BRPI1001320A2 - Método para taxiar uma aeronave - Google Patents

Método para taxiar uma aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI1001320A2
BRPI1001320A2 BRPI1001320-2A BRPI1001320A BRPI1001320A2 BR PI1001320 A2 BRPI1001320 A2 BR PI1001320A2 BR PI1001320 A BRPI1001320 A BR PI1001320A BR PI1001320 A2 BRPI1001320 A2 BR PI1001320A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
taxiing
aircraft
main
landing gear
taxi
Prior art date
Application number
BRPI1001320-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Hervé Charuel
David Dellouve
Original Assignee
Messier Bugatti Dowty
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Messier Bugatti Dowty filed Critical Messier Bugatti Dowty
Publication of BRPI1001320A2 publication Critical patent/BRPI1001320A2/pt
Publication of BRPI1001320A8 publication Critical patent/BRPI1001320A8/pt
Publication of BRPI1001320B1 publication Critical patent/BRPI1001320B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C25/00Alighting gear
    • B64C25/32Alighting gear characterised by elements which contact the ground or similar surface 
    • B64C25/405Powered wheels, e.g. for taxing
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T50/00Aeronautics or air transport
    • Y02T50/80Energy efficient operational measures, e.g. ground operations or mission management

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Arrangement Or Mounting Of Propulsion Units For Vehicles (AREA)
  • Hybrid Electric Vehicles (AREA)
  • Arrangement And Driving Of Transmission Devices (AREA)
  • Arrangement Of Transmissions (AREA)

Abstract

Método para taxiar uma aeronave. A invenção provê um método de taxiar uma aeronave tendo pelo menos um trem de aterragem frontal na parte frontal da aeronave e trens de aterragem principais, cada trem de aterragem tendo rodas, o método compreendendo as etapas de: - equipar pelo menos uma das rodas (2) suportada pelo trem de aterragem frontal (1) com um membro de motor de taxiamento principal (3), e equipar pelo menos uma das rodas suportadas pelos trens de aterragem principais (5) com um membro de motor de taxiamento auxiliar (7); e - em resposta a uma ordem de taxiamento, energização o membro de motor de taxiamento principal para fazer com que a aeronave taxeje, e em particular se a força de acionamento desenvolvida pelo membro de motor de taxiamento principal na aeronave for insuficiente, energização do membro de motor de taxiamento auxiliar, quando requerido.

