BRPI1004303B1 - sistema para dispositivos móveis capaz de comutar entre um sinal ao vivo, proveniente do sistema de tv digital, para um conteúdo pré-gravado - Google Patents

sistema para dispositivos móveis capaz de comutar entre um sinal ao vivo, proveniente do sistema de tv digital, para um conteúdo pré-gravado Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004303B1
BRPI1004303B1 BRPI1004303-9A BRPI1004303A BRPI1004303B1 BR PI1004303 B1 BRPI1004303 B1 BR PI1004303B1 BR PI1004303 A BRPI1004303 A BR PI1004303A BR PI1004303 B1 BRPI1004303 B1 BR PI1004303B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
digital
information
signal
mobile device
switching
Prior art date
Application number
BRPI1004303-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Carolina Duca Novaes
Danillo Ono
Edson Moura De Souza
Original Assignee
Globo Comunicação E Participações S.a.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Globo Comunicação E Participações S.a. filed Critical Globo Comunicação E Participações S.a.
Priority to BRPI1004303-9A priority Critical patent/BRPI1004303B1/pt
Publication of BRPI1004303A2 publication Critical patent/BRPI1004303A2/pt
Publication of BRPI1004303B1 publication Critical patent/BRPI1004303B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Television Signal Processing For Recording (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)

Abstract

SISTEMA PARA DISPOSITI VOS MÓVEIS CAPAZ DE COMUTAR ENTRE UM SINAL AO VIVO, PROVENIENTE DO SISTEMA DE TV DIGITAL, PARA UM CONTEÚDO PRÉ-GRAVADO. A presente invenção se refere a um sistema que permite o chaveamento (troca), em algum momento definido pela emissora, entre a programação "ao vivo" proveniente do sinal de TV Digital e um conteúdo pré-gravado, O sistema compreende: (a) um tuner de recepção digital (1) com uma ou mais entradas de RF; (b) uma interface de atualização (2), que permite que o conteúdo pré-gravado seja atualizado remotamente; (c) um dispositivo de armazenamento (3); (d) um processador (4); (e) um chaveador / decoder (5); e (f) interfaces de saída (6), que devem oferecer um meio de interligar o dispositivo aos monitores, alto-falantes, equipamentos, etc.

