BRPI1012995B1 - Método, estação móvel e estação base para fornecer um indicador de presença de uma primeira rede de acesso que é capaz de interoperar com uma segunda rede de acesso - Google Patents

Método, estação móvel e estação base para fornecer um indicador de presença de uma primeira rede de acesso que é capaz de interoperar com uma segunda rede de acesso Download PDF

Info

Publication number
BRPI1012995B1
BRPI1012995B1 BRPI1012995-2A BRPI1012995A BRPI1012995B1 BR PI1012995 B1 BRPI1012995 B1 BR PI1012995B1 BR PI1012995 A BRPI1012995 A BR PI1012995A BR PI1012995 B1 BRPI1012995 B1 BR PI1012995B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
access network
mobile station
personality
protocol
ehrpd
Prior art date
Application number
BRPI1012995-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Ke-Chi Jang
Eric Parsons
Original Assignee
Apple Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Apple Inc. filed Critical Apple Inc.
Publication of BRPI1012995A2 publication Critical patent/BRPI1012995A2/pt
Publication of BRPI1012995B1 publication Critical patent/BRPI1012995B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/18Selecting a network or a communication service
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/18Processing of user or subscriber data, e.g. subscribed services, user preferences or user profiles; Transfer of user or subscriber data
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/14Reselecting a network or an air interface
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/08Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery
    • H04W48/10Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery using broadcasted information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/22Processing or transfer of terminal data, e.g. status or physical capabilities
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/02Terminal devices
    • H04W88/06Terminal devices adapted for operation in multiple networks or having at least two operational modes, e.g. multi-mode terminals

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)

Abstract

fornecimento de um indicador de presença de uma primeira rede de acesso que é capaz de interoperar com uma segunda rede de acesso. a presente invenção refere-se a uma estação móvel que recebe uma mensagem de controle contendo um indicador de presença de uma primeira rede de acesso que opera de acordo com um primeiro protocolo que é capaz de interoperar com uma segunda rede de acesso que opera de acordo com um segundo protocolo diferente. em resposta ao recebimento do indicador, a estação móvel realiza um procedimento para estabelecer uma personalidade para a estação móvel que especifica a configuração para permitir que a estação móvel utilize recursos da primeira rede de acesso que permitem a interoperabilidade com a segunda rede de acesso.

