BRPI1008731B1 - método e sistema operável para atribuir sinais de referência a antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio - Google Patents

método e sistema operável para atribuir sinais de referência a antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio Download PDF

Info

Publication number
BRPI1008731B1
BRPI1008731B1 BRPI1008731-1A BRPI1008731A BRPI1008731B1 BR PI1008731 B1 BRPI1008731 B1 BR PI1008731B1 BR PI1008731 A BRPI1008731 A BR PI1008731A BR PI1008731 B1 BRPI1008731 B1 BR PI1008731B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
reference signals
type
interval
assigned
transmission
Prior art date
Application number
BRPI1008731-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Safavi Anahid
Jianghua Liu
Mattias WENNSTROM
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd. filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd.
Publication of BRPI1008731A2 publication Critical patent/BRPI1008731A2/pt
Publication of BRPI1008731B1 publication Critical patent/BRPI1008731B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L27/00Modulated-carrier systems
    • H04L27/26Systems using multi-frequency codes
    • H04L27/2601Multicarrier modulation systems
    • H04L27/2602Signal structure
    • H04L27/2605Symbol extensions, e.g. Zero Tail, Unique Word [UW]
    • H04L27/2607Cyclic extensions
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/0001Arrangements for dividing the transmission path
    • H04L5/0014Three-dimensional division
    • H04L5/0023Time-frequency-space
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0048Allocation of pilot signals, i.e. of signals known to the receiver
    • H04L5/0051Allocation of pilot signals, i.e. of signals known to the receiver of dedicated pilots, i.e. pilots destined for a single user or terminal
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0058Allocation criteria
    • H04L5/0062Avoidance of ingress interference, e.g. ham radio channels

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Radio Transmission System (AREA)

Abstract

MÉTODO E SISTEMA OPERÁVEL PARA ATRIBUIR SINAIS DE REFERÊNCIA A ANTENAS E NÓS EM UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO SEM FIO E PRODUTO DE PROGRAMA DE COMPUTADOR. A presente invenção refere-se a um método e sistema (10) para atribuir sinais de referência a antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio (12) que compreende um número N de nós de transmissão (14i, ..., 14n), em que N é um inteiro, N z 1. Os nós de transmissão (14i, ..., 14n) eslO tão transmitindo sinais de referência em um primeiro intervalo e um segundo intervalo dentro de subquadros, sobre a mesma largura de banda. Cada nó (14i, ..., 14n) tem pelo menos uma antena de transmissão (1611,1612, 1621), em que diferentes nós podem ter diferentes números de antenas de transmissão (1611,1612, 1621). Os sinais de referência são de dois tipos diferentes, um primeiro tipo de sinais de referência utilizado para demodulação, e um segundo tipo de sinais de referência utilizado para medições. Os sinais de referência do primeiro tipo são atribuídos a um número de nós de transmissão (14i, ..., 14n) com pelo menos uma antena de transmissão (1611,1612, 1621) nos primeiro e segundo intervalos em uma largura de banda predefinida: e os sinais de referência do segundo tipo para pelo menos (...).

