BRPI1002873B1 - sensor planar para sinais elétricos em ambientes aquáticos - Google Patents

sensor planar para sinais elétricos em ambientes aquáticos Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002873B1
BRPI1002873B1 BRPI1002873-0A BRPI1002873A BRPI1002873B1 BR PI1002873 B1 BRPI1002873 B1 BR PI1002873B1 BR PI1002873 A BRPI1002873 A BR PI1002873A BR PI1002873 B1 BRPI1002873 B1 BR PI1002873B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
conductors
fish
electric
electrical
electrical signals
Prior art date
Application number
BRPI1002873-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Ailton Santa Barbara
José Antonio Alves Gomes
Douglas Figueiredo
Roberto Fernandes Tavares Filho
Original Assignee
Centro De Tecnologia Da Informação Renato Archer - Cti
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Centro De Tecnologia Da Informação Renato Archer - Cti filed Critical Centro De Tecnologia Da Informação Renato Archer - Cti
Priority to BRPI1002873-0A priority Critical patent/BRPI1002873B1/pt
Publication of BRPI1002873A2 publication Critical patent/BRPI1002873A2/pt
Publication of BRPI1002873B1 publication Critical patent/BRPI1002873B1/pt

Links

Landscapes

  • Farming Of Fish And Shellfish (AREA)

Abstract

SENSOR PLANAR PARA SINAIS ELÉTRICOS EM AMBIENTES AQUÁTICOS, a captação e leitura de sinais elétricos biológicos emitidos por animais aquáticos contempla um sensor formado por uma malha com pelo menos três condutores elétricos flexíveis, que definem um plano de cobertura, sendo um condutor central que atua como referencia de neutro, e dois condutores que captam o sinal elétrico.

