BRPI1004953A2 - mÉtodo gerenciador de inicializaÇço méltipla - Google Patents
mÉtodo gerenciador de inicializaÇço méltipla Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1004953A2 BRPI1004953A2 BRPI1004953-3A BRPI1004953A BRPI1004953A2 BR PI1004953 A2 BRPI1004953 A2 BR PI1004953A2 BR PI1004953 A BRPI1004953 A BR PI1004953A BR PI1004953 A2 BRPI1004953 A2 BR PI1004953A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- partition
- manager
- multiboot
- boot
- computer
- Prior art date
Links
Landscapes
- Stored Programmes (AREA)
Abstract
MÉTODO DE GERENCIADOR DE INICIALIZAÇçO MéLTIPLA. A presente invenção prove um método de gerenciador de inicialização múltipla em um computador equipado com BIOS e um meio de armazenamento. O meio de armazenamento é definido com a partição para gerenciador de inicialização múltipla, uma primeira partição e uma segunda partição, sendo que a partição para gerenciador de inicialização múltipla é contida com um gerenciador de inicialização múltipla e sinalizações de endereço. Primeiramente, é executada a inicialização de um computador para o carregamento de um primeiro sistema operacional localizado na primeira partição. Em seguida, é executada a alteração do sistema operacional que inclui: execução de um programa aplicativo e criação de uma interface opcional de conversação para escolha pelo usuário; alteração do endereço para direcionar à segunda partição. Finalmente é executada a reinicialização de um computador que inclui: descarregamento do primeiro 50; carregamento da partição para gerenciador de inicialização múltipla; direcionamento à segunda partição de acordo com a sinalização de endereço da partição para gerenciador de inicialização múltipla e gerenciador de inicialização múltiplaque carrega a segunda partição; carregamento do segundo OS localizado na segunda partição.
Description
MÉTODO DE GERENCIADOR DE INICIALIZAÇÃO MÚLTIPLA
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
Campo da invenção
A presente invenção refere-se a um método de gerenciador de inicialização múltipla, e mais particularmente a um método para definir partições para gerenciador de inicialização múltipla em disco rigido.
Descrição do estado da técnica
Quando configurado para computador com unidade de processamento de dados central (CPU) X86, o procedimento de inicialização normal é ligar o computador até um sistema operacional (SO) ser carregado.
0 primeiro processo a ser efetuado no sistema do computador compatível com IBM PC é Sistema Básico de Entrada/Saída (BIOS) após o computador ter sido ligado. De fato, o BIOS é armazenado na memória de somente-leitura (ROM) na placa-mãe ou memória rápida, que atua como programa de serviços para a operação básica de sistema de computador. Em geral, o software armazenado no hardware pode ser chamado de suporte lógico inalterável. 0 suporte lógico inalterável beneficia a atualização e restauração do programa de serviço armazenado em memórias via programa utilitário próprio.
Primeiramente, a BIOS efetua o Power On Self Test (POST) (AUTO-TESTE AO LIGAR) para assegurar os periféricos conectados ao computador em operação normal. Em seguida, a BIOS executa uma instrução buscando o setor de inicialização tentando ler o setor de inicialização no software e carregando o sistema operacional localizado no software. Neste caso, não existe sistema operacional localizado no software, a BIOS lê o primeiro setor no disco rígido conhecido como master boot record (MBR), registro mestre de inicialização para carregar o sistema operacional localizado no disco rígido.
A figura 1 mostra partições do disco rígido convencionais, de caráter apenas ilustrativo e não restritivo. De fato, existe uma variedade de modos de definição de partições no disco rígido. Conforme mostra a figura 1, o primeiro setor no disco rígido é conhecido como registro mestre de inicialização (MBR) 15, endereçado ao cilindro 0, cabeçote 0, setor 1. O disco rígido pode ser dividido em várias partições para carregar uma variedade de sistema operacional. A partição pode ser-dividida em partição primária 11, 12 e partição entendida 13. A partição primária é definida no máximo quatro até aqui. Se existir uma partição estendida, presente no disco rígido, a partição primária será definida três no máximo. Embora a partição estendida seja apenas uma, ela pode ser definida para ser alguma partição lógica 131-133.
Os dados armazenados na MBR 15 podem ser divididos em três partes. LJma é o carregador de partição de inicialização (BPL) ou pré-carregador, pre-inicialização 151, para carregar o setor de inicialização em memórias. A segunda é dados de partição 152 para o armazenamento de dados de partições no disco rígido, contido com uma tabela de partição para a gravação de condições da partição de disco rígido, tal como endereço de inicialização e volume de cada partição. A terceira é dados de verificação 153 para verificar se os dados de setor de MBR estão corretos.
