BRPI1001117A2 - aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas - Google Patents

aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas Download PDF

Info

Publication number
BRPI1001117A2
BRPI1001117A2 BRPI1001117A BRPI1001117A2 BR PI1001117 A2 BRPI1001117 A2 BR PI1001117A2 BR PI1001117 A BRPI1001117 A BR PI1001117A BR PI1001117 A2 BRPI1001117 A2 BR PI1001117A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
damper
pressure
piston
air
calibration cylinder
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Leonel Batista Neto
Leonardo Elisandro Batista
Original Assignee
Leonel Batista Neto
Leonardo Elisandro Batista
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Leonel Batista Neto, Leonardo Elisandro Batista filed Critical Leonel Batista Neto
Priority to BRC11001117A priority Critical patent/BRPI1001117F1/pt
Publication of BRPI1001117A2 publication Critical patent/BRPI1001117A2/pt
Publication of BRPI1001117B1 publication Critical patent/BRPI1001117B1/pt
Publication of BRPI1001117C1 publication Critical patent/BRPI1001117C1/pt
Publication of BRPI1001117F1 publication Critical patent/BRPI1001117F1/pt

Links

Landscapes

  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Fluid-Damping Devices (AREA)

Abstract

APERFEIçOAMENTO EM AMORTECEDOR APLICADO EM SUSPENSõES PNEUMáTICAS. é descrito um aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas que apresenta extremidade superior dotada de um mecanismo regulador de pressão que inclui um cilindro de calibração (10) dotado de uma entrada de ar (11) das bolsas de ar (não representadas) da suspensão pneumática, dito cilindro de calibração (10) com a extremidade do pistão (2) dotado de uma mola (3) que, ao ser empurrada descendente, atua no batente de vedação (4), empurrando descendente a haste reguladora (5) que promove o fechamento da válvula difusora calibrada (6) posicionada fixa no tubo de pressão (8) do amortecedor, dita válvula difusora (6) que apresenta molas de pressão (7); e extremidade inferior do amortecedor apresentando um mecanismo de pressurização (20) que inclui uma passagem (21) que interliga o tubo de pressão (8) do amortecedor, dito mecanismo de pressurização (20) que compreende um reservatório que apresenta na região superior um reservatório de nitrogênio pressurizado (22) que empurra descendentemente o pistão de divisão do fluído (23), forçando o movimento ascendente da haste reguladora (5) e do pistão de vedação (4). Em uma segunda modalidade, a porção extrema superior da haste reguladora (5) apresenta uma mola (51) que força o movimento ascendente da haste reguladora (5) e do pistão de vedação (4).