Description

Antecedentes
[0001] Várias tecnologias de acesso sem fio foram propostas ou implementadas para permitir que as estações móveis realizem a comunicação com outras estações móveis ou com terminais com fio acoplados a redes com fio. Exemplos de tecnologias de acesso sem fio incluem tecnologias GSM (Sistema Global para Comunicação Móvel) e UMTS (Sistema de Telecomunicação Móvel e Universal), definidas pelo Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP); e tecnologias CDMA 2000 (Acesso Múltiplo por Divisão de Código 2000), definidas por 3GPP2. O CDMA 2000 define um tipo de rede de acesso sem fio com comutação de pacotes, referida como a rede de acesso sem fio de HRPD (Dados de Pacote de Taxa Alta).
[0002] Outro padrão mais recente que proporciona redes de acesso sem fio com comutação de pacotes é o padrão de Evolução a Longo Prazo (LTE) de 3GPP, que procura aprimorar a tecnologia UMTS. O padrão LTE também é referido como o padrão EUTRA (Acesso via Rádio Terrestre Universal Evoluído). A tecnologia EUTRA é considerada como a tecnologia de quarta geração (4G), para a qual os operadores de rede sem fio estão migrando de modo a fornecer serviços avançados.
Sumário
[0003] Em geral, de acordo com algumas modalidades, um método compreende receber, por meio de uma estação móvel, uma mensagem de controle contendo um indicador de presença de uma primeira rede de acesso que opera de acordo com um primeiro protocolo que é capaz de interoperar com uma segunda rede de acesso que opera de acordo com um segundo protocolo diferente. Em resposta ao recebimento do indicador, a estação móvel realiza um procedimento para estabelecer uma personalidade para a estação móvel que especifica a configuração para permitir que a estação móvel utilize recursos da primeira rede de acesso que permitem a interoperabilidade com a segunda rede de acesso.
[0004] Outros recursos ou recursos alternativos se tornarão óbvios a partir da seguinte descrição, a partir dos desenhos, e a partir das concretizações.
Breve Descrição dos Desenhos
[0005] Algumas modalidades são descritas em relação às seguintes figuras: A figura 1 é um diagrama de bloco de uma disposição exemplificativa que inclui tipos diferentes de redes de acesso sem fio, em que algumas modalidades podem ser incorporadas; A figura 2 é um diagrama de fluxo de um processo realizado por uma estação móvel, de acordo com algumas modalidades; A figura 3 é um diagrama de fluxo de um processo realizado por uma estação base em uma rede de acesso sem fio, de acordo com algumas modalidades; e A figura 4 é um diagrama de bloco de uma estação sem fio de acordo com algumas modalidades.
Descrição Detalhada
[0006] Os operadores de rede sem fio estão migrando para redes sem fio de quarta geração (4G). Um tipo de rede sem fio 4G é a rede sem fio de Evolução a Longo Prazo (LTE), como definido pelo Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP). O padrão LTE também é referido como o padrão EUTRA (Acesso via Rádio Terrestre Universal Evoluído.
[0007] A migração de tecnologia CDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Código) 2000, como a tecnologia HRPD (Dados de Pacote de Taxa Alta) definida por 3GPP2, para a tecnologia EUTRA, envolve vários desafios. Uma técnica para permitir a migração de HRPD para EUTRA envolve o uso de tecnologia de HRPD evoluído (eHRPD). Uma rede de acesso sem fio eHRPD é capaz de interoperar com uma rede de acesso sem fio EUTRA. Uma estação móvel que suporta a tecnologia eHRPD pode ser submetida a handoff entre a rede de acesso eHRPD e uma rede de acesso EUTRA. Adicionalmente, uma estação móvel que suporta eHRPD pode realizar a re-seleção de célula em redes de acesso EUTRA ou eHRPD. Protocolos sem fio diferentes podem utilizar tipos diferentes de modulações para comunicação sem fio, como OFDM (multiplexação por divisão de frequência ortogonal), GMSK (Chaveamento por Deslocamento Mínimo Gaussiano), 8PSK (chaveamento por deslocamento de 8 fases), ou modulações CDMA.
[0008] Um sistema de comunicação móvel mantido por um provedor de rede sem fio pode não implementar a capacidade eHRPD em todas as redes de acesso HRPD. Em outras palavras, algumas redes de acesso HRPD em uma área de cobertura HRPD são habilitadas para eHRPD (essas redes de acesso são referidas como redes de acesso eHRPD), enquanto outras redes de acesso HRPD na área de cobertura HRPD não suportam a capacidade eHRPD (essas redes de acesso são referidas como redes de acesso HRPD). Por exemplo, é possível que apenas aquelas células HRPD que são sobrepostas com uma área de cobertura EUTRA ou são adjacentes a uma área de cobertura EUTRA possam empregar redes de acesso eHRPD.
