BRPI1005203A2 - sistema e método para determinar o impacto ambiental de um processo - Google Patents

sistema e método para determinar o impacto ambiental de um processo Download PDF

Info

Publication number
BRPI1005203A2
BRPI1005203A2 BRPI1005203A BRPI1005203A BRPI1005203A2 BR PI1005203 A2 BRPI1005203 A2 BR PI1005203A2 BR PI1005203 A BRPI1005203 A BR PI1005203A BR PI1005203 A BRPI1005203 A BR PI1005203A BR PI1005203 A2 BRPI1005203 A2 BR PI1005203A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
environmental performance
indicator
sector
efficiency
graphic process
Prior art date
Application number
BRPI1005203A
Other languages
English (en)
Inventor
Alessandro Di Gregorio
Diego Barba
Rolando Luberti
Original Assignee
Tredegar Film Prod Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tredegar Film Prod Corp filed Critical Tredegar Film Prod Corp
Publication of BRPI1005203A2 publication Critical patent/BRPI1005203A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q10/00Administration; Management
    • G06Q10/06Resources, workflows, human or project management; Enterprise or organisation planning; Enterprise or organisation modelling
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02PCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN THE PRODUCTION OR PROCESSING OF GOODS
    • Y02P90/00Enabling technologies with a potential contribution to greenhouse gas [GHG] emissions mitigation
    • Y02P90/80Management or planning
    • Y02P90/82Energy audits or management systems therefor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Human Resources & Organizations (AREA)
  • Strategic Management (AREA)
  • Economics (AREA)
  • Entrepreneurship & Innovation (AREA)
  • Educational Administration (AREA)
  • Game Theory and Decision Science (AREA)
  • Development Economics (AREA)
  • Marketing (AREA)
  • Operations Research (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Tourism & Hospitality (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Business, Economics & Management (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
  • Indicating Measured Values (AREA)

Abstract

sistema e método para determinar o impacto ambiental de um processo. a presente invenção se refere a um sistema e método para determinar o impacto ambiental de um processo, em que os recursos são categorizados como diferentes indicadores de desempenho ambiental (epis), alguns dos quais são epis valorados que são derivados da quantidade de recurso usado por volume de produto acabado (fpv) que representa a quantidade de produto que é produzida pelo processo; e outros são epis percentuais que representam uma medida de eficiência, e são derivados da quantidade de recursos renováveis usados como percentagem do total de recursos usados. uma representação gráfica dos epis permite uma rápida interpretação visual da proteção ambiental de um processo particular ou grupo de processos, e permite uma comparação visual entre dois processos diferentes.