Description

CAMPO TÉCNICO
[0001] A presente invenção refere-se a um método e um sistema para atribuir sinais de referência a antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio. Um programa de computador para estes pode também ser de relevância.
ANTECEDENTES
[0002] Em um sistema de comunicação, diferentes categorias de sinais de referência são utilizadas. Uma categoria de sinais de referência é utilizada para estimar o canal o qual é necessário para permitir uma demodulação coerente de um sinal recebido que contém tanto informações de controle quanto de dados. Outra categoria é utilizada para as medições de qualidade de canal e permitir uma programação.
[0003] Por exemplo, no enlace superior de LTE de 3 GPP, os sinais de referência os quais são utilizados para uma demodulação coerente são denominados sinais de referência de demodulação (DRS) e os sinais de referência os quais são utilizados para as medições de qualidade de canal são denominados sinais de referência de sondagem (SRS).
[0004] Tanto os sinais de referência de SRS quanto de DRS em LTE são decompostos de uma sequência de base específica de célula com um comprimento predefinido e um deslocamento cíclico correspondente em domínio de tempo. Em enlace superior de LTE, a sequência de base é uma sequência de Zadoff-Chu (ZC) ou Gerada Por Computador (CG). A sequência de ZC é utilizada como a sequência de base quando o comprimento da sequência de base é maior do que 24 subportadoras. De outro modo a sequência Gerada Por Computador (CG) é utilizada. Estes dois tipos de sequências têm a vantagem de terem uma amplitude constante no domínio de tempo e de frequência, o que é desejado para o sinal de referência (RS) de enlace superior. O deslocamento cíclico é uma rotação de fase linear em domínio de frequência aplicada na sequência de base. Este deslocamento de fase linear em domínio de frequência é equivalente a um deslocamento cíclico em domínio de tempo. Diferentes valores de deslocamentos cíclicos são utilizados para gerar diferentes sinais de referência ortogonais dentro de uma célula, de uma sequência de base.
[0005] Em um sistema de comunicação de múltiplos usuários, onde diversos usuários com uma antena de transmissão transmitem simultaneamente na mesma banda, como em DRS de enlace superior de LTE que corresponde a um MIMO ou SRS de enlace superior de LTE de múltiplos usuários, um deslocamento cíclico é utilizado para gerar um sinal de referência de cada usuário. Como os sinais de referência que correspondem aos usuários são ortogonais, um valor de deslocamento cíclico e um sinal de referência podem ser utilizados para separar os diferentes usuários no lado de receptor.
[0006] No enlace superior de LTE, símbolos distintos e predefinidos no subquadro de enlace superior são dedicados para transmitir os sinais de referência (RS), o que está ilustrado na figura 1. No caso de Prefixo Cíclico (CP) normal, o DRS ocupa o 4o símbolo de cada intervalo de enlace superior e o SRS é transmitido no último símbolo de alguns subquadros os quais estão configurados por eNB. A transmissão de DRS e de SRS para cada equipamento de usuário (UE) é independente. Se um UE for programado em um número de blocos de recursos (RB) em um subquadro para transmitir o canal compartilhado de enlace superior físico (PUSCH), este UE transmitirá o DRS com um comprimento igual para a largura de banda programada sobre o 4o símbolo dos dois intervalos do subquadro. A largura de banda de transmissão e os subquadros para o SRS são configurados por eNB. Mesmo se um UE não for programado para uma transmissão de dados ou de controle, este pode ainda transmitir o SRS no último símbolo do segundo intervalo nos subquadros de transmissão de SRS configurados.
[0007] Para o DRS de enlace superior, múltiplos usuários utilizam diferentes deslocamentos de ciclo da sequência de base e transmitem simultaneamente somente no caso de uma transmissão de MIMO de múltiplos usuários de enlace superior. De outro modo os diferentes usuários são separados por FDM e TDM. Mais precisamente, quando um único usuário está programado em um conjunto de blocos de recursos e um subquadro em enlace superior de LTE, como existe somente uma antena de transmissão, somente um DRS é necessário e consequentemente somente um deslocamento cíclico é utilizado e os deslocamentos cíclicos restantes são deixados inutilizados. Para o SRS, por outro lado, múltiplos usuários estão frequentemente programados no mesmo recurso de frequência de tempo e estão separados através de diferentes deslocamentos cíclicos da sequência de base.
[0008] Para o DRS no caso de MU-MIMO e SRS, os deslocamentos cíclicos devem ser alocados para diferentes usuários de tal modo que o deslocamento de tempo correspondente entre dois usuários torna-se maior do que a dispersão de retardo de canal. De outro modo, os canais que correspondem a diferentes usuários interferirão uns com os outros quando executando a estimativa de canal no receptor. Portanto, nem todos os deslocamentos cíclicos disponíveis da sequência de base podem ser utilizados na prática.
[0009] Assuma o caso de um sistema de LTE que opera na largura de banda de 5 MHz com um modelo de canal urbano típico (TU) com uma velocidade de UE de 3 km/h. Este é um canal de comunicação sem fio típico. De acordo com LTE Release 8, existe um número total de oito deslocamentos cíclicos disponíveis para SRS e DRS, isto é, até oito usuários podem ser multiplexados em código juntos. Se os deslocamentos cíclicos consecutivos forem alocados em domínio de frequência para diferentes usuários o deslocamento de tempo entre os usuários é de aproximadamente 32 amostras o que é menor do que a dispersão de retardo de canal TU (39 amostras). Portanto, de modo a fornecer uma proteção suficiente contra os múltiplos percursos para cada usuário no receptor, no máximo todo segundo deslocamento cíclico deve ser alocado para cada usuário o que significa que somente quatro de oito usuários podem ser multiplexados em código juntos sob a suposição de um canal TU.
[00010] A LTE Avançada é a evolução de LTE onde o equipamento de usuário (UE) ou um nó de transferência (RN) tem até quatro antenas de transmissão e é importante conhecer o canal de todas as antenas de transmissão para as antenas de receptor já que esta informação é utilizada para selecionar o esquema de modulação e de codificação para a transmissão de dados e também para selecionar a matriz de pré- codificação a ser utilizada para a transmissão. Uma matriz de pré- codificação, retirada de um livro de códigos de matrizes de pré- codificação disponíveis, é selecionada pelo receptor para corresponder com o canal e aperfeiçoar a qualidade da transmissão. Os dados e o DRS são pré-codificados pela mesma matriz de pré-codificação enquanto que o SRS não é pré-codificado. Com isto, um SRS precisa ser transmitido de cada uma das antenas de transmissão do UE. Considera-se uma alocação de SRS para este caso. Quando os equipamentos de usuários ou os nós de transferência com múltiplas antenas são suportados, um maior número de deslocamentos cíclicos deve ser alocado por UE ou RN comparado com LTE, para distinguir cada antena e cada usuário. Neste caso, as oito sequências de sondagem disponíveis são rapidamente exauridas.
[00011] Portanto, o problema é como estimar o canal de múltiplas antenas de transmissão para a estimativa de qualidade e a programação, isto é, como sondar os canais de UEs ou RNs com múltiplas antenas de transmissão.
[00012] É um problema adicional como sondar o canal de múltiplos usuários, onde alguns usuários têm múltiplas antenas de transmissão.
[00013] Ainda, é um problema relativo como manter o excesso de sinalização e o excesso de sinal de referência em um mínimo.
[00014] É também um problema relativo como manter o nível de interferência tão baixo quanto possível.