[0009] Quando uma estação móvel transitar de uma rede de acesso HRPD para uma rede de acesso eHRPD, os mecanismos convencionais não fornecem uma técnica eficiente para iniciar um procedimento de negociação de sessão para estabelecer uma personalidade eHRPD. Por exemplo, uma estação móvel pode ser inicializada em uma rede de acesso regular HRPD e então mover para uma rede de acesso eHRPD. Uma personalidade eHRPD inclui uma configuração para permitir que a estação móvel utilize recursos da rede de acesso eHRPD que permitem a interoperabilidade com a rede EUTRA. Uma personalidade inclui tipos de protocolos (para identificar tipos de protocolos para uso) e valores de atributo (valores de atributos predefinidos relativos à comunicação) usados para a comunicação entre a estação móvel e a rede de acesso. Uma personalidade eHRPD inclui os tipos de protocolos e valores de atributo associados à tecnologia eHRPD que permitem que a estação móvel utilize recursos eHRPD. Sem uma personalidade eHRPD estabelecida, a estação móvel será incapaz de utilizar os recursos eHRPD.
[00010] De acordo com algumas modalidades, os mecanismos ou técnicas são fornecidos para permitir que uma estação móvel que possui capacidade eHRPD determine de maneira eficiente quando a estação móvel está em uma rede de acesso eHRPD. Isso pode ser realizado ao enviar uma mensagem de controle para a estação móvel, onde a mensagem de controle contém um indicador (ou indicadores) de uma ou mais redes de acesso que são capazes de eHRPD. A mensagem de controle pode ser enviada por uma rede de acesso eHRPD para a qual a estação móvel foi migrada. Nesse caso, o indicador na mensagem de controle é um indicador que a rede de acesso eHRPD para a qual a estação móvel foi migrada é capaz de eHRPD. Alternativamente, a estação móvel pode ser fornecida com informações referentes a vizinhas de uma rede de acesso que a estação móvel está atualmente em são capazes de eHRPD. Nesse último caso, a mensagem de controle poderia conter múltiplos indicadores referentes a quais vizinhas de uma rede de acesso que a estação móvel está atualmente em são capazes de eHRPD.
[00011] Mediante a determinação que a estação móvel está em uma rede de acesso que é capaz de eHRPD, a estação móvel pode realizar uma negociação de personalidade eHRPD para estabelecer uma personalidade eHRPD específica para a estação móvel.
[00012] Embora seja feita referência a HRPD, eHRPD, e EUTRA, é observado que de forma mais geral, a estação móvel pode receber uma mensagem de controle contendo um indicador de presença de uma primeira rede de acesso que é capaz de interoperar com uma segunda rede de acesso, onde a primeira rede de acesso opera de acordo com um primeiro protocolo, e a segunda rede de acesso opera de acordo com um segundo protocolo diferente. Em resposta ao recebimento do indicador, a estação móvel realiza um procedimento para estabelecer uma personalidade para a estação móvel que especifica uma configuração de modo a permitir que a estação móvel utilize recursos da primeira rede de acesso que permitem a interoperabilidade com a segunda rede de acesso. Nota-se que as técnicas de acordo com algumas modalidades podem ser aplicadas a outros tipos de redes de acesso, inclusive, como exemplos, WiMAX (Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas como definido por IEEE 802.16), WiFi (como definido por IEEE 802.11), e outros tipos de redes de acesso.
[00013] A figura 1 ilustra uma disposição exemplificativa que inclui tipos diferentes de redes de acesso, inclusive uma rede de acesso EUTRA 102, uma rede de acesso HRPD 104, e uma rede de acesso eHRPD 106. Embora apenas uma rede de acesso EUTRA 102, uma rede de acesso HRPD 104, e uma rede de acesso eHRPD 106 sejam mostradas na figura 1, é observado que tipicamente poderia haver múltiplas redes de acesso EUTRA, múltiplas redes de acesso HRPD, e múltiplas redes de acesso eHRPD. Como usado aqui, o termo "rede de acesso" ou "rede de acesso sem fio" se refere ao equipamento usado para permitir que uma estação móvel se conecte sem fio através da rede de acesso para acessar serviços fornecidos sobre uma rede almejada, como uma rede de dados de pacotes 116.
