BRPI1004268B1 - Composition and process enhanced to obtain a light concrete with addition of exposed polystyrene pearls intended for the manufacture of lajes, plates, panels and blocks - Google Patents

Composition and process enhanced to obtain a light concrete with addition of exposed polystyrene pearls intended for the manufacture of lajes, plates, panels and blocks Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004268B1
BRPI1004268B1 BRPI1004268-7A BRPI1004268A BRPI1004268B1 BR PI1004268 B1 BRPI1004268 B1 BR PI1004268B1 BR PI1004268 A BRPI1004268 A BR PI1004268A BR PI1004268 B1 BRPI1004268 B1 BR PI1004268B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
concrete
slabs
panels
composition
expanded polystyrene
Prior art date
Application number
BRPI1004268-7A
Other languages
English (en)
Inventor
José Kerbauy Milton
Marin Edgard
Original Assignee
José Kerbauy Milton
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by José Kerbauy Milton filed Critical José Kerbauy Milton
Priority to BRPI1004268-7A priority Critical patent/BRPI1004268B1/pt
Publication of BRPI1004268A2 publication Critical patent/BRPI1004268A2/pt
Publication of BRPI1004268B1 publication Critical patent/BRPI1004268B1/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W30/00Technologies for solid waste management
    • Y02W30/50Reuse, recycling or recovery technologies
    • Y02W30/91Use of waste materials as fillers for mortars or concrete

Landscapes

  • Curing Cements, Concrete, And Artificial Stone (AREA)

Abstract

concreto ultraleve estrutural com desmoldagem rápida destinado à fabricação de placas, painéis e lajes. refere-se a patente de invenção para o aprimoramento técnico e funcional de composição para obtero concreto ultraleve, com massa especifica inferior a 1.300 kg/m^3^. esse material é destinado a fabricação de elementos pré-moldados ou moldados "in loco", como placas, painéis, lajes e blocos para alvenaria estrutural ou de vedação, utilizados em edificações diversas e de múltiplos pavimentos. o concreto ultraleve da presente invenção tem seu uso destinado à industrialização e à produção de construções residenciais, comerciais, hospitalares, escolares e industriais. devido ao seu baixo peso, é apropriado, também, para fabricação de rodapés, condutores, guarnições, arremates (chapins) de muros e paredes e telhas ou elementos similares. este produto foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a utilização e a eficiência em relação às atuais composições, para obtenção de concretos leves ou não, utilizados em construções. é objeto de uma composição inédita, com a qual se obtém um concreto com massa muitíssimo baixa em estado seco, na faixa de 1.300 kg/m^3^ a 400 kg/m^3^, motivo pelo qual é atribuído o nome de concreto ultraleve para caracterizar o produto objeto referente ao privilégio de invenção desta patente.

