BRPI1011591B1 - Método e aparelho para aperfeiçoar a conectividade para um dispositivo de usuário em uma rede de área local sem fio - Google Patents

Método e aparelho para aperfeiçoar a conectividade para um dispositivo de usuário em uma rede de área local sem fio Download PDF

Info

Publication number
BRPI1011591B1
BRPI1011591B1 BRPI1011591-9A BRPI1011591A BRPI1011591B1 BR PI1011591 B1 BRPI1011591 B1 BR PI1011591B1 BR PI1011591 A BRPI1011591 A BR PI1011591A BR PI1011591 B1 BRPI1011591 B1 BR PI1011591B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
registration
information
wireless terminal
user device
plan
Prior art date
Application number
BRPI1011591-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Montemurro
Stephen McCann
Original Assignee
Blackberry Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43242119&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1011591(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Blackberry Limited filed Critical Blackberry Limited
Publication of BRPI1011591A2 publication Critical patent/BRPI1011591A2/pt
Publication of BRPI1011591B1 publication Critical patent/BRPI1011591B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/10Connection setup
    • H04W76/11Allocation or use of connection identifiers
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W60/00Affiliation to network, e.g. registration; Terminating affiliation with the network, e.g. de-registration
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/02Hierarchically pre-organised networks, e.g. paging networks, cellular networks, WLAN [Wireless Local Area Network] or WLL [Wireless Local Loop]
    • H04W84/10Small scale networks; Flat hierarchical networks
    • H04W84/12WLAN [Wireless Local Area Networks]

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

método e aparelho para aperfeiçoar a conectividade para um dispositivo de usuário em uma rede de área local sem fio. são revelados métodos e aparelho exemplares para 5 registro com redes externas em ambientes de rede sem fio. um método exemplar revelado envolve o envio de uma solicitação de registro a partir do dispositivo (114) para uma entidade de rede e o recebimento de uma resposta de registro no dispositivo (114). a resposta de registro 1 o indica um ou mais planos de registro. o método exemplar também envolve selecionar um plano de registro a partir do um ou mais planos de registro (119) e enviar informação de registro associada com o dispositivo (114) para a entidade de rede. a informação de registro é selecionada com base no 15 plano de registro selecionado.

