BRPI1006153B1 - Sistema inteligente de poço, e método de transmissão de dados e energia através de um sistema inteligente de poço - Google Patents

Sistema inteligente de poço, e método de transmissão de dados e energia através de um sistema inteligente de poço Download PDF

Info

Publication number
BRPI1006153B1
BRPI1006153B1 BRPI1006153-3A BRPI1006153A BRPI1006153B1 BR PI1006153 B1 BRPI1006153 B1 BR PI1006153B1 BR PI1006153 A BRPI1006153 A BR PI1006153A BR PI1006153 B1 BRPI1006153 B1 BR PI1006153B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hole transmission
transmission
main
fact
telemetry
Prior art date
Application number
BRPI1006153-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Kuo-Chiang Chen
Yasser Mahmoud El-Khazindar
Original Assignee
Prad Research And Development Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Prad Research And Development Limited filed Critical Prad Research And Development Limited
Publication of BRPI1006153A2 publication Critical patent/BRPI1006153A2/pt
Publication of BRPI1006153B1 publication Critical patent/BRPI1006153B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B47/00Survey of boreholes or wells
    • E21B47/12Means for transmitting measuring-signals or control signals from the well to the surface, or from the surface to the well, e.g. for logging while drilling
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B41/00Equipment or details not covered by groups E21B15/00 - E21B40/00
    • E21B41/0035Apparatus or methods for multilateral well technology, e.g. for the completion of or workover on wells with one or more lateral branches

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Arrangements For Transmission Of Measured Signals (AREA)

Abstract

sistema inteligente de poço, e método de transmissão de dados e energia através de um sistema inteligente de poço um sistema inteligente de poço pode incluir um primeiro conjunto de transmissão de furo principal disposto em um furo principal e um primeiro conjunto de transmissão de furo lateral disposto em um furo lateral. o primeiro conjunto de transmissão de furo principal pode incluir uma primeira unidade de transmissão de furo principal, e o primeiro conjunto de transmissão de furo lateral pode incluir uma primeira unidade de transmissão de furo lateral. a primeira unidade de transmissão de furo principal e a primeira unidade de transmissão de furo lateral podem ser configuradas para estabelecer uma conexão sem fio entre elas, de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio. o primeiro conjunto de transmissão de furo principal pode ser configurado para ser comunicativamente conectado a um dispositivo de comunicação de superfície.