Quanto ao exemplo de inicialização dos computadores, primeiramente, se um computador for ligado, o programa BIOS será executado e a BIOS carregada em memórias. Em seguida, é executado o auto-teste ao ligar (POST) para testar o hardware em computadores tais como CPU, placa mãe, memórias etc. O resultado de teste é transferido e exibido na tela ou duplicador. Por meio do POST, o hardware e periféricos são testados de modo a estarem em operação normal em procedimento subseqüente de inicialização. Se houver BIOS armazenado em outros dispositivos de hardware, tais como cartão gráfico de vídeo (VGA), eletrônica de dispositivo integrada (IDE), ou serial advanced technology attachment (SATA) tecnologia avançado de anexo em série, o programa BIOS é executado simultaneamente.
A BIOS executa uma instrução de buscar4 o setor de inicialização para inicializar computadores e carregar o setor de inicialização para inicializar computadores em memórias. A exemplo do disco rígido, o MBR situado no primeiro setor no disco rígido, é lido e carregado em memórias. O controle de execução de programa é passado para o carregador de partição de inicialização do registro mestre de inicialização (MBR) que carrega a configuração de partições com sinalização de inicialização para memórias. O controle de execução de programa é passado para o setor de inicialização de partições com sinalização de inicialização. O setor de inicialização está incluído com um carregador de inicialização através do qual é carregado o sistema operacional de partições com sinalização de inicialização em memórias para execução via o assist. condutor. E o controle de execução de programa é passado para o sistema operacional, sendo assim executado um procedimento de inicialização. Embora o disco rígido possa ser dividido em uma
pluralidade de partições com uma variedade de sistema operacional carregada, existem apenas partições com sinalização de inicialização carregadas em memórias para execução. Consequentemente, o procedimento normal de inicialização é linear e mutuamente exclusivo, isto é, apenas as partições com sinalização de inicialização e SO ali localizadas podem ser diretamente carregadas, senão, aquelas partições sem sinalização de inicialização e SO ali localizadas não poderão ser executadas. Com o propósito de uma inicialização múltipla de computadores, foi desenvolvido um software semelhante a gerenciador de inicialização de forma que diferentes SO localizados em uma variedade de partições possam ser gerenciados e opcionalmente carregados em memórias para execução. 0 gerenciador de inicialização múltipla convencional é semelhante àqueles como SPFdisk, GRUB, LILO etc.
Como MBR é o primeiro setor carregado em
c-
memórias para execução após ser desempenhada a BIOS, a maioria dos gerenciadores de inicia-lização irá modificar ou reconstruir MBR que o gerenciador de inicialização múltipla instalou ali. Des se modo, o controle de execução de programa é obtido pela MBR antes do SO ser carregado. Uma opção de inicialização de computadores é provida para o usuário selecionar uma partição ou um sistema operacional para a inicialização do computador.
Porém, ali surge uma questão de segurança quando MBR é modificado ou reconstruído inadequadamente. Por exemplo, o setor fica facilmente sujeito a infecção por vírus de inicialização ou parada como também a um procedimento de inicialização incorreto. Adicionalmente, a maioria dos gerenciadores de inicialização múltipla fica fora de ação e não pode ser executada novamente devido ao controle de execução de programa se tornar lento. Ao mudar para outro SO, o computador deve ser reinicializado e deve executar novamente um procedimento inteiro de inicialização, como inicialização fria ou quente. Em outras palavras, o procedimento de inicialização deve ser executado após a BIOS ter sido carregada. Somente quando o gerenciador de inicialização múltiplo obter o controle de execução de programa, poderá ser carregado opcionalmente um SO diferente em memórias. SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção tem como objeto prover um método de gerenciador de inicialização múltipla em um computador equipado com BIOS e um meio de armazenamento. 0 meio de armazenamento é definido com uma partição para gerenciador de inicialização múltipla, uma primeira partição e uma segunda partição, sendo que a partição para gerenciador de inicialização múltipla fica contida com um gerenciador de inicialização múltipla, e sinalização de endereço direcionado para a primeira partição ou para a segunda partição.