Description

MÉTODO E APARELHO PARA APERFEIÇOAR A CONECTIVIDADE PARA UM DISPOSITIVO DE USUÁRIO EM UMA REDE DE ÁREA LOCAL SEM FIO PEDIDOS RELACIONADOS
Essa Patente reivindica o beneficio do Pedido de Patente Provisional dos Estados Unidos 61/226.208, depositado em 16 de julho de 2009, o qual é aqui incorporado integralmente mediante referência.
CAMPO DA REVELAÇÃO
A presente revelação se refere geralmente às comunicações de rede e, mais especificamente, aos métodos e equipamento para registro com redes externas em ambientes de rede sem fio.
ANTECEDENTES
Instalações de rede sem fio, tais como redes de área local sem fio (WLANs) , permitem que os terminais sem fio acessem a rede e os serviços de Internet quando dentro das proximidades dos sinais de comunicação sem fio daquelas redes sem fio. WLANs comercialmente disponíveis, tais como aquelas localizadas em ambientes de venda a varejo ou outros estabelecimentos que podem ser acessados publicamente, operam em modos não seguros para possibilitar que os terminais sem fio estabeleçam comunicações com as WLANs e redes externas (por exemplo, redes de provedores de serviço, redes de concessionárias, etc.) acessíveis por intermédio daquelas WLANs. Esse modo inseguro de operação permite que os terminais sem fio negociem a conexão e informação de registro com as redes externas por intermédio de comunicações de alto nível utilizando endereços de protocolo Internet (IP) e um protocolo de transferência de hipertexto (HTTP) para habilitar o registro dos terminais sem fio com as redes externas. Contudo, tais modos não seguros de operação utilizando comunicações de alto nível deixam as redes externas vulneráveis aos ataques mal intencionados ou outra atividade indesejável visando contornar os procedimentos de rede criados para registro de terminal sem fio ordenado e determinístico.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 ilustra uma rede de comunicação exemplar na qual vários locais de acesso de rede de área local sem fio são acoplados de forma comunicativa com uma ou mais redes externas.
A Figura 2 ilustra uma arquitetura de camada de comunicação exemplar.
A Figura 3 ilustra um processo de seleção de plano de registro exemplar implementado utilizando uma rede externa e terminal sem fio da Figura 1.
A Figura 4 ilustra uma estrutura de dados de parâmetros de registro exemplar mostrando uma pluralidade de parâmetros de registro exemplares que podem ser selecionados pelos provedores de serviço para possibilitar que os terminais sem fio se registrem com suas redes externas.
A Figura 5 ilustra um terminal se fio exemplar que pode ser usado para implementar os métodos exemplares e aparelho aqui descrito.
A Figura 6 ilustra um ponto de acesso sem fio exemplar que pode ser usado para implementar os métodos e aparelho, exemplares, aqui descritos.
As Figuras 7A e 7B ilustram diagramas de fluxo representativos de processos exemplares que podem ser usados para registro de um terminal sem fio junto a uma rede externa por intermédio de uma rede sem fio.
A Figura 8 ilustra um diagrama de fluxo representativo de um processo exemplar que pode ser usado para selecionar um plano de registro para registro de um terminal sem fio junto a uma rede externa por intermédio de uma rede sem fio.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Embora o que se segue revele métodos e aparelho exemplares incluindo, entre outros componentes, software executado em hardware, deve-se observar que tais métodos e aparelho são apenas ilustrativos e não devem ser considerados como limitadores. Por exemplo, considera-se que qualquer um ou todos esses componentes de hardware e software poderiam ser incorporados exclusivamente em hardware, exclusivamente em software, exclusivamente em firmware, ou em qualquer combinação de hardware, software e/ou firmware. Consequentemente, embora o que se segue descreva métodos e aparelho exemplares, aqueles com conhecimento comum na técnica considerarão prontamente que os exemplos providos não são a única forma de implementar tais métodos e aparelho.
Os métodos e aparelho exemplares aqui descritos podem ser usados pelos terminais sem fio para registro junto às redes externas por intermédio de ambientes de rede sem fio. Os métodos e aparelho exemplares aqui descritos podem ser usados em conexão com dispositivos de comunicação móvel, dispositivos de computação móvel, ou qualquer outro dispositivo capaz de se comunicar sem fio com uma rede sem fio. Tais dispositivos, também referidos como terminais, terminais sem fio, ou equipamento de usuário (UE), podem incluir telefones inteligentes móveis (por exemplo, um telefone inteligente BlackBerry®), assistentes pessoais digitais pessoais sem fio (PDA), computadores laptop/notebook/netbook com adaptadores sem fio, etc. Métodos e aparelhos exemplares são descritos aqui em conexão com o padrão de comunicação de rede de área local sem fio (WLAN) conhecido como IEEE® (Institute for Electrical and Electronics Engineers) 802.11, o qual, entre outras coisas, define a interconexão com redes externas. Contudo, os métodos e aparelhos exemplares podem adicionalmente ou alternativamente ser implementados em conexão com outros padrões de comunicação sem fio incluindo outros padrões WLAN, padrões de rede de área pessoal (PAN), padrões de rede de área remota (WAN) , ou padrões de comunicação celular.
Embora os métodos e aparelhos exemplares aqui descritos possam ser implementados em qualquer ambiente proporcionando acesso WLAN para conectividade de rede, os métodos e aparelhos exemplares podem ser implementados vantajosamente em locais ou ambientes de acesso WLAN nos quais se espera que um ou mais usuários carregando terminais sem fio respectivos se conectarão e desconectarão frequentemente a partir de uma WLAN quando eles entram e saem dos locais ou ambientes de acesso WLAN. Locais ou ambientes WLAN são algumas vezes conhecidos como "locais de acesso" com referência a um local ou ambiente que está dentro do alcance de comunicação dos sinais WLAN. Tais locais ou ambientes WLAN exemplares incluem cafeterias, lojas de venda a varejo, instalações educacionais, ambientes de escritórios, aeroportos, estações e veículos de transporte público, hotéis, etc. Tais WLANs são normalmente associados com, ou suportam acesso às redes externas (ou redes suportadas por WLAN) de propriedade e/ou operadas por provedores de serviço baseados em subscrição. Por exemplo, uma rede externa pode ser de propriedade e/ou operada por um provedor de serviço de acesso à Internet ou um provedor de serviço/concessionária de telecomunicações que proporciona acesso à Internet com base em subscrição em troca de uma tarifa (por exemplo, uma tarifa mensal). Dessa maneira, um assinante/usuário que subscreveu para tal serviço pode acessar os serviços de acesso â Internet e/ou de acesso à rede sem fio com base em tal subscrição quando o assinante estiver em proximidade de comunicação da WLAN com um terminal sem fio apropriado. Em alguns casos, os proprietários/operadores de redes externas permitem acesso à rede externo temporário sem uma subscrição em troca de um pagamento do tipo pagamento por uso ou pagamento por tempo de utilização.
A experiência do usuário associada com técnicas ou padrões conhecidos para registro de um terminal sem fio junto a uma rede externa por intermédio de um ponto de acesso (AP) de um local de acesso WLAN pode frequentemente ser frustrante. Por exemplo, normalmente é necessário descobrir corretamente o identificador de rede de rádio (por exemplo, um parâmetro de Identificador de Conjunto de Serviços (SSID) IEEE® 802.11), e pode ser necessário prover informação de registro tal como credenciais para entrada em rede, informação de terminal sem fio, informação pessoal (por exemplo, nome e endereço postal), informação de pagamento (por exemplo, número de cartão de crédito, número de conta, número de conta pré-paga, número de cupom, etc.), aceitação de termos e condições, etc. Tal informação de registro pode ser escolhida por um proprietário/provedor de local de acesso como informação exigida para conexão com a rede externa por trás do AP do local de acesso.
Em alguns casos, o terminal sem fio pode pré-armazenar localmente a informação de registro exigida para possibilitar o registro automático do terminal sem fio junto a uma rede externa a partir da detecção de um local de acesso WLAN suportando a rede externa. Dessa maneira, os métodos e aparelhos exemplares aqui descritos podem ser usados vantajosamente em conexão com os terminais sem fio que não proporcionam displays ou interfaces de entrada de usuário para permitir que os usuários introduzam a informação de registro. Por exemplo, um aparelho de reprodução de música portátil Ethernet sem fio, baseado em 802.11 pode prover uma interface de usuário para possibilitar a seleção de estação de músicas de fluxo contínuo, porém a interface de usuário pode não ser suficientemente sofisticada para possibilitar outros tipos de informação introduzida pelo usuário (por exemplo, entrada de informação de registro). Contudo, os métodos e aparelhos aqui descritos podem possibilitar que tal aparelho de reprodução de música portátil se registre junto a uma rede externa por intermédio de um local de acesso WLAN quando o aparelho de reprodução de música portátil tiver pré-armazenado nesse lugar toda a informação de registro exigida por aquela rede externa para registro.
Em outros casos, os métodos e aparelhos exemplares aqui descritos podem ser usados em conexão com terminais sem fio que pré-armazenam apenas uma porção da informação de registro exigida ou absolutamente nenhuma informação de registro. Para tais implementações exemplares, um usuário pode ser alertado para prover alguma ou toda a informação de registro exigida por intermédio de uma interface de usuário do terminal sem fio.
Técnicas tradicionais para registro de terminais sem fio junto âs redes externas envolvem tipicamente atribuir endereços IP aos terminais sem fio antes de os terminais sem fio serem registrados ou autenticados. Os endereços IP atribuídos possibilitam que sejam invocadas as páginas de rede baseadas em HTTP nos terminais sem fio para solicitar que os usuários introduzam manualmente as credenciais de registro (por exemplo, nome de usuário/senha, informação de pagamento, informação pessoal de usuário, etc.) exigidos para registro dos terminais sem fio junto às redes externas. Tipicamente, tais técnicas tradicionais de registro baseadas em endereço IP são realizadas através de conexões de navegador seguras utilizando protocolo HTTPs (isto é, protocolo HTTP através de uma camada de soquete seguro (SSL)). Para possibilitar o aprovisionamento de endereços IP antes do registro ou autenticação dos terminais sem fio, os APs de WLAN devem operar em um modo não seguro aberto no qual a informação pode ser permutada por intermédio de comunicações baseadas em IP sem autenticação do dispositivo ou usuário. Quando tecnologia WLAN é empregada adicionalmente por todos os locais diferentes, acesso aberto e não seguro agradarão a cada vez menos provedores de local de acesso WLAN. Por exemplo, tal acesso não seguro aberto pode normalmente criar certas vulnerabilidades para as redes externas suportadas por WLAN que podem ser exploradas de formas prejudiciais por usuários mal intencionados ou perniciosos. Isto é, os usuários podem enganar os locais de acesso ou recursos de rede utilizando técnicas para contornar a autenticação com base em comunicações IP ou HTTP ou outros protocolos de comunicação acessíveis com base em endereços IP atribuídos. Assim, acesso completamente não seguro pode ser considerado suficientemente indesejável de modo que o seu uso pode diminuir gradualmente até que não mais seja utilizado.
Ao contrário das técnicas tradicionais de registro em rede, os métodos e aparelhos exemplares aqui descritos podem ser usados para registrar terminais em sem fio junto às redes externas de uma maneira mais segura e confiável do que o acesso não seguro mediante redução substancial ou eliminação das vulnerabilidades de segurança baseadas em comunicações IP não seguras. Além disso, os métodos e aparelhos exemplares podem substancialmente reduzir ou eliminar a dependência no envolvimento do usuário para registrar os terminais sem fio junto às redes externas, aperfeiçoando assim as experiências do usuário com os serviços de rede sem fio que podem ser providos pelos locais de acesso. Cenários exemplares nos quais os métodos e aparelhos exemplares podem ser vantajosamente usados são descritos abaixo em conexão com a Figura 1.
Voltando-se agora para a Figura 1, é mostrada uma rede de comunicação exemplar 100 na qual os métodos e aparelhos exemplares aqui descritos podem ser implementados. Conforme mostrado na Figura 1, a rede de comunicação exemplar 100 inclui vários locais de acesso WLAN 102a-c que proporcionam acesso a uma ou mais redes (por exemplo, redes suportadas por WLAN ou redes externas) por intermédio de pontos de acesso respectivos 104a-c. No exemplo ilustrado, o ponto de acesso (AP) 104a proporciona acesso a uma rede privada 106a, a qual por sua vez provê acesso a uma rede de provedor de serviço de subscrição A (SSPN-A) 108a. Além disso, no exemplo ilustrado, o AP 104b provê acesso a uma rede privada 106b, a qual por sua vez provê acesso a uma rede de provedor de serviço de subscrição B (SSPN-B) 108b. As SSPNs 108a-b podem ser de propriedade e/ou operadas por provedores de serviço de subscrição de dados, provedores de serviço de subscrição de Internet, provedores de serviço de subscrição de mídia (por exemplo, áudio/vídeo), provedores de serviço de subscrição de comunicação sem fio, ou qualquer combinação dos mesmos.
O AP 104c provê acesso a uma rede pública 110, a qual é mostrada como proporcionando acesso à Internet 112. Embora não seja mostrado, cada um dos APs 104a-c é provido com uma estação AP (isto é, uma STA de AP) , que é a interface ou componente, tal como um adaptador de rede ou placa de interface de rede (NIC), que se conecta a um meio sem fio. Nos exemplos ilustrados aqui descritos, cada um dos APs 104a-c inclui uma STA de AP respectiva, enquanto que um terminal sem fio 114 que se comunica com os APs 104a-c inclui uma estação não-AP (isto é, uma STA não-AP).
Cada um dos locais de acesso WLAN 102a-c pode ser associado com planos de registro diferentes (mostrados na Figura 3) . Como explicado em conexão com a Figura 3, cada plano de registro inclui um conjunto de parâmetros de registro indicativos de informação de registro exigida de um terminal sem fio 140 para se registrar junto às redes 106a, 106b, e/ou 110 através dos APs 104a-c com base naquele plano de registro. Os planos de registro e seus conjuntos correspondentes de parâmetros de registro podem ser selecionados por proprietários ou operadores respectivos das redes 106a, 106b e 110 com base em diferentes fatores tais como, por exemplo, planos de utilização de subscrição, níveis desejados de segurança, objetivos de negócio, etc. Por exemplo, se o provedor de serviço A apenas permite aos assinantes de seus serviços acessar a SSPN-A 108a, a rede privada 106a pode exigir a seleção de um plano de registro exigindo informação de registro que pode ser usada para confirmar uma subscrição de serviço de rede do usuário com o provedor de serviço A. Tal informação de registro pode incluir um nome de usuário, endereço residencial, endereço de correio eletrônico, número de telefone, etc. Consequentemente, para se conectar com o AP 104a, um terminal sem fio 114 deve satisfazer os critérios especificados pelo provedor de serviço A, de outro modo a conexão com o AP 104a não é permitida. A rede privada 106b pode ter um tipo diferente de acordo de contrato com o provedor de serviço B, que opera a SSPN 108b, para permitir registros temporários ou de hóspede. Em tal caso, a rede privada 106b pode permitir seleções de planos de registro que permitem que o terminal sem fio 114 se conecte temporariamente com o AP 104b e se registre junto à rede privada 106b e junto a SSPN-B 108b (por exemplo, com base em um plano de acesso gratuito (sem tarifa), um plano de acesso conforme o uso, um plano de acesso complementar secundário de outra compra, etc.). Em todo caso, tais planos de registro diferentes podem ser relacionados a diferentes estruturas de cobrança/preço de acesso de rede ou diferentes acordos de roaming de dispositivo sem fio. Algumas redes, tal como a rede pública 110, pode permitir registro de terminais sem fio com base em menos ou nenhuma informação de registro.