Description

Sistema e método para determinar o impacto ambiental·de um processo.
Refere-se o presente invento a um processo ae monitoramento. Mais particularmente, a presente invenção se refere a um sistema e método para determinar o impacto ambiental de um processo.
Devido às atividades humanas, a concentração de C02 aumentou significativamente nos últimos 100 anos. A concentração de C02 na atmosfera está diretamente ligada ao potencial de aquecimento global (GWP), que tem implicações tanto sociais quanto ambientais.
Focar nas questões ambientais, mudanças climáticas e, em particular, estar consciente de que o conceito de processos de produção sustentável será cada vez mais importante no futuro. As principais nações industrializadas estão atualmente revisando a política com relação às questões ambientais e, em particular, levando em conta a posição renovada sobre estas questões pelo governo dos EUA. Agora, mais do que nunca, é relevante a noção de processos de produção sustentável.
Enquanto uma organização persegue processos de produção sustentáveis, há uma necessidade de aumentar os benefícios econômicos e reduzir o impacto ambiental. As empresas mais bem sucedidas, daqui para frente, serão aquelas que otimizarem a produção e a eficiência ambiental. Portanto, o que é necessário é um sistema e método aperfeiçoados para determinar os impactos ambientais dos processos, tais como processos de fabricação e outras práticas comerciais.
Em uma forma de realização da presente invenção, é provido um sistema para determinar o impacto ambiental de um processo, compreendendo: - um sistema de computação, o sistema de computação compreendendo pelo menos uma unidade central de processamento, armazenamento não-volátil, e memória somente leitura; - um sistema de apresentação, o sistema de apresentação incluindo um monitor; - o sistema de computação compreendendo adicionalmente meios para receber dados de desempenho ambiental; - meios para transformar os dados de desempenho ambiental em uma pluralidade de valores indicadores de desempenho ambiental; e - meios para apresentar um indicador de processos gráfico no sistema de apresentação, em que o indicador de processo gráfico compreende um polígono de lados pares; em que o indicador de processo gráfico é dividido em uma pluralidade de setores, em que cada setor compreende um componente sombra, o componente sombra correspondendo ao valor do indicador de desempenho ambiental.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um sistema em que o polígono de iados pares é um hexágono.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um sistema em que o polígono de lados pares é um octógono ou um polígono superior.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um sistema em que a pluralidade de valores dos indicadores de desempenho ambiental compreende: - pegada de carbono; - consumo de energia elétrica; - consumo de gás natural; - pegada de água; - taxa de energia renovável; e - taxa de materiais biodegradáveis.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um sistema onde cada setor da pluralidade de setores do indicador de processo gráfico é de igual tamanho.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um sistema onde cada setor da pluralidade de setores é dimensionado com base em uma classificação de importância de um indicador de desempenho ambiental.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um sistema que compreende adicionalmente um subsistema de aquisição de dados.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um sistema que compreende adicionalmente um medidor de água, o medidor de água configurado e disposto para relatar o uso da água ao subsistema de aquisição de dados.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um sistema que compreende adicíonalmente um medidor elétrico, o medidor elétrico configurado e disposto para relatar o uso da eletricidade ao subsistema de aquisição de dados.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um sistema que compreende adicionalmente um medidor de gás, o medidor de gás configurado e disposto para relatar o uso do gás natural ao subsistema de aquisição de dados.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um sistema em que o indicador de processo gráfico representa uma eco-eficiência local.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um sistema em que o indicador de processo gráfico representa uma eco- eficiência global, Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um sistema em que o indicador de processo gráfico representa uma eco-eficiência de projeto.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um método para determinar o impacto ambiental de um processo, compreendendo as etapas de: - receber dados de desempenho ambiental; - transformar os dados de desempenho ambiental em uma pluralidade de valores dos indicadores de desempenho ambiental; e - apresentar um indicador de processo gráfico correspondente em um sistema de apresentação, em que o indicador de processo gráfico compreende um polígono de lados pares; em que o indicador de processo gráfico é dividido em uma pluralidade de setores e em que cada setor compreende um componente sombra, o componente sombra correspondendo ao valor de um indicador de desempenho ambiental.
Em uma outra forma de realização da presente'invenção, é provido um método no qual a etapa de transformar os dados de desempenho ambiental em uma pluralidade de valores dos indicadores de desempenho ambiental compreende dividir uma taxa de consumo medido por uma taxa de consumo máximo, calculando com isso um indicador de desempenho ambiental normalizado.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um método em que a etapa de apresentar um indicador de processo gráfico correspondente em um sistema de apresentação compreende: - computar, para cada indicador de desempenho ambiental, uma soma do inverso a classificação ordinal do indicador de desempenho ambiental a partir de uma pluralidade de jurisdições; - dividir cada soma pelo total de todas as somas, computando com isso um fator de ponderação para cada indicador de desempenho ambiental; - multiplicar o fator de ponderação pela área de um setor não ponderado, calculando assim a área de um setor dinâmico; e - apresentar o setor dinâmico no sistema de apresentação.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um método em que a etapa de apresentar um indicador de processo gráfico correspondente no sistema de apresentação de processamento compreende apresentar uma área sombreada dentro do setor, em que a área sombreada corresponde ao valor do indicador de desempenho ambiental.