[00015] O documento de patente WO 2009/017363 refere-se a um método e aparelho para multiplexar um sinal de referência de um Equipamento de Usuário (UE), não tendo nenhuma outra transmissão de sinal no respectivo Intervalo de Tempo de Transmissão (TTI) com um sinal de referência de outro UE também tendo uma transmissão de dados no respectivo TTI, ou com o sinal de controle e o sinal de referência de outro UE transmitidos no respectivo TTI. O sinal de referência multiplexado do UE que não tem nenhuma outra transmissão de sinal no respectivo TTI pode servir como um sinal de referência de sondagem para permitir a estação base que serve aplicar uma adaptação de conexão a um sinal subsequente transmitido pelo UE ou este pode servir como um sinal de referência que transporta as informações de estado, tais como uma solicitação de recurso ou uma solicitação de serviço. Neste documento, somente o problema de número limitado de SRS foi tratado. Os outros problemas mencionados ainda permanecem.
SUMÁRIO
[00016] Os problemas acima mencionados são resolvidos por um método e sistema de atribuir sinais de referência a antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio de acordo com as concretizações acompanhantes.
[00017] Uma vantagem com o método de acordo com a presente invenção é que o excesso é o mesmo que em LTE enquanto atribuindo mais sinais de referência de sondagem (SRS) a diferentes usuários e diferentes antenas de transmissão.
[00018] Outra vantagem é que o nível de interferência entre os diferentes sinais de referência é reduzido.
[00019] Ainda uma vantagem adicional com o método de acordo com a presente invenção é menos excesso de sinalização para indicar um valor de deslocamento cíclico.
[00020] Uma vantagem adicional neste contexto é conseguida se os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos uma antena de transmissão forem atribuídos ao primeiro intervalo, e se os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante das antenas de transmissão forem atribuídos ao segundo intervalo. Por meio disto é conseguida a vantagem adicional que a potência de transmissão por antena fica mais alta dado que a potência de transmissão total do equipamento de usuário é constante.
[00021] De acordo com outra modalidade é uma vantagem se os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um nó forem atribuídos ao primeiro intervalo, e se os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante dos nós forem atribuídos ao segundo intervalo.
[00022] De acordo com ainda outra modalidade é uma vantagem se os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um primeiro nó forem atribuídos ao primeiro intervalo, os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um segundo nó forem atribuídos ao segundo intervalo, e se os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos uma antena de transmissão, para pelo menos um terceiro nó, forem atribuídos ao primeiro intervalo, e se os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante das antenas de transmissão, para o pelo menos um terceiro nó, forem atribuídos ao segundo intervalo.
[00023] Mais ainda, é uma vantagem neste contexto se aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao primeiro intervalo forem atribuídos um valor do deslocamento cíclico diferente do que o valor do deslocamento cíclico atribuídos aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao segundo intervalo.
[00024] De acordo com outra modalidade é uma vantagem se aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao primeiro intervalo forem atribuídos um valor do deslocamento cíclico igual ao valor do deslocamento cíclico atribuídos aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao segundo intervalo.
[00025] Uma vantagem adicional neste contexto é conseguida se as antenas forem antenas virtuais, e se o método também compreender a etapa:
[00026] - aplicar uma matriz/vetor de pré - codificação a cada sinal de referência antes da transmissão.
[00027] Mais ainda, é uma vantagem neste contexto se os sinais de referência do primeiro tipo forem sinais de referência de demodulação (DRS).
[00028] Uma vantagem adicional neste contexto é conseguida se os sinais de referência do segundo tipo forem sinais de referência de sondagem (SRS).
[00029] Mais ainda, é uma vantagem neste contexto se os sinais de referência do primeiro tipo forem pré-codificados por uma matriz/vetor de pré-codificação enquanto que os sinais de referência do segundo tipo não são pré-codificados por uma matriz/vetor de pré-codificação.
[00030] Mais ainda, é uma vantagem neste contexto se os nós forem equipamentos de usuário (UE), nós de transferência (RN), ou uma mistura de UEs e RNs, em um sistema de comunicação sem fio tal como LTE ou LTE avançado.
[00031] Uma vantagem com o sistema de acordo com a presente invenção é que o excesso é o mesmo que em LTE enquanto atribuindo mais sinais de referência de sondagem (SRS) a diferentes usuários e diferentes antenas de transmissão.
[00032] Outra vantagem é que o nível de interferência entre os diferentes sinais de referência é reduzido.
[00033] Ainda uma vantagem adicional com o sistema de acordo com a presente invenção é menos excesso de sinalização para indicar um valor de deslocamento cíclico.
[00034] Uma vantagem adicional neste contexto é conseguida se o meio de controle também for operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos uma antena de transmissão para o primeiro intervalo, e atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante das antenas de transmissão para o segundo intervalo. Por meio disto é conseguida a vantagem adicional que a potência de transmissão por antena fica mais alta dado que a potência de transmissão total do equipamento de usuário é constante.
[00035] De acordo com outra modalidade é uma vantagem se o sistema de comunicação sem fio compreender um número P de nós programados, em que P é um inteiro, e P >2. O meio de controle é também operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um nó programável para o primeiro intervalo. O meio de controle é também operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante dos nós programados para o segundo intervalo.
[00036] Mais ainda, é uma vantagem neste contexto se o meio de controle também for operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um primeiro nó programado para o primeiro intervalo, atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um segundo nó programado para o segundo intervalo. O meio de controle é também operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos uma antena de transmissão, para pelo menos um terceiro nó programado, para o primeiro intervalo, e atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante das antenas de transmissão, para o pelo menos um terceiro nó programado, para o segundo intervalo.
[00037] Uma vantagem adicional neste contexto é conseguida se o meio de controle também for operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao primeiro intervalo um valor do deslocamento cíclico diferente do que o valor do deslocamento cíclico atribuídos aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao segundo intervalo.
[00038] De acordo com outra modalidade é uma vantagem se o meio de controle também for operável para atribuir um valor do deslocamento cíclico para os sinais de referência do segundo tipo igual ao valor do deslocamento cíclico atribuídos aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao segundo intervalo.
[00039] Mais ainda, é uma vantagem neste contexto se os sinais de referência do primeiro tipo forem sinais de referência de demodulação (DRS).
[00040] Uma vantagem adicional neste contexto é conseguida se os sinais de referência do segundo tipo forem sinais de referência de sondagem (SRS).
[00041] Mais ainda, é uma vantagem neste contexto se os nós forem equipamentos de usuário (UE), nós de transferência (RN), ou uma mistura de UEs e RNs, em um sistema de comunicação sem fio tal como LTE ou LTE avançado.