Description

"COMPOSIÇÃO E PROCESSO APRIMORADOS PARA OBTENÇÃO DE CONCRETO LEVE COM ADIÇÃO DE PÉROLAS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO, DESTINADOS A FABRICAÇÃO DE LAJES, PLACAS, PAINÉIS E BLOCOS" CAMPO DE APLICAÇÃO
[01] O presente relatório descritivo trata de um pedido de patente de invenção referente ao aprimoramento técnico e funcional para obtenção de concreto leve(massa especifica inferior a 1.300 kg/m3) para fabricar elementos pré-moldados ou moldados "in loco", tais como placas, painéis, lajes e blocos para alvenaria estrutural, utilizados em edificações diversas e de múltiplos pavimentos.
PREÂMBULO
[02] O concreto leve da presente invenção tem seu uso destinado à industrialização e à produção de construções residenciais, comerciais, hospitalares, escolares e industriais. Devido ao seu baixo peso, é apropriado, também, para fabricação de rodapés, condutores, guarnições, arremates (chapins) de muros e paredes e telhas ou elementos similares.
[03] Este produto foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a utilização e a eficiência em relação às atuais composições, para obtenção de concretos leves ou não, utilizados em construções.
[04] É objeto de uma composição inédita, com a qual se obtém um concreto com massa muitíssimo baixa em estado seco, na faixa de 400 kg/m3 a 1.300 kg/m3, motivo pelo qual é atribuído o nome de concreto leve para caracterizar o produto objeto referente ao privilégio de invenção desta patente.
ESTADO DA TÉCNICA
[05] Já são conhecidas algumas composições para se obter concreto leve com massa especifica seca superior a 1.400 kg/m3, com a utilização de agregados leves e/ou incorporadores de ar.
[06] Nesse contexto encontra-se o Concreto Leve Estrutural. Com base na NBR 9778:2008 (versão corrigida em 2009) Concreto fresco - Determinação da massa especifica, do rendimento e do teor de ar pelo método gravimétrico, esse concreto apresenta massa especifica seca variando entre 1.500 e 2.000 kg/m3, por conta da utilização de agregados leves. A resistência à compressão encontra-se entre 15 MPa e 25 MPa. Porém, esse concreto apresenta baixo valor de resistência mecânica inicial, fazendo com que a desmoldagem não possa ocorrer antes de 24 horas após a concretagem, e sua cura úmida exija ao menos sete dias após a moldagem, além da possibilidade de apresentar fissuras superficiais devidas ao elevado valor da retração.
[07] É conhecido também o Concreto Leve com Espuma (Concreto Celular), composto pelos ingredientes tradicionais (cimento, brita, areia e água), aos quais é adicionada espuma que incorpora bolhas de ar na mistura, reduzindo a massa especifica do concreto para valores entre 1.400 e 2.000 kg/m3. Porém, o ar incorporado aumenta a porosidade do concreto, elevando significativamente a permeabilidade e diminuindo sua resistência para valores inferiores a 10 MPa. Além disso, esse concreto apresenta baixa durabilidade, decorrente do ataque à armadura interna do concreto por ação da carbonatação. Por esses motivos, é utilizado com função estrutural apenas em edificações térreas, mesmo assim, exigindo pinturas especiais para sua impermeabilização, reduzindo ainda mais sua produtividade e aumentando o custo do processo.
[08] Neste contexto, o documento de patente PI0300528-3 refere-se a concreto leve tipo celular espumoso e bombeado, e descreve uma composição de um material composto de concreto celular para obtenção e aplicação direta em formas por processos específicos e diferenciados, com vistas a possibilitar uma completa otimização e principalmente um alto controle de qualidade pela homogeneidade das bolhas, sendo este na forma geral pastosa, de composição geral diferenciada e consistente que, por suas características próprias, e obtido mediante um processo especifico e uma composição geral baseada em proporções definidas de cimento, água e areia como elementos básicos do composto e espuma pré-formados com elemento agregador de bolhas de ar ao composto, viabilizando a obtenção de um composto completo e com excelentes características finais para aplicação direta em formas modeladoras e geração de elemento estrutural na construção de qualquer tipo de edificações em geral, integrando em um único equipamento especifico todas as suas fases básicas.
[09] Outro produto é conhecido como Concreto Leve Polimerizado MU7801176-0 de 24/06/1998. É composto pelos ingredientes tradicionais (cimento, brita, areia e água) e utiliza um aditivo polimérico que, agindo como incorporador de ar, reduz a massa específica do concreto para valores em torno de 1.550 kg/m3. A incorporação de ar através do aditivo polimérico, de forma semelhante ao que ocorre com o concreto com espuma, aumenta a porosidade, o que aumenta significativamente a permeabilidade, diminuindo a durabilidade, em função do ataque à armadura interna, por ação da carbonatação. Por esses motivos, de modo análogo ao do concreto citado no parágrafo anterior (Concreto Leve com Espuma), é utilizado com função estrutural apenas em edificações térreas, mesmo assim, exigindo pinturas especiais para sua impermeabilização, reduzindo ainda mais sua produtividade e aumentando o custo do processo.