O método de gerenciador de inicialização múltipla inclui três etapas: inicialização de um sistema de computador, alteração do sistema operacional, reinicialização de um sistema de computador. A primeira etapa de inicialização do computador
inclui as etapas abaixo: execução do programa BIOS; carregamento BIOS do registro mestre de inicialização (MBR) em memórias; direcionamento para a primeira partição de acordo com a partição de pré-inicialização indicada pela sinalização de endereço, carregamento MBR da partição para gerenciador de inicialização múltipla em memórias, e a passagem do controle de execução de programa para a partição para gerenciador de inicialização múltipla; a partição para gerenciador de inicialização múltipla contida com um gerenciador de inicialização múltipla a ser carregado para a primeira partição para execução, passando o controle de execução de programa para a primeira partição; a primeira partição contida com um setor de inicialização que apresenta um carregador de inicialização para o carregamento do primeiro sistema operacional da primeira partição em memórias, e passando o controle de execução de programa para o primeiro SO, sendo assim executado o procedimento de inicialização. A etapa de alteração SO inclui as seguintes etapas: execução de um programa aplicativo sob a condição do primeiro SO, e criação de uma interface opcional de conversação para seleção pelo usuário; alteração da sinalização de endereço da partição para gerenciador de iniciali zação múltipla para direcionamento à segunda partição de acordo com a escolha ou operação do usuário.
Finalmente, a etapa de reinicialização do computador inclui: descarregamento do primeiro SO; - carregamento do registro mestre de inicialização (MBR); carregamento de gerenciador de inicialização múltipla localizado na partição para gerenciador de inicialização múltipla; direcionamento à segunda partição de acordo com a sinalização de endereço da partição para gerenciador de inicialização múltipla e carregamento do gerenciador de inicialização múltipla para a segunda partição; carregamento do segundo SO localizado na segunda partição. A etapa de carregamento do registro mestre de inicialização (MBR) pode ser opcionalmente omitido.
20
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 mostra partições de disco rígido
convencionais;
A figura 2 mostra as partições de disco rígido de acordo com a presente invenção;
A figura 3 é um fluxograma que ilustra o método de gerenciador de inicialização múltipla;
A figura 4 é um fluxograma que ilustra outra concretização do método de gerenciador de inicialização múltipla;
A figura 5 e a figura 6 é o fluxograma de inicialização de um computador de acordo com a presente invenção; A figura 7 mostra o fluxograma de procedimento de reinicialização de acordo com a presente invenção;
A figura 8 mostra um fluxograma de outra concretização sobre procedimento de reinicialização de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A presente invenção provê um método de ^gerenciador de inicialização múltipla que pode ser aplicado a computadores como desktop "ou notebook configurados .com modos de múltipla inicialização. O método de múltipla inicialização de acordo com a presente invenção tem a finalidade de carregar sistema operacional opcional múltiplo para seleção no momento de ligar/desligar o computador para assim carregar o sistema operacional selecionado em memórias.
A figura 2 mostra as partições de disco rígido de acordo com a presente invenção, tendo caráter apenas ilustrativo e não restritivo, existindo atualmente uma variedade de modos de definição de partições no disco rígido. 0 computador é equipado com um meio de armazenamento 2,preferivelmente um disco rígido. 0 meio de armazenamento 2 inclui um registro mestre de inicialização (MBR) 25 localizado no primeiro setor onde o endereço é um cilindro 0, cabeçote 0, setor 1. 0 meio de armazenamento 2 inclui uma pluralidade de partições 21-24, como uma partição para gerenciador de inicialização múltipla 24 e uma pluralidade de partições primárias 21-22, pelo menos uma primeira partição 21 e uma segunda partição 22. A primeira partição é usada para carregar diferente sistema operacional, com o primeiro SO carregado na primeira partição 21 e um segundo SO carregado na segunda partição 22. -0 SO diferente de acordo com a presente invenção inclui sistema operacional windows de diferentes versões, tais como Windows XP, Windows VISTA, Windows 7, ou outro sistema operacional windows, tais como UNIX, Linux, FreeBSD, Solaris, ou MAC OSX.
A partição para gerenciador de inicialização múltipla 24 de acordo com a invenção é uma partição independente de meio de armazenamento 2, que é a partição designada para MBR 25 carregada em memórias. A partição para gerenciador de inicialização múltipla 24 inclui um gerenciador de inicialização múltipla 241 que é um programa para controle de inicialização de um computador, uma tabela de partição 242 para o registro de endereço e volume de cada partição e uma sinalização de endereço- 243 para designar uma partição entre a primeira partição 21 e a segunda partição 22 a ser carregada em memórias.