Os métodos e aparelhos exemplares aqui descritos também podem ser usados vantajosamente para possibilitar que o terminal sem fio 114 se mova entre diferentes locais de acesso WLAN (por exemplo, os locais de acesso WLAN 102a-c) sem exigir que o terminal sem fio 114 tenha qualquer conhecimento prévio ou seja pré-configurado ou pré-carregado em diferentes conjuntos ou listas de exigências de registro associadas ao registro com diferentes redes externas por intermédio dos locais de acesso WLAN respectivos. Dessa maneira, o terminal sem fio 114 pode receber dinamicamente ou aprender diferentes planos de registro e informação de registro exigida associada a partir de qualquer AP que ele não encontrou anteriormente ou para o qual os parâmetros de registro exigidos mudaram desde a sessão de acesso anterior entre o terminal sem fio 114 e o AP.
Conforme mostrado geralmente em conexão com o local de acesso WLAN 102a, o terminal sem fio 114 pode comunicar uma mensagem de solicitação de registro 116 ao AP 104a e receber uma mensagem de resposta de registro 118 incluindo um ou mais planos de registro selecionáveis 119 (por exemplo, planos de registro A-C 306a-c discutidos abaixo em conexão com a Figura 3), cada um deles incluindo um conjunto respectivo de parâmetros de registro indicando informação de registro exigida pela rede privada 106a e/ou SSPN-A 108a para possibilitar ao terminal sem fio 114 se registrar junto à mesma. 0 terminal sem fio 114 então comunica uma mensagem de informação de registro 120 ao AP 104a incluindo um plano de registro selecionado (por exemplo, selecionado pelo usuário ou selecionado pelo terminal) e a informação de registro indicada conforme exigido pelo plano de registro selecionado. Após o AP 104a verificar com a rede privada 106a e/ou a SSPN-A 108a que a informação de registro provida por intermédio da mensagem de informação de registro 120 permite ou não permite o registro de rede do terminal sem fio 114, o AP 104a comunica uma mensagem de status de registro 122 ao terminal sem fio 114. A mensagem de status de registro 122 indica ao terminal sem fio 114 se o registro de rede foi bem-sucedido ou se falhou. Além disso, se o registro de rede falhou, a mensagem de status de registro 122 também pode incluir uma lista da informação de registro inválido que causou a falha do registro de rede. Dessa maneira, o terminal sem fio 114 pode prover informação diferente para a informação de registro indicada como inválida.
No exemplo ilustrado da Figura 1, o terminal sem fio 114 pode permutar as mensagens 116, 118, 120 e 122 enquanto operando em ao menos um de um estado de registro (por exemplo, enquanto o terminal sem fio 114 está se registrando junto ao AP 104a), um estado de descoberta (por exemplo, enquanto o terminal sem fio 114 está no processo de descobrir as capacidades do AP 104a), um estado de aprovisionamento (por exemplo, enquanto o terminal sem Figura 114 está no processo de ser aprovisionado com uma rede externa), ou um estado de acesso (por exemplo, após o terminal sem fio 114 ter obtido acesso de rede por intermédio de um AP e está subsequentemente optando por se registrar junto a uma rede externa em conexão com o AP).
No exemplo ilustrado, as mensagens 116, 118, 120 e 122 podem ser permutadas antes, durante ou após o processo de autenticação usado para autenticar o terminal sem fio 114 para conexão com o AP 104a. Métodos e aparelhos exemplares que podem ser usados para implementar um processo de autenticação em conexão com os métodos e aparelhos exemplares aqui descritos são descritos no pedido provisional dos Estados Unidos número de série 12/504.500, depositado em 16 de julho de 2009, intitulado "Methods and Apparatus to Discover Authentication Information in a Wireless Networking Environment", que é pelo presente aqui incorporado integralmente mediante referência. Além disso, as mensagens 116, 118, 120 e 122 podem ser permutadas por intermédio de um método de protocolo de autenticação extensível (EAP) (por exemplo, EAP sobre IEEE 802.IX). Os métodos EAP são implementados utilizando-se uma estrutura de autenticação universal que pode ser usada em redes sem fio e conexões de ponto a ponto. Particularmente, as mensagens 116, 118, 120, 122 podem ser comunicadas por intermédio de um método EAP interno. Tal método EAP interno é EAP-WISP (provedor de serviço de Internet sem fio), o qual pode ser usado para estender EAP para prover funções adicionais para acesso de local de acesso. Essa técnica utiliza um método EAP tunelado (por exemplo, EAP-FAST, PEAP, EAP-TTLS) para prover registros de rede por intermédio de locais de acesso. Dessa maneira, informação de registro pode ser provida por terminais sem fio (por exemplo, o terminal sem fio 114 da Figura 1) por intermédio de camadas de comunicação de nível inferior (por exemplo, a camada de link de dados 202 da Figura 2) mais propriamente do que as camadas de comunicação de nível superior (por exemplo, a camada de aplicação 210 da Figura 2) usada em técnicas tradicionais para recuperar informação de registro a partir dos terminais sem fio após primeiramente atribuir endereços IP.
Voltando-se para a Figura 2, uma arquitetura de camada de comunicação exemplar 200 é mostrada como tendo sete camadas as quais podem, por exemplo, ser implementadas de acordo com o Modelo de Referência de Interconexão de Sistemas Abertos (OSI) bem conhecido. O terminal 114 da Figura 1 pode se comunicar com os APs 104a-c da Figura 1 com base na arquitetura de camada de comunicação exemplar 200. No exemplo ilustrado, a arquitetura de camada de comunicação 200 inclui uma camada de link de dados 202, a qual inclui uma subcamada de controle de acesso ao meio (MAC) 204. Para possibilitar que os terminais sem fio (por exemplo, o terminal sem fio 114 da Figura 1) permute mensagens de registros de rede 206 (por exemplo, as mensagens 116, 118, 120 e 122 da Figura 1) com os APs sem fio (por exemplo, os APs sem fio 104a-c da Figura 1) , os métodos e aparelhos exemplares aqui descritos podem ser usados para realizar operações ou processos incluindo prover informação de registro (por exemplo, informação de registro 120) na subcamada MAC 204. Isto é, um terminal sem fio pode solicitar registro com um AP sem fio e comunicar a informação de registro com o AP sem fio na subcamada MAC 204 sem precisar utilizar operações na, ou acima de uma camada IP (por exemplo, uma camada de rede 208) nem precisar de outro modo prover acesso à camada IP durante tal processo de registro.
Algumas técnicas de registro que utilizam processos HTTP ou outros processos IP para se comunicar com sítios de rede de entrada em rede e/ou sítios de rede de termos e condições requerem o estabelecimento de uma conexão entre um terminal sem fio (por exemplo, o terminal sem fio 114 da Figura 1) e um AP sem fio (por exemplo, o AP 104a) em uma ou mais das camadas entre e incluindo uma camada de rede 208 (por exemplo, uma camada IP) e uma camada de aplicação 210 da arquitetura de camada de comunicação 200. Contudo, tais técnicas podem normalmente criar certas vulnerabilidades para as redes suportadas por WLAN ou redes externas (por exemplo, uma das redes privadas 106a-b) que pode ser explorada de forma prejudicial por usuários mal intencionados ou perniciosos. Isto é, os usuários podem acessar os recursos de rede utilizando técnicas para contornar autenticação com base em comunicações IP ou HTTP ou outros protocolos de comunicação na ou acima da camada de rede 208. Os métodos e aparelhos exemplares aqui descritos podem ser usados para permutar as mensagens de registro 206 (por exemplo, as mensagens 116, 118, 120 e 122 da Figura 1) e registrar terminais sem fio com APs sem fio utilizando uma conexão de rede de subcamada MAC tornando relativamente mais difícil ou impossível para os usuários contornar os processos de autenticação.
Além disso, as técnicas de autenticação implementadas na, ou acima da camada de rede 208 requerem capacidade de processamento relativamente maior de um terminal sem fio do que implementar os processos na subcamada MAC 204. Os terminais sem fio móveis (por exemplo, o terminal sem fio 114 da Figura 1) tais como os telefones inteligentes móveis, PDA's, etc., frequentemente têm ciclos de processamento relativamente limitados e menos energia elétrica disponível do que os dispositivos de computação de localização fixa acionados utilizando fontes de eletricidade de corrente alternada (CA). Os métodos e aparelhos exemplares aqui descritos podem ser usados vantajosamente para configurar, projetar, ou de outro modo construir os terminais sem fio móveis para operar mais eficientemente (isto é, realizar mais com um número menor de ciclos de processador) e, assim, minimizar a utilização da energia de bateria. Isto é, os métodos e aparelhos exemplares aqui descritos podem ser usados vantajosamente para promover modelos de terminal sem fio móveis que consomem relativamente menos energia e operam de forma relativamente mais eficiente. Por exemplo, operações de recurso de baixo nível na subcamada MAC 204 requerem relativamente menos recursos de sistema do que operações intensivas de sistema operacional (OS) e intensivas em interface de usuário (por exemplo, operações de navegador de rede) na camada de aplicação 210.
Outra vantagem exemplar de se registrar os terminais sem fio com os APs sem fio utilizando a subcamada MAC 204 é que um processo de registro pode, sem envolvimento do usuário ou com envolvimento mínimo do usuário, determinar se a conexão com um AP específico é até mesmo uma opção com base na informação de registro exigida anunciada pelo AP e a qual pode ser exigida pela rede externa por trás do AP. Por exemplo, se o AP 104a anunciar os parâmetros de registro indicando que ele requer um endereço de correio eletrônico válido de um assinante, e o terminal sem fio 114 não tem um endereço de correio eletrônico válido armazenado nesse lugar, o terminal sem fio 114 pode ser configurado para abster-se de se registrar e ignorar a presença do AP 104a porque o terminal sem fio 114 inclui informação pré-armazenada que não é suficiente para satisfazer às exigências de registro anunciadas pelo AP 104a. Assim, o terminal sem fio 114 pode ser configurado para não informar seu usuário do SSID do AP 104a durante um processo de descoberta de WLAN iniciado pelo terminal sem fio 114 quando não seria possível para o terminal sem fio 114 se conectar ao AP 104a sem informação de registro exigida. Tal implementação reduz substancialmente ou elimina a frustração do usuário porque o usuário não se engajaria em qualquer tentativa de se conectar quando tal conexão é impossível com base nas credenciais disponíveis para o terminal sem fio 114 para registro.
Embora um SSID seja usado em conexão com o exemplo acima e em outros exemplos descritos abaixo, um AP pode ser alternativamente configurado para transmitir um Identificador de Conjunto de Serviços Estendidos Homogêneos (HESSID) . Um HESSID inclui um SSID associado com um AP específico e uma identificação de rede correspondendo a um SSPN suportado. Por exemplo, se o AP 104a da Figura 1 fosse configurado para transmitir um HESSID, ele incluiria o SSID do AP 104a e a identificação de rede correspondendo ao SSPN-A 108a.
Outras vantagens exemplares dos métodos e aparelhos exemplares aqui descritos envolvem o terminal sem fio 114 aprendendo informação de registro e/ou informação de pagamento dinamicamente durante operação. Por exemplo, no cenário descrito acima no qual o AP 104a anuncia parâmetros de registro indicando que ele requer um endereço de correio eletrônico válido de um assinante, e o terminal sem fio 114 não tem um endereço de correio eletrônico válido pré-armazenado nesse lugar, o terminal sem fio 114 pode ser configurado para alertar um usuário para um endereço de correio eletrônico. O terminal sem fio 114 pode então aprender o endereço de correio eletrônico do usuário e armazenar o mesmo na memória para uso futuro. Por exemplo, o terminal sem fio 114 pode aprender que o endereço de correio eletrônico deve ser usado sempre que o AP 104a solicitar um endereço de correio eletrônico durante um processo de registro subsequente. Isto é, o terminal sem fio 114 pode criar e armazenar um identificador do AP 104a em conexão com um perfil local incluindo informação pré-armazenada e dinamicamente aprendida tal como o endereço de correio eletrônico provido pelo usuário para subsequentemente se conectar com o AP 104a sem precisar solicitar outra vez ao usuário o endereço de correio eletrônico. Além disso, se o usuário optar por não fornecer um endereço de correio eletrônico, o AP 104a também pode aprender e lembrar esse tipo de resposta a partir do usuário de modo que durante iniciações subsequentes de registro com o AP 104a, o terminal sem fio 114 pode lembrar que o usuário optou por não fornecer um endereço de correio eletrônico e que o usuário não deve ser subsequentemente incomodado outra vez ao tentar se conectar com o AP 104a.
A Figura 3 ilustra um processo de seleção de plano de registro exemplar implementado utilizando a rede externa SSPN-A 108a e o terminal sem fio 114 da Figura 1. No exemplo ilustrado, a SSPN-A 108a inclui um meio de armazenamento de dados de esquemas de plano 302 para armazenar uma estrutura de dados de parâmetros de registro 304 e qualquer número de diferentes planos de registro (por exemplo, plano de registro A-C 306a-c e/ou quaisquer outros planos de registros não mostrados). O meio de armazenamento de dados de esquemas de planos 302 inclui diferentes parâmetros de registro 3 08a-e, cada um dos quais pode ser selecionado pelo provedor de serviço A para indicar informação de registro específica exigida a partir de um terminal sem fio para registro com a SSPN-A 108a. Por exemplo, para gerar o plano de registro A 306a, o provedor de serviço A pode selecionar um subconjunto dos parâmetros de registro 308a-e com base nas exigências de registro que o provedor de serviço A gostaria de exigir a partir dos terminais sem fio utilizando o plano de serviço A 306a. No exemplo ilustrado, os parâmetros de registro selecionáveis 304 incluem um tipo de plano de registro 308a, exigências de termos e condições 308b, informação de inscrição 308c, informação de pagamento 308d, e informação de aprovisionamento 308e. Detalhe adicional com relação a possíveis estados para cada um dos parâmetros é mostrado na Figura 4 descrita abaixo. Os parâmetros de registro 304 incluem também uma entrada de resultado de registro 310 para possibilitar que os APs sem fio se comuniquem com os terminais sem fio se eles tiverem sido registrados com sucesso junto à rede externa SSPN-A 108a.
Os parâmetros e registro 304 e cada um dos planos de registro A-C 306a-c podem ser organizados utilizando uma estrutura de linguagem de marcação extensível (XML). Dessa maneira, o AP 104a e o terminal sem fio 114 podem permutar exigências de registro e informação de registro utilizando o formato XML. Alternativamente, os parâmetros de registro 304 e cada um dos planos de registro A-C 306a-c podem ser organizados como conjuntos de tipos enumerados, e o AP 104a e o terminal sem fio 114 podem permutar exigências de registro e informação de registro utilizando um formato de estrutura de tipo-comprimento-valor (TLV). Por exemplo, o AP 104a pode encapsular alguns dos parâmetros de registro 3 04 em estruturas do tipo TLV de EAP para comunicação ao terminal sem fio 114 (por exemplo, por intermédio da mensagem de resposta de registro 118), e o terminal sem fio 114 pode encapsular informação de registro em estruturas do tipo TLV de EAP para comunicação ao AP 104a (por exemplo, por intermédio da mensagem de informação de registro 120).
Cada um dos planos de registro A-C 306a-c pode ser usado para exigir informação de registro diferente a partir dos terminais sem fio para registro junto a SSPN-A 108a. Parâmetros de registro exemplares que podem ser selecionados para exigir diferente informação de registro a partir dos terminais sem fio são mostrados na Figura 4. Voltando-se brevemente para a Figura 4, a estrutura de dados de parâmetros de registro 304 é mostrada em detalhe. No exemplo ilustrado, o tipo de plano de registro 308a pode ser selecionado para ser um tipo de plano livre, um tipo de plano baseado em tempo, um tipo de plano de pagamento conforme o uso, ou um tipo de plano ilimitado. As exigências de termos e condições 308b incluem a opção de confirmação pelo usuário para indicar se o usuário deve aceitar os termos e condições antes de permitir registro do terminal sem fio do usuário. A informação de inscrição 308c inclui um parâmetro de nome completo (primeiro, último, iniciais), parâmetro de nome de usuário/senha, um parâmetro de correio eletrônico, um parâmetro de número de telefone, um parâmetro de endereço residencial, um parâmetro de informação de cartão de crédito, um parâmetro de número de ficha de pagamento, um parâmetro de quarto de hotel, um parâmetro de código de acesso, e um parâmetro de limite de acesso.