[00014] De acordo com a tecnologia EUTRA, a rede de acesso EUTRA 102 inclui um nó avançado B (eNode B), que é um tipo de estação base. A rede de acesso HRPD 104 inclui uma estação base HRPD, e a rede de acesso eHRPD 106 inclui uma estação base eHRPD. Uma estação base pode realizar uma ou mais das seguintes tarefas: gerenciamento de recurso de rádio, gerenciamento de mobilidade para gerenciar a mobilidade de estações móveis, roteamento de tráfego, e assim por diante. Geralmente, o termo "estação base" pode se referir a uma estação base de rede celular ou ponto de acesso usado em qualquer tipo de rede sem fio, ou qualquer tipo de transmissor/receptor sem fio para se comunicar com as estações móveis. O termo "estação base"também pode incluir um controlador associado, como um controlador de estação base ou um controlador de rede via rádio. É contemplado que o termo "estação base"também se refere a uma estação base femto ou ponto de acesso, uma micro-estação base ou ponto de acesso, ou uma estação base pico ou ponto de acesso. Uma "estação móvel"pode se referir a um aparelho telefônico, um computador portátil, um assistente digital pessoal (PDA), ou um dispositivo integrado como um monitor de integridade, alarme de ataque, e assim por diante.
[00015] Como mostrado na figura 1, na rede EUTRA 100, uma estação móvel 108 se conecta de maneira sem fio à rede de acesso EUTRA 102. A rede de acesso EUTRA 102 está por sua vez conectada a vários componentes, inclusive uma porta de serviço 110 e uma entidade de gerenciamento de mobilidade (MME) 112. A MME 112 é um nó de controle para a rede de acesso EUTRA 102. Por exemplo, a MME 112 é responsável por procedimento de rastreamento e paginação de estação móvel em modo ocioso. A MME 112 também é responsável por selecionar a porta de serviço para uma estação móvel em anexo inicial e no momento de handover. A MME 112 também é responsável por autenticar o usuário da estação móvel.
[00016] A porta de serviço 110 roteia os pacotes de dados portadores. A porta de serviço 110 também atua como uma âncora de mobilidade para o plano de usuário durante os handovers entre redes de acesso diferentes. A porta de serviço 110 também é conectada a uma porta de rede de dados de pacotes (PDN) 114 que proporciona conectividade entre a estação móvel 108 e a rede de dados de pacotes 116 (por exemplo, a Internet, uma rede que proporciona vários serviços etc.).
[00017] Na rede HRPD 101, uma estação móvel 118 se conecta de maneira sem fio à rede de acesso HRPD 104. A rede de acesso HRPD 104 é por sua vez conectada a um nó de serviço de dados em pacotes (PDSN) 120, que por sua vez é conectado à rede de dados de pacotes 116.
[00018] Também, para permitir a interoperabilidade entre a rede HRPD 101 e a rede EUTRA 100, a rede de acesso eHRPD 106 é estabelecido que a mesma se conecta de maneira sem fio a uma estação móvel 122. A rede de acesso eHRPD 106 é por sua vez conectada a uma porta de serviço HRPD (HSGW) 124. A HSGW 124 é a entidade que termina a interface de rede de acesso eHRPD da rede de acesso eHRPD 106. A HSGW 124 roteia o tráfego de dados originado pela estação móvel ou terminado pela estação móvel. A HSGW 124 proporciona a interoperabilidade da estação móvel com a rede EUTRA 100. As funções de interoperabilidade incluem suporte para mobilidade, controle e carregamento de política, autenticação de acesso, roaming, e outros. A HSGW 124 suporta a transferência contínua de mobilidade entre tecnologias entre a rede EUTRA 100 e a rede de acesso eHRPD 106.
[00019] Com referência aos padrões EUTRA, HRPD, e eHRPD pretende-se se referir aos padrões atuais, bem como padrões que evoluem ao longo do tempo. Espera-se que os padrões futuros que evoluem a partir de EUTRA, HRPD, ou eHRPD possam ser referidos por nomes diferentes. É contemplado que a referência a "EUTRA,""HRPD," ou "eHRPD" pretende abranger tais padrões subsequentemente evoluídos também. Também, como observado acima, as técnicas ou mecanismos são aplicáveis para sistemas que empregam outros tipos de protocolos sem fio.
[00020] A figura 2 é um diagrama de fluxo de um processo realizado por uma estação móvel. A estação móvel recebe (na referência numérica 202) uma mensagem de controle contendo um indicador capaz de eHRPD para indicar que uma rede de acesso particular, como a rede de acesso eHRPD 106, é capaz de eHRPD. A mensagem de controle recebida pela estação móvel pode ser uma mensagem de sobrecarga que é difundida por uma rede de acesso através de um canal de controle. Um tipo de mensagem de sobrecarga é a mensagem HRPD QuickConfig. Outro exemplo de mensagem de sobrecarga é a mensagem SectorParameters. Uma mensagem QuickConfig é usada para indicar uma alteração no conteúdo de uma mensagem overhead. Uma mensagem SectorParameters é usada para transmitir informações específicas de setores para as estações móveis. Em outras implementações, outros tipos de mensagens de controle podem ser usados para informar uma estação móvel que uma rede de acesso particular é capaz de eHRPD. Ademais, é observado que em vez de ser uma mensagem de difusão, uma mensagem de controle contendo o indicador capaz de eHRPD pode ser uma mensagem almejada para uma estação móvel específica.