Description

[001] O sistema de TV analógica não foi concebido com a finalidade de recepção de sinais em movimento, e, desta forma, não é dotado de ferramentas para corrigir os erros provenientes das interferências oriundas do deslocamento.
[002] Por este motivo, utilizando esta tecnologia, não é possível a recepção do sinal analógico, com qualidade satisfatória, quando o receptor encontra-se em movimento.
[003] Como forma de contornar essa limitação, foram criados sistemas de entretenimento para serem utilizados em veículos que, ao invés de utilizar o sinal de TV, utilizam conteúdos gravados. Eles podem também ser referenciados por GPS, como no caso do sistema proposto na patente US 6154689, tendo como principal aplicação a utilização em roteiros de viagens e passeios dentro de percursos conhecidos.
[004] Com a tecnologia da TV Digital, passou a ser utilizado o sistema de modulação do ISDB-T, que foi concebido de forma a possuir robustez suficiente para permitir a recepção do sinal em ambientes de recepção desfavorável, como um ambiente móvel.
[005] O sistema de TV Digital adotado no Brasil, conhecido por SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital), possui a modulação com base no padrão ISDB-T {Integrated Services Digital Broadcasting - Terrestrial) japonês, e permite a transmissão de diferentes conteúdos, com a utilização de camadas diferentes e graus de robustez distintos, dependendo da modulação escolhida para cada camada.
[006] Desta forma, o sistema toma-se bastante flexível no momento da escolha dos parâmetros de transmissão, de modo a conseguir uma melhor qualidade de imagem, ou uma maior robustez.
[007] Atualmente, a configuração mais utilizada pelas emissoras é a transmissão em duas camadas, com graus de proteção distintos. Uma camada, transmitindo com alta proteção, é chamada de one-seg, destinada a recepção do sinal digital em aparelhos móveis e/ou portáteis. Este sinal possui uma banda reduzida, o que redunda em uma taxa de bits reduzida, ideal para dispositivos que possuem telas de pequenas dimensões.
[008] Outra camada, com menor grau de proteção, porém com alta qualidade de imagem, transmite conteúdos de alta definição, e é chamada de Full-Seg.
Descrição resumida da invenção
[009] Diante deste novo cenário, e utilizando a tecnologia de TV Digital, o sistema proposto permite o chaveamento (troca), em algum momento definido pela emissora, entre a programação “ao vivo” proveniente do sinal de TV Digital e um conteúdo pré-gravado. Desta forma, os receptores que estiverem dentro de todo e qualquer meio de transporte existente, seja ele motorizado ou não, trocarão sua programação, conforme definido pela emissora. Este comando para o chaveamento dos conteúdos deverá ser enviado utilizando alguma tecnologia de transmissão de dados sem fio.
Breve descrição dos desenhos
[0010] A presente invenção será descrita a seguir em relação a uma modalidade não limitativa, com referência aos desenhos anexos, nos quais:A Figura 1 mostra o diagrama em blocos do sistema de recepção que será instalado dentro dos veículos, para recepção do sinal digital e também das atualizações.A Figura 2 mostra um exemplo de redimensionamento a ser utilizado quando se utiliza a exibição simultânea dos conteúdos.A Figura 3 ilustra o fluxograma de decisão da lógica implementada para a troca dos conteúdos.
Modo de realização da invenção
[0011] A Fig. 1 mostra o diagrama em blocos do sistema que é composto por:(a) - Um tunerde recepção digital (1) que pode possuir uma ou mais entradas de RF, e que é responsável por receber e sintonizar o sinal digital em uma freqüência específica, e entrega na sua saída um transport stream (TS) no formato MPEG2 System e de acordo com as especificações das normas brasileiras de TV Digital.(b) - Uma interface de atualização (2), que deve possuir a capacidade de permitir que o conteúdo pré-gravado seja atualizado remotamente. Para isso, deverá dispor de uma interface de atualização, seja ela utilizando alguma tecnologia sem fio disponível (wz-yz, Bluetooth, 3G, 4G, EDGE, Wi-max, recepção através do mesmo sinal digital, etc.) ou com fio (USB, Ethernet, CD, DVD, etc.), para recepção de dados capaz de realizar o downloaddos conteúdos locais no dispositivo de armazenamento, para posterior exibição conforme playlistou comando da emissora.(c) - Um dispositivo de armazenamento (3), que deverá ser composto por uma memória para armazenamento dos conteúdos locais que estarão sendo executados nos períodos em que não estiver sendo exibido o conteúdo ao vivo. A memória preferencialmente deverá ser do tipo sólida, mas poderá ser utilizada qualquer forma de armazenamento, seja fixa ou removível.(d) - Um processador (4) que é o responsável por controlar toda a lógica e inteligência do sistema, gerenciando e controlando todos os demais blocos que compõem o dispositivo.(e) - Um chaveador / decoder(5) que é o responsável por receber as informações (TS) vindas do tunere do dispositivo de armazenamento, selecioná-las de acordo com a lógica utilizada pelo processador e decodificá-las conforme o padrão de compressão adotado na transmissão {MPEG, H.264, flash, etc.).(f) - Interfaces de saída (6), que devem prover um meio de interligar o dispositivo aos monitores, alto-falantes, equipamentos, etc. Podem ser utilizadas quaisquer interfaces de saída disponíveis no momento, sejam elas com fio (cabos HDMI, cabos de vídeo, cabos de áudio, cabos ópticos, etc.) ou sem fio (transmissor de FM, transmissor wi-fi, Bluetooth, etc.).
[0012] As informações contidas no TS também serão utilizadas para que, a partir de qualquer informação enviada pelas tabelas que carregam as características de cada programa, conhecidas por tabelas PSI/SI, seja possível gerar uma lógica de decisão que irá comutar entre a exibição do conteúdo pré-gravado ou do sinal ao vivo recebido pelo sistema de TV Digital via ar.
[0013] Além das informações das tabelas PSESI, o sistema proposto pode extrair qualquer tipo de dados que sejam inseridos no TS e exibi-los simultaneamente ou não com a exibição dos conteúdos. No caso da exibição simultânea, pode-se utilizar ou não um redimensionamento da imagem principal de forma a permitir a inserção / exibição dos dados extraídos do TS.A Fig. 2 mostra um exemplo de redimensionamento de imagem a ser utilizado.
[0014] A Fig. 3 mostra um fluxograma de decisão do processador para controle do chaveador / decoder.Para que o receptor possa procurar pela informação correta que determinará o momento e os critérios de chaveamento, o receptor deverá ser previamente configurado, onde convém informar qual informação será utilizada na lógica de decisão do processador. Como exemplo dos tipos de informações que podem ser utilizadas para realizar o chaveamento, pode-se citar: horário, gênero, subgênero, interatividade, etc. Para a leitura dessa informação, a sintaxe do transport streamdeve estar de acordo com as normas do sistema brasileiro de TV Digital.
[0015] O processador deverá comparar as informações extraídas do TS com os parâmetros de chaveamento pré-definidos no dispositivo (horário, gênero, subgênero, etc.) e utilizar a lógica de chaveamento. Se as informações extraídas do TS e do dispositivo forem iguais, deverá ser decodificado e exibido o conteúdo ao vivo (sinal digital); caso contrário, deverá ser exibido o sinal local gravado e assim sucessivamente.