A informação de pagamento 308d inclui um parâmetro de opção de exigência de pagamento para indicar se um usuário deve prover pagamento ou uma promessa de pagamento antes de permitir o registro do terminal sem fio do usuário. A informação de pagamento pode ser permutada seguramente dentro de um túnel EAP. Por exemplo, os protocolos de Transações Eletrônicos Seguras (SET) ou Protocolo de Negociação Aberta de Internet (IOTP) (por exemplo, conforme definido em RFC 3538) poderia ser usado para processar uma transação de cartão de crédito para pagar por acesso de local de acesso. Tais mensagens poderiam ser encapsuladas dentro de uma carga útil de transporte EAP utilizando mensagens formatadas por TLV de solicitação/resposta de pagamento (ou mensagens formatadas XML) .
A informação de aprovisionamento 308e inclui um parâmetro de opção de exigência de aprovisionamento para indicar se um terminal sem fio pode ser aprovisionado com uma rede externa (por exemplo, a SSPN-A 108a) para permitir registro do terminal sem fio junto à rede externa. O aprovisionamento de um terminal sem fio envolve estabelecer ou realizar uma conexão permanente para o terminal sem fio com uma rede externa. Por exemplo, no exemplo ilustrado na Figura 1, quando uma conexão é aprovisionada na SSPN-A 108a para o terminal sem fio 114 durante um processo de registro inicial no qual o terminal sem fio 114 é registrado junto a SSPN-A 108a, o terminal sem fio 114 sempre terá aquela conexão aprovisionada disponível a ele sempre que ele estiver próximo do AP 104a. Dessa maneira, o terminal sem fio 114 não precisa tornar a se registrar (por exemplo, não precisa tornar a prover a informação de registro 120 da Figura 1) junto a SSPN-A 108a durante visitas subsequentes ao local de acesso WLAN 102a. Na realidade, sempre que terminal sem fio 114 retornar para as proximidades do AP 104a e solicitar conexão com a SSPN-A 108a, a SSPN-A 108a permitirá que o terminal sem fio 114 se conecte outra vez por intermédio da conexão previamente aprovisionada com base na informação de identificação única (por exemplo, um número de série eletrônico, um número de identidade de equipamento móvel internacional (IMEI), um número telefônico, um nome de usuário/senha, etc.) provido pelo terminal sem fio 114. No exemplo ilustrado da Figura 3, a SSPN-A 108a é provida com um meio de armazenamento de dados de aprovisionamento 311 para armazenar informação de aprovisionamento para terminais sem fio aprovisionados. O aprovisionamento de credenciais de portal cativo pode ser feito utilizando mensagens formatadas-TLV de solicitação/resposta de aprovisionamento dentro de um método EAP tunelado. O aprovisionamento de credencial pode ser realizado mediante envio de credenciais envolvidas por chave a partir da rede externa para o terminal sem fio 114, permitindo que o terminal sem fio 114 se registre junto a uma autoridade de certificado para obter um certificado de cliente válido, ou aprovisionando um arquivo de configuração automática de representante (PAC).
Retornando ao exemplo ilustrado da Figura 3, um plano de registro exemplar A 306a pode ser configurado pela SSPN-A 108a para: (a) prover acesso de dados ilimitado (por exemplo, um plano não limitado do tipo de plano de registro 308a mostrado na Figura 4) ; (b) não exigir que um terminal sem fio forneça uma aceitação pelo usuário de termos e condições (por exemplo, as exigências de termos e condições 308b) ; (c) requerer que o terminal sem fio forneça um primeiro nome, um último nome, um endereço de correio eletrônico, e uma confirmação de endereço de correio eletrônico (por exemplo, a informação de inscrição 308c); (d) não exigir pagamento (por exemplo, a informação de pagamento 308d); e (e) exigir aprovisionamento (por exemplo, a informação de aprovisionamento 308e).
O plano B de registro exemplar 3 06b pode ser configurado pela SSPN-A 108a para: (a) prover um acesso de dados baseado em tempo (por exemplo, um plano baseado em tempo do tipo de plano de registro 308a mostrado na Figura 4) ; (b) não exigir um terminal sem fio para prover aceitação pelo usuário de termos e condições (por exemplo, as exigências de termos e condições 308b); (c) requerer que o terminal sem fio forneça um primeiro nome, um último nome, um endereço de correio eletrônico, uma confirmação de correio de endereço eletrônico, e informação de cartão de crédito (por exemplo, a informação de inscrição 308c); (d) impor um limite de tempo de acesso de seis horas (por exemplo, a informação de inscrição 308c); (e) exigir pagamento (por exemplo, a informação de pagamento 308d); e (f) não exigir aprovisionamento (por exemplo, a informação de aprovisionamento 308e).
O plano C de registro exemplar 3 06c pode ser configurado pela SSPN-A 108a para: (a) prover um acesso de dados baseado em tempo (por exemplo, um plano baseado em tempo do tipo de plano de registro 308a mostrado na Figura 4) ; (b) não exigir um terminal sem fio para prover uma aceitação de usuário dos termos e condições (por exemplo, as exigências de termos e condições 308b); (c) exigir que o terminal sem fio forneça um primeiro nome, um último nome, um endereço de correio eletrônico, uma confirmação de endereço de correio eletrônico, e informação de cartão de crédito (por exemplo, a informação de inscrição 308c); (d) impor um limite de tempo de acesso de 24 horas (por exemplo, a informação de inscrição 308c); (e) exigir pagamento (por exemplo, informação de pagamento 308d); e (f) não exigir aprovisionamento (por exemplo, informação de aprovisionamento 308e).
A SSPN-A 108a pode configurar ainda outros planos de registro para permitir ou restringir o registro de terminais sem fio associados com subscrição ou acordos de roaming ou terminais sem fio para os quais não existem acordos pré-estabelecidos entre os usuários dos terminais sem fio e o provedor de serviço A da SSPN-A 108a. Em algumas implementações exemplares, diferentes planos de registro podem ser configurados para diferentes locais de acesso sem fio (por exemplo, o local de acesso WLAN 102a da Figura 1) . Conforme mostrado na Figura 3, o AP 104a armazena o plano de registro A 306a e o plano de registro C 3 06c em um meio de armazenamento de dados de esquemas de plano, local 312 e pode subsequentemente comunicar os planos de registro 306a e 306c uma ou mais vezes ao terminal sem fio 114 (ou qualquer outro terminal sem fio) . Dessa maneira, quando o terminal sem fio 114 subsequentemente solicita registros junto a SSPN-A 108a (por exemplo, mediante comunicação da mensagem de solicitação de registro 116 da Figura 1) , o AP 104a pode comunicar a mensagem de resposta de registro 118 junto com o plano selecionável A 306a e o plano selecionável C 306c. O terminal sem fio 114 pode então responder com a mensagem de informação de registro 120 incluindo um plano selecionado 314 e informação de registro 316 correspondendo aos parâmetros de registro exigidos do plano selecionado 314 .
Em algumas implementações exemplares, exigências de pagamento e informação correspondendo à informação de pagamento 308d podem ser comunicadas como parte da mensagem de resposta de registro 118 e mensagem de informação de registro 120 ou como uma troca de mensagens de pagamento, separada 318. Além disso, em algumas implementações exemplares, exigências de aprovisionamento e informação correspondendo à informação de aprovisionamento 308e podem ser comunicadas como parte da mensagem de resposta de registro 118 e mensagem de informação de registro 120 ou como uma troca de mensagens de aprovisionamento, separada 320 .
Com referência agora à Figura 5, um exemplo ilustrado do terminal sem fio 114 das Figuras 1 e 3 é mostrado na forma de diagrama de blocos. No exemplo ilustrado, o terminal sem fio 114 inclui um processador 502 que pode ser usado para controlar a operação global do terminal sem fio 114. 0 processador 502 pode ser implementado utilizando um controlador, um processador de uso geral, um processador de sinal digital, hardware dedicado, ou qualquer combinação dos mesmos.
O terminal sem fio 114 inclui também um gerador de mensagem de terminal 504 e um analisador de dados de terminal 506. O gerador de mensagem de terminal 504 pode ser usado para gerar mensagens relacionadas ao registro (por exemplo, mensagens formatadas em TLV ou mensagens formatadas em XML) tal como a mensagem de solicitação de registro 116 e a mensagem de informação de registro 120 das Figuras 1 e 3 e/ou mensagens de pagamento e aprovisionamento associadas com a troca de mensagens de pagamento 318 e a troca de mensagens de aprovisionamento 320 da Figura 3. O analisador de dados de terminal 506 pode ser usado para recuperar informação a partir da memória (por exemplo, uma RAM 510) . Por exemplo, o analisador de dados de terminal 506 pode recuperar alguns dos parâmetros de registro 304 (Figura 3) para planos de registro recebidos (por exemplo, planos recebidos dentre os planos de registro A-C 3 06a-c da Figura 3) a partir de mensagens formatadas em TLV ou mensagens formatadas em XML.
Embora o gerador de mensagem de terminal 504 e o analisador de dados de terminal 506 sejam mostrados como separados a partir de, e conectados ao processador 502 na Figura 5, em algumas implementações exemplares, o gerador de mensagem de terminal 504 e o analisador de dados de terminal 506 podem ser implementados no processador 502 e/ou em um subsistema de comunicação sem fio (por exemplo, um subsistema de comunicação sem fio 518). O gerador de mensagem de terminal 504 e o analisador de dados de terminal 506 podem ser implementados utilizando qualquer combinação desejada de hardware, firmware, e/ou software. Por exemplo, um ou mais circuitos integrados, componentes discretos de semicondutor, e/ou componentes eletrônicos passivos podem ser usados. Assim, por exemplo, o gerador de mensagem de terminal 504 e o analisador de dados de terminal 506, ou partes dos mesmos, poderiam ser implementados utilizando um ou mais circuito(s), processador(es) programável, circuito(s) integrado de aplicação especifica (ASIC(s)), dispositivo(s) lógico programável (PLD(s)), dispositivo(s) lógico programável no campo (FPLD(s)), etc. 0 gerador de mensagem de terminal 504 e o analisador de dados de terminal 506, ou partes dos mesmos, podem ser implementados utilizando instruções, código, e/ou outro software e/ou firmware, etc. armazenados em um meio acessível por máquina e executável, por exemplo, por um processador (por exemplo, o processador exemplar 502). Quando qualquer uma das reivindicações anexas é lida para cobrir uma implementação puramente de software, ao menos um do gerador de mensagem do terminal 504 e o analisador de dados de terminal 506 é pelo presente expressamente definido para incluir um meio tangível tal como uma memória de estado sólido, uma memória magnética, um DVD, um CD, etc.
O terminal sem fio exemplar 114 mostrado na Figura 5 inclui também uma memória FLASH 508, uma memória de acesso aleatório (RAM) 510, e uma interface de memória expansível 512 acoplada de forma comunicativa com o processador 502. A memória FLASH 508 pode ser usada para, por exemplo, armazenar instruções e/ou dados legíveis por computador. Em algumas implementações exemplares, a memória FLASH 508 pode ser usada para armazenar uma ou mais das estruturas de dados discutidas acima em conexão com as Figuras 3 e 4 e também pode pré-armazenar informação de registro (por exemplo, nome de usuário, endereço, informação de cartão de crédito, e/ou qualquer outra informação indicada pelos parâmetros de registro 304 das Figuras 3 e 4) associada com o terminal sem fio 114. A RAM 510 também pode ser usada para, por exemplo, armazenar dados e/ou instruções.
O terminal sem fio 114 é provido com uma interface de hardware de segurança 514 para receber um cartão SIM (ou um cartão USIM ou um elemento seguro NFC) a partir de um provedor de serviço sem fio. Um cartão SIM pode ser usado como um parâmetro de autenticação para autenticar o terminal sem fio 114 para estabelecer uma conexão com a rede suportada por WLAN. Em algumas implementações exemplares, um cartão SIM também pode armazenar informação de registro exigida para registro junto às redes externas. O terminal sem fio 114 também é provido com uma interface I/O de dados externa 516. A interface I/O de dados externa 516 pode ser usada por um usuário para transferir informação para o terminal sem fio 114 através de um meio cabeado.
O terminal sem fio 114 é provido com um subsistema de comunicação sem fio 518 para habilitar as comunicações sem fio com os APs de WLAN (por exemplo, os APs 104a-c da Figura 1) . Embora não mostrado, o terminal sem fio 114 também pode ter um subsistema de comunicação de longo alcance para receber mensagens a partir da rede celular sem fio e enviar mensagens para a mesma. Nos exemplos ilustrados aqui descritos, o subsistema de comunicação sem fio 518 pode ser configurado de acordo com o padrão IEEE® 802.11. Em outras implementações exemplares, o subsistema de comunicação sem fio 518 pode ser implementado utilizando um rádio BLUETOOTH®, um dispositivo ZIGBEE®, um dispositivo USB sem fio, ou um rádio de banda ultralarga (UWB).
Para possibilitar que um usuário utilize e interaja com ou através do terminal sem fio 114, o terminal sem fio 114 é provido com um altofalante 520, um microfone 522, um vídeo 524, e uma interface de entrada de usuário 526. O vídeo 524 pode ser um vídeo LCD, um vídeo de documento eletrônico, etc. A interface de entrada de usuário 526 poderia ser um teclado alfanumérico e/ou teclado do tipo telefônico, um acionador multidirecional ou roda de rolamento com capacidade dinâmica de apertar botão, um painel sensível ao toque, etc. Conforme discutido acima, os métodos e aparelhos exemplares aqui descritos podem ser usados vantajosamente em conexão com os terminais sem fio que não têm interfaces de usuário e, assim, o altofalante 520, microfone 522, o vídeo 524, a interface de entrada de usuário 526, e/ou qualquer combinação dos mesmos podem ser opcionalmente omitidos. No exemplo ilustrado, o terminal sem fio 114 é um dispositivo acionado por bateria e, assim, é provido com uma bateria 528 e uma interface de bateria 530.
Voltando-se agora para a Figura 6, um AP exemplar 104a das Figuras 1 e 3 é mostrado na forma de diagrama de blocos. O AP exemplar 104a inclui um processador 602 para realizar as operações globais do AP 104a. Além disso, o AP 104a inclui um gerador de mensagem de AP 604 para gerar mensagens formatadas em TLV ou XML (por exemplo, a mensagem de resposta de registro 118 e a mensagem de status de registro 122 das Figuras 1 e 3 e/ou mensagens de pagamento e aprovisionamento associadas à troca de mensagens de pagamento 318 e troca de mensagens de aprovisionamento 320 da Figura 3) . 0 AP 104a inclui também um analisador de dados de AP 606 para recuperar informação a partir das mensagens recebidas enviadas pelo terminal sem fio 114. O gerador de mensagem AP 604 é substancialmente similar ao gerador de mensagem de terminal 504 da Figura 5, e o analisador de dados AP 606 é substancialmente similar ao analisador de dados de terminal 506 da Figura 5. Assim, o gerador de mensagem AP 604 e o analisador de dados AP 606 podem ser implementados no processador 602 e/ou em um subsistema de comunicação sem fio (por exemplo, um subsistema de comunicação sem fio 612) utilizando qualquer combinação de hardware, firmware, e/ou software incluindo instruções armazenadas em um meio legível por computador.
Ο ΑΡ exemplar 104a inclui também uma memória flash 608 e uma RAM 610, ambas as quais são acopladas ao processador 602. A memória FLASH 608 pode ser configurado para armazenar planos de registro (por exemplo, os planos de registro A e C 306a e 306c conforme mostrados armazenados no meio de armazenamento de dados de esquemas de plano local 312 (na Figura 3). A RAM 610 pode ser usada para gerar mensagens para comunicação ao terminal sem fio 114 e/ou para armazenar as mensagens recebidas comunicadas pelo terminal sem fio 114.
Para se comunicar com os terminais sem fio tal como o terminal sem fio 114, o AP 104a é provido com um subsistema de comunicação sem fio 612, o qual pode ser substancialmente similar ou idêntico ao subsistema de comunicação sem fio 518 (Figura 5) do terminal sem fio 114. Para se comunicar com uma rede suportada por WLAN ou rede externa (por exemplo, as redes 106a-b, 110, e 108a-b), o AP 104a é provido com uma interface de uplink de rede 614. No exemplo ilustrado, a interface de comunicação de uplink de rede 614 possibilita que o AP 104a se comunique com as redes externas (por exemplo, a rede privada 106a e/ou a SSPN-A 108a.