[00021] Nota-se que a mensagem de controle pode indicar meramente se a rede de acesso onde a estação móvel está atualmente anexada é ou não uma rede de acesso capaz de eHRPD. Alternativamente, a mensagem de controle pode indicar um conjunto de redes de acesso, inclusive redes de acesso adjacentes que são capazes de eHRPD. Nesse último cenário, múltiplos indicadores poderiam ser fornecidos na mensagem de controle para indicar que múltiplas redes de acesso são capazes de eHRPD. Desse modo, quando a estação móvel comutar para uma nova rede de acesso eHRPD 106, a estação móvel sabe que a nova rede de acesso eHRPD 106 é capaz de eHRPD.
[00022] Em resposta ao indicador eHRPD, e após a estação móvel ser anexada a uma rede de acesso capaz de eHRPD, a estação móvel realiza (na referência numérica 204) um procedimento para estabelecer uma personalidade eHRPD para a estação móvel. Em alguns exemplos, o procedimento para estabelecer a personalidade eHRPD pode ser um procedimento de configuração de sessão.
[00023] Uma vez que a personalidade eHRPD foi estabelecida pela estação móvel, a estação móvel é capaz de utilizar recursos da rede de acesso capaz de eHRPD (por exemplo, a rede de acesso eHRPD 106) que permite a interoperabilidade com a rede EUTRA 100.
[00024] A figura 3 é um diagrama de fluxo de um processo realizado por uma rede de acesso, de acordo com algumas modalidades. Por exemplo, o procedimento da figura 3 pode ser realizado pela rede de acesso eHRPD 106 da figura 1. A rede de acesso envia (na referência numérica 302) uma mensagem de controle contendo um indicador capaz de eHRPD para indicar que uma rede de acesso é capaz de suportar eHRPD. Alternativamente, a mensagem de controle pode conter múltiplos indicadores capazes de eHRPD para especificar as respectivas redes de acesso como capazes de eHRPD. Em resposta a um procedimento iniciado pela estação móvel, a rede de acesso coopera com a estação móvel para estabelecer (na referência numérica 304) uma personalidade eHRPD para a estação móvel.
[00025] A figura 4 é um diagrama de bloco de uma estação sem fio 400, que pode ser uma estação móvel (por exemplo, a estação móvel 108, 118, ou 122 na figura 1) ou uma estação base (por exemplo, eNodeB, estação base HRPD, ou estação base eHRPD na figura 1). A estação sem fio 400 inclui um processador (ou múltiplos processadores) 402, que é (são) conectado(s) ao meio de armazenamento 404. As instruções legíveis de máquina 406 são executáveis no(s) processador(es) 402 para realizar as respectivas tarefas associadas à estação sem fio 400, como as tarefas mostradas na figura 2 ou 3. A estação sem fio 400 também inclui uma interface 408 para comunicação através de um link sem fio, como link de frequência de rádio (RF).
[00026] As instruções legíveis de máquina 406 são carregadas para execução no(s) processador(es) 402. Um processador pode incluir um microprocessador, microcontrolador, módulo ou subsistema de processador, circuito integrado programável, arranjo de portas programáveis, ou outro dispositivo de controle ou computação.
[00027] Os dados e instruções são armazenados nos respectivos dispositivos de armazenamento, que são implementados como um ou mais meios de armazenamento legíveis de computador ou legíveis de máquina. Os meios de armazenamento incluem formas diferentes de memória inclusive dispositivos de memória semicondutores como memórias de acesso aleatório dinâmicas ou estáticas (DRAMs ou SRAMs), memória de leitura apagáveis e programáveis (EPROMs), memória de leitura eletricamente apagáveis e programáveis (EEPROMs) e memórias flash; discos magnéticos como discos fixos, flexíveis e removíveis; outros meios magnéticos inclusive fita; meios ópticos como discos compactos (CDs) ou discos de vídeo digitais (DVDs); ou outros tipos de dispositivos de armazenamento. Nota-se que as instruções discutidas acima podem ser fornecidas em um meio de armazenamento legível de computador ou legível de máquina, ou alternativamente, podem ser fornecidas em múltiplos meios de armazenamento legíveis de computador ou legíveis de máquina distribuídos em um sistema grande que tem possivelmente múltiplos nós. Tal meio ou meios legíveis de computador ou legíveis de máquina é (são) considerado(s) como parte de um artigo (ou artigo de fabricação). Um artigo ou artigo de fabricação pode se referir a qualquer componente único ou múltiplos componentes fabricados.
[00028] Na descrição anterior, inúmeros detalhes são apresentados para proporcionar um entendimento do assunto descrito aqui. Entretanto, as implementações podem ser praticadas sem alguns ou todos esses detalhes. Outras implementações podem incluir modificações e variações dos detalhes discutidos acima. Pretende-se que a concretizações em anexo incluam tais modificações e variações.