[010] Há também o Concreto Leve Estrutural Destinado à Execução de Painéis Monolíticos Estruturais e de Vedação - PI 0504537-1, com valores elevados da massa específica no estado fresco (NBR 9833), de 1.530 kg/m3, e da massa especifica seca (NBR 9778), de 1.440 kg/m3. Ele não é apropriado para utilização em elementos pré-moldados, devido não só ao seu elevado peso, como também às dificuldades operacionais de transporte, armazenamento e instalação. A grande variedade de aditivos, como a emulsão polimérica modificadora, a adição mineral pozolânica com alto teor de sílica amorfa (SÍO2 > 94%) e as fibras longas de polipropileno, utilizados nessas composições modificadas, tem reflexos importantes nos custos, além de exigir controle rigoroso na produção. O processo para obtenção desse concreto exige preparo prévio da mistura, com o aditivo superplastificante acelerador, a emulsão polimérica modificadora, a adição de mineral pozolânico e uma segunda porção de água no misturador isolado. Além de necessitar de um controle rigoroso, torna difícil sua execução na obra, prejudicando em muito o controle da qualidade. A obrigatoriedade da utilização de um único tipo de cimento (CP-V-ARI), para a obtenção dessa composição modificada, restringe ainda mais sua utilização na obra. PROBLEMAS DO ESTADO DA TÉCNICA
[011] Tal como constado, os tipos de concreto conhecidos do estado da técnica, apresentam alguns problemas ou inconvenientes sendo eles: a) baixo valor de resistência mecânica inicial, fazendo com que a desmoldagem não possa ocorrer antes de 24 horas após a concretagem, e sua cura úmida exija ao menos sete dias após a moldagem, além da possibilidade de apresentar fissuras superficiais devidas ao elevado valor da retração (no caso do Concreto Leve Estrutural elaborado com base na NBR 9778:2008); b) elevado nível de porosidade pela incorporação de ar à mistura, fato esse que reduz a impermeabilidade, diminui a resistência para valores inferiores a 10 MPa, incorre em baixa durabilidade decorrente do ataque à armadura interna do concreto por ação da carbonatação, limitação do uso com função estrutural somente em edificações térreas e mesmo assim demandando uso de pinturas especiais para sua impermeabilização, fato esse que reduz a produtividade e eleva custos de processo (no caso do Concreto Leve com Espuma (Concreto Celular) e também no caso Concreto Leve Polimerizado proposto no documento MU7801176-0 ); c) Com relação ao concreto tratado no documento PI 0300528-3 este também apresenta problemas com a sua permeabilidade, só pode ser aplicado para uso na fôrma, não pode ser utilizado para pré-moldados e pré-fabricados, apresenta ainda baixa resistência e não pode ser utilizado para construções com múltiplos pavimentos; d) Peso elevado e dificuldades operacionais de transporte, armazenamento e instalação, custo elevado em função dos aditivos, fibras e outros, obrigatoriedade do uso de um único tipo de cimento (no caso do Concreto Leve Estrutural proposto no documento PI 0504537-1).
OBJETO DA INVENÇÃO
[012] A inovadora composição para obtenção de um concreto leve (massa especifica menor que 1.300 kg/m3) destinado à industrialização e à produção de elementos com qualquer forma geométrica, pré-moldados ou moldados "in loco", entre os quais placas, painéis, lajes, forros e blocos para alvenaria, sendo todos eles estruturais. Esse concreto leve é composto por cimento, areia, EPS (poliestireno expandido-isopor®) , aditivo superplastificante e água. Diferencia-se dos demais devido a sua leveza, com a massa especifica variando entre 400 kg/m3 e 1.300 kg/m3, sem risco de segregação, com elevada resistência mecânica inicial e resistência mecânica final atendendo às solicitações do cálculo estrutural, de acordo com as normas nacionais e internacionais de construções diversificadas, tais como: edifícios de múltiplos andares, painéis para galpões com elevado pé-direito, entre outras aplicações similares. Devido à leveza, tem reduzido custo de transporte, quando de elementos industrializados, requerendo, para instalação, equipamentos de baixa capacidade de carga.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[013] Este pedido de patente traz um novo produto para a construção civil, que atende os requisitos de elevada trabalhabilidade e confiabilidade, com tempo reduzido de cura úmida (período de 8 a 12 horas) , dispensa de cura térmica, utiliza pouco aditivo em sua composição, frente à diversidade dos tipos de cimento que poderão compor sua mistura, facilidade de manuseio e transporte devido a sua baixa massa especifica, redução da utilização de mão de obra e de equipamentos pesados especiais, elevada resistência mecânica inicial, diminuindo os tempos de desmoldagem (período de 8 a 12 horas), facilidade de transporte e instalação, possibilidade de atender a grande faixa de resistência mecânica final, de acordo com as exigências do projeto estrutural.
