem parte do núcleo da presente invenção. Na Figura 5, o UE é indicado como conectado ao ePDG, porém o UE pode ser conectado ao ponto de conexão de acesso 102 da rede não 3GPP e então a PDN-GW 104. O HSS provê informação de assinante do UE para os nós de rede, na rede que é usada, por exemplo, pelo servidor AAA.
[00039] Deveria ser notado que a palavra “compreendendo” não exclui a presença de outros elementos ou etapas além daqueles listados, e as palavras “um” ou “uma” precedendo um elemento não excluem a presença de uma pluralidade de tais elementos. Deveria adicionalmente ser notado que quaisquer sinais de referência não limitam o escopo das reivindicações, que a invenção pode ser pelo menos em parte implementada por meio de hardware software e que vários “meios” ou “unidades” podem ser representados pelo mesmo item de hardware.
[00040] As realizações acima mencionadas e descritas são somente apresentadas como exemplos e não deveriam limitar a presente invenção. Outras soluções, usos, objetivos e funções dentro do escopo da invenção, conforme reivindicadas nas reivindicações de patente abaixo descritas, deveriam ser aparentes para as pessoas especialistas na técnica.ABREVIAÇÕES3GPP Projeto de Parceria de Terceira GeraçãoAAA Autorização e Autenticação de Extrato de ContasAGW Ponto de Conexão de AcessoAPN Nome de Ponto de AcessoBBERF Função de Vinculação de Suporte e Relatório de EventoEPDG Ponto de conexão de dados por pacote Evoluídos EPS Sistema por Pacote EvoluídoGCS Sessão de Controle de Ponto de ConexãoGPRS Serviço de Rádio por Pacote GeralGTP Protocolo de Canalização GPRSGW Ponto de ConexãoHI Indicador de Transferência de Passagem/Transferência de ControleHO Transferência de Passagem/Transferência de ControleHPLMN Rede Móvel Terrestre Pública DomésticaHSS Servidor de Assinante DomésticoICS Sessão IP-CANIMS Subsistema Multimídia de IPIP Protocolo de InternetIP-CAN Rede de Acesso de Conectividade por Protocolo de InternetPBA Reconhecimento de Vinculação de ProxyPBU Atualização de Vinculação de ProxyPCC Política e Controle de CobrançaPCEF Função de Reforço de Política e CobrançaPCRF Função de Regras de Política e CobrançaPDN Rede de Dados por pacotePDN-GW Ponto de Conexão de rede de dados por pacotePMIP IP Móvel de ProxyPSS Serviço de Transferência Contínua de Dados de Pacote ComutadoSAE Evolução de Arquitetura de SistemaUE Equipamento de UsuárioQoS Qualidade de Serviço

Claims (10)

1. Método para processar transferência de passagem de um equipamento de usuário, isto é, UE (101) em uma rede de telecomunicações (100) a partir de uma tecnologia de acesso para outra tecnologia de acesso, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de:detectar (203), em um ponto de conexão de acesso alvo, isto é, AGW (103) que um estado de transferência de passagem do UE é desconhecido na transferência de passagem de uma tecnologia de acesso 3GPP para uma tecnologia de acesso não 3GPP;enviar (204), quando o estado de transferência de passagem é desconhecido, a partir do ponto de conexão de acesso alvo, uma sessão de controle de ponto de conexão, isto é, GCS, mensagem de estabelecimento para um nó de função de regras de política e cobrança (105) , isto é, PCRF, onde a mensagem de estabelecimento compreende uma indicação para instruir o nó PCRF a diferir o enlace de ramificação de uma sessão até a recepção da sinalização de controle correspondente a partir de um ponto de conexão de rede de dados por pacote (104), isto é, PDN-GW através de uma interface Gx.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a mensagem de estabelecimento é uma mensagem de estabelecimento de Rede de Acesso de Conectividade por Protocolo de Internet, isto é, IP-CAN.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a sessão de controle de ponto de conexão é iniciada por uma função de vinculação de suporte e relatório de evento.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a sinalização da sessão de controle de ponto de conexão é executada através de uma interface Gxx.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente uma etapa de enviar uma atualização de vinculação de proxy, isto é, PBU, compreendendo um indicador de transferência de passagem ajustado para desconhecido para o ponto de conexão de rede de dados por pacote.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa de detectar o estado de transferência de passagem é determinada a partir de uma mensagem de anexação a partir do UE.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a sinalização de controle correspondente é uma mensagem de modificação de sessão de Rede de Acesso de Conectividade por Protocolo de Internet (IP-CAN) informando o nó PCRF sobre a transferência de passagem, ou uma mensagem de estabelecimento de sessão IP-CAN.
8. Nó de acesso de ponto de conexão, isto é, AGW (103), para uso em uma rede de telecomunicação (100), caracterizado pelo fato de ser configurado para:detectar que um estado de transferência de passagem de um equipamento de usuário, isto é, UE (101) é desconhecido na transferência de passagem de uma tecnologia de acesso 3GPP para uma tecnologia de acesso não 3GPP;enviar, quando o estado de transferência de passagem é desconhecido, uma mensagem de estabelecimento de sessão de controle de ponto de conexão, isto é, GCS, a um nó de função de regras de política e cobrança, isto é, PCRF (105), onde a mensagem compreende uma indicação para instruir o nó PCRF a diferir o enlace de ramificação de uma sessão até a recepção da sinalização de controle correspondente através de uma interface Gx.
9. Nó de acesso de ponto de conexão (103) de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a sinalização de controle correspondente é uma mensagem de modificação de sessão de Rede de Acesso de Conectividade por Protocolo de Internet (IP-CAN) informando o nó PCRF sobre a transferência de passagem, ou uma mensagem de estabelecimento de sessão IP-CAN.
10. Sistema em uma rede de telecomunicações, caracterizado pelo fato de compreender um nó de acesso de ponto de conexão como definido na reivindicação 8.
BRPI1013564-2A 2009-03-23 2010-03-05 método para processar transferência de passagem de um equipamento de usuário, nó de acesso de ponto de conexão, e, sistema em uma rede de telecomunicações BRPI1013564B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US16241909P 2009-03-23 2009-03-23
US61/162,419 2009-03-23
PCT/EP2010/052808 WO2010108770A2 (en) 2009-03-23 2010-03-05 Deferred leg linking