Description

SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, E MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE DADOS E ENERGIA ATRAVÉS DE UM SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO
ANTECEDENTES
CAMPO DA INVENÇÃO
Modalidades da presente invenção se relacionam, em geral, a tecnologias de comunicação de poços e, mais particularmente, a tecnologias inteligentes de poços, embora seja entendido que essa é uma generalização nãolimitativa.
DESCRIÇÃO DA ARTE RELACIONADA
As descrições e exemplos a seguir não são admitidos como pertencentes à arte anterior, em virtude de sua inclusão nesta seção.
Fluidos de hidrocarbonetos, como petróleo e gás natural, são obtidos a partir de uma formação geológica subterrânea, muitas vezes referida como um reservatório, através da perfuração de um poço que penetra ou fornece acesso à formação contendo hidrocarbonetos. A fim de produzir ou obter, de forma eficaz e eficiente, estes recursos escassos, muitos poços atuais de hidrocarbonetos utilizam tecnologias inteligentes de poço para monitorar parâmetros específicos de poços e informações de reservatórios de fundo de poço, como taxa de fluxo de fluido, temperatura, pressão, e resistividade, entre outros. Com base nas informações obtidas, o sistema de poço pode ser modificado ou alterado para levar em conta mudanças nas circunstâncias operacionais, como fluxos de formação ou intrusão de água, por exemplo.
Poços inteligentes, que podem ser usados em terra firme ou em áreas mar adentro, normalmente incluem equipamentos de monitoramento e componentes de completação (como sensores e tubulação de produção, entre outros), e permitem que o fluxo de fluido do reservatório seja controlado sem a intervenção fisica. Poços inteligentes de poço podem ter válvulas e dispositivos de controle de fluxo, que podem ser acionados para controlar o fluxo através de um sistema de poço. A aplicação adequada de um sistema inteligente de poço depende das transmissões de energia e de sinais entre a superfície e um ou mais locais no fundo do poço. Conexões de fundo de poço para energia e sinais dentro de completações de poço também podem contribuir significativamente para uma correta aplicação.
A FIG. 1 mostra um exemplo simplificado de um sistema convencional de poço da arte anterior, com um poço 100 e um furo de poço 110. O furo de poço 110, nesse exemplo, é revestido e se estende através de duas formações de reservatório, 60 e 70. As formações de reservatório 60, 70 contêm fluido desejável, como hidrocarbonetos ou água, por exemplo. 0 sistema de poço pode conter tubulação de produção 130 e um ou mais dispositivos para fundo de poço 18, 19, fornecidos para permitir o acesso à tubulação de produção 130. Em um sistema convencional de poço, os dispositivos para fundo de poço 18 e 19 podem ser definidos na superfície, antes da manobra de descida. Alternativamente, uma intervenção pode ser realizada após a completação, e os dispositivos para fundo de poço 18, 19 operados através de corda de piano ou cabo de rede fixa. No entanto, um sistema convencional de poço pode não incluir quaisquer dispositivos ou condutos para transferir energia ou comunicar informações de fundo de poço até a superfície.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Uma modalidade do sistema de poço pode geralmente se referir a um sistema inteligente de poço, incluindo um primeiro conjunto de transmissão de furo principal disposto em um furo principal e um primeiro conjunto de transmissão de furo lateral disposto em um furo lateral. O primeiro conjunto de transmissão de furo principal pode incluir uma primeira unidade de transmissão de furo principal, e o primeiro conjunto de transmissão de furo lateral pode incluir uma primeira unidade de transmissão de furo lateral. A primeira unidade de transmissão de furo principal e a primeira unidade de transmissão de furo lateral podem ser configuradas para estabelecer uma conexão sem fio entre elas, de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio. O primeiro conjunto de transmissão de furo principal pode ser configurado para ser comunicativamente conectado a um dispositivo de comunicação de superfície.
Outra modalidade do sistema de poço pode geralmente dizer respeito a um método de transmissão de dados e energia através de um sistema inteligente de poço. 0 método pode incluir a disposição de um primeiro conjunto de transmissão de furo principal em um furo principal e a disposição de um primeiro conjunto de transmissão de furo lateral em um furo lateral. Além disso, o método pode incluir o estabelecimento de uma conexão sem fio entre o primeiro conjunto de transmissão de furo principal e o primeiro conjunto de transmissão de furo lateral, de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio. O método pode incluir ainda conexão do primeiro conjunto de transmissão principal a um dispositivo de comunicação de superfície.
Outras modalidades e vantagens do sistema de poço ficarão evidentes a partir da descrição a seguir e das reivindicações anexas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Certas modalidades da invenção serão descritas aqui a seguir com referência aos desenhos anexos, onde números de referência similares denotam elementos similares. Deve ser entendido, no entanto, que os desenhos anexos apenas ilustram as várias implementações aqui descritas, e não se destinam a limitar o âmbito de várias tecnologias aqui descritas. Os desenhos são como a seguir:
a FIG. 1 mostra uma vista esquemática de um sistema convencional de poço da arte anterior;
a FIG. 2 mostra uma vista esquemática de um sistema inteligente de poço, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção; e a FIG. 3 mostra uma vista esquemática ampliada de um conjunto de transmissão do sistema inteligente de poço mostrado na FIG. 2.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Modalidades exemplares da invenção serão descritas a seguir, com referência às figuras que as acompanham.