[014] Em decorrência da excelente coesão entre seus componentes, da plasticidade e do alto desempenho durante a execução, o concreto leve permite a moldagem em formas duplas e oferece diversificadas possibilidades de acabamentos superficiais, com características impermeáveis, formatos em baixo e alto relevos (com mínimos desníveis, até menor que 1 mm) e diversidade de coloração. Permite até a dispensa de pintura final, constituindo base para recebimento de diversos tipos de acabamentos, como revestimentos de cerâmica, podendo apresentar natureza de superfície que permite eliminar a necessidade de etapa de polimento possibilitando tratamentos decorativos.
[015] Com a plasticidade e a ausência de segregação, resulta uma adequada impermeabilidade, que propicia ao concreto dessa invenção uma maior durabilidade, comparada com a dos demais concretos utilizados atualmente nas construções.
[016] O poliestireno expandido - EPS, atuando como agregado e ao mesmo tempo como incorporador de ar, sem o rompimento de sua estrutura, reduz o efeito da retração, evitando assim as conhecidas fissuras existentes nos demais tipos de concreto.
[017] Esta invenção proporciona a melhoria dos aspectos técnicos e de produtividade dos elementos de concreto, industrializados, pré-moldados ou moldados "in loco", considerando suas principais características, tais como: - Baixa massa especifica; - Elevada trabalhabilidade, com reduzido tempo de cura úmida (Cura Natural), dispensando a cura térmica; - Uso reduzido de aditivo em sua composição, frente à diversidade dos tipos de cimento que podem compor sua mistura; - Reduzido tempo de desmoldagem para um período de 8 a 12 horas, tanto para as situações de peças pré-moldadas quanto para peças moldadas "in loco"; - facilidade de manuseio, transporte e armazenamento; - redução de mão de obra e do uso de equipamentos especiais, resultado da possibilidade de peças de grandes dimensões, em decorrência da sua leveza; - Facilidade de produção (poucos componentes na mistura); - Elevado isolamento térmico e acústico; - Altos valores iniciais e finais de resistência mecânica, atendendo as especificações dos projetos estruturais;
Resistência à tração na flexão proporcionalmente bem superior à dos concretos estruturais usuais; - Utilização de resíduos de EPS (poliestireno expandido), contemplando aspectos de preservação do meio ambiente (reciclagem).
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[018] De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o objeto do presente pedido de patente de invenção será pormenorizadamente descrito com referência aos desenhos abaixo relacionados, nos quais: [019] A figura 1 ilustra um fluxograma que que retrata a argamassa aditivada da qual se obtém o concreto leve aqui tratado.
[020] A figura 2 ilustra um fluxograma que retrata a sequência da adição dos componentes da mistura para obtenção do concreto leve.
[021] A figura 3 ilustra um esquema que retrata, para melhor compreensão, os componentes do concreto objeto deste pedido de patente de invenção.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[022] Conforme se infere das figuras que acompanham e fazem parte integrante deste relatório, o concreto tratado neste pedido de patente de invenção COMPOSIÇÃO E PROCESSO APRIMORADOS PARA OBTENÇÃO DE CONCRETO LEVE COM ADIÇÃO DE PÉROLAS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO, DESTINADOS A FABRICAÇÃO DE LAJES, PLACAS, PAINÉIS E BLOCOS" indicado pela referência numérica 01 é caracterizado por ser uma composição para se obter o concreto leve. Essa característica de leveza é atribuída à utilização de agregados 03, com tamanhos controlados, de poliestireno expandido -isopor® (pérola ou flocos), podendo ainda ser reciclados ou não.
[023] Nessa composição, além do EPS 03, utilizam-se quaisquer tipos de cimento 07, água 06, areia 05, brita (de uso opcional) e aditivo superplastificante 04, similares aos empregados nos demais concretos. É considerado um material compósito de baixa densidade e elevada resistência, para suas aplicações descritas neste relatório.
[024] Essa composição é dividida em faixas em que variam o peso, entre 400 kg/m3 e 1.300 kg/m3, e a resistência que lhe é atribuída, de acordo com a função do concreto (vedação ou estrutural) . Dessa forma, o concreto leve tal como proposto aumenta a aplicação e a utilização dos concretos.
[025] O processo para obtenção do concreto leve é similar ao do concreto tradicional, utilizando misturadores conhecidos, tipos de betoneiras fixas e móveis, incluindo os caminhões betoneiras.
[026] É de suma importância a ordem de colocação dos componentes no misturador, onde primeiramente é colocada metade do total da água 06 de amassamento, posteriormente acrescenta-se o EPS 03 com menor granulometria ou os flocos (EPS reciclado através de moagem) e o EPS 03 com maior granulometria; em seguida são colocados os demais componentes da mistura, como a areia 05, a brita (opcional), o cimento 07, a outra metade da água 06 de amassamento e, por fim, o aditivo superplastificante 04. Além disso, essa composição pode ser acrescida de fibras para reforço, naturais ou sintéticas, de acordo com a necessidade de sua aplicação.