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um método que compreende adicionalmente as etapas de: - computar uma área total de todos os setores; - computar uma área sombreada total; - computar a razão da área sombreada total para a área total; - subtrair a razão de um para calcular um resultado fracionário, e - multiplicar o resultado fracionário por cem, computando com isso um valor de eco-eficiência local.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um método que compreende adicionalmente as etapas de: - computar uma pluralidade de valores de eco-eficiência locais, onde cada valor de eco-eficiência local corresponde a um local de produção diferente, e em que cada local de produção produz o mesmo produto; - escolher dentre a pluralidade de valores de eco-eficiência locais, um valor de eco-eficiência local, e designar o valor escolhido de eco-eficiência locai como um valor de eco-eficiência local de referência; e - computar um delta de eco-eficiência local para cada local de produção computando a diferença entre cada um dos valores da pluralidade de valores de eco-eficiência locais com o valor de eco-eficiência local de referência.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um meio legível por computador, que tem instruções executáveis por computador para executar um método compreendendo: - receber dados de desempenho ambiental; - dividir uma taxa de consumo medida por uma taxa de consumo máxima, computando com isso uma pluralidade indicadores de desempenho ambiental brutos; - computar um fator de ponderação para cada indicador de desempenho ambiental bruto; e - apresentar um indicador de processo gráfico correspondente no sistema de apresentação, onde o indicador de processo gráfico compreende um polígono de lados pares; em que o indicador de processo gráfico é dividido em uma pluralidade de setores; em que cada setor compreende um componente sombra, o componente sombra correspondendo ao valor de um indicador de desempenho ambiental.
Em uma outra forma de realização da presente invenção, é provido um meio legível por computador, em que as instruções executáveis por computador para apresentar um indicador de processo gráfico correspondente no sistema de apresentação compreendem instruções para: - computar uma área de setor dinâmico para cada um de uma pluralidade de indicadores de desempenho ambiental pela multiplicação de uma área de setor não ponaeraaa por um Tator ae ponderação correspondente a um indicador de desempenho ambiental; e - apresentar uma área sombreada dentro do setor, em que a área sombreada corresponde ao valor do indicador de desempenho ambiental. A estrutura, operação e as vantagens da presente invenção tornar-se-ão ainda mais evidentes considerando-se a seguinte descrição tomada em conjunto com as figuras anexas. As figuras têm finalidade ilustrativa, não limitativa.
Nos desenhos que acompanham a descrição que se segue, freqüentemente tanto números de referência e legendas (rótulos, descrições do texto) podem ser usado para identificar os elementos. Se forem providas legendas, elas são meramente um auxílio ao leitor, e não devem de forma alguma ser interpretadas como uma limitação. A FIG. 1 mostra um diagrama de blocos de um sistema de acordo com uma forma de realização da presente invenção. A FIG. 2 mostra uma forma de realização de um indicador de processo gráfico. A FIG. 3 mostra uma forma de realização alternativa de um indicador de processo gráfico. A FIG. 4 mostra uma outra forma de realização alternativa de um indicador de processo gráfico. A FIG. 5 mostra uma tela de computador exibindo uma pluralidade de indicadores de processo gráfico. A FIG. 6 mostra um diagrama de blocos de um sistema de acordo com uma forma de realização alternativa da presente invenção. A FIG. 7 é um fluxograma mostrando as etapas do processo para executar um método de acordo com uma forma de realização da presente invenção. A FIG. 8 mostra um exemplo de um relatório numérico gerado por uma forma de realização da presente invenção.
As formas de realização da presente invenção fornecem um sistema e método para determinar o impacto ambiental de um processo. Por exemplo, um processo de fabricação utiliza uma pluralidade de recursos. As formas de realização da presente invenção categorizam esses recursos em diferentes Indicadores de Desempenho Ambiental (EPIs). Alguns EPIs são valores EPIs derivados com base no valor do recurso utilizado por volume de produto acabado (FPV), que é representativo da quantidade de produto que é produzido pelo processo. Outros EPIs são EPIs percentuais que são derivados a partir da quantidade de recursos renováveis utilizada como uma percentagem do total dos recursos utilizados. Uma lista de exemplos de EPIs é provida abaixo; O CFP (Pegada de Carbono) representa a quantidade de C02 associada à realização de um produto específico (geralmente da extração de matérias-primas). O EPC (Consumo de Energia Elétrica) representa a quantidade de eletricidade usada pelo processo por unidade de produto feita por esse processo. O NGC (Consumo de Gás Natural) representa a quantidade de gás natural utilizado no processo por unidade de produto fabricado por esse processo. O WFP (Pegada de Água) representa a quantidade de água utilizada pelo processo por unidade de produto feita por esse processo. O RPR (Taxa de Energia Renovável) representa a porcentagem de energia (tanto comprada e auto-produzida) usada que é proveniente de fontes renováveis, como eólica, hidrelétrica ou solar, por exemplo. O BMR (Taxa de Materiais Biodegradáveis) representa o percentual de materiais biodegradáveis utilizados no processo. CFP, EPC, NGC e WFP são denominados EPIs valor, uma vez que têm um valor baseado na FPV. RPR e BMR são denominados EPIs percentuais, pois são baseados na porcentagem de uso total de um recurso particular. O grupo de EPIs acima mencionado não se destina a ser limitante, e outros EPIs são possíveis sem fugir ao âmbito e finalidade da presente invenção. As formas de realização da presente invenção transformam os dados aparentemente díspares dos EPIs em um formato gráfico que pode ser visto por um usuário para avaliar rapidamente o impacto ambiental de um processo em um local de produção (Eco-eficiência Local). Além disso, as formas de realização da presente invenção também proporcionam uma avaliação de um grupo de locais de produção, tais como várias fábricas fazendo as mesmas categorias de produtos através de processos semelhantes (Eco-eficiência Global), e também uma avaliação de eco-eficiência do produto, que compara dois ou mais produtos ou processos diferentes para fazer as mesmas categorias de produtos.
