BRPI1005752A2 - sistema de fechamento para a porta interna de um compartimento de refrigerador - Google Patents

sistema de fechamento para a porta interna de um compartimento de refrigerador Download PDF

Info

Publication number
BRPI1005752A2
BRPI1005752A2 BRPI1005752-8A BRPI1005752A BRPI1005752A2 BR PI1005752 A2 BRPI1005752 A2 BR PI1005752A2 BR PI1005752 A BRPI1005752 A BR PI1005752A BR PI1005752 A2 BRPI1005752 A2 BR PI1005752A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
door
hinge
swinging
resilient element
rod
Prior art date
Application number
BRPI1005752-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Edson Luiz Izui
Lauro Fernando Souza Ignacio Jr
Ademar Testoni
Original Assignee
Whirlpool Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Whirlpool Sa filed Critical Whirlpool Sa
Priority to BRPI1005752-8A priority Critical patent/BRPI1005752A2/pt
Publication of BRPI1005752A2 publication Critical patent/BRPI1005752A2/pt

Links

Landscapes

  • Refrigerator Housings (AREA)

Abstract

SISTEMA DE FECHAMENTO PARA A PORTA INTERNA DE UM COMPARTIMENTO DE REFRIGERADOR. A presente invenção refere-se a um sistema para fechamento de porta de refrigeradores ou freezers e, mais especificamente, a um sistema que impede que a porta do compartimento de freezer do refrigerador permaneça acidentalmente aberta. O sistema de fechamento de acordo com a presente invenção compreende uma articulação (2a) oscilante entre uma posição de repouso e uma posição de equilíbrio mecânico, a articulação oscilante (2a) sendo integral ao eixo de articulação (2) da porta interna; uma haste alongada (1) conectada à articulação oscilante (2) e apoiada sobre um ponto (4a) do gabinete próximo ao local de montagem do eixo de articulação (2) da porta interna, sendo que a oscilação da articulação oscilante (2a) ocasiona o movimento da haste alongada (1) em um primeiro sentido, de modo que uma extremidade livre (1c) da haste alongada (1) movimenta-se para além do ponto de apoio quando a articulação oscilante passa da posição de repouso para a posição de equilíbrio, e um elemento resiliente (3) associado à haste (1), o elemento resiliente estando em sua condição de compressão inicial quando a articulação oscilante (2a) está na posição de repouso e o elemento resiliente estando em sua condição de compressão final quando a articulação oscilante (2a) está na posição de equilíbrio mecânico, sendo que o retorno do elemento resiliente (3) a sua condição inicial ocasiona o movimento da haste em um sentido contrário ao primeiro sentido.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SISTEMA DE FECHAMENTO PARAA PORTA INTERNA DE UM COMPARTIMENTO DE REFRIGERADOR"
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um sistema para fechamento de porta de refrige- radores ou freezers e, mais especificamente, a um sistema que impede que a porta do compartimento de freezer do refrigerador permaneça acidentalmente aberta.
Fundamentos da Invenção
Os refrigeradores compreendem basicamente um gabinete termicamente isolado com um ou mais compartimentos refrigerados fechados por meio de portas termicamente isolantes. Para acessar o interior dos compartimentos refrigerados, o usuário abre manu- almente a porta, fechando-a após o uso.
Alguns refrigeradores possuem ainda portas internas à porta do gabinete, sendo que tais portas fecham compartimentos específicos do refrigerador. Esse tipo de porta in- terna é muito comum, por exemplo, para o compartimento de freezer de um refrigerador com gabinete de uma porta.
São conhecidas da técnica várias soluções que envolvem dobradiças articuladas para permitir o deslocamento de tal porta interna entre as posições aberta e fechada.
Um dos principais problemas com as soluções conhecidas é a possibilidade de a porta permanecer aberta mesmo quando o usuário aplicou uma força para fechá-la.
De fato, nos sistemas de fechamento de porta conhecidos, para fechar a porta do compartimento de freezer, o usuário aplica um força para deslocar a porta, fazendo-a osci- lar sobre o eixo de giro da articulação. Caso o usuário aplique uma força menor do que a necessária para o fechamento, a porta pode permanecer parcialmente aberta, gerando desperdício de energia e/ou ineficiência de operação. Essa situação é ainda piorada pelo fato de que o fechamento da porta do gabinete impede completamente a visão da porta interna, fazendo com que o usuário realmente não perceba que a porta interna ficou parci- almente aberta.