Na descrição a seguir, vários detalhes são apresentados para fornecer uma compreensão das várias modalidades da presente invenção. No entanto, será compreendido por aqueles de habilidade comum na arte, que a presente invenção pode ser praticada sem esses detalhes, e que inúmeras variações ou modificações das modalidades descritas podem ser possíveis. No relatório descritivo e reivindicações anexas: os termos conectar, conexão, conectado, em conexão com, conectando, acoplar, acoplado, acoplado a e acoplamento são usados para significar em conexão direta com ou em conexão com através de outro elemento; e o termo conjunto é usado para significar um elemento ou mais do que um elemento.
Como aqui usados, os termos para cima e para baixo, superior e inferior, ascendente e descendente, a montante e a jusante; acima e abaixo, e outros termos semelhantes indicando posições relativas acima ou abaixo de um determinado ponto ou elemento são usados nessa descrição para descrever mais claramente algumas modalidades da invenção.
Um sistema inteligente de poço, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, pode incluir um ou mais conjuntos de transmissão de furo principal configurados para ser dispostos em uma ou mais zonas de um furo principal. Além disso, ou alternativamente, algumas modalidades de um sistema de poço podem incluir um ou mais conjuntos de transmissão de furo lateral configurados para ser dispostos em um ou mais furos laterais, que se cruzam ou se comunicar com o furo principal. Cada furo lateral de poço pode incluir uma ou mais zonas de produção.
Cada um dos conjuntos de transmissão pode incluir uma ou mais unidades de transmissão configuradas para estabelecer uma conexão sem fio com unidades de transmissão dos outros conjuntos de transmissão. Cada um dos conjuntos de transmissão de poço pode incluir um ou mais sensores e/ou atuadores. Além disso, um dos conjuntos de transmissão pode ser configurado para ser comunicativamente conectado a um dispositivo de comunicação de superfície. 0 uso de uma configuração de dispositivo de comunicação de superfície permite o monitoramento e controle eficientes de vários segmentos zonais de um reservatório. Mais especificamente, por exemplo, um sistema de poço, de acordo com uma ou mais modalidades, pode obter retorno de posição das válvulas e dispositivos de controle localizados no fundo do poço, e transmitir pelo menos um entre dados ou energia de e para a superfície, assim como em vários cruzamentos de furo.
Referindo-se geralmente à FIG. 2, essa figura ilustra um sistema inteligente de poço, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção. Nesse exemplo, um poço 100 inclui um furo principal 110 e um único furo lateral 120. O furo principal 110 se estende para cima até uma superfície de poço 100, que pode ser uma superfície submarina ou terrestre. Embora o furo principal 110 seja mostrado como substancialmente vertical, isso é apenas para fins de simplificação, sendo que um poço 100 pode incluir um furo principal desviado ou parcialmente desviado. Os furos 110 e 120 são configurados para se cruzar ou interagir com formações de hidrocarbonetos. Como mostrado, o furo principal 110 se estende através da formação 70, enquanto o furo lateral 120 se estende através de zonas da formação 60, 62 e 64. Aspectos dessa modalidade podem ser também aplicados, por exemplo, a poços multizonais de furo único, poços laterais de zona única, poços de furos multilaterais etc., e várias combinações dos mesmos. Os furos 110 e 120 podem ser revestidos (isto é, forrados) ou abertos. Nesse exemplo ilustrativo, o furo principal 110 é revestido e o furo lateral 120 é um furo aberto.
0 furo principal 110 pode incluir tubulação de
produção 130. A tubulação de produção 130 pode ser
substancialmente contínua ou compreender um número de
seções separadas. Em algumas modalidades, a completação, que contém a tubulação de produção 130, pode ser feita em múltiplos estágios ou manobras, como com uma completação superior e inferior, por exemplo. O furo lateral 120 pode ainda incluir a tubulação de produção 140. Tal como acontece com a tubulação de produção do furo principal 130, a tubulação de produção 14 0 pode ser contínua ou compreender um número de seções separadas. A tubulação de produção 130, 140 pode ser selada, através do uso de obturadores de poço, quer na superfície interior do revestimento, quer nas paredes do furo aberto, para controlar ou segmentar várias zonas ou seções de reservatório.
O sistema inteligente de poço, de acordo com uma ou mais modalidades, pode incluir um ou mais conjuntos de transmissão situados dentro dos diferentes furos. Cada um dos conjuntos de transmissão pode ser configurado para funcionar como um módulo independente. Além disso, cada.um dos conjuntos de transmissão pode ser disposto para acessar diferentes zonas em uma formação. Por exemplo, na modalidade mostrada na FIG. 2, um conjunto de transmissão 1 e um conjunto de transmissão 2 estão dispostos no furo principal 110, e um conjunto de transmissão 3 e um conjunto de transmissão 4 estão dispostos no furo lateral 120.
Cada um dos conjuntos de transmissão pode incluir um ou mais dispositivos de comunicação. Além disso, dentro de cada um dos conjuntos de transmissão, uma conexão de conduto (que pode ser referida como uma conexão com fio) pode ser usada para ligar os dispositivos dentro desse conjunto. Na modalidade mostrada na FIG. 2, condutos 10, 20, 30 e 40, respectivamente, são utilizados para conectar os dispositivos dentro dos conjuntos de transmissão 1, 2, 3 e 4. Condutos 10, 20, 30 e 40 podem ser cabos elétricos, cabos de fibra ótica, combinações híbridas de cabos, linhas de controle hidráulico, e condutos eletro-hidráulicos, entre outros, por exemplo. O conduto 20 do conjunto de transmissão 2 também se estende até a superfície do poço 100, e pode ser usado para comunicativamente acoplar ou conectar um dispositivo de comunicação de superfície, por exemplo, transceptor, para vários dispositivos de fundo de poço.