Com referência às figuras, a FIG. 1 mostra um diagrama de blocos de um sistema (100) de acordo com uma forma de realização da presente invenção. Os dados compilados (102), e/ou dados a partir do subsistema de aquisição de dados (104) são inseridos no sistema de computação (106), Os dados compilados (102), e os dados do subsistema de aquisição de dados (104) compreendem vários EPIs. O sistema de computação (106) transforma os EPIs em uma nova saída gráfica que oferece ao usuário uma maneira fácil e eficiente para avaliar a eficiência ambiental (Eco-eficiência) de um local de produção ou de um processo.
Alguns EPIs, tais como o BMR, podem ser incluídos nos dados compilados (102). Outros EPIs podem ser fornecidos a partir do subsistema de aquisição de dados (104), tais como o WFP, uma vez que um parâmetro como o uso da água é mensurável em tempo real. Em uma forma de realização, todos os EPIs são incluídos nos dados compilados (102), assim, o subsistema de aquisição de dados 104 não é exigido nesta forma de realização. EPIs, tais como EPC, NGC, WFP, BMR, podem ser calculados utilizando os dados que são mensuráveis em tempo real. Os dados de consumo de energia elétrica, gás natural, materiais renováveis, e água são frequentemente mensuráveis em tempo real em um local de produção, e assim podem ser obtidos através do subsistema de aquisição de dados (104). De fato, outros EPIs tais como CFP e RPR, são preferencialmente calculados com base em dados da literatura científica, tais como manuais, e são incluídos como parte dos dados compilados (102). Exemplos de dados compilados podem incluir coisas tais como as emissões para a produção de um kg de polipropileno, ou a percentagem de fontes renováveis para a geração de eletricidade na Itália.
Após calcular o valor de cada EPI, cada valor de k do EPI é normalizado como segue;
Skéo valor real de um determinado EPI, Rk é selecionado com base no tipo de análise a ser realizada. Por exemplo, ao considerar uma instalação de fabricação ou processamento, a média, a soma ou os valores máximos dos índices de todas as instalações num período de tempo particular. Desta forma é possível comparar instalações diferentes no espaço e no tempo.
Caso contrário, ao comparar dois projetos diferentes, considera-se como referência o pior valor dos índices para cada categoria de impacto. Rk deve ser escolhido de modo que é sempre maior do que o Sk mais alto possível, para limitar os valores dos termos Nk a 1,0 ou menos.
Para limitar os valores dos termos Nk a 1,0 ou menos, Rk deve ser sempre maior do que o Sk mais alto possível; claramente isto não é um problema ao se comparar dois projetos diferentes; se em vez disso, estiver sendo estudado um ou um grupo de instalações, na pior das situações é possível que Sk > Rk, e a eco-eficiência se torna negativa.
Neste caso a ferramenta define automaticamente um valor zero para a eficiência ecológica.
Portanto, Rk é um valor máximo teórico ou prático para o EPI particular.
Uma vez que os termos Nk são calculados, um valor de eficiência Ve é calculado como segue: Fe = 100-100 xNk Esta etapa não é necessária com EPIs percentuais (por exemplo, RPR e BMR), uma vez que eles já estão inerentemente na forma percentual. Existe uma segunda forma da equação utilizada para calcular Ve para EPIs percentuais: Fe = 100 xSk Cada EPI valorado e percentual é representado graficamente em um indicador de processo gráfico, que compreende um polígono de lados pares. O polígono é dividido em segmentos, em que cada segmento representa um EPI em particular. Em uma forma de realização preferida, o polígono é apresentado na tela de um computador através de sistema de apresentação (108). O sistema de apresentação (108) pode incluir uma tela e um processador gráfico para apresentar o polígono. A FIG. 2 mostra uma forma de realização de um indicador de processo gráfico (200). O indicador de processo gráfico (GPI) (200) é um hexágono que é dividido em segmentos de tamanho igual (referido geralmente como 202, e mostrado na FIG - 2 como 202A a 202F). Isto é denominado um setor GPI fixo.
Cada setor (202) tem uma área clara (204) e uma área sombreada (206) (mostrada como 204A - 204F e 206A - 206F). A área sombreada (206) representa a Ve para um dado EPI. O percentual de um setor (202) que é ocupado por área sombreada (206) é o mesmo valor que o Ve para um determinado EPI. Portanto, ao apresentar um GPI, tal como o apresentado na FIG. 2, os dados do EPI são transformados em um formato que seja rápida e facilmente interpretado por um ser humano, Mais área sombreada (206) indica que o processo é mais eficiente. No caso ideal, um GPI é totalmente sombreado, indicando que cada EPI está operando a 100% de eficiência. Em casos práticos, é desejável maximizar as áreas sombreadas (206).
No exemplo da FIG. 2, considerar as seguintes relações: - o setor (202A) representa CFP (Pegada de Carbono). - o setor (202Β) representa EPC (Consumo de Energia Elétrica). - o setor (202C) representa NGC (Consumo de Gás Natural). - o setor (202D) representa WFP (Pegada de Água). - o setor (202E) representa RPR (Taxa de Energia Renovável). - o setor (202F) representa BMR (Taxa de Materiais Biodegradáveis).
Com referência ao GPI (200), pode-se rapidamente inferir que o processo é muito eficiente em termos de pegada de água, uma vez que a área sombreada (206D) ocupa quase todo o setor (202D). Inversamente, pode-se inferir que há espaço considerável para melhoria no consumo de gás natural, uma vez que a área sombreada (206C) não ocupa a maioria do setor (202C) e há uma considerável área não sombreada (204C) no setor. Setores (202) com consideráveis áreas não sombreadas (204) representam áreas de melhoria potencial. Note que enquanto o GPI (200) mostra uma variedade de padrões de preenchimento para as áreas sombreadas (206), também é contempiado e está dentro do escopo da presente invenção usar cores em vez de, ou em adição a, um padrão gráfico. A F1G. 3 mostra uma forma de realização alternativa de um indicador de processo gráfico (300). Isso é denominado GPI de setor dinâmico. Nesta forma de realização, o tamanho de cada setor (referido geralmente como 302, e conforme indicado na FIG. 3 como 302A- 302F) pode variar, com base em um fator de ponderação calculado do EPI correspondente. O fator de ponderação reflete a importância de um EPI particular, e pode ser baseado em fatores subjetivos, tais como, escolhas de valores sociais, políticos e éticos. Por exemplo, WFP (pegada da água) podem ter um fator de ponderação maior (maior importância) em uma região geográfica onde a água é escassa, em comparação com uma região geográfica onde a água é abundante. Embora os fatores de ponderação sejam um tanto subjetivos, formas de realização da presente invenção usam a seguinte fórmula a fim de selecionar mais objetivamente os fatores de ponderação: Na fórmula acima, Wk é um fator de ponderação para a categoria k (onde k é selecionado a partir das categorias EPI, tais como o WFP, NGC, etc...). As classificações são baseadas em dados de jurisdições mundiais, tais como as nações do G20, por exemplo. A classificação i,k representa a posição mundial da nação i para a categoria k. Ao calcular a soma do inverso da classificação ordinal do indicador de desempenho ambiental de uma pluralidade de jurisdições, e então dividir cada soma pelo total de todas as somas, é calculado um fator de ponderação para cada EPI.