[00042] Os problemas acima mencionados são também resolvidos com pelo menos um produto de programa de computador de acordo com a concretização 21. O pelo menos um produto de programa de computador é diretamente carregável na memória interna de pelo menos um computador digital, e compreende porções de código de software para executar as etapas do método de acordo com a presente invenção quando o pelo menos um produto é executado no pelo menos um computador.
[00043] Uma vantagem com esta solução é que o excesso é o mesmo que em LTE apesar de atribuir mais sinais de referência de sondagem (SRS) a diferentes usuários e diferentes antenas de transmissão.
[00044] Outra vantagem é que o nível de interferência entre os diferentes sinais de referência é reduzido.
[00045] Ainda uma vantagem com esta solução é menos excesso de sinalização para indicar o valor de deslocamento cíclico.
[00046] Será notado que o termo "compreende/compreendendo" como utilizado nesta descrição pretende denotar a presença de uma dada característica, etapa ou componente, sem excluir a presença de uma ou mais outras características, aspectos, inteiros, componentes, ou seus grupos. As modalidades da invenção serão agora descritas com uma referência aos desenhos acompanhantes, nos quais: BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS figura 1 mostra uma ilustração de posição de DRS ou de SRS no subquadro de enlace superior de LTE; figura 2 é um fluxograma de um método para atribuir os sinais de referência a antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio de acordo com a presente invenção; figura 3 mostra a transmissão de múltiplos SRSs de um equipamento do usuário (UE) com múltiplas antenas sobre dois intervalos; figura 4 descreve esquematicamente a relação entre as antenas virtuais e as antenas físicas; figura 5 mostra a transmissão de múltiplos SRSs de diferentes equipamentos de usuário sobre dois intervalos; figura 6 mostra uma primeira alternativa do cenário onde diversos equipamentos de usuário com múltiplas antenas de transmissão devem ser suportados; figura 7 mostra uma segunda alternativa do cenário onde diversos equipamentos de usuário com múltiplas antenas de transmissão devem ser suportados; figura 8 mostra uma transmissão misturada de múltiplos SRSs de diferentes equipamentos de usuário e diferentes antenas; figura 9 mostra um cenário onde somente um SRS é transmitido no símbolo de DRS de cada intervalo; figura 10 descreve esquematicamente diferentes métodos para atribuir os sinais de referência sobre intervalos de tempo utilizando uma multiplexação de código para diferentes nós com múltiplas antenas; figura 11 descreve o caso onde o SRS e o DRS utilizam diferentes alocações de largura de banda ortogonalizadas por algum código em domínio de tempo; figura 12 é um diagrama de blocos de um sistema operável para atribuir os sinais de referência para antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio de acordo com a presente invenção; e figura 13 mostra esquematicamente um número de produtos de programa de computador de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[00047] Na figura 2 está descrito um fluxograma de um método para atribuir os sinais de referência a antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio de acordo com a presente invenção. O sistema de comunicação sem fio compreende um número N de nós de transmissão, em que N é um inteiro, e N >1. Os nós de transmissão estão transmitindo sinais de referência em um primeiro intervalo de um segundo intervalo dentro de subquadros, sobre a mesma largura de banda. Mais ainda, cada nó tem pelo menos uma antena de transmissão, e diferentes nós podem ter diferentes números de antenas de transmissão. Os sinais de referência são de dois tipos diferentes, um primeiro tipo de sinais de referência utilizado para a demodulação, e um segundo tipo de sinais de referência utilizado para as medições. O método começa no bloco 50. O método continua, no bloco 52, para fazer a pergunta: Existem quaisquer sinais de referência do primeiro tipo? Se a resposta negativa, o método continua com a execução da etapa 52 novamente. Se, por outro lado, a resposta afirmativa, o método continua, no bloco 54, com a etapa: atribuir sinais de referência do primeiro tipo a um número de nós de transmissão com pelo menos uma antena de transmissão nos primeiro e segundo intervalos em uma largura de banda predefinida. Posteriormente, o método continua, no bloco 56, com a etapa: atribuir sinais de referência do segundo tipo para pelo menos um nó de transmissão com pelo menos duas antenas de transmissão em pelo menos um dos primeiro e segundo intervalos na dita largura de banda predefinida. O método é completado no bloco 58.
[00048] De acordo com uma modalidade preferida do método de acordo com a presente invenção, os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos uma antena de transmissão são atribuídos ao primeiro intervalo, e os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante das antenas de transmissão são atribuídos ao segundo intervalo.
[00049] De acordo com outra modalidade preferida, os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um nó são atribuídos ao primeiro intervalo, e os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante dos nós são atribuídos ao segundo intervalo.
[00050] De acordo com uma modalidade preferida adicional, os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um primeiro nó são atribuídos ao primeiro intervalo, os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um segundo nó são atribuídos ao segundo intervalo, e os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos uma antena de transmissão, para pelo menos um terceiro nó, são atribuídos ao primeiro intervalo, e os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante das antenas de transmissão, para o pelo menos um terceiro nó, são atribuídos ao segundo intervalo.
[00051] De acordo com uma primeira alternativa do método de acordo com a presente invenção, aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao primeiro intervalo são atribuídos um valor do deslocamento cíclico diferente do que o valor do deslocamento cíclico atribuídos aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao segundo intervalo.
[00052] De acordo com uma segunda alternativa, aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao primeiro intervalo são atribuídos um valor do deslocamento cíclico igual ao valor do deslocamento cíclico atribuídos aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao segundo intervalo.
[00053] A atribuição nas modalidades aqui descritas é executada em LTE ou LTE Avançado por sinalização de controle na camada física, do receptor para o transmissor, utilizando o canal de controle de enlace inferior físico (PDCCH) ou em outro canal em qualquer camada acima da camada física.
[00054] Mais ainda, se as antenas de transmissão forem antenas virtuais, o método também compreende a etapa: - aplicar uma matriz/vetor de pré-codificação a cada sinal de referência de demodulação antes da transmissão.
[00055] De acordo com uma modalidade preferida do método, os sinais de referência do primeiro tipo são sinais de referência de demodulação (DRS) os quais são pré-codificados pela matriz/vetor de pré-codificação, e os sinais de referência do segundo tipo são sinais de referência de sondagem (SRS) os quais não são pré-codificados pela matriz/vetor de pré-codificação mas transmitidos por antena.