Mais especificamente, na FIG. 2, o conjunto de transmissão 1 pode incluir um grupo de sensor e atuador 14a, que é conectado ao conduto 10. O conjunto de transmissão 2 pode incluir um grupo de sensor e atuador 24a, que é conectado ao conduto 20. Além disso, o conjunto de transmissão 3 pode incluir grupos de sensores e atuadores 34a e 34b, que são conectados ao conduto 30. Da mesma forma, o conjunto de transmissão 4 pode incluir
grupos de sensores e atuadores 44a e 44b, que são
conectados ao conduto 40.
Em uma ou mais ; modalidades, os grupos de sensores e
atuadores podem ser configurados para medir e monitorar
vários parâmetros de poço e condições de reservatório, como pressão, temperatura, vazão, densidade, viscosidade, corte de água e resistividade, entre outros. Os grupos de sensores e atuadores podem incluir, cada qual, ou mais sensores e/ou atuadores, e suas conexões podem ser acopladas de forma independente entre si em cada um dos conjuntos. As pessoas hábeis na arte irão apreciar que vários tipos de sensores, por exemplo, elétrico, acústico, fibra ótica, etc., ou suas combinações, podem ser usados. As conexões dentro de cada um dos conjuntos podem ser feitas na superfície e, em seguida, descidas até o fundo do poço junto com a proteção adequada para os condutos e dispositivos associados. Alternativamente, a transmissão de energia e sinais sem fio pode ser usada dentro de um ou mais conjuntos, para evitar a ruptura de um conjunto obturador, por exemplo. Além disso, em uma ou mais modalidades, um ou mais dos grupos de sensores e atuadores no poço (ambos no furo principal e em qualquer furo lateral) podem ser alimentados e conectados por meio de energia e telemetria com ou sem fio.
Em algumas modalidades, os grupos de sensores e atuadores podem ser usados para controlar as ações de várias ferramentas para fundo de poço. Por exemplo, válvulas de isolamento da formação (FIV), tais como aquelas representadas nos grupos de sensores e atuadores 24a e 44a, podem ser usadas para interromper, ou evitar, a comunicação de vários furos com a cabeça de poço 100. Isso pode ocorrer durante a completação de um poço, ou quando um poço estiver suspenso, entre outras situações. Outras ferramentas para fundo de poço, tais como dispositivos de controle de fluxo (ICD) representados nos grupos de sensores e atuadores 14a, 34b, e 44a, podem ser usadas para equilibrar a produção em diferentes zonas, ou para impedir o fluxo de uma zona contaminada por água, entre outras situações. É claro que as ferramentas para fundo de poço, acionadas pelos grupos de sensores e atuadores, podem incluir qualquer um de uma grande variedade de ferramentas para fundo de poço, incluindo, mas não limitado a, bombas submersiveis elétricas (ESP), dispositivos geradores e de armazenamento, obturadores, e válvulas de injeção, entre outros.
Em um ou mais modalidades, as conexões entre o(s) furo(s) principal(is) e o(s) furo(s) lateral(is) podem ser feitas no local do fundo do poço. Uma unidade de transmissão sem fio, que pode ser configurada para transmitir e/ou receber energia e/ou telemetria, pode ser usada para estabelecer essas conexões. Por exemplo, referindo-se novamente à FIG. 2, uma unidade de transmissão sem fio 22a prevista no furo principal e uma unidade de transmissão sem fio 42a prevista no furo lateral 120 podem estabelecer uma via para a transmissão de energia e de sinais entre os conjuntos de transmissão 2 e 4, facilitando assim a transmissão de energia e sinais entre o furo principal 110 e o furo lateral 120. Da mesma forma, uma unidade de transmissão sem fio 42b do conjunto de transmissão 4 e uma unidade de transmissão sem fio 32a do conjunto de transmissão 3 podem estabelecer uma via para a transmissão de energia e de sinais entre os conjuntos de transmissão 3 e 4, e uma unidade de transmissão sem fio 22b do conjunto de transmissão 2 e uma unidade de transmissão sem fio 12a do conjunto de transmissão 1 podem prever uma via para a transmissão de energia e de sinais entre os conjuntos de transmissão 1 e 2. Deverá ficar claro para as pessoas hábeis na arte, que o escopo da presente invenção não se limita à implementação particular descrita acima, e que várias redes sem fio e de energia/ telemetria para fundo de poço podem ser estabelecidas através de numerosas zonas da formação de furo, consistentes com modalidades da presente invenção. Além disso, o escopo da presente invenção não se limita a qualquer número ou orientação particular de furos principais ou laterais.
A FIG. 3 mostra uma vista esquemática ampliada de um dos conjuntos de transmissão, nomeadamente, o conjunto da transmissão 4, para fins de ilustração. Como acima descrito, o conjunto de transmissão 4 inclui os grupos de sensores e atuadores 44a e 44b e as unidades de transmissão sem fio 42a e 42b. As unidades de transmissão sem fio 42a e 42b facilitam a transmissão e recepção de energia e de sinais com os outros conjuntos de transmissão. Cada uma dessas unidades de transmissão sem fio 42a e 42b pode ter uma unidade de energia 45 configurada para transmitir e/ou receber energia, e uma unidade de telemetria 47 configurada para transmitir e/ou receber telemetria. Energia e/ou telemetria podem ser comutadas, por exemplo, de modo eletromagnético. Além disso, cada um dos grupos de sensores e atuadores pode ter um atuador 46 e/ou um sensor 48 (ambos sendo mostrados nesse exemplo). O atuador 46 no grupo de sensor e atuador 44b pode ser usado para controlar um ICD, enquanto o atuador 46 no grupo de sensor e atuador 44a pode ser usado para controlar uma FIV. Como pode ser visto, o conduto 40 pode ser usado para acoplar entre si alguns dos diversos componentes dentro do conjunto de transmissão 4.
As pessoas hábeis na arte vão apreciar que várias modificações na configuração acima podem ser feitas, sem se afastar do espirito da presente invenção. Inúmeros exemplos são apresentados a seguir para fins de ilustração.
Mesmo que a junção entre o furo principal 110 e do furo lateral 120 na FIG. 2 seja descrito como uma conexão de furo aberto, vários outros tipos de junções e conexões entre o furo principal e o(s) furo(s) lateral(is) podem ser usados. Por exemplo, em uma ou mais modalidades, conexões e junções tubulares, revestidas, e cimentadas, entre outras, podem ser usadas entre o furo principal e o(s) furo(s) lateral (is) .