A figura 3 é um fluxograma que ilustra o método de gerenciador de inicialização múltipla. O método descrito na concretização inclui: definição de uma partição de gerenciador de inicialização múltipla (etapa 32) com um gerenciador de inicialização múltipla ali armazenado; inicialização de um computador (etapa 34) para carregar o primeiro SO; alteração SO (etapa 36) para execução de um programa aplicativo para mudar a sinalização de endereço da partição para gerenciador de inicialização múltipla sob a condição do primeiro SO; reinicialização de um computador (etapa 38) para o descarregamento do primeiro SO e carregamento do gerenciador de inicialização múltipla e carregamento do segundo sistema operacional de acordo com a sinalização de endereço.
A figura 4 é um fluxograma que ilustra outra concretização do método de gerenciador de inicialização múltipla. Primeiramente, é executada a configuração de um meio de armazenamento (etapa 42). 0 meio de armazenamento é definido com uma partição para gerenciador de inicialização múltipla, uma primeira partição e uma segunda partição, sendo que a partição para gerenciador de inicialização múltipla inclui gerenciador de inicialização múltipla, e sinalização de endereço direcionando à primeira partição ou à segunda partição.
Neste caso, o fluxo de inicialização de um computador de acordo com a invenção será descrito com referência à figura 5 e a figura 6. A etapa de execução da inicialização do computador (etapa 44) inclui etapas conforme abaixo indicadas. 0 programa BIOS é executado (etapa 440) em resposta ao sinal de inicialização ou ligação de computadores para obter o controle de execução de programa. O BIOS executa o autoteste ao ligar (POST) para garantir que os periféricos conectados com o computador estão em operação normal. Em seguida, o BIOS busca um setor de inicialização com a finalidade de carregar o registro de inicialização mestre (MBR) localizado no disco rigido endereçado ao cilindro 0, cabeçote 0, setor 1 para memória (etapa 441) . O BIOS passa o controle de execução de programa para o registro mestre de inicialização (MBR) (etapa 442) . O MBR carrega a partição para gerenciador de inicialização múltipla em memórias (etapa 443) e passa o controle de execução de programa para a partição de gerenciador de inicialização múltipla (etapa 444).A partição para gerenciador de inicialização múltipla inclui um gerenciador de inicialização múltipla e sinalização de endereço. O gerenciador de inicialização múltipla carrega a primeira partição para memórias (etapa 445) de acordo com a sinalização de endereço direcionando para a primeira partição e a partição de gerenciador de inicialização múltipla passa o controle de execução de programa para a primeira partição (etapa 44 6). A primeira partição inclui um setor de inicialização que apresenta um carregador de inicialização para carregamento do primeiro SO localizado na primeira partição, para memórias (etapa447). A primeira partição passa o controle de execução de programa para o primeiro SO localizado na primeira partição (etapa 448) . Em seguida, a etapa de alteração do sistema operacional é executada que inclui as seguintes etapas: execução de um programa aplicativo sob a condição do primeiro SO, e criação de uma interface opcional de conversação que inclui uma pluralidade de opções de nome de diferente sistema operacional para a escolha pelo usuário, a interface preferida é designada como opções de botão de rádio, sendo que a opção de nome do primeiro SO está desativada ou inacessível, ou a opção de nome do primeiro SO não pode ser exibida. 0 programa aplicativo altera a sinalização de endereço da partição para gerenciador de iniciálizàção múltipla de acordo com a escolha do usuário de forma que para a sinalização de endereço direto para a segunda partição para referência a próxima inicialização. O programa aplicativo pode se comunicar com o gerenciador de inicialização múltipla localizado na partição para gerenciador de inicialização múltipla, ou chamar o gerenciador de inicialização múltipla a ser ativado.
Agora, com referência à figura 7, esta most5ra o fluxograma de procedimento de reinicialização de acordo com a presente invenção. A etapa de procedimento de reinicialização inclui: descarregamento do primeiro SO (etapa 481) para garantir a conservação de dados a serem salvos e integrados. O procedimento de reinicialização não implica em reinicializar o computador, tal como a inicialização quente ou fria do computador, mas no subseqüente procedimento de inicialização omitindo o programa BIOS. 0 procedimento de inicialização convencional seja inicialização fria ou quente, tem que carregar o programa BIOS para execução, o procedimento de reinicialização de acordo com a presente invenção não precisa carregar o BIOS, mas sim o registro mestre de inicialização (MBR) em memórias (etapa 482), e passar o controle de execução de programa para o carregador de partição de inicialização do MBR. Então, o MBR carrega a partição para gerenciador de inicialização múltipla em memórias (etapa 483), o controle de execução de programa é passado para a partição de gerenciador de inicialização múltipla que inclui um gerenciador de inicialização múltipla.