As Figuras 7A, 7B e 8 ilustram diagramas de fluxo exemplares representativos de processos que podem ser implementados utilizando instruções legíveis por computador que podem ser usadas para registro de um terminal sem fio (por exemplo, o terminal sem fio 114 das Figuras 1, 3 e 5) junto a uma rede suportada por WLAN ou uma rede externa (por exemplo, as redes 106a-b, 108a-b, e 110 da Figura 1) . As operações exemplares das Figuras 7A, 7b e 8 podem ser realizadas utilizando-se um processador, um controlador e/ou qualquer outro dispositivo de processamento adequado. Por exemplo, as operações exemplares das Figuras 7A, 7B e 8 podem ser implementadas utilizando instruções codificadas armazenadas em um meio tangível tal como uma memória FLASH, uma memória de leitura (ROM) e/ou memória de acesso aleatório (RAM) associadas a um processador (por exemplo, o processador 502 da Figura 5 e/ou o processador 602 da Figura 6). Alternativamente, algumas ou todas as operações exemplares das Figuras 7A, 7B e 8 podem ser implementadas utilizando-se qualquer comunicação(ões) de circuito(s) integrado de aplicação específica (ASIC(s)), dispositivo(s) lógico programável (PLD(s)), dispositivo(s) lógico programável no campo (FPLD(s)), lógica discreta, hardware, firmware, etc. Além disso, algumas ou todas as operações exemplares das Figuras 7A, 7B e 8 podem ser implementadas manualmente ou como qualquer combinação(ões) de qualquer uma das técnicas precedentes, por exemplo, qualquer combinação de firmware, software, lógica discreta e/ou hardware. Adicionalmente, embora as operações exemplares das Figuras 7A, 7B e 8 sejam descritas com referência aos diagramas de fluxo das Figuras 7A, 7B e 8, outros métodos implementando as operações das Figuras 7A, 7B e 8 podem ser empregados. Por exemplo, a ordem de execução dos blocos pode ser alterada, e/ou alguns dos blocos descritos podem ser mudados, eliminados, subdivididos, ou combinados. Adicionalmente, qualquer uma ou todas as operações exemplares das Figuras 7A, 7B e 8 podem ser realizadas sequencialmente e/ou em paralelo mediante, por exemplo, encadeamentos separados de processamento, processadores, dispositivos, lógica discreta, circuitos, etc.
Os diagramas de fluxo exemplares das Figuras 7 A e 7B incluem um processo de terminal sem fio 702 e um processo AP 704 que interagem de forma cooperante para facilitar a comunicação entre o terminal sem fio 114 e o AP 104a. No exemplo ilustrado, o processo de terminal sem fio 702 é implementado utilizando o terminal sem fio 114 (Figuras 1, 3 e 5) para comunicar informação de registro ao AP 104a para registro junto à rede privada 106a e/ou SSPN-A 108a das Figuras 1 e 3. O processo de AP 704 pode ser implementado utilizando o AP 104a (Figuras 1, 3 e 6) para transmitir parâmetros de registro para o terminal sem fio 114 indicativos da informação de registro exigida e para receber tal informação de registro a partir do terminal sem fio 114.
Voltando-se em detalhe para as Figuras 7A e 7B, inicialmente, o terminal sem fio 114 determina um método de autenticação (bloco 706) (Figura 7A) a ser usado para comunicar informação de registro ao AP 104a. No exemplo ilustrado, o método de autenticação é um método EAP tunelado com EAP-WISP como um método de autenticação interna. 0 terminal sem fio 114 pode descobrir o método de autenticação conforme descrito no pedido provisional dos Estados Unidos número de série 12/504.500, depositado em 16 de julho de 2009, intitulado "Methods and Apparatus to Discover Authentication Information in a Wireless Networking Environment", o qual é aqui incorporado integralmente mediante referência.
O terminal sem fio 114 estabelece uma sessão de autenticação com o AP 104a (bloco 708) com base no método de autenticação identificado no bloco 706. O terminal sem fio 114 transmite a mensagem de solicitação de registro 116 (Figura 1) ao AP 104a (bloco 710) . 0 AP 104a recebe a mensagem de solicitação de registro 116 (bloco 712) e transmite a mensagem de resposta de registro 118 (Figuras 1 e 3) (bloco 714) para o terminal sem fio 114. Conforme discutido acima, a mensagem de resposta de registro 118 inclui uma indicação de um ou mais planos de registro (por exemplo, os planos de registro A-C 306a-c da Figura 3) que podem ser selecionados pelo terminal sem fio 114 para facilitar a conexão autorizada. Por exemplo, um ou mais planos de registro diferentes podem ser recuperados a partir do meio de armazenamento de dados de esquemas de plano local 312 (Figura 3) .
O terminal sem fio 114 recebe uma mensagem de resposta de registro 118 (bloco 716), e o terminal sem fio 114 seleciona um plano de registro (bloco 720) provido na mensagem de resposta de registro 118. Um processo exemplar que o terminal sem fio 114 pode usar para selecionar um plano de registro é descrito abaixo em conexão com o diagrama de fluxo da Figura 8.
Após um plano de registro ser selecionado no bloco 720, o terminal sem fio 114 recupera a informação de registro exigida pelo plano de registro selecionado (bloco 722). Por exemplo, se o terminal sem fio 114 pré-armazenou toda a informação de registro exigida, o terminal sem fio 114 pode recuperar a informação de registro a partir de sua memória (por exemplo, a memória FLASH 508, a RAM 510, ou um cartão SIM). Adicionalmente ou alternativamente, se alguma ou toda a informação de registro deve ser provida por um usuário, o terminal sem fio 114 pode alertar um usuário (por exemplo, por intermédio de um alerta de interface gráfica de usuário) para prover a informação de registro exigida (por exemplo, nome e endereço). No exemplo ilustrado, o gerador de mensagem de terminal 504 pode ser usado para formatar a informação de registro em uma mensagem formatada em TLV ou uma mensagem formatada em XML para gerar a mensagem de informação de registro 120 (Figuras 1 e 3) . O terminal sem fio 114 transmite o plano de registro selecionado e a informação de registro para o AP 104a (bloco 724) por intermédio, por exemplo, da mensagem de informação de registro 120.
O AP 104a recebe o plano de registro selecionado e a informação de registro (bloco 726) e transmite os mesmos para a rede externa (por exemplo, a rede privada 106a e/ou a SSPN-A 108a) (bloco 728). Dessa maneira, um servidor da rede externa pode analisar a informação de registro provida para determinar se ela é válida para permitir o registro do terminal sem fio 114. A rede externa também pode determinar se o terminal sem fio 114 pode ser aprovisionado (ou foi aprovisionado) se o aprovisionamento for exigido e determinar se informação de pagamento é necessária (por exemplo, com base no plano de seleção).
O AP 104a então recebe um status de registro a partir da rede externa (bloco 730) . Por exemplo, o status de registro pode indicar se toda a informação de registro era válida para resultar em um registro bem-sucedido (e aprovisionamento, se necessário) e também pode indicar se o pagamento é exigido. Se nem todo o registro era válido, o status de registro pode indicar qual informação de registro é inválida. Em algumas implementações exemplares, tais como aquelas nas quais o registro é efetivo para uma duração limitada, um servidor de autenticação, autorização, e contabilidade (AAA) da rede externa que suporta um Serviço de Usuário de Discagem de Autenticação Remota (RADIUS) (RFC 2865) ou Diamater (RFC3588) pode opcionalmente enviar um atributo de expiração de tempo de sessão no status de registro ao AP 104a para informar o AP 104a sobre o tempo de expiração de sessão em segundos.
O AP 104a então atualiza seu status de conexão para o terminal sem fio 114 com base no status de registro recebido a partir da rede externa (bloco 732) . O AP 104a comunica o status de registro ao terminal sem fio 114 (bloco 734) por intermédio, por exemplo, da mensagem de status de registro 122 da Figura 1. Para registros de acesso de tempo limitado, a mensagem de status de registro 122 pode incluir um quadro formatado em TLV adicional incluindo o tempo para expiração de sessão em segundos conforme provido pela rede externa ao AP 104a.
O terminal sem fio 114 recebe a mensagem de status de registro 122 (bloco 736) e determina se toda a informação de registro era válida (bloco 738) . No exemplo ilustrado da Figura 7B, quando o terminal sem fio 114 recebe a mensagem de status de registro 122, o terminal sem fio 114 está em um estado de registro. Contudo, em outras implementações exemplares, o terminal sem fio 114 pode estar em um estado de descoberta, um estado de aprovisionamento, e/ou um estado de acesso. Se toda a informação de registro não era válida bloco 738), o terminal sem fio 114 determina se qualquer informação de registro alternativa está disponível (bloco 740). Por exemplo, o terminal sem fio 114 pode analisar quais entradas da informação de registro são indicadas como inválidas na mensagem de status de registro 122 e determinar se informação de registro alternativa está disponível como pré-armazenada na memória ou se um usuário pode prover a informação de registro alternativa para qualquer informação indicada como inválida pela rede externa. Se informação de registro alternativa estiver disponível (bloco 740), o controle retorna ao bloco 722 para recuperar e comunicar a informação de registro alternativa.
Se no bloco 738, o terminal sem fio 114 determinar que toda a informação de registro era válida (bloco 738), o controle passa para o bloco 742 da Figura 7B, e o terminal sem fio 114 determina se a informação de pagamento é exigida (bloco 742). Por exemplo, dependendo do plano selecionado no bloco 720, um pagamento pode ser exigido para possibilitar registro bem-sucedido. Se o pagamento for exigido (bloco 742), o terminal sem fio 114 recupera a informação de pagamento (bloco 744). Por exemplo, se o terminal sem fio 114 tem informação de pagamento pré-armazenada (por exemplo, informação de cartão de crédito, número de conta de pagamento online, etc.), o terminal sem fio 114 pode recuperar a informação de pagamento a partir de sua memória (por exemplo, a memória FLASH 580 ou a RAM 510) . Adicionalmente ou alternativamente, se alguma ou toda a informação de pagamento deve ser provida por um usuário, o terminal sem fio 114 pode alertar a um usuário (por exemplo, por intermédio de alerta de interface gráfica de usuário) para fornecer a informação de pagamento exigida (por exemplo, informação de cartão de crédito). No exemplo ilustrado, o gerador de mensagem de terminal 504 pode ser usado para formatar a informação de pagamento em uma mensagem formatada em TLV ou em uma mensagem formatada em XML para gerar a mensagem de informação de pagamento. 0 terminal sem fio 114 transmite a informação de pagamento para o AP 104a (bloco 746) por intermédio, por exemplo, de troca de mensagens de pagamento 318 da Figura 3.
o AP 104a recebe a informação de pagamento (bloco 748) e transmite a mesma para a rede externa (por exemplo, a rede privada 106a e/ou a SSPN-A 108a (bloco 750) . Dessa maneira um servidor da rede externa pode analisar a informação de pagamento provida para determinar a sua validade.
O AP 104a então recebe um status de confirmação de pagamento a partir da rede externa (bloco 752). 0 status de confirmação de pagamento pode indicar se a informação de pagamento provida é válida ou se qualquer parte da mesma é inválida. 0 AP 104a então atualiza seu status de conexão de terminal sem fio com base no status de confirmação de pagamento (bloco 754). Por exemplo, se a informação de pagamento era válida, o AP 104a pode atualizar seu status de conexão de terminal sem fio para indicar que uma conexão foi bem-sucedida. O AP 104a comunica o status de confirmação de pagamento ao terminal sem fio 114 (bloco 756) .
O terminal sem fio 114 determina se o status de confirmação de pagamento indica uma verificação bem-sucedida da informação de pagamento provida (bloco 758). Se toda a informação de pagamento não foi verificada de forma bem-sucedida como válida (bloco 758), o terminal sem fio 114 determina se qualquer informação de pagamento alternativa está disponível (bloco 760) . Por exemplo, o terminal sem fio 114 pode determinar se informação de pagamento alternativo está disponível como pré-armazenada na memória ou se um usuário pode fornecer a informação de pagamento alternativo. Se a informação de pagamento alternativo estiver disponível (bloco 760), o controle retorna ao bloco 744 para recuperar e comunicar a informação de pagamento alternativa.
Se a informação de pagamento alternativa não estiver disponível (bloco 760) ou se a informação de pagamento foi verificada de forma bem-sucedida como válida (bloco 758) ou se a informação de pagamento não é exigida (bloco 742) ou se informação de registro alternativa não está disponível (bloco 740), o terminal sem fio 114 atualiza seu status de conexão (bloco 762) para indicar se o registro foi bem-sucedido e, assim, se o terminal sem fio 114 está conectado à rede externa. Os processos exemplares das Figuras 7A e 7B são então concluídos.
Voltando-se agora para a Figura 8, o processo exemplar ilustrado pode ser usado pelo terminal sem fio 114 para implementar a operação do bloco 720 da Figura 7 para selecionar um plano de registro (por exemplo, um dos planos de registro 306a-c da Figura 3). Inicialmente, o analisador de dados de terminal 506 (Figura 5) recupera as exigências de parâmetro de registro para cada um dos planos de registros selecionáveis (bloco 802) recebidos a partir do AP 104a por intermédio da mensagem de resposta de registro 118 (Figuras 1 e 3). O terminal sem fio 114 determina se a informação de registro pré-armazenada possibilita a seleção de ao menos um plano de registro sem qualquer informação de registro provida pelo usuário (bloco 804). Se a informação de registro pré-armazenada não possibilita a seleção de ao menos um plano de registro (bloco 804), o terminal 114 solicita ao usuário para prover informação de registro adicional (bloco 806) . Por exemplo, a informação de registro adicional pode ser a informação de cartão de crédito que um usuário deseja que não seja pré-armazenada no terminal sem fio 114. Após receber a informação de registro adicional provida pelo usuário, o terminal sem fio 114 armazena a informação de registro adicional provida pelo usuário (bloco 808) na memória (por exemplo, a memória FLASH 508 ou a RAM 510 da Figura 5).
Se o terminal sem fio 114 determinar no bloco 804 que ele pré-armazenou a informação de registro para possibilitar a seleção de pelo menos um plano de registro sem qualquer informação de registro provida pelo usuário (bloco 804), o controle passa para o bloco 810. No bloco 810, o terminal sem fio 114 determina se a informação de registro pré-armazenada possibilita a seleção de dois ou mais planos de registro (bloco 810). Se a informação de registro pré-armazenada possibilitar a seleção de dois ou mais planos de registro (bloco 810), o terminal sem fio 114 solicita ao usuário que selecione um plano de registro (bloco 812). Em algumas implementações exemplares, uma prioridade de plano poderia ser pré-armazenada no terminal sem fio 114 para possibilitar que o terminal sem fio 114 selecionasse automaticamente um plano de registro tendo a mais alta prioridade. Em tais implementações, um usuário não teria que ser alertado para selecionar um plano de registro. Em vez disso, o terminal sem fio 114 selecionaria automaticamente um plano de registro com base na prioridade.
Após um usuário selecionar um plano de registro (bloco 812) ou se a informação de registro pré-armazenada não possibilitar a seleção de dois ou mais planos de registro (bloco 810) ou após o terminal sem fio armazenar a informação de registro adicional fornecida pelo usuário (bloco 8 08) para possibilitar a seleção de um plano de registro, o terminal sem fio 114 indica o plano de registro selecionado (boco 814). Dessa maneira, o gerador de mensagem de terminal 504 (Figura 5) pode gerar a mensagem de informação de registro 120 (Figuras 1 e 3) para transmissão para o AP 104a. O processo exemplar da Figura 8 é então concluído e o controle retorna para um processo de chamada ou função tal como o processo de chamada da Figura 7.
Embora certas modalidades, aparelho, e produtos industriais tenham sido descritos aqui, o escopo de cobertura dessa patente não é limitado aos mesmos. Ao contrário, essa patente abrange todos os métodos, aparelho, e produtos industriais compreendidos imparcialmente dentro do escopo das reivindicações anexas quer seja linearmente ou sob a doutrina de equivalentes.