Claims (22)

1. Método caracterizado pelo fato de que compreende: receber, por uma estação móvel, uma mensagem de controle contendo múltiplos indicadores referentes a quais vizinhas de uma rede de acesso que a estação móvel está atualmente em são primeiras rede de acesso que são capazes de interoperar com uma segunda rede de acesso, em que uma primeira rede de acesso opera de acordo com um primeiro protocolo, e em que a segunda rede de acesso opera de acordo com um segundo protocolo diferente; e em resposta a receber os indicadores e mediante determinar que a estação móvel está em uma primeira rede de acesso, realizar, pela estação móvel, um procedimento para estabelecer uma personalidade para a estação móvel, em que a personalidade especifica uma configuração para permitir a estação móvel a utilizar recursos da primeira rede de acesso que habilitam interoperabilidade com a segunda rede de acesso, e em que realizar o procedimento inclui negociar uma personalidade específica para a estação móvel.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende: transitar, pela estação móvel, de uma terceira rede de acesso para a primeira rede de acesso, em que a terceira rede de acesso está de acordo com um terceiro protocolo que não suporta interoperabilidade com a segunda rede de acesso.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que receber a mensagem de controle compreende receber uma mensagem de sobrecarga de difusão.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a mensagem de sobrecarga de difusão é uma dentre uma mensagem QuickConfig e uma mensagem SectorParameters.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira rede de acesso é uma rede de acesso de Dados de Pacotes de Alta Taxa Evoluídos (eHRPD).
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a segunda rede de acesso é uma rede de acesso de Acesso via Rádio Terrestre Universal Evoluído (EUTRA).
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a personalidade define tipos de protocolos e valores de atributo associados usados para comunicação entre a estação móvel e a primeira rede de acesso.
8. Método caracterizado pelo fato de que compreende: enviar, por uma primeira rede de acesso para uma estação móvel, uma mensagem de controle contendo múltiplos indicadores referentes a quais vizinhas de uma rede de acesso particular que a estação móvel está atualmente em são primeiras rede de acesso que são capazes de interoperar com uma segunda rede de acesso, em que a primeira rede de acesso opera de acordo com um primeiro protocolo, e em que a segunda rede de acesso opera de acordo com um segundo protocolo diferente, em que os indicadores permitem a estação móvel a estabelecer uma personalidade, em que a personalidade especifica uma configuração que permite a estação móvel a utilizar recursos da primeira rede de acesso que habilitam interoperabilidade com a segunda rede de acesso, e em que estabelecer a personalidade inclui negociar uma personalidade específica para a estação móvel.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a rede de acesso particular é a primeira rede de acesso.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que ainda compreende a primeira rede de acesso cooperar com a estação móvel para estabelecer a personalidade.
11. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a rede de acesso particular é diferente da primeira rede de acesso.
12. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que enviar a mensagem de controle compreende difundir uma mensagem de sobrecarga.
13. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o primeiro protocolo é um protocolo de Dados de Pacotes de Alta Taxa Evoluídos (eHRPD).
14. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o segundo protocolo é um protocolo de Acesso via Rádio Terrestre Universal Evoluído (EUTRA).
15. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a personalidade define tipos de protocolos e valores de atributo associados usados para comunicação entre a estação móvel e a rede de acesso particular.
16. Estação móvel caracterizada pelo fato de que compreende: uma interface para um link sem fio; e ao menos um processador configurado para: receber uma mensagem de controle contendo múltiplos indicadores referentes a quais vizinhas de uma rede de acesso que a estação móvel está atualmente em são primeiras rede de acesso que são capazes de interoperar com uma segunda rede de acesso, em que uma primeira rede de acesso opera de acordo com um primeiro protocolo, e em que a segunda rede de acesso opera de acordo com um segundo protocolo diferente; e em resposta a receber os indicadores e mediante determinar que a estação móvel está em uma primeira rede de acesso, realizar um procedimento para estabelecer uma personalidade para a estação móvel, em que a personalidade especifica uma configuração para permitir a estação móvel a utilizar recursos da primeira rede de acesso que habilitam interoperabilidade com a segunda rede de acesso, e em que realizar o procedimento inclui negociar uma personalidade específica para a estação móvel.
17. Estação móvel, de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que recebimento da mensagem de controle ocorre após a estação móvel ter transitado de uma terceira rede de acesso para a primeira rede de acesso, e em que a terceira rede de acesso está de acordo com um terceiro protocolo que não suporta interoperabilidade com a segunda rede de acesso.
18. Estação móvel, de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que a primeira rede de acesso é uma rede de acesso de Dados de Pacotes de Alta Taxa Evoluídos (eHRPD).
19. Estação móvel, de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que a segunda rede de acesso é uma rede de acesso de Acesso via Rádio Terrestre Universal Evoluído (EUTRA).
20. Estação base caracterizada pelo fato de que compreende: uma interface para um link sem fio; e ao menos um processador configurado para: enviar, para uma estação móvel, uma mensagem de controle contendo múltiplos indicadores referentes a quais vizinhas de uma rede de acesso particular que a estação móvel está atualmente em são primeiras rede de acesso que são capazes de interoperar com uma segunda rede de acesso, em que a primeira rede de acesso opera de acordo com um primeiro protocolo, e em que a segunda rede de acesso opera de acordo com um segundo protocolo diferente, em que os indicadores permitem a estação móvel a estabelecer uma personalidade, em que a personalidade especifica uma configuração que permite a estação móvel a utilizar recursos da primeira rede de acesso que habilitam interoperabilidade com a segunda rede de acesso, e em que estabelecer a personalidade inclui negociar uma personalidade específica para a estação móvel.
21. Estação base, de acordo com a reivindicação 20, caracterizada pelo fato de que a estação base é parte da rede de acesso particular.
22. Estação base, de acordo com a reivindicação 20, caracterizada pelo fato de que a rede de acesso particular é uma rede de acesso de Dados de Pacotes de Alta Taxa Evoluídos (eHRPD), e a segunda rede de acesso é uma rede de Acesso via Rádio Terrestre Universal Evoluído (EUTRA).
BRPI1012995-2A 2009-06-10 2010-06-09 Método, estação móvel e estação base para fornecer um indicador de presença de uma primeira rede de acesso que é capaz de interoperar com uma segunda rede de acesso BRPI1012995B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US18581109P 2009-06-10 2009-06-10
US61/185,811 2009-06-10
PCT/US2010/037875 WO2010144516A2 (en) 2009-06-10 2010-06-09 Providing an indicator of presence of a first access network that is capable of interworking with a second access network