Description

“MÉTODO PARA TAXIAR UMA AERONAVE” A invenção refere-se a um método de taxiar uma aeronave. ANTECEDENTES TECNOLÓGICOS DA INVENÇÃO Propostas têm sido feitas para colocar motores de taxiamento nas rodas do trem de aterragem principal de uma aeronave para permitir que a aeronave seja manobrada e taxiada sobre o solo sem requerer empuxe a partir de seus motores. Para esta finalidade, os motores são energizados por meio de um gerador de eletricidade acionado pela unidade de potência auxiliar da aeronave.
As rodas do trem de aterragem principal são geralmente carregadas fortemente e elas têm o potencial de desenvolver um alto nível de força de acionamento. Não obstante, as rodas de trem de aterragem principal são geralmente providas com freios, e, com um resultado, permanece muito pouco espaço disponível para receber um motor de potência significante. Vários arranjos têm sido propostos para mitigar tal falta de espaço.
Por exemplo, o documento US 2006/065779 propõe colocar os motores de taxiamento nas rodas do trem de aterragem frontal, o qual geralmente não inclui freios. Um grande volume é assim disponível para receber motores de potência significante. Além disso, os raios de rolamento geralmente menores dos pneumáticos das rodas do trem de aterragem frontal tomam mais fácil desenvolver uma força de acionamento de maior magnitude para torque equivalente. Não obstante, o trem de aterragem frontal é muito mais fracamente carregado que o trem de aterragem principal. Comumente, ele suporta 10% a 15% do peso da aeronave, percentagem esta que pode cair para tão pouco quanto 5% em certas situações de pesada na cauda. A força de acionamento que pode ser desenvolvida pelas rodas do trem de aterragem frontal pode então ser insuficiente para mover a aeronave, particularmente se o taxiamento é inclinado, úmido ou até mesmo no gelo.
OBJETIVO DA INVENÇÃO
Um objetivo da invenção é propor um arranjo de motores de taxiamento e um método de gerir ditos motores que permite que a aeronave taxeie.
BREVE SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Para atingir esse objetivo, a invenção propõe um método de taxiar uma aeronave tendo pelo menos um trem de aterragem frontal na parte frontal da aeronave e trens de aterragem principais, cada trem de aterragem tendo rodas, o método compreendendo as etapas de: • equipar pelo menos uma das rodas suportada pelo trem de aterragem frontal com um membro de motor de taxiamento principal, e equipar pelo menos uma das rodas suportadas pelos trens de aterragem principais com um membro de motor de taxiamento auxiliar; e • em resposta a uma ordem de taxiamento, energizar o membro de motor de taxiamento principal para fazer com que a aeronave taxeie, e pelo menos em uma situação onde a força de acionamento desenvolvida pelo membro de motor de taxiamento principal sobre a aeronave não é suficiente para mover a aeronave, energizar o membro de motor de taxiamento auxiliar em adição ao membro de motor de taxiamento principal.
Assim, é tirada vantagem do grande volume dentro das rodas de trem de aterragem frontal para receber um membro de motor de taxiamento principal que é geralmente suficiente para fazer com que a aeronave taxeie, exceto, talvez quando na partida da aeronave, ou quando no taxiamento da aeronave sobre uma pista de taxiamento que é inclinada ou que apresenta um baixo coeficiente de fricção. Sob tais circunstâncias, o membro de motor de taxiamento auxiliar alojado em uma roda suportada pelos trens de aterragem principais é usado pelo tempo necessário, e uma vez quando ele não é mais necessário para fazer com que a aeronave, ele é cessado de ser usado. Onde apropriado, pode ser apropriado continuar a energizar o membro de motor de taxiamento auxiliar de modo a evitar movimento à frente oposto ao mesmo da aeronave. O membro de motor de taxiamento auxiliar é normalmente de potência limitada, tomando assim mais fácil que ele seja recebido em uma roda de trem de aterragem principal.
Em um arranjo preferido, todas das rodas do trem de aterragem auxiliar são providas com respectivos membros de motor de taxiamento principal. Vantagem total é então tirada do volume total disponível para receber a potência necessária para a maioria das operações de taxiamento da aeronave.
Em um arranjo particular, todas das rodas dos trens de aterragem principais são providas com respectivos membros de motor de taxiamento principais. Assim, todas das rodas dos trens de aterragem principais são idênticas, evitando assim qualquer necessidade de gerir uma pluralidade de referências. Em adição, a potência auxiliar é assim distribuída de modo que os membros de motor auxiliares são na prática mais compactos e assim mais facilmente alojados nas rodas de trem de aterragem principal.
Os termos "principal" e "auxiliar", quando usados com relação aos membros de motor de taxiamento, servem para refletir a prioridade com a qual esses motores são usados, e não prejudicam de modo algum a potência relativa ou dimensões desses membros de motor.
De acordo com um aspecto vantajoso, a potência fornecida aos membros de motor de taxiamento é continuamente adaptada de modo que o taxiamento da aeronave cumpre a ordem de taxiamento com o torque fornecido pelo membro de motor de taxiamento auxiliar sendo reduzido a zero tão logo ele não mais seja útil para fazer com que a aeronave taxeie. Assim, uma vez quando a aeronave começou a se mover, a resistência ao movimento cai significantemente, e é frequentemente digno de nota continuar a energização do(s) membro(s) de motor de taxiamento principais(s), de outra maneira que não provê-los com potência suficiente para assegurar que eles não gerem qualquer torque resistivo que se oponha ao movimento da aeronave.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS A invenção pode ser mais bem entendida à luz da seguinte descrição de implementações da invenção, dadas com referência às figuras dos desenhos anexos, nas quais: • a figura 1 é uma vista esquemática de uma aeronave provida com motores de taxiamento principais e auxiliar em uma primeira implementação da invenção; • a figura 2 é vista em seção fragmentária de uma roda dianteira provida com um motor de taxiamento principal; • a figura 3 é uma seção fragmentária de uma roda de trem de aterragem principal provida comum motor de taxiamento principal; e • a figura 4 é uma vista esquemática de uma aeronave provida com motores de taxiamento principais e auxiliares em uma segunda implementação da invenção.