Por exemplo, considerando-se três países onde a empresa possui três unidades de produção diferentes (EUA, China e Itália) e considerando-se um EPI específico (por exemplo, CFP relacionado com as emissões de C02). Utilizando os dados disponíveis e universalmente reconhecidos, é possível saber a posição mundial da nação de um acordo com a expressão "emissões de C02 per capita".
Emissão de C02 per capita: - China - 3a posição - USA-4a posição - Itália - 10a posição Neste caso, o cálculo do numerador (Wi) da fórmula fator de ponderação é o seguinte: Wi (CFP) = 1/3 + 1/4 + 1/10 = 0,68 Esta etapa é repetida para cada EPI (para fins de exemplo, apenas três EPIs são considerados neste caso: CFP, NGC e EPC) Consumo de energia elétrica per capita: - China - 7a posição - USA-2a posição - Itália - 5a posição Wi (EPC) = 1/7 + 1/2 + 1/5 = 0,84 Consumo de gás natural per capita: - China - 11a posição - USA-6a posição - Itália - 3a posição Wi (NGC) = 1/11 + 1/6 + 1/3 = 0,59 O Wk para estes EPIs é então calculado da seguinte forma: Wk (CFP) = 0,68 / (0,68 +0,84 +0,59) = 0,32 Wk (EPC) = 0,84 / (0,68 +0,84 +0,59) = 0,40 Wk (NGC) = 0,59 / (0,68 +0,84 +0,59) = 0,28 No caso de não haver dados suficientes de classificação disponíveis para um EPI em particular, então pode ser usada a classificação média dos outros dados EPIs.
Os valores Wk calculados acima são então normalizados (o valor Wk máximo assume valor unitário), para apresentar o GPI de setor dinâmico, como segue: Wk (CFP) = 0,32/0,40 = 0,8 Wk (EPC) = 0,40/0,40 = 1 Wk (NGC) = 0,28/0,40 = 0,7 Neste caso, o GPI de setor dinâmico que representa EPC é o maior, e o setor que representa NGC é o menor, e é apresentado como 0,7 vezes o tamanho do maior setor, O tamanho de um setor dinâmico é obtido pela multiplicação do fator de ponderação pela área de um setor não-ponderado (tamanho total). Note-se que enquanto apenas 3 EPis foram computados no exemplo acima, na maioria dos casos, os seis EPIs citados são utilizados para avaliar a eficiência ambiental.
Com referência novamente a FIG. 3, assume-se que o setor (302F) representa EPC, e o setor (302A) representa WFP. A partir do GPI (300), pode-se rapidamente inferir que EPC (consumo de energia elétrica) é de maior significado que WFP (pegada de água) para este exemplo particular, porque o setor (302A) (representando WFP) é consideravelmente menor do que o setor (302F) (representando EPC). A eficiência ambiental de uma determinada instância de um processo (por exemplo, uma fábrica em particular), é denominada Eco-Eficiência Local (LEE). A LEE é calculada pelo cálculo do percentual de áreas claras (304A - 304F) dentro da área total dos setores (302A- 302F). A área sombreada é dividida pela área total para obter um resultado fracionário. O resultado fracionário é então subtraído de um e então multiplicado por 100 para calcular a LEE. Matematicamente, ela é representada como segue: A FIG. 4 mostra uma outra forma de realização alternativa de um indicador de processo gráfico (400). Este GPI é um polígono de 8 lados (octógono) de setor fixo. Se dois EPis adicionais são utilizados, um GPI (400) como mostrado na FIG. 4 pode ser usado para transformar os dados EPI em uma representação gráfica. Este GPI tem 8 setores (402A- 402H). É também contemplado utilizar um polígono de 8 lados com setores dinâmicos (não demonstrado). Outros EPis podem incluir, mas não se limitam a, fatores tais como uso do solo, a produção de águas residuais e produção de resíduos sólidos.
A LEE mencionada acima quantifica a eficiência ambiental (eco-eficiência) de uma instância particular de um processo, como uma determinada instalação para fabricação de pneus, por exemplo. Considere-se agora o caso de várias instalações geograficamente diversas que estão produzindo o mesmo produto (neste caso um pneu). É desejável ter uma medida de quão ambientalmente amigável é a fabricação deste produto em um nível global. É calculado o valor da eco-eficiência global (GEE), que avalia um conjunto de instalações X que produzem o mesmo produto A fórmula geral para a GEE é como segue: GEEk representa a eco-eficiência global para o EPI k. Nk,i é o valor normalizado para o dado EPI em uma dada fábrica. FPV, é o volume do produto acabado, ou a saída do processo na fábrica i. No exemplo de pneus, o FPV pode ser medido na saída de pneus, pelo número de pneus, ou pelo peso do produto pneu, por exemplo.
Por exemplo, deseja-se calcular o GEE de CFP, para um produto que é produzido em três fábricas distintas, então a fórmula é como segue: Os valores de GEE para cada EPI (por exemplo, CFP, WFP, NGC, EPC, BMR e RPR) são então representados com um indicador de processo gráfico, de modo que a GEE, que representa a eco-eficiência global de um produto, pode rapidamente ser verificada. A GEE é usada para comparar várias instâncias de produção do mesmo produto. No entanto, às vezes é desejável comparar o impacto ambiental de dois produtos diferentes (projetos). A eco-eficiência de projeto (PEE) ó usada para comparar dois projetos diferentes. Diferentemente de GEE e LEE, que descrevem a eficiência ambiental em termos absolutos (dependendo da seleção dos fatores Rk), a PEE permite a comparação entre duas alternativas Q e R, em termos relativos. A área sombreada para um dado setor de um indicador de processo gráfico que representa um cálculo de PEE é calculada da seguinte forma: AQ,ksombreada representa a área sombreada da alternativa Q para a categoria k. A é a área total de um setor, Wk é o fator de ponderação para a categoria k (por exemplo, EPC, WFP, etc...). lk,Q é o índice da categoria k para a alternativa Q. lk,R é o índice da categoria para k para a alternativa R, e lk,R > lk,Q .