[027] A tabela 1 mostra as formulações para obtenção de 1 m3 do concreto leve, de acordo com este pedido de patente de invenção, onde as quantidades dos componentes são determinadas em faixas preferidas, levando-se em consideração a massa especifica desejada para determinadas características mecânicas (resistência, isolamento termo acústico, plasticidade, entre outras).
[028] Essa composição pode ser alimentada por qualquer tipo de cimento e é adequada para todos os tipos de estruturas e aplicações, embora existam diferentes tipos de cimentos que são mais recomendáveis ou mais vantajosos para determinadas situações.
[029] Após vários experimentos, foi elaborada uma lista de cimentos que podem ser utilizados para a obtenção do concreto leve objeto deste pedido de patente de invenção. Essa lista encontra-se a seguir, na qual são indicadas as siglas e as classes dos cimentos: CIMENTO PORTLAND; CP-I-32 e 40; CP-II-E-32 e 40; CP-II-F -32 e 40; CP-II-Z-32 e 40; CP-III-4Q e CP-IV-32; CP-V-ARI e CP-V-ARI-RS; CIMENTO PORTLAND BRANCO: CPB-32 e 40.
[030] Esse compósito tem água em sua mistura. A função da água 06 de amassamento é promover a reação de hidratação ou de endurecimento do aglomerante 07 (cimento), a homogeneização da mistura e a trabalhabilidade. A quantidade de água 0 6 necessária para a hidratação do cimento 07 é de, aproximadamente, 40% do total de sua massa, sendo que em torno de 23% são quimicamente combinados com os produtos de hidratação. Assim, a tecnologia desse concreto 01 se fundamenta na relação água/cimento.
[031] Nesse compósito, a água 06 é adicionada em duas etapas, sendo uma inicialmente, com o agregado EPS 03, e a outra juntamente com o restante dos materiais (areia 05, cimento 07, etc.). Nesse contexto, pelo fato do agregado EPS 03 ser mais leve que a água 06, a relação água/cimento é de suma importância para que não ocorram exsudação, segregação e "flutuação" ou afloramento do EPS 03, cujas partículas são ligadas entre si por um aglutinante, devendo essa relação água/cimento variar entre 0,25 e 0,45.
[032] Os agregados utilizados na mistura têm o objetivo de reduzir o peso e o custo do concreto. Esses materiais devem ser granulares e inertes, como a areia 05 a brita e o EPS (03) , o qual pode estar em pérolas e/ou em flocos (material reciclado do EPS), com granulometria selecionada para todos os tipos de peças.
[033] Os agregados devem ser quimicamente inertes e fisicamente compatíveis com o cimento e a armadura, além de duráveis quando expostos a solicitações, tendo boa aparência junto com a pasta. A importância econômica desses agregados deve-se ao seu custo, que é menor que o do cimento 07, e ocupam entre 65% e 90% do volume do concreto, reduzindo significativamente sua massa especifica, de onde vem a denominação de concreto leve.
[034] Esses agregados utilizados no concreto leve 01 aqui proposto têm sua classificação e aplicação. Quanto à dimensão, podem ser miúdos (0,075 mm a 4,8 mm) ou graúdos (4,8 mm a 9 mm) . Com respeito à composição, devem ser levadas em conta as suas propriedades físicas, como massa específica real, umidade, capacidade de absorção e geometria. Um fator de relevância é a distribuição granulométrica com que, pelo teste de "empacotamento", se determina a quantidade máxima de areia e/ou brita que preenche os vazios deixados pelo EPS (pérola ou flocos), sem alteração do volume inicialmente ocupado por ele.
[035] Os agregados dessa composição devem ter como condicionantes as dimensões das peças, o espaçamento das armaduras e o tipo de lançamento. Devido à combinação granulométrica pré-determinada para a obtenção do concreto leve, esses condicionantes ficam dispensados, servindo esse concreto para qualquer tipo de aplicação.
[036] O aditivo 04 utilizado nessa composição é colocado no momento da mistura do concreto leve, em proporção com o cimento 07 e a areia 05, com a finalidade de modificar, no sentido favorável, as propriedades desse conglomerado, tanto no estado fresco como no estado endurecido. Nessa composição, utilizam-se aditivos superplastificantes 04, redutores de água. Esses superplastificantes, à base de policarboxilato, possuem cadeia lateral longa e massa molecular elevada, o que provoca grande dispersão de partículas, propicia maior área de reação química e grande fluidez (até 25 cm de abatimento, sem segregação e sem exsudação). Esses aditivos superplastificantes 04 devem ser compatíveis com cada tipo de cimento.
[037] A obtenção dessa composição, pleiteada no presente pedido de patente de invenção, é similar à do concreto tradicional, utilizando-se misturadores conhecidos, tipos de betoneiras fixas e móveis, incluindo os caminhões betoneiras. A sequência para colocação dos componentes da mistura é de suma importância, e segue descrita a seguir.
[038] Inicialmente são despejados 50% do total da água 06 de amassamento da composição e, em seguida, o EPS 03 em suas diversas granulometrias, quer sejam em pérolas, quer sejam em flocos, para evitar sua segregação ou sua flutuação. Em seguida são adicionados os componentes restantes da mistura, na ordem: areia 05, cimento 07, brita, quando necessária, 50% da água 06 restante e o aditivo superplastificante 04.
REIVINDICAÇÕES