Description

[001] O presente pedido de patente de invenção objeto de descrição e reivindicação deste relatório trata de uma solução inventiva com o campo de aplicação voltado para monitoração da paisagem elétrica em rios, lagos, igarapés e outros corpos de água doce. Este sensor pode ser especialmente útil em locais onde possam habitar peixes elétriras, uma vez que traduzido na forma de um tapete sensor pode adquirir/captar os dados de sinais emitidos pelos peixes elétricos em seu ambiente natural, ou seja, com os peixes se movimentando em seu habitat natural.
[002] Por sua vez a presente invenção é um dos componentes de um sistema mais geral de biomonitoramento de ambientes aquáticos que se utiliza dos sinais elétricos dos peixes como bioindicadores de presença de poluentes na água, em tempo real.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
[003] A fim de propiciar veracidade ao contexto explicitado no quadro introdutório, será apresentada uma breve explanação sobre o estado da técnica para os dispositivos de captação de sinais elétricos oriundos de peixes elétricos bem como os problemas existentes, onde será possível a um técnico versado no assunto reconhecer os aspectos limitantes e que norteiam a necessidade de desenvolvimento e aplicação de inovações, inovações estas que convergem para o "SENSOR PLANAR PARA SINAIS ELÉTRICOS EM AMBIENTES AQUÁTICOS", objeto de reivindicação deste pedido de patente de invenção.
[004] Sinais elétricos biológicos ou bioelétricos são sinais gerados por organismos vivos com intensidade variada que pode ser medida como sinais elétricos.
[005] Algumas espécies, como os peixes elétricos, possuem a capacidade de produzir eletricidade como defesa contra predadores, como forma de ataque a presas, como forma de percepção do meio ou mesmo como forma de comunicação entre indivíduos da mesma espécie. Peixes elétricos de sinal fraco (sinais da ordem de milivolts) são encontrados distribuídos sobre toda Amazônia, representados por mais uma centena de espécies. A descarga elétrica gerada pode ocorrer por meio de um órgão elétrico, que pode ser um músculo modificado ou composto por neurônios motores.
[006] O campo elétrico formado ao redor do peixe é detectado por sensores distribuídos ao longo do corpo do mesmo. Pequenas variações na forma deste campo, provocadas por alterações na condutividade da água, são interpretadas pelo peixe, dando ao mesmo uma percepção tridimensional do seu entorno.
[007] Atualmente, a aquisição dos sinais de peixes elétricos é realizada através de dois sensores condutivos posicionados próximos a cabeça e a cauda do peixe, como característica principal estes dispositivos não funcionam no habitat natural dos peixes, ou seja, o peixe deve ficar em um recipiente, tipo aquário de pequenas dimensões. O sinal obtido por estes sensores é amplificado e então processado.
[008] Ocorre grande dificuldade na captação dos sinais, pois os sensores devem ser mantidos em distâncias constantes do peixe para que o sinal não sofra alteração de intensidade.
[009] Outro tipo de sensor descrito na literatura, porém de pouco uso nos dias de hoje é aquele em que se usa uma bobina no lugar dos eletrodos descritos anteriormente.
[010] Na literatura patentária existem alguns dispositivos que operam na captação de sinais bioelétricos oriundos de peixes elétricos em tanques ou cativeiros.
[011] A patente US 6134824 publicada em 24/10/2000 são utilizados níveis baixos de campos elétricos para influenciar a movimentação dos peixes. Os campos são gerados através da aplicação de um potencial elétrico de mais de volts a um fio submerso em um recipiente de água contendo o peixe a ser dirigido.
[012] A U86058763 publicada em 09/05/2000 trata de um sistema de monitoramento automatizado para biomonitoramento da qualidade da água que inclui uma câmara de exposição para a habitação de um organismo aquático com comportamento ventilatório e movimento do corpo sensível à qualidade da água. Os parâmetros ventilatórios são comparados com os limites correspondentes para determinar quando a água que o organismo está exposto causou estresse fisiológico para o organismo.
[013] Todas estas soluções de captação e monitoramento de sinais elétricos dos peixes operam com o peixe em cativeiro, ficando inviável tecnicamente utilizá-los emregiões remotas, pois o aprisionamento do peixe impede sua movimentação, reprodução, alimentação afetando o equilíbrio ecológico.
[014] A proposta da presente invenção é operar no habitat natural dos peixes em regiões remotas, captar e enviar sinais elétricos biológicos. Os sinais emitidos pelos peixes elétricos são utilizados como indicador biológico. Algumas espécies de peixes elétricos são resistentes a deficiência de oxigênio na água, pelo fato de possuir também um mecanismo de respiração aérea.
[015] A presente invenção capta o sinal dentro de uma grande área, não exige a imobilização do peixe e pode captar o sinal de vários peixes ao mesmo tempo. Outra característica é o funcionamento em ambiente natural, sendo que o sinal captado é encaminhado aos amplificadores via cabos. O sensor é coberto pelo material vegetal encontrado nos rios e com isto passa totalmente despercebido pelos peixes.
[016] Diferente do que ocorre em laboratório, a utilização da presente invenção ocorre em certa profundidade onde o meio é isento de ruídos eletromagnéticos, tornando as medidas mais confiáveis e robustas.
[017] O resultado ecológico ancora no monitoramento “on line” das águas através de peixes como biosensores práticos, sem interferir no ciclo da vida. É objetivo da presente invenção, estabelecer uma forma mais abrangente de captação do sinal elétricos, que pode ser usada para monitorar poluentes como petróleo e/ou outros fatores de impacto sobre a qualidade de água.
DESCRIÇÃO DETALAHADA DA INVENÇÃO
[018] A seguinte descrição detalhada representa uma forma de realização do “SENSOR PLANAR PARA SINAIS ELÉTRICOS EM AMBIENTES AQUÁTICOS”, não sendo intencionados a limitar o escopo da invenção, este sim limitado apenas ao explicitado no quadro reivindicatório.
[019] Sensor para monitoramento e avaliação de níveis de poluentes na água com a captação e leitura de sinais elétricos biológicos emitidos por .animais aquáticos inclui um sensor formado por uma malha com pelo menos três condutores elétricos flexíveis, que definem um plano de cobertura, sendo um condutor central que atua como referencia de neutro, e dois condutores que captam o sinal elétrico.
[020] Compreende cabos com “uma distância fixa entre si, dispostos de modo a não se cruzarem ou se sobreporem em momento algum. São distribuídos de forma a garantir que toda á área coberta seja percorrida pelo conjunto de condutores.
[021] Os condutores são embutidos numa manta confeccionada com material flexível e impermeável, preferencialmente em. silicone industrial. Desta forma, constrói-se um tapete onde os condutores são isolados da água, e mantém uma distância fixa entre si. Entre os condutores são inseridos elementos resistivos, resistores, com o objetivo de suprir a corrente de polarização necessária para amplificadores de sinal incluindo circuito de transmissão.
[022] O tapete pode ficar por tempo indeterminado na água, pois não ocorre reação química entre a água e a parte metálica dos condutores.
[023] A espessura do tapete é da ordem de 3 mm a 7 mm, com furos passantes ao longo do mesmo para que o sensor permita a troca biológica do material do solo com a água naturalmente.
[024] A forma de realização descrita neste tópico de detalhamento construtivo é fornecida apenas a título de exemplo. Alterações, modificações e variações podem ser realizadas para qualquer outra forma de realização construtiva, particular, por aqueles com habilidade na arte, sem, no entanto, divergir do objetivo revelado no pedido de patente, que é exclusivamente definida pelas reivindicações anexas.
[025] Verifica-se pelo que foi descrito que o “SENSOR PLANAR PARA SINAIS ELÉTRICOS EM AMBIENTES AQUÁTICOS”, reivindicado se enquadra nas normas que regem a Patente de Invenção à luz da Lei de Propriedade Industrial, merecendo pelo que foi exposto e como consequência, o respectivo privilégio.