Claims (22)

1. Sistema para dispositivos móveis capaz de comutar entre um sinal ao vivo, proveniente do sistema de TV Digital, para um conteúdo pré-gravado, caracterizado por compreender:(a) um tunerde recepção digital (1),(ú) uma interface de atualização (2),(c) um dispositivo de armazenamento (3),(J) um processador (4),(e) um chaveador / decoder(5), e(/) interfaces de saída (6).
2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido tunerde recepção digital (1) possuir uma ou mais entradas de
3. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido tunerde recepção digital (1) receber e sintonizar o sinal digital em uma freqüência específica.
4. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido tunerde recepção digital (1) entregar na sua saída um transport stream (TS).
5. Sistema de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o referido transport stream (TS) estar no formato MPEG2 System.
6. Sistema de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o referido transport stream (TS) estar de acordo com as especificações das normas brasileiras de TV Digital.
7. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida interface de atualização (2) utilizar alguma tecnologia sem fio ou com fio para a recepção de dados capaz de realizar o download dos conteúdos locais no referido dispositivo de armazenamento (3), para uma posterior exibição conforme playlistou comando da emissora.
8. Sistema de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a referida tecnologia sem fio ser wi-fi, Bluetooth, 3G, 4G, EDGE, Wi- max, ou recepção através do mesmo sinal digital.
9. Sistema de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a referida tecnologia com fio ser USB, Ethernet, CD ou DVD.
10. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido dispositivo de armazenamento (3) compreender uma memória para armazenamento dos conteúdos locais que estarão sendo executados nos períodos em que não estiver sendo exibido o conteúdo ao vivo.
11. Sistema de acordo com a reivindicação 10, caracterizadopor a referida memória ser do tipo sólida.
12. Sistema de acordo com a reivindicação 10, caracterizadopor o referido armazenamento ser fixo.
13. Sistema de acordo com a reivindicação 10, caracterizadopor o referido armazenamento ser removível.
14. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido chaveador / decoder(5) receber as informações (TS) vindas do referido tuner(1) e do referido dispositivo de armazenamento (3), selecionar as referidas informações de acordo com a lógica utilizada pelo referido processador (4), e decodificar as referidas informações selecionadas conforme o padrão de compressão adotado na transmissão.
15. Sistema de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por o referido padrão de compressão adotado na transmissão ser o padrão MPEG, H.264, ou.flash.
16. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as referidas interfaces de saída (6) serem cabos HDMI, cabos de vídeo, cabos de áudio, ou cabos ópticos para proverem meios de interligar o referido dispositivo móvel a monitores, alto-falantes, e/ou equipamentos.
17. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as referidas interfaces de saída (6) serem um transmissor de FM, transmissor wi-fi, ou Bluetooth,para proverem meios de interligar o referido dispositivo móvel a monitores, alto-falantes, e/ou equipamentos.
18. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as informações em um transport streamna saída do referido tunerde recepção digital (1) serem utilizadas para que, a partir de qualquer informação enviada por tabelas PSI SI, seja gerada uma lógica de decisão que irá comutar entre a exibição do referido conteúdo pré-gravado ou do referido sinal ao vivo recebido pelo sistema de TV Digital via ar.
19. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por extrair dados inseridos no TS e exibi-los simultaneamente ou não com a exibição dos conteúdos.
20. Sistema de acordo com a reivindicação 19, caracterizado por a exibição simultânea compreender um redimensionamento da imagem principal para permitir a inserção / exibição dos dados extraídos do TS.
21. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido processador (4) comparar informações extraídas de um TS na saída do referido tunerde recepção digital (1) com parâmetros de chaveamento pré-definidos no referido dispositivo móvel.
22. Sistema de acordo com as reivindicações 1 e 21, caracterizado por, quando as informações extraídas do referido TS e do referido dispositivo móvel forem iguais, o referido sinal ao vivo ter seu conteúdo exibido, e, quando as informações extraídas do referido TS e do referido dispositivo móvel não forem iguais, o sinal local gravado ser exibido, e assim sucessivamente.
BRPI1004303-9A 2010-03-18 2010-03-18 sistema para dispositivos móveis capaz de comutar entre um sinal ao vivo, proveniente do sistema de tv digital, para um conteúdo pré-gravado BRPI1004303B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1004303-9A BRPI1004303B1 (pt) 2010-03-18 2010-03-18 sistema para dispositivos móveis capaz de comutar entre um sinal ao vivo, proveniente do sistema de tv digital, para um conteúdo pré-gravado