Objetivos da Invenção
Em vista do acima exposto, é um dos objetivos da presente invenção proporcionar um sistema de fechamento de porta de compartimentos refrigerados que impede que a porta mantenha-se inadvertidamente aberta.
E outro dos objetivos da presente invenção proporcionar um sistema de fechamen- to de porta de compartimentos refrigerados que mantenha a porta em posição de abertura total quando a porta está aberta.
É ainda outro proporcionar um sistema de fechamento de porta de compartimentos refrigerados que permita o fechamento automático da porta quando a porta externa do re- frigerador é fechada. Sumário da Invenção A presente invenção atinge os objetivos acima por meio de um sistema de fecha- mento para a porta interna do compartimento de um refrigerador, o refrigerador compreen- dendo um gabinete onde é montado um eixo de articulação para a porta interna do compar- timento, o sistema de fechamento compreendendo:
uma articulação oscilante entre uma posição de repouso e uma posição de equilí- brio mecânico, a articulação oscilante sendo integral ao eixo de articulação da porta inter- na;
uma haste alongada conectada à articulação oscilante e apoiada sobre um ponto do gabinete próximo ao local de montagem do eixo de articulação da porta interna, sendo que a oscilação da articulação oscilante ocasiona o movimento da haste alongada em um primeiro sentido, de modo que uma extremidade livre da haste alongada movimenta-se para além do ponto de apoio quando a articulação oscilante passa da posição de repouso para a posição de equilíbrio, e
um elemento resiliente associado à haste, o elemento resiliente estando em sua condição de compressão inicial quando a articulação oscilante está na posição de repouso e o elemento resiliente estando em sua condição de compressão final quando a articulação oscilante está na posição de equilíbrio mecânico,
o retorno do elemento resiliente a sua condição inicial ocasionando o movimento da haste em um sentido contrário-ao primeiro sentido.
Na concretização preferida da presente invenção, o eixo de articulação é montado na extremidade de uma travessa divisória do gabinete de um refrigerador de uma porta, a travessa divisória separando um compartimento refrigerado de um compartimento de free- zer, sendo que a porta interna fecha o compartimento de freezer.
O ponto de apoio da haste alongada é preferencialmente um recesso formado em um batente da travessa divisória, e o elemento resiliente é preferencialmente uma mola helicoidal de compressão.
Ainda na concretização preferida da presente invenção, a haste possui uma parte de corpo formada entre uma porção de ressalto e a extremidade livre, a mola helicoidal sendo enrolada na parte de corpo, de modo que uma das extremidades da mola recosta-se contra o ressalto e a outra das extremidades da mola recosta-se contra o ponto de apoio. Descrição Resumida dos Desenhos As figuras mostram:
Figura 1 - A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva de uma travessa divisória do gabinete de um refrigerador.
Figura 2 - A figura 2 ilustra uma vista em perspectiva de uma concretização prefe- rida do sistema de fechamento da presente invenção, aplicada a uma travessa divisória do gabinete de um refrigerador. Descrição Detalhada da Invenção
A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base nos exemplos de execução representados nos desenhos.
A Figura 1 ilustra uma travessa divisória 10 disposta entre os compartimentos refri- gerado e de freezer de um refrigerador. A construção desse tipo de travessa divisória é co- nhecida da técnica e, portanto, não será aqui pormenorizadamente descrita.
Deve ser ressaltado, entretanto, que embora a construção descrita faça referência à travessa divisória, o sistema de fechamento da presente invenção poderia ser aplicado a qualquer outra parte do gabinete do refrigerador, como, por exemplo, na superfície inferior da parede de topo de um refrigerador.
A figura 2 ilustra uma concretização preferencial do sistema de fechamento da presente invenção, aplicado à travessa da figura 1. O sistema de fechamento descrito na figura 2 é disposto para fechar a porta interna do compartimento de freezer de um refrige- rador de uma porta.