Além disso, embora as unidades de transmissão na FIG. 2 sejam mostradas nos terminais ou nas extremidades de cada conjunto de transmissão e próximas à junção entre o furo principal 110 e o furo lateral 120, modalidades da presente invenção não se limitam a esses locais. Além disso, os dispositivos de energia e de telemetria não são necessários estar presentes em simultâneo. Alguns conjuntos só podem exigir dispositivos de energia, enquanto outros só podem exigir dispositivos de telemetria.
A forma das transmissões de energia e de telemetria pode ser de modo elétrico, hidráulico, acústico, ótico, mecânico, e eletromagnético, entre outros. As transmissões de energia não são necessárias serem da mesma forma que as transmissões de telemetria. Além disso, as combinações ou conversões de modos, como de transmissão ótica em energia elétrica, podem estar também presentes.
A geração de energia e de telemetria pode ser centralizada na superfície ou distribuída no fundo do poço. Energia pode ser gerada na superfície e convertida de um modo para outro no fundo de poço. Além disso, a energia pode ser gerada no fundo do poço, como através de dispositivos de geração de energia piezoelétrica, e turbinas para fundo do poço configuradas para converter a energia mecânica de vibrações e escoamento de fluidos em energia. Além disso, energia e telemetria podem ser transmitidas e recebidas entre a superfície e os locais no fundo do poço, ou entre dois ou mais locais no fundo do poço.
As pessoas hábeis na arte que vão apreciar que especificidades do sistema de poço podem variar, de acordo com as necessidades da circunstância particular ou local de perfuração. Modalidades do sistema inteligente de poço, ou do poço, em que o sistema é utilizado, podem assumir vários modelos e formas para atender a essas necessidades. Um sistema inteligente de poço, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, pode ser usado em combinação com outras tecnologias bastante conhecidas (ou desenvolvidas posteriormente) para aprimorar ainda mais os processos de gestão de fundo de poço, melhorar a confiabilidade do sistema etc.. Por exemplo, componentes de um sistema de poço inteligente, de acordo com uma ou mais modalidades, podem ser ajustados automaticamente, ou com a intervenção do operador, e podem utilizar soluções de informática e software para monitorar, analisar e gerenciar informações de fundo de poço em um circuito de retorno contínuo. As pessoas hábeis na arte vão reconhecer, que vários outros recursos, que não foram descritos para evitar a falta de clareza da invenção, podem ser também usados com modalidades da presente invenção.
Em uma ou mais modalidades, a transmissão de energia e de telemetria pode ser com ou sem fio, ou uma combinação dessas. Conexões com fio podem incluir fios físicos (por exemplo, para os modos de transmissão elétrica), fibra ótica (por exemplo, para modos óticos), linhas de controle (por exemplo, para modos hidráulicos), condutos etc.. As conexões com fio podem ser dentro, fora,
ou dentro do revestimento ou tubulação de produção. Por
exemplo, um cabo elétrico pode ser colocado fora da
tubulação de produção, ou uma linha elétrica pode ser
embutida dentro da tubulação de produção, tal como com um tubo de perfuração com fio (WDP).
Em uma ou mais modalidades, o armazenamento de energia e de telemetria pode incluir dispositivos précarregados ou recarregáveis. Além disso, a energia pode ser armazenada por meios não-recarregáveis, por exemplo, gás de nitrogênio pressurizado e molas pré-carregadas, entre outros. Alternativamente, energia pode ser também armazenada por meios recarregáveis, por exemplo, baterias recarregáveis e bancos de capacitores, entre outros. Da mesma forma, a telemetria pode ser em base única/ de uso limitado, por exemplo, liberando traçadores químicos ou etiquetas RFID, ou usada repetidamente ao longo da vida do poço.
Em uma ou mais modalidades, o formato de alimentar energia e telemetria pode ser sob demanda. Dito de outra forma, energia e telemetria não precisam estar sempre conectadas entre dois pontos do poço, porque energia e telemetria podem ser conectadas sob demanda, quando for necessário enviar energia e sinais para os sensores e atuadores. Nesse caso, o armazenamento de energia e de telemetria pode ser eliminado. Em outros casos, a energia pode ser usada para carregar de modo residual um dispositivo de armazenamento para a implementação de uma série de impulsos de transmissão de telemetria em vários intervalos.
Sistemas inteligentes de poço, de acordo com uma ou mais modalidades, podem fornecer transmissões mais eficientes e confiáveis entre a superfície e ambientes de fundo de poço, em comparação com sistemas convencionais. Por exemplo, sensores, válvulas e outros dispositivos de controle localizados no fundo do poço podem ser operados para transmitir pelo menos uma opção entre dados e energia de e para a superfície, assim como em vários cruzamentos de furo. Transferência sem fio de energia e de telemetria, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, pode fornecer transmissão simples e confiável de energia e de sinais através de cada conexão e junção dos poços de petróleo e gás. Além disso, dispositivos de transmissão sem fio, de acordo com uma ou mais modalidades, podem eliminar a necessidade da proximidade de conexões físicas/ mecânicas em zonas da formação do furo. Nesse caso, a transmissão de energia e de sinais pode ser dissociada da complexidade inerente às ligações mecânicas em completações de poço.
Embora a invenção tenha sido descrita em relação a um número limitado de modalidades, as pessoas hábeis na arte, tendo o benefício dessa divulgação, irão apreciar que outras modalidades podem ser concebidas, que não se afastam do âmbito da invenção, conforme divulgado nesse documento.
Assim, o escopo da invenção deve ser limitado apenas pelas reivindicações anexas.