Com referência à figura 1, a aeronave compreende trem de aterragem frontal 1 suportando duas rodas 2 que são providas com respectivos motores de taxiamento principais 3. A figura 2 mostra uma das rodas 2 do trem de aterragem frontal 1 com seu aro oco 4 definindo um volume interno apropriado para receber um motor de taxiamento principal 3 de tamanho substancial. Neste exemplo, o motor de taxiamento principal compreende um estator enrolado 3 a seguro no trem de aterragem e em relação eletromagnética com um rotor de ímã permanente 3b seguro no aro da roda 2. Neste exemplo; o motor de taxiamento compreende um único motor elétrico do tipo de motor de torque, preferivelmente sem qualquer engrenagem. A aeronave também inclui dois trens de aterragem principais 5, cada um suportando duas rodas 6, cada uma das quais é provida com um motor de taxiamento auxiliar 7. A figura 3 mostra uma das rodas 6 de um trem de aterragem principal 5 tendo um aro que é oco. Neste exemplo, o volume interno do aro é ocupado essencialmente por um freio e pode ser vista a pilha de discos 8 e o anel 9 que suporta os pistões de freio. Neste exemplo, o motor de taxiamento auxiliar 7 é na forma de um motor de disco compreendendo um estator enrolado 7a seguro na extremidade do eixo e em relação eletromagnética com um rotor de ímã permanente disco 7b seguro na roda 6. O motor de taxiamento auxiliar é posicionado em direção ao lado externo da roda, roda, em seu lado oposto ao freio.
Naturalmente, a invenção não é limitada a este tipo de motor, e é possível usar outros tipos de motor, sejam eles elétricos, hidráulicos, ou baseados em qualquer outra tecnologia O método da invenção é como segue. Com a aeronave estacionária, o piloto opera o controle de taxiamento de aeronave. Este controle pode ser um controle que é separado da alavanca de controle de acelerador, por exemplo uma alavanca de taxiamento 50 para gerar uma ordem de taxiamento, por exemplo uma ordem que especifica uma velocidade de taxiamento para a aeronave no solo. Não obstante, para evitar alteração de hábitos dos pilotos, este controle podería também ser constituído pela alavanca de controle de acelerador. Um computador de taxiamento 51 da aeronave então verifica se seus motores estão em operação, e se não estiverem, o computador então entende que o piloto que opera a alavanca de acelerador deseja mover a aeronave usando seus motores de taxiamento.
Em resposta à ordem de taxiamento, o computador de taxiamento 51 inicia pela energização dos motores de taxiamento principais 3 posicionados nas rodas do trem de aterragem frontal 1. Em muitas circunstâncias, particularmente quando a aeronave está pesada e em particular está pesada no nariz, a força de acionamento gerada pelos motores de taxiamento principais é suficiente para dar partida à aeronave. Não obstante, pode acontecer que a força de acionamento desenvolvida pelos motores de taxiamento principais não seja suficiente para dar partida na aeronave. É conhecido que a resistência ao movimento é maior quando a aeronave está estacionária que quando ela já está se movimentando. Se a aeronave está pesada na cauda, ou está em uma zona deslizante ou inclinada de um aeroporto, então a partida da aeronave usando somente os motores de taxiamento principais corre o disco de ser diferente, ou até mesmo impossível.
Sob tais condições, o computador de taxiamento 51 faz com que os motores de taxiamento auxiliares 7 posicionados no trem de aterragem principal 5 sejam energizados em paralelo, fornecendo potência suficiente aos mesmos para permitir que a aeronave dê a partida.
Depois da partida, a resistência ao rolamento cai. O computador de taxiamento 51 é programado para adaptar a potência consumida pelos motores de taxiamento para a mínima estritamente necessária para cumprir com a ordem de taxiamento, de modo a evitar qualquer consumo excessivo digno de nota. Os motores de taxiamento são usados quando os motores estão desligados, então a energia necessária para mover a aeronave provém ou de suas baterias, ou mesmo de um gerador de eletricidade acionado pela unidade de potência auxiliar da aeronave. Sob tais circunstâncias, é apropriado evitar demanda excessiva de cada uma daquelas fontes de potência. O computador de taxiamento 51 é preferivelmente programado primeiramente para reduzir a potência fornecida aos motores de taxiamento auxiliares. 7. Dependendo das circunstâncias, pode acontecer que a força de acionamento gerada pelos motores de taxiamento principais 3 seja suficiente para mover a aeronave na velocidade requerida, de modo que é suficiente não apenas reduzir a potência fornecida aos motores de taxiamento auxiliares 7; mas reduzi-la para um valor de modo que a resistência oferecida pela roda que corre é baixa ou zero. A este respeito, é preferível reduzir a potência de modo que o torque gerado pela roda associada seja substancialmente zero. O computador de taxiamento 51 então ajusta a potência fornecida para os motores de taxiamento principais 3 por si próprio. A provisão da invenção apresenta inúmeras vantagens: • os motores de taxiamento principais são preferivelmente dimensionados para manipular condições de marcha comuns e, por conseguinte, eles são usados para todas as operações de taxiamento. Os motores de taxiamento auxiliares são usados somente para dar partida na aeronave, ou para assistir os motores de taxiamento principais durante certos estágios difíceis (por exemplo, uma pista de taxiamento que é deslizante ou inclinada); • os motores de taxiamento auxiliares neste exemplo são em número de quatro, permitindo assim que a força de acionamento que é adicional à força de acionamento gerada pelas rodas frontais seja compartilhada entre as rodas principais. Assim, cada motor de taxiamento principal é de potência limitada, permitindo assim que ele seja de dimensões razoáveis e permitindo assim que ele seja alojado pelo menos em parte em uma roda de trem de aterragem principal, dentro da qual o volume interno é ocupado, por grande extensão, pelo freio associado; • o dispositivo de taxiamento da invenção apresenta um alto nível de disponibilidade, uma vez que é admissível que a aeronave manobre até mesmo se um de seus motores de taxiamento auxiliares tiver falhado. Especificamente, a perda de um motor de taxiamento auxiliar representa uma perda de 