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1013564A2 BRPI1013564A2 (pt) 2017-06-06
BRPI1013564B1 true BRPI1013564B1 (pt) 2021-04-20

Family

ID=42735522

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1013564-2A BRPI1013564B1 (pt) 2009-03-23 2010-03-05 método para processar transferência de passagem de um equipamento de usuário, nó de acesso de ponto de conexão, e, sistema em uma rede de telecomunicações

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8755352B2 (pt)
EP (2) EP2412188B1 (pt)
BR (1) BRPI1013564B1 (pt)
DK (1) DK2782388T3 (pt)
ES (2) ES2587181T3 (pt)
PL (2) PL2412188T3 (pt)
PT (1) PT2412188E (pt)
TW (2) TWI575973B (pt)
WO (1) WO2010108770A2 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4966432B2 (ja) 2008-04-11 2012-07-04 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) 非3gppアクセスネットワーク経由のアクセス
AU2010263705B2 (en) 2009-06-23 2015-10-01 Sharp Kabushiki Kaisha Mobile station, position management apparatus, subscriber information management apparatus, mobile communication system, access control apparatus, home base station and communication method
JP5108055B2 (ja) * 2010-05-12 2012-12-26 株式会社日立製作所 通信システム及び通信方法、ゲートウェイ
US8473546B2 (en) * 2010-05-28 2013-06-25 Alcatel Lucent Minimizing PCC rule instantiation latency
US8954565B2 (en) * 2010-06-25 2015-02-10 Alcatel Lucent Method and system for determining a PCC rule waiting for further action
US20110320622A1 (en) * 2010-06-29 2011-12-29 Alcatel-Lucent Canada, Inc. Managing internet protocol connectivity access network sessions
CN103517264B (zh) 2012-06-29 2017-04-12 华为终端有限公司 用于切换网络的方法和装置
US9439118B2 (en) * 2012-07-23 2016-09-06 Qualcomm Incorporated Systems and methods supporting WLAN-WWAN mobility in devices
US20140050098A1 (en) * 2012-08-14 2014-02-20 Alcatel-Lucent Canada, Inc. Handling session linking status in gxx update
KR102096503B1 (ko) * 2013-03-07 2020-04-02 삼성전자주식회사 무선통신 시스템에서 트래픽 제어 방법 및 장치
US9935778B2 (en) 2013-07-03 2018-04-03 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Selection of a policy and charging control unit by a diameter routing unit
US20150149643A1 (en) * 2013-11-26 2015-05-28 At&T Intellectual Property I, Lp Dynamic policy based data session migration mechanism in a communication network
EP3512249B1 (en) * 2014-07-29 2021-04-07 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Technique for applying policy and charging rules to bearers
EP3232606A4 (en) * 2015-01-07 2017-12-20 Huawei Technologies Co., Ltd. Control signalling transmission method in mcptt structure, and related device
US10404655B2 (en) * 2017-02-03 2019-09-03 T-Mobile Usa, Inc. IP index for IP address allocation based on policy control function