Claims (4)

1."COMPOSIÇÃO E PROCESSO APRIMORADOS PARA OBTENÇÃO DE CONCRETO LEVE COM ADIÇÃO DE PÉROLAS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO, DESTINADOS A FABRICAÇÃO DE LAJES, PLACAS, PAINÉIS E BLOCOS", o qual tem na sua composição areia (05), água (06), cimento (07), caracterizado por apresentar massa em estado seco entre 400 kg/m3 e 1.300 kg/m3 e por incluir na sua composição poliestireno expandido (03) na forma de pérolas ou flocos e aditivo superplastificante (04); o teor de água/cimento apresenta uma proporção entre 0,25 e 0,45, onde a água (06) corresponde de 150,00 kg/m3 a 245,00 kg/m3, a areia (05) com granulometria ajustada para "empacotamento" corresponde de 0,00 a 656, 00 kg/m3; o cimento (07) corresponde de 340,00 kg/m3 a 553,00 kg/m3; as pérolas ou flocos de poliestireno expandido (03) correspondentes de 9,00 a 0,0 0 kg/m3 para a granulometria de 1 mm, 0,00 a 8,00 kg/m3 para granulometria de 1 a 2 mm e 9,00 kg/m3 a 8,00 kg/m3 para granulometria de 2 a 6 mm; e aditivo superplastificante (04) corresponde a 2,00 kg/m3 a 3,00 kg/m3; o concreto leve com adição de pérolas ou flocos de poliestireno expandido (03) para a fabricação de lajes, placas, painéis e blocos apresenta uma sequência de obtenção, segundo a qual metade do total da água (06) de amassamento é colocada em um misturador, posteriormente acrescentando-se as pérolas ou flocos de poliestireno expandido (03) com granulometria de 1 mm e as pérolas ou flocos de poliestireno expandido (03) com granulometria de 2 a 6 mm, sendo que em seguida são colocados os demais componentes da mistura, que são: a areia (05), o cimento (07), a outra metade da água (06) de amassamento e, por fim, o aditivo superplastificante (04); o concreto ora proposto apresenta valores de resistência à compressão de: 1,2 MPa a 7,2 MPa para 12 horas; 1,8 MPa a 9,4 MPa para 24 horas; 2.2 MPa a 17,4 MPa para 7 dias; e 2,4 MPa a 21,2 MPa para 28 dias.
2. "COMPOSIÇÃO E PROCESSO APRIMORADOS PARA OBTENÇÃO DE CONCRETO LEVE COM ADIÇÃO DE PÉROLAS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO, DESTINADOS A FABRICAÇÃO DE LAJES, PLACAS, PAINÉIS E BLOCOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ter sua composição dividida em faixas em que variam a massa especifica seca, entre 400 kg/m3 e 1.300 kg/m3.
3. "COMPOSIÇÃO E PROCESSO APRIMORADOS PARA OBTENÇÃO DE CONCRETO LEVE COM ADIÇÃO DE PÉROLAS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO, DESTINADOS A FABRICAÇÃO DE LAJES, PLACAS, PAINÉIS E BLOCOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ter opcionalmente na sua composição a brita e por prever o acréscimo de fibras de reforço que podem ser naturais ou sintéticas.
4. "COMPOSIÇÃO E PROCESSO APRIMORADOS PARA OBTENÇÃO DE CONCRETO LEVE COM ADIÇÃO DE PÉROLAS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO, DESTINADOS A FABRICAÇÃO DE LAJES, PLACAS, PAINÉIS E BLOCOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por utilizar na composição agregados classificados e aplicados de acordo com a dimensão, podendo ser miúdos (0,075 mm a 4,8 mm) ou graúdos (4,8 mm a 9 mm).
BRPI1004268-7A 2010-06-16 2010-06-16 Composition and process enhanced to obtain a light concrete with addition of exposed polystyrene pearls intended for the manufacture of lajes, plates, panels and blocks BRPI1004268B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1004268-7A BRPI1004268B1 (pt) 2010-06-16 2010-06-16 Composition and process enhanced to obtain a light concrete with addition of exposed polystyrene pearls intended for the manufacture of lajes, plates, panels and blocks