25% da força de acionamento auxiliar, que pode ser compensada em parte pelo aumento do torque fornecido pelos outros motores de taxiamento auxiliares. No pior caso, é mesmo possível permitir que a aeronave manobre com o dispositivo desativado, uma vez que a aeronave pode continuar a ser taxiada mediante acionamento de seu motor; • é possível usar os motores de taxiamento para recuperar uma fração da energia de frenagem; • é também possível usar os motores de taxiamento auxiliares para prover uma amplificação momentânea à aceleração se o piloto ordenar um alto nível de aceleração; • os motores de taxiamento auxiliares podem ser também controlados diferencialmente, tomando assim mais fácil que a aeronave faça uma curva ou permitindo que ela faça um giro no local. Para esta finalidade, o computador de taxiamento 51 recebe sinais a partir de uma roda de direção 52 operada pelo piloto para orientar a aeronave. O computador de taxiamento 51 é então vantajosamente conectado ao controle de direção da roda frontal 1 de modo a orientá-la, e, quando necessário, particularmente quando está realizando uma curva estreita, de modo a controlar os motores de taxiamento auxiliares 7 diferencialmente de modo a assistir na curva. O computador de taxiamento 51 pode também controlar os dois motores de taxiamento principais diferencialmente, de modo a assistir o controle de direção ou até mesmo substituí-lo caso ele falhe; e • vantajosamente, a presença dos motores de taxiamento pode ser usada para permitir que a aeronave reverta a direção sem requerer a assistência de um trator, e também para colocar suas rodas em rotação imediatamente antes da aterragem, de modo que a velocidade tangencial periférica de cada roda seja substancialmente igual à velocidade da aeronave.
Preferivelmente, o computador de taxiamento 51 implementa proteção anti-giro para assegurar que nenhuma das rodas acionadas por um motor de taxiamento gire quando está sob acionamento do motor.
Embora no exemplo mostrado a aeronave tenha dois trens de aterragem principais, cada um tendo das rodas frenadas, a invenção é imediatamente apropriada para ser generalizada para qualquer aeronave, independentemente do número de trens de aterragem principais e do número de rodas frenadas que eles suportam. E geralmente vantajoso equipar todas das rodas do trem de aterragem principal com motores de taxiamento auxiliares de modo a fazer os ajustes de roda mais uniformes. Não obstante, sob certas circunstâncias, é possível equipar somente algumas das rodas de trem de aterragem principal com motores de taxiamento auxiliares. Por exemplo, em uma aeronave, tal como uma B747, que tem dois trens de aterragem nas asas e dois trens de aterragem de fuselagem, pode ser vantajoso prover motores de taxiamento auxiliares somente nas rodas dos trens de aterragem de fuselagem, assumindo que oito rodas equipadas com motores de taxiamento auxiliares são suficientes. Alternativamente, se for desejado se beneficiar do efeito diferencial a partir dos motores de taxiamento auxiliares durante uma curva, podería ser preferível equipar os mesmos somente nas rodas dos trens de aterragem das asas. A segunda implantação da invenção descrita em detalhe abaixo é particularmente adaptada para uma aeronave que tem um trem de aterragem principal central com rodas que não são frenadas, tal como, por exemplo, ο A340.
Como pode ser visto na figura 5, a aeronave tem trem de aterragem frontal 101 na parte frontal da fuselagem, dois trens de aterragem principais nas asas 115, cada um tendo quatro rodas frenadas, e um trem de aterragem principal central 120 suportando duas rodas não frenadas. De acordo com a invenção, a aeronave é equipada com motores de taxiamento principais 103 nas rodas 102 do trem de aterragem frontal 101, e com motores de taxiamento auxiliares 109 que são alojados nas rodas não frenadas 108 suportadas pelo trem de aterragem principal central 120. Isto toma possível tirar vantagem do espaço vazio nos aros para receber os motores de taxiamento auxiliares de dimensões maiores que aquelas que poderíam ser concebidas para um motor de taxiamento principal alojado em uma roda frenada. Os motores de taxiamento auxiliares podem então ser do mesmo tipo que os motores equipados nas rodas do trem de aterragem frontal.
Assim, para versões mais pesadas de aeronaves existentes, para as quais é concebida a provisão de um trem de aterragem principal central adicional, vantagem pode ser tirada das rodas do trem de aterragem adicional para equipá-las com motores de taxiamento auxiliares, particularmente quando as rodas correspondentes não são frenadas.
De maneira similar, em uma aeronave, tal como a A380, em que foi concebido prover os trens de aterragem de fuselagem principais com eixos traseiros dirigíveis e duas rodas que não são frenadas, é vantajosamente possível tirar vantagem do espaço vazio nas rodas não frenadas para prove-las com motores de taxiamento auxiliares. A invenção não é limitada à descrição acima. Em particular, embora seja mencionado que, na partida, é feito uso dos motores de taxiamento auxiliares somente se a força de acionamento desenvolvida pelas rodas do trem de aterragem frontal for insuficiente para mover a aeronave, é também possível, pelo contrário, decidir que no contexto da invenção todos dos motores de taxiamento auxiliares devam ser energizados juntamente com os motores de taxiamento principais, mesmo se os motores de taxiamento principais forem capazes de mover a aeronave por si próprios.
Embora a descrição acima mencione que existe um motor de taxiamento por roda equipada com o mesmo, referência pode ser feita mais geralmente a um membro de taxiamento que podería, quando apropriado, compreender propriamente uma pluralidade de motores.
Embora o membro de motor de taxiamento principal seja naturalmente recebido dentro do aro da roda correspondente (e igualmente para os motores de taxiamento auxiliares providos nas rodas não frenadas de trens de aterragem principais), é possível posicionar os membros de motor de taxiamento principais em outros locais que não nos aros de roda, se não existir espaço disponível nos mesmos. Várias soluções foram propostas para acionar as rodas de trens de aterragem principais, por exemplo provendo acionamentos através de roletes.
Similarmente, o membro de motor de taxiamento auxiliar pode ser alojado em outro local que não no aro da roda associada.