Uma articulação oscilante 2a entre uma posição de repouso e uma posição de e- quilíbrio mecânico é integral ao eixo de articulação 2 da porta interna, sendo que o eixo 2 é disposto em uma das extremidades da borda frontal 10a da travessa divisória 10. A mon- tagem da porta interna do compartimento nesse eixo de articulação deve ser realizada de modo a não permitir um movimento rotacional relativo entre a porção 2b do eixo de articu- lação 2 que se encaixa na porta interna do compartimento e a porção de encaixe da porta que recebe essa porção do eixo. Nesse sentido, a geometria da porção do eixo 2 e a geo- metria do encaixe da porta deve ser projetada para não permitir giro, sendo que podem ser usadas, dentre outras, geometrias de seções quadradas, triangulares ou chavetadas.
Uma haste alongada 1 tem uma de suas extremidades conectada à articulação oscilante 2a e a outra extremidade apoiada sobre um ponto 4a da travessa próximo ao local de montagem da articulação.
Na concretização preferida da presente invenção, a haste 1 é uma haste delgada, entretanto, a presente invenção pode fazer uso de hastes de qualquer formato e dimensão. A haste 1 possui preferencialmente uma parte de corpo 1a formada entre uma porção de ressalto 1b e uma extremidade livre 1c.
A haste alongada 1 estende-se do eixo de articulação 2 até além do ponto de a- poio 4a da travessa divisória. Na concretização preferida mostrada nas figuras, o ponto de apoio 4a é um recorte 4a formado em um batente 4 na forma de um ressalto construído integralmente ao corpo da travessa divisória 10 e posicionado próximo à extremidade fron- tal da travessa. Assim, o recorte 4a permite o apoio da porção extrema da haste 1, mas permite a movimentação da haste 1 de modo que a porção extrema da haste 1 passe além do recorte 4a quando a haste 1 é movimentada. Um elemento resiliente 3 é disposto associado à haste 1 para retorno da articula- ção oscilante 2a a sua posição de repouso após o giro do eixo de articulação 2. Na concre- tização preferida da presente invenção, o elemento resiliente é uma mola helicoidal de compressão 3 enrolado na parte de corpo 1a da haste 1. Assim, uma extremidade da mola 3 recosta-se contra o ressalto 1b em uma das extremidades da parte de corpo 1a da haste 1, e a outra das extremidades da mola recosta-se contra a parede de borda do recorte ou ponto de apoio 4a.
Quando a porta do compartimento refrigerado está fechada, o eixo de articulação 2 está posicionado como ilustrado na figura 2, sendo que a haste encontra-se enviesada em relação à borda lateral 10b da travessa 10, e a mola 3 encontra-se em sua posição de compressão inicial.
Assim, quando o usuário exerce uma força para abrir a porta, o eixo de articulação 2 é girado e a articulação oscilante 2a oscila na direção da seta ilustrada na figura 2, le- vando a haste 1 a se deslocar. Ou seja, com o giro do eixo de articulação 2,a articulação oscilante 2a sai de sua condição de repouso, o que acaba por movimentar a haste 1.
Com o deslocamento da haste 1,a mola 3 é adicionalmente comprimida entre a borda do recorte 4a e o ressalto 1 b da haste 1.
Quando a abertura da porta está aproximadamente a 90° da posição fechada, o eixo de articulação 2, e por conseguinte a articulação oscilante 2a, se moveram aproxima- damente 90°. Nesta posição, o eixo da articulação 2, o eixo da articulação oscilante 2a e o centro do recorte 4a, ficam alinhados, criando uma condição de equilibro mecânico. Assim, a articulação oscilante 2a passa para uma posição de equilíbrio mecânico.
Com essa condição, a porta tende a se manter aberta aproximadamente a 90° a não ser que o usuário exerça uma força para fechá-la.
Caso o usuário exerça uma força para fechar a porta, a condição de equilíbrio é desfeita e a mola tende a restaurar sua condição de compressão inicial, forçando a movi- mentação da haste 1 em um sentido contrário ao de seu deslocamento inicial, ocasionan- do o giro da articulação oscilante 2a/ eixo de articulação 2 e fechando totalmente a porta interna.
Do mesmo modo, a presente invenção possibilita o fechamento automático da por- ta interna quando a porta externa do gabinete do refrigerador é fechada. Quando a porta externa do gabinete é fechada pelo usuário, ela "empurra" a porta interna, desfazendo a condição de equilíbrio e fechando totalmente a porta interna.
Deve ser entendido que a descrição fornecida com base nas figuras acima refere-se apenas a uma das concretizações possíveis para o sistema da presente invenção, sendo que o real escopo do objeto da invenção encontra-se definido nas reivindicações apensas.