[00056] Considera-se o caso onde existe somente um nó com múltiplas antenas a ser sondado sem perda de generalidade. De modo a sondar o canal de um nó com múltiplas antenas, um SRS por antena é necessário. Múltiplas antenas de um nó a ser sondado são divididas em dois grupos de antenas. Os deslocamentos cíclicos no grupo de SRSs do primeiro intervalo são atribuídos como o SRS das antenas no primeiro grupo e os deslocamentos cíclicos disponíveis no grupo de SRSs do segundo intervalo são utilizados para o SRS de antenas no segundo grupo. Os deslocamentos cíclicos para cada grupo de antenas podem ser os mesmos ou diferentes. Neste caso, o SRS de cada antena é transmitido uma vez no subquadro utilizando a multiplexação de SRS e de DRS. Como o SRS tem um menor requisito de desempenho do que o DRS para a demodulação, a sua transmissão poderia ser esparsa comparada com o DRS. Em LTE, o SRS é somente transmitido nos subquadros configurados por eNB para transmitir o SRS, e o SRS somente transmite no último símbolo do subquadro configurado. De acordo com este método, somente parte das antenas de um certo nó transmite o SRS sobre o símbolo de DRS em um intervalo.
[00057] Deve ser notado que o termo Equipamento de Usuário (UE) será utilizado na descrição detalhada seguinte e nas figuras associadas, como uma modalidade de um nó mas como é evidente para aqueles versados na técnica, um nó na presente invenção não está limitado a equipamentos de usuário, mas também outros tipos de nós em um sistema de comunicação sem fio tal como um nó de transferência estão dentro do escopo da descrição e das concretizações.
[00058] Na figura 3 está descrita a transmissão de múltiplos SRSs de um UE com múltiplas antenas sobre dois intervalos. Assuma que o número disponível total de deslocamentos cíclicos de DRS é oito, isto é, CS0-CS7 e um número de blocos de recursos (RB) é programado para o UE A com uma única antena para uma transmissão de Canal Compartilhado de Enlace superior Físico (PUSCH). O CS0 é utilizado para o DRS deste UE para demodular o PUSCH, e CS1-CS7 não são utilizados. Os deslocamentos cíclicos CS1-CS7 não utilizados sobre dois intervalos formam dois grupos de SRSs, respectivamente. O UE B tem duas antenas de transmissão (antena 1 e antena 2) e dois SRSs são necessários para sondar os canais correspondentes.
[00059] Portanto, os deslocamentos cíclicos de DRS não utilizados podem ser utilizados para transmitir dois SRSs de UE B, isto é, o SRS de UE B é multiplexado com o DRS de UE A utilizando CDM. Os SRSs da antena 1 e da antena 2 são transmitidos no intervalo 1 e no intervalo 2 respectivamente. Os deslocamentos cíclicos alocados para os SRSs da antena 1 e da antena 2 poderiam ser os mesmos ou diferentes, por exemplo, CS4 é utilizado para ambas as antenas 1 e 2, ou CS4 e CS5 são utilizados para os SRSs das antenas 1 e 2, respectivamente. O nível de interferência entre o SRS de UE B e o DRS de UE A é reduzido devido ao fato de que uma melhor distribuição de deslocamentos cíclicos sobre cada intervalo é conseguida. Quando o mesmo deslocamento cíclico é atribuído a cada grupo, o excesso de sinalização para indicar o valor de deslocamentos cíclicos é também reduzido porque somente um deslocamento cíclico precisa ser indicado. Mais ainda, a antena 1 e antena 2 podem enviar potência total o que não era o caso se a alocação fosse feita sobre uma único intervalo.
[00060] A "antena" acima mencionada poderia ser uma antena física ou uma antena virtual. Na figura 4 está esquematicamente descrita a relação entre as antenas virtuais e as antenas físicas. Para cada antena virtual, o SRS transmitido é um SRS pré-codificado. Por exemplo, o UE tem quatro antenas físicas, e os dois vetores de pré-codificação são [1 1 1 1]T e [1 -1 1 -1]T ou colunas de qualquer outra matriz ortogonal. No primeiro intervalo, o SRS transmitido é [1 1 1 1]T* CS4, e o SRS no segundo intervalo é [1 -1 1 -1]T* CS4.
[00061] Os dois grupos de recursos de SRS sobre dois intervalos podem também ser atribuídos em um modo no sentido de usuário. Neste caso, múltiplos usuários estão divididos em dois grupos. Os deslocamentos cíclicos disponíveis sobre o primeiro intervalo, ou o primeiro grupo de SRSs, estão atribuídos ao primeiro grupo de usuários e os deslocamentos cíclicos disponíveis sobre o segundo intervalo, estão atribuídos ao segundo grupo de usuários. Este caso está baseado na suposição de que o UE não precisa transmitir o SRS duas vezes em um subquadro como acima descrito, e portanto sobre cada intervalo diferentes equipamentos de usuário podem ser suportados. Como no caso anterior, os valores de deslocamento cíclico alocados para os equipamentos de usuário sobre cada intervalo poderiam ser os mesmos ou diferentes. Vale mencionar que o caso pré-codificado também pode ser aplicado ao cenário de separação no sentido de usuário.
[00062] Na figura 5 está descrita uma transmissão de múltiplos SRSs de diferentes equipamentos de usuário sobre dois intervalos. Assuma que o UE A utiliza somente um deslocamento cíclico CS0 como DRS para demodular o PUSCH e um salto de frequência é implementado. Para cada grupo de recursos de SRS, existem sete deslocamentos cíclicos disponíveis, isto é, CS1-CS7. O UE B e o UE C precisam transmitir o SRS para sondar o canal de enlace superior. Um SRS é necessário para cada UE. O SRS de UE B é transmitido no primeiro intervalo utilizando o deslocamento cíclico atribuído (CS4) do primeiro grupo de recursos de SRS, e o UE C transmite o SRS no segundo intervalo utilizando o deslocamento cíclico atribuído (CS4) do segundo grupo de recursos de SRS. A sequência de SRS alocada para o UE B e o UE C poderia ser a mesma ou diferente. A multiplexação entre SRS e DRS está mostrada na figura 5.
[00063] Agora será descrito um cenário onde diversos equipamentos de usuário com múltiplas antenas de transmissão devem ser suportados. Neste caso, existem diversos equipamentos de usuário para transmitir o SRS e cada UE necessita múltiplos SRSs. Existem dois modos alternativos para atribuir os deslocamentos cíclicos disponíveis nos dois grupos de recursos de SRS para cada UE.
[00064] Na figura 6 está descrita a primeira alternativa, ou uma separação no sentido de antena. As múltiplas antenas de cada UE estão divididas em dois grupos, e cada grupo de antenas transmite o SRS em um intervalo.
[00065] Na figura 7 está descrita a segunda alternativa, ou uma separação no sentido de usuário. Todos os equipamentos de usuário para transmitir o SRS estão divididos em dois grupos, e cada grupo de equipamentos de usuário transmite o SRS em um intervalo.
[00066] A suposição sobre o UE A de transmissão de PUCCH é a mesma que nos dois exemplos anteriores. Neste exemplo, nenhum salto é assumido. Existem dois equipamentos de usuário (UE B e UE C) para transmitir o SRS, e cada UE tem duas antenas de transmissão.
[00067] Agora será descrita uma alocação misturada. Nesta proposta, a separação em dois grupos diferentes a serem alocados sobre dois intervalos é feita tanto com base na separação de antena quanto com base na separação de usuário. Cada grupo contém um SRS para algumas antenas e alguns usuários, e está alocado para um intervalo diferente como anteriormente mencionado.
[00068] Na figura 8 está descrita uma transmissão misturada de múltiplos SRSs de diferentes equipamentos de usuário e diferentes antenas. Considera-se o caso onde existe um UE (UE A) que envia o DRS e existem três equipamentos de usuário diferentes (UE B, UE C e UE D) cada um com duas antenas de transmissão a serem sondadas. O UE B e o UE C podem ser separados em um modo no sentido de usuário, e as diferentes antenas que correspondem a UE D são separadas em um modo no sentido de antena.
[00069] O eNB programará um número de RBs para a transmissão de DRS e indicará o deslocamento cíclico utilizado para DRS. As informações de programação que incluem a alocação de RB, o índice de deslocamento cíclico para DRS, MCS, etc., são transmitidas em PDCCH. Após o UE receber as informações de programação em PDCCH, este transmitirá os dados e o DRS na certa largura de banda alocada. Para a transmissão de SRS, o PDCCH pode ser utilizado para indicar a largura de banda alocada e o índice de deslocamento cíclico para SRS ou estas informações podem ser configuradas por eNB através de sinalização de camada mais alta, por exemplo, sinalização de RRC.