Claims (7)

1. Método para taxiar uma aeronave tendo pelo menos um trem de aterragem frontal na parte frontal da aeronave e dois trens de aterragem principais, cada trem de aterragem tendo rodas, o método caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: • equipar pelo menos uma das rodas (2; 102) suportada pelo trem de aterragem frontal (1; 101) com um membro de motor de taxiamento principal (3; 103), e equipar pelo menos uma das rodas suportadas pelos trens de aterragem principais (5; 105) com um membro de motor de taxiamento auxiliar (7; 109); e • em resposta a uma ordem de taxiamento, energizar o membro de motor de taxiamento principal para fazer com que a aeronave taxeie, e pelo menos em uma situação onde a força de acionamento desenvolvida pelo membro de motor de taxiamento principal na aeronave não é suficiente para mover a aeronave, energizar o membro de motor de taxiamento auxiliar em adição ao membro de motor de taxiamento principal.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro de motor de taxiamento auxiliar é sempre energizado juntamente com o membro de motor de taxiamento principal em resposta à ordem de taxiamento.
3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a potência fornecida aos membros de motor de taxiamento é continuamente adaptada de modo que o taxiamento da aeronave cumpre com a ordem de taxiamento, com o torque fornecido pelo membro de motor de taxiamento auxiliar sendo reduzido a zero, tão logo ele não mais seja útil para fazer com que a aeronave taxeie.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada uma das rodas do trem de aterragem frontal é equipada com um respectivo membro de motor de taxiamento principal (3; 103).
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada uma das rodas (5) dos trens de aterragem principais é provida com um respectivo membro de motor de taxiamento auxiliar (7).
6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos um trem de aterragem principal porta rodas que não são frenadas, com somente essas rodas sendo equipadas com membros de motor de taxiamento auxiliares.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os membros de motor de taxiamento são controlados em maneira diferencial para assistir a aeronave a fazer curva.
BRPI1001320-2A 2009-04-24 2010-04-22 método para taxiar uma aeronave BRPI1001320B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0902001A FR2944775B1 (fr) 2009-04-24 2009-04-24 Procede de deplacement d'un aeronef au sol
FR0902001 2009-04-24