Para um produto que é produzido em vários locais de produção, é possível calcular um valor LEE para cada local de produção, selecionar um dos locais de produção como um local de referência e, em seguida comparar os locais de produção restantes com o local de referência computando uma diferença entre a LEE de referência e a LEE do local de produção particular. Este delta LEE (ALEE), que está entre o local de produção em questão e ao local de produção de referência, provê uma metodologia para comparar as várias instalações de produção que estão fazendo o mesmo produto. Para este tipo de análise, é possível configurar cada fator Rk como 1, para evitar a etapa de escolher um Rk particular. Com Rk = 1 para cada cálculo de LEE, os vários locais de produção podem ser rápida e facilmente comparados uns com os outros.
Para um projeto em que interessa apenas um EPI, é possível definir o Wk do EPI de interesse igual a 1, e todos os outros Wk iguais a zero. Por exemplo, se for desejado investigar apenas o impacto do consumo de energia elétrica, então é possível definir WEpc = 1 e os outros Wk iguais a zero. Dois ou mais projetos podem ser comparados, desde que os mesmos fatores Wk sejam usados para as categorias examinadas. A FIG. 5 mostra uma tela de computador (500) como parte de um sistema de apresentação (108 da FIG. 1) que está exibindo uma pluralidade de GPIs. Os GPIs (502A, 502B, 502C) mostram a eco-eficiência local (LEE) para as instalações em três localizações geográficas que são fazendo o mesmo produto. O GPI (504) mostra a eco-eficiência global (GEE) para esse produto. O GPI (506) mostra a PEE para dois produtos diferentes. Desta forma, as partes interessadas, como funcionários da empresa e agências do governo podem rápida e facilmente avaliar o impacto ambiental dos processos, tais como processos de fabricação. A FIG. 6 mostra um diagrama de blocos de um sistema (600), de acordo com uma forma de realização alternativa da presente invenção, Nesta forma de realização, o sistema de aquisição de dados (604) recebe dados em tempo real a partir de um medidor de água (622), um medidor elétrico (624) e um medidor de gás natural (626). Desta forma, a representação gráfica para os EPI pode ser atualizada praticamente em tempo real. Outros dados de EPI podem ser introduzidos no sistema (600) como parte dos dados compilados (602). Isto pode incluir parâmetros como BMR e CFP, por exemplo. O sistema de computação (606) compreende preferencialmente pelo menos uma unidade central de processamento (CPU) (607) e armazenamento não-volátil (609), que pode incluir memória de somente leitura (ROM) e/ou armazenamento em disco (não mostrado). O armazenamento não-volátil (609) contém instruções de computador para computar os parâmetros de exibição (tais como coordenadas, cores, etc...) e transmitir os dados para o sistema de apresentação (608). Memória de acesso aleatório (611) pode ser usada para armazenar os resultados dos cálculos resultantes da execução das instruções do computador. O sistema de apresentação (608) pode incluir uma unidade de processamento gráfico (634), e um monitor (636). O monitor (638) pode ser de qualquer tecnologia adequada, tal como LCD, plasma ou um projetor, por exemplo. O sistema de computação (606) é conectado a uma rede de comunicação de dados (650) que permite a comunicação com outros sistemas similares ao sistema (600) em outros locais, referenciados como (660) e (662). Desta forma, locais geograficamente distribuídos podem compartilhar os dados ambientais. Por exemplo, como mostrado na FIG. 5, dados do Brasil, China e Itália são apresentados pelo sistema de apresentação (608). Numa forma de realização da presente invenção, a rede de comunicações de dados compreende a Internet. Numa outra forma de realização, uma WAN dedicada é usada como rede de comunicações. FIG. 7 é um fluxograma (700) mostrando as etapas do processo para executar um método, de acordo com uma forma de realização da presente invenção. Na etapa de processo (772), os dados do EPI são agregados, seja através do subsistema de aquisição de dados (104 da FIG. 1) ou através de dados compilados (102 da FIG. 1). Na etapa de processo (774), é classificada a importância de cada EPI. Este passo é utilizado para determinar o tamanho do setor, quando é usado um GPI de setor dinâmico. Se for utilizado um GPI de setor fixo, a etapa de processo (774) é opcional. Na etapa de processo (776), o tamanho do setor é calculado com base nas fórmulas de classificação descritas anteriormente nesta descrição. Se for usado um GPI de setor fixo, a etapa de processo (776) pode ser ignorada. Na etapa de processo (778), a área sombreada de cada setor é computada. Na etapa de processo (780), o GPI correspondente é apresentado. Na etapa de processo (782), são gerados os relatórios. Os relatórios podem incluir, mas não se limitam a, os gráficos GPI representando a LEE para uma pluralidade de instalações, a GEE para um ou mais produtos, e a PEE para comparar dois ou mais produtos ou processos. Além do formato gráfico mostrado na FIG. 5, podem ser apresentados dados numéricos no relatório. Os dados numéricos podem incluir valores brutos e/ou normalizados para cada EPI. Além disso, o valor numérico de cada EPI ao longo do tempo pode ser apresentado em formato tabular, ou em um formato comum de dados tal como CSV (valor separado por vírgula), de tal forma que possa ser importados por um programa de planilhas e gráficos. A FIG. 8 mostra um exemplo de um relatório numérico (800) gerado por uma forma de realização da presente invenção. O relatório (800) compreende três colunas. A coluna (882) mostra os diversos EPIs (CFP, EPC, NGC, WFP, RPR, BMR). A coluna (884) mostra o valor normalizado de cada EPI, calculado para um dado ano. A coluna (886) mostra o valor normalizado de cada EPI, calculado para um ano diferente. Desta forma, as tendências de cada EPI individual podem ser facilmente examinadas e analisadas.
Embora a invenção tenha sido mostrada e descrita com relação a uma ou mais formas de realização preferidas, certas alterações e modificações equivalentes poderão ocorrer aos técnicos da área ao ler e entender a presente descrição e os desenhos anexos. Em particular, com relação às várias funções realizadas pelos componentes descritos acima (montagens, dispositivos, circuitos, etc.) os termos (incluindo uma referência a "meios") usados para descrever tais componentes destinam-se a corresponder, a menos que seja indicado de outra forma, com qualquer componente que realize a função especificada do componente descrito (i.e., que seja funcionalmente equivalente), mesmo que não seja estruturalmente equivalente à estrutura descrita que realiza a função nas formas de realização exemplares do presente invento aqui ilustradas. Adicionalmente, enquanto uma característica particular do presente invento pode ter sido descrita com relação a apenas uma dentre várias formas de realização, tal característica pode ser combinada com uma ou mais características de outras formas de realização como desejado e vantajoso para qualquer aplicação particular.