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7680481B2 (en) * 2005-03-07 2010-03-16 Alcatel-Lucent Usa Inc. Method and apparatus for linking charging records
US20080320149A1 (en) * 2007-06-25 2008-12-25 Stefano Faccin Service request device wireless access detach and bearer deactivation methods withou loss of internet protocol connectivity
US20090092093A1 (en) * 2007-10-03 2009-04-09 Hong Kong Applied Science and Technology Research Institute Company Limited Handoff of dual mode mobile device between an IP network and a PLMN
US8325674B2 (en) * 2007-10-31 2012-12-04 Alcatel Lucent Method of integrating femtocells in a packet cable multimedia architecture
EP2213119B1 (en) * 2007-11-16 2014-01-08 Nokia Solutions and Networks Oy Mapping quality of service for intersystem handover
ATE541385T1 (de) * 2008-03-25 2012-01-15 Ericsson Telefon Ab L M Richtlinien- und vergebührungssteuerarchitektur
EP2301301B1 (en) * 2008-04-30 2016-11-16 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Bearer control mode (nw-only or user-only) handling in intersystem handover
US8224330B2 (en) * 2008-08-07 2012-07-17 Futurewei Technologies, Inc. Method and system for interworking between two different networks
CN101969673B (zh) * 2009-07-27 2013-08-07 中兴通讯股份有限公司 一种承载绑定和事件报告功能的重选方法
CN101969632B (zh) * 2009-07-28 2013-06-05 中兴通讯股份有限公司 一种漫游场景下的策略计费控制实现方法
US8706080B2 (en) * 2009-10-02 2014-04-22 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Charging correlation for dedicated bearers
US8594684B2 (en) * 2009-12-18 2013-11-26 Motorola Solutions, Inc. Method for bearer establishment in a radio access network
US8768295B2 (en) * 2010-02-18 2014-07-01 Alcatel Lucent Method of handling a change to bearer control mode
US8526448B2 (en) * 2010-10-19 2013-09-03 Cisco Technology, Inc. Call localization and processing offloading

Also Published As

Publication number Publication date
TWI575973B (zh) 2017-03-21
TWI491282B (zh) 2015-07-01
WO2010108770A3 (en) 2010-11-25
TW201129143A (en) 2011-08-16
TW201534152A (zh) 2015-09-01
EP2412188B1 (en) 2014-08-13
BRPI1013564A2 (pt) 2017-06-06
PT2412188E (pt) 2014-10-16
US20120026979A1 (en) 2012-02-02
EP2782388A1 (en) 2014-09-24
ES2495365T3 (es) 2014-09-17
US8755352B2 (en) 2014-06-17
PL2782388T3 (pl) 2016-11-30
DK2782388T3 (en) 2016-08-22
PL2412188T3 (pl) 2015-02-27
ES2587181T3 (es) 2016-10-21
EP2782388B1 (en) 2016-05-18
WO2010108770A2 (en) 2010-09-30
EP2412188A2 (en) 2012-02-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1013564B1 (pt) método para processar transferência de passagem de um equipamento de usuário, nó de acesso de ponto de conexão, e, sistema em uma rede de telecomunicações
US9277592B2 (en) System for bearer binding and event reporting function relocation and method thereof
US8943165B2 (en) Method for reselecting bearer binding and event report function
US8621555B2 (en) Access control method and system for packet data network, PCRF entity
US9351325B2 (en) Policy control method and system for converged network
US9137652B2 (en) Method for implementing policy and charging control in a roaming scene
US20120102174A1 (en) Policy And Charging Control Method And System For Multi-PDN Connections Of Single APN
KR101870548B1 (ko) Epc로의 신뢰성 wlan 액세스를 위한 과부하 제어
US9113436B2 (en) Method and system for information transmission
BRPI0818866B1 (pt) método para fornecer um serviço de circuito comutado para um equipamento de usuário, aparelho em uma entidade de gerenciamento de mobilidade, aparelho em um servidor do centro de comutação móvel e sistema para fornecer um serviço de circuito comutado.
BR112019000582A2 (pt) método para processamento de procedimento de estabelecimento de sessão de pdu e nó de amf
BR112014007308B1 (pt) Sistema de comunicação móvel e método de comunicação para um sistema de comunicação móvel.
EP2566201A1 (en) Machine type communication events report method, device and system
WO2010006491A1 (zh) 一种事件触发器的下发和安装方法
EP2410692B1 (en) Associated method and device for charging identifiers
CN107404715B (zh) 位置信息提供方法及装置
EP2999244B1 (en) Data transmission method and gateway
BR112014007516B1 (pt) Método e âncora de mobilidade local para manipular falha de um primeiro gateway de acesso de mobilidade

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 36/00

Ipc: H04W 36/00 (2009.01), H04W 76/12 (2018.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/04/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.