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI1001320A2 true BRPI1001320A2 (pt) 2015-08-11
BRPI1001320A8 BRPI1001320A8 (pt) 2020-08-25
BRPI1001320B1 BRPI1001320B1 (pt) 2020-11-10

Family

ID=41403041

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1001320-2A BRPI1001320B1 (pt) 2009-04-24 2010-04-22 método para taxiar uma aeronave

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8403259B2 (pt)
EP (1) EP2243703B1 (pt)
CN (1) CN101941524B (pt)
BR (1) BRPI1001320B1 (pt)
CA (1) CA2700473C (pt)
FR (1) FR2944775B1 (pt)

Families Citing this family (58)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8897930B2 (en) * 2005-03-01 2014-11-25 Janice Ilene Bayer Motor controller
WO2006096446A2 (en) * 2005-03-01 2006-09-14 Borealis Technical Limited Motor controller
GB0616985D0 (en) * 2006-08-29 2006-10-04 Borealis Tech Ltd Transistor
FR2925017B1 (fr) * 2007-12-13 2010-01-15 Messier Bugatti Procede d'alimentation en energie d'actionneurs associes a un train d'atterrissage d'aeronef
DE102008011791B4 (de) * 2008-02-29 2013-09-19 Airbus Operations Gmbh Integriertes multifunktionales Radantriebssystem für Luftfahrzeuge
DE102008031933B4 (de) * 2008-07-07 2011-04-28 Airbus Operations Gmbh Radantriebssystem für ein Flugzeug mit einer Brennstoffzelle als Energiequelle
FR2939763B1 (fr) * 2008-12-16 2011-03-18 Airbus Train d'atterrissage motorise pour aeronef
FR2957585B1 (fr) * 2010-03-17 2012-03-02 Airbus Operations Sas Procede et dispositif d'entrainement d'au moins une roue de train d'atterrissage d'un aeronef par un moteur de roue
US9085358B2 (en) * 2010-03-17 2015-07-21 Borealis Technical Limited Electric motor integrated with a wheel
US9216819B2 (en) * 2010-03-29 2015-12-22 Borealis Technical Limited Wheel structure for integrating an electric drive motor
FR2960520B1 (fr) * 2010-05-26 2012-06-29 Airbus Operations Sas Aeronef comprenant un moteur de train
FR2965074B1 (fr) * 2010-09-21 2012-08-31 Messier Bugatti Procede de gestion d'un mouvement au sol d'un aeronef.
US9033273B2 (en) * 2010-11-02 2015-05-19 Jonathan Edelson Integrated aircraft ground navigation control system
WO2012106643A1 (en) * 2011-02-04 2012-08-09 Borealis Technical Limited Method of operating aircraft drive move an aircraft under adverse ground conditions
WO2012122526A2 (en) * 2011-03-10 2012-09-13 Borealis Technical Limited Method for aircraft turnaround time by improving ramp
US9914530B2 (en) 2011-03-10 2018-03-13 Borealis Technical Limited Method for reducing aircraft turnaround time by improving ramp safety
WO2012174306A2 (en) * 2011-06-14 2012-12-20 Borealis Technical Limited Split circumference aircraft wheel assembly with integrated drive motor assembly
US20150129712A1 (en) * 2011-06-17 2015-05-14 Borealis Technical Limited Method for improving airport ramp throughput
US9120565B2 (en) * 2011-07-15 2015-09-01 Borealis Technical Limited Method for enhancing pilot efficiency and aircraft safety during ground travel
FR2978878B1 (fr) * 2011-08-04 2013-08-09 Hispano Suiza Sa Dispositif d'alimentation electrique d'un aeronef au sol.
US9013330B2 (en) 2011-09-01 2015-04-21 Honeywell International Inc. Electric taxi system guidance
US20140061374A1 (en) * 2011-10-25 2014-03-06 Isaiah W. Cox Method for increasing landing gear effective life and aircraft landing cycles
US9555884B2 (en) * 2012-02-16 2017-01-31 Borealis Technical Limited Method for improving ground travel capability and enhancing stealth in unmanned aerial vehicles
US9169025B2 (en) * 2012-02-27 2015-10-27 Borealis Technical Limited Method for inflight deicing of landing gear and wheel bays in aircraft with onboard drive means
US8781649B2 (en) 2012-03-19 2014-07-15 Honeywell International Inc. System and method for displaying in-trail procedure (ITP) opportunities on an aircraft cockpit display
FR2988694B1 (fr) * 2012-03-30 2014-03-28 Hispano Suiza Sa Dispositif d'alimentation electrique d'un aeronef au sol