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1004303-9A BRPI1004303B1 (pt) 2010-03-18 2010-03-18 sistema para dispositivos móveis capaz de comutar entre um sinal ao vivo, proveniente do sistema de tv digital, para um conteúdo pré-gravado

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1004303A2 BRPI1004303A2 (pt) 2012-02-14
BRPI1004303B1 true BRPI1004303B1 (pt) 2020-11-10

Family

ID=45562622

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004303-9A BRPI1004303B1 (pt) 2010-03-18 2010-03-18 sistema para dispositivos móveis capaz de comutar entre um sinal ao vivo, proveniente do sistema de tv digital, para um conteúdo pré-gravado

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1004303B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1004303A2 (pt) 2012-02-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9118950B2 (en) Broadcast receiving apparatus, playback apparatus, broadcast communication system, broadcast receiving method, playback method, and program
BRPI0912701B1 (pt) método para atualizar radiodifusão de dados através de canais diferentes, dispositivo receptor de radiodifusão digital, e, método para gerar uma programação de atualização para dados transmitidos com um sinal de radiodifusão digital
KR20100126405A (ko) 녹화된 오디오/비디오 스트림의 오디오 데이터를 대체하는 방법 및 장치
WO2013145419A1 (ja) コンテンツデータ記録装置、コンテンツデータ記録方法、制御プログラムおよび記録媒体
US11729455B2 (en) Broadcast receiving apparatus for receiving program contents based on location information
US20220141314A1 (en) Methods, systems, and apparatus for presenting participant information associated with a media stream
JP2017034343A (ja) 放送受信装置
KR20140020926A (ko) 3-차원 비디오 스트림에 대한 데이터의 획득, 저장 및 사용 방법 및 비디오 처리 장치
US11729456B2 (en) Long duration error correction with fast channel change for ATSC 3.0 real-time broadcast mobile application
ES2290146T3 (es) Sistema y metodo para proporcionar una reproduccion instantanea desde multiples perspectivas.
BRPI1004303B1 (pt) sistema para dispositivos móveis capaz de comutar entre um sinal ao vivo, proveniente do sistema de tv digital, para um conteúdo pré-gravado
US9190111B2 (en) Method and apparatus for modifying the presentation of content
ES2880502T3 (es) Sistemas y métodos de recuperación de canales y gestión de memoria intermedia de revisión
JP7239760B2 (ja) 出力制御方法
JP2015511458A (ja) 複数の代替伝送経路を迅速に切り替える方法
JP7222060B2 (ja) 出力制御方法
US11159831B2 (en) Non-real time (NRT) memory management in advanced television systems committee (ATSC) 3.0 system
JP2016208063A (ja) 放送受信装置及びデータ出力方法
KR101942541B1 (ko) 전자 프로그램 가이드를 처리하는 방법 및 이를 위한 영상 표시 기기
JP2023052867A (ja) 出力制御方法
JP2022173263A (ja) コンテンツの蓄積及び出力方法
WO2016167234A1 (ja) 放送受信装置、映像出力方法及びデータ出力方法
JP2017028628A (ja) 放送受信装置
KR20110046806A (ko) 휴대용 단말기에서 채널 재생 지연을 줄이기 위한 장치 및 방법
JP2017028651A (ja) 放送受信装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.