Claims (21)

1. "Sistema para determinar o impacto ambiental de um processo", caracterizado pelo fato de compreender: a) um sistema de computação, o sistema de computação compreendendo pelo menos uma unidade central de processamento, armazenamento não-volátil, e memória somente leitura; b) um sistema de apresentação, o sistema de apresentação compreendendo um monitor; c) o sistema de computação adicionalmente compreendendo meios para receber dados de desempenho ambiental; d) meios para transformar os dados de desempenho ambiental numa pluralidade de valores indicadores de desempenho ambiental; e e) meios para apresentar um indicador de processo gráfico correspondente no sistema de apresentação; em que o indicador de processo gráfico compreende um polígono de lados pares e o indicador de processo gráfico é dividido numa pluralidade de setores, em que cada setor compreende um componente sombreado, o componente sombreado correspondendo ao valor de um indicador de desempenho ambiental.
2. "Sistema", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o polígono de lados pares é um hexágono.
3. "Sistema", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o polígono de lados pares é um octógono ou um polígono superior.
4. "Sistema", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que a pluralidade de valores indicadores de desempenho ambiental compreende: a) pegada de carbono; b) consumo de energia elétrica; c) consumo de gás natural; d) pegada de água; e) taxa de energia renovável; e f) taxa de materiais biodegradáveis.
5. "Sistema", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que cada setor da pluralidade de setores do indicador de processo gráfico é do mesmo tamanho.
6. "Sistema", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que cada setor da pluralidade de setores é dimensionado com base numa classificação de importância de um indicador de desempenho ambienta.
7. "Sistema", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender um subsistema de aquisição de dados.
8. "Sistema", de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de compreender um medidor de água, o medidor de água configurado e disposto para relatar o uso de água para o subsistema de aquisição de dados.
9. "Sistema", de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de compreender um medidor de eletricidade, o medidor de eletricidade configurado e disposto para relatar o uso de eletricidade para o subsistema de aquisição de dados.
10. "Sistema", de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de compreender um medidor de gás, o medidor de gás configurado e disposto para relatar o uso de gás natural para o subsistema de aquisição de dados.
11. "Sistema", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o indicador de processo gráfico representa uma eco-eficiência local.
12. "Sistema", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o indicador de processo gráfico representa uma eco-eficiência global.
13. "Sistema", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o indicador de processo gráfico representa uma eco-eficiência de projeto.
14. "Método para determinar o impacto ambiental de um processo", caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: a) receber dados de desempenho ambiental; b) transformar os dados de desempenho ambiental numa pluralidade de valores indicadores de desempenho ambiental; e c) apresentar um indicador de processo gráfico correspondente num sistema de apresentação, em que o indicador de processo gráfico compreende um polígono de lados pares em que o indicador de processo gráfico é dividido em uma pluralidade de setores, em que cada setor compreende um componente sombreado, o componente sombreado correspondendo ao valor de um indicador de desempenho ambiental.
15. "Método", de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato que a etapa de transformar os dados de desempenho ambiental numa pluralidade de valores indicadores de desempenho ambientai compreende dividir uma taxa de consumo medida por uma taxa de consumo máximo, computando com isso um indicador de desempenho ambiental normalizado.
16. "Método", de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato que a etapa de apresentar um indicador de processo gráfico correspondente num sistema de apresentação compreende: a) computar, para cada indicador de desempenho ambiental, uma soma da recíproca da classificação ordinal do indicador de desempenho ambiental a partir de uma pluralidade de jurisdições; b) dividir cada soma pelo total de todas as somas, computando com isso um fator de ponderação para cada indicador de desempenho ambiental; c) multiplicar o fator de ponderação peia área de um setor não ponderado, calculando com isso a área de um setor dinâmico; e d) apresentar o setor dinâmico no sistema de apresentação,
17. "Método", de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato que a etapa de apresentar um indicador de processo gráfico correspondente num sistema de apresentação compreende apresentar uma área sombreada dentro do setor, em que a área sombreada corresponde ao valor do indicador de desempenho ambiental.
18. "Método", de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de adicionalmente compreender as etapas de: a) computar a área total de todos os setores; b) computar a área sombreada total; c) computar a taxa de área sombreada total para a área total; d) subtrair a taxa de um para computar um resultado fracionário; e e) multiplicar o resultado fracionário por cem computando com isso um valor de eco-eficiência local.
19. "Método", de acordo com a reivindicação 18, caracterizado peio fato de adicionalmente compreender as etapas de: a) computar uma pluralidade de valores de eco-eficiência local, em que cada valor de eco-eficiência local corresponde a um local de produção diferente, e em que cada local de produção produz a mesma categoria de produtos; b) escolher dentre a pluralidade de valores de eco-eficiência local um valor de eco- eficiência local e designar o valor de eco-eficiência local escolhido como um valor de referência de eco-eficiência local; e c) computar um delta de eco-eficiência local para cada local de produção calculando a diferença entre cada um de uma pluralidade de valores de eco-eficiência local e o valor de eco-eficiência local de referência.
20. "Meio legfvel por computador", caracterizado pelo fato de ter instruções executáveis por computador para realizar um método compreendendo: a) receber dados de desempenho ambiental; b) dividir a taxa de consumo medida por uma taxa de consumo máxima, computando com isso uma pluralidade de indicadores ambientais brutos; c) computar um fator de ponderação para cada indicador de desempenho ambiental bruto; e d) apresentar um indicador de processo gráfico correspondente no sistema de apresentação, em que o indicador de processo gráfico compreende um polígono de lados pares em que o indicador de processo gráfico é dividido em uma pluralidade de setores, em que cada setor compreende um componente sombreado, o componente sombreado correspondendo ao valor de um indicador de desempenho ambiental.
21. "Meio legível por computador", de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato que as instruções executáveis por computador para apresentar um indicador de processo gráfico correspondente no sistema de apresentação compreendem instruções para; a) computar uma área de setor dinâmico para cada um de uma pluralidade de indicadores de desempenho ambiental pela multiplicação de uma área de setor não ponderada por um fator de ponderação correspondendo a um indicador de desempenho ambiental; e b) apresentar uma área sombreada do setor, em que a área sombreada corresponde ao valor do indicador de desempenho ambiental.
BRPI1005203A 2009-12-15 2010-12-15 sistema e método para determinar o impacto ambiental de um processo BRPI1005203A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/653,470 US20110141117A1 (en) 2009-12-15 2009-12-15 System and method for determining the environmental impact of a process