Claims (7)

  1. - REIVINDICAÇÕES 1. SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, caracterizado pelo fato de compreender:
    primeiro conjunto de transmissão de furo principal (2) disposto em um furo principal e compreendendo uma primeira unidade de transmissão de furo principal (22a, 22b) ;
    primeiro conjunto de transmissão de furo lateral (4) disposto em um furo lateral e compreendendo uma primeira unidade de transmissão de furo lateral (42a, 42b);
    segundo conjunto de transmissão de furo principal (1) disposto no furo principal e compreendendo uma segunda unidade de transmissão de furo principal (12a);
    segundo conjunto de transmissão de furo lateral (3) disposto no furo lateral e compreendendo uma segunda unidade de transmissão de furo lateral (32a);
    em que a primeira unidade de transmissão de furo principal (22a, 22b) e a primeira unidade de transmissão de furo lateral (42a, 42b) são configuradas para estabelecer uma conexão sem fio entre elas, de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio;
    em que o primeiro conjunto de transmissão de furo principal (2) é configurado para ser comunicativamente conectado a um dispositivo de comunicação de superfície;
    Petição 870190108162, de 24/10/2019, pág. 9/15
  2. 2/7 em que a primeira unidade de transmissão de furo principal (22a, 22b) e a segunda unidade de transmissão de furo principal (12a) são configuradas para estabelecer uma conexão sem fio entre elas, de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio; e em que a primeira unidade de transmissão de furo lateral (42a, 42b) e a segunda unidade de transmissão de furo lateral (32a) são configuradas para estabelecer uma conexão sem fio entre elas, de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio.
    2. SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de cada um dos conjuntos de transmissão (1, 2, 3, 4) ainda compreender pelo menos um sensor e pelo menos um atuador.
    3 . SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de cada um dos conj untos de transmissão (1, 2, 3, 4) ainda compreender um conduto, que liga pelo menos um sensor e pelo menos um
    atuador dentro desse conjunto de transmissão.
    4. SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de pelo menos um sensor e pelo menos um atuador de cada um dos conjuntos de transmissão (1, 2, 3, 4) serem configurados para serem
    Petição 870190108162, de 24/10/2019, pág. 10/15
  3. 3/7 alimentados e conectados sem fio dentro desse conjunto de transmissão.
    5. SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, de acordo com a reivindicação 2 r caracterizado pelo fato do sensor compreender pelo menos um dos seguintes: sensor de temperatura; sensor de pressão; sensor de fluxo; ou sensor de resistividade. 6. SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, de acordo com a reivindicação 2 r caracterizado pelo fato dos dados
    coletados por pelo menos um sensor serem transmitidos através de uma conexão sem fio ao dispositivo de comunicação de superfície em um circuito de retorno contínuo.
    7. SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da segunda unidade de transmissão de furo principal (12a) e da primeira unidade de transmissão de furo lateral (42a, 42b) serem configuradas para estabelecer uma conexão sem fio entre elas, de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio.
    8. SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do primeiro conjunto de transmissão de furo principal (2) ser conectado sem fio ao dispositivo de comunicação de superfície.
    Petição 870190108162, de 24/10/2019, pág. 11/15
  4. 4/7
    9. SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ser ainda constituído por um terceiro conjunto de transmissão de furo lateral disposto em um furo lateral separado, e compreender uma terceira unidade de transmissão de furo lateral, onde a terceira unidade de transmissão de furo lateral e a primeira unidade de transmissão de furo principal são configuradas para estabelecer uma conexão sem fio entre elas, de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio.
    10. SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de cada uma das unidades de transmissão ser configurada para estabelecer uma conexão sem fio com cada um dos conjuntos de transmissão, de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio.
    11. MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE DADOS E ENERGIA ATRAVÉS DE UM SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, caracterizado pelo fato de compreender:
    disposição de um primeiro conjunto de transmissão de furo principal (2) em um furo principal;
    disposição de um primeiro conjunto de transmissão de furo lateral (4) em um furo lateral;
    disposição de um segundo conjunto de transmissão de furo principal (1) no furo principal;
    Petição 870190108162, de 24/10/2019, pág. 12/15
  5. 5/7 disposição de um segundo conjunto de transmissão de furo lateral (3) no furo lateral;
    estabelecimento de uma conexão sem fio entre o primeiro conj unto de transmissão de furo principal (2) e o primeiro conj unto de transmissão de fure ) lateral (4) , de
    modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio;
    estabelecimento de uma conexão sem fio entre o primeiro conjunto de transmissão de furo principal (2) e o segundo conjunto de transmissão de furo principal (1), de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio;
    estabelecimento de uma conexão sem fio entre o primeiro conj unto de transmissão de furo lateral (4) e o segundo conj unto de transmissão de furo lateral (3) , de
    modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria
    possa ser transmitida s em fio; e ligação do primeiro conjunto de transmissão de furo principal (2) a um dispositivo de comunicação de superfície. 12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 11,
    caracterizado pelo fato de ainda compreender a instalação de pelo menos um sensor e de pelo menos um atuador em cada um dos conjuntos de transmissão.
    13. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de ainda compreender a ligação de
    Petição 870190108162, de 24/10/2019, pág. 13/15
  6. 6/7 pelo menos um sensor e de pelo menos um atuador de cada um dos conjuntos de transmissão (1, 2, 3, 4) com um fio dentro desse conjunto de transmissão.
    14. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de ainda compreender a conexão sem fio de pelo menos um sensor e de pelo menos um atuador dentro de cada um dos conjuntos de transmissão (1, 2, 3, 4), e a conexão sem fio do primeiro conjunto de transmissão de furo principal (2) ao dispositivo de comunicação de superfície.
    15. SISTEMA INTELIGENTE DE POÇO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de ainda compreender a transmissão de dados coletados pelo o pelo menos um sensor através de uma conexão sem fio ao dispositivo de comunicação de superfície em um circuito de retorno contínuo.
    16. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de ainda compreender o estabelecimento de uma conexão sem fio entre o segundo conjunto de transmissão de furo principal (1) e o primeiro conjunto de transmissão de furo lateral (4), de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio.
    17. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de ainda compreender:
    Petição 870190108162, de 24/10/2019, pág. 14/15
  7. 7/7 disposição de um terceiro conjunto de transmissão de furo lateral em um furo lateral separado; e estabelecimento de uma conexão sem fio entre o terceiro conjunto de transmissão de furo lateral e o 5 primeiro conjunto de transmissão de furo principal (2), de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio.
    18. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de ainda compreender o 10 estabelecimento de uma conexão sem fio entre cada um dos conjuntos de transmissão (1, 2, 3, 4), de modo que pelo menos uma opção entre energia ou telemetria possa ser transmitida sem fio.
BRPI1006153-3A 2009-01-16 2010-01-13 Sistema inteligente de poço, e método de transmissão de dados e energia através de um sistema inteligente de poço BRPI1006153B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14534309P 2009-01-16 2009-01-16
US61/145,343 2009-01-16
US12/558,029 US8330617B2 (en) 2009-01-16 2009-09-11 Wireless power and telemetry transmission between connections of well completions
US12/558,029 2009-09-11
PCT/US2010/020892 WO2010083210A1 (en) 2009-01-16 2010-01-13 Wireless power and telemetry transmission between connections of well completions