0 gerenciador de inicialização múltipla carrega a segunda partição em memórias (etapa 485), de acordo com a sinalização de endereço direcionando para a segunda partição e a partição de gerenciador de inicialização múltipla passa o controle de execução de programa para a segunda partição. A segunda partição inclui um setor _ de inicialização que apresenta um carregador de inicialização para o carregamento do segundo SO localizado na segunda partição, para memórias (etapa 487) . A segunda partição passa o controle de execução de programa para o segundo SO localizado na segunda partição. A figura 8 mostra um fluxograma de outra
concretização sobre o procedimento de reinicialização de acordo com a presente invenção. A concretização descreve um procedimento de reinicialização que omite o programa BIOS e registro mestre de inicialização (MBR). As etapas de reinicialização incluem: descarregamento do primeiro sistema operacional (etapa 481); não carregamento do programa BIOS e registro mestre de inicialização (MBR), mas sim da partição para gerenciador de inicialização múltipla para memórias; passagem do controle de execução de programa para a partição de gerenciador de inicialização múltipla; em seguida é
realizada etapa 485 e etapa 487.
Embora a invenção tenha sido esclarecida em relação à sua concretização preferida, muitas outras possíveis modificações e variações podem ser feitas sem assim abandonar o espírito e escopo da invenção conforme adiante reivindicado.
Claims (9)
1. Método de gerenciador de inicialização múltipla, caracterizado pelo fato de dito método compreender: - definição de uma partição de gerenciador de inicialização múltipla com um gerenciador de inicialização múltipla ali armazenado; - inicialização de ...um computador, para. carregar o primeiro sistema, operacional; alteração do sistema operacional para executar um programa aplicativo sob a condição do primeiro SO para alterar a sinalização de endereço da partição para gerenciador de inicialização múltipla; - reinicialização de um computador para o descarregamento do primeiro SO, e carregamento de gerenciador de inicialização múltipla localizado na partição para gerenciador de inicialização múltipla, carregamento de um segundo SO de acordo com a sinalização de endereço.
2. Método de gerenciador de inicialização múltipla, caracterizado pelo fato de dito método compreender: - configuração de um meio de armazenamento que é definido com uma partição para gerenciador de inicialização múltipla, uma primeira partição e uma segunda partição, sendo que dita partição para gerenciador de inicialização múltipla inclui um gerenciador de inicialização múltipla, e sinalizações de endereço direcionando para a primeira partição ou a segunda partição; inicialização de um computador para o carregamento do primeiro sistema operacional; alteração do sistema operacional que inclui: execução de um programa aplicativo sob a condição do primeiro SO e criação de uma interface opcional de conversação para a escolha pelo usuário; alteração da sinalização de endereço da partição para gerenciador de inicialização múltipla para o direcionamento à segunda partição de acordo com a escolha ou operação do usuário; e reinicialização de um computador que inclui: descarregamento do primeiro SO; carregamento da partição para gerenciador de inicialização- ,múltipla; direcionamento à segunda partição de acordo com a sinalização de endereço da partição para gerenciador de inicialização múltippla e carregamento de gerenciador de inicialização múltipla para a segunda partição; carregamento do segundo SO localizado na segunda partição.
3. Método de gerenciador de inicialização múltipla, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de dita inicialização de um computador também incluir: execução do programa BIOS; carregamento BIOS do registro mestre de inicialização (MBR); dito carregamento MBR da partição para gerenciador de inicialização múltipla; carregamento da primeira partição de acordo com a sinalização de endereço da partição para gerenciador de inicialização múltipla; carregamento do primeiro SO localizado na primeira partição.
4. Método de gerenciador de inicialização múltipla, de acordo com a reivindicação 2 ou reivindicação 3, caracterizado pelo fato de dita inicialização de um computador incluir também: passagem do controle de execução de programa, do BIOS para o MBR; passagem do controle de execução de programa do MBR para a partição para gerenciador de inicialização múltipla; passagem do controle de execução de programa da partição para gerenciador de inicialização múltipla para a primeira partição; passagem do controle de execução de programa da primeira partição para o primeiro SO.