[00070] Todos os exemplos acima fornecidos assumem que existe um UE a ser programado. Na prática algumas vezes nenhum UE é programado. Para este caso, todos os deslocamentos cíclicos estão disponíveis e podem ser utilizados para transmitir o SRS, isto é, somente o SRS é transmitido no local de símbolo de DRS de cada intervalo, o que está ilustrado na figura 9.
[00071] Na figura 10 estão esquematicamente descritos diferentes métodos de atribuir os sinais de referência sobre intervalos de tempo utilizando uma multiplexação de código para os diferentes nós com múltiplas antenas. A figura 10 resume exemplos e cenários em um esquema fazendo uma abstração sobre a separação no sentido de usuário ou a separação no sentido de antena. Diferentes grupos de sinais de referência de sondagem que correspondem a usuários ou antenas estão mostrados pelos números 1, 2 e 3. Como anteriormente mencionado, a sondagem é multiplexada com um sinal de referência de demodulação. O método C indica o caso onde a alocação de sinais de referência de sondagem é feita sobre somente um intervalo. Neste método, os grupos 1, 2 e 3 são multiplexados em código juntos. O método B e o método A estão ambos descrevendo os casos onde a alocação de sondagem é feita sobre dois intervalos de tempo. O método B indica o caso onde a alocação é feita sobre dois intervalos com os grupos 1 e 2 utilizando diferentes deslocamentos cíclicos. Neste caso, os deslocamentos cíclicos estão distribuídos sobre dois intervalos provendo uma melhor separação entre estes e menos interferência comparando com o primeiro caso. O método A descreve o caso de alocação sobre dois intervalos onde somente o deslocamento cíclico é utilizado para diferentes alocações. Como anteriormente mencionado, com esta solução são garantidos interferência e menos excesso de sinalização.
[00072] Na figura 11 está descrito onde a largura de banda de SRS e a largura de banda de DMRS são desiguais enquanto estas permanecerem ortogonais. De preferência, esta propriedade de ortogonalidade é conseguida por meio de um código de cobertura ortogonal no domínio de tempo.
[00073] Na figura 12 está descrito um diagrama de blocos de um sistema 10 operável para atribuir sinais de referência para antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio 12 de acordo com a presente invenção. No caso geral, o sistema de comunicação sem fio 12 compreende um número N de nós de transmissão 141, ..., 14N, em que N é um inteiro, e N >1. Na figura 12 estão somente descritos dois nós de transmissão 141,142 para o bem da simplicidade. Os nós de transmissão são operáveis para transmitir os sinais de referência em um primeiro intervalo e um segundo intervalo dentro de subquadros, sobre a mesma largura de banda. Cada nó de transmissão tem pelo menos uma antena de transmissão 1611, ..., 16N1, 16N2, em que os diferentes nós podem ter diferentes números de antenas de transmissão. No sistema 10 descrito na figura 12, o nó de transmissão 141 tem duas antenas de transmissão 1611 e 1612, e o nó de transmissão 142 tem somente uma antena de transmissão 1621. Está destacado que os sinais de referência são de dois tipos diferentes, um primeiro tipo de sinais de referência utilizado para a demodulação, e um segundo tipo de sinais de referência utilizado para as medições. Como está aparente na figura 12, o sistema 10 também compreende um meio de controle 18 conectado no sistema de comunicação sem fio 12, e operável para atribuir os sinais de referência do primeiro tipo para um número de nós de transmissão 14x, na figura 12, 142 com pelo menos uma antena de transmissão 1621 no primeiro intervalo e no segundo intervalo, em uma largura de banda predefinida. O meio de controle 18 é também operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo para pelo menos um nó de transmissão 14y, na figura 12, 141 com pelo menos duas antenas de transmissão 1611 e 1612 em pelo menos uma do primeiro intervalo e do segundo intervalo na largura de banda predefinida.
[00074] De acordo com uma modalidade preferida do sistema 10 de acordo com a presente invenção, o meio de controle 18 é também operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos uma antena de transmissão 1611 para o primeiro intervalo, e atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante das antenas de transmissão 1612 para o segundo intervalo.
[00075] De acordo com outra modalidade, o sistema de comunicação sem fio 12 compreende, caso geral, um número P de equipamentos de usuário 201, ..., 20P, em que P é um inteiro, e P >2. Na figura 12 estão somente descritos dois equipamentos de usuário programados 201 e 202. O meio de controle 18 é também operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um equipamento do usuário programado 201 para o primeiro intervalo. O meio de controle 18 é também operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante dos equipamentos do usuário programados 202 para o segundo intervalo.
[00076] De acordo com outra modalidade do sistema 10, o meio de controle 18 é também operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um primeiro equipamento de usuário programado para o primeiro intervalo, para atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um segundo equipamento de usuário programado para o segundo intervalo. O meio de controle 18 é também operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos uma antena de transmissão, para pelo menos um terceiro equipamento de usuário programado, para o primeiro intervalo, e para atribuir os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante das antenas de transmissão, para o pelo menos um terceiro equipamento de usuário programado, para o segundo intervalo.
[00077] Mais ainda, de acordo com outra alternativa, o meio de controle 18 é também operável para atribuir aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao primeiro intervalo um valor do deslocamento cíclico diferente do que o valor do deslocamento cíclico atribuídos aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao segundo intervalo.
[00078] De acordo com outra alternativa, o meio de controle 18 é também operável para atribuir um valor do deslocamento cíclico para os sinais de referência do segundo tipo igual ao valor do deslocamento cíclico atribuídos aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao segundo intervalo.
[00079] Mais ainda, os sinais de referência do primeiro tipo são sinais de referência de demodulação (DRS), e os sinais de referência do segundo tipo são sinais de referência de sondagem (SRS).
[00080] Na figura 13, alguns produtos de programa de computador 1021, ..., 102n de acordo com a presente invenção estão esquematicamente mostrados. Na figura 13, n diferentes computadores digitais 1001, ..., 100n estão mostrados, em que n é um inteiro. Na figura 13, n diferentes produtos de programa de computador 1021, ..., 102n estão mostrados, aqui mostrados na forma de discos de CD. Os diferentes produtos de programa de computador 1021, ..., 102n são diretamente carregáveis na memória interna dos n diferentes computadores 1001, ..., 100n. Cada produto de programa de computador 1021, ..., 102n compreende porções de código de software para executar todas as etapas de acordo com a figura 2, quando o produto/produtos 1021, ..., 102n é/são executados nos computadores 1001, ..., 100n. Os produtos de programa de computador 1021, ..., 102n podem, por exemplo, estar na forma de disquetes, discos de RAM, fitas magnéticas, discos magneto-óticos ou alguns outros produtos adequados.
[00081] A invenção não está limitada às modalidades descritas. Será evidente para aqueles versados na técnica que muitas diferentes modificações são factíveis dentro do escopo das concretizações seguintes.