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1006153A2 BRPI1006153A2 (pt) 2016-02-23
BRPI1006153B1 true BRPI1006153B1 (pt) 2020-02-18

Family

ID=42336026

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1006153-3A BRPI1006153B1 (pt) 2009-01-16 2010-01-13 Sistema inteligente de poço, e método de transmissão de dados e energia através de um sistema inteligente de poço

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8330617B2 (pt)
EP (1) EP2380041B1 (pt)
BR (1) BRPI1006153B1 (pt)
WO (1) WO2010083210A1 (pt)

Families Citing this family (64)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8839850B2 (en) 2009-10-07 2014-09-23 Schlumberger Technology Corporation Active integrated completion installation system and method
US9500073B2 (en) * 2011-09-29 2016-11-22 Saudi Arabian Oil Company Electrical submersible pump flow meter
US10480312B2 (en) 2011-09-29 2019-11-19 Saudi Arabian Oil Company Electrical submersible pump flow meter
GB201118357D0 (en) * 2011-10-25 2011-12-07 Wfs Technologies Ltd Multilateral well control
US8779614B2 (en) 2011-11-04 2014-07-15 Schlumberger Technology Corporation Power generation at a subsea location
GB2496440A (en) * 2011-11-11 2013-05-15 Expro North Sea Ltd Down-hole structure with an electrode sleeve
US10030473B2 (en) 2012-11-13 2018-07-24 Exxonmobil Upstream Research Company Method for remediating a screen-out during well completion
US10480308B2 (en) 2012-12-19 2019-11-19 Exxonmobil Upstream Research Company Apparatus and method for monitoring fluid flow in a wellbore using acoustic signals
WO2014100262A1 (en) 2012-12-19 2014-06-26 Exxonmobil Upstream Research Company Telemetry for wireless electro-acoustical transmission of data along a wellbore
WO2014100275A1 (en) 2012-12-19 2014-06-26 Exxonmobil Upstream Research Company Wired and wireless downhole telemetry using a logging tool
WO2014100276A1 (en) 2012-12-19 2014-06-26 Exxonmobil Upstream Research Company Electro-acoustic transmission of data along a wellbore
US9816373B2 (en) 2012-12-19 2017-11-14 Exxonmobil Upstream Research Company Apparatus and method for relieving annular pressure in a wellbore using a wireless sensor network
US9557434B2 (en) 2012-12-19 2017-01-31 Exxonmobil Upstream Research Company Apparatus and method for detecting fracture geometry using acoustic telemetry
CA2894504C (en) 2012-12-21 2016-10-11 Exxonmobil Upstream Research Company Flow control assemblies for downhole operations and systems and methods including the same
CA2894634C (en) 2012-12-21 2016-11-01 Randy C. Tolman Fluid plugs as downhole sealing devices and systems and methods including the same
US9970261B2 (en) 2012-12-21 2018-05-15 Exxonmobil Upstream Research Company Flow control assemblies for downhole operations and systems and methods including the same
WO2014099208A1 (en) 2012-12-21 2014-06-26 Exxonmobil Upstream Research Company Systems and methods for stimulating a multi-zone subterranean formation
CN105492813B (zh) * 2013-06-11 2018-01-30 流体处理有限责任公司 具有集成内部流量、压力和/或温度测量的组合隔离阀和止回阀
US9447679B2 (en) 2013-07-19 2016-09-20 Saudi Arabian Oil Company Inflow control valve and device producing distinct acoustic signal
WO2015080754A1 (en) 2013-11-26 2015-06-04 Exxonmobil Upstream Research Company Remotely actuated screenout relief valves and systems and methods including the same
US9790762B2 (en) 2014-02-28 2017-10-17 Exxonmobil Upstream Research Company Corrodible wellbore plugs and systems and methods including the same
US10400584B2 (en) * 2014-08-15 2019-09-03 Baker Hughes, A Ge Company, Llc Methods and systems for monitoring a subterranean formation and wellbore production
WO2016028414A1 (en) 2014-08-21 2016-02-25 Exxonmobil Upstream Research Company Bidirectional flow control device for facilitating stimulation treatments in a subterranean formation
WO2016039900A1 (en) 2014-09-12 2016-03-17 Exxonmobil Upstream Research Comapny Discrete wellbore devices, hydrocarbon wells including a downhole communication network and the discrete wellbore devices and systems and methods including the same
US9951596B2 (en) 2014-10-16 2018-04-24 Exxonmobil Uptream Research Company Sliding sleeve for stimulating a horizontal wellbore, and method for completing a wellbore
US9863222B2 (en) 2015-01-19 2018-01-09 Exxonmobil Upstream Research Company System and method for monitoring fluid flow in a wellbore using acoustic telemetry
US10408047B2 (en) 2015-01-26 2019-09-10 Exxonmobil Upstream Research Company Real-time well surveillance using a wireless network and an in-wellbore tool
WO2016175830A1 (en) 2015-04-30 2016-11-03 Halliburton Energy Services, Inc. Remotely-powered casing-based intelligent completion assembly
BR112017019578B1 (pt) 2015-04-30 2022-03-15 Halliburton Energy Services, Inc Método de controle de fundo de poço e aparelho de completação de fundo de poço
CN108138981B (zh) * 2015-09-11 2022-12-23 流体处理有限责任公司 具有无线功率的集成内部流量、压力和/或温度测量的组合隔离阀和止回阀
US10221669B2 (en) 2015-12-02 2019-03-05 Exxonmobil Upstream Research Company Wellbore tubulars including a plurality of selective stimulation ports and methods of utilizing the same
US10196886B2 (en) 2015-12-02 2019-02-05 Exxonmobil Upstream Research Company Select-fire, downhole shockwave generation devices, hydrocarbon wells that include the shockwave generation devices, and methods of utilizing the same
US10309195B2 (en) 2015-12-04 2019-06-04 Exxonmobil Upstream Research Company Selective stimulation ports including sealing device retainers and methods of utilizing the same
AU2016409039B2 (en) * 2016-06-02 2021-11-25 Halliburton Energy Services, Inc. Multilateral intelligent completion with stackable isolation
US10465505B2 (en) 2016-08-30 2019-11-05 Exxonmobil Upstream Research Company Reservoir formation characterization using a downhole wireless network
US10415376B2 (en) 2016-08-30 2019-09-17 Exxonmobil Upstream Research Company Dual transducer communications node for downhole acoustic wireless networks and method employing same
US10487647B2 (en) 2016-08-30 2019-11-26 Exxonmobil Upstream Research Company Hybrid downhole acoustic wireless network
US10364669B2 (en) 2016-08-30 2019-07-30 Exxonmobil Upstream Research Company Methods of acoustically communicating and wells that utilize the methods
US10697287B2 (en) 2016-08-30 2020-06-30 Exxonmobil Upstream Research Company Plunger lift monitoring via a downhole wireless network field
US10344583B2 (en) 2016-08-30 2019-07-09 Exxonmobil Upstream Research Company Acoustic housing for tubulars
US10526888B2 (en) 2016-08-30 2020-01-07 Exxonmobil Upstream Research Company Downhole multiphase flow sensing methods
US10590759B2 (en) 2016-08-30 2020-03-17 Exxonmobil Upstream Research Company Zonal isolation devices including sensing and wireless telemetry and methods of utilizing the same
US10533393B2 (en) * 2016-12-06 2020-01-14 Saudi Arabian Oil Company Modular thru-tubing subsurface completion unit
PL3601735T3 (pl) 2017-03-31 2023-05-08 Metrol Technology Ltd Instalacje studni monitorujących
AU2018347467B2 (en) 2017-10-13 2021-06-17 Exxonmobil Upstream Research Company Method and system for performing operations with communications
US10724363B2 (en) 2017-10-13 2020-07-28 Exxonmobil Upstream Research Company Method and system for performing hydrocarbon operations with mixed communication networks
US10837276B2 (en) 2017-10-13 2020-11-17 Exxonmobil Upstream Research Company Method and system for performing wireless ultrasonic communications along a drilling string
CA3079020C (en) 2017-10-13 2022-10-25 Exxonmobil Upstream Research Company Method and system for performing communications using aliasing
CA3078686C (en) 2017-10-13 2022-12-06 Exxonmobil Upstream Research Company Method and system for performing operations using communications
US10697288B2 (en) 2017-10-13 2020-06-30 Exxonmobil Upstream Research Company Dual transducer communications node including piezo pre-tensioning for acoustic wireless networks and method employing same
US10690794B2 (en) 2017-11-17 2020-06-23 Exxonmobil Upstream Research Company Method and system for performing operations using communications for a hydrocarbon system
AU2018367388C1 (en) 2017-11-17 2022-04-14 Exxonmobil Upstream Research Company Method and system for performing wireless ultrasonic communications along tubular members
US10844708B2 (en) 2017-12-20 2020-11-24 Exxonmobil Upstream Research Company Energy efficient method of retrieving wireless networked sensor data
CA3086529C (en) 2017-12-29 2022-11-29 Exxonmobil Upstream Research Company Methods and systems for monitoring and optimizing reservoir stimulation operations
US11156081B2 (en) 2017-12-29 2021-10-26 Exxonmobil Upstream Research Company Methods and systems for operating and maintaining a downhole wireless network
CA3090799C (en) 2018-02-08 2023-10-10 Exxonmobil Upstream Research Company Methods of network peer identification and self-organization using unique tonal signatures and wells that use the methods
US11268378B2 (en) 2018-02-09 2022-03-08 Exxonmobil Upstream Research Company Downhole wireless communication node and sensor/tools interface
AU2018413159B2 (en) * 2018-03-12 2024-04-11 Halliburton Energy Services, Inc. Self-regulating turbine flow
WO2019186087A1 (en) * 2018-03-28 2019-10-03 Metrol Technology Ltd Well installations
US10669810B2 (en) 2018-06-11 2020-06-02 Saudi Arabian Oil Company Controlling water inflow in a wellbore
US10364659B1 (en) 2018-09-27 2019-07-30 Exxonmobil Upstream Research Company Methods and devices for restimulating a well completion
US11293280B2 (en) 2018-12-19 2022-04-05 Exxonmobil Upstream Research Company Method and system for monitoring post-stimulation operations through acoustic wireless sensor network
US11952886B2 (en) 2018-12-19 2024-04-09 ExxonMobil Technology and Engineering Company Method and system for monitoring sand production through acoustic wireless sensor network
CN110284877B (zh) * 2019-05-25 2022-12-30 中国海洋石油集团有限公司 一种井下永置式动态监控装置及监控方法