US8620493B2 (en) * 2012-05-03 2013-12-31 Honeywell International Inc. Electric taxi auto-guidance and control system
US10179645B2 (en) * 2012-07-25 2019-01-15 Borealis Technical Limited Surface travel system for military aircraft
FR2995587B1 (fr) * 2012-09-17 2014-10-10 Messier Bugatti Dowty Procede de fixation d'un organe d'entrainement de roue d'aeronef sur l'atterrisseur portant la roue.
US9074891B2 (en) 2012-10-18 2015-07-07 Honeywell International Inc. High integrity, surface guidance system for aircraft electric taxi
GB201220616D0 (en) 2012-11-16 2013-01-02 Airbus Operations Ltd Aircraft landing gear longitudinal force control
US20140138478A1 (en) * 2012-11-19 2014-05-22 Borealis Technical Limited Method for reducing airline fleet carbon emissions and carbon emissions fees
US20140244076A1 (en) * 2013-02-28 2014-08-28 Honeywell International, Inc., Patent Services M/S Ab/2B Stability based taxiing and turning method for aircraft with electric taxi system
GB201315012D0 (en) 2013-08-22 2013-10-02 Airbus Uk Ltd Aircraft autonomous pushback
GB2518604A (en) * 2013-09-18 2015-04-01 Airbus Operations Ltd Drive system for aircraft landing gear
FR3012792B1 (fr) * 2013-11-04 2017-06-16 Airbus Systeme de pilotage au sol d'un avion et ensemble de pilotage comprenant un tel systeme.
US9121487B2 (en) 2013-11-13 2015-09-01 Honeywell International Inc. Pilot interface for aircraft electric taxi system
US20150183511A1 (en) * 2013-12-26 2015-07-02 Honeywell International Inc. Control panel integration into aircraft throttle control
GB2524763B (en) * 2014-04-01 2020-06-17 Airbus Operations Ltd Drive system for aircraft landing gear
JP6342201B2 (ja) * 2014-04-01 2018-06-13 シンフォニアテクノロジー株式会社 航空機用車輪駆動システム
FR3019796B1 (fr) * 2014-04-15 2016-05-13 Messier Bugatti Dowty Procede de deplacement d'un aeronef au sol sans l'aide de ses groupes motopropulseurs.
US9688393B2 (en) * 2014-06-09 2017-06-27 Borealis Technical Limited Aircraft auxiliary drive wheel taxi system
US20150375854A1 (en) * 2014-06-27 2015-12-31 Honeywell International Inc. Differential steering control of electric taxi landing gear
US9293055B2 (en) 2014-07-08 2016-03-22 Honeywell International Inc. Smart electric taxi path control
US9533756B2 (en) 2014-11-03 2017-01-03 Borealis Technical Limited Method for defining and controlling aircraft taxi profile
US9802716B2 (en) 2015-06-06 2017-10-31 Borealis Technical Limited Aircraft landing gear drive wheel identification system
GB2543606B (en) * 2015-07-26 2019-01-09 Borealis Tech Ltd Powered clutch assembly for aircraft wheel drive system
CN105752322A (zh) * 2016-04-19 2016-07-13 上海交通大学 一种电驱动起落架系统及含有该系统的飞行器
FR3057954B1 (fr) * 2016-10-24 2021-04-02 Safran Landing Systems Procede d'estimation de l'endommagement subi par des parties de trains d'atterrissage d'aeronef
FR3072943B1 (fr) * 2017-10-27 2021-12-10 Safran Landing Systems Atterrisseur d'aeronef a roues freinees et roues motorisees
US10699588B2 (en) * 2017-12-18 2020-06-30 Honeywell International Inc. Aircraft taxi routing
FR3079494A1 (fr) * 2018-03-29 2019-10-04 Safran Landing Systems Atterrisseur d'aeronef a bogie portant des roues freinees et au moins une roue motorisee
FR3090915B1 (fr) * 2018-12-19 2021-01-22 Safran Landing Systems Dispositif de motorisation d’un train d’atterrissage
CN110065479B (zh) * 2019-03-28 2023-03-31 南京航空航天大学 一种位移与力矩耦合控制的电子机械制动系统及控制方法
EP3725671B1 (en) * 2019-04-15 2023-09-27 Safran Landing Systems UK Ltd Aircraft having outrigger landing gear
FR3125606B1 (fr) * 2021-07-26 2024-01-19 Dassault Aviat Dispositif d'aide au pilotage en accélération d'un aéronef au taxiage en vue de contrôler sa vitesse, aéronef et procédés associés
FR3133165B1 (fr) * 2022-03-02 2024-05-31 Safran Landing Systems Dispositif de roulage à freinage mixte friction/magnétique, et aéronef ainsi équipé
US12017757B2 (en) * 2022-04-25 2024-06-25 Safran Landing Systems Canada Inc. Augmenter for a landing gear drive system