Claims (1)

1 - SENSOR PLANAR PARA SINAIS ELÉTRICOS EM AMBIENTES AQUÁTICOS, para captação e leitura de sinais elétricos biológicos emitidos por animais aquáticos (especialmente peixes elétricos sendo usados como biomonitores), compreendendo pelo menos três condutores elétricos flexíveis, sendo um condutor central que atua como referência de neutro, e dois condutores que captam o sinal elétrico sendo um condutor central que atua como referência de neutro, e dois condutores que captam o sinal elétrico; incluindo entre os condutores elementos resistivos, resistores, que suprem a corrente de polarização necessária para amplificadores de sinal incluindo circuito de transmissão, caracterizado pelos condutores estarem isolados da água, dispostos numa manta confeccionada com material flexível e impermeável com espessura da ordem de 3 mm a 7 mm, com furos passantes ao longo do mesmo para que o sensor permita a troca biológica do material do solo com a água naturalmente; com os mesmos formando uma malha com pelo menos três condutores elétricos flexíveis, que definem um plano de cobertura, em uma distância fixa entre si, dispostos de modo a não se cruzarem ou se sobreporem em momento algum.
BRPI1002873-0A 2010-08-25 2010-08-25 sensor planar para sinais elétricos em ambientes aquáticos BRPI1002873B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1002873-0A BRPI1002873B1 (pt) 2010-08-25 2010-08-25 sensor planar para sinais elétricos em ambientes aquáticos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1002873-0A BRPI1002873B1 (pt) 2010-08-25 2010-08-25 sensor planar para sinais elétricos em ambientes aquáticos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002873A2 BRPI1002873A2 (pt) 2012-06-05
BRPI1002873B1 true BRPI1002873B1 (pt) 2020-11-17

Family

ID=46160695

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002873-0A BRPI1002873B1 (pt) 2010-08-25 2010-08-25 sensor planar para sinais elétricos em ambientes aquáticos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1002873B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1002873A2 (pt) 2012-06-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Emde et al. Finding food: senses involved in foraging for insect larvae in the electric fish Gnathonemus petersii
Czech-Damal et al. Electroreception in the Guiana dolphin (Sotalia guianensis)
Abaid et al. Zebrafish responds differentially to a robotic fish of varying aspect ratio, tail beat frequency, noise, and color
Kalmijn The electric sense of sharks and rays
Polverino et al. Zebrafish response to robotic fish: preference experiments on isolated individuals and small shoals
Gardiner et al. Sharks need the lateral line to locate odor sources: rheotaxis and eddy chemotaxis
Anderson et al. Insight into shark magnetic field perception from empirical observations
Lohmann et al. An identifiable molluscan neuron responds to changes in earth-strength magnetic fields
Carlson et al. Personality traits are expressed in bullfrog tadpoles during open-field trials
Wueringer et al. Electric field detection in sawfish and shovelnose rays
CN103842815B (zh) 全细胞细菌生物电容器芯片和用该芯片检测毒性化学物质诱导的细胞应激的方法
WO2013110342A1 (en) System to detect the level of stress/discomfort of aquatic animals
Stankevičiūtė et al. Genotoxic and cytotoxic effects of 50 Hz 1 mT electromagnetic field on larval rainbow trout (Oncorhynchus mykiss), Baltic clam (Limecola balthica) and common ragworm (Hediste diversicolor)
Lin et al. Acidified water impairs the lateral line system of zebrafish embryos
Sakamoto et al. Effects of lampricide on olfaction and behavior in young-of-the-year lake sturgeon (Acipenser fulvescens)
Allen et al. Exploring the versatility of the perfused crustacean gill as a model for transbranchial transport processes
Endres et al. Perception of airborne odors by loggerhead sea turtles
Meuthen et al. Substrate-treated water: a method to enhance fish activity in laboratory experiments
Ren et al. IR-based novel device for real-time online acquisition of fish heart ECG signals
Gómez-Sena et al. Computational modeling of electric imaging in weakly electric fish: Insights for physiology, behavior and evolution
Höjesjö et al. Sight or smell? Behavioural and heart rate responses in subordinate rainbow trout exposed to cues from dominant fish
BRPI1002873B1 (pt) sensor planar para sinais elétricos em ambientes aquáticos
Hellinger et al. Magnetic field perception in the rainbow trout, Oncorhynchus mykiss
Cooper et al. Anatomical comparisons of neural systems in sighted epigean and troglobitic crayfish species
Harris et al. Electroreception in the obligate freshwater stingray, Potamotrygon motoro

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.