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1012995A2 BRPI1012995A2 (pt) 2016-03-29
BRPI1012995B1 true BRPI1012995B1 (pt) 2021-07-06

Family

ID=43309451

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1012995-2A BRPI1012995B1 (pt) 2009-06-10 2010-06-09 Método, estação móvel e estação base para fornecer um indicador de presença de uma primeira rede de acesso que é capaz de interoperar com uma segunda rede de acesso

Country Status (10)

Country Link
US (3) US8798624B2 (pt)
EP (1) EP2441295A4 (pt)
JP (1) JP5746157B2 (pt)
KR (1) KR101527999B1 (pt)
CN (3) CN104125625B (pt)
BR (1) BRPI1012995B1 (pt)
CA (1) CA2764591C (pt)
HK (1) HK1170888A1 (pt)
RU (1) RU2544795C9 (pt)
WO (1) WO2010144516A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2755670C (en) * 2009-03-16 2017-09-12 Nortel Networks Limited Transitioning of a packet-switched emergency call between first and second types of wireless access networks
KR102071362B1 (ko) 2013-01-08 2020-01-30 삼성전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 단말의 선 등록 제어 방법 및 장치

Family Cites Families (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6011978A (en) * 1997-03-07 2000-01-04 Qualcomm Incorporated Automatic system switching in a multiple-mode wireless communication device
US6141551A (en) * 1998-02-17 2000-10-31 Ericsson Inc. Method of and a system for managing communications
FI981407A (fi) * 1998-05-11 1999-11-12 Nokia Networks Oy Handover ja verkkosovitus radiojärjestelmässä
JP3583657B2 (ja) * 1998-09-30 2004-11-04 株式会社東芝 中継装置及び通信装置
GB9918636D0 (en) * 1999-08-06 1999-10-13 Nokia Telecommunications Oy Inter-system handover
FI19992246A (fi) * 1999-10-18 2001-04-19 Nokia Networks Oy Järjestely tietoliikenneverkkojen yhdistämiseksi
WO2002098075A1 (fr) * 2001-05-25 2002-12-05 Mitsubishi Denki Kabushiki Kaisha Systeme de communication par internet, procede de communication par internet, serveur de commande de session, adaptateur de communication, serveur de relais de communication et programme
US6985464B2 (en) * 2001-07-30 2006-01-10 Starent Networks Corporation Managing packet data interconnections in mobile communications
MXPA04012157A (es) * 2002-06-06 2005-04-19 Thomson Licensing Sa Interfuncionamiento con base de intermediario con el uso de certificados jerarquicos.
WO2004062114A2 (en) * 2002-06-21 2004-07-22 Thomson Licensing S.A. Multimedia content delivery through wlan coverage area
DE10308012A1 (de) * 2003-02-25 2004-09-09 Siemens Ag Verfahren zum Betreiben von Endgeräten eines Mobilfunkkommunikationssystems
CN100531010C (zh) * 2003-09-16 2009-08-19 三星电子株式会社 通信系统中提供广播/多播服务的状态信息的方法和系统
US7706331B2 (en) * 2003-11-11 2010-04-27 Sky Teletech Co., Ltd. Method for performing a handover from a WCDMA system to a CDMA system in a multi-mode mobile communication terminal
GB0400694D0 (en) 2004-01-13 2004-02-18 Nokia Corp A method of connection
JP4642069B2 (ja) 2004-03-12 2011-03-02 インターデイジタル テクノロジー コーポレーション マルチモード無線送受信装置を用いた、無線通信システム間での無線アクセス技術を切り換えるための方法及び装置
AU2005312442C1 (en) * 2004-12-06 2010-07-08 Samsung Electronics Co., Ltd. Method, apparatus, and system for negotiating a session between an access terminal and an access network in a high rate packet data system
WO2006073211A1 (en) * 2005-01-05 2006-07-13 Sk Telecom Co., Ltd. Controlling method and data call handover method for dual bandual mode mobile communication terminal
EP1935207A1 (en) * 2005-10-07 2008-06-25 Alcatel Lucent Method and apparatus for assisting a radio communication transfer in a cellular radio comunication system
CN101031133B (zh) * 2006-03-01 2010-10-06 华为技术有限公司 一种确定移动节点归属的家乡代理的方法及装置
US20070224988A1 (en) 2006-03-24 2007-09-27 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for performing a handover procedure between a 3gpp lte network and an alternative wireless network
EP1841142A1 (en) * 2006-03-27 2007-10-03 Matsushita Electric Industries Co., Ltd. Sleep-state and service initiation for mobile terminal
CN101166300B (zh) * 2006-10-19 2010-05-19 华为技术有限公司 业务切换方法和系统
US8279765B2 (en) * 2006-11-13 2012-10-02 Motorola Solutions, Inc. Method and apparatus for interworking in an inter-technology network
US8244249B1 (en) * 2007-03-09 2012-08-14 Sprint Spectrum L.P. Methods and systems for a mesh-network takeover
EP2083538B1 (en) 2007-06-28 2011-08-03 Research In Motion Limited system and method of communicating with a first and second network by a communication device
EP2031921A1 (en) * 2007-08-14 2009-03-04 Alcatel Lucent Apparatus and method for handling mobile terminal capability informanion
JP4963453B2 (ja) 2007-08-21 2012-06-27 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 無線通信システム、無線通信方法及び無線端末
CN101123814B (zh) * 2007-09-10 2010-05-12 北京航空航天大学 临近空间多协议标签交换网络系统及其处理方法
US8054802B2 (en) 2007-10-29 2011-11-08 Alcatel Lucent Hand-off trigger at access technology borders
US8755793B2 (en) * 2008-01-04 2014-06-17 Qualcomm Incorporated Apparatus and methods to facilitate seamless handoffs between wireless communication networks
US8842632B2 (en) * 2008-02-14 2014-09-23 Alcatel Lucent Pre-registration, storing of pre-registration session information and session transfer in a wireless communication system
US8995392B2 (en) * 2008-06-05 2015-03-31 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Techniques for optimizing efficiency in a situation for a possible handover of a mobile terminal
US20100046477A1 (en) * 2008-08-19 2010-02-25 Motorola, Inc. Method for Hand-Over In A Heterogeneous Wireless Network
KR101555061B1 (ko) * 2008-08-22 2015-09-23 엘지전자 주식회사 이종 네트워크간 셀 재탐색 수행 방법
US8817600B2 (en) * 2009-01-13 2014-08-26 Qualcomm Incorporated Protocol fallback technique for wireless data communications
WO2011094900A1 (en) * 2010-02-08 2011-08-11 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Handling ics enhanced and non enhanced msc in a pool
CN106068024B (zh) * 2011-06-03 2019-04-19 Sk电信有限公司 用于同时服务的发送终端、服务器及其操作方法