Claims (18)

  1. Método para aperfeiçoar a conectividade para um dispositivo de usuário (114) em uma rede de área local sem fio (WLAN), o método caracterizado por compreender:
    receber (716) uma resposta de registro (118) no dispositivo de usuário (114), a resposta de registro (118) indicando um ou mais planos de registro (119);
    selecionar (720), no dispositivo de usuário (114) , um plano de registro (314) a partir dos um ou mais planos de registro (119);
    enviar (724), pelo dispositivo de usuário, informação de registro (316) associado com o dispositivo de usuário (114) para um servidor de uma rede externa (106a, 106b, 110, 108a, 108b), a informação de registro selecionada com base no plano de registro selecionado; e
    inserir, pelo dispositivo do usuário (114), um estado de provisionamento após o envio da informação de registro (316) se for determinado pelo servidor da rede externa que a informação de registro é válida para o plano de registro selecionado.
  2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda, antes do recebimento da resposta de registro no dispositivo de usuário (114), enviar (710) uma solicitação de registro (116) .
  3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a resposta de registro (118) é em resposta a uma solicitação de registro (116) a partir do dispositivo de usuário (114).
  4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a seleção do plano de registro (314) dentre o um ou mais planos de registro (119) é executada pelo dispositivo de usuário (114).
  5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda enviar um identificador do plano de registro selecionado (314) para o servidor da rede externa (106a, 106b, 110, 108a, 108b) em associação com a informação de registro (316).
  6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um ou mais planos de registro (119) são associados com o registro do dispositivo de usuário (114) com a rede externa (106a, 106b, 110, 108a, 108b) em comunicação com a WLAN.
  7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a rede externa (106a, 106b, 110, 108a, 108b) é uma rede de provedor de serviço que opera com base nos serviços baseados em subscrição disponíveis para o dispositivo de usuário (114) com base no um ou mais planos de registro (119) .
  8. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um ou mais planos de registro (119) estão em um formato de linguagem de marcação extensível (XML).
  9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que compreende ainda:
    receber (736) uma mensagem no dispositivo de usuário (114) a partir da rede externa (106a, 106b, 110, 108a, 108b), a mensagem compreendendo um status de registro (122) indicativo de se o dispositivo de usuário (114) está registrado com sucesso na rede externa (106a, 106b, 110, 108a, 108b); e
    quando o status de registro recebido (122) é indicativo de um registro bem-sucedido, enviar (746) informações de pagamento (318) associadas ao registro bem-sucedido.
  10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que compreende ainda, quando o status de registro recebido (122) é indicativo de pelo menos uma dentre informação de registro ausente ou informação de registro inválida, enviar informação de registro alternativa para a rede externa (106a, 106b, 110, 108a, 108b).
  11. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que, ao receber a mensagem da rede externa (106a, 106b, 110, 108a, 108b), o dispositivo de usuário (114) se encontra em dentre um estado de registro, um estado de descoberta, um estado de provisionamento ou um estado de acesso.
  12. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a informação de pagamento (318) inclui pelo menos um dentre um número de cartão de crédito, um número de conta pré-pago ou um número de cupom.
  13. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o um ou mais planos de registro (119) são recebidos e as informações de registro (316) são enviadas usando um formato de estrutura de tipo-comprimento-valor (TLV).
  14. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que compreende ainda o recebimento de requisitos de pagamento e o envio (746) de informação de pagamento em resposta aos requisitos de pagamento utilizando um formato de estrutura de TLV.
  15. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que compreende ainda o recebimento de requisitos de provisionamento e o envio de informações de provisionamento em resposta ao provisionamento usando um formato de estrutura de TLV.
  16. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a informação de registro (316) inclui pelo menos um dentre aceitação de termos e condições, um nome de usuário ou uma identidade de usuário.
  17. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada um dos planos de registro (119) é associado a um dentre um plano baseado no tempo, um plano de pagamento conforme o uso ou um plano de acesso gratuito.
  18. Aparelho para aperfeiçoar a conectividade de um dispositivo de usuário em uma rede local sem fio (WLAN), o aparelho configurado para executar o método como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 17.
BRPI1011591-9A 2009-07-16 2010-07-16 Método e aparelho para aperfeiçoar a conectividade para um dispositivo de usuário em uma rede de área local sem fio BRPI1011591B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US22620809P 2009-07-16 2009-07-16
US61/226,208 2009-07-16
US12/836,270 US8619735B2 (en) 2009-07-16 2010-07-14 Methods and apparatus to register with external networks in wireless network environments
US12/836,270 2010-07-14
PCT/IB2010/053248 WO2011007338A1 (en) 2009-07-16 2010-07-16 Methods and apparatus to register with external networks in wireless network environments