Claims (5)

1. Sistema de fechamento para a porta interna do compartimento de um refrigera- dor, o refrigerador compreendendo um gabinete onde é montado um eixo de articulação (2) para a porta interna do compartimento, o sistema de fechamento sendo CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma articulação (2a) oscilante entre uma posição de repouso e uma posição de equilíbrio mecânico, a articulação oscilante (2a) sendo integral ao eixo de articulação (2) da porta interna; uma haste alongada (1) conectada à articulação oscilante (2) e apoiada sobre um ponto (4a) do gabinete próximo ao local de montagem do eixo de articulação (2) da porta interna, sendo que a oscilação da articulação oscilante (2a) ocasiona o movimento da has- te alongada (1) em um primeiro sentido, de modo que uma extremidade livre (1c) da haste alongada (1) movimenta-se para além do ponto de apoio quando a articulação oscilante passa da posição de repouso para a posição de equilíbrio, e um elemento resiliente (3) associado à haste (1), o elemento resiliente estando em sua condição de compressão inicial quando a articulação oscilante (2a) está na posição de repouso e o elemento resiliente estando em sua condição compressão final quando a arti- culação oscilante (2a) está na posição de equilíbrio mecânico, o retorno do elemento resiliente (3) a sua condição inicial ocasionando o movimen- to da haste em um sentido contrário ao primeiro sentido.
2. Sistema de fechamento, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o eixo de articulação (2) é montado na extremidade de uma travessa divi- sória (10) do gabinete de um refrigerador de uma porta, a travessa divisória (10) separando um compartimento refrigerado de um compartimento de freezer, sendo que a porta interna fecha o compartimento de freezer.
3. Sistema de fechamento, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o ponto de apoio (4a) da haste alongada (1) é um recesso (4a) formado em um batente (4) da travessa divisória (10).
4. Sistema de fechamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de que o elemento resiliente (3) é uma mola helicoidal de compressão.
5. Sistema de fechamento, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a haste (1) possui uma parte de corpo (1a) formada entre uma porção de ressalto (1b) e a extremidade livre (1c), a mola helicoidal sendo enrolada na parte de corpo (1a), de modo que uma das extremidades da mola recosta-se contra o ressalto (1b) e a outra das extremidades da mola recosta-se contra o ponto de apoio (4a).
BRPI1005752-8A 2010-12-03 2010-12-03 sistema de fechamento para a porta interna de um compartimento de refrigerador BRPI1005752A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1005752-8A BRPI1005752A2 (pt) 2010-12-03 2010-12-03 sistema de fechamento para a porta interna de um compartimento de refrigerador

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1005752-8A BRPI1005752A2 (pt) 2010-12-03 2010-12-03 sistema de fechamento para a porta interna de um compartimento de refrigerador

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1005752A2 true BRPI1005752A2 (pt) 2013-03-26

Family

ID=47901566

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1005752-8A BRPI1005752A2 (pt) 2010-12-03 2010-12-03 sistema de fechamento para a porta interna de um compartimento de refrigerador

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1005752A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20160290702A1 (en) Chest with access doors
US9845628B2 (en) Refrigerator
AU2015289934B2 (en) Flipper mullion comprising a leaf spring
EP3034973B1 (en) Refrigerator
KR102615040B1 (ko) 힌지, 수납 장치, 및 냉장고
CN112595011A (zh) 冰箱
WO2021012655A1 (zh) 冰箱
RU2013112332A (ru) Холодильник
US9534828B2 (en) Refrigerator
RU2016133848A (ru) Несущая конструкция для двери
CN104329878B (zh) 一种双向开关门装置以及具有该装置的冰箱
WO2022194233A1 (zh) 铰链及具有其的制冷设备
AU2020316325B2 (en) Refrigerator
KR101972539B1 (ko) 냉장고용 도어 힌지
CN215889707U (zh) 铰链及具有其的制冷设备
US2777157A (en) Hinge construction for cabinets and the like
BRPI1005752A2 (pt) sistema de fechamento para a porta interna de um compartimento de refrigerador
CN202926063U (zh) 冰箱门体铰链及冰箱
KR101659957B1 (ko) 슬라이딩 도어를 갖는 냉장고
KR101015071B1 (ko) 도어힌지 하우징
WO2015078316A1 (zh) 双向开门装置及具有该装置的冰箱
CN106246027B (zh) 冰箱门自闭结构及冰箱
TR201710819A2 (tr) Yayli menteşe mekani̇zmasina sahi̇p bi̇r soğutucu
US2306815A (en) Lid construction
WO2022194229A1 (zh) 铰链及具有其的制冷设备

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2494 DE 23-10-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.