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1005203A2 true BRPI1005203A2 (pt) 2015-09-15

Family

ID=43723226

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1005203A BRPI1005203A2 (pt) 2009-12-15 2010-12-15 sistema e método para determinar o impacto ambiental de um processo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20110141117A1 (pt)
EP (1) EP2348468A1 (pt)
JP (1) JP2011129119A (pt)
KR (1) KR20110068891A (pt)
CN (1) CN102096858A (pt)
BR (1) BRPI1005203A2 (pt)
CA (1) CA2725174A1 (pt)
TW (1) TW201129941A (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20150316904A1 (en) * 2014-05-01 2015-11-05 Rockwell Automation Technologies, Inc. Systems and methods for adjusting operations of an industrial automation system based on multiple data sources
EP3667580A1 (en) * 2018-12-13 2020-06-17 Total SA Water management for an industrial site
CN111969602B (zh) * 2020-08-14 2022-02-01 山东大学 一种综合能源系统的日前随机优化调度方法及装置
US20230376876A1 (en) * 2020-10-05 2023-11-23 Basf Se Method for determining the carbon footprint of a product in production processes of a production plant
US20240232907A1 (en) * 2021-12-29 2024-07-11 Tera Platform Inc. Brokerage transaction system for energy efficiency business
KR20240141364A (ko) * 2023-03-20 2024-09-27 한화솔루션 주식회사 공정 분석 장치 및 방법

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4323472B2 (ja) * 2005-08-31 2009-09-02 富士通株式会社 多角形チャート描画処理方法およびプログラム
US20080195410A1 (en) * 2007-02-12 2008-08-14 Pascal Stolz Service provider selection system and method
US20100138279A1 (en) * 2007-08-02 2010-06-03 Elizabeth Heller Cohen Brand sustainability index

Also Published As

Publication number Publication date
TW201129941A (en) 2011-09-01
US20110141117A1 (en) 2011-06-16
KR20110068891A (ko) 2011-06-22
CA2725174A1 (en) 2011-06-15
EP2348468A1 (en) 2011-07-27
JP2011129119A (ja) 2011-06-30
CN102096858A (zh) 2011-06-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Collins et al. Impacts of inter-annual wind and solar variations on the European power system
BRPI1005203A2 (pt) sistema e método para determinar o impacto ambiental de um processo
Lam et al. China's wind industry: Leading in deployment, lagging in innovation
Simas et al. Assessing employment in renewable energy technologies: A case study for wind power in Brazil
Bilgili Business cycle co-movements between renewables consumption and industrial production: a continuous wavelet coherence approach
Lambert et al. The challenges of determining the employment effects of renewable energy
Hagspiel et al. Copula-based modeling of stochastic wind power in Europe and implications for the Swiss power grid
Oukil Ranking via composite weighting schemes under a DEA cross-evaluation framework
Zhou et al. Data requisites for transformer statistical lifetime modelling—Part I: Aging-related failures
Chiodo et al. Inverse Burr distribution for extreme wind speed prediction: Genesis, identification and estimation
CN102945223A (zh) 一种构建多个风电场出力联合概率分布函数的方法
Cai et al. China's future power structure analysis based on LEAP
Bracale et al. A new finite mixture distribution and its expectation-maximization procedure for extreme wind speed characterization
Zeyringer et al. Spatially and temporally explicit energy system modelling to support the transition to a low carbon energy infrastructure–case study for wind energy in the UK
CN104731885B (zh) 一种基于层次‑语义的多尺度空间数据拓扑关系维护方法
Shi et al. Reliability assessment of power system considering the impact of wind energy
Angelopoulos et al. Long-term electricity demand forecasting via ordinal regression analysis: The case of Greece
CN109886428B (zh) 一种电力设备安全配置检验方法
JP2015082928A (ja) 推定プログラム、推定装置及び推定方法
Sánchez et al. The data envelopment analysis to determine efficiency of Latin American countries for greenhouse gases control in electric power generation
KR101520218B1 (ko) 통합계량기, 통합계량 시스템 및 그 방법
Marinho et al. Approaching generation variable costs from publicly available data
Carandang et al. Impact of Investments and Renewable Energy Consumption on the Economic Growth of ASEAN-5
Ji et al. Evaluation of precipitation extremes in ERA5 reanalysis driven regional climate simulations over the CORDEX-Australasia domain
Bohanec et al. A qualitative multi-criteria model for the evaluation of electric energy production technologies in Slovenia

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 3A, 4A E 5A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2344 DE 08-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.