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1011591A2 BRPI1011591A2 (pt) 2016-03-22
BRPI1011591B1 true BRPI1011591B1 (pt) 2021-03-23

Family

ID=43242119

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1011591-9A BRPI1011591B1 (pt) 2009-07-16 2010-07-16 Método e aparelho para aperfeiçoar a conectividade para um dispositivo de usuário em uma rede de área local sem fio

Country Status (12)

Country Link
US (2) US8619735B2 (pt)
EP (3) EP3975630A1 (pt)
JP (1) JP2012533920A (pt)
KR (1) KR101323358B1 (pt)
CN (1) CN102474839B (pt)
AU (1) AU2010272153B2 (pt)
BR (1) BRPI1011591B1 (pt)
CA (1) CA2766791C (pt)
ES (2) ES2908002T3 (pt)
MX (1) MX2012000268A (pt)
SG (2) SG10201403949QA (pt)
WO (1) WO2011007338A1 (pt)

Families Citing this family (98)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8892112B2 (en) 2011-07-21 2014-11-18 At&T Mobility Ii Llc Selection of a radio access bearer resource based on radio access bearer resource historical information
US8589541B2 (en) 2009-01-28 2013-11-19 Headwater Partners I Llc Device-assisted services for protecting network capacity
US8832777B2 (en) 2009-03-02 2014-09-09 Headwater Partners I Llc Adapting network policies based on device service processor configuration
US8402111B2 (en) 2009-01-28 2013-03-19 Headwater Partners I, Llc Device assisted services install
US8406748B2 (en) 2009-01-28 2013-03-26 Headwater Partners I Llc Adaptive ambient services
US9137739B2 (en) 2009-01-28 2015-09-15 Headwater Partners I Llc Network based service policy implementation with network neutrality and user privacy
US8340634B2 (en) 2009-01-28 2012-12-25 Headwater Partners I, Llc Enhanced roaming services and converged carrier networks with device assisted services and a proxy
US8548428B2 (en) 2009-01-28 2013-10-01 Headwater Partners I Llc Device group partitions and settlement platform
US8275830B2 (en) 2009-01-28 2012-09-25 Headwater Partners I Llc Device assisted CDR creation, aggregation, mediation and billing
US8346225B2 (en) 2009-01-28 2013-01-01 Headwater Partners I, Llc Quality of service for device assisted services
US8626115B2 (en) 2009-01-28 2014-01-07 Headwater Partners I Llc Wireless network service interfaces
US8391834B2 (en) 2009-01-28 2013-03-05 Headwater Partners I Llc Security techniques for device assisted services
US8326319B2 (en) 2009-01-23 2012-12-04 At&T Mobility Ii Llc Compensation of propagation delays of wireless signals
US10783581B2 (en) 2009-01-28 2020-09-22 Headwater Research Llc Wireless end-user device providing ambient or sponsored services
US10237757B2 (en) 2009-01-28 2019-03-19 Headwater Research Llc System and method for wireless network offloading
US11985155B2 (en) 2009-01-28 2024-05-14 Headwater Research Llc Communications device with secure data path processing agents
US9270559B2 (en) 2009-01-28 2016-02-23 Headwater Partners I Llc Service policy implementation for an end-user device having a control application or a proxy agent for routing an application traffic flow
US9954975B2 (en) 2009-01-28 2018-04-24 Headwater Research Llc Enhanced curfew and protection associated with a device group
US10057775B2 (en) 2009-01-28 2018-08-21 Headwater Research Llc Virtualized policy and charging system
US9955332B2 (en) 2009-01-28 2018-04-24 Headwater Research Llc Method for child wireless device activation to subscriber account of a master wireless device
US11973804B2 (en) 2009-01-28 2024-04-30 Headwater Research Llc Network service plan design
US10484858B2 (en) 2009-01-28 2019-11-19 Headwater Research Llc Enhanced roaming services and converged carrier networks with device assisted services and a proxy
US10064055B2 (en) 2009-01-28 2018-08-28 Headwater Research Llc Security, fraud detection, and fraud mitigation in device-assisted services systems
US10798252B2 (en) 2009-01-28 2020-10-06 Headwater Research Llc System and method for providing user notifications
US10200541B2 (en) 2009-01-28 2019-02-05 Headwater Research Llc Wireless end-user device with divided user space/kernel space traffic policy system
US11218854B2 (en) 2009-01-28 2022-01-04 Headwater Research Llc Service plan design, user interfaces, application programming interfaces, and device management
US10264138B2 (en) 2009-01-28 2019-04-16 Headwater Research Llc Mobile device and service management
US9706061B2 (en) 2009-01-28 2017-07-11 Headwater Partners I Llc Service design center for device assisted services
US9980146B2 (en) 2009-01-28 2018-05-22 Headwater Research Llc Communications device with secure data path processing agents
US9572019B2 (en) 2009-01-28 2017-02-14 Headwater Partners LLC Service selection set published to device agent with on-device service selection
US10779177B2 (en) 2009-01-28 2020-09-15 Headwater Research Llc Device group partitions and settlement platform
US9565707B2 (en) 2009-01-28 2017-02-07 Headwater Partners I Llc Wireless end-user device with wireless data attribution to multiple personas
US10841839B2 (en) 2009-01-28 2020-11-17 Headwater Research Llc Security, fraud detection, and fraud mitigation in device-assisted services systems
US10326800B2 (en) 2009-01-28 2019-06-18 Headwater Research Llc Wireless network service interfaces
US10492102B2 (en) 2009-01-28 2019-11-26 Headwater Research Llc Intermediate networking devices
US10248996B2 (en) 2009-01-28 2019-04-02 Headwater Research Llc Method for operating a wireless end-user device mobile payment agent
US9392462B2 (en) 2009-01-28 2016-07-12 Headwater Partners I Llc Mobile end-user device with agent limiting wireless data communication for specified background applications based on a stored policy
US10715342B2 (en) 2009-01-28 2020-07-14 Headwater Research Llc Managing service user discovery and service launch object placement on a device
US8943552B2 (en) 2009-04-24 2015-01-27 Blackberry Limited Methods and apparatus to discover authentication information in a wireless networking environment
US8619735B2 (en) 2009-07-16 2013-12-31 Blackberry Limited Methods and apparatus to register with external networks in wireless network environments
US8762232B2 (en) * 2010-01-20 2014-06-24 Futurewei Technologies, Inc. Method for accounting information handling in an interworking
US9053513B2 (en) 2010-02-25 2015-06-09 At&T Mobility Ii Llc Fraud analysis for a location aware transaction
US9196157B2 (en) 2010-02-25 2015-11-24 AT&T Mobolity II LLC Transportation analytics employing timed fingerprint location information
US8224349B2 (en) 2010-02-25 2012-07-17 At&T Mobility Ii Llc Timed fingerprint locating in wireless networks
US9008684B2 (en) 2010-02-25 2015-04-14 At&T Mobility Ii Llc Sharing timed fingerprint location information
US8254959B2 (en) 2010-02-25 2012-08-28 At&T Mobility Ii Llc Timed fingerprint locating for idle-state user equipment in wireless networks
US8467359B2 (en) 2010-05-13 2013-06-18 Research In Motion Limited Methods and apparatus to authenticate requests for network capabilities for connecting to an access network
US8665842B2 (en) 2010-05-13 2014-03-04 Blackberry Limited Methods and apparatus to discover network capabilities for connecting to an access network
US8644276B2 (en) 2010-05-13 2014-02-04 Research In Motion Limited Methods and apparatus to provide network capabilities for connecting to an access network
US8447328B2 (en) 2010-08-27 2013-05-21 At&T Mobility Ii Llc Location estimation of a mobile device in a UMTS network
US8621058B2 (en) * 2010-10-28 2013-12-31 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Providing cloud-based computing services
US9009629B2 (en) 2010-12-01 2015-04-14 At&T Mobility Ii Llc Motion-based user interface feature subsets
ES2584077T3 (es) 2011-01-18 2016-09-23 Nomadix, Inc. Sistemas y métodos para agrupar la gestión del ancho de banda en una red de sistemas de comunicación
US8820627B2 (en) * 2011-04-12 2014-09-02 Visa International Service Association Contactless test system
GB2491869B (en) * 2011-06-15 2013-10-16 Renesas Mobile Corp Apparatus and method of communication
US8612410B2 (en) 2011-06-30 2013-12-17 At&T Mobility Ii Llc Dynamic content selection through timed fingerprint location data
US9462497B2 (en) 2011-07-01 2016-10-04 At&T Mobility Ii Llc Subscriber data analysis and graphical rendering
US8761799B2 (en) 2011-07-21 2014-06-24 At&T Mobility Ii Llc Location analytics employing timed fingerprint location information
US9519043B2 (en) 2011-07-21 2016-12-13 At&T Mobility Ii Llc Estimating network based locating error in wireless networks
US8897802B2 (en) 2011-07-21 2014-11-25 At&T Mobility Ii Llc Selection of a radio access technology resource based on radio access technology resource historical information
US8923134B2 (en) 2011-08-29 2014-12-30 At&T Mobility Ii Llc Prioritizing network failure tickets using mobile location data
US8666390B2 (en) 2011-08-29 2014-03-04 At&T Mobility Ii Llc Ticketing mobile call failures based on geolocated event data
WO2013036580A2 (en) * 2011-09-09 2013-03-14 Interdigital Patent Holdings, Inc. Methods and apparatus for accessing localized applications
US8767691B2 (en) * 2011-09-19 2014-07-01 Alcatel Lucent Method and apparatus for scheduling transmissions for antenna arrays
US8762048B2 (en) 2011-10-28 2014-06-24 At&T Mobility Ii Llc Automatic travel time and routing determinations in a wireless network
US8909247B2 (en) 2011-11-08 2014-12-09 At&T Mobility Ii Llc Location based sharing of a network access credential
US8970432B2 (en) 2011-11-28 2015-03-03 At&T Mobility Ii Llc Femtocell calibration for timing based locating systems
US9026133B2 (en) 2011-11-28 2015-05-05 At&T Mobility Ii Llc Handset agent calibration for timing based locating systems
US9253589B2 (en) * 2012-03-12 2016-02-02 Blackberry Limited Wireless local area network hotspot registration using near field communications
WO2013138532A1 (en) * 2012-03-14 2013-09-19 Headwater Partners I Llc Mobile device activation via dynamically selected access network
US8925104B2 (en) 2012-04-13 2014-12-30 At&T Mobility Ii Llc Event driven permissive sharing of information
US8929827B2 (en) 2012-06-04 2015-01-06 At&T Mobility Ii Llc Adaptive calibration of measurements for a wireless radio network
US9094929B2 (en) 2012-06-12 2015-07-28 At&T Mobility Ii Llc Event tagging for mobile networks
US9326263B2 (en) 2012-06-13 2016-04-26 At&T Mobility Ii Llc Site location determination using crowd sourced propagation delay and location data
US9046592B2 (en) 2012-06-13 2015-06-02 At&T Mobility Ii Llc Timed fingerprint locating at user equipment
US8938258B2 (en) * 2012-06-14 2015-01-20 At&T Mobility Ii Llc Reference based location information for a wireless network
US8897805B2 (en) 2012-06-15 2014-11-25 At&T Intellectual Property I, L.P. Geographic redundancy determination for time based location information in a wireless radio network
US9408174B2 (en) 2012-06-19 2016-08-02 At&T Mobility Ii Llc Facilitation of timed fingerprint mobile device locating
US9161219B2 (en) * 2012-06-22 2015-10-13 Guest Tek Interactive Entertainment Ltd. Authorizing secured wireless access at hotspot having open wireless network and secure wireless network
US8892054B2 (en) 2012-07-17 2014-11-18 At&T Mobility Ii Llc Facilitation of delay error correction in timing-based location systems
US9351223B2 (en) 2012-07-25 2016-05-24 At&T Mobility Ii Llc Assignment of hierarchical cell structures employing geolocation techniques
JP5714620B2 (ja) * 2012-10-19 2015-05-07 株式会社オプティム ユーザ端末、オペレータサーバ、リモートサポート方法、及びユーザ端末用プログラム
JP2014165916A (ja) * 2013-02-21 2014-09-08 Boeing Co 近距離無線通信を使用した、乗客の移動局の乗客通信システムへの登録
WO2014159862A1 (en) 2013-03-14 2014-10-02 Headwater Partners I Llc Automated credential porting for mobile devices
US10536491B2 (en) * 2013-07-26 2020-01-14 Apple Inc. Apparatus, systems and methods for providing telephony services to multiple devices
US10547651B2 (en) * 2013-07-26 2020-01-28 Apple Inc. System and method for providing telephony services over WiFi for non-cellular devices
EP3010287B1 (en) * 2013-07-31 2022-01-19 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and device for connecting single ap device among multiple ap devices on same network to terminal
US9351111B1 (en) 2015-03-06 2016-05-24 At&T Mobility Ii Llc Access to mobile location related information
US11632710B2 (en) 2016-03-02 2023-04-18 Blackberry Limited Provisioning a device in a network
US10873842B2 (en) 2016-04-08 2020-12-22 Blackberry Limited Managed object to provision a device according to one of plural provisioning techniques
EP3446518B1 (en) * 2016-04-19 2022-01-05 Nokia Solutions and Networks Oy Network authorization assistance
US10171304B2 (en) 2017-04-27 2019-01-01 Blackberry Limited Network policy configuration
US11064354B2 (en) * 2018-02-23 2021-07-13 Arris Enterprises Llc Virtual tenant for multiple dwelling unit
US10631349B2 (en) * 2018-03-01 2020-04-21 Microsoft Technology Licensing, Llc Application-triggered tethering
US10516972B1 (en) 2018-06-01 2019-12-24 At&T Intellectual Property I, L.P. Employing an alternate identifier for subscription access to mobile location information
US11924639B2 (en) 2018-06-11 2024-03-05 Malikie Innovations Limited Revoking credentials after service access
US10681556B2 (en) * 2018-08-13 2020-06-09 T-Mobile Usa, Inc. Mitigation of spoof communications within a telecommunications network
US11005913B1 (en) * 2019-01-11 2021-05-11 TeliApp Corporation System for obtaining internet access for computing device tethered to mobile device having internet connection via universal translating software adapter and universal muxer data tracker