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1004268-7A BRPI1004268B1 (pt) 2010-06-16 2010-06-16 Composition and process enhanced to obtain a light concrete with addition of exposed polystyrene pearls intended for the manufacture of lajes, plates, panels and blocks

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1004268A2 BRPI1004268A2 (pt) 2012-02-14
BRPI1004268B1 true BRPI1004268B1 (pt) 2017-10-24

Family

ID=45562617

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004268-7A BRPI1004268B1 (pt) 2010-06-16 2010-06-16 Composition and process enhanced to obtain a light concrete with addition of exposed polystyrene pearls intended for the manufacture of lajes, plates, panels and blocks

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1004268B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1004268A2 (pt) 2012-02-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2578055C (en) Flexible hydraulic compositions
US20070062143A1 (en) Construction products and method of making same
CN101580365B (zh) 聚苯乙烯加气混凝土墙体材料
CN102505799A (zh) 一种轻质节能保温复合墙板及其制备方法
JP2017512180A (ja) 低密度で高強度のコンクリート及び関連する方法
US20240076240A1 (en) Insulating cement containing wall composition, insulating cement, and related atricles produced therefrom
CN103641416A (zh) 一种保温建筑材料
Gyawali Effect of the mixing procedure on the properties of lightweight EPS mortar
CN1328204C (zh) 砼承重保温砖及其制造方法
Verbeek et al. Density and flexural strength of phosphogypsum–polymer composites
Singh Effective uses of light weight concrete
RU2338724C1 (ru) Сухая теплоизолирующая гипсопенополистирольная строительная смесь для покрытий, изделий и конструкций и способ ее получения
US9284725B2 (en) Stable compositions for use as building and construction materials
KR20070011021A (ko) 산업폐기물을 이용한 경량 콘크리트 판넬 및 그 제조방법
Vats Autoclaved aerated concrete: Versatile building material
BRPI1004268B1 (pt) Composition and process enhanced to obtain a light concrete with addition of exposed polystyrene pearls intended for the manufacture of lajes, plates, panels and blocks
EP3568275B1 (en) Building brick and manufacturing method thereof
WO2010033009A1 (es) Composición de mortero celular basada en cemento y espuma de poliol, de aplicación en construcción
RU2736439C9 (ru) Цементно-гипсовая сухая смесь и сборные строительные компоненты, изготовленные из нее
RU2641349C2 (ru) Полидисперсная древесно-цементная смесь с наномодификатором
Ai Construction method of the new thermal insulation material foam concrete
AU2014101579A4 (en) Lightweight Building Member
US20220289629A1 (en) Lightweight structual concrete block and methods of use
Mohamed et al. The Effect of Adding Expanded Polystyrene Beads (EPS) on Polymer-Modified Mortar
RU2796804C1 (ru) Состав для изготовления стеновых гипсовых панелей

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B65X Notification of requirement for priority examination of patent application
B65Y Grant of priority examination of the patent application (request complies with dec. 132/06 of 20061117)
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: E04C 2/04 , E04B 1/04

Ipc: C04B 16/08 (2006.01), C04B 18/20 (2006.01), C04B 2

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8O, 13 E 25 DA LPI

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]