5. Método de gerenciador de inicialização múltipla de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de dita reinicialização de um computador, dita segunda partição também incluir um carregador de inicialização para o carregamento do segundo SO para a segunda partição.
6. Método de gerenciador de inicialização múltipla, de acordo com a reivindicação 2,„ caracterizado- pelo fato de dita alteração de sistema operacional, dita interface opcional de conversação, ser designada como opções de botão de rádio que inclui uma pluralidade de opções de nome de diferente sistema operacional com a primeira opção de nome inacessível.
7. Método de gerenciador de inicialização múltipla, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de dito programa aplicativo ter por finalidade alterar a sinalização de endereço da partição para gerenciador de inicialização múltipla para direcionar para a primeira ou segunda partição.
8. Método de gerenciador de inicialização múltipla, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de dita reinicialização de um computador também incluir: carregamento do registro mestre de inicialização (MBR).
9. Método de gerenciador de inicialização múltipla, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de dito meio de armazenamento incluir uma pluralidade de discos rígidos com pelo menos uma partição ali definida, dita partição para gerenciador de inic8ialização múltipla definida em um dos discos rígidos.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1004953-3A BRPI1004953A2 (pt) | 2010-09-20 | 2010-09-20 | mÉtodo gerenciador de inicializaÇço méltipla |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1004953-3A BRPI1004953A2 (pt) | 2010-09-20 | 2010-09-20 | mÉtodo gerenciador de inicializaÇço méltipla |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1004953A2 true BRPI1004953A2 (pt) | 2013-01-15 |
Family
ID=47501585
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1004953-3A BRPI1004953A2 (pt) | 2010-09-20 | 2010-09-20 | mÉtodo gerenciador de inicializaÇço méltipla |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI1004953A2 (pt) |
-
2010
- 2010-09-20 BR BRPI1004953-3A patent/BRPI1004953A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US9501289B2 (en) | Method of a UEFI firmware and computer system thereof | |
CN109478135B (zh) | 计算机系统和用于重新引导计算机系统的方法 | |
US10216936B2 (en) | Method of preventing computer malfunction, computer program, and computer | |
US9081734B2 (en) | Restoring from a legacy OS environment to a UEFI pre-boot environment | |
US8352721B1 (en) | Initiating an operating system boot from firmware | |
US8595723B2 (en) | Method and apparatus for configuring a hypervisor during a downtime state | |
US9239725B2 (en) | System and method for installing an OS via a network card supporting PXE | |
US20120042156A1 (en) | Method of multiple boot manager | |
US20060242398A1 (en) | Booting from non-volatile memory | |
JPH04233624A (ja) | パーソナル・コンピュータ・システム内でシステム・ユーティリティを保護するための装置 | |
BRPI0822765A2 (pt) | método implementado por computador para prover processos de desligamento híbrido e partida rápida para um sistema de computador, sistema para prover processos de desligamento híbrido e partida rápida e meio lido por computador | |
US8595552B2 (en) | Reset method and monitoring apparatus | |
US7949850B2 (en) | Methods and appratus for demand-based memory mirroring | |
US8281119B1 (en) | Separate normal firmware and developer firmware | |
BR112014014815B1 (pt) | Dispositivo de computação, método e meio de armazenamento para realização de cópia de segurança de firmware | |
US20130297924A1 (en) | Method of running multiple operating systems on an x86-based computer | |
US10922116B2 (en) | Creating operating system volumes | |
TW202234239A (zh) | 預防於開機自我檢測常式中因錯誤的bios設定所造成停機的方法、系統及bios晶片 | |
KR100678974B1 (ko) | 보안성과 사용자의 편의성을 고려한 컴퓨터 시스템의재부팅 방법 및 장치 | |
US20170199746A1 (en) | Management Controller | |
US20090063836A1 (en) | Extended fault resilience for a platform | |
TWI754221B (zh) | 軟體存留性關閉技術 | |
BRPI1004953A2 (pt) | mÉtodo gerenciador de inicializaÇço méltipla | |
JP5723554B2 (ja) | マルチブートマネージャーの方法 | |
US20040255075A1 (en) | Apparatus and method for flash ROM management |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] | ||
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] | ||
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Free format text: RECLASSIFICACAO AUTOMATICA - A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: G06F 9/445, G06F 12/14, G06F 21/00, G06F 9/06 Ipc: G06F 9/445 (2018.01) |