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1290501A (pt) * 1969-10-13 1972-09-27
US3807664A (en) * 1971-09-21 1974-04-30 Nace B Self-contained aircraft taxiing system
US3762670A (en) * 1971-12-16 1973-10-02 Curtiss Wright Corp Landing gear wheel drive system for aircraft
US7469858B2 (en) * 2003-10-09 2008-12-30 Borealis Technical Limited Geared wheel motor design
US7237748B2 (en) * 2003-12-15 2007-07-03 Delos Aerospace, Llc Landing gear method and apparatus for braking and maneuvering
US7445178B2 (en) * 2004-09-28 2008-11-04 The Boeing Company Powered nose aircraft wheel system
US7891609B2 (en) * 2006-08-29 2011-02-22 Borealis Technical Limited Turnaround methods
US8220740B2 (en) * 2007-11-06 2012-07-17 Borealis Technical Limited Motor for driving aircraft, located adjacent to undercarriage wheel
DE102008011791B4 (de) * 2008-02-29 2013-09-19 Airbus Operations Gmbh Integriertes multifunktionales Radantriebssystem für Luftfahrzeuge

Also Published As

Publication number Publication date
FR2944775B1 (fr) 2013-03-08
CA2700473A1 (fr) 2010-10-24
CN101941524B (zh) 2014-03-12
CA2700473C (fr) 2013-03-05
BRPI1001320B1 (pt) 2020-11-10
BRPI1001320A8 (pt) 2020-08-25
EP2243703B1 (fr) 2014-03-12
US8403259B2 (en) 2013-03-26
EP2243703A1 (fr) 2010-10-27
US20100276535A1 (en) 2010-11-04
CN101941524A (zh) 2011-01-12
FR2944775A1 (fr) 2010-10-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1001320A2 (pt) Método para taxiar uma aeronave
US20090218440A1 (en) Integrated multifunctional powered wheel system for aircraft
JP6162396B2 (ja) 航空機着陸装置の車輪用の電動機
US8973866B2 (en) Transverse flux machine utilized as part of a combined landing gear system
EP3038901B1 (en) Drive system for landing gear
EP3095693B1 (en) Aircraft steering system
US20100288873A1 (en) Self-propelled undercarriage wheel having a low profile tire
US9085358B2 (en) Electric motor integrated with a wheel
US9650129B2 (en) Control of ground travel and steering in an aircraft with powered main gear drive wheels
EP2447154A2 (en) Compact electric taxi assembly for installation on an aircraft
US9789957B2 (en) Load transfer in a powered aircraft drive wheel
BR112019011996A2 (pt) controle de estabilidade para operação de um veículo conversível aéreo e rodoviário
US20160096620A1 (en) Aircraft taxiing system
US9688393B2 (en) Aircraft auxiliary drive wheel taxi system
BR112012015746B1 (pt) aeronave incluindo um gerador de partida elétrica para o ou cada turbojato e um carrinho encaixado com um motor elétrico para realização de taxiamento
US8899516B2 (en) Coaxial contra-rotating motors for differential landing gear steering
US20230312087A1 (en) Aircraft nose landing gear assembly
BRPI0417983B1 (pt) Airplane landing gear set.

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: MESSIER-BUGATTI-DOWTY (FR)

Free format text: NOME ALTERADO DE: MESSIER-BUGATTI

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: MESSIER-BUGATTI-DOWTY (FR)

Free format text: ENDERECO ALTERADO CONFORME SOLICITADO NA PETICAO NO 020120020010/RJ DE 09/03/2012.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B03H Publication of an application: rectification [chapter 3.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO CODIGO 3.1 PUBLICADO NA RPI2327 DE 11/08/2015 RELATIVO AO CAMPO INID (72) INVENTOR. CONSIDEREM-SE OS DADOS ATUAIS.

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.