Family Cites Families (44)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6308060B2 (en) * 1998-06-15 2001-10-23 @Track Communications, Inc. Method and apparatus for providing a communication path using a paging network
EP1134995A1 (en) * 2000-03-17 2001-09-19 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Method and devices for improved location updating in a mobile communication system
US6985719B2 (en) 2000-12-21 2006-01-10 Nokia, Inc. Secure wireless backup mechanism
FI20011312A (fi) 2001-06-20 2002-12-21 Nokia Corp Parannettu menetelmä ja järjestely sähköisen maksumenettelyn hoitamiseksi
US7155215B1 (en) * 2002-01-04 2006-12-26 Cisco Technology, Inc. System and method for upgrading service class of a connection in a wireless network
US20040181692A1 (en) 2003-01-13 2004-09-16 Johanna Wild Method and apparatus for providing network service information to a mobile station by a wireless local area network
US7707418B2 (en) 2003-06-30 2010-04-27 Panasonic Corporation Communication system, communication method, base station apparatus, controller, device, and recording medium storing control program
EP1566938A1 (en) * 2004-02-18 2005-08-24 Sony International (Europe) GmbH Device registration in a wireless multi-hop ad-hoc network
CA2558019A1 (en) 2004-03-22 2005-10-13 Boehringer Ingelheim Pharmaceuticals, Inc. Alpha-trifluoromethyl alcohols or amines as glucocorticoid mimetics
SG147282A1 (en) 2004-03-25 2008-11-28 Starhub Ltd 22 51 Date Of Fili Wifi sms login solution for inbound (gsm) roamers
US7813319B2 (en) 2005-02-04 2010-10-12 Toshiba America Research, Inc. Framework of media-independent pre-authentication
WO2006092826A1 (ja) * 2005-02-28 2006-09-08 Fujitsu Limited サービス制御システム、サービス制御方法およびサービス制御プログラム
KR101075625B1 (ko) 2005-03-24 2011-10-21 엘지전자 주식회사 광대역 무선 접속 시스템에서 이동단말 관리 방법
ES2751167T3 (es) 2005-05-06 2020-03-30 Nokia Technologies Oy Mecanismo para posibilitar el descubrimiento de características de enlace/red en redes WLAN
US7738882B2 (en) 2005-06-13 2010-06-15 Toshiba America Research, Inc. Framework of media-independent pre-authentication improvements: including considerations for failed switching and switchback
CN100488282C (zh) * 2005-11-01 2009-05-13 华为技术有限公司 演进的移动通信网络及终端向演进的3g接入网络注册方法
KR101261637B1 (ko) 2006-02-01 2013-05-06 엘지전자 주식회사 이기종 망 간 핸드오버 수행시 mih 메시지 전송 방법
US20070189218A1 (en) 2006-02-11 2007-08-16 Yoshihiro Oba Mpa with mobile ip foreign agent care-of address mode
US20080070544A1 (en) 2006-09-19 2008-03-20 Bridgewater Systems Corp. Systems and methods for informing a mobile node of the authentication requirements of a visited network
US20080069065A1 (en) 2006-09-20 2008-03-20 Hong Kong Applied Science and Technology Research Institute Company Limited Method of seamlessly roaming between multiple wireless networks using a single wireless network adaptor
CA2620617A1 (en) * 2006-10-20 2008-04-20 T-Mobile Usa, Inc. System and method for utilizing ip-based wireless telecommunications client location data
US8095124B2 (en) * 2006-10-20 2012-01-10 Verizon Patent And Licensing Inc. Systems and methods for managing and monitoring mobile data, content, access, and usage
US20080151796A1 (en) 2006-12-22 2008-06-26 Nokia Corporation Apparatus, method, and computer program product providing improved network service information delivery
US10102518B2 (en) * 2007-02-22 2018-10-16 First Data Corporation Enrollment and registration of a device in a mobile commerce system
GB2448003A (en) 2007-03-08 2008-10-01 Siemens Ag Controlling information requests in a communications network to prevent congestion
US20080276303A1 (en) 2007-05-03 2008-11-06 Trapeze Networks, Inc. Network Type Advertising
CN101682539B (zh) 2007-06-01 2012-11-28 Lg电子株式会社 无线lan中的扫描过程、支持扫描过程的站点及其帧格式
US8036176B2 (en) 2007-06-08 2011-10-11 Toshiba America Research, Inc. MIH pre-authentication
WO2009005282A1 (en) 2007-07-04 2009-01-08 Lg Electronics Inc. Interworking procedure with external network in wireless lan and message format for the same
US20090022076A1 (en) 2007-07-17 2009-01-22 Necati Canpolat Network type assisted wlan network selection
US7933596B2 (en) 2007-08-31 2011-04-26 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Providing and charging for data services in roaming network environments
US8949434B2 (en) * 2007-12-17 2015-02-03 Microsoft Corporation Automatically provisioning a WWAN device
US20090225731A1 (en) 2008-03-10 2009-09-10 Nokia Corporation Wireless network including request to trigger function
US8477674B2 (en) 2008-03-12 2013-07-02 Nokia Corporation Wireless network including post groupcast time
US20090245133A1 (en) 2008-03-31 2009-10-01 Intel Corporation Broadcast/multicast based network discovery
US20090268652A1 (en) 2008-04-29 2009-10-29 Nokia Corporation Power management mode aware mesh beacon collision avoidance and information update mechanism
KR101526637B1 (ko) 2008-04-30 2015-06-05 애플 인크. 무선 액세스 포인트에 의한 복수의 서비스 네트워크에 대한 지원의 애드버타이즈
US8274894B2 (en) 2008-05-07 2012-09-25 Nokia Corporation Quality of service and power aware forwarding rules for mesh points in wireless mesh networks
EP2139195B1 (en) * 2008-06-23 2015-11-11 Alcatel Lucent Method, apparatus and system for registering a terminal with an application server in an IMS
US8259692B2 (en) 2008-07-11 2012-09-04 Nokia Corporation Method providing positioning and navigation inside large buildings
US8577999B2 (en) 2009-01-30 2013-11-05 Nokia Corporation Method for WLAN network and device role activation
US8086233B2 (en) * 2009-03-31 2011-12-27 Cisco Technology, Inc. Detecting cloning of network devices
US8943552B2 (en) 2009-04-24 2015-01-27 Blackberry Limited Methods and apparatus to discover authentication information in a wireless networking environment
US8619735B2 (en) 2009-07-16 2013-12-31 Blackberry Limited Methods and apparatus to register with external networks in wireless network environments

Also Published As

Publication number Publication date
EP3675568A1 (en) 2020-07-01
US8619735B2 (en) 2013-12-31
US20110164596A1 (en) 2011-07-07
US9113447B2 (en) 2015-08-18
JP2012533920A (ja) 2012-12-27
AU2010272153B2 (en) 2014-06-19
CN102474839A (zh) 2012-05-23
WO2011007338A1 (en) 2011-01-20
EP3675568B1 (en) 2021-12-08
CA2766791C (en) 2015-06-30
KR101323358B1 (ko) 2013-10-30
EP2454915B1 (en) 2020-03-11
EP2454915A1 (en) 2012-05-23
ES2908002T3 (es) 2022-04-27
US20140192794A1 (en) 2014-07-10
AU2010272153A1 (en) 2012-01-19
ES2787233T3 (es) 2020-10-15
CA2766791A1 (en) 2011-01-20
KR20120044945A (ko) 2012-05-08
BRPI1011591A2 (pt) 2016-03-22
SG10201403949QA (en) 2014-10-30
EP3975630A1 (en) 2022-03-30
SG176960A1 (en) 2012-02-28
CN102474839B (zh) 2016-04-13
MX2012000268A (es) 2012-01-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1011591B1 (pt) Método e aparelho para aperfeiçoar a conectividade para um dispositivo de usuário em uma rede de área local sem fio
US10136319B2 (en) Methods and apparatus to discover authentication information in a wireless networking environment
US9253712B2 (en) Automatic configuration of a wireless device
CN115499835A (zh) Amf节点及其方法

Legal Events

Date Code Title Description
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: RESEARCH IN MOTION LIMITED (CA)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: BLACKBERRY LIMITED (CA)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/03/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.