Description

APERFEIÇOAMENTO EM AMORTECEDOR APLICADO EM SUSPENSÕES PNEUMÁTICAS
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito a um aperfeiçoamento em amortecedor. Mais especificamente compreende um amortecedor que recebe a pressão de ar de acordo com a carga do veículo, regulando automaticamente a suspensão.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Basicamente, suspensões a ar compreendem "bolsas" de material elastomérico, inseridas em conjunto ou substituindo a suspensão mecânica original de um veículo.
Estas bolsas podem ser infladas, deslocando o conjunto original, para que se obtenha compensação de carga adicional, nivelando o veículo. Neste caso, válvulas reguladoras de nível promovem o aumento ou a diminuição da pressão de ar nas ditas bolsas em função da carga.
Estas suspensões pneumáticas são interligadas a amortecedores instalados junto às rodas, que funcionam em conjunto com as bolsas de ar, adequando a suspensão às condições da carga, de forma a manter o pneu sempre em contato com o solo, garantindo a estabilidade, o conforto e a segurança.
No entanto, estes amortecedores do estado da técnica apresentam uma pressão pré-estabelecida, que implica em maior desgaste do amortecedor tendo em vista o esforço mecânico, ou ainda apresentam uma regulagem eletrônica, de alto custo e que, por este motivo, é pouco utilizada em veículos de carga. Desta forma, é verificado alto índice de danos a carretas, implicando em paradas para manutenção por longo período. Portanto, a literatura técnica apresenta amortecedores que trabalham em conjunto com suspensões pneumáticas que embora promovam a regulagem automática de pressão nas bolsas, existe ainda a necessidade de prover um amortecedor com pressão regulada automaticamente pelas bolsas de ar da suspensão, tal aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas sendo descrito e reivindicado no presente pedido.
SUMÁRIO
De um modo geral, a presente invenção diz respeito a um aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas que compreende um conjunto de bolsas de ar alimentadas por mangueiras, ditas bolsas de ar interligadas aos amortecedores a fim de regular sua pressão.
É característica da invenção um aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas dotado de bolsas de ar que regulam a pressão do amortecedor de acordo com a carga do veículo.
É característica da invenção um aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas que promove maior estabilidade no transporte ao prover duas molas calibradas com uma pressão superior ao peso do veículo com carga total que evita o calço hidráulico quando o veículo ultrapassar um desnível.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 apresenta a vista em corte do amortecedor, evidenciando detalhamento interno.
A figura 2 apresenta a vista em corte do amortecedor descrito na segunda modalidade.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO O aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas, objeto da presente invenção, compreende um conjunto de bolsas de ar alimentadas por mangueiras, ditas bolsas de ar interligadas aos amortecedores a fim de regular sua pressão, gerando conforto, estabilidade e melhor dirigibilidade ao veículo.
Em uma primeira modalidade, conforme apresentado na figura 1, o amortecedor apresenta extremidade superior dotada de um mecanismo regulador de pressão que inclui um cilindro de calibração (10) dotado de uma entrada de ar (11) das bolsas de ar (não representadas) da suspensão pneumática.
O aumento da carga do veículo aumenta a pressão das bolsas de ar que por estarem conectadas ao amortecedor, encaminham o fluxo de ar para o cilindro de calibração (10).
No cilindro de calibração (10) é posicionada a extremidade do pistão (2) dotado de uma mola (3). O ingresso de pressão no cilindro de calibração (10) empurra descendentemente o pistão (2), encolhendo a mola (3) que atua no batente de vedação (4), empurrando descendente a haste reguladora (5).
A haste reguladora ao ser empurrada descendente promove o fechamento da válvula difusora calibrada (6) posicionada fixa no tubo de pressão (8) do amortecedor, dita válvula difusora (6) que apresenta molas de pressão (7). O fechamento da válvula difusora (6) diminui a passagem de óleo, promovendo o aumento da pressão do amortecedor em função da carga e mantendo a estabilidade do veículo.
Na extremidade inferior do amortecedor é posicionado um mecanismo de pressurização (20) que inclui uma passagem (21) que interliga o tubo de pressão (8) do amortecedor, refrigerando o óleo e provendo pressão no tubo de pressão do amortecedor de forma a empurrar o pistão de vedação (4) ascendente, liberando a passagem do óleo, sem promover interferência no mecanismo regulador de pressão na extremidade superior do amortecedor.
O mecanismo de pressurização (20) compreende um reservatório que apresenta na região superior um reservatório de nitrogênio pressurizado (22) que empurra descendentemente o pistão de divisão do fluído (23), fazendo a refrigeração do óleo e promovendo a pressão, forçando o movimento ascendente da haste reguladora (5) e do pistão de vedação (4), liberando a passagem do óleo.
A pressão do mecanismo de pressurização (20) é inferior à pressão do cilindro de calibração (10), o que permite que o cilindro de calibração (10) regule a carga do amortecedor.
Em uma segunda modalidade, conforme apresentado na figura 2, o amortecedor apresenta extremidade superior dotada de um mecanismo regulador de pressão que inclui um cilindro de calibração (10) dotado de uma entrada de ar (11) das bolsas de ar (não representadas) da suspensão pneumática.
O aumento da carga do veículo aumenta a pressão das bolsas de ar que, por estarem conectadas ao amortecedor, encaminham o fluxo de ar para o cilindro de calibração (10).
No cilindro de calibração (10) é posicionada a extremidade do pistão (2) dotado de uma mola (3). O ingresso de pressão no cilindro de calibração (10) empurra descendentemente o pistão (2), encolhendo a mola (3) que atua no batente de vedação (4), empurrando descendente a haste reguladora (5).
Na porção extrema superior da haste reguladora (5) é disposta uma mola (51) que força o movimento ascendente da haste reguladora (5) e do pistão de vedação (4), liberando a passagem do óleo.
A haste reguladora (5), ao ser empurrada descendente, promove o fechamento da válvula difusora calibrada (6) posicionada fixa no tubo de pressão (8) do amortecedor, dita válvula difusora (6) que apresenta molas de pressão (7). O fechamento da válvula difusora (6) diminui a passagem de óleo, promovendo o aumento da pressão do amortecedor em função da carga e mantendo a estabilidade do veículo.