Claims (12)

1. Método para atribuir sinais de referência a antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio que compreende um número N de nós de transmissão, em que N é um inteiro, e N >1, os nós de transmissão transmitindo sinais de referência em um primeiro intervalo e um segundo intervalo dentro de subquadros, sobre a mesma largura de banda, em que cada nó tem pelo menos uma antena de transmissão, em que diferentes nós podem ter diferentes números de antenas de transmissão, caracterizado pelo fato de que os sinais de referência são de dois tipos diferentes, um primeiro tipo de sinais de referência utilizado para demodulação, e um segundo tipo de sinais de referência utilizado para medições, e que o método compreende as etapas de: atribuir sinais de referência do primeiro tipo para um número de nós de transmissão com pelo menos uma antena de transmissão nos primeiro e segundo intervalos em uma largura de banda predefinida; e atribuir sinais de referência do segundo tipo para pelo menos um nó de transmissão com pelo menos duas antenas de transmissão em pelo menos um dos primeiro e segundo intervalos em uma largura de banda predefinida; em que os sinais de referência do primeiro tipo são pré- codificados por uma matriz/vetor de pré-codificação enquanto que o sinal de referência do segundo tipo não é pré-codificado por uma matriz/vetor de pré-codificação.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a largura de banda predefinida de atribuição de sinais de referência do primeiro tipo e a largura de banda predefinida de atribuição de sinais de referência do segundo tipo são iguais.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que: os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos uma antena de transmissão são atribuídos ao primeiro intervalo; e os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante das antenas de transmissão são atribuídos ao segundo intervalo.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que: os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um nó são atribuídos ao primeiro intervalo, e os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante dos nós são atribuídos ao segundo intervalo.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que: os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um primeiro nó são atribuídos ao primeiro intervalo; os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos um segundo nó são atribuídos ao segundo intervalo; e os sinais de referência do segundo tipo que correspondem a pelo menos uma antena de transmissão, para pelo menos um terceiro nó, são atribuídos ao primeiro intervalo, e em que os sinais de referência do segundo tipo que correspondem ao restante das antenas de transmissão, para o pelo menos um terceiro nó, são atribuídos ao segundo intervalo.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao primeiro intervalo são atribuídos um valor do deslocamento cíclico diferente do valor do deslocamento cíclico atribuído aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao segundo intervalo.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao primeiro intervalo são atribuídos um valor do deslocamento cíclico igual ao valor do deslocamento cíclico atribuído aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao segundo intervalo.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que os sinais de referência do primeiro tipo são sinais de referência de demodulação (DRS).
9. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que os sinais de referência do segundo tipo são sinais de referência de sondagem (SRS).
10. Sistema (10) operável para atribuir sinais de referência a antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio (12) que compreende um número N de nós de transmissão (141, ..., 14N), em que N é um inteiro, e N >1, os nós de transmissão (14i, ..., 14N) são operáveis para transmitir sinais de referência em um primeiro e um segundo intervalos dentro de subquadros, sobre a mesma largura de banda, em que cada nó tendo pelo menos uma antena de transmissão (1611,1612, 1621), em que diferentes nós podem ter diferentes números de antenas de transmissão, caracterizado pelo fato de que os sinais de referência são de dois tipos diferentes, um primeiro tipo de sinais de referência utilizado para demodulação, e um segundo tipo de sinais de referência utilizado para medições, e em que o sistema (10) compreende: meio de controle (18) operável para atribuir os sinais de referência do primeiro tipo a um número de nós de transmissão (14x) com pelo menos uma antena de transmissão (161) no primeiro intervalo, e no segundo intervalo, em uma largura de banda predefinida; e meio de controle (18) é também operável para atribuir os sinais de referência do segundo tipo a pelo menos um nó de transmissão (14y) com pelo menos duas antenas de transmissão (16y1, 16y2) em pelo menos um dos primeiro e segundo intervalos em uma largura de banda predefinida; em que os sinais de referência do primeiro tipo são pré- codificados por uma matriz/vetor de pré-codificação enquanto que o sinal de referência do segundo tipo não é pré-codificado por uma matriz/vetor de pré-codificação.
11. Sistema, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o meio de controle é operável para atribuir sinais de referência do primeiro e do segundo tipo em uma mesma largura de banda predefinida.
12. Sistema, de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizado pelo fato de que o meio de controle (18) é operável para atribuir aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao primeiro intervalo um valor do deslocamento cíclico diferente do valor do deslocamento cíclico atribuído aos sinais de referência do segundo tipo atribuídos ao segundo intervalo.
BRPI1008731-1A 2009-06-22 2010-02-15 método e sistema operável para atribuir sinais de referência a antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio BRPI1008731B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/CN2009/072388 WO2010148550A1 (en) 2009-06-22 2009-06-22 A method and system for assigning reference signals in multi antenna context
CNPCT/CN2009/072388 2009-06-22
PCT/IB2010/000638 WO2010150057A1 (en) 2009-06-22 2010-02-15 A method and system for assigning reference signals in a multi-antenna context

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1008731A2 BRPI1008731A2 (pt) 2016-03-08
BRPI1008731B1 true BRPI1008731B1 (pt) 2021-01-26

Family

ID=43385860

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1008731-1A BRPI1008731B1 (pt) 2009-06-22 2010-02-15 método e sistema operável para atribuir sinais de referência a antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8588206B2 (pt)
EP (1) EP2384591A4 (pt)
BR (1) BRPI1008731B1 (pt)
WO (2) WO2010148550A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102934404B (zh) 2010-05-04 2015-12-16 Lg电子株式会社 用于在无线通信系统中发送参考信号的方法和装置
CN101854712A (zh) * 2010-06-18 2010-10-06 华为技术有限公司 天线间功率平衡方法及装置、基站
US9742541B2 (en) * 2011-11-14 2017-08-22 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) User equipment, a radio base station, RBS, and methods therein for transmitting a subframe comprising at least two reference signals, RSS, to the RBS
US8681727B2 (en) 2012-01-20 2014-03-25 Nokia Corporation Flexible radio channel sounding
US8797988B2 (en) * 2012-03-02 2014-08-05 Nokia Siemens Networks Oy Resource allocation methods and use thereof for sounding reference signals in uplink
CN107078836B (zh) * 2014-11-25 2019-11-19 华为技术有限公司 一种导频信号的生成方法及装置
EP3119023A1 (en) * 2015-07-16 2017-01-18 Alcatel Lucent Methods for multiplexing and assigning upink reference signals in a radio communication system with a first network node and a second network node
WO2017220150A1 (en) * 2016-06-23 2017-12-28 Sony Mobile Communications Inc. Multi-input multi-output pilot signals
WO2018026209A1 (ko) * 2016-08-03 2018-02-08 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 신호 송신 방법 및 이를 위한 장치
US10374768B2 (en) 2017-10-02 2019-08-06 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Efficient SRS resource indication methods
US10924240B2 (en) * 2019-03-26 2021-02-16 Qualcomm Incorporated Sounding reference signal transmission to indicate a virtual antenna port
US11533088B2 (en) * 2020-07-23 2022-12-20 Qualcomm Incorporated Cross-interface interference management

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2005260259B2 (en) 2004-07-07 2008-09-18 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for transmitting pilot signal in a BWA communication system using transmit antennas
US7965687B2 (en) * 2005-12-15 2011-06-21 Sasken Communications Technologies Method and system for multiple-input-multiple-output (MIMO) communication in a wireless network
ES2530992T3 (es) 2006-04-12 2015-03-09 Lg Electronics Inc Asignación de señales de referencia en sistema MIMO
JP4744351B2 (ja) * 2006-04-28 2011-08-10 富士通株式会社 無線送信局及び無線受信局
US8102931B2 (en) * 2006-09-29 2012-01-24 Apple Inc. Method and device for operating a precoded MIMO system
JP5074007B2 (ja) * 2006-11-01 2012-11-14 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ ユーザ端末装置及び基地局装置
CN101682918B (zh) * 2007-02-02 2012-12-26 Lg电子株式会社 天线切换方法及其发射和接收信号的方法
US8824420B2 (en) * 2007-03-22 2014-09-02 Mitsubishi Electric Research Laboratories, Inc. Method and system for generating antenna selection signals in OFDM tranceivers with fewer RF chains than antennas in MIMO wireless networks
US8290079B2 (en) * 2007-04-19 2012-10-16 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for precoding validation in wireless communications
KR101481201B1 (ko) 2007-07-30 2015-01-21 삼성전자주식회사 통신 시스템에서 서로 다른 신호 타입을 송수신하는 방법 및 시스템
US8467367B2 (en) * 2007-08-06 2013-06-18 Qualcomm Incorporated Multiplexing and transmission of traffic data and control information in a wireless communication system

Also Published As

Publication number Publication date
WO2010150057A1 (en) 2010-12-29
EP2384591A1 (en) 2011-11-09
US20110286548A1 (en) 2011-11-24
EP2384591A4 (en) 2012-06-06
WO2010148550A1 (en) 2010-12-29
US8588206B2 (en) 2013-11-19
BRPI1008731A2 (pt) 2016-03-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1008731B1 (pt) método e sistema operável para atribuir sinais de referência a antenas e nós em um sistema de comunicação sem fio
US10979189B2 (en) Methods and apparatuses for transmitting a reference signal
JP6576384B2 (ja) 参照信号受信方法及びユーザー機器、参照信号伝送方法及び基地局
JP6339119B2 (ja) 特定タイプのリソースエレメント群を無線通信システムにおいて信号伝達する方法
ES2651987T3 (es) Técnicas para configurar canales de enlace ascendente en bandas de espectro de radiofrecuencias sin licencia
ES2871034T3 (es) Operación de sistema anidado
ES2614605T3 (es) Procedimiento y aparato de transmisión de información en sistema de comunicación inalámbrica
US8953563B2 (en) Method and system for multi-layer beamforming
RU2596839C2 (ru) Способ и устройство для передачи и приема управляющей информации в системе беспроводной связи
US11233611B2 (en) Method and apparatus for configuring channel state information- reference signal
WO2013015653A2 (ko) 다중 노드 시스템에서 상향링크 기준 신호 전송 방법 및 그 방법을 이용하는 단말
US20110267972A1 (en) Apparatus and method for transmitting and receiving of cyclic shift parameter for supporting orthogonality in mimo environment
KR101959398B1 (ko) 직교 주파수 분할 다중 통신 시스템에서 제어 채널 신호 전송 방법 및 장치
WO2014161389A1 (zh) 数据信道的传输、接收处理方法及装置
WO2011095009A1 (zh) 测量参考信号的发送方法及系统
MX2012006336A (es) Sistema y metodo para configuracion de señalizacion de señales de referencia de sondeo.
JP2014078986A (ja) 直交周波数分割多重方式を使用する移動通信システムにおける制御チャネルのリソース割り当て方法及び装置
US20210235428A1 (en) Resource allocation method, measurement method, frequency domain resource determination method, transmission method and corresponding devices, equipment and storage media
BR112019027793A2 (pt) método de indicação de recurso, dispositivo terminal, e dispositivo de rede
BR112019013835A2 (pt) método e aparelho para a determinação e transmissão de parâmetros do sinal de referência, dispositivo terminal e estação base
TW201112698A (en) Method for providing a sounding pattern of a sounding channel in an OFDMA system, method for providing a sounding channel in an IEEE 802.16m system and mobile station in an OFDMA system
BR112018001680B1 (pt) Método para controlar comunicação via rádio, nó para uma rede de celular, e, dispositivo de comunicação
KR20130018073A (ko) 전송단의 srs 전송 제어 방법, 그 전송단, 단말의 srs 전송 방법, 및 그 단말
WO2011134152A1 (zh) 探测参考信号及其参数的发送方法、基站和移动台
CN102217348B (zh) 在多天线环境下指派参考信号的方法及系统

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 16/00

Ipc: H04L 5/00 (1968.09), H04L 27/26 (1968.09)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/01/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.