Also Published As

Publication number Publication date
CN102461273A (zh) 2012-05-16
KR20120040162A (ko) 2012-04-26
EP2441295A4 (en) 2015-08-19
BRPI1012995A2 (pt) 2016-03-29
CN102461273B (zh) 2014-07-09
HK1170888A1 (en) 2013-03-08
EP2441295A2 (en) 2012-04-18
US11451952B2 (en) 2022-09-20
WO2010144516A3 (en) 2011-02-24
RU2544795C9 (ru) 2015-11-10
CA2764591C (en) 2017-11-21
CA2764591A1 (en) 2010-12-16
US9191807B2 (en) 2015-11-17
RU2544795C2 (ru) 2015-03-20
US8798624B2 (en) 2014-08-05
WO2010144516A2 (en) 2010-12-16
JP2012529864A (ja) 2012-11-22
CN104135756A (zh) 2014-11-05
RU2011152250A (ru) 2013-07-20
US20160044489A1 (en) 2016-02-11
US20120064934A1 (en) 2012-03-15
KR101527999B1 (ko) 2015-06-10
CN104135756B (zh) 2018-01-26
CN104125625A (zh) 2014-10-29
CN104125625B (zh) 2017-12-05
US20140308944A1 (en) 2014-10-16
JP5746157B2 (ja) 2015-07-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2927249T3 (es) Traspaso en un contexto de fragmentación de red basándose en NSSAI enviado por un dispositivo de red central a un dispositivo de red de acceso de destino seleccionado por el dispositivo de red de acceso de origen
US20190274072A1 (en) Communication system, security device, communication terminal, and communication method
BR112019019147A2 (pt) técnicas de realocação de plano de usuário em sistemas de comunicação sem fio
BR112019015174A2 (pt) Método de comunicação e aparelho de comunicações
US8913583B2 (en) Receiving information relation radio access technology capabilities of a mobile station
BR112019011851A2 (pt) método de transferência de rede sem fio e aparelho
ES2882071T3 (es) Nodo de red para uso en una red de comunicación, dispositivo de comunicación y métodos de operación del mismo
BRPI0907192B1 (pt) Dispositivo eletrônico, dispositivo de rede para auxiliar a descoberta e seleção de redes disponíveis a partir de uma pluralidade de redes de comunicação, sistema de comunicação, método para auxiliar na descoberta e seleção de uma rede de comunicação, e, meio de armazenagem não-transitório legível por computador
BRPI0712983A2 (pt) handover de domìnio e seleção de domìnio durante registro para o recurso de continuidade de chamada de voz ( vcc ) em comunicação sem fio
PH12018000291A1 (en) Security in intersystem mobility
BR112012003056B1 (pt) sistemas e métodos para manter estado de rede núcleo durante realocação de subsistema de rede de rádio servidora
BR112020004785A2 (pt) método e aparelho para utilizar ladn em sistema de comunicação sem fio
BR112016018833B1 (pt) Equipamento de usuário e aparelho de comunicação sem fios
BR112014010779B1 (pt) Enodeb e entidade de gerenciamento de mobilidade configurados para servir um equipamento de usuário e método relacionado
BR112014013375B1 (pt) Sistema de comunicação
BRPI1010027B1 (pt) método, estação móvel, artigo e estação base
CN111132210B (zh) 测量事件中的SpCell确定方法和装置
US11451952B2 (en) Providing an indicator of presence of a first access network that is capable of interworking with a second access network
US8977213B2 (en) Receiving a message identifying neighbor cells
RU2788399C1 (ru) Передача пользовательских данных через плоскость управления в системе связи с помощью назначенных типов контейнеров полезной нагрузки
BR112020020219A2 (pt) Equipamento de usuário e método de radiocomunicação relacionado e dispositivo de rede
BR112017003267B1 (pt) Métodos para prover e para receber capacidade de suporte de um nó de rede central, nó de rede central, e, nó de rede de acesso por rádio

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ROCKSTAR BIDCO, L.P. (US)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: APPLE INC. (US)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: APPLE INC. (US)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 48/18 , H04W 88/06

Ipc: H04W 8/18 (2009.01), H04W 48/18 (2009.01), H04W 88

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/06/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.