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5732776A (en) 1995-02-09 1998-03-31 Baker Hughes Incorporated Downhole production well control system and method
US5706896A (en) * 1995-02-09 1998-01-13 Baker Hughes Incorporated Method and apparatus for the remote control and monitoring of production wells
GB2340520B (en) * 1998-08-15 2000-11-01 Schlumberger Ltd Data acquisition apparatus
US6163276A (en) 1999-05-17 2000-12-19 Cellnet Data Systems, Inc. System for remote data collection
US7114561B2 (en) 2000-01-24 2006-10-03 Shell Oil Company Wireless communication using well casing
WO2001065718A2 (en) * 2000-03-02 2001-09-07 Shell Internationale Research Maatschappij B.V. Wireless power and communications cross-bar switch
US6360820B1 (en) 2000-06-16 2002-03-26 Schlumberger Technology Corporation Method and apparatus for communicating with downhole devices in a wellbore
US6789621B2 (en) 2000-08-03 2004-09-14 Schlumberger Technology Corporation Intelligent well system and method
EP1320659A1 (en) * 2000-09-28 2003-06-25 Paulo S. Tubel Method and system for wireless communications for downhole applications
EP1364230A1 (en) 2001-02-02 2003-11-26 DBI Corporation Downhole telemetry and control system
US6768700B2 (en) 2001-02-22 2004-07-27 Schlumberger Technology Corporation Method and apparatus for communications in a wellbore
US7301474B2 (en) 2001-11-28 2007-11-27 Schlumberger Technology Corporation Wireless communication system and method
US20030142586A1 (en) * 2002-01-30 2003-07-31 Shah Vimal V. Smart self-calibrating acoustic telemetry system
US7224288B2 (en) 2003-07-02 2007-05-29 Intelliserv, Inc. Link module for a downhole drilling network
US7397388B2 (en) 2003-03-26 2008-07-08 Schlumberger Technology Corporation Borehold telemetry system
GB2405725B (en) 2003-09-05 2006-11-01 Schlumberger Holdings Borehole telemetry system
US7080699B2 (en) 2004-01-29 2006-07-25 Schlumberger Technology Corporation Wellbore communication system
US20050263287A1 (en) 2004-05-26 2005-12-01 Schlumberger Technology Corporation Flow Control in Conduits from Multiple Zones of a Well
US7347271B2 (en) 2004-10-27 2008-03-25 Schlumberger Technology Corporation Wireless communications associated with a wellbore
US7249636B2 (en) 2004-12-09 2007-07-31 Schlumberger Technology Corporation System and method for communicating along a wellbore
US7387165B2 (en) 2004-12-14 2008-06-17 Schlumberger Technology Corporation System for completing multiple well intervals
US7552761B2 (en) 2005-05-23 2009-06-30 Schlumberger Technology Corporation Method and system for wellbore communication
US7735555B2 (en) 2006-03-30 2010-06-15 Schlumberger Technology Corporation Completion system having a sand control assembly, an inductive coupler, and a sensor proximate to the sand control assembly
US7605715B2 (en) 2006-07-10 2009-10-20 Schlumberger Technology Corporation Electromagnetic wellbore telemetry system for tubular strings
US7921916B2 (en) 2007-03-30 2011-04-12 Schlumberger Technology Corporation Communicating measurement data from a well
US20090045974A1 (en) * 2007-08-14 2009-02-19 Schlumberger Technology Corporation Short Hop Wireless Telemetry for Completion Systems
GB2455895B (en) 2007-12-12 2012-06-06 Schlumberger Holdings Active integrated well completion method and system
US20100243243A1 (en) * 2009-03-31 2010-09-30 Schlumberger Technology Corporation Active In-Situ Controlled Permanent Downhole Device

Also Published As

Publication number Publication date
US8330617B2 (en) 2012-12-11
US20100181067A1 (en) 2010-07-22
EP2380041B1 (en) 2018-10-31
BRPI1006153A2 (pt) 2016-02-23
EP2380041A4 (en) 2014-10-15
EP2380041A1 (en) 2011-10-26
WO2010083210A1 (en) 2010-07-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1006153B1 (pt) Sistema inteligente de poço, e método de transmissão de dados e energia através de um sistema inteligente de poço
US9500074B2 (en) Acoustic coupling of electrical power and data between downhole devices
US9175560B2 (en) Providing coupler portions along a structure
US6192983B1 (en) Coiled tubing strings and installation methods
US8925631B2 (en) Large bore completions systems and method
NO344537B1 (no) Trådløs overføring av kraft mellom et moderbrønnhull og et sidebrønnhull
US11371322B2 (en) Energy transfer mechanism for a junction assembly to communicate with a lateral completion assembly
US11261708B2 (en) Energy transfer mechanism for wellbore junction assembly
RU2748567C1 (ru) Механизм передачи энергии для соединительного узла ствола скважины
BR102012021056A2 (pt) Método de manutenção de um sistema de poço, sistema para uso em um poço, e método
NO20191303A1 (en) Energy Transfer Mechanism for Wellbore Junction Assembly
NO20200369A1 (en) Energy Transfer Mechanism for Wellbore Junction Assembly
WO2013045882A2 (en) Fibre optic cable deployment, particularly for downhole distributed sensing
BR112019009262B1 (pt) Sistema para acoplamento indutivo de fundo de poço, e, métodos para implantar um sistema eletricamente conectado de fundo de poço e para transmitir sinais elétricos entre componentes de fundo de poço
WO2015016927A1 (en) Acoustic coupling of electrical power and data between downhole devices
BR112018002672B1 (pt) Sistema e método para fornecer energia e comunicações para ferramentas de fundo de poço e bomba submersível elétrica
CA2802403C (en) Installation of lines in high temperature wellbore environments

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/02/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.