Claims (4)

1. APERFEIÇOAMENTO EM AMORTECEDOR APLICADO EM SUSPENSÕES PNEUMÁTICAS caracterizado por apresentar extremidade superior dotada de um mecanismo regulador de pressão que inclui um cilindro de calibração (10) dotado de uma entrada de ar (11) das bolsas de ar (não representadas) da suspensão pneumática, dito cilindro de calibração (10) com a extremidade do pistão (2) dotado de uma mola (3) que, ao ser empurrada descendente, atua no batente de vedação (4), empurrando descendente a haste reguladora (5) que promove o fechamento da válvula difusora calibrada (6) posicionada fixa no tubo de pressão (8) do amortecedor, dita válvula difusora (6) que apresenta molas de pressão (7); e extremidade inferior do amortecedor apresentando um mecanismo de pressurização (20) que inclui uma passagem (21) que interliga o tubo de pressão (8) do amortecedor, dito mecanismo de pressurização (20) que compreende um reservatório que apresenta na região superior um reservatório de nitrogênio pressurizado (22) que empurra descendentemente o pistão de divisão do fluído (23), forçando o movimento ascendente da haste reguladora (5) e do pistão de vedação (4).
2.
APERFEIÇOAMENTO EM AMORTECEDOR APLICADO EM SUSPENSÕES PNEUMÁTICAS caracterizado por apresentar extremidade superior dotada de um mecanismo regulador de pressão que inclui um cilindro de calibração (10) dotado de uma entrada de ar (11) das bolsas de ar (não representadas) da suspensão pneumática, dito cilindro de calibração (10) com extremidade do pistão (2) dotado de uma mola (3) que, ao ser
empurrada descendente, atua no batente de vedação (4), empurrando descendente a haste reguladora (5) que promove o fechamento da válvula difusora calibrada (6) posicionada fixa no tubo de pressão (8) do amortecedor, tendo na porção extrema superior da haste reguladora (5) a disposição de uma mola (51) que força o movimento ascendente da haste reguladora (5) e do pistão de vedação (4).
BRC11001117A 2010-04-19 2010-04-19 aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas BRPI1001117F1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRC11001117A BRPI1001117F1 (pt) 2010-04-19 2010-04-19 aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRC11001117A BRPI1001117F1 (pt) 2010-04-19 2010-04-19 aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas

Publications (4)

Publication Number Publication Date
BRPI1001117A2 true BRPI1001117A2 (pt) 2011-12-06
BRPI1001117B1 BRPI1001117B1 (pt) 2014-03-25
BRPI1001117C1 BRPI1001117C1 (pt) 2015-06-09
BRPI1001117F1 BRPI1001117F1 (pt) 2021-05-18

Family

ID=45062591

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRC11001117A BRPI1001117F1 (pt) 2010-04-19 2010-04-19 aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1001117F1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1001117B1 (pt) 2014-03-25
BRPI1001117F1 (pt) 2021-05-18
BRPI1001117C1 (pt) 2015-06-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1780058A1 (en) Spring system for a vehicle
US10556574B2 (en) Brake cylinder maintaining valve
US8672335B2 (en) Suspension systems and methods with independent stiffness and height tuning
BRPI0614385A2 (pt) válvula amortecedor de entrada assimétrica
US20090033009A1 (en) Self-pumping hydropneumatic spring-damper unit
AU2013312875B2 (en) An air spring, air strut and air suspension system with a linearized spring rate
KR20110122683A (ko) 단축된 중간관을 가지는 삼중관 완충기
US20140138887A1 (en) Gas spring with dampening
US11584187B2 (en) Vehicle suspension system
CN103821868A (zh) 具有双通节流阀和空气弹簧的减振器
CN203743286U (zh) 具有双通节流阀和空气弹簧的减振器
BR112021005693B1 (pt) Regulador para estabelecer pressão de fluido de saída, sistema de inflação de pneu baseado em carga para um veículo pesado e método para estabelecer pressão em pelo menos um pneu usado em um veículo pesado
BRPI1001117A2 (pt) aperfeiçoamento em amortecedor aplicado em suspensões pneumáticas
RU71298U1 (ru) Гидропневматическая подвеска транспортного средства
US8845036B2 (en) Signal control device
CN103775554A (zh) 双气囊式刚度无级可调油气弹簧
RU2402703C1 (ru) Амортизатор гидравлический с регулируемой характеристикой
CA2704657A1 (en) Suspension system, vehicle comprising such a suspension system and a method for controlling a suspension system
US20060032716A1 (en) Gas spring, arrangement and method for a gas spring
EP2166250B1 (en) Oleodynamic damper
US1961634A (en) Shock absorber
RU137003U1 (ru) Воздухораспределитель для автоматических пневматических тормозов со специальным распределительным поршнем
RU2594317C2 (ru) Амортизатор транспортного средства
PL214393B1 (pl) Układ zaworów zwrotnych w tłoku amortyzatora hydraulicznego
RU90513U1 (ru) Регулируемый гидропневматический амортизатор

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B65X Notification of requirement for priority examination of patent application
B65Y Grant of priority examination of the patent application (request complies with dec. 132/06 of 20061117)
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/04/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE:

B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE:

B24B Patent annual fee: requirement for complementing annual fee
B24D Patent annual fee: restoration after fee payment
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE:

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE:

B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/04/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF